lendas 9o ano d 2013

29
Disciplina: Leitura e Redação TRABALHO DAS LENDAS 9º. ANO D - 2013

Upload: marcia-facelli

Post on 03-Jul-2015

586 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Trabalho das Lendas - Apresentação 9o. D - 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Lendas 9o ano D 2013

Disciplina: Leitura e

Redação

TRABALHO DAS LENDAS

9º. ANO D - 2013

Page 2: Lendas 9o ano D 2013

Lendas BrasileirasCorpo Seco

Nomes: Milena Karolina, Nicole Santos, Gabriela Batista, Beatriz e Brenda

Nº 20,22,7,2,4

9 º ano D

Professora: Marcia

Page 3: Lendas 9o ano D 2013

A lenda do corpo-seco Corpo Seco

• De acordo com a lenda, o corpo-seco foi um homem muito malvado que vivia prejudicando as pessoas. Era tão ruim que maltratava e batia na própria mãe.

• Após sua morte, ele foi rejeitado por Deus e até pelo diabo. Até mesmo a terra, onde havia sido enterrado, o expulsou. Com o corpo em estado de decomposição teve que sair de seu túmulo. Começou a viver como alma penada, grudando nos troncos das árvores, que secavam quase que imediatamente.Ele então passou a viver assombrando as pessoas nas estradas. De acordo com a lenda, quando uma pessoa passa na estrada o corpo-seco gruda em seu corpo e começa a sugar o sangue. A vítima da assombração pode morrer caso ninguém passe na estrada para salvá-la.

Page 4: Lendas 9o ano D 2013

A lenda do corpo seco

• De acordo com a lenda, o corpo-seco foi um homem muito malvado que vivia prejudicando as pessoas. Era tão ruim que maltratava e batia na própria mãe.

Após sua morte, de acordo com a lenda, ele foi rejeitado por Deus e até pelo diabo. Até mesmo a terra, onde havia sido enterrado, o expulsou. Com o corpo em estado de decomposição teve que sair de seu túmulo. Começou a viver como alma penada, grudando nos troncos das árvores, que secavam quase que imediatamente.

• Ele então começou a viver nas estradas e sempre que alguém passava ele começava a correr atrás com um balde de água, para jogar nas pessoas e dizendo para nunca maltratarem suas mães, pois se não iriam ficar secos que nem ele.

Page 5: Lendas 9o ano D 2013

TRABALHO:LENDA

BRASILEIRA

Grupo: Felipe Marinho de Almeida

Wesley Barbosa de Sousa

N° 05 e 30

Serie : 9° Ano D

Page 6: Lendas 9o ano D 2013
Page 7: Lendas 9o ano D 2013

O NEGRINHO DO PASTORERO

• O protagonista é um menino muito negro e pequeno, escravo de um estancieiro muito mau; este menino não tinha padrinhos nem nome, sendo conhecido como Negrinho, e se dizia afilhado da Virgem Maria. Após perder uma corrida e ser cruelmente punido pelo estancieiro, o Negrinho caiu no sono, e perdeu o pastoreio. Ele foi castigado de novo, mas depois achou o pastoreio, mas, caindo no sono, o perdeu pela segunda vez. Desta vez, além da surra, o estancieiro jogou o menino sobre um formigueiro, para que as formigas o comessem, e foi embora quando elas cobriram o seu corpo. Três dias depois, o estancieiro foi até o formigueiro, e viu o Negrinho, em pé, com a pele lisa, e tirando as últimas formigas do seu corpo; em frente a ele estava a sua madrinha, a Virgem Maria, indicando que o Negrinho agora estava no céu. A partir de então, foram vistos vários pastoreios, tocados por um Neguinho, montado em um cavalo baio.

Page 8: Lendas 9o ano D 2013

NOVO FINAL

• depois de morto o negrinho movido por certo desejo de vingança voltou para atormentar o fazendeiro, até que ele parasse de abusar dos outros escravos e diz o mito que até hoje quando um dono de fazenda abusa dos servos ele aparecesse para dar uma lição de moral para aprender a ser um bom patrão

Page 9: Lendas 9o ano D 2013

Lenda do CurupiraO Curupira gosta de sentar na sombra das mangueiras para comer os frutos. Lá fica entretido ao deliciar cada manga. Mas se percebe que é observado, logo sai correndo, e numa velocidade tão grande que a visão humana não consegue acompanhar. "Não adianta correr atrás de um Curupira", dizem os caboclos, "porque não há quem o alcance".A função do curupira é proteger as árvores, plantas e animais das florestas. Seus alvos principais são os caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas de forma predatória.Para assustar os caçadores e lenhadores, o curupira emite sons e assovios agudos. Outra tática usada é a criação de imagens ilusórias e assustadoras para espantar os "inimigos das florestas".

