revista conexão jovem

28
Conexão EDIÇÃO Nº 4 | ANO 2013 | ESPACOJOVEM.NET jovem Saiba Der Não! A FORÇA JOVEM REALIZOU O MAIOR EVENTO A NÍVEL NACIONAL NOVO COMEÇO UM POUCO POR TODO O PAÍS SHOW TIME À PROCURA DO TALENTO DE PORTUGAL DESPORTO SNOWBOARD NA UCRÂNIA

Upload: centro-de-ajuda

Post on 28-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição nº4

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Conexão Jovem

ConexãoEDIÇÃO Nº 4 | ANO 2013 | ESPACOJOVEM.NET

jovem

Saiba Dizer Não!A FORÇA JOVEM REALIZOU O MAIOR

EVENTO A NÍVEL NACIONAL

NOVO COMEÇOUM POUCO POR TODO O PAÍS

SHOW TIMEÀ PROCURA DO TALENTO

DE PORTUGAL

DESPORTOSNOWBOARD NA UCRÂNIA

Page 2: Revista Conexão Jovem

2 Conexão Jovem

Quantas vezes, nos momentos bons da tua vida, nos momentos de des-taque na escola, no trabalho ou com a tua família, estiveste rodeado de “amigos”? Talvez até os visses a competir, uns com os outros, para ver quem está mais perto de ti ou quem sai mais contigo.Isso acontece com muita frequência quando se está numa fase, aparen-temente, boa da vida: com dinheiro, mulheres, fama, saúde, influência, diversão, drogas, sexo, etc.Mas, qual é a consideração que eles têm para com aqueles que não têm o mesmo estatuto que tu? Já reparaste nisso?Será que, nos momentos mais difíceis da tua vida, eles estariam ao teu lado, estendendo-te a mão, apoiando-te ou motivando-te a sair daquela situação? Será que seriam capazes de ser verdadeiros contigo? Um verdadeiro amigo não é aquele que concorda sempre contigo, nem aquele que discorda sempre de ti. É sim, aquele que te corrige quando estás errado, que te motiva quando estás certo e que te ajuda quando precisas.Com Jó, nos momentos em que ele mais precisou, todos os seus amigos o abandonaram.

”Os meus parentes me desampararam, e os meus amigos se esquece-ram de mim”. Jó 19.14

Fizeram isto contigo? Se não fizeram ainda, deves ter cuidado, porque podes ser a próxima vítima desta falsa amizade.Como superar traumas e deceções com falsas amizades? Sendo ami-go de Deus, andando com Ele, tendo-O como Amigo Verdadeiro. Ele conhece-te, mas, se tu não O conheces, ainda que tenhas muitas amiza-des, não serás feliz.

Ainda vais esperar?

O Amigo Verdadeiro

4 Novo ComeçoUm pouco por

todo o país

10 Show TimeÀ procura do

talento de portugal

20 InternacionalRússia em festa:

“Jovens Talentos”

12 Amigo VerdadeiroUma tarde de

sábado bem diferente!

26 Espaço FemininoMedo de

amadurecer

Editorial( Sumário(

PRODUZIDO POR: Força Jovem DESIGN: Departamento Gráfico UniversalE-MAIL: [email protected] Dr. José Espírito Santo, nº 36, Chelas Freguesia de Marvila TEL.: 218 368 000/8DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte ou conteúdo desta revista poderá ser repro-duzido, copiado ou transmitido, seja electroni-ca, manualmente ou através de qualquer outra forma, sem que tenha uma permissão por escrito, por parte desta entidade.

Page 3: Revista Conexão Jovem

Conexão Jovem 3

PRODUZIDO POR: Força Jovem DESIGN: Departamento Gráfico UniversalE-MAIL: [email protected] Dr. José Espírito Santo, nº 36, Chelas Freguesia de Marvila TEL.: 218 368 000/8DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Page 4: Revista Conexão Jovem

4 Conexão Jovem

Nacional(

começoUM POUCO POR TODO O PAÍSTeve o objetivo de unir os jovens da FJE para o início de um ano, em grande. O evento que, em Lisboa, contou com a presença do Bispo Júlio Freitas, juntou centenas de adolescentes no centro da capital lisboeta, no antigo cinema Império.

