movimento lojista - outubro 2011

4
Pág. 04 Uma publicação mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas de Colatina | Número 96 – outubro 2011 Pág. 02 Pág. 03 Nesta Edição Tiragem: 1.000 exemplares O projeto “Natal Solidário” de realização da CDL Jovem Colatina e correto, o “Pedalar para Respirar”. que conta com o apoio institucional da CDL Colatina, se prepara para O projeto Natal Solidário terá início no dia 26 de novembro com a mais um edição de sucesso e realizações na cidade de Colatina. tradicional chegada do bom velhinho, o Papai Noel, e no domingo (27) Nesta sua terceira edição, o projeto que concentra sua realização na realização da primeira edição do “Pedalar para respirar” a partir das 8h tradicional e tão conhecida “Casinha do Papai Noel”, localizada no centro com saída da Praça Sol Poente. da cidade na Praça Sol Poente, une a este projeto outros dois eventos de As visitas a “Casinha do Papai Noel” acontecem nos finais de semana grande valorização social e ecológica, a “Chegada do Papai Noel” e a (03, 04, 10 e 11 de dezembro) contando com muito entretenimento para primeira edição do manifesto para um mundo melhor e ecologicamente toda a família. Natal Solidário Metodologia Meu Plano Campanha “Limpe Seu Nome Notícias do Varejo

Upload: assessoria-de-comunicacao-cdl-colatina

Post on 28-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Confira a edição online do Informativo da CDL Colatina, "Movimento Lojista".

TRANSCRIPT

Page 1: Movimento Lojista - Outubro 2011

Pág. 04

Uma publicação mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas de Colatina | Número 96 – outubro 2011

Pág. 02 Pág. 03

Nesta Edição

Tiragem: 1.000 exemplares

O projeto “Natal Solidário” de realização da CDL Jovem Colatina e correto, o “Pedalar para Respirar”.que conta com o apoio institucional da CDL Colatina, se prepara para O projeto Natal Solidário terá início no dia 26 de novembro com a mais um edição de sucesso e realizações na cidade de Colatina. tradicional chegada do bom velhinho, o Papai Noel, e no domingo (27)

Nesta sua terceira edição, o projeto que concentra sua realização na realização da primeira edição do “Pedalar para respirar” a partir das 8h tradicional e tão conhecida “Casinha do Papai Noel”, localizada no centro com saída da Praça Sol Poente.da cidade na Praça Sol Poente, une a este projeto outros dois eventos de As visitas a “Casinha do Papai Noel” acontecem nos finais de semana grande valorização social e ecológica, a “Chegada do Papai Noel” e a (03, 04, 10 e 11 de dezembro) contando com muito entretenimento para primeira edição do manifesto para um mundo melhor e ecologicamente toda a família.

Natal Solidário

Metodologia Meu Plano

Campanha“Limpe Seu Nome

Notícias do Varejo

Page 2: Movimento Lojista - Outubro 2011

Câmara de Dirigentes Lojistas de Colatina | outubro 2011

Palavra do Presidente

2

A CDL Colatina lançou a campanha “Limpe seu nome seu maior patrimônio”, uma bela oportunidade para lojistas e consumidores, momento em que o consumidor terá a oportunidade de recuperar seu credito e o lojista de reforçar seu fluxo de caixa, diminuindo a inadimplência e fortalecendo seu negócio. Um dos objetivos da campanha é conscientizar os consumidores da importância de terem seu nome limpo, utilizando parte do 13* salário para essa finalidade.

A expectativa para as vendas de final de ano aumentam bastante a partir de agora, já que definitivamente entramos no período de Natal, espera-se para 2011 um aumento de 5% nas vendas com relação a 2010. As vendas de Natal de 2010 foram consideradas a melhor dos últimos 10 anos, portanto gerando uma expectativa bem positiva.

Em novembro entra em ação a 19ª edição do Colatinoel, que esse ano distribuirá 02 carros 0 KM, e prêmios para os colaboradores da loja que sorteará os carros.

O Colatinoel é a maior campanha de Natal do Norte do Estado e uma das maiores de todo o Estado, campanha que contribui muito para a atração de clientes de outros municípios, que tem em Colatina seu melhor local para as compras de fim de ano, além, claro, de estimular nossos clientes locais a prestigiar nossas empresas. Tenho certeza que será mais uma grande campanha, trazendo bons resultados a todos que aderiram por mais um ano.

A CDL Jovem promove mais uma vez, o Natal Solidário, com várias atrações, como a Chegada do Papai Noel, visita a casinha do Papai Noel, mais uma vez com direito a foto com o bom velhinho, doando 01 kg de alimento não perecível, que será doada a instituições de caridade e o mais importante, estimulando a todos que participarem o verdadeiro espírito do Natal. Não deixem de participar com seus filhos dessa verdadeira

confraternização de Natal. Um forte abraço a todos!

