user experience

20
Trabalho de IHM Paracambi,RJ 2014 FACULDADE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - FAETERJ CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Upload: gabriela-fernandes

Post on 18-Dec-2014

105 views

Category:

Design


0 download

DESCRIPTION

USER EXPERIENCE PARA DESIGN E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

TRANSCRIPT

Page 1: User experience

Trabalho de IHM

Paracambi,RJ

2014

FACULDADE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DORIO DE JANEIRO - FAETERJ

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Page 2: User experience

Alunas: Luana Alves Gabriela Fernandes Vivian

Professor: Mariano Almeida

Sistema de Informação

Page 3: User experience

User Experience: desenvolvendo para usuários e não para

máquinas.

Page 4: User experience

Desde da década de 70, quando secomeçou a falar de “ComputaçãoUbíqua” até aos dias de hoje, ainda nãoexiste um consenso alargado acerca dadefinição de “User Experience“.

O que é User Experience ?

Page 5: User experience

“A faculdade perceptiva e respostas de um individuo resultante da utilização e/ou antecipação da utilização de um determinado produto, sistema ou serviço”

Atualmente e segundo o standard ISO 9241-210 de 2010, User Experience é:

Page 6: User experience

Não, segundo o mesmo standard, Usabilidade é:

“A medida em que um sistema, produto ou serviço pode ser utilizado por um determinado tipo de utilizador na concretização de determinados objetivos, com eficácia, eficiência e satisfação num determinado contexto de utilização”

Mais isso não é a definição de usabilidade?

Page 7: User experience

Podemos caracterizar graficamente ambas as definições da seguinte forma:

User Experience x Usabilidade

Page 8: User experience

Usabilidade está contida na Experiência do Usuário. Mas não o inverso. É a Usabilidade quem vai garantir que um produto ou serviço seja relativamente fácil de usar , mas ela sozinha não garante o sucesso de um produto. Se ele não for usável, útil e desejável ao mesmo tempo, é pouco provável que as pessoas o utilizarão mais de uma vez.

User Experience x Usabilidade

Page 9: User experience

O escopo da User Experience é mais abrangenteAmbas se referem a uma medida durante e após a

utilização de um produto,sistema ou serviço, no entanto,nem sempre um produto é usável e tem uma boa User Experience . Enquanto a Usabilidade se preocupa com a simplicidade durante o uso de determinado produto, a User Experience abrange também o “antes”, “durante” e o “depois”. Analisemos um exemplo:

 

User Experience x Usabilidade

Page 10: User experience

No ano de 2005 a Motorola desenvolveu um gadget que tinha ótimos componentes,tecnologia de ponta,designer de

sucesso e ligação ao “Market” Itunes da Apple. Então como se justifica que 2 anos depois, o IPhone tenha rapidamente conquistado a grande maioria do mercado, contribuindo para o insucesso do ROKR apesar dos 2 anos de vantagem?

 Motorola ROKR E1 ITunes Phone (2005)

Page 11: User experience

Uma das razões apontadas é simples: os utilizadores tinham uma melhor “User Experience” no IPhone quando comparada com outros modelos existentes no mercado.

Motorola ROKR E1 ITunes Phone (2005)

Page 12: User experience

Projetar User Experience é focar o projeto no usuário, e saber conciliar sua satisfação com os objetivos do produto.

O maior princípio de um UX é o desenvolvimento de produtos com foco no usuário, seja o usuário iniciante ou de nível avançado, todos são envolvidos e estudados ao se criar um projeto. O produto deve agradar os olhos, mas não distrair o usuário do conteúdo e sempre cumprir as funções as quais se propõe.

Profissional na área de UX

Page 13: User experience

A área de UX possui intersecções com todas as outras áreas,

incluindo Arquitetura,Arquitetura da Informação, Design

Gráfico, Design Industrial,Design de Interação,Design

Visual,

Front-end, Back-end e Conteúdo e Interação Ser

Humando Computador.

“O trabalho de UX (User Experience) é a arte de projetar um

produto de modo que seja fácil de usar, para que assim ele se

encaixe na expectativa do usuário e atenda os objetivos de

negócio”, WEINSCHENK

Profissional de UX

Page 14: User experience

Os arquitetos de informação são responsáveis por organizar o conteúdo do produto e projetar suas funcionalidades de acordo com o perfil dos usuários, requisitos do projeto e valores de negócio.

O resultado disso são wireframes, protótipos e documentação. Esta área envolve disciplinas como comunicação, marketing, biblioteconomia e design.

Arquitetura de Informação

Page 15: User experience

Os designers gráficos são responsáveis por definir e propagar os valores e a missão do produto através de uma identidade visual consistente e uma direção de arte adequada.

Eles também garantem a legibilidade da informação e complementam a experiência do usuário por meio de aspectos visuais (cores, texturas, proporções) agradáveis e coerentes.

O resultado disso são layouts consistentes, compatíveis com o projeto, que auxiliam na leitura e compreensão das mensagens, e melhoram a experiência do usuário.

DESIGN GRÁFICO

Page 16: User experience

Os desenvolvedores de front-end são responsáveis por transformar os layouts e a experiência arquitetada em um código interpretável pelos navegadores.

O resultado disso são documentos HTML semânticos, folhas de estilo (CSS) que representam o layout de maneira correta, código JavaScript que melhora a experiência do usuário, e o carregamento otimizado de páginas consumindo menos a conexão do usuário.

FRONT-END

Page 17: User experience

Os designers de User Experience são responsáveis por entender os requistos do usuário, suas reais necessidades, expectativas e reações. Eles concentram esforços para proporcionar uma boa experiência, segurança nas ações, sentimentos de realização, e promover uma maior proximidade entre o produto e o usuário. 

O resultado disso são maior fidelidade, interações e navegação melhores, melhor comunicação, escolha correta de features e feedback a todas as áreas do projeto.

Designers de User Experience 

Page 18: User experience

Atualmente, existe a necessidade de que os softwares se apresentem de forma simples e intuitiva, para que uma pessoa que tenha habilidades e experiências comuns possa usufruir deles sem que se sinta frustrada.

O processo de experiência do usuário deve ser levado em consideração ao se desenvolver um projeto, tendo como objetivo entender as necessidades do usuário e transformar a experiência dele, ao utilizar um produto, em um momento impactante.

User Experience UX: Ajudando no desenvolvimento de Software

Page 19: User experience

As falhas dos softwares na maioria das vezes poderiam ser previstas e evitadas, porém, a maioria das organizações não vê a prevenção como uma necessidade ou uma questão de urgência.

Segundo o artigo Why Software Fails (Por que o Software Falha), de autoria do IEEE, entre as 12 principais razões que fazem com que ocorram falhas nos projetos, três estão diretamente relacionadas a um trabalho falho e com a experiência do usuário, são elas:

Requisitos mal definidos; Péssima comunicação entre clientes, desenvolvedores e usuários;

Política de prevenção falha.

Falhas dos softwares

Page 20: User experience

CHARETTE, R.N.; Why Software Fails. IEEE. Disponívelem http://spectrum.ieee.org/computing/software/why-software-fails. 2005.

KRUG, S.; Não me Faça Pensar. Alta Books, Segunda Edição, Rio de Janeiro, 2008.

WEINSCHENK, S.; The ROI of User Experience. Human Factors International (HFI). Disponível em http://www.humanfactors.com/video/roi_ux.asp.

SAFFER, D.; The disciplines of user experience. Disponível em http://oxox.co.uk/css3/.

NORMAN, D.A.; The Design Of Everyday Things. Perseus Books Group, Illinois, 2002, p. 189.

Referências