ansiolÍticos e hipnÓticos

22
Tema: DROGAS ANSIOLÍTICAS E HIPNÓTICAS

Upload: hux-vilar

Post on 25-Jul-2015

165 views

Category:

Health & Medicine


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

Tema:

DROGAS ANSIOLÍTICAS E HIPNÓTICAS

Page 2: ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

INTRODUÇÃO:INTRODUÇÃO:

Os fármacos ansiolíticos (utilizados no tratamento dos sintomas da ansiedade) e os fármacos hipnóticos (utilizados no tratamento da insônia), apesar de os objetivos clínicos serem diferentes, as mesmas drogas são frequentemente usadas para ambas as finalidades. Este aspecto reflete o fato de que as drogas que aliviam a ansiedade geralmente produzem certo grau de sedação e sonolência, que é um dos principais inconvenientes do uso clínico dos ansiolíticos. Todas essas drogas quando administradas em altas doses, provocam inconsciência e, por fim, morte por depressão respiratória e cardiovascular. Os benzodiazepínicos formam o grupo mais importante, embora os antigos ansiolíticos e hipnóticos ainda sejam utilizados.

2

Page 3: ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

ANSIEDADE:ANSIEDADE:

É difícil estabelecer distinção entre os estados “patológico” e É difícil estabelecer distinção entre os estados “patológico” e “normal” de ansiedade.“normal” de ansiedade.

As principais manifestações da ansiedade são:As principais manifestações da ansiedade são:Queixa verbal Queixa verbal – o paciente queixa-se de ansiedade como – o paciente queixa-se de ansiedade como

sintoma;sintoma;Efeitos sintomáticos e autônomos Efeitos sintomáticos e autônomos – inquietação e agitação, – inquietação e agitação,

taquicardia, sudorese, choro, distúrbios gastrintestinais, distúrbios do taquicardia, sudorese, choro, distúrbios gastrintestinais, distúrbios do sono, etc.;sono, etc.;Interferência nas atividades produtivas normaisInterferência nas atividades produtivas normais ..

A ansiedade é um fenômeno humano subjetivo.A ansiedade é um fenômeno humano subjetivo.3

Page 4: ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

CONCEITOS:CONCEITOS:

ANSIOLÍTICOS:ANSIOLÍTICOS:

São usadas basicamente para o tratamento de distúrbios São usadas basicamente para o tratamento de distúrbios causados por ansiedade. Estas substâncias geralmente causam causados por ansiedade. Estas substâncias geralmente causam menor sedação que a classe dos tranquilizantes e prestam-se a menor sedação que a classe dos tranquilizantes e prestam-se a tratamento mais prolongado com menos efeitos colaterais.tratamento mais prolongado com menos efeitos colaterais.

HIPNÓTICOS:HIPNÓTICOS:

Geralmente podem ser usadas em menores doses para a Geralmente podem ser usadas em menores doses para a sedação diurna e em maiores doses para a indução do sono na sedação diurna e em maiores doses para a indução do sono na hora de dormir.hora de dormir.

4

Page 5: ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

CLASSIFICAÇÃO DOS AGENTES ANSIOLÍTICOS E CLASSIFICAÇÃO DOS AGENTES ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS: HIPNÓTICOS:

Os principais grupos de drogas são:Os principais grupos de drogas são:Benzodiazepínicos: Trata-se do grupo mais importante, formado Benzodiazepínicos: Trata-se do grupo mais importante, formado

por agentes utilizados como ansiolíticos e hipnóticos.por agentes utilizados como ansiolíticos e hipnóticos.Agonistas dos receptores 5HTAgonistas dos receptores 5HT1A1A (p.ex.: Buspirona): Estes (p.ex.: Buspirona): Estes

fármacos recentemente introduzidos são ansiolíticos, porém não são fármacos recentemente introduzidos são ansiolíticos, porém não são apreciavelmente sedativos.apreciavelmente sedativos.

Barbitúricos: Na Atualidade, tornaram-se em grande parte Barbitúricos: Na Atualidade, tornaram-se em grande parte obsoletos, tendo sido suplantados pelos benzodiazepínicos, seu uso obsoletos, tendo sido suplantados pelos benzodiazepínicos, seu uso limita-se a anestesia e ao tratamento da epilepsia.limita-se a anestesia e ao tratamento da epilepsia.

