pelo twitter, ana ximenes cobra o poder pÚblico...

24
PROMOTORA REALIZA CAMPANHA PARA SALVAR HOSPITAIS MOSSOROENSES PELO TWITTER,ANA XIMENES COBRA O PODER PÚBLICO PARA MANUTENÇÃO DA MATERNIDADE ALMEIDA CASTRO E HOSPITAL REGIONAL TARCÍSIO MAIA Página 3 (Regional) IBGE PRORROGA INSCRIÇÃO DE CONCURSO NO RN Página 3 (Regional) OESTE DISCUTE PLANO DE ENFRENTAMENTO ÀS DROGAS Presença de técnicos do governo gerou ampla discussão em torno do assunto. Parlamentares querem estádio aberto para competições em 2012. Página 3 (Cotidiano) R$ 1,50 Mossoró - RN, 21 de setembro de 2011 - Nº 15.852 Página 8 (Cotidiano) Aposentado é morto a golpes de foice O corpo de Messias de Góis foi localizado com cortes profundos na cabeça. O crime ocorreu na zona rural da cidade de Porto do Mangue. Página 2 (Cotidiano) SINDISERPUM ORGANIZA PARADA DE PROTESTO PARA COBRAR REPASSE DO FGTS Sindicato mobiliza funcionários públicos municipais para se integrarem à parada de advertência marcada para o dia 11 de outubro. Capa (Cotidiano) Deficientes lutam por benefícios e inclusão Página 8 (Cotidiano) Homem morre ao sofrer descarga elétrica QUARTA-FEIRA O MOSSOROENSE Visita de comissão ao Nogueirão gera debate na Câmara Municipal SERVIDORES DO ESTADO AMEAÇAM RETOMAR GREVES Página 5 (Cotidiano) DEPUTADO NEGA PARTICIPAÇÃO EM ESQUEMA DO IPEM, MAS ADMITE TER RECEBIDO DOAÇÕES Página 7 (Cotidiano) Página 3 CERCA DE 120 MIL MÉDICOS PARAM ATENDIMENTO A PLANOS DE SAÚDE Capa(Regional)

Upload: vanxuyen

Post on 01-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PROMOTORA REALIZA CAMPANHA PARASALVAR HOSPITAIS MOSSOROENSES

PELO TWITTER, ANA XIMENES COBRA O PODER PÚBLICO PARA MANUTENÇÃO DA MATERNIDADE ALMEIDA CASTRO E HOSPITAL REGIONAL TARCÍSIO MAIA

Página 3 (Regional)

IBGE PRORROGA INSCRIÇÃO

DE CONCURSO NO RN

Página 3 (Regional)

OESTE DISCUTE PLANO DE

ENFRENTAMENTO ÀS DROGAS

Presença de técnicos do governo gerou ampla discussão em torno do

assunto. Parlamentares querem estádio aberto para competições em 2012.

Página 3 (Cotidiano)

R$ 1,50Mossoró - RN, 21 de setembro de 2011 - Nº 15.852

Página 8 (Cotidiano)

Aposentado é morto

a golpes de foice

O corpo de Messias de Góis foilocalizado com cortes profundos na

cabeça. O crime ocorreu na zonarural da cidade de Porto do Mangue.

Página 2 (Cotidiano)

SINDISERPUM ORGANIZA

PARADA DE PROTESTO PARA

COBRAR REPASSE DO FGTS

Sindicato mobiliza funcionáriospúblicos municipais para se

integrarem à parada de advertênciamarcada para o dia 11 de outubro.

Capa (Cotidiano)

Deficientes

lutam por

benefícios

e inclusão

Página 8 (Cotidiano)

Homem morre

ao sofrer

descarga

elétrica

QUARTA-FEIRAO MOSSOROENSE

Visita de comissão ao Nogueirão

gera debate na Câmara Municipal

SERVIDORES DO ESTADO AMEAÇAM RETOMAR GREVESPágina 5

(Cotidiano)

DEPUTADO NEGA PARTICIPAÇÃO EM ESQUEMA DO IPEM, MAS ADMITE TER RECEBIDO DOAÇÕES

Página 7 (Cotidiano)

Página 3

CERCA DE 120 MIL MÉDICOS PARAM ATENDIMENTO A PLANOS DE SAÚDE Capa(Regional)

Emery Costa

ma prova de que quem está com opoder na mão está por cima da carneseca. Enquanto aqui em Mossoró al-

guns dos nossos conterrâneos queimavam aspestanas buscando uma solução e um desti-no para o nosso estádio Nogueirão, o ex-dep-utado Carlos Augusto Rosado,como é própriode suas estratégias ravengarianas, trabalhan-do nas trevas, bolava um plano que desem-bocou no dia de ontem: vai investir (ele não,o governo estadual) dinheiro suficiente para

recuperar aquela praça de esportes. Daí quediante disso, foi tudo por água abaixo no quediz respeito aos projetos de Genivan Vale,Mar-cos Araújo e outros abnegados que vinhamprocurando uma saída para o nosso natimor-to futebol. Bom, diante dessa outra nova re-alidade alguns desportistas que já ouvi a re-speito dizem que não há alternativa senão serender a Carlos Augusto, ou aos novos tem-pos. E os novos tempos apontam para umnovo estádio Nogueirão.

[email protected]

DUDÉ VIANADudé Viana, de todos nós já bem conhecido

como um compositor, nos brinda agora com olivro enfocando "A Saga Benevides Carneiro"que ele mesmo chama de "a história da famíliamais diversificada do RN". Vale a pena ler.

CELULARESNós sabemos de usuários da telefonia celular

que possuem dois, três ou mais aparelhos. Mas,que já alcançamos 224 milhões de celulares noBrasil esse número realmente impressiona.

LÍDERESA empresa com maior participação no mer-

cado é a Vivo, seguida da TIM e logo depois aClaro. Daí em diante se seguem aquelas commenor participação,mas todas com números bemexpressivos.

TRÂNSITOEm plena comemoração da Semana do Trân-

sito em Mossoró: aquele "pardal" fiscalizadorcolocado na avenida Dix-neuf Rosado (a Leste-Oeste chamada) às 18h10 do dia 19 se encontravamultando uns e outros,era quem passava pela via,fosse em que velocidade fosse. Não pode.

PROMOTORAA promotora Ana Ximenes agora se dispõe

a pedir uma audiência à governadora Rosalba Cia-rlini. Vai ter muito de que se queixar e relatar ànossa governadora. Muito mesmo. Da saúde eoutros setores.

ELEIÇÃOA deputada Ana Arraes é uma das mais fortes

concorrentes à vaga aberta no TCU com a a-posentadoria de Ubiratan Aguiar. A eleição seráhoje e a mãe do governador Eduardo Camposestá reunindo em torno de si gregos e troianos.

HOSPITALO Hospital Regional Tarcísio Maia continua

caindo pelas tabelas. E não adianta culpar o Dr.Ney Robson, seu diretor, por conta dessa situ-ação. O buraco é mais embaixo.

NÚMEROSO professor Clóvis Costa de Araújo, gestor

do IFRN,nos mostra números impressionantes.Ali estudam alunos de 36 turmas, constituindocerca de 3 mil matriculados, 77 professores e 52técnicos administrativos.

RÚTILOCom a disponibilidade de tempo que lhe é

reservado com a sua aposentadoria da Potyran,Rútilo Coelho vem se dedicando com maior afin-co aos seus outros empreendimentos.No HotelVilla'Oeste dá uma mãozinha ao seu gestor prin-cipal, o filho Diego.

SEBRAEValdemar Belchior diz na TV Mossoró que

se for solicitado o Sebrae não se negará a daruma contribuição nessa situação dos pequenosempreendedores que se encontram sob ameaçade serem deslocados pelo Ministério Público.

GENILDOGenildo Costa e seus seguidores darão se-

quência amanhã ao projeto Ensaio Geral, noEspaço do Ôba Restaurante, começando às 9 emeia da noite destacando poetas e cantadores.

BANANANeste dia 24 de setembro, a Secretaria de A-

gricultura juntamente com a Prefeitura de Baraú-na chegarão ao sítio Moinho Novo para execu-tar o projeto dia de campo com atenção especialpara o plantio de banana irrigada.

ELEIÇÃOEssa eleição que vai acontecer no Crea-RN é

um pleito que vai exigir uma participação de umeleitorado maior do que muitos dos municípiospotiguares. Serão 14 mil votantes, em númerosredondos.

PARCERIAA TV Mossoró firmou uma parceria com o

IFRN mediante contato com o diretor daqueleinstituto federal,Clóvis Costa de Araújo.Serviçoà comunidade.

CONTASDiz-se por aí que desde o início da gestão Fafá Rosado em Mossoró que o Pleno do Tribu-

nal de Contas do Estado não julga as contas da PMM. No entanto, todo dia penaliza arraiamiúda.

LIBERDADEAbramos espaço para noticiar o Oitavo Baile da Liberdade a se realizar neste dia 24 de se-

tembro, no Hotel Thermas. Neste ano com uma atração de peso: o cantor, compositor da Jo-vem Guarda, Leno.

ALPHAVILLEA Alphaville Urbanismo inova mais uma vez. Agora vai premiar os clientes que adquirirem um

lote ou unidade da Companhia com um iPad2. Promoção válida apenas neste mês de setembro.

U

JORNAL O MOSSOROENSEEditora de Jornais Ltda.

Travessa O Mossoroense, 42, Centro Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207 [email protected]

– www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor administrativo

Cid AugustoDiretor de redação

Márcio CostaEditor-geral

Qual é o poder que não pode

OPINIÃO2 – Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 www.omossoroense.com.br

companhei a discussão da Comissão Ge-ral sobre a regulamentação da Emenda29, na tarde de ontem, na Câmara dos

Deputados.Do ministro da Saúde aos parlamen-tares e outras autoridades governamentais, to-dos reconhecem a necessidade de se atender,com urgência, um dos principais problemas dopovo brasileiro. O ministro Alexandre Padilhaestava em Nova Iorque, acompanhando a pre-sidenta Dilma Rousseff, mas interrompeu suaviagem para participar desse debate sobre aEmenda 29. Antes da abertura da Assembleiadas Nações Unidas, Dilma participou de en-contro internacional para discussão de doençascrônicas, onde defendeu a quebra de patentepara medicamentos destinados a esse fim, aexemplo do que aconteceu no governo ante-rior com os medicamentos contra Aids.

Diariamente,os grandes jornais publicam notí-cias sobre a crise na saúde. Faltam recursos, todossabem, mas dirigentes nacionais do SUS insistiamem assegurar que o problema era mais de geren-ciamento e que os recursos aplicados seriam sufi-cientes para um bom atendimento aos seus usuá-rios. Na edição de ontem do Correio Braziliense,uma notícia curiosa chamou atenção dos leitores.Os hospitais universitários estão sucateados, fali-dos e discute-se a possibilidade de transferir a ad-ministração pública para empresas não-governa-mentais. A queda de braço entre os ministros Fer-nando Haddad (Educação) e Alexandre Padilha(Saúde) é para se livrar deles, diz o jornalista LuizCarlos Azevedo. A situação exemplifica a dificul-dade, que também se repete nos hospitais públi-cos de grande porte nas cidades maiores.

Sabendo-se que a maioria dos municípios jágasta com a saúde mais do que o previsto naEmenda 29, há quem questione a importânciada sua regulamentação. Com a sua aprovação,que será tranquila, não haverá desvio para exe-cução de obras e serviços que muitas vezes nãotêm nada a ver com o atendimento médico, massão computados na prestação de contas refe-rentes aos gastos com a saúde. Em suas pala-vras,o ministro destacou a importância do aten-dimento materno-infantil no país, convocandopara uma verdadeira cruzada nacional no com-bate aos elevados índices de mortalidade nessesetor.Seria bom que os responsáveis pelo geren-ciamento da saúde em Mossoró pensassem des-sa mesma maneira, em vez de se colocarem con-tra a única UTI neonatal do Oeste e Maternida-de da cidade.

Pode-se afirmar, sem medo de errar, que oatendimento à saúde em Mossoró está fora decontrole. Vários hospitais já quebraram e en-cerraram suas atividades. O hospital pronto-socorro Tarcísio Maia perde cada vez mais suacapacidade de atendimento aos que procuramseus serviços. Os acidentes de trânsito, metadedeles provocado por motocicletas, se multipli-cam, com suas vítimas precisando de remoçãopara outros municípios.Não há atendimento pe-diátrico de urgência, problema que promete serresolvido pelo governo do Estado, mesmo coma condição de saúde plena do município de Mos-soró.O enfrentamento de tantos problemas nãopode ficar limitado ao poder público, mas deveser discutido com todos que têm responsabili-dade com a cidade. Ainda há tempo para tanto.

A

Emenda 29

laí[email protected]íre Rosado

GRACO

POLITICA Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 – 3www.omossoroense.com.br

RETORNO

Gilson Moura reaparece na Assembleia eadmite ter indicado Richardson para o Ipem

POSIÇÃO

Genivan Vale sugere que PMM faça empréstimode R$ 40 milhões para pagar FGTS de servidores

Deputado garante não ter nada a ver com o esquema no órgão estadual, mas reconhece ter recebido doações

Sob o argumento de que de-dicou a semana passada às ar-ticulações políticas, o deputa-do estadual Gilson Moura(PV) fez a primeira apariçãopública após a deflagração da"Operação Pecado Capital" noúltimo dia 12 de setembro.

Ao manter contato com amídia natalense,Gilson confir-mou que indicou RichardsonMacedo para a direção do Ins-tituto de Pesos e Medidas do RioGrande do Norte (Ipem/RN),considerado o líder do supos-to esquema de corrupção en-volvendo desvio de recursos,cobrança de propinas e contra-tação de funcionários fantas-mas. "Indiquei como em todoprocesso democrático. O cur-rículo dele foi analisado pelo go-verno, e ele foi nomeado. Nãohavia nada que desabonasse aconduta dele.Tanto que ele pe-diu para sair", disse ao blog dajornalista Thaísa Galvão.

O pevista também admitiuque recebeu doações de Ri-chardson para a campanha dereeleição."Fez doação legal.Ovalor eu não me recordo, masnão chegou a 7 mil reais. Tu-do foi contabilizado, julgadoe aprovado", garantiu.

O deputado disse não acre-ditar que seu nome seja envol-vido nas investigações por ter

Usando o pequeno e gran-de expedientes na sessão de on-tem na Câmara Municipal deMossoró, o vereador GenivanVale(PR) levantou três temasque geraram intensa discussãoentre as bancadas,devido à im-portância de todos os questio-namentos.Lembrou da luta doSindicato dos Servidores Pú-blicos Municipais de Mossoró(Sindiserpum),que luta para re-ceber dívida antiga do FGTS.

Neste caso o vereador Ge-nivan sugeriu que a prefeituracontraísse um empréstimo novalor de R$ 40 milhões, queseria o suficiente para quitar odébito. "E esse empréstimonão iria inviabilizar nenhumaadministração, pois seria feito

a longo prazo",reformou.Ou-tra questão levantada diz res-peito à convocação, ainda nãorealizada,das 60 pessoas apro-vadas no concurso público pa-ra agentes de endemias. En-quanto isso, cresce o risco denovo surto de dengue na cida-de, e a convocação desses ser-vidores concursados reforça-ria o combate.

Sobre o estádio Nogueirão,o vereador lamentou o anúnciode que o Governo do Estadoinvestirá R$ 8 milhões em no-va reforma. "Enquanto isso, oatendimento no Hospital Re-gional Tarcísio Maia (HRTM)é precário, pessoas esperammeses para uma cirurgia, e pa-cientes encontrados deitados

no chão aguardando atendi-mento,e o Itep encontra-se su-cateado", denuncia Genivan.

Lamentou que a comissãocomposta por três vereadores,representantes do MinistérioPúblico, CDL, Liga Desporti-va Mossoroense (LDM) e daprópria Prefeitura tenha seutrabalho interrompido por es-ta notícia."A construção de umnovo estádio negociado por es-ta comissão não custará ne-nhum centavo ao poder públi-co, todo investimento será fei-to pela iniciativa privada, ge-rando mais emprego na cida-de", acrescentou. Genivan, noentanto, assegurou que a co-missão vai continuar insistin-do na proposta.

Paulo Wagner podesubstituir Gilson emdisputa eleitoral

O primeiro efeito políticodo envolvimento indireto deGilson Moura na "OperaçãoPecado Capital" ganhou o no-ticiário ontem:a articulação in-terna do PV para impedir acandidatura de Gilson a pre-feito de Parnamirim nas elei-ções do próximo ano.

O nome colocado para re-presentar o partido na dispu-ta pelo comando da terceiramaior cidade do Rio Grandedo Norte é o do deputado fe-deral Paulo Wagner.

A divulgação dessa possi-bilidade partiu da própria as-sessoria do parlamentar. "S-into-me honrado e feliz pormeu nome ter sido mencio-nado ao pensarem em umapossível candidatura à prefei-tura dessa cidade, pela qualguardo enorme carinho", ava-liou.

