o lojista - junho 2011

12
Junho / 2011 www.cdlbm.com.br Ano XIV - Nº177 Buscando benefícios e soluções para o comércio dos bairros, a CDL BM inicia a temporada 2011 da Caravana nos Bairros. Caravana CDL nos Bairros Pacotes promocionais, prêmios, mídia impressa, rádio, TV e muito mais! Conheça os detalhes da campanha que vai esquentar o Natal 2011. Reta final para a 2ª Edição da Semana da Moda pág. 12 pág. 07 Presidentes e representantes de CDLs da região se unem para firmar ações conjuntas para o fortalecimento do movimento. Fortalecimento do setor pág. 02 Na coluna jurídica, acompanhe um breve esclarecimento sobre as dúvidas mais comuns. Renegociação de uma dívida pág. 05 Prêmios inéditos e promoção especial de lançamento! Matéria especial na página 4. Prêmios inéditos e promoção especial de lançamento! Lojistas se preparam para apresentar seus produtos nas passarelas e nos estandes da Feira. O ritmo já toma conta do dia a dia das lojas que participarão e, agora, resta aguardar pelas novi- dades!

Upload: comunicacao-e-design-communix

Post on 05-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Publicação mensal da CDL de Barra Mansa.

TRANSCRIPT

Page 1: O Lojista - Junho 2011

Junho / 2011 www.cdlbm.com.br Ano XIV - Nº177

Buscando benefícios e soluções para o comércio dos bairros, a CDL BM inicia a temporada 2011 da Caravana nos Bairros.

Caravana CDL nos Bairros

Pacotes promocionais, prêmios, mídia impressa, rádio, TV e muito mais!

Conheça os detalhes da campanha que vai esquentar o Natal 2011.

Reta final para a 2ª Edição da Semana da Moda

pág. 12

pág.

07

Presidentes e representantes de CDLs da região se unem para firmar ações conjuntas para o fortalecimento do movimento.

Fortalecimento do setor

pág.

02

Na coluna jurídica, acompanhe um breve esclarecimento sobre as dúvidas mais comuns.

Renegociação de uma dívida

pág.

05

Prêmios inéditos e promoção especial

de lançamento!

Matéria especial na página 4.

Prêmios inéditos e promoção especial

de lançamento!

Lojistas se preparam para apresentar seus produtos nas passarelas e nos estandes da Feira. O ritmo já toma conta do dia a dia das lojas que participarão e, agora, resta aguardar pelas novi-dades!

Page 2: O Lojista - Junho 2011

2 Informativo do Comércio de Barra Mansa

Palavra daPresidente

Juliana Rolim

Ex

pe

di

en

te

DIRETORIA EXECUTIVA

PresidenteJuliana Lanes Rolim

Vice-PresidentesAlício José V. de Camargo

Xisto Vieira Neto

Diretores:- TesoureirosJosé Romário M. Rocha

Maria Tereza Mohalem

- SecretáriosFrancisco Ramundo

Flora Suarez P. Menezes

- PatrimônioMaria das Graças F. Marcelino

- Produtos e ServiçosJosé Márcio da Silva

- Informática e TelecomunicaçõesAgnaldo S. Raymundo

- ComercialRicardo F. de Castro

- Divulgação e Políticas PúblicasVivaldo Moreira Ramos

- EventosMaria Zélia dos Santos

- Propaganda e PromoçõesThaís de M.O. Coelho

- JurídicoAlmir Esteves Corrêa

Conselho FiscalRilmo Vieira de Souza

Jair Francisco Gomes

Márcio D. da Silva

Suplentes do ConselhoMagno Andrade

Paulo Roberto de Castro

Heraldo Vianna Nogueira

Conselho Consultivo

Alberto Aldet

Antônio Feris Filho

Almir Esteves Corrêa

Rilmo Vieira de Souza

Samir Jorge Arbex

Magno Andrade

Jair Francisco Gomes

Luis Antônio Nogueira Feris

DIRETORIA CDL JOVEM

PresidenteCarolina P. dos Santos Ferreira

Coordenador FinanceiroRafael Roxo de Souza

Coordenadora JurídicaHellen Cristina Oliveira Lima

Coordenador de Responsabilidade Social

André Oliveira da Silva

Christiane Mohalem Corrêa

Coordenador de MobilizaçãoBeatriz de Paula Viveiros

Luiz Carlos Ribeiro Macedo

Coordenador de CapacitaçãoRenato Teixeira Figueiredo

Leander Golfetto Lopes

Coordenadora de ComunicaçãoRenata Machado de Abreu

Coordenador de SustentabilidadeWallace Rennan Gomes

Priscilla Oliveira Lima

Gerente ExecutivaAucenir Torres (24) 3325.8152

RedaçãoThaís de Mattos

André Oliveira

Jornalista ResponsávelThaís de Mattos

MTb 22776

Revisão deTextoMª Letícia de M. Coelho

Editoração eletrônicaCommunix

Tel: (24) 3324.0684

ImpressãoGráfica Ano Bom

1.700 exemplares

Contato

A força do movimento lojista

O movimento lojista tem muito a comemorar, de fato.

E a CDL Barra Mansa, inte-grada fortemente a esse prin-cípio, continua trabalhando e participando dessas conquis-tas que abrangem decisões não só municipais e regionais, mas também nacionais.

Os motivos são muitos e que você, leitor e associado, poderá acompanhar nesta edição de O Lojista. Entre eles, a mobilização das CDLs para discutir o Plano de Apli-cativo Fiscal na Alerj. Uma atitude de união dos represen-tes de CDL, na luta para me-lhores condições de trabalho e negócios dos empresários. Assim como os encontros e parcerias firmadas com CDLs da região para o fortalecimen-tos das entidades e dos produ-tos e serviços que oferecem, há também diversos projetos, eventos e realizações que acontecem em nossa cidade e que devemos estar engaja-dos a eles e lutando para que o comércio se mantenha forte e unido.

