jornal voz da comunidade nº 73 - abril de 2013

16
Jornal Edição nº 73 - Ano V Zona Leste, Abril de 2013 “em defesa do planeta terra, pelo fim das desigualdades sociais e por uma sociedade mais justa e fraterna” Distribuição Gratuita [email protected] - 10.000 Exemplares Há 6 anos sendo a voz da Zona Leste! Abaixo Assinado por CRECHE na Zona Leste Acesse o site http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N38349 e assine agora. Prefeito Fernando Haddad, as crianças da Zona Leste não podem mais esperar.

Upload: ricardo-leocadio

Post on 27-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal Voz da Comundade - Zona Leste de São Paulo

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Voz da Comunidade nº 73 - Abril de 2013

VOZ DA COMUNIDADEJo

rna

l Edição nº 73 - Ano VZona Leste, Abril de 2013

“em defesa do planeta terra,pelo fim das desigualdadessociais e por uma sociedade

mais justa e fraterna”

Distribuição [email protected] - 10.000 Exemplares

Há 6 anos sendo a voz da Zona Leste!

Abaixo Assinado por CRECHE na Zona Leste Acesse o site http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N38349 e assine agora.

Prefeito Fernando Haddad, as crianças da Zona Leste não podem mais esperar.

Page 2: Jornal Voz da Comunidade nº 73 - Abril de 2013

Associação Voz da ComunidadeRua Miguel Rachid, 997 - Ermelino Matarazzo

São Paulo – SP - Fone: 2546-4254Correio eletrônico: [email protected]

Tiragem: 10.000 exemplares - Distribuição interna, sem fins lucrativos - Todos os envolvidos na

elaboração deste jornal são voluntários.

Os artigos assinados não refletem necessariamente a filosofia (objetivos) do jornal, são de responsabilidade dos autores.Jornalista Responsável: José Maria dos Santos - MTb: 11.413 - Articulistas: Prof. Odilon Guedes, Dr. Almir Pazzianotto, Dr. Wálter Maierovitch

Colaboradores: José Augusto Rocha Lima, Sebastião Galdino, Maurinho de Jesus - Pastoral Social: Luis FrançaPastoral da Comunicação: Luís França, Magnelson, Fernando Cruz, Marcondes Messias, Vanessa Baltazar, Professor Waldir Augusti, Ricardo Baba,

Mauro Margarido e Danilo Ferrari - Revisão: Alexssander S. Santos - Publicidade e Propaganda: Deise Cassi (98868-2884)Produção e Diagramação: Ricardo Leocadio - Mtb: 61.512/SP - (98136-1016).

2 Abril de 2013 [email protected]

Impressão: TAIGA GRÁFICA E EDITORA LTDA. Fone: 2409-7926 - Apoio/Parceria: FUNDAÇÃO TIDE SETÚBAL.

Editorial

Quem chega hoje à Zona Leste da Cidade de São Paulo, se surpreende com o gigantismo da região. São mais de 4 milhões de habitan-tes, correspondendo a mais de 10% da popu-lação do Estado de São Paulo. São 33 distritos e 11 subprefeituras instalados na região com o intuito de gerenciá-la e oferecer qualidade de vida a seus moradores.

Os últimos 30 anos transformaram radical-mente a região. A explosão demográfica da mes-ma se deu em razão da chegada de migrantes e imigrantes oriundos das mais diversas regiões do país e do mundo, que em razão do progresso imobiliário e da alta valorização dos imóveis em seus locais de moradia, viam-se obrigados a se deslocar para regiões mais afastadas onde o va-lor imobiliário ainda lhes permitia adquirir um pequeno pedaço de terra para fixar residência. A Zona Leste tornou-se, então, destino de milhões de pessoas. Bairros da região, que a pouco mais de 10 anos ainda se assemelhavam às pequenas cidades interioranas, já não existem mais.

Mas, infelizmente, o desenvolvimento da re-gião não acompanhou o seu crescimento. A falta de investimentos por parte dos órgãos públicos atrelada ao descaso com o qual as autoridades competentes tratavam os problemas da região, não lhe destinando os investimentos cabíveis, gerou problemas das mais diversas ordens tais como: falta de investimentos em saneamento básico, postos de saúde, escolas, creches, trans-porte e segurança pública dentre outros.

Face a tantos problemas, moradores da re-gião se organizaram e foram à luta em busca de melhorias para seus bairros, reivindicando juntos aos órgãos competentes que investissem os recursos necessários para cada seguimento. Reuniões, passeatas, invasões de subprefeitu-ras e outra infinidade de ações adotadas, fize-ram com que as autoridades dessem à região a atenção que mereciam. Passo a passo as melho-

rias foram sendo conquistadas.Dentre tantas conquistas, podemos citar a ins-

talação de hospitais e unidades básicas de saúde, escolas, creches, parques e áreas verdes, melho-ria nos transportes, etc.. Para o ensino superior, a região conquistou a aproximadamente 10 anos, a instalação da Escola de Artes, Ciências e Hu-manidades - EACH - USP Leste, e mais recente-mente, a conquista da tão sonhada Universidade Federal da Zona Leste que será instalada na Av. Jacu Pêssego, no terreno onde antes funcionava a empresa Gazarra.

A Zona Leste de hoje, é uma região forma-da, estruturada e organizada, mas que ainda têm muitas necessidades de investimentos por parte dos governos municipal, estadual e federal. In-vestimentos esses que serão reivindicados siste-maticamente pela população local até serem re-alizados. São graves os problemas, por exemplo, com as enchentes. Serão necessários altos inves-timentos para a solução definitiva dos mesmos.

A título de curiosidade, vale um pensamen-to: será que há alguns anos passados, alguém seria capaz de imaginar que a Zona Leste de São Paulo sediaria a abertura de uma Copa do Mundo de Futebol. Pois é! Hoje isto é uma re-alidade. Investimentos altíssimos estão sendo feitos na região de Itaquera para receber o jogo de abertura da Copa 2014.

Mas, cabe aqui outro pensamento: sem des-merecer todo investimento que vem sendo feito na região em razão da Copa do Mundo, temos, em contra partida, o investimento dos mesmos valores ou próximo deles, em educa-ção, saúde, saneamento, transporte público e segurança, por exemplo? São Paulo não para de crescer e consequentemente, as pessoas se vêm obrigadas a residirem em áreas cada vez mais distantes do centro urbano, assim como foi no passado com os migrantes e imigrantes que vieram para a Zona Leste. Que venham os

investimentos para a Copa do Mundo e outras realizações mais. Mas que venham também os investimentos cabíveis para garantir a qualida-de de vida das pessoas, pois o mais importante é vida de cada ser humano.

Quais os investimentos que estão sendo feitos para atender as necessidades básicas dos mora-dores desses novos bairros que surgem frequen-temente na periferia de São Paulo? Hoje, são os mais pobres que são expulsos (e porque não di-zer exilados) para os piores lugares da grande metrópole paulistana. São seres humanos que se vêm obrigados a se deslocar durante horas em ônibus, trens e metrôs já saturados pelo número de passageiros transportados e que são tratados como “carga” e não como passageiros; que não têm escolas, creches e atendimento de saúde para si e para os seus nos bairros onde moram, apenas para mencionar alguns percalços enfren-tados por esta gente trabalhadora.

A Zona Leste de São Paulo e seus moradores servem de exemplo para muitas regiões que ain-da hoje sofrem com o total descaso das autorida-des. E continuará a servir como tal, pois seus ha-bitantes continuarão a reivindicar e exigir seus direitos de cidadãos, para que a região melhore cada dia mais. Os resultados podem demorar um pouco para surgirem, mas por certo surgi-rão. E se hoje, a Zona Leste pode se orgulhar de tantas conquistas, só o pode fazer porque seus moradores acreditaram, lutaram por seus direi-tos e conquistaram o respeito das autoridades.

Por uma Zona Leste cada vez melhor e por uma qualidade de vida que ofereça dignidade a todo paulistano, as lutas vitoriosas devem con-tinuar. Esta população trabalhadora precisa ser tratada com respeito. E que ninguém ouse duvidar da capacidade de organização do povo paulistano.

Professor Waldir A. Augusti

Por uma nova Zona Leste para todos e todas

Page 3: Jornal Voz da Comunidade nº 73 - Abril de 2013

gou as citadas cobranças, através da ação judicial cabível, terá direito a re-ceber em dobro o valor que pagou.

Portanto se você ti-ver um Contrato como esse verifique se houve essas cobranças inde-vidas e procure o Po-der Judiciário para re-aver esses valores.

Não importa se as instituições ale-gam que o consumidor concordou com a contratação de tais despesas, pois, como essa atividade é proibida pelo Código do Consumidor, o qual é uma norma de ordem pública e, por sua vez o Código Civil diz que “Nenhuma convenção prevalecerá se contrariar preceitos de ordem pública...”, mesmo contratadas, as cláusulas do contrato que estipulam estas cobranças são nu-las de pleno direito.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, “O consumidor cobra-do em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescidos de juros e correção mone-tária...”. Ou seja, o consumidor que pa-

“A vida profissional é parte da vida pessoal e não toda a vida. Toda obsessão é doentia.” (Mário Sérgio Cortella)

DireitosAbril de 2013 [email protected]

Dra. Vanessa Baltazar da Silva - Advogada

[email protected]

Empréstimo de dinheiro realizado pelos Bancos e Financeiras é remune-rado pelos juros que fixam.

