revista Água&vida 78

36
Ano 14 - nº 78 Julho / Agosto - 2013 Marco Regulatório Os impactos no setor de águas minerais Tudo pronto para o Congresso e a Expo-Abinam’2013 Saiba como participar Logística Reversa MMA quer ajustes na proposta da coalizão Sede do Congresso, Campos do Jordão reúne charme e atrativos turísticos

Upload: imk-relacoes-publicas

Post on 10-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Ano 14 - nº 78Julho / Agosto - 2013

Marco RegulatórioOs impactos no setor de águas minerais

Tudo pronto para o Congresso e a Expo-Abinam’2013Saiba como participar

Logística ReversaMMA quer ajustes na proposta da coalizão

Sede do Congresso,Campos do Jordão reúne charme e atrativos turísticos

ANUNCIE aqui !

editorial

Desde 1975

Setor unido no 22o CongressoA realização do 22o Congresso Brasileiro da Indústria de Águas Minerais e da Expo-Abinam’2013, de 9 a 11 de outubro, em Campos do Jordão, São Paulo, ocorrem em um momento especialmente importante para a nossa atividade.

Como todos têm acompanhado pelo noticiário, pelo site da Abinam, em nossas reuniões, bem como por meio da revista Água&Vida, estão na ordem do dia temas emergentes, que envolvem e impactam diretamente a indústria de águas minerais: o Projeto de Lei do novo Marco Regula-tório da Mineração, em fase de aprovação no Congresso Nacional, e o processo de implantação dos projetos da Logística Reversa, com metas e prazos já estabelecidos.

Trata-se de temas polêmicos e complexos, que exigem total atenção e pró-atividade na análise de desdo-bramentos e implicações em nossa indústria para que possamos, em conjunto, nos posicionar e avaliar os reflexos, benef ícios e consequências para toda a cadeia produtiva do setor.

O Congresso, portanto, representa um momento valioso para o debate dessas questões e de outros temas também relevantes que vão abordar novas tecnologias de envase de águas minerais, o branding design na criação de valor para o produto, a importância do marketing para o setor, entre outros, inclusive com a participação de palestrantes internacionais. A oportunidade de acompanhar as tendências dos mercados nacional e internacional, trocar informações e experiências, conhecer novos insumos e tecnologias é imprescindível para dar continuidade ao processo de modernização e de maior competitividade do setor, sendo estas, metas reiteradas pela nova gestão da Abinam.

O evento, por meio da Expo-Abinam’2013, nossa tradicional feira e vitrine do setor, representa também possibilidade efetiva de novos negócios, privilegiando tanto fabricantes de água mineral como fornecedo-res de produtos e serviços. O Water Bar, espaço estratégico para encontros, divulgação e lançamentos, está à disposição dos interessados para promoção de suas marcas e produtos.

Os prêmios Waldemar Junqueira Ferreira Filho e Fraterno Vieira de Jornalismo são chancelas de valor agregado às empresas, que conferem aos participantes e vencedores maior visibilidade no mercado.

Por todas essas razões, convido a todos os players da cadeia produtiva da indústria de águas minerais para participarem do Congresso, que terá como cenário a belíssima cidade de Campos do Jordão, com seus inúmeros atrativos e encantos, que fazem da sede do evento um dos mais belos e sofisticados destinos turísticos do país.

E, para encerrar, não poderia deixar de lembrar que as recentes manifestações por todo o País nos deixa-ram uma importante lição: a força da participação, da união, e da convergência de interesses. Por isso, com a presença de todos, o Congresso será um espaço estratégico para reiterarmos a força do nosso setor! Até lá.

Carlos Alberto LanciaGeólogo e Presidente

06

O evento é uma oportunidade para o intercâmbio de informações, realização de negócios, abertura de novos mercados, divulgação e lançamento de produtos

Abinam lança hotsite do 22º Congresso e da Expo-Abinam’2013

Programa preliminar do 22º Congresso Brasileiro da Indústria de Águas Minerais e Expo-Abinam’2013

Novo código isenta exploração de água mineral de licitação exigida para outros recursos minerais

Comitê Jurídico da Coalizão se reúne para analisar as exigências do governo

Mercado

06

14

24

26

11

18

18

www.revistaaguaevida.com.br

A revista Água&Vida e a Abinam não têm responsabilidade sobre as informações contidas nos anúncios.

Carlos Alberto Lancia César DibAntonio Gomes VidalRicardo AltgauzenRicardo SignorelliOlívia Augusta A. Macedo CostaHamilton Luiz Guido

Márcio Leite CarvalhoMarcelo MarquesRoberto Gentil Ferreira da Silva

Luís Alfredo SchultzJosé Ângelo M. RambalducciRoberto P. Serquiz Elias

Carlos Alberto Lancia Amílcar Augusto Lopes Jr.Wilmar José FranznerCésar DibRicardo SignorelliOlívia Augusta A. Macedo Costa Luís Alfredo SchultzMarcelo MarquesRoberto Gentil Ferreira da Silva José Ângelo M. RambalducciWellington MorgadoRenan Hazan

Petra S. Sanchez

Pedroza de Andrade Advogados

Márcia de Azevedo

Paulo de Souza (Assessor da Diretoria)Silvia Santos (Secretária Administrativa)

Rua Pedroso Alvarenga, 584 - 4º andar Cep: 04531-001 – São Paulo – SPTel.: 11 3167-2008 | Fax: 11 3167-2542e-mail: [email protected]: www.abinam.com.br

IMK Relações Públicas

Márcia de Azevedo

Cynthia May Richard

Carlos Alberto LanciaCarlos Pedroza de AndradeDra. Petra S. SanchezRicardo Signorelli

Carlos Alberto Lancia

Lucimara Miyoshi Pecegueiro

Juliana Prado

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2639 | 9º andarcep: 01452-000 | São Paulo | SP Tel.: 11 3813-1300 | Fax: 11 3814-2924e-mail: [email protected]

Presidente1º Vice-Presidente2º Vice-PresidenteDiretor Secretário Diretor Tesoureiro

Diretora Social Diretor Regional

Conselho fiscal efetivo

Suplentes

SinDinAMPresidente

1º Vice-Presidente2º Vice-PresidenteDiretor Secretário Diretor Tesoureiro

Diretora Social

Conselho fiscal efetivos

Suplentes

Assessoria Científica

Assessoria Jurídica

Assessoria de imprensa

Secretaria Executiva

Coordenação Editorial

Editora

Sub-editora

Conselho Editorial da Abinam

Colaborou nesta edição

Diagramadora

Assinaturas e Publicidade

24

30

foto

cap

a: J

osé

Ric

ardo

Rov

ida

ANUNCIE aqui !