CDL Barra MansaRua Rotary Club, 26

Ano Bom - Barra MansaCEP: 27323-290

Tel.: (24)[email protected]

No dia 24 de maio, a CDL de Barra Mansa recebeu presiden-tes e representantes das CDLs de Resende, Volta Redonda e Três Rios para o início de uma grande parceria sobre diferentes assun-tos importantes e imediatos sobre negociações e convênios com ou-tros Bancos de Dados Nacional a fim de enriquecer as ferramentas para os negócios dos associados. A reunião, bastante produtiva, aju-dará as gestões das CDLs parceiras a se tornarem mais fáceis e produ-tivas.

As CDLs de todo o Brasil estão pesquisando essas negociações de bases de SPC e este processo gera muita cautela e estudos, pois os re-presentantes dessas entidades deve-rão tomar decisões que certamente surtirão efeitos para os próximos anos, visando sempre benefícios que atentam da melhor maneira

possível a segurança nas vendas e nos negócios dos associados cede-listas.

Buscando justamente um es-tudo maior sobre este processo, a CDL de Barra Mansa esteve presen-te em seminários do setor, realiza-dos em Brasília e no Rio de Janeiro, para conhecer novas propostas de empresas que trabalham com bases de dados.

Presidentes e diretores de ou-tras CDLs da região Sul Fluminense também participaram de alguns en-contros, visando formar um pensa-mento comum a fim de que as pro-postas escolhidas sejam mais bem aplicadas para o dia a dia dessas CDLs. Esta reunião foi mobilizada e, juntos, puderam decidir diferentes questões.

Cada representante de CDL co-locou o ponto de vista da entidade

frente aos produtos e serviços e o sistema de gestão financeira que os envolvem. Após avaliações e num pensamento comum, as entidades definiram suas decisões que segui-rão o pensamento da Câmara de Dirigentes Lojistas.

“A maior necessidade das CDLs é melhorar constantemente seus serviços, oferecendo benefícios aos associados e produtos de proteção ao crédito. Quando as CDLs se unem, a força do movimento fica ainda maior, e o poder de negocia-ção para decisões que influenciam esses produtos e serviços fica mais fácil”, acredita Juliana Lanes Rolim, presidente da CDL Barra Mansa.

O mesmo assunto também foi pautado em reunião que aconteceu na CDL de Resende com os presi-dentes e representantes de CDLs Jovens da região.

Fortalecendo o Movimento Lojista.CDLs da região unem-se para formar um bloco único nas decisões que envolvem produtos e

serviços das entidades.

Page 3: O Lojista - Junho 2011

3Informativo do Comércio de Barra Mansa

Dia a dia daPresidente02/05 - Reunião da Semana da Moda05/05 - Expediente CDL05/05 - Reunião da diretoria10/05 - Café da Manhã na Aciap de Volta Redonda11/05 - Lançamento das obras do Hospital do Câncer em BM12/05 - Reunião com presidente da ALERJ no Rio de Janeiro12/05 - Reunião de diretoria16/05 - Lançamento da Implantação de Centro de Distribuição da Droga Raia em Barra Mansa18/05 - Reunião no CDL do Rio de Janeiro19/05 - Reunião com vice-presidentes e tesoureiros – análise orçamentária19/06 - Reunião de diretoria24/06 - Reunião com presidentes de CDL’s da região25/06 - Participação no Fashion Business no Rio de Janeiro26/06 - Reunião de pauta do jornal O Lojista26/06 - Reunião com vice-presidentes e tesoureiros – análise orçamentária26/06 - Reunião de diretoria27/06 - Reunião na Prefeitura sobre projeto de decoração do Natal 31/05 - Evento no Sindicato Rural - Homenagem ao pres. da Coop. Agropecuária de Barra Mansa.

Diretor de Informática e TelecomunicaçõesAgnaldo Sebastião Raymundo, proprietário do Supermercado Estrela, foi presidente da CDL Jovem, por dois mandatos. Após o término atuou ainda como diretor do grupo e, este ano, inicia sua colaboração na diretoria executiva contribuindo com suas experiências e ideias, atuando também em pastas de produtos e serviços que envolvem a entidade.

Agnaldo

Foi finalmente aprovada no Congresso Nacional, a criação do Cadastro Positivo. Agora o lojista poderá saber mais sobre os bons clientes. Uma luta antiga dos lo-jistas e uma vitória da frente da CNDL em Brasília.

Assim como ocorre com o cadastro de maus pagadores, os bons clientes poderão agora ser in-cluídos em bancos de dados para consulta durante a aprovação de crédito. No entanto, somente após uma autorização prévia do cliente. Dessa forma, ao consultar o SPC, o lojista poderá receber, além do “nada consta”, uma informação do tipo: “Este cliente nunca atrasou seus pagamentos em toda a vida”.

A MP ainda deve ser sancio-nada pela Presidente Dilma, mas as expectativas são boas. O siste-ma poderá abranger dados como pagamentos de contas de água e luz, parcelas de crediário, cartões de crédito etc. Uma vez que ele pague tudo em dia, seu registro positivo poderá ser visualizado pelo lojista podendo, assim, redu-zir juros ou isentar de taxas ou até oferecer promoções exclusivas na concessão de crédito.

Aprovado em Brasília o Cadastro Positivo: o SPC do bem

Aprovação na Câmara e no Senado da MP que cria o Cadastro Positivo é comemorada como uma vitória do movimento lojista no país.

Foi criada na Assembleia Legislati-va do Rio (Alerj) a Frente Parlamentar em Defesa das Micro e Pequenas Em-presas do Estado do Rio de Janeiro, em um projeto de autoria dos deputados estaduais Paulo Melo (PMDB), Roberto Henriques (PR), André Corrêa (PPS) e Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB). A frente é de caráter suprapartidário, ou seja, deputados estaduais de qualquer

partido podem se juntar à frente em de-fesa do pequeno empresário.