O material informa aindaque a prefeita do Natal Micar-

la de Sousa (PV) estaria bus-cando respaldo partidário pa-ra a postulação de Paulo Wag-ner. "Micarla de Sousa estábuscando apoios junto ao gru-po do deputado federal JoãoMaia, como também em ou-tras forças políticas do Esta-do para estudar essa possívelindicação do deputado PauloWagner para a Prefeitura deParnamirim", disse.

A articulação seria uma for-ma de viabilizar a chegada dairmã de Micarla, Rosy de Sou-sa, à Câmara dos Deputados.Ela é a primeira suplente da co-ligação PV/PR/PMDB naseleições do ano passado.

Nas eleições de 2008 GilsonMoura disputou a Prefeitura deParnamirim e foi derrotado pe-lo atual prefeito Maurício Mar-ques (PDT). O pevista eraapontado como o único no-me capaz de enfrentá-lo nopróximo ano.

Gilson Moura evita defender ex-apadrinhado

Vereador Genivan Vale defende contratação de empréstimo

ASSESSORIA DE IMPRENSA DAAL/RN

indicado Richardson Macedo."Não, de maneira nenhuma.Continuo no meu mandato dedeputado, confiando na Justi-ça com respeito ao MinistérioPúblico. Mas tem que assegu-rar a qualquer cidadão a pre-sunção da inocência e a ampladefesa estabelecida pelo con-traditório", acrescentou.

Sobre a situação do ex-a-padrinhado político, tendoem vista que os dois hoje emdia estão "rompidos", Gilsonevitou sair em defesa dele."Eu lamento o fato. Respei-to o papel institucional do Mi-nistério Público. Os fatos jáestão judicializados e agoraé esperar que ele possa apre-

sentar sua defesa, vez que to-do mundo tem direito ao con-traditório. O processo é quevai dizer (se Richarson é cul-pado). Ele vai ter oportunida-de de se defender. Não se po-de prejulgar e não seria eu apessoa, principalmente pelaproximidade que sempre ti-ve com ele", concluiu.

POLÍTICA4 – Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 www.omossoroense.com.br

Agnelo pede esclarecimentos ao governosobre empréstimo de US$ 540 mi ao Bird

Deputados lançam frente em defesa do voto aberto

Secretários Paulo de Tarso Fernandes e Obery Rodrigues foram recebidos em audiência da CCJ da AL

ATITUDE

CONGRESSO

Deputados recebem secretários para debater empréstimo

Ampliação de recursos pa-ra a saúde, saneamento, recur-sos hídricos e resíduos sólidosforam os principais questiona-mentos dos deputados à equi-pe do Governo do RN duran-te a reunião da Comissão deConstituição e Justiça para tra-tar do empréstimo de US$ 540milhões que está sendo solici-tado ao Bird e precisa da apro-vação da Casa.

Atendendo à solicitação dosdeputados, estiveram na Casaontem (20) os secretários Pau-lo de Tarso Fernandes,chefe daCasa Civil, e Francisco OberyRodrigues, de Planejamento eFinanças. Os deputados Eze-quiel Ferreira, Larissa Rosado,

Tomba Farias e Fernando Mi-neiro questionaram alguns pon-tos do projeto enviado pelo go-verno.O presidente da CCJ e re-lator do projeto, deputado Ag-nelo Alves, entregou aos secre-tários um documento com dezpontos a serem respondidos.

Entre outros,o relator inda-ga sobre o valor destinado àcontratação de consultorias(9% do montante,cerca de US$50 milhões). "Não temos téc-nicos qualificados no própriogoverno"? Pergunta Agnelo,justificando a orientação doMinistério do Planejamentopara que às operações externasseja destinado no máximo 5%para consultorias.

O deputado Ezequiel Ferrei-ra discorda do valor previsto noempréstimo para a saúde,de 7%,enquanto para a educação serãodestinados cerca de 17%.O par-lamentar disse que irá apresen-tar uma emenda para que a saú-de seja contemplada com o mes-mo orçamento previsto para aeducação.

"Numa atitude inédita, quenão tem registro na crônica po-lítica de nosso Estado, o gover-no encaminhou o projeto, bemcomo a carta consulta para quetodos possam ter acesso a to-das as informações para um ti-po de empréstimo que há pelomenos 40 anos vem sendo con-tratado pelo governo", disse o

Cerca de 200 deputadosde vários partidos se reu-niram nessa terça-feira (20)para lançar a Frente Parla-mentar em Defesa do VotoAberto,na Câmara dos De-putados.O ato tem como es-topim a absolvição da depu-tada federal Jaqueline Roriz(PMN-DF),liberada da cas-sação por 265 deputadoscontra 166 que eram favorá-

veis a perda de mandato daparlamentar. A votação emplenário foi secreta.

A parlamentar respondiapor quebra de decoro par-lamentar por ter recebido di-nheiro de "caixa 2" para suacampanha em 2006, quan-do se candidatou à deputa-da distrital. A ação foi gra-vada em vídeo e anunciadopelo mesmo delator do es-

cândalo do governo do Dis-trito Federal,que levou à pri-são o ex-governador do DFJosé Roberto Arruda (ex-DEM,atual sem partido),nocaso que ficou conhecidocomo "mensalão do DEM",de pagamento de propinaem troca de apoio ao ex-gov-ernador.

"Tínhamos que focar,criar uma bandeira como foi

com a [lei da] ficha limpa. Acriação da frente é a expres-são da indignação populardentro do Parlamento como desgaste dos parlamenta-res com a última votação se-creta que liberou JaquelineRoriz",argumentou um dosidealizadores da Frente, odeputado federal Ivan Va-lente (PSOL-SP).

Segundo Valente, a ideia

da frente é retomar a vota-ção da PEC 349/2001, quejá foi votada em primeiroturno em setembro de 2006e ficou "esquecida" na Ca-sa. "O projeto já está na or-dem do dia, só falta o presi-dente [Marco Maia (PT-RS)]colocar em votação", acres-centou o deputado.

Na próxima semana,haverá uma reunião da

Frente para definir o cro-nograma de trabalho e suacomposição. Os líderespartidários como DuarteNogueira (PSDB), ACMNeto (DEM), RubensBueno (PPS),Lincoln Por-tela (PR) e o próprio pre-sidente da Casa, MarcoMaia, já anunciaram oapoio à iniciativa.

secretário-chefe da Casa Civil.O prazo para que o governo

responda a todos questiona-mentos dos deputados é a pró-

xima segunda-feira, 26, um diaantes da próxima reunião daCCJ. Agnelo Alves disse que,atendidas a questão e as demais

colocações dos outros deputa-dos, seu parecer será emitidona próxima reunião da CCJ,queserá realizada na terça-feira, 27.

[email protected]

ERRO DA “ROSA”A governadora Rosalba Ciarlini

(DEM) precisa entender que não podetratar deputado estadual comovereador.Veja o caso do empréstimode US$ 540 milhões junto ao Bird. Se-ria mais fácil consultar, além dos se-cretários, os parlamentares, para queeles apresentassem sugestões de for-ma prévia.Assim o acordo com o Birdjá seria fechado sem a necessidade dese fazer alterações no Legislativo.En-viar o projeto pedindo urgência equerendo aprovação sem emendas ésubestimar a capacidade dos parla-mentares. A governadora errou porquerer passar por cima do Legislativo.

“LAGARTIXA”Após quase dez meses de gover-

no, finalmente a governadora con-quistou a chamada maioria constitu-cional de dois terços da AssembleiaLegislativa.No entanto,na atual con-juntura política da Casa isso não sig-nifica que ela terá o beneplácito do“comportamento lagartixa” típicodos governistas da Câmara Municipalde Mossoró. O empréstimo do Birdé o teste.

“NOGUEIRÃO” E O VIÉS ELEITORALCom a falta de entendimento entre a Prefeitura de Mossoró e a LDM acerca da municipalização do

Estádio “Nogueirão”, a saída encontrada foi a mais inteligente possível: fazer uma permuta com umaempresa privada que assumiria o terreno do estádio em troca da construção de uma nova praça es-portiva para Mossoró.Negociação sem envolver transferência de dinheiro entre as partes.Agora a gov-ernadora Rosalba Ciarlini (DEM) apareceu para “melar” essa negociação propondo uma reforma aocusto de R$ 8 milhões. Tudo isso justo em um momento em que o Hospital Tarcísio Maia clama porrecursos e os servidores e professores são humilhados pelo Governo do Estado. A meu ver, tudo nãopassa de uma ação politiqueira. Trata-se de um contra-ataque para mostrar ao grupo da prefeita FafáRosado (DEM) que a governadora tem meios para promover um nome novo, no caso a secretária es-tadual de Infraestrutura Kátia Pinto, na disputa pelo Palácio da Resistência.

CONTINUA

COMPROMISSO?É no mínimo curiosa es-

sa decisão do secretário es-tadual de Agricultura Beti-nho Rosado de voltar à Câ-mara dos Deputados porapenas dois dias só para vo-tar a favor da condução dadeputada federal pernambu-cana Ana Arraes (PSB) aoTCU. Será que isso foi acer-tado em abril, quando o ca-sal Carlos Augusto Rosa-do/Rosalba Ciarlini esteveem Pernambuco com o go-vernador Eduardo Campos,filho de Ana Arraes?

DE VOLTAO vereador Chico da Prefeitu-

ra (DEM) está se preparando paracolocar o bloco na rua na luta paraser o candidato governista àPrefeitura de Mossoró.Ele plane-ja relançar em “Sônia Lanches” olivro que conta a trajetória políti-ca dele.

FILIAÇÃONome governista para con-

quistar o eleitorado evangélico naluta por uma vaga na Câmara Mu-nicipal, o jornalista Carlos Scar-lack deverá se filiar ao PV nospróximos dias.

PLANO “B”Já o secretário municipal da

Cidadania, Francisco Carlos,embora não admita publica-mente, já desistiu do sonho desuceder a prefeita Fafá Rosado(DEM) em 2013. O péssimo de-sempenho nas pesquisas de in-tenção de voto acionou o plano“B”: disputar uma vaga na Câ-mara Municipal com estruturapara ser o “puxador” de votos.

Na última sexta-feira o PMDB fez um ato público do qual se apontou duas alternativas de lança-mento de chapas: Alex Moacir-Ruth Ciarlini ou Cláudia Regina-Alex Moacir. As duas possibili-dades desagradaram o líder do rosalbismo Carlos Augusto Rosado, que chegou a tratar o eventocom desprezo nos bastidores.A reação foi propor uma obra de grande apelo popular que promovesseuma técnica lembrada para ser candidata e considerada de extrema confiança do rosalbismo.

Mestra Dor é a con-selheira fiel a falaràqueles que dela sou-

berem tirar a lição que a exis-tência distraída não é capaz deoferecer porque não conhece.

Eis,porém,que sempre sur-ge no horizonte da amarguraa mão estendida do Deus Di-vino, permanentemente dis-posto a levantar o caído queLhe suplica socorro.Nessa ho-ra,a criatura encontra Seu Cria-dor, se assim for vontade dela,consoante o livre-arbítrio in-violável. Matéria e Espírito in-teragem e a solução inalcan-

çável se mostra factível para oque tem Fé Realizante.Por queFé Realizante?! Porque nãobasta ter Fé. É preciso torná-la ato concre-to que favore-ça o indivíduoe o seu coleti-vo. A isto sechama Solida-riedade.

Muito apropósito,ca-be aqui enri-quecedora citação constante daabertura da obra literária Da Li-berdade Cristã, de Martinho

Lutero (1483-1546), traduzidopelo professor Leônidas Bou-tin, com o apoio dos reveren-dos pastores Heinz Soboll e Ri-

chard Wen-gan, da Co-muna Evan-gélica de Cu-ritiba/PR,em 1958.Por oportu-no, incluí-anuma daspáginas de

meu livro Reflexões da Alma,com o seguinte comentário:Um dos maiores questiona-

mentos de boa parte daquelesque desejam a salvação espiri-tual é "O que mais agrada aDeus?".O grande reformadorMartinho Lutero tem a respos-ta, citada pelo professor Leô-nidas Boutin: "ter Fé verda-deira e inabalável na Palavrade Deus, que está contida nasSagradas Escrituras. E quemtem verdadeiramente Fé há depraticar Boas Obras, isto é,amará ao próximo, pois é im-possível ter Fé sem praticarBoas Obras,que são,assim,de-corrências naturais e inevitá-veis dela".

Nessa hora, a criatura encontra Seu Criador,se assim for vontade dela, consoante o livre-arbítrio inviolável.

OPINIÃO Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 - 5www.omossoroense.com.br

RESUMO DAS NOVELAS

A

recente medida go-vernamental que deter-mina aumento do IPI

para carros estrangeiros para “pro-teger a indústria nacional”suscitoudiversos debates, entre os quais, oprofético domínio global pelos chi-neses. Nem vou comentar a pata-quada brasileira, cujos autores, emvez de reduzir a carga tributáriainterna para competir de igual pa-ra igual, ou próximo disso, penali-za a própria população para bene-ficiar apenas um setor. Proponhomesmo uma reflexão sobre os efei-tos da lógica da ação humana e dosmercados.

Gosto de me lembrar quequando muitos demonizavam aMicrosoft, antes dela a IBM, an-tes ainda a Ford e seus carros quepodiam ser de qualquer cor des-de que fossem pretos, e assimpor diante, como ditadoras deregras do mercado. Por um tem-po até foram. Mas... o ser hu-mano... é assim mesmo, nãoaceita ficar parado muito tempo(espero que isso seja verdadeno Brasil também...), e logo sur-giram o Linux, o Java, a Dell, aHP, a Compaq, o Google, Sam-

sung, puxa, acho que tem mais.Custo e oportunidade é o que

ocorre no momento. A China é aoportunidade para quem agregouvalor aos seus produtos por meiode tecnologia e marcas. A Chinase rendeu a isso porque tinha queseguir o mesmo caminho que Ja-pão e os Tigres Asiáticos fizeram.Alguém selembra deque o Japãoia dominar omundo nadécada de90? E logoserá comotodos. De-pois disso,muitos queriam aprender árabe,por causa de Dubai... Não temjeito, os ciclos econômicossão....hummmm, cíclicos!

A China está enriquecendo, éverdade, sua economia tem mui-to mais escala, mas tudo tem limi-te.Se o mundo parar de comprar...cabum! Vão fazer o quê? A chinadepende tanto do mundo com-prando quanto o mundo depen-de deles para comprar “balatinho”,até que surja uma nova fronteira

de baixo custo – quem sabe a Áfri-ca? Ou a América Latina? Quan-do um país enriquece, seu povotambém enriquece. Em Xangaitêm muitos chineses que já fazembem mais de cem dólares men-sais,pois o luxo destas cidades quese tornaram grandes centros in-dustriais e comerciais não é finan-

ciado apenaspor... turis-tas. Os salá-rios estão set o r n a n d omais altos e afuga de em-presas para ointerior estálevando pro-

gresso e conhecimento, como umtsunami econômico, até que atin-ja todo o território e talvez invadaoutros, como a Mongólia, o Afe-ganistão, Turkistão e outros “quelá estão”. E isso é fenomenal pa-ra todos, porque esse capitalismode interesses pelo mais barato,be-neficia muita gente que nem fazideia do que é o mundo.Basta lem-brar do Vietnam, que hoje já temacordo comercial com os EUA, enas ruas da capital circulam car-

ros de luxo diante de lojas de lu-xo. O Vietnam já é um dos maio-res produtores de café do mun-do, mas produz também tênis pa-ra a Nike, e assim por diante.

Teoria dos vasos comunican-tes. Essa é a regra que norteia osinteresses humanos. A água sem-pre vai pender para o lado em quea gravidade atrai.O mundo não vaiser dominado pelos xing-ling, co-mo não foi pelos sato-shiro, e atéa cultura norte-americana, antespresente de forma massiva cede lu-gar para a miscelânea cultural glo-bal que vasa pela internet, thanksGod!

Não posso deixar de dizer quese o Brasil não fizer reformas es-truturais objetivas e corajosas,des-concentrando os poderes, os re-cursos e as decisões políticas pa-ra um verdadeiro federalismo ple-no das autonomias estaduais e mu-nicipais,vai ficar sempre como es-pectador, como sempre foi de to-dos os movimentos e ciclos quecitei de passagem,a mercê das sís-toles e diástoles de cada país, decada região.A continuar assim, lo-go veremos a Bolívia nos sur-preender...

Teoria dos vasos comunicantes. Essa é a regra quenorteia os interesses humanos. A água sempre vai pender para o lado em que a gravidade atrai.