Page 10: Lendas 9o ano D 2013

Final da Lenda

O curupira é assustador,pois as suas pernas viradas para trás e cabelos avermelhados causam medos.É um ser muito preservador da natureza,pois preserva tudo ao seu redor.Umas das principais imagens ilusórias são seus olhos esbranquiçados e a sua língua para fora.Seu assovio chega a ser mais forte do que o rugido do leão .Com seu esquisito jeito de andar pode traumatizar qualquer um,com seu chora de criança ninguém

Page 11: Lendas 9o ano D 2013

Imagens da Lenda

Curupira Curupira

Page 12: Lendas 9o ano D 2013

Nomes:

Ariely Fernanda, Graziela Aline, Nicolle f, Lanna de

Andrade.

Page 13: Lendas 9o ano D 2013
Page 14: Lendas 9o ano D 2013

Segunda a lenda, quando uma mulher tem 7 filhas e, depois, um homem, esse último filho será um Lobisomem.

Quando nasce, a criança é pálida, magra e possui as orelhas um pouco compridas. As formas de lobisomem aparecem a partir dos 13 anos de idade. Na primeira noite de terça ou sexta-feira após seu 13º aniversário, o garoto sai à noite e no silêncio da noite se transforma pela primeira vez em lobisomem e uiva para a Lua, semelhante a um lobo.

Após a primeira transformação, em todas as noites de terça ou sexta-feira, o homem se transforma em lobisomem e passa a visitar 7 partes da região, 7 pátios de igreja, 7 vilas e 7 encruzilhadas. Por onde ele passa, açoita os cachorros e desliga todas as luzes que vê, além de uivar de forma aterrorizante.

Quando está quase amanhecendo, o lobisomem volta a ser homem. Segundo o folclore, para findar a situação de lobisomem é necessário que alguém bata bem forte em sua cabeça. Algumas versões da história dizem que os monstros têm preferência por bebês não batizados, fazendo com que as famílias batizem suas crianças o mais rápido possível.

Versão verdadeira

Page 15: Lendas 9o ano D 2013

Segunda a lenda, quando uma mulher tem 7 filhas e, depois, um homem, esse último filho será um Lobisomem.

Quando nasce, a criança é pálida, magra e possui as orelhas um pouco compridas. As formas de lobisomem aparecem a partir dos 13 anos de idade. Na primeira noite de terça ou sexta-feira após seu 13º aniversário, o garoto sai à noite e no silêncio da noite se transforma pela primeira vez em lobisomem e uiva para a Lua, semelhante a um lobo.

Após a primeira transformação, em todas as noites de terça ou sexta-feira, o homem se transforma em lobisomem e passa a visitar 7 partes da região, 7 pátios de igreja, 7 vilas e 7 encruzilhadas. Por onde ele passa, açoita os cachorros e desliga todas as luzes que vê, além de uivar de forma aterrorizante.

Para acabar com a maldição, tem duas maneiras:É preciso cortar a calda do lobisomem , ou arrancar uma presa de sua boca

Versão modificada

Page 16: Lendas 9o ano D 2013

NOME:GUSTAVO N° 10

NOME:LUIZ N° 16

NOME:PEDRO N° 24

NOME:RICHARD N° 26

Page 17: Lendas 9o ano D 2013

Grupo: Larissa Rebeca M. da Silva 14

Mahysa Oliveira 17

Fernanda Zanotto Gombradi 5

Nathalia Yumi Takano 21

TRABALHO: LENDA BRASILEIRA

Page 18: Lendas 9o ano D 2013

Diz a lenda, que à noite, um assobio agudo perturba o sono das pessoas e assusta as crianças, ocasião em que o dono da casa deve prometer tabaco ou fumo. Ao ouvir durante a noite, nas imediações da casa, um estridente assobio, o morador diz:: - Matinta, pode passar amanhã aqui para pegar seu tabaco. No dia seguinte uma velha aparece na residência onde a promessa foi feita, a fim de apanhar o fumo. A velha é uma pessoa do lugar que carregaria a maldição de "virar" Matinta Perera, ou seja, à noite transformar-se neste ser indescritível que assombra as pessoas. A Matinta Perera pode ser de dois tipos: com asa e sem asa. A que tem asa pode transformar-se em pássaro e voar nas cercanias do lugar onde mora. A que não tem, anda sempre com um pássaro, considerado agourento, e identificado como sendo "rasga-mortalha". Dizem que a Matinta, quando está para morrer, pergunta:" Quem quer? Quem quer?" Se alguém responder "eu quero", pensando em se tratar de alguma herança de dinheiro ou jóias, recebe na verdade a sina de "virar" MatintaPerera.