Na prática, a frente é um grupo de legisladores que centraliza as questões ligadas aos pequenos empresários, de-fendendo seu fortalecimento e inter-mediando em favor do grupo junto às outras instituições governamentais do estado. É um grupo dedicado a receber solicitações, reclamações, sugestões e

É criada a frente parlamentar de defesa das micro e pequenas empresas no Rio de Janeiro

Alerj aprova a criação da frente que visa defender, junto ao Governo do Estado, o fortalecimento das empresas de pequeno porte.

O cadastro terá informações de pessoas físicas e jurídicas.

O cliente não sai do cadastro caso atrase uma conta, mas é re-gistrado o atraso.

As informações só serão exibidas no cadastro com a au-torização do cliente e ele pode também cancelar seu cadastro a qualquer momento.

Quando for realizada a con-sulta, o gestor do cadastro terá que apresentar todas as informa-ções contidas. Não poderá apre-sentar “só as coisas boas”, garan-

tindo a fidelidade do serviço com a situação real do cliente.

O cadastro poderá conter in-formações sobre o cliente de até 15 anos anteriores.

O cliente poderá saber em quais bancos de dados constará o seu registro e quem pesquisou pelo nome dele. Também é proi-bido o armazenamento de infor-mações fora do caráter de ava-liação de crédito. Temas como consições de saúde, consições civis, étnicas ou religiosas são também proibidos.

Questões importantes sobre o Cadastro Positivo:

O mais importante de tudo é que, agora, o lojista poderá saber de fato quem é bom pagador e com isso trabalhar mais intensa-mente para torná-lo cativo da loja. Segundo o Presidente da CNDL, Roque Pellizzaro, no México, uma legislação semelhante reduziu em cerca de 30% o custo do crédito

no país. Um outro ponto positivo do

cadastro é que os clientes passam a ter um estímulo extra para pagar suas contas em dia, pois caso atra-se algum delas poderá perder os benefícios se for retirado do novo cadastro.

Agora as micro e pequenas empresas tem representação oficial na assembleia legistaltiva do estado.

soluções que facilitam o trabalho do pequeno empreendedor, promovendo assim o crescimento econômico em todo o estado. Estes deputados são as pessoas que têm, de fato, poder de ne-gociação para tomar medidas concretas no Governo diante destas questões.

A notícia chega em um momento muito oportuno, especialmente pela apreensão do pequeno empresário quanto às mudanças no sistema ele-trônico de emissão de notas fiscais. O PAF – Programa de Aplicativo Fiscal é um sistema padrão informatizado de recolhimento de ICMS no Estado e tem apresentado muitos problemas desde o início de sua implantação. Em março de 2010 houve um adiamento no prazo de utilização obrigatória do sistema em muitas pequenas empresas. As novas regras para viabilização da emissão ele-trônica das notas fiscais ainda está em debate na assembleia do estado e, em março deste ano, uma comissão da Fe-deração de Diretores Lojistas do Estado Rio de Janeiro esteve com o presidente da Alerj, Jorge Picciane, pedindo provi-dências quanto à melhoria do sistema.

Page 4: O Lojista - Junho 2011

4 Informativo do Comércio de Barra Mansa

Foi lançada neste mês, a maior campanha promocional de mar-keting coletivo da CDL de Barra Mansa, o Natal dos Sonhos. Uma campanha com mais de R$ 100 mil em investimento da qual o associado pode participar adqui-rindo o pacote promocional de campanha de apenas 0,3% deste valor.

A campanha deste ano foi lan-çada com certa antecedência para facilitar ao lojista, no prazo de pa-gamento e na redução do custo

com o pacote promocional de lan-çamento. Mas a inovação alcança também os prêmios. Dessa vez, serão sorteadas 10 TVs de LCD, um carro 0 km e 3 pacotes de via-gens com acompanhante em um cruzeiro.

Além dos cartazes e material impresso que o associado recebe na loja, a campanha prevê tam-bém um amplo plano de mídia com anúncio em rádio, busdoors e TV. Veja o quadro da mídia pro-posta e que será veiculada a partir

do final de novembro, com sorteio dos prê-mios e logo depois do Natal em um grande evento no centro da cidade, como aconte-ce todos os anos.

Esta é uma das

O associado tem a oportunidade de adquirir a campanha desde já, garantindo desconto especial e parcelamento diferenciado no pacote.

CDL lança o Natal dos Sonhos 2011

A sua loja pode ainda mais!

Uma dica interessante é elaborar campanhas inter-nas específicas para a sua loja, promovendo a venda de produtos com uma margem de lucro um pouco mais di-latada ou ainda adquirindo brindes extras que podem ser distribuídos junto com os cupons. Ao longo do ano a CDL publicará aqui em O Lojista, matérias especiais so-bre como aproveitar melhor as campanhas promocionais em sua loja.

Promoção Especial de Lançamento!

O associado recebe em sua empresa:

> cartazetes para decorar a loja;> sinalizações de vitrine;> cupons para sorteio dos prêmios. > móbiles e urnas personalizadas > selos de participação

Mídia de apoio utilizada na campanha:

> chamadas em rádio;> chamadas na TV;

> outdoors;> busdoors;

Acima, o modelo do cartaz com a programação visual da campanha.

maiores oportunidades que a CDL oferece aos seus associados e por isso trabalha com afinco nesta iniciativa. Afinal, seria impossível para a maioria dos lojistas desen-volver uma campanha deste porte sozinhos. O pacote de participação na campanha é voltado ao peque-no lojista, dentro de sua realidade financeira. Assim ele tem acesso a todos os privilégios e vantagens de uma campanha de grande por-te, sem prejudicar o orçamento da empresa. Para os associados que adquirirem o pacote até 30 de julho, o custo é dividido em 1 en-trada de R$ 65 e mais 5 parcelas de R$ 63. Além do material para decorar a loja, o associado recebe

mil cupons para distribuir aos seus clientes.