A

PATAQUADA BRASILEIRA CONTRA OS XING-LINGAFETA MESMO OS TUPINIQUINS

THOMAS KORONTAI Fundador e líder do Movimento Federalista – www.movimentofederalista.org.br

COMPANHEIRA FIELJOSÉ DE PAIVA NETTO

Jornalista, radialista e escritor

Gabriel se assusta com a men-sagem na parede e acredita queCristal e Babi desconfiem dele. Eleafirma a Ziggy que não sabe quemescreveu na parede de seu quarto.Ziggy diz ao amigo que eles pre-cisam continuar investigando o ca-so de Alexia para tentar salvá-la,masele não aceita. Dieguinho tenta an-imar Jefferson,que está arrasado pornão poder andar. Michele dá o tele-fone de sua médica para Débora eexige que ela converse com Laura.Gabriel vê o reflexo de Douglas noespelho e fica assustado.

MALHAÇÃO

Celeste rejeita a ideia de se casarcom Áureo e Salomé não se confor-ma. Abner convida Júlia para o casa-mento da mãe.Ela fica balançada coma visita de Abner e Deo percebe.Áureopede para Josué acompanhá-lo nocasamento do tio. Celeste põe umaroupa provocante para ir ao casamentoe Abner se aborrece. Ela vê Saloména igreja e estranha.Júlia e Deo chegamà igreja e encontram a noiva prontapara entrar. Plínio e Hortência secasam. Salomé anuncia, no meio da i-greja, que o filho que Celeste teve éde Áureo.

MORDE E ASOPRA

A atendente do salão recriminaTeodora por ter abandonadoQuinzé e o filho para ficar com Wal-lace. Ellen suspeita que Vanessa es-teja interessada em Renê, mas Pa-trícia não acredita. Daniel comentacom Antenor que ele ainda podeter chance de voltar com Patrícia.Esther diz a Paulo que vai procurarDanielle para conversar sobre umapossível gravidez. Marcela invadeo quarto de Teodora e ela fica atôni-ta com a atitude da jornalista. Wal-lace vai à casa de Griselda para falarcom Quinzé.

FINA ESTAMPA

Quarta-feira (21/9)

FERIADOS - Decidido o fun-cionamento do Mossoró WestShopping no feriado munici-pal de 30 de Setembro (sexta-feira). As lojas funcionam das14h às 22h, e a praça de ali-mentação, das 11h às 22h. Noferiado estadual de 3 de outu-bro (Mártires de Cunhaú eUruaçu,segunda-feira),só fun-ciona a praça de alimentação(11h às 22h).

PRORROGADO As inscrições para o concurso do IBGE foram prorrogadas.

Assim, os interessados em participar do certame que oferece4.250 vagas temporárias para Agente de Pesquisas e Mapea-mento podem se inscrever até domingo, 25, no site www.con-sulplan.net. Para Mossoró, estão sendo oferecidas 10 vagas.

LITERATURA A diretora do Desenvolvimento Social do Sesc, Ilsa Galvão,

esteve ontem na redação do jornal O Mossoroense para falarsobre a 30ª Feira do Livro do Sesc, que teve início ontem. Aprogramação cultural e literária segue até sexta-feira, na sededa unidade. A iniciativa visa incentivar o gosto pela leitura noscidadãos, em especial entre os jovens.

CRISE -Ontem,na Assem-bleia Legislativa, o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo deTarso Fernandes,declarou queé muito difícil a convocaçãodos aprovados nos concursosda Polícia Civil e Polícia Mili-tar para este ano. Como justi-ficativa, o secretário retomouo discurso da crise financeira,afirmando que o Orçamentode 2011 está no limite.

ESTÁGIO - A DefensoriaPública do Estado está comseleção aberta para vagas deestágio para estudantes de Di-reito. São 26 vagas distribuí-das em sete Núcleos Regio-nais da Defensoria em Na-tal, Mossoró, Caicó, NovaCruz,Ceará-Mirim,Parnami-rim e Assú.O edital se encon-tra disponível no site:www.defensoria.rn.gov.br.As inscrições podem ser fei-tas até o dia 7 de outubro.

COMEMORAÇÃO - A Co-sern promoveu ontem umacomemoração interna com oscolaboradores da empresadentro da programação paracelebrar os 50 anos de ativida-des no Estado, a ser comple-tados no dia 14 de dezembro.Na ocasião, foram homena-geados os 19 ex-presidentesda concessionária e os cola-boradores que também farão50 anos de vida neste ano.

CRÍTICA -Na sessão de on-tem da Câmara Municipal,pe-lo menos três vereadores cri-ticaram o anúncio de gover-no em investir R$ 8 milhõesna reforma do Estádio No-gueirão. O vereador Francis-co José Júnior lembrou quejá existe uma parceria com ainiciativa privada asseguradapara este serviço. Neste caso,o governo estará perdendo di-nheiro público.

EM MOSSORÓO secretário de Comunicação do Estado, Alexandre Mu-

latinho, foi recebido ontem pelo editor-geral desta folha diá-ria, jornalista Márcio Costa. Mulatinho reforçou a adoção deuma linha de transparência que deverá ser favorecida pela fa-cilitação de contatos com o secretariado. Deixou uma boa im-pressão ao deixar a cidade na tarde de ontem.

APAE - A Comissão deConstituição e Justiça da As-sembleia Legislativa apro-vou, ontem, projeto de leide autoria da deputada esta-dual Larissa Rosado (PSB)reconhecendo utilidade pú-blica da Apae de Angicos. Oreconhecimento reforçará otrabalho da entidade,que po-derá firmar convênios e re-ceber recursos públicos.

NOTAS DA REDAÇÃ[email protected]

ECONOMIA www.omossoroense.com.br6 – Quarta-feira, 21 de setembro de 2011

FMI reduz de 4,1% para 3,8% projeção de crescimento da economia brasileira em 2011

DADOS

Estimativa para o aumento do PIB está abaixo da expectativa do governo, mas ainda acima do esperado pelo mercado

A presidenta Dilma já declarou que o governo faria "um esforço para chegar a 4%, quatro e pouco"

DA BBC BRASIL

BRASÍLIA - Em seu maisrecente relatório sobre a eco-nomia mundial,divulgado on-tem(20) em Washington, oFundo Monetário Internacio-nal (FMI) reduziu para 3,8%a projeção de crescimento pa-ra o Brasil neste ano. A novaestimativa representa umaqueda de 0,3 ponto percentualem relação à previsão anteriordo FMI, de 4,1%, divulgadaem junho.

De acordo com as previsõesreunidas no relatório WorldEconomic Outlook (Perspec-tivas da Economia Mundial,em tradução livre), o Brasil te-rá o segundo menor cresci-mento na América do Sul nes-te ano, ficando atrás somenteda Venezuela (com previsão de2,8%), e abaixo da média daregião, que é 4,9%.

Segundo o FMI,a expansãodo Produto Interno Bruto(PIB) brasileiro também serámenor do que a média previs-ta para as economias emergen-tes e em desenvolvimento(6,4%) e para o crescimentoglobal como um todo (4%),mas ainda ficará à frente da pre-visão para as economias avan-

çadas, de apenas 1,6%A nova projeção para o cres-

cimento do PIB está abaixo daexpectativa do governo brasi-leiro, mas ainda acima do es-perado pelo mercado.

Apesar de, oficialmente, ogoverno brasileiro ainda man-ter a expectativa de crescimen-to de 4,5% para o PIB nesteano, a própria presidenta Dil-ma Rousseff já declarou recen-temente que o governo faria"um esforço para chegar a 4%,quatro e pouco".

O mercado é menos otimis-ta e o mais recente boletim Fo-cus (levantamento semanal doBanco Central com base emconsultas ao mercado), redu-ziu pela sétima semana conse-cutiva a projeção de crescimen-to para a economia brasileira,passando de 3,56% para3,52%.

Para 2012, o FMI mantevea sua projeção para o cresci-mento da economia brasilei-ra,em 3,6%, ligeiramente abai-xo dos 3,7% previstos pelomercado.

"Os riscos à estabilidade fi-nanceira em todas essas eco-nomias [de Brasil e de outrosemergentes] devem ser moni-torados por algum tempo, de-

vido ao grande volume de cres-cimento de crédito nos últimoscinco anos",destaca o relatório.

O FMI avalia que, no ge-ral, a perspectiva para as eco-nomias emergentes voltou aser "incerta", em parte comoreflexo de um cenário mundialmenos favorável, especial-mente nos Estados Unidos ena Europa.

No Brasil, economistas jávêm apontando a piora no ce-nário externo como um dos fa-tores para o crescimento me-nor, ao lado da desaceleraçãona indústria, provocada espe-cialmente pela valorização doreal ante o dólar, e das medi-das adotadas pelo governo pa-ra conter a inflação.

O Banco Central do Brasilespera trazer a inflação para ocentro da meta, de 4,5% (commargem de 2 pontos percen-tuais para cima ou para baixo),até o fim de 2012.

A projeção do FMI, no en-tanto, é que a inflação brasilei-ra chegue a 6,6% em 2011 – aci-ma dos 6,46% projetados pe-lo mercado e levemente acimado teto da meta, 6,5% – pararetroceder a 5,2% em 2012(abaixo dos 5,5% previstos pe-lo mercado).

Assim como em relatóriosanteriores, o FMI voltou aapontar riscos do rápido au-mento do crédito e de preçose da forte entrada de capitalestrangeiro verificados no Bra-sil e em muitas economias daAmérica Latina após a crisemundial de 2008.

"É necessário manter a vi-gilância para limitar os riscos

à estabilidade financeira", dizo relatório.

No caso do Brasil, medidaspara restringir a concessão decrédito estão entre as ferra-mentas usadas pelo governopara tentar controlar a inflação.

Desde 2010, o governotambém já adotou diversas me-didas para tentar conter o flu-xo excessivo de capital estran-

geiro, que provoca a valoriza-ção do real ante o dólar e aca-ba reduzindo a competitivida-de das exportações brasileiras.

O FMI reconhece essas me-didas adotadas pelo governo,mas recomenda que o Brasil eoutros países também tenhamcomo uma de suas priorida-des a reversão do déficit pú-blico.

BRASIL/MUNDO Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 – 7www.omossoroense.com.br

Número de celulares habilitados já chega a 224milhões, com crescimento de mais de 10% no ano

Apenas 6% dos países emergentescumprirão metas de reduzir mortematerna e infantil, diz estudo

COMUNICAÇÃO

PESQUISA

Do total de acessos em operação no país, a maioria (81,75%) é pré-pago e 18,25% são pós-pago

SABRINA CRAIDERepórter da

Agência Brasil

BRASÍLIA - Nos primei-ros oito meses do ano, foramregistradas 21 milhões denovas linhas de celulares ha-bilitadas no país, o que re-presenta um crescimento de10,39% no ano. O total deacessos à telefonia celularchegou a 224 milhões emagosto, e o país já tem 114,88linhas para cada 100 habitan-tes. Os números foram di-vulgados pela Agência Na-cional de Telecomunicações(Anatel).

Em agosto, foram cercade 3,7 milhões de novas ha-bilitações, com crescimentode 1,67% em relação a julho.Do total de acessos em ope-ração no país, a maioria(81,75%) é pré-pago e18,25%, pós-pago.

DA BBC BRASIL

BRASÍLIA - Apenas novede 137 países emergentes (emtorno de 6% do total) fizeramprogressos suficientes para al-cançar as Metas do Milênio tan-to no caso da mortalidade infan-til quanto no da materna.A con-clusão está em estudo publica-do ontem (20) na revista cientí-fica britânica The Lancet.

Apenas 13 países alcança-rão a meta de reduzir em trêsquartos a mortalidade mater-na entre 1990 e 2015. O Brasilnão está incluído entre essespaís - até 2011 a mortalidade

materna no país caiu 37%.Se a tendência atual conti-

nuar, 31 nações em desenvol-vimento atingirão a meta de re-duzir em dois terços a mortali-dade entre crianças menores de5 anos entre 1990 e 2015,segun-do a pesquisa.

O estudo calculou estimati-vas para o ano de 2011 levan-do em conta fontes de dadosrelevantes que haviam ficadode fora de análises anteriores,como registros de nascimen-to e morte,pesquisas nacionais,censos e levantamentos feitospelas autoridades da área desaúde.

Em 19 unidades da Fede-ração já há mais de uma linhade celular habilitada por habi-tante: Distrito Federal, SãoPaulo, Mato Grosso do Sul,Rio de Janeiro, Goiás, RioGrande do Sul, Rondônia,

Mato Grosso, Santa Catarina,Pernambuco, Paraná, Espíri-to Santo, Amapá, Rio Gran-de do Norte, Tocantins, Ser-gipe, Minas Gerais, Amazo-nas e Acre.

A empresa Vivo continua

com a maior participação nomercado, com 29,54%. De-pois, aparecem a TIM, com25,99%,a Claro, com 25,36%,e a Oi, com 18,78%. A CT-BC tem 0,3% de participaçãoe a Sercomtel, 0,03%.

Em agosto, foram cerca de 3,7 milhões de novas habilitações, com crescimento de 1,67% em relação a julho

AGÊNCIA BRASIL

SOCIAL8 – Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 www.omossoroense.com.br

TOPA edição 2011 do Prêmio

Top Mossoró será realiza-da hoje,21, a partir das 20h,no Requinte Buffet.Na fes-ta, as marcas mais lembra-das do mercado mosso-roense receberão os troféusTop de Ouro,Prata e Bron-ze.O evento reunirá os em-presários vencedores, con-vidados especiais,autorida-des e jornalistas.

RADIALISTANo dia 21 de setembro é

comemorado o Dia do Ra-dialista. A coluna aprovei-ta a data para desejar muitomais sucesso aos radialis-tas Gilson Cardoso, Adria-na Mendes, Adriana Ísis,Oberdan Silva,Railson Car-los, Alan Jordan, Tony Ma-ciel,Alisson Pereira,NiltonGiacomele e Gustavo Ven-tura, que fazem da FM 93um show de rádio.

@ Quem muda de idade hoje é Abiss Fontes eFernando Rosado Junior. Parabéns!

@ Depois de uma repaginada a empresa-

ria Lucineide Dias reabre a franquia TOLI,

no Liberdade Shopping. Coquete pra marcar

acontece hoje.

@ Paula Fernandes faz mega show hoje às 21h,na Berrante Casa Show.

@ Beth Rego, a Mrs. Garbos, recebe ami-

gos em torno do seu aniversario. Sexta-feira.

@ Em cerimônia intima a empresária LeletaFerreira juntou mente e coração aos de Pier An-tonio Beneventi. Aos queridos o nosso "sejamfelizes para sempre"!

@ A colunista Lílian Moura está a mil com

os preparativos da campanha publicitária de

festa, no dia 28 de outubro. A loira está sele-

cionando as fotos para o material e definindo

os últimos detalhes para o convite.Recebemos

informações de que as fotos feitas por Math-

ws Aires ficaram um D++++. Aguardemos!

[email protected]

PintoDorian

Freire Netoe Taynara -

dolce farniente nas

serraspotiguares.

Leleta Ferreira ePier AntonioBeneventi -unidos parasempre

CURTA-METRAGEM

ELEIÇÃO

Brasil suspende compra de carne in natura e animais vivos do Paraguaicomo prevenção contra aftosa

LUANA LOURENÇORepórter da Agência Brasil

BRASÍLIA - O governo bra-sileiro suspendeu hoje (20) a im-portação de carne in natura e ani-mais vivos do Paraguai,depois queo país vizinho identificou um fo-co de febre aftosa. Desde ontem(19), autoridades sanitárias o go-verno reforçaram a fiscalizaçãonas fronteira com o Paraguai pa-ra tentar impedir a entrada dadoença em território brasileiro.

De acordo com o Ministério daAgricultura,estão temporariamen-te suspensas as compras de animaisvivos e produtos in natura prove-nientes do Paraguai.A categoria deprocessados não sofreu restrições.

A medida vai afetar principalmen-te a importação de carne bovina e suí-na,os dois principais tipos que o Bra-sil mais importa do país vizinho.Atéjulho deste ano,o Brasil comprou 5,5mil toneladas do Paraguai, num to-tal de US$ 29,1 milhões. Em 2010,as importações de carne bovina so-maram 6,7 mil toneladas, totalizan-

do US$ 34,6 milhões.“O Ministério da Agricultura

acompanha com atenção a aplica-ção,pelas autoridades paraguaias,dasmedidas para o controle, erradica-ção e investigação do caso. Com oobjetivo de contribuir para a erradi-cação da febre aftosa no continen-te, as autoridades brasileiras colo-caram-se à disposição do governoparaguaio a fim de colaborar tecni-camente e ajudar na execução dasmedidas a serem desenvolvidas pa-ra erradicação dos focos”,informouo ministério, por meio de nota.

O foco de febre aftosa foi regis-trado no departamento de San Pe-dro, em uma localidade denomina-da Sargento Loma, a 235 quilôme-tros de Guaíra, no Paraná, e a 126quilômetros da fronteira com MatoGrosso do Sul. Os dois estados es-tão sob alerta e tomando medidasemergenciais para tentar a evitar acirculação da doença.Em Santa Ca-tarina,o governo estadual decretouestado de emergência sanitária e tam-bém definiu um plano de ação parareforçar vigilância na fronteira.

