revista conexão 80

44
Você merece um Faça uso da sua energia e coloque-a em todas as coisas. Deixe o mundo a sua volta mais iluminado. Isso garante a força necessária para seguir em frente e construir relações cada vez melhores. Una energias, forme conexões importantes e atraia boas vibrações. Assim, é possível conduzir a sua vida para um caminho muito mais feliz, fazendo de 2011 um ano brilhante.

Upload: larissa-borges

Post on 25-Mar-2016

255 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Revista Conexão. Desenvolvida na agência TAG Comunicação para distribuição interna na Elektro. Diagramação e projeto gráfico: Larissa Borges.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Conexão 80

V o c ê m e r e c e u m

Faça uso da sua energia e coloque-a

em todas as coisas.

Deixe o mundo a sua volta mais

iluminado. Isso garante a força

necessária para seguir em frente e

construir relações cada vez melhores.

Una energias, forme conexões

importantes e atraia boas vibrações.

Assim, é possível conduzir a sua vida

para um caminho

muito mais feliz, fazendo de 2011 um

ano brilhante.

Page 2: Revista Conexão 80

expe

dien

te

participeGostou da revista? Envie sua opinião, ideia e sugestão para a elaboração de matérias [email protected] com você para a revista car cada vez melhor. Participe!

A revista Conexão é uma publicação trimestral da Elektro Eletricidade e Serviços S.A., produzida pela Gerência de Comunicação Empresarial e Responsabilidade Social.

endereçoRua Ary Antenor de Souza, 321CEP 13053-024 – Campinas-SP

coordenaçãoBruno Moretti e Juliana Chimonechi

editoraAna Paula Barreto

jornalista responsávelAlessandra de FalcoMTb/SP 40.052

projeto gráfico eeditoraçãoLarissa Beltrame BorgesTAG Comunicação de TendênciaTel. 19 3294 4111

fotosArquivos ElektroiStock PhotosMelhor Imagem

tiragem4.000 exemplares

5 carta ao leitor

68

1012

Elektro nas escolas

comportamentopela vida

diretrizes de segurança

escola inclusiva

22

1420 sendi

energia e inovação

planoverão

sustenta-bilidade

corpora-tivo

Page 3: Revista Conexão 80

sum

ário

363840

abradee

voluntariado

fériase segurança

42 seu espaço

2824

3034

somando energias

dia do eletricista e do pro ssional de atendimento ao cliente

temporaise incêndios

pnq

colabora-dores

atuali-dade

Page 4: Revista Conexão 80

4

Page 5: Revista Conexão 80

5

carta ao leitor

Há exatamente seis anos, desenhei a imagem da Elektro no futuro. Nela, constavam apenas traços e ideias. A gura ainda não era clara, mesmo assim vocês não se intimidaram e aceitaram o desa o. Por isso, hoje, eu tenho muito orgulho em dizer que as nossas idealizações foram implementadas com sucesso. O seu comprometimento deu forma ao desenho - para mim, uma obra de arte! Mudamos o processo. Evoluímos tecnologicamente. Contratamos e treinamos mais de 800 pessoas - primarizamos. Um marco na história da Elektro.

Você contribuiu para essa

história de sucesso. Ao longo desses anos, quebramos barreiras e eliminamos as diferenças. Muitos pedidos e sugestões trazidos pelos colaboradores no Encontro Elektro foram aceitos e realizados. Um exemplo foi a necessidade de substituição de escadas por

(Abradee) e fomos além das fronteiras do setor: conquistamos o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) 2010. Agora, fazemos parte do grupo de empresas consideradas Classe Mundial.

Esses reconhecimentos

reforçam que estamos no caminho certo: ser a distribuidora de energia elétrica mais admirada do país. Mas, para isso, não podemos nos render à acomodação, ou seja,“sentar no sucesso”. Vamos aproveitar os dias de re exão para visualizar o que pretendemos desta companhia para os próximos anos. Este é apenas o início. Vamos manter a melhoria contínua na nossa gestão.

Desejo a você e a sua família

um próspero Ano Novo.

cestas aéreas. E também abrir as portas da organização para as nossas famílias. Ao longo de dois meses recebemos mais de 2 mil participantes que visitaram as instalações da Sede Corporativa, da Central de Atendimento ao Cliente e das Regiões. Receber a sua família foi um momento especial para nós.

Não posso deixar de lembrar que o nosso valor número um permaneceu em foco em 2010. O programa Comportamento pela Vida foi consolidado com 100% de participação dos gestores. É a busca pela meta zero acidente. Estamos muito próximos de alcançá-la.

2010 vai ser mesmo um ano

inesquecível. Juntos, recebemos o título de Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do País pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica

2010:ano de desafios,

superação e inovação

Carlos Ferreira (segundo da esquerda para a direita) entre colaboradores da Elektro

Page 6: Revista Conexão 80

6

sustenta-bilidade

No próximo ano, o Projeto Elektro nas Escolas, cujo objetivo é orientar alunos e capacitar professores sobre o uso seguro e e ciente da energia elétrica, terá mais uma Estação Móvel de Ensino para atender às cidades da área de concessão da Elektro. Seu atendimento será ampliado de 20 para 30 municípios, 375 escolas e 120 mil alunos por ano. Esta edição da revista Conexão destaca mais este projeto do Programa de E ciência Energética junto à Aneel, desenvolvido pela Diretoria Comercial e de Suprimento de Energia da Elektro.

Antes do início do período letivo, os Consultores Institucionais da Elektro indicam as escolas

como experimentos sobre energia, apresentação de vídeo com os caminhos da energia, jogo dos sete erros, com o objetivo de conscientizá-las sobre a importância de evitar o desperdício. Dentro de cada Estação está o Laboratório de E ciência Energética, onde os estudantes aprendem mais sobre a história da eletricidade.

Cada criança recebe um gibi sobre como a energia chega a suas casas, como economizá-la e como evitar acidentes, além de uma revista sobre a história da energia. As escolas também recebem um kit com o material didático, desenvolvido pelo Procel/Eletrobrás, Ministério de Minas e Energia e Ministério da Educação,

do Ensino Estadual e Municipal e, a partir daí, são realizadas reuniões com os diretores para incentivarem professores a aderirem à capacitação. Na sequência, instrutores do projeto oferecem cursos sobre o uso correto e e ciente de energia. Os professores são os multiplicadores nas escolas públicas a partir dos livros doados pela Elektro e das experiências realizadas nas Estações Móveis de Ensino, que são caminhões médios adaptados.

Essas Estações percorrem as escolas e os monitores desenvolvem atividades práticas e lúdicas com as crianças,

amplia atendimento

projeto Elektro nas escolas

para 2011

Page 7: Revista Conexão 80

7

e cientização energética da Elektro

municípios, 830 mil alunos e

mais de 320 mil livros doados

R$ 5,5 milhões

No total, participaram 9274

para bibliotecas, além de 196

desde 2000, foram contabilizados

professores e foram investidos

1326 escolas atendidas.

Evandro Romanini

com ilustrações do Ziraldo. E ainda, toda quarta-feira, após às 19h, os voluntários apresentam um lme para as crianças no pátio da escola onde o projeto ocorre.

A Elektro ainda disponibiliza um portal educacional: www.elektro.com.br/elektronasescolas para a troca de informações entre professores e alunos, no qual as crianças fazem pesquisas escolares, se divertem com jogos e acessam uma enciclopédia on-line sobre energia, o cronograma do projeto, fotos dos eventos, blogs, links interessantes, a história da energia, informações sobre economia de energia e funcionamento de tecnologias. A aplicação de todo o projeto Elektro nas Escolas junto aos alunos dura todo o período letivo. Quer conhecer o projeto? Entre em contato na sua Região com o Consultor Institucional ou na Sede Corporativa com Jovita Leone, da Gerência Executiva de Mercado e Suprimento de Energia.

portal Elektro nas Escolas

estação móvel de ensino da Elektro

Page 8: Revista Conexão 80

8

dias. Na primeira parte foi realizada a abertura do treinamento e abordado o tema: “Expectativas e Compromissos da Liderança com a Segurança”. Também foram feitas introduções teóricas e práticas sobre Análise e Observação do Comportamento (como dar feedback positivo; quais as consequências do mesmo; e ações pós-observação).

