aula tricotomias 2012

17
AS TRICOTOMIAS PEIRCEA (Gramática Especulati CLASSIFICAÇÃO DOS SIGNOS

Upload: lucas-navarro

Post on 21-Jul-2015

68 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CLASSIFICAO DOS SIGNOSAS TRICOTOMIAS PEIRCEANAS

(Gramtica Especulativa)

Dentre as tricotomias desenvolvidas por Peirce, as trs mais conhecidas organizam o signo a partir de sua relao com os elementos que o constituem. 1) do signo consigo mesmo (representmen). 2) do signo com seu objeto. 3) do signo com seu interpretante.

Signo em relao a si mesmo

Signo em relao ao objeto

Signo em relao ao interpretante

1 2

quali-signo sin-signo

cone ndice

rema dicente

3

legi-signo

smbolo

argumento

PRIMEIRA TRICOTOMIAQuali-signo Sin-signo Legi-signoSo signos primeiros, isto , correspondem categoria da primeiridade. Mas eles obedecem tambm a uma certa ordem. Disso resulta que o quali-signo seja um primeiro-primeiro; o sin-signo seja um primeiro-segundo e o legi-signo seja um primeiro-terceiro.

A observao da imagem anterior certamente nos transmite alguma(s) impresso, j que nos expusemos a tal fenmeno visual. Entretanto, somente de modo sugerido podemos expressar essa percepo, j que, conforme Peirce, o qualisigno uma qualidade sgnica imediata. Ao falarmos sobre tal percepo, construmos associaes lgicas, racionais, singularizando nossa percepo acerca dessa imagem. Neste caso, teramos um sin-signo, isto , uma percepo que j se d como reao a um determinado estmulo visual.

Anncios de produtos de higiene (como os de creme dental ou sabonete) costumam usar imagens semelhantes a essa. Por estarmos expostos diariamente a discursos como esses, costumamos associ-la idia de frescor, limpeza etc. Nossa percepo , portanto, mediada por convenes culturais. Essa percepo coletiva construda e, de certa forma, imposta pela cultura este o caso do legi-signo.

SEGUNDA TRICOTOMIAcone ndice - SmboloSo signos segundos, pois correspondem categoria da secundidade, mas obedecem mesma ordem que os signos anteriores. Ou seja, o cone um segundo-primeiro; o ndice seja um segundosegundo e o smbolo seja um segundo-terceiro.

Ao observarmos essa imagem, reconhecemos nela um personagem famoso da cultura cinematogrfica, j que a caricatura procura despertar o reconhecimento da pessoa representada (Sylvester Stallone). A caricatura, como as fotografias e os retratos, constituem-se como cones, j que representam seu objeto dinmico por relaes de semelhana.

No entanto, esse reconhecimento vem acompanhado por relaes de associao. Relacionamos a imagem aos filmes protagonizados por Stallone, sobretudo aos filmes da sequncia Rocky, j que, na caricatura, ele aparece como um pugilista. Nesse caso, essa imagem tambm apresenta carter indicial, uma vez que nos indica os caminhos para tais associaes.

Os ndices so signos que apontam para o seu objeto, j que os representa por uma relao de associao.

Sendo a imagem de Stallone e o seu objeto mundialmente conhecidos, ocorre que as associaes possveis so praticamente as mesmas (legi-signos), porque so relaes estabelecidas por conveno, o que tambm confere a esta imagem um carter simblico.

O smbolo resulta de uma relao estabelecida por uma lei geral, uma conveno. Ele representa seu objeto por uma relao arbitrria, legitimada por regras.

TERCEIRA TRICOTOMIARema Dicente ArgumentoSo signos terceiros, pois correspondem categoria da terceiridade. Como nos demais casos, obedecem a uma ordem, segundo a qual o rema um terceiro-primeiro; o dicente um terceiro-segundo e o smbolo um terceiro-terceiro.

O rema corresponde a um enunciado impassvel de averiguao de verdade. Diante de uma palavra cujo significado no conhecemos, por exemplo, produzimos um signo remtico.

REBOLO

O dicente (ou dici-signo) uma sentena o signo encontra-se em um sistema de significao. Podemos averiguar se esta significao procede, pois j conhecemos os dados para tal investigao.

REBOLOS

O argumento constitui uma sentena completa, de carter conclusivo.

Os rebolos com ligantes de Resinas Orgnicas so aplicados em operaes de retfica, afiao e corte, podendo ser utilizados em operaes a seco, e com refrigerao. Os rebolos diamantados so usados em afiao e retificao de ferramentas, mas tambm podem ser utilizados com excelentes resultados em vidro, cermicas, quartzo, ferrite, fibra de vidro, pedras preciosas e semipreciosas [...]. Fonte:http://www.geolit.com.br/brasil/rebolos_diamantados.shtml