sgs - monitorização da radiação

4
MONITORIZAÇÃO DA RADIAÇÃO GARANTA A SEGURANÇA E CONFORMIDADE NO SEU LOCAL DE TRABALHO E HABITAÇÃO

Upload: sgs-portugal

Post on 05-Jun-2015

197 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SGS -  Monitorização da Radiação

MONITORIZAÇÃO DA RADIAÇÃO GARANTA A SEGURANÇA E CONFORMIDADE NO SEU LOCAL DE TRABALHO E HABITAÇÃO

Page 2: SGS -  Monitorização da Radiação

RADIAÇÕES

Radiação é a propagação de energia através da matéria ou espaço.

• RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS NÃO IONIZANTES Dependendo da quantidade de energia emitida, uma radiação pode ser caracterizada como não ionizante ou ionizante. As radiações não ionizantes possuem relativamente baixa energia e abrangem uma variedade muito grande de fontes, tanto no local de trabalho, como nas habitações. No entanto, mesmo classificada como Radiação Não Ionizante, têm sido realizadas inúmeras pesquisas para a descoberta dos possíveis efeitos associados a estas radiações.

• RADIAÇÕES ÓTICAS ARTIFICIAIS NÃO COERENTES A radiação ótica é outra componente do espectro de frequências eletromagnéticas em relação à qual os olhos humanos são bastante sensíveis. Estas radiações são emitidas por uma grande variedade de fontes, nomeadamente, no domínio do ultravioleta e infravermelho. Este tipo de radiação pode ser produzida deliberadamente para utilização ou como uma consequência não intencional de um processo. Independentemente do seu intuito, é necessário controlar a exposição à mesma, conforme regulamentado.

QUÃO SEGURO É O SEU LOCAL DE TRABALHO?

É difícil pensar numa profissão que não implique, a dada altura, exposição à radiação gerada artificialmente.Independentemente se o trabalhador opera em ambiente interior ou exterior, está sujeito à exposição a radiação nos postos de trabalho através de dispositivos indicadores, soldagem, trabalhos a altas temperaturas, lâmpadas fluorescentes, monitores de computadores, candeeiros de secretária, fotocopiadoras, luz ultravioleta, iluminação no âmbito médico, projetores de imagem digitais, aquecedores radiantes a gás, etc. Todas estas são formas de radiação gerada artificialmente e, como tal, devem ser monitorizadas de modo a salvaguardar a integridade física dos trabalhadores.O resultado da exposição a este tipo de radiação pode provocar efeitos adversos, essencialmente ao nível da pele e dos olhos, sendo que, diferentes tipos de radiação podem provocar diferentes efeitos.

QUÃO SEGURA É A SUA HABITAÇÃO?

Nas últimas décadas, observou-se um aumento considerável de equipamentos emissores de radiação eletromagnéticas à nossa volta.Alguns dos equipamentos que emitem este tipo de radiações são, entre outros, antenas emissoras de rádio ou de redes moveis, telemóveis, dispositivos WI-FI e Bluetooth ou mesmo micro-ondas.Na sequência deste aumento de equipamentos emissores de radiação, têm sido realizadas inúmeras investigações para a descoberta dos possíveis efeitos associados às radiações não ionizantes. Assim, no âmbito da Organização Mundial de Saúde, foi criado, em 1996, o International Electromagnetic Fields (EMF) Project, com a finalidade de se estudarem os efeitos da exposição a estas radiações, assim como de se desenvolverem regras e linhas de conduta internacionais sobre os limites de exposição.

NÃO CORRA RISCOS!

NO LOCAL DE TRABALHOA saúde ocupacional é baseada na antecipação, reconhecimento, avaliação e controlo das condições de trabalho que podem causar doenças ou lesões aos trabalhadores.Assim, neste sentido, é necessário garantir que são assegurados os valores-limite de exposição relativamente à proteção da saúde e segurança dos trabalhadores, resultantes ou possivelmente resultantes, da exposição a estas radiações, durante o seu trabalho.A SGS está habilitada a realizar avaliação de riscos, medição/monitorização das radiações, identificando e analisando os níveis de exposição, apoiando assim a sua organização no cumprimento da legislação e na proteção dos seus trabalhadores. NOS EDIFÍCIOS QUE MAIS FREQUENTAQuer na nossa habitação, quer no nosso local de trabalho, entre outros locais, estamos rodeados de várias fontes de campos eletromagnéticos, nomeadamente as antenas de comunicações móveis, as antenas emissoras de rádio, os equipamentos médico-hospitalares, os telemóveis, os micro-ondas e televisores, entre outros.Assim, torna-se fundamental a monitorização dos níveis de exposição a radiações eletromagnéticas não ionizantes a que estamos sujeitos. A SGS é parceira dos seus clientes na medição dos níveis de radiação, contribuindo assim para uma maior qualidade de vida onde que quer que estejamos.