Na segunda parte, além dos colaboradores trabalharem com o formulário de observação de comportamento e se prepararem para fazer as observações, foi feita uma visita a campo para executar o aprendizado. Após o retorno à sala, para conhecerem o sistema de digitação, eles

Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), mas com o Programa focado no comportamento das pessoas, o objetivo é que elas adotem as práticas e os procedimentos. O resultado é o aumento do comportamento seguro e da pró-atividade, já que existe um envolvimento maior das pessoas no processo de segurança.

Com tudo isso, os acidentes já foram reduzidos de 14, em 2009, para 9, em 2010. Este ano o Programa promoveu o desenvolvimento de todos os gestores da empresa na observação de comportamento, em módulos de dois e três

O Programa Comportamento pela Vida, promovido pela Gerência de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, visa o aumento do comportamento seguro pelas pessoas para reduzir o número de acidentes e criar ou reforçar uma cultura de segurança. O objetivo é formar observadores de comportamento, monitorar as ações e condições seguras e inseguras continuamente e, consequentemente, diminuir o comportamento de risco.

A Elektro já provê para seus colaboradores itens de engenharia de segurança, tais como ferramentas, Equipamentos de Proteção

sustenta-bilidade

especial:comportamento

pela vida

Page 9: Revista Conexão 80

9

depoi-mentos

Marcelo Pereira, coordenador técnico da CSR Dracena

risco e desencorajam o valor pela segurança, como, por exemplo, a falta de capacitação e experiência dos pro ssionais ou mesmo distrações na execução de qualquer atividade.

“A observação consciente serve, antes de tudo, para corrigir as nossas imperfeições”, a rma Mario Pelissaro, Coordenador Técnico da CSR Ubatuba. Uma vez treinado, o colaborador faz suas observações em campo e passa a trabalhar cada vez mais prestando atenção à segurança. Agora, os colaboradores já estão até acostumados a receberem as visitas dos observadores e buscam sempre

um comportamento exemplar. De acordo com Marcelo Pereira, Coordenador Técnico da CSR Dracena, o treinamento foi excelente, trouxe um novo conceito em acompanhamento de pessoas. “Aprendemos como avaliar o comportamento sem barreiras, de forma clara, objetiva e com transparência”, destaca.

tiveram a oportunidade de trocar as experiências vividas e impressões sobre o processo.

O principal fator de sucesso desta abordagem é o envolvimento dos colaboradores e a apropriação, pelos mesmos, dos compromissos com a segurança; além do foco na melhoria do comportamento e não nos resultados.

Um dos objetivos do Programa Comportamento pela Vida, é reforçar comportamentos seguros para que estes sejam repetidos. Outro ponto é identi car e eliminar obstáculos que promovem a atitude de

Marcelo Pereira,Marcelo Pereira, d d é i d CSR Dcoordenador técnico da CSR Dracena

aprendi que ações pró-ativas reduzem acidentes. O treinamento

também ajudou as equipes a perceberem que há o momento certo para dar feedback, tanto positivo e negativo. Pessoas

engajadas, comprometidas no serviço, hoje cam felizes em saber que são acompanhadas

a técnica ensinada no treinamento visa valorizar e elogiar os comportamentos

positivos e sinalizar oportunidades de melhoria,

sem a conotação punitiva. Esta prática tornou o relacionamento do coordenador com a equipe mais amigável e franca, ou seja: melhorou a relação de con ança

Mario Pelissaro,coordenador técnico da CSR de Ubatuba

foi interessante praticar as observações de comportamento.

É muito grati cante observar comportamentos de risco,

apontá-los para o colaborador e acompanhar depois de um tempo que o comportamento

desapareceu. A responsabilidade tornou-se maior e

automaticamente aumentou o policiamento das próprias

atitudes

Robinson Semolini, Gerente de Planejamento de Mercado

Page 10: Revista Conexão 80

1010

sustenta-bilidade

diretrizes desegurança são

implementadas paraevitar acidentes

Quando a Elektro identi cou, dentro da área de Segurança, a necessidade de atender aos requisitos legais da NR1, aproveitou também para elaborar ações de conscientização para seus colaboradores, principalmente sobre os riscos de acidentes na empresa. O primeiro passo foi fazer o levantamento referente aos principais acidentes ocorridos nos últimos meses. “Uma das conclusões foi que tínhamos muitos acidentes de trânsito com veículos da Elektro”, a rma Fábio Roberto Pereira, Técnico em Segurança do Trabalho.

Como destacado na NR1, é função da empresa orientar o colaborador sobre os riscos de seu trabalho para minimizá-los. Uma das formas para tanto é, justamente, a quali cação pro ssional para que os colaboradores possam exercer suas atividades de forma correta. Cabe então a esses cumprirem

de manual de boas práticas”, destaca Fábio Pereira.

Os treinamentos aconteceram na Sede e na CAC, na forma de Discussão Estratégica de Segurança e Comportamento (DESC), durante os quais as oito diretrizes foram passadas. Já nas Regiões, por meio do Diálogo Diário de Segurança (DDS), a cada início de semana uma diretriz era apresentada e algumas questões colocadas. A partir daí, começava o trabalho mais intenso, de assimilação por parte dos colaboradores.

as instruções de segurança e utilizarem os equipamentos de modo adequado. De acordo com Fábio, faltava documentar essas ideias. Inclusive, por isso, ele foi escolhido para cuidar de todo esse processo, desde a elaboração do projeto.

Além de oferecer treinamentos, a Elektro criou recentemente as oito Diretrizes de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (con ra um resumo na página a seguir) que foram entregues aos colaboradores na forma de uma cartilha. Este projeto envolveu diversas reuniões entre equipes das Regiões, da Sede Corporativa e da Central de Atendimento ao Cliente, que ampliaram a discussão para toda a empresa, recebendo feedbacks e melhorando as diretrizes operacionais e administrativas. “A reação dos colaboradores em relação às Diretrizes foi muito positiva e satisfatória. Eles gostaram do que já denominaram

técnico em segurança do trabalho da ElektroFábio Pereira,

Eles gostaram do que já

““

em relação às diretrizes foi

de boas práticas

muito positiva e satisfatória.

a reação dos colaboradores

denominaram de manual

Page 11: Revista Conexão 80

11

IMPORTANTENão execute nenhuma atividade para a qual você não esteja treinado, habilitado e/ou autorizado. Caso tenha dúvidas, consulte seu gestor ou o técnico de Segurança do Trabalho.

Page 12: Revista Conexão 80

1212

sustenta-bilidade

Escola Inclusiva torna especial:

possível a formação

O Projeto Escola Inclusiva, do Instituto Elektro, não oferece apenas treinamento e oportunidade de pro ssionalização, mas também possibilita a inclusão social. Na entrevista a seguir, você confere mais informações fornecidas por Nilza Montanari, responsável pelo Projeto e pedagoga, formada pela Unicamp, com dez anos de experiência em inclusão social e voluntariado. Ela é Analista de Comunicação Empresarial e Responsabilidade Social na Elektro.

Há ainda um módulo especí co, de duas semanas, voltado à Orientação para o Trabalho, que aborda temas como comunicação, comportamento e relacionamento interpessoal.

Qual a duração do Projeto?

O Projeto tem duração de três meses e, ao nal, os alunos recebem certi cados dos cursos. Normalmente os participantes que se destacaram são convidados para participar de um processo seletivo da Elektro, já que durante os cursos é possível fazer uma avaliação precisa com os participantes. As aulas são ministradas no Instituto Elektro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Quantas pessoas já foram treinadas?

Depois de um ano de Projeto, aproximadamente 40 pessoas passaram pelos cursos. Em 2009, dos 17 alunos que participaram das aulas, nove foram contratados pela Elektro e seis foram absorvidos pelo mercado externo.

Como funciona o Projeto Escola Inclusiva?

O Projeto oferece capacitação pro ssional e proporciona a inclusão social, oferecendo igualdade de oportunidades para um público que nem sempre tem facilidade no acesso a cursos pro ssionalizantes, por isso, encontra-se em desvantagem. Isso ocorre por di culdades relacionadas ao transporte, à educação e às oportunidades pro ssionais, resultando em uma defasagem na potencialização de seu desenvolvimento.