6

CONGRESSO

Campos do Jordão (SP) será a sede do maior congresso

brasileiro de águas minerais

www.revistaaguaevida.com.br

foto

: Sér

gio

Biag

ioni

O evento é uma oportunidade para o intercâmbio de informações, realização de negócios, abertura de novos

mercados, divulgação e lançamento de produtos

7

A realização do 22º. Congresso Brasileiro da In-dústria de Águas Minerais promovido pela Abi-

nam/Sindinam, de 9 a 11 de outubro, na cidade de Campos do Jordão, situada na Serra da Mantiquei-ra, interior do estado de São Paulo, é o principal destaque deste ano da agenda de eventos do setor.

Com intensa programação de palestras, de-bates e workshops ministrados por especialis-tas e experts da área, o evento visa fornecer aos participantes uma visão global de um setor que cresce a taxas expressivas, bem como abordar os principais desafios e tendências do mercado na-cional e internacional.

“A possibilidade de reunir em um mesmo espa-ço representantes de toda a cadeia produtiva do setor faz do evento uma oportunidade ímpar para troca de experiências, acompanhar as novidades e debater os rumos da nossa indústria, que precisa estar atenta e alinhada com as mudanças em cur-so”, afirma Carlos Alberto Lancia, presidente da Abinam. “A participação de todos representa um investimento precioso no próprio negócio e no for-talecimento da nossa indústria”, enfatiza Lancia. De acordo com a entidade, são esperados cerca de dois mil participantes.

Outro destaque do Congresso é a Expo-Abi-nam’2013, tradicional mostra do setor, que traz as novidades e tendências das empresas fornecedoras de produtos, equipamentos, componentes, proces-sos, serviços, materiais e embalagens voltados para o mercado de águas envasadas. Com base nos resul-tados das edições anteriores, a feira já é reconhecida como um espaço consolidado para abertura de no-vos mercados, realização de negócios, divulgação e lançamento de produtos.

Campos do Jordão reúnecharme e localização estratégicaA escolha do cenário para a realização do encon-

tro deste ano é um recorte privilegiado na paisagem de São Paulo. A sofisticada e aconchegante cidade de Campos do Jordão, conhecida como Suíça Brasi-

Pedra do Baú

foto

: Jos

é R

icar

do R

ovid

a

8 www.revistaaguaevida.com.br

leira, por suas características europeias. Localizada a 1.628 metros de altitude no maci-

ço da Serra da Mantiqueira, conhecida como uma das mais elevadas cadeias de montanhas do país, a cidade apresenta elevados índices de oxigenação e ozônio. Esses teores, considerados superiores ao da famosa estância francesa, Chamonix, con-ferem a Campos o atributo de clima revigorante para os pulmões.

Além do ar puro extremamente benéfico à saú-de, o município não só reúne inúmeros atrativos de lazer e turismo, como também conta com um dos mais modernos espaços de eventos do país, o Con-vention Center, do empresário e jornalista João Dó-ria, local da realização do Congresso.

Situado no charmoso bairro Vila Capivari, de ar-quitetura germânica, principal região de turismo e comércio da cidade, que também ostenta a fama

de ser um dos locais mais “chiques” e badalados do país, o Convention oferece infraestrutura logística e técnica de última geração para atender aos mais diversos perfis de eventos. São 7.200 m2 de área multifuncional. O empreendimento é detentor do Prêmio CAIO 10ª. Edição, na categoria de melhor Centro de Convenções de Pequeno/Médio Porte do Brasil.

Segundo Lancia, a localização estratégica do Con-vention Center também foi um fator importante na escolha da sede do evento. O local é de fácil acesso pelas principais rodovias do estado. Está próximo de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e das maiores cidades da região.

Turismo e compras na Suíça BrasileiraEmbora seja famosa como um dos principais des-

tinos de inverno do país, Campos do Jordão ofere-ce um espetáculo privilegiado no mês de outubro: o esplendor da primavera em clima de montanha, com temperatura média acima de 20 graus durante o dia. Nessa época do ano, a arquitetura europeia é realçada pelo colorido das flores, desenhando uma paisagem inesquecível.

As opções de passeios são inúmeras. O bairro Vila Capivari concentra os principais atrativos da cida-de, como o teleférico do Morro do Elefante, locali-zado no Parque de mesmo nome. O passeio a 1.800

CONGRESSO

Bondinho

Convention Center

foto

: Val

éria

Lug

ui

metros de altitude oferece uma visão panorâmica deslumbrante da região. Dali sai também o Bondi-nho Urbano, que percorre outras vilas de Campos do Jordão, como Jaguaribe e Abernéssia.

Capivari não é apenas o ponto de partida para di-ferentes atrações, mas, sobretudo, um destino no co-ração de Campos do Jordão a ser explorado, já que ali pulsa a vida diurna e noturna da cidade em suas praças, bares, restaurantes e lojas especializadas.

Gastronomia – Outro ponto forte do turismo em Campos do Jordão é o roteiro de sabores oferecido pela diversidade de opções gastronômicas. Há co-zinhas para todos os gostos: italiana, franco-suíça, espanhola, japonesa, alemã e até opções mais dife-renciadas, como a gaulesa, além das mais tradicio-nais, como pizzarias e churrascarias. Tudo isso sem esquecer de um dos itens que é marca registrada da cidade: os chocolates. Produzidos em fábricas espa-lhadas por diferentes bairros, a variedade oferecida comprova que a região conta com verdadeiros mes-tres chocolateiros. Boulevard Geneve

foto

: Jos

é R

icar

do R

ovid

aANUNCIE aqui !

10 www.revistaaguaevida.com.br

No tour gastronômico, o bar e restaurante Ba-den Baden é parada obrigatória. Além dos famosos pratos da cozinha alemã, o local é conhecido por oferecer algumas das melhores cervejas artesanais do mundo. Charmoso e com mesinhas na calçada, localizado na Vila Capivari, é um dos pontos de en-contros mais badalados da cidade.

Compras – A confecção de malhas é um dos principais destaques e tradição do comércio da cidade, mas a variedade de lojas, inclusive de gri-fes, é um convite tentador para ir às compras. As opções incluem desde artigos de vestuário femi-nino, masculino, infantil, acessórios, bolsas, cal-çados até itens de decoração, entre outras infini-dades de ofertas.

