shopping 78 - centros comerciais em revista

36
Inauguração Forum Sintra Shopping Ano XX - 2011 - Edição 78 Distribuição gratuita Centros comerciais em revista Shopping Centros comerciais em revista Portugueses destacam-se nos Solal Marketing Awards ICSC Retail Connections 2011 assume importância capital Euroshop mostra dinâmica do retalho

Upload: apcc

Post on 06-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

Centros Comerciais em Revista

TRANSCRIPT

Experiência Europeia alavanca SÉGÉCÉInauguraçãoForum Sintra

ShoppingAno XX - 2011 - Edição 78

Distribuição gratuitaCentros comerciais em revista

Mobile commerce perspectiva futuro

Dia dos Namoradosanima Comércio

ShoppingCentros comerciais em revista

Portugueses destacam-senos Solal Marketing Awards

ICSC Retail Connections 2011assume importância capital

Euroshop mostra dinâmica do retalho

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Logo Amoreiras 08 200x45mm.pdf 1 9/13/10 2:21 PM

Saber que os projectos inovadores que desenvolvemos e os espaços que a cada dia dinamizamos são parte integrante da sua vida é a mais grati�cante prova de que o que fazemos vale realmente a pena.

SOMOS PARTE DE SI.É BOM SABER QUE

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

mundicenter_A4.pdf 1 2/25/11 3:32 PM

Ano

XX

- 2

011

- E

diç

ão 7

8

Shopping 3

Propriedade

Associação Portuguesa de Centros ComerciaisMORADA

Av. Eng.º Duarte PachecoAmoreiras Torre 2 - Piso 9 - Sala 2

1070-102 LisboaPortugal

Tel.: 21 319 31 88 - Fax: 21 354 34 01E-mail: [email protected]

DirecçãoAntónio Sampaio de Mattos

Direcção ExecutivaPedro Teixeira

ShoppingCentros Comerciais em Revista

Bimestral • Ano XX - 2011 - Edição 78

Produção e Edição

Página Inteira, Lda.Av. dos Maristas, 82 A

2775-241 Parede211 545 910

Coordenação EditorialLuís Aragão

[email protected]

FotografiaPedro Cardoso

PublicidadeFernando Rodrigues

Tm: 91 373 32 [email protected]

Manso RibeiroTm: 91 600 58 32

[email protected]

Jorge U. Tavares RodriguesTm: 96 034 12 26

[email protected]

Pré-Impressão, Impressão e AcabamentoDirect Portugal

R. João Pinto Ribeiro, 97 - 1º Esq.1800-233 Lisboa

Tiragem: 15 000 exemplares

Distribuição GratuitaDepósito Legal n.º 54-808/92

Registo no ICS n.º 117131

Com o mês de Abril, concretizou-se o já aguardado pedido de ajuda às instituições financeiras internacionais. Foi, deste modo, definitivamente confirmada a gravidade da situação financeira do país. As medidas impostas por estas instituições, no seguimento do acordo entretanto atingido com as autoridades portuguesas vão, certamente, condicionar o quotidiano dos portugueses em todas as áreas da actividade financeira, económica, social e po-lítica. Agora é tempo de o país se adaptar e ultrapassar situação tão complexa, com sacrifício, bom senso e eficiente desempenho.

A indústria dos centros comerciais, felizmente, tem sabido prepara-se desde há algum tempo, para encontrar o equilíbrio desejável entre o desenvolvimento económico e as dificuldades financeiras. Assim saibam, também, os agentes económicos, e Portugal no seu todo, reagir esclarecidamente.

António Sampaio de Mattos

Presidente

Nota Final:De referir que, no decorrer do mês de Abril, foram inaugurados mais dois Centros Comerciais que criaram em Sintra (Fórum Sintra) e em Portimão (Aqua Portimão), mais alguns milhares de postos de trabalho, demonstrando que o sector continua activo, apesar da conjuntura.

editorial

16 Inauguração Forum SintraO Forum Sintra representa um arrojado investimento de 170 milhões de euros, no qual se destaca a qualidade dos materiais e o design diferenciador. A população do concelho de Sintra, o segundo mais populoso do país, passa finalmente a dispor de um equipamento comercial de vanguarda.

20 Reportagem na EuroshopCom mais de dois mil expositores e ultrapassando os cem mil visitantes, a edição deste ano da EuroShop bateu todos os recordes. De facto, a feira, que teve lugar em Dusseldorf, entre 26 de Fevereiro e 2 de Março, constitui a grande montra de soluções de investimento para os retalhistas, tendo juntado oferta de 53 países e recebido pessoas de 90 nacionalidades.

24 Almada Forum pioneiro no ambienteNo seguimento da sua política de Sustentabilidade, a Multi Mall Manage-ment, empresa do Grupo Multi Corporation responsável pela gestão de 13 centros comerciais e de um parque de escritórios, obteve o Registo EMAS (Eco-Management and Audit Scheme) na gestão do Almada Forum. Este é o primeiro Centro Comercial do Mundo a receber a certificação.

26 Retail Connections: espaço de negócioMais de 80% do de retalho europeu esteve representado na última edição do Retail Connections, uma iniciativa organizada pelo International Council of Shopping Centers (ICSC) que teve lugar no final de Março em Londres. Trata- -se de um evento de forte índole prática, onde retalhistas e a indústria dos centros comerciais se concentram efectivamente em concretizar negócios.

28 Solal Awards: portugueses em destaqueO reconhecimento das campanhas de marketing realizadas por centros comerciais nacionais esteve novamente em grande destaque nos Solal Awards, iniciativa anual do ICSC que distingue o que de melhor se fez ao nível de marketing, no panorama europeu dos centros comerciais. Este ano a Conferência de Marketing teve lugar em Istambul - Turquia, na primeira semana de Abril.

Shopping

Ano

XX

- 2

011

- E

diç

ão 7

8

4 Shopping

Centros Comerciais em Revista

sumário

Aqua Portimão já abriu

O Centro Comercial Aqua Portimão, que se encontra co-mercializado em mais de 95 % do seu ABL, abriu as suas portas ao público no passado dia 14 de Abril. Resultante de um investimento de cerca de 106 milhões de Euros, o Aqua Portimão tem uma área aproximada de 35.500m2 e inclui 117 lojas, entre as quais 9 lojas âncoras e mais de 20 restaurantes. Conta ainda com um hipermercado Jumbo com cerca de 11.750m2 de área total, e disponibiliza 1.800 lugares de estacionamento em três pisos abaixo do solo. Projectado pelo atelier Sua Kay Arquitectos, o Aqua Por-timão é propriedade conjunta da Klépierre e da Generali Immobiliare, estando a sua promoção e construção a cargo da Bouygues Imobiliária e a sua comercialização e gestão a cargo da Ségécé Portugal, filial do Grupo Klépierre - Ségécé.

Arte e cultura no Dolce Vita MirafloresO Dolce Vita Miraflores pro-moveu, em parceria com a Escola Secundária de Mira-flores, uma semana dedi-cada às artes e à cultura, desenvolvida no âmbito da disciplina de Área de Projecto de uma turma de alunos do 12.º ano. Concertos com artistas portugueses, stand-up comedy e palestras fo-

ram algumas das propostas da “Semana da Escola”, que decorreu entre os dias 4 e 8 de Abril. Intitulado “CulturESM”, o projecto visou estreitar as relações entre a escola e a população envolvente, proporcionando momentos de en-tretenimento cultural à comunidade escolar e à população do concelho de Oeiras.

