histÓria 10 professor pedro rennÓ questão 01 - (uft...

19
HISTÓRIA 10 PROFESSOR PEDRO RENNÓ Questão 01 - (UFT TO/2014) Por volta do século XI, um conflito de interesses ideológicos, entre a Igreja Católica do Ocidente e a do Oriente, marcou um rompimento dentro da Igreja que ficou conhecido como o: a) Cisma Fócio. b) Cisma de Lyon. c) Cisma do Oriente. d) Cisma Ecumênico. e) Cisma do Ocidente. Questão 02 - (Unifra RS/2012) O Império Bizantino foi uma unidade políticoadministrativa que atravessou o período medieval sem sofrer grandes alterações. Sobre o domínio de Bizâncio e a sociedade construída entre Europa Oriental e Oriente Médio, podemos afirmar as sentenças abaixo, exceto a) Ao longo de sua duração, desenvolveu um sistema de informação sobre os povos vizinhos que auxiliou na composição de redes diplomáticas complexas. b) O Império Bizantino surgiu a partir do Império Romano do Oriente e as características latinas desse início permaneceram intactas até o século XV, quando entrou em declínio. c) Constantinopla, sua capital, era um importante centro para comerciantes, artistas e arquitetos devido a sua riqueza e efervescência cultural. d) Os bizantinos foram o povo mais culto do período medieval e deveram isso tanto à estrutura laica das escolas quanto ao investimento no ensino superior. e) A posição religiosa do Basileus – o Imperador bizantino – nunca foi igualada por quaisquer governantes ocidentais, estes sempre sujeitos ao Papa. Questão 03 - (UEG GO/2011) Sobrevivendo à queda do Império Romano do Ocidente, o Império Bizantino durou até 1453, quando foi conquistado pelos turcos otomanos.

Upload: phamtuong

Post on 07-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

HISTÓRIA 10PROFESSOR PEDRO RENNÓ

Questão 01 - (UFT TO/2014)

Por volta do século XI, um conflito de interesses ideológicos, entre a Igreja Católica do Ocidente e a do Oriente, marcou um rompimento dentro da Igreja que ficou conhecido como o:

a) Cisma Fócio. b) Cisma de Lyon. c) Cisma do Oriente. d) Cisma Ecumênico. e) Cisma do Ocidente.

Questão 02 - (Unifra RS/2012)

O Império Bizantino foi uma unidade políticoadministrativa que atravessou o período medieval sem sofrer grandes alterações. Sobre o domínio de Bizâncio e a sociedade construída entre Europa Oriental e Oriente Médio, podemos afirmar as sentenças abaixo, exceto

a) Ao longo de sua duração, desenvolveu um sistema de informação sobre os povos vizinhos que auxiliou na composição de redes diplomáticas complexas.

b) O Império Bizantino surgiu a partir do Império Romano do Oriente e as características latinas desse início permaneceram intactas até o século XV, quando entrou em declínio.

c) Constantinopla, sua capital, era um importante centro para comerciantes, artistas e arquitetos devido a sua riqueza e efervescência cultural.

d) Os bizantinos foram o povo mais culto do período medieval e deveram isso tanto à estrutura laica das escolas quanto ao investimento no ensino superior.

e) A posição religiosa do Basileus – o Imperador bizantino – nunca foi igualada por quaisquer governantes ocidentais, estes sempre sujeitos ao Papa.

Questão 03 - (UEG GO/2011)

Sobrevivendo à queda do Império Romano do Ocidente, o Império Bizantino durou até 1453, quando foi conquistado pelos turcos otomanos.

O principal elemento da identidade bizantina era a sua religião oficial, expressa pelo

a) catolicismo romano, sob a liderança do papa.b) islamismo, sob a liderança do califa de Bagdá.c) catolicismo ortodoxo, sob a liderança do patriarca.d) anglicanismo, sob a liderança do arcebispo de Canterbury.

Questão 04 - (UPE/2009)

Na Idade Média, Bizâncio era um importante centro comercial e político. Merecem destaques seus feitos culturais, mostrando senso estético apurado e uso das riquezas existentes no Império. Na sua arquitetura, a igreja de Santa Sofia destacou-se pela

a) sua afinação com o estilo gótico, com exploração dos vitrais e o uso de metais na construção dos altares.

b) simplicidade das suas linhas geométricas, negando a grandiosidade como nas outras obras existentes em Bizâncio.

c) grande riqueza da sua construção, com uso de mosaicos coloridos e colunas de mármores suntuosas.

d) imitação que fazia dos templos gregos, com altares dedicados aos mitosmais conhecidos, revelando paganismo.

e) consagração dos valores católicos medievais, em que a riqueza interior era importante em toda cultura existente.

Questão 05 - (UEMS/2008)

O que foi a Revolta Nika que ocorreu no Império Bizantino em 532 d.C.a) Um movimento contra o imperador Justiniano, provocado pelos seus

inimigos políticos, os aristocratas legitimistas.b) Um movimento cultural que ocorreu na Europa para difundir o velho

testamento.c) Uma tentativa de invasão dos bárbaros sobre o que restava do império

romano ocidental.d) Uma tentativa de tomar o poder do imperador Augusto, por uma parte do

exército romano.e) Um conjunto de prescrições da Igreja Católica Romana contra os

bárbaros que invadiram Roma.

