prefeitura abre novo concurso pú · pdf filereportagens e fotos: helen martelli, ......

16
CianoMagentaAmareloPreto Santo Antônio do Jardim, 18 de março de 2011, Ano 11, nº 247 - R$ 2,00 O Mió que tá teno! Veja programação na página 4 do Caderno 4 FORRÓZÃO QUE O POVO GOSTA É NA Prefeitura abre novo Concurso Público Barros Munhoz é reeleito Presidente da Alesp com votos de 92 dos 94 deputados Página 2 Caderno 4 Comemorações dos 130 anos de Santo Antônio do Jardim tem continuidade neste fim de semana Caderno 3 Gabarito e Classificação dos Concursos para Professor e Médico Plantonista já estão disponíveis Caderno 4 Ciprejim elege nova diretoria para biênio 2011/2012 Página 3 Polícia Militar abre 500 vagas para Soldado Caderno 4 Definido prazo para bancos operarem Funcafé Página 3 Escolinha Sub-12 joga neste sábado, buscando vitória, para garantir vaga na final do Campeonato em homenagem a Élzio Nunes de Mattos Caderno 3 ÁGUA: CONSCIÊNCIA E PRESERVAÇÃO Página 3 Equipe Master Jardinense disputa 8º Campeonato Cinquentão de Mogi Guaçu Caderno 3 Fava e Juventude estreiam com vitória na 7ª Taça Categoria Master em comemoração ao 130º aniversário do município Caderno 3 Farmácia Popular cresce 45% no primeiro mês de gratuidade Caderno 3 Revivendo o passado e prestando homenagem a saudosos jardinenses Caderno 2 Dicas de leitura: Livro de Leonardo Brum tem história repleta de lendas e mistérios Caderno 2

Upload: duonglien

Post on 06-Feb-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CianoMagentaAmareloPreto

Santo Antônio do Jardim, 18 de março de 2011, Ano 11, nº 247 - R$ 2,00

O Mió que tá teno!Veja programação na página 4 do Caderno 4

FORRÓZÃO QUE O POVO GOSTA É NA

Prefeitura abre novo Concurso Público

Barros Munhoz é reeleito Presidente daAlesp com votos de 92 dos 94 deputados

Página 2

Caderno 4

Comemoraçõesdos 130 anos

de SantoAntônio doJardim tem

continuidadeneste fim de

semanaCaderno 3

Gabarito eClassificaçãodos Concursospara Professor

e MédicoPlantonista

já estãodisponíveis

Caderno 4

Ciprejim elegenova diretoria

para biênio2011/2012

Página 3

Polícia Militarabre 500 vagaspara Soldado

Caderno 4

Definido prazopara bancos

operaremFuncafé

Página 3

Escolinha Sub-12 joga nestesábado, buscando vitória, para

garantir vaga na final doCampeonato em homenagem a

Élzio Nunes de MattosCaderno 3

ÁGUA: CONSCIÊNCIAE PRESERVAÇÃO

Página 3

Equipe Master Jardinensedisputa 8º Campeonato

Cinquentão de Mogi GuaçuCaderno 3

Fava eJuventude

estreiam comvitória na 7ª

Taça CategoriaMaster em

comemoraçãoao 130º

aniversário domunicípio

Caderno 3

Farmácia Popular cresce 45%no primeiro mês de gratuidade

Caderno 3

Revivendo o passado e prestandohomenagem a saudosos jardinenses

Caderno 2

Dicas de leitura: Livro deLeonardo Brum tem históriarepleta de lendas e mistérios

Caderno 2

Santo Antônio do Jardim, 18 de março de 20112

Diretores: Maycon Martelli e Mônica Monferdini de Oliveira

Editor Chefe: Maycon Martelli(19) 9727-7000 | MSN: [email protected]

Jornalista Responsável: Vinícius Vitor AlvarengaMTB - 33.923

Designer Gráfico/Diagramação: Messias Eli GambaCNPJ: 11.640.730/0001-73 - [email protected]

Reportagens e Fotos: Helen Martelli, Luiz FernandoOliveira da Silva, Maycon Martelli, Mônica Monferdini de

Oliveira, Brian Lopes e Vinícius Vitor Alvarenga

Departamento Comercial: Fátima Martelli (19) 9717-5778

Circulação: Santo Antônio do Jardim, Espírito Santo do Pinhal,Andradas/MG, São João da Boa Vista e Águas da Prata

Desde 12 de fevereiro de 2001Fundadores: Narciso Batista Neto e Teresa Honorio BatistaACONTECE é uma publicação de Jornal O Jardinense Ltda

Redação: Rua Vereador Antônio Augusto Pezotti, 72ASanto Antônio do Jardim • São Paulo

CEP: 13995-000 • Telefone: (19) 3654-1576 • (19) 9631-1877CNPJ: 04.302.426/0001-50 • Inscr. Estadual: Isento

e-mail: [email protected]/jornal_acontece

www.jornalaconteceonline.com.br

Produzido e editado por

[email protected]© Copyright 2007-2011 - MK2P. Todos os direitos reservados

Este jornal não se responsabiliza pelos artigos assinados por nossos colaboradores, poisestes podem expressar apenas suas opiniões pessoais. Os produtos e serviços veiculados em

anúncios publicitários são de inteira responsabilidade dos respectivos anunciantes.

GR

AN

DE

S O

FER

TAS

POLÍTICA

Como torcedor de alam-brado, apaixonado por futebol,não pude deixar de me mani-festar sobre as manchetes quedominaram o noticiário espor-tivo neste início de ano a res-peito do racha no Clube dos13 por causa da venda de di-reitos de transmissão dos jo-gos às emissoras de televisão.Nosso objetivo não é defen-der o time A, B ou C nem aemissora C ou D, apenas aadoção de critérios para queseja beneficiado o palco dafesta, o motivo da paixão dotorcedor, o próprio futebol.

Temos hoje no Brasil umadesigualdade abissal entre osclubes grandes e pequenos, issonão é nenhuma novidade. En-quanto os grandes times lucramde forma estrondosa com ven-da de direitos de transmissão ejogadores, grandes patrocínios,etc, os pequenos sobrevivemà duras penas. Portanto, de-vemos nos perguntar se que-remos campeonatos compe-titivos ou torneios em que sóos grandes times interessam.Daqui a pouco teremos umquadrangular no Campeona-to Paulista e no limite, no Bra-sileirão, uma disputa entreCorinthians e Flamengo, Fla-mengo e Corinthians, equipesde maior torcida no país.

Futebol dentro das quatro linhas

No Brasil, deveriam seradotados critérios que se apro-ximassem de experiências mui-to bem sucedidas, como as doscampeonatos Alemão e Inglês.A Bundesliga alemã tem a mai-or média de público da Europa,40 mil torcedores por jogo, euma distribuição de renda equi-librada entre os clubes. em que50% dos direitos de TV são di-vididos igualmente entre os clu-bes, 25% para os de melhorclassificação e o restante ficapor conta da audiência. O mes-mo acontece com a Liga Ingle-sa (Premier League)

Portanto, se as entidadesque comandam os campeona-tos de futebol não fizeremmudanças nos critérios quepromovam um cenário de mais

igualdade, os times pequenosnão terão capacidade de so-brevivência. O que nos deixamuito chateados dentro detoda essa discussão do Clubedos 13 é a pouca, ou nenhumapreocupação, com as duas fi-guras centrais das competi-ções: o torcedor e o futebol.

O torcedor de um timepequeno sempre quer queseu time vença, é claro. Masmesmo seu time perdendo osjogos, sendo rebaixado, nãocontando com jogadores mi-lionários em seus elencos,enfim, com todas as adver-sidades do caminho, o torce-dor não abandona essa pai-xão jamais. Esse amor e de-dicação que cada um tem porseu clube precisam ser res-

peitados e valorizados.Quando nos referimos a

uma equipe como “time pe-queno”, usamos um jargão dofutebol, sem querer ofendê-lo,menosprezá-lo ou diminuí-lo emuito menos seus torcedores,inclusive eu e meu time, quemos coloca em posição secun-dária são os que querem o re-sultado econômico-financeiroimediato sem se preocuparcom essência da competiçãoe o futuro do futebol (torce-dores, equipes e jogadores).

Por isso defendemos o res-gate do futebol aos nossoscampeonatos, o jogo dentrodas quatro linhas. Toda essadisputa de bastidores precisaser superada para que as no-tícias de dentro do campo se-jam mais enaltecedoras do queas de fora do gramado. Serábom para o torcedor, para ofutebol, um excelente cartãode visitas da sede da Copa de2014 e um espetáculo de quese tenha orgulho. E para quemnão sabe, sou pontepretano!

Deputado FederalGuilherme Campos

Escritório Regional Tel.:(19) 3234-4225

www.deputadoguilhermecampos.com.brwww.twitter.com/

depguilherme

Foto: Gilberto Nascimento

Barros Munhoz é reeleito presidente comvotos de 92 dos 94 deputados da Alesp

O deputado Barros Mu-nhoz foi reeleito, na tarde daúltima terça-feira, 15, presiden-te da Assembleia Legislativade São Paulo (Alesp) comapoio de 92 dos 94 deputados,incluindo os de oposição, comuma articulação que uniu par-tidos historicamente adver-sários como PT e PSDB.Com a vitória e o apoio dogovernador do Estado, Ge-raldo Alckmin (PSDB), o par-lamentar continua por maisdois anos no cargo.

O deputado Rui Falcão (PT)foi eleito primeiro secretário, eTelma de Souza (PT) ficoucomo quarta secretaria. OPSDB terá ainda a primeiravice-presidência, com Celso

Giglio, e o DEM terá a segundasecretaria, com Aldo Demarchi.

Antes da posse e da elei-ção da Mesa, a bancada doPT enviou nota à imprensapara justificar a adesão àcandidatura de Munhoz. Se-gundo os petistas, os votosdados a Munhoz visam “me-lhorias dos mecanismos decontrole da Casa e a demo-cratização da Assembleia”.

Ao tomar posse, Munhozfez um discurso emocionado,em que discorreu sobre suatrajetória política, e, em umaespécie de discurso de desa-gravo, criticou o MinistérioPúblico, que o tornou alvo dedenúncias, recentemente pu-blicadas pela imprensa, afir-

mando ter sido difamado e in-juriado. “Fui condenado semter sido julgado. Tenho certe-za de que a votação que rece-bi não é uma homenagem pes-soal. É uma manifestação detodos que sofrem a injusta per-seguição de maus promotores,que denegriram a imagem noMinistério Público”, afirmou,acrescentando que, em 35anos de vida pública, nunca foicondenado pela Justiça.

Munhoz também dirigiu umagradecimento especial ao PTpelo apoio na eleição. Segun-do o tucano, o partido de opo-sição fez valer o princípio dapresunção de inocência “esoube separar o joio do trigo”.

O presidente da Alesp

afirmou ainda que reassu-me com o objetivo de “ser-vir o povo buscando aten-der seus anseios e ajudar aconstruir uma sociedademais justa e fraterna.”

Munhoz lembrou tambémque a Assembleia Legislativa deSão Paulo está completando 175anos de existência, sendo sem-pre palco para as grandes con-quistas democráticas do povopaulista. “Esta é a Casa que te-mos a obrigação de defender.Esta é a Casa pela qual deve-mos zelar. Este é o Parlamentoque devemos honrar”, enfatizou.

A íntegra do discurso de possede Barros Munhoz está disponívelatravés do link http://bit.ly/eL5v7d

Segundo o secretário da

Casa Civil, Sidney Beraldo, Mu-nhoz mantém contato constan-te com o governador GeraldoAlckmin (PSDB). Alckmin otem defendido publicamente,recomendando cautela nas in-vestigações, ressaltando a bio-grafia do parlamentar. O vice-governador do Estado, Guilher-me Afif Domingos, tambémesteve presente no evento.

O prefeito Luiz ClaudioTrincha e o vice-prefeito Gil-mar Pezotti, acompanhadospelo Fiscal da Prefeitura deSanto Antônio do Jardim, Leo-nel de Lima Scheregate, queestiveram presentes à Ceri-mônia de Posse dos deputa-dos estaduais e eleição damesa diretora da Alesp, após

as solenidades foram recebi-dos no Gabinete da Presidên-cia, onde cumprimentaramBarros Munhoz pela reeleição.

Para Munhoz, “a presen-ça dos líderes jardinenses éparte da grande alegria emsempre contar com o apoio decompanheiros que reconhe-cem o trabalho que vem fazen-do pela região. Quando pensoem Santo Antônio do Jardim,lembro do povo jardinense, tra-balhador e honesto, que luta pelobem de suas famílias e da ci-dade. E é por esse povo quesempre estarei intercedendojunto ao Governo do Estado,para conseguir cada vez maisbenefícios para as famílias jar-dinenses”, declarou.

Munhoz discursou afirmando que seu objetivo é “servir o povo, buscando atender seus anseios eajudar a construir uma sociedade mais justa e fraterna.” O vice governador Guilherme Afif

Domingos e o Secretário da Casa Civil Sidney Beraldo, estiveram presentes, apoiando ecumprimentando o deputado por mais esta vitória

O prefeito Luiz Claudio Trincha e o vice Gilmar Pezotti foram recebidos no Gabinete daPresidência, onde ouviram de Munhoz, mais uma vez, o compromisso de continuar trabalhando

para conquistas que beneficiem o povo jardinense

Santo Antônio do Jardim, 18 de março de 2011 3

Acesse o Blog do Meio Ambiente de Santo Antônio do Jardimhttp://www.mvasajardim.blogspot.com

AGRICULTURA/MEIO AMBIENTE

Ciprejim elege nova diretoria para biênio 2011/2012Amarildo Duzzi, prefeito de Vargem Grande do Sul, recebe cargo de presidente do Prefeito Luiz Claudio, que agora

preside o CBH-Mogi, comitê que reúne 43 municípiosForam eleitos e empossa-

dos, na manhã da última se-gunda-feira, 14, os membrosda nova diretoria do Ciprejim- Consórcio Intermunicipal dePreservação da Bacia do RioJaguari Mirim. A eleição ecerimônia de posse ocorreramno Salão Nobre da Prefeiturade São João da Boa Vista.

A presidência do Consórcio,que antes era ocupada pelo pre-feito Luis Claudio Trincha, deSanto Antônio do Jardim, agorapassou para o prefeito de Var-gem Grande do Sul, AmarildoDuzzi, uma vez que o Estatutoprevê mandato de dois anos.

A reunião contou, além doprefeito Luis Claudio - acom-panhado pelo Engenheiro Am-biental Thiago Krauss (do De-partamento de Agricultura eMeio Ambiente da PrefeituraMunicipal de Santo Antônio doJardim), com as presenças daanfitriã - a vice-prefeita de SãoJoão da Boa Vista Elenice Vi-dolin; os prefeitos de: VargemGrande do Sul - Amarildo Du-zzi; Aguaí - Guttember Adrian;Andradas (MG) - Ademir dosSantos Perez; e representan-tes dos municípios de CasaBranca, Águas da Prata, e Ibi-tiúra de Minas (MG).