Quais os cursos oferecidos pela Escola?

Cursos de Teleatendimento e de Assistente Administrativo. O objetivo é formar as pessoas para que elas possam atuar em ambas as áreas na Elektro ou em alguma empresa da região. Os próprios colaboradores da Elektro ministram o curso de Teleatendimento, sendo que os educadores da SORRI Campinas são os responsáveis pelo Curso de Assistente Administrativo.

profissional e a inclusão social

Page 13: Revista Conexão 80

Para o ano de 2010, foi planejada a realização de três turmas, com 15 alunos cada. Destas turmas, seis pessoas já foram contratadas pela empresa. Mesmo depois do curso, as informações sobre os formados são armazenadas no nosso banco de currículos e continuamos monitorando como está o acesso dos mesmos ao mercado de trabalho.

O que é preciso fazer para participar deste Projeto?

O processo de seleção acontece de duas formas: para as pessoas de baixa renda do entorno da empresa, especi camente dos bairros Nova América e Irmão Sigrist, é feito no Instituto Elektro, por meio de divulgação na Escola Estadual Benedicta S. P. Wutke; já a instituição SORRI Campinas colabora com o projeto indicando pessoas com de ciência que correspondem ao per l solicitado. São requisitos básicos para participar da Escola Inclusiva: ser maior de 18 anos e ter até o 2º grau completo – características também essenciais para entrar no processo seletivo da Elektro.

Qual a mensagem que você deixa para aqueles que podem participar da Escola Inclusiva?

Eu tenho experiência pro ssional e de vida em duas áreas, com projetos de inclusão social e sobre pessoas com de ciência, pois sou cadeirante também. Por isso, sei exatamente os obstáculos que essas pessoas enfrentam. Colaborei na elaboração desse projeto pensando na inclusão não apenas das pessoas com de ciência, mas sim de todos os alunos que de alguma maneira precisam de uma primeira oportunidade. A interação entre os alunos e educadores da Elektro é importante para incentivar os participantes do projeto a persistirem na conquista de seus sonhos e ideais. É essencial motivá-los a buscarem suas conquistas com independência e a se superarem sempre.

13

projeto a persistirem na conquista

“ “educadores Elektro é importante para incentivar os participantes do

a interação entre os alunos e os

de seus sonhos e ideaisNilza Montanari

projeto Escola Inclusiva

terceira turma da Escola Inclusiva 2010

Nilza Montanari

Page 14: Revista Conexão 80

14

corpora-tivo

Elektro revolucionadistribuição de energia

elétrica no Brasil

A Elektro não investe apenas em novas tecnologias e inovação na prestação de seus serviços, ela vai além. Não se trata apenas da troca de equipamentos, mas de uma revolução na forma como o processo de preservação e expansão do sistema elétrico é realizado no Brasil. O total de investimento em novos equipamentos, infraestrutura e treinamentos supera R$ 100 milhões, o que inclui 200 novos veículos e ferramentas que viabilizam o trabalho dos eletricistas com maior segurança e ergonomia.

A cultura de inovação sustenta as ações da distribuidora, por isso, além dos novos processos e equipamentos, foi feita a integração dos sistemas corporativos ERP - SAP aos demais, como o sistema comercial e técnico. Todas essas iniciativas contribuem para a solidi cação do modelo inovador de distribuição de energia elétrica da Elektro.

Diversos estudos foram feitos considerando as especi cidades de cada Região, os novos equipamentos tiveram como plataforma mínima as cestas aéreas, trazendo um adicional de ergonomia. O processo desenhado teve como objetivos principais a eliminação da ine ciência na alocação de recursos e a redução da exposição dos colaboradores a riscos. Consequência: melhora nas condições de segurança e aumento da produtividade.

Page 15: Revista Conexão 80

15

Durante todo o projeto, foram realizados diversos laboratórios. Em Limeira, por exemplo, foi identi cado o potencial das atividades que permitiram ganhos de produtividade devido à mudança de equipamentos e metodologia. As atividades replicadas no laboratório correspondem a 67% do histórico de volume de serviços e são utilizadas como base para o estudo de dimensionamento das equipes nas CEPs a serem instaladas.

Também, durante quatro meses, foram feitos um mapeamento e um teste em campo de todos os equipamentos com equipe própria em Dracena (Região Oeste), permitindo iniciar as atividades no CEP de Itanhaém em julho de 2009. Um dos principais fatores que possibilitou o sucesso do projeto, desde o seu início, foi a experiência de vários colaboradores, que se disponibilizaram a mudar temporariamente e colocar o projeto em marcha com muito “brilho nos olhos”.

Também tivemos uma

grande mobilização das CSRs que passaram a executar várias novas atividades, além da união de esforços com as CEPs, que colaboraram muito para o sucesso do projeto.

Dentre as novas metodologias criadas e em desenvolvimento,

os resultados

3333 melhoria da qualidade dos serviços prestados visando reduzir a demanda no curto, médio e longo prazo;

1111 redução dos riscos de acidentes no trabalho;

2222 pleno cumprimento dos indicadores nanceiros compromissados na análise de viabilidade nanceira do projeto;

4444 melhorar a produtividade de todas as equipes operacionais, a partir das sinergias estabelecidas.

Em janeiro de 2009, foi efetivamente consolidada a equipe que conduziu o processo de revisão das atividades de expansão e preservação de redes. As entregas propostas pelo projeto foram:

destacam-se a implantação de poste sem acesso, a construção de rede compacta e a abertura de valeta para aterramento. Novas ferramentas também vêm sendo utilizadas, como: cavalete, alicate elétrico acionado por bateria, motosserra, furadeira/ parafusadeira a bateria, serra hidráulica, motor para tração de condutores, postes e transformadores.

Aquisições também foram feitas em Infraestrutura, Frota, Infraestrutura de TI e Telecomunicações e em Recursos Humanos.

Em julho de 2010, foram inauguradas as últimas CEPs, em Cajati, Registro, Piedade, Santa Isabel e Queluz.

Com tudo isso, algumas lições foram aprendidas e cam como legado deste projeto, como podemos ver na página seguinte.

Page 16: Revista Conexão 80

16

Esse não foi apenas um processo de mudança tecnológica, mas também cultural. As melhorias resultaram em vantagens para a segurança, a ergonomia e a agilidade no trabalho dos colaboradores da Elektro. Este histórico demonstra

depoi-

mentos

Marco A. Villela de Abreusuperintendente de distribuição

e operação da Elektro

a chave do sucesso deste projeto foi o engajamento do

time da Elektro. Todas as áreas da empresa se empenharam

para fazer acontecer. Investir em novas tecnologias por si só não é

su ciente para uma transformação. Agora, quando o investimento em tecnologia vem junto com revisão

de processos e metodologias e capacitação das pessoas, a transformação acontece e o

envolvimento das pessoas conspira a favor do sucesso. Outro ponto é que tudo que construímos na

Elektro está aderente à estratégia da empresa, visão, missão, valores e com a política de gestão. A arte de transformar a estratégia em passos é característica de uma empresa de destaque nacional e internacional

Thiago Tivelligerente de suprimentos e

qualidade de fornecedores da Elektro

“ as ações realizadas para atendimento a esse Projeto

contaram com a participação efetiva da Gerência de Suprimentos

e Qualidade de Fornecedores, que viabilizou a homologação de aproximadamente 200 materiais e

equipamentos e o desenvolvimento de 50 novas aplicações, garantindo

maior agilidade e segurança na execução das atividades. Além disso, processos de compra

bem elaborados resultaram em expressivos ganhos nanceiros para

a empresa e o atendimento aos prazos de entrega

André A. Telles Moreira, superintendente da engenharia

e planejamento da Elektro

“ além de toda mudança tecnológica que este projeto proporciona para a Elektro,

mudando também o seu modelo de negócios, com re exos importantes para a evolução de todo o setor de energia elétrica do Brasil. Exemplo

disso são as inúmeras visitas e consultas que recebemos das

principais distribuidoras de energia elétrica do Brasil e da América do Sul interessadas no projeto. Tudo

isso é um excelente reconhecimento a um grande trabalho que zemos

com a participação de toda a empresa

• Acompanhar futuros coordenadores de CEP para seu desenvolvimento na nova função;

• Acreditar que é possível remover as barreiras (principalmente as culturais) e ter forte senso de time;

• Buscar sempre os melhores recursos;

• Usar metodologia de gestão de projetos (PMI) e exercitar

sempre o valor Comunicação;• Buscar melhores práticas

(onde estiver) ou desenvolver (revisão de toda a grade de treinamento e inovação);

• Antecipar infraestruturas; • Precaver contra situações

adversas;• Focar em equipes autônomas

e no reforço da liderança (acompanhamento no campo).

as melhorias e as inovações importantes, rumo à excelência e à sustentabilidade dos negócios, realizadas pela Elektro nos últimos anos. A empresa trouxe mudanças signi cativas na forma de execução, preservação e construções de redes elétricas.

