a voz da comunidade edição 38 junho de 2013

24
“Palhoça tem jeito, agora tem prefeito!” Grande Florianópolis - R$ 5,00 [email protected] Ano 4 - Número 38 - Junho de 2013 Na noite desta segunda-feira, 10 de junho, Camilo Martins tomou posse como novo prefeito de Palhoça, ao lado do vice Nilson Espíndola. Doutrina Mórmon foi destaque em evento nas Livrarias Catarinense Página 10 Página 4 Página 5 Página 20 Página 23 Empresário da construção civil de Palhoça abre duas lojas em São José e foca na expanção Negócios Eventos Bela da Comunidade Natália Ledaux, nossa Bela da Comunidade de Junho. Pai e filho prestigiam posse de Camilo Martins Social Foto: Otávio Anacleto

Upload: jornal-a-voz-da-comunidade

Post on 24-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

Nesta edição você confere tudo o que aconteceu na posse do novo prefeito de Palhoça. Tem ainda: Política, Cidades, Variedades e Social.

TRANSCRIPT

Page 1: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

“Palhoça tem jeito, agora tem prefeito!”Grande Florianópolis - R$ 5,00 [email protected]

Ano 4 - Número 38 - Junho de 2013

Na noite desta segunda-feira, 10 de junho, Camilo Martins tomou posse como novo prefeito de Palhoça, ao lado do vice Nilson Espíndola.

Doutrina Mórmon foi destaque em evento nas Livrarias Catarinense

Página 10

Página 4

Página 5

Página 20

Página 23

Empresário da construção civil de Palhoça abre duas lojas em São José e foca na expanção

Negócios Eventos

Bela da Comunidade

Natália Ledaux, nossa Bela da Comunidade de Junho.

Pai e filho prestigiam posse de Camilo Martins

Social

Foto: Otávio Anacleto

Page 2: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

2 Página 2

Direção ExecutivaLauany Motta

Jornalista Responsável / Editor ChefePaulo Luís Cordeiro DRT/SC 03928/JP

Gerente ComercialValdeci Motta

Atendimento ComercialPaulo Freite

FotografiaPaulo Luís Cordeiro

DiagramaçãoPaulo Luis Cordeiro

Circulação São José, Florianópolis, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz,

Antônio Carlos, São Pedro de Alcântara

Os artigos assinados não refletem necessariamente as opiniões do Jornal A Voz da Comunidade, sendo de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redaçãoRua Sinésio José Furtado, 81 - Forquilhinhas

São José - SC - CEP 88106-585

http://[email protected]

Telefone da redação(48) 3034-3821 | 3357-1821

Tiragem 5000 exemplaresEdição mensal

EXPEDIENTE

José Cajaíba

Mobilidade Humanapossibilidades e horizontes

Qual é seu horizonte? Quais são seus horizontes? Sim, no plural mesmo. Pense no plural, visualize no plural. Qual é seu nível de satisfação e realização com seus

atuais horizontes? Você quer modificá-los, ultrapassá-los, criar novas e desafiadoras possibilidades? Se a resposta é sim, então você já está em movimento, em ação. Você já começa a acreditar e confiar no pressuposto da força, energia e disposição.É prática comum em nós, seres humanos, levarmos a vida somente para ter ou possuir coisas, objetos, bens, patrimônio e afins. Queremos sempre ter coisas porque acreditamos que a existência de efêmeros bens materiais nos trará e nos dará as sensações e emoções que desejamos sentir. Ou seja: as sensações como decorrência da conquista de coisas. E é aqui que começa toda nossa imobilidade, todo nosso imobilismo. Vamos mudar, progredir?Sabemos e acreditamos que toda força e energia que necessitamos e queremos estão bem dentro de nós. Então, com o nosso acreditar, podemos imaginar. Imagine como você quer que seja sua vida. Se você imediatamente pensou e imaginou apenas fazendo coisas e possuindo coisas, experimente mudar seu pensar, seu olhar para o futuro. Em vez de focalizar o ter e o fazer, focalize as sensações, emoções que você quer experimentar nessa visão futura da sua vida.Imagine e deseje profundamente tudo que é importante para você e que signifique seus valores humanos. Valores que você quer atender e satisfazer. Imaginou? Agora use esses valores como guia para sua vida. Use esses valores como energia, combustível e força para que você consiga o que quer conseguir. Transforme tudo isso em motivação, em ação, em movimento. Prepare-se para grandes realizações e importantes mudanças.Eis a base, o ponto de partida para toda e qualquer boa mudança na nossa vida, em todos seus aspectos. Sim, atender e praticar nossos valores. Aí ampliamos nossa energia e força emocional. Aí sim criamos novas possibilidades e novos horizontes. E, nos divertindo, podemos parafrasear um pouco a letra da música do Roberto Carlos: além do horizonte, há novos lugares, caminhos, possibilidades, realizações. Tudo no plural, bem plural!

O Jornal A Voz da Comunidade está ligado nos acontecimentos que mais têm afetado a população da Grande Florianópolis nas últimas semanas. A Edição de Junho trás como destaque a cerimônia de posse do Prefeito Camilo no município de Palhoça, dia 10. Depois de uma novela que levou a população a muitas dúvidas e debates há mais de 7 meses, a frase que se fez é que “Palhoça agora tem jeito, Camilo Pagani é prefeito”. Fica, então, por nossa conta confirmar que depois de toda esta expectativa, Palhoça realmente tenha jeito e que a cidade dinâmica tenha a atenção que merece.Outro destaque deste mês é a publicação de duas galerias fotográficas, dois aniversários. Será um caderno que todo mês estará presente.Nosso jornal cresceu, aumentou o número de páginas e cada vez mais estará presente, todos os meses, para informar nossos leitores dos fatos relevantes de nossa sociedades.Vamos daqui para a frente, acompanhar de pertinho os acontecimentos em sua região, e contamos com a colaboração de nossos leitores fieis, para nos ajudar a divulgar coisas boas, mas sobretudo, em noticiar problemas em sua comunidade, cobrando do poder público, resoluções para as diversas situações adversas de nossa região.Estaremos com nossa equipe de profissionais, jornalistas, colunistas e demais colaboradores. Formamos um grupo seleto de comunicação. como o jornal A Voz da Comunidade e o site Portal da Ilha, juntos, diariamente, prestando um serviço de qualidade, tanto para você leitor, como para nossos anunciantes e parceiros.

EDITORIALCoach com certificação internacional,palestrante e autor de textos e crônicas.Coaching - Palestras - Textos(48) 9152-3770 (48) [email protected]

Page 3: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

3Valdeci Motta

Parabéns à Dona Vilma Zenatti Marafon, mãe do Batata, que completou no final do mês de abril, 70 anos, com

muita saúde, e o principal, sua família junta para comemorar essa data tão importante. Parabéns dona Vilma.

Churrasco dos bons servido pelo amigo Pemar e sua famí-lia. Eu aqui com os irmãos da Ala da Serraria, todos mem-

bros de Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos.

Parabéns ao Maninho, pela passagem de seu aniversário. Aqui ao lado de Leandro dos Santos, e Newtinho. Um

belo almoço em sua homenagem foi servido para amigos e familiares.

* Agora sim, Palhoça inaugura definitivamente uma nova era. Com a posse de Camilo Martins à frente da prefeitura, tendo Nilson Espíndola como vice-prefeito, a cidade que mais cresce na Grande Florianópolis, terá um prefeito jovem, e do mesmo partido do governador Raimundo Colombo.

* Na Sessão da Câmara que empossou o novo prefeito de Palhoça, o vereador Pitanta, até então como interino, assumirá a presidência da Casa Legislativa Municipal.

* A situação da saúde está mesmo complicada em São José. Mesmo com o final da greve, dita como de pequena adesão por parte da prefeita Adeliana, muitos moradores de Forquilhinhas e região reclamam da falta de profissionais, e a demora no atendimento.

* As praças de Forquilhinhas, Picadas do Sul e Flor de Nápoles começam a serem limpas. Mas ainda há muitas outras que merecem um tratamento melhor do poder público. Como bancos quebrados, e até mesmo sujeira no entorno.

* Outra coisa que vem me chamando a atenção é a quantidade de buracos e problemas de desnível no asfalto em grande parte da cidade de São José. O problema se reflete na manutençao dos carros, e irrita quem necessita transitar por grandes vias de acesso do município.

* Outra situação também caótica vive os bairros da Zona Sul de São José, como Forquilhinhas, Pinheiros, Flor de Nápoles, Picadas do Sul, Lisboa e entorno. Com o aumento populacional e crescimento da região, há necessidade da Celesc pensar em construir mais um centro de distribuição de energia, pois a queda de energia é constante nesta região.

Entre o prefeito de Palhoça, Camilo Martins, e do vice Nilson Espíndola, que me convidou para ser o mestre

de cerimônias do aniversário de sua filha Maria Luiza. - Desejamos um grande sucesso nesse novo desafio na vida dos novos comandantes da cidade, como ele mesmo disse, “Agora serei um prefeito para todos os 150 mil palhocences”. Sucesso ao Camilo e ao Nilson frente à prefeitura.