Em outubro, considerado período de baixa tem-porada, a maior parte das lojas oferece promoções especiais para os estoques de inverno. É uma boa oportunidade para adquirir produtos de qualidade e com preços diferenciados.

Cerveja Baden Baden

Confira alguns endereços

Terrace Artigos: calçados e bolsasShopping Boulevard GeneveRua Djalma Forjaz, 103 – Loja 7Vila Capivariwww.terracecalcados.com.br

OMK CouroArtigos: casacos, saias, coletes, calçasAv. Macedo Soares, 261Vila Capivariwww.omk.com.br

LunikArtigos: malhariaAv. Macedo Soares, 121Vila Capivariwww.lunik.com.br

CONGRESSOfo

to: S

érgi

o Bi

agio

ni

Para facilitar e agilizar o acesso dos participantes a todas as informações do Congresso e da Feira, o hotsite exclu-sivo do evento, já pode ser consultado pelo endereço www.abinam.com.br.

Organizado de forma clara e obje-tiva, o espaço traz na página inicial uma apresentação do 22º Congresso Brasileiro da Indústria de Águas Mi-nerais e da Expo-Abinam’2013, segui-da de vários banners com os detalhes do encontro.

São informações sobre o local do evento, destaques turísticos da cidade de Campos do Jordão, ficha de inscri-ções, formas de pagamento, além da programação completa. Também es-tão incluídas no hotsite orientações para participar da Expo-Abinam’2013, tradicional feira do evento, e concor-rer às premiações oficiais do Congres-so – Prêmio Waldermar Junqueira Ferreira Filho e Prêmio Fraterno Viei-ra de Jornalismo.

No ícone da revista Água&Vida, o

Abinam lança hotsite do 22º Congresso e da Expo-Abinam’2013

internauta acompanha tudo o que é preciso saber para veicular anúncios nas edições especiais, que circulam antes, durante e depois do encontro. A pá-gina online inclui ainda o contato da operadora do Congresso para reservas e orientações sobre hotéis, passagens e traslados.

ANUNCIE aqui !

12 www.revistaaguaevida.com.br

CONGRESSO

Premiações ampliam reconheci-mento das empresas no mercado

Envasadores e fornecedores de insumos para o se-tor de águas minerais terão a oportunidade de rece-ber durante o Congresso ao tradicional Prêmio Wal-dermar Junqueira Ferreira Filho, já na sua 13ª edição.

A premiação vem conferindo aos ganhadores, desde 2001, quando foi criada, a chancela de destaque no mer-cado por investimentos e ações em marketing, propa-ganda, promoções, design e inovação.

Mais recente, o Prêmio Fraterno Vieira de Jornalis-mo, instituído em 2012, visa incentivar a valorização e a divulgação da água mineral, por meio de matérias jornalísticas em veículos impressos e eletrônicos, re-conhecendo as melhores reportagens, de acordo com critérios estabelecidos pelo comitê gestor da premia-ção. As inscrições são abertas a empresas envasado-ras e jornalistas que produziram material com as mais diversas abordagens sobre o tema.

O prêmio foi criado em homenagem ao jornalista Fraterno Vieira, considerado um dos ícones da im-prensa brasileira, em reconhecimento ao seu empenho na promoção e fortalecimento da imagem da indústria nacional de águas minerais.

Water Bar, uma vitrine de produtos e serviços

Ponto de encontro dos participantes do Congresso para degustar e conhecer as novidades e diversidade das águas minerais naturais brasileiras, o Water Bar é um espaço estratégico para as empresas divulgarem suas marcas de produtos com ou sem gás, preparados líquidos aromatizados, além de sucos e refrigerantes produzidos com água mineral natural.

As inscrições já estão abertas aos associados da Abi-nam. Os interessados devem inscrever um mix mí-nimo de cinco itens da cada categoria de produto. O volume das embalagens deve ser entre 300ml e 600ml. Endereço para entrega dos produtos:

Convention Center - Av. Macedo Soares, 499, Bair-ro Capivari, CEP 12460-000, Campos do Jordão, SP, Fone|Fax (11)3663-5144 | 3663-5143 falar com o Paulo de Souza, de 30 de Setembro a 5 de Outubro de 2013.

Confirme já sua participação no Water Bar, preen-chendo o formulário online, disponível no hotsite do Congresso http://www.abinam.com.br/formulario.php?id=73.

ANUNCIE aqui !

14 www.revistaaguaevida.com.br

CONGRESSO

8 de Outubro | Terça-feira 20h00 às 22h00 Coquetel de Boas-Vindas Patrocínio: Água Mineral Schin – Brasil Kirin

9 de Outubro | Quarta-feira | Manhã08h00 às 18h00 Recepção, Credenciamento e Entrega de Materiais aos Participantes 10h00 Solenidade Oficial de Abertura Boas-Vindas Presidente do Congresso Antonio Gomes Vidal Superintendente de Águas do Grupo Edson Queiroz, FortalezaPresidente ABINAM / SINDINAM Carlos Alberto LanciaEntrega da Comenda Dr. Benedictus Mário Mourão Painel de Abertura

11h00 às 11h30 A Importância da Agência Nacional de Mineração – ANM no Novo Marco Regulatório Palestrante: Sérgio Augusto Dâmaso de Sousa Diretor-Geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, DNPM – Brasília 11h30 às 12h00 O Cenário da Água Mineral no Novo Marco Regulatório Palestrante: Carlos Nogueira da Costa Júnior Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME – Brasília 12h00 Abertura Oficial da Expo-Abinam’2013 e Bar de Águas13h00 Almoço

Temas que serão destaque no CongressoConfira a seguir o programa preliminar do 22º Congresso Brasileiro da Indústria de Águas Minerais e Expo-Abinam’2013. Em breve, a programação definitiva estará disponível no hotsite do evento, com a apresentação de todos os palestrantes e temas do encontro.

