funfarme · 2019-06-11 · funfarme notícias - maio - 2019 3 grupo de higienização de mãos...

20
notícias FUNFARME Maio/2019 | Ano XVII | nº 205 Colaboradores Funfarme "espantam" bactéria em vídeo educativo no Dia Mundial de Higienização de Mãos Página 3

Upload: others

Post on 27-Jun-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

notíciasFUNFARMEMaio/2019 | Ano XVII | nº 205

Colaboradores Funfarme

"espantam" bactéria

em vídeo educativo

no Dia Mundial de

Higienização de Mãos

Página 3

Funfarme Notícias - Maio - 20192

Informativo da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme)Ano XVII / Nº 205 - Maio - 2019• Presidente dos Conselhos da Funfarme:Dr. Dulcimar Donizeti de Souza• Diretor Executivo da Funfarme: Dr. Jorge Fares• Vice-Diretor Executivo da Funfarme: Dr. Luiz Sérgio Ronchi• Diretora Administrativa do HB: Dra. Amália Tieco R. Sabbag• Vice-Diretor Administrativo do HB: Dr. João Fernando Picollo de Oliveira• Diretor Clínico do HB: Dr. Alceu Gomes Chueire• Vice-Diretor Clínico do HB: Dr. Valdeci Hélio Floriano

• Diretora Técnica do HB: Dra. Maria Regina Pereira de Godoy• Diretor do HemocentroDr. Octávio Ricci Junior• Diretora Técnica do Hemocentro: Dra. Andreia Aparecida G. Guimarães• Diretor do Ambulatório: Dr. Eumildo Campos Júnior• Diretora do Lucy Montoro: Dra. Regina Chueire• Diretor Técnico do Instituto do Câncer:Dr. Carlos Eduardo Miguel• Diretora Administrativa do HCM: Dra. Leila Neves Bastos Borim• Vice-Diretora Administrativa do HCM:Dra. Maria Lúcia Luiz Barcelos Veloso• Diretor Clínico do HCM:

Dr. Paulo Poiati Junior• Vice-Diretor Clínico do HCM: Dr. Wagner Vicensoto • Diretora Técnica do HCM: Dra. Fernanda Del Campo Braojos Braga• Vice-Diretor Técnico do HCM: Dr. Gustavo Henrique de OliveiraProdução Editorial: Intermídia Comunicação EmpresarialTelefone: 17 3011-5435Jornalista responsável: MTB 24.527Jornalistas: Fernanda Martinazzi e Carlos Cristal Estagiários: Alexandre Souza Diagramação: Roger GoulartImpressão: Gráfica Fotogravura Rio PretoTiragem: 2000 exemplares

O cuidado está em nossas mãosO mês de maio trouxe uma importante campanha que visa diminuir infecções hospitalares, a Higieniza-

ção de Mãos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), esta prática em hospitais é a principal

forma de evitar a Sepse. O problema atinge, segundo estimativa do órgão, mais de 30 milhões de pacientes

anualmente, em todo o mundo.

Este ano, o grupo de Higienização de Mãos, a CCIH e a Comunicação da nossa Fundação uniram-se para

criar uma medida educadora e lúdica ao mesmo tempo. Contando com a cooperação de colaboradores de

todas as nossas unidades, foi gravado um vídeo-paródia que aborda a importância de higienizar as mãos, nos

momentos certos e de maneira correta. A campanha de nossa instituição foi tão positiva que teve, em pouco

tempo, mais de 65 mil visualizações no Facebook.

Trabalhamos constantemente para reduzir cada vez mais nossos casos de infecções. É importante estarmos

atentos e conscientizarmos a todos, sejam colegas, pacientes ou acompanhantes. Portanto, o cuidado está

realmente nas nossas mãos!

Visão Missão Valores

Ser reconhecido como complexo hospitalar de assistência, ensino e pesquisa de excelência até 2021.

Transformar a saúde regional por meio da integração de assistência, ensino e pesquisa.

Humanismo, Responsabilidade Social e Ambiental, Meritocracia, Inovação, Integridade Absoluta, Qualidade e Segurança, Respeito.

Funfarme

Expediente

Editorial

Diretoria da Funfarme

Gestão 2017/2021

Funfarme Notícias - Maio - 2019 3

Grupo de Higienização de Mãos alerta para prevenção de infecções

Para comemorar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado em 5 de maio, a Funfarme preparou uma semana repleta de ações para conscientizar colaboradores, pacientes, acompanhantes e a comunidade sobre importância de manter as mãos limpas para prevenir infecções.

Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Fundação, abriu a ceri-mônia alertando para as necessidades de ajuda mútua dos se-tores em busca de mudança de hábitos, tornando a higiene de mãos uma cultura de todos. Já a superintendente assistencial, Maria Regina Jabur, ressaltou que as equipes de apoio do com-plexo estão à disposição para contribuir com estas mudanças e, por fim, Dr. Inaldo Júnior, médico infectologista da CCIH e coordenador do grupo, reiterou a importância do envolvimen-to de todos para evitar a transmissão de bactérias pelas mãos, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é um dos principais meios de contágios de diversas doenças.

Ao final do evento, foi apresentado vídeo oficial da campa-nha na Fundação, uma paródia que alerta para a necessidade de usar o álcool gel e de lavar as mãos corretamente, confor-me recomendação da OMS. Idealizado pela Dra. Amália Tieco e produzido pela Comunicação, CCIH e Grupo de Higiene de Mãos, o vídeo atingiu milhares de pessoas nas redes sociais e foi um sucesso de divulgação!

Comunidade Depois da abertura oficial, os mem-

bros do Grupo foram à praça Dom José Marcondes, no centro da cidade, dis-tribuir panfletos, álcool gel e oferecer orientações à população.

ColaboradoresEntre os dias 6 e 8, uma

caixa pedagógica que de-monstra a efetividade da técnica de higienização de mãos percorreu os setores da instituição. Outra inicia-tiva da programação foi a distribuição de adesivos,

canetas e álcool gel aos profissionais de todas

as áreas do complexo, com horários diferen-tes para alcançar a to-dos os turnos.

Colaboradores Funfarme

O vídeo, que também foi postados nas redes sociais do HCM e Hemocentro, obteve mais de 65 mil visualizações.

4 Funfarme Notícias - Maio - 2019

17 de maio

No dia 17 de maio, diretores do HB e lideranças da Funfarme reuni-ram-se com voluntários da cidade de Santa Clara D’Oeste. Eles vieram trazer o resultado do 3º Churrasco dos Amigos, realizado no dia 4 de maio, na cidade. Com o dinheiro arrecadado, a comunidade conse-guiu comprar 5.400 kg de arroz, 1.800 litros de óleo e mais 4.100 kg de açúcar. Para se ter uma ideia, respectivamente, estes alimentos abas-tecem o refeitório da instituição por cerca de um mês.

Solidariedade

16 de maio

A Funfarme recebeu, no dia 16 de maio, uma doação de 1.627 li-tros de leite de familiares de uma paciente da cidade de Coroados. A filha faleceu após um longo período de internação e a doação era um desejo da menina em retribuição ao bom tratamento recebido no tempo em que permaneceu no hospital. Durante todo o mês de abril, nas redes sociais, os pais Mauro Sérgio e Andrea Ferreira mo-bilizaram toda a cidade, conseguindo arrecadar inúmeras caixas de leite e até a ajuda da prefeitura de Coroados, que forneceu uma van para o transporte das caixas até o HB. A Funfarme utiliza por semana 2.500 litros de leite e essa doação é de extrema importância e ajuda-rá toda a comunidade.

Próximos eventos

5junho

2° Noite Solidária de BálsamoLocal: Recinto de ExposiçõesCidade: BálsamoOrganização: Parceiros do bem de Bálsamo

15

junho

2° Festival da Tilápia em ZacariasLocal: Salão ParoquialCidade: ZacariasOrganização: Parceiros do Bem da cidadeParticipel desse evento que promete dar água na boca! Por apenas R$20,00 você participa desse evento e também salva vidas! Esperamos por você!

14julho

1ª Cavalgada e Almoço de GuapiaçuLocal: Recinto de Exposições de GuapiaçuCidade: GuapiaçuOrganização: Parceiros do Bem da cidade Pode preparar bota e chapéu porque a 1ª edição já está com data marcada! Por apenas R$20,00 você participa desse evento que salva vidas. Esperamos por to-dos vocês! A cavalgada está prevista para começar às 10h.

Veja como foram os eventos do mês de maio em prol à Funfarme na região. Fiquem ligados nos eventos e participem!

Funfarme Notícias - Maio - 2019 5

Campanha do Diário da Região mobiliza 470 doadores no Hemocentro

Durante o mês de abril, quando o projeto estava em vigor, o Hemocentro recebeu 18 grupos de voluntários e mo-bilizou 470 doadores. Para agradecer, as diretorias da Fundação promoveram um café da manhã na redação do jornal.

Ano 70 Nº 20055 - Segunda feira, 30 de abril de 2019

GRATIDÃO esse foi o senti-mento à série de reportagens do projeto Diário da Gratidão que, durante 34 dias consecuti-vos, publicou diversos assuntos sobre Hemocentro, conscien-tizando a população e afim de atrair novos doadores.

Campanha

Dra. Amália Tieco, diretora do

Hospital de Base

Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme

Projetos como esses são importantes para nossa instituição e nossa

comunidade. Tanto doações de sangue, quanto de medula óssea beneficiam os procedimentos médicos e a população de uma forma geral. Um ato simples,

sem risco nenhum, traz resultados positivos a todos e o Diário da Região

colaborou muito nessa função de informar. Estão todos de parabéns.