O responsável pelo Centro de Ajuda na Europa contou um pouco das suas

experiências, enfatizando que o jovem deve marcar a diferença em tudo que é e faz. O evento ainda contou com apresentações de peças de teatro, dança, música e casos de superação. Numa madrugada recheada de muita animação.

Fica a saber como participar na FJE mais perto da tua casa em: espacojovem.net/onde-estamos

Novo

Page 5: Revista Conexão Jovem

Conexão Jovem 5

Também a Força Jovem Madeira se juntou a este evento para um novo ano. O evento teve o intuito de levar os jovens a começar 2013 de uma forma consciente, lutando e perseguindo os seus objetivos e sonhos. Aprenderam que nesta vida não importa o que se é ou o que se fez, quando se tem um “Novo Começo”. Tal como em Lisboa, também aqui foi uma madrugada repleta de animação, com várias apresentações de música, dança e teatro.

Madeira unida por um novo começo

Page 6: Revista Conexão Jovem

6 Conexão Jovem

PortoO evento que decorreu na Sede do Porto primou pela diversão.Com cerca de 450 adolescentes presentes, houve lugar para espetáculos de dança e de teatro, assim como vários jogos e depoimentos de quem, através da Força Jovem, conseguiu superar os vícios e a marginalidade.No fim, houve ainda um sorteio de um Ipad.

LisboaA cada sábado, na Sede Europeia da FJE, acontece o confronto entre duas regiões de Lisboa e Grande Lisboa.

Aqui, competem pelo grande prémio surpresa, para todo o grupo e pela Grande Taça.Mas, para isso, têm de sair vencedores com o maior número de pontos, que conseguem através das diferentes provas, como: questões de cultura geral, apresentação de projetos sociais, apresentação do melhor talento, entre outros.Quem sairá vencedor neste ano de 2013? Confere tudo de perto na Sede da FJE, todos os sábados, pelas 16horas.

País em festaFosse no Norte ou no Centro, os espíritos de diversão e competição estiveram presentes em todos os momentos que marcaram os Duelos de Gigantes.Com muita música, dança, teatro e convívio, as tardes tornaram-se diferentes para quem participou e para quem assistiu aos encontros.Mas nem só de descontração viveu o Duelo de Gigantes, que contou ainda com momentos de reflexão e histórias fascinantes de superação contadas por quem viu na Força Jovem uma saída para os problemas, vícios e conflitos interiores.

Lisboa e PortoEM FORÇA NO DUELO DE GIGANTES

É um dos maiores eventos de competição entre a Força Jovem a nível nacional. O Duelo de Gigantes tem acontecido de Norte a Sul do país e tem movimentado milhares de jovens, dispostos a provar qual é o grupo mais forte.

Nacional(

PORTO

LISBOA

Page 7: Revista Conexão Jovem

Conexão Jovem 7

J aneiro ficou marcado pelo concurso “Jovens Talentos Açores”, realizado pela Força Jovem, em Ponta Delgada.

Perante uma plateia de quase 150 convidados, Luís Arruda, professor de dança e bailarino; Terinho Mumbanda, músico com mais de 30 anos de carreira que já dividiu palco com Toni Carreira e Rui Veloso; e Toni Pimentel, músico e cantor da banda de Rock Passos Pesados, avaliaram, criticaram e escolheram os finalistas.Tânia Bolarinho ficou em primeiro lugar, com a interpretação de “I Look to You”, de Whitney Houston; Dino Medeiros foi o segundo classificado, ao tocar, cantar e encantar a plateia com a canção Rosa Sangue, da banda Amor Electro; já o terceiro classificado foi Abel Silva, que realizou uma performance de hip-hop e arrancou gritos e aplausos da plateia e dos jurados.Os dois primeiros classificados competiram, a nível nacional, no programa Show Time, pelo título de “Talento de Portugal”.

AÇORES EM BUSCA DE TALENTOS

Chuvanão afastou adeptos

O futebol une miúdos e graúdos e nem a crise afasta os apoiantes. Prova disso foi o evento desportivo que teve lugar na zona da Póvoa de Santo Adrião. A tarde, chuvosa e fria, não afastou os adeptos, num evento que contou ainda com espetáculos de dança e música, mostrando que a saúde e bem-estar continua a ser um dos pilares da Força Jovem Europa, através das várias atividades promovidas neste e noutros eventos.

