questão 01 - (unesp sp/2017) -...

14
Questão 01 - (UNESP SP/2017) (Andrea Mantegna. Lamentação sobre o Cristo morto, 1480. Pinacoteca de Brera, Milão.) A pintura representa no martírio de Cristo os seguintes princípios culturais do Renascimento italiano: a) a imitação das formas artísticas medievais e a ênfase na natureza espiritual de Cristo. b) a preocupação intensa com a forma artística e a ausência de significado religioso do quadro. c) a disposição da figura de Cristo em perspectiva geométrica e o conteúdo realista da composição. d) a gama variada de cores luminosas e a concepção otimista de uma humanidade sem pecado. e) a idealização do corpo do Salvador e a noção de uma divindade desvinculada dos dramas humanos. Questão 02 - (FUVEST SP/2017) Em uma significativa passagem da tragédia Macbeth, de Shakespeare, seu personagem principal declara: “Ouso tudo o que é próprio de um homem; quem ousa fazer mais do que isso não o é”. De acordo com muitos intérpretes, essa postura revela, com extraordinária clareza, toda a audácia da experiência renascentista. Com relação à cultura humanista, é correto afirmar que a) o mecenato de príncipes, de instituições e de famílias ricas e poderosas evitou os constrangimentos, prisão e tortura de artistas e de cientistas.

Upload: dodieu

Post on 09-Nov-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Questão 01 - (UNESP SP/2017)

(Andrea Mantegna. Lamentação sobre o Cristo morto, 1480. Pinacoteca de Brera, Milão.)

A pintura representa no martírio de Cristo os seguintes princípios culturaisdo Renascimento italiano:

a) a imitação das formas artísticas medievais e a ênfase na naturezaespiritual de Cristo.

b) a preocupação intensa com a forma artística e a ausência designificado religioso do quadro.

c) a disposição da figura de Cristo em perspectiva geométrica e oconteúdo realista da composição.

d) a gama variada de cores luminosas e a concepção otimista de umahumanidade sem pecado.

e) a idealização do corpo do Salvador e a noção de uma divindadedesvinculada dos dramas humanos.

Questão 02 - (FUVEST SP/2017)

Em uma significativa passagem da tragédia Macbeth, de Shakespeare,seu personagem principal declara: “Ouso tudo o que é próprio de umhomem; quem ousa fazer mais do que isso não o é”. De acordo com muitosintérpretes, essa postura revela, com extraordinária clareza, toda a audáciada experiência renascentista.Com relação à cultura humanista, é correto afirmar que

a) o mecenato de príncipes, de instituições e de famílias ricas epoderosas evitou os constrangimentos, prisão e tortura de artistas e decientistas.

b) a presença majoritária de temáticas religiosas nas artes plásticasdemonstrava as dificuldades de assimilar as conquistas científicasproduzidas naquele momento.

c) a observação da natureza, os experimentos e a pesquisa empíricacontribuíram para o rompimento de alguns dos dogmas fundamentaisda Igreja.

d) a reflexão dedutiva e o cálculo matemático limitaram-se à pesquisateórica e somente seriam aplicados na chamada revolução científica doséculo XVII.

e) a avidez de conhecimento e de poder favoreceu a renovação dasuniversidades e a valorização dos saberes transmitidos pela culturaletrada.

Questão 03 - (UEG GO/2017)

Observe a charge a seguir.

Chiquinha. Disponível em:<www.historialivre.com/moderna/renascimento.htm>. Acesso em: 3 mar.

2017.

A charge apresentada ironiza as mudanças estéticas advindas durante ochamado Renascimento Cultural. Do ponto de vista histórico, a leiturapromovida pela charge é

a) incoerente, uma vez que a beleza feminina foi demonizada eperseguida durante o Renascimento Cultural.

b) coerente, uma vez que nos principais quadros renascentistaspredominam mulheres com formas volumosas.

c) incoerente, uma vez que, por causa da influência católica, era proibidaa representação estética da nudez feminina

d) coerente, uma vez que, influenciados pelo barroco, os artistaspassaram a priorizar a beleza comum das mulheres camponesas.

e) incoerente, uma vez que os artistas renascentistas priorizaram oscorpos musculosos tanto para os homens como para as mulheres.