A atividade de empréstimo de di-nheiro realizada pelos Bancos e Finan-ceiras é remunerada pelos juros que fixam, que são por demais altos e cau-sadores do superendividamento.

Não bastasse a permissão do Ban-co Central para que fixem a taxa de juros que quiserem, além de ilegal-mente capitalizarem os juros fixados, as instituições financeiras, em muitos casos, costumam fazer cobranças ao consumidor de despesas que são de sua própria obrigação, ou seja, custos e serviços que são totalmente ineren-tes a própria atividade de emprestar dinheiro.

É muito comum constar nos con-tratos de financiamento de veículos cobranças com as nomenclaturas de TAXA DE CADASTRO, SERVIÇO DE TERCEIROS, INCLUSÃO DE GRAVA-ME ELETRÔNICO, TARIFA DE AVA-LIAÇÃO DE BENS, CUSTO DE REGIS-TRO e outros. Todas estas cobranças são totalmente indevidas, pois, confor-me dito acima, são inerentes a própria atividade que já é remunerada pelos juros fixados, sendo de total obrigação das instituições suportar tais despesas, sendo vedado pelo Código de Defesa do Consumidor que sejam repassadas para o consumidor.

Cobrança indevida é feita em financiamentos de veículos

DIVULGAÇÃO

Page 4: Jornal Voz da Comunidade nº 73 - Abril de 2013

Cidadania4 Abril de 2013 [email protected]

“Integridade pessoal: Se não concorda, não faça”. (Mário Sérgio Cortella)

Existe respeito pelos órgãos públi-cos aos moradores de uma cidade?

Duas situações mostram o desres-peito que as instituições públicas nu-trem pelos moradores da zona leste e das cidades em geral.

1. Obras da Sabesp sem os mora-dores serem informados, com omis-são da Subprefeitura.

Um descaso total. Os moradores da Rua Fritz Johansen em Ermelino Matarazzo simplesmente viram che-gar grandes máquinas de uma em-presa contratada pela Sabesp para realizar uma grande obra naquela via. Se quer foram notificados. As máquinas chegaram, os funcioná-rios foram demarcando onde serão feitas as escavações. As máquinas começaram a operar com imenso barulho, o acesso pela rua sendo fechado causando transtorno aos moradores. Chegou o domingo e os moradores ansiosos para terem um

pouco de descanso e silêncio, para surpresa geral, tiveram que aceitar a continuidade dos trabalhos.

Até onde vai isso? Que a Sabesp traga aos moradores tudo o que está acontecendo. Naquele local houve uma luta intensa por uma canaliza-ção de um córrego, inclusive para a regularização dos esgotos, e a própria Sabesp se recusou a fazer. Que ago-ra ela apresente prazos, mostre todas as obras que serão realizadas e mais ainda, traga contrapartidas. Os mo-radores querem que o asfalto da rua seja toda recapeada (para não correr o risco de se transformar numa nova Assis Ribeiro – há anos um caos pelas obras da Sabesp) e, junto com a Sub-prefeitura (que também foi omissa no caso) instale uma lombada eletrô-nica ou física na rua. Ao menos isto.

2. Semáforos quebrados e os sol-dados da “Operação Delegada” mul-tando os motoristas

Direitos do Cidadão? Dia 16 de Fevereiro de 2013. Um

sábado de transtorno da região da Ponte Rasa. Os semáforos quebra-dos, caos no trânsito. Ao invés dos soldados da Operação Delegada ajudar a desafogar o trânsito orien-tando os motoristas, ficaram nas calçadas em pontos estratégicos simplesmente multando. Um mo-torista encaminhou ao Jornal Voz da Comunidade sua indignação e revolta. Precisou parar em frente à Farmácia Drogasil na Avenida São Miguel. Sempre parava na rua ao lado, mas como estava tendo feira naquela via e era uma coisa rápida e necessária, ali estacionou. Dois minutos e lá estavam os guardas multando o veículo. Foi conversar com os soldados que, após ouvir dele que retiraria o veículo naque-le instante, não aplicaria a autua-ção. Para sua surpresa ele recebeu a multa. Não se recusa a aceitar o erro por estacionar naquele local.

Indaga-se a falta do “bom senso”. Numa situação de respeito, de ci-

dadania e de normalidade crê-se que o mais coerente seria os soldados estarem orientado o caótico tráfego originalizado pelos semáforos que-brados, algo corriqueiro ao longo da Avenida São Miguel. Observam todo este transtorno, mas como são orien-tados a simplesmente aumentar a arrecadação da Prefeitura com a in-dústria das multas.

Não se faz aqui um questionamen-to aos soldados que merecem todo o respeito e apoio da comunidade, mas às orientações passadas a eles. O que a Prefeitura orienta? Qual a priorida-de, multar os motoristas ou ajudar a fluidez do trânsito?

Afinal, para que serve esta Ope-ração Delegada?

Luís Franç[email protected]

Dia 26 de Abril de 2013, Sexta-feira às 19:30 horas Local: Salão da Igreja São FranciscoRua Miguel Rachid, 997 Ermelino Matarazzo.

PAUTA:1. Decidir os CURSOS que teremos na Univ. Fed. da Zona Leste. Enquanto não decidir os Cursos não pode iniciar

o PROJETO DE REFORMAS E CONSTRUÇÕES do prédio da Universidade.2. Transferência do terreno onde será implantado o campus da Universidade para a UNIFESP. O Prefeito, até o

dia 27/02/2013, não teria enviado o PROJETO DE LEI para a Câmara Municipal transferir o terreno para a Universi-dade Federal. No dia 25 de janeiro de 2013 aconteceu o anúncio da Presidenta Dilma e do Prefeito sobre a compra do terreno no ato que aconteceu em Itaquera.

3. CURSOS DE EXTENSÃO DA ZONA LESTE: até o dia 26 de Abril de 2013 vai acontecer reuniões de trabalho entre a nova PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO e os diversos grupos da Zona Leste. Fale com o Luis para marcar as reu-niões de trabalho para definir os CURSOS DE EXTENSÃO com a nova PRÓ-REITORA.

4. MANUTENÇÃO DO IMÓVEL até a UNIFESP receber o terreno: Quem vai fazer a limpeza do terreno? Quem vai fazer a SEGURANÇA do terreno?

5. O Ministro da Educação Aloísio Mercadante afirmou dia 25 de Janeiro de 2013, em Itaquera, que já tem os recursos. Quanto vai custar as CONSTRUÇÕES?. Quanto vai custar as CONTRATAÇOES dos trabalhadores/as?

6. Quando vai começar a FAZER O PROJETO DAS CONSTRUÇÕES, ADEQUAÇÕES E REFORMAS? Será após a decisão dos CURSOS da UNIFESP-ZONA LESTE. Qual o prazo para esta decisão final dos CURSOS e assim iniciar o PROJETO DA CONSTRUÇÃO?

Audiência pública sobre a instalação da Universidade Federal da Zona Leste

GRANDE VITÓRIAInício das obras da

Hidroterapia em Ermelino Matarazzo, que será implantada na Rua Danilo Felipe, atrás da Chácara do Matarazzo.A construção deste importante

equipamento de HIDROTERAPIA é uma vitória importante da luta

de nossa comunidade e será fundamental para os idosos,pessoas com deficiência e/oupessoas que sofreram algum

acidente. A HIDROTERAPIA vai atender 2.000 pessoas por mês.

Em breve vamos convidar a população para conhecer mais

de perto o projeto. A ACDEM é a Entidade mantenedora desta obra e você poderá obter mais informações

com Natália: 2541.1548.

Page 5: Jornal Voz da Comunidade nº 73 - Abril de 2013

FilosofiaAbril de 2013 [email protected]

“Ensinar o que sabe, se um indivíduo faz parte de um grupo e perde competência, o grupo todo perde. É preciso saber trocar para crescer. Tem gente que fica presa sempre no mesmo”. (Mário Sérgio Cortella)

Que ToliceQue tolice seria

Produzir tanto armamento.

Que tolice seria tanta sangria

Se enxergarssemos em cada pessoa um talento!

Um talento que nada pode substituir

Que ambição é capaz de destruir?

Talento capaz de resolver os dilemas da humanidade!

Que tolice seria toda rivalidade

O homem exibe sua razão

Mas que razão promove a destruição?

Que tolice!

Ricardo Hidemi Baba

Diante dos fatos recentes onde mais um torcedor foi morto em um estádio de futebol, é preciso refletir. Os versos da música ‘‘Óculos’’ interpretada pela banda Paralamas do Sucesso nos traz uma reflexão sobre o valor do indiví-duo e o respeito.

Todos somos diferentes. O filósofo alemão Arthur Schopenhauer nos con-ta a parábola de dois porcos-espinhos que queriam se unir, mas a cada tentati-va seus próprios espinhos os machuca-vam. Tentaram três vezes, até que per-ceberam que podiam ficar juntos, desde que mantivessem a distância certa. Tal-vez precisamos encontrar esta distância para que nossas diferenças não nos ma-chuquem, talvez isto seja respeito.