O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) venceu o primeiro round de sua cruzada para habituar os

parlamentares a ingressar na era da informática e usar o tablet no lugar dos calhamaços impressos, dis-tribuídos com a pauta de cada reunião das comissões do Congresso Nacional. A substituição dos imensos impressos pelo tablet foi colocada efetivamente em prática nesta terça (11) na Comissão de Meio Ambi-ente do Senado.

Dona Vilma comemorou com seus filhos, seus nove netos e tres bisnetos. Foi uma festa maravilhosa e fiquei muito con-tente em participar dessa comemoração de uma antiga e tradi-cional moradora do bairro Flor de Nápoles, em São José.

Ao lado do grande comunicador Cesar Souza, durante evento da Rede Guararema de Rádios que reuniu todos os colabora-dores nos dias 8 e 9, com palestras motivacionais e a promoção da integração de todo Grupo.

Page 4: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

4 Geral

Na noite desta segunda-feira, 10 de junho,

Camilo Martins tomou posse como novo prefeito de Palhoça, ao lado do vice Nilson Espíndola. Camilo assume depois da decisão judicial do TRE/SC, que por unânimidade de votos, não reconheceu a candidatura de Ivon de Souza, por entenderem que não houve uma convenção que escolhe-se seu nome para o pleito de 2012.“Terminada a cerimônia de posse na Câmara de Vereadores, quero aqui agradecer os quase 25 mil votos de confiança que tivemos nas urnas. A partir de hoje, contudo, nosso compromisso é com toda a

Palhoça, para cada cidadão. As pessoas querem uma cidade com mais qualidade de vida e oportunidades para todos. É hora de fazer de Palhoça uma cidade melhor para se viver. Uma cidade que cresça com desenvolvimento e que planeje o seu futuro.”, agradeceu durante seu discurso de posse na Câmara de Vereadores. O evento teve a presença dos prefeitos da região, Cesar Souza Jr., Adeliana Dalpont, José Castelo Deschamps e Sandro Vidal, e representando o governador Raimundo Colombo, o secretário Paulo Bornhousen, além de parentes, amigos, e uma platéia que lotou completamente o plenário

da Câmara. “Para isso, vamos implantar uma gestão mais moderna, transparente e respeitando o dinheiro público. Vamos buscar parceiras com diferentes instâncias de governo e entidades civis. Queremos unir a sociedade e trabalhar de forma articulada. Destaco ainda o grande desafio que nós prefeitos da Grande Florianópolis temos pela frente. Resolver os problemas regionais de forma integrada, implantando de vez a região metropolitana. E assim, acredito que juntos, com transparência e planejamento, podemos fazer de Palhoça a cidade que a gente sempre sonhou.”, completa Camilo Martins.

Camilo Martins assume a prefeitura de Palhoça

Prefeitos da Grande Florianópolis prestigiaram a posse do agora prefeito Camilo Martins. Cesar Souza Jr. (Florianópolis), Castelo (Biguaçu), Sandro Vidal (Santo Amaro) e Adeliana (São José), estiveram presentes à cerimônia na Câmara Municipal.

Texto e Fotos: Paulo Luís Cordeiro

A solenidade de posse do novo prefeito de Palhoça, Camilo Martins e do vice-prefeito, Nilson Espíndola, foi acompanhada por um grande público que prestigiaram este momento histórico na cidade. Muitos empresários, parentes, amigos e classe política da região, puderam acompanhar a solenidade. “Palhoça agora possui um prefeito, acabou a incerteza política em nossa cidade”, disse um dos populares.

Fotos: Paulo Luís Cordeiro

Page 5: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

5GeralEmpresário da construção civil de Palhoça abre

duas lojas em São José e foca na expansão

A Leandro Imóveis, uma das maiores imobiliárias

da Grande Florianópolis, com sede na cidade de Palhoça, abriu duas filiais na cidade de São José. A iniciativa foi em virtude do crescimento imobiliário e por iniciar, através da Vita Construtora, seu primeiro empreendimento na cidade dos josefenses, o Dinah de Andrade, residencial que está sendo construido em Areias. As duas filiais de São José ficam nos bairros mais bem localizados da cidade, em Barreiros, próximo ao Centro Universitário Estácio de Sá, na rua Leoberto Leal e outra no bairro de Campinas, na rua Ademar da Silva,

próximo à Caixa Econômica. Duas opções para quem quer boas opções em moradias, com financiamento da Caixa, e corretores prontos para atenderem aos clientes sempre com cordialidade e competência de quem conhece bem o ramo.

Mais do que um marca consolidada, a Leandro Imóveis é facilmente associada à concretização de

sonhos, ao cumprimento de metas e a constância no aperfeiçoamento de seus processos internos e externos com o objetivo de tornar o serviço mais ágil e eficiente.O investimento em capacitação e treinamento, bem como a exigência de credenciamento de nossos corretores de imóveis são as peças fundamentais para o sucesso de nossas vendas. Os departamentos, administrativo, jurídico e financeiro, tem a disposição modernos sistemas de TI eliminando quase que por completo possíveis falhas, primando pela organização e mantendo os clientes físicos

e jurídicos sempre atualizados sobre seus negócios.Indo de encontro com a missão da empresa, a

Leandro Imóveis tornou-se correspondente imobiliário automatizado do Programa Minha Casa, Minha Vida pensando em contribuir ainda mais para a concretização dos sonhos de muitas famílias que migram do aluguel para a residência própria. Além da comercialização de imóveis para investidores do setor, segunda residência e mudança

de padrão residencial, a venda de unidades destinadas à primeira residência cresce gradualmente a cada ano. O número de negócios fechados mensalmente na Leandro Imóveis, destaca a imobiliária na região de Palhoça, representando maior confiança e tranquilidade na aprovação do crédito de seus clientes.

Inscrições abertas para cursos d e qualificação gratuitos do IFSC

O In s t i t u t o Federal de

Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas até o dia 30 de junho para diversos cursos de qualificação p r o f i s s i o n a l ofertados na m o d a l i d a d e formação inicial e continuada (FIC). Na região da Grande Florianópolis, são 1.028 vagas para as cidades de Florianópolis, Palhoça e Garopaba.Ao todo, estão sendo ofertados em todo o estado 64 cursos de curta duração - de três e cinco meses – todos para o segundo semestre deste ano. Alguns deles são vinculados ao Programa Mulheres Mil. Neste caso, só podem se inscrever mulheres com idade mínima de 18 anos. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site www.ingresso.

ifsc.edu.br, ou também nos locais onde os cursos são ofertados. Para conferir todos os endereços e também os pré-requisitos para se inscrever em cada curso, acesse os editais 09 e 10 no site www.ingresso.ifsc.edu.br,A seleção dos candidatos será feita por meio de análise socioeconômica ou por sorteio eletrônico, dependendo do curso. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250.

Page 6: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

6 CidadesPrefeitura de São José busca regularizar

descarte de entulhos no município

A Prefeitura de São José vem trabalhando para

regularizar o descarte de entulhos no Município. A situação foi discutida em uma reunião, realizada na última terça-feira, 4 de junho, entre a Fundação Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Público (Susp), Secretaria Municipal de Infraestrutura, Secretaria Municipal de Projetos Especiais, Procuradoria Geral do Município e Ministério Público do Estado.O superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Eduardo Bastos,

afirma que a instituição já vem atuando, nos últimos meses, na fiscalização de depósitos irregulares e mantendo conversas com o Ministério Público para buscar uma solução para um problema que se arrasta há anos.Em conjunto com o promotor de justiça Raul de Araújo Santos Neto, que instaurou inquérito para apurar o destino dado a esse material, em especial o recolhido pelos caminhões conhecidos como “papa-entulho”, foram definidas algumas ações que serão realizadas pelo Município. “Já temos o levantamento

das áreas irregulares que vem recebendo entulhos e estamos mapeando terrenos públicos para receber dois tipos de rejeito: o proveniente de podas e cortes de vegetação; e o descarte de entulhos da construção civil”, assinala o superintendente.Bastos explica que esta é uma ação paliativa e que a solução definitiva depende de uma discussão mais ampla, envolvendo toda a região metropolitana. Em paralelo a todo este processo, a Secretaria de Projetos Especiais vem trabalhando na elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento de Recursos

Sólidos. A proposta é garantir o gerenciamento e a destinação adequada dos resíduos gerados pela população e pelos órgãos municipais, cumprindo as

determinações do Conama, da Anvisa e da Nova Política Nacional de Resíduos Sólidos.