Dança chega ao AlgarveTambém o Sul se juntou à iniciativa para descobrir talentos. Numa tarde, no mínimo, animada, adolescentes de todo o Algarve mostraram a sua aptidão para a dança.Desta forma, a Força Jovem quis mostrar que quando um adolescente acredita em si, no seu potencial e investe nele, pode chegar a qualquer lugar. “O segredo da nossa vitória está em alimentarmos os sonhos que existem dentro de nós”, foi esta a mensagem do evento.

Page 8: Revista Conexão Jovem

8 Conexão Jovem

Capa(

A Sociedade tem observado um compor-tamento da parte da população mais

jovem cada vez mais auto-destrutivo e in-consciente. Neste sentido, nasceu a campa-nha “SAIBA DIZER NÃO”. Incentivar os jovens a dizer não aos maus exemplos, ao acharem-se fracos e cobar-des, ao deixarem-se ser manipulados, ao iludirem-se com fantasias passageiras, ao desistirem dos seus objetivos, à auto-desva-lorização, ao suicídio, era o objectivo desta campanha.

MILHARES EM TARDE INESQUECÍVEL

Foi no Pavilhão Multiusos de Odivelas que teve lugar o maior evento alguma vez reali-zado pela Força Jovem, em Portugal.O grupo de dança da Força Jovem de Sines deu o arranque inicial ao evento.Mais à frente, foi a vez do grupo de dança Feel it Crew mostrar o seu talento na área da Street Dance e, para um toque mais clás-sico, seguiu-se uma apresentação de bal-let, do grupo de dança da Força Jovem da Sede Internacional.Depois do divertimento houve lugar para a consciencialização, com a apresentação de uma peça de teatro sobre o tema “Morte”,

Saiba Dizer Não!A FORÇA JOVEM REALIZOU O MAIOR

EVENTO A NÍVEL NACIONAL

Page 9: Revista Conexão Jovem

Conexão Jovem 9

apresentada por integrantes da Força Jo-vem, e que tinha o objetivo de nos fazer refletir sobre o passado, presente e futuro. Milhares de jovens, vindos um pouco de todo o país, encheram o pavilhão, que contou ainda com a presença de vários representantes da FJE de vários países da Europa, tais como: Espanha, Letónia, Rússia, Alemanha, Ucrânia, Irlanda, Inglaterra, Itá-lia, França, Holanda e Roménia.A vencedora do Festival de Talentos, Eloi-sa Pina, apresentou diversas canções que complementam o seu disco, lançado nesse mesmo dia, “Um toque de fé”.

Mas, o momento mais aguardado do even-to estava reservado para o fim, quando Da-mien Jackson contou a sua absolutamente fascinante história de superação. O escritor, autor do livro “Eu deveria estar morto”, falou sobre as suas bases familiares que o leva-ram ao mundo do tráfico e do crime; das ameaças de morte que recebeu e de como conseguiu libertar-se dos gangues e do pas-sado tenebroso. No final, o feedback dos participantes dava conta de um evento dinâmico e consciente, onde os adolescentes foram incentivados a ter uma nova perspetiva da sua vida.

conscienciajovem.pt

Page 10: Revista Conexão Jovem

ShowTime(

À procurado Talento de Portugal

É a oportunidade para todos os jovens de Portugal Continental e Ilhas mostrarem o

seu talento. Seja dança, música, teatro, mala-barismo... o teu talento tem direito de antena, aqui!Com a difícil tarefa de determinar quem é o talento de Portugal, um júri, composto por três profissionais da área do espetáculo, avalia, semanalmente, os candidatos... uns melhores que outros; afinal, aqui é pura diversão! Ainda estamos à procura de um talento que verdadeiramente nos surpreenda a todos e a Portugal. Mas qual será o talento que sairá vencedor? Curioso?Não percas, todos os sábados, pelas 9h, na TV Record.

facebook.com/conexao.jovemtv

10 Conexão Jovem

Page 11: Revista Conexão Jovem

Conexão Jovem 11

Page 12: Revista Conexão Jovem

12 Conexão Jovem

Amigo verdadeiro

UMA TARDE DE SÁBADO BEM DIFERENTE!

