15 jun 2012

4
NÚMERO 21 DATA 16/06/2012 ANO I

Upload: asscom-clipping

Post on 24-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Clipping CAOMA Eletrônico

TRANSCRIPT

NÚMERO

21

DATA

16/06/2012

ANO

I

o tempo - p. 25 - 15.06.2012

CoNt.,.. o tempo - p. 25 - 15.06.2012

eStADo De mINAS - p. 21 - 15.06.2012

Rio de Janeiro. O Ministério da Saúde quer aumentar o número de doadores regulares de san-gue no país dos atuais 2% da população para 3%, patamar recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para isso, a ideia é aproveitar as ferramentas das redes sociais para cadastrar po-tenciais doadores e direcionar essas pessoas aos hemocentros mais próximos.

De acordo com o ministro Alexandre Pa-dilha, o banco virtual criado pelo ministério no Facebook, em novembro de 2011, já conta com mais de 7.000 doadores voluntários e o objetivo é dobrar esse número, alcançando 15 mil até o fim do ano. “Vamos conectar esse banco virtual com cada hemocentro do país, que poderá fazer uma busca ativa dos doadores cadastrados. Quando seus estoques estiverem reduzindo, o hemocentro pode mandar mensagem aos doadores para que eles venham doar sangue naquela cidade, naquele Estado”, explicou Padilha ontem, no Rio de Ja-neiro, após doar sangue no Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio).

O ato marcou o Dia Mundial do Doador Voluntário, criado pela Organização Mundial da Saúde, que esta ano escolheu como tema “Todo

doador de sangue é um heroi”.O ministro destacou que o Brasil conta com

36 polos de hemocentros e mais de 300 hemocen-tros públicos. Ele também ressaltou que os meses de junho e julho são considerados os mais críti-cos em relação aos estoques de sangue, quando são registradas reduções de até 25% nas doações. “São meses de férias, de inverno e de chuva em várias regiões. Nossas campanhas em locais aber-tos também ficam comprometidas”, explicou. Padilha acrescentou que o procedimento é total-mente seguro tanto para os doadores quanto para quem recebe sangue.

Belo Horizonte. Na capital mineira, quem compareceu ontem à Fundação Hemominas foi recebido com música e festa. No posto de cole-ta de sangue da instituição, na alameda Ezequial Dias, o artista gospel Regis Danese causou emo-ção quando cantou para os doadores de sangue. “Hoje eu vivo uma situação que eu preciso de vo-cês, doadores. Minha filha faz tratamento de leu-cemia e necessita receber plaquetas. Estou aqui para incentivar a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Vocês estão salvando vidas”, disse emocionado.

SAÚDe

Brasil usa rede social para atrair doador de sanguePostos vão poder convocar doadores cadastrados por meio de mensagens

o tempo – oN LINe – 15.06.2012