Page 17: Revista Conexão 80

17

Hoje a Elektro conta com 25 Células de Expansão e Preservação (CEPs) espalhadas pela área de concessão, que são responsáveis pela preservação dos ativos de rede de distribuição de energia elétrica e expansão necessárias para o atendimento de novos clientes. As CEPs são compostas por 201 equipes operacionais, 25 coordenadores, 34 planejadores, 22 técnicos de qualidade, 586 eletricistas, 25 operadores de guindauto, além de uma equipe de logística composta por quatro coordenadores de logística, 25 analistas e 46 almoxarifes.

As CEPs trabalham em regime de planejamento que garante a utilização de forma racional e otimizada da força de trabalho das equipes, proporcionando o cumprimento do plano de investimento da Elektro. A empresa vem estabelecendo relevantes melhorias e e ciências com base nos pilares Segurança, Qualidade e Produtividade, sendo que suas iniciativas são pioneiras no setor elétrico brasileiro, estabelecendo um novo conceito em construção e preservação de redes de distribuição, trazendo outras distribuidoras de energia elétrica para ver o trabalho realizado.

CEPs garantem otimização da força

de trabalho

o sucesso do projeto só foi possível pelo alinhamento e esforço de todas as áreas da empresa em torno de um só objetivo. Muito além de uma simples aquisição de

equipamentos, redesenhamos todo o processo e, ao contrário do que muitos podem pensar, a base do projeto é as pessoas. Os equipamentos completam toda essa revolução no setor

elétrico. Os que focaram só nos equipamentos falharam. Tudo o

que foi construído foi alinhado com nossa missão, visão e valores e

foi fundamentalmente apoiado no tripé da segurança, qualidade e

produtividade

Fulvio da S. Marcondes Machadosupervisão de preservação de redes

Maica Teó lo M. Oliveiragerente de logística da Elektro

este projeto na área de Logística signi cou agregar a responsabilidade sobre a

gestão de materiais em todas as localidades, permitindo maior

con abilidade nos controles, interação entre as áreas, agilidade na tomada de decisões e e ciência

nos níveis de estoque. A dedicação, o engajamento,

a busca pela superação e o comprometimento desta equipe, foram fatores determinantes na implantação deste novo modelo

Logístico

Page 18: Revista Conexão 80

18

novos equipamentos:inovação e segurança

equipamentos para manutenção e expansão

de redes e postes

O Ez Hauler, com esteiras deslizantes que possibilitam o trabalho em locais de difícil acesso para construção e preservação de redes, é ideal para transporte e instalação de postes em locais remotos, com vegetação densa e solo arenoso ou pantanoso, onde caminhões tradicionais não conseguem acesso.

ez h

aule

r

antes

agora

digg

er d

erric

k

antes agora

Com o uso do Digger Derrick, o guindaste com perfuratriz acoplada, desenhado exclusivamente para a construção e preservação de redes de distribuição, apresenta maior versatilidade devido à operação à distância com uso de controle remoto. O uso deste equipamento em conjunto com cestas aéreas com isolação em até 46kV permite que a troca de postes e a substituição de cruzetas possam ser realizadas sem a interrupção do fornecimento de energia aos clientes, com maior segurança, qualidade e produtividade.

Page 19: Revista Conexão 80

Agora os veículos com cestas aéreas isoladas para 46kV, com alcance de mais de 10m de altura, podem ser vistos nas ruas. A cesta aérea com lança articulada e telescópica permite ao eletricista operar o equipamento em ambos os lados de uma estrutura do poste, aumentando também a produtividade. E ainda, a Elektro também investiu na cesta aérea para linha de transmissão com isolação de 500kV e alcance de 27m de altura. Esta aprimorou o modelo de preservação nas linhas de transmissão, tornando-o ainda mais ágil, extremamente seguro e de altíssima qualidade.

cestas aéreas

antes

agora

foto real da frota

miniatura

miniaturas

19

tecnologia e ino-vação em miniatura

Ficou curioso sobre a origem das miniaturas dos equipamentos da Elektro? O Diretor-Presidente Carlos Ferreira também foi surpreendido por esse presente feito pelo colaborador Claudimiro Faustino: duas réplicas em miniatura das caminhonetes usadas pelos próprios eletricistas. O material levou um mês para car pronto. O “eletricista-artesão” usou madeira, técnica e exibiu habilidade para nalizar o trabalho. O presente está exposto na Sala Andradina, na Sede Corporativa, como um troféu.

Page 20: Revista Conexão 80

20

corpora-tivo

Entre 22 e 25 de novembro, a Elektro participou do XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi), em São Paulo-SP. A empresa teve um total de 16 trabalhos aprovados, sendo 12 do tipo presencial e quatro do tipo pôster, que abordaram temas relacionados à sustentabilidade, operações, planejamento, e ciência, gestão e relacionamento com o cliente. O objetivo principal do Sendi é promover o intercâmbio de informações e experiências entre as empresas concessionárias do serviço público e aquelas entidades do país e do exterior que estejam, de alguma forma, relacionadas com o segmento de distribuição de energia elétrica.

“Para a Elektro, o Sendi é uma oportunidade para dar maior visibilidade à empresa, divulgar seus resultados, fortalecer vínculos, parcerias e interagir com outras concessionárias de

distribuição”, a rma Ernesto Mertens, da Gerência de E ciência Operacional e Qualidade da Energia da Elektro. A empresa também participou do Exposendi, espaço para exposição dos principais fornecedores e integrantes do mercado de energia elétrica, como patrocinadora máster com um estande de 80m2 onde recebeu contatos estratégicos da Abradee, Aneel, dentre outros, aproveitando o momento para networking.

“A repercussão do Sendi foi extremamente positiva. A Elektro se destacou dos outros estantes, apresentando inclusive o Ez Hauler, equipamento inovador para manutenção e expansão de redes e postes”, destaca Luis Pinheiro, Diretor de Operações da Elektro. Con ra os trabalhos aprovados, considerados

dentre as melhores práticas pelos juízes do Sendi, no link: http://www.sendi.org.br/trabalhos-tecnicos/envie-seu-trabalho.aspx. Eduardo Monteiro Lobo, o “Passarinho”, se emociona ao relembrar o evento: “Fiquei muito feliz dos gerentes me chamarem para apresentar os equipamentos da Elektro. Gostaria que todos vissem o que eu vi, que estamos bem na frente das outras empresas. Todos que viram nosso trabalho caram admirados, principalmente em relação à Segurança”.

