jornal voz da comunidade nº 71 - fevereiro de 2013

16
Jornal Edição nº 71 - Ano V Zona Leste, Fevereiro de 2013 “em defesa do planeta terra, pelo fim das desigualdades sociais e por uma sociedade mais justa e fraterna” Distribuição Gratuita [email protected] - 10.000 Exemplares TEÓLOGO LEONARDO BOFF NA ZONA LESTE Dia 2 de Março às 9 horas em Itaquera. Veja na página 9 Se grandes são as trevas que se abatem sobre nossos espíritos, maiores ainda são as nossas ânsias por luz (Leonardo Boff) A Zona Leste (como toda a periferia) elegeu Fernando Haddad Editorial Página 2 Cursinho Pré-Vestibular Gratuito Acontece Página 8 Combate à Influência do Marketing Finanças Página 6 Lucas Evangelista e Médico - 3ª Parte Momento Bíblico Página 12 Dom Angelico, um pouco da história da Zona Leste Personalidade Página 11 11ª Semana da Teologia no setor Pastoral Dias 4 a 8 de Fevereiro de 2013 Segunda a Sexta: 19h30 Local: Rua Miguel Rachid, 997 – Salão da Igreja São Francisco de Assis. Informações: Messias e-mail: [email protected] Pe. José Maria e-mail: [email protected] 11ª SEMANA

Upload: ricardo-leocadio

Post on 29-Mar-2016

262 views

Category:

Documents


38 download

DESCRIPTION

Jornal Voz da Comunidade nº 71 - Fevereiro de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Voz da Comunidade nº 71 - Fevereiro de 2013

VOZ DA COMUNIDADEJo

rna

l Edição nº 71 - Ano VZona Leste, Fevereiro de 2013

“em defesa do planeta terra,pelo fim das desigualdadessociais e por uma sociedade

mais justa e fraterna”

Distribuição [email protected] - 10.000 Exemplares

TEÓLOGO LEONARDO BOFF NA ZONA LESTE

Dia 2 de Março às 9 horas em Itaquera.Veja na página 9

Se grandes são as trevas que se abatem sobre nossos espíritos, maiores ainda são

as nossas ânsias por luz(Leonardo Boff)

A Zona Leste(como toda a

periferia) elegeu Fernando Haddad

Editorial Página 2

CursinhoPré-Vestibular

GratuitoAcontece Página 8

Combate à Influência do

Marketing Finanças Página 6

Lucas Evangelista e Médico - 3ª Parte

Momento Bíblico Página 12

Dom Angelico, um pouco da história

da Zona LestePersonalidade Página 11

11ª Semana da Teologia no setor PastoralDias 4 a 8 de

Fevereiro de 2013Segunda a Sexta:

19h30

Local: Rua Miguel Rachid, 997 – Salão da Igreja

São Francisco de Assis.Informações: Messias

e-mail: [email protected]. José Maria

e-mail: [email protected]ª SEMAnA

Page 2: Jornal Voz da Comunidade nº 71 - Fevereiro de 2013

Associação Voz da ComunidadeRua Miguel Rachid, 997 - Ermelino Matarazzo

São Paulo – SP - Fone: 2546-4254Correio eletrônico: [email protected]

Tiragem: 10.000 exemplares - Distribuição interna, sem fins lucrativos - Todos os envolvidos na

elaboração deste jornal são voluntários.

Os artigos assinados não refletem necessariamente a filosofia (objetivos) do jornal, são de responsabilidade dos autores.Jornalista Responsável: José Maria dos Santos - MTb: 11.413 - Articulistas: Prof. Odilon Guedes, Dr. Almir Pazzianotto, Dr. Wálter Maierovitch

Colaboradores: José Augusto Rocha Lima, Sebastião Galdino, Maurinho de Jesus - Pastoral Social: Luis FrançaPastoral da Comunicação: Luís França, Magnelson, Fernando Cruz, Marcondes Messias, Vanessa Baltazar, Professor Waldir Augusti, Ricardo Baba,

Mauro Margarido e Danilo Ferrari - Revisão: Alexssander S. Santos - Publicidade e Propaganda: Deise Cassi (98868-2884)Produção e Diagramação: Ricardo Leocadio - Mtb: 61.512/SP - (98136-1016).

2 Fevereiro de 2013 [email protected]

Impressão: TAIGA GRÁFICA E EDITORA LTDA. Fone: 2409-7926 - Apoio/Parceria: FUNDAÇÃO TIDE SETÚBAL.

Editorial

Nas últimas eleições, os votos das regiões mais dis-tantes foram os responsáveis para eleger Fernando Ha-ddad Prefeito de São Paulo.

Do total de 1.855.858 vo-tos na região leste no 2º turno das eleições munici-pais de 2012, Fernando Ha-ddad (PT) teve 1.152.739 enquanto 703.119 eleitores votaram no seu adversário José Serra (PSDB). O total dos que escolheram Ha-ddad menos os computa-dos a José Serra resulta em uma diferença de 449.620 votos, ou seja, um percen-tual enorme a favor do can-didato petista somente na zona leste. Portanto, é no-tória a diferença entre os votos dados a José Serra, e Fernando Haddad.

Se acompanharmos a votação de Serra em todas as zonas eleitorais da cida-

de, constatamos que nas áreas mais privilegiadas e de maior poder aquisitivo ele venceu bem a frente de seu oponente Haddad. Como exemplo, José Serra teve 78% no Jardim Paulis-ta e 77% em Indianópolis. Por outro lado, as maio-res conquistas da campa-nha de Fernando Haddad nas urnas, ocorreram nos bairros mais distantes, na periferia da capital paulis-

A Zona Leste (como toda a periferia) elegeu Fernando Haddad

tana, podemos citar pelo menos três zonas eleito-rais: Perus: 74,18%, Gra-jaú: 82,28% e Parelheiros: 83,5%.

Compreendemos assim que, a força maior dos votos que levaram Haddad ao car-go de prefeito de São Paulo foi na sua maioria oriundos das regiões mais periféricas da cidade. Não é demasiado dizer que esse governo que

ai está, tem um compro-misso com as regiões mais carentes da metrópole pau-listana. Mais que isto, uma grande dívida.

Neste contexto, os qua-se três milhões de eleitores e mais de quatro milhões de moradores da zona leste têm um papel importante em exigir do prefeito Fer-nando Haddad as melhorias que espera faz tempo, por melhores qualidade e digni-dade de vida.

Somente o povo unido e organizado é capaz de trans-formações impensáveis e profundas, façamos então de nossas reivindicações um dos pilares do exercício ple-no de nossa cidadania.

Viva a zona leste!

Mauro Proenç[email protected]

Page 3: Jornal Voz da Comunidade nº 71 - Fevereiro de 2013

Ouvidoria Sabesp - Telefone: 0800-055-05-65 (Para todo os Estado de São Paulo) Central de Atendimento: 195

DireitosFevereiro de 2013 [email protected]

Dra. Vanessa Baltazar da Silva - Advogada

[email protected]

Conta – Salário - É aquela aberta exclusivamente pela necessidade de recebimento de salários, aposentado-rias, pensões e similares. Depende de contrato ou convênio firmado entre o empregador e o banco, não sendo permitida sua abertura por iniciativa do empregado, tampouco em nome de pessoa jurídica. Apesar de não ser movimentável por meio de cheques, a conta-salário traz algumas vantagens ao titular, basicamente no que se refe-re a isenções de tarifas sobre prestação de serviços. É vedada, por exemplo, a cobrança de tarifa nas transferências dos recursos para outra instituição financeira, desde que o titular seja o mesmo e esses valores sejam transferi-dos pelo valor total creditado. Na trans-ferência parcial do crédito para outra instituição financeira pode ser cobrada tarifa, mesmo que seja só uma transfe-rência. Essa tarifa só não será cobrada se a transferência parcial for feita para outra conta do mesmo banco.

Na conta-salário também não pode ser cobrado tarifas por: fornecimen-to de cartão magnético, a não ser nos casos de pedidos de reposição decor-rentes de perda, roubo, danificação e outros motivos não imputáveis à ins-tituição financeira; realização de até cinco saques, por evento de crédito; acesso a pelo menos duas consultas mensais ao saldo nos terminais de au-to-atendimento ou diretamente no gui-chê de caixa; fornecimento, por meio dos terminais de auto-atendimento

ou diretamente no guichê de caixa, de pelo menos dois extratos conten-do toda a movimentação da conta nos últimos trinta dias; manutenção da conta, inclusive no caso de não haver movimentação.