Esclarecemos para a população de forma geral a necessidade

de se tornar doador de sangue e principalmente de manter esse

hábito e o Diário nos ajudou e muito

nessa ação.

Funfarme Notícias - Maio - 20196

No dia 30 de abril a Fun-dação recebeu Walid Calil, assessor do deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP), que veio para conhecer o com-plexo. O deputado foi um dos principais articuladores que lutou, no Ministério da Saúde, pelo credenciamento de 21 novos leitos dedicados à oncologia na instituição.

O deputado federal Capitão Guilher-me Derrite (PP-SP), visitou a Funfarme no dia 3 de maio. O parlamentar quis conhecer o complexo e as necessidades das Unidades da Fundação para levar as demandas co-locadas aqui para o plenário. Estiveram presentes no en-contro representantes do co-mando da polícia militar de Rio Preto.

Já no dia 13 de maio foi a vez do deputado fe-deral do PSL por São Paulo, Coronel Tadeu, visitar o complexo. Esta foi a primeira visi-ta do político à instituição que se dispôs a ouvir as demandas e ajudar com o projeto “Adote um Leito” e “Adote um Tratamento Oncológico” da Fundação.

O superintendente regional da Raízen Combustíveis, Mar-cos Brigatto, este-ve na Funfarme no dia 22 de maio para receber título de empresa “Parceira do Bem” da instituição. A Raízen é uma das maio-res produtoras de negócios sucroenergéticos do país e desde o ano passado tem firmado parceria solidária com a Fun-dação em projetos de atenção e cuidados com idosos. Marcos foi recepcionado por diretores e superintendentes da Funfarme, HB e HCM e fez questão de visitar diversos setores da instituição, como a radioterapia, emergência do HCM e UTI cardiopediátrica.

Política

Visitas Institucionais

“Por meio destas parcerias é possível estreitar relações com a comunidade num todo. As

empresas estão enxergando nossas necessidades e demandas e nos ajudando a melhorar ainda

mais nosso atendimento à população.

Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme

Funfarme Notícias - Maio - 2019 7

Atendimento exclusivo!Desde abril, a Funfarme oferece profissionais

e espaço reservados unicamente para agendamento de

exames e consultas de colaboradores

A Diretoria do Ambulatório de Especialidades criou planos de ações para mudar o fluxo de agendamento de consultas e exames oferecidos aos colaboradores da Funfarme. As alterações foram im-plementadas no começo de abril. Antes, o colaborador ia direto no setor do qual necessitava marcar o horário e enfrentava espera, na mesma fila que outros pacientes.

A principal medida tomada foi criar um local, com secretárias ex-clusivas, para marcar horários nas especialidades médicas do Ambu-latório. As profissionais ficam no SAME.

Além disso, o diretor executivo da Fundação, Dr. Jorge Fares compreendeu que era necessário um ginecologista e obstetra (GO) dedicado unicamente para atendimentos de prevenção de câncer nas colaboradoras acima de 40 anos. Portanto, contratou a médica Larissa Diniz,

O técnico de enfermagem da Câmara Hiperbárica Antônio Luiz dos Santos foi um dos primeiros a usar o novo fluxo e garante que a melhoria foi significativa. “Já tive de esperar 3 horas para marcar um horário. Agora, está perfeito. Cheguei na secretária e em 3 minutos já estava tudo marcado. Melhorou 3.000%”, conta o técnico.

O Dr. Jorge Fares, explica o porquê das mudanças. “Queremos ofe-recer um atendimento valorizado e um relacionamento diferenciado com o colaborador, garantindo qualidade, de forma humanizada”, pontua o diretor.

Os agendamentos, tanto no SAME quanto no Mezanino, devem ser feitos presencialmente e é obrigatória a apresentação do crachá.

As secretárias Adriana (à esq.) e Ana Paula, que fazem o agendamento para a médica GO, Dra. Larissa Diniz

Ana Terezinha Zequini (à esq.) e Isabela Cordeiro são as responsáveis pelo agendamento; os horários são marcados apenas presencialmente e a apresentação do crachá

Colaboradores Funfarme

Agendamentos

Atenção!

SAME e Mezanino De segunda a sexta, das 7h

às 12h e das 13h às 16h

Atendimento da GO Quarta, das 12 às 18h Sexta, das 7h ás 13h

Os horários são marcados apenas presencialmente e a apresentação do crachá é

obrigatória

Fique atento

A Funfarme comemorou a conquista de um fato inédito no dia 10 de maio. Pela primeira vez, a equipe de cirurgia torácica do HB realizou dois transplantes de pulmão em apenas 3 dias. O primeiro órgão foi doado no dia 7, por uma paciente de 57 anos que fale-ceu no HB após um AVC. Dela também foram doados o fígado e as córneas. O receptor é Cláudio dos Santos, morador de Bady Bassitt que se recupera bem.