Questão 06 - (UFRN/2007)

Desde a época dos apóstolos, a Igreja cristã afirmava-se una, mas isso não a impedia de assumir características peculiares em diversos territórios. Em 1054, tais diferenças no seio da Cristandade provocaram o Cisma do Oriente, que culminou coma) o fracionamento do Império Bizantino em Império Romano do Ocidente,

dominado pelo Papa, e Império Romano do Oriente, controlado pelo Patriarcado de Constantinopla.

b) o desmembramento do Tribunal da Inquisição, com uma seção liderada pelo Papa na Igreja Católica Romana, e outra chefiada pelo Patriarcado de Constantinopla na Igreja Ortodoxa.

c) a separação entre o poder espiritual, comandado pelo Papa no Ocidente, e o poder temporal, exercido pelo Imperador bizantino no Oriente.

d) a divisão entre a Igreja Católica Romana, dirigida pelo Papa, e a Igreja Ortodoxa, subordinada ao Patriarcado de Constantinopla.

Questão 07 - (UFPB/2006)

O Império Bizantino dominou vastas regiões de diferentes etnias, em três continentes (Europa, Ásia eÁfrica), sob a égide de um modelo teocrático centralizado, conhecido como cesaropapismo, no qual oBasileus concentrava, em suas mãos, a chefia suprema do exército, da administração do Estado (Poder de César) e da religião cristã (Poder de Papa). Por conseguinte, os conflitos de natureza política, econômica, social e cultural se manifestavam como questões de religião: as famosas “querelas religiosas” bizantinas.

Sobre essas querelas, é correto afirmar:a) O Monofisismo, uma corrente religiosa européia, concebia o caráter unicamente humano de

Cristo, contrapondo-se ao poder central e à influência das províncias asiáticas, que defendiam a dupla natureza de Cristo (divina e humana).

b) A Questão Iconoclasta expressou as divergências entre os sacerdotes orientais (egípcios e maronitas) – defensores do culto das imagens – e os sacerdotes ocidentais (gregos e latinos) – contrários ao culto das imagens.

c) O Cisma do Oriente (1054) dividiu o Cristianismo em duas Igrejas, a Católica Romana e a Cristã Ortodoxa, significando um dos passos decisivos para a afirmação do poder papal na Europa Ocidental e da influência bizantina no leste europeu.

d) O Tribunal do Santo Ofício (a Inquisição) servia para garantir a ortodoxia da Igreja e foi criado pelo Basileus como instrumento de controle do poder central sobre as heresias, que explodiram primeiramente no Império Bizantino.

e) O Arianismo, uma heresia religiosa, foi responsável pela conversão dos povos germânicos (os “Bárbaros”) ao cristianismo, defendendo a superioridade dos povos arianos sobre asiáticos e semitas.

Questão 08 - (UESPI/2003) Sobre o Império Bizantino é incorreto afirmar que:a) Teve entre seus governantes o imperador Justiniano, sob quem foi feita

a compilação do direito romano, mais tarde incorporado aos modernos sistemas de leis ocidentais;

b) Tinha sua capital na antiga Bizâncio grega, transformada em Constantinopla pelo imperador romano Constantino;

c) Foi o único império da Antigüidade que resistiu ao domínio romano;d) Era governado por um poder imperial centralizado e despótico;e) As principais heresias ali observadas eram as dos monofisistas e

iconoclastas.

Questão 09 - (FGV/2001) Entre as múltiplas razões que explicam a sobrevivência do Império Romanono Oriente, até meados do século XV, está a:a) capacidade política dos bizantinos em manter o controle sobre seu

território, subordinado a uma Monarquia Despótica e Teocrática;b) autonomia comercial das Cidades-estados otomanas, subordinadas ao

Império Romano do Ocidente;

c) essencial ruralização da sociedade para proteger-se de migrações desagregadoras;

d) capacidade do Sultão Maomé II e manter, ao longo de seu governo, a unidade otomana do Império Bizantino;

e) política descentralizada, conseqüência das migrações gregas e romanas.

Questão 10 - (UFES/1997) Segundo a crença dos cristãos de Bizâncio, os ícones (imagens pintadas ou esculpidas de Cristo, da Virgem e dos Santos) constituíam a "revelação da eternidade do tempo, a comprovação da própria encarnação, a lembrança de que Deus tinha se revelado ao homem e por isso era possível representá-lo de forma visível".(Franco Jr., H. e Andrade F°, R. O. O Império Bizantino. São Paulo, Brasiliense, 1994. p.27.)Apesar da extrema difusão da adoração dos ícones no Império Bizantino, o imperador Leão III, em 726, condenou tal prática por idolatria, desencadeando assim a chamada "crise iconoclasta".Dentre os fatores que motivaram a ação de Leão III, podemos citar o (a):a) Intolerância da corte imperial para com os habitantes da Ásia Menor, região onde o culto aos

ícones servia de pretexto para a aglutinação de povos que pretendiam se emancipar.b) Necessidade de conter a proliferação de culto as imagens, num contxto de reaproximação da Sé

de Roma com o imperador bizantino, uma vez que o papado se posicionava contra a instituição dos ícones e exigia a sua erradicação.