Mar Shopping oferece AutomóveisO MAR Shopping acaba de lançar a Campanha “Já viu o que temos para si?”, que decorreu de 28 de Março a 8 de Maio tendo premiado os clientes do centro comercial com três automóveis Audi A1. Para se habilitarem a um destes prémios, os clientes do MAR Shopping tiveram apenas de efectuar compras num valor igual ou superior a 30,00€ em qualquer loja do Centro Comercial, incluindo no Hipermercado Jumbo e na Loja IKEA. A participação no concurso foi feita mediante a apresentação da(s) factura(s) de compras e o preenchimento de um formulário num ter-minal disponível no Atrium do Centro, no Piso 0. O sorteio foi realizado no dia 8 de Maio, às 18h00.

Primark no Braga parque

A Primark chegou a Braga. Uma unidade da cadeia irlandesa de moda irá abrir portas no Braga Parque, tendo já sido anunciada a assinatura de um acordo para uma loja com cerca de três mil e setecentos metros quadrados, complementando a oferta de moda

notícias

Ano

XX

- 2

011

- E

diç

ão 7

8

6 Shopping

existente no maior shopping do Minho, que conta com um total de 186 lojas entre as quais figuram as princi-pais insígnias de moda, lazer e restauração presentes no mercado português. Pensada para um público jo-vem e atento às tendências, a Primark apresenta uma oferta alargada a preços competitivos e com qualidade, num espaço moderno e atraente.

KidZania convida aspirantes a actores a mostrar talento

De 23 a 27 de Março, a KidZania pro-moveu uma semana de actividades dedicada à arte de representar, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Teatro. Para além de jo-gos, exposições e muita animação, o parque temático ofereceu dois con-tratos de agenciamento gratuitos na agência de actores True Sparkle e recebeu a visita de actores profissio-nais, conhecidos do grande público. As crianças que visitaram o parque durante o fim-de-semana puderam ver o seu talento para representar reconhecido e desenvolverem o gosto pelo teatro e de poderem iniciar-se no meio.

Na compra de um MMM Gift Card receba Voos de ida e volta para as principais cidades europeiasRoma, Milão, Londres, Liverpool, Dublin, Barcelona, Madrid, Bilbao, Frankfurt ou Berlim. Nunca foi tão fácil conhecer as principais cidades europeias. De 4 a 13 de Março e de 6 a 15 de Maio, na compra de um MMM Gift Card, carregado com um mínimo de 75€, receba automaticamente um voo ida e volta para uma destas cidades. Os clientes podem viajar a partir de Lisboa ou Porto e a oferta está sujeita ao stock existente. Taxas e suplementos não incluídos. Para mais informações sobre a campanha e sobre o MMM Gift Card visite www.mmmgiftcard.com e www.facebook.com/mmmgiftcard.

“S.O.S Fashion!” no Alegro AlfragideO Alegro Alfragide acaba de lançar um serviço de consultoria de ima-gem gratuito, o “S.O.S FASHION!”. Para participar e receber os conse-lhos dos especialistas da Academia Looking, o cliente apenas tem que fazer uma marcação prévia no balcão de informações do centro comercial ou via website. O “S.O.S FASHION!” tem como objectivo a valorização de imagem, tendo em conta a apa-rência física, o comportamento e a personalidade de cada pessoa, bem como o contexto da sua vida pessoal e profissional. Os consultores analisam todos estes factores, em primeiro lugar através de uma entrevista individual e posteriormente é feito o aconselhamento em relação ao estilo de roupa, formas e cores, a fim de adaptar todos estes factores à pessoa em questão. Para além disso são dadas dicas de maquilhagem e de penteados, que se adequam ao estilo pessoal do cliente. A consulta termina com uma selecção do guarda-roupa nas diferentes lojas do Alegro Alfragide, onde o Cliente é acompanhado pelo consultor e onde o objectivo é colocar em prática o aconselhamento facultado. O “S.O.S FASHION!” é um serviço gratuito e conta com o apoio da Academia Looking – Escola de Consultoria de Imagem. Realiza-se de terça a sábados.

Dolce Vita reforça aposta no segmento moda e lifestyle Os Centros Comerciais Dolce Vita e a Feelwoman apre-sentaram, a 23 de Março, no Dolce Vita Tejo, o “Dolce Vita Feelwoman Touch”. A iniciativa visa dar a conhecer o reforço da aposta estratégica dos Dolce Vita no seg-mento moda e lifestyle para o ano de 2011. Para explicar

Ano

XX

- 2

011

- E

diç

ão 7

8

Shopping 7

a iniciativa, inteiramente dedicada ao público feminino, e que de Março a Outubro vai percorrer os shoppings Dolce Vita Tejo, Porto, Coimbra e Funchal, estiveram presentes Catarina Castro, directora da Feelwoman, e Duarte Cruz, director de gestão dos Centros Comerciais Dolce Vita. A sessão foi moderada por Maya.A primeira edição do “Dolce Vita Feelwoman Touch” teve o seu ponto alto com a realização de workshops ministra-dos por Cinha Jardim, Paula Bobone e Ana Calheiros, num dia, e por Ana Marques e Gustavo Santos, no seguinte, no Dolce Vita Tejo. Esta foi uma oportunidade para aprender, de forma gratuita e com figuras conhecidas do grande público, dicas e técnicas na área da moda, decoração, motivação e bem-estar.

Nova edição do “Apanha-me se Puderes” no Alegro Alfragide e Alegro Castelo Branco

Depois do sucesso alcançado no ano passado, o passatempo “Apa-nha-me! Se Puderes” está de re-gresso ao Alegro Alfragide e, desta vez, estende-se também ao Alegro Castelo Branco. A realização nos dois centros comerciais deve-se ao ele-vado número de candidatos na edi-ção de 2010, ou seja, 800 inscrições de participantes vindos de norte a sul do país, bem como Açores e Madeira. O desafio lançado a 70 participantes, seleccionados em cada um dos cen-tros comerciais, é o de colocarem a mão no Honda Jazz Easy e de nunca a retirarem. O participante que aguentar mais tempo, sem retirar a mão do carro, de acordo com as regras estabelecidas

no regulamento, é o vencedor do passatempo. Cada par-ticipante tem apenas 10 minutos de pausa (por cada 24 horas) sem ter de permanecer com a mão no carro. Em paralelo, decorrem acções onde os vencedores ganham pacotes de 15, 20 ou 30 minutos para acrescentar à pausa estabelecida. Todos os participantes poderão estar acom-panhados por um amigo ou familiar, no sentido de ajudar a passar o tempo ou, até mesmo, facilitar algumas tarefas, como por exemplo, tomar as refeições. O Alegro lançou o desafio aos jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos de idade. Bastava inscreverem-se, no Balcão de Informações de um dos centros comerciais, no website (www.alegro.pt) ou via facebook, até ao dia 11 de Abril.

Vila do Conde The Style Outlets com ofertas especiaisEm 2011 o Vila do Conde The Style Outlets vai continuar a surpreender os seus visitantes criando campanhas inova-doras e atraentes. Neste sentido, surgem as “Campanhas Quinzenais”, uma acção que apresenta durante 15 dias um desconto adicional entre os 40 e os 70 por cento, em produtos ou lojas específicos, como Lar, Homem, Senhora, entre outros.

Cada mês terá uma Quinzena com descontos especiais para um determinado tipo de artigo, sendo que durante o mês de Março decorreu a Quinzena do Lar, passando em Abril para a Quinzena do Vestuário de Homem, em Maio a de Mulher, em Junho a de Desporto e Praia, Agosto a de Restauração, Setembro vai corresponder a de Regresso às Aulas, em Outubro a dos Jeans e em Novembro, será a Quinzena do Natal. Desta forma, o centro pretende que os seus clientes tenham a oportunidade de usufruir de vários descontos adicionais durante todo o ano, criando dinamismo e fidelizando cada vez mais os seus visitantes através de um conceito criativo. De referir que o Vila do Conde The Style Outlets tem actualmente cerca de 140 lojas, com descontos durante todo o ano que vão dos 30 aos 70 por cento.