O segundo pulmão veio de Presidente Prudente, de uma mu-lher de 46 anos que estava internada no Hospital Regional e fa-leceu. Também veio para Rio Preto um rim, que foi recebido por uma paciente de 35 anos, moradora de Vitória Brasil. Quem rece-beu os dois pulmões foi João Aires de Oliveira, de 56 anos, de José Bonifácio. A cirurgia durou 12 horas e terminou na noite do dia 9.

“No Brasil, a gente só consegue aproveitar de 5 a 10% da oferta de pulmões. Isso já não acontece com outros órgãos, nos quais esta taxa é de 30% a 40%. Por isso, é normal termos um transplan-te a cada dois meses. Então, estamos mesmo comemorando por-que é raro acontecer isso. Estamos trabalhando para expandirmos mais o Serviço e buscar realizar mais transplantes dentro da oferta nacional”, explica o coordenador do Serviço de Transplante de Pul-mão, o cirurgião Dr. Henrique Nietmann.

Cirurgia torácica faz história e realiza 2 transplantes de pulmão em 3 dias

Funfarme Notícias - Maio - 20198

OPO

O fato é inédito na instituição e só foi possível graças ao

trabalho em conjunto com a Organização de

Procura de Órgãos

Funfarme Notícias - Maio - 2019 9

Colaboradores Funfarme

Sim, nós amamos a enfermagem

"É um dia que ajuda a gente a refletir sobre a profissão e pensar

o nosso papel, na importância que temos dentro das instituições de saúde que trabalhamos e do quão importante somos para a

vida dos pacientes.

Samantha Vaccari, gerente de enfermagem

Em comemoração ao Dia Internacio-nal da Enfermagem, comemorado no dia 12 de maio, o Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Pau-lo (Coren) e HB realizaram durante toda a semana eventos e palestras para ho-menagear os profissionais. Durante o mês de maio, no Teatro Paulo Moura, o evento “Semana da Enfermagem 2019”, realizado pelo Coren, em parceria com a Famerp, HCM e HB, ofereceu para os profissionais um dia de palestras e talk shows sobre temas como o sucesso e desafios em proporcionar a melhor as-sistência na saúde para todos em partos adequados, atendimento pré-hospitalar, serviço de atendimento domiciliar, en-tre outros. Ainda durante a semana de comemorações, 2 mil profissionais do complexo Funfarme foram homenagea-dos, com palestras, vídeos motivacionais e visita de palhaços nos setores da insti-tuição.

Funfarme Notícias - Maio - 201910

Voluntariado

Amor sem Fronteiras

Em Nampula, Fernanda pesa uma das crianças do projeto que visa combater a desnutrição

“Estamos no céu, aqui no complexo Funfarme”. Com este comparativo, a técnica de enfermagem da UTI Cardiopediátrica do HCM Fernanda Alves inicia sua história sobre o trabalho voluntário que reali-za em Moçambique, país do sudeste da África. Há 6 anos na Fundação, ela explica que a carência é imen-sa naquele continente. “Lá, nos hospitais de grande porte, os pacientes dividem o mesmo leito. É surreal. Não existe nem identificação do paciente”, conta.

Ela conheceu o projeto de ajuda humanitária por meio de sua igreja e já esteve duas vezes em Moçam-bique, nas cidades de Bera e Nampula, durante suas férias do HCM. Ela gostou tanto do trabalho que faz lá, que junto com uma amiga, está desenvolvendo o projeto “Vem Ser África”. “Queremos conseguir ajuda e, assim, oferecer mais atendimentos nas áreas so-ciais e de saúde de lá”, explica.

Enquanto o projeto dela está sendo lapidado, a técnica se prepara para ir, em maio do ano que vem, para Nampula, novamente, com a equipe missioná-ria. “Desta vez, estamos confeccionando 300 peças de roupas infantis, entre vestidos, calcinhas, shorts e camiseta para levarmos”, pontua Fernanda

Durante o mês de maio a Fundação promoveu um treina-mento para 150 voluntários que atuam solidariamente em to-das unidades do complexo. Aos novos e antigos integrantes dos grupos foram explicadas as normas e condutas corretas para se trabalhar em uma instituição de saúde. A equipe do Só Rindo apresentou uma peça teatral mostrando de maneira bem humo-rada o que não fazer quando estiver trabalhando no complexo.