01 – Dia do Vendedor

04 – Dia Mundial dos Animais

12 – Dia das Crianças/Nossa Senhora Aparecida

15 – Dia do Professor

17 – Dia do Comerciário

18 – Dia do Médico

29 – Dia Nacional do Livro

31 – Dia das Bruxas

Diretor Presidente: Moacyr Artemes Menegatti Junior

Diretor Vice Presidente: Marcelo Casteluber

Diretor Tesoureiro: Norberto Maurílio Linhales

Diretor Secretário: Ricardo José Marim

Diretor de Relações Públicas: Paula Comério

Diretor Social: Flavia Linhales

Diretor de TI, Produtos e Serviços:

Geraldo Magela Gobbi Martins

Diretor da Câmara Setorial: Raphael Dalla Bernardina

Diretor da CDL Jovem: Fioravante Manegatti Marino

Membros Efetivos

Domingos Riva

Célio Zandomênico

José Dionísio Gobbi

Membros Suplentes

Hermógenes Roque Alnáldio

Martinho Demoner

Xisleide Cheroto Machado

Supervisão

Wilson Lempê Filho

Projeto Gráfico

Wesley Auer

Impressão

Gráfica Comercial Ltda.

Diretoria

Ÿ ALFREDO AUTO CENTER

Ÿ RODODIESEL LANTERNAGEM

Ÿ ZMW CONFECÇÕES

Ÿ CLEYDSON JUNIOR AGUIAR (CIRURGIÃO

DENTISTA)

Ÿ MÓVEIS SÃO CAMILO

Ÿ BRITO E SILVA VIDRAÇARIA

Ÿ BASE NUCLEAR

SIGA-NOS NO FACEBOOK:

CDLCOLATINA

ACOMPANHE AS NOVIDADES DA

CDL COLATINA PELO TWITTER: @CDLCOLATINA

A cada mês o trabalho da CDL torna-se mais abrangente graças a força de cada empresário que faz parte do nosso movimento. A partir de agora, estas empresas também fazem parte desta vitória.

Dados fornecidos pelo SPC Brasil

Comparativo: Inclusão x Exclusão (jan a set /2011)

Page 3: Movimento Lojista - Outubro 2011

Câmara de Dirigentes Lojistas de Colatina | outubro 2011 3

Aconteceu no dia 20 de outubro no auditório do SEST/SENAT em Colatina o lançamento da parceria entre a CDL Colatina e CDL Jovem/Meu Plano – Metodologia com uma palestra proferida por seu diretor Ted Sinay assessorada pela consultora Tereza Guerra e sua equipe.

A parceria trata-se de um desconto especial para o associado da CDL que se inscrever na oficina que está agendada de 07 a 11 de novembro.

Estiveram presentes na palestra além do presidente da CDL Moacyr Menegatti Junior, os diretores Geraldo Magela Gobbi Martins, Flávia Linhales, Paula Comério, Fioravante Marino e Raphael Dalla Bernardina e demais convidados.

Você se enquadra neste perfil?

É gestor; Tem idéias que não saem do papel; Vive consumindo seu tempo no operacional; Sente que seus resultados não são justos comparados ao tanto de energia despendida; Se pergunta onde está o prazer e o resultado de seu negócio.

Está na hora de mudar esta história!

Contato:

Thais - 8112 6671 - [email protected]

Parceria CDL/Meu Plano é lançada em Colatina.

Alerta da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio do

DPJ de Colatina-ES

Espaço Vermelho agora

também na Rua

Expedicionário;

H2O muda para Rua

Expedicionário;

Vem aí mais uma mega-loja

Mercadão Moda infantil;

Muitos lojistas já se

preparando para decoração

de Natal.

Com o objetivo de diminuir a inadimplência no comércio a CDL Colatina lançou a campanha “Limpe seu nome seu maior patrimônio”.

A adesão a campanha por parte dos associados da CDL Colatina esta sendo um sucesso, a previsão é que mais de 100 empresas participem. Verificamos em nosso posto de atendimento do SPC Brasil localizado no térreo do Colatina Shopping que os consumidores já estão procurando quais são as lojas credenciadas, isso evidencia a vontade dos mesmos em quitar seus débitos com juros reduzidos.

Caso você lojista ainda não tenha aderido à campanha ainda dá tempo entre em contato com nosso departamento de SPC através do telefone 3723-1450 e solicite sua adesão.

Vamos nos preparar para as vendas de final de ano.Mais informações: www.cdlcolatina.com.br

CAMPANHA: “LIMPE SEU NOME SEU MAIOR PATRIMÔNIO”

Tendo em vista a reiteração de casos de clientes que efetuam pagamentos em cheque em lojas e estabelecimentos comerciais de Colatina e um falsário consegue adquirir este título de crédito (via de regra troca por dinheiro) no estabelecimento recebedor e depois adultera o cheque exprimindo nele um valor muito alem do inicialmente preenchido e em seguida deposita em uma conta bancária.

Tal conduta subsume-se ao tipo penal descrito no artigo 171 do diploma substantivo repressivo na modalidade tentada ou consumada.