5

Page 6: ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

Antagonistas dos receptores β-adrenérgicos (p. ex.: Antagonistas dos receptores β-adrenérgicos (p. ex.: propranolol): Estas drogas são utilizadas no tratamento de propranolol): Estas drogas são utilizadas no tratamento de algumas formas de ansiedade, particularmente quando os algumas formas de ansiedade, particularmente quando os sintomas físicos são incômodos, como sudorese, tremor e sintomas físicos são incômodos, como sudorese, tremor e taquicardia. Sua eficácia depende mais do bloqueio das taquicardia. Sua eficácia depende mais do bloqueio das respostas simpáticas periféricas do que de qualquer efeito respostas simpáticas periféricas do que de qualquer efeito central.central.

Outras drogas: (p ex.: hidrato de cloral, meprobamato e Outras drogas: (p ex.: hidrato de cloral, meprobamato e paraldeído): Estas drogas não são mais recomendadas, porém paraldeído): Estas drogas não são mais recomendadas, porém o desaparecimento de um hábito terapêutico é difícil, de modo o desaparecimento de um hábito terapêutico é difícil, de modo que o hidrato de cloral e o paraldeído continuam sendo que o hidrato de cloral e o paraldeído continuam sendo utilizados, principalmente em hospitais. Os anti-histamínicos utilizados, principalmente em hospitais. Os anti-histamínicos sedativos, como a difenidramina, são algumas vezes utilizados sedativos, como a difenidramina, são algumas vezes utilizados como pílulas para dormir, particularmente para crianças com como pílulas para dormir, particularmente para crianças com insônia.insônia.

6

Page 7: ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

MEDICAMENTOS MAIS UTILIZADOS:MEDICAMENTOS MAIS UTILIZADOS:

ANSIOLÍTICOS:ANSIOLÍTICOS:

BROMAZEPAMBROMAZEPAM Nome Comercial: LexotanNome Comercial: Lexotan Apresentação: Comprimidos de 3,0 mg e 6,0 mg.Apresentação: Comprimidos de 3,0 mg e 6,0 mg. Mecanismo de Ação: Deprime o SNC, atua como relaxante muscular, alivia o Mecanismo de Ação: Deprime o SNC, atua como relaxante muscular, alivia o

espasmo muscular.espasmo muscular. Nível Sanguíneo: 1 a 2 horas;Nível Sanguíneo: 1 a 2 horas; Eliminação: 12 horas;Eliminação: 12 horas; Indicação: Ansiolítico, também sedativo, miorrelaxante e anticonvulsionante.Indicação: Ansiolítico, também sedativo, miorrelaxante e anticonvulsionante. Bromazepam é ainda útil nos estados de ansiedade e tensão nervosa, por Bromazepam é ainda útil nos estados de ansiedade e tensão nervosa, por

causa de doenças orgânicas crônicas e como adjuvante no tratamento causa de doenças orgânicas crônicas e como adjuvante no tratamento psicoterápico e de psiconeuroses.psicoterápico e de psiconeuroses.

7

Page 8: ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

REAÇÃO ADVERSA:REAÇÃO ADVERSA:

Sistema Nervoso Central: sonolência, dependência psíquica, Sistema Nervoso Central: sonolência, dependência psíquica, inquietude, ansiedade, insônia.inquietude, ansiedade, insônia.

Outros: Cansaço, relaxamento muscular, dependência física.Outros: Cansaço, relaxamento muscular, dependência física.CONTRAINDICAÇÃO:CONTRAINDICAÇÃO:

Contra indicado para pacientes com hipersensibilidade aos Contra indicado para pacientes com hipersensibilidade aos benzodiazepínicos, durante a gravidez, a lactação e em casos de benzodiazepínicos, durante a gravidez, a lactação e em casos de miastenia gravis.miastenia gravis.

FARMACOCINÉTICA:FARMACOCINÉTICA:

Dose média para pacientes não hospitalizados: 1,5 mg a 3 mg até Dose média para pacientes não hospitalizados: 1,5 mg a 3 mg até 3 vezes ao dia.3 vezes ao dia.

