príncipes locais. -...

17
Questão 01 - (FMABC SP/2018) O processo conhecido como Reforma Protestante não foi homogêneo em todos os países onde ocorreu, embora marcado por elementos comuns. Sobre a implementação da reforma ocorrida na Europa do século XVI, é correto afirmar que a monarquia inglesa a) fundou uma nova igreja, enquanto a monarquia francesa manteve seu vínculo com Roma, e a nobreza germânica do Sacro Império se dividiu, com a religião oficial de cada estado sendo determinada pelos príncipes locais. b) encontrou resistência para a execução da reforma por parte do clero, temeroso de represálias por parte dos países vizinhos, enquanto a monarquia francesa apoiou o Estado laico e a pluralidade religiosa, e a nobreza germânica do Sacro Império renegou o catolicismo e adotou a religião criada por Martinho Lutero. c) reformulou as bases da Igreja Anglicana existente, enquanto a monarquia francesa rompeu com o papado, e a nobreza germânica do Sacro Império apoiou o luteranismo, depois da adesão do Imperador Carlos V a essa religião. d) apoiou a criação de uma igreja protestante, angloalemã, enquanto a monarquia francesa manteve-se fiel ao papado, apoiada pelos huguenotes, e a nobreza germânica do Sacro Império, contrariando a vontade da população camponesa, aderiu à reforma protestante imposta pelo Imperador. e) se defrontou com a divisão da sociedade em uma guerra civil entre calvinistas e luteranos, enquanto a monarquia francesa fundou uma nova igreja, e a nobreza germânica, dividida entre luteranismo e catolicismo, provocou a desintegração do Sacro Império. Questão 02 - (UEG GO/2018) Leia o texto a seguir: Por ter tido educação protestante, nunca achei que 31 de outubro é o dia das bruxas. Sempre foi o dia em que Lutero, em 1517, começou uma revolução. LEITÃO, Míriam. Disponível em: <blogs. oglobo.com/miriam-leitao/post/os-500-anos -da-reforma-protestante-que-abalou-o -mundo.html>. Acesso em: 18 ago. 2017.

Upload: vuongkiet

Post on 22-Nov-2018

224 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: príncipes locais. - historia10.com.brhistoria10.com.br/wp-content/uploads/2018/05/QUESTÕES-DE-REFORMA... · O processo conhecido como Reforma Protestante não foi homogêneo em

Questão 01 - (FMABC SP/2018)

O processo conhecido como Reforma Protestante não foi homogêneo em todos os países onde ocorreu, embora marcado por elementos comuns. Sobre a implementação da reforma ocorrida na Europa do século XVI, é correto afirmar que a monarquia inglesa a) fundou uma nova igreja, enquanto a monarquia francesa manteve seu

vínculo com Roma, e a nobreza germânica do Sacro Império se dividiu, com a religião oficial de cada estado sendo determinada pelos príncipes locais.

b) encontrou resistência para a execução da reforma por parte do clero, temeroso de represálias por parte dos países vizinhos, enquanto a monarquia francesa apoiou o Estado laico e a pluralidade religiosa, e a nobreza germânica do Sacro Império renegou o catolicismo e adotou a religião criada por Martinho Lutero.

c) reformulou as bases da Igreja Anglicana existente, enquanto a monarquia francesa rompeu com o papado, e a nobreza germânica do Sacro Império apoiou o luteranismo, depois da adesão do Imperador Carlos V a essa religião.

d) apoiou a criação de uma igreja protestante, angloalemã, enquanto a monarquia francesa manteve-se fiel ao papado, apoiada pelos huguenotes, e a nobreza germânica do Sacro Império, contrariando a vontade da população camponesa, aderiu à reforma protestante imposta pelo Imperador.

e) se defrontou com a divisão da sociedade em uma guerra civil entre calvinistas e luteranos, enquanto a monarquia francesa fundou uma nova igreja, e a nobreza germânica, dividida entre luteranismo e catolicismo, provocou a desintegração do Sacro Império.

Questão 02 - (UEG GO/2018)

Leia o texto a seguir:

Por ter tido educação protestante, nunca achei que 31 de outubro é o dia das bruxas. Sempre foi o dia em que Lutero, em 1517, começou uma revolução.

LEITÃO, Míriam. Disponível em: <blogs. oglobo.com/miriam-leitao/post/os-500-anos

-da-reforma-protestante-que-abalou-o -mundo.html>. Acesso em: 18 ago. 2017.

Page 2: príncipes locais. - historia10.com.brhistoria10.com.br/wp-content/uploads/2018/05/QUESTÕES-DE-REFORMA... · O processo conhecido como Reforma Protestante não foi homogêneo em

No ano de 2017, completam-se 500 anos da eclosão da Reforma Protestante. Do ponto de vista histórico, a Reforma pode ser considerada uma revolução

a) estética, pois foi a matriz ideológica da concepção barroca de mundo

que se manifestou nos países ibéricos. b) política, pois permitiu a centralização monárquica absolutista, ao

legitimar a tese do direito divino dos reis europeus. c) econômica, pois, com os puritanos, difundiu-se uma nova mentalidade

econômica que gerou o capitalismo. d) social, pois legitimou as aspirações revolucionárias dos camponeses

europeus na luta contra a aristocracia. ‘ e) intelectual, pois foi difusora do pensamento científico iluminista por

meio de intelectuais protestantes, como é o caso de Voltaire. Questão 03 - (FATEC SP/2018)

Leia o texto.