São José atinge metade da meta no primeiro dia da Campanha de Vacinação

São José já imunizou 50,61% do público alvo

da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. No chamado Dia D, no sábado, 6.117 crianças entre seis meses e menores de 5 anos receberam a dose da vacina em um dos postos do Município. No total, 12.086 crianças devem ser imunizadas em São José.A abertura da campanha ocorreu na unidade de saúde de Picadas do Sul, que completou 17 anos de fundação. A prefeita Adeliana Dal Pont participou do Dia D e lembrou que foi ela, então como secretária de saúde, que inaugurou aquele posto de saúde. Segundo a prefeita, a montagem do sistema de saúde do

Município foi um processo longo e que continua para conseguir atender outras demandas. “Mas sinto que agora a população precisa de mais atenção e carinho. Por isso, acredito que essa Campanha da Vacinação atingirá seus objetivos, pois confio na capacidade da equipe da saúde”, assinalou Adeliana.No primeiro dia de campanha, foram vacinadas 6.117 crianças. Deste total, 696 entre seis meses e menores de 1 ano (47,44%); 1.223 com 1 ano (41,7%); 1.351 com 2 anos (54,61%); 1.425 com 3 anos (54,87%) e 1.422 com 4 anos (54,38%). A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é atingir 95% de cobertura em cada

grupo e no total do público alvo.A Campanha da Vacinação contra a paralisia infantil segue até o dia 21 de junho. O secretário de Saúde, Luis Antonio Silva, reforça o pedido para que os pais ou responsáveis por crianças de seis meses a menores de 5 anos não deixem de ir até um dos 18 centros de saúde do Município para a vacinação. Segundo o secretário, além de proteger contra a poliomielite, a campanha é importante para que os profissionais da saúde verifiquem se a criança está em dia com todas as outras vacinas e reforços. “Por isso, é fundamental que os pais levem a carteira de vacinação. A criança só estará

efetivamente protegida se estiver com todo o esquema vacinal completo”, explica Silva.Esta é a 34ª edição da Campanha Nacional da Vacinação contra a Poliomielite, sendo que há 24 anos não há casos da

doença no país, que está livre do poliovírus desde 1990. “Mesmo com a erradicação, a vacinação é necessária para garantir que não haja riscos de reintrodução do vírus, já que ainda existem países que não estão livres da paralisia infantil”, afirma o secretário.

Page 7: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

7CidadesJogo solidário reúne Romário,

Popó e Tiririca em Biguaçu

No próximo dia 20 de junho, o campo do Biguaçu Atlético

Clube (BAC) será palco de um jogo solidário com a participação dos Deputados Federais Romário, Popó e Tiririca. A partida, com horário de início marcado para as 20h, será realizada em prol da APAE/Biguaçu, e a entrada será trocada por dois quilos de alimentos não perecíveis. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Biguaçu, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul), em parceria com a Fundação Municipal de Esportes da Prefeitura de Florianópolis.Romário, Popó e Tiririca irão integrar o time dos parlamentares que jogará com o combinado Biguá-Floripa, composto por diversas personalidades dos dois municípios. Os jogos com a participação dos Deputados já foram realizados em diversas cidades pelo

país em favor de entidades beneficentes e chamam a atenção para as questões da solidariedade e ao combate às drogas.“Biguaçu receberá com muita vibração o jogo solidário e os Deputados Romário, Popó e Tiririca. Os biguaçuenses irão com certeza demonstrar toda sua solidariedade e irão comparecer em massa”, destacou o Prefeito em exercício de Biguaçu, Ramon Wollinger.“Nossa cidade é reconhecida por ser um celeiro de grandes craques do futebol e de outras modalidades. Unir o esporte com as causas sociais em Biguaçu será um grande gol a favor da solidariedade”, afirmou a Secretária da Secetul, Salete Orlandina Cardoso.

A abertura dos portões ocorrerá às 18h. A entrada será limitada as 5 mil primeiras pessoas que chegarem ao local, respeitando a capacidade máxima de espectadores no BAC.

Haverá duas partidas preliminares, a equipe do Moleque Bom de Bola do Colégio Incentivo X Florianópolis e ainda futebol feminino, entre as Belas do Bem X Colégio Educar e Cia.

A abertura dos portões ocorrerá às 18h. A entrada será limitada as 5 mil primeiras pessoas que chegarem ao local.

Cohab apresenta ao governador programas para construir 11,5 mil moradias em SC

O governador Raimundo Colom-bo recebeu na tarde desta terça,

dia 11, o presidente da Companhia de Habitação do Estado (Cohab/SC), Ronério Heiderscheidt, e o Secretário da Assistência Social, Trabalho e Hab-itação, João José Cândido da Silva, para tratar da formatação dos programas de habitação a serem desenvolvidos no Es-tado, adaptando projetos nacionais à realidade catarinense.No dia 15 de maio, a Cohab assinou um convênio com o Banco do Brasil para a construção, entre 2013 e 2014, de 11,5 mil novas unidades habitacio-

nais em SC envolvendo investimen-tos da ordem de R$ 700 milhões em diferentes programas. A previsão é de construção de 3 mil unidades habita-cionais ainda em 2013 e outras 8,5 mil unidades em 2014.Estão planejadas três principais frentes de trabalho: uma voltada para hab-itação rural, que prevê subsídios com recursos federais para casas de até R$ 28,5 mil; o Cohab Cidadã, com a meta de doar casas populares de madeira no valor previsto em R$ 15 mil cada ou reformas de menor valor para famílias com rendas de até dois salários míni-

mos; e o Cohab Oportunidades, que prevê financiamento de casas populares para famílias com renda entre dois e 10 salários mínimos. A proposta é de que o Cohab Oportunidades financie casas de 36 metros quadrados, no valor de R$ 25 mil cada. A família beneficiada assumiria 240 parcelas de R$ 180 men-sais.O presidente da Cohab lembra que, hoje, o déficit habitacional de Santa Catarina é da ordem de 140 mil uni-dades e os programas estão sendo estru-turados com o desafio de reduzir esse número.

Page 8: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

8 Política

Cartórios Eleitorais da Capital iniciam a coleta biométrica

O ato que oficializou a implantação da

Sistemática de Atendimento Biométrico na Central de Atendimento ao Eleitor na Capital aconteceu hoje (11), às 11h, sob a coordenação do presidente do TRE-SC, desembargador Eládio Tor-ret Rocha. Na oportunidade o dirigente do TRE catarinense enfati-zou o seu compromisso com a retomada do processo bio-métrico no Estado. “O que for de nossa competência e autonomia, nós avançare-mos”, completou.Ao final do evento, Junkes elogiou a iniciativa que dá continuidade ao projeto de biometria. “Nós vemos com bons olhos esse processo, que demonstra a eficiência e a competência do tribunal, oferecendo mais essa inova-ção para o eleitorado catari-nense, a exemplo da criação do Conselho de Gestão Es-tratégica”, afirmou.

Os participantes do evento puderam conferir o sistema de biometria, aproveitando também a oportunidade para aderir à nova tecnologia, que garante aos cartórios eleito-rais dar continuidade ao projeto, recebendo ordina-riamente eleitores que farão gradativamente a aderência ao sistema.A nova tecnologia permite identificar o eleitor, compa-rando suas impressões digi-tais com aquelas já cadas-tradas no banco de dados da Justiça Eleitoral. Outro fator importante do processo é agilizar a atuação do mesário, proporcionando mais rapidez na votação. Também não será possível que uma pessoa vote por out-ra, já que pelo novo procedi-mento de identificação, cada eleitor possui impressões digitais únicas. Com isso o processo, além de ser mais seguro, também proporcio-nará maior agilidade.

Violação de sigilo de correspondência

O Ministério Público Fed-eral ajuizou ação civil

pública contra a Empresa Brasileira de Correios e Telé-grafos (ECT) para que seja modificado o modelo de tele-grama utilizado atualmente. Segundo o MPF, o modelo at-

ual não é lacrado, o que viola o sigilo da correspondência.A ação, ajuizada pelo procu-rador da República Carlos Augusto de Amorim Dutra, tem origem na denúncia do morador de um condomínio. Questionada pelo MPF, a

ECT informou que a entrega em condomínios é feita por meio de caixa receptora única ou diretamente ao porteiro. Segundo os Correios, a re-sponsabilidade da empresa cessa com a entrega do tele-grama na portaria.

PT/SC inicia conversa com partidos da base aliada do Governo Federal

A primeira de muitas conversas entre o PT de Santa Catarina e os líderes dos

partidos da base aliada no Governo Federal aconteceu na manhã desta terça-feira (11). O petista José Fritsch, presidente do Diretório Estadual e a líder da bancada do PT no Legislativo, deputada Ana Paula Lima, reuniram-se com o presidente do PP no Estado, Joares Ponticelli, que no momento também está à frente da presidência da Assembleia Legislativa. O principal assunto da conversa foram as articulações partidárias para garantir um palanque forte nas próximas eleições,

focado na reeleição da presidente Dilma, o que para o PT/SC, mais que uma prioridade, é uma meta. De acordo com Fritsch, inclui-se nesse projeto nacional uma candidatura própria do PT na disputa pelo Governo do Estado em 2014.O Campo Majoritário, corrente interna do PT/SC, já havia dito ao site Portal da Ilha, em abril, que a posição do Campo Majoritário é de candidatura própria do Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina ao Governo do Estado em 2014.