8

Page 9: ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

CLORIDRATO DE BUSPIRONA CLORIDRATO DE BUSPIRONA GG::

Nomes comerciais: Ansienon, Ansitec, Buspanil.Nomes comerciais: Ansienon, Ansitec, Buspanil. Apresentação: Comprimidos de 5 mg e 10 mg.Apresentação: Comprimidos de 5 mg e 10 mg. Mecanismo de Ação: Agente ansiolítico da classe das azpironas. Atividade Mecanismo de Ação: Agente ansiolítico da classe das azpironas. Atividade

ansiolítica seletiva, sem efeito anticonvulsionante, sedativo, miorrelaxante. ansiolítica seletiva, sem efeito anticonvulsionante, sedativo, miorrelaxante. Intensifica as atividades noradrenérgicas e dopaminérgica, com redução de Intensifica as atividades noradrenérgicas e dopaminérgica, com redução de atividade colinérgica e serotoninérgica.atividade colinérgica e serotoninérgica.

Início de Efeito: 1 a 2 semanas.Início de Efeito: 1 a 2 semanas. Nível sanguíneo: 2 horas.Nível sanguíneo: 2 horas. Eliminação 2 a 3 horas.Eliminação 2 a 3 horas. Indicação: Transtornos de ansiedade.Indicação: Transtornos de ansiedade. Farmacocinética: Adultos: 5 mg 3 vezes ao dia. Dose de manutenção; 20 Farmacocinética: Adultos: 5 mg 3 vezes ao dia. Dose de manutenção; 20

mg/dia a 30 mg/dia. Não exceder 60 mg/dia.mg/dia a 30 mg/dia. Não exceder 60 mg/dia.

9

Page 10: ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

Reação adversa: Reação adversa: Sistema Nervoso Central: Tontura, sonolência, nervosismo, excitação, Sistema Nervoso Central: Tontura, sonolência, nervosismo, excitação,

insônia, cefaleia.insônia, cefaleia.Sistema Gastrintestinal: Boca seca, náusea, diarreia, vômito, desconforto Sistema Gastrintestinal: Boca seca, náusea, diarreia, vômito, desconforto

gastrintestinal, constipação, flatulência, anorexia, sialorreia, gastrintestinal, constipação, flatulência, anorexia, sialorreia, sangramento retal.sangramento retal.

Sistema Geniturinário: Disúria, aumento e diminuição do libido, ciclo Sistema Geniturinário: Disúria, aumento e diminuição do libido, ciclo menstrual irregular.menstrual irregular.

Sistema Cardiovascular: dor no peito, taquicardia, palpitação, hipotensão, Sistema Cardiovascular: dor no peito, taquicardia, palpitação, hipotensão, hipertensão.hipertensão.

Sistema Respiratório: Hiperventilação.Sistema Respiratório: Hiperventilação.Outros: Fadiga, dor musculoesquelética, sudorese, dor de garganta, Outros: Fadiga, dor musculoesquelética, sudorese, dor de garganta,

congestão nasal.congestão nasal. Contraindicação: pacientes hipersensíveis à droga. Uso cuidadoso em Contraindicação: pacientes hipersensíveis à droga. Uso cuidadoso em

pacientes com disfunção hepática e renal.pacientes com disfunção hepática e renal.

10

Page 11: ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

CLORAZEPATO:CLORAZEPATO:

Nome comercial: Tranxilene.Nome comercial: Tranxilene. Apresentação: Comprimidos de 5 mg, 10 mg e 15 mg.Apresentação: Comprimidos de 5 mg, 10 mg e 15 mg. Mecanismo de Ação: Benzodiazepina que facilita a ação do inibidor Mecanismo de Ação: Benzodiazepina que facilita a ação do inibidor

neurotransmissor. Deprime o SNC na parte límbica e subcortical.neurotransmissor. Deprime o SNC na parte límbica e subcortical. Nível Sanguíneo: 1 a 2 horas.Nível Sanguíneo: 1 a 2 horas. Eliminação: 100 horas.Eliminação: 100 horas. Indicação: Abstinência do álcool.Indicação: Abstinência do álcool. Farmacocinética: Adulto: 1° dia – 30 mg/dia, 2° dia – 45 mg a 90 mg 2 Farmacocinética: Adulto: 1° dia – 30 mg/dia, 2° dia – 45 mg a 90 mg 2

vezes ao dia, 3°dia – 22,5 mg a 45 mg 2 vezes ao dia, 4° dia – 15 mg a vezes ao dia, 3°dia – 22,5 mg a 45 mg 2 vezes ao dia, 4° dia – 15 mg a 30 mg duas vezes ao dia; gradualmente reduzindo a dose para 7,5 30 mg duas vezes ao dia; gradualmente reduzindo a dose para 7,5 mg/dia a 15 mg/dia.mg/dia a 15 mg/dia.