A sociedade atual valoriza muito mais o TER do que o SER. Aquele tor-cedor foi morto por ter uma paixão por um time de futebol. Não se pensou que antes de tudo na torcida adversária ha-via seres humanos. Certa vez o pensa-dor que vivia nas ruas da Grécia antiga, Diógenes, foi impedido de entrar numa festa por não estar vestido convenien-temente. Então ele tomou emprestadas as vestes de um amigo, foi à festa e co-meçou a guardar as comidas nos bolsos. Quando perguntaram por que ele guar-dava os alimentos, Diógenes respondeu que aquela festa era para a roupa. Atu-almente continuamos valorizando mais as aparências do que o indivíduo.

Olhar apenas as aparências é perigoso

‘‘Por trás dessa lentetambém bate um coração.’’

e pode esconder as verdades. A parábola do palhaço escrita pelo filósofo dinamar-quês Kiekegaard ilustra o quão perigoso é este julgamento. Segundo a parábola, um circo chega numa cidade pequena, anuncia o espetáculo e, quando as apre-sentações estavam prontas para começar, o circo foi consumido por chamas. Então, um artista do circo já fantasiado de pa-lhaço é enviado para pedir ajuda. Fora do circo, as pessoas achavam graça do deses-pero do artista e o palhaço fez de tudo para avisar o que acontecia, mas não acreditavam, até que o fogo sem controle incendiou toda a cidade. Quantos palha-ços anunciam que nossa sociedade está em chamas e não são ouvidos.

Precisamos ter a consciência de que ninguém é nada sozinho e que precisa-mos do outro até para produzir nosso alimento, e com esta consciência vamos nos respeitar e viver em harmonia.

Ricardo Hidemi Babawww.ricardobaba.com.br

Texto revisado por Roberto de Lacerda

DIVULGAÇÃO

Page 6: Jornal Voz da Comunidade nº 73 - Abril de 2013

Família / Calendário6 Abril de 2013 [email protected]

“Ao invés de perguntar ao filho: o que você aprendeu hoje na escola? , que tal perguntar: o que você aprendeu hoje e pode me ensinar?” (Mário Sérgio Cortella)

Todos os meses, na Paróquia São Francisco de Assis, são realizadas as Missas da Família, onde os casais recebem as bên-çãos por conta da comemoração de suas bodas.

No mês de Abril os seguintes casais participarão da ce-lebração:

Missa da Família21 de Abril às 17 horas

Após a Missa haverá uma recepção a todos os casais no Salão São Bento. Observação: Os casais que tiverem interesse em participar destas celebrações, preencher e destacar a ficha abaixo e entregar na secretaria da Paróquia São Francisco.

CASAL ANIVERSARIANTEEsposo _____________________________________________________________________________

Esposa _____________________________________________________________________________

Endereço: __________________________________________________________________________

_________________________________________________n.º _________ CEP __________________

Bairro ______________________________________________________________________________

E-mail: _____________________________________________________________________________

Tel.: _____________________________________ Cel.: ______________________________________

1 .. Alan e Patricia ................... 12/03/11 ... 02 ALGODÃO2 .. Alvaro e Silvia ................... 04/03/11 ... 02 ALGODÃO3 .. Carlos e Rosemeire ........... 16/03/85 ... 28 HEMATITA4 .. Carlos Eduardo e Andrea ... 20/03/04 ... 09 CERÂMICA5 .. Cleberson e Cassia ........... 28/03/09 ... 04 FLORES6 .. Danilo e Vilma ................... 29/03/86 ... 27 CRISOPAZIO7 .. Eder e Veronica ................. 14/03/09 ... 04 FLORES8 .. Ednaldo e Helena .............. 29/03/80 ... 33 CRIZO9 .. Eduardo e Andreia ............ 20/03/04 ... 09 CERÂMICA10 Eduardo e Juliana ............. 30/03/02 ... 11 AÇO11 Euclides e Juliana ............. 20/03/10 ... 03 TRIGO12 Fábio e Deise .................... 13/03/10 ... 03 TRIGO13 Felipe e Kadja ................... 17/03/12 .... 01 PAPEL14 Felipe e Michelli ................ 03/03/12 ... 01 PAPEL15 Fernando e Cristiane ......... 10/03/12 ... 01 PAPEL16 Fernando e Oscarina ......... 20/03/10 ... 03 TRIGO17 . Gabriel e Patrícia .............. 10/03/12 ... 01 PAPEL18 Jarbas e Sueli .................... 04/04/92 ... 21 ZIRCÃO19 Jonas e Izalda ................... 20/03/82 ... 31 NÁCAR20 Julio e Deise ...................... 25/03/00 ... 13 LINHO21 Marcel e Jéssica ................ 06/03/10 ... 03 TRIGO22 Marcio e Daniela ............... 01/03/08 ... 05 MADEIRA23 Marlindo e Leonilda .......... 18/03/76 ... 37 AVENTURINA24 Patrício e Joyce ................. 10/03/12 ... 01 PAPEL25 Paulo e Ana ....................... 19/03/88 ... 25 PRATA26 Paulo e Edneia .................. 29/03/08 ... 05 MADEIRA27 Raimundo e Zilda .............. 01/03/90 ... 23 PALHA28 Renato e Edileusa ............. 26/03/11 ... 02 ALGODAO29 Ricardo e Juliana .............. 03/03/12 ... 01 PAPEL30 Ricardo e Monica .............. 08/03/08 ... 05 MADEIRA31 Robson e Kelli ................... 27/03/09 ... 04 FLORES32 Wendel e Daniela .............. 11/03/10 .... 03 TRIGO33 Willian e Rosicleia ............. 28/03/09 ... 04 FLORES34 Wilson e Valdiceia ............. 08/03/80 ... 33 CRIZO35 José e Marcia ................... 17/03/05 .... 07 LÃ

O Jornal Voz da Comunidade saúda a esperança renovada

com o Papa Francisco

Datas comemorativas do mês de Abril02 de abril: Queremos lembrar dos portadores de deficiência autista para que haja mais casas de atendimentos como a ACDEM (Associação Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo) para ajudá-los a viver com mais qualidade;

07 de abril: Os jornalistas vivem hoje um bom momento, porque há liberdade de imprensa, muitos jornalistas morreram para relatar assuntos que não eram permitidos divulgar, principalmente na época da didatura. O Jornal Voz da Comunidade é um exemplo de veículo de comunicação, divulga-ção e informação sem repressão;

07 de abril: A saúde no Brasil está um caos, é preciso mudança e agilidade dos nossos governan-tes para que haja melhoria de fato no atendimento dos hospitais e postos de saúde. É preciso mais PSF (Programa Saúde da Família) sem fronteiras para atendimento das famílias de todas as regiões;

08 de abril: O câncer é a 2ª doença que mais mata as pessoas no Brasil, com tanta tecnologia nos estudos e na ciência ainda não foi descoberta a cura para esta doença que afeta tanto a pessoa que tem câncer como sua família;

19 de abril: Os índios ficaram na história com a primeira participação de líderes indígenas em um con-gresso e apesar de terem sido boicotados inicialmente, resolveram estar presentes para garantir que suas rei-vindicações fossem ouvidas;

22 de abril: O descobrimento do Brasil se deu no dia em que navegadores portugueses chegaram ao território brasileiro. Pedro Álvares Cabral como descobridor do Brasil é usado apenas como referên-

cia, pois quando os portugueses chegaram o país já era habitado por milhões índios;

23 de abril: São Jorge foi, de acordo com a tradição, um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cris-tão. Também é venerado em diversos cultos das re-ligiões afro-brasileiras, onde é sincretizado na forma de Ogum. É imortalizado no conto em que mata o dragão. Sua memória é celebrada também em 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele em Lida, Israel, onde se encontram suas relíquias;

28 de abril: A educação no Brasil, segundo o que determina a Constituição Federal e a Lei de Dire-trizes e Bases da Educação Nacional (LDB) deve ser gerida e organizada separadamente por cada nível de governo: Federal, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. A nova constituição reserva 25% do or-çamento do Estado e 18% de impostos federais e taxas municipais para a educação.

As lideranças, as comunidades toda a população e os movimentos sociais da Zona Leste, conquistaram rescentemente a vinda da Universidade Federal, mas ainda lutam pela sua implantação.

Participe do movimento pela implantaçãoda UNIFESP na Zona Leste

Dia: 26 de abril às 19h30 Local: Salão São Bento – São Francisco e Assis

(Rua Miguel Rachid, 997 – Ermelino Matarazzo).