O Dia Nacional de Luta dasPessoas com Deficiência é umadata para renovar mobilizaçãopermanenente por mais inclu-são social e cidadania de por-tadores de deficiência. Segun-do a Associação dos Deficien-tes Físicos de Mossoró (Ade-fim), os gestores públicos pre-cisam ter mais conciência danecessidade de mais políticaspúblicas, a fim de garantir sa-tisfação e bem-estar às pessoasespeciais.

Em relação à educação,a ba-se da cidadania, há necessida-de urgente de eliminação debarreiras arquitetônicas nas es-colas, segundo o presidente daAdefim,Aremir Gonzaga,quedenuncia falta de banheirosadaptados, rampas de acessoe professores preparados pa-ra lidar na escola com qualquertipo de deficiente, seja ele físi-co,visual,auditivo e intelectual.

Mas, conforme o presiden-te da Adefim, as barreiras ar-quitetônicas não se resumemàs escolas. Estão presentes nocomércio varejista, no centroda cidade,onde cadeirantes atéconseguem facilidades para en-trar em lojas, mas têm dificul-dades para circular dentro deestabelecimentos, devido aprateleiras apertadas e outrosproblemas,o que limita o direi-to de ir e vir previsto na Cons-tituição de 1988.

Aremir Gonzaga parabeni-za a iniciativa do Ministério Pú-blico, de cobrar da Prefeiturade Mossoró retirada de comer-ciantes ambulantes das calça-das do centro da cidade, o queconsidera como gesto de sen-sibilidade com pleitos de enti-dades de classe de Mossoró.Ele observa que a medida nãobeneficiará apenas cadeirantes,mas outras pessoas com mo-bilidade reduzida, como ges-tante, idosos, crianças de colo.

"Aliás,esse problema do co-mércio informal já deveria tersido resolvido há muito tempopela Prefeitura, porque temtornado restrito o direito de ire vir das pessoas em geral", dizo presidente da Adefim,referindo-se ao acúmulo de co-

merciantes informais nas cal-çadas do centro comercial.

COLETIVOEm relação ao transporte

público, a Adefim reivindicamais itinerários de ônibusadaptados para portadores dedeficiência. Segundo a entida-de, são apenas cinco veículosadaptados na cidade, três cir-culando na área do Alto de SãoManoel e conjunto Nova Vi-da e dois no Centro e no bair-ro Santo Antônio.

Conforme a Adefim, a zo-na norte da cidade, especial-mente os conjuntos Abolição,Santa Delmira e Redenção pre-cisam urgentemente de ônibusadaptados, já que a falta do ser-viço prejudica que pessoascom deficiência vão ao traba-lho, à escola, à universidade."Muitos não fazem isso por-que não existe transporte o pú-blico adaptado, o que atrapa-lha o processo de inclusão so-cial", denuncia Aremir.

Segundo ele,os empresáriosprecisam ter consciência deque as pessoas com deficiênciasão capazes e que precisam deoportunidades, que "não sãoinválidos e coitadinhos". Econtinua: "Os empregadoresprecisam contratar deficientespela capacidade deles,e não so-mente por força da Lei de Co-tas", afirma o presidente daAdefim, referindo-se à Lei Fe-deral 8.213/1991.

Essa lei estabelece que asempresas acima de 100 funcio-nários contratem pessoas comdeficiência ou reabilitadas pe-lo Instituto Nacional de Segu-ridade Social (INSS): de 100 a200 funcionários, 2% têm queser pessoas com deficiência;de201 a 500, 3%; de 501 a 1.000,4% e,acima de 1.000 emprega-dos, 5%.

Segundo a Adefim, o po-der público precisa facilitaro acesso à moradia, citandocomo exemplo o programaMinha Casa, Minha Vida, emMossoró, onde nenhum dos579 associados da entidadeobteve resposta ao cadastra-mento para casas em cons-

Para marcar o Dia Nacio-nal de Luta das Pessoas comDeficiência em Mossoró,co-meça hoje o 9º Seminário Te-mático do Dia Nacional deLuta das Pessoas com Defi-ciência. O evento inicia comcampeonato de basquete decadeirantes, na Praça de Es-portes, às 16h, entre as sele-

ções do RN e Ceará.Amanhã, às 15h, haverá

posse no Conselho dos Direi-tos da Pessoa com Deficiênciada Ordem dos Advogados doBrasil (OAB), no auditório daseccional de Mossoró. Sexta-feira, o último dia do seminá-rio será dedicado a mesas-re-dondas, debates e discussões,

na igreja dos Mórmons, Cen-tro, com início às 7h.

Com o tema "A Luz da Con-venção dos Direitos das Pes-soas com Deficiência",o even-to reunirá diversos segmentossociais no debate de inclusãosocial e outros benefícios às pes-soas com deficiência.

O término do 9º Seminá-

rio Temático do Dia Nacio-nal de Luta terminará com ca-minhada da igreja dos Mór-mons à praça Felipe Guerra,a fim de mostrar aos comer-ciantes o grito de luta das pes-soas com deficiência em prolde igualdade de oportunida-des, com apoio da Gerênciade Trânsito (Getran).

COTIDIANOMossoró (RN),

21 de setembro de 2011Caderno do jornal O Mossoroense

QUARTA-FEIRA

PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICAREITERAM DEFESA POR MAIS INCLUSÃO

SEMINÁRIO TEMÁTICO COMEÇA HOJE E VAI ATÉ SEXTA-FEIRA

Dia de Luta

Deficientes cobram mais políticas públicas para promover a inclusão social

HABNER WEINER

trução de acordo com o pro-grama.

"Também precisamos deapoio para desenvolvermos cul-

tura, através da dança, músicae pintura e outras atividades, emais respeito aos direitos daspessoas com deficiência, como

no trânsito, onde muitos con-dutores em Mossoró ainda ocu-pam vagas de estacionamentoexclusiva para deficientes. En-

fim, precisamos ainda de mui-tas ações para deixar os deficien-tes no patamar de vitória e con-quistas", conclui.

Projeto de petróleo e gás voltado para alunos doensino médio da rede pública será lançado amanhã

CEDIPETRO

Servidores farão paradasde advertência para pressionar Prefeitura deMossoró a pagar FGTS

ATIVIDADES

Iniciativa pretende mobilizar jovens da região para a atuação nas engenharias voltadas à área

GERAIS www.omossoroense.com.br2 – Quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O Centro de Desenvolvi-mento Tecnológico e InclusãoSócio-Econômica pela Intera-ção entre Instituições de Ensi-no e o Setor de Petróleo e Gás(Cedipetro) terá a abertura ofi-cial do projeto amanhã, às 9h,na Escola Estadual ProfessorAbel Freire Coelho.

Na oportunidade,participa-rão os empresários da Redepe-tro-RN, que é uma Organiza-ção em Rede, constituída de 63empresas e oito instituições for-necedoras de bens e serviços pa-ra a cadeia produtiva de petró-leo e gás no RN, que é parceirado projeto.

De acordo com o autor doprojeto, professor Clóvis Bos-co, com o setor petrolífero emascensão, a demanda de pro-fissionais aumenta e as empre-sas começam a ter dificuldadede contratação devido a escas-sez de especialistas.Diante dis-so, um projeto pretende mobi-lizar e sensibilizar jovens do en-sino médio para atuação nas en-genharias voltadas à área de pe-tróleo e gás.

"Esse projeto é de extensãoe objetiva aumentar a procurae a busca dos novos profissio-nais para o mercado de petró-leo e gás. Além disso, o foco édar uma visão mais ampla e ge-ral sobre o mercado para os alu-nos da rede pública de ensinoatravés de seminários,aulas prá-ticas e visitas de campo", res-

Diante da falta de po-sicionamento da Prefeitu-ra Municipal de Mossoró(PMM), quanto ao paga-mento do Fundo de Ga-rantia do Tempo de Ser-viço (FGTS) aos servido-res, a categoria decidiu rea-lizar paradas de advertên-cia para pressionar o Exe-cutivo a cumprir a deci-são judicial e pagar o be-nefício aos servidores. Aprimeira parada foi mar-cada para o dia 11 de ou-tubro.

A mobilização foi de-finida em assembleia rea-lizada ontem, 20, na sededo sindicato. Na ocasião,os servidores definiramque no próximo dia 11promoverão uma paradageral. As atividades do diaterão início às 8h, comconcentração na sede ad-ministrativa do Sindiser-pum. Em seguida, eles sai-rão em passeata até a Pre-feitura, onde será realiza-do ato público. Depois, ostrabalhadores irão à Câ-mara Municipal de Mos-soró (CMM).

No dia 16 de novembroterá uma segunda paradade advertência. "A progra-mação será idêntica a dodia 11 de outubro. A ida àCâmara é para pressionaros vereadores a colocaremo pagamento do FGTS naprevisão orçamentária de2012. Os vereadores dis-seram no início do ano que

não apresentavam emen-das porque os cálculos nãoestavam feitos. Vamos veragora se eles cumprirãocom a palavra", diz a pre-sidente do Sindiserpum,Marilda Sousa.

No último encontro dacategoria com a Prefeitu-ra para discutir o assunto,os representantes do Exe-cutivo informaram que iri-am pagar, mas somenteapós a decisão judicialacerca da revisão dos va-lores.

De acordo com cálcu-los do Sindicato, a dívidado FGTS supera os R$56,6 milhões. No entan-to, "a prefeitura alega queos valores estão elevados,que o juiz teria utilizado ju-ros acima daqueles prati-cados no mercado", dizMarilda.

Para a categoria, a Pre-feitura não cumpriu coma palavra empenhada,umavez que ela tinha prome-tido que, após a conclusãodos cálculos, não coloca-ria obstáculos para que omunicípio realizasse o de-sembolso.

Os representantes doSindicato destacam que ajustificativa da Prefeituranão tem fundamento. "Narealidade, são apenas des-culpas para não pagar.Não há mais nenhumapendência jurídica. Faltaapenas vontade política",dispara Marilda Sousa.

Abertura oficial do projeto ocorrerá na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho

salta o professor Clóvis Bosco.Segundo ele,o Cedipetro foi

aprovado pela Financiadora deEstudos e Projetos (Finep) dogoverno federal,tendo disponi-bilizado cerca de 1 milhão dereais para execução das ativida-des e a construção da sede.

O público alvo do projeto sãoos alunos do ensino médio. Ini-cialmente serão atendidos os es-tudantes da Escola EstadualAbel Freire Coelho, em convê-nio firmado com a Secretaria Es-tadual de Educação e Cultura(Seec), o Instituto Federal deEducação,Ciência e Tecnologia

do RN (IFRN), Fundação deApoio à Educação e ao Desen-volvimento Tecnológico do RN(Funcern) e da Redepetro/RN.

Ao todo,720 alunos serão be-neficiados ao longo dos 18 me-ses de execução do projeto.

"Serão 18 turmas de 40 alu-nos.Esses jovens receberão ca-pacitação, formação, palestras,visitas técnicas e outros even-tos para conhecer as áreas deatuação em petróleo e gás, bemcomo as oportunidades do mer-cado. Assim esses alunos terãouma visão mais crítica do pro-cesso de beneficiamento do pe-

tróleo em âmbito nacional e in-ternacional.Como também po-derão ter a chance de ser absor-vidos pelas empresas que com-põe a cadeia produtiva", frisa ocoordenador.

A princípio, as atividadesocorrerão no Campus do IFRN,mas a previsão é de que dentrode alguns meses o projeto cons-trua sua sede. "A obra já foi li-citada e dentro de seis meses se-rá entregue. O espaço terá umminiauditório climatizado,labo-ratório de informática e sala dereunião", finaliza o professorClóvis Bosco.

HABNER WEINER

Justiça do Trabalho não acata pedido do MP de intervenção na Apamim

Promotora pede mais apoio do poder públicopara a única maternidade de Mossoró e região

SAÚDE

Ana Ximenes alerta para prejuízos à população da região, em caso de fechamento da Maternidade Almeida Castro

A Casa de Saúde AlmeidaCastro vem sofrendo uma dasmaiores retaliações políticas dahistória de Mossoró. O últimoato para fragilizar a adminis-tração do hospital foi o pedidode intervenção da Unidade.

No entanto, em seu despa-cho o Tribunal Regional do Tra-balho da 21ª Região não aten-deu, inicialmente,ao pedido doMinistério Público do Trabalhode intervenção na Associaçãode Assistência e Proteção à Ma-ternidade e à Infância de Mos-soró (Apamim), mantenedorada Maternidade Almeida Cas-tro, a única maternidade deMossoró e região.

No documento, o juiz JoséDario de Aguiar Filho deter-minou a ampliação do conheci-mento da situação de dificul-dades da Apamim, através dofornecimento, pelo poder pú-blico,de informações sobre ser-viços, como a quantidade departos por mês,outras cirurgiase atendimentos em Unidade deTerapia Intensiva (UTI).

Também determinou indi-cação de membros dos setoresresponsáveis na área de saúde,nas esferas estadual e municipalpara apontarem soluções paraa situação de debilidade finan-ceira da entidade.

O juiz também defende oenvolvimento dos MinistériosPúblicos Estadual e Federal nocaso, para que colaborem embusca de soluções e concla-ma o Governo do Estado e aPrefeitura Municipal de Mos-soró (PMM) a equacionar asituação.

O Ministério Público con-tinua defendendo mais inves-timentos em saúde pública emMossoró a fim de melhorar oatendimento à população, es-pecialmente em urgência eemergência, pediatria e mater-nidade. Ontem, a promotorada Cidadania, Ana Ximenes,voltou a cobrar responsabili-dades do poder público esta-dual.

A representante do Minis-tério Público, também comatuação na área da saúde, u-sou a rede de microblogsTwitter, ontem, para fazerapelo ao Governo do Esta-do, pedindo ações imediatasem favor do Hospital Regio-nal Tarcísio Maia (HRTM),da

Casa de Saúde Dix-sept Rosa-do (CDSR) e da MaternidadeAlmeida Castro.

Em mensagem endereça-da ao perfil pessoal da gover-nadora Rosalba Ciarlini noTwitter (@RosalbaCiarlini),Ana Ximenes alertou para pre-juízos à população de Mosso-ró e da região em caso de fecha-mento da Maternidade Almei-da Castro, a única do Oeste eque responde por todos os par-tos da cidade e municípios vi-zinhos.

"Se o Governo não tomaruma atitude rápida, o destinoda maternidade estará seladoe a região Oeste sofrerá mui-to", escreveu a promotora, emreferência à Associação de Pro-

teção à Infância e à Materni-dade de Mossoró (Apamim),mantenedora da Casa de Saú-de Dix-sept Rosado e da Ma-ternidade Almeida Castro.

Ana Ximenes reconheceudificuldades financeiras doEstado,mas sugeriu melhorara única maternidade de Mos-soró e região ao invés de cons-truir outra. "Sei que a situa-ção financeira do Rio Gran-de do Norte não é boa, massalvar a maternidade do Oes-te é mais barato que fazer ou-tra. Estou suplicando ajudapara salvar a maternidade e aUTI neonatal (Unidade de Te-rapia Intensiva neonatal)",postou no Twitter.

A promotora também fez

apelo por melhorias no Hospi-tal Regional Tarcísio Maia, re-ferência em urgência e emer-gência na região Oeste e queenfrenta problemas, sobretu-do decorrentes da falta de mé-dicos especialistas de plantão,o que compromete a popula-ção de Mossoró e de outrosmunicípios da região.

"HRTM e Apamim preci-sam da senhora agora. Nãoabandone a saúde de Mossoró.O povo da nossa região preci-sa de ambos",escreveu Ana Xi-menes, postando em seguida:"Infelizmente, eu posso pou-co e se o Governo não tomaratitude urgente, em breve sóDeus cuidará da saúde de quemnascer em Mossoró".

Apamim mantém a única maternidade de Mossoró

Representante do MP também pede pela UTI neonatal

LUCIANO LELLYS

Casa de Saúde recebemenos por serviçosprestados pelo SUS

O diretor da Casa de SaúdeDix-sept Rosado (CSDR),An-dré Néo, espera que o Minis-tério Público Estadual se po-sicione sobre a falta de igual-dade em pagamentos de ser-viços de saúde na rede públicaem Mossoró.Segundo ele,ser-viços iguais na CSDR e noHospital Wilson Rosado sãopagos com valores diferentes.

André Néo lamenta que oscirurgiões na CSDR recebama metade do que é pago no Wil-son Rosado por cirurgias eleti-vas, porque não recebem com-plementação aos valores da ta-bela do Sistema Único de Saú-de (SUS). Isso provoca o afas-tamento de cirurgiões da Casade Saúde e a concentração deserviços no Wilson Rosado.