Questão 04 - (Fac. Israelita de C. da Saúde Albert Einstein SP/2016)

“Leonardo [da Vinci] analisou a anatomia humana durante toda sua vida; considerava que a natureza havia criado todas as coisas visíveis que poderiam tornar-se pintura. (...) Escrevendo sobre o horror de cadáveres esquartejados com os quais costumava passar as noites, Da Vinci diz que de nada lhe serviriam caso não soubesse também desenhar perfeitamente;a dissecção de corpos deveria ser acompanhada por um conhecimento da perspectiva, dos métodos de demonstração geométrica, do método do cálculo de força e de poder dos músculos. A pintura deveria levar em contaos fenômenos naturais, a estrutura das coisas, o mecanismo dos corpos.”

Teresa Aline Pereira de Queiroz. O renascimento. São Paulo: Edusp, 1995, p.55.

O texto refere-se a três características centrais do Renascimento cultural dos séculos XV e XVI:

a) o naturalismo, a rusticidade das representações e o simbolismo.b) o abstracionismo, o contraste entre claro e escuro e a despreocupação

com as proporções na representação do corpo.c) o experimentalismo, a pesquisa científica e a valorização do homem.d) o reconhecimento da submissão absoluta do homem a Deus, o

platonismo e a ausência de perspectiva.

Questão 05 - (UNCISAL AL/2016)

Desde o advento da Ciência, no século XVII, que rejeitamos a mitologiacomo um produto das mentes supersticiosas e primitivas. Contudo, sóagora conseguimos ter uma perspectiva mais profunda e completa danatureza e do papel do mito na história do Homem. [...] Os mitos despertamno Homem pensamentos que lhe são desconhecidos.

LEVI-STRAUSS, Claude. Mito e Significado. Lisboa: Edições 70, 2007. p. 5 e 8.

A redescoberta do papel do mito no mundo contemporâneo tempossibilitado

a) uma maior interação entre as religiões ocidentais e as crenças dospovos nativos da América e da África.

b) uma maior afirmação da ciência como fonte válida de interpretação doreal e raiz da inteligibilidade.

c) a separação entre ciência e metafísica, evidenciando o caráter pueril doconhecimento do senso comum.

d) a valorização do conhecimento primitivo e lançado um novo olhar sobreos hábitos e tradições dos povos indígenas.

e) o reconhecimento do saber primitivo como uma forma de compreensãodo real tão fundamentada quanto o saber científico.

Questão 06 - (UNICAMP SP/2016)

A teoria da perspectiva, iniciada com o arquiteto Filippo Bruneleschi (1377-1446), utilizou conhecimentos geométricos e matemáticos narepresentação artística produzida na época. A figura a seguir ilustra o

estudo da perspectiva em uma obra desse arquiteto. É correto afirmar que,a partir do Renascimento, a teoria da perspectiva

a) foi aplicada nas artes e na arquitetura, com o uso de proporçõesharmônicas, o que privilegiou o domínio técnico e restringiu acapacidade criativa dos artistas.

b) evidencia, em sua aplicação nas artes e na arquitetura, que as regrasgeométricas e de proporcionalidade auxiliam a percepçãotridimensional e podem ser ensinadas, aprendidas e difundidas.

c) fez com que a matemática fosse considerada uma arte em que apenaspessoas excepcionais poderiam usar geometria e proporções em seusofícios.

d) separou arte e ciência, tornando a matemática uma ferramenta apenasinstrumental, porque essa teoria não reconhece as proporçõeshumanas como base de medida universal.

