resumo fayol

2
APLICAÇÃO DO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA AO OFICIO DE PEDREIRO Como todos nos sabemos o oficio de pedreiro é uma das profissões mais antigas, que no qual quase não ouve progresso nos meio de trabalho e também nas ferramentas e materiais usados. Partindo de um estudo realizado por Frank B. Gilbreth um engenheiro norte-americano, que foi pioneiro na analise de movimentos. Ele substituiu todos os movimentos lentos por movimentos rápidos e excluiu os inúteis. E observando atentamente os modos em que afeta a rapidez e a fadiga no profissional. A partir deste estudo Frank planejou o andaime, sobre o qual dever posto todo material, de modo em que o balde, o operário e a parede conservassem posição relativamente cômoda. Este andaime era ajustado para todos os operários, por um profissional especial mente treinado conforme a parede ia elevando-o, assim o pedreiro economizava o esforço. Com isso ele observou que os pedreiros abaixavam 60 cm do seu corpo de 75 kg em média, e levantnado-o todas as vezes que assentavam um tijolo de cerca de 2,5 kg. E este movimento era realizado mais ou menos mil vezes por dia. Como resultados complemen tar es, os tijolos descarregados er am cuidadosamente verificados e escolhidos por um trabalhador e com a sua melhor face voltada para cima, e colocada no andaime, desta forma tornava-se mais fácil para o pedreiro pegar os tijolos em posição mais vantajosa. Um dos movimentos observados por Gilbreth foi que o pedreiro sempre batia com a troina para assentar o tijolo, esse esforço poderia ser substituído apenas com o peso da própria mão de quem os assenta. Com o estudo minucioso destas operações, Gilbreth reduziu os movimentos para a colocação de cada tijolo de 18 a 5 movimentos e em um caso em apenas 2 movimentos. Descrevendo todos os detalhes des te estudo chamado de “Estudo dos movimentos” em seu livro “Bricklaying System”. Utilizando apenas 3 recursos para chegar a realização de 18 a 5 movimentos, foram eles: Substituir os movimentos inúteis, Introduzir dispositivos que auxiliem no trabalho dos pedreiros e o terceiro e ultimo é a simplificação dos movimentos no qual ele ensina o pedreiro a pegar o tijolo com a mão esquerda e ao mesmo tempo com a mão direita ele pega a argamassa com a troina. Após a implementação destes métodos, pode-se perceber uma grande e notável diferença, pois a produção em média aumentou de 120

Upload: joao-paulo-brito

Post on 08-Apr-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

8/7/2019 Resumo fayol

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-fayol 1/2

APLICAÇÃO DO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA AO OFICIO DEPEDREIRO

Como todos nos sabemos o oficio de pedreiro é uma das profissõesmais antigas, que no qual quase não ouve progresso nos meio de trabalho etambém nas ferramentas e materiais usados.

Partindo de um estudo realizado por Frank B. Gilbreth um engenheironorte-americano, que foi pioneiro na analise de movimentos. Ele substituiutodos os movimentos lentos por movimentos rápidos e excluiu os inúteis. Eobservando atentamente os modos em que afeta a rapidez e a fadiga noprofissional.

A partir deste estudo Frank planejou o andaime, sobre o qual deverposto todo material, de modo em que o balde, o operário e a paredeconservassem posição relativamente cômoda. Este andaime era ajustadopara todos os operários, por um profissional especial mente treinadoconforme a parede ia elevando-o, assim o pedreiro economizava o esforço.Com isso ele observou que os pedreiros abaixavam 60 cm do seu corpo de75 kg em média, e levantnado-o todas as vezes que assentavam um tijolode cerca de 2,5 kg. E este movimento era realizado mais ou menos milvezes por dia.

Como resultados complementares, os tijolos descarregados eramcuidadosamente verificados e escolhidos por um trabalhador e com a suamelhor face voltada para cima, e colocada no andaime, desta formatornava-se mais fácil para o pedreiro pegar os tijolos em posição maisvantajosa.

Um dos movimentos observados por Gilbreth foi que o pedreirosempre batia com a troina para assentar o tijolo, esse esforço poderia sersubstituído apenas com o peso da própria mão de quem os assenta. Com oestudo minucioso destas operações, Gilbreth reduziu os movimentos para a

colocação de cada tijolo de 18 a 5 movimentos e em um caso em apenas 2movimentos. Descrevendo todos os detalhes deste estudo chamado de“Estudo dos movimentos” em seu livro “Bricklaying System”.

Utilizando apenas 3 recursos para chegar a realização de 18 a 5movimentos, foram eles: Substituir os movimentos inúteis, Introduzirdispositivos que auxiliem no trabalho dos pedreiros e o terceiro e ultimo é asimplificação dos movimentos no qual ele ensina o pedreiro a pegar o tijolocom a mão esquerda e ao mesmo tempo com a mão direita ele pega aargamassa com a troina.

Após a implementação destes métodos, pode-se perceber umagrande e notável diferença, pois a produção em média aumentou de 120

8/7/2019 Resumo fayol

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-fayol 2/2

tijolos por homem e por hora, para 350 tijolos por homem e por hora. Osque não conseguiram obter progresso na aprendizagem eram despedidos, eos que seguiram o método e obtiveram altos índices de desenvolvimentorecebiam aumento de salário.

Uma das atitudes erradas dos sindicatos dos pedreiros era a dedeterminar que a produção dos pedreiros fossem em media de 275 tijolospor dia nas construções publicas, e de 375 por dia em construçõesparticulares, pois a baixa produção beneficiaria a coletividade, mas eles nãopercebiam que iam gerar um mal a sociedade pois conduzia indiretamenteao aumento do alugueis.

Para se ter sucesso na aplicação destes métodos é obrigatória aadoção de melhores instrumentos de trabalho, condições de trabalho,cooperação, uma padronização dos métodos e a autoridade do líder. Eseguir cuidadosamente os quatro elementos essenciais da administraçãocientifica.

• O Desenvolvimento pela direção e não pelo operário, são ciênciasempregadas no oficio, como assentar o tijolo a utilização das normasrígidas para o movimento de cada nome.

• A seleção e o treinamento dos pedreiros.

• Bonificação diária pelo trabalho.

• Divisão equitativa do trabalho e responsabilidade entre o operário e a

direção.