Textos adaptados por: Deise Cassi –Jornal Voz da Comunidade

“Vivemos na região mais desigual do mundo, a que mais cresceu e a que menos reduziu a

miséria. A distribuição injusta de bens persiste, criando uma situação de pecado social que grita aos céus e limita as possibilidades de vida mais

plena para muitos de nossos irmãos.”Papa Francisco (quando arcebispo de Buenos Aires em 2007)

DIVULGAÇÃO

Page 7: Jornal Voz da Comunidade nº 73 - Abril de 2013

CuriosidadesAbril de 2013 [email protected]

“Tudo que não puder contar como fez, não faça”. (Mário Sérgio Cortella)

Não Tropece na LínguaArquivo

Tema do Mês: O uso da CRASE (segunda parte)Arquivo

Não se usa a crase antes de1 - Palavra masculina: andar a pé, pa-

gamento a prazo, caminhadas a esmo, cheirar a suor, viajar a cavalo, vestir-se a caráter. Exceção. Existe a crase quando se pode subentender uma palavra feminina, especialmente moda e maneira, ou qual-quer outra que determine um nome de empresa ou coisa: Salto à Luís XV (à moda de Luís XV). / Estilo à Machado de Assis (à maneira de). / Referiu-se à Apollo (à nave Apollo). / Dirigiu-se à (fragata) Gustavo Barroso. / Vou à (editora) Melhoramentos. / Fez alusão à (revista) Projeto.

2 - Nome de cidade: Chegou a Brasília. / Irão a Roma este ano. Exceção. Há crase quando se atribui uma qualidade à cidade: Iremos à Roma dos Césares. / Referiu-se à bela Lisboa, à Brasília das mordomias, à Londres do século 19.

3 - Verbo: Passou a ver. / Começou a fa-zer. / Pôs-se a falar.

4 - Substantivos repetidos: Cara a cara, frente a frente, gota a gota, de ponta a ponta.

5 - Ela, esta e essa: Pediram a ela que saísse. / Cheguei a esta conclusão. / Dedi-cou o livro a essa moça.

6 - Outros pronomes que não admitem artigo, como ninguém, alguém, toda, cada, tudo, você, alguma, qual, etc.

7 - Formas de tratamento: Escreverei a Vossa Excelência. / Recomendamos a Vossa Senhoria... / Pediram a Vossa Majestade...

8 - Uma: Foi a uma festa. Exceções. Na locução à uma (ao mesmo tempo) e no caso em que uma designa hora (Sairá à uma hora).

9 - Palavra feminina tomada em senti-do genérico: Não damos ouvidos a recla-mações. / Em respeito a morte em família,

faltou ao serviço. Repare: Em respeito a fa-lecimento, e não ao falecimento. / Não me refiro a mulheres, mas a meninas.

Alguns casos são fáceis de identificar: se couber o indefinido uma antes da pala-vra feminina, não existirá crase. Assim: A pena pode ir de (uma) advertência a (uma) multa. / Igreja reage a (uma) ofensa de candidato em Guarulhos. / As reportagens não estão necessariamente ligadas a (uma) agenda. / Fraude leva a (uma) sonegação recorde. / Empresa atribui goteira a (uma) falha no sistema de refrigeração. / Partido se rende a (uma) política de alianças.

Havendo determinação, porém, a cra-se é indispensável: Morte de bebês leva à punição (ao castigo) de médico. / Superin-tendente admite ter cedido à pressão (ao desejo) dos superiores.

10 - Substantivos no plural que fazem parte de locuções de modo: Pegaram-se a dentadas. / Agrediram-se a bofetadas. / Progrediram a duras penas.

11 - Nomes de mulheres célebres: Ele a comparou a Ana Néri. / Preferia Ingrid Bergman a Greta Garbo.

12 - Dona e madame: Deu o dinheiro a dona Maria . / Já se acostumou a mada-me Angélica. Exceção. Há crase se o dona ou o madame estiverem particularizados: Referia-se à Dona Flor dos dois maridos.

13 - Numerais considerados de forma indeterminada: O número de mortos che-gou a dez. / Nasceu a 8 de janeiro. / Fez uma visita a cinco empresas.

14 - Distância, desde que não determi-nada: A polícia ficou a distância. / O navio estava a distância. Quando se define a dis-tância, existe crase: O navio estava à distân-cia de 500 metros do cais. / A polícia ficou à

Na maior parte dos casos, a crase dá clare-za a este tipo de oração.

2 - Antes de nomes de mulheres: De-clarou-se a Joana (ou à Joana). Em geral, se a pessoa for íntima de quem fala, usa-se a crase; caso contrário, não.

3 - Com até: Foi até a porta (ou até à). / Até a volta (ou até à). No Estado, porém, escreva até a, sem crase.

Fonte: Manual de Redação e Estilo – www.estadão.com.br

Colaborou: Mauro Margarido - [email protected]

distância de seis metros dos manifestantes.15 - Terra, quando a palavra significa

terra firme: O navio estava chegando a ter-ra. / O marinheiro foi a terra. (Não há artigo com outras preposições: Viajou por terrra. / Esteve em terra.) Nos demais significados da palavra, usa-se a crase: Voltou à terra na-tal. / Os astronautas regressaram à Terra.

16 - Casa, considerada como o lugar onde se mora: Voltou a casa. / Chegou cedo a casa. (Veio de casa, voltou para casa, sem artigo.) Se a palavra estiver determinada, existe cra-se: Voltou à casa dos pais. / Iremos à Casa da Moeda. / Fez uma visita à Casa Branca.

Uso facultativo1 - Antes do possessivo: Levou a enco-

menda a sua (ou à sua) tia. / Não fez men-ção a nossa empresa (ou à nossa empresa).

RECEITA DO MÊS

Ingredientes:• 1 lata de abacaxi escorrida ou 1 abacaxi natural (sem o talo) e picado Creme belga: • 1 lata de leite condensado • 2 gemas • ½ xícara de leite

Merengue: • 4 claras • 12 colheres de sopa de açúcar

Modo de Preparo1. Leve ao fogo as gemas peneiradas com o leite e o leite condensado, mexa em fogo baixo até engrossar. 2. Reserve

Você sabe preparar uma receita econômica, fácil de fazer e que é gostosa? Envie a receita parao Jornal Voz da Comunidade [email protected] e as escolhidas serão publicadas.

3. Misture muito bem as claras com o açúcar e leveao fogo baixo, mexendo sempre, só para amornar,mas tem que ser muito rápido, a clara líquida. 4. Bata imediatamente na batedeira,até encorpar e virar um merengue. 5. Monte um refratário untado com camadade abacaxi, creme belga e o merengue. 6. Leve ao forno bem quente, por aproximadamente5 minutos só para dourar o merengue. 7. Sirva quente ou frio 8. Se preferir monte taças enão é necessário levar ao forno.

Abacaxi com cremede leite condensado

Page 8: Jornal Voz da Comunidade nº 73 - Abril de 2013

8 Abril de 2013 [email protected] Papam

“A vocação de guardião não diz respeito apenas a nós, cristãos, mas tem uma dimensão antecedente, que é simplesmente humana e diz respeito a todos: é a de guardar a criação inteira, a beleza da criação, como se diz no livro de Génesis e nos mostrou São Francisco de Assis: é ter respeito por toda a criatura de Deus e pelo ambiente onde vivemos. É guardar as pessoas, cuidar carinhosamente de todas elas e cada uma, especialmente das crianças, dos idosos, daque-les que são mais frágeis e que muitas vezes estão na periferia do nosso coração. É cuidar uns dos outros na família: os esposos guardam-se reciprocamente, depois, como pais, cuidam dos filhos, e, com o passar do tempo, os próprios filhos tornam-se guardiões dos pais. É viver com sinceridade as amizades, que são um mútuo guardar-se na intimidade, no respeito e no bem. Fundamentalmente tudo está confiado à guar-da do homem, e é uma responsabilidade que nos diz respeito a todos. Sede guardiões dos dons de Deus!”, disse Papa Francisco na homilia feita na missa que inicia o ministério petrino do novo bispo de Roma.

Segundo o Papa Francisco, “não esqueçamos ja-mais que o verdadeiro poder é o serviço, e que o próprio Papa, para exercer o poder, deve entrar sempre mais naquele serviço que tem o seu vér-tice luminoso na Cruz; deve olhar para o serviço humilde, concreto, rico de fé, de São José e, como ele, abrir os braços para guardar todo o Povo de Deus e acolher, com afecto e ternura, a humanida-de inteira, especialmente os mais pobres, os mais fracos, os mais pequeninos, aqueles que Mateus descreve no Juízo final sobre a caridade: quem tem fome, sede, é estrangeiro, está nu, doente, na prisão (cf. Mt 25, 31-46). Apenas aqueles que servem com amor capaz de proteger”.

Eis o texto.

Queridos irmãos e irmãs!

Agradeço ao Senhor por poder celebrar esta San-ta Missa de início do ministério petrino na solenida-de de São José, esposo da Virgem Maria e patrono da Igreja universal: é uma coincidência densa de signi-ficado e é também o onomástico do meu venerado Predecessor: acompanhamo-lo com a oração, cheia de estima e gratidão.

Saúdo, com afeto, os Irmãos Cardeais e Bispos, os sacerdotes, os diáconos, os religiosos e as religiosas e todos os fiéis leigos. Agradeço, pela sua presença, aos Representantes das outras Igrejas e Comunidades

Terça, 19 de março de 2013 - “Não tenham medo da ternura” eclesiais, bem como aos representantes da comuni-dade judaica e de outras comunidades religiosas. Di-rijo a minha cordial saudação aos Chefes de Estado e de Governo, às Delegações oficiais de tantos países do mundo e ao Corpo Diplomático.