A escolha do novo presiden-te do Consórcio ocorreu porvotação nominal e os membrosescolheram abertamente quempreferiam ver no cargo. Candi-dataram-se ao posto os prefei-tos de Aguaí e Vargem Grandedo Sul - que venceu a disputa.Amarildo Duzzi terá, como vice,Guttemberg Adrian.

A coordenação geral con-tinuará com o diretor do De-partamento de Meio Ambien-te Agricultura e Abastecimen-to de São João da Boa Vista,Willian Feldberg Karp. O mes-mo ocorrerá com a Secreta-ria Executiva do Consórcio,que seguirá sendo ocupadapela secretária Márcia Poleti-ni. O Conselho Fiscal terá,como presidente, o prefeito deAndradas, Ademir dos SantosPerez, e, como vice, RobertoNinchillo, prefeito de CasaBranca. A Secretaria ficarácom o representante de SantaCruz das Palmeiras, José Ge-raldo Gândara. O Ciprejim éum Consórcio Intermunicipal,criado em 1991, para promo-ver, controlar e melhorar ascondições de saneamento euso das águas da bacia hidro-gráfica do Rio Jaguari Mirime sub-bacias, principalmente

no que diz respeito ao trata-mento dos esgotos urbanos.

A brilhante condução doprefeito Luiz Claudio no Con-sórcio, aliada aos demais tra-balhos executados pelo bemda causa ambiental, contribuí-ram de forma decisiva para amelhoria do Meio Ambienteem Santo Antônio do Jardim,culminando com a premiaçãodo município, em dezembro doano passado, como MunicípioVerde Azul - pela Secretariado Meio Ambiente do Estadode São Paulo - em reconheci-mento às práticas conservaci-onistas desenvolvidas pela ad-ministração pública jardinense.

A experiência como Presi-dente do Ciprejim permitiu aoprefeito Luiz Claudio ampliarseus conhecimentos e compro-metimento com a causa ambi-

ental, fato reconhecido em fe-vereiro último, quando foi eleitopresidente do Comitê da BaciaHidrográfica do Rio Mogi Gua-çu (CBH-Mogi), entidade querepresenta os 43 municípios in-

ÁGUA: CONSCIÊNCIA E PRESERVAÇÃOHoje, metade da popula-

ção mundial (mais de 3 bilhõesde pessoas) enfrenta proble-mas de abastecimento deágua. Muitas fontes de águadoce estão poluídas ou, sim-plesmente, secaram. Vocêsabia que 97% da água exis-tente no planeta Terra é sal-gada (mares e oceanos), 2%formam geleiras inacessíveise, apenas, 1% é água doce,armazenada em lençois sub-terrâneos, rios e lagos?

Pois, bem, temos apenas1% de água, distribuída desi-gualmente pela Terra, paraatender a mais de 6 bilhões depessoas (a população mundi-al). E esse pouquinho de águaque nos resta está ameaçado.Isso porque, somente agoraestamos nos dando conta dosriscos que representam os es-gotos, o lixo, os resíduos deagrotóxicos e industriais.

Cada um de nós tem umaparcela de responsabilidadenesse conjunto de coisas.

Mas, como não podemos resol-ver tudo de uma só vez, que talcomeçarmos a dar a nossa con-tribuição no dia-a-dia? Vocêsabe quantos litros de água umapessoa consome, em média, pordia? Não? São cerca de 250 li-tros (isto mesmo, 250 litros oumais): banho, cuidados de higi-ene, comida, lavagem de louçae roupas, limpeza da casa, plan-tas e, claro, a água que se bebe.

Dá para viver sem água?Não dá. Então, a saída é fa-

zer um uso racional deste re-curso precioso. A água deveser usada com responsabilida-de e parcimônia. Para nós,consumidores, também signi-fica mais dinheiro no bolso. Aconta de água no final domês será menor. O mais im-portante, no entanto, é ter-mos a consciência de queestamos contribuindo, efe-tivamente, para reduzir osriscos de matarmos a nos-sa fonte de vida: a água.

• Não demore muito tempo no chuveiro;• Feche a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba ouensaboa a mão;• Dê preferência às caixas de descarga no lugar das válvulas;• Feche a torneira enquanto ensaboa a louça;• Preste atenção ao consumo mensal da conta de água. Vocêpoderá descobrir vazamentos que significam enorme desper-dício de água. Faça um teste: feche todas as torneiras e osregistros de casa e verifique se o hidrômetro (aparelho quemede o consumo de água) sofre alguma alteração. Se alte-rar, o vazamento está comprovado;• lavar o carro com balde em lugar da mangueira;• Cuidado: Nada de “varrer” quintais e calçadas com esgui-cho; use a vassoura!

tegrantes dessa bacia.Hoje, sexta-feira, dia 18,

acontece, na cidade de Jabo-ticabal, a primeira sessão docomitê a ser presidida peloprefeito Luiz Claudio.

Com texto e fotos deMarcelo Gregório -

Assessoria de Comunicaçãoda Prefeitura de

São João da Boa Vista([email protected]

| [email protected])

Definido prazo para bancos operarem Funcafé

O Ministério da Agriculturaestá contratando instituições fi-nanceiras para atuarem na apli-cação e administração de recur-sos do Fundo de Defesa da Eco-nomia Cafeeira (Funcafé). As li-nhas de crédito terão a finalida-de de constituir margem de ga-rantias e ajustes diários nas ven-das de mercado futuro (bolsasde valores) e a auxiliar produto-res que tiveram cafezais prejudi-cados por chuvas de granizo.

No caso do mercado futuro,o financiamento funcionarácomo um mecanismo de prote-ção de preços negociados embolsas de mercadorias por pro-dutores e cooperativas. A mar-gem de garantia é o valor exigi-do de todos os clientes para co-brir os riscos dos contratos emaberto. Os ajustes diários são de-correntes das oscilações de pre-ços do produto negociado, combase em expectativas de oferta edemanda desse mercado.

A aplicação na linha de recu-peração de lavouras de café atin-gidas por chuva de granizo desti-na-se às plantações do grão da sa-fra 2010/2011. Os beneficiáriossão cafeicultores que tiveram per-das decorrentes das chuvas degranizo ocorridas entre 1º de ou-tubro de 2010 e 27 de janeiro de

Instituições financeiras têm até 31 de março para encaminhar propostas.Linhas de crédito destinam-se a cobrir riscos no mercado futuro e recuperação

de lavouras atingidas por chuva de granizo

2011, em pelo menos dez por cen-to da área de suas lavouras.

Os bancos interessadosem operar essas duas linhasde crédito devem integrar oSistema Nacional de CréditoRural (SNCR). Os participan-tes deverão encaminhar o pe-dido de contratação até 31 demarço para a Secretaria deProdução e Agroenergia(SPAE) do Ministério da Agri-cultura, no endereço: Esplana-

da dos Ministérios, Bloco D,7º andar, edifício-sede, Brasí-lia/DF, CEP 70.043-900.

Os documentos necessári-os para a assinatura do contra-to constam no Aviso do Minis-tério da Agricultura, publicadono Diário Oficial da União(DOU), disponível através dolink http://bit.ly/fv9CeK

Fonte: Sophia Gebrim - Mi-nistério da Agricultura - http://bit.ly/ijfh1P

O prefeito de Vargem Grande do Sul Amarildo Duzzi (ao lado doprefeito Luiz Claudio) é o novo presidente do Ciprejin

A coordenação continuará com Willian Feldberg Karp, e a Secre-taria Executiva do Consórcio seguirá com Márcia Poletini

Santo Antônio do Jardim, 18 de março de 20114 SOCIAIS

TAMBÉM PARABENIZAMOS OS ANIVERSARIANTES:

19/03 - João Borges Nogueira19/03 - Mariana Bassi

21/03 - Carlos Roberto Teixeira21/03 - João Paulo Seregati

22/03 - Antônio Edson de Souza Leal23/03 - Cláudia Eliana Teixeira

25/03 - Márcio Roberto Rovigatti

No dia 17, Silvia Mustocomemorou mais um ano de

vida. Ocasião em que recebeu osparabéns e votos de felicidadede seu namorado Messias, sua

filha Mariana, familiares, amigose de todo pessoal da Dentsystem

Parabéns a Luciano Roberto de Morais(Sagui), que, no dia 16, comemorou mais um ano

de vida, ao lado de sua namorada, sua filha,familiares e amigos. “Meu anjo, parabéns por

tudo que você é e significa para mim. Agradeço aDeus, por ter colocado você em minha vida e porestar me fazendo muito feliz. Feliz aniversário!

Amo você!” Sua namorada, Márcia.

Parabéns e votos de muitas felicidades ao empresário MárcioZucherato, proprietário da Lajes Veneza, que faz aniversárionesta sexta-feira, 18. Felicidades, Márcio! Que a cada dia sua

vida seja ainda mais repleta de conquistas!

A mamãe Marina e o papai Luiz festejaram, com muitaalegria, os aniversários de seus filhos Bruno (23/02) e

Mariana (15/3). Parabéns aos irmãos, e que suas vidassejam sempre repletas de muita felicidade!

Abraços carinhosos e votosde muitas felicidades a

Juliana Cristina Izidoro,que faz aniversário no dia 22.Que este lindo sorriso estejasempre iluminando seu rosto,

Juliana! Feliz aniversário!

A linda Maria Carolina Francisquini fezaniversário no dia 14, quando recebeuos parabéns do namorado Rodrigo, dos

pais Márcia e José Batista, do irmãoEmerson, da avó Nega, e de todos seus

amigos. Felicidades!

Valdinei José Faria (opopular Fumada) completamais um ano de vida nestasexta-feira, dia 18, quando

recebe os parabéns daesposa Claudineia, dos fihos

Renan e Rafael, dos pais e detodos os amigos.

A esposa Regina, os filhos Mônica, Douglas e Beatriz, e amamãe Lucila, carinhosamente abraçam e beijam o

aniversariante do dia 22, Luiz Carlos de Oliveira, desejando-lhe muita alegria, saúde e paz! Feliz aniversário!

CianoMagentaAmareloPreto

Caderno 2

CianoMagentaAmareloPreto

Santo Antônio do Jardim, 18 de março de 2011, Ano 11, nº 247

Plínio de Arruda Sampaio dá aula sobreconjuntura política na UNIFEOB

O ex-candidato a presidente da República falou sobre o processo histórico do Brasil, com uma rica análise das causas eprognóstico da situação política e econômica

Marluce Gonçalves, do Departamento de Cultura deSanto Antônio do Jardim, prestes a receber autógrafo dePlínio, em seu exemplar do livro escrito pelo palestrante

A presença de Plínio deArruda Sampaio na UNIFE-OB movimentou os universi-tários dos Cursos de CiênciasHumanas e os futuros profes-sores dos Cursos de Licenci-atura como Pedagogia, Letrase os Bacharéis em Direito.

Aproveitando a oportunida-de, também compareceram ex-alunos e outros interessados emouvir o articulado político dis-correr sobre a “Atual Conjun-tura do País”. Também estive-ram presentes vários professo-res da UNIFEOB, e o ex-rei-tor João Otávio Bastos.

O Centro Cultural da Insti-tuição de Ensino ficou peque-no para acomodar todos osparticipantes, que ouviram a pa-lestra atentamente e participa-ram com inúmeras perguntas.

A coordenadora dos Cursosde Ciências Humanas, PatríciaFurlanetto, fez a abertura doevento e agradeceu a Plínio e aopúblico pela presença, na noitedo último dia 10, quinta-feira.

Plínio iniciou saudando atodos e enaltecendo o fato deser ‘praticamente’ sanjoanen-se, ou como ele mesmo disse,mais sanjoanense do que to-dos os que estavam naquelasala. “Eu me casei com umasanjoanense, e recebi o títulode cidadão sanjoanense duasvezes”, comentou, descontra-indo o ambiente.

A palestra de Plínio foi umaaula rica em argumentos eanálises. Na opinião dele, oprocesso histórico que o Bra-

sil vive, leva a economia a umpatamar primário exportador.“Estamos deixando de ser umpaís industrial, estamos impor-tando tudo e isso é muito ruime o que mais me intriga é queos brasileiros estão satisfeitose contentes”, alertou.

Plínio é direto ao criticar apolítica de governo do ex-pre-sidente Lula, e também a elei-ção de Dilma Rousseff, salien-tando principalmente o que dizrespeito à distribuição de ren-da. “Não houve distribuição derenda. Os ricos ficaram muitomais ricos e a massa trabalha-dora recebeu ainda menos doque recebia, mas o povo estácontente com a esmola que éo Bolsa Família”, afirmou.

Além dos programas dogoverno, Plínio falou sobre aaparente calma da economianacional e, de acordo com ele,a falsa impressão de uma mu-dança social favorável para asclasses C e D. “A mudançasocial, esse processo que aclasse C está passando para aclasse B é uma mentira, umafalácia para o povo. Ao par queuma família está conseguindocomprar uma geladeira novapara a casa, o filho dessa famí-lia está em uma escola que nãoensina. As pessoas não temacesso a saúde, a menos quepaguem um plano”, indigna-se.

O ex-candidato a presiden-te do país destacou ainda quea publicidade e a cumplicida-de da mídia substituem a for-ça repressora nacional. “Na

sociedade de massa, poucosfalam em suas comunidades,em grupos e a mídia acaba do-minando e cria verdades ab-solutas que impossibilitam dever a verdade e tomar deci-sões acertadas”, comentou.

Plínio lembrou que as uni-versidades eram campos fér-teis para a discussão, onde aspessoas se reuniam para falarsobre política, economia e ofuturo do país e que hoje os jo-vens estão acomodados, preo-cupados em cursar uma facul-dade apenas para arrumar umemprego. “Os jovens não de-batem, não se encontram paradiscutir política, porque estãodecepcionados e esperam sem-pre pouquinho”, analisa.

Fazendo um prognóstico,Plínio avalia que se não houveruma mudança política, o futurodo país será a barbárie social.“Viveremos em uma constanteviolência do Estado e violênciado narcotráfico. A populaçãoestará sempre oprimida, regre-dindo economicamente, social-mente, sem saúde, sem escolae refém da violência”.

Para mudar esse caótico ce-nário o político disse que vê ape-nas uma saída, que é a reformaagrária e reforma política, trans-formando o país de capitalistapara socialista. “Se tivermos con-dições de montar uma força so-cialista em 10, 20, 30 anos, con-seguiremos vencer essa culturado favor e melhorar verdadeira-mente a sociedade”, disse Plínio.

Avaliando se existem con-dições para tamanha transfor-mação social e econômica, opolítico é taxativo ao falar quesim. “Condições objetivas exis-tem. A força produtiva do paísé suficiente para que todos osbrasileiros tenham condições devida digna”, porém Plínio tam-bém é realista ao assumir que“o que faltam são condiçõessubjetivas, o povo alienado sema menor consciência da explo-ração que sofre”, lamentou,pedindo ao público presente

que falasse sobre essa possibi-lidade que é o Socialismo.