PROGRAMAÇÃO14h00 às 18h00 Expo-Abinam’2013 e Visita ao Bar de Águas

9 de Outubro | Quarta-feira | Tarde Sessão 1: Marketing 15h30 Branding Design: Criando Valor para Água Mineral Palestrante: Lincoln Seragini Presidente da Seragini Design e Engenharia de Embalagens – São Paulo

16h10 Tema a ser Definido Palestrante: Antonio Gomes Vidal Superintendente de Águas do Grupo Edson Queiroz – Fortaleza

16h50 Marketing em Água Mineral Palestrante: Eduardo Gagliardi (a confirmar) Diretor de Marketing da água Bonafont da Danone – São Paulo

17h30 Perguntas e Discussões

10 de Outubro | Quinta-feira | Manhã

09h00 às 18h00 Visitação à Expo-Abinam’2013 e Bar de Águas Sessão 2: Economia | Mercado 09h00 PIS/COFINS na Água Mineral, Alíquota Zero, Regime Lucro Real e Lucro Presumido: Como Aproveitar os Créditos Palestrante: Rogério Ramires Conselheiro Titular da 2ª Câmara Julgadora do Conselho Municipal de Tributos – Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico – São Paulo

09h30 Mercado de Águas Minerais Palestrante: Marcelo Marques (a confirmar)

15

ANUNCIE aqui !

www.revistaaguaevida.com.br16 www.revistaaguaevida.com.br16

Gerente Executivo da Nestlé Waters Brasil Bebidas e Alimentos – São Paulo

10h00 Tema a definir Palestrante: Gruppo M&G – Itália

10h30 Novas Tecnologias em Máquinas Blocadas: Redução do Peso das Garrafas de Águas Minerais Grupo Sidel, Sipa Sul América, Krones do Brasil e KHS Indústria de Máquinas

11h00 Marketing de Varejo: Gestão de Categoria na Melhoria dos Resultados em Água Mineral Palestrante: Prof. Ricardo Pastore Professor e Coordenador de Pós-Graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM – SP 12h00 Perguntas e Discussões 12h30 Almoço

10 de Outubro | Quinta-feira | Tarde 14h00 às 18h00 Visitação à Expo-Abinam’2013 e Bar de Águas Sessão 3: Inovações no Setor de Águas Minerais 14h00 The Role of the International Council of Bottled Water Associations – ICBWA in the Development of Mineral Water Industry: Present Issues Palestrante: Elizabeth Griswold Secretária-Geral do International Council of Bottled Water Associations, ICBWA – Canadá 14h40 Hydration in Competitive Sport and Sedentary Adults: Benefit for The Maintenance of Health Palestrante: Annick Moreau Diretora de Assuntos Científicos e Regulatórios da Danone Waters – França 15h20 Coolers: Last Innovations in Cleaning and Sanitising Procedure Palestrante: Christopher D. Dunn

Gerente Geral de Qualidade de Bebidas da NSF International – EUA

11 de Outubro | Sexta-feira | Manhã 10h00 às 18h00 Visitação à Expo-Abinam’2013 e Bar de Águas Sessão 4: Órgãos Normativos e Sustentabilidade

10h00 Ações da ANVISA a Nível Governamental Palestrante: William Cesar Latorre Gerente de Inspeção e Controle de Riscos de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA – Brasília

10h30 Inovações no Processo de Certificação Voluntária da Água Mineral Palestrante: Cristiane Mascarenhas S. Sampaio Técnica da Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Inmetro – Rio de Janeiro 11h00 Tema a definir

Palestrante: Ricardo de Oliveira Moraes Superintendente do DNPM/SP – São Paulo 11h30 Sustentabilidade Ambiental e Reciclagem de PET no Brasil Palestrante: Auri Marçon Presidente da Associação Brasileira da Indústria do PET, ABIPET – São Paulo12h00 Perguntas e Discussões 13h00 Cerimônia de Encerramento 13h00 às 14h00 Almoço

CONGRESSO

ANUNCIE aqui !

18

MARCO REGuLATóRIO

18 www.revistaaguaevida.com.br

Carlos Nogueira da Costa Júnior, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia

novo marco regulatório da mineração muda as regras do setorNovo código isenta exploração de água mineral de licitação exigida para outros recursos minerais

O Projeto de Lei do novo Marco Regulatório da Mineração, que aguarda votação no Congres-

so Nacional, propõe várias mudanças na atual lei, criada em 1967, que rege o setor de mineração, considerada obsoleta pelo governo.

Com o novo código, o governo quer promover maior competitividade e modernização do setor. Entre as principais propostas, ainda sujeitas a al-terações no Congresso, foram incluídas mudanças na cobrança da taxa de Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM).

O aumento da alíquota, atualmente na faixa de 0% a 3%, dependendo do tipo de minério explorado, terá agora teto de 4%. Com a nova taxação, a arre-cadação do governo deverá dobrar. No ano passado foi recolhido R$ 1,8 bilhão só com o imposto.

As mudanças introduzidas no novo Código Bra-sileiro de Mineração serão amplamente debatidas no Congresso da Abinam. No dia 9 de outubro, o secretário de Geologia, Mineração e Transforma-ção Mineral, Carlos Nogueira, do Ministério de Minas e Energia, abordará o tema "O Cenário da Água Mineral no Novo Marco Regulatório".

Em entrevista exclusiva à Água&Vida, o secretá-rio dá um panorama sobre as principais mudanças do novo Marco Regulatório, que também afetam o setor de águas minerais. Confira!

Água&Vida – Quais as principais modifica-ções da nova legislação minerária frente ao Có-digo de Mineração atual?

Nogueira – As principais modificações propos-

tas pelo novo Marco da Mineração podem ser di-vididas em três linhas:

1) Institucionais – criação do Conselho Nacio-nal de Política Mineral (CNPM), órgão de assesso-ramento da Presidência da República para a for-mulação da política mineral; e criação da Agência Nacional de Mineração (ANM), autarquia especial vinculada ao Ministério de Minas e Energia, com a finalidade de regular e fiscalizar o aproveitamento de recursos minerais.

2) Regimes de Aproveitamento, Concessão e Autorização – estabelecimento de titularidade única para pesquisa e lavra; definição clara dos regimes de aproveitamento de recursos minerais com concessão precedida de licitação ou chama-da pública, como regra do novo modelo; ou ainda, autorização, dispensada a licitação, para a lavra de: a) minérios para emprego imediato na construção civil; b) argilas destinadas à fabricação de tijolos, telhas e afins; c) rochas ornamentais; d) água mi-neral; e) minérios empregados como corretivo de solo na agricultura, e f) outros minérios definidos pelo poder concedente.

“A continuidade da exploração da lavra de água mineral

depende apenas do interesse do concessionário, do cumprimento

das obrigações pactuadas no contrato vigente e da permissão

do poder concedente”.