Sonae Sierra lucra 8,7 milhõesA Sonae Sierra apresentou em 2010 um Resultado Líquido de €8,7 milhões, que compara com uma perda de €111 mi-lhões em 2009. A variação positiva do Resultado Líquido foi impulsionada por um aumento de 35% do Resultado Directo e de um crescimento de 68% do Resultado Indirecto em 2010, consequência da resiliência e melhoria da eficiência operacional dos nossos activos, e da menor compressão das taxas de capitalização (yields).

notícias

Ano

XX

- 2

011

- E

diç

ão 7

8

8 Shopping8 Shopping

Campanha Porto After 7 com promoções especiais e animação musical

Até 28 de Abril, o Dolce Vita Porto promove a campanha Porto After 7, convidando os seus visitantes a bene-ficiar de várias ofertas e animação musical variada, a partir das 19h. Para iniciar a semana da melhor ma-neira, o Dolce Vita convida os visitantes a usufruírem do “Super Programa”, um voucher que inclui jantar e cinema por apenas oito

euros. Ao adquirir este pacote após as 19h, o shopping oferece um segundo voucher grátis.

Oeiras Parque muda imagemO Oeiras Parque tem modernizado a imagem institucional, apostando num visual mais alegre, dinâmico e colorido, apropriado para transmitir vivacidade a todos os clientes que nos visitam diariamente. Nesta fase, a intervenção mais significativa considerou os suportes de comunicação institucional, nomeadamente as portas de acesso ao Sho-pping, os painéis de Bem-vindo e Até Breve; o pavimento das zonas de descanso, a sinalética das colunas, o fraldário e o parque infantil. Está em curso a modernização da sinalética de tecto e do website

Música às sextas-feiras no MAR Shopping

O MAR Shopping acolheu, todas as sextas-feiras, a partir das 21h30, e até 8 de Abril, as sessões “Fridays in MAR Lounge”, espaços dedicados aos ritmos musicais para relaxar e entrar no espírito do fim-de-semana. A progra-mação incluiu projectos musicais como Clave de Soul, que recria algumas das grandes obras do Soul, Jazz e Pop; sonoridades Bossa Nova e Jazz com Fernando Teixeira e Duo Coatiguará; e também DarioUnpluggedproject, um trabalho de Covers & Versões, com influências que vão desde Jorge Palma no panorama nacional, a REM, U2 e Pearl Jam, a nível internacional.

Freeport com ofertas especiaisO outlet de Alcochete lançou um programa de ofertas especiais, com promoções únicas todas as semanas e a pensar especialmente na partilha entre amigos. Mais informações em www.freeport.pt/ofertas-especiais.php. A zona comercial está também a preparar novas abertu-ras de lojas, nomeadamente a Escada e a Punto Blanco, isto para além da reabertura da Sacoor, após obras de remodelação. A

no X

X -

201

1 -

Ed

ição

78

Shopping 9

Novos AssociadosNo primeiro trimestre de 2011 foram admitidos mais dois Asso-ciados à Associação Portuguesa de Centros Comerciais, ambos com a qualidade de Associados Extraordinários. Trata-se do Grupo Vitaminas, um dos maiores gru-pos de restauração presentes nos centros comerciais em Portugal,

detendo mais de oitenta restaurantes em todo o país, das marcas “Vitaminas”, “Milano”, “Capri”, “Wok to Walk” e mais recentemente a representar a maior cadeia de Sushi do Reino Unido, a “Yo! Sushi”, presente com um restaurante desde finais do mês de Abril no Forum Sintra. Nascida em 1998, o grupo Vitaminas emprega mais de 800 colabora-dores em todo o país.RVI - Retail Valuation Iberica, uma empresa de consultores e ava-liadores do sector do retalho imobiliário sedeada em Madrid e totalmente detida pela RCG - Retail Con-sulting Group, líder de mercado em França na Consultoria para o sector de actividade dos centros comerciais. A RVI - Retail Valuation Iberica, é uma empresa independente que beneficia da visão europeia do negócio da sua detentora. Em Portugal e Espanha a RVI estará fo-cada na avaliação no sector do retalho e aconselhamento estratégico, incluindo “Due Diligences” e “Research”. Grupo Vitaminas.

Oeiras Parque faz 13 anos e celebra Páscoa saborosaO Oeiras parque celebrou entre 22 e 24 de Abril, o 13.º Aniversário e a Páscoa com um conjunto de ini-ciativas dedicadas aos temas do Chocolate e do Café, incluindo prova de produtos, demonstrações artísticas, momentos culturais e até uma caça de ovos. Logo no primeiro dia o Oeiras parque ofereceu Mundicenter Gift Cards no valor de 150€ cada, aos primeiros 13 visitantes do Shopping da Linha que comprovarem fazer anos nesse dia (mediante apresentação de talão de compra efectuada no shopping* nessa data, com valor igual ou superior a 13,00e).Na ocasião, foi instalada uma fonte de chocolate e espe-tadas de fruta, para oferta aos visitantes, às 14H00 e às 20H00. Ainda a 22 de Abril, o Oeiras parque promoveu workshops gratuitos para crianças dos 6 aos 12 anos, sobre a origem do chocolate, as suas características e

aromas, os benefícios que traz à saúde e ainda técnicas de moldagem. Terá ainda lugar uma exposição com esculturas e outra dedicada à história do chocolate e do café, assim como o lançamento do Oeiras pack, um livro com descontos nas lojas do Oeiras parque.No dia 23, decorreram workshops para adultos sobre o café. No Domingo de Páscoa, 24 de Abril, teve lugar a grande Caça ao Ovo. Esta foi a oportunidade dos mais gulosos encontrarem alguns dos 400 pequenos ovos de chocolate escondidos em algumas zonas do Shopping. Neste período foi promovido um concurso entre os Lo-jistas para eleger a melhor montra de aniversário, cuja decoração fosse alusiva ao tema do chocolate e do café.

MultiDevelopment avança com projecto MetrópolisA MultiDevelopment, promotora de projectos de rege-neração de centros urbanos, centros comerciais, par-ques de escritórios e projectos multi-usos, presente em Portugal desde 1990, vai arrancar com a construção da 1ª fase do projecto Metrópolis, situado na zona envol-vente ao Estádio de Alvalade e ao terminal intermodal

notícias

Ano

XX

- 2

011

- E

diç

ão 7

8

10 Shopping

do Campo Grande. A 1ª fase do Metrópolis, cuja conclu-são está prevista para Agosto 2012, inclui a construção de uma área bruta locável de 29.000 m² repartida por dois edifícios de escritórios idênticos, um dos quais já se encontra pré-arrendado à ZON – 14.500 m2 por um período de 15 anos.A globalidade do projecto Metrópolis representa um investimento de aproximadamente 320 milhões de euros e é uma das grandes iniciativas imobiliárias da década em Lisboa, um total de 109.000 m2. São vários edifícios de escritórios que formam um verdadeiro “offi-cepark” situado numa das zonas mais emblemáticas da cidade, junto à segunda Circular e no prolongamento do Campo Grande, este empreendimento de grande visibilidade promete criar uma nova centralidade urbana, ao mesmo tempo que revitaliza toda a área onde antes se encontrava o antigo estádio do Sporting. O projecto distingue-se ainda pela sua envolvência urbanística, espaços públicos e arquitectura de grande qualidade, permitindo uma construção e manutenção sustentáveis e uma considerável redução de custos.De facto, a arquitectura e sistemas tecnológicos inte-grados dos edifícios permitirão poupanças adicionais ao nível dos consumos energéticos seguindo uma po-lítica de sustentabilidade. A facilidade de acesso dos colaboradores por transporte público ou individual foi também uma das maiores preocupações da empresa. O edifício será adjacente a uma estação de Metro, au-tocarros urbanos e interurbanos, contando ainda com excelentes acessos rodoviários e amplo estacionamento público e privado.