TEXTO: 1 - Comum à questão: 7

Eixo temático “A alimentação”.

A alimentação é um fator primordial na rotina diária das pessoas. Por seruma necessidade básica, está diretamente relacionada à saúde, uma vezque o excesso ou a falta podem causar doenças. Através da evoluçãohistórica da alimentação mundial, verifica-se que gastronomia, meios deprodução, hábitos e padrões alimentares são aspectos importantes queauxiliam a refletir sobre a complexidade e a magnificência que permeiamas relações entre países.

ABREU, Edeli Simioni de et al. Alimentação mundial: uma reflexão sobre a história. Saúde Soc., São Paulo, v. 10, n. 2, p. 3-14, Dez. 2001.

Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-

12902001000200002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23 abril 16. (Adaptado.)

Questão 07 - (UCS RS/2016)

A associação entre alimentos e obras de arte tem recebido cada vez maisforça no mundo artístico. O fotógrafo britânico Carl Warner é um exemplode artista que cria cenários surreais a partir da sobreposição de alimentosfrescos. Sua obra se alinha com trabalhos de um grupo de artistas – o “EatArt” – que foi impulsionado na França, no início da década de 1960. Omovimento transgride dois conceitos: o de que com comida não se brinca;

e o de que em arte não se toca. Apesar desse movimento que insere acomida dentro da arte ser relativamente recente, suas raízes estão ligadasao século XVI.O Maneirismo foi um estilo e um movimento artístico que se desenvolveuna Europa entre 1515 e 1600 como uma revisão dos valores clássicos enaturalistas prestigiados pelo Humanismo Renascentista e cristalizados naAlta Renascença.Um dos pintores mais importantes desse movimento foi o italiano GiuseppeArcimboldo. O artista ficou conhecido por retratar pessoas a partir dasobreposição de frutos, raízes, flores, folhas e elementos naturais,utilizando a pintura a óleo sobre tela.Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Maneirismo>. >. Acesso em: 1º

mar. 16. (Adaptado.)Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Giuseppe_Arcimboldo>.

Acesso em: 1º mar. 16. (Adaptado.)

Tendo como referência o texto acima, assinale a alternativa correta.

a) Um artista interessado em desenhar uma pera utiliza, para reproduziras proporções entre a altura e a largura da fruta, a razão áurea daSequência de Fibonacci, que ele considera como sendo 1,6. Se umapera que obedece a essa razão apresentar uma largura real de 8 cm,mas no quadro tiver 18 cm, então o aumento de sua altura real parasua altura no desenho será de 95%.

b) O Renascimento, na perspectiva do movimento artístico, científico ecultural que se desenvolveu na Europa Ocidental, encontra-se inseridono processo de transição do feudalismo para o capitalismo e expressao pensamento e a visão de mundo próprios de uma sociedademercantil, com características antropocêntrica e racionalista.

c) Os frutos são constituídos por duas partes principais: o pericarpo,resultante do desenvolvimento do óvulo fecundado; e as sementes,resultantes do crescimento das paredes do ovário.

d) Uma medida comum para avaliar as propriedades secantes dos óleos,nas chamadas tintas a óleo, é o seu índice de iodo. Esse índicerepresenta o número de gramas de iodo necessário para reagir com1.000 g de óleo. Quanto maior for esse índice, menor será o número deligações duplas existentes no óleo.

e) O Quinhentismo é um movimento que se assemelha ao Maneirismoeuropeu e abrange as manifestações poéticas produzidas no Brasil àépoca de seu descobrimento, no século XVI, tendo como tema centrala exploração de recursos minerais, em especial o ouro.

Questão 08 - (UNIRG TO/2016)

Analise a imagem a seguir.

Disponível em: <http://filosofiaemvideo.com.br/nicolau-copernico>. Acesso em 23 de maio de 2016.