CPI da Telefonia Móvel expõe déficit de mão de obra no setor em Santa Catarina

Enquanto Santa Catarina contabiliza 8,5 milhões

de assinantes de celulares e 2.276 antenas, menos de 200 funcionários atuam no serviço de telefonia móvel no estado. Os dados foram apresentados aos deputados membros da CPI da Telefonia Móvel, durante a reunião da comissão na tarde desta terça-feira (11), pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações (Sintel).Além de pouca gente trabal-hando no setor, a terceiriza-ção dos serviços das quatro operadoras de celular é apon-

tada pelo Sintel como a prin-cipal causa dos problemas enfrentados pelos clientes. “Há um número reduzido de trabalhadores, falta de mão de obra qualificada, instrumen-tos para o trabalho técnico, segurança e salários com-patíveis com a função”, pon-tuou o diretor administrativo do Sintel, José Aldomiro de Souza.Outro reflexo da terceirização apontada pelo sindicado é a alta rotatividade nos call cen-ters das operadoras. “Temos índices entre 60% e 70% ao ano de rotatividade nesta área,

que é praticamente 100% ter-ceirizada pelas operadoras”. Souza aponta como vitória a lei que estabelece o salário mínimo regional no estado, tornando mais digno o salário dos operadores de call center.“Garantimos o salário de setecentos e poucos reais pelo menos. Nem isso as op-eradoras queriam cumprir. Florianópolis era conhecida como a capital do call center. Depois do mínimo regional, as operadoras tiraram seus atendimentos do estado”, de-stacou.

Page 9: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

9Variedades

Antes de entrar no assunto, uma pequena explicação.

Estou impressionado com o novo hit (sucesso) das rádios. A musica que eu falo, em 10 dias já é a música mais executada no Brasil. E ela, praticamente não tem produção, não tem megas arranjos e orquestras etc. foi gravada apenas com violões, mas com um tema na poesia que acredito que todos nós um dia já passamos por isso. TE ESPERANDO (Luan Santana).E ai entra o segundo assunto do nosso “dialogo” as redes sociais e seu poder de emocionar. Digo isso por que quem de nós ainda não encontrou um parente distante, um amigo, um artista, e principalmente, um amor do passado?? Reencontrou aquela menina

(ou aquele guri) que um dia te tirou o sono, te fez sorrir, te fez chorar.O “face” às vezes Te fez voltar no tempo, voltar a adolescência, coisas que só o poder de algumas musicas trariam de volta, talvez só recordássemos, quando escutássemos um “Roupa Nova”, um “Rpm”, um “Scorpions” ou “Nazareth”. Mas com certeza nosso pensamento faria uma linda viagem. E a rede social proporcionou isso também, postamos fotos antigas, textos, lembranças, e nossos amigos mesmo que distante se recordam, se emocionam, “curtem”, “compartilham”...E ai vem a musica do Luan e fala de alguém que esta te esperando mesmo depois de 30, 40... E faz um rebuliço no

nosso coração, na nossa memória, e nos faz repensar muita coisa... Não gosto de olhar para o passado e ficar triste, todos temos algo triste guardado, mas tenho uma facilidade muito grande de esquecer tristezas e magoas, e só guardar coisas boas, e tão somente. E sempre quando “revejo” o meu passado, é com gratidão, por todas as lições, amizades, pessoas maravilhosas, momentos impares.Por isso faço uma sugestão, saia um pouco do “Face”, e abra um álbum de fotos de

papel, antigo, prepare um mate, e mergulhe um pouco no seu passado bom. E deixe a emoção tomar conta. Reveja o sorriso do teu filho pequeno, recorde aquela rosa recebida (ou ofertada) com carinho. Lembre aquele

vestido aguardado com ansiedade para um baile especial.Escute Roupa Nova, Beatles, o que quiser, mas tenha muito carinho com as suas lembranças e recordações.

SÍNDROME DE SAUDADE

Alessandro Martins

Page 10: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

10 Cidades

A Megastore da Livrarias Catarinense no Con-

tinente Park Shopping, em São José, promoveu a palestra Doutrina Mórmon na quarta-feira, dia 05/06, às 20 horas. Os palestrantes Ryan George Banner e Eduardo Júnior de Celso Souza são missionários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O evento teve entrada franca. A palestra teve como objetivo apresentar ao público a ori-gem e os princípios da doutri-na Mórmon, tendo como base o Livro de Mórmon. A obra

contém o registro histórico das nações Nefitas, Lamanitas e o povo de Éter (que viveram entre os anos 2000 a.C. e 600 d.C.), fala sobre a aparição de Jesus Cristo, e restaura a com-preensão de muitas outras doutrinas que foram perdidas ou adulteradas com o passar dos séculos.Ryan George Banner, 21 anos, nasceu em Riverdale, Utah, nos Estados Unidos. Durante um ano, Ryan fez o curso de Liderança na Utah Valy Uni-versity. Trabalhou como téc-nico na fábrica de produção

de Interfire (fogo instantâneo) e fez um curso com prática em teatro por seis meses. Atu-almente, serve como mission-ário voluntário da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.Eduardo Júnior de Celso Souza, 21 anos, é brasileiro, natural de Contagem (MG). Cursou Economia na Universidade UNATEC de Belo Horizonte (MG) e trabalhou como as-sistente administrativo na sid-erúrgica Arcelormitazz. Edu-ardo também é missionário.

Doutrina Mórmon foi destaque em evento na Livrarias Catarinense

Valdeci Motta (D), ao lado do Presidente da Missão Brasil Florianópolis, Fernandes e sua esposa, e do Presidente da Estaca São José, Eber Beck.

Moradores de Palhoça participam de curso para cultivo de plantas medicinais

Moradores dos bairros Caminho Novo e Padre Réus, de Palhoça, en-volvidos no Programa Hortas Comu-nitárias da Eletrosul, participaram de um curso para cultivo de plantas me-dicinais ministrado por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Foram 16 horas-aula realizadas na última sexta-feira (07) e nesta segunda-feira (10). “Nós já realizamos esse curso em Xanxerê (SC) e tivemos um ótimo resultado. A intenção é provocar mais engajamento das famílias com o Pro-grama Hortas Comunitárias, ofer-ecendo novas alternativas de cultivo”, afirmou a analista ambiental da Asses-soria de Responsabilidade Social da Eletrosul, Evelize Matos. O curso foi ministrado pelo admin-istrador rural Volmir Carlos Oliveira, que repassou técnicas de cultivo, ma-nipulação e uso de plantas medici-nais. Atualmente, o Programa Hor-tas Comunitárias envolve 14 famílias em Palhoça, sendo seis no Caminho Novo, onde as hortas estão em plena produção, e oito no Padre Réus, que estão sendo remodeladas. A partir de-

sta próxima semana, após o trabalho de adubação e enriquecimento do solo, essas famílias também iniciarão o plantio. O Programa Hortas Comunitárias é desenvolvido nos quatro estados em que a Eletrosul tem linhas de trans-missão (RS, SC, PR e MS). Atual-mente, pelo menos 32 hortas estão em plena produção. Em Santa Cata-rina, as áreas cultivadas estão concen-tradas em Palhoça, Joinville e Xanx-erê. A empresa está trabalhando na revitalização de hortas já existentes e implantação de novos canteiros em áreas prioritárias. O objetivo é a utilização segura das faixas sob as redes de transmissão da Eletrosul. A empresa, em convênio com prefeituras e Associações de Moradores, estimula e fornece in-fraestrutura para as comunidades viz-inhas às linhas produzirem alimentos saudáveis e de forma orgânica para o próprio consumo e também para comercialização do excedente. As famílias recebem os insumos básicos, adubos e mudas de hortaliças para o primeiro plantio.

Page 11: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

11CidadesVenda de veículos em SC tem crescimento no mês de maio

Com ritmo crescente nas ven-das de veículos automotores em

Santa Catarina desde o início do ano, o mercado segue aquecido. Balanço divulgado pela Fenabrave-SC – en-tidade que abriga as concessionárias de veículos – apontou crescimento de 9,49% no mês de maio nos emplaca-mentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, compara-do ao mês de maio do ano passado. O estado acompanhou o crescimen-to da média nacional que registrou 10,01%.No mês de abril, Santa Catarina ultra-passou a marca de 4 milhões de veícu-los circulando pelo estado.

Foram 24.243 mil veículos vendidos só no quarto mês do ano, enquanto em maio foram mais 22.248, representan-do leve recuo de 8,23% com relação do mês anterior. O desempenho eleva a frota catari-nense para 4.036.049 veículos. No período dos meses acumulados de 2012 e 2013 o crescimento nas vendas em Santa Catarina foi de 4,02%, com exceção da categoria de motocicletas que apresentou queda de 16,29%. A região da Grande Florianópolis con-quistou 4.476 novas unidades, com crescimento de 7,86% no segmento comparado a maio de 2012.

Page 12: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

3033 7183LOCAÇÃO

3033 7182RIO GRANDE3343 3030SÃO JOSÉ

Correspondente Imobiliário

CRECI 2985-J

N2

AGÊN

CIA

WEB

PALHOÇA • LOT. PAGANI I

0110

CA785

FRENTE com 02 DORM.CASA ÓTIMA LOCALIZAÇÃO

R$ 1.600,00a partir

de

CENTRO

01R$ 160.000,00

AP0829

02 DORM.01

BARRA DO ARIRIÚ02 DORM.

AP1139

R$ 117.000,00

02 DORM.

AP1097

R$ 119.000,00

LOT. PAGANI II02 DORM.

01R$ 155.000,00

AP1275

01

PASSA VINTE02 DORM.

