mossoró - rn, 10 de janeiro de 2014 - nº 16.546 sexta...

18
Mossoró - RN, 10 de janeiro de 2014 - Nº 16.546 www.omossoroense.com.br SEXTA-FEIRA Página 5 (Cotidiano) Sistema instalado no ano 2010 já realizou cerca de 250 mil exames nos 167 municípios do Estado. Telemedicina identifica 10 mil casos de infarto no RN Atendimento na Uisam deve ser retomado hoje Página 6 Homem morre vítima de descarga elétrica Página 5 (Cotidiano) “Pau de Arara” reúne-se com prefeito para discutir reivindicações R$ 1,50 O MOSSOROENSE Candidatos têm até a noite de hoje para definir cursos que desejam concorrer nas mais de 100 instituições de ensino superior do Brasil. Inscrições para o SiSU acabam às 23h59 Reta final Cláudia Regina inicia ano com nova derrota no TRE Julgamento Página 3 (Cotidiano) Página 3 Mulher assassinada a tiros em tentativa de assalto Violência Página 6 Página 3 (Cotidiano) Procon quer reduzir preço da gasolina em postos de Natal e Mossoró Bandidos fazem gerente refém para roubar supermercado Insegurança Página 6 Um dos fundadores do PSDB no Rio Grande do Norte, Faustino foi diagnosticado no início da semana com leucemia. Morre ex-senador João Faustino Perda Começa a edição 2014 do Jegue Folia Micareta Página 3 Página 10 (Cotidiano) Cacau Página 2 (Cotidiano)

Upload: dangcong

Post on 10-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mossoró - RN, 10 de janeiro de 2014 - Nº 16.546 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100114.pdf · 2 Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 Opinião emerycosta@uol.com.br

Mossoró - RN, 10 de janeiro de 2014 - Nº 16.546

www.omossoroense.com.br

SEXTA-FEIRA

Página 5 (Cotidiano)

Sistema instalado no ano 2010 já realizou cerca de 250 mil exames nos 167 municípios do Estado.

Telemedicina identifica 10 mil casos de infarto no RN

Atendimento na Uisam deve ser retomado hojePágina 6

Homem morre vítima de descarga elétrica

Página 5(Cotidiano)“Pau de Arara” reúne-se com prefeito para discutir reivindicações

R$ 1,50

O MOSSOROENSE

Candidatos têm até a noite de hoje paradefinir cursos que desejam concorrer nas mais de 100

instituições de ensinosuperior do Brasil.

Inscrições para o SiSU acabam

às 23h59

Reta final

Cláudia Reginainicia ano com nova

derrota no TRE

Julgamento

Página 3 (Cotidiano)

Página 3

Mulher assassinadaa tiros em

tentativa de assalto

Violência

Página 6

Página 3 (Cotidiano)

Procon quer reduzir preço da gasolina em postos de Natal e Mossoró

Bandidos fazem gerente refém para

roubar supermercado

Insegurança

Página 6

Um dos fundadores doPSDB no Rio Grandedo Norte, Faustino foi diagnosticado

no início da semanacom leucemia.

Morre ex-senador João Faustino

Perda

Começa a edição 2014 do Jegue Folia

Micareta

Página 3

Página 10 (Cotidiano)

Cacau

Página 2 (Cotidiano)

Page 2: Mossoró - RN, 10 de janeiro de 2014 - Nº 16.546 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100114.pdf · 2 Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 Opinião emerycosta@uol.com.br

Opinião2 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 10 de janeiro de 2014

[email protected]

ImpasseDe forma paralela as definições

políticas, foi realizada ontem uma re-união com anestesistas e oncologis-tas de Mossoró para discutir questõesrelacionadas ao atraso de pagamen-to desses profissionais. Os médicosameaçam parar o atendimento napróxima semana caso não seja apre-sentada uma solução.

DefinidoAgora é pra valer. Após muito

"lenga-lenga" e "disse-me-disse", oArena das Dunas passa a ter datapara ser inaugurada. Será no dia 22com a presença da presidenta DilmaRousseff. A inauguração do dia 22, an-tecede um cronograma de eventosdestinados a abertura do estádio.

RepasseAs secretarias de Planejamento e

Finanças e Administração comuni-cam que os salários dos 7.317 servi-dores, bem como o pagamento dasdiárias operacionais das Polícias Mil-itar e Civil, Corpo de Bombeiros eagentes penitenciários serão pagosa partir das 14h de hoje.

No TCENa sessão plenária de ontem, o Tri-

bunal de Contas do Estado, pelocritério de rodízio, através de sorteio,

designou o conselheiro Gilberto Jalescomo relator das contas do Governodo Estado, referente ao exercício de2013. Jales alegou suspeição, e PotiJr. assume a função.

ParticipantesApenas três conselheiros partici-

param do sorteio: Adélia Sales,Gilberto Jales e Poti Júnior, já queos outros pares já tinham partici-pado de relatorias anteriores. O úl-timo relator, referente ao exercíciode 2012, foi o conselheiro Renato Cos-ta Dias.

Reta finalOs interessados nas vagas disponi-

bilizadas pelo SiSU 2014 devem con-firmar suas inscrições até as 23h59de hoje. Nunca é tarde para lembrarque o horário respeitado é o deBrasília, portanto, toda atenção nahora de encaminhar os procedimen-tos.

VagasNo Rio Grande do Norte, o IFRN,

a UFRN e a Ufersa, disponibilizamvagas pelo SiSU. Para concorrer asvagas os candidatos precisam ter feitoas provas do Enem em 2013 e nãoterem zerado a prova de redação. Ca-da candidato pode se inscrever em atédois cursos.

DespedidaA classe política do Estado se despediu ontem do professor João Faustino.

João, ex-senador do RN, foi acometido de uma leucemia, diagnosticada na se-gunda-feira que não permitiu ao menos o início de um tratamento para com-batê-la.

ArticulaçãoO prefeito Francisco José Júnior se reuniu com membros do diretório mu-

nicipal do Partido dos Trabalhadores (PT), no final da tarde de ontem. O par-tido declarou apoio a Prefeitura de Mossoró e se colocou a disposição do mu-nicípio para colaboração em diversas linhas.

ExpectativaNum primeiro momento não foi apresentado nenhum nome para compor o

primeiro escalão do governo interino. Mas o PT deverá indicar nomes paracompor a estrutura administrativa do governo no decorrer dos próximos dias.Pelo menos esta é a lógica.

Graco

O MOSSOROENSE

Editora de Jornais Ltda.Travessa O Mossoroense, 42, Centro - Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208 Comercial: 3315-3203 – Redação: [email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor

administrativo

Cid AugustoDiretor

de redação

Márcio CostaEditor geral

noite de ontem chegou ao fimcom fila nas imediações do Ma-gazine Luíza que abrirá suas

portas hoje com promoções tidas co-mo imperdíveis. A cada ano a empre-sa realiza este "By Day" mobilizandoos consumidores de ocasião que bus-cam produtos com preços diferencia-dos. Para quem tiver acesso a ediçãoon-line deste jornal ainda há tempo pa-ra buscar os descontos. As lojas da ca-pital e região metropolitana de São

Paulo, Bahia, Alagoas, Pernambuco,Ceará, Paraíba, Rio Grande do Nor-te, Piauí, Maranhão e Sergipe abri-rão suas portas às 5h. As demais, lo-calizadas no interior e litoral de SãoPaulo, Rio Grande do Sul, Santa Ca-tarina, Paraná, Minas Gerais, MatoGrosso do Sul e Goiás, abrirão às 6hpara atender aos clientes que buscamuma boa oportunidade de compras noscerca de 3 milhões de produtos com até70% de desconto.

ANa fila do desconto

Emery Costa

Jornal

o Dia Nacional do Fotógrafo, queacabou de transcorrer, creio serjusto homenagear esses profis-

sionais, cujo trabalho é tão útil à so-ciedade.

Comecemos pelo repórter fotográfi-co. Como as notícias seriam insossasse as palavras não fossem acompan-hadas por imagens. Em algumas situ-ações, a imagem diz quase tudo e o tex-to é apenas um complemento da men-sagem.

Enquanto a fotografia jornalísticadirige-se a milhares ou milhões de es-pectadores, a fotografia pessoal ou fa-miliar restringe-se às pessoas abar-cadas pelo acontecimento registrado,seja um batizado, um casamento, umaviagem ou outro evento personalíssi-mo. Nestas hipóteses de uso domésti-co, a fotografia eterniza o momento epermite que seja relembrado com e-moção e ternura por anos a fio e até ul-trapassando gerações.

Neste artigo quero homenagear umfotógrafo em particular, um fotógrafode fama internacional, nascido noBrasil. Trata-se de Sebastião Salga-do.

Sebastião Salgado foi reconhecidopelos grandes críticos da arte fotográ-fica, como alguém que foi capaz de pro-duzir fotos de mérito singular. Muitosespecialistas consideram-no “primusinter pares”.

Além de exímio artista, SebastiãoSalgado fez da fotografia instrumen-to de afirmação de valores humanistase de denúncia de tudo aquilo que agridea dignidade humana. Cito algumas

de suas obras inspiradas nessa di-reção:

a) documentou fotograficamente aseca no Norte da África, num trabalhorealizado em colaboração com a ONG“Médicos sem Fronteiras”;

b) também documentou, com a co-operação UNICEF (Fundo das NaçõesUnidas para a Infância), o drama de cri-anças vitimadas pela fome, em váriaspartes do mundo;

c) testemunhou através da fotografiaos grandes flagelos que vitimam mul-tidões empobrecidas: trabalhadoressem terra, migrantes, refugiados;

d) produziu grandioso documentáriosobre o desalojamento em massa de hor-das de seres humanos.

Longe de cair em depressão ao con-cluir essas tarefas, Sebastião Salgadoacenou para a Esperança:

"Mais do que nunca, sinto que a raçahumana é somente uma. Há diferençasde cores, línguas, culturas e oportu-nidades, mas os sentimentos e reaçõesdas pessoas são semelhantes. Pessoasfogem das guerras para escapar damorte, migram para melhorar suasorte, constroem novas vidas em terrasestrangeiras, adaptam-se a situaçõesextremas…"

Salgado tinha consciência de que suaarte estava ligada a sua condição debrasileiro. Declarou numa entrevista:

“Venho de um país subdesenvolvi-do onde os problemas sociais são muitointensos. E assim torna-se inevitávelque as minhas fotos reflitam isso. Creioque exista uma forma latino- ameri-cana de ver o mundo”.

NNEm honra dos fotógrafos

ArtigoJoão Baptista Herkenhoff

Juiz de Direito aposentado (ES) e escritor

INTERINO

Page 3: Mossoró - RN, 10 de janeiro de 2014 - Nº 16.546 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100114.pdf · 2 Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 Opinião emerycosta@uol.com.br

Política 3www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Político tinha descoberto uma leucemia no começo da semana e estava para ser transferido para SP

Faustino tinha 71 anos

PT adere ao governo

Morre de parada cardíaca em Natal o ex-senador e ex-deputado federal João Faustino

Perda

BRUNO BARRETOEditor de Política

Morreu na madruga-da de ontem o suplente desenador João Faustino(PSDB). Ele vinha apa-rentemente bem de saú-de até segunda-feiraquando se sentiu mal e foidiagnosticado com leuce-mia.

O suplente do senadorJosé Agripino (DEM) es-tava preparando-se pa-ra ir a São Paulo numaUTI no ar para fazer tra-tamento quando faleceupor volta da 1h30 da ma-drugada por causa deuma parada cardíaca.

Nascido em Recife nodia 16 de julho de 1942,João Faustino tinha 71anos. Ele iniciou a carrei-ra política no movimen-to estudantil da décadade 1960, quando presidiua União Estadual dos Es-tudantes (UEE). Ele che-gou a ficar 45 dias presopor conta da atuação con-tra o golpe de 1964. Apósser libertado seguiu como curso de pedagogia naUniversidade Federal doRio Grande do Norte(UFRN), onde chegou aser presidente do Diretó-rio Central dos Estudan-tes (DCE). Depois, ele setornou professor univer-sitário na própria UFRNe diretor do atual IFRN.

O professor foi secretá-rio municipal de Educa-ção de Natal na gestão deUbiratan Galvão e depoisassumiu a mesma pastaem nível estadual no Go-

verno Tarcísio Maia. Daípara a política eleitoralfoi um pulo. Filiado à Are-na, ele foi o deputado fe-deral mais votado naseleições de 1978 com74.517 votos. Em 1982,com 75.896 sufrágios, elefoi reeleito com a segun-da maior votação, quan-do a Arena já se tornaraPDS.

O auge da carreira de-le foi em 1986 quando en-frentou, pelo PDS, Geral-do Melo (PMDB) na dis-puta pelo Governo do Es-tado. Faustino teve450.488 votos contra464.559 de Melo que ter-minou eleito.

Por ironia, três anosdepois os dois se uniriampara fundar no Rio Gran-de do Norte o Partido daSocial Democracia Brasi-leira (PSDB), uma dissi-dência do PMDB. Pelo ni-nho tucano, Faustino vol-tou a exercer mandato dedeputado federal ao sereleito em 1990 com51.579 votos. Em 1994,ele não foi reeleito, masna condição de suplenteassumiu o mandato emvirtude do convite paraLaíre Rosado ser secretá-rio estadual de Agricul-tura no governo Garibal-di Filho (PMDB).

Foi nesse período queFaustino encarou a se-gunda disputa majoritá-ria: com o apoio de Gari-baldi disputou a Prefeitu-ra de Natal, mas acabouficando fora do segundoturno em 1996, que aca-bou sendo um embate en-

O Tribunal RegionalEleitoral (TRE) analisoupedido de embargos de de-claração envolvendo o pro-cesso em que a prefeitaafastada Cláudia Regina(DEM) foi cassada por usode cimento em compra devotos.

O embargante era o em-presário Wanderson DinizLima, que fora flagradopor um servidor do Minis-tério Público comprandovotos para Cláudia com ci-mento. Havia uma dúvi-da a respeito do valor damulta aplicada que foi es-clarecida.