CDL lança o Natal dos Sonhos 2011

1 Entrada de R$ 65,00 mais

5 parcelas de R$ 63,00.

Page 5: O Lojista - Junho 2011

5Informativo do Comércio de Barra Mansa

Novos Associados

A cada mês o trabalho da CDL torna-se mais abrangente graças à força de cada empresário que faz parte do nosso

movimento. A partir de agora, estas empresas também fazem parte desta vitória.

Bem vindo a este time. Com você nossa nós somos mais fortes.

Estrellas Phone Estrellas Phone Serviços em Telefonia Ltda

Emaús Livros e Encadernação M R Andrade Gonçalves ME

Santa Clara Cosméticos F. A Vidal Cosméticos ME

Telmo Contabilidade T A da Costa Contabilidade

Joana Reis Buffet Joana P. Reis Calderaro Eventos

Ultranet BM Ultranet BM Ltda ME

Loja do Ar Condicionado Loja do Ar Condicionado Com. e Serv. Ltda ME

Maria Victória Raquel da Silva Aguiar

Márcia Neves Rocha Márcia Neves Rocha Souza

Renegociação de uma dívida já registrada no SPC.

Coluna Jurídica

“Se o consumidor negociou uma dívida, mas continua de-vendo, eu devo manter o nome dele registrado no SPC? Essa dúvida é bastante comum entre os lojistas e os prestadores de serviços.

A explicação é a seguinte: quando ocorre uma renegocia-ção ou acordo, o lojista deve elaborar um contrato, que será assinado pelo consumidor de-vedor. Esse documento passará a valer para aquela nova dívi-da.

Dessa forma, caso exista registro incluído no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o mesmo deve ser cancelado pelo credor. Ou seja, a partir de um acordo/renegociação, o consumidor sai da condição de inadimplente e entra na con-dição de adimplente (aquele que tem as prestações em dia). E, neste caso, somente deverá ser incluído em novo registro

no SPC se não pagar a parcela conforme esse novo contrato que firmou com o lojista.

O dispositivo legal que rege a espécie é o artigo 360 do Có-digo Civil Brasileiro, que estabe-lece que há novação quando o devedor contrai, com o credor ,nova dívida para extinguir e substituir a anterior. Exatamen-te porque, ao fazer a renegocia-ção da dívida, na prática, surge uma nova dívida extinguindo-se a anterior. Por lógica, como a dívida antiga não mais exis-te, não há como manter o seu registro no SPC. Dessa forma, será temerário manter o regis-tro após a renovação da dívida, ensejando ações judiciais”.

Nilson dos Santos Gáudio

Advogado da CDL de Vitória.

Nesta edição, a O Lojista traz um artigo que foi publicado inicialmente no informativo da CDL de Vitória - ES, sobre renegociação de dívidas. O texto foi considerado tão interessante pela equipe de pauta de Barra Mansa, que decidimos publicar na íntegra e parabenizar a CDL da capital capixaba pelo

trabalho.

Wallace Rennan é o co-ordenador de sustentabilidade

da CDL Jovem. É o departamen-to que avalia os custos de cada

ação e cuida para que a manuten-ção financeira e operacional de cada setor sejam mantidas. Outra característica desta coordenadoria e a de zelar pelo bom uso da ver-ba alocada à CDL Jovem.

Por dentro da CDL Jovem

Wallace Rennan

Coordenadoria de Sustentabilidade

Dia do Meio Ambiente em Barra Mansa

A CDL Jovem participou desta ação no dia 3/6 na Praça da Matriz, com um estande do Projeto Recicla Aí e aproveitou a oportuni-dade para recolher alguns materiais de informática para reaproveitamento e utilização em cursos.

Page 6: O Lojista - Junho 2011

6 Informativo do Comércio de Barra Mansa

Onde está o dinheiro? Agora mais gente encontra respostas para esta questão.Com 93% de aprovação pelos alunos, o PROCAPE celebra a conclusão da terceira turma em seu programa de planejamento orçamentário para a micro e pequena empresa.

Foi realizada entre 23 e 27 de março a terceira edição do “Onde está o dinheiro?” O programa de pla-nejamento orçamentário do PROCA-PE para a micro e pequena empresa. E a julgar pela empolgação da turma, cada vez mais pessoas vão descobrir a resposta para uma das perguntas mais importantes e, porque não dizer, enig-máticas da pequena empresa.

O curso foi baseado na prática do comércio e prestadores de serviço em Barra Mansa, levando em conta o per-fil de público, nível de instrução dos colaboradores e comportamento dos clientes na realidade local. Assim pre-enche com segurança as necessidades dos alunos. André Oliveira, instrutor do curso, destaca a importância desta adequação: “É muito comum estudar-mos administração financeira baseada nas teorias de mestres do marketing dos Estados Unidos e da Europa. Mais comum ainda é ver todas essas teo-rias desmoronarem ao se depararem com o grau precário de capacitação profissional que o comércio enfrenta, em que um operador do financeiro não consegue interpretar uma simples instrução de pagamento descrita em uma boleta.”

Com regras de organização do escritório e desenvolvimento de mé-todos de registro, o lojista tem, a cada momento, dados que indicam de onde vem e para onde vai o dinheiro da empresa. O perfil do funcionário do financeiro, mapeamento das recei-

O conteúdo é debatido em sala de aula com os alunos, divididos em grupos de acordo com o seu ramo de negócio.

tas de despesas, monitoramento diá-rio das contas, análise do balanço e estabelecimento de metas são alguns dos temas abordados.

“A CDL está muito satisfeita com o desempenho desta turma em es-pecial. O curso trouxe à sala de aula um perfil diferenciado de aluno, com maior interesse e experiências mui-to ricas. Outro ponto gratificante foi constatar empresas que trouxeram vários funcionários e outras em que veio a família inteira fazer o curso”, explica Carolina Ferreira, presidente da CDL Jovem de Barra Mansa.