AP1061

01

01 01

R$ 132.125,0001

CENTRO02 DORM. com SUÍTE

01

AP0933

R$ 168.000,00

BARRA DO ARIRIÚ02 DORM.

R$ 110.000,00

AP0896

ARIRIÚ02 DORM.

01

AP0707

R$ 129.900,0001

LOT. NOVA PALHOÇA02 DORM. com SUÍTE

01

AP1278

R$ 126.000,00

ARIRIÚ02 DORM.

01R$ 114.569,27

AP1145

01

LOT. PAGANI II

AP1073

R$ 165.000,00

02 DORM. e 03 DORM.com SUÍTE 0102 DORM. e 03 DORM.

01

RIO GRANDE

AP1043

R$ 145.000,0001

SÃO JOSÉ • SERRARIA

01

AP1244Inc

. R.3/

97.04

9 - Re

g. Im

óveis

de Sã

o Jos

é

02 DORM.

RESIDENCIAL BELO HORIZONTE

R$ 127.500,00a partirde

02 DORM.

R$ 75.000,00

TE1022

ARIRIÚ DA FORMIGA

R$ 90.100,00

TE1017

348 m²

LOT. NOVA PALHOÇA

R$ 116.600,00

TE1030

300 m2

R$ 180.000,00

TE0812

360 m2

R$ 150.000,00

TE1011

403,47 m22

R$ 70.000,00

TE0987

300 m2

TE1017 TE1030 TE0812 TE1011 TE0987TE1022

VENDASTERRENOS

200 m2

VENDASCASAS

SÃO SEBASTIÃO02 DORM.

01R$ 110.000,00

CA2014

LOT. MADRI02 DORM. - 200m2

R$ 145.000,00

CA1989

0101

LOT. PEDRA BRANCA

CA1828

R$ 750.000,00

03 DORM.

BELA VISTA

02

CA2006

02 DORM.

R$ 143.000,0001

PONTE DO IMARUIM

CA1827

R$ 286.200,00

01 CASA 03 DORM. - 126 m2

01 CASA 02 DORM. - 56 m201 CASA 03 DORM. - 126 m2

01 CASA 02 DORM. - 56 m2

LOT. MADRI

CA1530

R$ 190.000,00

03 DORM. - 200m2

02

LEGENDA:CASA APARTAMENTO TERRENO FITNESS CENTER QUADRA DE ESPORTES PISCINA

JARDIM SALÃO DE FESTAS

0201

JARDIM ZEN PLAYGROUND ESTACIONAMENTO GARAGEM

SÃO JOSÉ • AREIAS

01

AP1240

Inc. R

.4/69

.199 -

Reg.

Imóv

eis Pa

lhoça

.

02 DORM.

RESIDENCIAL DINÁH DE ANDRADE

R$ 143.492,55a partirde

LOT. NOVA PALHOÇA

BELA VISTA

CA859

R$ 750,00

BELA VISTA

CA469

R$ 530,0002

LOT. PAGANI I

R$ 970,00

AP602

LOT. VILA NOVA02 DORM.

CA826

R$ 600,0001

ARIRIÚ

AP795

R$ 490,0001

LOT. PAGANI I02 DORM. com SUÍTE

01

AP837

R$ 1.000,0001

LOT. PEDRA BRANCA03 DORM.

AP799

R$ 750,00

LOT. PAGANI II02 DORM. com SUÍTE

01

R$ 650,00

AP449

LOT. ALAOR I02 DORM. com SUÍTE

02

R$ 720,00

CA588

03 DORM. com SUÍTE02

02 DORM.

01

CENTRO

R$ 880,00

CA787

02 DORM.0404

ARIRIÚ

AP865

R$ 600,00

02 DORM.0101

LOT. PAGANI II

AP866

R$ 950,00

02 DORM. com 2 SUÍTE01 SALA E COZINHA CONJUGADA

ÁREA DE SERVIÇO E BANHEIRO SOCIAL

+ APARTAMENTO NOS FUNDOS COM - 01 DORM., SL ,COZINHA e WC

BARRA DO ARIRIÚ LOT. PAGANI II POTECASLOT. PEDRA BRANCA

3093 3131CENTRO3242 7181PAGANI

www.leandroimoveis.com.br

CA785 CA859 CA469CA588

ALUGUEL

VENDAS

AP0829 AP1139 AP1097AP1244

VENDASAPARTAMENTOS

a partirde

a partirde

LOCAÇÃORESIDENCIAL R$ 1.800,00LOCAÇÃO

COMERCIAL

a partirde

a partirde

a partirde

R$ 70.000,00

300 m2

VENDAS

R$ 143.000,00

PISCINA

02 DORM. com SUÍTE02 DORM. com 2 SUÍTE0101

POTECAS

3093 3131CENTRO3242 7181PAGANI

www.

VENDAS

0202 R$ 950,0001

3093 3131CENTRO

www.

VENDAS

a partirde

a partirde

a partirde

01

03 DORM. com SUÍTE01

02 DORM.

N2

AGÊN

CIA

WEB

VENDAS

Page 13: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

3033 7183LOCAÇÃO

3033 7182RIO GRANDE3343 3030SÃO JOSÉ

Correspondente Imobiliário

CRECI 2985-J

N2

AGÊN

CIA

WEB

PALHOÇA • LOT. PAGANI I

0110

CA785

FRENTE com 02 DORM.CASA ÓTIMA LOCALIZAÇÃO

R$ 1.600,00a partir

de

CENTRO

01R$ 160.000,00

AP0829

02 DORM.01

BARRA DO ARIRIÚ02 DORM.

AP1139

R$ 117.000,00

02 DORM.

AP1097

R$ 119.000,00

LOT. PAGANI II02 DORM.

01R$ 155.000,00

AP1275

01

PASSA VINTE02 DORM.

AP1061

01

01 01

R$ 132.125,0001

CENTRO02 DORM. com SUÍTE

01

AP0933

R$ 168.000,00

BARRA DO ARIRIÚ02 DORM.

R$ 110.000,00

AP0896

ARIRIÚ02 DORM.

01

AP0707

R$ 129.900,0001

LOT. NOVA PALHOÇA02 DORM. com SUÍTE

01

AP1278

R$ 126.000,00

ARIRIÚ02 DORM.

01R$ 114.569,27

AP1145

01

LOT. PAGANI II

AP1073

R$ 165.000,00

02 DORM. e 03 DORM.com SUÍTE 0102 DORM. e 03 DORM.

01

RIO GRANDE

AP1043

R$ 145.000,0001

SÃO JOSÉ • SERRARIA

01

AP1244

Inc. R

.3/97

.049 -

Reg.

Imóv

eis de

São J

osé

02 DORM.

RESIDENCIAL BELO HORIZONTE

R$ 127.500,00a partirde

02 DORM.

R$ 75.000,00

TE1022

ARIRIÚ DA FORMIGA

R$ 90.100,00

TE1017

348 m²

LOT. NOVA PALHOÇA

R$ 116.600,00

TE1030

300 m2

R$ 180.000,00

TE0812

360 m2

R$ 150.000,00

TE1011

403,47 m22

R$ 70.000,00

TE0987

300 m2

TE1017 TE1030 TE0812 TE1011 TE0987TE1022

VENDASTERRENOS

200 m2

VENDASCASAS

SÃO SEBASTIÃO02 DORM.

01R$ 110.000,00

CA2014

LOT. MADRI02 DORM. - 200m2

R$ 145.000,00

CA1989

0101

LOT. PEDRA BRANCA

CA1828

R$ 750.000,00

03 DORM.

BELA VISTA

02

CA2006

02 DORM.

R$ 143.000,0001

PONTE DO IMARUIM

CA1827

R$ 286.200,00

01 CASA 03 DORM. - 126 m2

01 CASA 02 DORM. - 56 m201 CASA 03 DORM. - 126 m2

01 CASA 02 DORM. - 56 m2

LOT. MADRI

CA1530

R$ 190.000,00

03 DORM. - 200m2

02

LEGENDA:CASA APARTAMENTO TERRENO FITNESS CENTER QUADRA DE ESPORTES PISCINA

JARDIM SALÃO DE FESTAS

0201

JARDIM ZEN PLAYGROUND ESTACIONAMENTO GARAGEM

SÃO JOSÉ • AREIAS

01

AP1240

Inc. R

.4/69

.199 -

Reg.

Imóv

eis Pa

lhoça

.

02 DORM.

RESIDENCIAL DINÁH DE ANDRADE

R$ 143.492,55a partirde

LOT. NOVA PALHOÇA

BELA VISTA

CA859

R$ 750,00

BELA VISTA

CA469

R$ 530,0002

LOT. PAGANI I

R$ 970,00

AP602

LOT. VILA NOVA02 DORM.

CA826

R$ 600,0001

ARIRIÚ

AP795

R$ 490,0001

LOT. PAGANI I02 DORM. com SUÍTE

01

AP837

R$ 1.000,0001

LOT. PEDRA BRANCA03 DORM.

