trabalho de logistica

8
FACULDADE PITÁGORAS Engenharia Civil ALLISON LEAL PENICHE CLAUDINÉIA RAMOS GABRIEL R. CANDEIRA JORDANIA DE ANDRADE JOSÉ RAFAEL GONÇALVES MORAES SISTEMA DE TRANSPORTE INTELIGENTE – (STI) USADO EM VEÍCULOS PARTICULARES LEVES E/OU PESADOS SISTEMAS AVANÇADOS DE CONTROLE VEICULAR - AVCS

Upload: allison-peniche

Post on 10-Dec-2015

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

engenharia civil

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho de Logistica

FACULDADE PITÁGORAS

Engenharia Civil

ALLISON LEAL PENICHE

CLAUDINÉIA RAMOS

GABRIEL R. CANDEIRA

JORDANIA DE ANDRADE

JOSÉ RAFAEL GONÇALVES MORAES

SISTEMA DE TRANSPORTE INTELIGENTE – (STI) USADO EM VEÍCULOS PARTICULARES LEVES E/OU PESADOS

SISTEMAS AVANÇADOS DE CONTROLE VEICULAR - AVCS

São Luís

2015

Page 2: Trabalho de Logistica

ALLISON LEAL PENICHE

CLAUDINÉIA RAMOS

GABRIEL R. CANDEIRA

JORDANIA DE ANDRADE

JOSÉ RAFAEL GONÇALVES MORAES

SISTEMA DE TRANSPORTE INTELIGENTE – (STI) USADO EM VEÍCULOS PARTICULARES LEVES E/OU PESADOS

SISTEMAS AVANÇADOS DE CONTROLE VEICULAR - AVCSTrabalho apresentado à disciplina

LOGISTICA E TRANSPORTE, como requisito para obtenção da segunda

nota parcial.Orientador: Álvaro Neto

São Luís2015

Page 3: Trabalho de Logistica

1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos a economia mundial e a economia brasileira têm sofrido mudanças importantes. E um setor que tem impacto direto nisso é o setor de transportes. O estudo dos entraves desse setor às exportações do Brasil tem como objetivo evidenciar a importância da infraestrutura de transportes para o desenvolvimento do país.

Este trabalho mostra uma visão ampla dos entraves às exportações, mobilidade urbana e outros. Principalmente na infraestrutura de transportes, que atualmente apresenta uma matriz totalmente distorcida do que é recomendado, predominando o transporte rodoviário com cerca de 60% de tudo que é transportado no Brasil, acarretando no custo país, tornando o menos competitivo no mercado internacional que com o estudo realizado chegou-se a conclusão de que é extremamente necessário maiores investimento no sistema de transportes, proporcionando manutenção às rodovias, restaurando as ferrovias, investimento na criação de vias navegáveis e principalmente a elaboração e implantação de STI’s (Sistemas de Transporte Inteligentes) que se destacam na atualidade com sua potencial precisão e diminuição de acidentes e quaisquer transtornos.

2. SISTEMA DE TRANSPORTE INTELIGENTE

A automação dos sistemas de transportes e dos sistemas de informação aos usuários vem passando por uma rápida evolução nos últimos tempos, em decorrência do avanço tecnológico dos equipamentos eletrônicos e de comunicação e informação. A aplicação destas tecnologias em transportes vem sendo conduzida dentro de programas mundialmente conhecidos por STI da sigla inglesa ITS – Intelligent Transportation Systems. Segundo o Texas Transportation Institute. (1996), os STI’s integram “programas que envolvem aplicações e interação de um grupo de tecnologias avançadas destinadas a fazer os sistemas de transporte operarem com mais eficiência e segurança”.

Os Sistemas Inteligentes utilizam tecnologias de processamento de informação e comunicação, sensoriamento, navegação e tecnologia de controle aplicados à melhoria do gerenciamento e operação dos sistemas de transportes, à melhoria da eficiência no uso das vias, à melhoria no uso das vias, à melhoria da segurança viária, ao aumento da mobilidade, à redução dos custos sociais, através de redução de tempos de espera e tempos perdidos e dos impactos ambientais (Kanninen, 1996; Ribeiro, 1996). De uma maneira geral, os STI’s devem promover

Page 4: Trabalho de Logistica

uma ligação inteligente entre os usuários dos sistemas de transporte, os veículos e a infraestrutura.