Os direitos minerários somente poderão ser concedidos ou autorizados às sociedades consti-tuídas segundo as leis brasileiras, organizadas na forma empresarial ou em cooperativas, com sede e administração no país. Também foram defini-dos instrumentos de outorga: contrato de con-cessão e termo de adesão; e estabelecimento de prazos de até 40 anos para a concessão, admitida prorrogação por períodos sucessivos de até 20 anos, e de até 10 anos, prorrogável sucessivamen-te, para a autorização.

AN

UN

CIE

aqui

!

20 www.revistaaguaevida.com.br

MARCO REGuLATóRIO

3) Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) – foi alterada a base de cálculo que passa a ser baseada no fatura-mento bruto, deduzidos os tributos efetivamente pagos incidentes sobre a comercialização do bem mineral. Mudança nas alíquotas: o novo marco propõe que a alíquota seja de até 4%, estabelecidas em Decreto para cada mineral.

Água&Vida – Quais foram os parâmetros con-siderados no Marco Regulatório para estabele-cer o prazo de concessão da exploração mineral da nova Lei?

Nogueira – O novo Marco da Mineração se utiliza de duas previsões para estabelecer os pra-zos definidos para as concessões/autorizações. A primeira diz respeito à previsão constitucional, que define que a exploração de recursos minerais dar-se-á apenas por meio de autorização ou con-cessão da União e, a segunda, diz respeito à Lei n°

8.987/95 que, ao definir concessão, estabeleceu que esta teria prazo definido.

A definição do prazo de vigência de 40 anos para os contratos de concessão obedeceu ao prazo mé-dio estipulado pela literatura para a atividade, ou seja: oito anos (exploração e pesquisa mineral); dois a quatro anos (desenvolvimento mineral); e 25 anos (exploração – lavra e produção).

Água&Vida – O prazo de dez anos, estabele-cido nas Autorizações de Lavra, não torna in-viável a mineração frente aos investimentos e depreciações, mesmo em se tratando das hipó-teses de depreciação acelerada, previstos na le-gislação contábil e fiscal?

Nogueira – Não.Regra geral, considerando que os projetos para aproveitamento de minérios passíveis de autorização (areia, pedra brita, água mineral etc.) possuem vida útil inferior a dos projetos dos demais minérios e que os prazos para pesquisa, desenvol-

vimento e implantação da mina são inferiores aos observados para ou-tros minérios, o Poder Executivo, com base nos parâmetros utilizados para estabelecer o prazo da concessão de direitos minerários, concluiu que o prazo definido para as autorizações não inviabiliza a atividade de mineração. É importante salientar também que o novo Marco prevê renovações sucessivas das autorizações.

Água&Vida – No parágrafo 2º do artigo 8º do Projeto de Lei re-ferente ao Marco Regulatório da Mineração ficou condicionada, sob pena de caducidade, a anuência do poder concedente nos ca-sos de cessão de direitos minerários, cisão, fusão, incorporação ou transferência do controle societário, direto ou indireto, do titular dos referidos direitos. Qual a razão da necessidade des-sa anuência? Essa exigência não comprometeria a liberdade das atividades econômicas?

Nogueira – A anuência prévia é uma exigência da Constituição Fe-deral de 1988, que em seu art. 176, § 3º, prevê que as autorizações e concessões de recursos minerais não poderão ser cedidas ou transfe-ridas sem prévia anuência do poder concedente. Dessa forma, o Novo Marco explicitou os casos em que será necessária tal anuência. Além

“É importante destacar que os títulos minerários vigentes serão mantidos, em respeito

aos contratos firmados com as empresas já consolidadas no mercado nacional”.

disso, entende-se que o poder concedente tem a prerrogativa de in-tervir nas operações que envolvem cessão de direitos minerários, ci-são, fusão, incorporação ou transferência do controle societário, uma vez que a Constituição Federal assegurou à União a propriedade do bem mineral.

A anuência prévia é um instrumento importante para garantir a concorrência, na medida em que possibilita ao poder concedente ve-rificar o nível de concentração econômica existente antes da operação de cessão ser realizada, o que lhe permite tomar medidas compatí-veis com o livre mercado e evitar que sejam adotadas medidas de de-sinvestimento. Neste sentido, o instrumento da anuência prévia não afronta, de maneira alguma, a liberdade das atividades econômicas, pelo contrário, contribui para que o poder de mercado não se trans-forme em abuso de poder de mercado.

Água&Vida – Com relação às atividades de lavra de água mi-neral, a exemplo de muitos países da Europa, as empresas com maior expressão, que são, inclusive, referências no mercado in-ternacional, construíram marcas centenárias. Por que as ativi-

AN

UN

CIE

aqui

!

22 www.revistaaguaevida.com.br

MARCO REGuLATóRIO

dades de água mineral no Brasil não podem seguir esse modelo, sem que haja prazo limite da lavra? A limitação do prazo da lavra, previs-to no Projeto de Lei referente ao Marco Regu-latório da Mineração não impediria a criação de grandes marcas de água mineral no Brasil? Essa circunstância não seria desfavorável ao nosso país?

Nogueira – No novo Marco da Mineração a au-torização de lavras de água mineral não está sujeita às condições de concorrência estipuladas pela li-citação e pela chamada pública. Portanto, a con-tinuidade da exploração da lavra de água mineral

depende apenas do interesse do concessionário, do cumprimento das obrigações pactuadas no contrato vigente e da permissão do poder conce-dente. Neste caso, o prazo da autorização será de 10 anos prorrogável sucessivamente.

A limitação de prazo para a autorização é favorá-vel à elevação do uso eficiente dos recursos mine-rais, na medida em que, para renovar a autorização ao titular, o poder concedente avalia a eficiência e o desempenho da empresa, principalmente as obri-gações assumidas no contrato vigente. Portanto, a limitação de prazo para as autorizações de lavra caminha no sentido do aumento da eficiência das

“Ao inserir a água mineral neste novo regime, o legislador reconhece a importância do setor,

propiciando um modelo regulatório mais eficiente e adequado às especificidades do bem mineral”.

empresas e, consequentemente, do aumento do número de empresas com marcas fortes. Por fim, é importante destacar que os títulos minerários vigentes serão mantidos, em res-peito aos contratos firmados com as empre-sas já consolidadas no mercado nacional.