Ao final da palestra, Plínio foimuito aplaudido pelos universitári-os, os quais fizeram inúmeras per-guntas pertinentes e engajadas.

Na oportunidade tambémforam autografados os exem-plares de sua obra: “Por queparticipar da política?”.

A nova contratada do De-partamento de Cultura de San-

to Antônio do Jardim, Marlu-ce Gonçalves, esteve presen-te, assistindo à palestra e par-

Centro Cultural da UNIFEOB, repleto de espectadores,para a palestra com Plínio de Arruda Sampaio

ticipando dos debates, e tam-bém recebeu autógrafo de Plí-nio em seu exemplar do livro.

Santo Antônio do Jardim, 18 de março de 20112 CULTURADicas de Leitura da Biblioteca Municipal “Dr. Cássio Ribeiro Porto”

Por Branca [email protected]

Em Pedra-Luz, os morado-res ansiavam encontrar umajóia rara, que acreditava-seestar escondida na ilha, e quehavia sido roubada dos pira-tas mercenários na virada doséculo XIX. Cercada de inú-meras lendas e mistérios, di-zia-se que tal jóia era capazde realizar os desejos maissecretos das pessoas.

Naquela fatídica terça-fei-ra, do ano de 1995, ao desem-barcar as mercadorias para oscomerciantes locais, o encar-regado da Central Foods en-controu a ilha completamentedeserta. E o que era mais in-trigante: todos os pertencespessoais dos moradores havi-am sido deixados para trás,como se todos eles tivessemtido uma pressa enorme e in-condicional. Ninguém fez as

Um Mundo Perfeito - Leonardo Brum

Vende-se jogos de Playstation 2APENAS R$ 4,00 - Temos

todos os jogos que você quiser

Cel: (19) 9171.1454email: [email protected]

malas. Ninguém levou nada.Um carro ainda com o motorligado, funcionando sozinho nabeira da estrada. A comidaqueimando no fogão, em umadas casas. A TV ligada, quetransmitia apenas uma enig-mática tela azul.

Para onde teriam ido os207 moradores, que faziamde Pedra-Luz a sua moradapermanente?

Sua salvação dependia deuma força maior, que pareciainexistir em suas vidas, acos-tumados há tantos anos aoconforto de seus mundos pri-vados, e da descoberta de umsegredo familiar guardado asete chaves, envolto num te-mor ancestral pelo que pode-ria acontecer se fosse nova-mente revelado. Um mistérioque remontava aos primórdi-os de Pedra-Luz. Um perigoarrebatador tão antigo quantoa própria alma dos homens.

R. José Justino de Oliveira, 140

Santo Antônio do Jardim - SP

Fone/Fax: (19) 3654-1610 / 3654-1535

www.wilsonfr.com.br

Wilson FrancischiniCRC-SP - 1SP 103.719/0-0

ERRAMOSDiferentemente do que foi publicado na

Edição 246 (04/3), em matéria sobre a con-tratação de estagiária para formação de acer-vo histórico e cultural do município, o cor-reto seria ter constado na legenda da fotodo casal Gabriel Rabelo de Oliveira e Gui-lhermina Vallim de Oliveira, importantes pi-oneiros jardinenses, que a mesma foi tiradadepois de 1912, e não em 1900.

Santo Antônio do Jardim, 18 de março de 2011 3GERALRevivendo o passado e prestandohomenagem a saudosos amigos

Em pé da esquerda para direita: Massagista João Galinha, José Carlos Soldado, Badu, Toninho 100 grama, Nego, AriBaiano, Lilicão, Afonso, Tião Teixeira e o Presidente do Cereja na época, Élzio Nunes de Mattos. Agachados da

Esquerda para Direita: o menino Mário Figueiró Júnior, Delvo Venício Trincha, Agenor Baruque, Luiz, Toninho Pires,Tião Cirino, Irédio Bertassoli, José Sueitt e o menino Marcelo, filho de Toninho 100 Grama.

Equipe de Veteranos daSociedade Esportiva Jardi-nense, nos anos 70, que par-ticipou de jogo amistoso con-tra os Veteranos de Águas da

Prata, Centro RecreativoJardinense (Cereja).

Entre os atletas, saudo-sos amigos, como José Car-los Soldado, Toninho 100

grama (goleiro da equipe) eToninho Pires (que faleceuno último dia 09 e que dei-xará muita saudade a todosseus amigos).

Domingo tem“Caminhada

Vida Saudável”Não perca, neste domingo,

dia 20, a partir das 07h30, a“Caminhada Vida Saudável”,em comemoração às festivi-dades do município.

Com saída de frente àPrefeitura Municipal epercurso de 4km, a cami-nhada, que contará com os

integrantes do Grupo daMelhor Idade e ProjetoQual ismais , também éaberta à participação dapopulação em geral.

Participe e descubra umjeito agradável e descontraídode cuidar bem de sua saúde equalidade de vida!

Acontece neste sábado,19, a partir das 08 horas, noConjunto Aquático Munici-pal, o Festival de Natação,em Comemoração ao 130ºAniversário de Santo Antô-

Natação

Alunos de Etecs conquistammais de mil vagas emuniversidades públicas

Dos mais de mil candidatos aprovados nos últimos vestibulares,238 entraram em Fatecs e 15 em Institutos Federais

Estudantes das EscolasTécnicas Estaduais (Etecs)conquistaram mais de milvagas em instituições de en-sino superior públicas novestibular para o 1º semes-tre de 2011. O levantamen-to feito junto às Etecs con-tabilizou faculdades e uni-versidades estaduais e fede-rais. Boa parte dos alunosescolhe a carreira de tecnó-logo: dos 1.041 aprovados,238 ingressaram em Fatecs,15 em Institutos Federais deEducação, Ciência e Tecno-logia (Ifets) e 34 na Univer-sidade Tecnológica Federaldo Paraná.

No site do Centro PaulaSouza, órgão do governopaulista que administra asEtecs e Faculdades de Tec-nologia (Fatecs) do Esta-do, é possível conferirquantas vagas cada unida-de conquistou nos vestibu-lares. O endereço éwww.centropaulasouza.sp.gov.br.

Uma prévia do bom ren-dimento dos alunos dasEtecs já havia sido registra-da no Exame Nacional doEnsino Médio (Enem) 2010,com base na prova realiza-da em 2009. Entre as 50 es-colas públicas estaduais doBrasil com melhor pontua-ção, 34 eram Etecs. Das 50melhores escolas públicas

paulistas, 41 eram Etecs.Das 50 escolas estaduaismais bem classificadas noEstado de São Paulo, 44eram Etecs.

A Etec de São Paulo(Etesp) foi considerada amelhor escola estadualpaulista. No ranking naci-onal, ficou em 2º entre asestaduais e, na capital, em17º lugar entre públicas eprivadas, à frente de colé-gios particulares tradicio-nais. Na capital, das 10 es-colas públicas com melhorpontuação, 9 eram Etecs.Das 89 Etecs que partici-param do Enem, 11 fica-ram em primeiro lugar emseus municípios, entre pú-blicas e privadas.

Santo Antônio do Jardime região é atendida pelaETEC “Dr. Carol ina daMotta e Silva”, conheci-da como Escola Agrícola,de Espírito Santo do Pi-nha l , que oferece umagrande variedade de cur-sos gratuitos de qualidade,preparando os alunos paraserem mais capazes e com-petitivos, seja enfrentandoa disputa por vagas em uni-versidades, ou na conquis-ta de uma colocação nomercado de trabalho.

O site da ETEC “Dr. Ca-rolino da Motta e Silva” é owww.etepinhal.com.br ondeos interessados encontraminformações detalhadas so-bre os cursos oferecidos.

Procurando mais uma vezatender a um número maiorde pessoas interessadas emleituras específicas, o Flipo-ços 2011 traz, pela primeiravez em Poços de Caldas, opalestrante, consultor orga-nizacional e especialista emdesenvolvimento das Com-petências de Liderança ePreparação de Equipes, es-critor Eduardo Shynashiki.

Shynashiki é também pre-sidente da Sociedade CreSerTreinamentos, empresa deconsultoria dedicada à expan-

Eduardo Shinyashiki no Flipoços 2011

são das potencialidades do serhumano para gerar realizaçãopessoal e profissional. Comespecialização em desenvolvi-mento humano nos EstadosUnidos, Europa, América doSul, México e Índia, EduardoShyniashiki tem uma trajetó-ria acadêmica dedicada aoestudo e à pesquisa dos aspec-tos emocionais, mentais e físi-cos do ser humano. Como de-corrência desse conhecimen-to, tornou-se palestrante derenome internacional, dandotreinamentos que são aplica-

dos em educação, comunica-ção, liderança, inovação e de-senvolvimento humano e orga-nizacional. Seu trabalho nasorganizações tem por objetivodesenvolver o poder pessoal,em programas interativos quecapacitam os participantes aenfrentarem seus desafios,criando novas realidades e re-sultados. É colaborador peri-ódico de artigos para revistase jornais, e autor dos livros“Viva como você quer viver”(também disponível em au-diolivro) e “A vida é um mi-lagre”, ambos publicadospela Editora Gente.

Porém, acima de tudo,Eduardo Shinyashiki é um serhumano interessado em con-tribuir para a humanidade pormeio de todas as suas idéias,ações e manifestações.

A participação de Eduar-do Shyniashiki no Flipoços2011 acontecerá dia 07 demaio, às 16 horas, no Teatroda Urca, com entrada franca.Os ingressos poderão ser re-tirados a partir de 22 de mar-ço na GSC (Ed. Manhattan -sala 305) mediante a doaçãode um livro de literatura embom estado para a Campanha“Doe um Livro”.

Conheça mais sobre otime de grandes escritoresdes ta edição no sitewww.feiradolivropocosdecaldas.com.br

A 6ª Feira Nacional do Li-vro de Poços de Caldas e Fli-poços 2011 é uma realização daGSC Eventos Especiais e con-ta com a parceria da PrefeituraMunicipal e patrocínio da Petro-bras. Maiores informações pelofone (35) 3697 1551.

nio do Jardim, com a parti-cipação dos alunos da Es-colinha Municipal e partici-pação especial do Grupo daMelhor Idade. Compareçae prestigie!

A Prefeitura Municipal deSanto Antônio do Jardim, atra-vés do Departamento de Es-portes, expressa seus senti-mentos aos familiares.

Santo Antônio do Jardim, 18 de março de 20114

No último mês de feverei-ro, a Comissão Organizadorada 38ª EAPIC (ExposiçãoAgropecuária, Industrial eComercial de São João da BoaVista), que ocorre de 8 a 17de julho, lançou uma enquetepara saber quais shows o pú-blico gostaria de ver na festadeste ano.

A enquete ficou no site dafesta por cerca de 20 dias e,dentre as três atrações maisvotadas (Claudia Leitte, Exal-

EAPIC 2011 traz Claudia Leitte e Jorge & Mateustasamba e Jorge & Mateus),a organização da festa conse-guiu contratar duas: ClaudiaLeitte e Jorge & Mateus.

Vale lembrar que a canto-ra Claudia Leitte já havia ven-cido a enquete do ano passa-do no voto espontâneo, porém,falta de data e outros detalhesinviabilizaram a contratação.

Este ano, como a cantoranovamente foi muito votada, aComissão Organizadora con-seguiu uma data para que ela

se apresente na EAPIC 2011.Já a dupla Jorge & Mateus,

mais uma vez foi a mais vota-da no estilo sertanejo. No anopassado, a dupla também foi amais pedida, e este ano issoocorreu novamente. Diante dis-so, Jorge & Mateus foram con-tratados para a 38ª EAPIC.

A Comissão Organizadoraainda continua trabalhandopara fechar a grade de sho-ws deste ano e, em breve,outros nomes e todas as da-tas das apresentações se-

rão divulgados.Mais de 3.000 pessoas par-

ticiparam da enquete, o quetotalizou 18.288 votos. Valeressaltar, porém, que só foicomputado um voto por e-mail (ou seja, alguns artistasreceberam centenas de votosde um mesmo e-mail, mas,nestes casos, só foi compu-tado um único voto). Diantedisso, a enquete acabou fe-chando com 9.168 votos váli-dos, evitando assim qualquermanipulação da enquete por

parte de fãs, empresários eprodutores de artistas.

Claudia Leitte é uma dasprincipais estrelas do AxéMusic, e, mais uma vez, foi umdos grandes destaques do car-naval de Salvador deste ano.Com sucessos como Exttrava-sa, Beijar na Boca e Bola deSabão, ela levantou os turis-tas em Salvador, e prometefazer o mesmo em São Joãoda Boa Vista, na 38ª EAPIC.

Jorge & Mateus tambémaproveitaram o carnaval, e se

apresentaram, pela primeiravez, em Salvador. Com umamistura de ritmos, os canto-res levantaram a galera e sur-preenderam os foliões. Maisuma vez o público de SãoJoão e região terá a oportu-nidade de ver um show des-ta dupla, que é uma das gran-des revelações do sertanejo.

Vale lembrar que ClaudiaLeitte e Jorge e Mateus foramindicados e concorrem aos“Melhores do Ano”, no Pro-grama Domingão do Faustão.

GERAL

CianoMagentaAmareloPreto

Caderno 3

CianoMagentaAmareloPreto

Santo Antônio do Jardim, 18 de março de 2011, Ano 11, nº 247

Campeonato em homenagem a Élzio Nunes deMattos tem última rodada classificatória neste sábado

Neste sábado, 19, acontece a úl-tima rodada de classificação do Cam-peonato de Categoria de Base emhomenagem a Élzio Nunes de Mat-tos, que está sendo realizado no Cen-tro Recreativo Jardinense (Cereja).

As equipes da Escolinha Munici-pal de Santo Antônio do Jardim, nasCategorias Sub-16 e Sub-14 já ga-rantiram suas vagas nas Finais.

Os atletas da Categoria Sub-10decidirão a 3ª colocação, enquantoa Categoria Sub-12 precisa ven-cer a equipe do Palmeiras F.C.(São João da Boa Vista) para con-quistar o direito de participar daFinal do Campeonato.