c) Tentativa de minar as bases políticas de apoio à sua irmã, Teodora, a qual, valendo-se do prestígio de que gozava junto aos altos dignitários da Igreja Bizantina, aspirava secretamente a sagrar-se imperatriz.

d) Aproximação do imperador, por meio do califado de Damasco, com o credo islâmico que, recuperando os princípios orgiginais do monote;ismo judaico-cristão, condenava a materializaçãoda essência sagranda da divindade em pedaços de pano ou madeira.

e) Descontentamento imperial com o crescente prestígio e riqueza dos mosteiros (principais possuidores e gabricantes de ícones), que atraiam para o serviço monástico numerosos jovens, impedindo-os, com isso, de contribuírem para o Estado na qualidade de soldados, marinheiros e camponeses.

Questão 11 - (UEFS BA/2017)

A sociedade feudal era dividida em três partes, de acordo com

a) a ocupação de cada grupo político: administrar, representar ou servir.b) a atribuição de cada grupo social: liderança, organização ou

obediência.c) a definição de cada grupo político: governar, legislar ou julgar.d) a função de cada grupo social: orar, guerrear ou trabalhar.e) a origem de cada grupo social: aristocracia, burguesia ou proletariado.

Questão 12 - (UNESP SP/2017)

A Igreja foi responsável direta por mais uma transformação, formidável esilenciosa, nos últimos séculos do Império: a vulgarização da cultura clássica. Essa façanha fundamental da Igreja nascente indica seu verdadeiro lugar e função na passagem para o Feudalismo. A condição de existência da civilização da Antiguidade em meio aos séculos caóticos da Idade Média foi o caráter de resistência da Igreja. Ela foi a ponte entre duasépocas.

(Perry Anderson. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo, 2016. Adaptado.)

O excerto permite afirmar corretamente que a Igreja cristã

a) tornou-se uma instituição do Império Romano e sobreviveu à sua derrocada quando da invasão dos bárbaros germânicos.

b) limitou suas atividades à esfera cultural e evitou participar das lutas políticas durante o Feudalismo.

c) manteve-se fiel aos ensinamentos bíblicos e proibiu representações de imagens religiosas na Idade Média.

d) reconheceu a importância da liberdade religiosa na Europa Ocidental e combateu a teocracia imperial.

e) combateu o universo religioso do Feudalismo e propagou, em meio aospovos sem escrita, o paganismo greco-romano.

Questão 13 - (FUVEST SP/2017)

Esta imagem integra o manuscrito de uma das mais notáveis obras da cultura medieval. A alternativa que melhor caracteriza o documento é:

a) Fábula que enuncia o ideal eclesiástico, mescla a aventura cavalheiresca, o amor romântico e as aspirações religiosas que simbolizaram o espírito das cruzadas.

b) Poema inacabado que narra a viagem de formação de um cavaleiro e abusca do cálice sagrado; sua composição mistura elementos pagãos e cristãos.

c) Cordel muito popular, elaborado com base nos épicos celtas e lendas bretãs, divulgado para a conversão de fiéis durante a expansão do Cristianismo pelo Oriente.

d) Peça teatral que serviu para fortalecer o espírito nacionalista da Inglaterra, unindo a figura de um governante invencível a um símbolo cristão.

e) Romance que condensa vários textos, empregado pela Igreja para encorajar a aristocracia a assumir uma função idealizada na luta contra os inimigos de Deus.

Questão 14 - (PUC RS/2017)

A respeito da estrutura social que predominou na Europa Ocidental durantea Idade Média, afirma-se:

I. O feudalismo veio a substituir o sistema escravista com a queda do Império Romano do Ocidente, no que tange às relações sociais e à produção de bens materiais.

II. A sociedade medieval se caracterizou por diferentes formas de relações de trabalho, que podia ser executado por servos, trabalhadores livres e escravos por dívidas.

III. Os vilões eram pequenos proprietários livres, detentores de alguns direitos; entretanto, estavam submetidos aos senhores feudais.

IV. Na sociedade estamental medieval, a nobreza, além do controle de terras, era responsável pelas atividades militares; e o clero, além das funções religiosas, tinha importante influência política e ideológica.

Estão corretas as afirmativas

a) I, II e III, apenas.b) I, II e IV, apenas.c) I, III e IV, apenas.d) II, III e IV, apenas.e) I, II, III e IV.

Questão 15 - (UECE/2017)

Servidão e vassalagem eram duas formas de relação social existentes na Idade Média, através das quais os senhores se impunham. Sobre esses modelos de relação social, é correto afirmar que

a) na vassalagem, um nobre submetia sua fidelidade a outro nobre que, assim, tornava-se seu suserano.

b) a vassalagem constituía-se pelo contrato de concessão de terras do senhor feudal a um camponês.

c) a servidão era o laço que unia um nobre a outro através do juramento de fidelidade irrestrita a ele e ao seu suserano.

d) a servidão e a vassalagem eram relações que se davam somente entreum nobre e um camponês ligado à terra.

Questão 16 - (Unievangélica GO/2017)

Leia o texto a seguir.