A Reforma Protestante jamais teria ocorrido se, antes, a imprensa de Gutenberg não tivesse sido criada. “Lutero teria usado o Twitter e o Facebook de uma maneira exaustiva se as redes existissem”, analisa o escritor Benjamin Hasselhorn. “Ele tinha um desespero enorme por fazer chegar suas convicções aos fiéis”, comentou.

<https://tinyurl.com/yatbezyk> Acesso em: 02.11.2017.

Historicamente, a relação que o texto estabelece entre Martinho Lutero e a imprensa de Gutenberg se evidencia, principalmente, na a) edição de material filosófico crítico à fé cristã. b) criação do primeiro jornal evangélico diário. c) publicação de novelas religiosas populares. d) divulgação de produtos e serviços bíblicos. e) impressão da Bíblia em alemão.

Questão 04 - (ESPM/2018)

No século XVII os confrontos entre católicos e protestantes incendiaram a Europa.

Na França, Luís XIV perseguia os huguenotes, que se recusavam a abandonar sua crença. Em 1685, Luís XIV obrigou mais de 200.000 huguenotes a deixar a França.

(Laurence Taylor. O Cotidiano Europeu no Século XVII)

A expulsão de mais de 200.000 huguenotes era resultado: a) do Edito de Nantes; b) da Concordata de Bolonha; c) da revogação do Edito de Nantes pelo Edito de Fontainebleau; d) do Edito da Graça D’Alais;

Page 3: príncipes locais. - historia10.com.brhistoria10.com.br/wp-content/uploads/2018/05/QUESTÕES-DE-REFORMA... · O processo conhecido como Reforma Protestante não foi homogêneo em

e) do Tratado de Westfália. Questão 05 - (FM Petrópolis RJ/2017)

A respeito das relações entre o Renascimento e o Cristianismo na Europa, os professores Francisco Falcon e Edmilson Rodrigues escreveram:

Não buscavam os humanistas o caminho até Deus pelo desespero, como Lutero, e muito menos concordavam com o servo-arbítrio. Além disso, desaprovavam a violência e os cismas, o que explicava por que grandes intelectuais se recusaram a aderir à Reforma. Essa atitude dos humanistas, como Erasmo e Morus, acabou por criar uma terceira via para a crise que se apresentava sob a forma de uma renovação das doutrinas e dos sentimentos diante do mundo. A utopia foi uma das representações dessa terceira via. Nesse sentido, o luteranismo e o calvinismo, no que se referem à doutrina, são anti-humanistas.

FALCON, F.; RODRIGUES, A. E. A formação do mundo moderno. A construção do

Ocidente dos séculos XIV ao XVIII. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. p. 130.

As ideias apresentadas pelos autores no trecho acima, a respeito do contexto das divergências teológicas do século XVI, apontam para o fato de que o(a)

a) Luteranismo é uma doutrina em tudo oposta ao Calvinismo. b) Renascimento deve ser interpretado como pertencendo à teologia

católica. c) Humanismo não caracterizou apenas os reformadores protestantes. d) Reforma protestante se opôs às ideias do classicismo grego. e) Utopia foi um movimento de reafirmação das doutrinas anglicanas.

Questão 06 - (UNITAU SP/2017)

A partir do séc. XVI, a centralização e o fortalecimento do poder do rei foram sendo estabelecidos pela manutenção do equilíbrio entre os grupos sociais da nobreza e da burguesia. Nesse mesmo período, grandes transformações ocorreram na organização da Igreja católica, com o movimento reformista, liderado por Lutero, e com a formação de novas doutrinas.

Sobre a relação entre a ascensão do poder real e a reforma religiosa, é CORRETO afirmar:

a) Na península Ibérica, o absolutismo formou-se séculos após o

movimento reformista e não contou com o apoio do clero católico. b) Na Inglaterra, houve a utilização da religião na luta pelo poder, o que

resultou na consolidação da dinastia Tudor. c) Na França, a nova religião calvinista serviu de base para a organização

dos huguenotes, grupo que colaborou para a implantação do absolutismo real.

Page 4: príncipes locais. - historia10.com.brhistoria10.com.br/wp-content/uploads/2018/05/QUESTÕES-DE-REFORMA... · O processo conhecido como Reforma Protestante não foi homogêneo em

d) Na Alemanha, o apoio dos príncipes a Lutero foi fundamental, porque desejavam juntar seus domínios aos do imperador e apossarem-se dos bens da Igreja.

e) O Estado absolutista conseguiu se estabelecer devido ao movimento da Reforma Católica, promovido pela Igreja, que, em troca, passou a contar com o apoio irrestrito de todos os monarcas.