A imagem representa a teoria de Nicolau Copérnico, publicada em 1453, eque mais tarde influenciaria os estudos de Galileu Galilei e Kepler. Em1616, essa teoria foi condenada como herética pela Igreja Católica e a obrade Copérnico entrou para o índice de obras proibidas, porque

a) recusava os conhecimentos teológicos, ao negar as teorias bíblicas dacriação do universo.

b) rompia com a teoria geocêntrica, ao propor que a Terra não era ocentro do universo.

c) rebatia a tese da Terra plana, ao demonstrar que a face habitada doplaneta também era curvada ou esférica.

d) profanava as teorias religiosas, ao juntar elementos científicos esagrados na construção do saber astronômico.

Questão 09 - (UFRGS/2016)

Em relação à história da Europa moderna, assinale a alternativa correta.

a) Os humanistas eram indivíduos que, inspirados pela escolástica,propagavam um saber centrado apenas no Cristianismo.

b) O contato dos europeus com os ameríndios não alterou ascaracterísticas do pensamento renascentista, exclusivamente voltadopara a imitação dos autores gregos e romanos.

c) O deslocamento das rotas comerciais europeias para os entrepostoslocalizados no Mar Mediterrâneo ocorreu no século XVI.

d) A ascensão da burguesia, no século XIV, ocasionou a fragmentação dopoder monárquico e o desenvolvimento de Estados capitalistas.

e) A difusão da imprensa, a partir do século XV, foi importante para odesenvolvimento de novas práticas culturais.

Questão 10 - (Liceu de Artes e Ofícios SP/2016)

Examine as imagens das três obras de arte a seguir.

I. Discóbolo, cópia romana do original grego de Miron, século V a.C.Museu Nacional Romano, Itália.

II. Estátuas religiosas da fachada ocidental da Catedral de Chartres, séculoXIII. França.

III.Pietá, escultura de Michelangelo, século XV. Basílica de São Pedro,Vaticano.

Considerando as características dessas obras e o contexto em que foramproduzidas, é correto afirmar que

a) as três revelam a importância da religião cristã em cada época, apesarda peculiaridade das culturas desses povos.

b) I e II diferenciam-se na forma, sendo a I preocupada com o movimentoe a II, com o realismo das figuras.

c) I e III aproximam-se na valorização do corpo humano, pois oantropocentrismo predominava nas duas culturas.

d) II e III opõem-se na temática, uma vez que a II retrata uma cena bíblicae a III, a mitologia greco-romana.

Questão 11 - (UEFS BA/2016)

O movimento em direção à modernidade iniciado pela Renascença foisignificativamente acelerado pela Revolução Científica do século XVII. A

Revolução Científica destruiu a cosmologia medieval e estabeleceu ométodo científico – a observação e a experimentação rigorosa esistemática – como meio essencial de desvendar os segredos da natureza.(PERRY, 2002. p. 282).

PERRY, Marvin. Tradução de Waltensir Dutra e Silvana Vieira. Civilização ocidental. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

A afirmação do texto relaciona-se

a) ao renascimento científico europeu, que introduziu novas concepçõesrelativas, dentre outras, ao heliocentrismo, à anatomia humana, àsoperações matemáticas decimais e à produção de textos.

b) ao modo de produção feudal, resultante do aumento da produtividadeagrícola e da expansão do poder dos senhores feudais, ampliando aexploração sobre a classe servil.

c) à finalização da concorrência comercial entre as cidades italianas quedisputavam a hegemonia no mar Mediterrâneo.

d) à eclosão da Reforma Protestante, que condenava o apoio da IgrejaCatólica às interpretações científicas dos fenômenos religiosos.

e) ao fortalecimento das tradições, que afirmavam a identidade entre asraças e a igualdade da capacidade intelectual entre elas.

