trabalho de met. artes [o universo da arte no cotidiano]

10
CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM CHARLIES GELÚZIO APARACIDO MARCELINO PONCIANO O UNIVERSO DA ARTE NO COTIDIANO

Upload: charlies-ponciano

Post on 30-Jun-2015

918 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho de met. artes [o universo da arte no cotidiano]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

CHARLIES GELÚZIO APARACIDO MARCELINO PONCIANO

O UNIVERSO DA ARTE NO COTIDIANO

Lins - SP

2011

Page 2: Trabalho de met. artes [o universo da arte no cotidiano]

CHARLIES GELÚZIO APARECIDO MARCELINO PONCIANO

O UNIVERSO DA ARTE NO COTIDIANO

Trabalho de Conclusão de disciplina do Curso de Pedagogia apresentado ao Centro Universitário Católico Salesiano “Auxilium” – Lins, como exigência para obtenção do título de Pedagogo, sob a orientação da Profª. M. Paulo Sérgio Fernandes.

Lins - SP

2011

Page 3: Trabalho de met. artes [o universo da arte no cotidiano]
Page 4: Trabalho de met. artes [o universo da arte no cotidiano]

Pintura e Música – em sala de aula

Migrantes x Metrópoles: O sonho de Crescer

Pedro PedreiroChico Buarque

Pedro pedreiro penseiro esperando o tremManhã parece, carece de esperar tambémPara o bem de quem tem bem de quem não tem vintémPedro pedreiro fica assim pensandoAssim pensando o tempo passa e a gente vai ficando prá trás

Esperando, esperando, esperandoEsperando o sol, esperando o tremEsperando aumento desde o ano passado para o mês que vemPedro pedreiro penseiro esperando o tremManhã parece, carece de esperar tambémPara o bem de quem tem bem de quem não tem vintémPedro pedreiro espera o carnavalE a sorte grande do bilhete pela federal todo mês

Esperando, esperando, esperando, esperando o solEsperando o trem, esperando aumento para o mês que vemEsperando a festa, esperando a sorteE a mulher de Pedro, esperando um filho prá esperar tambémPedro pedreiro penseiro esperando o tremManhã parece, carece de esperar tambémPara o bem de quem tem bem de quem não tem vintém

Pedro pedreiro tá esperando a morteOu esperando o dia de voltar pro NortePedro não sabe mas talvez no fundo Espere alguma coisa mais linda que o mundoMaior do que o mar, mas prá que sonhar se dáO desespero de esperar demaisPedro pedreiro quer voltar atrásQuer ser pedreiro pobre e nada mais, sem ficar

Esperando, esperando, esperandoEsperando o sol, esperando o tremEsperando aumento para o mês que vemEsperando um filho prá esperar tambémEsperando a festa, esperando a sorteEsperando a morte, esperando o NorteEsperando o dia de esperar ninguémEsperando enfim, nada mais além

Da esperança aflita, bendita, infinita do apito de um trem

Page 5: Trabalho de met. artes [o universo da arte no cotidiano]

Pedro pedreiro pedreiro esperandoPedro pedreiro pedreiro esperandoPedro pedreiro pedreiro esperando o trem

Que já vemQue já vemQue já vemQue já vemQue já vemQue já vem

OperáriosTarsila do Amaral

Proposta de Trabalho:Trabalhar a diversidade cultural das grandes cidades brasileira, a questão da

migração das regiões Norte/Nordeste para a Sul/Suldeste, o desenvolvimento sem planejamento das nossas metrópoles e as dificuldades vivenciada pela maioria dos brasileiros.

Realizar paródia da música e releitura da obra de artes.Criar um paralelo da época dos autores e com a dos educandos.

Page 6: Trabalho de met. artes [o universo da arte no cotidiano]

Poesia: GazetilhaÁlvaro de Campos (Fernando Pessoa)

Dos LLOYD GEORGES da BabilôniaNão reza a história nada.Dos Briands da Assíria ou do Egito,Dos Trotskys de qualquer colôniaGrega ou romana já passada,O nome é morto, inda que escrito.

Só o parvo dum poeta, ou um loucoQue fazia filosofia,Ou um geômetra maduro,Sobrevive a esse tanto poucoQue está lá para trás no escuroE nem a história já historia.

Ó grandes homens do Momento!Ó grandes glórias a ferverDe quem a obscuridade foge!Aproveitem sem pensamento!Tratem da fama e do comer,Que amanhã é dos loucos de hoje!

Obra de Arte: A Liberdade Guia o Povo

Autor: Eugene DelacroixAno: 1830Local: Mouse do Louvre, Paris-FrançaTipo: Pintura óleo sobre telaAtividades:

Abordar a importância que a história tem em constituir forças de poder políticos e econômicos, comparar com os fatos contemporâneos aonde cada ser histórico é responsável por criar e contar sua história ou ainda se preferir pode omiti-la, fazendo sua história desintegrar-se consigo.

Fazer uma releitura comparando a poesia e a pintura com os movimentos revolucionários no Brasil e resto do mundo por um planeta melhor.

Page 7: Trabalho de met. artes [o universo da arte no cotidiano]

Levar jornais e revistas contemporâneas para se comparar os fatos destacados na pintura e na poesia com os acontecimentos; criação de um mural que destaque a participe de cada aluno na história do seu país, estado, município, bairro e até mesmo na escola.

Produzir novos textos iconográficos e poéticos e relacioná-los com o cotidiano de cada aluno.

Analisar o filme Uma Noite no Museu e comentar quais fatos por eles conhecidos.

Page 8: Trabalho de met. artes [o universo da arte no cotidiano]

Pintura em sala de aula

A Arte no Brasil: Revelações do Mundo Socioeconômico brasileiroTrabalhar com artistas brasileiros, como Tarsila de Amaral e Candido Portinari

é de suma importância para mostrar que há muitos talentos nacionais que retratam o Brasil em suas épocas e o desenvolvimento das culturas e sociedade de cada período.

Neste plano de aula é importante destacar de Portinari – Colheita de Café – e de Tarsila – Operários, que demonstram o desenvolvimento econômico e social do Brasil. No quadro de Portinari retrata-se a figura do Brasil voltado para a economia agrícola e um Brasil ruralista. Já Tarsila, retrata o início do desenvolvimento da cidade brasileira, que de forma desorganizada incha a sua população a partir do êxodo rural e ganham novas formas com os “arranha-céus” que caracterizam as grandes cidades da época (e até os dias atuais).

ATIVIDADES

Conflitar a figura do campo e da cidade das épocas em que foram retratados pelos pintores e comparar com a situação que cada um vive.

Realizar entrevista em grupos com trabalhadores do campo e da cidade e fazer uma releitura das pinturas a partir da realidade demonstrada pelos entrevistados.

Montar um painel com as releituras e selecionar artigos de comentários dos artistas em destaque.

Visitar (se possível) a casa de Candido Portinari e seu acervo na cidade de Brodósqui.

Confeccionar quadros ou ilustrações para exposição aos colegas de escolas, pais e outros integrantes da comunidade escolar.

IMAGEM O1

TÍTULO: Operários

AUTOR: Tarsila do Amaral

ANO: 1933

IMAGEM 02

Page 9: Trabalho de met. artes [o universo da arte no cotidiano]

TÍTULO: Colheita de Café

AUTOR: Candido Portinari

ANO: 1958