Ouvimos ler, no Evangelho, que «José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor e recebeu sua espo-sa» (Mt 1, 24). Nestas palavras, encerra-se já a missão que Deus confia a José: ser custos, guardião. Guar-dião de quem? De Maria e de Jesus, mas é uma guar-da que depois se alarga à Igreja, como sublinhou o Beato João Paulo II: «São José, assim como cuidou com amor de Maria e se dedicou com empenho jubi-loso à educação de Jesus Cristo, assim também guar-da e protege o seu Corpo místico, a Igreja, da qual a Virgem Santíssima é figura e modelo» (Exort. ap. Redemptoris Custos, 1).

Como realiza José esta guarda? Com discrição, com humildade, no silêncio, mas com uma presença constante e uma fidelidade total, mesmo quando não consegue entender. Desde o casamento com Maria até ao episódio de Jesus, aos doze anos, no templo de Je-rusalém, acompanha com solicitude e amor cada mo-mento. Permanece ao lado de Maria, sua esposa, tanto nos momentos serenos como nos momentos difíceis da vida, na ida a Belém para o recenseamento e nas horas ansiosas e felizes do parto; no momento dramá-tico da fuga para o Egipto e na busca preocupada do fi-lho no templo; e depois na vida quotidiana da casa de Nazaré, na carpintaria onde ensinou o ofício a Jesus.

Como vive José a sua vocação de guardião de Ma-ria, de Jesus, da Igreja? Numa constante atenção a Deus, aberto aos seus sinais, disponível mais ao pro-jeto d’Ele que ao seu. E isto mesmo é o que Deus pede a David, como ouvimos na primeira Leitura: Deus não deseja uma casa construída pelo homem, mas quer a fidelidade à sua Palavra, ao seu desígnio; e é o próprio Deus que constrói a casa, mas de pedras vi-vas marcadas pelo seu Espírito. E José é «guardião», porque sabe ouvir a Deus, deixa-se guiar pela sua vontade e, por isso mesmo, se mostra ainda mais sen-sível com as pessoas que lhe estão confiadas, sabe ler com realismo os acontecimentos, está atento àquilo que o rodeia, e toma as decisões mais sensatas. Nele, queridos amigos, vemos como se responde à vocação de Deus: com disponibilidade e prontidão; mas ve-mos também qual é o centro da vocação cristã: Cris-to. Guardemos Cristo na nossa vida, para guardar os outros, para guardar a criação!

Papa Francisco desceu do jeep para saudar um paralítico. Acariciou-o, beijou-o e lhe sorriu por alguns instantes. Cesare “Cece” Cicconi, 51 anos, origi-nário de San Benedetto del Tronto, é o doente. Enquanto o jeep passava no meio da multidão reunida na Praça de São Pedro, ontem, dia 19-03-2013, Papa Francisco o viu e desceu do auto. “Quando ele se aproximou - narra Cinzia, irmã de Cesare - o Papa disse: “Rezem por mim”. Cecce é paralítico há oito meses, quando lhe foi administrado a vacina antipólio. Uma reação alérgica o tornou tetraplégico.

Papa Francisco beija algumas crianças, na Praça São Pedro, no dia 19-03-2013.

Page 9: Jornal Voz da Comunidade nº 73 - Abril de 2013

Abril de 2013 [email protected] Papam

Terça, 19 de março de 2013 - “Não tenham medo da ternura” Entretanto a vocação de guardião não diz res-

peito apenas a nós, cristãos, mas tem uma dimen-são antecedente, que é simplesmente humana e diz respeito a todos: é a de guardar a criação inteira, a beleza da criação, como se diz no livro de Gênesis e nos mostrou São Francisco de Assis: é ter res-peito por toda a criatura de Deus e pelo ambiente onde vivemos. É guardar as pessoas, cuidar cari-nhosamente de todas elas e cada uma, especial-mente das crianças, dos idosos, daqueles que são mais frágeis e que muitas vezes estão na perife-ria do nosso coração. É cuidar uns dos outros na família: os esposos guardam-se reciprocamen-te, depois, como pais, cuidam dos filhos, e, com o passar do tempo, os próprios filhos tornam-se guardiões dos pais. É viver com sinceridade as amizades, que são um mútuo guardar-se na in-timidade, no respeito e no bem. Fundamental-mente tudo está confiado à guarda do homem, e é uma responsabilidade que nos diz respeito a todos. Sede guardiões dos dons de Deus!

E quando o homem falha nesta responsabilida-de, quando não cuidamos da criação e dos irmãos, então encontra lugar a destruição e o coração fica ressequido. Infelizmente, em cada época da histó-ria, existem «Herodes» que tramam desígnios de morte, destroem e deturpam o rosto do homem e da mulher.

Queria pedir, por favor, a quantos ocupam car-gos de responsabilidade em âmbito econômico, po-lítico ou social, a todos os homens e mulheres de boa vontade: sejamos «guardiões» da criação, do desígnio de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do ambiente; não deixemos que sinais de destruição e morte acompanhem o caminho deste nosso mundo! Mas, para «guardar», devemos tam-bém cuidar de nós mesmos. Lembremo-nos de que o ódio, a inveja, o orgulho sujam a vida; então guar-dar quer dizer vigiar sobre os nossos sentimentos, o nosso coração, porque é dele que saem as boas intenções e as más: aquelas que edificam e as que destroem. Não devemos ter medo de bondade, ou mesmo de ternura.

A propósito, deixai-me acrescentar mais uma ob-servação: cuidar, guardar requer bondade, requer ser praticado com ternura. Nos Evangelhos, São José apa-rece como um homem forte, corajoso, trabalhador, mas, no seu íntimo, sobressai uma grande ternura, que não é a virtude dos fracos, antes pelo contrário

denota fortaleza de ânimo e capacidade de solicitu-de, de compaixão, de verdadeira abertura ao outro, de amor. Não devemos ter medo da bondade, da ternura!

Hoje, juntamente com a festa de São José, ce-lebramos o início do ministério do novo Bispo de Roma, Sucessor de Pedro, que inclui também um po-der. É certo que Jesus Cristo deu um poder a Pedro, mas de que poder se trata? À tríplice pergunta de Jesus a Pedro sobre o amor, segue-se o tríplice con-vite: apascenta os meus cordeiros, apascenta as mi-nhas ovelhas. Não esqueçamos jamais que o verda-deiro poder é o serviço, e que o próprio Papa, para exercer o poder, deve entrar sempre mais naquele serviço que tem o seu vértice luminoso na Cruz; deve olhar para o serviço humilde, concreto, rico de fé, de São José e, como ele, abrir os braços para guardar todo o Povo de Deus e acolher, com afecto e ternura, a humanidade inteira, especialmente os mais pobres, os mais fracos, os mais pequeninos, aqueles que Mateus descreve no Juízo final sobre a caridade: quem tem fome, sede, é estrangeiro, está nu, doente, na prisão (cf. Mt 25, 31-46). Apenas aqueles que servem com amor capaz de proteger.

Na segunda Leitura, São Paulo fala de Abraão, que acreditou «com uma esperança, para além do que se podia esperar» (Rm 4, 18). Com uma esperança, para além do que se podia esperar! Também hoje, perante tantos pedaços de céu cinzento, há necessidade de ver a luz da esperança e de darmos nós mesmos es-perança. Guardar a criação, cada homem e cada mu-lher, com um olhar de ternura e amor, é abrir o hori-zonte da esperança, é abrir um rasgo de luz no meio de tantas nuvens, é levar o calor da esperança! E, para o crente, para nós cristãos, como Abraão, como São José, a esperança que levamos tem o horizonte de Deus que nos foi aberto em Cristo, está fundada sobre a rocha que é Deus.

Guardar Jesus com Maria, guardar a criação in-teira, guardar toda a pessoa, especialmente a mais pobre, guardarmo-nos a nós mesmos: eis um serviço que o Bispo de Roma está chamado a cumprir, mas para o qual todos nós estamos chamados, fazendo resplandecer a estrela da esperança: Guardemos com amor aquilo que Deus nos deu!

Peço a intercessão da Virgem Maria, de São José, de São Pedro e São Paulo, de São Francisco, para que o Espírito Santo acompanhe o meu ministério, e, a todos vós, digo: rezai por mim! Amen.

Papa Francisco desceu do jeep para saudar um paralítico. Acariciou-o, beijou-o e lhe sorriu por alguns instantes. Cesare “Cece” Cicconi, 51 anos, origi-nário de San Benedetto del Tronto, é o doente. Enquanto o jeep passava no meio da multidão reunida na Praça de São Pedro, ontem, dia 19-03-2013, Papa Francisco o viu e desceu do auto. “Quando ele se aproximou - narra Cinzia, irmã de Cesare - o Papa disse: “Rezem por mim”. Cecce é paralítico há oito meses, quando lhe foi administrado a vacina antipólio. Uma reação alérgica o tornou tetraplégico.

Fotos: Ansa

Papa Francisco beija algumas crianças, na Praça São Pedro, no dia 19-03-2013.