Água&Vida – Por não ter havido a re-vogação do Código de Águas Minerais e Potáveis de Mesa, assim como do Terma-lismo, quais os avanços dessas atividades frente ao Projeto de Lei do Marco Regula-tório da Mineração?

Nogueira – O novo Marco, ao substituir o atual regime de licenciamento pela Auto-rização, simplifica a sistemática de acesso para bens minerais essenciais e de uso ime-

diato que requer, por característica própria, um maior dinamismo. Ao inserir a água mine-ral neste novo regime, o legislador reconhece a importância do setor, propiciando um modelo regulatório mais eficiente e adequado às especi-ficidades do bem mineral. Por outro lado, a classi-ficação das fontes e das águas minerais, presente no Código de Águas Minerais não será alterada.

23

ANUNCIE aqui !

24 www.revistaaguaevida.com.br

LOGíSTICA REVERSA

Comitê Jurídico da Coalizão se reúne para analisar as exigências do governo

Após avaliar a proposta de Logística Reversa (LR) do acordo setorial do grupo Coalização Em-

presarial do Setor de Embalagens, o Ministério do Meio Ambiente encaminhou, por meio de ofício, solicitação de ajustes e maior detalhamento de vá-rios itens do documento.

O MMA alegou que o pedido de revisão se fun-damenta nos requisitos mínimos da proposta de acordo setorial previstos no edital de chamamento 02/2012 e no Decreto 7.404/2010.

Ministério do Meio Ambiente pede ajustes na proposta

da Coalização Empresarial

O grupo da Coalizão é integrado por 21 entida-des, entre elas, a Abinam, que representam fabri-cantes, usuários, importadores, distribuidores e comerciantes de embalagens de resíduos secos não tóxicos. De acordo com o assessor jurídico da Abi-nam, Carlos Pedroza de Andrade, que participa da comissão da entidade na coalização, as alterações requisitadas pelo MMA, de modo geral, são de ca-ráter técnico, mas serão avaliadas pelo grupo.

“Isso significa que o cronograma da implanta-

ção das ações da LR nas cidades-sede da Copa do Mundo não será alterado, em função de pos-síveis ajustes na proposta”, explica Pedroza. “O fato é que a Lei está em vigor, os setores serão cobrados, e há várias implicações para quem não cumprir a legislação”.

Pedroza declara que o Comitê Jurídico se reúniu no dia 24 de julho. Foram analisadas as exigências do governo, já que o prazo de resposta vence em agosto. “A complexidade das soluções demanda-das pelo Ministério, resultou na a necessidade de uma deliberação em Assembleia da Coalizão”, afir-ma o assessor.

Exigências - Entre os tópicos do of ício, o MMA pede a inclusão da expectativa, em toneladas/ano, do recolhimento de embalagens até 2015, para cada cidade-sede da Copa do Mundo, respeitando a meta de reduzir em 22% o percentual de emba-lagens destinadas a aterros. Outro item se refere à especificação dos responsáveis pelos custos do transporte do material recolhido nos Pontos de

Entrega Voluntárias (PEVs).Segundo Pedroza, as empresas não devem

aguardar a homologação do acordo para dar con-tinuidade aos projetos da LR, como a criação dos PEVs de embalagens, e apoio à organização de cooperativas de catadores de material reciclável em suas respectivas regiões, auxiliando também no processo de retorno do material coletado ao sistema produtivo.

O assessor alerta que as empresas que ainda não aderiram ao acordo, por meio da Abinam, ainda poderão fazê-lo, para se beneficiarem de uma ação conjunta, mas ele alerta que o prazo já está se es-gotando. “Como o cumprimento da Lei é obriga-tório, quem não participar da coalização terá que implantar os projetos de forma individual, arcan-do com custos mais onerosos e a complexidade dos procedimentos”.

Até o fechamento desta edição, a revista Água&Vida não teve acesso ao resultado da Assembleia geral rea-lizada em 13 de Agosto.

ANUNCIE aqui !

www.revistaaguaevida.com.br26

Embalagens mais sustentáveis da Minalba e indaiáCom foco na sustentabilidade de seus produtos, o Grupo Edson Queiroz, maior envasor de água mineral do

país, reduziu o peso das embalagens de 500ml das marcas Minalba e Indaiá (sem gás) de 18g para 13,8g. A ini-ciativa representou uma redução de 2,2 mil toneladas de plástico nos últimos três anos. A empresa quer ainda diminuir o peso para 12g, mas aguarda autorização do DNPM que regulamenta o setor. Tampas e rótulos tam-bém foram reformulados e ganharam versões menores e mais leves. A meta da companhia agora é a redução do garrafão de 20 litros para 750g contra as atuais 900g, o que vai significar a economia de 145 toneladas de plástico.

Garrafão da indaiá ganha tampa verdePara reforçar o compromisso da água mineral In-

daiá com o meio ambiente, a marca acaba de lançar uma tampa verde para galões de 20 litros. De acordo com o Grupo Edson Queiroz, detentor da marca, a preocupação com a sustentabilidade começa com a preservação das áreas florestais em torno das nas-centes e prossegue em todas as etapas de envase do produto, incluindo a reciclagem do plástico utilizado nas embalagens.

Com investimento em novas tecnologias, a empresa já reduziu em 15% o volume de plástico utilizado na fabricação dos garrafões, sem alterar a qualidade do produto. A campanha de lançamento do “símbolo eco-lógico” no mercado tem o slogan “Nova tampa verde do garrafão Indaiá, a natureza nos mínimos detalhes”.

Aplicativo da Evian diverte consumidores

Se os bebês dançarinos do comercial de TV da marca fran-cesa de água mineral Evian já faziam sucesso nas redes sociais, agora ganham muito mais visibilidade. Motivo: o lançamento de um aplicativo que, ao utilizar a tecnologia de reconheci-mento facial, permite gerar imagens com a versão infantil dos consumidores. Criado pela agência francesa BETC Digital e a produtora B-Reel, a ferramenta está disponível na App Store, no Google Play, e também no Facebook, via DesignTAXI. O filme “Baby&Me”, que bateu recorde de acessos na internet, mostra vários adultos dançando diante de um vidro espelha-do, que reflete as imagens das pessoas na sua versão “bebê”. A fórmula que repete o sucesso da peça de 2009, cujo mote era a dança dos bebês patinadores, os “rollerbabies”, é sustentada no mesmo conceito: mostrar aos consumidores os efeitos re-juvenescedores da água Evian.