Confira todos os resultados, até a5ª rodada, e os jogos da 6ª rodada,que acontecem amanhã, dia 19,para completar o quadro de equi-pes que disputarão os 1º e 3º luga-res, no dia 26:

1ª RODADA - 12/02 - SÁBADO08 horas - Categoria 01/02 -

Escolinha Municipal de Santo An-tônio do Jardim 0 x 6 Projeto So-cial de Aguaí

09 horas - Categoria 99/00 - Es-colinha Municipal de Santo Antôniodo Jardim 2 x 2 Projeto Social deAguaí (Pênaltis: Escolinha Municipalde Santo Antônio do Jardim 2 x 1Projeto Social de Aguaí)

10 horas - Categoria 97/98 - Es-colinha Municipal de Santo Antôniodo Jardim 1 x 1 Projeto Social deAguaí (Pênaltis: Escolinha Municipalde Santo Antônio do Jardim 0 x 2Projeto Social de Aguaí)

11 horas - Categoria 95/96 - Es-colinha Municipal de Santo Antô-nio do Jardim 2 x 0 Projeto Socialde Aguaí

2ª RODADA - 19/02 - SÁBADO08 horas - Categoria 01/02 -

Palmeiras F.C. (São João da Boa

Vista) 6 x 2 Escolinha Municipalde Albertina/MG

09 horas - Categoria 99/00 -Palmeiras F.C. (São João da BoaVista) 0 x 3 Escolinha Municipalde Albertina/MG

10 horas - Categoria 97/98 -Palmeiras F.C. (São João da BoaVista) 12 x 0 Escolinha Municipalde Albertina/MG

11 horas - Categoria 95/96 - Pal-meiras F.C. (São João da Boa Vis-ta) 3 x 0 Escolinha Municipal deAlbertina/MG

3ª RODADA - 26/02 - SÁBADO08 horas - Categoria 01/02 - Es-

colinha Municipal de Albertina/MG7 x 1 Escolinha Municipal de SantoAntônio do Jardim

09 horas - Categoria 99/00 - Es-colinha Municipal de Albertina/MG2 x 0 Escolinha Municipal de SantoAntônio do Jardim

10 horas - Categoria 97/98 - Es-colinha Municipal de Albertina/MG1 x 2 Escolinha Municipal de SantoAntônio do Jardim

11 horas - Categoria 95/96 - Es-colinha Municipal de Albertina/MG2 x 3 Escolinha Municipal de SantoAntônio do Jardim

4ª RODADA - 05/3 - SÁBADO08 horas - Categoria 01/02 - Pal-

meiras F.C. (São João da Boa Vista)6 x 0 Projeto Social de Aguaí

09 horas - Categoria 99/00 - Pal-meiras F.C. (São João da Boa Vista)4 x 0 Projeto Social de Aguaí

10 horas - Categoria 97/98 - Pal-meiras F.C. (São João da Boa Vista)9 x 0 Projeto Social de Aguaí

11 horas - Categoria 95/96 - Pal-meiras F.C. (São João da Boa Vista)3 x 0 Projeto Social de Aguaí

5ª RODADA - 12/03 - SÁBADO08 horas - Categoria 01/02 - Pro-

jeto Social de Aguaí 3 x 3 EscolinhaMunicipal de Albertina/MG - Pênal-tis: Projeto Social de Aguaí 0 x 2 Es-colinha Municipal de Albertina/MG

09 horas - Categoria 99/00 - Pro-jeto Social de Aguaí 0 x 9 EscolinhaMunicipal de Albertina/MG

10 horas - Categoria 97/98 - Pro-jeto Social de Aguaí 0 x 1 EscolinhaMunicipal de Albertina/MG

11 horas - Categoria 95/96 - Pro-jeto Social de Aguaí 3 x 1 EscolinhaMunicipal de Albertina/MG

6ª RODADA - 19/03 - SÁBADO08 horas - Categoria 01/02 - Es-

colinha Municipal de Santo Antôniodo Jardim x Palmeiras F.C. (São Joãoda Boa Vista)

09 horas - Categoria 99/00 - Es-colinha Municipal de Santo Antôniodo Jardim x Palmeiras F.C. (São Joãoda Boa Vista)

10 horas - Categoria 97/98 - Es-colinha Municipal de Santo Antônio

do Jardim x Palmeiras F.C. (São Joãoda Boa Vista)

11 horas - Categoria 95/96 - Es-colinha Municipal de Santo Antôniodo Jardim x Palmeiras F.C. (São Joãoda Boa Vista)

26/03 - SÁBADO - DISPUTADO 1º E 3º LUGARES

08 horas - 3º lugar - Categoria01/02 - Projeto Social de Aguaí xEscolinha Municipal de Santo An-tônio do Jardim

09 horas - 3º lugar - Categoria 99/00 - Projeto Social de Aguaí x

10 horas - 3º lugar - Categoria 97/98 - Projeto Social de Aguaí x Esco-linha Municipal de Albertina/MG

11 horas - 3º lugar - Categoria 95/96 - Projeto Social de Aguaí x Esco-linha Municipal de Albertina/MG

13 horas - 1º lugar - Categoria 01/02 - Palmeiras F.C. (São João daBoa Vista) x Escolinha Municipal deSanto Antônio do Jardim

14 horas - 1º lugar - Categoria 99/00 - Palmeiras F.C. (São João daBoa Vista) x Escolinha Municipal deSanto Antônio do Jardim

15 horas - 1º lugar - Categoria 97/98 - x Escolinha Municipal de Alber-tina/MG

16 horas - 1º lugar - Categoria 95/96 - Palmeiras F.C. (São João daBoa Vista) x Escolinha Municipal deAlbertina/MG

* Obs: Quando há empate no tem-po normal de jogo, a decisão vai paraos pênaltis, quando o vencedor somamais um ponto de bonificação, acu-mulando dois pontos na partida.

O Campeonato é uma realiza-ção da Prefeitura Municipal deSanto Antônio do Jardim, atravésdo Departamento de Esportes,Cultura e Turismo, com apoio daCâmara Municipal e Fundação deAmparo ao Menor “Dr. José deOliveira e Silva”.

Escolinha Municipal Categoria Sub-12, que precisa vencer a equipe do Palmeiras F.C. (São João da BoaVista) neste sábado, 19. Em pé, da esquerda para a direita: Euler, Luan, Pedro, Thiago, Pedrinho, Pedro

Espovieri, Marquinho Zuim, João Pedro, Caio e Técnico Marquinhos. Agachados, da esquerda para adireita: Victor Hugo, Wiliffer, João Vitor, Luis Henrique, Baby, Marcos Vinícius e Denilson.

Santo Antônio do Jardim, 18 de março de 20112 ESPORTES

Locais para inscrições: Bar do João Nogueira (Jardim Primavera);Venda do Jair Maceira (Elias); Bar do Amarildo (Elias); Campo de Bocha

do Maltempi e Venda do Zuca.

Início: 3ª semana de março.

Corra! Ainda dá tempo! Faça sua inscrição para o5º Campeonato de Bocha da Venda do Zuca!

Realização: Venda do Zuca e AmigosApoio: Prefeitura Municipal de Santo Antônio doJardim, através do Departamento de Esportes,

Cultura e Turismo

Equipe Master Jardinense disputa 8ºCampeonato Cinquentão de Mogi Guaçu

Tem início, no próximo dia03 de abril, o 8º Campeonatode Futebol Cinquentão - Edi-ção 2011, realizado pelo De-partamento de Esportes da ci-dade de Mogi Guaçu.

A equipe de Master Jardi-nense, que conquistou o vice-campeonato no ano passado,participa mais uma vez doevento, representando de for-ma honrosa Santo Antônio do

Jardim, já que, ano a ano, vemtendo um desempenho cadavez melhor na competição.

Confira a tabela com a pro-gramação completa do Cam-p e o n a t o :

Equipe Master Jardinense. Em pé, da esquerda para a direita: Vardinho, Peva, ZéPedro, Sabão, Vardevir Belli, Zé Leitão, Clodoaldo, Muzamba Gilmar e Técnico

Narcizo. Agachados, da esquerda para a direita: Marreta, Buia, Mano, Jair Dainesi,Nenê Biajoli, Biscoito, Pedro José, Moacir Belli, Acácio Fuliaro e Cunha.

Antônio Donizeti Miguel (Toninho Caramujo):saudades do “Leão da Divisa”

Antônio Donizeti Miguel (ouToninho Caramujo, como eracarinhosamente conhecido),morador do bairro Santa Cruz,esposo, pai, amigo e esportista,tinha paixão pelo futebol.

Junto do também saudosoCélio Scanavachi - de quem eraum verdadeiro “braço direito” -desde a sua fundação partici-pou, por vários anos, da equipedo Leão da Divisa, também co-nhecida como Scanavachi F.C.

No último dia 26 de feve-reiro, quando finalmente con-seguiu tornar realidade, depoisde muita insistência, reunindo

vários amigos para aprática do futebol, naintenção de trazer no-vamente alegria aoCampo do Scanavachi,participava de um jogotreino naquele bairro esentiu-se mal. Seusamigos o socorreram,levando até o hospitalde Andradas (MG),mas, infelizmente, nãoresistiu, e veio a falecer.

O prefeito LuizClaudio Trincha, ovice-prefeito Gilmar

Amigos e familiares, prestando homenagem a Toninho Caramujo, no Campo do Scanavachi

Final do Campeonato em homenagem a Nego Belli,alguns dias antes do falecimento de Toninho Caramujo,quando este esteve prestigiando o evento, junto de seu

filho Xandu e amigos

Pezotti, o Diretor de Espor-tes Tadeu Fabris, o Assis-tente do Departamento deEsportes Mário MarcosMassoni (Marreta), juntode todos os que o conhece-ram, lamentam profunda-mente tão irreparável per-da, deste amigo que já dei-xou muita saudade. Atravésdesta singela homenagemtransmitimos nossos maisprofundos e sinceros senti-mentos de pesar e condo-lências aos familiares, nes-te momento de tanta dor.

Antônio Donizeti Miguel (oToninho Caramujo). Esportista

apaixonado que já deixou muitassaudades em todos que tiveram a

felicidade de conhecê-lo

7ª Taça Categoria Master emcomemoração ao 130º aniversário

Teve início no último dia 11,sexta-feira, a 7ª Taça Catego-ria Master em comemoração ao130º aniversário de Santo Antô-nio do Jardim, entre as equipes

Juventude 2 x 1 São Paulo e Jar-dim Primavera 2 x 6 Fava.

Com os resultados, as equi-pes do Juventude e Fava es-tão classificadas para a 2º

fase, aguardando os jogos des-ta sexta-feira, 18, entre BelliSantana x Jardinense e SantaBárbara x Santa Cruz, paraconhecerem seus adversários.

JuventudeFava

Santo Antônio do Jardim, 18 de março de 2011 3SAÚDE

A massagem, uma das mais an-tigas formas de manipulação do cor-po humano, tem sido empregadac o m ê x i t o p o r m u i t a s c u l t u r a scomo meio de promoção e restau-ração da saúde. Pode ser entendi-da como manipulação do corpo compropósitos terapêuticos. Por voltade 3000 a.C, fo i u t i l i zada comomedida terapêutica científ ica pe-los chineses; também Hipócrates,o pai da medicina moderna, a em-pregou. O valor da massagem emnossa sociedade atual é tão impor-tante como antigamente.

O emprego das mãos no tratamen-to é bastante eficiente, pois permite oconhecimento mais profundo das par-

A importância da massagemtes anatômicas do corpo do indivíduo,diferentemente dos aparelhos, possibi-litando a identificação de algum tipo deanormalidade nas peças ósseas e teci-dos moles do corpo.

A aplicação correta da massagemajuda na tonificação e recuperação dosseus músculos, auxilia no equilíbriodos órgãos internos e sistema nervo-so, aumenta a respiração celular e cir-culação sanguínea e também provocauma ótima sensação de repouso ebem estar. A massagem permite queo sangue e a linfa velhos saiam dostecidos e voltem ao coração e aospulmões com maior facilidade, condu-zindo sangue novo e oxigenado paraas células. Vários resíduos metabóli-

cos são eliminados com a utilizaçãoda massagem, permitindo uma recu-peração mais rápida e completa apósexercícios físicos extenuantes.

A aplicação da massagem pode serrealizada tanto no chão como sobre umamaca apropriada. O importante é que apessoa se sinta confortável durante a

manipulação e utilize uma respiraçãotranqüila que lhe proporcione o total re-laxamento do corpo. É recomendávelque se utilize óleos ou cremes acom-panhado de músicas adequadas com-pletam o ambiente perfeito para asessão;sendo que a duração de umamassagem depende do objetivo e dis-ponibilidade do cliente. Geralmente, otempo mínimo utilizado é de 45 minu-tos, podendo chegar até 1 hora. Expe-rimente um dia e compreenda a ener-gia e grandeza do seu corpo.

Clínica JardimLuiz Alberto Tangerino

FisioterapeutaRua Presidente Álvares

Florence nº 379Telefone: (19) 3654.1569

Santo Antônio do Jardim - SP

Coluna Mais SaúdePerguntas e sugestões podem ser enviadas por e-mail para

[email protected] ou para o endereço: ruaCotoxó, 303, conjunto 81-82, São Paulo, SP, CEP 05021-000

*Distribuição Acontece Comunicação e Notícias

A SAÚDE APÓS UM TERREMOTO

Além de todos os riscos envolvidos nesteseventos, até mesmo quem está longe pode

sofrer as consequências

ESPAÇO MÉDICO

7 de abril: médicos interromperãoatendimento a planos de saúde

Os médicos de todo o país suspenderão o atendi-mento aos planos e seguros de saúde no próximo dia7 de abril, Dia Mundial da Saúde. Nesse dia, os médi-cos não realizarão consultas e outros procedimentos.Os pacientes previamente agendados serão atendidosem nova data. Todos os casos de urgência e emergên-cia receberão a devida assistência. A mobilização é umato em defesa da saúde suplementar, da prática segu-ra e eficaz da medicina e, especialmente, por mais qua-lidade na assistência prestada aos cidadãos. O objeti-vo é protestar contra a forma desrespeitosa com queos médicos e os pacientes são tratados pelas empre-sas que atuam no setor. A paralisação é referendadapela Associação Médica Brasileira, Conselho Federalde Medicina, Federação Nacional dos Médicos e peloconjunto das sociedades de especialidades médicas.Por isso, é importante a participação de todos os médi-cos. Mais informações sobre o movimento nos siteswww.amb.org.br ; www.cfm.org.br; www.fenam.org.br.

8° Congresso Paulista de Anestesiologiaacontece em maio

Entre 26 e 29 de maio de 2011, o Centro de Exposi-ções Rebouças, em São Paulo, sedia a 8ª edição doCOPA – o Congresso Paulista de Anestesiologia, pro-movido anualmente pela SAESP. O evento promete aosparticipantes uma atualização científica de qualidade,com a participação de renomados profissionais não sóda área anestesiológica, mas também de outras espe-cialidades como terapia intensiva, tratamento da dor ecuidados paliativos. Já estão confirmadas as vindas dequatro especialistas internacionais: os drs. BernardCholley, da França; Enrico Storti, Itália; e os norte-ame-ricanos Hendrikus Lemmens e Andrea Kurz. Mais infor-mações em www.saesp.org.br.

VIII CongressoBrasileiro de Asma,DPOC e Tabagismo

A Sociedade Brasileira dePneumologia e Tisiologia pro-move, entre os dias 24 e 27de agosto de 2011, noSummerville Beach Hotel, emPorto de Galinhas,Pernambuco, o principal even-to da especialidade. O VIII Congresso Brasileiro de Asma,DPOC e Tabagismo contará com a participação de con-vidados internacionais e uma intensa programação ci-entífica que discutirá os principais aspectos destas trêsgrandes áreas da especialidade: asma, tabagismo edoença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Toda a pro-gramação do congresso, além de outras informaçõessobre inscrições e hospedagens estão disponíveis emhttp://www.sbpt.org.br/asma2011.