2.1 CATEGORIAS DOS STI’s

Os Sistemas Inteligentes de Transportes (STI) empregam diferentes tecnologias avançadas nos vários setores do transporte. Segundo Jasen (1996), os STI podem ser categorizados em:

Sistemas Avançados de Transporte Publico (APTS)

Sistemas Avançados de Gerenciamento de Tráfego (ATMS)

Sistemas Avançados de Informação a Viajante (ATIS)

Operação de Veículos Comercias (CVO)

Sistemas Avançados de Controle Veicular (AVCS)

Coleta Eletrônica de Pedágio (ETC)

Tendo em vista que o interesse do trabalho está na aplicação de tecnologias avançadas em veículos particulares leves e/ou pesados (APTS), onde a mesma garante melhoria na segurança viária permitindo que os veículos auxiliem os motoristas (veículos inteligentes). Os veículos serão equipados com tecnologias que permitirão monitorar as condições de dirigibilidade e tomar medidas necessárias para evitarem acidentes. Serão descritos a seguir a aplicação e resultados desse programa de STI’s.

3. STI - Sistemas Avançado de Controle Veicular (AVCS)

Pesquisadores da indústria automobilística e médicos trabalham em vários projetos que buscam novas tecnologias para reduzir acidentes de carros e torná-los menos fatais. Mais de 1 milhão de pessoas morrem em acidentes de carro a cada ano no mundo. Na maior parte das vezes, segundo pesquisadores, erros de julgamento do motorista são as principais causas de acidentes.

Para tentar evitá-los, cientistas e engenheiros ligados a grandes montadoras estão desenvolvendo tecnologias que ajudem a reduzir o número de colisões. Novos protótipos trazem sistemas que preveem e corrigem problemas causados por más condições de tempo e por erros do motorista. Outros programas e dispositivos permitem minimizar danos provocados aos passageiros e ajudam a tornar o

Page 5: Trabalho de Logistica

atendimento médico mais ágil e eficiente. Conheça alguns dos projetos em desenvolvimento.

3.1 Frenagem Inteligente

Na pista de testes da empresa Volvo, na Suécia, o cientista Erik Coelingh testa uma tecnologia de frenagem automática para garantir que os carros parem quando detectam a aproximação de outro veículo pela frente ou pelos lados.

"O carro tem um sistema de sensores que tenta detectar onde estão os objetos ao redor dele. Há um GPS e um sensor no teto que permite medir a localização de outros veículos", explica. Ele diz que os testes preliminares obtiveram bons resultados. Dentro do carro com a tecnologia de frenagem automática, Coelingh pisou no acelerador, mas parou na pista antes de atingir o veículo inflável usado para a experiência. O pesquisador diz ter objetivos ambiciosos para a pesquisa que está conduzindo. "Acreditamos que acidentes não são inevitáveis."

"Temos uma visão de que no futuro não haverá mais colisões, nem mais acidentes fatais com veículos", conta.

3.2 Carro Que Prevê Ferimentos

O programa "Algoritmo de Urgência" (Urgency Algorithm, no original em inglês) ajuda o carro a alertar os centros de emergência de incidentes que coloquem os passageiros de qualquer veículo em perigo.

O projeto aproveita uma tecnologia de localização já disponível em milhares de veículos na América do Norte, que permite que o carro envie uma mensagem com sua localização a um destinatário escolhido.

O cirurgião de trauma do Jackson Memorial Hospital Jeff Augenstein, que coordena os testes do programa, explica que, instalado no computador do carro, ele também transmite informações detalhadas sobre as forças de colisão a que os passageiros foram expostos durante um acidente. "O programa reúne todos os dados que o carro fornece, como mudanças de velocidade, a velocidade com que o carro freou e qual foi o ângulo do primeiro impacto, e determina se a batida pode causar ferimentos mais sérios".

4. CONCLUSÃO

Page 6: Trabalho de Logistica

Os sistemas de transportes vêm se modernizando e implantando as mais avançadas tecnologias para facilitar a vida dos seus usuários. Com estes enfoques, foram criados diversos sistemas inteligentes integrados a programas de gerenciamento com os mais variados objetivos, que vão desde o auxílio na condução do veículo até o mais complexo sistema de monitoramento á distância.

Contudo, ainda não existe um ‘protocolo padrão’ para permitir uma integração entre diferentes tecnologias existentes. Os ITS estão focados na otimização e na eficiência dos sistemas de transportes, visando proporcionar o aumento de produtividade e do nível de segurança, a redução de congestionamentos através da busca por rotas otimizadas e a coleta de informações precisas e com elevado grau de confiabilidade.

5. BIBLIOGRAFIA

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=tecnologias-contra-acidentes-carro&id=010170110210#.VYxVkflViko

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=redes-veiculares-inteligentes&id=010170121102#.VYxFOPlViko

www.lume.ufrgs.com