11

Page 12: ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

Reação Adversa:Reação Adversa:

SNC: sonolência, letargia, inquietação, psicose, sedação, depressão, SNC: sonolência, letargia, inquietação, psicose, sedação, depressão, fadiga, desorientação hostilidade, confusão, choro, delírio, cefaleia, fadiga, desorientação hostilidade, confusão, choro, delírio, cefaleia, tremor, euforia, nervosismo, dificuldade de concentração, retardo tremor, euforia, nervosismo, dificuldade de concentração, retardo psicomotor.psicomotor.

Visão, audição e VAS: Distúrbio visual e auditivo, diplopia, nistagmo, Visão, audição e VAS: Distúrbio visual e auditivo, diplopia, nistagmo, perda de audição, congestão nasal.perda de audição, congestão nasal.

SCV: hipotensão postural, bradicardia, taquicardia, hipotensão e SCV: hipotensão postural, bradicardia, taquicardia, hipotensão e hipertensão, edema.hipertensão, edema.

Fígado: Disfunção hepática.Fígado: Disfunção hepática. Contraindicação: hipersensibilidade à droga, , glaucoma de ângulo Contraindicação: hipersensibilidade à droga, , glaucoma de ângulo

estreito, neurose depressiva, psicose, gestação e lactação.estreito, neurose depressiva, psicose, gestação e lactação.

12

Page 13: ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

DIAZEPAM:DIAZEPAM:

Nomes Comerciais: Ansilive, Calmociteno, Compaz, Diazepam, Nomes Comerciais: Ansilive, Calmociteno, Compaz, Diazepam, Dienpax, Kiatrium, Noam, Somaplus, Valium.Dienpax, Kiatrium, Noam, Somaplus, Valium.

Apresentação: Comprimidos de 5 mg e 10 mg. Ampolas de 10 mg.Apresentação: Comprimidos de 5 mg e 10 mg. Ampolas de 10 mg. Mecanismo de Ação: Ação ansiolítica, miorrelaxante muscular e Mecanismo de Ação: Ação ansiolítica, miorrelaxante muscular e

anticonvulsionante. Atua no SNC, provavelmente facilitando a ação anticonvulsionante. Atua no SNC, provavelmente facilitando a ação inibidora do neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico).inibidora do neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico).

Nível Sanguíneo: Via oral – 1 a 2 horas; IM – 30 a 45 minutos, IV – 30 Nível Sanguíneo: Via oral – 1 a 2 horas; IM – 30 a 45 minutos, IV – 30 minutos.minutos.

Eliminação: Via oral - 3 a 8 horas, IV – 15 a 60 minutos.Eliminação: Via oral - 3 a 8 horas, IV – 15 a 60 minutos. Indicação: Ansiedade, agitação, sedação, espasmo muscular, crise Indicação: Ansiedade, agitação, sedação, espasmo muscular, crise

convulsiva.convulsiva.

13

Page 14: ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

Farmacocinética: Adulto Via Oral – 5 mg/dia a 15 mg/dia, dependendo da Farmacocinética: Adulto Via Oral – 5 mg/dia a 15 mg/dia, dependendo da situação clínica. IV – 2 mg/dia a 20 mg/dia dependendo do caso. A absorção situação clínica. IV – 2 mg/dia a 20 mg/dia dependendo do caso. A absorção pela via IM é irregular.pela via IM é irregular.