Bureau Veritas publica livroO Grupo Bureau Veritas apresentou o terceiro volume da trilogia Paisagens e Sensações – um olhar pelas infra-estruturas ferroviárias de Espanha e Portugal. Nesta edição, os participantes são convidados a reflectir sobre a importância do desenvolvimento sustentável, tendo em consideração a importância das infra-estruturas e o respectivo enquadramento socio-ambiental na paisagem ibérica. Com esta publicação, a Fundação ECA Bureau Veritas pretende homenagear as estações, pontes, túneis, vias, catenárias, aquedutos da Península Ibérica, aten-dendo à sua beleza, funcionalidade e localização. Para o Dr. José Junqueiro, Secretário de Estado da Administração Local, “Na presente obra, dedicada às Infraestruturas, é possível lançar um olhar sobre o que nos distingue do passado nestas últimas três décadas. Portugal está mais coeso territorial e socialmente, as grandes cidades estão ligadas, interior e litoral, norte e sul, estão mais próximos.”

Sonae Sierra reduz consumo de água

A Sonae Sierra melhorou a eficiência no uso da água nos últimos 7 anos, conseguindo uma poupança em 2010, no total do seu portfólio, de cerca de 233 mi-lhões de litros de água e alcançando uma redução no consumo por visita de 12%, fixando-se em 3,7 litros/visita no ano passado. Só em 2010 os centros comer-ciais da Sonae Sierra consumiram menos 82 milhões de litros de água, uma redução de 6% no consumo em comparação com o ano anterior.O consumo de água nos centros comerciais é con-trolado através de sofisticados sistemas de tempo-rização das torneiras e de outros equipamentos que permitem alcançar uma poupança significativa. Ao aumentar a eficiência no consumo da água nas suas actividades, a Sonae Sierra não só tem contribuído para reduzir os riscos associados com a escassez de água, como também para minimizar a sua “pegada” de água, preparando-se para a legislação futura sobre desempenho dos edifícios em termos de água. As medidas de eco eficiência introduzidas ao longo dos últimos anos, permitiram gerar poupanças na factura da água na ordem dos € 545.000, em 2010.

Chegar ao Dolce Vita Tejo é ainda mais fácil com a CRIL

O Centro Comercial Dolce Vita Tejo lançou uma campanha publicitária multimeios que tem como mote a abertura da CRIL. Com a conclusão desta nova acessibilidade, passa a ser ainda mais fácil e cómodo chegar ao Dolce Vita Tejo a partir de Lisboa, Oeiras, Cascais, Sintra e da região Oeste. Para dar a conhecer as vantagens em termos de acessibilidades que a CRIL representa para quem visita ao shopping, o Dolce Vita Tejo lança uma campanha pu-blicitária, concebida pela agência Laranja Mecânica, que A

no X

X -

201

1 -

Ed

ição

78

Shopping 11

representa um investimento de 300 mil euros. Recorde-se que o último troço da CRIL, que liga a Pontinha à Buraca, abriu ao trânsito no domingo, 17 de Abril. Para Duarte Cruz, director de Gestão dos Centros Co-merciais Dolce Vita, a abertura do novo troço da CRIL e o fecho da malha viária da Grande Lisboa “constitui um motivo adicional para uma visita ao Dolce Vita Tejo, sendo ainda mais fácil chegar não só a partir de Lisboa mas também de outros pontos da Grande Lisboa, seja da margem norte do Tejo, da linha de Sintra e de Cascais e também da zona Oeste. Com a CRIL totalmente operacio-nal, o Dolce Vita Tejo vai reforçar o seu posicionamento enquanto um shopping supra-regional, com uma área de influência de cerca de dois milhões de habitantes, pro-venientes de seis concelhos da Grande Lisboa – Lisboa, Loures, Oeiras, Odivelas, Sintra e Amadora – e inclusive da região Oeste” acrescenta Duarte Cruz.

Sonae Sierra entra em Marrocos

A Sonae Sierra acaba de entrar no mercado de Marrocos para a prestação de serviços na área dos centros comer-ciais, incluindo o desenvolvimento e gestão dos mesmos. O primeiro contrato da Empresa neste mercado acaba de ser assinado com as empresas marroquinas Marjane (Grupo ONA) e Foncière Chellah (Grupo CDG – Caisse de Dépôt et de Gestion) para a prestação de serviços de desenvolvimento para um centro comercial com um total de 40.700 m² de Área Bruta Locável (ABL) e 130 lojas, que deverá abrir ao público no final de 2013. Localizado entre a grande Mesquita Hassan II e a marina de Casablanca, este centro é parte do projecto Casablanca Marina, o qual integra habitação, lazer e negócios. Entre as actividades a desenvolver pela Sonae Sierra incluem-se estudos de mercado, definição de layouts, conceito de arquitectura e gestão do projecto durante toda a fase de desenvolvimento.

Freeport Free Shuttle de regresso Até 15 de Outubro o Freeport disponibiliza aos turistas que estão de visita à capital lisboeta transporte diário grátis até ao maior ‘outlet’ da Europa e regresso a Lisboa. Diariamente o ‘Freeport Free Shuttle’ tem pro-gramadas quatro viagens entre o Marquês de Pombal e Alcochete. A primeira viagem está prevista para as 10h00 e a última às 15h00. A promoção do serviço é feita junto das unidades hoteleiras e postos de turismo.Dado o sucesso da iniciativa iniciada em 2010, este ano o Freeport antecipou o período de transporte gratuito para turistas até Alcochete, fazendo-o coincidir com o período das férias da Páscoa, estando disponível durante 6 meses, até 15 de Outubro. Em 2010 foram muitos os turistas que usufruíram do serviço ‘Freeport Free Shuttle’, aproveitando para passear por Lisboa, contemplar a magnífica paisagem que se vislumbra na travessia da Ponte Vasco da Gama, a mais longa ponte europeia e, de seguida, juntando o útil ao agradável, fazer compras no maior ‘outlet’ da Europa. Esta inicia-tiva insere-se na estratégia de marketing do Freeport de Alcochete que com esta acção reforça a sua aposta no segmento de turismo de shopping.

No tempo da minha mãe era assimEste é o nome da acção com que o Odivelas Parque celebrou o Dia da Mãe. Este passatempo pedia aos mais pequenos de mostrassem como eram as coisas nos tempos das suas mães, os seus penteados, as suas roupas, que produtos havia na altura, quais as brincadei-ras, como “sobreviviam” sem telemóveis, entre muitos outros aspectos. Os petizes tiveram de enviar uma fo-tografia e as dez mais votadas receberam Mundicenter Gift Cards, com valores que oscilaram entre os 75 euros, para o primeiro prémio, e os 10 euros, para os últimos lugares deste top 10.

notícias

Ano

XX

- 2

011

- E

diç

ão 7

8

12 Shopping

CRIL Aproxima Odivelas Parque

Desde meados do mês de Abril que é mais fácil chegar ao Odivelas Parque. A abertura do último troço da Circular Regional Interna de Lisboa - CRIL, que liga o nó de “Pina Manique”na Buraca, à Pontinha, foi finalmente concluído, vinte anos após o projecto inicial desta infra-estrutura viária basilar para a mobilidade dos lisboetas e de todos os habitantes que residem nos concelhos limítrofes da cidade. Os maiores beneficiados desta estrutura são todas as populações que residem na zona ocidental de Lisboa, até Algés, Concelhos de Oeiras e Cascais servidos pela A5, Amadora Poente e Sintra, no eixo servido pelo IC19. Para esta população é possível chegar agora e em pou-cos minutos, com grande facilidade e comodismo à Loja do Cidadão do Odivelas Parque, o que torna este espaço num ponto privilegiado e preferencial para a resolução de qualquer assunto ligado aos serviços públicos.