Eis dois homens frente a frente: um que quer servir, o outro que aceita, ou deseja, ser chefe. O primeiro une as mãos e, assim, juntas, coloca-se nas mãos do segundo: claro símbolo de submissão, cujo sentido, por vezes, era ainda acentuado pela genuflexão. Ao mesmo tempo, a personagem que oferece as mãos pronuncia algumas palavras, muito breves, pelas quais se reconhece o subordinado, beijam-se na boca: símbolo de acordo ede amizade.BLOCH, Marc. A sociedade feudal. Lisboa: Europa, s/d. p. 34.

O historiador francês Marc Bloch descreve na passagem citada um dos mais importantes rituais da sociedade feudal, conhecido como

a) vassalagem, no qual o suserano recebe o vassalo.b) matrimônio, no qual a noiva recebe o marido como senhor da casa.c) noviciado, no qual o abade recebe o candidato a monge.d) cesaropapismo, no qual o imperador aceita a autoridade papal.

Questão 17 - (UDESC SC/2017)

Em A civilização feudal, o historiador Jérôme Baschet escreveu que a “Idade Média convida, com particular acuidade, a uma reflexão sobre a construção social do passado”. BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: do ano mil à colonização da América. São Paulo: Editora Globo, 2006, p. 26.

Tendo como referência a citação acima e o período da história, conhecido como Idade Média, assinale a alternativa incorreta.

a) O Iluminismo consolidou ideias como fragmentação política, fixação espacial, desordem, regressão e estagnação nas suas representações sobre o mundo medieval.

b) Os debates contemporâneos sustentam que fazem parte da dinâmica feudal o poder monárquico, a função militar e a presença de autoridadeepiscopal.

c) O fenômeno urbano na chamada Idade Média Central está associado ao desenvolvimento das atividades artesanais e comerciais.

d) O Feudalismo foi uma categoria meramente econômica que designou omodo de funcionamento de toda a sociedade medieval na Europa.

e) A visão sobre o mundo medieval foi pautada por perspectivas do período no qual o historiador escreve, como exemplo, a idealização romântica produzida no século XIX.

Questão 18 - (UFJF MG/2017)

Sobre a atuação da Igreja Católica na passagem entre a Antiguidade e a Idade Média (séculos V/VI), podemos afirmar que ela:

a) conseguiu terminar, de forma definitiva, com a Igreja Cristã Ortodoxa predominante no Oriente, recuperando seu caráter universalista.

b) mantinha sob sua guarda uma boa parte da produção intelectual existente no Ocidente, sobretudo em manuscritos nas bibliotecas de mosteiros.

c) enfrentava a continuidade das perseguições oficiais por parte de diversos Estados que surgiram da fragmentação do Império Romano do Ocidente.

d) concentrava suas pregações religiosas nas áreas urbanas em expansão após o término do período de intensos conflitos militares.

e) criticava ativamente a exploração dos trabalhadores rurais nas grandespropriedades de terras que produzia para sua autossuficiência.

Questão 19 - (UniRV GO/2017)

Entre os séculos IX e XIII, a Europa Ocidental conheceu o auge do feudalismo, sistema social, econômico e político resultado de uma lenta transformação do mundo romano e do contato com as invasões germânicas. Marque (V) verdadeira ou (F) falsa para as seguintes proposições.

a) O feudo era a unidade básica de produção do sistema feudal, sobre a qual se definia as relações sociais e política.

b) As relações políticas no sistema feudal se assentavam na instituição davassalagem.

c) Servos eram homens livres, porém ligados a terra por laços de obrigações para com o senhor feudal.

d) O rei (suserano) no sistema feudal possuía o poder centralizado e absoluto.

Questão 20 - (UNITAU SP/2017)

“De fato, o que se deveria chamar de feudalismo ou termo correlato (modo de produção feudal, sociedade feudal, sistema feudal) é o conjunto da formação social dominante no Ocidente da Idade Média Central, com suas facetas política, econômica, ideológica, institucional, social, religiosa, cultural. Portanto, uma totalidade histórica, da qual o feudo foi apenas um elemento.” Franco Jr., Hilário. A Idade Média: nascimento do ocidente. São Paulo: Brasiliense, 1996. p. 71.

A partir do texto do historiador Hilário Franco Jr., assinale a alternativa CORRETA sobre o período conhecido como Idade Média Central.

a) Nessa época, intensifica-se o comércio entre toda a Europa, com a centralização do poder em torno dos reis e dos monarcas.

b) Nessa sociedade, essencialmente agrária, a Igreja, apesar de possuir poucas terras, detinha grande força política.

c) O controle da Igreja sobre os indivíduos era exercido por meio de confissões, casamento, calendário litúrgico e de vários outros sacramentos.

d) O Império Romano do Oriente exercia forte influência sobre a Europa Ocidental, por controlar as rotas comerciais do Oriente.

e) A mão de obra servil coexistia com a mão de obra escrava de forma equivalente em toda a Europa nesse período.

