pcp 15-02-2013 oficial

7
1 - Segundo seu ponto de vista, comente quais os principais problemas gerados pelo excesso de protecionismo alfandegário à eficiência produtiva das empresas? Devido às altas barreiras alfandegárias, as empresas acabam por possuir menos concorrência, o que faz com que as mesmas desvalorizem sua mão de obra, diminuam o investimento e incentivo financeiro à tecnologia, o que gera alto custo de produção e produtos de baixa qualidade. 2 - Escolha um sistema produtivo de bens e outro de serviços. Descreva suas funções de produção, marketing e finanças. Sistema produtivo de bens: Construção Civil Função Produção: Transforma a matéria-prima em edificações através dos processos listados na conversão. Função de Marketing: Encarregado de tornar atrativo e vender as edificações construídas em determinado espaço de tempo. Função de Finanças: Orçamentar os gastos a longo prazo que serão necessários para o termino da obra no prazo estabelecido. Estabelecer preços para as construções de acordo com o mercado e com a receita de gastos durante o processo. Sistema produtivo de serviço: Estações de TV Insumos Matéria-prima: Madeira, aço, concreto, etc Mão de obra: Pedreiros, engenheiros, técnicos, etc Conversão Contruir Rebocar Pintar Revestir SAÍDAS Casas Prédios Edificações em geral Insumos Matéria-prima: Notícias, roteiros Mão de obra: Redatores, editores, animadores, apresenteadores, etc Conversão Elaborar Informar Transmitir SAÍDAS Telejornais Novelas Programas

Upload: adriano-gomes

Post on 22-Dec-2015

225 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Visão Geral dos Sistemas de Produção

TRANSCRIPT

Page 1: PCP 15-02-2013 Oficial

1 - Segundo seu ponto de vista, comente quais os principais problemas gerados pelo excesso de protecionismo alfandegário à eficiência produtiva das empresas?

Devido às altas barreiras alfandegárias, as empresas acabam por possuir menos concorrência, o que faz com que as mesmas desvalorizem sua mão de obra, diminuam o investimento e incentivo financeiro à tecnologia, o que gera alto custo de produção e produtos de baixa qualidade.

2 - Escolha um sistema produtivo de bens e outro de serviços. Descreva suas funções de produção, marketing e finanças.

Sistema produtivo de bens: Construção Civil

Função Produção: Transforma a matéria-prima em edificações através dos processos listados na conversão.Função de Marketing: Encarregado de tornar atrativo e vender as edificações construídas em determinado espaço de tempo.Função de Finanças: Orçamentar os gastos a longo prazo que serão necessários para o termino da obra no prazo estabelecido. Estabelecer preços para as construções de acordo com o mercado e com a receita de gastos durante o processo.

Sistema produtivo de serviço: Estações de TV

Função Produção: Transforma notícias, roteiros e demais programações em entretenimento através da elaboração de telejornais, novelas e programas de diversas categorias.Função Marketing: Tornar atrativo toda a programação televisiva desenvolvida pela estação de TV. Estar ciente do que ocorre no mercado e qual a preferência dos consumidores em relação à programação.Função Finanças: Orçamentar os custos necessários para que um programa possa ir ao ar sem dar prejuízo à estação de TV.

InsumosMatéria-prima: Madeira, aço,

concreto, etcMão de obra: Pedreiros,

engenheiros, técnicos, etc

ConversãoContruirRebocarPintar

Revestir

SAÍDASCasas

PrédiosEdificações em geral

InsumosMatéria-prima: Notícias,

roteirosMão de obra: Redatores,

editores, animadores, apresenteadores, etc

ConversãoElaborarInformar Transmitir

SAÍDASTelejornais

NovelasProgramas

Page 2: PCP 15-02-2013 Oficial

3 - Discuta o crescimento excessivo das funções de apoio aos sistemas produtivos, e sua relação com a burocratização e morosidade de resposta aos problemas.

Acreditamos que com o crescimento das funções de apoio aos sistemas produtivos, a eficiência do sistema é comprometida, pois burocratiza-o através da subdivisão de tarefas, além de falta de organização no compartilhamento de informações e na tomada de decisões.

4 - Apresente três sistemas de produção, definindo quais são seus horizontes de planejamento de longo, médio e curto prazo.

