resumo a relação da criação de mpes com o crescimento econômico...

2
A relação da criação de MPEs com o crescimento econômico do Corede Produção, nos anos de 2006 a 2010 RESUMO AUTOR PRINCIPAL: Juliane de Castilhos Spanholi E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Não CO-AUTORES: Fabrício Madalosso ORIENTADOR: Amanda Guareschi ÁREA: Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: 6.03.04.01-4 Crescimento e Desenvolvimento Econômico UNIVERSIDADE: Passo Fundo INTRODUÇÃO: As micro e pequenas empresas (MPEs) têm papel fundamental na economia brasileira, pois possuem grande capacidade de gerar empregos e, são a maioria dos estabelecimentos. Por este motivo, o governo tem incentivado os empreendimentos de pequeno porte, principalmente, através da oferta de linhas de crédito, pelas instituições oficiais ¿ em especial o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal (CEF) ¿, que disponibilizam recursos subsidiados e linhas de financiamentos específicos para as MPEs. Assim, o objetivo do trabalho é analisar ¿A relação da criação de MPEs com o crescimento econômico do Corede Produção¿. A relevância do estudo se justifica em virtude de que a observação e análise destes dados, no Observatório Socioeconômico do Corede Produção, possam contribuir no debate sobre o desenvolvimento na região e subsidiar os gestores sobre a formulação e execução das políticas.

Upload: others

Post on 29-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RESUMO A relação da criação de MPEs com o crescimento econômico …semanadoconhecimento.upf.br/download/anais-2013/humanas/... · 2013. 10. 17. · Ciências Humanas, Sociais

A relação da criação de MPEs com o crescimento econômico do CoredeProdução, nos anos de 2006 a 2010

RESUMO

AUTOR PRINCIPAL:Juliane de Castilhos Spanholi

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Não

CO-AUTORES:Fabrício Madalosso

ORIENTADOR:Amanda Guareschi

ÁREA:Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:6.03.04.01-4 Crescimento e Desenvolvimento Econômico

UNIVERSIDADE:Passo Fundo

INTRODUÇÃO:As micro e pequenas empresas (MPEs) têm papel fundamental na economia brasileira, pois possuem grande capacidadede gerar empregos e, são a maioria dos estabelecimentos. Por este motivo, o governo tem incentivado osempreendimentos de pequeno porte, principalmente, através da oferta de linhas de crédito, pelas instituições oficiais ¿ emespecial o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco do Brasil (BB) e a Caixa EconômicaFederal (CEF) ¿, que disponibilizam recursos subsidiados e linhas de financiamentos específicos para as MPEs.Assim, o objetivo do trabalho é analisar ¿A relação da criação de MPEs com o crescimento econômico do CoredeProdução¿. A relevância do estudo se justifica em virtude de que a observação e análise destes dados, no ObservatórioSocioeconômico do Corede Produção, possam contribuir no debate sobre o desenvolvimento na região e subsidiar osgestores sobre a formulação e execução das políticas.

Page 2: RESUMO A relação da criação de MPEs com o crescimento econômico …semanadoconhecimento.upf.br/download/anais-2013/humanas/... · 2013. 10. 17. · Ciências Humanas, Sociais

METODOLOGIA:A pesquisa consistiu em analisar indicadores socioeconômicos nos anos de 2006 a 2010, coletados no Instituto Brasileirode Geografia e Estatística ¿ IBGE e Fundação de Economia e Estatística - FEE. O Índice de Desenvolvimento da Micro ePequena Empresa mensura no desenvolvimento regional, sendo constituído de três indicadores parciais: IDE ¿ Índice deDesenvolvimento Empresarial; IDM ¿ Índice de Desenvolvimento de Mercado; IDI ¿ Índice de DesenvolvimentoInstitucional.A verificação das condições econômicas se deu por meio de quatro índices. O Índice de Desenvolvimento Socioeconômico(renda) mede o nível de desenvolvimento dos municípios, e é classificado de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1mais desenvolvida é a localidade. O Produto Interno Bruto per capita é a soma da riqueza gerada nas cidades dividida porsua população. As exportações totais é a soma da saída de bens produtos e serviços da unidade geográfica de origem. Porfim, analisa-se o número de empresas instaladas.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:Com relação à atividade empreendedora, os dados revelam que, em 2006, haviam 15.290 empresas instaladas na regiãoCorede Produção e os municípios que mais tinham empresas instaladas neste período foram Passo Fundo, Carazinho eMarau com 8.494, 2.575 e 1.602, respectivamente. Já em 2010, haviam 17.727 empresas instaladas, sendo o maiornúmero delas pertencente ao comércio e, em termos de porte, a maioria é micro e pequena empresa. Contudo, osmunicípios de Passo Fundo, Carazinho e Marau se destacam em número de empresas instaladas, apresentando 10.130,2.727 e 2.023 respectivamente. A soma dos três municípios representa 83,94% do total de empresas instaladas na regiãoCorede Produção.Com base nos dados do ID-MPE, Muliterno é o município com ID-MPE igual a 0,558 e ocupa a 11ª posição entre osmunicípios mais desenvolvidos do estado do RS. Além disso, Coxilha ocupa a 14ª posição e Passo Fundo a 52ª, com ID-MPE igual a 0,554 e 0,498, respectivamente.A média do PIB per capita para a região da Produção em 2006 foi R$ 15.030,43 já em 2010 este indicador foi R$ 23.575,05um aumento de 57%. Em 2006 oito municípios estavam acima da média e em 2010 onze municípios. Destacam-se osmunicípios Marau e São Domingos do Sul que em 2006 e 2010 o primeiro apresentou o melhor indicador e o segundoapresentou o pior.Quanto às exportações apenas Carazinho, Casca, Marau e Passo Fundo exportaram em todos os anos. Além desses,Vanini exportou em 2006 e Vila Maria em 2010.Os municípios que apresentaram os melhores Idese renda em 2006 foram Almirante Tamandaré do Sul, Nova Alvorada ePontão e com índices 0,892, 0,887 e 0,842. Já em 2009, os municípios que apresentaram os maiores Idese renda foramGentil, Nova Alvorada e Pontão com 0,894, 0,892 e 0,878.

CONCLUSÃO:O estudo evidenciou que não houve alterações no número de países exportadores no Corede Produção, ao passo que amédia do PIB per capita entre os anos de 2006 e 2010 ampliou-se de 15.030,43 para 23.575,05. O número de empresas naregião cresceu 16 %, e Passo Fundo, Carazinho e Marau continuam sendo os municípios com maior número de empresas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA ¿ FEE. FEE dados: dados anuais por variáveis. Disponível em:<http://www.fee.rs.gov.br>. Acesso em: 30 mai. 2013.INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA ¿ IBGE. Banco de dados: cidades. RS. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 30 mai. 2013.MEINERS, Wilhelm et al. O Índice de Desenvolvimento Municipal da Micro e Pequena Empresa (IDMPE). Disponível em:<http://aplicativos.fipe.org.br/enaber/pdf/152.pdf>. Acesso em: 30 mai. 2013.

Assinatura do aluno Assinatura do orientador