Page 10: Jornal Voz da Comunidade nº 73 - Abril de 2013

Agenda10 Abril de 2013 [email protected]

“Vida é maratona e não corrida de 100 metros, não é velocidade, é persistência e fôlego”. (Mário Sérgio Cortella)

Reunião para as pessoas interessadas em buscar uma solução para as creches conveniadas. Reunião com o sindicato das creches conveniadas. divulgue paRa todos e todas. Dia 27 de Março de 2013, Quarta Feira, às 11h30, no Salão da Igreja São Francisco de Assis, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo.Assuntos:1. Custos de uma Criança da CRECHE DIRETA DA PREFEITURA: 20 mil reais.2. Custos de uma Criança INDIRETA (Entidades Sociais): 3,4 mil reais. E a Entidade que não recebe aluguel a Prefeitura paga 2,9 mil reais.3. Quanta custa uma CRIANÇA DA CRECHE-CEU: 30 a 40 mil reais. Qual o correto?4. Quanta custa uma CRIANÇA DA CRECHE DA CAMARA MUNICIPAL: A Prefeitura poderia divulgar corretamente?5. Quanto custa uma CRIANÇA DA CRECHE DO TRIBUNAL DE CONTAS: dizem o dobro da direta da Prefeitura. A Prefeitura poderia divulgar o correto? Falar com Adriano: Adriano Oliveira, SEPAS, [email protected] = Tel: 2581-0579; Cel: 9751-6246

participe da escola de Cidadania da Zona leste. Todas às Sextas Feiras, 19h30, no Salão da Igreja São Francisco de Assis, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo. *** A Escola de Cidadania é gratuita e certificada pela UNIVERSIDADE FED. DE SP.*** Informações: Luis, 7194.4426; [email protected]; Falar com Deise: [email protected] / Alex: [email protected]

27 de Março de 2013, QuaRta FeiRa, às 14 horas, os Idosos vão fazer uma GRANDE REUNIÃO NO CRI DE SÃO MIGUEL com a Secretária Municipal de Assistência Social Dra. Luciana Temmer. Local: CRI de São Miguel, enfrente a Praça de São Miguel Paulista. Falar com Maria do Carmo, 2943.2277.

Convite para a reunião com a secretaria Municipal de educação para tratar de Creche, educação infantil, etc...dia 10 de abril de 2013, 9 horas, no Salão da Igreja São Francisco, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo. Estará presente o Prof. Sinoel, da Secretaria Municipal de Educação. Reunião aberta para todos e todas que lutam por educação de qualidade na Zona Leste.

12 de abril, sexta Feira, 9h30, reunião com a secretaria estadual de Cultura na CASA DA 3ª. IDADE TEREZA BUGOLIN, Rua Primavera da Vida, 1 b, ao lado da Igreja São Francisco de Assis, 2943.2277, falar com Maria do Carmo. O que o seu GRUPO DA TERCEIRA IDADE quer de oficinas culturais em 2013? Instrumentos musicais? Falar com Marisa: 2943.2277.

participe do eNCoNtRo das esColas de FÉ, CidadaNia, polÍtiCa e JustiÇa. O Documento de Aparecida motiva que a Igreja coloque o melhor de si para a formação dos Leigos e Leigas. Dia 13 de Abril de 2013, Sábado, 9 HORAS, em Mogi das Cruzes. Fazer a sua inscrição o mais breve possível. Falar com Monica/Paulo: [email protected]

Reunião com o secretário Municipal de Cultura Juca Ferreira na esCola de CidadaNia da ZoNa leste: (Repassem para todos e todas).Dia: 19 de Abril de 2013, Sexta Feira, 19h30, no Salão da Igreja São Francisco de Assis, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo, Zona Leste. Informações: Luis França: 7194.4426, Deise, Tião Soares, Alex, Maurinho, Mauro P., Zé Roberto, Neto, Jânio e Você. * Assuntos da conversa com o Secretário de Cultura:1. POLITICA CULTURAL NA ZONA LESTE É PRIORIDADE. Política cultural em todas as Vilas/Jardins. Política Cultural COM a Juventude, COM as Escolas, COM as Organizações Sociais, COM as Crianças, COM as Pessoas Idosas... Politicas de Cultura nas PRAÇAS envolvendo os moradores... 2. Projeto do Patrimônio Histórico do Sitio Mirim, Av. Assis Ribeiro.3. Projeto do Patrimônio Histórico da Fazenda Biaccica, Itaim Paulista.4. Projeto da Casa de Cultura de Ermelino Matarazzo.5. Memorial da ZL no prédio da Nitro Química que já está tombado.6. Palavra aberta para propostas de POLITICAS DE CULTURA na Cidade Tiradentes, Guaianazes, Itaquera, Ermelino Matarazzo/Ponte Rasa, São Miguel Paulista, Penha/ Cangaíba, Itaim Paulista.

Reunião sobre a iNstalaÇÃo da uNiveRsidade FedeRal da ZoNa leste:26 de Abril de 2013, Sexta Feira, às 19h30, primeira audiência pública sobre a instalação da Universidade Federal da ZL, no Salão da Igreja São Francisco, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo. Falar com Luis: 7194.4426.Assuntos pendentes sobre a UNIVERSIDADE FEDERAL DA ZONA LESTE:1º.)= Decidir os CURSOS que teremos na Univ. Fed. da Zona Leste. Enquanto não decidir os Cursos não pode iniciar o PROJETO DE REFORMAS E CONSTRUÇÕES do prédio da Universidade.

Page 11: Jornal Voz da Comunidade nº 73 - Abril de 2013

Abril de 2013 [email protected]

“Prazos e metas são importantes para manter o foco. A facilitação da rotina tornou a nova reação mais frouxa, sem paciência e mal educada”. (Mário Sérgio Cortella)

2º.)= O Prefeito, até o dia 27/02/2013, não teria enviado o PROJETO DE LEI para a Câmara Municipal transferir o terreno para a Universidade Federal. No dia 25 de janeiro de 2013 aconteceu o anúncio da Presidenta Dilma e do Prefeito sobre a compra do terreno no ato que aconteceu em Itaquera.3º.)= CURSOS DE EXTENSÃO DA ZONA LESTE: até o dia 26 de Abril de 2013 vai acontecer reuniões de trabalho entre a nova PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO e os diversos grupos da Zona Leste. Fale com o Luis para marcar as reuniões de trabalho para definir os CURSOS DE EXTENSÃO com a nova PRÓ-REITORA. Tel: 7194.4426; [email protected]º.)= Está acontecendo ocupações no TERRENO DA UNIVERSIDADE FEDERAL. Quem vai aconpamhar para parar as ocupações? Quem vai fazer a limpeza do terreno? Quem vai fazer a SEGURANÇA do terreno?5º.)= O Ministro da Educação Aloísio Mercadante afirmou dia 25 de Janeiro de 2013, em Itaquera, que já tem os recursos. Quanto vai custar as CONSTRUÇÕES?. Quanto vai custar as CONTRATAÇOES dos trabalhadores/as?6º.)= Quando vai começar a FAZER O PROJETO DAS CONSTRUÇÕES, ADEQUAÇÕES E REFORMAS? Será após a decisão dos CURSOS da UNIFESP-ZONA LESTE. Quem vai decidir os CURSOS que teremos na Univ. Fed. na Zona Leste? No final dos debates e propostas será o CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL que vai decidir os CURSOS que teremos na Zona Leste. Qual o prazo para esta decisão final dos CURSOS e assim iniciar o PROJETO DA CONSTRUÇÃO?

REUNIÕES GERAIS DA MORADIA no Polo Cultural da Zona Leste, na “ESQUINA” da Av. Águia de Haia com a Avenida Imperador. Dias: 30 de Abril; 28 de Maio; 25 de Junho; 30 de Julho. Sempre às 19 horas. Informações: 9.9988.1869, Neto.

Reunião com o Secretário Municipal de Educação Prof. Cesar Callegari: sobre ampliação de Educação Infantil na Zona Leste: mais Creches, mais Vagas nas Creches, mais Terrenos para Novas Creches (CEIs) e EMEIs. Mais CULTURA e Políticas Publicas de Cidadania. Dia: 10 de Maio de 2013, Sexta Feira. Horário: 19h30, na Escola de Cidadania da Zona Leste, Salão da Igreja São Francisco, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo, Tel.: 7194.4426, Luis França.

11 de Maio de 2013, Sábado, 9 horas, reunião do GRUPO DE MEMÓRIA no Sítio Mirim, Avenida Assis Ribeiro, em frente a LEVESA. Nossa luta é encontrar a solução do Sítio Mirim e conhecer sua História/Memória. Falar com Danilo Morcelli: [email protected]

Convite para o DEBATE SOBRE A IMPLANTAÇAO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL EM CADA UMA DAS SUBPREFEITURAS DA ZONA LESTE II. Dia: 17 de Maio de 2013, Sexta Feira, às 19h30, na Escola de Cidadania da Zona Leste, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo, tel: 7194.4426, Luis.1. Por que um Conselho de Desenvolvimento Social em cada SubPrefeitura?