Errata 1Por lapso, na última edição da Shopping, no artigo dedi-cado ao dia dos namorados, o cargo de Jorge Tavares, do centro comercial Parque Nascente, saiu publicado de forma errada. Em vez de director de marketing, devia ler-se Director do Centro. Fica reposta a exactidão dos dados e pelo erro pedimos desculpa aos nossos leitores e naturalmente ao responsável visado.

Errata 2Por uma questão gráfica, na edição 77 da Shopping, no artigo alusivo ao dia dos namorados, uma fotografia ocul-tou a primeira resposta de Mafalda França, Directora dos Armazéns do Chiado. Pelo sucedido pedimos desculpa e voltamos a publicar o comentário:Pergunta: Qual a importância do Dia dos namorados no planeamento de marketing do centro e porquê?

Resposta: Os Armazéns do Chiado são o único centro comercial localizado do centro histórico da cidade de Lisboa. Nesse sentido, sentimos que devemos ser um dos pólos dinamizadores da zona e de toda a co-munidade envolvente e a comemoração do Dia dos Namorados contribui para essa mesma dinâmica. Os nossos visitantes esperam que assim seja, que lhe seja oferecido algo especial e único. É importante ter em conta que a faixa etária do consumidor do Dia dos Namorados está mais alargada, tanto para os mais jovens quanto para os mais adultos, além dos consu-midores já casados, que também optam por oferecer algo à sua cara metade. Nesse sentido a aposta no Dia dos Namorados é algo em que acreditamos como vencedora não só para a estratégia de marketing dos Armazéns do Chiado bem como um importante input nas vendas dos nossos lojistas.

Sonae Sierra recebe 3 prémios A Sonae Sierra, especialista internacional em centros comerciais, acaba de receber três distinções na edição deste ano do Prémio Nacional do Imobiliário 2011: o “Óscar do Imobiliário” na categoria de empreendimentos comer-ciais atribuído ao LeiriaShopping e o “Prémio Especial da Revista” pelo projecto de renovação do Centro Colombo. Adicionalmente, o LeiriaShopping recebeu ainda o Prémio Eurohypo, o qual foi atribuído directamente pelo Banco Eurohypo, o que comprova a inquestionável qualidade do projecto.

Ano

XX

- 2

011

- E

diç

ão 7

8

Shopping 13

Assembleia-Geral 2011 APCC

No passado dia 18 de Março, reuniu-se em Assembleia-geral Ordinária, a Associação Portuguesa de Centros Comerciais. O Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Eng.º Luis Sousa Ribeiro, representante da Chamartín Retail, S.G.P.S., S.A., deu início aos trabalhos, tendo como agenda,

Apreciação e votação do Relatório de Actividades do ano 2010; Apreciação e votação das contas relativas ao Exer-cício de 2010 e do respectivo Parecer do Conselho Fiscal; Apreciação e votação do Plano de Actividades e Orçamento para o Exercício de 2011; Outros Assuntos.Todos os pontos da agenda foram explicados pelo Pre-sidente da Direcção Eng.º António Sampaio de Mattos e votados pelos Associados presentes ou representados, que perfaziam 81,1% do total de votos em Assembleia- -Geral. Todos os pontos levados a votação foram aprovados por unanimidade.

notícias

Ano

XX

- 2

011

- E

diç

ão 7

8

14 Shopping

«Não vamos parar por aqui»

Este é o segundo maior centro comercial promovido pela Multi Development, representando um arrojado investimento de 170 milhões de euros, no qual se destaca a qualidade dos materiais e o design diferenciador. A população do concelho de Sintra, o segundo mais populoso do país, passa finalmente a dispor de um equipamento comercial de vanguarda.

Forum Sintra implanta-se no segundo Concelho mais populoso do país

Ano

XX

- 2

011

- E

diç

ão 7

8

16 Shopping

inauguração

Do ponto de vista estratégico, o Forum Sintra vem preen-cher uma clara lacuna, num dos concelhos mais “repre-sentados” de Portugal. Anteriormente, a população desta zona tinha de se deslocar aos concelhos limítrofes para fazer as suas compras. A partir de agora, passa a ter “em casa” um centro comercial desenhado de acordo com as mais modernas tendências e com um mix comercial extremamente atractivo e equilibrado.

Esta é também uma forma de assegurar a manutenção do consumo dentro do concelho, o qual beneficia natu-ralmente com este projecto, desde logo porque gerou 2500 empregos directos e ainda 800 indirectos. O antigo Feira Nova foi assim totalmente transformado num grande Shopping (55.000m2) capaz de atrair qualquer mais de 10 milhões de visitantes no primeiro ano de funcionamento.De fácil acessibilidade, mesmo junto ao IC19 – a estrada mais movimentada da Europa – o Forum Sintra destaca-se desde logo pela âncora Pingo Doce. A loja da Jerónimo Martins passa a ser a maior desta insígnia em Portugal, constituindo seguramente um dos pontos de referência do novo centro comercial.

Mix comercialMas o Forum tem muito mais para oferecer. No total, são 182 lojas, divididas por dois pisos, acrescendo ainda um terceiro inteiramente dedicado ao lazer, com cinemas (sete ecrãs) e restauração (20 unidades), o qual inclui duas agradáveis esplanadas exteriores. O Forum Sintra apresenta uma área de influência superior a 600.000 habitantes a 20 minutos e, para corresponder a estes níveis de afluência, disponibiliza também 2600 lugares de estacionamento gratuitos, na sua grande maioria cobertos.O mix comercial é de elevada qualidade, precisamente em sintonia com a indiscutível qualidade da construção e dos materiais utilizados. Entre as lojas âncora, e para além do já referido Pingo Doce, encontramos a Primark, Zara,

H&M, Worten, Sportzone, C&A, New Yorker e Modalfa. O comércio local não deixou de estar representado, com cerca de 20 espaços entre lojas próprias e franchisados.

Conceito arquitectónicoA execução arquitectónica do Forum Sintra foi da respon-sabilidade da ARX e da Chapman Taylor, tendo o conceito base sido idealizado pela T+T Design, empresa de arqui-tectura do grupo Multi. O novo espaço aproveita a relação com a Serra de Sintra, o que inspirou a arquitectura no sentido de conciliar numa intervenção contemporânea os impulsos de espaço e tempo. O edifício parte de uma volumetria clara, com a massa separada por dois extractos verticais opostos: uma base pesada, em betão negro e que liga o edifício ao chão, e um segundo volume recuado em reboco branco, referenciando de forma mais evidente a tradição portuguesa.

O forte contraste destes materiais confere ao centro um visual abstracto e moderno, ainda que culturalmente inte-grado. Esta lógica de contrastes é também transposta para o seu interior, com zonas temáticas distintas, incluindo ao nível do tipo de lojas que ali encontramos. Desse ponto de A

no X

X -

201

1 -

Ed

ição

78

Shopping 17

inauguração

vista, torna-se um espaço multifacetado e polivalente, que rompe com a monotonia ao criar diferentes identidades internas.