Reação adversa:Reação adversa:

SNC: sonolência, sedação, depressão letargia, apatia, fadiga, desorientação, SNC: sonolência, sedação, depressão letargia, apatia, fadiga, desorientação, inquietação, confusão, choro, delírio, cefaleia, dificuldade de falar, estupor, inquietação, confusão, choro, delírio, cefaleia, dificuldade de falar, estupor, rigidez, tremor, distonia, euforia, nervosismo.rigidez, tremor, distonia, euforia, nervosismo.

Visão: diplopia, visão turva, nistagmo.Visão: diplopia, visão turva, nistagmo.

SCV: Colapso cardiovascular, hipotensão transitória, bradicardia, taquicardia, SCV: Colapso cardiovascular, hipotensão transitória, bradicardia, taquicardia, hipertensão e hipotensão, palpitação edema.hipertensão e hipotensão, palpitação edema.

SGI: náusea, vômito, desconforto abdominal, diarreia, constipação, dificuldade SGI: náusea, vômito, desconforto abdominal, diarreia, constipação, dificuldade de engolir.de engolir.

Fígado: elevação das enzimas LDH, TGO, TGP, fosfatase alcalina, disfunção Fígado: elevação das enzimas LDH, TGO, TGP, fosfatase alcalina, disfunção hepática.hepática.

SGU: Retenção Urinária.SGU: Retenção Urinária.14

Page 15: ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

LORAZEPAMLORAZEPAM G G:: Nomes Comerciais: Lorax, Lorium, Max, Pax, Mesmerin. Apresentação: comprimidos de 1 mg e 2 mg. Mecanismo de Ação: o mecanismo exato de ação ainda não foi completamente

elucidado. Exerce seus efeitos ligando-se a receptores específicos em diversos locais do sistema nervoso central, potencializando os efeitos da inibição sináptica ou pré-sináptica mediada pelo GABA, ou afetando diretamente os mecanismos geradores de potenciais de ação.

Nível sanguíneo: 1 a 6 horas. Eliminação: 12 a 24 horas. Indicação: Distúrbio de Ansiedade ou ansiedade associada a depressão. Ansiedade

ou tensão associadas ao estresse da vida cotidiana. A dose é individualizada. Farmacocinética; A dose diária média é de 2 mg/dia a 3 mg/dia dividida em várias

vezes. Em certos casos a dose chega a 10 mg.

15

Page 16: ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

Reação Adversa: SNC: inicialmente sonolência transitória, sedação, depressão,

letargia, apatia, fadiga, desorientação. SGI: constipação, diarreia, boca seca, salivação, náusea, vômito,

anorexia. SGU: incontinência urinária, retenção urinária, menstruação

irregular. SCV: bradicardia, taquicardia, palpitação, edema, hipotensão,

hipertensão. Pele: urticária, prurido. Outros: soluço, febre, diaforese, ginecomastia. Contra- Indicação: hipersensibilidade à droga, psicose, glaucoma,

choque, coma, gestação, trabalho de parto, lactação. Uso cuidadoso em pacientes com disfunção hepática e renal.

16

Page 17: ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

HIPNÓTICOS:HIPNÓTICOS:

TRIAZOLAM:TRIAZOLAM: Nome comercial: HalcionNome comercial: Halcion Apresentação: comprimido de 0,125 mg.Apresentação: comprimido de 0,125 mg. Mecanismo de Ação: É uma das várias benzodiazepínicas. É um Mecanismo de Ação: É uma das várias benzodiazepínicas. É um

hipnótico com meia-vida plasmática curta.hipnótico com meia-vida plasmática curta. Nível sanguíneo: Via oral – 2 horas.Nível sanguíneo: Via oral – 2 horas. Indicação: No tratamento a curto prazo da insônia (geralmente de Indicação: No tratamento a curto prazo da insônia (geralmente de

7 a 10 dias). O uso durante mais de 2 a 3 semanas requer 7 a 10 dias). O uso durante mais de 2 a 3 semanas requer reavaliação.reavaliação.

Farmacocinética: Adultos: 0,25 mg antes de dormir. Para Farmacocinética: Adultos: 0,25 mg antes de dormir. Para pacientes com baixo peso a dose é de 0,125 mg. Não exceder a pacientes com baixo peso a dose é de 0,125 mg. Não exceder a dose de 0,5 mg.dose de 0,5 mg.