Os servidores públicos ganharam o direito à portabilidade da conta-sa-lário. A medida, que já valia para os empregados da iniciativa privada, per-mite que os recursos da conta do ban-co escolhido pela empresa ou órgão público sejam transferidos sem custo para uma instituição de preferência do trabalhador.

Venda casada - A venda casada é proibida por lei. Nenhum consumi-dor pode ser obrigado a comprar um produto ou contratar um serviço como única forma de adquirir o produto ou o serviço que realmente lhe interessa.

Ter acesso ao cartão eletrônico de uma conta corrente somente se abrir uma conta poupança ou possuir cartão de crédito só se contratar, também, um seguro são exemplos desse tipo de prá-tica abusiva e ilegal.

O mesmo abuso acontece na impo-sição de abertura de conta corrente e o consequente pagamento de taxa de manutenção ou pacote de serviços. Co-brança dessa natureza é indevida e o consumidor pode pedir a devolução do valor em dobro.

SAC, ouvidoria e atendimentos ele-trônico e telefônico - A informação é um direito de todos os consumidores e um dever dos bancos, devendo ser cla-

Direitos Bancários – Parte IIDando continuidade sobre os direitos bancários, falaremos sobre a conta –salário, a venda casada

e sobre os serviços prestados pelo SAC (Serviço de atendimento ao Consumidor).

ra e adequada. As instituições financei-ras contam com três canais de relacio-namento com o público e os clientes: Serviço de Atendimento ao Consumi-dor (SAC), ouvidoria e atendimento te-lefônico. Conheça cada um deles.

SAC:Segundo as normas previstas na lei nº 8.078 e regulamentadas pelo decreto nº 6523, o SAC é um serviço de atendimento que acolhe reclamações e sugestões ou dá orientações aos clien-tes.

Ouvidoria: Tem a função de inter-vir em favor dos clientes que já recor-reram a outros canais de comunicação com os bancos e não se sentiram satis-feitos com o atendimento ou a solução apresentada.

Atendimento eletrônico e telefôni-co: Os bancos mantêm atendimento telefônico e por sites na internet, vol-

tados prioritariamente a seus clientes para a realização de diversos serviços, como consultas, operações financeiras e situações emergenciais (furtos, extra-vios etc).

Os números de telefone e os en-dereços eletrônicos das centrais de atendimento devem ser disponibiliza-dos em cartazes fixados nas agências, materiais publicitários dos bancos, ta-lonário de cheques e outros meios de contato com os clientes, como extratos, correspondências etc.

Fonte: Idec

Page 4: Jornal Voz da Comunidade nº 71 - Fevereiro de 2013

Cidadania4 Fevereiro de 2013 [email protected]

Violência Infantil é crime, Denuncie – Disque-Denúncia 100 ou 181

Por Eurídice Alves

Como é bom ter ami-gos! Melhor ainda é manter amizades. O ser humano, tão carente de solitude nos seus atos mais criativos, não pode prescindir de mãos ami-gas em momentos de jú-bilo ou de aflição.

O “termômetro da ami-zade” é o que detecta a presença amiga, tanto no calor do sucesso como na frieza das contrariedades. É muito fácil encontrar quem se habilite a com-partilhar os bons momen-tos da vitória. Os veros amigos, porém, são aque-les que contribuíram para tais momentos, com ações e palavras de apoio na ca-minhada.

Em toda a minha vida, passada por mais de meio século nos extremos da Zona Leste da cidade de São Pau-lo, sempre me vi cercada por “anjos de carne e ossos”, que me ajudaram a encarar os obstáculos da vida como desafios à vitória. Eram vizinhas que se utilizavam de meus préstimos e me premiavam com “migalhas de cari-nho”, transformadas em sementes de autoestima. Eram mestres vocaciona-dos, que sabiam me incentivar a ven-cer o medo e a timidez no caminho do aprendizado. Eram catequistas efi-cientes que me ensinavam a prática da justiça contra o veneno da vingan-ça. E, acima de tudo, havia um “anjo papai” que me ensinava a vencer as crises emocionais daquela esposa que ele amava com fervor. Com tantos an-jos, eu só tive a contabilizar contínuos sucessos na vida, na profissão e, prin-cipalmente, na poesia.

O sucesso maior, que contabilizo até hoje, aconteceu há meia década, quando o desvelo de uma cuidadora

Milagre da amizade

Inscrições abertas para a turma do Primeiro Semestre de 2013Toda sexta-feira às 19:30 horas no Salão da Igreja São Francisco,

Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo. Informações pelo email: [email protected]

e as orações de tantos amigos de vá-rias crenças levaram-me a vencer um terrível câncer que se instalara no in-testino grosso. Várias internações e exames se sucederam, sempre com a cuidadora ao meu lado, a sofrer mais do que eu mesma. Até um diagnós-tico de “apenas três horas de vida” foi driblado, quando o Supremo Juiz, tendente a me apresentar o “cartão vermelho, do jogo da vida”, deve ter ouvido o som das orações da minha enorme torcida de amigos e me apre-sentou o “cartão amarelo da sobrevi-vência”. Continuo na jogada e bem curada, após dez cirurgias e extração do órgão afetado pelo mal. Tudo gra-ças aos milagres da medicina e da amizade de tanta gente boa que me apoiou; amigos conquistados e nun-ca abandonados, que me alimentam a coragem e a fé todos os dias!

Como é bom ter amigos! Como é bom ser amigo!

Eurídice Alves, poetisa, escritora.

Faça sua inscrição pelo site:www.escoladecidadaniadazonaleste.zip.net

A Escola da Cidadania em 2013 começa no dia 1º. Março de 2013

Objetivos da Escola de Cidadania da Zona Leste 1. O fim da miséria e exclusões.

2. Mais democracia. 3. Mais participação e transparência 4. Mais combate às desigualdades.

5. Fim de todas as Violências. 6. As classes trabalhadoras protagonistas das novas

formas de produzir e distribuir riqueza. 7. Motivar a população a uma maior participaçãos nos partidos

democráticos e republicanos. A política é a mais importanteatividade humana no plano coletivo.

8. Espírito crítico diante dos grandes Meios de Comunicação de massa.9. Conhecer as estruturas da SOCIEDADE: Executivo,

Legislativo e Judiciário. Os 3 grandes Poderes à serviço de quem? 10. População das Periferias assumirem o PROTAGONISMO

DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. (Foi a população das PERIFERIASque elegeu o Prefeito F. Haddad.)

Temas dos primeiros encontros daEscola de Cidadania da Zona Leste

Primeiro Semestre 201301 de Março

Orçamento (Novos Investimentos), convidado Professor Odilon Guedes08 de Março

Política Pública de Cultura, convidado Tião Soares15 de Março

Política de Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo para a Zona LesteConvidado Secretário de Cultura Municipal, Sr Juca Ferreira

22 de MarçoPolítica de Cultura do Governo do Estado de São Paulo para a Zona Leste

Convidado Secretário de Cultura Estadual Sr Marcelo Mattos Araújo05 de Abril

Políticas de Cultura do Governo Federal para a Zona Leste de São PauloConvidada: Ministra da Cultura Marta Suplicy

Escola de Cidadaniada Zona Leste

Page 5: Jornal Voz da Comunidade nº 71 - Fevereiro de 2013

FilosofiaFevereiro de 2013 [email protected]

Disque 181, porque quando você finge que não vê fica mais difícil ter paz

BelezaTudo tem sua beleza!

Esta magia que encanta o nosso olhar!

Que se revela no verde exuberante da natureza

No beijo apaixonado iluminado pelo luar

No esplendor da loira e da morena

No sol que irradia luz e calor

Na noite calma e serena

No reencontro que manifesta o puro amor

O belo está em todo fato, em todo lugar

Basta apreciar!

Ricardo Hidemi Baba

Este mês, se comemora o aniversário da SEMANA DE ARTE MODERNA que foi realizada entre os dias 13 e 17 de fe-vereiro de 1922. Os versos de Seu Jorge que dão título a este artigo ilustram uma visão do conceito explorado pela arte que é a beleza. Onde se localiza a beleza? Quais qualidades definem o que é belo?