Questão 07 - (UNIRG TO/2017)

O ex-monge Martinho Lutero escrevia em um pequeno texto de 1525: “Parece-me que não mais existe um diabo no inferno, mas que todos juntos se incorporaram nos camponeses. A fúria é exagerada e excede a todas as medidas. Como, pois, os camponeses carregam sobre si a maldição de Deus e dos homens, são várias vezes réus de morte no corpo e na alma e não têm nenhum direito a seu favor...” (DE BONI, Luís A. (org.). Escritos selecionados de Matinho Lutero, Tomás Müntzer e João Calvino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000, p.169). A dura mensagem relaciona-se ao contexto belicoso da Reforma Protestante. Assinale a alternativa que explica de maneira correta tais conflitos: a) Os camponeses referidos formavam a massa católica na Alemanha,

que resistiu fortemente ao movimento liderado por Lutero. Por isso, ele os condena como heréticos e idólatras.

b) Os camponeses combatidos eram os seguidores de Calvino, que, devido às perseguições na França, haviam invadido a Alemanha em busca de refúgio. Existiam fortes divergências entre calvinistas e luteranos em relação à quantidade de sacramentos da igreja verdadeiramente cristã.

c) Os camponeses referidos no texto radicalizaram alguns princípios da Reforma e ocuparam terras que pertenciam aos príncipes e à nobreza alemã. Eles entendiam que Lutero tinha corrompido o Evangelho ao aliar-se aos poderosos.

d) Os camponeses combatidos por Lutero eram bruxos e bruxas que praticavam seus rituais na Floresta Negra germânica. Por isso, pode-se afirmar que os protestantes também tiveram algo semelhante ao Tribunal da Santa Inquisição para condená-los.

Questão 08 - (FGV/2016)

Em um dos diálogos da peça intitulada Henrique VIII, de William Shakespeare, encenada em 1613, a rainha católica Catarina, primeira esposa do rei, desabafava:

Mesmo aqui poderemos falar, pois, em consciência, até hoje nada fiz que não pudesse revelar francamente em qualquer parte. Prouvera ao céu que todas as mulheres pudessem declarar a mesma coisa com igual liberdade. Meus senhores, uma felicidade sempre tive: isso de não ligar nunca importância ao fato de meus gestos comentados serem por toda a gente, de ficarem sob a vista de todos, e como alvo dos ataques da inveja e da calúnia, tão certa me acho de ter vida limpa. Se vindes para examinar a minha conduta como esposa, sede francos. Sempre a verdade ama linguagem rude.

Page 5: príncipes locais. - historia10.com.brhistoria10.com.br/wp-content/uploads/2018/05/QUESTÕES-DE-REFORMA... · O processo conhecido como Reforma Protestante não foi homogêneo em

http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/oitavo.html

O monarca Henrique VIII governou a Inglaterra entre 1509 e 1547. Durante esse turbulento período,

a) o catolicismo foi consolidado na Inglaterra, por ação direta do rei, que

se manteve aliado a Roma contra os monarcas ibéricos. b) a liberdade de culto foi implementada, favorecendo a constituição de

diversos grupos religiosos após a Reforma Protestante. c) o casamento civil, desvinculado da cerimônia religiosa, foi estabelecido

como alternativa para os diversos matrimônios do rei. d) uma nova religião se formou, marcada por uma estrutura sacerdotal

ligada diretamente ao Estado inglês e aos interesses do rei. e) medidas legais foram criadas para impedir as mulheres de participarem

da linha sucessória na monarquia inglesa. Questão 09 - (UNCISAL AL/2016)

Henrique VIII estava casado havia 18 anos com Catarina de Aragão e tinha apenas uma filha. A rainha era princesa espanhola e tia de Carlos V, rei da Espanha. Henrique VIII temia que após sua morte os espanhóis dominassem a Inglaterra, pois sua filha estava prometida em casamento a Filipe, filho de Carlos V e herdeiro do trono espanhol. Para evitar esse destino deveria ter um filho homem, mas Catarina havia se tornado estéril. Assim, Henrique VIII decidiu separar-se de Catarina de Aragão e casar-se com Ana Bolena, dama de honra da corte. Para tanto, solicitou ao papa Clemente VII a anulação de seu casamento, o que foi negado. RAMOS NETO, João Oliveira. Henrique VIII... Revista Tempo de Conquista.

dez. 2010. Disponível em: <http://revistatempodeconquista.com.br/documents/RTC8/joaoramosneto.p

df>. Acesso em: 01 nov. 2015 (adaptado).

Dentre os acontecimentos decorrentes do fato citado no texto, destaca-se

a) a noite de São Bartolomeu. b) o surgimento da Igreja Anglicana. c) a rejeição à reforma protestante luterana. d) a aceitação do calvinismo como religião oficial inglesa. e) o confronto entre católicos romanos e católicos ortodoxos na Inglaterra.

Questão 10 - (FATEC SP/2016)

Em 1517, o bispo católico Martinho Lutero escreveu e afixou na porta da catedral da cidade de Wittenberg, localizada na atual Alemanha, um documento no qual enumerou noventa e cinco críticas aos comportamentos dos representantes da Igreja Católica. O cartaz original, que continha as 95 Teses, foi incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em março de 2016. No século XVI, sua publicação deu início ao processo conhecido como Reforma Protestante.

Entre outros comportamentos, Lutero condenou

Page 6: príncipes locais. - historia10.com.brhistoria10.com.br/wp-content/uploads/2018/05/QUESTÕES-DE-REFORMA... · O processo conhecido como Reforma Protestante não foi homogêneo em

a) a alfabetização em massa, promovida pelos jesuítas, e a publicação de Bíblias, ações que visavam enfraquecer o papel dos padres e oferecer autonomia religiosa aos católicos.

b) a permissão dada pela Igreja para a criação de diferentes denominações religiosas (neopentecostais), que acabaram enfraquecendo o poder central do Papa.

c) o desrespeito ao celibato pelos padres, a cobrança de dízimo, e a comercialização de água benta, relíquias sagradas e indulgências.

d) a incorporação de práticas pagãs aos ritos católicos, a aceitação de mulheres na celebração das missas e a abolição do celibato para os padres.

e) a tolerância da Igreja Católica com as práticas religiosas dos indígenas e dos escravizados africanos nas terras americanas recém-descobertas.