Matinta Perera

Page 19: Lendas 9o ano D 2013

Diz a lenda, que à noite, um assobio agudo perturba o sono das pessoas e assusta as crianças, ocasião em que o dono da casa deve prometer tabaco ou fumo. Ao ouvir durante a noite, nas imediações da casa, um estridente assobio, o morador diz:: - Matinta, pode passar amanhã aqui para pegar seu tabaco. No dia seguinte uma velha aparece na residência onde a promessa foi feita, a fim de apanhar o fumo. A velha é uma pessoa do lugar que carregaria a maldição de "virar" Matinta Perera, ou seja, à noite transformar-se neste ser indescritível que assombra as pessoas. A Matinta Perera pode ser de dois tipos: com asa e sem asa. A que tem asa pode transformar-se em pássaro e voar nas cercanias do lugar onde mora. A que não tem, anda sempre com um pássaro, considerado agourento, e identificado como sendo "rasga-mortalha". Dizem que a Matinta, quando está para morrer, pergunta:" Quem você é? Quem você é?”Se a pessoa que responde é uma mulher ela é amaldiçoada tornando-se a nova Matinta mas, se é um homem ou um menino não!

Novo Final

Page 20: Lendas 9o ano D 2013

Nome: Rafael, João Paulo, Vinicius Barbosa

9º. Ano D

Page 21: Lendas 9o ano D 2013

Lendas Brasileiras

Saci-Pererê

Page 22: Lendas 9o ano D 2013

Saci-Pererê

O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro e originou-se entre as

tribos indígenas do sul do Brasil.

O saci possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está

com um cachimbo na boca.

Inicialmente, o saci era retratado como um curumim endiabrado, com

duas pernas, cor morena, além de possuir um rabo típico.

Page 23: Lendas 9o ano D 2013

Com a influência da mitologia africana, o saci se transformou em um negrinho que perdeu a perna lutando capoeira, além disso, herdou o pito, uma espécie de cachimbo, e ganhou da mitologia europeia um gorrinhovermelho.A principal característica do saci é a travessura, ele é muito brincalhão, diverte-se com os animais e com as pessoas. Por ser muito moleque ele acaba causando transtornos, como: fazer o feijão queimar, esconder objetos, jogar os dedais das costureiras em buracos e etc.

Segundo a lenda, o Saci está nos redemoinhos de vento e pode ser capturado jogando uma peneira sobre os redemoinhos.Após a captura, deve-se retirar o capuz da criatura para garantir sua obediência e prendê-lo em uma garrafa.Diz também a lenda que os Sacis nascem em brotos de bambus, onde vivem sete anos e, após esse tempo, vivem mais setenta e sete para atentar a vida dos humanos e animais, depois morrem e viram um cogumelo venenoso ou uma orelha de pau.

Page 24: Lendas 9o ano D 2013

Final da História

O saci depois de armar brincadeiras de mal gosto com seus colegas. Foi

punido com uma bela de uma pegadinha armada por seus colegas, eles

levaram o saci para perto de uma lagoa e lá o jogaram dentro da água.

Com isso o Saci parou de fazer pegadinhas de mal gosto com as pessoas

e decidiu as ajudar em vez de pregar peças em seus amigos.

Page 25: Lendas 9o ano D 2013

Bianca, Jaqueline, Letícia, Milena

C. e Thais

Nºs:3, 11, 15, 19 e 27

9º D

Page 26: Lendas 9o ano D 2013

Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia

e levava algumas moças consigo. Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava

com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la.

Os índios mais experientes alertavam Naiá, dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a

forma humana e virava uma estrela no céu. No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua.

Essa paixão virou obsessão no momento em que Naiá não queria mais comer nem beber nada, só admirar a Lua.

Numa noite em que o luar estava muito bonito, a moça chegou à beira de um lago, viu a lua refletida no meio das

águas e acreditou que o deus havia descido do céu para se banhar ali. Assim, a moça se atirou no lago em direção

à imagem da Lua. Quando percebeu que aquilo fora uma ilusão, tentou voltar, porém não conseguiu e morreu

afogada.

Comovida pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras:

uma estrela das águas – Vitória-Régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no

período da noite.

Page 27: Lendas 9o ano D 2013

Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo. Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la.

Os índios mais experientes alertavam Naiá, dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a forma humana e virava uma estrela no céu. No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. Essa paixão virou obsessão no momento em que Naiá não queria mais comer nem beber nada, só admirar a Lua.

Numa noite em que o luar estava muito bonito, a moça chegou à beira de um lago, viu a lua refletida no meio das águas e acreditou que a deusa havia descido do céu para se banhar ali. Assim, a moça se atirou no lago em direção à imagem da Lua. Quando percebeu que aquilo fora uma ilusão, tentou voltar, porém não conseguiu e morreu afogada.

Então, o deus Lua ficou furioso e decidiu não transformá-la em uma estrela...

Page 28: Lendas 9o ano D 2013

..resolveu transformá-la em uma linda ave branca, que

voa apenas ao anoitecer ao redor da lua, fazendo voltas,

e escrevendo mensagens nas nuvens para os índios da

sua tribo.

Os índios achavam que a ave era sagrada, pois

repararam que essa ave sempre aparecia ao anoitecer,

dançando entre as nuvens, e faziam suas cerimônias

toda vez em que a ave aparecia, de 7 em 7 dias, para

dar sorte em suas colheitas e festividades.

Page 29: Lendas 9o ano D 2013