Todos já escutamos os comentaris-tas esportivos dizerem que tal atleta é um belo jogador, ou alguém comentar que um profissional é belo por desem-penhar bem o seu trabalho. Na antigui-dade, o filósofo grego Platão defendia que quanto melhor for algo ou alguém que possa executar sua função, mais belo será. Um relógio pode ter todas as qualidades estéticas, se não mostrar a hora correta, não será considerado belo.

Por outro lado, existem os modelos de beleza que a sociedade nos impõe. O pensador alemão Karl Marx dizia que es-tes modelos são impostos para satisfazer aos interesses de uma classe dominante. A partir do momento que excluirmos estes modelos, teremos nossas próprias opiniões sobre aquilo que é bonito. O objetivo da semana de arte moderna foi exatamente a ruptura com os modelos europeus, e os artistas brasileiros con-quistaram a liberdade de expor sua pró-pria visão de beleza através de sua arte.

A beleza está nas coisas ou nos olhos? O filósofo britânico David Hume dizia que a beleza é uma carac-terística do objeto e só um olhar com sensibilidade apurada pode enxergá-la.

‘‘Se fosse mulher feia ‘‘tava’’ tudo certo,mulher bonita mexe com o meu coração.’’

O pensador iluminista francês Voltaire argumentou que a beleza é relativa, pois a mesma peça teatral apresentada em países diferentes e de-vidamente traduzida desperta reações diferentes na plateia.

Há uma forma de beleza em tudo, alguns enxergam um estilo daquilo que é belo, outros veem outras belezas. Todos nós temos opiniões diferentes, pois como o filósofo alemão Nietzsche explicou: ‘‘São as vivências de cada in-divíduo que formam as verdades de cada pessoa’’.

Filósofo Ricardo Hidemi Babawww.ricardobaba.com.br

Texto revisado porRoberto de Lacerda

Page 6: Jornal Voz da Comunidade nº 71 - Fevereiro de 2013

Família / Finanças6 Fevereiro de 2013 [email protected]

Denuncie qualquer forma de violência contra a mulher – disque 180

Todos os meses, na Paróquia São Francisco de Assis, são realizadas as Missas da Família, onde os casais recebem as bên-çãos por conta da comemoração de suas bodas.

No mês de Fevereiro os seguintes casais participarão da celebração:

Missa da Família17 de Fevereiro às 17 horas

Após a Missa haverá uma recepção a todos os casais no Salão São Bento. Observação: Os casais que tiverem interesse em participar destas celebrações, preencher e destacar a ficha abaixo e entregar na secretaria da Paróquia São Francisco.

1 ... Adeilton e Tania .................. 15/01/83 .... 30 PÉROLA2 ... Alexandre e Mauriceia ........ 26/02/11 .... 02 ALGODÃO3 ... Anderson e Michele ............ 14/02/09 .... 03 COURO4 ... Angelo e Daniela ................ 25/02/12 .... 01 PAPEL5 ... Aparecido e Mª Sonia ......... 23/02/02 .... 11 AÇO6 ... Carlos e Carla ..................... 07/02/04 .... 09 CERÂMICA7 ... Carlos e Vanusia ................. 14/02/09 .... 04 FLORES8 ... Cedotti e Elaine .................. 02/02/84 .... 29 ERVA9 ... Celso e Cibeli ..................... 12/02/11 .... 02 ALGODÃO10 . Clayton e Regina ................ 11/02/07 .... 05 MADEIRA11 . Cleber e Priscila ................. 25/02/12 .... 01 PAPEL12 . Cleiton e Dayane ................ 05/02/11 .... 02 ALGODÃO13 . Cleverson e Leidiane .......... 26/02/11 .... 02 ALGODÃO14 . Correia e Meire ................... 26/02/94 .... 19 AGUA MARINHA15 . David e Ingrid ..................... 04/02/12 .... 01 PAPEL16 . Diogo e Adriana .................. 20/02/10 .... 03 COURO17 .. Eduardo e Delfina ............... 19/02/11 .... 02 ALGODÃO18 . Emerson e Jaqueline........... 25/02/12 .... 01 PAPEL19 . Emerson e Juliana .............. 16/02/08 .... 05 MADEIRA20 . Eronildes e Leide ................ 02/02/02 .... 11 AÇO21 . Fabiano e Rebeca ............... 18/02/12 .... 01 PAPEL22 . Fernando e Joyce ................ 13/02/10 .... 03 COURO23 . Fernando e Vanessa ........... 11/02/12 .... 01 PAPEL24 . Francisco e Eliete ............... 06/02/10 .... 03 COURO25 . Gerson e Tatiane ................. 05/02/11 .... 02 ALGODÃO26 . Gilberto e Marcia ............... 10/02/01 .... 12 SEDA27 . Gilson e Suellen ................. 27/02/10 .... 03 COURO28 . Givanildo e Daniela ............ 06/02/10 .... 03 COURO29 . Haroldo e Talita .................. 11/02/12 .... 01 PAPEL30 . Helton e Daniela ................. 25/02/06 .... 07 LÃ31 . Icaro e Priscila .................... 18/02/12 .... 01 PAPEL32 . Ivanildo e Tatiana ............... 27/02/10 .... 03 COURO33 . Jairam e Maria.................... 25/02/12 .... 01 PAPEL34 . Jairan e Maria .................... 25/02/12 .... 01 PAPEL35 . Joelino e Fabiana ............... 18/02/90 .... 23 PALHA36 . José Batista e Marlene ....... 23/01/71 .... 42 PRATA DOURADA37 . José e Cícera ...................... 24/02/90 .... 23 PALHA38 . Leandro e Alexandra ........... 20/02/10 .... 03 COURO39 . Leandro e Michelle ............. 06/02/10 .... 03 COURO40 . Luiz e Má ............................ 11/02/79 .... 34 OLIVEIRA41.. Marcelo e Daiane ............... 13/02/10 .... 03 COURO42 . Marcos e Juliana ................ 14/02/09 .... 04 FLORES43 . Michael e Thais .................. 12/02/11 .... 02 ALGODAO44 . Murilo e Marileide .............. 23/02/08 .... 05 MADEIRA45 . Natalino e Valdecira ........... 14/02/69 .... 44 CARBONATO46 . Nilton e Regina ................... 18/02/12 .... 01 PAPEL47 . Paulo e Cristiane ................ 21/02/10 .... 03 COURO48 . Paulo e Rosana .................. 21/02/98 .... 15 CRISTAL49 . Rafael e Ana Paula ............. 26/02/11 .... 02 ALGODÃO50 . Rodrigo e Kelly ................... 04/02/12 .... 01 PAPEL51 . Roni e Mara ........................ 15/02/03 .... 10 ESTANHO52 . Ueliton e Gersivia ............... 05/02/11 .... 02 ALGODÃO53 . Wagner e Tamires ............... 19/02/11 .... 02 ALGODÃO54 . Walmir e Claudia ................ 14/02/09 .... 04 FLORES55 . Webster e Gislei ................. 23/02/08 .... 05 MADEIRA

Por Danilo Ferrari*

Pesquisa do Instituto de Psiquia-tria do Hospital das Clínicas de São Paulo revela que 1/3 dos brasileiros compram compulsivamente e muitas vezes, este produto é deixado de lado.

(Fonte: Orçamento familiar e controle social: instrumento de

organização da sociedade. Maria Clara Cavalcante Bulgarim ... [et al.].

– Brasília; Fundação Brasileira de Contabilidade, 2011, pág. 32)

Caro leitor, a influência do marketing no consumo das pessoas é notória nos dias atuais, basta ligar a televisão, folhe-ar uma revista ou jornal e andar pelas ruas para verificar a enorme quantida-de de propaganda, dos mais diversos produtos, que são feitas todos os dias. Esse meio seduz mui-tos consumidores e faz com que comprem itens que não precisam, pois o marketing, muitas vezes, cria falsas necessidades nas pessoas.

Para resistir às compras por impulso é preciso força de vontade e reconhecer onde recai a ten-dência de consumo. Certamente essa tendência é diferente para homens e mulheres. Enquanto elas podem se interessar por roupas, sapatos e itens ligados ao visual, os homens podem esco-lher os itens tecnológicos.