Questão 11 - (UCB DF/2016)

Ao longo da história, houve divisões entre os seguidores do cristianismo. No século 11, por exemplo, ocorreu o Grande Cisma do Oriente, que dividiu o mundo cristão em duas grandes igrejas: a Igreja Católica do Ocidente (ou Igreja Romana) e a Igreja Católica do Oriente (ou Igreja Ortodoxa). A outra grande ruptura da cristandade aconteceu no século 16. O resultado dessa ruptura ficou conhecido como Reforma Protestante.

COTRIM, Gilberto. História global: Brasil e geral. Vol. 2. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013, com adaptações.

Em relação à Reforma Protestante, assinale a alternativa correta.

a) Os estados nacionais, que se formavam em toda a Europa, buscavam,

no apoio papal, o fortalecimento dos respectivos governos. b) Na tentativa de evitar rupturas, o Papa e outros membros do clero

insistiam em apresentar a Igreja Católica como instituição universal, que unia culturalmente todo o mundo cristão.

c) O ponto fundamental apresentado pelos protestantes era a importância das obras humanas. Pelas obras de caridade seria o homem salvo, e não apenas pela fé.

d) A doutrina luterana defendia a ideia de que, além das escrituras sagradas, também os livros apócrifos apresentavam caminho seguro para a salvação.

e) A doutrina da predestinação divina que foi apresentada por Martinho Lutero (1483-1546), defendendo que o ser humano estava predestinado ao céu ou ao inferno, não foi aceita pelos reformistas protestantes.

Questão 12 - (UEG GO/2016)

Leia o texto a seguir.

O desenvolvimento do racionalismo econômico é parcialmente dependente da técnica e do direito racionais, mas é ao mesmo tempo determinado pela habilidade e disposição do homem em adotar certos tipos de conduta racional prática [...]. As forças mágicas e religiosas e as ideias éticas de

Page 7: príncipes locais. - historia10.com.brhistoria10.com.br/wp-content/uploads/2018/05/QUESTÕES-DE-REFORMA... · O processo conhecido como Reforma Protestante não foi homogêneo em

dever nelas baseadas têm estado sempre, no passado, entre as mais importantes influências formativas de conduta.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1981. p. 09.

Uma das mais conhecidas explicações sobre a origem do capitalismo é a do sociólogo alemão Max Weber, que postula a afinidade entre a ética religiosa e as práticas capitalistas. Essa relação se mostra claramente na ética do

a) Catolicismo romano, que por meio da cobrança de dízimos e vendas de

indulgências estimulou a acumulação de capital. b) Puritanismo calvinista, que concebe o sucesso econômico como indício

da predestinação para a salvação. c) Luteranismo alemão, que defendia que cada pessoa devia seguir a sua

vocação profissional para conseguir a salvação. d) Anglicanismo britânico, que, ao desestimular as esmolas, permitiu o

incremento da poupança nas famílias burguesas. e) Catolicismo Ortodoxo, que, ao abrir mão dos luxos nas construções

arquitetônicas, canalizou capital para investimentos econômicos. Questão 13 - (UniRV GO/2016)

A charge de Carlos Latuff faz uma crítica ao crescente poderio da denominada “bancada evangélica” no Brasil. Cada vez, mais a referida bancada se torna protagonista das decisões políticas no país, ameaçando assim a perenidade de um Estado laico. Tais questões nos levam a uma reflexão importante: qual foi o posicionamento dos reformadores no que diz respeito a questões políticas em sua época? Com base nessa interpelação, marque V para sentenças verdadeiras e F para falsas. a) Os reformadores favoreceram o nacionalismo, na medida em que havia

conflitos políticos entre autoridades da Igreja Católica e alguns governantes das monarquias europeias, que representavam a unidade nacional.

b) Calvino buscou tornar Genebra uma cidade-cristã-modelo através da reorganização da Igreja, de um ministério bem preparado, de leis que expressassem uma ética bíblica e de um sistema educacional completo e gratuito.

c) Calvino buscou separar drasticamente a influência da religião no Parlamento de Genebra, visto que o teólogo tinha como intenção criar um sistema político de governo que fosse representativo e que equilibrasse as forças políticas.

Page 8: príncipes locais. - historia10.com.brhistoria10.com.br/wp-content/uploads/2018/05/QUESTÕES-DE-REFORMA... · O processo conhecido como Reforma Protestante não foi homogêneo em

d) Na Escócia, a aceitação do protestantismo ocorreu no contexto da luta pela independência do domínio francês. O líder reformador John Knox fez oposição tenaz à rainha católica Maria Stuart.

Questão 14 - (UNITAU SP/2016)

“Baseada na justificação pela fé, no sacerdócio universal e na única autoridade da Bíblia, a Reforma protestante coloca o fiel em relação direta com Deus, cuja Palavra está na Bíblia, que se deve ler e interrogar diariamente. [...] Todos os outros intermediários além do Livro são suprimidos ou minimizados: liturgia, clero, sacramentos, culto dos santos, orações pelos mortos. De fato, a maioria deles perdeu sua razão de ser, pois a salvação do cristão não depende de suas próprias obras ou de alguma intercessão, mas apenas de sua fé, ou seja, de sua adesão pessoal ao Cristo salvador dos homens por seus méritos e sua paixão. Nessas condições, não só todos os cristãos, iguais pelo batismo, são padres, como ainda a maioria das formas de devoção coletiva conservadas e estimuladas pela Igreja romana já não tem razão de ser.”

CHARTIER, Roger; ARIÈS, Philippe. (dirs.) História da Vida Privada: da renascença ao Século das Luzes. v. 3. São Paulo: Companhia das

Letras, 2009, pp.:104-5.

Sobre o texto, é INCORRETO afirmar que

a) as novas formas de religião que se estabelecem nos séculos XVI e XVII desenvolveram uma nova forma de devoção interior, mais privada e de relação direta com a divindade.

b) houve a afirmação nova de uma devoção pessoal durante as reformas religiosas, em que não só todos os cristãos são padres como a Igreja Romana ainda é o centro dessas reformas.

c) a Reforma Protestante modificou o exercício religioso praticado pela Igreja Católica, que valorizava as devoções coletivas, autorizadas pela presença do padre.

d) a Reforma Protestante, fundamentada na fé e na leitura pessoal da Bíblia, indicava um conjunto de ensinamentos e de práticas que garantiam sua interpretação correta e a consciência comunitária.

e) a Reforma Protestante trabalha com a ideia de que a salvação do cristão não depende de seus atos, de suas obras ou de intercessão, mas, sim, de sua fé, de sua adesão pessoal ao Cristo salvador.

Questão 15 - (IFMT/2016)

O Concílio de Trento, ocorrido durante o século XVI, teve como principal objetivo posicionar-se diante das críticas do protestantismo. Indique a alternativa INCORRETA sobre o objetivo do Concília de Trenta.

a) Reafirmação dos dogmas da Igreja Católica, da manutenção dos

sacramentos e a confirmação da transubstanciação. b) Visou manter a hierarquia do clero e do celibato clerical.

Page 9: príncipes locais. - historia10.com.brhistoria10.com.br/wp-content/uploads/2018/05/QUESTÕES-DE-REFORMA... · O processo conhecido como Reforma Protestante não foi homogêneo em

c) Formulou normas para coibir abusos, como a venda de indulgências, e aprovou propostas para a fundação do seminário de teologia, destinados a melhorar a formação do clero.

d) Proibiu o funcionamento da Companhia de Jesus, fundada pelo padre protestante Inácio de Loyola.

e) Criou o Index Librorum Proibitorum, uma lista de livros, cuja leitura era proibida aos católicos.

Questão 16 - (UFJF MG/2016)

A Reforma Protestante foi um movimento religioso que ocorreu no período de transição da época medieval para a moderna. Esse período foi marcado por inúmeras transformações no que se refere à mentalidade e às relações sócio-políticas. Sobre esse contexto, assinale a resposta INCORRETA:

a) A crise econômica feudal possibilitou a emergência de

questionamentos da população em relação aos dogmas impostos pela Igreja Católica. Os clérigos estavam mais preocupados com o poder político e com recursos materiais.

b) O Movimento Renascentista abriu espaço para questionar o papel exercido pela Igreja Católica. O Heliocentrismo contribuiu para diminuir o monopólio da produção intelectual da Igreja.

c) A venda de títulos eclesiásticos e de indulgências era uma prática oficializada pelos representantes do clero, cuja ampliação e popularização desse comportamento fortaleceu o poder da Igreja Católica.

d) Houve a criação de instituições religiosas cristãs que apresentavam novos preceitos relacionados à base doutrinária da Igreja Católica. O Luteranismo, o Calvinismo e o Anglicanismo foram religiões protestantes surgidas no século XVI.

e) As novas atividades praticadas pelos comerciantes burgueses no ambiente das cidades como, por exemplo, a prática da usura, eram consideradas de caráter pecaminoso pelo clero católico.

Questão 17 - (USP/2015)

A Reforma Protestante ocorrida na Europa de princípios do século XVI

a) pouco alterou os fundamentos do credo e da prática cristãos, pois foi um movimento basicamente político e não religioso.

b) propôs a abolição da mediação entre sujeito e divindade exercida pela Igreja Romana, de modo que os fiéis poderiam se dirigir diretamente a Deus.

c) só contaria com adesão significativa de sociedades europeias no século XVII, quando teve início a pregação de João Calvino.

d) foi encerrada com a Contrarreforma, quando católicos e protestantes chegaram a um acordo que definiu as bases de um ecumenismo cristão, até hoje vigente.

e) definiu o voto de pobreza e a necessidade de que os fiéis se desprendessem de quaisquer ideais de riqueza, na contramão do que vinha praticando a Igreja Romana.

Page 10: príncipes locais. - historia10.com.brhistoria10.com.br/wp-content/uploads/2018/05/QUESTÕES-DE-REFORMA... · O processo conhecido como Reforma Protestante não foi homogêneo em

Questão 18 - (UNITAU SP/2015) “A reforma católica foi um movimento que nasceu dentro do próprio cristianismo, buscando o ordenamento e o equilíbrio dos perdidos. [...] A tarefa de reformar, contudo, era difícil, dado o caráter particularmente mundano que dominava o alto clero. Vencendo uma série enorme de obstáculos, pouco a pouco foram surgindo novas ordens religiosas que atendiam ao anseio da sociedade. As ordens mendicantes surgidas, já com este novo espírito, eram respostas geradas no seio da própria igreja. Fala-se, portanto, de reformas, no plural, pois advoga-se a existência de uma reforma católica e outra protestante”.

MEYHI, J. C. S. B. Os Jesuítas. São Paulo: Brasiliense, 1982, p.23-24.

De acordo com o texto, assinale a alternativa CORRETA. a) A reforma católica foi uma resposta do cristianismo ao avanço das

ideias muçulmanas no continente europeu. b) As reformas católicas e protestantes buscaram coibir os anseios da

sociedade. c) A reforma católica estabeleceu paralelos entre o mundo espiritual e o

mundo mundano, a fim de justificar a riqueza do alto clero. d) Advoga-se a existência de uma reforma católica e outra protestante,

pois ambas temiam o poder insurgente da cultura do novo mundo. e) A reforma católica foi uma resposta da própria Igreja às novas

tendências apresentadas pela sociedade, e também à reforma protestante.

Questão 19 - (Anhembi Morumbi SP/2014)

O céu está à venda

Uma igreja romana, se a pessoa simplesmente entrasse nela, tirava-lhe quarenta e oito mil anos de sua sentença no purgatório. A cidade alemã de Wittenberg possuía dezessete mil relíquias, inclusive uma palha da manjedoura de Jesus, uma gota do leite de Maria e duzentos e quatro fragmentos das crianças trucidadas por Herodes. A Catedral de Exeter, na Inglaterra, possuía a vela que iluminou o túmulo de Cristo e um raminho da Sarça Ardente da qual Deus falara a Moisés. Um mosteiro, Durham, guardava zelosamente a camisa da Virgem e mostrava- a aos peregrinos após a recepção de um pequeno donativo. (Nelson Piletti e Claudino Piletti. História moderna e contemporânea, 1994.)

A situação descrita no texto, relativa à Igreja Católica, foi um entre os fatores que provocaram

a) a criação do Tribunal do Santo Ofício, ou Inquisição, cuja função era

punir aqueles que agiam contrariamente à doutrina. b) a Contra-Reforma, iniciativa da Igreja Católica visando retomar os

valores e práticas da doutrina cristã original. c) a Reforma Protestante, que criticava a importância dada pela Igreja

Católica à riqueza material e ao poder político.

Page 11: príncipes locais. - historia10.com.brhistoria10.com.br/wp-content/uploads/2018/05/QUESTÕES-DE-REFORMA... · O processo conhecido como Reforma Protestante não foi homogêneo em

d) o movimento monástico, por meio do qual aqueles que pretendiam dedicar-se ao serviço de Deus isolavam-se do mundo.

e) o surgimento das heresias, movimentos que defendiam uma postura de desrespeito dos sacerdotes às sagradas escrituras.

Questão 20 - (UEG GO/2014)

RODRIGUE, Joelza Ester. História em documento:

imagem e texto. 6º ano. São Paulo: FTD, 2001. p. 169.

A gravura apresentada foi produzida no contexto da Reforma Protestante, ocorrida na Alemanha no século XVI. Ela critica qual prática católica?

a) A de que a crença na infalibilidade do papa foi transformada em

dogma. b) A de que as indulgências eram um meio de livrar as almas do

Purgatório. c) A de que a prática da usura era um pecado que impedia a salvação do

fiel. d) A de que a tradição da Igreja possuía um peso religioso maior do que

as Escrituras. Questão 21 - (FUVEST SP/2013)

“O senhor acredita, então”, insistiu o inquisidor, “que não se saiba qual a melhor lei?” Menocchio respondeu: “Senhor, eu penso que cada um acha que sua fé seja a melhor, mas não se sabe qual é a melhor; mas, porque meu avô, meu pai e os meus são cristãos, eu quero continuar cristão e acreditar que essa seja a melhor fé”.

Carlo Ginzburg. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 113.

O texto apresenta o diálogo de um inquisidor com um homem (Menocchio) processado, em 1599, pelo Santo Ofício. A posição de Menocchio indica

a) uma percepção da variedade de crenças, passíveis de serem

consideradas, pela Igreja Católica, como heréticas. b) uma crítica à incapacidade da Igreja Católica de combater e eliminar

suas dissidências internas.

Page 12: príncipes locais. - historia10.com.brhistoria10.com.br/wp-content/uploads/2018/05/QUESTÕES-DE-REFORMA... · O processo conhecido como Reforma Protestante não foi homogêneo em

c) um interesse de conhecer outras religiões e formas de culto, atitude estimulada, à época, pela Igreja Católica.

d) um apoio às iniciativas reformistas dos protestantes, que defendiam a completa liberdade de opção religiosa.

e) uma perspectiva ateísta, baseada na sua experiência familar. Questão 22 - (UFTM MG/2013)

Podemos afirmar que um dos instrumentos da Contrarreforma, no século XVI, foi

a) o estímulo à venda de indulgências. b) a tradução livre da Bíblia para as línguas nacionais. c) a supressão do Tribunal do Santo Ofício. d) a extinção da Companhia de Jesus e de outras ordens religiosas. e) a criação de uma lista de livros proibidos.