Sendi 2010

Elektro teve 16 práticasdivulgadas no

Page 21: Revista Conexão 80

eletricistas participam do rodeio

A Elektro ainda teve uma equipe inscrita no 3º Rodeio Nacional, evento que ocorre em paralelo ao Sendi, que teve como propósito aprimorar ainda mais a competição entre as equipes, incentivando uma disputa saudável e segura. Assim, grupos de eletricistas

de diferentes concessionárias de energia elétrica do país competiram entre si em provas que privilegiaram a prática de normas de segurança, perícia e habilidade no cumprimento de tarefas rotineiras. Além da disputa, o rodeio compreendeu outras atrações como a

divulgação de novas práticas e procedimentos, exibições de novas tecnologias e a realização de uma exposição de fornecedores com foco em segurança do trabalho, materiais e equipamentos utilizados nas atividades de manutenção, construção e operação de rede e linhas de distribuição.

estande Elektro no Sendi 2010

destaque do equipamento Ez Hauler no estande Elektro

confira as fotos do evento

istas participam do rodeio

iferentes concessionárias d

divulgação de novas práticas di

colaboradores Elektro no estande

A Elektro ainda teve uma equipe inscrita no 3º RodeioNacional, eventoe

eletricis

de diferente

colaboradores Elektro no

Marco Villela entrevista eletricistas participantes do rodeio

estestttttttestttttttestestttestestesteee andandanddddananaanddandandnddandanananandandananandannnndddddddddddddddddaaaaaaannnnnnnnndndnddddnddndnddndndandaaandaandndndnnndddddnnnnnnnnndndnnnnnndnnnnnddnnnnddddddddddddan e Ee EEEEEe EEEEe Ee Ee EEEEEEEEEEEEEEEEeeeeeeeeeeeeee EEEe Ee Ee Ee Ee Ee Ee Ee EEEe EEee EEEEe EEEEEe Ee Ee Ee EEe Ee EEe Eeee ee e eeeeeeeeeeee l kl kl kkll kl kklellleklekleeklekkkkkkklllllleleeeeeeekekkkklekkklekkleklekleklekleklelllelekekleklekekkkleklllleekleklekeleleklekleklelelekttttttttrotrooooooootttttttrtrrrrrrrororooooootrootroootrotrotrotrottrrtrotrororoottrotrotrottrorrtrotttro onononooooonnnnnnnnnnnnnnooooonononoooooooononnonnonononnonoonononnnnnononononononnoononono SSSSSSSSSSSeSSSeSSSSeSeeeeeSeSSSSSSSSSSSSSSSSeeeeeeeeeeeeSeSSeSeSeSeSSeSSSeSeSeeSeSeSeSSSSSeSSSSSS dididdididndiddiiddiddidiididndidindinnnnndddddddddddddididiiiiiiinnnnnnnnnnnddddndindidindindindidndindindindindinndindndndindiinndindindindindindndindnddn 2222222222222222222222222222222222222222222222222222222202000202200202002020000220200000000020022000020020200002000002020020000010101010101010101001011011000000000001111111010100101000101010100010100101111011110

estande Elektro

Page 22: Revista Conexão 80

plano verãoconta com 50% a mais de

O período entre dezembro e fevereiro é caracterizado pelo aumento de pessoas no litoral sul e norte e consequentemente há o aumento da demanda de energia elétrica. No total, são 11 municípios impactados (80% da extensão territorial do litoral Paulista): Guarujá, Bertioga, Itanhaém, Monguaguá, Praia Grande, Peruíbe, Ubatuba, Ilhabela, Iguape, Cananeia e Ilha Comprida. São 6324 km² de área e quase 415 mil clientes. Por isso, a Elektro investe no Plano Verão, em novas tecnologias e equipes treinadas para facilitar as necessidades de intervenções na rede elétrica.

Por trás de tudo isso, estão as equipes comprometidas, colaboradores distribuídos em locais estrategicamente de nidos e trabalhando em escalas, o pessoal da Central de Atendimento ao Cliente (CAC) que trabalha em função de remanejamento, as

áreas fornecedoras que mobilizam as frotas de carros e infraestrutura para atender à demanda da população. Esse contexto demonstra o papel fundamental tanto do pessoal do operacional, quanto da Sede Corporativa, do Centro de Operações e Distribuição (COD), da CAC e das áreas diretamente impactadas.

Como a rma Gincarlo Souza, Gerente Executivo da Região Sul da Elektro, “A preparação é muito intensa ao longo do ano e a representatividade da importância desse momento para o time do litoral envolve muita satisfação, mesmo sendo um momento em que no dia 31 passamos a virada do ano dentro dos veículos, em frente aos postos de atendimento do COD e da CAC, porém encarando o momento como a coroação de tudo o que o time da Elektro conquistou ao longo do ano. A sensação de desejar um feliz Ano Novo após as três ou quatro horas da manhã, com um abraço forte em todos que se encontram no m da

jornada da virada é de um orgulho indescritível”.

Ronaldo Gonçalves, Coordenador de CSR de Iguape, Ilha Comprida, Cananeia e Pariquera, destaca ainda que foi montada uma estrutura operacional especial destinada ao sistema elétrico das 11 cidades do litoral paulista, sendo que a Elektro inovou em tecnologia e processos. “A expectativa para este ano é passarmos o nal do ano sem nenhuma eventualidade. Isso porque o Plano Verão proporciona à população segurança na qualidade do fornecimento de energia elétrica e tranquilidade”, naliza Ronaldo.

Por tudo isso, a Elektro agradece a todos que se mobilizam para fazer do Plano Verão um sucesso!

22

profissionais e frotas

corpora-tivo

Page 23: Revista Conexão 80

23

tudo o que foi realizado

“ “esse momento como uma oportunidade de avaliação de

as equipes do litoral enfrentam

durante o ano todo

gerente executivo região sul da ElektroGincarlo Souza,

Giancarlo Souza na coletiva de imprensa, no lançamento do Plano Verão.

norm

al

281 MW

tem

po

rad

a

482 MW

reve

illó

n

601 MWaumento da demanda de energia elétrica

Page 24: Revista Conexão 80

2424

Nesta matéria especial você confere a cobertura de um dos principais eventos do ano, o Somando Energias, cujo objetivo foi apresentar a empresa aos familiares dos colaboradores da Elektro. Abrimos a porta do ambiente de trabalho para estreitar ainda mais o nosso relacionamento, não apenas com você, mas também com a sua família, apresentando nossos negócios, instalações e disseminando os Valores e o compromisso da Elektro com a segurança.

Os eventos foram realizados entre os meses de setembro a novembro na Central de

Atendimento ao Cliente (CAC), na Sede Corporativa e nas Regiões. Além das apresentações que mostraram aos familiares sobre a empresa e o dia a dia dos colaboradores – com exposição dos veículos e equipamentos –, os participantes acompanharam os teatros temáticos, que abordaram: caminhos da energia; uso racional da energia; o compromisso Elektro com a segurança.

Foram oferecidos transporte até a Elektro, um kit com lanche no início do evento e, ao nal, um kit com guloseimas. As crianças ainda receberam de brinde um quebra-cabeça. Nas

O cinas de Artes e Brincadeiras foram oferecidas pinturas faciais, modelagens de balões, barraquinha de algodão doce e pipoca, piscina de bolinha, mesa de ping-pong e pebolim, além de atividades e gincanas com monitores.

Você e a sua família são sempre muito bem-vindos à Elektro!

somandoenergias

Elektro recebe as famílias de seus colaboradores

colabora-dores

Page 25: Revista Conexão 80

25

qual a sua opinião sobre o Somando Energias?

“ o foco na visita dos familiares gerou grande repercussão positiva.

Todos os colaboradores agradecem à Elektro por ter proporcionado dias de muita alegria e emoção. O

carinho demonstrado com a preparação e a execução do

evento foi percebido por todos e cará na memória

ubatuba

25

ubatuba

campos do jordão

“ foi totalmente positiva a atitude dos organizadores do projeto Somando Energias, principalmente a parte de utilizarem sacolas de papel reciclável para entrega dos

alimentos no evento, em vez de utilizar sacolas de plástico

que poluem e demoram muito mais para se decompor

no meio ambiente “

“ o evento aconteceu em todas as Regiões da Elektro, possibilitando o

prazer da participação de todas as famílias. Foram

realmente muito interessantes e didáticos para os

colaboradores e suas famílias, incluindo as crianças

peruíbe

Page 26: Revista Conexão 80

2626

““ todos os responsáveis

pelo Somando Energias merecem ser reconhecidos. O evento estava muito bom! Tanto os

colaboradores quanto suas famílias gostaram muito da

oportunidade e esperam que esta ação possa se repetir no próximo ano

““ ótima iniciativa, o evento foi extremamente

organizado e divertido

atibaia

santa isabel

itanhaém

franco da rocha

piedade

cajati

Page 27: Revista Conexão 80

2727

“ toda a equipe que elaborou o evento

merece parabéns! Realmente o Somando

Energias foi muito bom, todas as famílias

saíram da Elektro muito contentes

“parabéns ao grupo de

teatro, que tornou a visita à

Elektro divertida e instrutiva

iguape

capão bonito

paraíbuna

registro

queluz

Page 28: Revista Conexão 80

e profissionais de

28

colabora-dores

Parabéns, eletricistas

Em homenagem ao Dia do Eletricista (17/10) e ao Dia do Pro ssional de Atendimento ao Cliente (30/10), a revista Conexão Elektro elaborou este especial com entrevistas com pro ssionais de cada uma dessas áreas, que falam sobre sua pro ssão, experiência, história de vida e sobre o sentimento de satisfação de fazer parte da melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil.

Silvia Tuckmantel, 48 anosHá 28 anos atendente da CRA de Pirassununga

É preciso saber ouvir e se colocar no lugar do cliente para resolver os percalços da melhor forma. É importante procurar encantar, fazer algo a mais. Se o atendente cou de dar retorno, deve fazê-lo assim que possível. Se não conseguiu resolver o problema na hora, deve procurar informações sobre o caso e dar o retorno dentro do prazo combinado. É comum o cliente chegar bravo, brigando, achando que está tudo errado e, depois, a gente conversando, faz com que ele entenda o que aconteceu. Outro dia chegou uma cliente bem alterada e logo ela entendeu que estava errada,

que o problema não era na Elektro, mas sim no impedimento de leitura. Pediu-me desculpas e me deu até um beijo e um abraço. O pro ssional deve buscar sempre aperfeiçoamento. Não é porque trabalha numa empresa reconhecida e premiada que deve se acomodar e parar de estudar. É importante ler muito, o que também vai agregar melhorias ao atendimento ao cliente. E mesmo no escritório, não podemos esquecer de estarmos atentos às questões de segurança.

atendimento ao cliente

Page 29: Revista Conexão 80

29

Na localidade de Limeira-SP, além de eletricista de linha viva, de trabalhar em campo, ministro treinamentos que variam de um a três dias para os novos eletricistas sobre os equipamentos inovadores, como as cestas aéreas da empresa. Eu fui criado em fazenda no Mato Grosso, já trabalhei na parte elétrica em empreiteiras em vários Estados como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Espírito Santo; até entrar na Elektro em 2002, em Pilar do Sul e passar por Piedade e Dracena. Agora estou em Limeira. Nos dias de folga, eu pre ro car em casa, mas nos feriados viajo para ver minha família. Gosto muito de jogar futebol. A agilidade e a raça são caracteristicas entre o

respeitando e protegendo sua integridade física. O incentivo é muito grande, mas para fazer tudo isso acontecer, depende da dedicação de cada um de nós. En m, por tudo isso, a Elektro é a melhor distribuidora de energia elétrica do país!

jogador e o eletricista. Quando eu disputava campeonatos, tinha que ter rapidez e dedicação no campo de futebol, assim como tenho que ter como eletricista. Na Elektro, também participei do projeto de implementação de novas tecnologias, orientando as outras Regiões e os novos eletricistas sobre a implantação dos processos. Agradeço a Deus por fazer parte desta empresa maravilhosa, deste time vencedor que eu tenho. Os Valores da empresa sobre Segurança, Respeito, Integridade, Comunicação e Excelência não cam apenas num quadro, na parede. Aqui na Elektro, são praticados. A empresa realmente investe em seus colaboradores, em treinamentos e equipamentos,

Eduardo Monteiro Lobo, 37 anosHá oito anos e nove meses eletricista na Região Centro

Em Dracena fui bem recebido por todos e as portas se abriram. Fiz vários cursos que me ajudaram muito pro ssionalmente. Fui um dos escolhidos para participar do projeto inovador da Elektro e revolucionar o setor de energia elétrica do Brasil. Entramos com dedicação e muita garra para dar certo. Fomos convidados a levar nossos conhecimentos às outras regiões, camos bastante conhecidos e sempre fomos bem recebidos por onde passamos. Até realizei um sonho nesse projeto: voei de avião. Isso, jamais vou esquecer. Tenho muito orgulho de trabalhar na Elektro e co muito feliz em passar meus conhecimentos aos novos eletricistas e também aprender com eles. Trabalho na melhor

distribuidora de energia elétrica do país. É como um jogador de futebol trabalhar para um dia ser convocado para a seleção Brasileira. Às vezes, algumas pessoas não dão valor para a pro ssão do eletricista, mas deixa car sem energia para ver o que acontece: tudo para. Nos ns de ano co mais orgulhoso ainda de ver os enfeites luminosos. Eu penso: somos nós que entregamos essa energia com qualidade e segurança. É maravilhoso. Desejo a todos os eletricistas meus PARABÉNS! Que não se esqueçam da SEGURANÇA nunca.

Nilson Sérgio Gonçalves, 34 anosHá oito anos eletricista na localidade de Dracena

Page 30: Revista Conexão 80

30

colabora-dores

situação causada por Elektro revertem colaboradores da

temporais e incêndios

Recentemente ocorreram casos de queimadas e temporais com muitas destruições de postes e de torres de transmissão. A Elektro teve que atuar rapidamente, o que só foi possível com a mobilização das equipes de colaboradores. A Região Oeste da Elektro entre os meses de julho e setembro sofreu um intenso período de queimadas nas cidades e nas áreas rurais, até em virtude da mudança da pastagem para cana de açúcar. Toda Região Oeste foi atingida, inclusive grande parte da área de concessão do Mato Grosso do Sul.

De acordo com Carlos Henrique Camargo Lopes, Gerente Executivo de Distribuição Região Oeste, o evento mais grave ocorreu na cidade de

Teodoro Sampaio, onde 81 postes foram queimados. Na região de Andradina foram 34. Nesses meses, ao todo, foram cerca de 850 postes queimados. No ano passado foram cerca de 100 postes queimados. “O que aconteceu desta vez foi algo inédito para a Elektro, que atuou de forma muito rápida para resolver o problema”, destaca o Diretor Executivo de Operações Luis Pinheiro.

As equipes da Elektro recuperaram todos os postes, com muita segurança e cuidado. Todos os colaboradores da Região Oeste utilizaram máscaras contra poeira e fumaça nesses períodos críticos. Em um dia e meio, a equipe recuperou 81 postes e mais de 90% dos clientes foram religados

no mesmo dia. Em seguida a Elektro enfrentou queimadas e temporais. Em situações críticas e emergenciais, a demanda no COD é redistribuída para que as ocorrências possam ser atendidas no campo da forma mais produtiva e segura. Produtividade e Segurança começa no despacho.

Três Lagoas foi extremamente atingida pelos temporais e tornados. A cidade foi devastada. A principal medida de logística de materiais tomada foi a intensi cação das ações do suprimento, de entrega e recebimento, visando atender à grande demanda de equipamentos necessários. Além de outros movimentos de importância, como: locação de ônibus e vans para transporte das equipes; adequação

Page 31: Revista Conexão 80

31

dos PDA’s para comunicação das equipes de ISM com o Centro de Operações e Distribuição e da frequência dos rádios VHF’s dos veículos de outras cidades para operarem em Três Lagoas.

E ainda foi investido no aumento do reforço de 37 para 46 operadores por dia no COD, foram utilizados operadores em treinamento para apoio ao Centro de Operação, além de três analistas do COD e da CAC que realizaram contato com clientes isolados para con rmação de falta de energia e para evitarem Deslocamento Sem Execução de Serviço (DSES). Destaca-se ainda a mobilização das Gerências de E ciência Operacional, de Planejamento e Proteção e

de Expansão e Preservação, para suporte com técnicos e engenheiros na operação do Tempo Real.

O Diretor-Presidente da Elektro, Carlos Ferreira, esteve pessoalmente em Três Lagoas acompanhando o trabalho do time da Elektro na reconstrução da rede elétrica. Ele reuniu-se com a prefeita Marcia Moura e anunciou a doação de um lote com 200 padrões de entrada para clientes residenciais de baixa renda, atingidos pelo temporal. A doação faz parte do Projeto Energia Comunitária Elektro.