Questão 21 - (Centro Universitário de Franca SP/2016)

De acordo com o tempo religioso, a história da humanidade dividia-se em duas etapas: antes e depois da vinda do Salvador. O ano era orientado segundo os principais atos do drama de Jesus (Natal, Quaresma, Páscoa) e pelos dias de santos. O dia também tinha suas subdivisões baseadas na

vida de Cristo. Eram as horas litúrgicas, durante as quais deveriam ser realizadas rezas e entoados cantos sagrados. A marcação das horas era dada pelo repique dos sinos, que convocava para os ofícios religiosos e reforçava o principal objetivo dos homens medievais: a salvação da alma.

(Flávio de Campos e Regina Claro. A escrita da História, 2010.)

O excerto refere-se

a) ao domínio da Igreja Católica, destacando que o poder sobre a sociedade da época também se dava pela organização e contagem do tempo.

b) ao poder da Igreja Católica, enfatizando que essa instituição dividia com os senhores feudais o controle sobre a produção de conhecimentos nessa época.

c) à hegemonia da Igreja Católica, sublinhando que os seus membros controlavam os reis e nobres da sociedade da época.

d) ao poderio da Igreja Católica, ressaltando o controle sobre a organização do trabalho agrícola e artesanal dos trabalhadores dessa época.

e) à influência da Igreja Católica, mostrando o poder do clero, que eliminou as práticas religiosas populares, chamadas de paganismo.

Questão 22 - (IFGO/2016)

“George R.R. Martin defende cena de estupro em 'Game of Thrones'”

Uma cena de violência sexual envolvendo a personagem Sansa Stark (Sophie Turner) na quinta temporada de "Game of Thrones" gerou polêmica entre os fãs da série. Em entrevista à revista "Entertainment Weekly", o escritor George. R. R. Martin, autor dos livros que inspiraram a série, [afirmou que]:

"Os livros refletem uma sociedade patriarcal baseada na Idade Média. Não era um tempo de igualdade sexual. Era muito classista, e as pessoas eram divididas em três classes. Eles tinham ideias firmes sobre o papel da mulher", afirmou o escritor. "Havia, é claro, mulheres fortes e batalhadoras. Mas isso não muda a natureza da sociedade."

Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/06/1637851-george-rrmartin-defende-cena-de-estupro-em-game-of-thrones.shtml>.Acesso em: 11 nov. 2015.

Com base no texto, assinale a alternativa correta.

a) A perspectiva histórica que o escritor defende está equivocada, pois, com a expansão do cristianismo, a prática do estupro se tornou inexistente no período medieval.

b) O patriarcalismo destacado pelo escritor é condizente com o medievo, pois as mulheres eram consideradas puras e, por isso, atuavam fortemente na esfera pública.

c) Quando afirma que não havia igualdade sexual no medievo, o escritor sugere que a igualdade sexual plena é um marco indelével da contemporaneidade.

d) As três classes sociais mencionadas pelo escritor podem ser definidas do seguinte modo: a nobreza, a burguesia mercantil e o proletariado rural.

e) Ao dizer que a sociedade feudal estava dividida em classes, o escritor utiliza um conceito de organização social não aplicável a esta época.

Questão 23 - (UNESP SP/2016)

Eis dois homens a frente: um, que quer servir; o outro, que aceita, ou deseja, ser chefe. O primeiro une as mãos e, assim juntas, coloca-as nas mãos do segundo: claro símbolo de submissão, cujo sentido, por vezes, era ainda acentuado pela genuflexão. Ao mesmo tempo, a personagem que oferece as mãos pronuncia algumas palavras, muito breves, pelas quais se reconhece “o homem” de quem está na sua frente. Depois, chefe e subordinado beijam-se na boca: símbolo de acordo e de amizade. Eram estes – muito simples e, por isso mesmo, eminentemente adequados para impressionar espíritos tão sensíveis às coisas – os gestos que serviam para estabelecer um dos vínculos mais fortes que a época feudal conheceu.

(Marc Bloch. A sociedade feudal, 1987.)

Miniatura do Liber feudorum Ceritaniae, século XIII

(www.mcu.es)

O texto e a imagem referem-se à cerimônia que

a) consagra bispos e cardeais.b) estabelece as relações de vassalagem.c) estabelece as relações de servidão.d) consagra o poder municipal.e) estabelece as relações de realeza.

Questão 24 - (UNICAMP SP/2016)

Reproduz-se, abaixo, trecho de um sermão do bispo Cesário de Arles (470-542), dirigido a uma paróquia rural.

“Vede, irmãos, como quem recorre à Igreja em sua doença obtém a saúde do corpo e a remissão dos pecados. Se é possível, pois, encontrar este duplo benefício na Igreja, por que há infelizes que se empenham em causar mal a si mesmos, procurando os mais variados sortilégios: recorrendo a encantadores, a feitiçarias em fontes e árvores, amuletos, charlatães, videntes e adivinhos?”

(Fonte: http://www.institutosapientia.com.br/site/index.php?option=co _content&view=article&id=1397:sao-cesario-de-arles-sermao-13-parauma- paroquia-rural&catid=28: outros-artigos&Itemid=285.)