Nacional(

“ERA MUITO NERVOSO”“Era um jovem muito nervoso, agressivo e, por causa disso, comecei a envolver-me com más companhias. Come-cei a falar mal com os meus pais, tinha muita

raiva da minha irmã. Na escola falava mal com os professores e ameaçava-os.Comecei a fumar drogas, a roubar e a mentir.

Conheci a Força Jovem após vários convites feitos. Comecei a frequentar regularmente. Degrau a degrau, vi a diferença em mim. Já não tinha vontade de fumar, de roubar, deixei o ódio e comecei a ter bons comportamentos na escola. Deixei as más companhias, tenho um optimo relacionamento com a minha família e já não minto.Hoje sou alegre e tenho a força e a motiva-ção para lutar pelos meus sonhos.”

A Sede Internacional da Força Jovem recebeu o dia do Amigo Verdadeiro. Neste mesmo

dia, houve a competição do Duelo dos Gigan-tes entre a Região da Pontinha e do Cacém. Uma tarde de sábado bem diferente para muitos jovens convidados, com apresentações musicais, diversos jogos de conhecimento,

apresentação de talentos e apresentação de projetos sociais.Para terminar, Gelson Luís, através de vídeos, procurou consciencializar os presentes para as consequências dos seus comportamentos nega-tivos e o resultado que podem obter quando alterarem os mesmos.

Page 13: Revista Conexão Jovem

Conexão Jovem 13

U ma tarde bem passada na companhia de

muitos jovens com muita diversão, apresentações de dança, beatbox, entre outros talentos especiais…Foram também dados a conhecer vários casos de sucesso de jovens integrantes deste projeto! Estiveram presentes o Coordenador da FJE do Centro do país, Junior Figueiredo, e o

Ritmo Perfeito

Coordenador da FJE na Europa, Gelson Luís, que falou sobre não podermos aceitar viver apenas da aparência e mostrou como alcançar a solução. O ”Ritmo Perfeito”, título dado ao evento, foi criado com o objetivo de os jovens virem a ter um ritmo de vida saudável, inteligente e realizado, em todas as áreas, através da Força Jovem Europa.

Família destruída

Kátia nunca conheceu o pai. Em pequena, era um poço de doenças, com convulsões, meningite, rinite alérgica, bronquite asmática, caroços em várias partes do corpo, feridas, reumatismo no san-gue e problemas de visão.

Quando tinha 5 anos, foi violada por um vizinho e, assim, cresceu com ódio de tudo e de todos. Para além de ver vultos e ouvir vozes, tornou-se muito agressiva.Aos 17 anos, foi abusada por um amigo.

No FJE, começou a ir às reuniões e a sua vida foi mudando. Foi curada, liberta dos problemas espirituais, dos traumas e complexos. Hoje, Kátia é feliz, casada e realizada, cheia de sonhos e de motivos para viver. Já não é agressiva e é muito feliz no casamento.

Page 14: Revista Conexão Jovem

14 Conexão Jovem

A apreensão de muitos ado-lescentes foi dando lugar à

sensação de “missão cumprida”, à medida que as horas iam avançando.A FJE influencia, em todos os seus projetos, os jovens à prática de uma boa cidadania, visto que exis-tem diversas formas de ajudar o próximo. Desta vez, a ajuda veio através da doação de sangue que, em Portugal, e muito devido à mudança de políticas, tem vindo a diminuir drasticamente.A iniciativa esteve a cargo do Instituto Português de Sangue, que fez a triagem de quem estava em condições de doar sangue, atra-vés de uma equipa composta por três enfermeiras, um médico e um rececionista que inscrevia aqueles que estavam interessados.No final, contas feitas, foram mais de 60 as pessoas que, efetivamente, doaram um pouco do seu sangue para ajudar quem, hoje, precisa deste bem para sobreviver.Se tu não pudeste estar presente nesta doação e também queres ajudar, informa-te no Centro de Ajuda mais próximo de ti acerca da próxima doação de sangue.