Após um ter-remoto, o riscode um infartoagudo domiocárdio au-menta quatrovezes, assimcomo dobra aincidência dederrames (aci-dente vascularcerebral). Foi oque se obser-vou no Japão,em 1995, quan-

do, em apenas 20 segundo, um terremoto de intensi-dade 7,3 na escala aberta de Richter devastou Kobe, aquinta cidade do Japão, deixando mais de seis mil mor-tos. Os eventos ocorridos naquele país nos últimos diassão de dimensões ainda maiores. O principal deles,na sexta-feira, 11 de março, alcançou 8,9 pontos naescala Richter, tornando-se o sétimo pior tremor de todaa história da humanidade.

De acordo com o dr. Artur Zular, consultor científicodo Instituto Qualidade de Vida e presidente do Departa-mento de Medicina Psicossomática da AssociaçãoPaulista de Medicina, terremotos como estes predis-põem à riscos também os familiares que residem forado Japão, como no Brasil, cuja colônia japonesa nu-merosa é muito vinculada ao que ocorre em sua terranatal. Além disso, muitos jovens brasileiros trabalhamatualmente no Japão. Aos familiares que residem noBrasil, o especialista recomenda procurar ao máximodiminuir o grau de estresse e ansiedade.

Segundo o dr. Artur, em seu livro Sucesso sem Stress(ed. Best Seller 3ª. ed.), o controle do estresse podediminuir em 77% o risco de eventos agudos emcardiopatas. “Na semana seguinte ao terremoto de LosAngeles, houve um aumento de cinco vezes nos infartosfatais comparados aos três anos anteriores”, revela.

As doenças crônicas também pioram nestas circuns-tâncias, tais como diabetes mellitus, levando os porta-dores a aumento dos níveis de glicose no sangue. “Tam-bém tornam-se mais frequentes a insuficiência renalcom necessidade de diálise e a hipertensão arterial,com descompensação e crises hipertensivas sintomá-ticas e até fatais”. Especializado em estresse e qua-dros de estresse pós-traumático, que podem cursarcom transtornos de ansiedade, depressão, fobias edoenças psicossomáticas, o dr. Artur alerta, ainda, paraoutras possíveis consequências.

“Terremotos podem causar e desencadear quadrosde gastrite e úlceras gástricas, asma severa e umapiora nos índices de qualidade de vida como um todo,pois os indivíduos podem sofrer privações alimentarese ainda ser vítimas da deficiência na prestação de ser-viços médicos e assistenciais”.

O programa Farmácia Po-pular apresentou crescimentoexpressivo no primeiro mês degratuidade dos medicamentospara hipertensão e diabetes.Cresceu 45% o número deautorizações (para venda eoferta grátis) de todos os 25itens do “Aqui Tem FarmáciaPopular”, entre 14 de feverei-ro e 14 de março, nas farmáci-as da rede privada credencia-das ao programa. Esse períodorefere-se aos primeiros 28 diasdo “Saúde Não Tem Preço”,ação do governo federal que,desde o dia 14 do último mês defevereiro, subsidia 100% do va-lor dos medicamentos para hi-pertensão e diabetes.

Do início da gratuidade doprograma até a última segun-da-feira (14), foi retirado umtotal de 2,6 milhões de itenscontra 1,8 milhão no períodoanterior (de 14 de janeiro a 14de fevereiro). O aumento dasautorizações para oferta gra-tuita de medicamentos parahipertensão e diabetes foi ain-da maior: cresceu 61% e 50%,respectivamente.

A gratuidade no FarmáciaPopular beneficiou os usuári-os de medicamentos no país etrouxe vantagens, tanto paraas farmácias conveniadas,quanto para a indústria farma-cêutica. O salto nas retiradasde medicamentos mostra queo programa não só amplia oacesso da população à assis-tência farmacêutica, comotambém é vantajoso para ocomércio varejista, ao alavan-car as vendas de outros itensdisponíveis nos estabelecimen-tos, “atraídas” pelos produtosdisponíveis no Aqui Tem Far-mácia Popular. “Com isso, asfarmácias e drogarias creden-ciadas ao programa aumentam

Farmácia Popular cresce 45%no primeiro mês de gratuidade

Número de ofertas gratuitas e autorizações comerciais aumenta de 1,8 milhão para 2,6milhões desde o início do “Saúde Não Tem Preço”

a competitividade no merca-do em relação aos estabeleci-mentos não-conveniados”,analisa o diretor de Assistên-cia Farmacêutica do Ministé-rio da Saúde, José Miguel doNascimento Júnior.

Para viabilizar a gratuida-de dos medicamentos para hi-pertensão e diabetes disponí-veis no programa, o ministériofez um intenso trabalho de ar-ticulação com produtores e dis-tribuidores da indústria farma-cêutica e também com os es-tabelecimentos parceiros doprograma. Com isso, o setorprodutivo e as unidades conve-niadas, em uma atitude social-mente responsável, se compro-meteram com o programa.

O acesso da população àsunidades do Farmácia Popu-lar foi facilitado por meio deuma ferramenta inovadora: umserviço de SMS (mensagemvia celular) que informa asunidades credenciadas maispróximas à casa do usuário doprograma. Basta enviar men-sagem para o número 27397informando o CEP da residên-cia (somente os números, semsinais gráficos) que, em pou-cos segundos, o usuário rece-

be resposta com informaçõesprecisas sobre o nome, o en-dereço e o telefone de atétrês farmácias onde o usuá-rio poderá obter, de graça,medicamentos para hiperten-são e diabetes. O serviço de“torpedo” via SMS não temqualquer custo à populaçãoe permanece disponível atéo final deste mês.

Além dos medicamentosgratuitos para hipertensão ediabetes, o “Aqui Tem Farmá-cia Popular” oferece mais 14tipos de medicamentos, comaté 90% de desconto, utiliza-dos no tratamento de asma, ri-nite, mal de Parkinson, osteo-porose e glaucoma, além defraldas geriátricas. Os medica-mentos são oferecidos em maisde 15 mil farmácias e drogari-as da rede privada credencia-das ao “Aqui Tem FarmáciaPopular” e nas 544 unidadespróprias (administradas pelogoverno federal) do programa.

Em Santo Antônio do Jar-dim, a Drogaria Salles, locali-zada à Rua Presidente Álva-res Florence - 500 - Centro, éa credenciada do programa.

Para obter os produtos dis-poníveis no Farmácia Popular,

o usuário precisa apresentarCPF, documento com foto ereceita médica, que é exigidapelo programa como uma for-ma de se evitar a automedi-cação, incentivando o uso ra-cional de medicamentos e apromoção da saúde.

Eventuais dúvidas sobre oFarmácia Popular podem ser es-clarecidas e comunicadas ao Mi-nistério da Saúde - pelos estabe-lecimentos credenciados ou pe-los usuários do programa - pormeio do Disque-Saúde (0800-61-1997) como também pelo [email protected] eainda no site do Ministério da Saú-de, através do link http://bit.ly/eKqfQo

Os medicamentos gratui-tos para hipertensão e diabe-tes são identificados pelo prin-cípio ativo ou “nome genéri-co”, que é a substância quecompõem o medicamento. Ositens disponíveis são informa-dos pelas unidades do progra-ma, onde os usuários podemser orientados pelo profissio-nal farmacêutico. É ele quedeverá informar, ao usuário, oprincípio ativo que identifica onome comercial do medica-mento (de marca, genérico ousimilar) prescrito pelo médico.

Hipertensão: Captopril 25 mg (comprimido); Maleato de enalapril 10 mg (comprimido);Cloridrato de propranolol 40 mg (comprimido); Atenolol 25 mg (comprimido);Hidroclorotiazida 25 mg (comprimido); Losartana Potássica 50 mg

Diabetes: Glibenclamida 5 mg (comprimido); Cloridrato de metformina 500 mg (comprimido);Cloridrato de metformina 850 mg (comprimido); Cloridato de metformina de ação prolongada500 mg; Insulina Humana NPH 100 UI/ml (suspensão injetável, frasco-ampola 10 ml); InsulinaHumana NPH 100 UI/ml (suspensão injetável, frasco-ampola 5 ml); Insulina Humana NPH100 UI/ml - suspensão injetável, refil 3ml (carpule); Insulina Humana NPH 100 UI/ml -suspensão injetável, refil 1,5ml (carpule); Insulina Humana Regular 100 UI/ml (soluçãoinjetável, frasco-ampola 10 ml); Insulina Humana Regular 100 UI/ml (solução injetável, frasco-ampola 5 ml); Insulina Humana Regular 100UI/ml - solução injetável, refil 3ml (carpules);Insulina Humana Regular 100UI/ml - solução injetável, refil 1,5ml (carpules)

Princípios ativos dos medicamentos oferecidos gratuitamentepelo “Aqui Tem Farmácia Popular”

Secretaria confirma caso de sarampoimportado e convoca paulistas para vacinação

A Secretaria de Estado daSaúde de São Paulo decidiuconvocar as pessoas que irãoviajar ao exterior ou a outrosestados brasileiros para quetomem a vacina contra o sa-rampo, caso ainda não te-nham sido imunizadas. Omotivo é a confirmação doprimeiro caso importado desarampo no Estado desde2005. A ação é preventiva,com objetivo de evitar que adoença retorne a circular noterritório paulista.

Segundo investigação doCentro de Vigilância Epide-miológica (CVE) da Secre-taria, o caso confirmado é deum morador de Campinas,de 41 anos, sem documen-tação de vacina tríplice vi-ral, que viajou para Orlando

Paciente de Campinas contraiu vírus durante viagem aos EUA; quem vai viajar aoexterior ou a outros estados deve se proteger

(EUA) em janeiro. Análi-ses de amostras de sanguee urina feitas no InstitutoAdolfo Lutz, em São Pau-lo, e na Fiocruz, no Rio deJaneiro, deram positivopara sarampo.

Além dos viajantes, de-vem tomar a vacina os pro-fissionais que atuam no se-tor de turismo, como moto-ristas de táxi, funcionáriosde hotéis e restaurantes, eoutros que mantenham con-tato com turistas no Estado.Também devem tomar umadose da vacina profissionaisde saúde e de educação.

Casos de sarampo conti-nuam ocorrendo em diferen-tes partes do mundo, comoEuropa, África e Austrália.Na região das Américas

houve evidência de surtosneste ano no Canadá, Esta-dos Unidos e Argentina. NoBrasil, em 2010, foram iden-tificados 68 casos de saram-po, distribuídos entre Pará,Rio Grande do Sul e Paraíba.

O Estado de São Paulonão apresenta casos autóc-tones de sarampo desde2000. Em 2001, 2002 e 2005foram identificados quatrocasos importados ou vincu-lados à importação.

“A vacinação é a formamais eficaz de se prevenir osarampo. Por isso reforça-mos a necessidade de todosaqueles que não tiveremcomprovação de dose emcarteira, em especial aos vi-ajantes, comparecerem aospostos de saúde para toma-

rem a vacina e ficarem pro-tegidos”, afirma HelenaSato, diretora de Imunizaçãoda Secretaria.

Para os viajantes que re-tornam a São Paulo a orien-tação é para que fiquematentos aos sintomas do sa-rampo. Os principais sinto-mas são febre e exantema(manchas avermelhadas nocorpo), acompanhados ounão de tosse, coriza e con-juntivite. Nesses casos a re-comendação é para que apessoa procure imediata-mente um posto de saúde eevite contato desnecessáriocom outras pessoas até quereceba avaliação médica.Fonte: Secretaria de Estadoda Saúde de São Paulo -http://bit.ly/e0m5QS

Santo Antônio do Jardim, 18 de março de 20114 Santo Antônio do Jardim, 18 de março de 20114 ANÚNCIO

CianoMagentaAmareloPreto

Caderno 4

CianoMagentaAmareloPreto

Santo Antônio do Jardim, 18 de março de 2011, Ano 11, nº 247

Motorista é pego embriagado e tem veículo apreendidoNo último sábado, dia 12,

por volta das 11h30, os polici-ais militares Soldado Sérgio eSoldado Clodoaldo receberamdenúncia, através do telefo-ne emergencial 190, infor-mando que, nos arredores

do Bairro Jardim Primave-ra, havia uma pessoa embri-agada dirigindo um veículo.

Após patrulhamentopelo bairro, foi abordadoum veículo Ford Escort,placas CYM-3558, de San-

to Antônio do Jardim, con-duzido pelo SoldadorJ.C.P.L., de 29 anos, oqual, momentos antes daabordagem, estava com di-ficuldades para engatar mar-cha, e, ao descer do veícu-

lo, aparentava sinais notóri-os de embriaguez alcoólica,exalando forte odor etílico.

O motorista, que estava nacompanhia de um amigo, emsuas declarações confessouter ingerido bebida alcoólica.

PM é acionada para atender mulherferida a golpe de faca

No último dia 11, sexta-feira, às 13h30, os polici-a i s m i l i t a r e s S o l d a d oNavas e Soldado Monto-ni, foram acionados paracomparecer ao Pron toAtend imen to da UMS“Raul da Costa Câmara”,

onde havia sido socorri-da uma mulher, vítima del e s ã o c o r p o r a l c l a r a -m e n t e p r o v o c a d a p o rgolpe de faca. A ví t imaé por tadora de disfun-ções menta i s e r e s idena zona rura l de Santo

Antônio do Jardim. Se-gundo laudo médico, avít ima possuía um feri-m e n t o n o q u a d r i l e s -querdo, de aproximada-mente 8 cm de profundi-dade.

Por haver controvérsias

nas declarações de paren-tes sobre as formas doacontecimento, foi apre-sentada ocorrência na De-legacia de Santo Antôniodo Jardim, para apuraçãodos fatos, através de Inqu-érito Policial.

Polícia Militar abre 500 vagas para Soldado

Quinhentos cargos desoldado de 2 ª Classe daPolícia Militar do Estado deSão Paulo serão preenchi-dos por meio de concursopúblico, realizado pela Fun-dação Vunesp.

A abertura do concurso,autorizada por meio de des-pacho do governador do Es-tado de São Paulo, visa pre-encher 500 vagas de solda-do de 2ª Classe para o Qua-dro de Praças de Polícia Mi-litar (QPPM), em caráter deestágio probatório, que incluio Curso Técnico de PolíciaOstensiva e Preservação daOrdem Pública.

As 500 vagas serão preenchidas por meio de concurso público, realizado pela FundaçãoVunesp. As inscrições poderão ser feitas pela internet, de 21 de março a 20 de abril

Para ingressar no quadrode Praças da Polícia Militaré preciso ter no mínimo 18anos e no máximo 30 anos,ter concluído o ensino mé-dio, estar em dia com asobrigações eleitorais e mi-litares, não ter respondi-do ou estar respondendoa processo administrativoe ter no mínimo 1,65m dealtura.