O PROCAPE é gerenciado pela CDL Jovem de Barra Mansa. Temas e datas dos próximos cursos do PRO-CAPE serão anunciados em breve.

Para tomar conhecimento, fique aten-to ao site da CDL de Barra Mansa.

Denise Almeida – Gerente Financeira da Porcolin.

“Em tempos tão corridos, é funda-mental que tenhamos a oportunidade de aprender e nos integrar com pesso-as diferentes ao nosso cotidiano. Foi proporcionado a nós um convívio for-midável com pessoas diversas.”

“É um curso com linguagem simples, conteúdo atualizado e de grande utilidade no dia a dia do pe-queno e médio empresário.”

“Parabéns à CDL por nos pro-porcionar este curso que desperta a mente para fatos que antes pas-savam despercebidos. Agora tenho como saber para onde vai o meu dinheiro.”

Palavra do aluno:

Denise Almeida – Gerente Financeira da Porcolin.

Maximiliano Nagib – proprietário do Supermercado Mohema, veio com toda

a família.

Ricardo Linhares, à esquerda, com toda a equipe do

Universo Natural e do Papel:

Page 7: O Lojista - Junho 2011

7Informativo do Comércio de Barra Mansa

Buscando benefícios e solu-ções para os comércios dos bair-ros, a CDL de Barra Mansa dá an-damento no projeto Caravana nos Bairros que este ano completa sua

terceira edição.“Hoje, objetivo de maior apro-

ximação já está fortalecido e ga-nha corpo com a maior atuação dos lojistas que estão ainda mais animados pela busca de trabalho e melhorias para seus negócios”, explica Juliana Lanes Rolim, presi-dente da CDL Barra Mansa.

No dia 2 de junho, a CDL ini-ciou seu projeto Caravana CDL nos bairros 2011, pela Vila Nova. O evento aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Santa Cruz e contou com a presença de re-presentantes de 14 empresas. A comissão de diretores da CDL for-matou o evento, listando algumas ações importantes para mobilizar as vendas e junto aos empresários discutiram algumas alternativas. O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa, Luis Antônio Feris, também esteve presente e se colocou à disposi-

ção para alguns esclarecimentos, reforçando que a prefeitura esta-rá presente na Caravana levando melhorias para as ruas desses cen-tros comerciais.

O primeiro encontro foi muito proveitoso e os empresários já se animaram em realizar promoções conjuntas como um primeiro pas-so. A CDL, como em todas as ca-ravanas, ao final da ação, após um mês, oferece uma palestra gratuita com o assunto de interesse deles.

“”Vários temas propostos são importantes, mas o mais impor-tante e ver ações que busquem o prestígio do bairro e esta união ajudará nisso” (Daniel – proprietá-rio da Moda Mania).

“Já saímos desse encontro com uma comissão formada e pron-ta para trabalhar, isso é um bom começo! Não adianta a gente só ouvir, é preciso agir. O primeiro passo já foi dado pela CDL, ago-

ra depende da gente” (Sebastião Dias – proprietário da Drogaria Farmabelle).

Listagem das lojas da Vila Nova presentes na Caravana 2011

- Ótica Modelo - Pingo de Gente- Macodag Materiais de Construção- Lúdio Sportes- Drogaria Farmabelle- Tety Modas- Iza Modas- Supermercado Vitória- Um toque a mais- Moda Mania- Empório Del Bacco- Bia Baby- Casas Luan- Maria Victória

Caravana CDL dos bairros: temporada 2011!CDL Barra Mansa inicia a temporada 2011 do projeto com os comerciantes do bairro Vila Nova.

Page 8: O Lojista - Junho 2011

8 Informativo do Comércio de Barra Mansa

No dia 11 de maio, represen-tantes do Governo Municipal, de associações de moradores de Bar-ra Mansa, jornalistas e presidentes de entidades comerciais, entre eles Juliana Lanes Rolim (CDL Barra Mansa), acompanharam o início das obras de construção do Cacon - Hospital do Câncer.

Uma grande conquista na área da saúde, não só para o município, mas para toda a região. O hospital será referência no atendimento gra-tuito aos pacientes com câncer que não mais precisarão se deslocar para fazer o tratamento.

De acordo com o prefeito José Renato, a obra pode ser considera-da uma das maiores conquistas da saúde de Barra Mansa. “É impor-tante ressaltarmos que, com essa obra, nossos pacientes vão deixar de passar pela situação desgastan-te e muitas vezes constrangedora de sair daqui da cidade e de ou-tras cidades da região, dentro de uma van, para se dirigirem ao Rio e São Paulo e voltarem cansados, depois de um tratamento que não é fácil. Além de tentar garantir mais qualidade de vida aos pacientes, queremos tranquilizar os familiares e dizer que os seus entes queridos poderão receber o tratamento perto de casa”, destacou, ressaltando que a conquista se deve a várias parce-rias como com a Câmara de Verea-dores, governos Estadual e Federal e entidades de Barra Mansa.

O Centro de Alta Complexida-

de em Oncologia (Cacon) virá su-prir uma das maiores demandas do município no que se refere à saúde. Segundo o Secretário de Saúde, Wilton Néri, neoplasias (tumores) são a segunda maior causa de mor-talidade no município.

O Cacon funcionará anexo à Santa Casa, em uma área de 2,8 mil metros quadrados. “Possuir uma estrutura de apoio, no caso a Santa Casa, era uma das exigências do Mi-nistério da Saúde, por isso, o local foi escolhido. Nós já passamos pela licitação e o contrato com a empre-sa já foi assinado. Agora só aguarda-mos a liberação da verba, da primei-ra parcela”, explicou, acrescentando que as obras deverão ser realizadas em 18 meses e custarão cerca de R$ 4 milhões.