Questão 23 - (UFPB/2013)

A ilustração a seguir mostra a execução de mulheres, na Alemanha (1555), acusadas de bruxaria:

Disponível em: http://bit.ly/R0Qg1Z. Acesso em: 10 out. 2012.

Considerando a perseguição a mulheres acusadas de bruxaria ou feitiçaria, na Era Moderna, é correto afirmar:

a) As igrejas e o Estado, assim como muitos homens poderosos, não

aceitavam o fato de que mulheres possuíssem terras e bens materiais, algo comum na Europa medieval e moderna, quando muitas mulheres foram executadas por bruxaria e tiveram suas propriedades confiscadas.

b) A Reforma Protestante tentou proteger as mulheres das acusações de feitiçaria, pois considerava esse tipo de perseguição como algo ligado à Igreja de Roma, estimulando, dessa forma, a conversão de muitas mulheres ao protestantismo.

c) O catolicismo romano reconhecia a importância dos conhecimentos tradicionais das mulheres, percebendoos como um bom caminho para transmitir sua religião às camadas populares, favorecendo o combate ao protestantismo.

d) As igrejas, católica ou protestante, viam com desconfiança e repulsa as mulheres praticantes de curandeirismo que misturavam antigas crenças pagãs com o cristianismo, o que era considerado como um pecado e identificado com atos de bruxaria.

Page 13: príncipes locais. - historia10.com.brhistoria10.com.br/wp-content/uploads/2018/05/QUESTÕES-DE-REFORMA... · O processo conhecido como Reforma Protestante não foi homogêneo em

e) As feiticeiras eram responsáveis por sequestros e torturas, inclusive de crianças, o que era visto como uma ameaça à sociedade, levando o clero e o Estado a persegui-las, com o apoio da maioria da população.

Questão 24 - (UEA AM/2013)

O cristianismo da Idade Média Ocidental foi, em muitos aspectos, herdeiro das instituições e da cultura do Império Romano. Entretanto, as reformas religiosas do século XVI que deram origem ao protestantismo

a) consideraram que atos e obras virtuosas garantiam seguramente a

salvação. b) empregaram as pinturas e as esculturas na cristianização dos índios

americanos. c) romperam com a unidade cristã da Europa ocidental e aboliram o culto

aos santos. d) proibiram a tradução da Bíblia do latim para as línguas nacionais. e) sustentaram o dogma da infalibilidade do Papa em assuntos de fé.

Questão 25 - (Unemat MT/2012)

Analise as afirmativas sobre a Reforma Religiosa.

I. A Igreja Anglicana conservou a estrutura e os dogmas da Igreja Católica, com pequenas alterações. Não foi feita uma reforma profunda nos costumes do clero, que passou a ser visto pela população como um aliado da Coroa, o que facilitou o surgimento e a disseminação de uma série de religiões puritanas e protestantes, normalmente perseguidas pelos reis ingleses.

II. Lutero era um admirador dos escritos de João Huss, herege queimado pela Igreja em 1415, especialmente de suas ideias sobre a liberdade da Igreja diante dos papas, sobre a liberdade de consciência individual diante do concílio e sobre a necessidade de reconduzir o mundo cristão à simplicidade apostólica.

III. Um aspecto importante do calvinismo é a valorização moral do trabalho e da poupança, que resulta numa situação de bem-estar social e econômico, o que poderia ser interpretado como sinal favorável de Deus à salvação do indivíduo.

IV. O Anabatismo e o Puritanismo representam movimentos religiosos que estavam em convergência com os poderes locais e proclamavam o princípio da individualidade, enfatizavam o discurso da propriedade privada, assemelhando-se ao Calvinismo, que determinava a desigualdade social, através da teoria da predestinação.

Assinale a alternativa que indica a (s) afirmativa (s) correta (s).

a) I b) II e III c) I, II e IV d) I, II e III e) II e IV

Page 14: príncipes locais. - historia10.com.brhistoria10.com.br/wp-content/uploads/2018/05/QUESTÕES-DE-REFORMA... · O processo conhecido como Reforma Protestante não foi homogêneo em

Questão 26 - (IFGO/2012) No século XVI aconteceu uma série de movimentos que recebeu o nome de Reforma Religiosa. Essa rompeu a unidade do cristianismo existente na Europa com a chamada Reforma Protestante e deu origem a uma reação da Igreja Católica, que é comumente chamada de Contrarreforma.

Sobre os acontecimentos que caracterizaram a Reforma Religiosa, marque a alternativa incorreta.

a) Martinho Lutero (1483-1546) tinha como ideia central a salvação pela

fé. Mas também questionava a venda de indulgências e a supremacia da Igreja sobre o Estado.

b) O combate ao lucro e à usura, bases da vida comercial e financeira que se dinamizava ao final da Idade Média, mostrava o descompasso da Igreja Católica em relação às transformações ocorridas na sociedade.

c) Exaltando o trabalho e a poupança na conduta humana, Calvino consagrava valores morais e políticos defendidos pela burguesia mercantil.

d) Frente ao avanço do protestantismo, a Igreja Católica iniciou a Contrarreforma, que propôs uma reorganização das doutrinas da Igreja com base em princípios liberais para reconquistar mais fiéis, sobretudo, no Novo Mundo.

e) O comprometimento de Lutero com o quadro socioeconômico alemão, que atraia o apoio da nobreza (príncipes), refletiu poderosamente em suas pregações.