Uma vez que o efeito da exposição à radiação é cumulativo, é vital que a exposição à radiação seja monitorizada para garantir que os limites de exposição recomendados não são ultrapassados. O objetivo da SGS é fornecer soluções de proteção contra radiações − inovadoras, práticas e de baixo custo.Esta monitorização pode ser efetuada quer em locais de trabalho, quer nas nossas habitações.

Page 3: SGS -  Monitorização da Radiação

PORQUÊ A SGS?

Em Portugal desde 1922, a SGS desenvolve a sua intervenção baseando-se numa marca prestigiada e numa reputação de prestador de serviços de excelência. Este longo percurso conferiu-nos um conhecimento aprofundado das necessidades dos diferentes setores de atividade, oferecendo um leque de serviços completos e adaptados à realidade de cada empresa.Os nossos técnicos especializados garantem um apoio permanente e com abrangência nacional, incluindo Açores e Madeira. Apoiada pela rede mundial de Laboratórios SGS, a nossa equipa possui os recursos necessários para responder a qualquer solicitação. Trabalhar com a SGS significa: • Grande experiência e conhecimento

efetivo do setor alimentar; • Rede mundial de laboratórios

acreditados e partilha de know-how internacional;

• Reconhecimento mundial das Marcas SGS;

• Técnicos especializados com disponibilidade total;

• Acompanhamento e apoio técnico constantes;

• Atendimento personalizado e soluções idealizadas à medida da sua Organização;

• Procedimentos rápidos e eficientes, assegurando processos expeditos.

PARA MAIS INFORMAÇÕES CONTACTAR

SGS PORTUGAL T.: 707 200 747* F.: 707 200 329 E.: [email protected] * de seg. a sex. das 09h00 às 18h00

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

• Diretiva 2013/35/UE do Parlamento Europeu e do Conselho de 26 de Junho de 2013, que estabelece prescrições mínimas de segurança e saúde em matéria de exposição dos trabalhadores aos riscos devidos aos campos eletromagnéticos.

http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:2013:179:0001:0021:PT:PDF

• Lei N.º 25/2010 de 30 de Agosto de 2010, que estabelece as prescrições mínimas para a proteção dos trabalhadores contra os riscos para a saúde e a segurança devidos à exposição, durante o trabalho, a radiações ópticas de fontes artificiais, transpondo a Diretiva n.º 2006/25/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 5 de Abril;

• Portaria 1421/2004 de 23 de Novembro – Adopção de restrições básicas e fixação de níveis de referência relativos à exposição da população a campos electromagnéticos

http://www.dre.pt/pdf1s/2004/11/275B00/68346838.pdf

• Regulamento n.º 86/2007 - Procedimentos de monitorização e medição dos níveis de intensidade dos campos eletromagnéticos com origem em estações de radiocomunicações;

• ISCNIRP – Guidelines for limiting exposure to time-varying electric, magnetic and electromagnetic fields (Up to 300 Ghz).

http://dre.pt/2sdip/2007/05/098000000/1365013659.pdf

http://www.icnirp.de/documents/emfgdl.pdf

http://dre.pt/pdf1s/2010/08/16800/0377003782.pdf

WWW.SGS.PT

Page 4: SGS -  Monitorização da Radiação

WWW.SGS.COMWWW.SGS.PT

© S

GS

Por

tuga

l S.A

. – 2

014

– A

ll rig

hts

rese

rved

- S

GS

is a

reg

iste

red

trad

emar

k of

SG

S G

roup

Man

agem

ent

SA

ENVI

MP

022/

1 (2

014/

02/2

8)