Questão 12 - (FPS PE/2016)

As transformações ocorridas no Renascimento foram decisivas para aconstrução da modernidade. Nesse sentido, as obras dos escultoresrenascentistas merecem destaque, pois:

a) modificaram as concepções estéticas da época, escolhendo novostemas e novas formas, influenciadas pela cultura clássica.

b) continuaram com temas religiosos, mesmo sem a ajuda da Igreja, mascom autonomia de expressão e negando a harmonia das formas comopadrão de beleza.

c) romperam radicalmente com as influências da cultura clássica,incorporando temas bélicos, dedicados a consagrar a mitologia e acelebrar a existência do politeísmo.

d) desprezaram o equilíbrio das formas, buscando inspiração em obras daescultura oriental, que lembravam a arte mesopotâmica.

e) mantiveram, com a ajuda dos mecenas católicos, as técnicas utilizadasna Idade Média, conservando o sagrado e a adoração aos anjos esantos.

Questão 13 - (UCS RS/2015)

As sociedades, em diferentes épocas e lugares, têm concepçõesdivergentes acerca do desenvolvimento tecnológico. Comparando asconcepções que os europeus tinham na Idade Média e na Idade Moderna,é correto afirmar que

I as ideias renascentistas, que surgiram em um contexto dedesenvolvimento do comércio e do artesanato, incentivaram ainvestigação racional e a intervenção na natureza, estimulando novasdescobertas científicas.

II as universidades – uma das mais importantes invenções medievais –surgiram no começo do século XIII.

III as catedrais góticas, construídas no período medieval, simbolizavam odomínio da Igreja sobre a sociedade.

Das proposições acima,

a) apenas I está correta.b) apenas II está correta.c) apenas I e II estão corretas.d) apenas II e III estão corretas.e) I, II e III estão corretas.

Questão 14 - (Unievangélica GO/2015)

Idade Moderna compreende o período que se estende da crise dasociedade feudal europeia no século XIV às revoluções democrático-burguesas dos séculos XVII - XVIII.

O que caracteriza esse período como moderno?

a) As inovações trazidas pelos humanistas, que reforçaram a hierarquiasocial estratificada em servo e senhor, vassalo e suserano, mestre eaprendiz.

b) Os estudos que reforçavam a dualidade corpo e espírito e ressaltavamo caráter religioso da sociedade dentro do movimento renascentista.

c) As mudanças no pensamento, as novas ideias e os novos valores, quecriticavam a exaltação religiosa e buscavam explicações mais racionaisdos fenômenos.

d) As novas religiões que defendiam uma nova ética e confirmavam osprincípios da Igreja Católica como uma instituição universal.

Questão 15 - (Fac. Cultura Inglesa SP/2015)

Como Leonardo permanentemente insistiu, todo o seu trabalho científicofoi a serviço da Arte. Ele e seus colegas artistas, tendo atingido os limitesdo que podia ser realizado através da observação exterior, voltaram-separa dissecação e a anatomia a fim de ampliar seu conhecimento dasforças e estruturas subjacentes que condicionam a aparência externa dafigura humana. Foi a serviço da arte que eles desenvolveram uma precisãode desenho nos séculos que precederam a invenção da máquinafotográfica.

(John White. “Leonardo da Vinci (1452-1519)”. In: John R. Hale (org.).Dicionário do Renascimento Italiano, 1988. Adaptado.)

Leonardo da Vinci foi um típico humanista do Renascimento italiano,dedicando-se às pesquisas científicas e à produção artística. O excertodefende o argumento que

a) a pintura e o desenho do renascimento criaram os registrosfotográficos.

b) as pesquisas científicas do renascimento tornavam a pinturadesnecessária.

c) o renascimento enfraqueceu-se culturalmente com as pesquisasanatômicas.

d) a cultura do renascimento baseava-se em uma observaçãoaprofundada da realidade.

e) o renascimento sustentou o princípio da santidade eterna do corpohumano.