Em suma, um projecto ambicioso, que inaugura numa fase difícil para o País, mas que vem mostrar ser ainda é possível captar investimento de qualidade. O grupo Multi Corporation passa assim a gerir no país um portfólio de 13 unidades comerciais, preparando agora a inauguração de Alverca e Setúbal, bem como a expansão do Forum Algarve

Ficha técnica:

Nome: Forum SintraPropriedade: Multi Investment e Pingo Doce (grupo Jerónimo Martins)Promoção: Multi DevelopmentGestão: Multi Mall ManagementArquitectura: Conceito (T+T); Execução (ARX e Cha-pman Taylor)

ABL: 55.000m2

Pisos comerciais: 3Estacionamento: 2520 lugares cobertos e 130 ex-teriores (todos gratuitos)Lojas: 182Restaurantes: 20Âncoras: Pingo Doce, Worten, Zara, Primark, H&M, Sportzone, C&A, New Yorker e ModalfaCinemas: Castello Lopes (multiplex com 7 ecrãs)

Início construção: Abril 2009Conclusão construção: Abril 2011Investimento: 170 milhões de eurosPostos de trabalho: 2500 directos; 800 indirectos

Ano

XX

- 2

011

- E

diç

ão 7

8

18 Shopping

Com mais de dois mil expositores e ultrapassando os cem mil visitantes, a edição deste ano da EuroShop bateu todos os recordes. De facto, a feira, que teve lugar em Dusseldorf, entre 26 de Fevereiro e 2 de Março, constitui a grande montra de soluções de investimento para os retalhistas, tendo juntado oferta de 53 países e recebido pessoas de 90 nacionalidades. Design, tecnologia e sustentabilidade deram o mote para um evento que se revelou um sucesso.

EuroShop mostra dinâmica do retalho

EuroShop

Ano

XX

- 2

011

- E

diç

ão 7

8

20 Shopping

Num espaço que congrega um total de 107 mil metros quadrados de área de exposição, os profissionais do retalho puderam tomar contacto com todas as novidades sobre pro-dutos, tendências e conceitos que se impõem

ao retalho moderno. O evento constitui um dos principais certames desta área de actividade a nível mundial e, para o comprovar, basta falar da afluência, que este ano ultrapas-sou as 160 mil pessoas. Nesse âmbito, constituiu o ponto de contacto ideal ao nível de negócio e de perspectivar as alterações que se avizinham, com natural destaque para a introdução de novas tecnologias e para soluções capazes de cativarem os clientes e gerarem a compra.

O director da feira, Hans Werner Reinhard, deu voz a esta satisfação. Segundo afirmou, «este ano a feira foi feno-menal. Após a severa crise de 2009, o agendamento da EuroShop para 2011 constituiu um passo de sorte tanto para os expositores como para a organização. Todos os sectores em exposição estão a experimentar uma dinâmica evolutiva e posso adiantar que o ambiente que prevalece no espaço de feira foi extremamente positivo», sintetizou o responsável.

Um dos factores mais elogiados pelos expositores foi o nível de internacionalização do certame, já que mais de 60 por cento dos visitantes deslocaram-se de outros países que não a Alemanha, num espectro bastante alargado que incluiu cerca de 90 diferentes origens. Entre os países que se destacaram ao nível do incremento de visitantes,

assinalou a organização, encontramos EUA, Brasil e Itália. Registou-se igualmente uma forte presença de profissio-nais provenientes dos mercados asiáticos.

Quatro salões temáticosO certamente foi dividido em quatro grandes salões: EuroConcept; EuroSales; EuroCis e EuroExpo, facto que se revelou um benefício adicional para todos os par-ticipantes. No âmbito das temáticas, merece relevo a questão da sustentabilidade e das green solutions, as quais tiveram um impacto muito forte junto dos visitantes. De facto, a EuroShop já nos habituou a re-presentar as grandes tendências do sector e, no caso actual, as questões de sustentabilidade assumem uma importância crescente.

Ano

XX

- 2

011

- E

diç

ão 7

8

Shopping 21

O salão EuroConcept mostrou-se um dos mais dinâmi-cos e revelou o forte crescimento desta área, expondo soluções de promoção de vendas através de iluminação e de conceitos de design emocional, integrando-se em aspectos de eficiência energética e arquitectura sus-tentável. Estiveram presentes mais de 150 expositores

internacionais, que vieram mostrar as suas mais recentes tecnologias, com especial destaque para as novas solu-ções LED de iluminação. Por outro lado, incluiu igualmente questões relacionadas com quebras no retalho, design e arquitectura de loja, refrigeração e ar condicionado, carrinhos de compras, soluções para chão, etc.

Já no EuroSales encontrámos, por exemplo, todas as novas soluções ao nível de manequins de exposição, concreta-mente no segmento Premium e com toda a necessária segmentação, por exemplo ao nível de exposição para arti-gos de criança. Desse ponto de vista, os visitantes puderam encontrar, dentro de toda a gama de produtos disponíveis, exactamente o que procuravam, de acordo com os seus conceitos comerciais. Visual merchandising, decoração sazonal e display de produtos marcaram os equipamentos que pudemos encontrar neste sector da feira.

O EuroCis, por sua vez, focou-se nos futuros desenvolvi-mentos do sector do retalho, e muito particularmente na migração para os dispositivos móveis, tanto no que diz respeito aos colaboradores internos como em relação aos próprios clientes, concretamente na área de self-scanning e de aplicações para smartphones. Os temas mobilidade e processos end-to-end, por exemplo, foram tiros certeiros desta edição da EuroShop, já que corres-ponderam em pleno às expectativas de grande parte dos operadores profissionais, ansiosos por descobrirem as novas soluções que se colocam à sua disposição para desenvolvimento do negócio.

EuroShop

Ano

XX

- 2

011

- E

diç

ão 7

8

22 Shopping

Na realidade, os clientes estão cada vez mais digitalizados e querem informação sobre os produtos nesse formato antes de se dirigirem às lojas, constatou-se, justificando a oportunidade e actualidade destes equipamentos no âmbito do comércio a retalho. Entre inúmeras situações, aqui foi possível encontrar soluções de check-out, pa-gamento, segurança, mobilidade, pesagem ou business inteligence, por exemplo.

Finalmente, o salão EuroExpo concentrou exemplos de construção de stands, mostrando a elevada criatividade com que hoje é possível implementar espaços de expo-sição e promoção de produtos. No fundo, soluções de marketing e de comunicação apresentadas pelos maiores especialistas mundiais, estabelecendo novos padrões de qualidade estratégica, abordando temáticas como design, comunicação de marca, tecnologia de eventos e equipamento para stands.

Resumindo, dir-se-ia que a ideia geral foi que esta terá sido a melhor edição da EuroShop, em particular devido à profusão de novas soluções que vão sendo coloca-das no mercado, e que os profissionais conseguem aqui encontrar, num mesmo espaço e atingindo uma visão global da oferta disponível. Mais uma vez, Dusseldorf foi local privilegiado para encontro entre profissionais, equipamentos e tecnologia de retalho, num dos eventos de maior amplitude à escala internacional. A

no X

X -

201

1 -

Ed

ição

78

Shopping 23

Sustentabilidade

Almada Forum recebe Registo EMAS - Eco-Management and Audit Scheme, para a gestão

No seguimento da sua política de Sustentabilidade, a Multi Mall Management, empresa do Grupo Multi Corporation responsável pela gestão de 13 centros comerciais e de um parque de escritórios, obteve o Registo EMAS (Eco-Management and Audit Scheme) na gestão do Almada Forum. Este é o primeiro Centro Comercial do Mundo a receber esta certificação.

