apresentação perspectivas

24
Perspectivas

Upload: pedroferreira

Post on 31-Jul-2015

616 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Perspectivas

Parte 1- MUDE: Useless - A Perspectiva Explodida Useless - A Dor Errante

__________________________________________________

• Como nos relacionamos com o mundo que nos rodeia ?

• Qual a nossa relação com os objectos?

No Museu do Design puderam observar diferentes objectos;

• Quais os objectos que projectamos, consumimos e transformamos;

• Características dos objectos dependendo da perspectiva de quem os concebeu e da sua finalidade;

• Os objectos transmitem uma mensagem dependente do contexto e da época em que são criados;

• Os objectos podem assumir uma dimensão funcional, estética, simbólica, cultural…

• Assistimos também às perspectivas de quem organizou as exposições (os curadores) e “leu” esses mesmos objectos, interpretando as suas características e os seus significados.

• Procuraram também ver, interpretar e pensar nos objectos segundo a vossa perspectiva …

Parte 2: A Perspectiva das Coisas |A Natureza- Morta na Europa

Fundação Calouste Gulbenkian

A Natureza- Morta na 1ª metade do século XX

Tal como os designers, os artistas também pensam nos objectos que os rodeiam…

Mas, como representar o que nos rodeia? Porquê?

O que representar?

Relação Arte / Vida A natureza-morta demonstra uma vontade de aproximação entre a

Arte e a Vida.

No início do século há uma vontade de compreender a verdadeira natureza das coisas, levando os pintores a representar os objectos quotidianos …

Van Gogh “Um par de sapatos”

No Design, os criadores vão deixar de usar ornamentos que sejam supérfluos, inúteis, procurando criar objectos simples, funcionais, eficazes….

Na Pintura, os artistas vão requestionar a tradição académica, deixando os temas clássicos, históricos, elististas, dando importância ao tema Natureza-Morta.

Assim, ao longo do início do século XX diferentes movimentos artísticos abordaram a Natureza-Morta de maneiras muito diferentes….

IMPRESSIONISMO

Manet Monet- Celebravam visão avassaladora da natureza observada sob o esplendor da luz

natural;- Fascínio pela relação luz e cor, pintando com pigmentos puros e pinceladas

livres- Rejeitaram temas tradicionais como história, a religião ou os temas

românticos;

Paul Cézanne “Um estudo da forma, do volume e da cor, tudo miniciosamente disposto, para ilustrar perfeitamente as palavras do próprio Cezanne: « Tratar a natureza por meio do cilindro, da esfera, do cone, tudo colocado na perspectiva correcta…orientado para um pobto central ”( 100 grandes artistas)

Expressionismo

“A pintura expressionista é intensa, apaixonada e muito pessoal, baseada no conceito de que a tela do pintor é um veículo para a demosntração das emoções.”

Vincent Van Gogh Chaim Soutine

Cubismo

Picasso

“ O espaço começa a dobrar-se e a deformar-se em redor dos objectos, e os próprios objectos torcem - se e inclinam-se, apresentando na mesma imagem aquilo que parecem ser combinações irracionais de vistas…” (catálogo da exposição)

Cubismo

Georges Braque Juan Gris

Futurismo

Umberto Boccioni

“ Declaramos que a glória do mundo foi enriquecida por uma nova beleza. A beleza da velocidade.»

F. T. Marinetti

Fauvismo

Maurice de Vlaminck

“ Um crítico chamou aos pintores destas obras “les fauves”- expressão francesa que significa as feras - e o nome ficou. A «selvejaria » manifesta-se principalmente através das cores fortes, pinceladas dinâmicas e profundidade muito expressiva (… )”

Matisse

Surrealismo

MiróMax Ernst

“Nas palavras do seu maior teórico, André Breton, o seu objectivo era «resolver as contradições entre o sonho e a realidade», e o modo de atindgi-lo teve as mais diversas formas (…) “

René Magritte

Parte 2:A Perspectiva das Coisas |A Natureza- Morta na Europa

Enunciado da actividade:

1.Depois de visitar a exposição e analisar a obra que foi atribuída ao seu grupo,pretende-se que realize um cenário tridimensional que preserve as características da pintura atribuída. A partir de objectos significativos do seu quotidiano, crie uma composição tridimensional. Especificações do exercício (para cada grupo)- Criar uma caixa segundo o modelo dado pelos professores.- Os elementos a incluir no cenário devem ser unicamente em papel pintado, desenhado, dobrado, amolgado, impresso, etc … (não se admitem objectos reais, mas sim representações dos mesmos). -Discutir em grupo quais as características que sobressaem da obra, fazendo vários esboços de cenários possíveis. -Preocupe-se com a escolha dos objectos que vai querer representar, da sua distribuição no espaço, e suas possíveis transformações. Elementos da obra a considerar: Forma, Distribuição Espacial, Cor, Composição, Iluminação, Materialidade, Texturas, Dinamismo, etc.(Pág. 177 a 203 do Manual)

2.Criar um dossier A4 com os seguintes elementos: - A fotografia da pintura e respectiva ficha técnica (Autor, Título, Ano de realização, Materiais, Dimensões) - Pesquisa da Natureza-Morta atribuída: - Um texto com o contexto da obra e movimento artístico associado. Incluir apreciações das principais características da mesma. Colocar exemplos de outras obras do autor, ou outras obras do mesmo movimento

artístico. (tipo de letra Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5) - Pesquisa do cenário realizado em grupo: Os vários estudos do cenário; Anotações e reflexões sobre as escolhas tomadas; Fotografias do processo do trabalho em grupo; - Fotografia frontal do trabalho final.

Julien_vallee

Thomas Demand