Funfarme promove treinamento para 150 voluntários que atuam no complexo

Fernanda dedica férias a trabalho voluntário na África

Funfarme Notícias - Maio - 2019 11

Fisioterapeuta da Fundação é um dos únicos brasileiros selecionados para participar de congresso em Madri

O fisioterapeuta do Hemocentro, que também atua na UTI do 5º an-dar do HB, Thiago Maia foi um dos dois únicos brasileiros selecionados para participar do 16º Congresso Internacional Musculoesquelético, promovido pela Federação Mundial de Hemofilia (WFH, sigla em inglês), realizado entre 10 e 12 de maio, em Madri, na Espanha. Foram enviados quase 150 trabalhos relativos à he-mofilia do mundo todo e selecio-nados, apenas, 40. Entre eles, o do fisioterapeuta da Funfarme.

O estudo de Maia traça um perfil dos problemas musculoesqueléti-cos e social dos pacientes com a do-

Educação

ença que, hoje, são tratados no He-mocentro. O profissional começou a monitorar estes pacientes em 2000, à época ainda na faculdade, quan-do os atendimentos eram feitos no Ambulatório. Os resultados viraram um pôster que foi apresentado no Congresso.

“Mais do que aprender novas téc-nicas, a gente troca experiências e a grande lição é ver o que podemos absorver e aplicar a nossa realidade de trabalho. Além disso, ver o que é possível fazer em outros países, nos dá argumentos para lutar por me-lhorias no atendimento e infraestru-tura daqui”, pontua Maia.

Funfarme oferece treinamento de cateter guiado para 100 residentes

Residentes da Funfarme rece-beram um treinamento sobre o uso do cateter guiado com utili-zação de ultrassom para visuali-zação em tempo real do proce-dimento que traz mais segurança para o paciente. Com isso, os ris-

cos de complicações por perfurações diminuem consideravelmente. Até fevereiro deste ano fo-ram feitos 688 procedimentos e o risco de com-plicações caíram de até 15% para 0,7%. Esse treinamento é dado a todos os profissionais que ingressam na Fundação desde 2013 e, em 2019, a compra de dois simuladores de treinamento para veia e artéria permitiram a complementação da aula teórica com uma parte prática. Ao longo des-tes 7 anos, mais de 700 residentes em medicina foram treinados.

Funfarme Notícias - Maio - 201912

Após 40 anos de trabalho no complexo, Neusa se despede com festa emocionante

A fim de enfatizar e chamar atenção para uma doença que atinge milhares de pessoas no mundo todo e ainda assim pouco conhecida, foi criado no dia 15 de maio o Dia Internacional da Síndrome de Ehlers-Danlos. Esta é uma característica causada por uma falha genética que permite estender as articulações além dos padrões. Muitas vezes, tal condição é erroneamente considerada uma vantagem, como as de contorcionistas, mas, se não tratada no tempo correto, pode até levar à deformidade.

O Ambulatório que cuida da doença na Fundação, co-ordenado pela fisioterapeuta Neuseli Lamari, é referência mundial no assunto e fez alerta para pais e profissionais se atentarem aos sintomas.

Foi emocionante ver todos reunidos,

receber tanto carinho e homenagem. Fico muito feliz de ter contribuído com

tanta gente. Muito obrigada!

Neusa Bachega

Com um pequeno café da manhã na sala do Orçamento do HB usado como desculpa para uma grande festa surpresa no Mezanino, a colaboradora Neusa Bachega se despediu do com-plexo após quase 40 anos de serviços prestados, no dia 30 de abril.

As colegas de trabalho, do setor de Orçamento, organizaram um café da manhã para homenageá-la por sua aposentadoria, decoraram o lugar com bexigas e fotos delas. Após confrater-

nizarem, sua amiga Fabiana Ferreira, que sentava em frente a Dona Neusa, usou a desculpa de serem chamadas à diretoria, mas, que antes, deveriam passar no mezanino para devolver uma chave.

Quando Dona Neusa abriu a porta do mezanino, desabou a chorar. Cola-boradores de diversos setores, como da Telefonia, médicos, outros profissio-nais e diretores, a esperavam com uma grande festa de despedida.

Dona Neusa, sentada com a placa, agradeceu ao carinho de todos

Neuseli, ao centro, com aprimorandos, pais e pacientes; a doença pode atingir 40% da população, segundo estudos, e acomete a mais de um membro do família

Dia Internacional da Síndrome de Ehlers-Danlos

Colaboradores Funfarme

Funfarme Notícias - Maio - 2019 13

Treinamento

Bem Estar e Qualidade de Vida no Trabalho desenvolve treinamento para lideranças da Funfarme

Visando melhorar todos os aspectos da saúde mental e física das lideran-ças da Funfarme, o setor de Bem Estar e Qualidade de Vida no Trabalho criou treinamento que desenvolve 10 habili-dades de vida propostas pelo Ministé-rio da Saúde. O fortalecimento destas competências, por sua vez, melhora a qualidade do serviço prestado. Os en-

contros duram cerca de 1 hora e meia, num total de 10, um para desenvolver cada habilidade. Entre elas estão: Auto-conhecimento, Empatia, Comunicação Eficaz, Relacionamento Interpessoal, Tomada de Decisão, entre ouras. A pri-meira parte do treinamento que come-çou no dia 11 de março e foi até 24 de maio, é fruto de um trabalho de Douto-

rado e mestrado das psicólogas Eliane Dionisio e Tania Carvalho e, até agora, treinaram 50 líderes de todo complexo.