ConcessionáriaPlanejamento de longo prazo: Aumentar e agilizar o número de montagens e vendas o número de vendas.Planejamento de médio prazo: Elaborar contratos e maneiras para que se aumente a venda dos itens de forma à não extrapolar o número suportado pela concessionária.mais pessoas possam comprar os veículos da loja.Planejamento de curto prazo: Apurar quanto tempo é utilizado para a montagem de cada item.

MercantilPlanejamento de longo prazo: Aumentar o número de caixas operantes. Planejamento de médio prazo: Determinar quantos caixas poderão ser contratados de acordo com a demanda da clientela. quantidade de cirurgias em cada período levando em conta a demanda prevista e confirmada. Planejamento de curto prazo: Determinar quantos clientes diários serão obtidos e qual a média e a variedade de alimentos que eles compram.

Empresa de manutenção de piscinasPlanejamento de longo prazo: Aumentar o número de funcionários e o transporte para os mesmo.aumento do número de veículos. Planejamento de médio prazo: Calcular as possibilidades de estender o serviço à regiões mais distantes e se isso é viável ou não. Planejamento de curto prazo: Mapear a região próxima da empresa para obter o número exato de piscinas que necessitam de manutenção.

5 - Qual a relação entre o plano de produção, o plano mestre de produção e o programa de produção?

O s três são atividades do PCP de planejamento e programação. No Plano estratégico de Produção são estabelecidas estratégias segundo as estimativas de vendas e a disponibilidade de recursos financeiros e produtivos para um longo prazo. No Plano-mestre de Produção estabelece-se um plano de produtos finais, detalhado à médio prazo, período a período a partir do Plano de Produção, com base nas previsões de vendas de médio prazo ou nos pedidos em carteira já confirmados. No Programa de Produção com base no Planejamento-mestre de Produção e nos registros de controle de estoques estabelece-se à curto prazo quanto e quando comprar, fabricar ou montar de cada item necessário à composição dos produtos finais.

6 - Descreva um sistema de produção de bens e outro de serviços que caracterizem um:

6.1 - Processo contínuoSistema de produção de bens: Produção de energia elétrica.Sistema de produção de serviços: Sistema de monitoramento por radar.

Page 3: PCP 15-02-2013 Oficial

6.2 - Processo repetitivo em massaSistema de produção de bens: Fabricação de eletrodomésticos padronizadosSistema de produção de serviços: Editoração de jornais e revistas

6.3 - Processo repetitivo em lotesSistema de produção de bens: Fabricação de produtos alimentícios industrializados Sistema de produção de serviços: Laboratórios de análises químicas

6.4 - Processo por projetoSistema de produção de bens: Fabricação de aviões e naviosSistema de produção de serviços: Agências de propaganda

7 - Exemplifique as principais diferenças entre a produção de bens e a prestação de serviços.

Orientação do produto: Os serviços são intangíveis, ou seja, são experiências vivenciadas pelos clientes, enquanto os bens são tangíveis, ou seja, são coisas que podem ser possuídas pelos clientes.

Contato com cliente: Os serviços envolvem um maior contato do cliente, enquanto a manufatura de bens separa claramente a produção do consumo.

Uniformidade dos fatores produtivos: Os serviços estão sujeitos a uma maior variabilidade de entrada do que a manufatura, onde as matérias-primas e peças componentes são padronizadas.

Avaliação do sistema: Em decorrência dos itens anteriores, na prestação de serviços é mais complexo avaliar o desempenho do sistema, pois as entradas, o processamento e as saídas são variáveis, enquanto na manufatura de bens estes fatores podem ser predeterminados e avaliados, com base nos padrões, uma vez concluída a operação.

8 - Comente os principais fatores que tornam mais complexos os sistemas de planejamento e controle da produção.