A estrutura contará com enfer-maria com 20 leitos, Centro de Tra-tamento Intensivo com capacidade para oito pacientes, setor de radio e quimioterapia. O centro cirúrgico a ser utilizado será o já existente na Santa Casa. “Além do grande ganho para a Saúde da região, a implan-tação do Hospital do Câncer trará outros benefícios para Barra Mansa, como o incentivo à economia, pois a cidade receberá pessoas de outras localidades, o que movimentará o comércio em diferentes setores”, acredita Juliana Rolim, destacando a valorização de ações como estas e a preparação que toda a cidade deverá ter para receber um projeto deste porte.

Uma conquista para a saúde e uma preparação para a cidade.

Iniciam as obras de construção do Cacon - Hospital do Câncer localizado na Santa Casa de Barra Mansa.

A questão do Programa de Aplicativo Fiscal (PAF) que ameaça as micro e pequenas empresas do estado será levada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) Paulo Mello e pelo líder do governo naquela Casa, de-putado André Correa, diretamente ao governador Sérgio Cabral. Foi o que ficou decidido na audiência concedida aos lojistas no dia 12, na Alerj no gabinete da Presidência pelo deputado Paulo Melo.

A ação foi provocada pela Câ-mara de Dirigentes Lojistas de Cam-pos com o apoio da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro e outras CDLs, entre elas a CDL de Barra Mansa.

A audiência discutiu o novo pro-grama de emissão de notas fiscais que o governo do Estado quer im-plantar e que pode decretar a morte das micro e pequenas empresas.

Um documento elaborado pela CDL de Campos mostra que as mi-cro e pequenas empresas não terão condições de comprar esses equipa-mentos, fazer sua manutenção e ca-pacitar pessoas para sua operação.

“Estamos discutindo esse tema há muito tempo. É um problema muito grave e agora esperamos contar com a sensibilidade dos de-putados do nosso Estado. Não só a Federação, mas todas as CDLs do estado estão mobilizadas con-tra esse sistema. Estamos provando que os micro e pequenos empre-sários não vão suportar e que não se trata de nenhum artifício fiscal, pois o atual sistema de emissão de todas as notas fiscais fecha o cerco em torno da sonegação- disse a pre-sidente da CDL de Campos, Maria Luíza Schulz.

“O presidente da Alerj sabe que as micro e pequenas empresas não terão condições de implantar esse sistema que é extremamente buro-crático e caro. Ficamos satisfeitos com a ação naquele dia. O movi-mento lojista precisa mostrar essa força e buscar ações como estas, afinal somos o setor que mais gera emprego e renda no Brasil. Atitudes como estas influenciam todo o con-texto social e econômico do país”, acredita Juliana Lanes Rolim, presi-dente da CDL de Barra Mansa.

A CDL de Campos enviará mais detalhes ao presidente da Alerj com mais subsídios técnicos sobre os es-tragos que o PAF provocará na eco-nomia fluminense. Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro cria Frente Parlamentar das Mi-cro e Pequenas Empresas.

Naquele mesmo dia, em reu-nião na Alerj, foi publicado, no Diário Oficial, a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Pequena e Micro Empresa, uma indicação do próprio presidente da Casa.

O presidente da FCDL RJ, Jair Gomes, elogiou a decisão da As-sembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) de criar a Fren-te Parlamentar em Defesa das Micro e Pequenas Empresas do Estado. Segundo ele, as entidades repre-sentativas do movimento lojista irão colaborar com a Frente fornecendo subsídios para os trabalhos.

Veja mais informações sobre este assunto em matéria completa publicada na página 3 do O Lojista.

CDLs discutem Plano de Aplicação Fiscal – PAF – na Alerj.

Na ocasião foi publicado no Diário Oficial a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Pequena e Micro Empresa.

Page 9: O Lojista - Junho 2011

9Informativo do Comércio de Barra Mansa

Vantagens em ser um associado CDLVocê realmente sabe o que a CDL Barra Mansa pode fazer por você?

Campanhas de Marketing:Festas e eventos:Locação do salão de festas e

eventos da CDL com desconto ex-clusivo de 30% ao associado CDL.

Treinamento:Cessão do salão de treinamentos da CDL com equipamento audio-

visual e ar climatizado.

Campanhas gratuitas ou com preços extremamente reduzidos para promoção de vendas da loja.

Programas da CDL ao associado:

Consulta de Cheque:

Consulta OK:

SPC Nacional:

Lig-Crédito:

Consulta na base local e nacional dos cheques sem fundo, extraviados e roubados, alertas de extravio ou roubo de documentos e confirma o endereço do cliente pelo número do telefone fornecido.

Verifica o endereço do cliente se-gundo o número de telefone forneci-do por ele.

Verifica a situação do cliente nas bases local e na-cional do Serviço de Proteção ao Crédito, além das últimas consultas realizadas em nome do cliente.

Pesquisa pessoas físicas e jurídicas no SPC Nacional e Serasa, ações, protestos, pendências financeiras, CCF do Banco Central, consultas anterio-res e registros em Barra Mansa.

Educação:

UBMDescontos especiais nas mensalidades ao associado e a seus colaboradores.

CIEEProgr. de Estágio, acompanhamento in loco e descontos especiais.

CNA40% desconto para associados e seus colaboradores.

Serviços Bancários

SICOOBPacote Exclusivo de Benefícios ao Associado.

Segurança naaprovação de crédito:

Medicina do Trabalho:

SEMART Descontos especiais ao associado.

Software para o Varejo:

SAVDescontos especiais para associados CDL.

Lazer:SESI30% - SESI Clube; 10% - Escola SESI e Consultas Médicas e Odontológicas.

Saúde e Odontologia:

UNIMED Descontos especiais nas mensalidades ao associado e a seus colaboradores.

UNIODONTO Descontos especiais nas mensalidades ao associado e a seus colaboradores.

Capacitação:

IDEPrimeira Mensali-dade Gratuita ao Associado.

SEBRAEPalestras Gratuitas.

SENACDesconto de 20% - Programas de Qualificação Profissional.