MERCADO

27

Ainda dá tempo de participar da

Expo-Abinam’2013Até o fechamento desta edição, 26 empresas já comer-

cializaram seus estandes na Expo-Abinam’2013, além da confirmação de patrocínio da M&G. Para participar, aces-se o site www.abinam.com.br ou ligue para 11 3167 2008 ou 3167 2542. Não perca a oportunidade de expor seus produtos e serviços na mais tradicional mostra do setor.

O grupo italiano P.E. Labellers, líder mundial na fabricação de rotuladoras automáticas, apresentará três novas linhas de equi-pamentos na Drinktec 2013: rotuladoras com dispositivos de segurança máxima para os operadores; rotuladoras modulares e rotuladoras com “adhesleeve technology”. O evento que será realizado este ano, de 16 a 20 de setembro, no Centro de Expo-sições de Munique, na Alemanha, é considerado uma das maio-res feiras globais voltadas para o setor de bebidas e alimentos líquidos. Outros produtos da empresa também estarão em ex-posição, entre eles, as rotuladoras de bobina em versão rotativa (Rollmatic) e linear (Roll-line)

P.E. Labellers apresenta novidades na Drinktec 2013

instituto Brasileiro de Mineração tem novo Conselho Diretor

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) acaba de eleger o novo Conselho Diretor da entidade para o biênio 2013/2015. Ricardo Vescovi de Aragão, da Samarco Mineração, e Luiz Eulálio Moraes Terra, foram res-pectivamente reeleitos para a presidência e vice-presidência do órgão, sediado em Brasília.

As empresas Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Gerdau Açominas Brasil, Mineração Paragominas (Hydro) e Anglo American passaram a fazer parte do Conselho.

Empresas participantesMCPack | Jopemar e Paulinox | Kitlabor | Nutrevi | Ricifer | Milainox | Theodosio Ran-don | Ozion | Mesal Máquinas | NSF do Bra-sil | Arbras Máquinas | Sandriplast | Ozoxi | CBM Máquinas | Saborama | Zegla Máquinas | SP Group | CRI Bombas | DNPM | Markem--Imaje | IG Máquinas | Aptar | Sidel | Enge-pack | Alcamim | 4R Water&EnvaMaq

28 www.revistaaguaevida.com.br28 www.revistaaguaevida.com.br

MERCADO

Fruki lança versão premium

da Água da Pedra

A indústria gaúcha Fruki, fabricante de refrigeran-tes, sucos e água mineral, acaba de lançar a versão premium da sua marca Água da Pedra, em garrafas de 350ml, com e sem gás. O design da embalagem foi de-senvolvido para realçar a pureza e qualidade do produ-to. A premium da Fruki vem com garrafa lisa em PET alongado, totalmente transparente e rótulos brancos.

Projeto de fábrica de água mineral em MGaguarda resultados de estudos

Um projeto de pesquisa está sendo realizado na Fazenda Ponta D’Água, no município de São João da Ponte, Nor-te de Minas Gerais, para implantação de uma fábrica de água mineral. Os estudos envolvem uma equipe multidis-ciplinar composta por engenheiros de minas, geólogos, biólogos e químicos que realizam testes para comprovar a excelência da água mineral proveniente de um poço artesiano localizado na propriedade. O potencial de produção é estimado em cerca de 8 milhões de litros/ano de água mineral.

Cristalins aposta em nova embalagem para

seduzir consumidorA água mineral Cristalins lança no mercado uma

nova embalagem de 510 ml na cor rosa, direcionada principalmente para o público feminino: a Cristalins Woman. A novidade faz parte da estratégia da em-presa de ampliar a presença da marca em segmentos específicos de mercado. A campanha de lançamento composta por folders, displays, cartazes, ações nas redes sociais, entre outras iniciativas, tem a modelo Thaís Belmonte como garota propaganda.

A sofisticada Perrier criou uma série especial com a chancela do ar-tista pop Andy Warhol, maior representante do movimento da Pop Arte dos anos 60 e 80. As embalagens trazem rótulos criados por Wa-rhol e frases famosas do artista que se tornaram referência na época, como “todo mundo deveria ter um sonho”. A edição especial foi re-sultado de uma parceria com The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, responsável pela concessão do uso das suas obras. A edi-ção é comercializada pela loja online francesa Colette, que também faz entregas no Brasil.

Já a edição limitada da Evian, cuja marca também reúne atributos de glamour e diferenciação, traz a assinatura da estilista belga, naturalizada americana, Diane von Furstenberg. A linha Evian by DVF destaca nos ró-tulos a frase “Water is life is love is life is water” (água é vida é amor é vida é água), com a caligrafia da estilista. Considerada um dos maiores ícones da moda, Diane foi a criadora do famoso “wrap dress” (vestido-envelope), que incentivou novas tendências nos anos 70. A linha pode ser encontra-

Águas minerais francesas lançam edições limitadaspara reforçar o glamour das marcas

da em lojas, restaurantes e hotéis de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Outra novidade da Evian é a reedição de uma embalagem histórica da marca, lançada em 1925, cujo rótulo traz a tipogra-fia da época. Disponível no site da Colette, www.colette.fr.

ANUNCIE aqui !

30 www.revistaaguaevida.com.br

MERCADO

Sanpellegrino investe em linha de 60 mil garrafas por hora

Com a aquisição de uma linha PET completa de alto rendimento do grupo alemão Krones, líder mundial no fornecimento de linhas de engarra-famento para bebidas, a empresa italiana de água mineral Sanpellegrino, da Nestlé Waters, passou a produzir 60 mil garrafas por hora de embalagens de 500 ml. Com a novidade, a companhia lançou a 11ª. linha da sua planta fabril em Ruspino, localiza-da na região da Lombardia, na Itália.

Os investimentos em alta tecnologia de máquinas para envase e embalagem foram responsáveis pelo aumento da produtividade da empresa nos últimos anos, que saltou de dois milhões de garrafas por funcionário em 2006 para 2,74 milhões por traba-lhador, em 2011.

Atualmente, a S.Pellegrino compõe o portfólio de consumo de alto padrão da Nestlé Waters North America, ao lado de outras marcas conhecidas mun-dialmente, como Perrier, Vittel, Acqua Panna e Con-trex. Segundo o Euromonitor, a companhia é a tercei-ra maior empresa do mundo no setor de água mineral, com 16,1 bilhões de litros comercializados em 2011.