Questão 16 - (PUCCamp SP/2015)

Para ser admitido na universidade [segundo os estatutos daUniversidade de Yale, datado de 1745] era necessário ter capacidade deler e interpretar Virgílio e trechos em grego da Bíblia, escrever em latim,saber aritmética e levar uma vida ‘inofensiva’. O candidato a pupilo deveriaser piedoso e seguir ‘as regras do Verbo de Deus, lendo assiduamente asSagradas Escrituras, a fonte da luz e da verdade, atendendo,constantemente, a todos os deveres da religião tanto em público como emsegredo'.

(KARNAL, Leandro. (et al). História dos Estados Unidos, das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2011. p. 48)

Durante o Renascimento, uma concepção de conhecimento, distinta dessasugerida pelos estatutos da Universidade de Yale, se desenvolveu dentrode novas instituições de ensino. Tal concepção, denominada

a) escolástica, baseava-se no uso da argumentação racional paracomprovar a autoridade de textos religiosos como a Bíblia e a Torá.

b) epicurismo, pregava que o verdadeiro conhecimento era empírico eadvinha das experiências corpóreas, devendo o homem buscar asabedoria através da curiosidade e do prazer.

c) enciclopedismo, defendia que todo o conhecimento humano deveria sercientifico e democratizado por meio de livros fartamente ilustrados,acessíveis aos pobres e analfabetos.

d) humanismo, valorizava a lógica dedutiva e a reflexão intelectual livre,ainda que não negasse a existência de Deus ou dos valores cristãos.

e) paganismo, propunha que o homem se libertasse da fé em Deus e doconhecimento imposto pelas religiões, assumindo o racionalismo deDescartes como orientação fundamental.

Questão 17 - (Fac. Cultura Inglesa SP/2015)

Imagem 1

(Giovanni Cenni di Peppe. Maestà, C. 1280-1285. Galeria Uffizi, Florença,Itália.)

Imagem 2

(Leonardo da Vinci. A Virgem dos Rochedos, 1483-1486. Museu do Louvre,Paris, França.)

As pinturas retratam cenas nas quais estão presentes a Virgem Maria eJesus Cristo. A primeira foi produzida durante a Idade Média e a segunda,durante o Renascimento italiano.A comparação entre elas permite afirmar que

a) a arte medieval era pouco desenvolvida, pois os artistas não sepreocupavam com o estudo de técnicas de pintura, uso de cores oucom a proporcionalidade na anatomia humana.

b) havia, nos dois períodos, uma grande preocupação em retratar osagrado, mas a pintura do Renascimento era considerada ofensiva porretratar Cristo e a Virgem como pessoas comuns.

c) há, nas duas imagens, semelhanças temáticas, mas o Renascimentotrouxe uma grande transformação na representação artística, a partirdo emprego da técnica da perspectiva.

d) a arte medieval demonstra sua profunda reverência à religião por meioda preocupação em retratar as figuras divinas da maneira mais realistapossível.

e) os artistas renascentistas buscavam, em suas representações defiguras divinas, um distanciamento da realidade que expressasse adistância que guardavam em relação ao sagrado.

Questão 18 - (UNITAU SP/2015)

Aceitar que o sol ocupava o centro do cosmo era entrar em contradiçãocom várias passagens da Bíblia: a Terra tinha sido criada por Deus antes

do sol; Deus criou duas grandes luminárias, uma para iluminar a Terradurante o dia e outra, durante a noite. A Bíblia afirmava ainda queenquanto a Terra existisse existiriam o frio e o calor, o verão e o inverno, odia e a noite [...]. Para esse novo universo era necessária uma nova física,que começou a ser escrita por Galileu [...]. Mas a história pessoal deGalileu é triste. A Igreja o acusou de heresia, pois se o Universo era comoele descrevia, a Bíblia estava errada [...]. O desacordo entre Galileu e asautoridades eclesiásticas tornara-se irreconciliável [...]. Padres, bispos,cardeais e o próprio Papa defendiam exclusivamente o domínio da fé [...].