"Isso traz prejuízos à po-pulação, porque, ao invés deduas opções, o paciente passaa ter apenas uma opção para ci-rurgia", critica André Néo,acrescentando que essa con-centração compromete o aten-dimento, já que o paciente fi-ca à mercê da disponibilidadee da conveniência de um úni-co e sobrecarregado hospital.

Além de profissionais,o tra-tamento diferenciado no re-passe de recursos, geridos pe-la Prefeitura de Mossoró, tam-bém se aplica aos hospitais.En-quanto o Wilson Rosado re-cebe R$ 800/dia por leito deUnidade de Terapia Intensiva(UTI), a Casa de Saúde Dix-sept Rosado recebe R$ 478,72pelo mesmo serviço.

"Isso mostra falta de coe-rência, equidade e isonomia.Também revela falta de boavontade com a Casa de Saúde,com prejuízos à população",opina André Neo,acrescentan-do que atrasos de pagamentosà CSDR, ao que tudo indicade forma intencional, tambémtrazem prejuízos à saúde públi-ca e à população.

"O Ministério Público estáavaliando a situação e, comoconfio na seriedade e compro-misso da promotora Ana Xi-menes e demais promotores,creio numa providência paraque haja isonomia na distribui-ção dos recursos da saúde emMossoró,para que outros hos-pitais não fechem na cidade",conclui André Néo.

"A eles é a quem cabe a res-ponsabilidade da política de saú-de pública, em especial à admi-nistração municipal, que podeinclusive ter seus atos analisadossob aspecto penal",escreve o juizDario Aguiar no despacho, nãodescartando possibilidade de pu-nição à Prefeitura em caso de fal-ta de serviços à população.

DEFESAO advogado da Apamim,

Wilton Ferreira, informa que aCasa de Saúde Dix-sept Rosadoainda não foi notificada da AçãoCivil Pública sobre a qual se ma-nifestou o juiz Dario Aguiar e

que aguarda tal procedimentopara apresentar sua versão dosfatos. "Estamos aguardando anotificação para apresentar de-fesa", diz.

Ele antecipa que o argumen-to do Ministério Público parapedir a intervenção,de que a A-pamim está descumprindo Ter-mo de Ajustamento de Condu-ta (TAC), não tem fundamentoporque o próprio TAC está sub-judice, ou seja, ainda não existepronunciamento definitivo daJustiça sobre a questão.

Ele chama a atenção no des-pacho da Justiça do Trabalho,assinado pelo juiz Dario Aguiar,

o realce da responsabilidade daPrefeitura,a qual,segundo o ad-vogado, também é responsávelpelas dificuldades financeiras daentidade ao pagar menos porserviços (leia mais nesta pági-na) e não repassar o que deve àCasa de Saúde.

"Tanto que, semana passa-da entramos com ação na Justi-ça cobrando dívida de R$ 1,5 mi-lhão da Prefeitura com a Casa deSaúde, referentes às diárias deUTI neonatal, porque o hospi-tal mantém sete leitos,mas a Pre-feitura de Mossoró só paga trêse dificulta o credenciamento dosdemais", diz Wilton Ferreira.

GERAIS Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 - 3www.omossoroense.com.br

LUCIANO LELLYS

SENSAÇÃO BRASILEIRAPor onde ela passa ganha uma legião de fãs. A cantora

Paula Fernandes já é sucesso em todo o Brasil e hoje chega aMossoró para um show exclusivo na Berrante Casa Show. Amelhor artista sertaneja e melhor cantora eleita no prêmio Mul-tishow 2011 vai dividir o palco com a 1ª dupla de sanfoneirosdo Brasil, Ítalo e Renno, e a banda Forró dos 3, que tambémprometem arrasar no repertório. Não há dúvidas de que seráum supershow. Mais informações: (84) 3316-5366.

SEMINÁRIO NACIONALNa próxima sexta-feira, Natal será a oitava cidade-sede da

Copa do Mundo de 2014 a realizar o I Seminário Nacional deComércio Eletrônico,Negócios na Web e Meios de Pagamen-tos - road show que é direcionado para a modernização docomércio, varejo, serviços e e-commerce. O evento, iniciati-va da Federação de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Nor-te, acontecerá no Hotel Pirâmide, com entrada gratuita. Maisinformações no site www.e-comercio2011.com.br.

SOCIAL4 – Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 www.omossoroense.com.br

Flashes VIPs

A musa Paula Fernandes, a maior vendedora de discos doBrasil, aterrissa em Mossoró para show na Berrante

A bela Danielle Morais ao lado do marido GeorgeSoares, aniversariante VIP de hoje. A coluna festeja

Francisco Lins e sua Neuza no Top Varejo, evento promovido pela Lins Distribuidora, no Hotel Thermas

O empresário Jair Queiroz e a esposa Lucineide prestigiaram o Top Varejo, idealizado pela Lins Distribuidora

- Após cidades como Governador Dix-sept Rosado e Areia Branca, a cidade de U-panema passa a receber o sinal da TVMossoró e a população já está aproveitandoa programação diariamente.

- Muitos vivas em torno da lista VIP de aniver-sariantes: Rafaella Souza, Denis Zambon, AndréBarreto, Jackson Júnior, Ana Helena Santos, Clei-dimar Veríssimo, Samara Fernandes, GustavoGuedes,Wilson Fernandes Júnior,Karyna Campel-lo e o deputado George Montenegro Soares.

- Já nesta quinta-feira, completam idadenova: Narcélio Luiz, Gustavo Barreto, Gior-dano Bruno, Laysa Glícia, Emerson Azeve-do Neto, Adriana Freire e Alyne FernandesVieira. Tudo de bom.

- Totalmente repaginada e com a cara da es-

tação verão, acontece hoje a reinauguração daloja Toli, no primeiro piso do Liberdade Shop-ping. A empresária Lucineide Dias e a gerenteGeruza Marinho recebem a clientela VIP durantetodo o dia e apresentam várias novidades.Aproveite.

- A Tam Viagens inaugura nova loja noRN. Desta vez, em Mossoró, e localizadana avenida João da Escóssia, logo em frenteà Praça do Rotary. O coquetel acontece nes-ta quinta-feira, às 20h.

- Leylla Carla promove no dia 1º de outubroa primeira edição do Megabrega de Apodi. Afesta acontecerá no calçadão da lagoa,a partir das23h, e recebe shows dos cantores Carlos André,Bartô Galeno e Bartozinho. Os acessos estão àvenda na sede do Festival de Verão de Apodi.

MUDANDO O VISUALA equipe do Salão Perfil, no Porcino Shopping, es-

tá sempre se aperfeiçoado nas tendências do segmen-to de beleza.A cabeleireira Cristina participou de even-to da L’Oreal e disponibiliza no salão hidratação e tra-tamentos para vários tipos de cabelo. Já a cabeleireiraGeruza Fernandes participou de treinamento em For-taleza e trouxe na bagagem as últimas tendências decortes e cores que vão se destacar na próxima estação.Agendamentos pelo telefone (84) 3316-4142.

BAILE SPLISH SPLASHA Apae Mossoró divulga o Baile Splish Splash, fes-

ta que vai reviver os melhores momentos da Jovem Guar-da, no dia 29 de setembro, no Garbos Recepções, comapresentação musical de Tremendões, Renato e SeusBlue Caps, e Gerard Presley, cover de Elvis Presley. Asreservas das mesas podem ser feitas através do telefo-ne (84) 3315-2666. A renda obtida será revertida paraa Apae Mossoró. O Garbos Eventos e a Castelo Casa-do Iluminações são parceiras do evento.

Perfil CabelosRua: João da Escóssia, 340 -

Shopping PorcinoSala 01 - Nova Betânia - Mossoró/RN

Tel. (84) 3316 - 4142 / 8722 - 7690 / 9411 - 5166

Servidores estaduais ameaçam retomar grevecaso governo descumpra acordo do PCCS

NEGOCIAÇÃO

Segundo sindicatos, categorias não vão aceitar mais uma mudança no pagamento das parcelas do Plano

NARA [email protected]

Hoje, a partir das 9h, re-presentantes do Sindicatodos Servidores Públicos daAdministração Indireta (Si-nai/RN) se reunirão com osecretário da Administraçãoestadual, Anselmo de Carva-lho. A audiência será marca-da por mais uma rodada denegociação que definirá ocumprimento ou não doacordo firmado pelo Gover-no do Estado para o paga-mento das parcelas do Pla-no de Cargos, Carreiras e Sa-lários (PCCS) dos servidores.As categorias não descartamo retorno da greve, caso o go-verno descumpra o acordo.

Segundo Hermes Olivei-ra, coordenador regional doSinai, no início de julho des-te ano o Governo se compro-meteu, através de um ofício,

a realizar o pagamento, trans-ferindo as duas parcelas, quedeveriam ter sido pagas nosmeses de março e abril, paraos meses de setembro e ou-tubro.

No entanto, ele afirma queno início do mês de setembroa governadora demonstrouintenção de repactuar o pa-gamento das parcelas, infor-mando que só poderá efetuaro pagamento das parcelas dosplanos quando for liberadopela Lei de ResponsabilidadeFiscal (LRF).

Hermes Oliveira comentaque as categorias não estãodispostas a aceitar uma novamudança no acordo para opagamento das parcelas,principalmente se for passarpara o ano que vem.

De acordo com o coorde-nador, a audiência de hoje de-finirá o futuro das categoriasligadas à administração indi-

reta, que podem entrar emgreve caso seja descumpri-do o acordo.

Além da audiência com osecretário Anselmo de Car-valho, o Sindicato tem agen-dado uma série de assem-bleias com os servidores decada categoria para os pró-ximos dias, quando passarãoo resultado da audiência como representante do governoe decidindo se retomarão ounão a greve dos servidores es-taduais.

Entre as categorias da ad-ministração indireta estão osservidores da Empresa deAssistência Técnica e Exten-são Rural (Emater), Institu-to de Defesa e InspeçãoAgropecuário do Rio Gran-de do Norte (Idiarn), Fun-dação Estadual da Criança edo Adolescente (Fundac),Fundação José Augusto e ou-tras.

Sinte espera do Executivo umposicionamento sobre a questão

O Sindicato dos Servido-res da Educação Pública doRio Grande do Norte (Sin-te/RN) também espera umposicionamento do Gover-no do Estado sobre o cum-primento ou não do acordopara o pagamento das par-celas referente aos 70% doPlano de Cargos, Carreiras eSalários (PCCS) da categoria,que estava previsto para co-meçar agora em setembro, seencerrando no mês de de-zembro.

Segundo informações re-passadas por Rômulo Ar-naud, coordenador do Sin-te/RN, a parcela prevista pa-ra setembro não será paga eo Governo do Estado já afir-mou que o pagamento dasparcelas do plano estão con-dicionadas à Lei de Respon-sabilidade Fiscal.

Rômulo Arnaud comen-ta que quando foi feito oacordo para o pagamento dasparcelas, o Governo não ha-via feito nenhum condicio-namento.

Ontem, representantes doSinte/RN visitaram escolasda rede estadual convocandoos servidores para uma as-

sembleia que será realizadana próxima segunda-feira,onde será discutida a situa-ção da categoria e votado oinício ou não de uma greve.

O Sinte-RN se reúne ho-je, em audiência com secre-tários estaduais, entre eles ochefe de Gabinete, Paulo deTarso. De acordo com Rô-mulo Arnaud, caso o acor-do não seja cumprido, a ca-tegoria já está mobilizada pa-ra declarar greve por tempoindeterminado a partir do dia3 de outubro. A data deve serseguida pelas demais catego-rias, de acordo com informa-ções do representante do Si-nai.

O Sindicato dos Servido-res Técnicos da Secretaria deTributação do RN (Sintern)também participará da au-diência que reunirá o secre-tário do Planejamento, Fran-cisco Obery; o secretário daAdministração, Anselmo deCarvalho; e o chefe de Ga-binete, Paulo de Tarso. Osservidores da Secretaria daTributação também estãodispostos a retomarem a gre-ve caso o PCCS não seja cum-prido.

Secretário da Administração afirma que cumprimento dosPlanos está condicionado à Lei de Responsabilidade Fiscal

A reportagem do jornal OMossoroense entrou emcontato com o secretário daAdministração, Anselmo deCarvalho, para saber o posi-cionamento do governo so-bre a movimentação das ca-tegorias e a possibilidade deretomarem a greve nos pró-ximos dias.

Anselmo de Carvalho ex-plicou que o governo só po-derá cumprir qualquer dispo-sição da lei se houver amparona Lei de ResponsabilidadeFiscal (LRF), que está escritona Lei dos Planos, e como res-pondeu o Tribunal de Contasa uma consulta que foi apre-sentada pela Secretaria de Pla-nejamento.

Para o secretário as cate-gorias não podem afirmar queo cumprimento dos Planosnão estava condicionado à Leide Responsabilidade Fiscal.

"O Governo passou setemeses falando dessa lei, co-mo é que ia descumpri-la deuma hora para outra. Isso nãofaz nenhum sentido. Não tempropósito querer argumentarem cima disso aí. O governosó poderá cumprir a lei, obe-decendo a lei", declara.

Hermes Oliveira afirma que servidores não vão aceitar quebra de acordo

Secretário Anselmo de Carvalho se reúne hoje com representantes das categorias

GERAIS Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 - 5 www.omossoroense.com.br

HABNER WEINER

Para a reunião de hoje, osecretário espera da Contro-ladoria Geral do Estado umaestimativa do indicador quepossa sinalizar algum prazo pa-ra o cumprimento desse acor-do, obedecendo a Lei de Res-ponsabilidade Fiscal.O secre-tário diz que o governo aguar-da a compreensão das catego-rias, já que o cumprimento des-sa questão não está apenas noâmbito de ter vontade ou não.

Segundo Anselmo de Car-valho, o governo tem von-tade de resolver a situação,que já foi acordada e está pre-vista em lei, ainda que con-dicionada ao cumprimentoda LRF. Para ele, não era pre-ciso nem fazer essa ressalva,pois essa é uma condição quenaturalmente se impõe aoacordo.

"O retorno à greve é umadecisão política que eles estão

tentando tomar, que não temnenhum amparo, nada quepossa ser considerado comonegociável ou transgredido, ogoverno não pode fazer qual-quer tipo de aumento ou des-pesa sem observar os parâme-tros legais", enfatiza.

Ainda segundo o secretário,se a decisão for mesmo peloretorno à greve o governo sa-berá como agir, avaliando e to-mando as medidas adequadas.

“O Santos FC é um clube que eu amo.Vou ficar no centenário”,afirma Neymar

REITERANDO

Craque santista e da seleçãobrasileira,Neymar reiterou queficará no Santos FC pelo me-nos até o primeiro semestrede 2012, em entrevista coleti-va nessa segunda-feira (19),noCT Rei Pelé.

“O Santos FC é um clubeque eu amo.Já foi acertado en-tre meu pai, o presidente e eu.O que foi cravado é que nãosaio na próxima janela. Vouficar no centenário (comemo-rado em 14 de abril de 2012).Sou jogador do Santos. Nãoestou acertado com ninguém.Estou feliz, perto da minhafamília. Até a próxima janela,sou do Santos”.

Neymar também não des-cartou a possibilidade de per-manência no Peixe até o Mun-dial de 2014,no Brasil. “O quepesa é a felicidade. Estou felizaqui e não tem por que sair. Seestiver feliz até lá, quem sabevou ficando mais tempo”, co-mentou com um sorriso.

CLÁSSICO O craque foi um dos des-

taques santistas na vitória por3 a 1 sobre o Corinthians.Como resultado, a equipe santistachegou a sete jogos de inven-cibilidade no Brasileiro.

“Vencer o Corinthians noPacaembu é maravilhoso.Ven-

O volante Leandro Guer-reiro volta a ser opção para otécnico Emerson Ávila apóscumprir suspensão na partidado último domingo, contra oAmérica-MG, na Arena do Ja-caré, em Sete Lagoas. Destaforma, o jogador está apto aenfrentar o Coritiba, nestaquarta-feira, em Curitiba-PR,pela 25ª rodada do Campeo-nato Brasileiro. E o experien-te jogador sabe das dificulda-des que a Raposa vai encontrarno estádio Couto Pereira, on-de o time paranaense tem fei-to boas apresentações.

"É verdade.Um jogo extre-mamente difícil. A gente sabeque o Coritiba tem uma equi-pe muito leve,muito veloz.Noprimeiro turno a gente sofreupara ganhar aqui na Arena doJacaré (2 a 1 no dia 25 de junho,pela 6ª rodada). Sabemos quevamos ter que lutar e brigar

muito, e, principalmente, cor-rer muito, para tentar sair delá com a vitória", destacou.

Guerreiro disse que o ad-versário desta quarta-feira vementrosado, já que atua junto háalgum tempo. O Coritiba sedestacou, principalmente, noprimeiro semestre deste ano,quando conseguiu uma sériede vitórias e acabou vice-campeão da Copa do Brasil (otítulo ficou com o Vasco). Porisso, a expectativa é de um jo-go bastante difícil.

"Um jogo complicado. Jo-gar no Sul sempre é compli-cado.E principalmente contrao Coritiba, que é uma equipeque está junta há algum tem-po, com jogadores de muitatécnica. Eles não têm jogado-res tão altos,mas são muito ve-lozes, principalmente no ata-que", analisou.

Para sair com a vitória do

Jogador também não descartou a possibilidade de permanência até o Mundial de 2014

ESPORTE www.omossoroense.com.br6 – Quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Opção após cumprir suspensão, Guerreiro prevê

jogo difícil em Curitiba, mas só pensa em vitória

NO CRUZEIRO

cemos a equipe que está brigan-do pelo primeiro lugar. É umadas melhores, se não for a me-lhor do campeonato. Então, a

gente fica muito feliz”, com-pletou.

O Alvinegro Praiano é o 11ºcolocado da tabela de classifi-

cação, com 32 pontos – a 13 dolíder Vasco (45),mas ainda comdois jogos adiados a realizar,contra Grêmio e Botafogo.

Neymar disputará a Libertadores 2012 pelo Peixe

Guerreiro disse que o adversário desta quarta-feira vem entrosado

Couto Pereira,Leandro Guer-reiro receita muita conversaentre os jogadores cruzeiren-ses. "Vamos ter que conver-sar bastante, um ajudar o ou-tro.Sabemos que não vivemos

uma fase boa, é uma fase com-plicada. Mas temos que con-seguir essa vitória contra o Co-ritiba de qualquer maneira pa-ra sair mais rápido dessa si-tuação que a gente vive hoje".

Visita de comissão ao Nogueirão provoca debate na Câmara MunicipalDISCUSSÃO

2014

[email protected]

SÉRGIO OLIVEIRA

Os saudosistas e a não tomada de uma decisão definitiva venceu, o estádio Professor Manoel Leonardo No-gueira vai continuar onde sempre esteve, nada de permuta e, consequentemente, nada de estádio novo e mo-derno. Ontem foi anunciado que uma nova reforma será feita e com isso parece que termina a missão da co-

missão que tentava a permuta. Uma coisa é certa, não vai demorar e novamente o poder público terá que inves-tir seu dinheiro, já que a entidade responsável pela administração, a Liga Desportiva Mossoroense (LDM), ale-ga não ter dinheiro para administrar tamanho patrimônio. Esse é a realidade do futebol de Mossoró, com timescaindo pelas tabelas e um estádio com vida útil, quase programada para voltar a ser interditado e seus dirigen-tes botar o pires na mão para sair mendigando. É fácil dizer que futebol, o esporte em geral é um caminho paraafastar o jovem da marginalidade e proporcionar lazer ao público, porém as ações nesse campo são sempre pa-liativas, de soluções temporárias. Em tempo: a reforma agora será bancada pelo Governo do Estado, aumen-tando a transferência de recursos que já eram feitos pela prefeitura para a realização de um campeonato. Mas

não vamos ser ranzinzas, mesmo sendo remendos, é melhor do que nada.

CONFUSÃO GRANDE NA SÉRIE CVai se desenhando uma confusão das gran-

des, a primeira vista, no Campeonato Brasilei-ro da Série C.O tal “jogo de compadres”,ou pas-seio de “mala preta” e coisa do gênero, volta afazer parte da realidade do futebol do Brasil.Falam, em possível armação para livrar o For-taleza do rebaixamento.

O tricolor do Pici precisava fazer 4x0 no CBRpara não ser rebaixamento e conseguiram exa-tamente isso, 4x0. Dirigentes do Guarany deSobral e Campinense da Paraíba se queixam di-zendo que o CRB abriu o jogo. Eles falam emimagem do jogo quando o Fortaleza fez o ter-ceiro gol e um dos seus jogadores levantara odedo, como se indicando, só falta um, na dire-ção dos jogadores do time adversário. O casofoi levado ao Superior Tribunal de Justiça Des-portiva (STJD) pedindo a paralisação do cam-peonato.

FERIADOVem aí mais um feriado, este previsto para o

ano de 2014. O projeto que trata do assunto jáfoi enviado para apreciação do Congresso Na-cional e prevê feriado para os dias dos jogos daCopa do Mundo. O feriado pode ser só na cida-de sede, no Estado ou até mesmo no Brasil. Emdiscussão a Lei Geral da Copa.

EM Natal, a FNF realizou um evento para anunciar os projetos para o Estadual 2012. Muita festa e propostas,falta a prática. FALA-SE em maior apoio aos participantes do Campeonato Estadual do próximo ano. UMA grande ajudaseria assumir o pagamento da arbitragem. Tem jogo que atrasou por falta de dinheiro para este pagamento.

Toque EsportivoDISCUSSÃO

Em São Paulo, a discussão agora é se o trei-nador Tite fica ou sai do Corinthians. O presi-dente Andrés Sanchez vai resistindo às pressões,com certa tranquilidade, pois poucos são os ar-gumentos usados. Mas parece apenas quere-rem manter a tradição de demitir o treinador acada derrota do time. Aos poucos alguns diri-gentes vão peitando essa ideia.

RETORNODepois de matar a saudade da família e se

recuperar de uma cirurgia, Luís Fabiano ago-ra quer jogar. Diz ele, se depender de sua von-tade, já volta hoje no clássico contra o Corin-thians. Seria bom reforço, embora saibamosque ele ainda requer de um tempo para me-lhor condicionamento físico e ritmo de jogo.Mas quem sabe não esquece, deve entrar ra-pidinho em forma.

MILHÕESQuase R$ 30 milhões é o que custará para a

Prefeitura de São Paulo a condição de sede pa-ra o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. Emnúmeros reais o repasse, já feito, é de R$29.999.111,35. Enquanto isso, desde 2002, tra-mita um projeto proibindo a transferência de re-cursos públicos para o GP Brasil de F-1.

TRANSFERÊNCIAO Campeonato Evangélico de Futsal que nas edições anteriores era disputado no Ginásio Pedro Ciarlini,

este ano foi transferido para o Carecão. Continua o problema com o piso do Ginásio Poliesportivo e parecesem solução, pois o tempo passa e nada é feito pela prefeitura.

A visita de uma comissão doGoverno do Estado ontem aoestádio Nogueirão gerou dis-cussão e expectativa em tornodos seus objetivos. A princípiofoi noticiado como certa a açãogovernamental para uma novareforma, destinando para issoR$ 8 milhões, e que essa atitu-de encerraria a discussão em tor-no de uma possível permuta porum estádio novo e moderno.

O assunto foi parar no ple-nário da Câmara Municipal deMossoró durante a sessão ordi-nária de ontem,provocando umaforte reação do vereador Geni-van Vale, que participa da co-missão que negocia a permuta.Ele assegurou que a discussãoavançou,já existem empresáriosinteressados na permuta e a con-versa, apesar do anúncio do go-verno,vai continuar.A comissãoconta com a presença de repre-sentantes da Câmara Municipal,Ministério Público,Prefeitura deMossoró, LDM e CDL.

Durante o debate, a verea-dora Cláudia Regina que con-versou com a secretária estad-ual de Infra-Estrutura, passouuma informação nova a seus pa-

Vereadores querem estádio aberto no próximo ano, sem prejudicar discussão de futura permuta

Organização inscreve e marca abertura do Campeonato Evangélico de Futsal

CAMPEONATO

Entra em sua penúltima se-mana o período de inscrição pa-ra as equipes que desejam dispu-tar a 9ª edição do CampeonatoEvangélico de Futsal.Os repre-sentantes das igrejas que costu-ma montar suas equipes podem

procurar a organização até o dia30 deste mês e o sorteio dos gru-pos já foi programado para o dia4 de outubro,a partir das 14h,naIgreja Batista Fundamental, narua Pedro Velho,nº 334,no bair-ro Santo Antônio.

Os jogos já têm data para co-meçar e a primeira rodada serádisputada no feriado do 12 deoutubro, na quadra do GinásioCarecão,do Colégio Diocesano.De acordo com informaçõespassadas por Arnon Dutra e As-

sis Monteiro, as partidas serãodisputadas sempre aos sábadose domingos, mantendo assim atradição das edições anteriores.

Na temporada passada par-ticiparam do campeonato 29igrejas de diferentes cidades

da região, como Areia Bran-ca, Governador Dix-sept Ro-sado,Caraúbas,Frutuoso Go-mes e até de Natal. Ao final,terminou como campeã aIgreja Cristã Evangélica, doInocoop, de Mossoró. Tam-

bém estão abertas as inscri-ções para o 3º CampeonatoEvangélico de Futsal Femini-no. “Esperamos a participa-ção de igreja de várias cida-des e para isso já enviamosconvites”, reforça Arnon.

Comissão do Governo do Estado visita o Nogueirão

ESPORTE Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 - 7www.omossoroense.com.br

res.“Não existe nenhum recur-so para ser liberado. A secretá-ria Kátia Pinto me informou queessa visita é para saber qual a si-tuação do estádio e a partir daídiscutir o que poderia ser feito.A única verba disponível diz res-peito a obras relacionadas à Co-pa do Mundo”, disse.

Por sua vez,o vereador Clau-

dionor dos Santos, que já presi-diu o time do Potiguar, lembrouque a governadora na verdadequer assegurar que Mossoró te-nha em 2012 um estádio capazde abrigar jogos do Estadual.“Se a comissão já tem uma de-cisão para construir novo es-tádio, traga por escrito e nóslevaremos a proposta à gover-

nadora”,disse Claudionor.So-bre o estádio para 2012, o ve-reador Genivan informou queessa garantia já foi dada pelaPrefeitura de Mossoró, sem anecessidade de interromper adiscussão da permuta que ga-rantirá um novo estádio sem ouso de recursos públicos, ape-nas da iniciativa privada.

O titular da Secretaria Ex-traordinária para AssuntosRelativos à Copa do Mundo2014 (Secopa),Demétrio Tor-res, esclareceu que o edital delicitação para a obra de cons-trução do estádio Arena dasDunas prevê a contratação deaté 5.280 horas de serviçosde consultoria, não determi-nando, portanto, a quantida-de de profissionais que irãodesempenhar essa função.

De acordo com DemétrioTorres, a empresa SPE Are-na das Dunas Concessão eEventos S/A - responsávelpela construção e gestão docomplexo – poderá pagar atéR$ 80 por hora de consulto-

ria contratada. “O fato de oedital prever R$ 80 por horanão significa que esse será ovalor gasto. A empresa podecontratar por menos”, desta-cou o secretário.

As horas de trabalho equi-valem a três anos de serviçosprestados: 220 horas por mês,além das horas extras. A lici-tação tem o objetivo de con-tratar empresa especializadapara a prestação de serviçosde gerenciamento e assistên-cia técnica, necessários às o-bras. Outros profissionais daconstrução civil também sãoprevistos no edital (arquite-tos, técnicos de edificações,secretárias, etc.).

Secopa anuncia licitação e horas de serviço para oestádio Arena das Dunas

HABNER WEINER

Deficiente mental sofre choque elétrico e morre no conjunto Freitas Nobre

ELETROPLESSADO

Aposentado assassinado a golpes de foice na zona rural de Porto do Mangue

HOMICÍDIO

PF apreende 5,4 quilos de cocaína com alemão

EM PARNAMIRIM

POLÍCIA www.omossoroense.com.br8 – Quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ontem à tarde,um homemcom problemas mentais su-biu em um poste de alta-ten-são e pegou nos cabos elétri-cos de 69 mil watts. JordãoFernandes Barbosa, 40, queresidia na rua José Moreirada Costa, no conjunto FreitasNobre, próximo do bairroSanto Antônio, sofreu cho-que elétrico e despencou deuma altura de 18 metros.

Segundo informações dapolícia, por volta do meio-diaJordão Fernandes cometeu odesatino na presença de po-pulares, que assistiram a tu-do sem nada poder fazer. Eletinha problemas mentais e re-centemente havia deixadouma unidade de tratamentopsiquiátrico.

Quando a vítima segurouo cabo elétrico sofreu umadescarga e foi arremessadapara o chão. Seu crânio ficouesfacelado e teve queimadu-ras de 3º grau em parte docorpo.

Peritos do Instituto Técni-co e Científico de Polícia(Itep) removeram o corpo pa-ra necropsia.

A Polícia Federal prendeu,na segunda-feira (19),no aero-porto internacional AugustoSevero, em Parnamirim, umalemão, 45, transportando 5,4quilos de cocaína em suabagagem e pretendia embarcarem um voo com destino aBruxelas, Bélgica.

Segundo a PF,a prisão a-

conteceu quando os policiaisperceberam que o passageiro semostrou muito nervoso após asua bagagem ter sido retida aopassar pelo aparelho de raios X.Como apresentara um aspectosuspeito, foi solicitado a retira-da de todos os pertences, entãoverificou-se que mesmo vazia amala tinha um peso excessivo.

Uma das extremidades foiperfurada e aplicado umreagente, que apresentou re-sultado positivo para cocaína.O estrangeiro foi encaminhadoà sede da Superintendência daPF, onde a mala foi desmon-tada pelos peritos e encontra-da a droga.

Ao ser autuado, ele declar-

ou que havia adquirido a malano Peru, mas negou saber queestivesse conduzindo entor-pecente.

Indiciado por tráfico inter-nacional de drogas,ele está cus-todiado na Polícia Federal e de-verá ser transferido para o Cen-tro de Detenção Provisória dePirangi.

João Fernandes sofria de problemas mentais e recentemente havia saído de uma unidade psiquiátrica

João Fernandes morreu ao cair de um ... ... poste de 18 metros.

Cocaína aprendida pela PF

Populares encontraram naúltima segunda-feira o corpode um homem assassinado agolpes de foice, dentro de umcurral, na zona rural de Por-

to do Mangue. Messias deGóis, 74 anos, natural deCaraúbas, foi achado mortono assentamento Vila Planal-to, onde residia sozinho.

Segundo informações dapolícia, por volta das 4h50,os vizinhos acharam o a-posentado caído com doisgolpes de foice na cabeça.

Peritos do Instituto Téc-nico e Científico de Polícia(Itep) de Mossoró removeuo corpo para necropsia.

A família informou à polícia

que não tem ideia do que possater ocorrido no local do crime equem possa ter cometido o as-sassinato, uma vez que MessiasGóis passava a maior parte do

tempo na comunidade rural e osfamiliares residem em Mossoró.

O caso está sendo investiga-do pela Delegacia Regional dePolícia Civil de Mossoró.

LUCIANO LELLYS

REGIONALQUARTA-FEIRA

Mossoró (RN),21 de setembro de 2011

Caderno do jornal O Mossoroense

CERCA DE 120 MIL MÉDICOS DEVEMPARAR ATENDIMENTOS HOJE

Planos de saúde

Cerca de 120 mil médicosque atuam na saúde suplemen-tar deverão parar os atendi-mentos a parte dos planos desaúde hoje,21.Apenas os aten-dimentos de urgência e emer-gência serão mantidos.

A mobilização nacional rei-vindica reajuste na tabela de ho-norários médicos. De acordocom entidades representativas,cerca de 160 mil médicos emtodo o país atuam na saúde su-plementar.

A paralisação vai atingir 23

Estados e o Distrito Federaldurante todo o dia.Apenas emRoraima, Amazonas e RioGrande do Norte ficarão de fo-ra do movimento. Nestes es-tados, os atendimentos serãototalmente mantidos, devidoàs entidades médicas conside-ram avançado o grau de nego-ciação com as operadoras.

No entanto, segundo o pre-sidente da Associação Médicade Mossoró (PMM), João Fir-mino,possíveis paralisações noatendimento de planos de saú-

de não estão descartadas no Es-tado.

Os sindicatos e associaçõesmédicas estão participando denegociações em Natal,mas atéo momento nada foi defini-do, por isso, os médicos nãoparticiparão da mobilização dehoje.

Ele enfatiza, contudo, quehá chances de ocorrer futura-mente paralisação no atendi-mento,mesmo que seja de 24hcomo a de hoje. Isso porque ovalor pago pelos planos de saú-

de está muito aquém do ideal,e as operadores ainda não apre-sentaram nenhuma propostasatisfatória.

A mobilização de hoje é a se-gunda etapa do movimento na-cional dos médios. Além daquestão da tabela de honorá-rios, os profissionais cobramo estabelecimento de reajus-tes periódicos e fim de inter-ferências dos convênios nas de-cisões médicas.

Representantes da entidadelembram que estas demandas

levaram médicos do país a sus-penderem atendimento aosplanos de saúde em abril.Ago-ra serão boicotados atendi-mentos aos planos que não ne-gociaram ou não apresentarampropostas de reajuste consi-deradas adequadas.