AP799

R$ 750,00

LOT. PAGANI II02 DORM. com SUÍTE

01

R$ 650,00

AP449

LOT. ALAOR I02 DORM. com SUÍTE

02

R$ 720,00

CA588

03 DORM. com SUÍTE02

02 DORM.

01

CENTRO

R$ 880,00

CA787

02 DORM.0404

ARIRIÚ

AP865

R$ 600,00

02 DORM.0101

LOT. PAGANI II

AP866

R$ 950,00

02 DORM. com 2 SUÍTE01 SALA E COZINHA CONJUGADA

ÁREA DE SERVIÇO E BANHEIRO SOCIAL

+ APARTAMENTO NOS FUNDOS COM - 01 DORM., SL ,COZINHA e WC

BARRA DO ARIRIÚ LOT. PAGANI II POTECASLOT. PEDRA BRANCA

3093 3131CENTRO3242 7181PAGANI

www.leandroimoveis.com.br

CA785 CA859 CA469CA588

ALUGUEL

VENDAS

AP0829 AP1139 AP1097AP1244

VENDASAPARTAMENTOS

a partirde

a partirde

LOCAÇÃORESIDENCIAL R$ 1.800,00LOCAÇÃO

COMERCIAL

a partirde

a partirde

a partirde

R$ 70.000,00

300 m2

VENDAS

R$ 143.000,00

PISCINA

02 DORM. com SUÍTE02 DORM. com 2 SUÍTE0101

POTECAS

3093 3131CENTRO3242 7181PAGANI

www.

VENDAS

0202 R$ 950,0001

3093 3131CENTRO

www.

VENDAS

a partirde

a partirde

a partirde

01

03 DORM. com SUÍTE01

02 DORM.

N2

AGÊN

CIA

WEB

VENDAS

Page 14: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

14 EsportesDia de muito futebol para o

Voz da Comunidade Esporte ClubeTodos os sábados, a dire-

toria do Flor de Nápoles Esporte Clube, presidida pelo Batata, promove uma série de festivais que movi-mentam a comunidade lo-cal, trazendo muitas famí-lias para prestigiarem o bom futebol jogado na várzea. Com um campo gramadin-ho, e jogadores amadores que mostram serviço em

campo, trazem a alegria para o bairro. “Esporte é vida, e temos que promover ainda mais esses eventos esporti-vas nas comunidades”, afir-ma Valdeci Motta, técnico e patrocinador de um desses festivais que acontecem no bairro da Zona Sul de São José.No festival promovido no início do mês de junho, Mot-

ta trouxe seu próprio time, o Estandarte Futebol Clube, que participou jogando de igual para os garotos da equi-pe que estava representando o Kretzer. Uma bela manhã de sol, que fez brilhar os jogadores do Estandarte, que acabaram vencendo a par-tida por 3 x 2, destaque para o capitão Vinicius.

Ao final da partida, houve uma verdadeira integra-

ção entre as equipes, assim como tem que ser um bom jogo realizado na várzea, churrasco para alegrar aos jogadores que fizeram a alegria da torcida no bairro Flor de Nápoles. Uma ini-ciativa que o próprio Valdeci Motta quer continuar pro-movendo, para possibilitar a retirada de jovens das coisas ruins da vida.

Fotos: Paulo Luís Cordeiro

Page 15: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

15Esportes

Pois é, hoje temos duas Edu-cação Física que possibilitam a formação de futuros profis-sionais de acordo com a sua área de atuação .Conforme as Diretrizes Curriculares Nacio-nais, o Curso de licenciatura em Educação Física forma profissionais exclusivamente para a Educação Básica , ou seja , para atuar nas escolas de

Educação infantil e do Ensino Fundamental e Médio, bem como para desempenhar ativi-dades de planejamento, coor-denação e supervisão de ativi-dades pedagógicas do sistema formal de ensino. O licenciado poderá também realizar pesquisas relaciona-das ao ensino e suas interfaces com outras áreas de estudo.

Entretanto, os licenciados em Educação Física não podem atuar em academias, clubes, e outros espaços não escolares. Já o Bacharelado em Educa-ção Física forma profissionais para a área não escolar, sendo que sua atuação acontece em clubes, academias, centros comunitários, hotéis, associa-ções recreativas, empresas, etc.

Seu objetivo é formar o pro-fissional de Educação Física para atuar no planejamento, orientação e avaliação de pro-gramas de atividades físicas e saúde para grupos de crianças, jovens, adultos e idosos em condições saudáveis ou inte-grantes de grupos especiais (com fatores de risco, porta-dores de deficiências, gestan-

tes e outros). O Bacharel em Educação Físicas pode realizar pesquisas nessas áreas, en-tretanto não está autorizado a lecionar no ensino formal escolar . Licenciatura ou Bacharelado, qual a sua opção? Para a sua nova profissão é claro. Boa sorte!

Duas educação física?

Jair Sebastião da Silva Licenciado em Ed. Fisíca (UNESC)

A Seleção Brasileira se rea-presentou e continuará

os preparativos para a estreia na Copa das Confederações no sábado, dia 15 de junho, contra o Japão, em Brasília.Nesta quarta-feira, dia 12 de junho, o treino foi às 9 horas, no Centro de Treinamento do Goiás, com viagem para a Brasília, às 15 horas, local da estreia na Copa das Confed-erações.No dia 16 de junho, em voo fretado, a delegação segue de Brasília para Fortaleza, às 15 horas, ficando concentrada na

capital cearense no Hotel Ma-rina Park.Em Fortaleza, o Brasil enfren-ta o México, no dia 19 de jun-ho, às 16 horas, no Castelão. No dia seguinte, 20 de junho, a delegação segue às 15 horas em voo fretado de Fortaleza para Salvador, onde ficará hospedada no Hotel Stella Maris. O primeiro treino será na sexta-feira, 21 de junho, às 17h30, na Fonte Nova. No dia 22, a Seleção faz o ter-ceiro jogo da fase de grupos, contra a Itália, em Salvador, às 16 horas.

Brasil estreia contra o Japão na Copa das Confederações no Mané Garrincha

Rafael Ribeiro / CBF

CBF divulga datas e horários da terceira fase da Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Fute-bol (CBF) divulgou na noite de-

sta terça-feira as datas e horários dos jo-gos da terceira fase da Copa do Brasil. As partidas de idas serão disputadas nos dias 2, 3, 9 10, 11 e 18 de julho. Já os jogos de volta

nos dias 17, 18, 24 e 25.O primeiro jogo da próxima fase será entre Salgueiro e Criciúma, disputado, na terça-fei-ra, dia 02, às 19h30, no Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro. A última partida de ida será entre Naviariense e Atlécio-PR, que se enfrentam no dia 18, às 21h50, em Naviraí.Diferente do que acontece na primeira e se-gunda fase, agora, é obrigatório a partida de volta. Mesmo que no jogo de ida, o time visi-tante consiga a vitória por dois gols de dife-rença. Na próxima fase, oitavas de final, os times que estavam na Libertadores, além do Vasco, en-tram na competição.

Jogos de idaSalgueiro x Criciúma - 02/07 - 19h30Goiás x ABC - 03/07 - 21h50Botafogo x Figueirense - 03/07 - 21h50Cruzeiro x Atlético-GO - 09/07 - 21h50Ponte Preta x Nacional-AL - 10/07 - 19h30ASA x Flamengo - 10/07 - 21h50Internacional-RS x América-MG - 10/07 - 21h50Santos x Crac-GO - 10/07 - 21h50Fortaleza x Luverdense-MG - 11/07 - 21h50Naviraíense x Atlético-PR - 18/07 - 21h50

Jogos de voltaCriciúma x Salgueiro - 17/07 - 19h30Atlético-GO x Cruzeiro - 17/07 - 19h30Flamengo x ASA - 17/07 - 21h50América-MG x Internacional - 17/07 - 21h50ABC x Goiás - 17/07 - 21h50Luverdense x Fortaleza - 18/07 - 21h50Nacional-AM x Ponte Preta - 24/07 - 21h30Figueirense x Botafogo - 24/07 - 21h50Crac-GO x Santos - 24/07 - 21h50Atlético-PR x Naviaraíense - 25/07 - 21h00

Confira a data e horário dos confrontos:

Luiz

Hen

rique

/Fig

ueire

nse

Page 16: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

16 Variedades

Aniversário de 15 anos de Maria Luiza Espíndola

Maria Luiza Espíndola, recebeu parentes e amigos para uma maravilhosa festa para comemorar seu aniversário de 15 anos, em um jantar num restaurante em Palhoça. Muito emocionante, com várias homenagens, vídeos de amigos, que deixou

muita gente emocionada. Maria Luiza foi a estrela da noite, com direito à valsa, baile e brinde com espumante. Maria Luiza esteve linda, ao lado de seus amigos, brilhou. Sua família, preparou com certeza uma grande festa que marcará para sempre sua vida.

Parabéns Maria LuizaFoto: Paulo Luís Cordeiro

Page 17: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

17Variedades

Aniversário do Maninho

Maninho comemorou seu aniversário no sábado, dia 8, num almoço servido num verdadeiro paraíso, cercado de muito verde. Seu aniversário for marcado por muita descontração, com várias homenagens de seus amigos, colegas de trabalho e sua família.