Telefones da CDL: Atendimento Recepção - 3325-8150 Fax - 3325-8160

Consultas Cadastrais URA - Atendimento Automático - 3325-8181 Call Center - 3325-8166

Administração Contas a Pagar - 3325-8154 Contas a Receber e Suporte de Sistema de SPC - 3325-8155 Setor Comercial - 3325-8158 e 3325-8168 Gerência - 3325-8152 Linhas Emergenciais - 8119-0974 / 8119-0875 / 8119-0881

Seguro e Previdência

Porto SeguroCondições espe-ciais para associa-dos da CDL e seus funcionários.

MICROLINSPrograma inteligente de seleção de pessoal gratuitamente. E 40% de desconto em cursos.

Page 10: O Lojista - Junho 2011

10 Informativo do Comércio de Barra Mansa

EspaçoSicomércio

Sicomércio de BM leva empresários ao Senac Rio Fashion Business.

O Sicomércio de Barra Man-sa, Quatis e Rio Claro levou um grupo formado, com cerca de 40 empresários, no dia 25 de maio, para visitar a 18ª edição do Senac Rio Fashion Busi-ness, na Marina da Glória, Rio de Janeiro. Além de conhecer o evento, considerado a maior bolsa de negócios de moda da América Latina, o objetivo da visita foi o de fazer negócios e também conhecer as tendên-cias da próxima estação.

– Essa visita proporcionou aos associados do Sindicato a oportunidade de se preparar para atender melhor ao con-sumidor da região e ampliar o leque de marcas oferecidas nas lojas – destacou a diretora do Sicomércio, Maria das Graças Marcelino, a Gracinha.

Proprietária de uma loja de vestuário em Quatis, Ana Car-la Ferraz se disse satisfeita com as compras que realizou. Ela, que havia participado das edi-

ções em 2010, comentou que, este ano, a variedade de peças encontradas no evento foi bem maior. “Esse tipo de evento é muito bom para os lojistas, pois nos oferece a oportunidade de conhecer muitas fábricas do nosso estado, além de incen-tivar a economia da nossa re-gião”, acrescentou.

A 18ª edição do Senac Rio Fashion Business Verão 2011/2012 contou com a par-ticipação de 310 expositores, 250 grifes e 17 desfiles exclu-sivos, além de eventos cultu-rais, workshops e palestras. Três empresas associadas ao Sicomércio de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro participaram do Fashion Business as quais foram: Amparo Brasil e Paula Ardo Bijoux – Núcleo Criativo de Barra Mansa, Barra do Piraí e Valença, e a Tamanduá Kids – Núcleo Criativo Kids.

por Chrystine Mello

Encontro com Prefeito e Secretários.

Em pauta, projetos e ações para o desenvolvimento de Barra Mansa.

A nova diretoria da ACIAP Bar-ra Mansa reuniu-se com o Prefeito José Renato Bruno para debater as demandas da entidade relaciona-das ao desenvolvimento econômi-co do município. Os Secretários de Fazenda, Carlos Magno, e de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Nogueira Feris, também participaram do encontro. O prin-cipal assunto discutido foi o proje-to de desenvolvimento da Região Leste. Lançado no ano passado pela ACIAP BM, em parceria com o Sebrae/RJ, o projeto ganhou o apoio da prefeitura. “Estamos pro-movendo ações de capacitação de empresários e empreendedores in-dividuais que atuam nos bairros da região”, ressaltou Carla Caravieri, presidente da ACIAP BM.

Já foram realizadas oficinas de associativismo, além de atendimen-tos para legalização de empreende-dores.

“Também estamos trabalhando junto aos agentes de saúde e estu-dantes para coleta de informações que irão permitir traçar novas ações para a localidade”, explicou Carla. Além do projeto da Região Leste,

as obras de remoção do pátio de manobras também foram assunto da reunião. O prefeito repassou informações atualizadas sobre o andamento da obra e confirmou que a passagem subterrânea da rua Duque de Caxias será liberada também para o tráfego de veículos. “Inicialmente, o projeto previa que a passagem fosse usada somente por pedestres. Mas conseguimos, junto ao governo do Estado, recur-sos para modificar o projeto origi-nal e incluir o trânsito de veículos no local”, garantiu José Renato.

No final da reunião, a presi-dente da ACIAP BM agradeceu ao prefeito pela recepção, destacan-do que a Casa é parceira do poder público. “Essa parceria nos permite apoiar ações da prefeitura quando entendemos que elas são positivas para toda a cidade. Mas também nos permite criticar quando acre-ditamos que Barra Mansa possa ser prejudicada. Espero, no meu mandato, manter a parceria com a prefeitura e trabalhar em conjunto para o desenvolvimento do nosso município”, finalizou Carla.

por Flávia Resende

Espaço Aciap

Assalto ao caixa eletrônico: Nota manchada não tem mais valorDevido aos assaltos aos caixas eletrônicos, as notas manchadas não poderão mais ser aceitas no mercado. Até cédulas

manchadas na máquina de lavar poderão causar problemas.Após um curto período sem saber

exatamente como proceder quanto às cédulas manchadas em roubos de cai-xas eletrônicos, o Banco Central e o CMN – Conselho Monetário Nacional determinam: Estas notas perderam seu valor e deverão ser entregues ao Ban-co sem direito a ressarcimento, como no caso de notas falsas. Não poderão ser trocadas por cédulas novas.

A medida visa desestimular este tipo de roubo, mas termina por punir seriamente o usuário. Com isso, faz-se necessário um cuidado redobrado ao receber notas de Real, pois até mes-mo pequenas manchas em cédulas deixadas no bolso da calça durante a lavagem, por exemplo, poderão cau-sar problemas.

Uma vez que recebe uma cédula manchada, ela deverá ser encaminha-da a uma agência bancária qualquer. Em seguida o Banco Central fará uma análise da natureza da mancha. Se for causada por dispositivos antifurto dos caixas eletrônicos, será retida e os da-dos do portador serão utilizados nas investigações policiais sobre o caso. Se constatado que se trata de uma mancha ocasional gerada por outros

meios, a nota será devolvida ao por-tador.