A partir do conhecimento da sua tendência de consumo, é recomendável evitar lojas e sites que ofereçam seus “objetos de desejo”, pois, para quem gosta de comprar, ir em alguma loja é um programa irresistível. Isso não quer dizer que você deva se privar de comprar o que gosta, mas de programar quando e quanto você pode gastar.

Pesquisa realizada pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo revela que três em cada dez brasileiros, sendo a maioria mu-lheres, compram compulsivamente e usufruem do momento da compra, mas, não, do produto. Muitas vezes, este produto é deixado de lado sem utilidade alguma (REVISTA TEMPO, 2009).

Deixar cartões de crédito e talões de cheque em

Combate à influênciado Marketing

casa e andar apenas com um pouco de dinheiro para despesas rápidas e necessárias é uma boa op-ção para quem gosta de comprar, pois isso torna a pessoa menos vulnerável a ceder aos impulsos. Se a vontade de comprar surgir, será necessário ir para casa e, durante esse tempo, é possível que se reflita sobre a necessidade da compra.

Faça uma análise em relação ao consumo e as razões que o levam a comprar, isso facilitará o controle dos gastos. Esse passo é importante para evitar o surgimento de um problema fi-nanceiro, que poderá desencadear diversos ou-tros problemas na vida de qualquer pessoa. Para manter o controle orçamentário, é preciso conci-liar os ganhos com o desejo de comprar.

Coragem! Busque ler mais sobre este assunto. Forte abraço.

Danilo [email protected]

*Danilo Ferrari é Administrador de Empresas e atua em uma ONG internacionalmente reconhecida e

especializada em recuperação nutricional de crianças subnutridas – CREN.

Page 7: Jornal Voz da Comunidade nº 71 - Fevereiro de 2013

CuriosidadesFevereiro de 2013 [email protected]

Denuncie qualquer forma de agressão ou maus tratos aos idosos - disque 181 – sigilo absoluto

Não Tropece na LínguaArquivo

Tema do Mês: Os Dez Erros Mais GravesArquivo

Nomes de BebêsEscolha um nome para seu bebê.

Alguns pais sabem que nome dar para seu filho ou filha. Mas muitos pais sofrem com as dúvidas entre tantos nomes para batizar o bebê.

A escolha do nome de seu fi-lho ou filha é uma decisão impor-tante e definitiva. Eles levarão esse nome por toda a vida, quer gostem ou não. Por isso, tome cuidado. Quer uma ajudinha?

Apresentamos uma lista de no-mes para bebês, meninos e meninas.

Abel .................Hebraica ........................ Vaidade ou fugacidade. Variação: Habel (origem assíria)Adália .............Persa ................................ Deusa do fogo.Ademar .........Germânica .................... Guerreiro glorioso.Agenor ...........Grega............................... Viril, másculo.Aída .................Germânica .................... Feliz, prósperoAlberto ..........Germânica .................... Famoso pela nobreza.Aléxia ..............Grega............................... Defensora.Alfredo ...........Germânica .................... Pacificador nobre .Alice ................Germânica, Grego ..... Real, verdadeira ou sincera.Antônia .........Romana ......................... Inestimável.

Ao longo do ano iremos divulgar mais nomes, com seus respectivos significados. Caso queiram fazer uma pesquisa de outros nomes, fale com a gente através do meu e-mail.

Colaboração Fernando Cruz - [email protected]: http://br.guiainfantil.com/nomes-de-bebes/

Alguns erros revelam maior desco-nhecimento da língua que outros. Os dez abaixo estão nessa situação

1 - Quando “estiver” voltado da Eu-ropa. Nunca confunda tiver e tivesse com estiver e estivesse. Assim: Quan-do tiver voltado da Europa. / Quando estiver satisfeito. / Se tivesse saído mais cedo. / Se estivesse em condições

2 - Que “seje” feliz. O subjuntivo de ser e estar é seja e esteja: Que seja feliz. / Que esteja (e nunca “esteje”) alerta.

3 - Ele é “de menor”. O de não exis-te: Ele é menor.

4 - A gente “fomos” embora. Con-cordância normal: A gente foi embora. E também: O pessoal chegou (e nunca “chegaram”). / A turma falou.

5 - De “formas” que. Locuções desse tipo não têm s: De forma que, de ma-neira que, de modo que, etc.

6 - Fiquei fora de “si”. Os pronomes combinam entre si: Fiquei fora de mim. / Ele ficou fora de si. / Ficamos fora de nós. / Ficaram fora de si.

7 - Acredito “de” que. Não use o de antes de qualquer que: Acredito que, penso que, julgo que, disse que, reve-

chergar (enxergar), “exiga” (exija). E nunca troque menos por “menas”, ver-dadeiro absurdo lingüístico.

Fonte: Manual de Redação e Esti-lo – www.estadão.com.br

Colaborou: Mauro Margarido - [email protected]

lou que, creio que, espero que, etc.8 - Fale alto porque ele “houve” mal.

A confusão está-se tornando muito co-mum. O certo é: Fale alto porque ele ouve mal. Houve é forma de haver: Houve muita chuva esta semana.

9 - Ela veio, “mais” você, não. É mas, conjunção, que indica ressalva, restri-ção: Ela veio, mas você, não.

10 - Fale sem “exitar”. Escreva cer-to: hesitar. Veja outros erros de grafia e entre parênteses a forma correta: “areoporto” (aeroporto), “metereologia” (meteorologia), “deiche” (deixe), en-

RECEITA DO MÊS

Batata Recheadacom Carne MoídaIngredientes:- 2 batatas médias cozidasRecheio- 200 g de carne magra moída- 1 cebola picada- 1 dente de alho picado- 2 tomates picados sem pele e sem sementes- 1/2 xícara (chá) de queijo cottage- orégano a gosto- 1 colher (sopa) de margarina light- 20 g de queijo ralado- sal a gostoModo de PreparoLave bem a batatas e leve-as para cozinhar inteiras

Você sabe preparar uma receita econômica, fácil de fazer e que é gostosa? Envie a receita parao Jornal Voz da Comunidade [email protected] e as escolhidas serão publicadas.

na água com sal. Reserve. A seguir, derreta a margarina e refogue a carne moída temperada com sal e orégano. Acrescente a cebola, o alho e os tomates. Deixe refogar até ficar espesso. Corte as batatas ao meio, retire um pouco da polpa, amasse bem, misture com o cottage e o refogado da carne moída. Cubra as batatas com o recheio e leve ao forno para gratinar. Sirva a batata recheada com uma salada e delicíe-se!

Origem dos Nomes das RuasO Jornal Voz da Comunidade

publica todos os meses a origem dos nomes das ruas de nosso bairro. A história do nome de cada uma delas é apresentada segundo as pesquisas rea-lizadas pela equipe do jornal.

Se você, leitor, encontrar nestes his-tóricos qualquer divergência do apre-sentado, ou alguma informação com-plementar, solicitamos nos contatar para eventuais retificações.

O Jornal está também à disposição dos leitores que queiram saber sobre a ori-gem dos nomes das ruas em que moram.

Entre em contato através do nosso endereço eletrônico [email protected], ou carta para JOR-NAL VOZ DA COMUNIDADE – Rua Miguel Rachid, 997 – 03808-130.

GOOGLE STREET VIEW

Rua Jacira Ferrari de OliveiraErmelino Matarazzo

Jacira Ferrari de Oliveira nasceu em 1922 e faleceu em 03 de abril de 1987. Radicou-se com sua família em 1942, no bairro de Ermelino Matarazzo, onde de-senvolveu várias campanhas filantrópi-cas, tendo desde o início se interessado pelos movimentos comunitários do bair-ro. Fundou o “Lar Vicentino”, casa para abrigar velhinhos desamparados.

Esta rua esta localizada em Ermelino Matarazzo, entre as ruas Figueira da Poli-nésia e a Abel Tavares.

