resumo os sujeitos dos litÍgios judiciais entorno...

2
OS SUJEITOS DOS LITÍGIOS JUDICIAIS ENTORNO DA TERRA NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL (1890-1930) RESUMO AUTOR PRINCIPAL: CAROLINE DA SILVA E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Probic Fapergs CO-AUTORES: - ORIENTADOR: Ironita Policarpo Machado ÁREA: Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: 7.05.00.00-2 UNIVERSIDADE: UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO INTRODUÇÃO: A comunicação centra-se na pesquisa ¿Os sujeitos dos litígios judiciais entorno da terra¿, subprojeto do projeto Práticas político-jurídicas e econômicas no processo de ocupação do espaço e da constituição da sociedade sul brasileira ¿ 1930 a 1970, com recorte no norte do Rio Grande do Sul, busca reconhecer e caracterizar os envolvidos nas questões de litígios referentes à terra. Objetiva-se ampliar a discussão desta questão por meio de fontes judiciais identificando os sujeitos envolvidos nestas narrativas, seus interesses, representações sobre a propriedade da terra. METODOLOGIA: O projeto de pesquisa ¿Os sujeitos dos litígios judiciais entorno da terra¿, com a utilização de método quantitativo realiza a crítica de fontes judiciais e sob a abordagem qualitativa analisa os processos judiciais civis que tratam de litígios em torno da propriedade da terra à identificação e caracterização dos sujeitos envolvidos nestas narrativas, seus interesses, representações sobre a propriedade da terra. Objetivando a caracterização empírica e subjetiva dos referidos sujeitos será usada a estratégia e as técnicas de análise do discurso das memórias materializadas nos processos. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Esta analise da questão agraria e do judiciário já é classificada como sendo um tema clássico, porém lacunar por que, ainda, não abordam os sujeitos e suas representações que dão forma as abordagens estruturais sobre o tema. A história experiência que se constitui em representação na historiografia existe pela feitura de seus respectivos autores aos quais queremos dar vida, Assim, através da analise dos discursos dos processos judiciais buscar-se-á identificar quem eram estes homens e mulheres, suas representações, etnias, quais era seus motivadores à querela jurídica entorno da terra.

Upload: dinhkhue

Post on 10-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

OS SUJEITOS DOS LITÍGIOS JUDICIAIS ENTORNO DA TERRA NO NORTE DO RIOGRANDE DO SUL (1890-1930)

RESUMO

AUTOR PRINCIPAL:CAROLINE DA SILVA

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Probic Fapergs

CO-AUTORES:-

ORIENTADOR:Ironita Policarpo Machado

ÁREA:Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:7.05.00.00-2

UNIVERSIDADE:UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

INTRODUÇÃO:A comunicação centra-se na pesquisa ¿Os sujeitos dos litígios judiciais entorno da terra¿, subprojeto do projeto Práticaspolítico-jurídicas e econômicas no processo de ocupação do espaço e da constituição da sociedade sul brasileira ¿ 1930 a1970, com recorte no norte do Rio Grande do Sul, busca reconhecer e caracterizar os envolvidos nas questões de litígiosreferentes à terra. Objetiva-se ampliar a discussão desta questão por meio de fontes judiciais identificando os sujeitosenvolvidos nestas narrativas, seus interesses, representações sobre a propriedade da terra.

METODOLOGIA:O projeto de pesquisa ¿Os sujeitos dos litígios judiciais entorno da terra¿, com a utilização de método quantitativo realiza acrítica de fontes judiciais e sob a abordagem qualitativa analisa os processos judiciais civis que tratam de litígios em tornoda propriedade da terra à identificação e caracterização dos sujeitos envolvidos nestas narrativas, seus interesses,representações sobre a propriedade da terra. Objetivando a caracterização empírica e subjetiva dos referidos sujeitos seráusada a estratégia e as técnicas de análise do discurso das memórias materializadas nos processos.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:Esta analise da questão agraria e do judiciário já é classificada como sendo um tema clássico, porém lacunar por que,ainda, não abordam os sujeitos e suas representações que dão forma as abordagens estruturais sobre o tema. A históriaexperiência que se constitui em representação na historiografia existe pela feitura de seus respectivos autores aos quaisqueremos dar vida, Assim, através da analise dos discursos dos processos judiciais buscar-se-á identificar quem eramestes homens e mulheres, suas representações, etnias, quais era seus motivadores à querela jurídica entorno da terra.

CONCLUSÃO:A pesquisa encontra-se na leitura dos processos judiciais, sistematização dos dados e identificação dos sujeitos do litígio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:MACHADO, Ironita Policarpo. Entre justiça e lucro: Rio Grande do Sul ¿ 1890 ¿ 1930. Passo Fundo: Ed. Universidade dePasso Fundo, 2012.

THOMPSON, Edward P. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Assinatura do aluno Assinatura do orientador