Sendo assim, agora é necessário olhar com cuidado nota a nota ao receber pagamentos, pois algumas delas são completamente manchadas durante os roubos, mas outras pos-suem apenas leves nuances de tinta rosa nas bordas.

Outra situação delicada é o saque em caixas eletrônicos. Por mais para-doxal que possa parecer, é o cliente que deve tomar certos cuidados em se proteger, caso o Banco não os tenha tomado. Ao receber notas mancha-das, o cliente deve imprimir um extra-to e procurar o gerente da agência. Se o Banco estiver fora do horário de fun-cionamento, deve-se então registrar um boletim de ocorrência e procurar a agência em seguida.

Vale lembrar que este procedi-mento explícito da análise das notas no local acarreta outros riscos ainda mais graves como os assaltos em saída de Banco, pois é comum ladrões fica-rem à espreita dos usuários durante os saques em caixas eletrônicos. Sendo assim, o usuário deve analisar as cédu-las, mas discretamente. Se for o caso,

entre na parte protegida pela porta de segurança do Banco ou, para evitar maiores problemas, prefira realizar saques de maior porte diretamente nos caixas convencionais, e analise as notas recebidas na frente do operador de caixa.

Uma reunião com toda a equipe da loja se faz necessária nesse mo-mento, especialmente com as opera-doras de caixa e do financeiro, para orientar a equipe sobre tais riscos.

É preciso atenção, pois algumas cédulas estão completamente tingidas, mas muitas tem apenas leve nuances de rosa nas pontas, mais difícieis de

perceber.

Page 11: O Lojista - Junho 2011

11Informativo do Comércio de Barra Mansa

Bola da VezBola da Vez“Há mais pessoas que desistem do que pessoas

que fracassam. (Henry Ford)

Café da ManhãDestaque

ANÚNCIO GRÁFICA ANO BOM

Você ainda pode partici-par do proje-to Recicla Aí desenvolvido

pela CDL Jovem de Barra Mansa! Qualquer material de informática inutilizado pode ser doado na sede da CDL BM. Muitas esco-las municipais da cidade já foram beneficiadas com a doação de computadores e equipamentos reformados. Ajude você também a forta-lecer esse projeto em prol do meio ambiente e da inclusão digital.

No dia 29 de junho, úl-tima quarta-feira do mês, esperamos por você para o tradicional café da manhã da CDL. Às 7h30 pontual-mente na sede da entidade.

CDL Jovem presente na doação para Campanha de Doação da Medula Óssea que aconteceu nos dias 27 e 28 de maio no Colégio Verbo Divino.

Durante uma semana diversas lojas de Barra Mansa ajudaram na divulgação da Campanha de Doação da Medula Óssea vestindo a camisa do projeto. Parabéns a todas as empresas que participaram e acreditaram nesta ação!

Empresários de Barra Mansa marcando presença no Fashion Business pela viagem organizada pelo Sicomércio.

A nova Miss Barra Mansa, Mayara Matos recebeu a coroa e a faixa do prefeito da cidade em evento realizado na CDL BM.

Page 12: O Lojista - Junho 2011

12 Informativo do Comércio de Barra Mansa12

2ª Semana da Moda e 13ª Flumisul na reta final dos preparativos!

Lojistas se preparam para apresentar seus produtos nas passarelas e nos estandes da Feira.

Agora sim, está chegando a hora para a realização de dois grandes eventos que acontecem paralela-mente em Barra Mansa: Flumisul – a maior Feira Internacional de Ne-gócios do Sul do Estado e – Semana da Moda – que reúne lojas e con-fecções para mostrar as tendências da moda para a região.

Em sua segunda edição, a Sema-na da Moda está em ritmo frenético de definições. As empresas já con-firmadas para participar do evento, que ano passado foi um sucesso, começam a buscar referências da moda e a se organizar para o que vai na passarela nos cinco dias de feira.

Muitos lojistas da Semana da Moda, estiveram presentes do Fashion Business, no Rio de Janeiro para saber o que virá de tendência para a próxima coleção primavera-verão.

“Queremos fazer com que o comércio seja beneficiado com o aquecimento nas vendas, com no-vidades que atraiam o consumidor e que seja um evento de lazer para a todos que curtem moda. Esse é o objetivo deste projeto”, explica Ma-ria Graças Fernandes, presidente da comissão da Semana da Moda,

organizada pela CDL de Barra Man-sa.

A preparação já toma conta do dia a dia das lojas as quais partici-parão. Agora, resta aguardar as no-vidades!

Saiba como sua marca pode es-tar presente na Semana da Moda: Departamento Comercial da CDL: 24. 3325 8168.

Apresentação das lojas participan-tes da 2ª Semana da Moda:

• Elci Noivas• Ateliê da Folia• Gracinha Modas• Hering• Marrom Dore• Mazel• MMartan• Nerilda• Ótica Modelo• Out Side• Terno Club

Participação do Pólo de Confec-ções de Moda do Sul Fluminense / Sebrae.

Patrocinadores: Lojas Mariza, Salada Mixta, Transporte Generoso e Sebrae.Apoio: Embeleze

13ª Flumisul - Feira Internacional de Negócios do Sul Fluminense

Este ano os Correios fecharam um dos patrocínios e estará presen-te na Área Nobre da Feira. Outra novidade é a inserção da Haztec,

uma empresa com expertise em Soluções Integradas de Sustentabili-dade e Gestão Ambiental para Or-ganizações como co-apoiadora do evento.

Mais de 80% dos estandes da Flumisul já foram vendidos e o es-critório continua trabalhando a todo vapor para tornar essa edição um verdadeiro sucesso na geração de negócios. Reservas: 24 3324-2641 e

3323-3782.