Desde 2013 este setor elabora ações de assistência com todos colaboradores da Funfarme. Lideranças detectam as ad-versidades e repassam ao Bem Estar, que desenvolvem um treinamento de forma mais objetiva e assertiva para cada um.

Dia das Mães

Funfarme Notícias - Maio - 201914

Um dia especialsó delas

No dia 10 de maio, o Instituto Lucy Montoro preparou uma ação mais que especial para o Dia das Mães. Ao todo, 50 mães passaram por maquiagem completa e em seguida participaram de uma sessão de fotos com os filhos. Quem passou pelos corredores do Lucy, encantou-se com o painéis que ficaram expostos durante todo o mês de maio.

Foi o presente ideal, amei a exposição.

Uma ideia muito legal que nos aproxima

ainda mais do ambiente e isso fez

a gente se sentir mais acolhido. Muito

obrigado a todos envolvidos.

Nadja de LimaMurais com fotos das mães de pacientes e de pacientes que são mães ficaram expostos na unidade

Nadja de Lima, mãe do Enzo Gabriel, ficou encantada com a iniciativa do Instituto e se emocionou com o resultado final

Pacientes e acompanhantes do ICA tiveram boa surpresa no dia 6 de maio. As voluntárias da AVOHB organizaram um delicioso café da manhã, com pães, bolos e iogurte, com os quais recepcionaram a todos à chegada do instituto. Enquanto degustavam o lanche, pu-deram aproveitar canções do coral “Operação Alegria em Canto”, for-mado por 12 voluntárias. Em seguida, o violinista Adriano dos Reis executou obras clássicas e música popular brasileira.

Café da manhã servido pela AVOHB agradou aos pacientes

ICA comemora data com música e café da manhã

Funfarme Notícias - Maio - 2019 15

As voluntárias da Unorp transformaram as mães do HCM, deixando o dia delas com mais beleza

Pacientes da Quimioterapia do HB recebem surpresa de alunos da Famerp

Nos dias 9 e 10 de maio, em co-memoração do Dia das Mães, os alunos Liga de Oncologia da Famerp (LOF) fizeram surpresa às mulheres em tratamento quimioterápico no HB. Os estudantes da Liga ficaram responsáveis por escrever cartas a estas pacientes com o tema “Se você fosse minha mãe...”. Quando chega-ram para o tratamento, eles fizeram a leitura da carta e entregaram uma rosa.

Dona Claudete Diassati, que está na fase final do tratamento de cân-cer de intestino, veio com a filha Ta-mires para fazer o acompanhamen-to médico da doença. A paciente ficou muito grata com a ação. “Além dela (Tamires), tenho o Thiago. Eles se revezam para me acompanhar aqui na químio. Acabo de comentar que eles me ajudam muito e, saber

que alguém também se importa com o que passamos, é muito gratificante. Posso dizer que ganhei mais um filho”, emociona-se Diassati.

A atividade faz parte de um Projeto de Extensão da Faculdade, coordena-

do pela Enfa. Profa. Célia Alves, que reúne na LOF alunos de todos os cursos da Famerp e tem o objetivo de ensinar que a humanização é tão importante quanto o tratamento tra-dicional.

Claudete Diassati, ao centrocom a filha Tamires, diz foi uma das surpreendidas pela Liga de Oncologia da Famerp

Ao final, o diretor da Fundação, Dr. Jorge

Fares, sorteou kits de beleza para as

colaboradoras

O grupo Amigos de Cuca e alu-nas do curso de estética da Unorp estiveram no HCM, no dia 10 de maio, maquiando e pintando com henna as sobrancelhas das mamães das crianças.

Já no mezanino do HB, a influen-ciadora digital Ana Paula Castilho palestrou para diversas mães que lotaram o local. A palestra foi sobre a importância da mulher sempre re-servar um tempinho para si mesma.

Dia de beleza e palestra para as mães do complexo

Dia das Mães

Funfarme Notícias - Maio - 201916

Dia do profissional da limpeza é lembrado com palestra para colaboradores

Imagem de Nossa Senhora

de Nazaré visita crianças no HCM

No dia do profissional de limpeza, 2 de maio, os colaboradores da Funfar-me participaram de uma palestra motivacional para celebrar a data. Em uma aula bem didática e alegre, o palestrante Antônio Carlos, voluntário há 17 anos na Fundação, enfatizou os temas ligados à felicidade, vida financeira saudável, harmonia entre família, amigos e felicidade proporcionada pelo trabalho. Ao final, os colaboradores ainda participaram de sorteio de brindes e mimos da instituição.

Gratidão

No dia 3 de maio, o HCM recebeu a visita da Imagem Peregrina de Nossa

Senhora de Nazaré, que emocionou pa-cientes, acompanhantes e colaboradores

do hospital. Os organizadores prepararam uma programação especial nesta décima

visita da imagem a Rio Preto. A imagem é a mesma utilizada no Círio de Nazaré, em Belém

do Pará, que atrai milhões em uma procissão no segundo domingo de outubro.

Atualmente o SHL conta com 440

colaboradores que atuam nos 3 turnos

Serviço de Higiene e Limpeza

Funfarme Notícias - Maio - 2019 17

Câncer de tireoide é predominante em mulheres

RHC

A tireoide é uma glândula, que está localizada na parte da frente do pescoço. Ela produz hormônios que regulam o seu metabolismo, ou seja, ela coor-dena todo o processo de arma-zenamento e de uso da energia pelo seu corpo. Quando as cé-lulas desta glândula começam a crescer desordenadamente e a formar nódulos, considera-se um câncer de tireoide.

Como é feito o diagnóstico

Distribuição por gênero

na Fundação

Tipos e característica do câncer de tireoide

Traqueia

TireoideA maneira mais confiável

de diagnosticar o câncer de tireoide é através da aspiração do nódulo com uma agulha fina, que inserida no nódulo retira células ou fluidos do nódulo que são analisadas ao mi-croscópio.

CausasNão se tem uma causa exata, mas

as pessoas com os fatores de risco acima são mais vulneráveis.

Fatores de riscoOs fatores de risco abaixo

podem levar ao aparecimen-to de um tumor na tireoide. No entanto, não são determi-nantes para a doença. Alguns pacientes podem não ter ne-nhum destes fatores e, ainda assim, desenvolver um câncer na glândula.• Ter passado por tratamento com radiação para a cabeça, pescoço ou tórax • História familiar de câncer de tireoide • Idade superior a 40 anos

Do total de 560 pacientes atendidos

em 5 anos...

Papilífero: é o tipo mais comum e representa 80% dos casos. Geralmente cres-ce muito lentamente e muitas vezes se espalha para os gânglios linfáticos do pescoço. É raro espalhar para os pulmões ou ossos. Atinge as mulheres duas vezes mais que os homens e pode ocorrer em pessoas com idade de 30 a 50 anos.86% dos casos de câncer de tireoide tratados na Fundação são deste tipo.

Medular: é bastante incomum, abarcando menos de 5 % dos casos. Quando não se espalha para além da tireoide, os pacientes têm enormes chances de sobreviver. Quando a doença atinge outros órgãos, as chances diminuem em mais de 60%. Este tipo pode ocorrer repetidamente em membros da mesma família e requer uma avaliação cuidadosa para determinar se outros membros da família estão em risco. 0,5% dos casos de câncer de tireoide tratados na Fundação são deste tipo.

Folicular: é o segundo tipo mais comum, englobando cerca de 10 a 15% dos casos. Raramente se espalha para linfonodos e pode migrar para os pulmões ou ossos. Afeta duas vezes mais as mulheres que aos homens e a idade do paciente típico é de 40 a 60 anos. Se o tumor for detectado ainda pequeno e restrito à tireoide, a taxa de cura total é alta em pacientes jovens.8% dos casos de câncer de tireoide tratados na Fundação são deste tipo.

Anaplásico: é a forma mais rara, chegando a cerca de 1 a 2% dos casos, e o mais agressivo. É comum retornar após o tratamento e a expectativa de vida não é muito alta. Afeta mais homens do que mulheres, é muito raro em pessoas jovens e na maioria dos casos ocorre em pessoas com mais de 65 anos. 1% dos casos de câncer de tireoide tratados na Fundação são deste tipo.

18%

82%

Funfarme Notícias - Maio - 201918

Como melhorar sua leitura

A leitura é importante para melhorar diversos aspectos de nossas vidas, além de ser um passatempo bastante provei-toso e divertido. É por meio dela que po-demos percorrer por literaturas, roman-ces, biografias ou até mesmo crônicas. Ler é uma habilidade enriquecedora e, como qualquer habilidade, requer tem-po e prática para que seja dominada. Confira algumas dicas para se tornar um leitor aplicado.

Tenha sempre um livro em mãos Todos nós temos um tempinho vago

durante o dia e, ao invés de pegarmos o celular e passar um bom tempo nave-gando em vão, poderíamos ler algumas página de um livro. Ao longo de um ano, você terá lido muitos livros.