A partir desse sermão, escrito no sul da atual França, é correto afirmar que:

a) A Igreja Católica assumia funções espirituais e deixava à nobreza o cuidado da saúde dos camponeses, através de ordens religiosas e militares.

b) O cristianismo tinha penetrado em todas as categorias sociais e era interpretado da mesma forma através da autoridade dos bispos.

c) Práticas consideradas menos ortodoxas por Cesário de Arles ainda encontravam espaço em setores da sociedade e a elite da Igreja tentava se afirmar como o único acesso ao sagrado.

d) O avanço do materialismo estava afastando da Igreja os camponeses, que, com isto, deixavam de pagar os dízimos eclesiásticos.

Questão 25 - (UFRGS/2016)

Sobre a história da Idade Média, assinale a alternativa correta.

a) A criação do Sacro Império Romano Germânico no Ocidente, no contexto da expansão carolíngia do século VIII, resultou na conversão dos francos ao cristianismo.

b) A Igreja permitia o ingresso feminino apenas nas ordens regulares, enquanto as seculares eram reservadas somente aos homens.

c) A aristocracia exercia atividade guerreira, embora não fosse detentora de terras ou de direitos senhoriais.

d) A criação dos relógios mecânicos públicos, a partir do século XIII, reforçou o monopólio eclesiástico no controle do tempo pela Igreja.

e) A presença islâmica no Mediterrâneo, a partir do século VII, caracterizou-se pela destruição dos mecanismos de administração urbana nas cidades europeias.

Questão 26 - (UCS RS/2016)

Sobre a Igreja Católica, durante o Período Feudal, é correto afirmar que

a) a produção cultural, o comportamento e, sobretudo, a ordem social, através do controle da fé, normatizava os costumes.

b) a figura do Papa, líder político mais influente durante toda a Idade Média, garantia a centralização do poder.

c) a unificação da religião no Oriente e no Ocidente foi uma imposição apoiada pelo regime político em todo território.

d) a crença difundida era a de que as pessoas obtinham a salvação espiritual pela predestinação, ou seja, desde o nascimento os fiéis estavam destinados à salvação ou à condenação eterna, independente de suas obras no mundo material.

e) a necessidade da participação em apenas dois sacramentos, o batismoe a eucaristia, era um preceito para seus milhares de seguidores.

Questão 27 - (CEFET PR/2016)

A produção feudal era agrícola, sendo a terra sua principal fonte de riqueza. O sistema comunitário de cultivo reduzia o interesse por inovaçõestécnicas, por isso, qualquer nova forma de trabalhar a terra, exigia a aprovação de toda a aldeia. Além disso, todo aumento da produção correspondia a mais tributos a serem pagos ao senhor feudal, desestimulando a produção excedente pelos servos. Entre os muitos impostos que estes pagavam, um deles era a corveia que consistia em:

a) dias de trabalho no manso senhorial.b) dias em que só se produzia artesanato.c) parte dos alimentos produzidos no manso servil.d) produção destinada à Igreja.e) parte dos alimentos produzidos nos feriados e dias santificados.

Questão 28 - (Unievangélica GO/2016)

A castidade era uma obrigação absoluta para os perfeitos. A mulher era umperigo permanente e se fosse tocada, mesmo involuntariamente, expunha o perfeito a três dias de jejum.FALBEL, N. Heresias medievais. São Paulo: Perspectiva, 1979. p. 55.

Um dos movimentos heréticos medievais mais influentes foi o dos cátaros, palavra de origem grega que significa “puros”. Os membros mais importantes de sua hierarquia eram chamados de “perfeitos”.

Sendo a castidade fundamental para se alcançar a perfeição, a comunidade dos cátaros considerava o casamento

a) uma instituição que aumentava o poder do sacerdote católico.b) um tributo do ser humano a Deus por meio da procriação.c) um estado satânico que regularizava o pecado da carne.d) uma forma de se purificar das tentações da carne.

Questão 29 - (IFRS/2015)

Segundo os historiadores, a Idade Média corresponde ao período que se estende do século V d.C ao século XV. Ao longo destes mil anos, o Feudalismo foi o sistema que regulou as atividades políticas, econômicas esociais na Europa medieval. Contudo, durante o século XIV, este sistema passou a apresentar sinais de ruptura que culminou, no século seguinte, com o fim da condição hegemônica da estrutura feudal na Europa. Os fatores que contribuíram para a crise do Feudalismo foram

a) Cruzadas, Peste Negra e Guerra dos 100 anos.b) Revoluções burguesas, Expansão do Cristianismo e Peste Negra.c) Revoluções burguesas, Colonato e Peste Negra.d) Cruzadas, Colonato e Guerra dos 100 anos.e) Guerra das 2 Rosas, Expansão do Cristianismo e Peste Negra.

Questão 30 - (UECE/2015)

“A primeira maneira de integrar-se é tornar-se cristão. Assim, no início do século X, o chefe normando Rollon aceita ser batizado. Ele muda de nome,adotando o de seu padrinho, Robert. Com ele, todos os guerreiros que o cercam mergulham nas águas do batismo. Por volta do ano 1000, o duque da Normandia chama um homem que sabia escrever bem o latim, formado nas melhores escolas – o portador da cultura carolíngia mais pura. Encomenda-lhe uma história dos normandos. Nela vemos como se deu a integração, ao menos, entre os aristocratas. Eles firmaram com as famílias dos países francos, casamentos que foram, com o cristianismo, o fator essencial do enfraquecimento das disparidades étnicas e culturais. Tornavam-se realmente participantes da comunidade do povo de Deus assim que começassem a compreender alguns rudimentos de latim e se pusessem a construir igrejas na tradição carolíngia.”

DUBY, G. Ano 1000, Ano 2000. Na pista de nossos medos. Trad. Eugênio Michel da Silva e Maria Regina L. Borges-Osório. São Paulo: Editora UNESP, 1998.

Segundo o texto de G. Duby, o batismo de Rollon é nitidamente

a) um ato político. b) uma necessidade para o casamento. c) uma reivindicação de nacionalidade. d) um aprendizado da língua latina.

Questão 31 - (UFT TO/2015)

Durante o Feudalismo, o Feudo era a base da organização econômica e social. É CORRETO afirmar que o Feudo era:

a) terra de uso comum a todos os servos, com distribuição igualitária.b) conjunto de pequenas propriedades para mercado externo.c) unidade produtora autossuficiente de produção e consumo.d) grande propriedade de terra reservada para a monocultura.

e) extensão de terra de propriedade do Vassalo para consumo próprio e externo.

Questão 32 - (UCS RS/2015)

A Idade Média, na Europa, foi caracterizada pelo aparecimento, apogeu e decadência de um sistema econômico, político e social denominado feudalismo. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta características do sistema feudal.

a) As terras dividiam-se em reservas senhoris e mansos servis. A sociedade era estamental, sem mobilidade social.

b) A política feudal não proporcionava autonomia aos feudos, sendo, portanto, centralizada.

c) A cultura feudal foi antropocêntrica, ou seja, baseada na visão do homem como centro do Universo.

d) A principal forma de trabalho foi a escravidão, pois os trabalhadores rurais eram tratados como mercadorias.

e) O feudalismo apresentou características semelhantes em todo territórioeuropeu, sendo a Inglaterra o modelo mais exemplar.

Questão 33 - (UNITAU SP/2015)

“Se a Igreja, nas suas altas esferas, mantém-se obstinada na legitimação da escravidão, a cristianização dos campos a humaniza. O escravo é batizado, admitido nos lugares santos, e sua ascensão à condição de cristão despoja-o da aparência bestial que lhe fora deliberadamente impingida pela sociedade dos livres. Seu destino aproxima-se ao dos mais humildes pauperes, de forma que daí em diante (a partir dos séculos VII e VIII) ele será progressivamente instalado em uma tenência [...] podendo levar vida em família”.

BONASSIE, P. Liberdade e Servidão. In: LE GOFF, J., SCHIMITT, J. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru, SP: EDUSC, 2002, p. 66.

De acordo com o texto, o escravo, na transição entre a Idade Média e a Antiga, vai mudando seu status. Sobre isso, é CORRETO afirmar:

a) O escravo é libertado, podendo até mesmo adquirir terras e frequentar a igreja.

b) O escravo chega a ser batizado e é liberto para conseguir ascender à condição de cristão.

c) O escravo torna-se um competidor direto da burguesia que surge nessaépoca.

d) Nas altas esferas da Igreja, procura-se extinguir a condição de escravo na sociedade medieval.

e) A condição do escravo aproxima-se da condição da população mais pobre, havendo a liberdade de constituir família.

Questão 34 - (Mackenzie SP/2014)

Aquilo que dominava a mentalidade e a sensibilidade dos homens da IdadeMédia era o seu sentimento de insegurança (...) que era, no fim das contas,a insegurança quanto à vida futura, que a ninguém estava assegurada (...).Os riscos da danação, com o concurso do Diabo, eram tão grandes, e as probabilidades de salvação, tão fracas que, forçosamente, o medo vencia aesperança.Jacques Le Goff. A civilização do Ocidente medieval.

O mundo medieval configurou-se a partir do medo da insegurança, como retratado no texto acima. Encontre a alternativa que melhor condiz com o assunto.

a) A crise econômica decorrente do final do Império Romano, a guerra constante, as invasões bárbaras, a baixa demográfica, as pestes, tudo isso aliado a um forte conteúdo religioso de punição divina aos pecadoscontribuiu para o clima de insegurança medieval.

b) A peste bubônica provocou redução drástica na demografia medieval, levando a crenças milenaristas e apocalípticas, sufocadas, por sua vez,pela rápida ação da Igreja, disponibilizando recursos médicos e financeiros para a erradicação das várias doenças que afetam seus fiéis.

c) O clima de insegurança que predominou em toda a Idade Média decorreu das guerras constantes entre nobres – suseranos – e servos – vassalos, contribuindo para a emergência de teorias milenaristas no continente.

d) As enfermidades que afetavam a população em geral contribuíram paraa demonização de algumas práticas sociais, como o hábito de usar talheres nas refeições, adquirido, por sua vez, no contato com povos bizantinos.

e) A certeza da punição divina a pecados cometidos pelos humanos predominava na mentalidade medieval; por isso, nos vários séculos do período, eram constantes os autos de fé da Inquisição, incentivando a confissão em massa, sempre com tolerância e diálogo.