Colaboração Fernando [email protected]

Page 8: Jornal Voz da Comunidade nº 71 - Fevereiro de 2013

CursinhoPré-Vestibular

Gratuito naZona Leste

O cursinho pré-vestibular, com o apoio do CIEE e da Fundação Tide Setúbal e em parceria com algumas associações, terá este ano uma am-pliação de locais, vagas e turnos de atendimento. O cursinho visa revisar o conteúdo do Ensino Médio e preparar seu aluno para fazer bons vestibulares, concursos públicos e melhorar seu conhecimento para situações do cotidiano, pos-sibilitando a ampliação de oportunidades aos interessados. Oferecemos um ensino de qualida-de, com material adequado fornecido pela CPV e contamos com a experiência 10 anos de curso oferecidos pela Comunidade Kolping Nossa Se-nhora das Graças do Jardim Belém.

Estes núcleos terão aulas em turmas de se-gunda à sexta ou turmas somente aos sábados.

As inscrições serão feitas em fevereiro e as aulas começam em março.

LOCAIS/ TURNOS E RESPONSÁVEIS: • Arthur Alvim – COHAB JOSÉ ANCHIE-

TA. Av. Valdemar Tietz, 840 – Centro Social da 3ª Juventude da Paróquia São Francisco de As-sis dos Pequeninos. Telefone: 2741-8056 falar com Jaqueline. Coordenadora: Rose. Atendi-mento em horário comercial.

• Ermelino Matarazzo – Comunidade Kol-ping Nossa Senhora das Graças do Jd. Belém. R. Shobee Kumagai, 677. Telefone: 2547-2970 ou [email protected] . Falar com Nilda ou Madalena das 11:00h às 19:00h.

• Jd. Helena – SEPAS. R. Santa Rosa de Lima, 703. Telefone: 2581-0579. Falar com Adriano ou [email protected]. Atendimen-to em horário comercial

• Jd.Robru/Pq. Santa Rita – Av. Fernando Figueiredo Lins, 712. Telefone: 2035-6072. Fa-lar com Socorro ou Camila. Atendimento em horário comercial

• Itaquaquecetuba – Liceu Brasil. R. Liber-dade, 45. Telefone: 4642-0648. Horário comer-cial ou [email protected].

• Itaquera – CIFA – R. Flor do Piauí, 170. Telefone: 98930-9325 (Claro) ou 95395-9952 (tim) . Horário comercial. Falar com: Jorge

• Itaquera/ Parada XV de Novembro. R. Jua-çaba, 268. Telefone: 98930-9325 (Claro) ou 95395-9952 (tim) . Horário comercial. Falar com: Jorge

Por Ademir GimenesComunidade Kolpin Nossa Sra das Graças (Jd Belém) - Email: [email protected]

Violência contra as crianças, disque 0800.15.63.15

Acontece8 Fevereiro de 2013 [email protected]

Page 9: Jornal Voz da Comunidade nº 71 - Fevereiro de 2013

Bombeiros: em caso de emergência disque 193

Zona LesteFevereiro de 2013 [email protected]

LOCAL: Igreja Santuário Nossa Senhora da Paz na Cidade LíderAvenida Maria Luiza Americano. 1550, Jardim Nossa Senhora do Carmo

Itaquera - Zona Leste de São Paulo. IGREJA DO PADRE DIMAS.Informações: Padre Paulo, [email protected]; Professor Waldir: [email protected];

Deise Cassi dos Anjos, do Jornal Voz da Comunidade: [email protected]

Encontro COM O TEÓLOGO E ESCRITOR LEONARDO BOFF na Zona Leste

Dia 2 de Março de 2013, Sábado às 9 horas

REUNIÃO da SAÚDE da Zona Leste

com o Secretário Municipal de Saúde,

Dr. José de FilippiDia 7 de Fevereiro de 2013,

Quinta-feira às 9 horasLocal: Hospital Municipal

de Ermelino MatarazzoAlameda Rodrigo de Brum, 1989 -

Ermelino Matarazzo

PAUTA:

1. Prioridade absoluta: 100% de cobertura do PSF na zona leste. Que o PSF (Programa Saúde da Família)

esteja presente em todas as vilas, jardins e distritos da zona leste.2. Construção do novo Hospital na Zona Leste e novas unidades

de saúde. É possível fazer um HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NA

ZONA LESTE, junto com a UNIFESP? Sobre a construção das NOVAS

UNIDADES DE SAÚDE: Dr. A zona leste tem UNIDADES DE SAÚDE

com péssima qualidade do LOCAL de atendimento e principalmente para os

trabalhadores da Saúde. 3. Atendimento do PSF ESPECIAL

PARA IDOSOS EM TODAS AS VILAS/JARDINS DA ZONA LESTE.

4. Atendimento àsPessoas com Deficiência.

5. Tratamento para dependentes químicos. Plano de Metas

para 2013 a 2016.6. Atendimento da Maternidadeno Hospital de Erm. Matarazzo.Quando vai funcionar 100%?7. Saúde Bucal. Como está o

programa BRASIL SORRIDENTEna Zona Leste para 2013 a 2016?

8. Saúde Mental. Quando vai melhorar o atendimento no Hospital

de Ermelino Matarazzo?9. Prestação de CONTAS MENSAL

nas Unidades de Saúde... Que os CONSELHOS DE SAUDE SEJAM

VALORIZADOS 1000%

11ª Semana de Teologia: de 4 a 8 de Fevereiro de 2013“Paróquia Missionária é uma Igreja em Missão... É uma Família em Missão... É uma Juventude em Missão”

Local: Igreja São Francisco de Assis, Rua Miguel Rachid, 997 - Ermelino Matarazzo – Fone: 2546.4254.Todos os dias às19:30 horas: Acolhida, cânticos, evangelho do dia, oração e tema do encontro.

PROGRAMAÇÃO4 de Fevereiro, segunda-feira às 19:30 horas

Tema: Campanha da Fraternidade 2013: Juventude e Fraternidade, e o lema: “Eis-me aqui, envia-me!”. Convidado: Prof. Rudá Ricci, Sociólogo, de BH, MG.

5 de Fevereiro, terça-feira às 19:30 horasTema: A Bíblia na Vida e na Mão do Povo Cristão. Trazer a Bíblia.

6 de Fevereiro, quarta-feira às 19:30 horasTema: Missão das Paróquias conforme Documento de Aparecida.

7 de Fevereiro, quinta-feira às 19:30 horasTema: A Juventude constrói uma IGREJA VIVA, SEMPRE EM MISSÃO.

Os Grupos da Pastoral da Juventude apresentam as esperanças.Com a Palavra a PAJU das Paróquias

8 de Fevereiro, Sexta-feira às 19:30 horasSanta Missa e lançamento do Livro de Dom Angélico Sândalo Bernardino.

Quem deseja receber o Livro fale com o Professor Waldir;email: [email protected]

Page 10: Jornal Voz da Comunidade nº 71 - Fevereiro de 2013

Agenda10 Fevereiro de 2013 [email protected]

Ouvidoria AES Eletropaulo - Telefone: 0800-72-73-110 - Central de Atendimento: 0800-72-72-120

Participem com seus grupos, tragam seus amigos e parentes,“Quando o leigo fala, a Igreja toda fala!”

Curso Bíblico e a Escola de Evangelização da Paróquia São Francisco de Assis

DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO

Escola de Evangelização Retorna: 14 de fevereiro de 2013, às 20h no Salão São Bento da Igreja São Francisco de Assis – Rua Miguel Rachid, 997 – Ermelino Matarazzo – Tel.: (11) 2546-4254.

Curso Bíblico Retorna: 18 de fevereiro de 2013, às 20h na Sala João Paulo II, na Igreja São Francisco de Assis – Rua Miguel Rachid, 997 – Ermelino Matarazzo – Tel.: (11) 2546-4254.

Semana Teológica: de 4 a 8 de fevereiro de 2013 na Igreja São Francisco de Assis – Rua Miguel Rachid, 997 – Ermelino Matarazzo – Tel.: (11) 2546-4254.

Reunião da JUVENTUDE por Moradia, Educação, Trabalho e Cultura. Dia 3 de Fevereiro de 2013, Domingo às 9 horas Local: Salão da Igreja São Francisco, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo. São mais de 5 milhões de Jovens FORA DA ESCOLA... FORA DO TRABALHO... Nesta REUNIÃO da Juventude vamos dar passos por Moradia, Educação, Trabalho, Cultura...