Se coloque uma metaDesafie-se a ler um número fixo de

páginas todos os dias, enquanto não atingir a meta, não se dê por vencido. Isso fará a maior diferença em suas ha-bilidades de leitura.

Leia livros famososUm best-seller só é muito vendido

por um motivo: o público adora. Nor-malmente, eles agradam muita gente porque são tramas mais envolventes, ou até com a linguagem fácil e diverti-da. Livros que são adaptações de filmes, séries ou até mesmo os clássicos, cos-

tumam dar um incentivo extra como por exemplo: Um Amor Para Recordar (Nicholas Sparks), Guerra dos tronos (George R. R. Martin), ou clássicos como Ensaio sobre a cegueira (José Sarama-go), todos estes podem ser retirados na Biblioteca Funfarme.

Agradecimentos Reconhecimento à qualidade do profissional da Funfarme

Como profissional de saúde já te-nho um olhar especial aos técnicos da área, porém o que encontrei na equipe técnica de enfermagem, me-dicina, limpeza e copa foi muito além do que apenas a missão desempe-nhada, encontrei acolhimento, amor, dedicação e humanização. Agradeço cada gesto, cada procedimento reali-zado, cada palavra de carinho.

Não tenho nada a reclamar, apenas elogiar. Ficamos no hospital por 21 dias e a todo momento fui bem aten-dida e sempre que precisei de uma atenção especial médicos e enfer-meiras estavam de prontidão. Sou muito grata a todos da equipe de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica.

Elisabete Reis – Rio Preto Lorena Bettina Souza Prudencio - Rio Preto

Gostaria de agradecer enfermeiros e médicos da UTI do 5ª andar do SUS, por toda a equipe que cuidou da mi-nha mãe Antônia Aparecida. Agrade-ço a Deus por ela ter ido para ao HB de Rio Preto pela competência dos médicos, enfermeiros e estrutura em geral muito boa. Mesmo longe de minha família me senti acolhida por todos.

Luciana Ameri - Rio Preto

Cultura

Funfarme Notícias - Maio - 2019 19

Espaço ASFF

@asffoficialfacebook.com/asff.funfarmeefamerp

Acompanhem nossas redes sociais e fiquem por dentro das novidades!

(17) 99631-3380Envie uma mensagem para

e fique por dentro de tudo o que acontece na ASFF

Associados ASFF têm desconto no Salão de Beleza Stylu´s Hair, instalado no Clube da ASFF!

ANUNCIOS

SALÃO DE BELEZA ASFF

Ateliê Criativo, Cursos, Presentes - 98802-9961

Loja físicaAvenida Anisio Hadad 3301-4950

Centro Acadêmico Famerp 98162-3129/ 99704-7664

Procedimentos estéticos ao seu alcance no bairro Higienópolis 98225-2024

Doenças de Notificação Compulsória! - NOTIFIQUE NHE/FUNFARME - Ramais do NHE/HB – 1380 e 1837. Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00. À noite, nos finais de semana e feriados, no NHE ou no telefone do plantão do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de SP (17) 3227-8814.

DENGUE:O problema é de todos, e a solução também

*Dados provisórios, investigações em andamento, levantamento até dia 13/05/2019 - **SRAG(Síndrome Respiratória Aguda Grave) - Not.(notificados) Conf.(confirmados) - Dengue e influenza até 13/05/2019

Funfarme Notícias - Maio - 201920

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes ae-gypti. Existem quatro sorotipos do vírus em circulação no país, sendo eles: DENV 1, 2, 3 e 4.

Após picar uma pessoa infectada, a fêmea do mosquito pode trans-mitir o vírus para outras pessoas, não sendo transmissível de pessoa a pessoa. O período de incubação no homem varia de 4 a 10 dias, sendo em média de 5 a 6 dias.

SINTOMAS: A infecção pode ser sem sintomas, leve ou causar do-ença grave, levando à morte. A primeira manifestação é febre alta, de início repentino, que dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de ca-beça, dores no corpo, articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e coceira na pele.

A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Os óbitos podem ser evitados e dependem, na maioria das vezes, da qualidade da as-sistência prestada.

TRATAMENTO: Não existe tratamento específico, sendo apenas para aliviar os sintomas. É importante procurar um serviço de saúde no início dos sintomas, ingerir bastante líquido e não tomar medica-mentos por conta própria.

PREVENÇÃO: A forma de prevenção mais eficaz é combater o mos-quito, mantendo o domicílio sempre limpo e eliminando possíveis criadouros. Repelentes e inseticidas também podem ser utilizados. Existe apenas uma vacina contra dengue registrada na Anvisa, que não está disponível na rede pública.

Referências: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde– Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Tabela 2. Doenças e Agravos de Notificação Compulsória, notificados na FUNFARME no ano de 2018 e de janeiro a abril de 2019

NHE