Questão 35 - (UEA AM/2014)

Uma valorização do trabalho vai ocorrer lentamente nos monastérios. A partir do século IX, a difusão, em toda a cristandade, da regra de São Bento, que insiste muito na importância do trabalho manual, representa umacontecimento muito importante para a história do Ocidente. O monge, ele próprio trabalhando, valoriza-o, considerando o trabalho uma forma de penitência e de oração.

(Jacques Le Goff. Por amor às cidades, 1998.)

Conclui-se, pela análise do excerto, que a atribuição de importância ao trabalho manual

a) foi um obstáculo à expansão da reforma protestante na Europa.

b) surgiu por oposição ao elogio cristão da vida dos homens pobres.c) pode ocorrer independentemente da sua função de acumulação de

capital.d) foi fundamental para o aparecimento do capitalismo nos mosteiros

cristãos.e) evitou a fixação de grandes empresas industriais nos países católicos.

Questão 36 - (UEPA/2014)

A ideia de Cristandade na Alta Idade Média da Europa Ocidental supunha aunião entre os povos do continente sob a batuta do alto clero católico. Em termos práticos, esta articulação se fundamentava:

a) na organização centralizada da administração eclesiástica conduzida pelo alto clero, baseada nas paróquias que dividiam o território europeu.

b) na difusão da chamada “Idade da Fé”, que assinalou o domínio do fervor religioso católico encabeçado por lideranças religiosas populares.

c) na interferência de reis e nobres na administração eclesiástica, o que garantiu um pano de fundo político ao domínio ideológico católico.

d) nas guerras entre reinos medievais, cujas regras eram estabelecidas pelas lideranças eclesiásticas e, por isso, não afetavam a unidade religiosa dos fieis.

e) no controle da vida religiosa com os mecanismos de excomunhão e batismo, o que eliminou qualquer possibilidade de formação de movimentos heréticos.

Questão 37 - (Fac. Cultura Inglesa SP/2014)

Em torno de 1030, os clérigos do norte da França proclamaram que, de acordo com os desígnios divinos, os homens estão divididos em três categorias, os que rezam, os que combatem e os que trabalham, e que a concórdia entre eles baseia-se numa troca mútua de serviços.

(Georges Duby. Arte e sociedade na Idade Média, 1997. Adaptado.)

No trecho transcrito, o historiador Georges Duby descreve a

a) oposição da Igreja medieval à exploração dos servos pela nobreza.b) razão econômica da baixa produtividade da agricultura medieval.c) submissão dos sacerdotes cristãos ao poderio militar dos nobres

medievais.d) divisão igualitária da riqueza produzida pelos camponeses medievais.e) maneira como eram justificadas as divisões sociais na Idade Média.

Questão 38 - (UNESP SP/2014)

O cavaleiro é um dos principais personagens nas narrativas difundidas durante a Idade Média. Esse cavaleiro é principalmente um

a) camponês, que usa sua montaria no trabalho cotidiano e participa de combates e guerras.

b) nobre, que conta com equipamentos adequados à montaria e participa de treinamentos militares, torneios e jogos.

c) camponês, que consegue obter ascensão social por meio da demonstração de coragem e valentia nas guerras.

d) nobre, que ocupa todo seu tempo com a preparação militar para as Cruzadas contra os mouros.

e) nobre, que conquista novas terras por meio de sua ação em torneios e jogos contra outros nobres.

Questão 39 - (UNIOESTE PR/2014)

Sobre o período denominado de "Idade Média Ocidental", é INCORRETO afirmar que

a) a literatura produzida entre os séculos XII e XIII, chamada de ciclo arturiano, é formada por um conjunto de textos que tratam do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda.

b) uma grande transformação social ocorreu a partir das invasões germânicas, fenômeno que chamamos de Feudalismo. As suas principais características são: o poder descentralizado dos senhores feudais, uma economia baseada na agricultura e a utilização do trabalho dos servos.

c) entre os séculos XI e XIII, expedições foram formadas sob o comando da Igreja. A tarefa dos cavaleiros foi o combate aos chamados "Infiéis" e a reunificação do mundo cristão.

d) os trabalhadores do campo, que ocupavam e cultivavam a terra, eram proprietários das mesmas e não pagavam impostos.

e) o florescimento da literatura de cavalaria se desenvolve concomitante ao aparecimento de um novo estilo na arquitetura e nas artes em geral:o gótico que surge como resposta à austeridade do estilo românico.

GABARITO:

1) Gab: C

2) Gab: B

3) Gab: C

4) Gab: C

5) Gab: A

6) Gab: D

7) Gab: C

8) Gab: C

9) Gab: A

10) Gab:E

11) Gab: D

12) Gab: A

13) Gab: B

14) Gab: B

15) Gab: A

16) Gab: A

17) Gab: D

18) Gab: B

19) Gab: VVVF

20) Gab: C

21) Gab: A

22) Gab: E

23) Gab: B

24) Gab: C

25) Gab: B

26) Gab: A

27) Gab: A

28) Gab: C

29) Gab: A

30) Gab: A

31) Gab: C

32) Gab: A

33) Gab: E

34) Gab: A

35) Gab: C

36) Gab: A

37) Gab: E

38) Gab: B

39) Gab: D