REUNIÃO GERAL DA MORADIA do Itaim, São Miguel, Ermelino Matarazzo/Ponte Rasa, Cangaíba/Penha, Guaianazes, Cidade Tiradentes e Itaquera Dia 26 de Fevereiro de 2013, terça-feira às 19 horas Local: Polo Cultural da Zona Leste - “ESQUINA” da Av. Águia de Haia com a Avenida Imperador. Levar a CARTA DA MORADIA PROTOCOLADA NA PREFEITURA. Nesta reunião vamos tratar dos seguintes temas: Moradia, Cultura, Creches e UNIVERSIDADE FEDERAL DA ZONA LESTE.

REUNIÃO DA PASTORAL SOCIAL Dia 6 de Março de 2013, Quarta-feira às 14 horasLocal: Igreja da Paróquia São Francisco de Assis,Rua Miguel Rachid, 997 - Ermelino Matarazzo. Objetivo: planejar a PASTORAL SOCIAL para 2013 e à convite do Pe. Domingos assistiremos o filme “ELEFANTE BRANCO”. (obs. degustaremos uma deliciosa pipoca com guaraná). Coordenador das Past. Sociais: Pe. DomingosInformações com sra Gildete, [email protected]

Reunião preparatória da implantação da Universidade Federal da Zona Leste. Dia 27 de Fevereiro de 2013, Quarta-feira às 18:30 horas, LOCAL: Salão da Igreja São Francisco, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo. Com a equipe da Reitora da Unifesp, Professora Soraya.Pauta:Construção e Reformas do Prédio da Gazarra. Definir os Cursos da Universidade Federal da ZL.Instalação, JÁ, do Observatório Social, de Pesquisa, Memória e Políticas Públicas.Organizar as equipes dos Cursos de Extensão. Apresentamos 17 propostas de cursos de extensão da Universidade Federal-ZL

Paraanunciarno JVC

Publicidade e Propaganda:Deise Cassi (98868-2884)[email protected]

JVC, a voz da comunidadeda Zona Leste

Page 11: Jornal Voz da Comunidade nº 71 - Fevereiro de 2013

Fevereiro de 2013 [email protected]

A denúncia é nossa melhor arma. Disque 181, sigilo absoluto.

A história parece fazer parte de um destes tratamentos terapêuticos para a nossa sociedade. De fato, relembrar de fa-tos passados muitas vezes, parece causar esse efeito terapêutico em muita gente.

Mas o danado do problema é que nas paginas amareladas de nossas me-mórias, recuperamos fatos que nos oferecem soluções para os novos pro-blemas que precisamos enfrentar.

E essa ao que nos parece é a situ-ação que vivemos, quando relembra-mos da Igreja que foi sendo construída por aqui nesta que foi sem duvida al-guma, uma das regiões mais distantes do centro metropolitano de São Paulo.

Um dia, no entanto um fato novo aconteceu; e já faz algum tempo. Foi em 1975 quando recebemos como Bis-po Auxiliar da Região Episcopal de São Miguel Paulista, Dom Angélico Sânda-lo Bernardino.

De uma coisa eu sei, depois dele nunca mais nossa região leste foi a mesma. Na verdade a realidade daque-le tempo tinha necessidade de mudan-ças, e certamente estas aconteceram; em todos os campos, mas para nós católicos certamente foram tempos de mangas arregaçadas, cabeça erguida, e muitas ruas a percorrer, era um mo-mento especial que acontecia e parece que mesmo sem a clareza de tudo, sa-bíamos que era o momento eclesioló-gico que não podíamos perder; víamos surgir uma Igreja ministerial que tinha

como grande meta “servir” e para isso ela se organizava: encontros, forma-ções, o povo ganhava alma nova. Uma Igreja que ganha espaço, porque tinha a coragem de avançar para fora de seus limites. Cria pequenas comunidades que aprendiam a celebrar a vida e vi-ver a pratica do Evangelho de Jesus.

Tudo estava acontecendo, havia uma grande proposta que pensava as ações pastorais da igreja em nível de ci-dade, tudo se orientava nesse sentido, e ter Dom Angélico entre nós naquele momento foi sem duvida alguma um clarão de esperança que iluminou esse momento histórico de nossa região.

Vivemos situações que foram buri-lando com audácia a capacidade desse povo que naquela época poderíamos dizer: teimoso, mas cheio de esperança e com seu grande pastor deram provas de que o povo organizado tudo é capaz de mudar, mudar para melhor. Eu não sei se os mais jovens conseguem ima-ginar o que era a Zona Leste dos anos 70, 80. E quanto foi necessário lutar para que hoje nossa região fosse um lugar melhor para se viver.

Parece-me que tudo o que vemos hoje é a realização de pessoas que fo-ram capazes de experimentar o sonho e a esperança de um Bispo que acredi-tou. Que juntos sonharam, e colocaram na pratica o sonho transformador que embalou os jovens, inspirou aos adultos, consolou os mais velhos. Porque vive-

Dom Angélico, um pouco da históriada Região Leste de São Paulo

ram e experimentaram um tempo ange-lical, do pastor que com eles sonhava.

Dom Angélico representa esse tem-po, falar dele, recordar sua presença em nossa região é sempre lembrar com saudade de um tempo que para nós parece adormecido; mais que con-tinua a pulsar. Um dia ele desperta, e novamente veremos o povo tomar as ruas; falar sem medo de sua fé, das suas esperanças, e juntos novamente sonhar um mundo melhor, onde as pessoas não tenham medo de viver, e onde o grande sonho do criador seja uma realidade para todos.

Robson Siqueira / CN

CARAVANA DOS IDOSOS ATÉA PREFEITURA DE SÃO PAULO.

Dia 28 de Fevereiro de 2013, quinta-feira às 10 horas da manhã

O que os Movimentos de Idosos e Entidades vão fazer na Prefeitura:

- Política digna para todos os idosos da Cidade de São Paulo.

- Que a SAS (Secretaria de Assistência Social) tenha um tratamento respeitoso

e de parceria com os Idosos. - Cada Grupo dos Idosos leve sua pauta

de reivindicações. Informações com Maria do Carmo:

2943.2277; Dr. Oscar: [email protected]

LANÇAMENTO DO LIVRO DE DOM ANGÉLICODia 08 de fevereiro, sexta-feira, às 19:30 horas

Igreja São Francisco de AssisRua Miguel Rachid, 997- Ermelino Matarazzo – fone 2546.4254

Page 12: Jornal Voz da Comunidade nº 71 - Fevereiro de 2013

Momento Bíblico12 Fevereiro de 2013 [email protected]

Ouvidoria Telefonica - Telefone: 0800 775 1212 - Central de Atendimento: 103 15

Messias Guirado messiasguirado@

ig.com.br

Jesus em determinado momento na Galiléia, entre tantas decisões que parti-cipou, toma com certeza a mais impor-tante: Subir para Jerusalém, uma longa caminhada. Ele poderia ter mudado o seu caminho, ir para outro local mais tranqüilo, sem problemas, mas Jesus escolhe o caminho mais difícil, que o levaria à Jerusalém, cidade símbolo do poder que oprimia e matava. Ele sabia

que iria morrer, mas mesmo assim não muda sua decisão, era preciso seguir adiante; quanta coragem, pois estava na Galiléia cidade ao nível do mar e Jeru-salém estava a mil metros de altitude, distante vários quilômetros, então ve-jamos: Dentro desse contexto Jesus vai subindo, a pé, animando e formando o seu grupo, todos o seguem, homens, mu-lheres, caminhando com vários tipos de

LUCAS Evangelista e Médico – 3ª parte

“A Grande Viagem”pessoas aprendemos a respeitar os dife-rentes, são os momentos de ensinamen-tos, de catequese, mesmo sabendo de sua morte, Jesus não se desmotivou, ao contrário, sabia da importância da pre-paração de seus discípulos, do que iria acontecer em Jerusalém, era necessária essa caminhada dura para marcar para sempre o seu projeto. Nesta longa subi-da vamos enxergando o sentido, o valor da missão, a solidariedade, a plenitude do projeto de salvação e misericórdia. Acompanhar Jesus é caminhar com Ele, é disponibilizar-se em tudo o que pode acontecer, foi isso que aconteceu quan-do decidiu fazer essa grande viagem, os discípulos toparam de imediato. Esse é o convite que fica para nós hoje: quer seguir Jesus? Saiba que não será fácil, e Ele não amenizou os problemas quando convidou o seu grupo, pelo contrário, não prometeu nada e avisou que a ca-minhada seria como foi, muito dura. É assim até hoje e como diz aquele velho ditado: Colocar uma corrente com uma cruz no peito é fácil, é até moda hoje muitos nem sabem o sentido da cruz, mas ter peito para seguir Jesus não é

para todos, é preciso desprendimento, atitude, compromisso, não ficar olhan-do para trás. Ao longo dessa caminhada os discípulos foram percebendo que não se tratava apenas de mais uma viagem, significava acabar com procedimentos irregulares e modos de vida daquele povo inadequados aos costumes de Je-sus e seu novo modo de encarar o pró-ximo, as injustiças precisavam e foram denunciadas e isso teve um preço muito alto e Jesus pagou com a própria vida, por isso o sentido teológico, na subida sempre é mais difícil e sabendo que iria morrer, ai é mais difícil ainda. Confira essa viagem a partir de Lc 9,51..., na pró-xima edição Misericórdia e o Perdão – 4ª parte de Lucas.