Parabéns Maninho

Foto: Paulo Luís Cordeiro

Page 18: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

18 Variedades

Olá mulheres, sabe aquela saia longa que você comprou no verão? Que você usou

com regatas, camisetas de seda e tecidos bem levinhos? Ok. Lindo,maravilhoso. E agora? O inverno esta ai e o que fazer com os saiões que você adquiriu?Gente, nada se perde,mas pode se transfor-mar.

A saia do verão pode ser hit do inverno,basta saber compor o visual. Vou dar um exemplo: usar as saias com jaquetas de couro. Saias de cores neutras pedem complementos:cintos largos,colares e colete de pele. Quanto mais colorida a saia menos complementos são necessários.

DICA: Adoro a composição saia longa + camisa. Chique e democrático, esse visual favorece todos os tipos de corpo. Mas lembre-

se: as de cintura alta alongam mais a silhueta.

E o sapato ideal? Na minha opinião os únicos modelos que não caem bem com as saias longas são os sapatos muito sociais e as sandálias finas,com salto. Sapatilhas, rasteiras , botas de vários modelos, sapatos Ox-ford, espadrilhes e escarpins podem entrar nas composições de acordo com a ocasião e o gosto de cada uma.

Então mulheres vamos aproveitar as saias longas que foi adquirida no verão para ousar nesse inverno!

Saias longas

Samanta Borba

Page 19: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

19Variedades

Antes da chegada do homem branco, o índio

não usava qualquer tipo de cobertura para proteger-se. Quando muito, prendia os cabelos com fita de couro ou de fibra vegetal que os castelhanos chamam de vincha. De resto, a farta cabeleira protegia a cabeça do sol e da chuva. As primeiras coberturas foram trazidas pelos portugueses. Eles trouxeram os chapéus: de feltro, de copa alta, e o de palha, comumente chamado de abeiro.

O chapéu de feltro era mais caro, usado normalmente por homens de posse, proprietários de estâncias e homens de negócios. O de palha (feito com arroz, de trigo ou de milho) era do homem comum e da gurizada das estâncias. Militares, magistrados e pessoas importantes usavam até a primeira metade do século XIX o chapéu bicórneo estilo napoleônico.Após a guerra do Paraguai, a copa do chapéu de feltro vai se achatar e a aba do chapéu ficará mais larga, tomando as formas que

o chapéu campeiro gauchesco é usado atualmente, alguns usam preso por um barbicacho que passava por baixo do queixo ou abaixo do lábio inferior. O barbicacho surgiu pela necessidade de fixar o chapéu á cabeça durante o ato de cavalgar, lida com gado. O chapéu do tropeiro sempre foi característico: para não juntar água em caso de chuva, a copa era e ainda é amassada em forma de pirâmide (três costados). O gaúcho do Brasil usa o de feltro com abas médio, porem

o chapéu com aba pequena também é usado, o serrano tradicionalmente usa o chapéu desabado na frente e atrás. O chapéu de palha, que tem entre nós, ainda é o chapéu por excelência do guri gaúcho. Com a chegada dos colonos alemães e italianos, o chapéu de palha se popularizou ainda mais, porem hoje é mais conhecido como chapéu caipira.

O chapéu gaúcho

Leleu

Receita Tio Leleu

Como preparar a carne de sol

Ingredientes

900 gramas de contrafilé (peça inteira) Sal Grosso

Modo de Preparo

Salgue bem a peça de contrafilé e deixe-a repousar por mais ou menos 24 horas em temperatura ambiente. No dia seguinte, leve a peça ainda salgada para a geladeira e deixe até quando for consumir. Como a carne estará salgada, sua conservação é bastante prolongada. Quando for preparar, remova completamente o sal de toda a peça e leve à churrasqueira por 25 minutos a uma distância de 30 centímetros do fogo.

Page 20: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

20 VariedadesConsequências da poluição

do ar sobre a saúde humanaTodos os dias, vimos

através dos meios de co-municação, o quanto a polu-ição do ar pode ser nociva a nossa saúde, mas o que real-mente pode acontecer de prej-udicial para todos se a polu-ição alcançar um nível muito elevado?Nos Estados Unidos, estima se que 50 mil pessoas morrem por ano por causa da péssima qualidade do ar, no Brasil não existem informações con-fiáveis sobre estes dados, mas tais informações deveriam ser levantadas, principalmente nas grandes cidades, pois pes-soas que vivem em áreas ur-banas tem um maior risco de serem afetadas, por estarem mais expostas aos poluentes do ar.Provavelmente o nosso siste-ma respiratório é o mais afeta-do pela poluição, se gases po-luidores entrar nos pulmões, pode ocasionar um aumento

do volume dos alvéolos pul-monares, dificultando a respi-ração.Os poluentes do ar ainda po-dem causar ataques de asma, bronquite crônica e enfisema pulmonar, podemos também incluir ardência nos olhos, tontura, dor de cabeça e espir-ros alérgicos como alguns ex-emplos do que este ar poluído pode nos afetar nosso bem estar.Para evitarmos o aumento da poluição do ar devemos prin-cipalmente evitar a queima de combustíveis fosseis, uma simples queima de folhas se-cas no seu quintal já é uma forma de poluir de alguma forma o ar, e ainda evitar o uso de aerossóis de qualquer tipo, pois estes liberam sub-stancias nocivas ao meio am-biente que contribuem para o aumento no buraco na ca-mada de ozônio.

Dejair E. da SilvaTecnólogo em Gestão Ambiental pela Uniasselvi

Page 21: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

21Variedades

O Gato é selecionado para Festival

O curta-metragem O Gato, realizado na 1ª

Oficina de Introdução à Prática Audiovisual: do de-senvolvimento à produção, promovida em parceria pela Novelo Filmes e Fundo Municipal de Cinema (Fun-cine), foi selecionado para a mostra competitiva do Fes-tival CinemadaMare, que ocorre de 25 de junho a 7 de setembro por 10 cidades italianas.Com direção de Juliana Bas-setti e produção de Neca Gamarra, O Gato é uma adaptação do conto homôni-mo de Christiano Scheiner, autor também do roteiro. Com duração de 11 minutos, a narrativa mostra a mudan-ça na rotina de um execu-

tivo e sua secretária depois que ele encontra um gato morto em cima da mesa do escritório. O animal passa a estimular comportamentos inusitados em ambos, tra-zendo à tona seus desejos mais obscuros. O Gato venceu um processo seletivo no formato pitching na útlima etapa da oficina, que teve o amparo da produ-tora Onda Sonora e da Cine-suport. A realização do curta contou com o apoio da Loja Varal, Tucano House Backpacker, Loja do Guarda Pó e Banca Catedral. A oficina foi real-izada na sala de cinema da Fundação Cultural Badesc, onde também ocorreu a pré-estreia.

Inscrições para o Floripa Teatro 2013 encerram no dia 18 de junho

A Fundação Cultural de Florianópolis Frank-

lin Cascaes (FCFFC) está com inscrições abertas para a 20ª edição do Flo-ripa Teatro – Festival Isnard Azevedo, que será real-izada de 5 a 12 de outubro em vários pontos da cidade. Os interessados em apre-sentar espetáculos de teatro adulto, infantojuvenil, rua, circo-teatro e teatro-musical devem se cadastrar até dia 18 de junho.Podem participar do Floripa Teatro 2013 pessoas jurídi-cas (grupos, companhias, produtoras teatrais e micro-empreendedores) de todo o

território nacional que ten-ham comprovada atividade na área. O regulamento e a ficha de inscrição estão dis-poníveis no site da Fundação Franklin Cascaes. Os espetáculos inscritos serão avaliados com base na relevância e excelência artística do grupo e do es-petáculo; diversidade da linguagem proposta e sua originalidade dentro da en-cenação; Adequação aos espaços e disponibilidade na grade de programação. As companhias teatrais se-lecionadas para esta edição poderão realizar até dez apresentações em espa-

ços a serem definidos pela comissão organizadora.O 20º Floripa Teatro – Fes-tival Isnard Azevedo visa apoiar a circulação das com-panhias teatrais e contribuir para a formação de plateias. Tem ainda como objetivo a troca de experiências entre os participantes, incenti-vando o aprimoramento pro-fissional e as iniciativas de teatro de grupo.Em 2012, o festival de Flo-rianópolis contou com 111 apresentações teatrais em lo-nas, teatros e outros espaços da cidade, reunindo cerca de 40 mil espectadores.

Cid Junkes

Quem Tem Medo do Curupira Floripa Teatro 2012

Artistas brasilienses levam áudio-performance para quatro bairros de Florianópolis

Florianópolis vai experimentar arte de um jeito diferente: com áudio-performance.