Nas cidades de Três Lagoas, Ilha Solteira e Andradina, 40 torres de transmissão caíram. “Houve

uma grande mobilização na Região Oeste, demais Regiões e várias áreas da Sede Corporativa para restabelecer a energia com agilidade, qualidade e segurança para a população atingida. Fui pessoalmente a Educação Corporativa recrutar eletricistas para apoio a Região Oeste. Quando expliquei a situação todos se pronti caram a viajar imediatamente para Andradina. Ao todo 48 eletricistas foram de Campinas para lá. O engajamento do time faz a diferença. A força de trabalho da Elektro é formada por colaboradores diferenciados que trabalham com segurança, qualidade e produtividade, o que foi fundamental para o sucesso deste desa o, a rma Marco Villela, Superintendente de Distribuição e Operação da Elektro.

Page 32: Revista Conexão 80

32

“A Região Oeste, principalmente, agradece muito a participação de todos os colaboradores, pois sem eles a Elektro não teria obtido o sucesso na recuperação das cidades. O Diretor-Presidente Carlos Ferreira, o Luis Pinheiro e o Marco Villela foram pessoalmente à Região Oeste dar apoio às equipes que estavam atuando há cinco dias com muita energia e garra na recuperação da rede elétrica. Tivemos também o apoio da Gerência de Suprimentos com o

abastecimento rápido de materiais e da frota, com a disponibilização de veículos, do RH para ajudar na recuperação do sistema elétrico, além das áreas de TI e as Regiões Sul e Centro, que também enviaram equipes”, diz Lopes.

A Elektro conviveu nestes últimos três meses com situações nunca vista antes na Região, foram as queimadas, devido as quais cerca de 850 postes tiveram que ser trocados; a chuva e os ventos fortes, que assolaram a Região,

principalmente o Mato Grosso do Sul e a CSR de Andradina, onde mais de 200 postes foram quebrados pelo vento e tombados devido à erosão e mais de 1000 postes substituídos em 90 dias, além dos serviços programados do Capex.

Page 33: Revista Conexão 80
Page 34: Revista Conexão 80

34

colabora-dores

prêmio nacional de qualidade

Elektro conquista

2010 foi um ano de vitórias para a Elektro! Além de receber o Prêmio Abradee, sendo considerada a melhor distribuidora de energia elétrica do país, a empresa também foi reconhecida com o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Promovido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), reconhece a excelência da gestão das organizações brasileiras. Ganhá-lo signi ca que as práticas de gestão adotadas pela Elektro estão alinhadas a sua estratégia e geram resultados superiores.

Como a rma Alexandre Carrasco, Gerente de Gestão da Qualidade da Elektro, “Os fatores que nos levaram a esta premiação coincidem com os determinados em nossa missão, visão, valores e política de gestão, indicando que o discurso e a prática andam sempre juntos na Elektro”. O comprometimento dos pro ssionais da empresa com a melhoria contínua e inovação de seus processos, tecnologias e sistemas de gestão, hoje descritos na Política de Gestão, vem desde sua fundação em 1998.

Este compromisso levou à criação do Sistema Empresarial Elektro (SEE) e à criação de um sistema de gestão de qualidade que permitiu as demais práticas e processos serem repetidos, padronizados, medidos e melhorados, criando um ciclo virtuoso de busca pela excelência. Atualmente, a Elektro destaca-se pelos seus resultados nanceiros, operacionais e comerciais obtidos de maneira sustentável e alinhados aos principais interesses de seus stakeholders.

Para a Elekto, mais que um prêmio, o PNQ é uma demonstração do talento dos colaboradores e da busca incessante pela excelência. Como a rma Carlos Ferreira, Diretor-Presidente: “Distribuir energia elétrica com qualidade e segurança é o que nos move e gera crescente valor para os clientes, os colaboradores e os acionistas. Todas as conquistas con rmam que a nossa maior energia é aquela que vem da gente”.

Page 35: Revista Conexão 80

35

referência não apenas no setor

estamos trilhando o caminho certo, já que re ete nosso trabalho como

este reconhecimento con rma que

de energia elétrica, mas

Carlos Ferreiradiretor-presidente da Elektro

ressaltando que somos uma empresa com foco na Qualidade

dia

mun

dial

da

qual

idad

eq

Entre os dias oito e 11 de novembro, a Elektro

comemorou o Dia Mundial da Qualidade, celebrado sempre

na segunda quinta-feira do mês de novembro – este ano

em 11/11.Esta data foi introduzida

pela Organização das Nações Unidas para aumentar a

conscientização mundial sobre a importância da qualidade

nas empresas, tida hoje como uma das principais estratégias

competitivas adotadas por organizações nos mais

diversos setores. Mas a nal, o que é qualidade? Segundo Luis Palhares, da Gerência de Gestão da Qualidade da

Elektro, “Qualidade nada mais é que o atendimento aos

requisitos das diversas partes interessadas na organização,

que gera con ança e satisfação, aumenta a e cácia dos processos, melhorando,

assim, os resultados organizacionais”.

35

O Diretor-Presidente Carlos Ferreira recebe o Prêmio PNQ

Carlos Ferreira (ao centro) e nossos colaboradores comemoram o recebimento do PNQ 2010

Page 36: Revista Conexão 80

36

atuali-dade

Siga nossas dicas para veri car a manutenção correta do seu veículo. Não precisa ir tão longe, nem perder tanto tempo. No próprio posto de gasolina você pode checar os pneus, combustível e água para limpeza dos para-brisas.

Festas de nal de ano chegando... Vai viajar? Não importa se o passeio será longo ou curto, antes de sair, prepare-se!

Não deixe de visitar um médico antes de enfrentar qualquer

mudança de clima. Exames de rotina podem ser feitos por você também. Leve medicamentos

básicos na mala, aqueles que você já usa em casa e foram receitados

por um médico.

tem crianças?

prepare-se paraas férias

36

Page 37: Revista Conexão 80

37

Não esqueça de veri car quais as vacinas são exigidas para a sua viagem e qual o prazo para tomá-las antes de embarcar. Não se esqueça que sim, é bom sair um pouco da rotina, mas não exagere, principalmente em relação à

ingestão de bebidas alcoólicas. Descanse, respeite seu sono: dormir oito horas por dia é o ideal. Vai para a praia? Use o

protetor solar. Beba muita água e use bastante creme para a pele. Não esqueça de roupa de banho e chinelo.

ed

ingedo

pro

pensando em sair do Estado ou do país?

Antecipe sua preparação física. Viagens de aventura exigem um corpo saudável. Con ra se não esqueceu de

colocar nada na mala! Independente do clima do local de viagem, tenha sempre uma mescla de roupas de calor e de frio.

Sapatos para festas, mas também os confortáveis. Separe peças que podem

ser utilizadas misturadas com outras que você também vai levar.

vai para as montanhas?

Que bom que você lembrou de levar alguns brinquedos para as

crianças – somente os preferidos - e revistas e livros para os adultos.

Não conseguiu ler a Conexão Elektro inteira ainda? Leve na mala!

A casa vai car sozinha? Avise o segurança ou um vizinho. Feche o registro do botijão de gás. Quer deixar uma luz acesa, por medida de segurança? Escolha lâmpadas uorescentes, que iluminam e

economizam energia. Anotou tudo? Não? Faça uma lista! Não perca nada! Nem os pontos turísticos – tenha um guia à mão –, nem as

malas - etiquetas nelas!

choveu, e agora?

37

Page 38: Revista Conexão 80

38

atuali-dade

Abradee alerta população sobre riscos

A Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) realizou em novembro a V Semana Nacional Segurança com Energia Elétrica. A campanha alerta a população sobre os riscos dos acidentes com a rede elétrica. As concessionárias associadas participantes, como a Elektro, unem-se para conscientizar aproximadamente 170 milhões de consumidores no Brasil sobre como utilizar a energia de forma segura.