Ano

XX

- 2

011

- E

diç

ão 7

8

24 Shopping

Depois de, em 2006, ter obtido a Certifica-ção Ambiental de acordo com a ISO 14001, o Almada Forum torna-se agora no primeiro Centro Comercial no Mundo a receber a Cer-tificação EMAS – um mecanismo voluntário

para empresas e organizações que se querem comprome-ter a avaliar, gerir e melhorar a sua performance ambiental.

Aos requisitos definidos na ISO 14001, o Registo EMAS acrescenta o compromisso de comunicar, envolver e sensibilizar, clara e objectivamente, todos os Parceiros envolvidos – investidores, lojistas, prestadores de serviço, clientes e comunidade envolvente. O EMAS é estabele-cido numa organização visando a avaliação e melhoria do desempenho ambiental, fornecendo informação re-levante ao público e outros interessados em termos de performance ambiental.

Para Matias Lopes, Managing Director Southern Europe da Multi Mall Management: “É com um enorme orgulho e satisfação que vemos o nosso trabalho na área da Sus-tentabilidade ser reconhecido desta forma extraordinária, com uma certificação que representa a excelência da gestão ambiental. A obtenção do Registo EMAS na ges-tão do Almada Forum vem reforçar o compromisso da Multi Mall Management em procurar atingir a Excelência, Performance, Credibilidade e Transparência na gestão dos seus projectos”.

A obtenção do EMAS reflecte as melhorias contínuas resultantes da implementação do Sistema de Gestão Ambiental, as políticas de comunicação e sensibilização para a adopção de boas práticas ambientais e o natural resultado dos ambiciosos programas de gestão ambiental que o Almada Forum tem levado a cabo.

Ano

XX

- 2

011

- E

diç

ão 7

8

Shopping 25

O objectivo do encontro é proporcionar oportu-nidades de negócio para as equipas de leasing do sector de centros comerciais, juntando-os no mesmo espaço e no mesmo dia com reta-lhistas oriundos de todos os pontos da Europa.

Segundo a organização, esta última edição foi um verdadeiro sucesso, uma vez que esteve representado mais de 80% do espaço de retalho a nível europeu.

De facto, estiveram na reunião representantes de 200 mar-cas de retalho, em intensa confraternização laboral com os principais operadores de promoção imobiliária da Europa. O testemunho de Thomas Meager, responsável da Primark, é bem elucidativo. Na sua opinião, «todos marcaram presença no sentido de fazerem negócio e todos puderem suportar os custos devido à simplicidade de processos. Não é um evento cheio de enormes stands. Pelo contrário, há uma enorme acessibilidade e tudo se mostra muito refrescante nesta ocasião».Já do lado dos promotores, destaque para as palavras de Klaus Striebich, director de leasing da ECE Projektmanage-ment e também presidente do grupo de leasing do ICSC.

Mais de 80% do de retalho europeu esteve representado na última edição do Retail Connections, uma iniciativa organizada pelo International Council of Shopping Centers (ICSC) que teve lugar no final de Março. Trata-se de um evento de forte índole prática, onde retalhistas e a indústria dos centros comerciais se concentram efectivamente em concretizar negócios.

ICSC Retail Connections 2011Assume importância capital

ICSC - International Council of Shopping Centres

Ano

XX

- 2

011

- E

diç

ão 7

8

26 Shopping

Segundo referiu, «o mercado dos centros comerciais está novamente a ganhar vida, o que ficou bem evidente pela qualidade dos profissionais que estiveram no Retail Con-nections. Tivemos aqui grandes equipas de retalhistas que

vieram discutir os seus planos de expansão com as equipas de leasing dos centros comerciais de toda a Europa».Para o responsável, «não se pode negar que este continua a ser um mercado difícil, que passa por tempos difíceis. Mas a atmosfera de todo o evento foi muito mais dinâmica do que por exemplo o ano passado», assinalou, visivelmente satisfeito.Recorde-se que o Retail Connections foi uma iniciativa lan-çada pelo ICSC em 2008, tendo-se agora realizado a sua quarta edição. Neste período, mais que duplicou a sua di-mensão, tornando-se um encontro de alto valor quer para retalhistas quer para os promotores imobiliários. De facto, constitui uma oportunidade efectiva para que esta indústria concretize negócio, sendo esse o grande foco e objectivo de toda a organização.O facto de concentrar na mesma sala, durante um curto período de tempo, os principais players de mercado, permite também que este evento seja muito atractivo do ponto de vista dos custos, pois evita diferentes viagens para negociar com diferentes clientes/fornecedores, assim como longas estadas em hotéis, obrigatórias em situações mais prolonga-das. Desse ponto de vista, é de facto uma reunião formatada para atingir resultados práticos e concretos, algo que os participantes parecem reconhecer de forma consensual. A

no X

X -

201

1 -

Ed

ição

78

Shopping 27

O desempenho nacional esteve em particular destaque em diversas categorias a con-curso. Nas próximas páginas, fazemos um apanhado das campanhas que receberam esta honrosa distinção.

Na categoria de marketing relacionado com causas, des-taque para três acções particularmente para a Multi Mall Management, que arrecadou dois prémios. A primeira, relativa ao Forum Almada, com a campanha Ajuda de Berço, instituição de solidariedade dedicada a apoiar crianças vítimas de abuso. Foram utilizados diversos métodos para angariar fundos, incluindo uma página de facebook e a venda de pulseiras representativas da causa. No total, foram entregues mais de 50.000 euros.

Ainda do mesmo grupo, mas desta feita no centro comer-cial Armazéns do Chiado, a campanha “O meu património mais saudável: a saúde” foi também distinguida pelo ICSC. Focando-se na obesidade, a campanha alertou para a importância dos estilos de vida saudáveis, tendo contado com a participação de especialistas de todo o país, no sentido de aconselharem as pessoas.

Portugueses novamente em destaqueO reconhecimento das campanhas de marketing realizadas por centros comerciais nacionais esteve novamente em grande destaque nos Solal Awards, iniciativa anual do ICSC que distingue o que de melhor se fez ao nível de marketing, no panorama europeu dos centros comerciais. Os prémios foram atribuídos em Istambul, por ocasião da realização da conferência de marketing que o organismo também leva a cabo todos os anos. Deat vez teve lugar na primeira semana de Abril.

Ano

XX

- 2

011

- E

diç

ão 7

8

28 Shopping

ICSC Solal Awards

Finalmente, e ainda dentro da mesma categoria, a Cha-martín foi destacada pelo projecto da sua orquestra, que arrancou com a inauguração do Dolce Vita Tejo, o maior centro comercial da Península Ibérica. Numa parceria com o Conservatório Nacional, ofereceu treino e educação musical a mais de 250 crianças, assim como apoio psicosocial para elas e suas famílias.

A campanha natalícia de 2009 do MarShopping (Inter Ikea) foi outra das vencedoras do dia, tendo realizado o sonho de duas dúzias de crianças desfavorecidas de Matosinhos. Estas escreveram uma carta ao Pai Natal pedindo um desejo e o Centro foi capaz de recolher os presentes e entregá-los numa noite mágica para os petizes.

Ainda na mesma zona geográfica, destaque também para a campanha do NorteShopping, da Sonae Sierra, desta feita com a temática ambiental. Igualmente aproveitando a época natalícia, o centro desafiou os seus clientes a criarem energia humana para iluminar a árvore de Natal, ao terem de pedalar bicicletas. Sem a participação das pessoas, as luzes apagavam-se e a verdade é que houve mais de 33 mil pessoas a aderirem à iniciativa.

Na categoria de relações públicas, encontramos outra acção da Multi Mall Management Portugal levada a cabo com a campanha “By Invitation Only”. Uma exposição do fotógrafo internacional Simon Frederick com a temática centrada em músicos portugueses, viajou por todos os centros nacionais geridos por esta companhia, tendo gerado um retorno na ordem dos 300.000 euros.