Empresários de Vera Cruz (RS) investem em fábrica de água mineral

Com a criação da Acquacel Brasil Águas Mine-rais Ltda., a Indústria de Bebidas Celina deu início à construção de uma fábrica de água mineral no município de Vera Cruz, lo-calizado na região do Vale do Rio Pardo, no estado do Rio Grande do Sul. O empreendimento, que ocupará uma área de 480 metros quadrados, terá capacidade para envasar sete milhões de litros de água por mês. Os empresários estão investindo cerca de R$ 6 milhões na Acquacel.

Atualmente, a Celina conta com um mix de 50 produtos dos mais diversos segmentos de bebidas, como refrigeran-tes, sucos, aperitivos e aguardentes.

Fábrica de água mineral será inaugurada no

agreste pernambucanoAté setembro de 2013, o município de Bar-

ra de Guabiraba, no agreste pernambucano, deverá ganhar uma fábrica de água mineral, a Águas do Futuro, que comercializará a marca Ecoágua, proveniente de uma fonte localiza-da em um imóvel da empresa. O empreendi-mento terá capacidade de produzir 2,5 mi-lhões de garrafões de água de 20 litros, que serão comercializados na própria região. A nova indústria demandará investimentos da ordem de R$ 1,1 milhão, sendo 90% do mon-tante financiado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O estado de Pernambuco, se-gundo maior produtor nacional de água mi-neral envasada, responde por 14% da produ-ção do país.

ANUNCIE aqui !

32 www.revistaaguaevida.com.br

MERCADO

novidades da Coca-Cola Femsa BrasilCom a publicação do decreto que torna obrigatória a instalação de bicicletários em

novos empreendimentos na cidade de São Paulo, a Coca-Cola FEMSA Brasil aproveitou a oportunidade para reforçar o marketing de sustentabilidade da água mineral Crystal Eco, com a instalação de bicicletários em faculdades da capital paulista e mineira. A ação será estendida em breve para academias, lojas, supermercados e outros pontos estratégicos nos dois estados. Desenvolvido pela agência Aktuell, o equipamento é feito com material de ferro reciclável e comporta até oito bikes.

Outra novidade da marca é a versão inédita no mercado nacional da embalagem PET de 1 litro da Crystal sem gás. O lançamento inclui também uma tampa prática, na linha esportiva, para facilitar o consumo do produto, que já está disponível na capital paulista, assim como no interior e litoral do estado. De acordo com a gerente de não-carbonatados da empresa, Luciane Chimente, o lançamento visa atender a uma demanda do mercado. “Estamos atentos às necessidades do nosso consumidor e confiantes de que a nova emba-lagem de água mineral Crystal irá agradar”, afirma a executiva.

Brasil já é um dos maiores recicladores de Pet do mundoDe acordo com a última edição do censo realizado pela Associação Bra-

sileira da Indústria do PET (Abipet), a reciclagem de embalagens PET no Brasil cresceu 12,6% em volume em 2012, atingindo o patamar de 331 mil toneladas contra o total de 294 mil toneladas no ano anterior. O setor têx-til continua sendo o principal consumidor do PET reciclado, com 38,2% de participação.

Ainda segundo o levantamento, com esse resultado, que representa índi-ce de 59% de reciclagem, o Brasil supera os Estados Unidos e até mesmo a média europeia. A Abipet alerta, no entanto, que a coleta seletiva continua sendo um desafio para o crescimento da atividade, já que em muitos perío-dos do ano, as empresas recicladoras registram ociosidade de até 30%, de-vido à falta de suprimento de embalagens pós-consumo para reciclagem.

SP Plásticos do Brasil adota novo sistema de gestão

Reconhecida como inovadora no desenvol-vimento de insumos para o setor de água mi-neral, como embalagens, suportes e tampas, a SP Plásticos do Brasil aposta em um novo sistema de gestão empresarial para ampliar sua eficiência e competitividade no mercado. Trata-se da adoção da plataforma da Dzyon, empresa especializada no desenvolvimento de softwares de gestão empresarial. A nova fer-ramenta permite a integração dos processos internos e operacionais da companhia, con-tribuindo para potencializar as estratégias de negócios. Com mais de dez anos no mercado, a SP Plásticos do Brasil está instalada no mu-nicípio de Itapecerica da Serra, na região me-tropolitana de São Paulo.

Água Levity quer certificação internacional

A indústria de Bebidas Poty, localizada no município de Potirendaba, noroeste do estado de São Paulo, está investin-do em processos de melhorias, ajustes e treinamentos para obter a certificação internacional da sua marca de água mi-neral Levity. O objetivo da empresa é conquistar a chancela de qualidade e alto padrão do produto. Entre as iniciativas em busca da certificação, a companhia participou do treinamento de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), promovido pela Abinam.

A água mineral Levity é extraída da Fonte das Flores. Possui minerais como magnésio, cálcio e potássio que apresentam benefícios para a saúde e ajudam a regular as funções celulares do organismo.

ANUNCIE aqui !

www.revistaaguaevida.com.br34

MERCADO

Água engarrafada vai substituir refrigerantes, diz presidente da nestlé

Segundo declaração recente do presidente da Nestlé Waters North, Kim Jeffery, a água engarrafada deverá se tornar a bebida preferida dos americanos no prazo de seis anos. A previsão é sustentada no aumento das vendas do produto, que subiram 7% em 2012, enquanto o segmento de refrigerantes registrou queda de 1,2 % no ano passado.

"A tendência se reforça e se acelera, visto que o con-sumo de refrigerantes atravessa um mau momento. Por volta de 70% do aumento das vendas de água engarrafada nos últimos dez anos ocorreu em detrimento dos refrige-rantes", afirmou Jeffery em entrevista coletiva. A Nestlé Waters North America responde pela metade das vendas de água engarrafada nos Estados Unidos.

Parque de Águas Minerais (RJ) será reativado

A Prefeitura de Paraíba do Sul, município do estado do Rio de Janeiro, está concluindo uma ampla restauração do Parque de Águas Minerais Salutaris. Abandonado há vários anos, a recuperação do local era uma antiga reinvindicação da população que queria resgatar o título de Rainha das Águas Minerais outorgado à cidade no passado. Quando for reinaugurado, o parque voltará a oferecer à população e visitantes suas águas tradicionais - magnesiana, alcalina e ferruginosa-, devidamente certificadas para o consumo.

CLASSiFiCADOS

AN

UN

CIE

aqui

!

ANUNCIE aqui !

ANUNCIE aqui !