Por causa desse em-bargo, a ministra Lau-rita Vaz tinha concedi-do uma das duas limina-res de 19 de dezembro (a

outra tratava de outroembargo referente aocaso do avião do Estado)para Cláudia retornarao cargo (ela precisavade outras três) em 19 dedezembro até que os ca-sos fossem esclarecidosem segunda instância.

Com a manifestação doTRE, a liminar perdeu oobjeto. Ou seja: não temmais validade e Cláudiaprecisa de quatro limina-res para voltar ao cargo.O outro embargo deveráser analisado na próximasemana.

Desde 6 de dezembrode 2013, Cláudia estáafastada. Ao todo, elatem 11 cassações e entreoutubro e o afastamentoela vinha governando

com base em três limina-res.

A perspectiva é de queela só venha a ter chancesde voltar ao cargo caso con-siga cinco liminares no Tri-bunal Superior Eleitoral(TSE), que só retorna nodia 3 de fevereiro. Até lásó quem analisa as peti-ções é o presidente MarcoAurélio Mello. Caso ele seausente do país ou aleguemotivos de doença quemassume é o vice-presidenteDias Tóffoli.

Para voltar este mês,Cláudia precisaria que osdois se afastassem e que aministra Laurita Vaz, re-latora dos pedidos de limi-nares, fosse convocada edecidisse se manifestar so-bre os processos.

O prefeito interinoFrancisco José Júnior(PSD) se reuniu com mem-bros do diretório munici-pal do Partido dos Traba-lhadores, no final da tar-de de ontem. O partido de-clarou apoio à Prefeiturade Mossoró e se colocou àdisposição do municípiopara colaboração em di-versas linhas.

Na reunião de ontemnão houve a cessão de ne-nhuma secretaria para oPT.

O presidente do PT lo-cal Gilberto Diógenes des-tacou que a união visa be-neficiar Mossoró. "Emreunião com o diretório de-cidimos contribuir com agestão municipal, inserin-do na administração o jei-

Classe política potiguarlamenta falecimento

Aliança

PT oficializa apoio ao prefeito interino de Mossoró

Decisão

Cláudia Regina inicia 2014 com nova derrota no TRE

A classe política doRio Grande do Norte la-mentou a morte de JoãoFaustino. O Governo doEstado decretou luto ofi-cial de três dias.

Por meio de nota, agovernadora RosalbaCiarlini (DEM) lamen-tou a morte do ex-senador. "Um dia tris-te para o Rio Grande doNorte com a partida dodeputado João Fausti-no, que deu uma gran-de contribuição ao nos-so Estado", destacou.

O presidente da Câ-mara dos Deputados,Henrique Eduardo Al-ves (PMDB), disse queJoão honrou a Casaquando esteve lá. "Emnome de toda a Câma-ra dos Deputados que-ro expressar os senti-mentos de pesar pelo fa-lecimento do ex-dep-utado João Faustino,donosso RN. Parlamentarque honrou esta Ca-sa,com sua atuação, se-riedade e competência.E deixa o legado do pa-trimônio da ética e in-tegridade na vida públi-ca", frisou.

O presidente da As-

sembleia Legislativa,Ricardo Motta (PROS),destacou o estilo conci-liador. "João Faustino,um cordial amigo que ti-ve, foi um homem públi-co de atitudes modera-das sem perder a firme-za dos seus ideais. Umhomem de formação de-mocrática e de diálogo.Um conciliador nato,respeitado por todas asforças políticas do RioGrande do Norte peloseu estilo onde o radi-calismo jamais encon-trou lugar. Estou per-plexo pela sua mortebrusca, ao mesmo tem-po em que me solidari-zo com todos os seus fa-miliares", concluiu.

O senador José Agri-pino disse que sentiráfalta do amigo: "Diatriste para o RN e osamigos de João Fausti-no. Ausência sentidana saudade do profes-sor, parlamentar e ho-mem público de quali-dades. Pessoalmentevou sentir falta do com-panheiro de tantas lu-tas, mas acima de tu-do do amigo sempre so-lidário".

to PT de governar, sem-pre voltado para osmenos favorecidos. Acre-ditamos que esta parceriatrará resultados positivospara a cidade", disse.

O prefeito destacou aimportância das parceriaspara o fortalecimento daPrefeitura de Mossoró."Esse apoio refletirá naelaboração de projetos etambém permitirá uma

maior aproximação da ges-tão municipal com o Go-verno Federal. Estamosfelizes com essa integra-ção e temos a certeza deque será uma parceria fru-tífera", declarou Francis-co José Júnior.

Participaram da reu-nião os vereadores JórioNogueira (PSD), SoldadoJadson (SDD) e Cícera No-gueira (PSD).

tre Wilma de Faria e Fá-tima Bezerra.

Em 1998, ele mais umavez ficou na condição desuplente. Em 2002, ele foiindicado suplente de Ga-ribaldi Filho que termi-nou eleito. Durante qua-tro meses, entre 15 de ju-lho e 12 de novembro de2010, ele esteve na con-dição de senador em vir-tude de uma licença deGaribaldi para participardas eleições de 2010. En-tre 1° e 31 de janeiro de2011, ele voltou a assumiro mandato por causa daida de Garibaldi para oMinistério da Previdên-cia.

Nas eleições de 2010,

Faustino foi eleito primei-ro suplente de José Agri-pino. Agora o primeiro nasucessão é o advogado Va-lério Marinho, presiden-te do PSDB potiguar e paido ex-deputado federalRogério Marinho.

Ele ainda assumiu car-gos na Presidência da Re-pública e no Governo doEstado de São Paulo.

Nos últimos anosFaustino enfrentava odesgaste pelo nome cita-do na operação "Sinal Fe-chado", que apurava umesquema de corrupçãodentro do Detran. Para sedefender das acusações,ele lançou o livro de me-mórias "Eu Perdoo".

Geraldo Magela

Page 4: Mossoró - RN, 10 de janeiro de 2014 - Nº 16.546 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100114.pdf · 2 Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 Opinião emerycosta@uol.com.br

Política4 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Votação

Para o autor da matéria, Paulo Paim, proposta corrigiria injustiça com a população

Senado vai decidir sedívida habitacional podeser paga com precatório

Proposta

CCJ pode analisar projeto que institui dedicaçãoexclusiva para professor da educação básica

A Comissão de Con-stituição, Justiça eCidadania (CCJ) doSenado poderá votarneste ano mudança con-stitucional para permitiro uso de precatórios nopagamento de financia-mento habitacional. Deautoria do senador PauloPaim (PT-RS), a inicia-tiva prevê que o cidadãopoderá ceder, total ouparcialmente, seus crédi-tos em precatórios a ter-ceiros, inclusive para opagamento de financia-mento habitacional jun-to a instituições oficiaisde crédito, desde que nãoseja proprietário de out-ro imóvel residencial.

Em defesa da propos-ta (PEC 100/2011), Paimargumenta que emendaconstitucional promul-gada em 2009 instituiuregime especial de paga-mento de precatórios,amplamente favorávelaos entes federativos queos devem, mas prejudi-cial aos brasileiros quedeles são credores.

Na avaliação de Paim,foram estabelecidas situ-ações altamente injustaspara diversos credores,“especialmente paraaqueles que têm obri-gações junto aos própriosentes federados e suas in-stituições oficiais decrédito.” Daí por que eleentende que a PEC

100/2011, se aprovada,poderá atenuar in-justiças, ao possibilitaraos detentores de pre-catórios sua cessão parapagar financiamentoshabitacionais, entre out-ras possibilidades já pre-vistas na Constituição.

Relator da matéria, osenador Eduardo Amor-im (PSC-SE) elogiou aproposição por seu con-teúdo de justiça e cria-tividade. Amorim recon-heceu que a dívida públi-ca dos entes federados,sob a forma de precatóriosjudiciais, é enorme, emrazão das crescentes di-

ficuldades enfrentadaspor estados e municípiospara saldar esses débitos.

No entender do rela-tor, a dificuldade deliquidar precatórios noBrasil requer criativi-dade, sobretudo con-siderando-se a difícil situ-ação fiscal em que se en-contram os entes federa-dos. Em seu relatório, eletambém diz que a ideia dePaim expande a tradi-cional relação devedorpúblico e credor privadoao incorporar a figura dainstituição financeira cre-dora de financiamentohabitacional.

Ele observou contudoque, se aprovada a PEC,haverá a necessidade deregulamentação damatéria em nível infra-constitucional para a e-fetiva operacionalizaçãoda medida.

“Parâmetros, limites econdições hão de ser es-tabelecidos de modo a nãopermitir desvios nafunção social a que a nor-ma se destina e, ao mes-mo tempo, permitir queos impactos financeirossejam absorvidos emcondições favoráveis paratodas as partes envolvi-das” – afirma o relator.

Ao estabelecerem osplanos de carreira do ma-gistério público, os pode-res públicos competentesinstituirão o regime de de-dicação exclusiva para osdocentes da educação bá-sica, segundo projeto quetramita na Comissão deConstituição, Justiça e Ci-dadania (CCJ) do Senado.

Os professores da edu-cação básica (educação in-fantil, ensino fundamen-tal e ensino médio) que seenquadrarem nesse regi-me, ainda de acordo com otexto - que altera a Lei deDiretrizes e Bases da Edu-cação Nacional (Lei nº9.394, de 20 de dezembrode 1996) - receberão remu-neração nunca inferior a

70% da recebida por pro-fessores de instituições fe-derais de educação supe-rior com titulação equiva-lente.

Do senador CristovamBuarque (PDT-DF) e dosentão senadores MarisaSerrano (PSDB-MS) e Au-gusto Botelho (PT-RR), aproposta (PLS 4/2008) es-tabelece que os sistemasde ensino facultarão aosatuais ocupantes de cargosde docentes a opção pelo re-gime de dedicação exclusi-va.

Apesar de ser uma con-dição facultativa aos do-centes, Cristovam Buar-que diz acreditar que a ex-clusividade, além de me-lhorar os salários dos pro-

fessores, fará com que opaís tenha uma escola commelhor qualidade.

“Parte do problema jazna falta de atratividade docargo de professor da edu-cação básica. Afinal, comoé que uma mesma unida-de da federação remunera,de forma diferenciada, pro-fissionais que, tendo amesma formação, exercema mesma função?”, inda-ga o senador.

Em seu parecer favorá-vel ao projeto, o senadorMozarildo Cavalcanti(PTB-RR) reconhece que agarantia de melhores sa-lários para os docentes daeducação básica e a insti-tuição da dedicação exclu-siva para essa carreira

funcionarão como formade valorizar esses profis-sionais e atrair novos qua-dros.

“Há, ainda, boas cabe-ças que, mesmo tendo vo-cação, sequer imaginamlecionar, desestimuladaspelas precárias condiçõesde trabalho e pela baixa einjusta remuneração.Uma remuneração condig-na permitirá a nossos do-centes não mais precisa-rem cumprir jornadasmúltiplas em mais de umemprego, às vezes, apenasprecários bicos”, ponderaMozarildo.

Antes de ir para a CCJ,o projeto foi aprovado pe-la Comissão de Educação(CE).

Senado deverá analisar proposta este ano

Agência Brasil

[email protected]

Barreto

ExplicandoSobre a nota acima a questão é simples: o PT fez parte

de uma coligação com PSB, PPL, PDT e PTB. Quando umvereador é convocado para cargo no Executivo quem as-sume a vaga no parlamento é um membro da coligação.Fiz alguns contatos e me certifiquei que LucélioGuilherme não acompanhou a leva de suplentes do PTBque foram para o PRTB. Noticiar esse acordo é puraperda de tempo. Mais desinforma do que informa. Naseleições de 2012, Lucélio teve oito votos a mais que Gilber-to: 1.728 a 1.720.

PerdaO noticiário político do Rio Grande do Norte aman-

heceu com a morte do ex-senador João Faustino (PS-DB). O grande momento dele foi na memorável campanhaeleitoral de 1986, quando ele era favorito e perdeu.

Candidatura de terraçoxcluído das articulações dos caciques, o vice-governador Robinson Faria (PSD) dá sinais que

vai mesmo arriscar o mandato do filho Fábio Faria(PSD) em nome do sonho de governar o Rio Grandedo Norte. Numa entrevista em Natal, apelidou o pro-jeto do PMDB de lançar o ex-senador Fernando Bez-erra ao Governo do RN como “Candidatura de Ter-raço”. Para uns soa como crítica de um “despeita-do”. Pode até ser, mas tem todo sentido. O projetodo PMDB está totalmente sem sintonia com apopulação. Só temos algumas notícias na mídia econversas reservadas. Nada que envolva o “povão”.Fica difícil entender o que quer o peemedebismo.Esses fatos dão um alento ao vice-governador quemesmo sem empolgar pode montar um bom palanquecom quem ficar de fora.

AlpendreAntes da entrevista de

Robinson Faria em Na-tal, tinha lido um texto doótimo jornalista RubensLemos Filho que trata decandidaturas de alpen-dre e o resultado delas.De alpendre ou de terra-ço esse tipo de projeto po-lítico geralmente termi-na em fracasso.

DilermandoO cerco começa a se fe-

char contra o bravo desem-bargador Dilermando Mot-ta. No máximo vai terminarnuma aposentadoria com-pulsória. Anote.

GreveQuem apostava que a

greve dos guardas muni-cipais acabaria com oacordo do PT com o pre-feito interino queimou alíngua. O movimento pa-redista continua. A pró-xima rodada de negocia-ções está marcada parao dia 15 deste mês. Só de-pois disso uma solução.

EntendaO Sindiserpum é con-

trolado pelo PT, mas apresidente Marilda Sou-sa integra o grupo queera contra a aliança como PSD.

E

RuimO ano jurídico começou ruim para a prefeita afas-

tada Cláudia Regina (DEM). Ontem, o TRE julgouo primeiro embargo de declaração que resultounuma das liminares concedidas pela ministra Lau-rita Vaz. Agora Cláudia precisa de quatro liminares.Detalhes na matéria da página 3.

Não vai - Comete um erro quem coloca a convo-cação de Luiz Carlos para o secretariado municipalpara abrir vaga para Gilberto Diógenes na Câmara.1) Luiz é contra a aliança com o PSD. 2) o primeirosuplente é Lucélio Guilherme que não saiu do PTB.

Page 5: Mossoró - RN, 10 de janeiro de 2014 - Nº 16.546 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100114.pdf · 2 Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 Opinião emerycosta@uol.com.br

Opinião 5www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Notas da Redação

RESUMO DAS NOVELAS

[email protected]

TRADIÇÃO - Aberta atemporada de desfile deursos carnavalescos emMossoró, principalmen-te nos bairros mais dis-tantes do centro, paraalegria da criançada.

ASSISTÊNCIA - O In-cra/RN iniciou os traba-lhos de assistência téc-nica em 17 assentamen-tos do Plano Brasil SemMiséria. O Instituto de-verá investir R$1.582.114,36 para aten-der 924 famílias.

CURSOS - O IFRN es-tá oferecendo 1.713 va-gas para os cursos téc-nicos subsequentes. Osinteressados deverãose inscrever no perío-do de 13 a 28 de janeiro,através do site www.ifrn.edu.br.

ELEIÇÃO A partir de 1º de março, Gilberto Barroso de Car-

valho Júnior e Rodrigo Telles de Souza estarão à fren-te da Procuradoria Regional Eleitoral da Procura-doria da República no Rio Grande do Norte (PR/RN),titular e substituto, respectivamente, por dois anos.

OFICINANo período de 21 a 24 de janeiro, o Sesc promoverá

oficina sobre cinema digital. A inscrição é gratuita,sendo pedido somente 1kg de alimento entregue noprimeiro dia de oficina. Os alimentos arrecadadosserão destinados ao programa Mesa Brasil Sesc.

VISITAA presidenta Dilma Rousseff (PT) deve partici-

par da inauguração do Arena das Dunas, em Natal,no próximo dia 22. A visita ao RN foi confirmada pelaassessoria de imprensa do Palácio do Planalto.

Sexta-feira (10/1)

SEDE - Ontem, o presi-dente do TRE/RN, de-sembargador AmílcarMaia, assinou contratocom empresa de Fortale-za para a conclusão dasede do Tribunal.

Anita se desespera, mas Ben se mantémfirme na decisão de terminar o namoro. Sofiaagride Fábia e ameaça prejudicar a imagemde Edgard. Hernandez conversa com Antônio,que faz de tudo para magoar o padrasto. Bensofre com a falta de Anita. A regente Reginaajuda Micaela e seu grupo com a música. Gio-vana, Guilherme, Clara e Júnior são cerca-dos por fãs da banda. Vera permite que Anitapasse a noite no Grajaú. Toda a família vê asnotícias sobre a briga entre Sofia e Fábia nainternet, e a menina promete revidar. Flavianae Serguei discutem por causa do salão. Benconta para Hernandez que terminou com Ani-ta, mas pede segredo. Antônio diz a Anita queBen lhe contou sobre o término do namoro.

MalhaçãoCintia chega ao orfanato

acompanhada de Matilde. A di-retora propôs para a ex-pre-sidiária se passar por Ernesti-na e maltratar todas as crian-ças, em troca a diretora ofere-ce um bom salário e as melho-res condições de vida. No quar-to dos meninos, Mosca e Ra-fa estranham ao perceberque Binho dormiu com luvade boxe. Cintia comunica aChico e aos órfãos que Ernes-tina voltou a trabalhar no or-fanato. Chico tenta se aproxi-mar da mulher, mas Matilde égrosseira com o cozinheiro. Ca-rol conta a Beto sobre a chan-tagem de José Ricardo e o rapazfica indignado com anotícia. Na sala,Mosca fala aosamigos que o com-portamento de Ernes-tina, que na verdade é Ma-tilde, parece de uma pessoa que saiu da prisão.

Chiquititas

Leila não entende a decisão de Thales.Eron pede para voltar com Niko. Alinetenta impedir Félix de sair da casa. Ellenconsegue ganhar o público, e Valdirenese enfurece. Thales confirma queenganou Leila, e ela jura vingança.Natasha dispensa Rogério por causa deThales. Niko pede para pensar no pedi-do de Eron. Félix tem um plano para des-mascarar Aline. Félix pede para Luterocolocar uma enfermeira para espionar acasa de seu pai. Félix procura Niko e sesurpreende ao encontrá-lo chorando.Natasha não aceita o pedido de casa-mento de Thales. Neide e Leila veemRafael beijando Linda.

Amor à Vida

pesar de se caracterizar comoano atípico, teremos, como sem-pre, o nosso Carnaval como “co-

missão de frente” de 2014.Quando presidente da Associação

Anhanguera da Qualidade, tivemos afelicidade de trazer para Jundiaí o maiorcarnavalesco da história do Brasil, o ge-nial Joãosinho Trinta (1933-2011).

No seminário sobre Criatividade eMotivação, cujo vídeo encontra-se dis-ponível na Secretaria de Cultura deJundiaí, ele enfatizou que o nosso Car-naval é uma autêntica ópera de rua ea maior manifestação cultural ao arlivre do planeta.

Logo após o Carnaval, todas as “ba-terias” de marketing estarão focadaspara a Copa Mundo de Futebol, que,depois de 65 anos, será realizada emnosso país. Embora o Brasil surja co-mo o grande favorito do evento, Alema-nha, Espanha, Argentina e Itália sãoconsideradas, pela imprensa esporti-va, como forças capazes de provocarmais um – maracanaço - a inesquecí-vel derrota para o Uruguai, em 1950.

Passada a Copa, a classe política,

que desde o ano passado articula-se pa-ra as eleições majoritárias, colocaráseus “blocos nas ruas” com os mesmosmonótonos discursos: fizemos mais e

melhor (situação) – fizeram menos epior (oposição).

O que realmente a população espe-ra é que o foco da propaganda política

deixa a mesmice de lado e debata, pro-fundamente, projetos para as cinco re-formas estruturais: política, tributária,trabalhista, judiciária e administrati-va (federal, estadual e municipal), ca-pazes de reduzir custos, aumentar a pro-dutividade e melhorar a qualidade.

Essas reformas são estratégias pa-ra vencermos nossos grandes desafios:4° ano seguido de crescimento abaixoda média dos países da América Lati-na, segundo previsão da Cepal, fortepressão inflacionária, demanda maiorda população por melhores serviços pú-blicos, elevadíssima carga tributáriae Custo Brasil incompatível com o re-torno à população.

Para que os eloquentes discursos queos políticos brasileiros fizeram sobre avida de Nelson Mandela (1918-2013)se transformem num tributo singular,esperamos que eles sigam ( apenas ) umde seus exemplos: exercer cargo eletivopúblico somente uma vez na vida.

Para justificar a atipicidade desteano, teremos o desfecho do mais fa-moso julgamento da nossa história po-lítica: o mensalão.

A

Ano atípicoFAUSTINO VICENTE - consultor de empresas, professor e advogado

““Logo após o Carnaval,todas as “baterias”

de marketing estarãofocadas para a Copa

Mundo de Futebol, que,depois de 65 anos, será

realizada em nosso país.

possível fazer mais com menos?Esta é uma pergunta que nós sem-pre fazemos quando nossas orga-

nizações enfrentam desafios ou quan-do percebemos incertezas no mercado.Inclusive, cabe muito bem neste mo-mento, quando paramos para pensar nosdesafios para o próximo ano. No entan-to, talvez essa seja a pergunta errada ou,pelo menos, uma pergunta fácil de serrespondida, pois, basicamente, todos nóssabemos que, na maioria dos casos,podemos fazer mais com menos.

A ciência nos mostra que nem sem-pre precisamos de mais para obter mais.Como o ilustre Murray Gell-Mann ex-plica: “este é o significado da emergên-cia – a vida pode surgir da Física e daQuímica e de muitos acidentes; a men-te humana pode surgir da Neurobiolo-gia e de muitos acidentes”. A regra ge-ral nos sistemas adaptáveis complexosé a ideia de que há mais saída do queentrada, e, na verdade, os padrões e oscomportamentos complexos surgem deuma variedade de interações fundamen-tais e relativamente simples.

O problema é que a visão do mundomecanicista linear amplamente acei-ta, que nos apresentou os conceitos deespecialização e escala, não está nosajudando a pensar dessa forma. A maio-ria de nós parece estar seguindo essa

lógica menos efetiva – nós achamos que,para fazer mais, precisamos de mais pes-soas; para fazer melhor, precisamos demais tempo; e para fazer mais rapida-mente, precisamos de mais estresse.Infelizmente, essa lógica está fazendocom que trabalhemos cada vez mais, mas

com a sensação de que estamos fazen-do cada vez menos.

Nossa percepção de causalidade tam-bém é muito limitada. Geralmente,quando consideramos um problema emnossa organização, a tendência é sermosextremamente reducionistas em nossapercepção sobre as causas desse pro-blema. Por exemplo, a primeira causa

que geralmente vem à nossa mente é oprocesso; nós achamos que “alguém nãoseguiu o processo”. No entanto, se nósrealmente quisermos entender de mo-do mais aprofundado, deveremos con-siderar todos os eventos vinculados aoproblema, tais como a motivação da equi-pe, o projeto do processo, o treinamen-to das pessoas envolvidas, o ambiente,a tecnologia, as diferenças culturais, en-tre outros.

Por mais difícil que pareça, uma cul-tura de inovação não é algo que possa sertotalmente prescrito, planejado ou con-trolado. É algo que surge de interaçõescomplexas entre muitos agentesdinâmicos, protocolos e ambientes. Ogrande desafio para os líderes dos diasde hoje é entender e reconhecer a inse-gurança do momento atual para que pos-sam perceber a totalidade e o fluxo desuas organizações. Isso é algo que osfazendeiros parecem saber muito maisdo que os executivos.

Talvez a pergunta real não seja se épossível fazer mais com menos, mas seestamos preparados para mudar com-pletamente nosso modo de pensar, abrirmão da ilusão de controle e passar a nosconcentrar nos fundamentos para assimficarmos mais confortáveis com as in-certezas e fluxo da vida. Você está pron-to para fazer mais com menos?

É

Você está pronto para fazer mais com menos em 2014?CHARLES BEZERRA - diretor da What If! Innovation Partners no Brasil

““O problema é que a visão domundo mecanicista linear

amplamente aceita, que nosapresentou os conceitos de

especialização e escala, não está nos ajudando a pensar dessa forma.

Page 6: Mossoró - RN, 10 de janeiro de 2014 - Nº 16.546 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100114.pdf · 2 Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 Opinião emerycosta@uol.com.br

Polícia6 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Vítima foi abordada quando chegava em casa e em seguida obrigada a abrir o estabelecimento e entregar o dinheiro

Alyson Lourenço, o "Cambota", 20, acusado de assassinato

Erivaldo Costa, quando era socorrido para o HRTM

Trio acusado de aplicar golpes em Natal

Trio faz gerente refém e assaltasupermercado no centro da cidade

Ousadia

HomicídioNa noite da última

quarta-feira, o gerentedo supermercadoCidade, no centro, foifeito refém, por doiselementos armados,quando chegava a suaresidência. Ele foi obri-gado a retornar ao su-permercado, abrir o es-

critório para que os cri-minosos fizessem umavarredura em mercado-ria e dinheiro.

Segundo a PolíciaMilitar, por volta das22h, o gerente, que te-ve o nome preservado,parou seu veículo emfrente a sua casa, mo-

mento em que dois ele-mentos o abordaram,colocando uma armaem sua cabeça e o con-duzindo de volta ao su-permercado.

Quando a vítimachegou no estabeleci-mento comercial haviamais um comparsa. Re-

fém e bandidos entra-ram no supermercado eos criminosos reco-lheram o que puderam.

Após pegar o quequeria, o trio seguiucom o gerente e o soltoupoucas quadras depois.A vítima pediu ajuda aum popular e se dirigiu

à Delegacia de Plantão,no Alto de São Manoel,onde prestou queixa.Diligências foram efe-tuadas, mas nenhumassaltante foi preso.

O caso foi encami-nhado à Delegacia Es-pecializada em Furtose Roubos (Defur).

Mulher assassinadaa tiros durante tentativade assaltoem Natal

A Polícia Militar na-talense registrou namadrugada de ontem oassassinada a tiros deuma mulher no lotea-mento Jardim Progres-so, Zona Norte. Josinei-de Santos Bezerra, 33,foi baleada por dois ele-mentos que tentavamroubar a sua motocicle-ta, quando saía de umbar.

Segundo informaçõesrepassadas pelo 4º Ba-talhão de PM, por voltada meia-noite e meia,Josineide estava subin-do na moto para ir em-bora do bar quando doiselementos anunciaramo assalto. A vítima te-ria reagido e entrado emluta corporal com umdeles.

Testemunhas disse-ram que a mulher esta-va subindo na moto, ummodelo 50 cilindradas,quando foi abordada porum dos assaltantes. Elareagiu e o comparsaatirou.

Ainda de acordo coma PM, a vítima não tinhaantecedentes criminaise estava no bar beben-do em companhia deamigos.

Pedreiro morre vítima de descarga elétrica

Choque

Polícia continua procurando acusado de assassinar dona de casa em Patu

Investigação

O pedreiro ErivaldoCosta dos Santos, o "Pa-raíba", 35, morreu ontemno Hospital Antônio Pru-dente, em Natal, apóstrês dias internado, ví-tima de uma descargaelétrica. Ele havia sofri-do um choque quando

trabalhava em umaobra, às margens da BR-304, saída para Fortale-za.

Segundo informaçõesrepassadas pelos fami-liares, "Paraíba", que re-sidia no Alto Sumaré, emMossoró, estava traba-

lhando em uma obraquando encostou aciden-talmente em um fio de al-ta-tensão e sofreu a des-carga elétrica. Ele foi le-vado ao Hospital Regio-nal Tarcísio Maia(HRTM) e transferidopara Natal.

Preso bando que aplicavagolpes em caixa eletrônicode supermercado em Natal

Flagrante

Três elementos fo-ram presos ontem pe-lo Esquadrão Águiada Polícia Militar. E-les estavam aplican-do golpes em clientesque utilizavam o cai-xa eletrônico do Ban-co do Brasil de um su-permercado da ZonaSul de Natal. Os pre-sos são: Manoel Auré-lio Soares Silva, 21,Emanoel Gustavo Pe-reira Araújo, 24, e Eri-velton Veloso Soares,21, todos da cidade deNovo Oriente (CE).

Segundo informa-ções repassadas pelaPolícia Militar, o gol-

pe acontecia da se-guinte forma, quan-do um cliente saía docaixa eletrônico umdos golpistas mostra-va um papel dizendoque o banco estava pe-dindo para ele(a) alte-rar a senha do cartão.Em seguida, o golpis-ta oferecia ajuda paratrocar a senha e nes-te momento prati-cava o roubo.

Os acusados foramdetidos e autuados na10ª Delegacia de Polí-cia Civil, onde presta-ram depoimento eforam conduzidos a umpresídio provisório.

O delegado SandroRegis, titular da 7ª De-legacia Regional de Po-lícia Civil de Patu, con-tinua procurando Aly-son Lourenço, o "Cam-bota", 20, acusado deter matado a facadas a

dona de casa AlbanizaBento de Oliveira, 56,no último sábado.

De acordo com o dele-gado Sandro Regis, des-de o dia do homicídioque diligências vêmsendo feitas para pren-

der o acusado. Para odelegado, é necessárioque a população ajudena localização, denun-ciando.

Para isso, o delega-do disponibiliza os tele-fones: 190, da Polícia

Militar e o (84) 3361-4702 da Delegacia Re-gional.

Segundo o delegado,Alysson Lourenço teriamatado sua vizinha de-vido a uma antiga rixaentre eles.

Page 7: Mossoró - RN, 10 de janeiro de 2014 - Nº 16.546 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100114.pdf · 2 Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 Opinião emerycosta@uol.com.br

José Nazareno Farias - o“Urubu”.

O Edgarzão vem ser-vindo de palco para a gra-vação da segunda e tercei-ra parte do documentárioiniciado ontem e será con-cluído hoje, dia previstopara o encerramento dasgravações. O documentá-rio "ASSU, 12 anos de-pois" é uma produção in-dependente. A única co-laboração do time são osdepoimentos cedidos porseus dirigentes, integran-tes da comissão técnica,torcedores e jogadores.

Outro depoimento queirá ilustrar a produção édo radialista Lucílio Fi-lho, diretor da Rádio Prin-cesa do Vale, única emis-sora a acompanhar o time

em todas as suas partidas,tanto em Assú quanto emoutras cidades do Estadodesde 2002. A expectati-va é que o material pro-duzido esteja disponí-vel de forma gratui-ta na internet pa-ra o acesso de to-das as pessoasna próxima se-mana. Quemdesejar obteruma cópia emDVD pode en-trar em contatocom os produto-res através dostelefones (84)9157 - 7482 e/ou9979 - 3012.

(Fonte: Blog Tv Camaleão).

O período é de promessas e esperanças renovadas.Jogadores e treinadores dos milhares de clubes de fute-bol que se espalham pelo Brasil falam em temporada vi-toriosa. Pena que em cada campeonato só seja possívelum campeão. Então, alguém ficará apenas no discursoda esperança.

Associação Sportiva Sociedade Unida festeja12 anos de fundação

Comemoração

Preparação

SÉRGIO OLIVEIRA

Tudo pela paz. Tanto faz se os dirigentes e colabora-dores de Potiguar e Baraúnas estão ou não em boa for-ma física, o importante é que eles estejam mentalmentebem-intencionados ao buscarem promover o jogo e di-vulgar a cultura da paz nos estádios de futebol. Dito is-so, reforço aqui o convite para que o torcedor chegue maiscedo domingo ao Nogueirão, para prestigiar a partidaentre Potiguar e Baraúnas, com times formados por es-sas pessoas. A ideia do torcedor tricolor Berg é excelen-te, e torço pelo sucesso do evento em suas duas inten-ções. São atitudes simples como esta que podem fazer agrande diferença, afinal as pessoas do bem não podempermitir que a violência vista em outros estádios conta-minem o Nogueirão, pois a bactéria do mal já se encon-tra implantada nos arredores. Vamos reagir com gestosde paz, pois do restante cuida a polícia.

Sinceramente, não tem como deixar de ficar preocu-pado quando Baraúnas empata com a seleção de futebolamador de Felipe Guerra e, na sequência, o Potiguar fazo mesmo enfrentando a cidade de Baraúna. Gostaria decrer no discurso de que nesse tipo de jogo o que menos in-teressa é o resultado. Perdi essa crença faz tempo.

Vejo o treino ou jogo-treino como reflexo daquilo queserá feito na partida oficial, afinal, você treina para acer-tar a função tática e aproveitamento técnico do atleta. Seo resultado é ruim, é porque não funcionou. Então, der-rubem minhas preocupações quando entrarem em cam-po para disputar três pontos e saiam de campo com essacontagem.

COM o Nogueirão liberado, todos parecem felizes. Porém, nada de reforma.

ALÉM de falar na volta do experiente Felipe, Vasco renova com Juninho Pernambucano.

PELA previsão, hoje já se fala em 80% de possibilidade de greve entre os jogadores no Brasil.

A CBF segue inerte, não reagem e o Bom Senso Futebol Clube trabalha.

PARABÉNSHoje é dia de soprar veli-

nhas na Associação Sporti-va Sociedade Unida (ASSU).O time da Terra dos Poetas erepresentante de toda a re-gião do Vale no futebol pro-fissional completa 12 anos desua fundação. Aproveitamosmaterial da TV Camaleão co-mo forma de homenagem dojornal O Mossoroense.

PARABÉNS 2Através do treinador Neto

Matias, com quem mantemosmais afinidade, desejo suces-so na atual temporada a todosque fazem o clube assuense.Ao presidente Dailson Ma-chado, um incansável na vi-da do Camelão nos seus 12anos. E chegando à cidade co-mo um todo, o faço através doradialista Lucílio Filho, quesempre colocou seus serviçosna defesa do ASSU e do fute-bol do município. Parabéns.

VIRADAA virada de mesa para in-

cluir a Portuguesa na Série A,que seria o campeonato com24 clubes, é legalmente impos-sível. Bom, pelo menos é o quediz o Estatuto do Torcedor ea Lei 9.615/88, a chamada LeiPelé. Mas como o assunto étratado por cartolas brasilei-ros, tudo é possível. Por en-quanto, a CBF descarta.

PROMESSAS

Fundada no dia 10 dejaneiro de 2002, a Asso-ciação Sportiva Socieda-de Unida - ASSU comple-ta 12 anos de existêncianesta sexta- feira. Repre-sentando a Terra dos Poe-tas e a região como um to-do, o Camaleão do Valetem colecionado boas par-ticipações no Campeona-to Potiguar. Em 2014, o ti-me completa 12 anos eparticipa pela 13ª vez dacompetição estadual. Arazão é que o clube este-ve no certame estadual nomesmo ano da sua cria-ção. Este ano, o Camaleãodo Vale, como é conheci-do, estreará no Estadualdomingo, em Mossoró,contra o Baraúnas.

Para contar um poucoda história do Camaleão,o site Fique Sabendo, emparceria com a empresaA.R Cinematografia, es-pecializada em produçãoaudiovisual no Vale doAçu, está gravando umdocumentário. A primei-ra parte da obra audio-visual foi gravada na tar-de de quarta-feira, 8, du-rante o treino do time noestádio Edgarzão, opor-tunidade em que colheuo depoimento do sócio-fundador e hoje mais umavez presidente Luís Dail-son Machado, que falousobre os momentos mar-cantes do time e a mortedo seu torcedor-símbolo,

Na véspera da estreia no Estadual em Mossoró, Camaleão do Vale comemora aniversário hoje

Baraúnas faz treinode apronto hoje noNogueirão e agendaconfraternização

Depois de frus-trada a primeiratentativa, a comis-são técnica progra-mou para hoje seutreino para o estádioNogueirão, local dapartida de estreiano domingo, noCampeonato Esta-dual. A maioria dosjogadores do atualelenco não conheceo campo e se tornainteressante essetrabalho que não foipossível no meio desemana devido aserviços que estãosendo realizados pa-ra recuperação dogramado.

Se o campo for li-berado para estasexta-feira, a pro-gramação prevê otreino técnico e táti-co de apronto parao período da manhã.Pelo que disse o pre-sidente da Liga Des-portiva Mossoroen-se, Francisco Braz,em contato com aimprensa, não deve-rá haver problemapara a atividade dehoje.

PRELIMINARO primeiro Poti-

ba de 2014 não teránenhum jogadorprofissional ou mes-mo que pretendaser. Mas essa turmaque irá defender oBaraúnas e o seu ri-val Potiguar no do-mingo (12) entendedo assunto e convi-ve muito com o mun-do da bola. Trata-sedo clássico dos abne-gados e diretores,que acontecerá às15h, no estádio No-gueirão. Toda essaturma que participados bastidores dosclubes, fornecendo omelhor para os seusjogadores, agora es-tará no campo doNogueirão. A ideia éde confraternizaçãodas diretorias e le-vando uma mensa-gem de paz para astorcidas.

Documentário é gravado no estádio Edgarzão

DERRUBEM MINHAS PREOCUPAÇÕES

O colaborador de sempre Marcos Trindade já nos enviouo material com diferentes detalhes, atual e do passado, so-bre o Campeonato Estadual. Como teremos este ano duasaberturas, sábado e domingo, vamos dividir os informes paramelhor aproveitamento de tudo de bom que ele deixou a dis-posição.

MATERIAL

[email protected]

Esportivo

Esporte 7www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

TV Camaleão

Page 8: Mossoró - RN, 10 de janeiro de 2014 - Nº 16.546 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100114.pdf · 2 Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 Opinião emerycosta@uol.com.br

Brasil8 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Proposta original assegura jornada de trabalho de 40 horas semanais e piso salarial de três salários mínimos

Comissão pode votar projeto queregulamenta profissão de salva-vidas

Em andamento

MARÍLIA COÊLHOAgência Senado

A Comissão de Assun-tos Sociais (CAS) poderávotar este ano projeto queregulamenta a profissãode salva-vidas. Um proje-to do deputado NelsonPellegrino (PT-BA) temparecer favorável do rela-tor, senador Osvaldo So-brinho (PTB-MT), comemenda.

A proposta original(PLC 42/2013) asseguraaos salva-vidas jornadade trabalho de 40 horassemanais, piso salarial detrês salários mínimos edireito ao adicional de in-salubridade de 40%, alémde obrigação de portaridentificação profissio-nal. O projeto também es-tabelece a obrigatorieda-de da contratação de sal-va-vidas nas embarca-ções de passageiros e empiscinas públicas e coleti-vas, sob pena de multa ede interdição de embarca-ção ou piscina em caso dereincidência.

Favorável ao projeto,o relator fez uma emen-

da para corrigir incons-titucionalidades e paraaperfeiçoá-lo. A emendaretira, por exemplo, o ar-tigo que estabelece o pi-so salarial atrelado ao sa-lário mínimo. Para So-brinho, além de ser in-constitucional vincular opiso ao salário mínimo,não é apropriado utilizarlei para determinar pisosalarial a uma categoriaem todo o território na-cional.

Além disso, o relatorconsiderou indevido o es-tabelecimento de adicio-nal de insalubridade a to-dos os salva-vidas. Se-gundo Sobrinho, a legis-lação brasileira determi-na que os adicionais de pe-riculosidade e insalubri-dade somente são devidosno caso de uma exposiçãoefetiva a condições adver-sas de trabalho, nunca auma categoria inteira, in-distintamente.

“Além disso, nem a ex-posição à água nem a in-solação constituem,atualmente, agentes ca-racterizadores de insalu-bridade, nos termos das

Normas Regulamentado-ras emitidas pelo Minis-tério do Trabalho e Em-prego”, justificou o rela-tor.

Sobrinho emendouainda o artigo que estabe-lece os requisitos paraexercer a profissão, comoter o ensino médio com-pleto e ser aprovado emcursos profissionalizan-tes. Na emenda do rela-tor, fica garantido o exer-cício da profissão aos sal-va-vidas que já a exerçamna data de entrada em vi-gor da lei.

“As exigências para oexercício profissional, ar-roladas no artigo 2º daproposição, podem serconsideradas draconia-nas, especialmente em re-lação aos profissionaisque já exercem a profis-são quando da potencialentrada em vigor da lei”,explicou.

Se for aprovada pelaCAS e não houver recur-so para votação em Plená-rio, o projeto deve voltarpara a Câmara dos Depu-tados, para a análise daemenda. Categoria pode passar a ser reconhecida por lei federal

Page 9: Mossoró - RN, 10 de janeiro de 2014 - Nº 16.546 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100114.pdf · 2 Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 Opinião emerycosta@uol.com.br

MOSSORÓ-RN - SEXTA-FEIRA, 10 DE JANEIRO DE 2014 MEDIDA

Profissionais vinculadosà Clínica de Anestesiologiade Mossoró (CAM) encami-nharam ofício para o Hos-pital da Mulher, HospitalRegional Tarcísio Maia(HRTM) e a Casa de SaúdeDix-sept Rosado (CSDR) in-formando que paralisarão asatividades a partir do pró-ximo dia 15, caso o pagamen-to dos plantões e produçãonão seja efetuado. O valor re-ferente aos trabalhos pres-tados está atrasado desdemaio do ano passado.

Conforme o anestesiolo-gista Ronaldo Fixina, algunsprocedimentos realizadospela categoria não vêm sen-do pagos pela Prefeitura hámais de seis meses. "O calo-te institucional se estendedesde maio e impossibilitao nosso trabalho", frisa o es-pecialista.

Além da falta de paga-mento, os anestesiologistastambém queixam-se da fal-ta de condições de trabalhoem vários hospitais do Es-tado. Outro ponto questio-nado pela categoria é o tetofinanceiro para pacientes doSistema Único de Saúde(SUS), que os trabalhadoresnão aceitam.

Fixina explica que o tetofinanceiro é o valor limitepago por paciente. "E nãoaceitamos em hipóteses al-guma esse teto", frisa. Oanestesiologista destacaque o profissional não po-de recusar paciente de ou-tras cidades só por causa doteto financeiro. "Isso é umproblema jurídico que pre-cisa ser resolvido sem afe-tar o paciente", diz.

Para tentar solucionar es-sas questões apontadas porFixina, na manhã de ontem,o prefeito interino Francis-co José Júnior (PSD) rece-beu representantes da ca-tegoria. Na ocasião, ficouacertado que a Prefeituraefetuaria o pagamento departe da dívida na segunda-feira e ainda na próxima se-mana faria um levantamen-to para elaborar um calen-dário de pagamento.

Ronaldo Fixina enfatizaque a reunião apresentouum avanço, mas a categoriavai aguardar as próximasações da Prefeitura para de-cidir se suspendem a para-lisação agendada para a pró-xima semana.

"Se a Prefeitura efetuaro pagamento de produção nasegunda-feira e demonstrarboa vontade em resolvera questão, a categoriasuspenderá o movi-mento paredista.Caso contrário, apartir do dia15, os aneste-siologistascruzarão osbraços" ,alerta.

Atendimento na Uisam deve ser retomado hoje

PÁGINA 5

ProblemaAnestesiologistas ameaçamparalisar atividades a partir do dia 15 deste mês

COTIDIANO

Profissionais cobram o pagamento de plantões e produção que está atrasado desde maio do ano passado

Caso a paralisação dos anes-tesiologistas seja concretizada,os serviços de cirurgias eletivase obstetrícia serão prejudicados.Além dos hospitais da Mulher eTarcísio Maia e a Casa de Saú-de Dix-sept Rosado,as cirurgiaseletivas do Centro de Oncolo-

gia e Hematologia de Mossoró(COHM) também serão suspen-sas.

Ronaldo Fixina enfatiza queo objetivo maior da categoriaé buscar um entendimento coma Prefeitura para o pagamen-to da produção, a paralisação

dos serviços é uma medida ex-trema,após esgotadas todas asoutras possibilidades de nego-ciação.

"Torcemos para que a Prefei-tura se sensibilize e não seja ne-cessário fazermos essa parali-sação. Pois a população será a

mais prejudicada nesta histó-ria.Sabemos o quanto a suspen-são do atendimento é prejudi-cial,mas os anestesiologistas nãopodem trabalhar sem receber.Nossa expectativa é que essa si-tuação se resolva, e os serviçoscontinuem", finaliza.

Paralisação pode afetar cirurgias eletivas e setor de obstetrícia

Page 10: Mossoró - RN, 10 de janeiro de 2014 - Nº 16.546 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100114.pdf · 2 Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 Opinião emerycosta@uol.com.br

Gerais2 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Negócios Estão marcadas para os

dias 11 e 13 de março asrodadas de negócios que se-rão realizadas nos EstadosUnidos (Miami) e México(Cidade do México), com oobjetivo de potencializar osefeitos positivos do fato deNatal ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo deFutebol 2014 sobre nossoturismo.

DefiniçõesAs seleções dos dois paí-

ses vão jogar em Natal edevem atrair milhares deturistas para a cidade.Asdatas foram anunciadasontem durante a segundareunião comandada pelaCâmara Empresarial doTurismo da Federação doComércio de Bens, Servi-ços e Turismo do RN, em

parceria com o Sebrae/RN.

No TCENa sessão plenária de

ontem, o Tribunal de Con-tas do Estado, pelo critériode rodízio, através de sor-teio, designou o conselhei-ro Poti Júnior como rela-tor das contas do Go-verno do Estado, refe-rente ao exercício de 2014.

MudançaO conselheiro Gilberto

Jales, sorteado anterior-mente, arguiu suspeiçãoalegando questão éticapelo fato de haverparticipado da gestão dagovernadora Rosalba-Ciarlini como secretário.O conselheiro CarlosThompson é o relator dascontas do governo refe-rente a 2013.

AssinaturaPrefeito Haroldo Ferreira cumpriu agenda adminis-

trativa ontem com assinatura da ordem de serviço parainício da construção da UBS (Unidade Básica de Saúde)da zona urbana. A Unidade será construída por trás doterreno de Ninõ, às margens da RN 032.

Desagradando Em Caraúbas, o formato dado à festa do padroeiro

São Sebastião chove de reclamações. A mudança da praçade eventos para o largo do cemitério é tido como umaação negativa, que tira um pouco do brilho do tradi-cional festejo caraubense. Daqui fica a torcida para quea festa transcorra dentro de paz e animação.

governadora RosalbaCiarlini anunciou on-tem a data de inauguração oficial da Arena dasDunas. O estádio será inaugurado no dia 22 deste

mês, às 16h, com a presença da presidenta da Repú-blica, Dilma Rousseff. De Natal, a chefe do Executivonacional viaja para Davos, na Suíça, onde participado Fórum Econômico Mundial. No dia 23 de janeiro,às 19h, acontecerá a confraternização dos operáriosque trabalharam na construção da Arena das Dunas,acompanhado das suas famílias, com o descerramen-to da placa com todos os nomes dos trabalhadores. Nodia 26 de janeiro a Arena das Dunas receberá dois jo-gos: América e Confiança, pela Copa do Nordeste, eABC e Alecrim, pelo Campeonato Estadual. A bolavai começar a rolar.

AVai rolar a bola

Márcio Costa

Giro peloEstado

[email protected]

Micareta

Edição 2014 do Jegue Foliacomeça hoje em Marcelino Vieira

Adeus a JoãoAcometido por uma leucemia, morreu ontem o ex-

senador João Faustino. João não teve tempo para bus-car uma solução para o problema diagnosticado na se-gunda-feira. Entrou para a história com a emblemáticacampanha "João, Lavo, e Jajá", onde se apresentava co-mo candidato ao governo com a marca de João do Coração.

Cantor baiano Saulo Fernandes abre micareta que segue por três dias

MARCELINO VIEIRA- Começa hoje mais umaedição do Jegue Folia,carnaval fora de épocada cidade de MarcelinoVieira. O evento, oprimeiro do calendáriodeste ano, terá início ho-je e se estenderá até amadrugada de segunda-feira.

Serão três dias de in-tensa movimentaçãopelas ruas da cidade quereceberá atrações re-gionais e da Bahia. Paraabrir a festa hoje foi con-tratado o cantor baianoSaulo, ex-líder da Ban-da Eva, que chega aoJegue Folia para apre-sentar seu projeto solo.

Neste sábado, asatenções se voltam paraa banda Babado Novoque retorna ao Estadopara animar o dia maismovimentado do even-

Saulo abre a folia que receberá Babado Novo e Chicabana

to alto-oestano. A pro-gramação será encerra-da com Chicabana, umadas maiores atrações jácontratadas pela coor-denação do evento cria-

do em 2001. Para este ano o even-

to tem uma novidade,uma arena montadapara acomodar o trio e osfoliões nas três noites de

festa. Ontem, comoprévia para o início dafesta, o Bloco das Vir-gens fez o aquecimentoda micareta com a ban-da Grafith.

DIA 10/01/2014

Saulo (Salvador/BA)23h - Trio Elétrico

DIA 11/01/2014

Babado Novo(Salvador/BA)23h - Trio Elétrico

DIA 12/01/2014

Chicabana(Salvador/BA)23h - Trio Elétrico

Page 11: Mossoró - RN, 10 de janeiro de 2014 - Nº 16.546 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100114.pdf · 2 Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 Opinião emerycosta@uol.com.br

Gerais 3www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 10 de janeiro 2014

Visitas a postos mossoroenses devem ser iniciadas na próxima semana

Preço médio da gasolina em Mossoró é superior a R$ 3,00

Procon fiscalizará postos para coibir preços abusivos na gasolina

Em Mossoró

Inscrições para oSiSU terminam hoje

Prazo

O Programa de Prote-ção e Defesa do Consumi-dor (Procon) realizou fis-calização, na manhã deontem, em diversos postosde combustíveis de Natal.O objetivo da ação foi coi-bir a alta de preços abusi-va da gasolina em todo oEstado.

Segundo o coordenadorestadual do Procon, NeyLopes Júnior, qualquerposto que venda uma ga-solina acima de R$ 2,87 es-tá passível de ser multadoe ter seu o preço reduzi-do. O coordenador afir-mou que as multas podemchegar a R$ 200 mil, casonão haja justificativa ex-plícita para o preço cobra-do.

Ney Lopes Júnior disseque o valor de 2,87 não éum tabelamento de pre-ços, uma vez que isso éproibido pela Constitui-ção, mas sim um parâme-tro, que data, a partir dasituação econômica do Es-tado, uma média justa aser cobrada pelos postos.Segundo dados do órgão,dos 16 postos de gasolina

fiscalizados em Natal,apenas seis não cum-priam o critério de razoa-bilidade colocado pelo ór-gão de fiscalização.

O coordenador disseque Mossoró deverá ser apróxima cidade do RN areceber a visita do Procon,que deve ocorrer, se nãohouver interferência nocronograma, na próximasemana. Outras cidadesdo interior só deverão re-ceber a vistoria do Proconcaso haja alguma denún-cia grave de abuso, já queo órgão não possui estru-tura para viajar por todoo Estado.

Em Mossoró, que pos-sui em média gasolina su-perior a R$ 3,00, muitosdonos de postos sequersabiam da ação do Pro-con. Perguntados sobre adiminuição dos preços,pela reportagem do OMossoroense, algunspreferiram não comen-tar, e outros lembraramque muitas questões in-ternas encarecem a gaso-lina, por isso há dispari-dade de preços.

Cacau

Estudantes que em2013 prestaram o ExameNacional do Ensino Mé-dio (Enem) terão até às23h59 de hoje para faz-erem suas inscrições noSistema de Seleção Uni-ficada (SiSU), que selecio-na estudantes para diver-sas instituições de ensinosuperior no Brasil.

De acordo com o Minis-tério da Educação (MEC),até o meio-dia de ontem,2.124.416 inscrições já ha-viam sido feitas, cada es-tudante pode fazer pelomenos duas inscrições emcursos e universidades di-ferentes. O número de ins-crições deve ser potencia-lizado hoje, quando mui-tos candidatos correm pa-rar não perder a vaga.

Em Mossoró, a Univer-sidade Federal Rural doSemi-Árido (Ufersa) ofe-rece 2.500 vagas em todosos cursos de graduação,sendo metade com entra-da no primeiro semestre(2014.1) e metade cominício no segundo semes-tre (2014.2). Desta forma,a Ufersa não participarádo SiSU do meio do ano,pois já terá preenchido to-das as suas vagas.

Do total de 2.500 va-gas, estão disponíveis1.380 para a Ufersa Mos-soró, 400 para a UfersaAngicos, 420 para a Ufer-sa Caraúbas e 300 vagaspara a Ufersa Pau dosFerros. A grande novida-de agora são os dois novoscursos que a Ufersa estádisponibilizando no Si-SU: Licenciatura em Le-tras-Inglês e Licenciatu-ra em Letras - Libras; am-bos no Campus Caraú-bas.

Durante a inscrição, oscandidatos também deve-rão especificar a modali-dade de concorrência, po-dendo concorrer às vagasreservadas pela Lei nº12.711, de 29 de agosto de2012, a chamada "Lei dasCotas".

A Ufersa aderiu àsações afirmativas do Go-verno Federal estabele-cendo cotas em todosseus cursos para alunosoriundos de escola públi-ca, dentre estes, as cotasraciais (PPI - Pretos, Par-dos ou Indíginas) e so-cioeconômicas, para alu-nos com renda familiarper capita de até 1,5 sa-lário mínimo.

Plano de saúdecondenado por limitarsessões de fisioterapia

Decisão

O juiz da 4ª Vara Cí-vel da Comarca de Mos-soró, Manoel Padre Ne-to, condenou um planode saúde por limitar ses-sões de fisioterapia aum paciente. A senten-ça negou a indenizaçãopor danos morais plei-teada pelo autor, mascondenou a cooperativamédica a arcar com to-dos os custos das ses-sões de fisioterapia, sobpena de multa diária novalor de R$ 200,00.

O juiz Manoel PadreNeto considerou abusi-va a cláusula contratualque limita acesso a ses-sões de fisioterapia aum paciente que resideem Mossoró.

Cliente desde 1996,o beneficiário compro-vou estar em dia com asprestações mensais.Portador de deficiênciafísica desde o nascimen-to, o paciente teve trata-mento fisioterápico re-comendado por seu mé-dico, com o objetivo deaprimorar os movimen-

tos motores.O plano de saúde, por

sua vez, não autorizouas sessões prescritas, ar-gumentando que o con-trato firmado com o au-tor é anterior à Lei nº9.656/98, e contém cláu-sula que limita o núme-ro de sessões de fisiote-rapia ao ano.

Para o magistrado,por mais que o contratocontenha cláusula ex-pressa de limitação desessões de fisioterapia,a situação não pode pre-valecer, uma vez que odireito fundamental àvida é mais importanteque a questão patrimo-nial.

"É abusiva e, portan-to, nula, segundo previ-são do Código de Defe-sa do Consumidor(CDC), a cláusula que li-mita a 20 sessões de fi-sioterapia no ano, tendoem vista que o consumi-dor não é senhor do pra-zo de sua recuperação, aqual depende de muitosfatores", acrescentou.

Ney Lopes Júnior re-lembra que o valor colo-cado pelo Procon não éimposto, e pode não seraplicado caso o dono doposto comprove, apresen-tando planilhas com va-lores, os gastos e recei-tas do estabelecimento, afim de justificar os preçose convencer a comissão deque o aumento é fruto dejusta causa.

"Hoje (ontem) à tarde

já recebi um dono de pos-to aqui em Natal, interes-sado em não ser multa-do, já que além da mul-ta, estresse e gastos comadvogados também sãosentidos. Ele se propôs aabrir toda a sua planilhapara nós, inclusive os da-dos que estão sob sigilo co-mercial, para provar quenão pode cobrar menos deR$ 2,90", comentou ocoordenador do Procon.

Page 12: Mossoró - RN, 10 de janeiro de 2014 - Nº 16.546 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100114.pdf · 2 Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 Opinião emerycosta@uol.com.br

Flash

es V

IPs

A MELHOR DO ANOFaltam poucas horas para o cantor Saulo

Fernandes subir no trio elétrico e animar osfoliões no primeiro dia do Jegue Folia 2014,na cidade de Marcelino Vieira. O promoterEwerton Filgueira já anuncia que está tudopronto para abrir com chave de ouro a festaque segue até domingo, recebendo ainda maisduas atrações baianas: Babado Novo e Chi-cabana. Anualmente, o Jegue Folia recebeum grande público, formado por muita gen-te bonita de todas as partes do Estado. Paraquem ainda não sabe como adquirir o aces-so da folia, acesse já o site www.jegue.com.br.

FONTE DE ECONOMIACerca de 400 expositores já confirmaram

presença na XIX Feira Internacional de Ar-tesanato do RN - Fiart, que acontecerá de24 de janeiro a 2 de fevereiro, no Pavilhão dasDunas do Centro de Convenções. O lança-mento do evento será marcado por um caféda manhã no Mangai, em Natal, no próximodia 16, às 8h. Na ocasião, autoridades, par-ceiros e jornalistas convocados conhecerãotoda a programação da Feira que abrangecultura, gastronomia e, claro, uma vasta ri-queza do artesanato brasileiro e de diversospaíses participantes. Traremos outros de-talhes.

ÂNIMA PIPAQuem estiver por Natal e redondezas, a

boa pedida neste final de semana é na praiada Pipa. Amanhã, sábado, depois do show-zão de Capital Inicial, a festa irá rolar napista da Ânima Pipa, que trará os DJs EliasCabuzZ, de Recife; Múcio NT, de Natal; eAntonni Bokki, da Espanha. O verão na Pi-pa é sucesso. Boa prova disso é a excelenteocupação nos hotéis e pousadas. As baladasna Ânima Pipa chamam atenção pela quali-dade das atrações e o visual da boate, à beira-mar na Praia do Centro. Outro grande mo-mento da festa é a abertura das cortinas nonascer do sol.

[email protected]

Lima

Alcides Bernardo entre Layanna Dantas eNara Lis Benigno no agito da Arena Show

Noite de vinhos, ontem à noite, em Tibau,para Conceição Rosado e a filha Mariana

Sereias do mar: as queridas Liliana Almeida e Lilianne Oliveira curtindo o verão 2014 com muita alegria e descontração

West ShoppingTelefone: 3422-7170

Gerais4 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 10 de janeiro de 2014

- Um brinde em torno dos aniversa-riantes queridos desta sexta-feira: a fi-sioterapeuta Paulinha Amorim,Miguel Pi-menta,Myfra Tainá,Danilo Moreira,Már-cio Duarte e Kátia Mendes. Vivas.

- Entre tantos mossoroenses que con-templaram o concorrido show do DJ nº 1do mundo,David Guetta,em Fortaleza,ano-tamos: Bruna Mendes, Sarah Gurgel, LíviaLobato, Adolfo Fernandes e Rafaella Pau-la,Lissa Leonardo,Paula Azevedo,MoniqueMendes e Ricardo André Amorim.

- Vibe positiva: Liliana Almeida e Li-lianne Oliveira aproveitaram a manhã en-solarada ontem,9,para praticar stand up-paddle no litoral tibauense,exibindo equi-líbrio, força e, claro, boa forma.

- A estrada que liga Mossoró até Mar-celino Vieira está mais movimentada a par-tir de hoje. Já é grande o número de mos-soroenses que seguem para o Jegue Folia,a micareta que promete balançar aquelacidade até domingo, 12. Ramon Kaio maisuma vez comandará a Excursão VIP.

- Celebridades internacionais comoBeyoncé e Robert Pattinson são fissura-dos no ClubMaster da Ray-Ban. Os ócu-los com estilo moderno e resistente tam-bém foram eleitos por brasileiros famo-sos que ditam moda. O modelo está dis-ponível na Diótica do Centro e do WestShopping.

- Boa parte dos looks da Don´Ana Bou-tique está em promoção. São descontosque chegam até 40%, para a mulheradacontinuar antenada e elegante durante es-te verão. Loja 6, no Caiçara.

- A agenda semanal do Requinte Buf-fet inclui amanhã o baile de Nutrição(UnP), às 22h, com a produção da Mas-ter Eventos. Também no sábado, parteda equipe de Socorro Paiva estará em Ti-bau, onde será realizado o tradicional"Chafurdo", na casa da cake designerTereza Cristina.

Page 13: Mossoró - RN, 10 de janeiro de 2014 - Nº 16.546 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100114.pdf · 2 Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 Opinião emerycosta@uol.com.br

Membros do Movimento Paude Arara discutem melhoriaspara o transporte coletivo

Reunião

Atendimento na Uisam deve ser retomado hoje

Medida

Gerais 5www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Categoria cobra, entre outos pontos, a redução da tarifa de ônibus

Integrantes do Movi-mento Pau de Arara(MPA) se reuniram on-tem com o prefeito Fran-cisco José Júnior e o se-cretário municipal doDesenvolvimento Urba-no, Galtiere Ferreira Ta-vares, para apresentarnovamente sua pauta dereivindicação. O encon-tro foi realizado ontem.

Os integrantes do Mo-vimento chegaram àPrefeitura por volta das10h e aguardaram peloatendimento.

As principais reivin-dicações do Movimentosão: envio e publicaçãono Jornal Oficial de Mos-soró (JON) do projeto delei para redução da ta-rifa do transporte públi-co, abertura de proces-so de licitação para aslinhas de transporte ur-bano, de acordo com asdeterminações do proje-to de lei apresentado,ampliação da frota e re-planejamento do siste-ma de integração.

O MPA e a Secretariade Desenvolvimento Ur-bano divergem quanto aonúmero de ônibus neces-sários para atender à po-pulação mossoroense. Osecretário afirma queMossoró precisa de, nomínimo, uma frota de 45ônibus para atender à de-manda. Já os integrantesdo Pau de Arara afirmam

Integrantes do movimento foram recebidos pelo prefeito interino Francisco José Junior

Atendimento está suspenso desde o dia 2 deste mês

Cacau

RICARDO [email protected]

ReflexõesTeológicas

A CHAMADA DO PASTOR DE OVELHAS"Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos

pascentem com conhecimento e inteligência". (Jeremias 3:15). Nestes últimos dias, têm abrolhado gemidos de igrejas, tan-

to da Alemanha, como da Rússia, dos Estados Unidos e do Brasil,onde a metodologia de vários pastores é inteiramente antagônicaaos princípios da Palavra de Deus. Por esta razão, faz-senecessária uma exposição resumida dos princípios bíblicos quan-to a esta questão, bem como verificar os procedimentos que aPalavra de Deus aprova ou condena.

O primeiro princípio é simples, pastorado não é profissão, échamado de Deus. Quando Cristo nomeou o apóstolo Pedro parapastorear o rebanho, não perguntou das suas habilidades profis-sionais, e sim "amas-me mais do que estes outros?" (João 21:15-17).

Quem realmente ama a Cristo, por mais difícil que seja apessoa, também amará os que foram resgatados pelo EspíritoSanto e os acolherá como Jesus os acolhe.

De acordo com as sagradas letras, eis algumas característi-cas do pastor de ovelha.

1- Autoentrega: a Bíblia doutrina o pastor ao dizer: "O bompastor dá a sua vida pelas ovelhas". (João 10:11). Esse foi o exem-plo de Cristo. Já o apóstolo Paulo nos deixa o seu exemplo comopastor ao afirmar: "Eu de boa vontade me gastarei e ainda medeixarei gastar em prol das vossas almas. Se mais vos amo, se-rei menos amado?" (2 Coríntios 12:15). Ele (o pastor) se entre-ga e se gasta em benefício das ovelhas de Cristo, não o contrá-rio como tem sido.

2- Cuidado com cada indivíduo: observe o conselho bíblico aospastores: "Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas, euma delas se extraviar, não deixa para ele nos montes as no-venta e nove, indo procurar a que se extraviou? E se porventu-ra a encontra, em verdade vos digo que maior prazer sentirápor causa desta, do que pelas noventa e nove, que não se extra-viaram. Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste quepereça um só destes pequeninos." (Mateus 18:12-14). Pastorescom chamada de Deus farão de tudo para recuperar pessoasque estão se afastando do rebanho.

3- Cristo é seu alvo: "Porque não pregamos a nós mesmos,mas a Cristo Jesus como Senhor, e a nós mesmos como vossosservos por amor de Jesus" (2 Coríntios 4:5). Coração de servo.

4- Não age como dono do rebanho, porém como servo: "nemcomo dominadores dos que vos foram confiados, antes tornan-do-vos modelos do rebanho". (1 Pedro 5:3). Ele é exemplo de hu-mildade e bondade.

O atendimento na Uni-dade Integrada de Saú-de Mental (Uisam) deveser retomado hoje. Mes-mo com a greve da Guar-da Civil Municipal, a Pre-feitura garantiu a dispo-nibilização de um guardapara garantir a seguran-ça de funcionários e usuá-rios, bem como o atendi-mento ao público.

De acordo com a dire-ção da Unidade, o aten-dimento ao público esta-va suspenso desde o iníciodo ano devido à ausênciade um guarda para fazero trabalho da segurança.A decisão foi tomada apóscasos de pacientes que se

descontrolaram e quebra-ram objetos no prédio.

A suspensão do aten-dimento na Uisam cau-sou vários transtornosentre pacientes e funcio-nários. Todavia, a direçãoressaltava que a Unida-de não tinha condições decontinuar executando osserviços sem segurança,uma vez que colocariamem risco os pacientesatendidos e os servidores.

Para resolver a situa-ção, o comandante daGuarda Civil, Júlio Cé-sar, garantiu que vai en-caminhar um guarda pa-ra o expediente do estabe-lecimento.

CETADEMO Centro de Estudos Teológicos da Assembleia de Deus

em Mossoró está com inscrições abertas para o curso de teolo-gia básico e médio. Sendo que os alunos veteranos se matricu-laram no período de 2 a 8 de janeiro, e os novatos nos dias 9, 10e 11 de janeiro. As inscrições são realizadas no templo-sede daavenida Leste-Oeste, todos os dias, das 8h às 12h.

PASTOREis aí um exemplo de pastor: simples, humano, doutri-

nador, conhecedor do Evangelho e cheio de amor pelas ove-lhas. Francisco Cícero Miranda. Aprendemos a amá-lo.

OFICINA G3 EM MOSSORÓNo dia 17 de janeiro, Mossoró receberá o show da maior

banda de rock gospel do país. A banda Oficina G3 está emturnê com o lançamento do seu mais novo álbum: "Históriase Bicicletas".

CONHECIMENTO TEOLÓGICOAgnosticismo é a visão de que o valor de verdade de cer-

tas reivindicações, especialmente afirmações sobre a exis-tência ou não existência de qualquer divindade, mas tambémde outras reivindicações religiosas e metafísicas, é desconhe-cido ou incognoscível.

ANTENADOO cantor-pastor Kzam Nery cumprirá agenda em Mossoró

e região nos meses de março e abril. Estará em várias igre-jas, comandando cruzadas de evangelismo e avivamento.

“ESTUDANDO A BÍBLIA”A Rádio Libertadora Mossoroense (AM 1430 khz ZYJ - 604) apresenta o programa“Estudando a Bíblia”, com Ricardo Alfredo, de segunda a sexta-feira, das 18h20às 19h. As mais belas canções cristãs e resposta à pergunta do ouvinte. Venhaconhecer as sagradas letras.

------------------------------------------------- //-------------------------------------------------

REFLEXÃO (o bom pastor)Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o merce-

nário e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê o lobo vir e deixa asovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário fogeporque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom pastor e conhe-ço as minhas ovelhas e das minhas sou conhecido. (João 10:11-14)

Cacau

que seriam necessáriosmais de 100 ônibus, ten-do em vista que Mossorójá possui mais de 300 milhabitantes.

Outro ponto de diver-gência é a possibilidadede redução da tarifa dotransporte público. O se-cretário Galtiere afir-mou que uma das difi-culdades para a reduçãoseria a falta de deman-da. "Eu acho muito difí-cil reduzir a tarifa, porcausa da demanda. Pa-ra haver essa redução,a cidade teria que andarmais de ônibus". O es-tudante Ângelo Patríciocontesta a afirmação dosecretário. "A demandaaumenta quando a tari-

fa cai e a qualidade au-menta", disse Ângelo.

O prefeito interino,Francisco José Júnior, in-formou que atender as rei-vindicações da categoriademanda tempo. "Agoraque eu estou vendo o ou-tro lado e não só mais o Le-gislativo. Estou vendo o la-do do Executivo tambéme vi que as coisas não seresolvem só com o querer,como se a caneta fosse umavarinha mágica", decla-rou.

Ao fim da reunião, foidecidido pela formação deuma comissão de repre-sentantes do Pau de Ara-ra que irá se reunir com osecretário de Desenvolvi-mento Urbano e com Fran-

cisco José Júnior, com da-ta para a primeira reuniãomarcada para a próximasegunda-feira, 13.

O Movimento Pau deArara espera que, até fe-vereiro, seja encaminha-do o projeto de lei de re-dução da tarifa. "O pro-jeto já está pronto. Ele fi-cou parado na Secretariade Tributação por quatromeses e para se alteraro valor, ele tem que seraprovado. A gente nãoquer usar como estraté-gia a instabilidade dele(Francisco José Jr.) e simcobrar os compromissosque ele assumiu aindacomo vereador", ressal-tou o estudante YureCosta.

Page 14: Mossoró - RN, 10 de janeiro de 2014 - Nº 16.546 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100114.pdf · 2 Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 Opinião emerycosta@uol.com.br

Cidades6 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Caern amplia atendimento para imóveis do litoralOferta

A Companhia de Águase Esgotos do Rio Grandedo Norte (Caern) está am-pliando, do período de ve-raneio até o Carnaval, ohorário de atendimento ea oferta de água nas áreasde maior demanda nestaépoca do ano.

Na Regional LitoralSul, os escritórios queatendem as praias de Bar-ra de Cunhaú, Pipa, BaíaFormosa, Tibau do Sul ePirangi do Sul passam afuncionar também aos sá-bados, no horário das 8hàs 13h, e expediente co-mercial na semana, das7h30 às 11h30 e das 13h30às 17h30.

Também neste período,estas regiões passam acontar com a ampliação dobombeamento de água ena vazão dos poços. Segun-do explica o gestor da Uni-dade de Operação e Manu-tenção da Regional Lito-ral Sul, Dídimo OliveiraDantas, diferente dos me-ses de inverno, as praiasde Pipa, Baía Formosa, Ti-

Escola Agrícola de Jundiaí oferta maisde 10 mil vagas paracursos do Pronatec

Capacitação

Sesc promoveoficina gratuitasobre cinema

Oportunidade

Com o cinema digital,um leque de possibilida-des e facilidades abre-seno mundo audiovisual.Para entender melhor es-se fenômeno, o Sesc vaioferecer uma oficina gra-tuita sobre o tema de 21a 24/1. As aulas aconte-cerão das 14h às 17h, noSesc Centro (Cidade Al-ta), ministradas pelosprofissionais Carito Ca-valcanti e Vlamir Cruz.

Para se inscrever, é ne-cessário enviar nomecompleto, RG, CPF, tele-fone, data de nascimentoe um breve texto sobre omotivo pelo qual quer fa-zer a oficina para o [email protected] inscrição é gratuita,sendo pedido somente1kg de alimento entregueno primeiro dia de ofici-na. Os alimentos arreca-dados serão destinados aoprograma Mesa BrasilSesc.

Nas aulas, serão deba-tidas perspectivas e pos-sibilidades apresentadascom o cinema digital, no-vas alternativas com a câ-mera HDSLR, além de si-mulação de set de filma-gem e troca de experiên-cias profissionais com osministrantes.

Na Regional Litoral Sul, escritórios atendem as praias de Barra de Cunhaú, Pipa, Baía Formosa, Tibau do Sul e Pirangi do Sul

Nehilton Barreto fala de ajustes para atender a cidade de Tibau

A Escola Agrícola deJundiaí, Unidade Aca-dêmica da Universida-de Federal do Rio Gran-de do Norte, está ofer-tando mais de 10 mil va-gas para cursos profis-sionalizantes do Pro-grama Nacional deAcesso ao Ensino Técni-co e Emprego (Prona-tec) aos moradores de 54municípios do Rio Gran-de do Norte. Inscriçõespodem ser realizadasaté o dia 14 de janeiro.

As principais vagasestão nas áreas de desen-volvimento educacional,saúde e recursos natu-rais, destacando-se oscursos de Auxiliar de Re-cursos Humanos, InglêsBásico, Recepcionistaem Serviços de Saúde,Cuidador de Idoso, Auxi-liar Técnico em Agrope-cuária, Horticultor Or-gânico e Aquicultor.

De acordo com o di-retor da Escola Agríco-la de Jundiaí, professorJúlio César Neto, o nú-mero de vagas ofertadasé reflexo do processo de

expansão pelo qual oPronatec/Escola Agríco-la de Jundiaí está pas-sando, a fim de atendermais pessoas e transfor-mar as áreas mais hu-mildes do RN.

"O Pronatec precisaser desenvolvido emáreas mais humildes ecom o apoio do Ministé-rio do DesenvolvimentoSocial e Combate à Fo-me, das prefeituras e daSecretaria de Estado daEducação e Cultura(Seec), temos consegui-do desenvolver um tra-balho além das instala-ções da Escola Agrícolade Jundiaí, atingindo oobjetivo maior do pro-grama, que é interiori-zar e democratizar aoferta de cursos de Edu-cação Profissional Téc-nica", aponta o profes-sor Júlio César Neto.

Ao todo serão ofere-cidas 10.366 vagas, dis-tribuídas em 367 cursosrealizados nas zonas ur-bana e rural nos turnosmatutino, vespertino enoturno.

Assú, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Caiça-ra do Norte, Caiçara do Rio dos Ventos, Caicó, Ceará-Mirim,Cruzeta, Encanto, Extremoz, Equador, Fran-cisco Dantas, Guamaré, Ipanguaçu, Itajá, João Câ-mara, José da Penha, Lagoa de Pedras, Lagoa Sal-gada, Macaíba, Martins, Montanhas, Monte Alegre,Monte das Gameleiras, Natal, Parazinho, Parelhas,Parnamirim, Pau dos Ferros, Pedra Grande, PedroAvelino, Pedro Velho, Pendências, Portalegre, Pre-sidente Juscelino, Pureza, Rafael Godeiro, RadolfoFernandes, Riacho de Santana, Rio do Fogo, SãoGonçalo do Amarante, São João do Sabugi, São Jo-sé do Mipibu, São Miguel do Gostoso, São Paulo doPotengi, Senador Georgino Avelino, Serra de SãoBento, Touros, Umarizal e Vera Cruz.

bau do Sul e Pirangi do Sulpassam a contar com seuspoços em pleno funciona-mento. Além disso, a vazãotambém é aumentada.

Para Barra de Cunhaú,não há alteração, porquea praia normalmente já

conta com cinco poços fun-cionando, com vazão de150 metros cúbicos por ho-ra, quando a demanda é deapenas 100 metros cúbicospor hora.

Na Regional de Mosso-ró, segundo o gerente Ne-

hilton Barreto, para aten-der os veranistas de Tibau,a vazão do poço P-2 passade 140 metros cúbicos pas-sa 270 metros cúbicos porhora. A ampliação na ofer-ta na regional dura até o fi-nal de março.

Os cursos serão ministradosnos seguintes municípios:

pindobanoticia.blogspot.com

Page 15: Mossoró - RN, 10 de janeiro de 2014 - Nº 16.546 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100114.pdf · 2 Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 Opinião emerycosta@uol.com.br

Social 7www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Praia de Ponta Negra é a primeira a recebernova iluminação pública na orla de Natal

Urbanização

NATAL - Foi iniciadaa instalação da nova ilu-minação pública da orlade Natal. Estão sendo co-locados postes de aço ino-xidável, que são resisten-tes à ação da maresia, euso de lâmpadas de LEDpara economizar no con-sumo. A praia de PontaNegra, na Zona Sul, é aprimeira a receber as no-vas luminárias.

Desde o dia 18 de no-vembro, foram instaladosmais de 25 postes com du-

plos braços e lâmpadaseconomizadoras em todaa avenida Erivan França.Os serviços estão sendoexecutados pela Secreta-ria de Serviços Urbanos(Semsur), e o valor do in-vestimento é de R$1.798.781,25.

O secretário da Sem-sur, Raniere Barbosa, dis-se que a iluminação dotrecho das praias urbanasfaz parte do projeto dereurbanização da orla."Pela primeira vez, Natal

terá uma orla muito bemplanejada e urbanizada,voltada para a potencia-lização do turismo. Nossaintenção é que o natalen-se volte a frequentar aspraias urbanas da cida-de com uma boa infraes-trutura e mais seguran-ça", afirmou.

Além dela, estão nocronograma as praiasdos Artistas, do Forte, doMeio e Redinha. Nas de-mais áreas, a Semsurcontinua o trabalho de re-

moção dos postes antigose a instalação das basese as tubulações que irãopermitir a alimentaçãode energia para o proje-to de paisagismo e ilumi-nação pública da nova or-la. A previsão para a con-clusão dos serviços é pa-ra maio deste ano, com aexceção da praia da Re-dinha.

O projeto de reurbani-zação da orla urbana deNatal compreende o tre-cho que vai das zonas Sul

e Leste da cidade. Entre-tanto, a Redinha recebe-rá a nova iluminação. "Apraia da Redinha não es-tá no projeto de reurba-nização da prefeitura,mas ela também recebe-rá essa iluminação no se-gundo semestre", disse osecretário.

Entre as melhoriasprevistas no projeto dereurbanização da orla, es-tão a substituição do re-vestimento do piso doscalçadões, novos quios-

ques e mobiliários. Alémdisso, serão instaladosbanheiros acessíveis,rampas e escadarias pa-ra acesso à faixa de areia,área de estacionamento,áreas de recreação infan-til e academias da tercei-ra idade e de novos abri-gos para os bombeiros.

As obras estão corres-pondendo ao cronogramaestabelecido e são execu-tadas pela Secretaria Mu-nicipal de Obras Públicas(Semopi).

Estrutura faz parte do projeto de reurbanização que atende parte do litoral urbano natalense

ACESSIBILIDADEMais um grande benefício à

comunidade patuense foi inau-gurado recentemente. O pontode acesso gratuito à internet jáestá a pleno vapor. Nas palavrasdo dr. Getúlio, essa atitude degrande relevância social incen-tiva a democratização do aces-so e estabelece novos vínculossociais. Foi anunciado ainda queem breve novos pontos de aces-so serão espalhados pela cida-de, a iniciar-se pelo bairro No-va Patu.

BALANÇO 2013A Secretaria Municipal de

Agricultura, na pessoa de Ricar-do Vieira, fez um balanço de to-das as ações desenvolvidas pe-la pasta ao longo do ano de 2013.Ações que beneficiaram direta-mente não só o homem do cam-po, além do total apoio no com-bate e enfrentamento aos efei-tos da seca. Para o secretário, oano de 2013 só não foi mais pro-dutivo em virtude da seca queainda assola a nossa região. Noentanto, ele destaca que mesmocom as dificuldades a adminis-tração da prefeita Evilásia fezo possível para melhorar e man-ter viva a esperança do peque-no e médio produtor de Patu.

Quem dá o tomdo glamour esta semana é oquerido ApolionRodrigues, que celebra comtoda a pompamais um ano de sucessoamanhã.Parabéns!

Celebrando maisum ano de sucessoamanhã, o queri-

do amigo esecretário de

Cultura, JúniorSantos, brindará

ao lado dos melhores.

Felicidades!

Brindamos ao lado do dr.Getúlio Barbosa pelos grandesfeitos realizados em nossacidade no último ano. No clique, ao lado do querido Bruno Campelo

A amiga Arielly Nunes celebra com muita alegria esta semana. Sucesso!

Aco

ntec

endo

Festejando mais um ano de conquis-ta e sucesso os queridos: Apolion Ro-drigues, nosso secretário de Cultura, Jú-nior Santos; as queridas Luana Corteze Arielly Nunes, o amigo Hemilky Sou-za, a querida Ana Lúcia Matias e a lin-da Fabrícia Dantas. Parabéns!

Começam hoje as badalações do Jegue Fo-lia, em Marcelino Vieira, com promessas de su-cesso. O evento recebe grandes atrações daBahia para agitar o público. Hoje tem o caris-ma de Saulo Fernandes, a programação seguiráaté o domingo com shows das bandas BabadoNovo e Chicabana.

Quem também inicia o ano com mui-to badalo é a cidade de Caraúbas. Atradicional festa de São Sebastião já co-meçou e recebe grandes atrações no Cir-co do Forró. Hoje, quem comanda a fes-ta é a banda Circuito Musical; amanhã,a banda Pegada de Luxo e Forró dos Trêsanimam a galera.

Esta semana, deu-se início ao XVIII Cercode Jericó, coordenado pela Renovação Caris-mática de nossa cidade. O evento religiosotranscorrerá até o dia 12/1, com orações e par-ticipação efetiva da comunidade católica. Par-ticipe!

Começando o ano com a coleção re-sort de várias marcas, a Lord Boutiquejá está arrasando em toda a região, dáuma passadinha lá e mergulhe nos gran-des hits da moda nacional.

Page 16: Mossoró - RN, 10 de janeiro de 2014 - Nº 16.546 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100114.pdf · 2 Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 Opinião emerycosta@uol.com.br

Articulações que devem definir cargo para o período de 2015/2016 são encaminhadas durante recesso

"Carlinhos do Rosado" desponta como nome em potencial para presidente da Casa

PORTO DO MANGUE- Apesar do recesso par-lamentar, nos bastidoresda Câmara Municipal dePorto do Mangue estãoem andamento as articu-lações com vistas à elei-ção da futura mesa dire-tora para o biênio 2015-2016.

As discussões tomamproporções no âmbitodos partidos políticos etambém na base gover-nista, já que um dos prin-cipais nomes à sucessãodo atual presidente daCasa, Jailson Fernandes(DEM), é um forte alia-do do prefeito FranciscoGomes Batista, "Titico"(PMDB).

Vereador no exercíciodo terceiro mandato,"Carlinhos do Rosado"(PMDB) desponta comonome em potencial parapresidir o Legislativoporto-manguense nopróximo biênio. Esseprojeto é remanescente

Articulações

Oficialização

Homologado concurso público de João Câmara JOÃO CÂMARA - A

edição de quinta-feira úl-tima, dia 9 de janeiro, doDiário Oficial dos Municí-pios, na página eletrônicada Federação dos Municí-pios do Rio Grande do Nor-te (Femurn), veiculou cópiado Termo de Homologaçãoassinado pelo prefeito deJoão Câmara, região doMato Grande, Ariosvaldo

Targino de Araújo, "Vavá"(DEM), referente ao Con-curso Público nº 001/2013.

Pelo ato do dia 8 destemês, o chefe do Executivohomologou oficialmente oconcurso público realizadoem 3 de novembro de 2013,destinado ao preenchi-mento de vagas do quadrode funcionários da Prefei-tura, objeto do Edital de

Concurso nº 001/2013, de23 de agosto, e suas retifi-cações, com base no resul-tado oficial final divulga-do pela empresa executo-ra do concurso em 24 de de-zembro transposto.

O resultado final do cer-tame seletivo público rela-cionou os candidatos porordem de classificação, eapós o julgamento de todos

os recursos apresentadose respondidos, através daempresa Conpass - Con-cursos Públicos e Asses-sorias Eireli, responsávelpela aplicação do concur-so, conforme descrito no re-ferido procedimento ho-mologatório. O processo deseleção pública ofertou umtotal de 12 vagas de níveismédio e superior.

POSTOSUma das vagas ficou re-

servada para pessoas comnecessidades especiais. Aprova escrita para todos oscargos aconteceu dia 3 denovembro de 2013, das8h30 às 11h30, na EscolaMunicipal Professor Cíce-ro Varela, centro de JoãoCâmara.

O concurso ofereceu

nove vagas para Agen-te Comunitário de Saú-de e três para a atribui-ção de procurador-ger-al do município. A remu-neração variou de R$950,00 a R$ 2 mil, comjornada de 40 horas se-manais. A validade seráde dois anos, podendoser prorrogado por igualperíodo.

Cidades8 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Eleição da Câmara Municipal de Porto doMangue é assunto dominante nos bastidores

de 2013, quando reelei-to o edil já projetava suacandidatura à presidên-cia da mesa.

Nos diversos setores

da cidade, o assunto do-mina as rodas de discus-sões, onde as conversasgeralmente versam emtorno da eleição para a

presidência da CâmaraMunicipal, que habitual-mente acontece na últi-ma sessão ordinária doano.

Além de "Carlinhos doRosado", estão surgindooutros vereadores pro-pensos a lançarem seusnomes na disputa. É o ca-so do vereador AclécioFelipe de Santana(PMDB) e do atual pre-sidente da Casa, JailsonFernandes (DEM), quenão descarta a possibili-dade de tentar permane-cer à frente da Mesa Di-retora por mais doisanos.

Diante do avanço dasarticulações e o crescen-te interesse dos pares daedilidade em relação aopleito sucessório, poderásurgir um fato novo nocenário. Seria a anteci-pação da eleição dos

membros da mesa, umartifício cada vez maispresente no cotidiano doslegislativos municipais.

O certo é que o proces-so de escolha da futuraMesa Diretora da Câma-ra Municipal entra emcontagem regressiva eacirra o clima de dispu-ta nos bastidores, tor-nando o quadro indefini-do e de final imprevisí-vel. "Carlinhos do Rosa-do" desponta como umbom nome e com boaaceitação entre os edis.Além da sua aproxima-ção com o prefeito "Titi-co", ele é conhecido e ad-mirado pela firmeza desuas decisões e posiçõespolíticas.

Disputa mobiliza nomesdo DEM e PMDB

Page 17: Mossoró - RN, 10 de janeiro de 2014 - Nº 16.546 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100114.pdf · 2 Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 Opinião emerycosta@uol.com.br

Social 9www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

PARABÉNS PARA VOCÊNesta data querida: hoje, 10/1,

Williana Fernandes, Natália Mo-ta; amanhã, 11/1, médica Cata-rina Helena Godeiro, GilneideMaia, Leci da Igreja, Beonira Sil-va, Ceziana Amaral, Vonúvio Pra-xedes, Pedro Lucas Câmara, Ve-rônica Sales, Nevinha Freitas,Marta Regina Costa Cunha Pe-reira; domingo, 12/1, Ana Gabrie-la, Cíntia Soares, Diogo Targino;segunda-feira, 13/1, Wender Be-zerra. Muitas felicidades, mui-tos anos de vida!

SEJAM BEM-VINDOS!Começa hoje nossa festa alusi-

va ao nosso padroeiro São Sebas-tião com a chegada da imagem àmatriz, hasteamento das bandei-ras e logo após a missa de aber-tura tem show com o Ministériode Música Mater Dei. Lembran-do que nossa festa começa hoje esó terminará dia 20. Que ela co-mece e termine em paz. Viva SãoSebastião!

O primo WenderBezerra celebra odom da vida napróxima segunda-feira e hoje recebeos votos defelicidades mil!

Desejamos tudo demelhor à queridaMarta Regina CostaCunha Pereira, quecelebra o dom da vida amanhã e hojebrindamos a data.Tim-tim!

Estil

o Q

uem

Aco

ntec

e

PAULA IOHARACom festão preparado a régua e compasso pela avó Ceição e mãe Jeomara, a lindinha

Paula Iohara recebe seus amiguinhos e demais convidados na tarde de amanhã na residên-cia da titia Rafaela para brindar seu aniversário. Este ano, o tema escolhido foi a Minnie e,claro, tudo sairá como manda o figurino, com as bênçãos do vovô coruja dr. Queiroz. Parabéns!

ADRIANA AFONSOMédica especializada em cirurgia plástica, a doutora Adriana Afonso, preferida entre

as dondocas da terrinha, é destaque na Revista Público A, do jornalista Rodrigo Kawasa-ki, que fala em cirurgias plásticas e aponta os melhores profissionais da área. Ela é radi-cada em Fortaleza, mas tem raízes em Caraúbas. Parabéns e sucesso sempre!

Aniversariante de amanhã, o amigoVonúvio Praxedesposando ao lado da sua musa Fernanda Marques e recebendo os votos de felicidades mil da coluna.Ele merece tudo de bom!

A linda princesinha Paula Iohara celebra seu aniversário amanhã

com festão, e hoje desejamos toda afelicidade que houver nesta vida!

@ Senhas para o Circo do Forrócomeçam a ser vendidas hoje na Far-mácia Fórmula Certa, lembrando quehoje é casadinha para curtir Circui-to Musical e Pé de Ferro, além de Pe-gada de Luxo e Forró dos Três ama-nhã. Bom demais!

@ Amanhã, a partir das 16h, nanossa matriz de São Sebastião, acon-tecerá o casamento comunitário. Vá-rios casais farão juras de amor pe-rante o altar, em cerimônia presididapelo padre Fred Gurgel.

@ Domingo, tem alta velocidade,tem forró e muito mais no II Motocrossdo Olho d'Água Park Hotel, com ani-mação de Ferro na Boneca. Senhasno Ponto do Pão e Chaplin. Vamos,sim!

@ Falando em festa,domingo tam-bém tem a Cavalgada de São Sebas-tião, que neste ano chega à sua VIedição com vaqueiros confirmados detodo o Estado. Oba!

@ Na loja Tendência Boutique,deMicherlane Rodrigues, está cheia denovidades para as luluzinhas de bomgosto que querem arrasar na festado nosso padroeiro. Passa lá e con-fira!

@ Ana Paula Dantas manda avi-sar que dia 17 terá consulta oftalmo-lógica na Ótica Davi. Agende já suavaga!

Cronograma seguirá de acordo com terminação da placa dos veículos cadastrados no RN

Ipem divulga calendário para verificação de taxímetrosDefinido

O Instituto de Pesos eMedidas do Estado do RioGrande do Norte (Ipem-RN) deu início à verifica-ção de taxímetros em usonos veículos do Estado.A ação seguirá o calendá-rio estabelecido de acor-do com a terminação daplaca do táxi.

A verificação periódi-ca do equipamento é obri-gatória, segundo a Porta-ria do Inmetro nº 201, de21 de outubro de 2002.

Os taxímetros dos veí-culos sediados em Natal,Parnamirim, Macaíba,São Gonçalo do Amaran-te e Extremoz serão veri-ficados na sede do Ipem-

RN, situada na rua SãoJorge, nº 1036, Cidade daEsperança, Natal, das 7hàs 13h.

Já os táxis do municí-pio de Mossoró terão seusequipamentos verificadosno Escritório Regional,que fica na rua César Lei-te, nº 10, Nova Betânia,também no horário das 7hàs 13h.

"O objetivo é garantiro perfeito funcionamentodos equipamentos, paraque nenhum consumidorseja prejudicado por algu-ma cobrança irregular pe-la corrida", explica o dire-tor do instituto potiguar,Carlson Gomes.

[email protected]úbas

Rodrigues

O não-comparecimen-to do taxista para a veri-ficação do taxímetro queequipa o seu veículo po-derá acarretar auto de in-fração.

Calendário de verificação de taxímetros no Rio Grande do Norte

MÊS DE

VERIFICAÇÃO

1 JANEIRO 2014

2 FEVEREIRO 2014

3 MARÇO 2014

4 ABRIL 2014

5 MAIO 2014

6 JUNHO 2014

7 JULHO 2014

8 AGOSTO 2014

9 SETEMBRO 2014

0 OUTUBRO 2014

Para a execução do serviço deverificação do taxímetro, é necessárioapresentar os seguintes documentos:

- Documento original do veículo;- Certificado do Inmetro atualmente utilizado.- Já para instalação de um novo taxímetro, ocondutor precisa apresentar:- Ofício de instalação da prefeitura;- Cópia do documento do veículo;- Documento do taxímetro;- Comprovante de endereço do titular.- Caso o taxista tenha dúvidas ou precise demais informações, ele poderá entrar em conta-to com a Ouvidoria do Ipem-RN, através dotelefone 0800-281-4054, ou ainda pelo tele-fone do Taxímetro do Ipem-RN: (84) 3205-4885, sempre de segunda a sexta-feira, das7h às 13h.

TERMINAÇÃO

DA PLACA

Taxímetros precisam passar porinspeção para serem liberados

Page 18: Mossoró - RN, 10 de janeiro de 2014 - Nº 16.546 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100114.pdf · 2 Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 Opinião emerycosta@uol.com.br

Cidades10 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Balanço

Sistema de Telemedicina já diagnosticou mais de 10mil casos de infarto no RN

RN foi o primeiro Estado a instalar o sistema

Sistema facilita diagnóstico em várias cidades do Estado

Central de atendimento favorece acesso à segunda opinião médica em casos críticos

O Programa de Tele-medicina do Rio Grandedo Norte encerra o ano de2013 com um balanço po-sitivo de suas atividades.Sua atuação nos 167 mu-nicípios do Estado já pos-sibilitou, desde a implan-tação, em setembro de2010, o diagnóstico demais de 10 mil casos de in-farto.

"O programa atua nodiagnóstico prévio, aten-dendo pacientes comqueixas que, caso sejamidentificadas como doen-ças cardiológicas, permi-tem ao médico assisten-te encaminhar o pacien-te em tempo hábil a umaunidade especializada",explica o coordenador doPrograma Estadual deTelemedicina, CarlosEduardo de Albuquer-que.

A Central de Teleme-dicina contempla aindao acesso à segunda opi-nião médica. "Além deemitirem os laudos, os es-pecialistas podem passar,por telefone, orientaçõessobre a conduta médica",completa.

Somente durante o ano

O Rio Grande do Nor-te foi o primeiro Estadodo Brasil a implantar atecnologia da telemedi-cina como política desaúde pública. Atual-mente é o Estado da Fe-deração que tem maisaparelhos instalados efuncionando.

Os aparelhos eletro-cardiógrafos estão insta-

lados em todos os hospi-tais da rede estadual desaúde, nas unidades doSamu, e nos municípiospodem ser instalados emEstratégias de Saúde daFamília, Unidades Bási-cas de Saúde e Unidadesde Pronto Atendimento.

Ao chegar à unidadede saúde com suspeitade problemas cardíacos,

o paciente é examinadocom ajuda do equipa-mento portátil, que po-de ser manuseado porum médico, enfermeiroou técnico de enferma-gem capacitado pela Se-sap.

Os exames cardiológi-cos gerados são enviadosem tempo real atravésde telefonia fixa ou mó-

vel, e internet, permitin-do que cardiologistas noHospital do Coração(Hcor), em São Paulo, ena ITMS Telemedicinado Brasil, em Minas Ge-rais, prestem telecon-sultas por meio virtuale façam diagnósticosatravés de eletrocardio-gramas, em poucos mi-nutos.

OPORTUNIDADE

Vende-se casa no conjunto SantaDelmira. Residencial Maria Helena.Casa 3, com 2 quartos, banheiro socialcom box de vidro, sala, cozinha, áreade serviço. Condomínio com piscina,churrasqueira, 2 vagas na garagem(sendo 1 coberta). Valor R$ 120.000,00.

Interessados ligar para8811-1275 / 3316-1275

de 2013 foram realizados46.303 exames em 222unidades de saúde de to-do o Estado. Desde o iní-cio do programa, em se-tembro de 2010, até 31 dedezembro de 2013 foramrealizados 245.399 exa-mes (tele eletrocardiogra-mas) em 234 unidades desaúde do RN, com 426.019diagnósticos, sendo des-tes, 10.070 infartos.

Para 2014 as princi-pais metas são a imple-

mentação dos 62 novosaparelhos em Unidadesde Estratégia de Saúde daFamília da zona rural dasoito regiões de saúde."Queremos priorizar ainstalação do programaem áreas mais remotas".Outro projeto a ser concre-tizado este ano é a implan-tação do Tele M.A.P.A. eTele Holder, exames espe-cíficos, de média comple-xidade, para acompanha-mento, em 24 horas, da

pressão arterial e da fre-quência cardíaca, respec-tivamente.

Estes procedimentossão feitos atualmente ape-nas por prestadores pri-vados. "O objetivo é ofe-recer à população um ser-viço totalmente público eque vai diminuir a deman-da que existe atualmente,evitando transferênciasde pacientes do interior doEstado para a capital",lembra o coordenador.

VENDE-SE MOTO

VENDE-SE UMA MOTO YAMAHA FAZER 250CCANO 2007 COR AZUL. VALOR R$ 4.700,00.

INTERESSADOS FALARCOM KLÉBER

9616-0840