Doação de Sangue(

FJE doa Vida

Page 15: Revista Conexão Jovem

Conexão Jovem 15

Page 16: Revista Conexão Jovem

Alguém acreditou em mim!(

“Era nervoso, agressivo, viciado, fumava dro-ga, roubava e mutilava-me frequentemente. Ao participar na Força Jovem, tornei-me feliz e livre de todos os problemas, assim como da dor que carregava no meu coração.” Vicent Boeykens – Bélgica

“Cheguei à Força Jovem com vários problemas. Desorienta-do, sem casa e sem apoio da família. Deixava-me levar pelas más amizades e acabei por en-trar no mundo de vícios como a bebida, a maconha, a cocaína e, paralelamente, comecei a roubar.Fui preso durante três meses, mas não aprendi a lição e saí pior do que quando entrei.Em 2009 fui preso, novamente,

e desta vez fui condenado a três anos e meio.Ali, no presídio, comecei a trafi-car todo o tipo de drogas, algu-mas delas das quais nunca tinha ouvido falar. Foi nessa situação que uma tia minha, que me visitava, me falou no trabalho do Centro de Aju-da e da Força Jovem. Numa determinada altura, den-tro da prisão, revistaram-me a cela e encontraram 4 gramas

de cocaína e 5 de heroína. Fui transferido para uma prisão de máxima segurança.Ali, sozinho, comecei a pensar em tudo o que estava a acon-tecer; na minha tia que tanto lutou por mim.Comecei a ver que existia so-lução e comecei a mudar. Na prisão, em vez de traficar, co-mecei a fazer um curso de ca-beleireiro e terminei os estudos.Sai da prisão já decidido a mu-dar. Fui ao Centro de Ajuda e à Força Jovem, com o objetivo de me integrar, novamente, na Sociedade.Estou na Força Jovem desde

novembro sem consumir cocaína, sem fumar

e sem beber.Hoje sei valo-rizar a minha vida.”

DROGAS E ROUBO LEVARAM-NO À PRISÃO

Richard Perez - Madrid - Espanha

Depois

DOR INSUPORTÁVELDepois

Page 17: Revista Conexão Jovem

Conexão Jovem 17

Alguém acreditou em mim! (

“Cresci numa família pobre e toda a minha infância foi passada na miséria. Por isso, cresci com muitos complexos. Na escola humilhavam-me e isso prejudicou o meu percurso esco-lar, pois não falava com ninguém e fechava-me ao máximo.Comecei a vir à Força Jovem e lembro-me que gostei do ambiente. Finalmente, alguém estava interessado nos meus problemas. Ali, senti-me livre de complexos e comecei a acreditar em mim.” Bogdan – Ucrânia (molodej.org)

“Antes de chegar à Força Jovem a minha vida sentimental estava destruída. De quem eu gostava não gostava de mim e vice-versa. Sentia-me sozinha, tinha complexos e pensava que nunca seria feliz. Foi através do meu marido que conheci a Força Jovem. Ali, comecei a valorizar-me e a olhar para a vida com outros olhos.Hoje, sou realmente feliz, tenho paz, alegria e o meu casa-mento mudou, totalmente.”Anta Turla – Letónia

“Era uma jovem muito confusa e rebelde. Tinha dupla perso-nalidade: dentro de casa era reservada, enquanto que na rua era muito social. Era agressiva, ao ponto de agredir física e verbalmente os meus professores e colegas.Comecei a participar na Força Jovem e, com calma e paciência, fui mudando. Comecei a ter um novo tempera-mento e hoje não minto mais e já não preciso dos outros para me sentir bem.”Camelle – Suíça (forcejeune.ch)

“Durante a minha infância, dos 4 aos 15 anos, sofri de abuso sexu-al por parte de um membro da minha família. Isso afetou-me tanto que, muito jovem, comecei a ter dificuldades para me exprimir.Cresci sem objetivos, sem vonta-

FOI ABUSADA DURANTE 11 ANOS

de de vencer na vida e via o meu futuro sem quaisquer perspetivas. Não tinha vontade de viver e esse descaso perante a vida fez-me enveredar pelos vícios. Com o tem-po, vi que conseguia agradar aos homens e, não vendo o meu valor,

comecei a sair com muitos rapazes, prostituindo-me para ter dinheiro. Depois disso, comecei a drogar--me. Por fora, tinha aparência de felicidade, mas no meu interior era triste e frustrada, ao ponto de me ter tentado matar por duas vezes.Na Força Jovem. encontrei pes-soas alegres, com vida, felizes e divertidas. Isso deu-me vontade de conhecer melhor o trabalho que era ali feito. Aprendi que poderia ter um futuro diferente. Comecei a olhar para mim e a valorizar-me. Perdoei a pessoa que abusou de mim, larguei a prosti-tuição e aprendi a confiar em mim.“Kelly Boucaud - França

Page 18: Revista Conexão Jovem

18 Conexão Jovem

Internacional(

Saiba Dizer Não!

FOI UM SUCESSO

EM CABO VERDE

Foi considerado o maior evento da Força Jovem em Portugal e

agora foi a vez de Cabo Verde mostrar o porquê do sucesso do evento “Saiba Di-zer Não”. A Praia e São Vicente foram as duas localidades anfitriãs deste movimento que, além da diversão, primou pelo seu lado de consciencialização para todos os adolescentes presentes.Numa tarde, no mínimo, animada, o gru-po de música e de dança da Força Jovem mostrou o seu talento e animou todos os presentes.No evento esteve ainda o coordenador da FJE, Gelson Luís. Mais tarde, foi a vez de Damien Jackson falar sobre o seu livro “Eu deveria estar morto”, onde é contada a sua história de superação.O escritor americano, vindo de uma família

disfuncional, onde o pai era homossexual e a mãe prostituta, falou sobre o seu en-volvimento com os gangues, o álcool e as drogas. Como ele superou todos esses problemas foi algo que os presentes no “Saiba Dizer Não” puderam conhecer na primeira pes-soa, numa história que mostra que não há nada impossível.

Page 19: Revista Conexão Jovem

Conexão Jovem 19

Roma foi mais uma das cidades a re-ceber o evento “SAIBA DIZER NÃO”,

que juntou adolescentes vindos não só da capital italiana, mas também de Nápoles até Florença. Integrantes da Nova Gioventù e grupos convidados esbanjaram talento e mostra-ram a força de ser jovem. Abriu-se o festival com freestyle, que é um estilo livre, de dança ou música improvisa-dos, misturados com passos mistos, com a famosa dança de rua.Muitos adolescentes procuram a alegria,

FreestyleMúsica e muita diversão

refugiando-se dos problemas quotidianos nas drogas e nas saídas noturnas, que nor-malmente acabam em confusão ou até em morte. Mas, através deste evento, a Força Jovem mostrou que a prática do desporto e da dança ajudam a ocupar o tempo, fa-zem bem à saúde e previnem problemas maiores.Durante o evento, a Força Jovem de Milão presenteou todos com um espetáculo de ballet; com uma banda de rock que fez um cover do cantor Elvis Presley e um guitarris-ta de Florença que mostrou os seus dotes com a música. Roma também surpreendeu com os números de capoeira, malabarismo e com a apresentação de Judo.Os jovens exibiram os seus talentos, peran-te um público de 230 pessoas.

Page 20: Revista Conexão Jovem

20 Conexão Jovem

Internacional(

Rússia em festaA final de “Jovens Talentos” entrou para a

história da FJE Rússia. Muitos adolescen-tes estiveram presentes no encontro, a maio-ria pela primeira vez.Aqui, os oito finalistas presentearam os con-vidados com o teatro “Set me free”. Houve ainda lugar para passatempos, vídeos moti-vacionais, jogos e muita diversão.Mas, como já é habitual nos eventos FJE, houve ainda histórias contadas na primeira pessoa, de superação.A adolescência envolve-se facilmente em ví-cios, más companhias e rebeldia, mas, quan-do chega a altura de deixar esses maus com-portamentos, poucos são os que têm força e capacidade para o fazer. Estas histórias ser-

vem, então, de impulso para quem ainda não conseguiu deixar os vícios e a delinquência.