Também a Sonae Sierra foi premiada na categoria das relações públicas, através do projecto “Felicidade”, cen-trado nas famílias, um target decisivo para a estratégia

de marketing dos centros do grupo. A acção focou-se em encontrar os elementos de felicidade das crianças e a forma de enriquecer as suas vidas, com a ajuda de pedopsicólogos. A campanha atingiu um alcance nacio-nal e teve um feedback muito significativo ao envolver o facebook e o YouTube. A

no X

X -

201

1 -

Ed

ição

78

Shopping 29

Já na categoria de publicidade dirigida ao consumidor, mais uma distinção para o Mar Shopping. O objectivo desta campanha foi aumentar os níveis de notoriedade do centro. Para promover a sua localização, o centro disponibilizou um painel interactivo num dos edifícios mais emblemáticos da cidade, o qual respondia a qualquer pergunta das pessoas acerca do centro. Os interessados enviavam as questões através do telefone móvel e em apenas alguns segundos a resposta surgia no ecrã gigante. Durante um semestre, tempo que decorreu a campanha, foram colocadas mais de 6.000 perguntas.

Mais uma vez, e dentro da mesma categoria, encontra-mos a MMM. Em parceria com a Football Dream Factory lançou uma campanha durante o campeonato do mundo de futebol. A ideia era realizar o sonho de uma criança: tornar-se uma estrela da modalidade. Em nove dos cen-tros da companhia, Luís Figo e Luís Felipe Scolari criaram um workshop onde os pequenos podiam mostrar as suas habilidades, na esperança de poderem assinar por um dos maiores clubes nacionais. A acção aumentou os índices de afluência aos centros e, de facto, uma das crianças acabou por ser “contratada”.

Ano

XX

- 2

011

- E

diç

ão 7

8

30 Shopping

ICSC Solal Awards

by Holmes Place

Imagina-te com uns quilos a menos. Mais feliz e com mais saúde. Esta é a essência do Peso Vital, o programa de emagrecimento oficial do Peso Pesado. Um programa inovador que combina um plano de treino e um plano alimentar adaptado a cada indivíduo, para além de um acompanhamento médico. Juntam-se ao Holmes Place a equipa médica do programa televisivo Peso Pesado da SIC composta pela HPP Saúde, da qual faz parte o Hospital dos Lusíadas, e pela fisiologista Teresa Branco e a sua equipa de nutricionistas e psicólogos.

As inscrições efectuadas até Maio podem ganhar prémios!

COM A TUA VERSÃO LIGHT SENTES-TE MELHOR

programa ofi cial do

holmesplace.pt

Body JamBody Pump

“Peso Pesado”™ é uma marca registada da Reveille LLC, sob licença da SIC - Sociedade Independente de Comunicação, S.A.

Inscriçõeslimitadas!

51 Shopping 210x297.indd 1 07/04/11 12:21

Na área de grande abertura, reformulação ou extensão de centro comercial, a Sonae Sierra voltou a estar em grande, através do reposicionamento do NorteShopping, com um conceito mais virado para a família. O marketing da Sonae Sierra desenvolveu o conceito Norteland, uma zona especial para as crianças que representa uma nova geração de playgrounds. O resultado foi um incremento de 206% na afluência, tendo aquela zona de lazer sido um dos principais geradores deste tráfego ao centro.

Os centros comerciais Dolce Vita destacaram-se ainda pela acção de Brand Casting, na qual se procurou encontrar novos talentos musicais. Simulando uma garagem, foi criada

Categoria: Cause Related Marketing

Centro: Almada ForumCampanha: Ajuda de BerçoDistinção: Solal Siver 2011

Centro: NorteShoppingCampanha: Norte GreenDistinção: Solal Silver 2011

Centro: Armazéns do ChiadoCampanha: Getting HealthyDistinção: Finalista

Centro: Dolce Vita TejoCampanha: Orquestra Dolce VitaDistinção: Finalista

Centro: Mar ShoppingCampanha: Noite mágica de Natal 2009Distinção: Finalista

Categoria: Public Relations

Centro: Centros da Multi Mall ManagementCampanha: By Invitation OnlyDistinção: Solal Silver 2011

Categoria: Consumer and Trade Advertising

Centro: Mar ShoppingCampanha: Tudo e mais alguma coisaDistinção: Finalista

Centro: Centros da Multi Mall ManagementCampanha: Football Dream FactoryDistinção: Finalista

Categoria: Grand Oppening, Anniversary, Refurbishment or Extension

Centro: NorteShoppingCampanha: NortelandDistinção: Finalista

Categoria: Alternative Revenue

Centro: Centros da ChamartínCampanha: Dolce Vita Brand castingDistinção: Finalista

Centro: Centros da Multi Mall ManagementCampanha: MMM Gift Card (online)Distinção: Finalista

Lista de distinções em Portugal

uma competição com um microsite específico, numa acção que teve reflexos nas principais redes sociais. Por todo o país, foram envolvidas mais de 150 novas bandas.Outra das acções em destaque, e a última relativa ao desempenho nacional, volta a premiar a Multi Mall Ma-nagement, com a promoção do MMM Gift Card em par-ceria com a MTV. Falamos de um cartão de fidelização geralmente destinado a consumidores entre os 30 e os 50 anos, mais voltados para esta modalidade. O objectivo era captar uma clientela mais jovem e, através da ligação ao sétimo aniversário da MTV Portugal, foram de facto atingidos os propósitos, alargando o alcance do cartão a um novo público-alvo.

Ano

XX

- 2

011

- E

diç

ão 7

8

32 Shopping

ICSC Solal Awards

Solodigital - Soluções Digitais, Lda.Av. dos Maristas, 82 A2775-241 Paredemail - [email protected]

O primeiro trimestre tem manifestado dificul-dades para o sector de centros comerciais no que diz respeito ao tráfego. Desde Ja-neiro que a variação comparativa de visitas face ao ano anterior anda à volta de menos

dez pontos percentuais. Esta situação configura um ambiente que resulta directamente das condicionantes ao consumo que a crise está a provocar.

De qualquer modo, é também de notar que se regista uma estabilização do número de visitas. De facto, em Fevereiro e Março, e numa comparação face aos meses imediatamente anteriores, os números apontam valores na ordem dos zero pontos percentuais. O sector está a conviver com algumas afluências mais baixas, mas tudo indica que possa haver um incremento no número de visitas nos próximos meses.

Incerteza económica condiciona sector

Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Março83,28 84,45 99,64 78,84 78,33 78,10

-5,2% 1,4% 18,0% -20,9% -0,6% -0,3%

-3,3% -5,6% -8,1% -10,9% -9,6% -10,9%

-10,49%

Variação Mensal

Março 2011

Indice FootFall

Variação Anual

70

80

90

100

110

120

Mês

Ind

ice

2009 2010 2011Indice FootFall de Portugal

Indice Acumulado

75

80

85

90

2010 2011

Indice FootFall - Portugal

Variação Percentual

Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro DezembroAno

XX

- 2

011

- E

diç

ão 7

8

34 Shopping

análise

Art_PntElctr_RevShopp_210x297.pdf 1 2/16/11 10:38 AM

O NOSSO AMBIENTEÉ DE EXCELÊNCIA

A MULTI MALL MANAGEMENT, COMO GESTORA DO ALMADA FORUM, OBTEVE O REGISTO EMAS. ESTA CERTIFICAÇÃO, A PRIMEIRA A SER OBTIDA NO MUNDO POR UM CENTRO COMERCIAL, REPRESENTA

A EXCELÊNCIA, PERFORMANCE, CREDIBILIDADE E TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL.