lendas 9o. ano e - 2013

39
ALUNOS DO 9º. Ano E TRABALHO LENDAS

Upload: marcia-facelli

Post on 01-Jul-2015

588 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lendas 9o. ano E - 2013

ALUNOS DO 9º. Ano E

TRABALHO LENDAS

Page 2: Lendas 9o. ano E - 2013

Aluna:Fernanda Moura Ortmann

n°:11 9°e

A Lenda da vitória-régia

Page 3: Lendas 9o. ano E - 2013

A lenda da vitória-régia é de origem indígena tupi-guarani e muito popular na Amazônia. Com esta lenda, os pajés explicavam para os índios de sua tribo a origem desta bela planta aquática.

De acordo com a lenda, quando a Lua (um deus para os indígenas) se punha atrás das montanhas ficava namorando belas moças indígenas. Toda vez que a Lua se escondia, levava consigo uma linda índia que era transformada em estrela.

Numa tribo tupi-guarani vivia uma índia chamada Naiá. O sonho dela era também ser levada pela Lua e transformada numa estrela. Toda noite, Naiá subia no alto das montanhas na esperança de ser notada pela Lua. Porém, por mais que ela subisse e tentasse aparecer, nada acontecia.  

Numa linda e iluminada noite, Naiá viu o reflexo da Lua no lago. Acreditando que a Lua se aproximava para levá-la, atirou-se nas águas e desapareceu.

A Lua, que ficou impressionada com o ocorrido, resolveu transformar a índia numa linda planta aquática: a vitória-régia. É por isso, explica a lenda indígena, que esta planta apresenta lindas flores que abrem somente à noite, exalando um perfume agradável. 

A lenda da vitória-régia

Page 4: Lendas 9o. ano E - 2013

A lenda da vitória-régia é de origem indígena tupi-guarani e muito popular na Amazônia. Com esta lenda, os pajés explicavam para os índios de sua tribo a origem desta bela planta aquática.

De acordo com a lenda, quando a Lua (um deus para os indígenas) se punha atrás das montanhas ficava namorando belas moças indígenas. Toda vez que a Lua se escondia, levava consigo uma linda índia que era transformada em estrela.

Numa tribo tupi-guarani vivia uma índia chamada Naiá. O sonho dela era também ser levada pela Lua e transformada numa estrela. Toda noite, Naiá subia no alto das montanhas na esperança de ser notada pela Lua. Porém, por mais que ela subisse e tentasse aparecer, nada acontecia.

Quando na noite seguinte, a índia foi castigada pele Lua por a ter seguido e a transformou na planta aquática conhecida como vitória-régia.

Novo Final

Page 5: Lendas 9o. ano E - 2013

A vitória-régia ou victória-régia (Victoria amazonica) é uma planta aquática da família das Nymphaeaceae, típica da região amazônica. Ela possui uma grande folha em forma de círculo, que fica sobre a superfície da água, e pode chegar a ter até 2,5 metros de diâmetro e suportar até 40 quilos se forem bem distribuídos em sua superfície.

Sua flor (a floração ocorre desde o início de março até julho) pode ser branca, lilás, roxa, rosa e até amarela , e expelem uma divina fragrância noturna adocicado do abricó, chamada pelos europeus de "rosa lacustre", mantem-se aberta até aproximadamente as nove horas da manhã do dia seguinte.

Page 6: Lendas 9o. ano E - 2013

Lenda: Salamanca do Jarau.Beatriz Cristina de Mattos. Nº3Leandra Martins de Souza. Nº18Eduarda Rodriguez da Silva. Nº8

Page 7: Lendas 9o. ano E - 2013
Page 8: Lendas 9o. ano E - 2013

No tempo dos padres jesuítas, existia um moço sacristão no Povo de Santo Tomé, na Argentina, do outro lado do rio Uruguai. Ele morava numa cela de pedra nos fundos da própria igreja, na praça principal da aldeia.

Page 9: Lendas 9o. ano E - 2013

Ora, num verão mui forte, com um sol de rachar, ele não conseguiu dormir a sesta. Vai então, levantou-se, assoleado e foi até a beira da lagoa refrescar-se. Levava consigo uma guampa, que usava como copo.

Page 10: Lendas 9o. ano E - 2013

Coisa estranha: a lagoa toda fervia e largava um vapor sufocante e qual não é a surpresa do sacristão ao ver sair d'água a própria Teiniaguá, na forma de uma lagartixa com a cabeça de fogo, colorada como um carbúnculo. Ele, homem religioso, sabia que a Teiniaguá - os padres diziam isso!- tinha partes com o Diabo Vermelho, o Anhangá-Pitã, que tentava os homens e arrastava todos para o inferno. Mas sabia também que a Teiniaguá era mulher, uma princesa moura encantada jamais tocada por homem. Aquele pelo qual se apaixonasse seria feliz para sempre.

Page 11: Lendas 9o. ano E - 2013

Assim, num gesto rápido, aprisionou a Teiniagá na guampa e voltou correndo para a igreja, sem se importar com o calor. Passou o dia inteiro metido na cela, inquieto, louco que chegasse a noite. Quando as sombras finalmente desceram sobre a aldeia, ele não se sofreu: destampou a guampa para ver a Teiniaguá. Aí, o milagre: a Teiniaguá se transformou na princesa moura, que sorriu para ele e pediu vinho, com os lábios vermelhos. Ora, vinho só o da Santa Missa. Louco de amor, ele não pensou duas vezes: roubou o vinho sagrado e assim, bebendo e amando, eles passaram a noite.

Page 12: Lendas 9o. ano E - 2013

No outro dia, o sacristão não prestava para nada. Mas, quando chegou a noite, tudo se repetiu. E assim foi até que os padres finalmente desconfiaram e numa madrugada invadiram a cela do sacristão. A princesa moura transformou-se em Teiniaguá e fugiu para as barrancas do rio Uruguai, mas o moço, embriagado pelo vinho e de amor foi preso e acorrentado.

Page 13: Lendas 9o. ano E - 2013

Como o crime era horrível - contra Deus e a Igreja! - foi condenado a morrer no garrote vil, na praça, diante da igreja que ele tinha profanado.

Page 14: Lendas 9o. ano E - 2013

No dia da execução, todo o Povo se reuniu diante da igreja de São Tomé. Então, lá das barrancas do rio Uruguai a Teiniaguá sentiu que seu amado corria perigo. Aí, com todo o poder de sua magia, começou a procurar o sacristão abrindo rombos na terra, um valos enormes, rasgando tudo. Por um desses valos ela finalmente chegou à igreja bem na hora em que o carrasco ia garrotear o sacristão. O que se viu foi um estouro muito grande, nessa hora, parecia que o mundo inteiro vinha abaixo, houve fogo, fumaça e enxofre e tudo afundou e tudo desapareceu de vista. E quando as coisas clarearam a Teiniaguá tinha libertado o sacristão e voltado com ele para as barrancas do rio Uruguai.

Page 15: Lendas 9o. ano E - 2013

Vai daí, atravessou o rio para o lado de cá e ficou uns três dias em São Francisco de Borja, procurando um lugar afastado onde os dois apaixonados pudessem viver em paz. Assim, foram parar no Cerro do Jarau, no Quaraim, onde descobriram uma caverna muito funda e comprida. E lá foram morar, os dois.

Page 16: Lendas 9o. ano E - 2013

Essa caverna, no alto do Cerro, ficou encantada. Virou Salamanca, que quer dizer "gruta mágica", a Salamanca do Jarau. Quem tivesse coragem de entrar lá, passasse 7 Provas e conseguisse sair, ficava com o corpo fechado e com sorte no amor e no dinheiro para o resto da vida.

Page 17: Lendas 9o. ano E - 2013

Na Salamanca do Jarau a Teiniaguá e o sacristão se tornaram os pais dos primeiros gaúchos do Rio Grande do Sul. Ah, ali vive também a Mãe do Ouro, na forma de uma enorme bola de fogo. Às vezes, nas tardes ameançando chuva, dá um grande estouro numa das cabeças do Cerro e pula uma elevação para outra. Muita gente viu.

Page 18: Lendas 9o. ano E - 2013

Final ...

O gaúcho viu a caverna explodir, e a princesa conseguiu sair viva do lugar em forma de salamandra e retornou a Espanha.

Page 19: Lendas 9o. ano E - 2013

Lendas

Nome: Odair Xavier dos Santos Junior n°: 29 9º ano E

Nome: Felipo de Padua Silva nº: 10

Nome: André Felipe nº: 2

Nome: Edson Henrique nº

Page 20: Lendas 9o. ano E - 2013

Uma versão diz que a sétima criança em uma sequência de filhos do mesmo sexo tornar-se-á um lobisomem. Outra versão diz o mesmo de um menino nascido após uma sucessão de sete mulheres. Outra, ainda, diz que o oitavo filho se tornará a fera. Outra já diz que é apos a morte de um familiar que possuía a aberração e passou de pai pra filho, avô pra neto e assim por diante.As pessoas conhecem o licantropo na forma humana através de comportamentos estranhos, como mudança de comportamento, misteriosa e quase sempre com olhos cansados(olheira), o licantropo na forma humana é uma pessoa muito atenta as outras, sempre desconfiando de tudo como por exemplo, tem muito medo de ser descoberta a humanidade que é uma aberração, porém é muito protetora em forma humana.Em algumas regiões, o Lobisomem se transforma à meia noite de sexta-feira, em uma encruzilhada. Como o nome diz, é metade lobo, metade homem. Depois de transformado, sai à noite procurando sangue, matando ferozmente tudo que se move. Antes do amanhecer, ele procura a mesma encruzilhada para voltar a ser homem.Em algumas localidades diz-se que eles têm preferência por bebês não batizados. O que faz com que as famílias batizem suas crianças o mais rápido possível. Já em outras diz-se que ele se transforma se espojando onde um jumento se espojou e dizendo algumas palavras do livro de São Cipriano e assim podendo sair transformado comendo porcarias até que quase se amanheça retornando ao local em que se transformou para voltar a ser homem novamente. No interior do estado de Rondônia, o lobisomem após se transformar, tem de atravessar correndo sete cemitérios até o amanhecer para voltar a ser humano. Caso contrário ficará em forma de besta até a morte. O escritor brasileiro João Simões Lopes Neto escreveu assim sobre o lobisomem: "Diziam que eram homens que havendo tido relações impuras com as suas comadres, emagreciam; todas as sextas-feiras, alta noite, saíam de suas casas transformados em cachorro ou em porco, e mordiam as pessoas que a tais desoras encontravam; estas, por sua vez, ficavam sujeitas a transformarem-se em Lobisomens…" 1

Há também quem diga que um oitavo filho que tem sete irmãs mais velhas se torna lobisomem ao completar treze anos. Também dizem que o sétimo filho de um sétimo filho se tornará um lobisomem.A lenda do lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, e assim como em todo o mundo, os lobisomens são temidos por quem acredita em sua lenda. Algumas pessoas dizem que além da prata o fogo também mata um lobisomem. Outras acreditam que eles se transformam totalmente em lobos e não metade lobo metade homem.Algumas lendas também dizem que se um ser humano for mordido por um lobisomem, e não o encontrar a cura até a 12ª badalada desse mesmo dia, ficará lobisomem para toda a eternidade.

Lobisomem

Page 21: Lendas 9o. ano E - 2013

Existem várias condições médicas que podem imitar a aparência de um lobisomem e podem ter contribuído para a crença no início da existência literal das criaturas. Uma delas é a hipertricose, que cria o cabelo excepcionalmente longo no rosto e no corpo. Uma segunda condição, a porfíria, é caracterizada por extrema sensibilidade à luz (estimulando assim as suas vítimas a apenas sair à noite), convulsões, ansiedade e outros sintomas. Nenhuma dessas condições raras transforma qualquer pessoa num lobisomem, é claro, mas séculos atrás, quando a crença em bruxas, vampiros, e magia era comum, não demorou muito para gerar histórias de lobisomem.

Page 22: Lendas 9o. ano E - 2013

A sétima criança em uma sequência de filhos do mesmo sexo pode ter alguns sintomas médicos como hipertricose, que cria o cabelo excepcionalmente longo no rosto e no corpo, porfiria, que é caracterizada por extrema sensibilidade à luz (estimulando assim as suas vítimas a apenas sair à noite), convulsões, ansiedade e outros sintomas e então por ultimo uma vontade muito grande de consumir carne humana nas noites de lua cheia. Normalmente não assassina pessoas próximas a ele, como família e amigos, mas em alguns casos pode vir a acontecer.

NOVO FINAL

Page 23: Lendas 9o. ano E - 2013

GRUPO:ALEXSANDRA MOREIRA Nº01

NATALIA RODRIGUÊS Nº28

PAULO OLIVEIRA Nº30STELLA FILIPOVI Nº31

SÉRIE : 9ºE

Lenda : Gangue Do Palhaço

Page 24: Lendas 9o. ano E - 2013

LENDA: GANGUE DO PALHAÇO

Em meados de 1990 uma história assombrou a grande São Paulo. Por ocasião do lançamento de uma série especial no jornal NP chamada "os Crimes que abalaram o Mundo". Foi apresentado o caso de um Palhaço norte americano que na década de 60 assassinava crianças. Alguém inspirado na reportagem começou a difundir a estória de que um palhação na cidade de Osasco estaria roubando crianças para vender seus orgãos, moda na época, aos poucos a história chegou em toda grande São Paulo, e ganhava tons cada vez mais verídicos, agora o palhaço atacava em todo a região, tinha dois ajudantes, uma Kombi azul, e só atacava em escolas publicas. A estória chegou ao ponto que pessoas juravam ter visto reportagem no "AQUI AGORA", e realmente o boato foi tão forte que o NP chegou a dar algumas capas para a "gangue do Palhaço", uma escola (nome desconhecido), em Mauá chegou a ser "atacada" pelo Palhaço, todos sabiam de alguém que conhecia a vítima, mas ninguém conhecia a própria vítima.

Page 25: Lendas 9o. ano E - 2013

O NOVO FINAL...

Após um tempo sem aparecer nos jornais ,a gangue do palhaço, volta a matar e raptar crianças. Para a venda de orgãos ,talvez no mercado negro. De modo geral, causando pânico e medo na população, que testemunhava mortes e desaparecimentos sem explicações.

Muitas pessoas afirmam ter visto esta gangue, em uma kombi , circulando pela cidade. Porém ,todos que os viam, corriam para se esconder ,e não ser mais umas das vítimas da “Gangue do Palhaço”.

Espalha-se o rumor de que , os palhaços, sempre aparecem circulando pelas ruas, por volta das 11 da noite. Então, se você estiver andando na rua neste horário, lembre-se: Você talvez não esteja sozinho.

Page 26: Lendas 9o. ano E - 2013

Chupacabra

Nome:Danilo CostaNome:Diogo MoraesNome:Gabriel ViniciusNome:Jeorges DiasNome:Walyson Leonardo

Page 27: Lendas 9o. ano E - 2013

A lenda do ChupacabraChupa-cabra é uma suposta criatura responsável

por ataques sistemáticos a animais rurais em regiões da América, como Porto Rico, Flórida, Nicarágua, Chile, México e Brasil. O nome da criatura deve-se à descoberta de várias cabras mortas em Porto Rico com marcas de dentadas no pescoço e o seu sangue alegadamente drenado. Embora o assunto tenha sido explorado na mídia brasileira, os rumores sobre a existência do misterioso ser foram gradualmente desaparecendo, cessando antes da virada do milênio.

Page 28: Lendas 9o. ano E - 2013

O primeiro ataque relatado ocorreu em março de 1995 em Porto Rico. Neste ataque, oito cabras foram encontradas mortas, cada um com três perfurações no tórax e totalmente esvaídas de sangue. Em 1975, mortes similares na pequena cidade de Moca foram atribuídas a El Vampiro de Moca (O Vampíro de Moca). Inicialmente suspeitou-se que as mortes estariam relacionadas a cultos satânicos; posteriormente mais mortes foram registrados na ilha, reportadas por muitos fazendeiros. Cada animal teve seu sangue drenado por uma série de incisões circulares.

Logo após os primeiros registros dos incidentes em Porto Rico, várias mortes de animais foram relatadas em outros países como a República Dominicana, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Panamá, Peru, Brasil, Estados unidos e México.

Page 29: Lendas 9o. ano E - 2013

Imagem do Chupacabra

Page 30: Lendas 9o. ano E - 2013

FIM =D

Page 31: Lendas 9o. ano E - 2013

Lenda:A moça do cemitério

João Paulo Tavares,Leilane Gonzaga,Luana Pereira,Lucas Lanza,Natália Koenig

Page 32: Lendas 9o. ano E - 2013

A mulher do TáxiEm uma bela noite,uma linda moça morena viu um

taxista e pediu pra ele levá-la até o cemitério.Quando ela saiu do taxi

ela pegou e beijou o cara e depois entrou no cemitério e desapareceu.Era tudo tão estranho porque era bem na madrugada e ela depois não

apareceu.No dia seguinte o taxista foi até na casa desta mulher e tocou a campainha e esperou abrirem a porta e uma

senhora idosa abriu dando bom dia a ele e perguntando o que ele deseja.Ele perguntou da moça

morena de cabelos longos que ele tinha levado ao cemitério e a senhora mostrou a foto do quadro

perguntando se era aquela moça que ele procurava.E ele disse que sim.Então ela enxugou as lágrimas e

disse que aquela era a filha dela mais que infelizmente fazia muito tempo que ela não estava

mais entre nós.Está história faz parte do imaginário popular do povo paraense e a mulher realmente existiu.Morreu muito cedo e o seu presente de aniversário era uma volta de taxi até a cidade.Dizem que toda vez que ela faz

aniversário ela vai ate a cidade.

Page 33: Lendas 9o. ano E - 2013

A foto acima é do túmulo da mulher do taxi que se chama Josphina Conte que nasceu 19 de abril de 1915 e morreu em 1931 aos 16 anos.

Page 34: Lendas 9o. ano E - 2013

Lendas Urbanas - A Mulher do Táxi.mp4

Page 35: Lendas 9o. ano E - 2013

Final da lenda produzida pelo grupo

Page 36: Lendas 9o. ano E - 2013

MOV03227.AVI

Page 37: Lendas 9o. ano E - 2013

TRABALHO DE REDAÇÃO: CORPO SECO

Aluno: João Pedro Marchioro 9° E

Page 38: Lendas 9o. ano E - 2013

O corpo-seco é um personagem do folclore brasileiro comum no interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais e região Centro-Oeste. De acordo com a lenda, o corpo-seco foi um homem muito malvado que vivia prejudicando as pessoas. Era tão ruim que maltratava e batia na própria mãe. A lenda do corpo-seco  Após sua morte, de acordo com a lenda, ele foi rejeitado por Deus e até pelo diabo. Até mesmo a terra, onde havia sido enterrado, o expulsou. Com o corpo em estado de decomposição teve que sair de seu túmulo. Começou a viver como alma penada, grudando nos troncos das árvores, que secavam quase que imediatamente. Ele então passou a viver assombrando as pessoas nas estradas. De acordo com a lenda, quando uma pessoa passa na estrada o corpo-seco gruda em seu corpo e começa a sugar o sangue. A vítima da assombração pode morrer caso ninguém passe na estrada para salvá-la.  O medo do corpo-seco Muitas pessoas que acreditam em lendas e são supersticiosas tem medo de caminhar em estradas desertas do interior, pois acham que podem ser atacadas por esta assombração. Muitos pais e avós, moradores destas regiões, também contam esta lenda para as crianças para provocar medo e evitar que elas saiam sozinhas por regiões desconhecidas.

Page 39: Lendas 9o. ano E - 2013

NOVO FINAL  Sendo nisso dois amigos voltaram para a floresta onde estava o Copo seco Nisso os dois amigos'' Jhon , Gabriel '' planejaram uma armadilha para tentar salvá-lo dessa maldição. Primeiro eles foram a um pai de santo que morava ali perto, chamaram-no e nada dele aparecer. Entraram na casa dele meio assustados. Os dois foram para um lugar que estava saindo um barulho meio estranho. Chegando lá, o famoso pai de santo chamado ''Smigol''.Sr . Smigol Podemos fazer uma pergunta?- Sr . Smigol : Pode sim , meus jovens aprendizes - Jhon : Sr Smigol A gente quer ajudar o corpo seco a tirar a maldição .- Sr . Smigol : Vai ser bem difícil, vocês vão precisar de uma coisa chamada : ''Olho de cobra''.- Gabriel : Perto de onde a gente mora tem um monte Sr . Smigol - Sr.Smigol : Então vocês precisam dele que eu vou ajudar . - Um certo tempo depois -- Jhon : Pronto ! , Pronto !- Sr . Smigol : Vocês tem que chegar perto dele e dizer a seguinte palavra : Iabadabadu Os dois amigos foram procurar o Corpo Seco , Depois de um tempo acharam e falaram o encantamento e ele virou a pessoa que era antes, só que bondosa .