Questão 27 - (FMJ SP/2012)

Sobre a reação da Igreja Católica frente aos diferentes movimentos protestantes que, no século XVI, se difundiam no território europeu, analise as afirmativas a seguir.

I. A Igreja Católica reafirmou que a salvação eterna não seria alcançada

apenas pela oração e boas obras, mas, que dependia, essencialmente, da predestinação e da fé individual em Deus.

II. Além de restaurar o Tribunal do Santo Ofício, a Igreja Católica elaborou o Index Librorum Prohibitorum para impedir a divulgação de crenças e interpretações consideradas heréticas.

III. A Igreja Católica manteve inalterados seus dogmas e princípios como o da infalibilidade papal, os sete pecados capitais, a importância dos sete sacramentos e o celibato clerical.

IV. Ao excomungar Martinho Lutero, a Igreja reverteu sua desfavorável situação, restaurou a unidade Católica na Europa e expandiu-se para a América, África e Ásia.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II. b) II e III. c) III e IV.

Page 15: príncipes locais. - historia10.com.brhistoria10.com.br/wp-content/uploads/2018/05/QUESTÕES-DE-REFORMA... · O processo conhecido como Reforma Protestante não foi homogêneo em

d) I, II e IV. e) I, III e IV.

Questão 28 - (ESPCEX/2012)

A Reforma protestante foi um movimento ocorrido no século XVI que causou uma grande ruptura no mundo cristão e deu origem a novas doutrinas religiosas. Dentre os fatores que levaram a esse movimento, está (estão) o (a) (s):

a) apoio da Igreja católica à prática da usura e ao lucro. b) críticas de alguns membros da Igreja a práticas promovidas pela

instituição, como a venda de indulgências (perdão dos pecados). c) reação à decisão da Igreja de restabelecer e reorganizar a Inquisição. d) valorização do racionalismo e do cientificismo, além dos ideais

iluministas. e) estímulo à leitura e à livre interpretação da Bíblia, promovido pelo

Vaticano. Questão 29 - (UEFS BA/2011)

Calvino [...] introduziu a noção de progresso e sucesso. Para o reformador genebrês, o indivíduo era responsável perante Deus. De acordo com suas possibilidades, devia tentar utilizar os meios que Deus lhe dera para se aperfeiçoar, dar a seus filhos chances de sucesso (principalmente por meio da educação) e trabalhar de maneira a se tornar um exemplo para seus próximos, seus vizinhos e sua congregação. (GARRISSON, s.d, p. 60).

A concepção calvinista quanto à relação entre o homem e os bens resultantes do esforço do trabalho propiciou, de acordo com o texto, a

a) superação do medo da acumulação de riquezas, vista anteriormente

como pecado, e, a partir daí, como sinônimo de progresso. b) condenação do lucro resultante da circulação do capital usurário,

incentivado pelas nascentes casas bancárias da época. c) defesa do justo preço e do lucro limitado, como eram praticados nas

corporações de ofícios das cidades medievais. d) queda dos antagonismos econômicos entre comerciantes católicos e

protestantes, na Europa da época. e) valorização do ócio e do lazer, como sinais de riqueza, prestígio e

felicidade. Questão 30 - (UFPR/2010)

A partir do século XVI, o catolicismo constituiu um dos pilares fundamentais da colonização portuguesa no Brasil.

Sobre a difusão da religião católica na América portuguesa, é correto afirmar que ela:

1. contou com a instituição do padroado régio, conforme o qual cabia aos

monarcas portugueses propagar a fé católica nas terras conquistadas.

Page 16: príncipes locais. - historia10.com.brhistoria10.com.br/wp-content/uploads/2018/05/QUESTÕES-DE-REFORMA... · O processo conhecido como Reforma Protestante não foi homogêneo em

2. pôde contar com intensa atividade dos religiosos jesuítas já nos primeiros processos de povoamento ocorridos sob a égide das capitanias hereditárias.

3. foi apoiada pelo Santo Ofício, que enviou visitações para a Bahia e para Pernambuco.

4. teve que enfrentar expressões religiosas que mesclavam aspectos do imaginário religioso tupi com traços das hierarquias, títulos e rituais católicos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

GABARITO: 1) Gab: A 2) Gab: C 3) Gab: E 4) Gab: C 5) Gab: C 6) Gab: B 7) Gab: C 8) Gab: D 9) Gab: D 10) Gab: C 11) Gab: B 12) Gab: B 13) Gab: VVFF 14) Gab: B 15) Gab: D 16) Gab: C

Page 17: príncipes locais. - historia10.com.brhistoria10.com.br/wp-content/uploads/2018/05/QUESTÕES-DE-REFORMA... · O processo conhecido como Reforma Protestante não foi homogêneo em

17) Gab: B 18) Gab: E 19) Gab: C 20) Gab: D 21) Gab: A 22) Gab: E 23) Gab: D 24) Gab: C 25) Gab: D 26) Gab: D 27) Gab: B 28) Gab: B 29) Gab: A 30) Gab: C