As inscrições devem serfeitas exclusivamente pelainternet, no site da Vunesp- http://bit.ly/dQPbsH noperíodo das 10h do dia 21 demarço até as 16h de 20 deabril. Após ler atentamente

o edital, o candidato deverápreencher a ficha de inscri-ção, optando por realizar asProvas de Escolaridade(Partes I e II) nos municípi-os de Araçatuba, Bauru,Campinas, Piracicaba, Pre-sidente Prudente, RibeirãoPreto, Santos, São José doRio Preto, São José dosCampos, São Paulo e Soro-caba.

Ao preencher a ficha deinscrição o candidato deve-rá imprimir o boleto bancá-rio e pagar a taxa de R$ 50em qualquer agência bancá-ria. Não será aceito paga-mento de taxa de inscriçãopor meio de depósito em cai-xa eletrônico, pelos correi-os, fac-símile, transferênciaeletrônica, DOC (inclusiveeletrônico), ordem de paga-mento ou depósito em contacorrente.

O concurso será com-posto de Prova de Escolari-dade (I e II), que visa ava-liar o grau de conhecimen-to do candidato, necessáriopara o desempenho dasatribuições na PM, além deProva de CondicionamentoFísico, exames médicos epsicológicos, investigaçãosocial e análise de docu-mentos e títulos.

A Prova de Condiciona-mento Físico será realizadapela Escola de Educação Fí-sica (EEF) da Polícia Mili-tar e, para fazê-la, o candi-dato deverá apresentaratestado médico expedidopor órgão público ou parti-cular de saúde - informan-do que ele está apto para afunção.

Os exames de saúdetambém têm caráter elimi-natório e serão realizadospor uma junta médica indi-cada pelo chefe do CentroMédico da Polícia Militar,nomeada pelo diretor depessoal, com critérios es-tabelecidos pelo Departa-mento de Perícias Médi-cas do Centro Médico daPM, e aprovado pelo co-mandante geral da PM. Jáos exames psicológicosserão realizados exclusi-vamente pela Diretoria dePessoal, em conformidadecom as normas em vigordos Conselhos Federal eRegional de Psicologia.Após os exames serão fei-tas a investigação social eanálise de documentos etítulos. Fonte: Secretariada Segurança Pública doEstado de São Paulo -http://bit.ly/eGD9Ip

A ocorrência foi apresen-tada ao Plantão Policial deEspírito Santo do Pinhal, onde

o veículo permaneceu apreen-dido, após ser autuado admi-nistrativamente.

Santo Antônio do Jardim, 18 de março de 20112 EDITAISEDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº. 04/2011

A Prefeitura do Município de Santo Antônio do Jardim, Estado de São Paulo, torna público que realizará através daforma prevista no artigo 37 da Constituição Federal a abertura de inscrições para CONCURSO PÚBLICO paraprovimento de empregos públicos providos pelo Regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O ConcursoPúblico será regido pelas instruções especiais constantes do presente Edital, elaborado de conformidade com ospreceitos da Legislação Federal e Municipal vigentes, e aquelas que vierem a ocorrer, com a coordenação da ComissãoEspecial de Acompanhamento do Concurso Público nomeada pelo Decreto nº 2661/011 de 15 de março de 2011.

1. INFORMAÇÕES PRELIMINARES1.1. São especificações do emprego1.1.1. Do emprego, requisitos, carga horária, vencimento, número de vaga e taxa de inscrição:

1.2. A primeira fase do Concurso Público será realizada sob a responsabilidade técnica e operacional da empresa TSR– Prestadora de Serviços S/S Ltda., que estará sujeita a cumprir as normas deste edital. Os procedimentos pré-admissionais, exames médicos e complementares e o Curso de Capacitação, neste caso, se necessário, serão decompetência da Prefeitura Municipal.1.3. A seleção compreenderá o exame de habilidades e de conhecimentos aferidos por meio de aplicação de provasobjetivas, de caráter eliminatório e classificatório.1.3.1. O candidato aprovado nas provas objetivas estará sujeito a exame médico admissional de caráter obrigatório.1.4.. A Prefeitura estima convocar de imediato a quantidade de candidatos descrita na coluna “N° de Vagas” da tabelaconstante do item 1.1.1 deste Edital. A Prefeitura poderá, de acordo com suas necessidades, durante a vigência desteProcesso, convocar candidatos até o limite de vagas criadas para os referidos empregos constantes do Quadro dePessoal. Poderá também, durante a vigência do Processo, convocar da lista de aprovados, candidatos para vagas quevenham a ser criadas, no respectivo emprego público.1.5. A jornada de trabalho é especificada na tabela acima deste Edital, com atividades de segunda à sexta feira, podendoocorrer escala de revezamento aos sábados, domingos e feriados, bem como no horário noturno, obedecida a legislaçãopertinente, exceção feita às profissões regulamentadas por legislação específica.1.6. Os candidatos aprovados em todas as fases do concurso, quando da necessidade e conveniência da PrefeituraMunicipal e a obediência rigorosa da ordem de classificação, serão admitidos em caráter de estágio probatório por umperíodo de 03 (três) anos. Nesse período será avaliada, para efeito de conversão ao Contrato Permanente, a adequaçãodo candidato ao emprego e os desempenhos obtidos nas atividades vinculadas, inclusive nos treinamentos que oemprego exigir, conforme os critérios de avaliação de desempenho utilizados pela Prefeitura Municipal.1.7. Desempenho esperado dos profissionais: Conhecimento e domínio dos procedimentos e/ou técnicas de execuçãode seu trabalho, realizando suas tarefas com interesse, qualidade, dedicação e responsabilidade; relacionamento inter-pessoal adequado com a sua equipe de trabalho e com os munícipes, criando um clima de colaboração e de respeito;capacidade para executar suas tarefas com precisão, rapidez e organização; pontualidade; capacidade para identificaras interfaces de seu emprego e o impacto do seu desempenho no resultado de sua unidade e da organização.

2. EMPREGOS DO CONCURSO2.1. Os empregos, número de vagas, requisitos exigidos, jornada de trabalho, referencia, remuneração e taxa de inscriçãosão especificados na tabela do item I deste Edital, estabelecidos por Lei Municipal.

3. INSCRIÇÕES3.1. As inscrições estarão abertas no período de 18/03/2011 à 25/03/20113.2. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o Edital e certificar-se de que preenche todos osrequisitos exigidos para o ingresso no emprego.3.3. A inscrição do candidato implicará conhecimento e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas nesteedital, das quais não poderá alegar desconhecimento.3.4. Objetivando evitar ônus desnecessários, o candidato deverá orientar-se no sentido de recolher o valor da inscriçãosomente após tomar conhecimento de todos os requisitos exigidos para o Concurso e ainda dos locais credenciadospara recolhimento da taxa.3.5. Para inscrever-se, o candidato deverá, no período das inscrições, preencher o formulário de inscrição “on-line viainternet” a partir das 00:00 horas do dia 18 de março de 2011 até às 23h59 min do dia 25 de março de 2011 observadoo horário oficial de Brasília/DF, através do site www.tsrconcursos.com.br, observando:a) ler atentamente as instruções e informações relativas ao concurso público, preenchendo devidamente a Ficha de Inscrição.b) pagar a taxa de inscrição correspondente ao emprego para o qual está concorrendo, cujo boleto será gerado pelosistema, a título de ressarcimento de despesas com material e serviços, o qual, depois de quitado comprovará ainscrição do candidato no Processo.3.6. A TSR Prestadora de Serviços S/S Ltda. e a Prefeitura Municipal, não se responsabilizarão por solicitação deinscrição via internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congesti-onamento de linha, ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.3.7. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado em agência bancária Bradesco, até o dia 28 de março de 2011,através de ficha de compensação por código de barras.3.8. Não será aceito pagamento da taxa de inscrição pelo correio, fac-símile, transferência eletrônica, DOC, depósitoem conta corrente, DOC eletrônico, ordem de pagamento, condicional ou fora do período estabelecido pelo item 3.8,ou por qualquer outro meio não especificado neste Edital.3.9. A empresa TSR Prestadora de Serviços S/S Ltda. e a Prefeitura Municipal, em nenhuma hipótese, processarãoqualquer registro de pagamento com data posterior ao dia 28 de março de 2011. As solicitações de inscrições realizadascom pagamento após esta data não serão aceitas.3.10. O candidato somente terá sua inscrição deferida após o recebimento, pela TSR Prestadora de Serviços S/S Ltda.,através do banco, da confirmação do pagamento de sua taxa de inscrição no valor estipulado neste Edital. Como todoo procedimento é realizado por via eletrônica, o candidato não deve remeter a empresa TSR Prestadora de Serviços S/S Ltda. e a Prefeitura Municipal, cópia de sua documentação, sendo de sua exclusiva responsabilidade a informaçãodos dados no ato de inscrição, sob as penas da lei.3.10.1. O interessado com indisponibilidade de acesso à internet poderá inscrever-se através do Posto de Atendimen-to, junto ao Departamento de Cultura sito à Rua Presidente Álvares Florence, 352 Centro, Santo Antonio do Jardim- São Paulo, no período de 18 à 25/03/2011, exceto sábados, domingos e feriados, no horário das 09:00 às 11:00 horase das 13:00 às 16:30 horas.3.10.2. Para inscreverem-se no Posto de Atendimento, o candidato deverá no ato da inscrição estar de posse dedocumento de Identidade e CPF, para o preenchimento da ficha de inscrição.3.11. DURANTE AS INSCRIÇÕES O CANDIDATO DEVERÁ ESTAR CIENTE QUE:a) O pagamento das inscrições poderá ser efetuado em dinheiro ou cheque do próprio candidato e que os pagamentosefetuados em cheque somente serão considerados quitados após a respectiva compensação.b) em caso de devolução do cheque por qualquer motivo, a regularização do pagamento somente poderá ser feita dentro doperíodo das inscrições. A não regularização do pagamento, dentro do período determinado, implicará nulidade da inscrição.c) são vedadas a isenção total ou parcial e a devolução da taxa de inscrição, salvo em caso de cancelamento do certamepor conveniência ou interesse da Prefeitura Municipal.d) a declaração falsa ou inexata dos dados constantes da Ficha de Inscrição determinará o cancelamento da inscrição ea anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época, ficando o candidato sujeito às penalidades legais.f) verificado, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição fora das condições previstas neste edital, a mesma serácancelada, não cabendo ao candidato alegar desconhecimento das regras aqui estabelecidas.g) após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato será informado via e-mail (se informado na ficha de inscrição) aconfirmação do pagamento e informações adicionais com relação à data, local e horário das provas.h) os comunicados e atos decorrentes do presente Edital através do site www.tsrconcursos.com.br, tem carátermeramente informativo, sendo que as matérias oficiais serão as divulgadas através da Imprensa Oficial do municípiode Santo Antônio do Jardim - SP.3.12. INSCRIÇÕES PELA INTERNET3.12.1. Para realizar inscrição on-line, o candidato deverá adotar os seguintes procedimentos:a) estar ciente de todas as informações sobre este concurso público;b) cadastrar-se, no período entre 0 (zero) hora do dia 18/03/2011 e 23he59min do dia 25/03/2011, observado o horáriooficial de Brasília/DF, por meio do formulário específico disponível no endereço eletrônico www.tsrconcursos.com.br.c) imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição em agência Bradesco até a data de vencimento.3.12.2. As inscrições efetuadas somente serão acatadas após a comprovação do pagamento da taxa de inscrição, pormeio de boleto bancário.3.12.3 É da responsabilidade exclusiva dos candidatos os dados cadastrais informados no ato de inscrição, sob as penas da lei.3.12.4. Os candidatos que se enquadram nas condições previstas no item 4. CANDIDATOS PORTADORES DEDEFICIÊNCIA, deste Edital, deverão encaminhar os documentos solicitados, conforme descrito no item 4.2.2., paraa Prefeitura Municipal até o 3º (terceiro) dia depois de efetivada a inscrição, que os encaminhará à Comissão Especialde Concurso Público.3.12.5. No dia de realização da prova, o candidato deverá levar o comprovante de inscrição e original dodocumento de identidade.3.12.6. A TSR Prestadora de Serviços S/S Ltda. não se responsabiliza por solicitação de inscrição via Internet nãorecebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas decomunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.3.12.7. Não serão considerados inscritos no concurso, os candidatos que não tenham efetivado o pagamento da taxa deinscrição até a data informada no boleto bancário.3.12.8. Na inscrição o candidato formalizará sua opção para concorrer, exclusivamente às vagas destinadas ao empregode sua escolha, durante o prazo de validade deste Concurso Público na qual prestará todas as informações solicitadas,expressando sua concordância em aceitar as condições do presente Concurso Público e as que vierem a se estabelecer,sob as penas da lei, sendo vedada a alteração de sua opção inicial após o pagamento da taxa de inscrição.

4. CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA4.1. Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever neste Concurso Público, desde que asatribuições do emprego pretendido não sejam incompatíveis com a deficiência de que são portadoras, e a elas serãoreservados 5% (cinco por cento) do total das vagas oferecidas ou que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do

concurso, de acordo com o artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal e Decreto 3.298, de 20.12.99, e suas alterações.4.1.1. Para os empregos cuja oferta inicial é de 01 (uma) vaga, a princípio não será reservada vaga para candidatosportadores de deficiência, regendo-se a disputa por igualdade de condições, em respeito ao princípio da isonomia.4.1.2. Para atendimento pleno no disposto neste item, na eventual utilização do presente processo para contratação devagas provenientes de criação, demissões, aposentadorias ou qualquer outra forma de vacância, para cada 10 (dez)candidatos, 01 (uma) será reservada ao Portador de Deficiência, devidamente aprovado e classificado neste processo.4.1.3. Serão, entretanto elaboradas 02 (duas) listas de classificados, uma geral, com a classificação e pontuação detodos os candidatos aprovados, e uma especial, com a classificação e pontuação dos candidatos aprovados na condiçãode portadores de necessidades especiais.4.1.4. Na falta de candidatos inscritos e/ou aprovados para as vagas reservadas a portador de necessidades especiais,estas serão preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância da ordem de classificação.4.2. Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas noartigo 4º do Decreto 3.298/99.4.2.1. No ato do preenchimento da Ficha de Inscrição, o candidato portador de deficiência deverá declarar no campoapropriado essa condição, e a deficiência da qual é portador.4.2.2. Os portadores de deficiência inscritos deverão encaminhar à Prefeitura Municipal, até o 3º (terceiro) dia útil apósa sua inscrição, Laudo Médico (original) atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referênciaao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência.Este Laudo será retido e ficará anexado nos autos do processo. Caso o candidato não anexe o Laudo médico, não seráconsiderado como portador de deficiência apto para concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado talopção na Ficha de Inscrição. O Laudo também deverá ser apresentado quando dos exames pré-admissionais, no casodo candidato ser aprovado e convocado.4.2.3. O Laudo médico citado no subitem anterior terá validade somente para este concurso público e não serádevolvido, assim como não serão fornecidas cópias desse laudo.4.2.4. O candidato portador de deficiência que, no ato da inscrição, não declarar essa condição, não poderá interporrecurso em favor de sua situação.4.3. O candidato portador de deficiência que necessitar de tempo adicional ou condições especiais para a realização dasprovas objetivas deverá requerê-lo, no prazo de até o 3º (terceiro) dia útil após a efetivação de sua inscrição, indicandoclaramente quais os recursos especiais necessários, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialistada área de sua deficiência.4.3.1. Os candidatos que, dentro do prazo estabelecido não atenderem os dispositivos mencionados não terão a provaespecial preparada, nem as condições adequadas e nem os recursos necessários, seja qual for o motivo alegado.4.3.2. As solicitações de condições especiais, bem como de recursos especiais, serão atendidas obedecendo aoscritérios de viabilidade e de razoabilidade.4.3.3. Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipomiopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.4.4. Às pessoas portadoras de deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto 3.298/1999,participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo dasprovas, avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida paratodos os demais candidatos.4.5. O candidato que tiver concorrendo na condição de portador de deficiência física deverá, em caso de convocaçãopara a fase de pré-admissional, submeter-se a exames médicos e complementares realizados pela Secretaria de Saúdedo Município, ou credenciados, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não,e o grau de deficiência incapacitante para o exercício das atribuições do emprego.4.5.1. Havendo parecer médico contrário à condição de deficiência, apresentada pelo candidato, este terá seu nomeexcluído da lista de classificação dos portadores de deficiência e passará a integrar a lista de classificação geral.4.5.1.1. Será igualmente excluído da lista de classificação de deficientes, o candidato que não comparecer ou nãoresponder à convocação citada no item 4.5.4.6. Se a deficiência for considerada incompatível com as atividades previstas para o emprego, descrito no preâmbulodo presente edital, o candidato será eliminado do concurso.4.7. A análise dos aspectos relativos ao potencial de trabalho do candidato portador de deficiência obedecerá aodisposto no artigo 20 da Lei nº 8.112/90, conforme artigos 43 e 44 do Decreto nº 3.298/99.