Estamos convictos de que a implantação dos CDS nas 31 Subprefeituras pode contribuir decisivamente na mudança de escala e de qualidade na participação social na cidade. Temas fundamentais como a revisão do Plano Diretor ou a elaboração das diretrizes orçamentárias e do orçamento municipal deveriam ser apreciados pelos CDS. 2. Quais os COMPROMISSOS DE CADA UM DOS 31 CONSELHOS DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL? Mobilizar diversos segmentos da sociedade para, em parceria com instituições públicas e privadas, construir e se comprometer com uma agenda e um conjunto de metas, articular e promover ações, visando uma cidade de São Paulo justa e sustentável. Acompanhe a Rede Nossa São Paulo e o Programa Cidades Sustentáveis nas mídias sociais! Fale com Luis: 7194.4426.

VITÓRIAS E LUTAS DO POVO NA ZONA LESTE para 2013-2014:1. INÍCIO DAS OBRAS DA HIDROTERAPIA EM ERMELINO MATARAZZO, na Rua Danilo Felipe, atrás da Chácara do Matarazzo. Esta vitória da HIDROTERAPIA é fundamental para pessoas idosas, pessoas com deficiência e pessoas que passam por algum acidente. A HIDRO-TERAPIA vai atender 2.000 pessoas por mês. Em breve vamos convidar a população para conhecer mais de perto o projeto. A ACDEM é a Entidade mantenedora desta obra e você poderá obter mais informações com Natália: 2541.1548. 2. O segundo passo é lutar para implantar a UNIVERSIDADE FEDERAL NA ZONA LESTE. 3. Vitória na construção do Memorial na USP-Leste. Projeto do Ruy Otake. 4. Implantação da ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO NA USP-LESTE. 5. Centro de Cultura e Exposição na USP-Leste. 6. CASA DA MULHER na USP-Leste. 7. Laboratório de Têxtil, Modas e Mídias na USP-Leste. 8. A Casa da Ciência na USP-Leste. 9. NOVA ESTAÇÃO DE TREM que vem do Aeroporto para o centro da Cidade (Entre a USP-Leste e o Centro Esportivo do Corinthians).

Page 12: Jornal Voz da Comunidade nº 73 - Abril de 2013

Momento Bíblico12 Abril de 2013 [email protected]

“Só há uma saída para pais e educadores: juntar para crescer. É preciso um processo de educação recíproca”. (Mário Sérgio Cortella)

Messias Guirado messiasguirado@

ig.com.br

O Acontecimento: Em Emaús (Lc 24,13-35), o abrir dos olhos, um pro-cesso que demorou, mas que deu certo, pois conseguiram enxergar o projeto de Jesus, o medo foi deixado de lado, era preciso dar continuidade, levar a evangelização para que outros ajudas-sem na transmissão da boa notícia, é assim até hoje. Abrir os olhos têm um sentido especial em nossa vida, é você perceber aquilo que aparentemente

está “escondido”, de bom ou de mal, é o ficar esperto. Em seu tempo, Jesus vai mostrando aos seus seguidores as injustiças cometidas; pelo templo (sa-cerdotes), pelo governo ou por todos os que possuíam mesmo que um míni-mo de poder eram especialistas em in-justiças, os olhos do povo precisavam ser abertos, hoje muitos que enxergam bem, são completamente cegos com as falcatruas que acontecem em todos os

Lucas Evangelista e Médico – última partePrólogo - Jerusalém é onde se realiza o mistério pascal, onde se inicia a evangelização para o mundo.

Tem um duplo sentido: O sofrimento de Jesus e a Evangelização do seu projeto.

seguimentos da sociedade, basta que-rer ver, algums não querem, são omis-sos, outros conseguem mesmo que lentamente, mas conseguem abrir os olhos e aí só nos resta denunciar, como os profetas, como Jesus.

Detalhando Emaús (Lc 24,13-35) (acompanhe na sua Bíblia)

v.13 - Os discípulos queriam ficar longe do acontecido (Jesus na cruz), tinham medo.

v.16 - Estavam como que cegos, não percebiam a ressurreição de Jesus, es-tavam desconfiados.

v.17 - 20 - Narram a perda do gran-de líder Jesus. E agora o que será de nós?

v.21 - Estão decepcionados com Je-sus, esperava mais dele, queriam um libertador lutador, que pegasse em espada.

v.22 - 24 - Não acreditam na narra-tiva das mulheres. Elas viram o ressus-citado, eles não viram, estavam como que cegos. Até hoje a Igreja, a socie-

dade de um modo geral, não acredita muito na capacidade das mulheres.

v.25 - 27 - Liam os textos bíblicos, mas não entendiam. É a função da paróquia e seu grupo de catequistas, fazer-se entender os textos bíblicos.

v.29 - 31 - Trata-se de uma família acolhedora, que divide o pão, conhe-cem a partilha.

v.32 - 35 - Abrem os olhos da fé, co-meçam a perceber o projeto de Jesus no grande segredo: A partilha do pão que abre os olhos.

Agora os discípulos precisam voltar para Jerusalém, voltar para as comuni-dades, abrir os olhos dos outros irmãos. Eles entenderam que é na partilha que abrimos os olhos, e nos ente-demos?

Page 13: Jornal Voz da Comunidade nº 73 - Abril de 2013

Sítio MirimAbril de 2013 [email protected]

“Dar exemplos concretos, não só falar, mas mostrar. Pais e educadores juntos dando exemplos do bem”. (Mário Sérgio Cortella)

Entre na luta pelo Sítio Mirim

As ruínas do Sitio Mirim, locali-zadas em Ermelino Matarazzo, zona leste da cidade de São Paulo datam do séc. XVIII tendo sua construção uma casa bandeirista com implantação estratégica próxima a várzea do rio Tietê. Com a retificação do rio e a ocu-pação desordenada de sua várzea, a antiga casa foi gradativamente se de-teriorando – chegou a ser recuperada pelo IPHAN nos anos 1960, mas não resistiu ao descaso de antigas políti-cas publicas, restando hoje apenas as ruínas em uma área residual triangu-lar, de aproximadamente 16.000 m², entre as ruas Assis Ribeiro, Urutu e a

linha férrea da CPTM.Este projeto faz parte de um con-

junto de propostas de intervenções ur-banas, as “reurbanizações humanas”, e tem sua origem na Secretaria de Cul-tura do Município de São Paulo.

Dadas estas questões, procuramos não só estabelecer como premissa, a preservação destas ruínas, mas também consolidar o programa desejado, e que, de fato provocasse um intenso uso públi-co; um Centro de Cultura e Convivência.

A nova ocupação foi desenhada atenta a estas duas questões, tendo consequentemente

uma conformação simples e dire-

ta: uma marquise que deverá cobrir as ruínas e, dar proteção contra a ação direta das intempéries, servirá tam-bém de abrigo a seus novos usuários.

Esta marquise será acessada pelo passeio publico através de uma praça, um promontório, que tira proveito do desnível do terreno e, recupera para o visitante a idéia da implantação original da casa bandeirista, de guardar toda a várzea do rio. O nível da praça, na verda-de, é a cobertura de todo o programa de convivência; auditório multiuso, foyer de exposição, oficinas e ponto de leitura.

Toda a construção do Sítio Mirim deverá somar uma área de 2.900 m².

Reunião do GRUPO DE MEMÓRIA no Sítio Mirim - 11 de Maio de 2013,Sábado às 9 horas - Avenida Assis Ribeiro, em frente a LEVESA.

Nossa luta é encontrar a solução do Sítio Mirim e conhecer sua História/Memória.Falar com Danilo Morcelli: [email protected]

Você conhece as RUINAS DO SITIO MIRIM DA ZONA LESTE? Aonde fica?O que precisa fazer – urgentemente no Sítio Mirim?

DIVULGAÇÃO

Page 14: Jornal Voz da Comunidade nº 73 - Abril de 2013

Prêmios: Serão sorteadas 6 (seis) Cruza-dinhas resolvidas corretamente e premia-das com brindes especiais.

Entrega: Na secretaria da Paróquia São Francisco de Assis, até 31de Março de 2013, dentro de um envelope, endereçado ao Jornal Voz da Comunidade “Cruzadinha -

Abril/2013”, colocando no verso o nome, endereço, telefone e idade.

Quem pode participar: Crianças de até 14 anos de idade.