Como as negociações ocor-reram descentralizadamente nas27 unidades da federação, cadaEstado tem uma lista de planosque não serão atendidos hoje.Os mais frequentes,segundo le-vantamento das entidades mé-

dicas,são Amil,Hapvida,Geap,Caixa, Cassi, Correios, GoldenCross e SulAmérica.

O presidente eleito da As-sociação Médica Brasileira(AMB), Florentino Cardoso,afirma que o movimento pre-tende elevar o pagamento mí-nimo de uma consulta médicaa R$ 60. Atualmente, a médiaestá em R$ 40, no entanto hácasos em que o médico recebeR$ 15 por consulta. Além dovalor, espera-se limitar inter-ferências na atividade médica.

Profissionais manterão atendimento no RN, mas não descartam paralisações futuras nos atendimentos

Giro Pelo [email protected]

OPINIÃO2 – Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 www.omossoroense.com.br

Samu terá mais setebases descentralizadasUnidades serão instaladas em cidades como João Câmara e Macau

REFORÇO

TCE aplica multa e determina ressarcimentode R$ 10 mil a ex-prefeito de Caiçara do Norte

PUNIÇÃO

MÁRCIO COSTA

A Secretaria de Estado daSaúde Pública (Sesap) dá con-tinuidade ao trabalho de expan-são e descentralização do Ser-viço de Atendimento Móvel deUrgência (Samu) no Rio Gran-de do Norte e até o final do mêsde outubro terá instalado maissete bases descentralizadas noEstado.

No último dia 16, a coor-denação do Samu esteve reu-nida com secretários de Saúdedos sete municípios da regiãolitorânea leste que receberãoambulâncias de suporte básicode vida. As bases serão insta-ladas em Canguaretama,Goia-

ninha, Nova Cruz, Santo An-tônio do Salto da Onça, JoãoCâmara, Macau e Touros.

A partir do dia 29 destemês será iniciado um treina-mento em serviço, ministra-do pela equipe do Núcleo deEducação Permanente doSamu para 36 técnicos de en-fermagem e 36 condutoressocorristas, todos oriundosdo quadro de funcionáriosdas prefeituras.

O treinamento terá dura-ção de 20 dias e os participan-tes terão aulas teóricas e prá-ticas em mobilização, reani-mação, manuseio de equipa-

mentos médicos, rádios co-municadores e demais con-teúdos relacionados ao traba-lho de resgate.

Segundo o coordenador ge-ral do Samu, Luiz RobertoFonseca,a previsão é de que nofinal do mês de outubro as ba-ses já estejam em funciona-mento."Os locais que servirãode bases para abrigar as am-bulâncias e as equipes de plan-tonistas já estão recebendo asadaptações necessárias paraque tenham estacionamentopara a viatura na sombra e lo-cal adequado para repouso dasequipes".

O Pleno do Tribunal deContas votou ontem pelaaplicação de multa e deter-minou ressarcimento no val-or de R$ 10 mil ao ex-prefeitode Caiçara do Norte, JoséEdílson Alves de Menezes, eo representante legal da em-presa Sollo Construção Civ-il Ltda, Vicente Damascenode Lima Junior, pelos danoscausados ao patrimôniopúblico estadual.

O ex-prefeito teve as con-tas referentes ao convênio,repassado pela Secretaria Es-

tadual de Infra-Estrutura -SIN para obras de drenageme pavimentação nas ruas domunicípio, consideradas ir-regulares. O governo repas-sou para a prefeitura, à época,R$ 94,5 mil ficando R$ 10,5mil como contrapartida mu-nicipal.

Ao analisar as contas doconvênio,a Inspetoria de Con-trole Externo concluiu que o-correu pagamento antecipa-do à empresa contratada, alémde serviços pagos e não exe-cutados acarretando um pre-

juízo ao erário no valor de R$10.427,00 (dez mil e quatro-centos e vinte e sete reais).Também foram observadas aausência de regularidade téc-nica e fiscal da obra. Convida-do a se pronunciar,o ex-gestorpermaneceu inerte.

Adiante das irregularidades,o conselheiro Renato Dias vo-tou pela devolução solidáriados recursos e determinou aaplicação de multa, no valorde R$ 500, individualmente aoex-prefeito e ao representantelegal da empresa Sollo.

Novas bases de atendimento de urgência no interior do Estado

LUCIANO LELLYS

s diretores do SINPOL/RN se reúnemcom a cúpula do Governo do Estadoàs 10h de hoje.O encontro acontece em

resposta a um pedido formulado pelo sindicato,através de ofício, e contará com os secretáriosdo Gabinete Civil, Planejamento e Adminis-tração,quando serão informados detalhadamentesobre o descumprimento de várias cláusulas doAcordo firmado no Tribunal de Justiça. A pres-idente do SINPOL/RN,Vilma Marinho,observaque esta reunião é de extrema importância, jáque o fechamento da folha de pagamento sem aprevisão da 1ª parcela do acordo judicial foi re-cebida com transtorno pela categoria.A audiênciacom a cúpula do governo terá como objetivo prin-

cipal tratar desse ponto, além dos demais con-stantes no termo.A diretora jurídica do SINPOL,Renata Pimenta, adianta que aproveitará o en-sejo para cobrar posicionamento do governodo Estado quanto à convocação dos 509 con-cursados da Polícia Civil, além de apresentaroutros problemas que surgiram nos últimos tem-pos, como fechamento das delegacias no perío-do noturno. Diante disso, a diretoria do SIN-POL/RN já convocou toda a categoria parauma assembleia extraordinária a ser realizada nomesmo dia, às 18h, no auditório de sua sede, emCidade Alta. Na ocasião, os agentes e escrivãesreceberão todas as notícias trazidas dessa reunião.A greve poderá voltar.

CONTRASTEMesmo após o registro de um ano com bom

inverno alguns municípios começam a sofrer como drama da falta dágua. Em Assú, várias comu-nidades rurais são atendidas por carros-pipas e oExecutivo volta as atenções na busca de reforçaro atendimento a novas comunidades.

À ESPERAJá na cidade de Luís Gomes, a cidade está nu-

ma triste contagem regressiva para o início doabastecimento emergencial.Por lá,as dificuldadesgeradas pela localização geográfica agravam oproblema.

QUENTEEm Tibau,a manhã promete ser quente na Câ-

mara Municipal.Para se ter uma ideia do clima,osproblemas do Legislativo viraram caso de polícia.Como efeito das movimentações que se seguem,falam até mesmo em cassação de mandato.O prob-lema deverá ser exposto na sessão de hoje.

LANÇAMENTO A MN Imóveis, através de seu escritório itin-

erante MN Store,acaba de desembarcar na cidadede Lucrécia. A imobiliária mossoroense fechouparceria com a Soares Construções e Consulto-ria, do empresário Neto Soares, para viabilizar oempreendimento "Jardins das Algarobas".

LOTEAMENTOO loteamento que reúne natureza e in-

fraestrutura, possui 190 lotes e vai resultar noprimeiro bairro planejado de Lucrécia. O lança-mento oficial do "Jardins das Algarobas" acon-tecerá no dia 1º de outubro em Lucrécia, a MNStore e Neto Soares vão oferecer um churrascopara marcar o lançamento do projeto.

SEMINÁRIOO município de Touros, no litoral norte do

Rio Grande do Norte, receberá amanhã o semi-nário sobre o "Estudo de Manejo das Águas Sub-terrâneas do Estado" promovido pela Secretariade Estado do Meio Ambiente e dos RecursosHídricos (Semarh).

LOCALO evento será realizado no Centro de Treina-

mento que fica na Praça Bom Jesus, das 8h às12h, com apresentação de dados do litoral nortena segunda edição do estudo que irá identificar ouso, a demanda e a produção do recurso hídricono Rio Grande do Norte.

SEQUÊNCIAO primeiro seminário Estudo das Águas Sub-

terrâneas ocorreu no mês de agosto com apre-sentação do conteúdo, da metodologia do estu-do e dados obtidos em levantamento técnico ini-cial do Rio Grande do Norte, feito pela Secre-taria de Estado do Meio Ambiente e dos Recur-sos Hídricos através da empresa Servmar

BASEAs informações apresentadas no seminário em

Touros servirão de base para a política de gestãodos recursos hídricos no Rio Grande do Norte,estabelecendo estratégias de manejo a partir domonitoramento hidrogeológico que irá definirfluxo, reservas, potencialidades e recursos ex-ploráveis das águas subterrâneas dos municípiosestudados.

VISITAComandante da comunicação do Governo do

Estado, Alexandre Mulatinho cumpriu agendaontem em Mossoró. Visita de apresentação quebusca ampliar a aproximação do governo comos veículos da cidade de Mossoró. Mulatinho semostrou preparado para o desafio que terá pelafrente e deixou uma boa impressão em sua pas-sagem pela cidade.

OA reação dos policiais civis

SENSIBILIZAÇÃOO Sebrae realizará na manhã de hoje em Mossoró o Seminário de Sensibilização para a Im-

plementação da Lei Geral, evento em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos,que reuniráprefeitos da Região Oeste.O seminário será realizado no auditório do Escritório Regional do Oesteem Mossoró seguido de almoço no Requinte Buffet.

PAULA FERNANDESHoje é dia de expectativa para os fãs de Paula Fernandes. Logo mais à noite a cantora se apresentará

na Berrante Casa Show.Qualificado como um dos melhores shows do ano,Paula Fernandes desembar-ca em Mossoró com a marca de encabeçar a lista das grandes atrações nacionais do atual momento.

ENGENHEIROSOs sucessos que marcaram época com a banda Engenheiros do Hawaii poderão ser conferi-

dos no Sélect Nouveau, no próximo sábado, 24 de setembro a partir da apresentação da bandacover Guardas da Fronteira. Esta é mais uma atração contratada com apelo para as bandas oiten-tistas da boa geração do rock nacional.

Região Oeste discute plano de enfrentamento às drogas Durante todo o evento, foram debatidos conceitos e substâncias psicoativas, como também o acolhimento e tratamento

CIDADES Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 - 3www.omossoroense.com.br

EM DEBATE

EXTENSÃO

O IBGE prorrogou asinscrições para 4.250 vagastemporárias para Agentede Pesquisas e Mapeamen-to (salário mensal de R$850,00), oferecidas em 554municípios distribuídospelos 26 estados e no Dis-trito Federal. Para o estadodo Rio Grande do Nortesão oferecidas 75 vagas,sendo cinco destinadas aosportadores de deficiência.

Neste período de pror-rogação, as inscrições po-dem ser feitas somente viainternet através do site daConsulplan (www.consul-plan.net), empresa respon-sável pela operacionaliza-ção desta seleção, até as23h59 do dia 25 de setem-bro (horário de Brasília) e

custam R$ 20,00. Para oRio Grande do Norte sãooferecidas vagas nas cida-des do Assú (5), Caicó (6),Mossoró (10), Natal (39),Parnamirim (9), Pau dosFerros (3) e Santa Cruz (3).

O edital para o Proces-so Seletivo Simplificadopode ser lido na íntegra nolinkwww.ibge.gov.br/ho-me/pres idenc ia/not i -cias/temporario_aber-tos.shtm e no site da Con-sulplan. As provas objeti-vas estão previstas para 30de outubro e as convoca-ções deverão ser realiza-das a partir de 24 de no-vembro deste ano.

A jornada de trabalhodo Agente de Pesquisas eMapeamento será de 40

horas semanais (oito horasdiárias). O contratado re-ceberá auxílio-alimentaçãoe auxílio-transporte, assimcomo terá direito a fériase ao 13º salário. A escola-ridade mínima exigida é oensino médio concluído.Há outros pré-requisitosdetalhados no edital, on-de também podem ser en-contrados os conteúdosprogramáticos das provas,que serão compostas porquestões de múltipla esco-lha. Há 235 vagas reserva-das a pessoas portadorasde deficiência em todo oBrasil. O candidato porta-dor de deficiência deveráverificar se há este tipo devaga no município ao qualdeseja concorrer.

A Secretaria de Estado daSaúde Pública (Sesap), atravésdo Programa Estadual deSaúde Mental, e a II UnidadeRegional de Saúde Pública(Ursap) realizaram ontem oTreinamento sobre Crack eoutras drogas, com os profis-sionais que trabalham com ademanda nessa área, espe-cialmente aqueles concentra-dos na Atenção Básica e e-quipes dos CAPS das II e VI-II regiões de Saúde.

Durante todo o evento,foram discutidos conceitos esubstâncias psicoativas (dro-

gas lícitas e não lícitas), co-mo também o acolhimento eo tratamento. Para a coorde-nadora do Programa de SaúdeMental da II Ursap, a assis-tente social Liduína Caval-cante, foi um momento degrande importância para aregião. "Esperamos capaci-tar os profissionais para essademanda crescente em nossaregião", falou a coordenado-ra.

Já a consultora em álcoole drogas Márcia Biegas desta-cou a importância da implan-tação das casas de acolhi-

mento e os consultórios derua."Precisamos sensibilizaros gestores municipais a cri-arem esses lugares para o a-colhimento aos depen-dentes", disse a consultora.

Nesses dois projetos,uma equipe multidiscipli-nar presta atendimentoàquelas pessoas que estão àmargem da sociedade.Sendo os consultórios derua uma inspiração naONG francesa Médicos doMundo, que atendemoradores de ruas e pros-titutas em situação de risco. Mobilização busca discutir impacto do uso e acolhimento de pacientes

IBGE prorroga inscrições para 75 vagas no Rio Grande do Norte

MOBILIZAÇÃO

Ministério Público busca fortalecimento dovínculo familiar com o projeto Pai Legal

Promotora de justiça se re-uniu ontem com as mães doCentro Municipal de EducaçãoInfantil Carmem Fernandes Pe-droza.

Reforçar a instituição famil-iar. Esse foi o principal objeti-vo do Projeto Pai Legal, que oMinistério Público do RN im-plantou para buscar o recon-hecimento de paternidade paraos alunos da rede de ensinopúblico de Natal.

Em mais uma etapa do tra-balho, a Promotora de JustiçaMaria Danielle Simões VerasRibeiro reunirá hoje, as mãesdo Centro Municipal de Edu-cação Infantil Carmem Fer-nandes Pedroza para um mo-mento de sensibilização sobrea importância de constar noregistro de nascimento das cri-anças o nome do pai.

Nessa escola,dos 325 alunosmatriculados 18 não possuema paternidade registrada em suascertidões de nascimento.

A proposta do Pai Legal égarantir os direitos que as cri-anças passarão a ter após o reg-istro de paternidade e a aproxi-mação dos pais da vida dos fil-hos.

"Nossa intenção é fortale-cer o vinculo familiar e desper-tar nos pais e mães a consciên-cia do quanto importante é a p-resença da figura paterna parao desenvolvimento da criança",explica Danielle Veras.

Nessa etapa do projetoforam atendidos os Centro Mu-nicipal de Educação Infantil dazona oeste de Natal. Ao todosão 19 escolas que já foram ma-peadas. A proposta é acionaros diretores para encaminhar alista de alunos que não possuemo nome do pai no registro denascimento e, em seguida, re-unir as mães dessas criançaspara sensibilizá-las sobre aquestão e saber se elas queremque o filho(a) tenha a pater-nidade reconhecida.

"Esse contato com as mãesé fundamental, só elas sabemquem são os pais das crianças.E além disso,não se trata de umaobrigação, mas de um trabalhode conscientização.Se em algumcaso a mãe entender que não de-seja que seu filho tenha a pater-nidade reconhecida,não há for-ma de obrigá-la.O nosso cuida-do é apenas para tentar esclare-cer essas mães de que se tratade um direito do seu filho ealertá-las dos benefícios que essereconhecimento pode trazerpara ele", explica a Promotorade Justiça.

Após o momento de sensi-bilização nas escolas as mães quese interessarem são chamadasà Promotoria de Justiça deFamília para um atendimentoindividualizado. O passoseguinte é localizar o pai da cri-anças para tentar um acordo dereconhecimento de paternidadee, com isso, trazê-lo para maisperto de seu filho.

CIDADES4 - Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 www.omossoroense.com.br

TREMENDÕESPor mais uma ano a ex-

pectativa em relação àtradicional festa dos coroasé grande em Umarizal. Afesta acontece dentro dasfestividades da festa dopadroeiro e serve para re-unir no mesmo local a finaflor da sociedade umariza-lense.

GLAMOURO que pode se ver todos

os anos na festa dos coroasé um verdadeiro desfile degente bonita, sofisticada,elegante, mesas repletas debons whiskys e muita ani-mação que toma de contade todos.

MESASAs mesas estão sendo

vendidas ao valor de R$ 90,e quem quiser garantir umbom lugar é só procurar ocasal Ailton e LeôniaFarias.Venha você tambémparticipar dessa grande fes-ta, no próximo sábado, às23h, no mercado público.É por lá que todos se en-contram ao som da bandaTremendões.