As diferentes formas de classificação dos sistemas produtivos ajudam a entender o nível de complexidade necessário para a execução do planejamento e controle da produção. Planejar e controlar as atividades de uma empresa que produz produtos padronizados para estoque é bastante diferente de planejar e controlar produtos sob encomenda. O tipo de processo produtivo define a complexidade. As atividades de planejamento e controle de produção são simplificados à medida que se reduz a variedade produtos concorrentes por uma mesma gama de recursos. Nesse sentido, os processos contínuos e os processo intermitentes em massa são mais fáceis de ser administrados do que os processos repetitivos em lote e sob encomenda, pois a variedade de produtos é pequena e o fluxo produtivo uniforme. E, finalmente, o fato de o produto ser um bem ou serviço também tem seu reflexo na complexidade do sistema de planejamento e controle da produção. Na produção de bens pode-se montar um sistema de PCP melhor pois os produtos (bens) são mais padronizados e sujeitos a controles. Já a produção de serviços envolve maior participação das pessoas , por natureza mais difíceis de ser padronizadas, e a necessidade da presença dos clientes no momento da produção, tornando a colocação de estoques amortecedores entre os processos uma tarefa complicada e de difícil administração.

Page 4: PCP 15-02-2013 Oficial

1 - Quais os três níveis hierárquicos do planejamento estratégico e como eles estão inter-relacionados?

Existem três níveis hierárquicos dentro de uma empresa onde se encontram estratégicas de planejamento: o nível corporativo, o nível da unidade de negócios e o nível funcional. O nível corporativo define estratégias globais, a estratégia corporativa, indicando as áreas de negócios nas quais a empresa irá participar, e a organização e distribuição dos recursos para cada uma destas áreas ao longo do tempo, com decisões centralizadas. O nível da unidade de negócios é uma subdivisão do nível corporativo, no caso da empresa atuar com unidades de negócio semiautônomas. Cada unidade de negócio teria uma estratégia, estratégia competitiva, definindo como o seu negócio compete no mercado, o desempenho esperado e as estratégias que as áreas operacionais deverão ter para sustentar tal posição. O terceiro nível é o da estratégia funcional. Nesse nível, estão associadas as políticas de operação das diversas áreas funcionais da empresa, consolidando as estratégias corporativa e competitiva.

2 - Se você estivesse fazendo o planejamento estratégico de uma empresa no ramo da construção civil, como definiria sua missão corporativa? E se a empresa fosse de serviços de segurança industrial?

Missão de uma empresa no ramo de construção civil:

“Oferecer o desenvolvimento de nossos projetos através de profissionais qualificados, responsáveis e certificados. Diferenciar, através dos resultados de qualidade, nossos projetos dos demais com o intuito de se tornar uma empresa sólida e respeitada dentro do mercado, sempre obtendo a preferência e satisfação de nossos clientes.”

Missão de uma empresa de serviços de segurança industrial:

Missão

Estratégia Corporativa

Estratégia Competitiva

Estratégia Funcional

Page 5: PCP 15-02-2013 Oficial

“Oferecer o mais alto nível de segurança para as instalações industriais de nossos clientes, sempre buscando se aperfeiçoar e se atualizar nas mais diversas e modernas tecnologias de segurança.”

3 - Quais as três estratégias competitivas básicas? Cite um exemplo ilustrativo de cada uma.

Liderança de custos: Matéria-prima de fácil acesso (madeira na Amazônia)Diferenciação: Montadora de veículos automotores para milionários (Ferrari)Focalização: Escritório de advocacia que trabalhe somente com causas tributárias.

4 - Que critérios estratégicos qualificadores uma companhia de aviação deve buscar? Quais seriam seus os critérios ganhadores de clientes? E para uma fabricante de produtos têxteis padrões, como camisetas brancas de malha?

Para o primeiro caso, a empresa deve buscar rapidez, respeito ao meio ambiente, atender as normas de segurança, ter atenção com o cliente e certificações de qualidade. Os critérios para ganhar clientes seriam, principalmente, a rapidez na entrega e baixo custo.Para o segundo caso, a empresa deve buscar inovação, certificação de qualidade, cumprir metas e prazos.

5 - Explique como os cinco princípios básicos da filosofia JIT/TQC contribuem para conciliar o atendimento dos critérios competitivos simultaneamente?

• Melhorar sempre: através de desempenho de entrega e procurando atender aos critérios de qualidade;

• Eliminar desperdícios: redução de custo;

• Envolver e qualificar as pessoas: atender ao critério de inovação;

• Satisfazer as necessidades dos clientes: atender aos critérios de qualidade, custo, flexibilidade e desempenho de entrega;

• Organização e visibilidade: atender aos critérios de não agressão ao meio ambiente e qualidade nos produtos e/ou serviços.