17

Page 18: ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

Reação adversa:Sistema Nervoso Central: Sonolência, tontura, dificuldade

de coordenação, amnésia, cefaleia, nervosismo, distonia, sedação, fala lenta, alterações da libido.

Sistema cardiovascular: dor torácica.Sistema Gastrintestinal: Náuseas, vômito, anorexia,

sensação de queimação na língua, estomatite.Outros: Fadiga, prurido, retenção urinária, dismenorreia.Contraindicação: Hipersensibilidade à droga, Gravidez,

lactação, uso concomitante com cetoconazol, itraconazol e nefazolona, medicamentos que afetam o metabolismo oxidativo.

18

Page 19: ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

ZOPICLONA ZOPICLONA GG:: Nome comercial: Imovane.Nome comercial: Imovane. Apresentação: comprimidos revestidos.Apresentação: comprimidos revestidos. Mecanismo de ação: Estimula os receptores benzodiazepínicos ômega 1, 2 e Mecanismo de ação: Estimula os receptores benzodiazepínicos ômega 1, 2 e

3. É um composto sintético novo, pertencente à família das ciclopirrolonas. 3. É um composto sintético novo, pertencente à família das ciclopirrolonas. Corresponde à um éster piridinilpirrolpirazinílico do ácido 4-Corresponde à um éster piridinilpirrolpirazinílico do ácido 4-metilpiperazinocarboxílico.metilpiperazinocarboxílico.

Nível sanguíneo: 1 ½ a 2 horas.Nível sanguíneo: 1 ½ a 2 horas. Eliminação: 5 horas.Eliminação: 5 horas. Indicação: Sedativo hipnótico indicado para todos os tipos de insônia.. O Indicação: Sedativo hipnótico indicado para todos os tipos de insônia.. O

tratamento deve ser o mais curto possível, não excedendo 4 semanas, tratamento deve ser o mais curto possível, não excedendo 4 semanas, incluindo o período de adaptação. O tempo de tratamento não deve exceder o incluindo o período de adaptação. O tempo de tratamento não deve exceder o período máximo sem a pré-avaliação do estado do paciente. Este deve deitar-período máximo sem a pré-avaliação do estado do paciente. Este deve deitar-se imediatamente após a ingestão de zopiclona.se imediatamente após a ingestão de zopiclona.

19

Page 20: ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

Farmacocinética: Adultos: a dose recomendada é de 7,5 mg de Farmacocinética: Adultos: a dose recomendada é de 7,5 mg de zopiclona por via oral ao deitar-se. A dose de 7,5 mg não deve ser zopiclona por via oral ao deitar-se. A dose de 7,5 mg não deve ser excedida.excedida.

Reação adversa:Reação adversa: SNC: sonolência matinal, residual, sensação de boca amarga e secura SNC: sonolência matinal, residual, sensação de boca amarga e secura

da boca, hipotonia muscular, amnésia anterógrada, sensação de da boca, hipotonia muscular, amnésia anterógrada, sensação de embriaguez. Em alguns pacientes pode-se observar reações paradoxais, embriaguez. Em alguns pacientes pode-se observar reações paradoxais, como irritabilidade, agressividade, síndrome de confusão onírica (própria como irritabilidade, agressividade, síndrome de confusão onírica (própria dos sonos), cefaleia, astenia. Pode ocorrer dependência e depressão do dos sonos), cefaleia, astenia. Pode ocorrer dependência e depressão do SNC.SNC.

Contraindicação: contraindicado para pacientes com hipersensibilidade Contraindicação: contraindicado para pacientes com hipersensibilidade `droga e insuficiência respiratória grave, em crianças menores de 15 `droga e insuficiência respiratória grave, em crianças menores de 15 anos, durante a gravidez, e a lactação, miastenia gravis, síndrome de anos, durante a gravidez, e a lactação, miastenia gravis, síndrome de apneia, do sono grave e insuficiência hepática grave.apneia, do sono grave e insuficiência hepática grave.

20

Page 21: ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRODY, Theodore M. Farmacologia Humana: da molécula à clínica. 2a Ed. Rio de Janeiro. Ed. Guanabara Koogan S.A, 1997.

RANG, H. P. Farmacologia. 4a Ed. Rio de Janeiro. Ed. Guanabara Koogan S.A, 2001.

21

Page 22: ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

FIM22