5. DO DEFERIMENTO OU INDEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES.5.1. Findo o prazo das inscrições, a Comissão publicará a relação dos candidatos inscritos e dos que tiveram suainscrição indeferida, com os respectivos motivos.5.2. O candidato deverá acompanhar todas as publicações pela imprensa e, publicações via internet pelo site em carátermeramente informativo www.tsrconcursos.com.br, pertinentes a esse edital, bem como, a relação de candidatosdeferidos para confirmar sua inscrição. Caso sua inscrição não tenha sido deferida ou processada, o mesmo não poderáprestar provas, podendo impetrar recurso, conforme previsto neste Edital.5.3. Do indeferimento da inscrição caberá recurso, sem efeito suspensivo, no prazo de 02 (dois) dias úteis contados da data dapublicação pela imprensa local, endereçado ao Senhor Prefeito Municipal que será decidido em igual período pela Comissão.5.4. Na eventual ocorrência da falta de decisão pela Comissão dentro do prazo estabelecido no Inciso anterior, ocandidato terá assegurado sua participação nas provas, na pendência da decisão posterior da Comissão sobre odeferimento ou manutenção do indeferimento da sua inscrição.5.5. Ocorrendo a decisão em favor do candidato, o mesmo permanecerá dentro dos trâmites regulares do processo e, naeventual decisão desfavorável, cessam-se todos os efeitos decorrentes da inscrição e o candidato excluído do Concurso.

6. DAS PROVAS DO CONCURSO6.1. PROVAS OBJETIVAS - de caráter classificatório e eliminatório6.1.1. A prova objetiva constará das disciplinas especificadas no Anexo II deste Edital e serão apresentadas, em umúnico caderno, de acordo com o conteúdo programático constante deste edital. Essa prova terá a duração de 3 horas.6.1.2. Serão classificados os candidatos que obtiverem nota mínima de 50 (cinquenta) pontos no conjunto das disciplinas.6.1.3. As provas objetivas serão distribuídas conforme especificação abaixo:

7. CRITÉRIOS DE DESEMPATE7.1. Na hipótese de empate na média final, serão aplicados sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:a) com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos da Lei Federal nº. 10.741/03, entre si e frente aosdemais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;b) maior nota na prova de conhecimentos específicos;c) maior número de filhos menores de 06 anos ou incapazes;d) maior número de filhos maiores de 06 anos e menores que 14 anos;e) casado;f) viúvo;g) separado judicialmente ou divorciado, com encargos de família;e) sorteio.

8. REALIZAÇÃO DAS PROVAS8.1. Caso haja necessidade de condições especiais para se submeter às provas e demais exames previstos neste Edital,o candidato portador de deficiência, ou não, deverá solicitá-las por escrito, à Prefeitura Municipal, até o 3º. (terceiro)dia útil após a efetivação da inscrição, indicando claramente quais os recursos especiais necessários.8.2. A prova será aplicada em data, hora e local, divulgados com antecedência mínima de 05 (cinco) dias da suaaplicação, por ocasião da homologação das inscrições e a convocação será afixada no local de costume da PrefeituraMunicipal e publicada, por meio da Imprensa Oficial do Município. É de responsabilidade exclusiva do candidato aidentificação correta de seu local de prova e o comparecimento no horário determinado.8.2.1. É dever de o candidato acompanhar todas as publicações referentes ao concurso.8.3. A TSR Prestadora de Serviços S/S Ltda. providenciará como complemento às informações citadas no subitem 8.2,o envio de comunicação pessoal dirigida ao candidato, via e-mail, informando a data, o local e o horário de realizaçãodas provas, entretanto, não serão encaminhados informativos aos candidatos, cujo endereço na Ficha de Inscrição nãocontenha o e-mail e/ou esteja incompleto.8.3.1. A comunicação complementar dirigida ao candidato é meramente informativa e, se extraviada ou por qualquermotivo não for recebida pelo candidato, não desobriga o candidato do dever de observar os editais a serem publicados,consoante dispõe o subitem 8.2 deste Edital.8.4. O ingresso do candidato na sala onde se realizarão as provas só será permitido no horário estabelecido, mediantea apresentação do Comprovante de Inscrição e de documento de identidade Oficial (original), preferencialmente oinformado na inscrição.8.4.1. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização das provas, documento de identidadeoriginal, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência comdata de validade atualizada, bem como outro documento oficial que o identifique.8.4.2. Não serão aceitos como documento de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras demotorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, documentos ilegíveis,não-identificáveis e/ou danificados, cópias e protocolos.8.4.3. O candidato que não apresentar documento de identidade oficial original, não poderá fazer as provas, ou testesem qualquer das fases para o qual for convocado e será automaticamente eliminado do Concurso Público.8.4.4. Em hipótese alguma serão realizadas provas fora do local, cidade, data e horário determinado.8.4.5. Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado deste concurso público o candidato que:a) faltar, chegar atrasado à prova, ou que, durante a sua realização, for colhido em flagrante comunicação com outrocandidato ou com pessoas estranhas, oralmente, por escrito ou através de equipamentos eletrônicos, ou, ainda, quevenha a tumultuar a realização das provas, podendo responder legalmente pelos atos ilícitos praticados.b) for surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução das provas;c) entrar e permanecer na sala de provas com aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, relógio do tipo data bank,walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquinas calculadoras ou similares, anotações,impressos, livros ou qualquer outro material de consulta ou comunicação). Caso o candidato leve algum aparelhoeletrônico, este deverá ser recolhido à Coordenação e devolvido ao final das provas. O descumprimento da presenteinstrução implicará na eliminação do candidato, caracterizando-se tal ato como tentativa de fraude.d) entrar ou permanecer com armas no local de realização das provas. Caso o candidato detenha o porte legal de arma,

Santo Antônio do Jardim, 18 de março de 2011 3EDITAISeste deverá recolhê-la à Coordenação, a qual lhe será devolvida ao término das provas.e) forçar a entrada no local de provas, após o fechamento dos portões e/ou o início das provas.f) ausentar-se da sala de realização das provas, sem acompanhamento de fiscal, após ter assinado a lista de presença.g) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;h) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas;i) descumprir as instruções contidas no caderno de provas, na folha de respostas ou neste Edital.j) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido com qualquer membroda equipe de aplicação das provas, com as autoridades presentes e/ou com outros candidatos.k) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos, para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa doconcurso público;l) fizer, em qualquer momento, declaração falsa ou inexata.m) não comparecer nos locais, datas e horários determinados.8.4.6. O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com, no mínimo, 30 minutos de antecedência,portando lápis preto nº 02, borracha e caneta esferográfica azul ou preta, e só poderá retirar-se do recinto de provas,decorrida 01 (uma) hora do início das mesmas.8.4.7. Por razões de segurança, de ordem técnica e de direitos autorais adquiridos, não serão fornecidos exemplares docaderno de questões a candidatos ou instituições de Direito Público ou Privado, mesmo após o encerramento do concurso.8.4.8. O candidato ao terminar a prova entregará ao fiscal, juntamente com o Cartão de Respostas, seu Caderno deQuestões, e poderá levar, em folha especifica disponibilizada pela TSR, as respostas de suas questões, a fim deconferência posterior com o gabarito.8.4.9. Não haverá segunda chamada para as provas. O não-comparecimento a quaisquer das provas resultará naeliminação automática do candidato.8.4.10. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para aplicação das provas em virtude deafastamento de candidato da sala de provas.8.4.11. As provas objetivas serão corrigidas por meio de processamento eletrônico.8.4.12. As respostas das provas objetivas deverão ser transcritas para a Folha de Respostas, que é o único documento válidopara correção eletrônica. Em nenhuma hipótese haverá substituição da Folha de Respostas, sendo da responsabilidadeexclusiva do candidato os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente, emenda ou rasura, ainda que legível.8.4.13. No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação das provase/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo das provas e/ou os critérios de avaliação.8.4.14. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas, além de solicitar atendimentoespecial para tal fim, deverá levar um acompanhante que ficará em sala reservada para essa finalidade e que seráresponsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará as provas.8.4.15. Se, a qualquer tempo, forem constatadas por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, ter o candidatoutilizado processos ilícitos, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do concurso.8.4.16. Não será permitido que as marcações na folha de respostas sejam feitas por outras pessoas, salvo em caso decandidato que tenha solicitado condição especial para esse fim. Nesse caso, se necessário, o candidato será acompanha-do por um fiscal devidamente treinado.8.4.17. Os eventuais erros de digitação de nome, número do documento de identidade, sexo e data de nascimento, eoutros dados pessoais, deverão ser corrigidos somente no dia das respectivas provas, em formulário específico.

9. DOS RECURSOS.9.1. Dos atos decorrentes do presente Processo cabem:9.1.1. Revisões devidamente fundamentadas, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, contados da data de:a) Das notas atribuídas às provas;9.1.2. Recursos devidamente fundamentados, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, contados da data de divulgação:a) Da classificação dos candidatos;9.2. O recurso ou revisão deverá ser entregue e protocolado pelo próprio candidato no setor de Protocolo da PrefeituraMunicipal, que o encaminhará à Comissão do Concurso.

9.3. O recurso deverá estar digitado ou datilografado e assinado, não sendo aceito recurso interposto por fac-símile(fax), telex, internet, telegrama ou outro meio não especificado neste Edital.9.4. A decisão proferida será divulgada pela imprensa, sendo que o candidato deverá dirigir-se ao setor de Protocolo daPrefeitura Municipal, para tomar ciência da resposta oferecida ao recurso interposto.9.5. Será indeferido o recurso interposto fora da forma e dos prazos estabelecidos neste Edital, bem como, aquelesinterpostos em prazo destinado a evento diverso do questionado.9.6. Se procedente o recurso impetrado, a classificação inicial obtida pelo candidato poderá eventualmente ser alteradapara um nível superior ou inferior, podendo ainda, ocorrer à desclassificação do candidato que não obtiver a notamínima exigida para aprovação.9.7. Não serão aceitos requerimentos de pedidos de exibição de provas de terceiros a qualquer outro candidato, bemcomo, não serão aceitos vistas de prova, revisão de recurso, recurso do recurso ou recurso de gabarito final definitivo.9.8. A Comissão Especial de Acompanhamento de Concurso Público constitui a última instância para recurso, sendosoberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.9.9. Os pontos correspondentes à anulação de item ou questão das provas objetivas, por força do julgamento derecurso, serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

10. REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO NO EMPREGO10.1. O candidato aprovado será convocado para comprovar documentalmente os requisitos exigidos, de acordo como emprego de opção. Aquele que não comprovar ou que não possua os requisitos até a data da contratação seráeliminado definitivamente do concurso. São eles:a) Ter sido aprovado no concurso público, na forma estabelecida neste Edital.b) Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira, com visto de permanência no Brasil há mais de quinze anos e pedido denaturalização ao Ministério da Justiça, sem condenação penal, em conformidade com o Artigo 12, inciso II, alínea "B",37, Inciso I da Constituição Federal e Título III, Capítulo II da Consolidação das Leis do Trabalho.c) Possuir, na data da contratação, escolaridade mínima exigida nos termos da legislação.d) Estar em dia com as obrigações eleitorais.e) Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.f) Ter idade mínima de 18 anos completos na data da contratação.g) Ter aptidão física e mental para o pleno exercício das atribuições do emprego.h) Não ter sido demitido por justa causa ou demitido a bem do serviço público, nos últimos 05 anos.i) Não possuir antecedentes criminais10.2. Apresentar outros documentos comprobatórios dos requisitos exigidos, na época da contratação, em conformi-dade com os termos deste Edital, tantos quanto forem necessários, até que sejam sanadas todas as dúvidas e esclare-cidos todos os itens de comprovação documental.10.3. A não-apresentação dos documentos comprobatórios fixados neste Capítulo, dentro do prazo legal estabelecidopara a contratação, implicará na exclusão do candidato.

11. RESULTADO E CONVOCAÇÃO11.1. O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado pela imprensa Oficial do Município.11.2. O resultado das provas objetivas será publicado pela imprensa Oficial do Município, em até 30 dias após arealização das provas.11.3. A convocação dos aprovados será feita obedecendo-se rigorosamente a ordem de classificação obtida nas provasescritas, dentro das necessidades da Prefeitura Municipal e do prazo de validade do Concurso. A chamada será feitapor carta ou convocação pela imprensa.11.3.1. Após os procedimentos no item 11.3., não havendo o comparecimento do candidato, o mesmo será excluído do concurso.