Page 21: Revista Conexão Jovem

Conexão Jovem 21

AwardsOteatro ADR’Y vestiu-

-se com as cores da Força Jovem França, para a segunda edição dos Awards. Foi num lugar de prestígio que o evento se desenro-lou, a apenas alguns pas-sos da avenida, mundial-mente conhecida, Champs de Mars e da Tour Eiffel.Uma noite para celebrar

2013 em Paris

os adolescentes que, em 2012, se destacaram na Força Jovem. Entre jovens e responsá-veis, o número total de participantes ascendia a 600 pessoas que assistiram a esta cerimónia de entre-ga de prémios para todos aqueles que fizeram com que se evidenciassem nas mais variadas categorias.

Os melhores de 2012

A Força Jovem na Holanda realizou a noite do Troféu Jovem para os melhores do ano 2012. Ninguém quis perder este evento, onde os jovens chegavam acom-panhados de pais e amigos que vinham prestigiar os nomeados.

Os prémios foram divididos em categorias, como: Jovem do Ano (rapaz e rapariga); Talento do Ano; Melhor Apresentação do Ano e Top 10 do Ano.

Bruno Dantas, coordenador da Força Jovem na Holan-da, presidiu o encontro e transmitiu a mensagem de que, independentemente, de quem venceu, “todos são vencedores. Todos os que se esmeraram e todos os que deram o seu melhor no ano que passou” e deixou um desafio: fazer mais e melhor neste ano de 2013.

À espera de um comboio

Jordi Bedika tinha, desde os 13 anos, fortes desejos de suicídio; a sua vontade era atirar-se para a frente de um comboio.“Presenciava os meus pais a discutir e isso irritava-me muito.”Devido a esta situação, Jordi come-çou a chegar a casa de madrugada.

“Sentia-me culpado e achava que era a razão da infelicidade dos meus pais. Achava que se morresse, eles teriam paz”, conta Jordi que, por duas vezes, chegou a estar de pé à beira dos carris, à espera que o comboio passasse para, então, saltar. “A minha mãe começou a frequentar o CdA e foi lá que conheci o trabalho da Força Jovem. Passo a passo, pude notar mudanças no meu comportamento. Toda aquela raiva e desejo de suicídio desapareceram e, hoje, o meu relacionamento com meus pais é outro. Há paz na minha casa e, sobretudo, dentro de mim”, diz Jordi, agora com um semblante sorridente. Jordi Bedika - Holanda

Page 22: Revista Conexão Jovem
Page 23: Revista Conexão Jovem
Page 24: Revista Conexão Jovem

24 Conexão Jovem

Snowboard

E MUITA DIVERSÃO

Internacional(

Este ano, o acampamento de inverno na Ucrânia foi inesquecível. Três dias que passaram rápido demais

No verão passado, a FJE da Ucrânia fez o seu primeiro acampamento.

Este ano, o acampamento de inverno foi, igualmente, inesquecível. Três dias que passaram rápido demais. O destino foi a cidade de Chernovtsy. De seguida, os adolescentes foram até Migava, onde os esquis e snowboards aguardavam para um dia de diversão. As quedas, claro, não podiam faltar...Depois das competições ao ar livre foi momento de desfrutar de uma deliciosa

refeição e, por fim, o convívio levou ao debate sobre as posturas corretas para quem está em plena adolescência.O segundo dia começou com a leitura e meditação na Palavra de Deus. E depois, de volta à diversão... O terceiro dia trouxe o grupo à cidade de Bukovel, para visita. O dia foi passado em plena natureza, a preparar o regresso a casa.Três dias de diversão, convívio e muita adrenalina que se prometem repetir, brevemente.

Page 25: Revista Conexão Jovem

Conexão Jovem 25

de, cheguei mesmo a ser esfaqueado. Fique aterrorizado e, para lidar com aquelas intimidações, comecei a sair à noite para tentar esquecer aqueles problemas. Sentia-me bem, mas quando a noite acabava, eu estava sozinho. Era triste e infeliz.A relação com a minha família também era instá-vel, devido à mágoa que guardava do meu pai.Um dia fui convidado para participar na Forca Jovem e fui com a intenção conhecer outras rapa-rigas. Acabei por gostar da atmosfera positiva e acabei por continuar a participar.

Envolvi-me nas competições e nos eventos des-portivos, mas foram as palavras do responsá-

vel que me fizeram pensar. A Força Jovem ajudou-me a entender que eu poderia mudar a minha vida e resolver os meus problemas. Recebi forças para sair do crime e dos gan-

gues e, depois de pouco tempo, consegui um emprego.

As minhas notas na escola começaram a aumen-tar e, consequentemente, o meu relacionamento com a minha família também começou a mudar. Hoje não fumo, não bebo e tenho uma vida de-cente, sou uma pessoa feliz, realizada e tenho muitos projetos.

Richard Greaves - Londres (Inglaterra)

Depois

“Cresci sem conhecer o meu pai e isso causou uma lacuna muito grande na minha vida.Envolvi-me com más companhias, que me levaram para o tráfico de drogas.No entanto, nunca cheguei a consumir, por aspirar ser um grande jogador de basquete.Com a minha imagem de “Bad boy” tinha muitas raparigas atrás de mim e eu adorava aquela sensação. Essa popularidade junto do sexo femi-nino originou que eu fosse ameaçado por outros rapazes. Comecei a andar com armas para me proteger e, mais tar-

SÓ PENSAVA EM NAMORAR

Na FJE de Inglaterra foi realizada a Gala V-Day. O Dia da Vitória teve lugar no famoso Rainbow Theatre em Londres, onde com-pareceram mais de 1000 jovens.Este evento teve como objetivo premiar o melhor jovem do ano de 2012, da Força Jovem de Inglaterra. Nesta Gala, foram apresentadas novas músicas gravadas pelo VYG RECORDS, como também a apresentação da nova linha de roupa da FJE, as novas t-shirts de verão.

Gala V-Day

Page 26: Revista Conexão Jovem

26 Conexão Jovem

Espaço Feminino(

Medo de amadurecer

Muitas jovens têm medo de amadurecer, pelo facto de terem de assumir respon-

sabilidades. Umas porque dependem dos pais e não querem arcar com os seus atos, outras mesmo tendo responsabilidades, não são ma-duras o suficiente para as desenvolver.O facto de se ter responsabilidades, não quer dizer que se seja responsável; o que irá mostrar se és, ou não, é a forma como lidas com aquilo que te foi confiado: se desenvolves; se colocas toda a tua força, e se fazes o melhor, mostran-do, assim, que és digna de coisas maiores.Tudo isto, só posso ser – e ter – quando a minha confiança está realmente em Deus. É a minha vida com Deus que me torna madura, capaz de gerir tudo o que me é confiado, sem dese-quilíbrio, sem investir mais em algumas coisas e

ASSUMIR RESPONSABILIDADES

PARA CRESCER, SEM MEDO

DE AMADURECER

menos em outras e, assim, ser um referencial de Deus neste Mundo.Eu sabia que tinha de assumir as minhas respon-sabilidades para crescer e desenvolver, então parti para a fé-inteligente: busquei Deus com todas as minhas forças, como nunca antes, por-que sabia que, sozinha, não conseguiria…Muitas lágrimas foram derramadas; muitas ve-zes veio o maldito sentimento de “jogar tudo para o alto” e desistir, mais era aí que eu mais me apegava a Deus. Ele foi-me dando forças e sabedoria para superar os meus desafios e limitações.Hoje, aquilo que é considerado um desafio é isso que eu quero!Se é fácil? Não! Sou uma super-mulher? Não! Tenho medo? Sim! Mas não sou medrosa, por-que sei que, se não enfrentar, vou ficar para trás, serei frustrada, porque sabia que podia ter feito, mas não fiz, poderia ter-me lançado, mas fui “mole”; não quis sentir a dor, preferi ficar acomodada, e Deus não pode contar comigo, porque Ele não conta com acomodados.Ficou sem ser feito? Não!!! Deus contou com outra, que estava disposta e que disse: “Eis -me aqui!” Porque a Obra d’Ele não pára.

Ruth Lima

Page 27: Revista Conexão Jovem

Conexão Jovem 27

Page 28: Revista Conexão Jovem

28 Conexão Jovem