Ocorre que os estabelecimentos comerciais estão trocando os cheques sem maiores cautelas e sem identificar o trocador.

Desta forma solicitamos orientar os valorosos associados desta Câmara para ter mais acuidade no momento de trocar um cheque recebido de um cliente, principalmente para evitar implicações futuras na seara cível.

Dr. Fabrício A. Junca Bragato.

Delegado de Polícia

Page 4: Movimento Lojista - Outubro 2011

NOTÍCIAS DO VAREJO

Câmara de Dirigentes Lojistas de Colatina | outubro 20114

O Natal deste ano será pelo menos 5% melhor do que o de 2010, na avaliação do vice-presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Vitor Augusto Koch. No ano passado, o Natal foi considerado o melhor dos últimos 10 anos, segundo a própria entidade. "Podem ter certeza: teremos um Natal muito bom, melhor do que o ano passado", afirmou.

De acordo com Koch, haverá crescimento do faturamento do comércio no final do ano, entre outros pontos, até pela simples contabilização da alta dos preços dos produtos, gerada pela inflação. "Além disso, não existe notícia de desemprego. Então, ninguém vai deixar de comprar presentes. Certamente haverá consumo", afirmou.

Na avaliação do vice-presidente, a notícia de que o comércio colocou o pé no freio na aquisição de estoques para o final do ano se circunscreve ao setor varejista das grandes redes. "O grande varejo tem programação, pois a logística precisa estar toda contemplada", argumentou. De acordo com ele, tradicionalmente, os pequenos lojistas começam a se preparar para o Natal a partir da segunda quinzena deste mês. "Não procede dizer que há esfriamento. O consumo continua aquecido", afirmou. Koch não soube informar, porém, qual a participação de cada segmento no setor em termos de faturamento. Em relação ao CNPJ, os grandes possuem cerca de 2% do mercado, conforme ele, mas o faturamento é maior do que esse porcentual.

Koch disse ainda que, historicamente, a segunda metade do ano é melhor do que a primeira para o comércio. "Aquela afirmação de que o segundo semestre é o melhor em vendas está se confirmando", disse.

Diferente do que vem acontecendo ao longo dos anos, em 2011, está havendo uma l ige i ra mudança no perfil do uso do décimo terceiro salário, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, A d m i n i s t r a ç ã o e Contabilidade (Anefac). Para se ter uma idéia, os b r a s i l e i r o s n ã o t ê m intenção de utilizar o dinheiro extra exclusivamente para quitar dívidas. Muita gente está optando pela aquisição de empréstimos para quitar as dívidas.

Essa mudança na utilização do décimo terceiro salário está acontecendo de acordo com economistas, por conta de uma melhora na situação econômica do país [crescimento do emprego e da renda], fazendo com que muitos trabalhadores possam chegar ao final do ano, praticamente sem dívidas. Mas ainda existem os que não conseguirão se livrar dos débitos, mas mesmo assim vão optar por gastar o dinheiro extra com presentes, compra de móveis e eletroeletrônicos, reforma de casas, troca de carros, roupas e calçados novos.

Varejo terá Natal 5% melhor que o de 2010, diz CNDL

Mudança no perfil do uso do 13º salário

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apurou alta de 5,91% nas vendas do varejo na semana do Dia das Crianças 2011. O resultado veio abaixo da projeção inicial da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), de crescimento de 7%, e se refere à variação registrada entre 2010 e 2011.

Conforme avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, o crescimento das vendas próximo de 6% indica uma leve acomodação da atividade econômica, em função da inflação persistente e do peso dos juros ao consumidor ainda continuar elevado.

«Ainda assim", diz o dirigente, "é importante ter em mente que qualquer crescimento acima de 6% sobre 2010 é positivo, porque estamos falando de um ano em que o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 7,5%", destacou Pellizzaro Junior.

O índice de vendas do Dia das Crianças é calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) com base nas transações realizadas entre a primeira terça-feira de outubro e o dia 11, véspera da data festiva. Em 2010, o indicador havia registrado variação positiva de 8,5% no período.

De acordo com informações do Plantão Jurídico da CNDL, a portaria do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, nº1979, de 30 de setembro de 2011, adiou a vigência do ponto eletrônico criado pela Portaria 1510/2009 para 1º de janeiro de 2012.

O Ministro do Estado do Trabalho e Emprego, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso II do parágrafo único do art.87 da Constituição Federal e os arts. 74, § 2º, e 913 da Consolidação das leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, considerando que foi concluído o diálogo social tripartite e após avaliação das manifestações encaminhadas ao Governo Federal, resolve:

Art. 1º- Alterar o prazo para o início da utilização obrigatória do Registrador Eletrônico de Ponto - REP, previsto no art. 31 da Portaria nº 1.510, de 21 de agosto de 2009, de modo improrrogável para o dia 1º de janeiro de 2012.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Vendas do Dia das Criançasregistram alta de 5,91%

Ponto Eletrônico é adiado novamente