Em cena, os próprios espectadores, que serão estimulados a se mover por sons, palavras e frases transmitidas por meio de fones de ou-vido conectados a um reprodutor de áudio. O trabalho dirigido pelas artistas brasilenses Elisa Carneiro e Natasha Padilha será apre-sentado em diferentes pontos da cidade, em quatro fins de semana consecutivos a partir de 14 de junho. O primeiro bairro contemplado é o Campeche. A entrada nas áudio-perfor-mances é gratuita.O espectadores-performers receberão men-sagens como “aponte para o céu”, “vá para o lado esquerdo” e “entre na aeronave”. Os 30 minutos de áudio que vão “ditar” ações tam-bém trazem o pensamento de autores como o americano Henri Valentine Miller (1891 – 1980) e o francês Antoine de Saint-Exuperry (1900 –1944). Fazem parte do repertório textos autorais de Elisa e Natasha sobre identidade, pertenci-mento, cidade, viagem, distância e globaliza-ção. A obra, essencialmente sonora, tem trilha musical eclética.Os participantes da áudio-performance são comparados a tripulantes de um viagem poé-tica-conceitual pelas artistas brasilienses. “Os tripulantes dessa aventura passarão por lugares geograficamente inexistentes, porém emocionalmente presentes na trajetória pes-soal de cada um”, observa a dupla.A áudio-performance faz parte do projeto

Le Petit Performance – Ações artísticas no Campeche e arredores, que trouxe as artistas para Florianópolis já no início de 2013. Desde então, realizam pesquisa voltadas para o teatro e performance no bairro Campeche, local es-colhido para a residência artística patrocinada pela Bolsa Interações Estéticas – Residência Artística em Pontos de Cultura, da Funarte. O Le Petit Performance conta com a parceria do ponto de cultura TOCA (Bilica, Rádio Co-munitária Campeche e Teatro Jabuti). PROGRAMAÇÃO14, 15 e 16 de junho, às 16h30 - Campo de aviação do Campeche, no final da Pequeno Príncipe21, 22 e 23 de junho, às 16h30 - pracinha da Lagoa da Conceição2, 3 e 4 de julho, às 16h - em frente a Concha Acústica, no CCE/UFSC5, 6 e 7 de Julho, às 17h - Sesc Prainha* *Quanto: GRATUITO

Page 22: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

22 Variedades

Nos dias 15 e 16 de junho, acontece a grandiosa Caval-gada do Pagará Grande, e a festa de São João Batista e Santa Cruz. Haverá venda de churrasco, galinhas as-sadas, pinhão, quentão. Com baile às 22h animado pelo grupo Os Baileiros. No dia 16 haverá encontro dos cavaleiros para a cavalgada.

Cavalgada

Cineclube

Depois de funcionar em al-guns espaços fixos e de forma itinerante, o Cineclube Ieda Beck retoma suas atividades na sede da Cinemateca Ca-tarinense, na Travessa Ratclif, no Centro da Capital, com sessões às quartas-feiras. Estão programados três documen-tários para o mês de junho. A reestreia será com a exibição de Luiz Henrique - No Bal-anço do Mar, última realiza-ção da diretora e produtora Ieda Beck.

Comunidade do Sertão do Maruim promove Festa Julina

Acontecerá no dia 13 de julho, no Salão da Igreja

Imaculado Coração de Maria, a Festa Julina promovida pela Associação de Moradores do Bairro do Sertão do Maruim. O evento é organizado todos os anos para arrecadar fundos para a Creche Tia Mariazinha, mantida pela associação de moradores.“A prefeitura da um apoio de 11 parcelas, mas que acaba não contemplado todas as outras folhas de pagamento, como décimo terceiro, o que acaba gerando um défict de R$ 80 mil no

ano. Parte desse dinheiro é mantido pelos pais, amigos e a própria comunidade’, disse o presidente da associação e diretor da creche sr. Ademir Goedert.No dia da festa, haverá churrasco, pinhão, comidas típicas e diversas brincadeiras. Haverá DJ e o grupo musical Beto Canhoto e Zé Paulo. Terá ainda apresentação de boi de mamão, e dança caipira, pelas crianças. Segundo o sr. Ademir, a creche ainda precisa de muita ajuda, sobretudo na alimentação das crianças, e ele ainda chama a atenção

que a comunidade pode mais uma vez ajudar, com doações de mantimentos e até mesmo produtos de limpeza. A creche

foi fundada em 1996 e atende hoje cerca de 183 crianças, todas da comunidade do Sertão do Maruim.

Page 23: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

23Paulo CordeiroNo dia 27 de junho, quinta-feira, das 14h às 15h30, acon-tece no auditório da ESAG/UDESC (Av. Madre Ben-venuta, 2037 - Itacorubí - http://www.esag.udesc.br/), em Florianópolis/SC, a pal-estra “Self Coaching para resultados - Organizando o seu tempo e a sua vida”, que será ministrada pela coaching, Caroline Costa de Mattos.

Na oportunidade os partici-pantes terão a oportunidade de conhecer ferramentas que poderão ser aplicadas tanto no ambiente empresarial quanto pessoal. A palestra é gratuita e aberta a toda comunidade. As in-scrições devem ser feitas na hora e local do evento. Mais informações (48) 3321-8191 ou [email protected]

Palestra gratuita

A belíssima Natalia Ledoux abrilhanda com seu belo sorriso a Bela da Comunidade do mês de junho. As fotos foram feitas na praça do Balneário Estreito, num desses dias de outono que deixam as fotos mais vibrantes e inspiradoras. Em breve vocês veram um ensaio fotográfico completa da bela no site bemgata.com.br.

Florianópolis sedia nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2013, o Iº Seminário de Saúde do Trabalhador do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Serviço Público Federal de Santa Catarina (Sindprevs/SC).Entre os temas abrodados no Semionário es-tão: “Saúde, trabalho e felicidade: o que uma

coisa tem haver com as demais?” e “Os efeitos da organização do trabalho na saúde mental dos trabalhadores”. A programação também abordará outros debates relativos à saúde do trabalhador e a legsilação no serviço público. O evento ocorre no Hotel Oceania (Rua do Marisco, 550 – Ingleses).

Saúde do Trabalhador

Projeto de revitalização serve de exemplo

Presentes na concorrida posse do prefeito Camilo Martins estavam, o pre-feito de Florianópolis, Ce-sar Souza Jr. e seu pai, o suplente de Senador, Cesar Souza. Com certeza nunca havia visto uma posse de prefeito na Grande Flo-rianópolis com tamanho prestígio. Prefeito de Pal-hoça começa bem frente ao executivo municipal.

Valdeci Motta ao lado dos amigos Luiz Gustavo (Cafu) e Jardel (Salsicha), que estudam com ele na Anhanguera, no curso de Publicidade e Propaganda.

Maior segurança

Fim da greve

Na tarde desta segunda-feira, 10 de junho, cumprindo o 1º compromisso agendado, os Presidentes das Câmaras de São José, Florianópolis, Biguaçu e Palhoça foram rece-bidos pelo Secretário Estadual de Segurança Pública de Santa Catarina, César Augusto Grubba.Problemas da região metropolitana estão sendo discuti-das e analisadas, de forma conjunta, pelo Legislativo da Região da Grande Florianópolis, sendo que muitas das questões que preocupam São José são comuns às out-ras cidades da Grande Florianópolis. Os encontros que iniciaram em maio possuem a expectativa de reunir, em breve, os Presidentes dos Legislativos de todas as cidades da Grande Florianópolis.

Otávio Anacleto

“O fim da greve promovida pelo sindicato dos trabalhadores do transporte coletivo é sobretudo uma vitória da sociedade e do Estado de Direito. Agora é partir para uma nova licitação, para um novo modelo que não permita mais que esse tipo de situação volte a ocorrer no futuro”. Palavras do prefeito Cesar Souza Jr. que com certeza mostra que em sua administração não será mais tolerado abusos, quando o assunto é a greve no transporte coletivo, que deixa vários segmentos da sociedade paralizados. Parabéns prefeito pelo empenho.A comunidade da Grande Florianópolis não pode mais ficar refém de um sindicato intransigente.

A revitalização da Rua Vidal Ramos, o primeiro shopping a céu aberto do Centro de Florianópolis, virou um case nacional. Nesta segunda-feira, 10, uma comitiva de prefeitos, secretários de desenvolvimento econômico e empresários do Ceará, liderada pelo vice-gov-ernador, Domingos Gomes de Aguiar Filho, se reuniu com representantes do Serviço de

Apoio à Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (Sebrae/SC) e da Associação Comer-cial e Industrial de Florianópolis (ACIF) para conhecer o trabalho. O objetivo é implantar um projeto de revitalização urbana semelhante ao da capital catarinense nos municípios de Sobral, Tauá e Itapipoca, no Ceará.

Page 24: A Voz da Comunidade Edição 38 Junho de 2013

Dia de muito futebol no Flor de Nápoles

Grande Florianópolis [email protected]

Ano 4 - Número 38 - Junho de 2013

A diretoria do Flor de Nápoles Esporte Clube, presidida pelo Batata, promove uma série de festivais que movimentam a comunidade local, trazendo muitas famílias para prestigiarem o bom futebol jogado na várzea.

Doutrina Mórmon foi destaque em evento na Livrarias Catarinense

Filme O Gato é selecionado para Festival na Itália

Jogo solidário reúne Romário, Popó e Tiririca em Biguaçu

A abertura dos portões ocorrerá às 18h. A en-trada será limitada as 5 mil primeiras pes-soas que chegarem ao local.

Página 7

Página 22

Página 21

Página 14

Comunidade do Sertão do Maruim promove Festa Julina

Foto: Paulo Luís Cordeiro