A partir de 18/02/13 ás 20 h iniciará o Estudo de Bíblia, as 2ª feiras na Paróquia S. Francisco de Assis, convide seu amigo, compareçam.

Page 13: Jornal Voz da Comunidade nº 71 - Fevereiro de 2013

Zona LesteFevereiro de 2013 [email protected]

Em caso de emergência nas rodovias estaduais, disque 109.

1. Zona Leste conquistou um grande MUSEU, MEMORIAL E CENTRO CUL-TURAL. Este MEMORIAL será na USP-Leste, ao lado do terreno do Corinthians. O primeiro projeto já está pronto e foi rea-lizado pelo grande Arquiteto Ruy Othake, que debateu este belo projeto com a Co-munidade. Próximos passos: fazer o “Pro-jeto executivo”, licitar e iniciar as obras. Agradecemos o apoio do Governador do Estado Geraldo Alckmin, do Reitor da USP João Grandino Rodas, do Diretor da USP-Leste José Bueri. Agradecemos a Fundação Tide Setubal pelo apoio na realização do Projeto do Memorial da Zona Leste.

2. Conquista da UNIVERSIDADE FEDERAL DA ZONA LESTE. O terreno fica na Av. Jacu Pêssego e tem 180.000 m2. Próximos passos: depositar o valor do terreno (cerca de 64 milhões de reais), fazer o Projeto executivo, licitar e iniciar as reformas necessárias. Agradecemos ao Povo da Zona Leste pela efetiva participa-ção nesta importante vitória. A Prefeitura de São Paulo vai depositar o dinheiro e o Ministério da Educação realiza as obras. Agradecemos ao Reitor Albertoni, ao Prof. Marcos Cesar, ao Prof. Paulo. E sau-damos a vinda da nova Reitora da UNI-FESP Profa. Soraya que assume em feve-reiro a UNIFESP por 4 anos de mandato.

3. Conquista da Clínica de Hidrotera-pia que será construída atrás da Chácara Matarazzo, Rua Danilo Felipe, no Jardim

Matarazzo, Ermelino Matarazzo. Depois de 8 anos de luta das Famílias da ACDEM (Associação da Casa do Deficientes de Er-melino Matarazzo) vamos iniciar as obras da CLÍNICA DE HIDROTERAPIA que terá duas piscinas. Vai atender cerca de 2.000 pessoas por mês: pessoas com deficiên-cias, idosos e acidentados. A empresa OAS é que está doando a construção do projeto. Agradecemos a OAS, o Dep. Adriano Dio-go e a Ver. Juliana Cardoso. Mais informa-ções: ACDEM, Rua Miguel Rachid, 596, falar com Natália, 2546.0998.

4. Conquista do CENTRO DE CON-VIVENCIA PARA PESSOAS IDOSAS E COM DEFICIÊNCIA EM UNIÃO DE VILA NOVA, São Miguel Paulista. Esta nova Casa será administrada pela AC-DEM. A Empresa construtora já está no terreno para iniciar as obras e terá 10 me-ses para entregar esta casa com 3 andares. Agradecemos a luta do Povo de União de Vila Nova, o Governador do Estado Geral-do Alckmin e a CDHU. Informações com Maria da Paz: 2546.0998.

5. Conquista do CURSO DE ENGE-NHARIA DA COMPUTAÇÃO que vai funcionar na USP-Leste. Com este Curso da POLI a USP-Leste terá um segundo momento de grandes avanços, pois tere-mos uma NOVA UNIDADE DA USP. E no futuro queremos Engenharia Indus-trial e outros cursos da POLI. Dia 22 de Março de 2013 vamos comemorar 10

Conquistas do Povo da Zona Leste.Só há vitória com luta.

anos da colocação da pedra fundamen-tal na USP-Leste. Agradecemos ao Prof. Cardoso, da POLI, e toda congregação da POLI. Agradecemos ao Reitor da USP João Grandino, ao Diretor da USP-Leste José Bueri, ao Governador Geraldo Al-ckmin e a todos e todas que lutaram e

passaram o grande ABAIXO ASSINA-DO pela POLI na USP-Leste. Próximos passos: lutar por Cursos de Medicina, Cursos do Direito e outros na USP-Leste. INFORMAÇÕES com o Jornal Voz da Comunidade: [email protected]; Luis, 7194.4426.

Listamos aqui algumas vitórias significativas do Povo da Zona Leste depois de anos de lutas e pressões diante dos poderes públicos. Isso mostra que o Povo precisa continuar lutando e se organizando para que a Zona Leste tenha mais CIDADANIA E MENOS DESIGUALDADES SOCIAIS.

Quando o Povo lutaconquista vitórias:• A Zona Leste significa 43% da Cidade de São Paulo, com mais de 4 milhões de

Habitantes, 11 SubPrefeituras, 31 Distritos e cerca de 300 Vilas e Jardins. • A Cidade de São Paulo é a Cidade mais rica do Brasil e não pode continuar com

imensas DESIGUALDADES SOCIAIS. Na Zona Leste ainda temos milhares e milha-res de Famílias numa grande miséria nas Moradias, na falta de Creche, na falta de Empregos, na falta de atendimento digno na Saúde e outros sinais de abandonos...

(Equipe de redação do Jornal Voz da Comunidade.Fale conosco: [email protected]).

Page 14: Jornal Voz da Comunidade nº 71 - Fevereiro de 2013

Prêmios: Serão premiados com brindes es-peciais os 6 (seis) desenhos mais bem pintados.

Entrega: Na secretaria da Paróquia São Fran-cisco de Assis, até 28 de fevereiro de 2013, dentro de um envelope, endereçado ao Jornal Voz da Co-munidade “Concurso Dia do Livro Didático”, colo-cando no verso o nome, endereço, telefone e idade.

Quem pode participar: Crianças de até 14 anos de idade.

Colaborou: Mauro Margarido [email protected]

Espaço das Crianças14 Fevereiro de 2013 [email protected]

Violência Infantil é crime, Denuncie – Conselho Tutelar de Ermelino Matarazzo, Ligue: 2545-5159

Dia 27 de fevereiroDIA DO LIVRO DIDÁTICO

O livro da escola que usamos para estudar as matérias é chamado Li-vro Didático. É por meio deles que podemos co-nhecer mais sobre vá-rios assuntos como ver-bos, animais, planetas,

países e suas capitais, relevo, e tantas outras coisas importantes.

Cuide do seu livro com bastante carinho, pois quando você não for mais usá-lo, outra crian-ça poderá aproveitá-lo.

Concurso Dia Livro DidáticoPinte o desenho e concorra a prêmios!

O Jornal Voz da Comunidade, no Espaço da Criança, publicou em sua edição de dezembro de 2012, mais um concurso, que foi destinado às crianças de até 14 anos de idade, cujo objetivo foi a pintura de uma imagem do Início do Verão.

Os ganhadores foram:• Bruna Martins de Abreu – 11 anos• Lucas Souza Silva – 10 anos• Julia Costa de Oliveira – 07 anos• Yasmim Nataly da Silva – 07 anos• Gabriel Alves dos Santos – 11 anos• Bianca Souza Silva – 07 anos

Os brindes aos vencedores serão entregues na Missa da Paróquia São Francisco de Assis, no do-mingo, dia 17 de fevereiro de 2013, às 19 horas.

Apuração do Concurso Início do Verão -

Dezembro/12

Page 15: Jornal Voz da Comunidade nº 71 - Fevereiro de 2013

ReligiõesFevereiro de 2013 [email protected]

Subprefeitura de Ermelino Matarazzo, disque 2048-6585

Leonardo Boff, teólogo, filósofo e escritor.

Ninguém, face à crise, pode fi-car indiferente. Urge uma decisão e encontrar uma saída libertadora. É aqui que se encontram várias atitu-des para ver qual delas é a mais ade-quada a fim de evitarmos enganos.

A primeira é a dos catastrofis-tas: a fuga para o fundo: estes en-fatizam o lado de caos que toda crise encerra. Veem a crise como catástrofe, decomposição e fim da ordem vigente. Para eles a crise é algo anormal que devemos evitar a todo custo. Só aceitam certos ajus-tes e mudanças dentro da mesma estrutura. Mas o fazem com tantos senões que desfibram qualquer ir-rupção inovadora.

Contra estes catastrofistas já di-zia o bom Papa João XXIII referin-do-se à Igreja, mas que vale para qualquer campo: “A vida concreta não é uma coleção de antigui¬dades. Não se trata de visitar um museu ou uma academia do passado. Vive-se para progredir, embora tirando pro-veito das experiências do passado, mas para ir sempre mais longe.”

A crise generalizada não precisa ser uma queda para o abismo. Vale o que escreveu um suíço que muito ama o Brasil, o filósofo e pedagogo

Pierre Furter: “Caracterizar a crise como sinal de um colapso univer-sal, é uma maneira sutil e pérfida dos poderosos e dos privilegiados de impedirem, a priori, as mudan-ças, desvalorizando-as de antemão”.

A segunda atitude é a dos con-servadores: a fuga para trás. Estes se orientam pelo passado, olhando pelo retrovisor. Ao invés de explo-rar as forças positivas contidas crise atual, fogem para o passado e bus-cam nas velhas fórmulas soluções para os problemas novos. Por isso são arcaizantes e ineficazes.

Grande parte das instituições políticas e dos organismos econô-micos mundiais como o FMI, o Ban-co Mundial, a OMC, os G-20, mas também a maioria das Igrejas e das religiões procuram dar solução aos graves problemas mundiais com as mesmas concepções.

Favorecem a inércia e freiam soluções inovadoras. Deixando as coisas como estão fatalmente nos levarão ao fracasso senão a uma cri-se ecológica e humanitária inimagi-nável. Como as fórmulas passadas esgotaram sua força de convenci-mento e de inovação, acabam trans-formando a crise numa tragédia.

A terceira atitude é a dos utopis-

tas: fuga para frente. Estes pensam resolver a situação-de-crise fugindo para o futuro Eles se situam dentro do mesmo horizonte que os conser-vadores apenas numa direção con-trária. Por isso, podem facilmente fazer acordos entre si.

Geralmente são voluntaristas e se esquecem que na história só se fazem as revoluções que se fazem. O último slogan não é um pensa-mento novo. Os críticos mais au-dazes podem ser também os mais estéreis. Não raro, a audácia contes-tatória não passa de evasão do con-fronto duro com a realidade.

Circulam atualmente utopias fu-turistas de todo tipo, muitas de cará-ter esotérico como as que falam de alinhamento de energias cósmicas que estão afetando nossas mentes. Outros projetam utopias fundadas no sonho de que a biotecnologia e a nanotecnologia poderão resolver todos os problemas e tornar imortal a vida humana.

Uma quarta atitude é a dos es-capistas: fogem para dentro. Estes se dão conta do obscurecimento do horizonte e do conjunto das convic-ções funda¬mentais. Mas fazem ou-vidos moucos ao alarme ecológico e aos gritos dos oprimidos. Evitam o confronto, preferem não saber, não

ouvir, não ler e não se questionar. As pessoas já não querem conviver. Preferem a solidão do indivíduo, mas geralmente plugado na inter-net e nas redes sociais.

Por fim há uma quinta atitude: a dos responsáveis: enfrentam o aqui e agora. São aqueles que elaboram uma resposta; por isso os chamo de responsáveis. Não temem, nem fogem, nem se omitem, mas assu-mem o risco de abrir caminhos. Buscam fortalecer as forças positi-vas contidas na crise e formulam respostas aos problemas. Não re-jeitam o passado por ser passado. Aprendem dele com um repositó-rio das grandes expe¬riências que não devem ser desperdiçadas sem se eximir de fazer as suas próprias experiências.

Os responsáveis se definem por um a favor e não simplesmente por um contra. Também não se perdem em polêmicas estéreis. Mas traba-lham e se engajam pro¬fundamente na realização de um modelo que corresponda às necessidades do tempo, aberto à crítica e à autocríti-ca, dispostos sempre a aprender.

O que mais se exige hoje são po-líticos, líderes, grupos, pessoas que se sintam responsáveis e forcem a passagem do velho ao novo tempo.

5 Atitudes face à crise atual

Sítio mirimAntes era uma casa grande

e BrasileiraHoje são duas paredes que tu vês

sem fronteiras

Antes tinha telhado e madeiraHoje é mato, parece uma lixeira

Antes você via uma casa de liberdadeHoje parece uma ilha de

desigualdade

Antes existiam objetosHoje você vê insetos

Antes as árvores eram felizesHoje elas são infelizes

Antes aqui era uma jardimHoje a gente só vê coisa ruim

Bianca Xavier de Freitas,6ºBEMEF Caucásia

Page 16: Jornal Voz da Comunidade nº 71 - Fevereiro de 2013

Em caso de calamidades ou de riscos, chame a Defesa Civil, disque 199

SAÚDE:1- Beba muita água;2- Coma mais o que nasce em árvores e plantas e menos comida produzida em fábricas;3- Viva com os 3 E’s: Energia, Entusiasmo, Empatia;4- Arranje 5 minutos po dia para rezar sozinho;5- Faça atividades que ativem seu cérebro;6- Leia mais livros do que leu em 2012;7- Sente-se em silêncio pelo menos 10 minutos por dia;8- Durma 8 horas por dia;9- Faça caminhadas de 20-60 minutos por dia e, enquanto caminha, sorria.

PERSONALIDADE:11- Não compare sua vida a dos outros. Ninguém faz ideia de como é a caminhada dos outros;12- Não tenha pensamentos negativos ou coisas de que não tenha controle;13- Não se exceda. Mantenha-se nos seus limites;14- Não se torne demasiadamente sério;15- Não desperdice sua energia preciosa em fofocas;16- Sonhe mais;17- Inveja é uma perda de tempo. Você tem tudo que necessita.18- Esqueça questões do passado. Isso destruirá sua felicidade presente;19- A vida é curta demais para odiar alguém. Não odeie;20- Faça as pazes com o seu passado. Não estrague o seu presente;21- Ninguém comanda a sua felicidade a não ser você;22- Tenha consciência de que a vida é uma escola e que está nela para aprender. Problemas são apenas exercícios que aparecem e se desvanecem, mas as lições que aprendem perduram uma vida inteira;

23- Sorria e gargalhe mais;24- Não necessite ganhar todas as discussões. Aceite também a discordância.

SOCIEDADE:25- Entre mais em contato com sua família;26- Dê algo de bom aos outros;27- Perdoe a todos por tudo;28- Passe mais tempo com pessoas acima de 70 anos e abaixo de 6;29- Tente fazer sorrir pelo menos 3 pessoas por dia;30- Não lhe diz respeito o que os outros pensam de você;31- O seu trabalho não tomará conta de você quando estiver doente. Os seus amigos o farão. Mantém contato com eles;

A VIDA:32- Faça o que é correto;33- Desfaça-se do que não é útil, bonito e alegre;34- Deus cura tudo;35- Por muito boa ou má que a situação seja... Ela mudará;36- Não interessa como se sente; levanta, se arruma e... aparece;37- O melhor ainda está por vir;38- Quando acordar vivo de manhã, agradeça a Deus pela graça;39- Mantenha seu coração sempre feliz.

POR ÚLTIMO:40- ENVIE PARA AQUELES QUE VOCÊ GOSTA E LHES DESEJE

UM 2013 MARAVILHOSO!!!

Manual para 2013 - Leia-o a cada início do mês deste ano