12. PROCEDIMENTOS PRÉ- ADMISSIONAIS - de caráter eliminatório12.1. Nesta etapa será realizada avaliação da aptidão física e mental, de caráter obrigatório e eliminatório, que deveráenvolver, dentre outros, exames médicos e complementares que terão por objetivo averiguar as condições de saúdefísica e psíquica apresentadas pelos candidatos, face às exigências das atividades inerentes ao emprego.12.1.1. O exame médico deverá ser realizado pela empresa de Medicina de Saúde Ocupacional.12.2. No caso dos portadores de deficiência, serão submetidos à perícia médica a ser realizada por equipe multiprofis-sional da Prefeitura Municipal ou credenciados, que ratificará a condição do candidato como deficiente, sendo aconfirmação da incompatibilidade, ou não, entre as atribuições do emprego e a deficiência do candidato realizadadurante o período do estágio probatório.12.2.1. O candidato deverá comparecer à perícia médica munido de laudo médico atestando a espécie e o grau ou nívelde deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID,bem como a provável causa da deficiência.12.3. Os exames médicos serão compostos de entrevista médica, avaliação clínica antropométrica e exames complementares.12.4. A entrevista médica consistirá em perguntas feitas ao candidato sobre patologias de que seja portador ou de quetenha sido portador, histórico familiar e outras informações julgadas relevantes pelo médico examinador.12.4.1. A omissão e/ou negação, pelo candidato, de informações relevantes na entrevista médica, intencionalmente, implicaráem sua imediata eliminação do concurso público e caso tenha ultrapassado essa fase, na anulação da contratação realizada.12.4.2. Após a entrevista médica, a avaliação clínica e a análise dos resultados dos exames complementares realizadopelo candidato, o órgão de medicina do trabalho emitirá parecer conclusivo da aptidão ou inaptidão de cada um,emitindo o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) a ser assinado por médico do trabalho e pelo candidato.12.5. A critério do médico examinador poderão ser considerados os resultados de exames recentes realizados pelocandidato, às suas expensas, em médico ou em entidade particular ou, ainda, na rede pública de saúde.

12.6. Para submeter-se aos exames pré-admissionais, o candidato deverá comparecer no dia, no horário e no localdesignados pela Prefeitura Municipal e a ele comunicados por escrito.

13. DISPOSIÇÕES FINAIS13.1. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar pela Imprensa Oficial do município, a publicação detodos os atos e editais referentes a este Concurso Público.13.2. Não haverá, sob qualquer hipótese ou alegação, segunda chamada para as etapas previstas para este ConcursoPúblico. O não comparecimento a quaisquer das provas, resultará na eliminação automática do candidato.13.3. As despesas relativas à participação do candidato no Concurso, em todas as etapas, com exceção daquelasexpressamente ressalvadas no presente Edital, correrão a expensas do próprio candidato.13.4. O prazo de validade deste Concurso Público é de 02 (dois) anos, a contar da data de publicação da suahomologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, atendendo a conveniência e o interesse doserviço público, a juízo da Administração Municipal.13.5. Os candidatos aprovados para o mesmo emprego, em concurso público anterior e vigente, serão convocadosdurante o prazo de validade do Concurso Público, com prioridade sobre os novos concursados.13.5.1 A mudança de endereço, quando ocorrer, deverá ser informada formalmente, por meio de carta assinada pelopróprio candidato, a ser enviada e/ou entregue no setor de protocolo da Prefeitura Municipal.13.6. A desistência do candidato selecionado e convocado para o preenchimento de uma vaga implicará sua exclusão docadastro de aprovados, sendo o fato formalizado em Termo de Desistência Definitiva do Concurso.13.7. A TSR Prestadora de Serviços S/S Ltda. não possui vínculo ou convênio com nenhuma instituição de ensino ou cursos preparatórios,não se responsabilizando por quaisquer cursos, textos ou apostilas não expressamente indicados para este Concurso Público.13.8. Qualquer regra prevista neste Edital poderá ser alterada, atualizada ou sofrer acréscimos, enquanto não consuma-da a providência ou evento que lhes disser respeito ou até a data de convocação dos candidatos para a correspondenteprova, circunstância que será mencionada em Edital ou aviso a ser publicado.13.9. O resultado final deste Concurso Público será devidamente homologado pelo Prefeito Municipal, a partir de suadivulgação na imprensa Oficial do Município.13.10. Após análise pelo T.C.E. – Tribunal de Contas do Estado de São Paulo dos documentos inerentes ao presenteprocesso, e, não havendo óbice administrativo, judicial ou legal é facultada a incineração dos registros escritos, mantendo se,entretanto, pelo período de validade do concurso, os registros eletrônicos, os gabaritos dos candidatos e uma prova modelo.13.11. Os casos omissos, não previstos neste Edital ou não incluídos na Ficha de Inscrição, serão apreciados pelaComissão de Acompanhamento deste concurso público.

Santo Antônio do Jardim, em 16 de março de 2011.

Luiz Claudio TrinchaPrefeito Municipal

ANEXO IDESCRIÇÃO SUMÁRIA DOS EMPREGOSLei Municipal no. 1450 e 1451/93.

BRAÇALDesempenha tarefas diversas tais como: Carga e descarga de caminhões em geral, pavimentação, manutenção de solos paraestradas, ruas e similares, prepara sepulturas abrindo e fechando covas, manutenção de cemitérios, cultiva flores e plantasornamentais fazendo canteiros e plantando sementes e mudas, executa a limpeza de ruas, jardins e outros logradourospúblicos, varrendo-as, capinando-os, arrancando o mato existente e coletando os detritos acumulados, efetua a coleta de lixodomiciliar, a fim de manter o município em condições de higiene e trânsito. Executa outras tarefas correlatas.

ESCRITURÁRIOSepara, classifica documentos e correspondências; lançamentos; transcrição de dados; organiza arquivos e fichários;datilografam carta, minutas, textos; recepciona o público procurando identificá-los, averiguando suas pretensões paraprestar-lhes informações, receber recados e outras atividades atinentes ao setor onde exerce suas funções. Executaoutras tarefas correlatas.

ANEXO II.PROGRAMA DA PROVA OBJETIVA

BRAÇALLÍNGUA PORTUGUESA:Interpretação de texto. Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Acentuação gráfica. Pontuação.Substantivo e adjetivo. Emprego de pronomes. Concordância verbal e nominal. Separação Silábica. Plural. Ortografia.

MATEMÁTICA:Números inteiros: operações e propriedades. Representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Porcen-tagem. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Raciocínio lógico. Resolução desituações-problema. Regra de três simples.

CONHECIMENTOS GERAIS:Cultura Geral, História e Geografia do Brasil e do município de Corumbataí-SP, Atualidades Nacionais, Internacionaise do município de Corumbataí-SP; Curiosidades; Ecologia e Meio Ambiente; Países: Capitais, Continentes e AdjetivosPátrios; Estudos Sociais; FONTES: Imprensa escrita, falada e televisiva; Almanaque Editora Abril última edição e Guiados Curiosos - Brasil, Marcelo Duarte, 2ª ed. - Editora Schwarcz Ltda.;Livros diversos sobre História, Geografia, Estudos Sociais e Meio Ambiente; Principais Jornais e Revistas do País.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:Acondicionamento, transporte, carga e descarga de volumes e materiais. Remoção de detritos. Desobstrução de galerias.Serviços de capina e roçada manuais. Preparo de terra, plantio, colheita e irrigação de culturas florestais. Poda de árvores.Tarefas que exijam esforço físico acentuado e o uso de ferramentas (alavanca, alfanje, ancinho, carrinho de mão, cavadeira,enxada, enxadão, enxó, facão, foice, forcado, formão, gabarito de coveta, machadinha, machado, martelo, pá, penado,picareta, podão, rastelo, serrote, serrote de poda, tesoura de poda manual, trado e outras ferramentas).

ESCRITURÁRIOLÍNGUA PORTUGUESA:Interpretação de texto. Ortografia Oficial. Sintaxe. Acentuação. Flexão do substantivo e do adjetivo: masculino/feminino; singular/plural; grau. Emprego dos pronomes. Colocação pronominal. Verbos: conjugação, emprego. Empre-go da conjunção e da preposição. Crase. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Pontuação.Significação das palavras: sinônimos e antônimos. Linguagem figurada.BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: Livros didáticos e gramáticas utilizadas no Ensino Fundamental e Médio.

MATEMÁTICA:Operações com números reais; Porcentagem. Regra de Três Simples e Composta; Juro Simples e compostos; Equaçãodo 1º. Grau e do 2º Grau; Relação entre grandezas: tabelas e gráficos; Sistemas de medidas usuais; Raciocínio lógico;Resolução de situações-problema.BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: Livros didáticos e gramáticas utilizadas no Ensino Fundamental e Médio.

CONHECIMENTOS GERAIS:Cultura Geral, História e Geografia do Brasil e do município de Corumbataí-SP, Atualidades Nacionais, Internacionaise do município de Corumbataí-SP; Curiosidades; Ecologia e Meio Ambiente; Países: Capitais, Continentes e AdjetivosPátrios; Estudos Sociais; FONTES: Imprensa escrita, falada e televisiva; Almanaque Editora Abril última edição e Guiados Curiosos - Brasil, Marcelo Duarte, 2ª ed. - Editora Schwarcz Ltda.;Livros diversos sobre História, Geografia, Estudos Sociais e Meio Ambiente; Principais Jornais e Revistas do País.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:Funções Administrativas: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Atendimento ao público em geral. Atos Administra-tivos em espécies: - Admissões - Alvarás - Aprovações - Atas - Autorização - Circulares - Contratos - Decretos - Despachos -Homologação - Licenças - Ofícios - Pareceres - Permissões - Portarias - Requerimentos - Resoluções e Vistos. Classificação dedocumentos por ordem cronológica e/ou alfabética. Controle sistemático dos serviços em geral. Coordenação e execução deserviços administrativos em geral. Documentos, que visam garantir os resultados da unidade. Encaminhamentos. Noções deContabilidade. Noções de Tributação. Organização, manutenção e atualização de arquivo. Prestação de assistência administra-tiva. Recebimento e expedição de documentos. Registro de atendimentos em fichas ou livros próprios. Registro e controle detramitação de documentos. Requisição de materiais necessários para o desenvolvimento das atividades. Requisição de pagamen-tos e adiantamentos, visando atender às necessidades do setor. Tarefas administrativas e acompanhamento da prestação dosserviços. Tipos de formulários de atendimento ao público. Tratamentos pessoais e abreviaturas.Microsoft Word 2000/2003: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes,colunas, marcadores simbólicos e numéricos, e tabelas, impressão, ortografia e gramática, controle de quebras, numeração depáginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. Microsoft Excel 2000/2003: estruturabásica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas,funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras, numeração de páginas,obtenção de dados externos, classificação. Microsoft Power Point 2000/2003: estrutura básica das apresentações, conceitosde slides, anotações régua, guias cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos,numeração de páginas, botões de ação, animação e transição. Microsoft Windows 2000 e Windows XP: conceito de pastas,diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus,programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos Microsoft Office.A bibliografia fica livre, para que o candidato opte pelos autores que melhor lhe convier e que, preferencialmente,discorram sobre os temas do Programa de Prova, visto que a extensão, a complexidade e a subjetividade dos diversosassuntos impedem a indicação de uma bibliografia determinada e inflexível.

Santo Antônio do Jardim, em 16 de março de 2011.

Luiz Claudio TrinchaPrefeito Municipal

Santo Antônio do Jardim, 18 de março de 20114 EDITAISCONCURSO PÚBLICO

Dispõe sobre a realização de Concurso Público para o provimento de Emprego Público no Quadro de Pessoal daPrefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim.Luiz Claudio Trincha, Prefeito Municipal de Santo Antônio do Jardim, Estado de São Paulo, de acordo com o Relatórioapresentado pela empresa TSR Prestadora de Serviços S/S Ltda., coordenado pela Comissão Especial de Concurso Públiconomeada pelo Decreto nº 2.656 de 15 de fevereiro de 2011 tornam público seu resultado, por ordem de Classificação.Para Classificação Final, foram obedecidos os critérios estabelecidos no item 6 - inciso 6.1.2. do Edital de Abertura de Inscrições.Na forma do item 9 e 10 dos editais, o prazo de interposição de recursos é de 72 (setenta e duas) horas, contado apartir desta publicação, mediante petição fundamentada, dirigido e protocolado à Prefeitura Municipal de SantoAntônio do Jardim, sito à Rua Presidente Álvares Florence, 373 Centro - Santo Antônio do Jardim - São Paulo.

Santo Antônio do Jardim - SP, em 14 de março de 2011.

Luiz Claudio TrinchaPREFEITO MUNICIPAL

GABARITOS OFICIAIS

CONCURSO PÚBLICO

Santo Antônio do Jardim - SP, 14 de março de 2011.

Luiz Claudio TrinchaPREFEITO MUNICIPAL

LEI Nº. 1.981 DE 16 DE MARÇO DE 2011“Autoriza o Poder Legislativo a conceder Adicional de Tempo de Serviço.”

AUTORIA CÂMARA MUNICIPALO Prefeito Municipal de Santo Antônio do Jardim, Estado de São Paulo, no uso das atribuições legais;FAÇO SABER, que a Câmara Municipal aprovou e promulgo a seguinte Lei:Art. 1º - Os servidores da Câmara Municipal terão a partir do quinto ano de exercício de efetivo trabalho para aCâmara, e sucessivamente a cada cinco (05) anos um Adicional de Tempo de Serviço acrescido de 05% (cinco porcento) do salário base, por quinqüênio, independente de requerimento.Parágrafo Único - O tempo de serviço prestado à Câmara Municipal anteriormente a esta lei, será computado paraefeito de concessão da gratificação, porém não terá direito a percepção de atrasados.Art. 2º - O benefício criado será pago a todos os funcionários da Câmara Municipal sem distinção, ou seja, tanto aospermanentes, em comissão ou temporários.Art. 3º. Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim, 16 de março de 2011.

Luiz Claudio TrinchaPrefeito Municipal

LEI Nº 1.980, DE 16 DE MARÇO DE 2011Autoriza a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim a celebrar Convênio com o Estado de São Paulo, através daSecretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, objetivando a elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico, esua consolidação no Plano Estadual de Saneamento Básico, em conformidade com as diretrizes gerais instituídas pela LeiFederal nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007.O Prefeito Municipal de Santo Antônio do Jardim, Estado de São Paulo, no uso das atribuições legais;FAÇO SABER, que a Câmara Municipal aprovou e promulgo a seguinte lei:Art. 1º - Fica o Poder Executivo deste Município autorizado a celebrar com o Governo do Estado de São Paulo, através daSecretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, convênio cujo objeto é a conjugação de esforços dos partícipes paraelaboração do plano de saneamento básico do MUNICÍPIO, e sua consolidação no Plano Estadual de Saneamento Básico,em conformidade com as disposições do artigo 19 da Lei federal nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007.Art. 2º - O convênio poderá ser aditado, sempre no interesse público.Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor na data da publicação, revogadas as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim, 16 de março de 2011.

Luiz Claudio TrinchaPrefeito Municipal

LEI Nº. 1.979, DE 16 DE MARÇO DE 2011.“Dispõe sobre recomposição dos vencimentos dos funcionários públicos municipais”.

O Prefeito Municipal de Santo Antônio do Jardim, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas;FAÇO SABER, que a Câmara Municipal aprovou e promulgo a seguinte lei:Art. 1º - Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal autorizado a efetuar a recomposição dos vencimentos dosfuncionários públicos municipais em 6% (seis por cento), a partir de 01 de Março de 2011.Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim, 16 de março de 2011.

Luiz Claudio TrinchaPrefeito Municipal