Colaborou: Mauro Margarido [email protected]

Espaço das Crianças14 Abril de 2013 [email protected]

“Querer saber e buscar um local para ir. Ter foco. Para quem não sabe onde quer ir qualquer caminho serve .(Cena do gato ensinando o caminho a Alice, no filme Alice no Pais das maravilhas). Conclusão: novo é diferente de novidade”. (Mário Sérgio Cortella)

1- O tipo de palavras que o homem falso emprega (Pr 6, 12)2- Idade de Moisés quando desejou visitar seus irmãos israelitas (At 7, 23)3- Recebeu a carta da mão dos mensageiros e foi pra ao templo de Javé (Is 37, 14)4- Andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas (Mt 4, 23)5- Começou a gritar ao ver Jesus: “Tende piedade de mim!” (Mc 10, 47)

6- Ficou muito contente ao ver Jesus ( Lc 23, 8)7- Como foi encontrada a pedra do túmulo (Lc 24, 2)8- Quando Jesus estava para entrar no povoado, dez deles foram ao seu encontro (Lc 17, 12)9- Quem o povo estava esperando (Lc 3,15)10- A que não der fruto, será cortada e jogada ao fogo ( Lc 3, 9)

11- Esposa de Herodes (Lc 3, 19)12- Dia da semana em que Jesus estava ensinando na sinagoga (Lc 6, 6)13- A quem os doutores da Lei exploram e roubam (Lc 20, 47)14- O que os Saduceus afirmaram não existir (Lc 20, 27)15- Que são amigos do dinheiro (Lc 16, 14)16- Felizes os que o Senhor encontra acordado quando chega (Lc 12, 37)

O Jornal Voz da Comunidade, no Espaço da Crian-ça, publicou em sua edição de fevereiro de 2013, mais um concurso, que foi destinado às crianças de até 14 anos de idade, cujo objetivo foi a pintura de uma imagem do Dia do Livro Didático.Os ganhadores foram:• Bianca Rodrigues Pacheco – 05 anos

• Júlia de Oliveira Lau – 07 anos• Giovana Fachga Valério – 10 anos• Gustavo Oliveira Rodrigues dos Santos – 05 anos• Helloysa Alves dos Santos – 08 anosOs brindes aos vencedores serão entregues na Mis-sa da Paróquia São Francisco de Assis, no domin-go, dia 07 de abril de 2013, às 19 horas.

Apuração do Concurso Início do Verão - Fevereiro/13

Page 15: Jornal Voz da Comunidade nº 73 - Abril de 2013

Semana SantaAbril de 2013 [email protected]

“O jovem autônomo é diferente do jovem soberano, o segundo é aquele que não tem limites e acha que pode tudo, porque as vezes, desde de muito pequeno acostumou-sea ser um pequeno ditador, não ser contrariado e como soberano acredita que pode tudo e quase sempre pensa: é meu e faço o que quero.” (Mário Sérgio Cortella)

Dia 24 de março, Domingo de RamosCom os Ramos nas mãos acolhemos o Cristo Salvador.Leituras da Missa: Lc 19, 28-40; Is 50,4-7; Sl 22, 2a; Fl

2, 6-11; Lucas 22,14-23,56.7:15 horas: Procissão, Missa e Benção dos Ramos.

(Trazer a Bíblia e os Ramos). Visitar os Doentes.10 horas: Procissão e Celebração

dos Ramos das Crianças. (Trazer Ramos e a Bíblia). Visitar os Doentes

Às 17e 19 horas: Missa e Benção dos Ramos. (Trazer a Bíblia e Ramos). Visitar os Doentes.

Segunda, Terça e Quarta-feiraVia Sacra com os Doentes nas Casas. Levar Eucaristia

Dia 28 de março, Quinta-feira Santa às 20 horas: Celebração da Ceia Senhor, Lava-pés

Vigília Eucarística a noitetoda na Igreja São Francisco.

Trazer a Bíblia e Pães para apartilha com toda Comunidade.

Leituras: Ex 12,1-14; Sl 116,; 1 Cor 11,23-26; Jo 13,1-15. (Escolher UMA HORA DE VIGILIA)

Dia 29 de Março, Sexta-feira SantaDa Meia Noite até 5:30 horas

Hora Santa com o Grupo de Oraçãona Igreja São Francisco.

8 horas da manhã da Sexta-feira Santa:Via Sacra do Perdão.

9 horas Confissão ComunitáriaTrazer a Bíblia Sagrada.

Das 10 hs às 15 hs:Hora Santa Eucarística na Igreja São Francisco.

15 horas: Celebração da Paixão eMorte de Nosso Senhor Jesus Cristo,

Beijo da Cruz e Comunhão.Trazer a Bíblia. (Benção da Água e entrega

do óleo dos Doentes). Leituras: Is 52,13 - 53,12; Sl 31; Hb 4,14-16; 5,7-9; Jo 18,1ss.

19 horas: Procissão da Sexta-feira Santade Nosso Senhor Jesus Cristo e de Nossa

Senhora das Dores, saindo da Igreja São Francisco.Trazer Velas.

Semana Santa de 2013Paróquia São Francisco de Assis, Rua Miguel Rachid, 997 Ermelino Matarazzo – Fone: 25464254

Creio Num DeusCREIO NUM DEUS

TRANSFORMADOR que nos conduz da morte para a vida.

CREIO NUM DEUS COMPASSIVO que a cada dia

nos permite mostraro nosso melhor e nos perdoa

quando não conseguimos fazê-lo.CREIO NUM DEUS AMOROSO

que nos oferece sua mão enos ampara sempre quando

percebemos que a nossa autossuficiência

falhou e nos possibilita o recomeço com amor e ternura.CREIO NUM DEUS AMIGO a

quem podemos confessarderrotas e vitórias, que nos

aconchega como a uma criança e sempre nos aceita e encoraja

para viver o amanhã.CREIO NUM DEUS

CONCILIADOR que nos possibilita ir ao encontrodo outro, com igualdade e

coração tranquilo e nos faz crer que sendo

seus filhos amados podemos ousar rumo à plenitude da vida.

Amém.

Page 16: Jornal Voz da Comunidade nº 73 - Abril de 2013

Natureza: lugar do encontro com o CriadorSanto Inácio viveu profunda ex-

periência espiritual de conversão, de seguimento de Jesus que culminou na união íntima com Deus. Verda-deiro itinerário espiritual. E naúlti-ma meditação da caminhada nasceu a obra *Contemplação para alcançar Amor. O que ela nos propõe? Imer-gir no mistério criador e santificador de Deus, meditando os bens recebi-dos do Criador. Tudo começou com a criação. Não só no sentido universal, mas em relação a cada um de nós. Não nos detemos simplesmente em ato de Deus perdido no passado. A criação continua. Deus nos mantém na vida. Mais: dá-nos e sustenta-nos no próprio existir. Mais ainda: tudo que nos cerca está aí pela força do Deus Comunhão Trinitária. E mais: tudo existe em relação entre si e com a Trindade. Vivemos, por conseguin-te, em imensa rede de amor.

Quando paramos um instante dian-te da maravilha desse mistério, o cora-

ção se sente pequeno. Cada realidade tem duas faces. Interrompamos um instante a leitura do texto. Olhemos em torno de nós. Vejamos as infinitas coisas que nos cercam e que alcança-mos com a vista. Eis a face externa que nos fere o olhar. Adentremos na refle-xão. Tudo que existe antes foi nada. A passagem do nada para o ser ultrapas-sa todas as possibilidades humanas.

Nenhuma criatura consegue dar a existência. Plasmamos, manipulamos, transformamos, mas sempre a partir do existente. Deus, porém, como ori-gem última está a manter na existên-cia todas as coisas. Santo Inácio usou a metáfora da habitação. Diz que Deus habita nas criaturas, nos elementos, nas plantas, nos animais, nos seres humanos. Para todos eles dá o existir que se aperfeiçoa desde as realidades materiais sem vida até o esplendor da consciência e liberdade no ser huma-no. Eis a face misteriosa e profunda da criatura, fonte da espiritualidade.

O habitar de Deus não se detém na passividade do relojoeiro que se afas-ta do relógio depois de tê-lo fabricado. Imagem pobre do ato do criador de Deus. Se continuássemos na mesma imagem, pensaríamos um relojoeiro que estivesse todo tempo manejando o relógio, mantendo-o em funcionamen-to pela sua ação construtora.

A natureza seduziu desde todos os tempos os contemplativos, os mís-ticos, o coração que reza. Com sim-ples olhar sobre os salmos, colhemos pérolas de espiritualidade em face da natureza. Eles jogam com a dupla experiência fundamental do ser hu-mano de natureza e história. Ambas servem para elevar-lhe o coração até Deus. Em dado momento, extasia-se o homem diante da grandeza dos céus e do mistério do ser humano. “Quando olho para o teu céu, obra de tuas mãos, vejo a lua e as estrelas que criaste: Que coisa é o homem, para dele te lembrares, que é o ser huma-

no, para o visitares?” (Sl 8, 4-5).

O salmista e nós, certamente com ele, ao contemplarmos a beleza da na-tureza, proclamamos em alto e bom som: “Os céus narram a glória de Deus, o firmamento anuncia a obra de suas mãos. O dia transmite ao dia a mensa-gem e a noite conta a notícia a outra noite” (Sl 19, 2-3).

A natureza está a desvelar-nos a obra de Deus e a sussurrar-nos mensa-gens de amor. Aqui em Belo Horizon-te, temos o privilégio de estar próxi-mos do Santuário Ecológico Mariano Nossa Senhora da Piedade que, com a sublime beleza da natureza, nos des-perta o coração para verdadeira con-templação da grandeza de Deus.

Pe. João Batista Libanioprofessor da Faculdade

Jesuíta de Teologia eFilosofia (FAJE)

Santuário Nossa Senhora da Piedade,a 1746 metros de altitude,

localizado a 48 km de Belo Horizonte, MG

DIVULGAÇÃO