Para a Elektro, Segurança é o valor número 1. Por isso, a empresa incentiva sua prática constante, dentro e fora do ambiente de trabalho, inclusive quando também engaja seus colaboradores a adotarem esse valor. A Segurança deve ser uma prática constante. Relembre aqui algumas orientações que, segundo a Abradee, são deveres de todas as distribuidoras de energia elétrica, além de serem um direito do consumidor.

com a rede elétrica

Page 39: Revista Conexão 80

• Não empine pipas perto da rede elétrica;

• Nunca use os metálicos ou cerol;

• Nunca tente desprender pipas dos os de energia;

• Não construa ou reforme próximo da rede elétrica;

• Nunca deixe materiais metálicos perto da rede;

• Consulte sempre um pro ssional quali cado;

dicas de segurança

• Cuidado ao usar máquinas agrícolas perto da rede elétrica;

• Nunca faça queimadas;• Não deixe a vegetação

chegar perto dos os e postes;• Não faça ligações

clandestinas;• Além de ser crime, furtar

energia é um grande risco de morte;

• Fique sempre longe de os partidos, caídos e não suba em postes.

ão empine pip• Nãelétrica;da rede nca use os • Nu

39

Page 40: Revista Conexão 80

40

atuali-dade

voluntárioAs organizações públicas

e privadas cada vez mais têm investido em programas de voluntariado para motivar seus colaboradores a participarem dessas ações solidárias. Elas são estruturas que estimulam as pessoas a se tornarem voluntárias. Exemplos de trabalhos de voluntariado corporativo são: revitalização de escolas, recreação com crianças e idosos, e gincanas solidárias. Outras ações desenvolvidas por empresas vão desde campanhas de arrecadação de livros para criação de bibliotecas, realização de bazares bene centes até doações de roupas e alimentos.

Os voluntários envolvidos em projetos como estes saem do seu dia a dia e se envolvem de forma surpreendente com as comunidades que estão atendendo. A participação do público bene ciado e de suas famílias, em uma ação de voluntariado corporativo, também é importante para que percebam as atividades como frutos do trabalho sério e intenso, de pessoas que querem contribuir para uma sociedade mais justa.

O trabalho voluntário envolve doação de tempo, trabalho e talento. De acordo com a Organização das Nações Unidas, voluntário é aquele que devido ao seu interesse pessoal e ao seu

espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, às diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou em outros campos. Mas além de conhecer a de nição do voluntariado, o que é preciso para ser um voluntário?

O primeiro passo é fazer uma autoavaliação. Veja qual a sua aptidão, qual o tempo que você teria para se dedicar a essa atividade extra e com que tipo de situação consegue ou não lidar. Fazer um trabalho voluntário ligado à atividade pro ssional pode ser interessante. Depois de de nida a ação, escolha o público que toca você. Idosos, crianças? E, por último, procure um local legal para desenvolver o trabalho voluntário. Como? Uma pesquisa inicial pode ser realizada no portal da prefeitura de sua cidade. Instituições idôneas com certeza estarão registradas lá! Conheça a organização e con rme se vocês têm expectativas em comum.

O importante é entender que o que você faz bem, pode fazer bem para alguém! Ações sociais de âmbito regional são exemplos para ações globais. Você já parou para pensar o quão importante pode ser o seu papel como voluntário em sua comunidade?

aprenda a ser um

Page 41: Revista Conexão 80

mudanças desejadas. Ser

forma de ajudar, de cuidar, e a

são resgatados e o exercício da

para o voluntário. O trabalho deve

amoroso, mais cuidadoso. Impulsiona

ser motivador e promover as

muitas pessoas a procurar alguma

se torna um diferencial. Valores

motivação é a palavra-chave

pessoas o lado mais carinhoso, mais voluntário desperta nas

solidariedade ao próximo

cidadania se torna realnúcleo de voluntariado do Boldrini

Marta Balotin

Conheça a Lei do Voluntariado nº 9.608,

de 18.02.98Dispõe sobre o serviço voluntário e dá

outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICAFaço saber que o Congresso Nacional

decreta e eu sanciono a seguinte Lei:Art. 1º - Considera-se serviço voluntário,

para ns desta Lei, a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou instituição privada de ns não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, cientí cos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade.

Parágrafo único: O serviço voluntário não gera vínculo empregatício nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou a m.

Art. 2º - O serviço voluntário será exercido mediante a celebração de termo de adesão entre a entidade, pública ou privada, e o prestador do serviço voluntário, dele devendo constar o objeto e as condições do seu serviço.

Art. 3º - O prestador do serviço voluntário poderá ser ressarcido pelas despesas que comprovadamente realizar no desempenho das atividades voluntárias.

Parágrafo único: As despesas a serem ressarcidas deverão estar expressamente autorizadas pela entidade para a qual for prestado o serviço voluntário.

Art. 4º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 5º - Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 18 de fevereiro de 1998; 177 da Independência e 110 da República.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSOPaulo Paiva

Page 42: Revista Conexão 80

comentários sobre a

nova revista Conexão

““ leitura fácil e objetiva.

Além de informações

destacando as pessoas,

tanto em fotos quanto em

comentários, reconhecendo

e valorizando os pro ssionais

da empresa

““ o novo visual é

realmente fantástico. As

cores e o design moderno

são atrativos

““ a revista mantém

os colaboradores

por dentro dos

assuntos importantes

relacionados à

empresa

““ gostaria de

ler mais assuntos

que falem das

regiões, o que está

acontecendo em

cada uma delas,

suas atividades

““ achei interessante a

charge do Tenório e as dicas

de segurança. Sugiro um

espaço esportivo para abordar

temas como corrida, futebol;

esportes que os colaboradores

participam

seu es-paço

O monte Aconcágua está localizado na cordilheira dos Andes, no Parque Provincial Aconcágua, em Mendoza, Argentina. Com 6962 msnm (metros sobre o nível do mar) é o ponto mais alto das Américas, de todo o Hemisfério Sul e o mais alto fora da Ásia. O Parque recebe expedições do mundo inteiro. Gustavo Camarini, da área de Relacionamento Personalizado com Clientes da Elektro, participou de uma delas.

A expedição que ele e seus

amigos zeram parte cou por 16 dias na montanha, mas, infelizmente, não conseguiram alcançar o cume devido às condições severas do

o desafiodo Aconcágua

42

d

42

Conheça uma das principais maravilhas naturais do mundo pelo olhar do colaborador da Elektro, Gustavo Camarini

Gustavo Camarini no Monte Aconcágua

Page 43: Revista Conexão 80

43

clima: “A neve estava na altura da cintura, impedindo o avanço”. Segundo ele, o grande desa o, além da altitude, é a sucessão de situações de stress: “Um dia com temperaturas negativas é fácil de superar, já dez dias com temperaturas beirando -20°C exigem muito controle emocional.

Ele a rma que após cinco

mil metros, o controle mental é o mais importante, já que as condições climáticas são cada vez mais rigorosas e o conforto físico cada vez menor. Mas tudo é compensador quando já é possível visualizar os Andes, acima do restante da Cordilheira:

“Aí você percebe a imensidão da montanha e de quão longe está do lugar habitado mais perto. As conquistas vão aparecendo dia após dia e você percebe que nada mais importa, apenas vencer o desa o de se manter vivo”, destaca Camarini.

Cada um traz da montanha

uma percepção, seja ela espiritual ou losó ca. O desa o de superar os limites do corpo, de vencer suas próprias limitações, sejam elas físicas ou emocionais, de ter que lidar com situações nunca antes vividas marcaram Gustavo. Para o montanhista, a recompensa é estar onde poucos estiveram. O

próximo desa o, será em janeiro de 2011, quando ele sairá em nova expedição para o Cordón del Plata, também nos Andes, onde terá dois cumes como objetivo, o Cerro Vallecitos e o Cerro Plata, com altitudes de 5500msnm e 6000msnm, respectivamente. “Já está tudo pronto, estamos apenas cumprindo o restante dos treinamentos físicos”, naliza.

Con ra na próxima edição esse momento de conquista, que ligado.

Page 44: Revista Conexão 80

Agora o cliente Elektro pode escolher a forma mais conveniente de se relacionar com a gente.

Acesse ligado.elektro.com.br e saiba mais. Serviço Gratuito

Conheça o LIGADO.O novo elo de relacionamento da Elektro com você.