SERTÃO MIXContagem regressiva para o Sertão Mix,

que acontecerá nos dias 14 e 15 de outu-bro, na cidade de Pau dos Ferros, e por láatrações como Cláudia Leitte,as bandas Ba-kulejo e Vai D3, o pop rock do Biquini Ca-vadão e da banda Safra 82,o forró das ban-das Encantus,Solteirões do Forró e do Aní-zio Júnior e o sertanejo dos Amigos Serta-nejos farão uma mistura eletrizante.

PASSAPORTEAdquira seu abadá pista pelo preço

de R$ 90 e o abadá frontstage/camaro-te por R$ 140. Para mais informações,acesse o site www.sertaomix.com.br.Va-mos nessa, ninguém pode ficar de foradesse grande evento.

Toda a felicidade do mundopara um dos amigos mais

especiais que tenho a oportunidade de conviver,trata-se de Ailton Farias,

que comemorou idade nova naúltima terça-feira, e para

quem envio os votos de muitafelicidade e sucesso. Na foto o promoter é abraçado pela

esposa Leônia Farias

Quero saudar hoje o meugrande amigo Natan Iataganpor sua mudança de idade.Natan, além de ser um superprofissional, se destaca principalmente por sua boaíndole, rapaz decente,servidor, amigo, carismático.Desejo muitos anos de vidarecheados de sucesso paraesse irmão de coração.Tudo de bom!

JúniorUMARIZAL EM DIA

Manoel [email protected]

Muitos vivas também para a minha querida amiga Socorrinha Maia. A bela comemorou

idade nova festejando a vida com os filhos Bia e Rafael. Felicidades sempre!

CIDADES Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 - 5www.omossoroense.com.br

Este colunista todo feliz ao ladodas vencedoras da 7ª edição

do Tráfego Look em nossa serra

Este colunista recebendoLeonardo Gonçalves, Clístenes

Carlos e Erikson Queiroz

Nilzete Lourenço e seu esposo Zé Edmilson na noite do Tráfego Look

Casal primeiro do grupoirmão Queiroz Fábio Queiroz

e Ericleide Queiroz

Casal bacana nos prestigiando na noite da etapaTráfego Look em nossa serra Tatyane Weruska

Aquino e seu esposo dr. Heldson Aquino

Georgiano Azevedo, da Tráfego Models, todo feliz ao lado da nossa

top Liziane Carvalho

O prefeito de Venha-Ver Expedito Salviano esua elegante Eustânia Salviano semprenos prestigiando nos nossos eventos

Todo o charme de Natália Gonçalves ao lado do seu

amado Nalberg Souza

Dr. Dario Vieira e sua elegante Ednalva, dra. HildeteVieira e as enfermeiras Ana Neri e Adalcina Vieira

marcando presença na nossa noite de beleza

Todo o encanto das candidatas na homenagem ao centenário

de Maria Bonita. Lindas

ESPECIAL DE FOTOSAs fotos que vocês verão agora são da 7ª etapa do Tráfego Look de São Miguel,

exclusivas para a nossa coluna. Elas foram feitas pelos sites Chácara Baobá, Trafegan-do.com e Clístenes Carlos durante o desfile que escolheu as cinco representantes da região

para a semifinal de Mossoró, no final de outubro.

GuidaRenêSÃO MIGUEL EM ALTA

CIDADES6 - Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 www.omossoroense.com.br

ENCERRANDO COM FESTA

Encerrando hoje a festa do Sagra-do Coração de Jesus 2011.Às 16 h,mis-sa solene presidida pelo bispo dioce-sano e elevação da área pastoral à pa-róquia e, em seguida, procissão pelasprincipais ruas da cidade. Parabenizoo padre George e toda a equipe que tra-balhou na festa.A festa acaba hoje,masfica a saudade e a lembrança, pois fo-ram verdadeiros momentos de fé e u-nião.

PARTE SOCIALJá na parte social,parabenizo a pre-

feitura,na pessoa do prefeito Lawren-ce Amorim, por contribuir com umabelíssima decoração (feita pelo artistaRicardo Veriano), realização do I Fes-tival de Bandas, exposição artesanal,brilhante show com o filho da terra pa-dre Nunes e vários shows sociais empraça pública.

CASAMENTOSNo dia 18 foram realizados 17 ca-

samentos comunitários na igreja ma-triz.Com a celebração da aliança,o pa-dre Ricardo Rubens realizou as cer-imônias com uma linda missa conce-lebrada com o padre George e, em se-guida, uma simples comemoração nolargo da igreja. Foram padrinhos: La-wrence Amorim e Fátima Tereza, pa-dre George e Maria Cláudia Alves.Pa-rabéns aos organizadores e aos recém-casados.

Casamentos comunitários

O prefeito Lawrence com os padres Nunes e George

O padre Ricardo Rubens, primeiroadministrador da nossa área pastoral

Cláudio Leite e Ana Maria

As irmãs Cezinar, Juranilza e Celma Carneiro Leite

Whélica Nunes, aniversariantede ontem

FELIZ ANIVERSÁRIO

Whélica Nunes, Edilene Alves, Antô-nia Neta, Laysa Glícia, o reverendíssimopadre Antônio Nunes, Gabriel Terceiro,Taíza Fernandes,dr.Carlos Augusto Ma-ia e Zenaide Santos. Parabéns a todos.

Entrega de casas às famílias de baixa rendaconclui etapa final do conjunto Renascer

Município dará continuidade ao programa de erradicação das casas de taipa

PORTO DO MANGUE-O último sábado foi marcan-te para as novas famílias de bai-xa renda que realizaram o so-nho da casa própria. Na tardedaquele dia o prefeito Francis-co Gomes Batista,"Titico" (P-MDB), fez a entrega de mais12 unidades habitacionais,dando continuidade a um am-plo programa de habitação po-pular desenvolvido pela atualadministração.

As novas casas entregues nosábado completam as 30 uni-dades que compreendem oconjunto residencial Renascer,beneficiando famílias que nun-ca tiveram a oportunidade depossuir uma moradia própriae que se cadastraram no pro-grama como última esperan-ça de ter o sonho realizado.

Durante a entrega das cha-ves aos beneficiários,o prefei-to "Titico" fez um breve rela-to dos investimentos feitos pa-ra combater o déficit habita-cional no município, com im-pacto maior na erradicação decasas de taipa.

"Graças ao empenho danossa equipe, estamos conse-guindo erradicar a casa de tai-pa e dando às famílias que pre-cisam condições de morarcom dignidade. E o mais im-portante: morar em sua pró-pria casa, sem dever favor aninguém", destaca.

O prefeito disse, na sole-nidade, que dará continuida-de à construção de mais casaspopulares e em breve estará fa-zendo a entrega de outras uni-dades. "Estas casas que estão

CIDADES Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 – 7www.omossoroense.com.br

"Titico" realiza sonho de dona Geraldina, uma das trinta contempladas com a casa própria

PORTO DO MANGUE

ASSÚ - As organizaçõesnão-governamentais que seinscreveram até ontem, terça-feira, 20 de setembro, a fimde participar da seleção obje-tivando ocupar assento na ins-tância do Conselho Munici-pal dos Direitos da Criança edo Adolescente (Comdica),passarão por uma visita técni-ca com o intuito de identificarse efetivamente elas desempe-nham ações com crianças eadolescentes, à feição do queé preconizado pelo colegia-do municipal. A informaçãofoi prestada pelo presidentedo Comdica e um dos inte-

grantes desta comissão, oagente comunitário de saúdeFrancisco Canindé Querino.

Por intermédio da Reso-lução nº 006/2011, ocorreua constituição da Comissão deVisitas às Entidades Não-governamentais que compo-rá o colegiado municipal. Aaprovação da medida se ob-servou por ocasião de reuniãoordinária do órgão, realizadaterça-feira da última semana,dia 13, na sala de reuniões daSecretaria Municipal de De-senvolvimento Social e Ha-bitação.Canindé Querino jul-gou de fundamental impor-

tância a visitação "in loco" àsentidades. Para ele, é uma ma-neira correta e prática de ini-bir eventuais distorções. "Oque se quer é evitar que enti-dades alheias às ações do co-legiado tenham assento e asque preencham os critérios se-jam excluídas".

INTEGRANTES Compõem a Comissão de

Visitas às Entidades Não-governamentais, além do pró-prio presidente do Comdica,as seguintes pessoas: QuéziaPatrícia Albano dos Santos,Adriana Carla Freire, Edenil-

son Torres de Almeida e Fá-bio Lourenço da Silva. O pro-cesso seletivo do colegiadoobjetiva recompor a repre-sentação das organizaçõesnão-governamentais que de-têm 50% das cadeiras no ór-gão. Canindé Querino expli-cou que as outras 50% das va-gas pertencem às organiza-ções governamentais. "É im-portante destacar que a fun-ção de conselheiro municipalé voluntária, não possui re-muneração e, portanto, é in-dispensável que haja dedica-ção e disposição para traba-lhar", concluiu.

Definida comissão que visitará entidades inscritas na busca por assento no Comdica

ENCAMINHAMENTO

sendo entregues agora e aspróximas que virão, vão con-tribuir para reduzir o déficit ha-bitacional no município e pro-porcionar a melhoria da qua-lidade de vida das famílias be-neficiadas", acrescentou "Ti-tico", no ato.

Ao longo das três etapas daentrega de casas do conjuntoRenascer,o prefeito "Titico" ea primeira-dama Mara Claradisseram ter experimentadomomentos de grande emoção.Um deles foi protagonizado

pela aposentada GeraldinaNepomuceno, 74 anos, quemora há décadas em Porto doMangue. Contemplada na se-gunda etapa do programa, elanão cabia em si de tanta felici-dade por ter recebido das mãosdo prefeito e da sua esposa otermo assinado que garantiua entrega da sua casa própria.

Feliz, Geraldina lembrouque pela primeira vez na his-tória do município um prefei-to se preocupa com os idosos.

Para a concluir a entrega

das unidades residenciais doconjunto Renascer, o prefei-to "Titico" reuniu secretáriose vereadores.Em visita ao mu-nicípio, o subsecretário da Ju-ventude do Estado do RioGrande do Norte, RafaelMotta, participou da soleni-dade e se disse feliz com a ati-tude do governante em inves-tir na construção de moradiadigna para as famílias que mui-tas vezes já haviam perdido aesperança de realizar o sonhoda casa própria.

CIDADES8 - Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 www.omossoroense.com.br

Proposta da doação de cesta básica para operáriosrurais será discutida entre comando da Fetarn e FaernExpectativa é de que até a próxima semana os dirigentes das federações, sindicatos e patrões amadureçam a fórmula

IPANGUAÇU - Até o fi-nal deste mês de setembro rep-resentantes da Federação dosTrabalhadores na Agriculturado Rio Grande do Norte (Fe-tarn) e da Federação da Agri-cultura do Estado do RioGrande do Norte (Faern)abrirão diálogo em torno daproposta surgida por ocasiãodos debates relativos à cam-panha reivindicatória e salari-al dos operários rurais do se-tor agroindustrial, de doaçãode uma cesta básica de gênerosalimentícios de primeira ne-cessidade para os trabal-hadores.

Esta informação foi dadapelo presidente do Sindicatodos Trabalhadores Rurais de I-panguaçu, João Batista Mourade Oliveira, "João das Peças".

"A expectativa é que até apróxima semana os dirigentesdas federações,representandoos trabalhadores e os patrões,se sentem à mesa de negoci-ações, para encaminhar estaquestão que, também, passarápela avaliação do MinistérioPúblico do Trabalho antes desua implementação",declarouo dirigente sindical rural.

"João das Peças" confirmaque a ideia foi bem recebida

Operários da agroindústria podem ser contemplados com benefício suplementar

FORMATAÇÃO

TENDÊNCIA

ASSÚ - Legenda coman-dada na cidade pelo servidorfederal aposentado HervalTavares, o Partido Social De-mocrata Cristão (PSDC) po-de antecipar-se a todos os de-mais partidos com represen-tação em Assú e definir, ain-da este ano, sua chapa majo-ritária com a qual pretende en-volver-se no processo eleito-ral sucessório de 2012. A hi-pótese é admitida pelo pró-prio Herval Tavares, que sepõe como pretenso candida-to a prefeito.Presidente da co-missão provisória da sigla, eleconfirma ter convidado paraser seu companheiro de cha-pa o advogado Ossivaldo Cé-sar de Sá Leitão.

"Convidei um amigo meu,um assuense ilustre, Ossival-do de Sá Leitão, para ser meuvice, e ele já aceitou", ressal-tou Herval Tavares. O advo-gado deverá reforçar as hos-tes do próprio PSDC para a

eleição municipal. Herval Ta-vares adiantou que, por en-quanto, está inteiramente de-dicado ao trabalho de forta-lecimento da agremiação. E,neste sentido, tem visitado de-zenas de lares diariamenteprocurando convencer as pes-soas a se filiarem ao PSDC.O ex-funcionário do Senadoafirma que tem procurado darespecial atenção às pessoasque pensam em concorrer auma cadeira de vereador naeleição municipal.

"Todos os que quiseremconcorrer a um mandato devereador podem procurar oPSDC que o partido está deportas abertas para recebê-lose dar-lhes total apoio", afir-mou. Herval Tavares crê que,até o fim do ano, terá condi-ções de instalar a sede provi-sória do partido, local ondetem em mente promover pe-riodicamente reuniões com osfiliados e simpatizantes. Sua

expectativa é que, até o mês deoutubro próximo, possa pro-videnciar todos os detalhespara a realização da conven-ção que oficializará a criaçãodo diretório municipal do par-tido em Assú. Herval Tava-res afirma estar preparado pa-ra apresentar à população doAssú um "projeto de futuro"para o município e sua gente.

TRAJETÓRIA "Todo mundo conhece o

passado de Herval Tavares,mas eu tenho um projeto defuturo para esta cidade. Mas,quem não conhece o meu pas-sado praticamente não conhe-ce a história do Assú", ressal-tou o ex-servidor público fe-deral, que afirma possuir umaextensa folha de serviçosprestados ao município e re-gião mesmo sem jamais ter de-sempenhado quaisquer man-datos eletivos. Ele concorreupela primeira vez à Prefeitu-

PSDC pode constituir chapa "puro sangue" para embate eleitoral sucessório de Assú em 2012

Sindicato indicará itensque vão compor o pacote

Segundo a proposta apre-sentada pelo sindicato da ca-tegoria, a princípio, a cestabásica, que seria doada men-salmente pelas empresas aosseus operários, correspon-deria ao valor de R$ 100,00.

Segundo a proposta, ca-berá aos sindicatos indicar ositens que comporão a cestabásica.

"Os sindicatos irão provi-denciar o levantamento depreço para encontrar os pro-dutos mais baratos de mo-do a que a cesta básica pos-sa ter a maior quantidadepossível de itens", explica osindicalista "João das Peças".

O sindicalista esclareceque a sugestão de contem-plar os trabalhadores comuma cesta de gêneros alimen-tícios não faz parte da pautaoficial da campanha reivin-dicatória e salarial de 2012.

"Foi uma proposta apre-sentada pelos empresários e

que teve boa aceitação, masnão fazia parte da pauta apro-vada pelos trabalhadores epelos sindicatos", reiterou.

Sobre este tópico, ele fri-sa que ficou estabelecidoque, até o final de dezembrodeste ano, a remuneração bá-sica dos trabalhadores seráde R$ 560,00 mais uma gra-tificação adicional de R$15,00.

A partir de 2012, confor-me declarações de "João dasPeças", os trabalhadores ru-rais assalariados terão umacréscimo de R$ 10,00 porsobre a importância que ve-nha a ser definida pelo Go-verno Federal para o valor dosalário mínimo nacional.

"Seja qual for a quantiaque for definida pelo Gover-no Federal para o mínimo, ostrabalhadores ganharão R$10,00 a mais no seu salário",repetiu o dirigente sindical,finalizando.

tanto pelo patronato quantopelos sindicatos e a Fetarn.Crêque, em existindo o aval do

Ministério Público do Trabal-ho, será efetivada.

"É uma forma de garantir

um ganho real a mais para ostrabalhadores rurais assalaria-dos", disse.

CONVITE VOLTA AO TRABALHO

A Empresa RAIMUNDO DE ME-LO JÚNIOR EPP (DOCES E SAL-GADOS), CNPJ: 10.695.526/0001-97, situada a Rua Mário Negócio,248, Centro - Mossoró/RN, convidaseu funcionário, MACIEL GUEDESDE OLIVEIRA , CNTP: 6250384SÉRIE: 0030/RN a retornar ao tra-balho no prazo de 72 horas, sob pe-na de ser enquadrado no código 482art I, da CLT.

ra do Assú ainda na década de80, se apresentando como al-ternativa contrária a outras d-uas postulações majoritárias:o então técnico agrícola Ro-naldo Soares, à época no ex-tinto PDS; e o médico Arnó-bio Abreu, já falecido, defen-dendo as cores do PMDB.

Herval apresenta posicionamernto