SANTOS, Maria das Graças V. P. dos. O Renascimento. São Paulo: Ática,2002. pp.26 e 28.

Em relação ao desenvolvimento da ciência durante o Renascimento, éCORRETO afirmar:

a) A ciência avançava de modo expressivo e sem limites nesse período,de maneira a apontar descobertas fascinantes e revolucionárias.

b) A produção científica foi direcionada pela razão (entendida como valoracima da fé), o que permitiu aos cientistas produzirem seusconhecimentos de forma autônoma à Igreja, assegurando-se aliberdade de pensamento.

c) O conhecimento produzido por pessoas como Galileu revelava umanova mentalidade, que entrava em choque com antigas explicações demundo, de forma a evidenciar os conflitos desse período.

d) A partir do avanço do conhecimento científico e, principalmente, dasdescobertas de Galileu, os cléricos, apesar de discordarem das ideiasdesse cientista, começaram a discutir o domínio exclusivo da fé.

e) A ciência, com Galileu, ganhou novos rumos. Paralelamente, a Igreja,mesmo em desacordo com suas ideias, saiu fortalecida, pois pôdeagregar os conhecimentos produzidos por esse cientista ao domínio dafé.

Questão 19 - (IFCE/2015)

Caracterizou-se por se inspirar na cultura clássica, ou seja, greco-romana,tendo como um dos fundamentos o humanismo, que consistia navalorização do homem e de suas realizações, opondo-se, assim, à visão demundo medieval. Trata-se do

a) Egocentrismo.b) Iluminismo.c) Teocentrismo.d) Geocentrismo.e) Renascimento Cultural.

Questão 20 - (UNIUBE MG/2015)

Analise atentamente o fragmento da peça de Bertold Brecht e, depois,responda à questão proposta:

“As cidades são estreitas, e as cabeças também. Superstição e peste.Mas, agora, veja o que se diz: se as coisas são assim, assim não vão ficar.Tudo se move, meu amigo”.

(BRECHT, Bertolt. A Vida de Galileu. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.p. 14– 16)

No texto citado, Brecht articula uma associação possível entre o movimentode mudanças socioculturais situado no florescer da Modernidade e a maisimportante contribuição científica dada por Galileu Galilei à nossacivilização. Mas que contribuição foi essa? [Isso equivale a perguntar sobreo sentido da expressão “Tudo se move...”]

Sobre essa contribuição, assinale a alternativa CORRETA:

a) Refere-se a um protótipo de helicóptero, projetado por ele (Galileu) eLeonardo Da Vinci, o qual viria a se tornar a pedra angular da ciênciaaeronáutica contemporânea.

b) Sugere, exclusivamente, as conquistas da cinemática que ele legaria aNewton, focada na dinâmica de todos os corpos submetidos à forçagravitacional.

c) Menção ao Heliocentrismo, teoria publicada em seu livro Derevolutionibus orbium coelestium (“Da revolução de esferas celestes”),segundo a qual a Terra gravita em torno do Sol.

d) Refere-se ao movimento das carruagens que Galileu aperfeiçoou,sistematicamente, até obter um modelo que dispensava a tração animale recorria a um motor a explosão mantido por combustível fóssil.

e) Alude à luneta, desenvolvida a partir do telescópio bélico de HansLippershey, que lhe permitiu observar no céu noturno a movimentaçãodos corpos celestes, acompanhando a dinâmica evolucionalastronômica.

GABARITO:

1) Gab: C

2) Gab: C

3) Gab: B

4) Gab: C

5) Gab: D

6) Gab: B

7) Gab: B

8) Gab: B

9) Gab: E

10) Gab: C

11) Gab: A

12) Gab: A

13) Gab: E

14) Gab: C

15) Gab: D

16) Gab: D

17) Gab: C

18) Gab: C

19) Gab: E

20) Gab: E