jornal voz da comunidade - novembro de 2012 - edição 68

16
Jornal Edição nº 68 - Ano V Zona Leste, Novembro de 2012 “em defesa do planeta terra, pelo fim das desigualdades sociais e por uma sociedade mais justa e fraterna” Distribuição Gratuita [email protected] - 10.000 Exemplares Dia 22 de novembro Dia da Liberdade “Cuidando do Meu Bairro” Zona Leste Página 8 Negativas de Coberturas em Planos e Seguros de Saúde Direitos Página 3 Metas do Prefeito Eleito Fernando Haddad para seu Governo (2013-2016) Zona Leste Página 10 Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista Zona Leste Página 9 Mais de 1/3 dos brasileiros gasta sem pensar Cotidiano Página 13 Para onde se move a Juventude da Zona Leste? Juventude Página 11 Ato Pela Compra do Terreno da Universidade Federal da Zona Leste Dia 27 de novembro, terça-feira, às 19 horas Local: Polo Cultural da Zona Leste Avenida Águia de Haia esquina com Avenida Imperador Convidados: Prefeito Kassab e o povo da Zona Leste. Divulgação “Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida.” Che Guevara

Upload: ricardo-leocadio

Post on 01-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Voz da Comunidade - Zona Leste - Ermelino Matarazzo - Paróquia São Francisco de Assis

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Voz da Comunidade - Novembro de 2012 - Edição 68

VOZ DA COMUNIDADEJo

rna

l Edição nº 68 - Ano VZona Leste, Novembro de 2012

“em defesa do planeta terra,pelo fim das desigualdadessociais e por uma sociedade

mais justa e fraterna”

Distribuição [email protected] - 10.000 Exemplares

Dia 22 de novembroDia da Liberdade

“Cuidando doMeu Bairro”

Zona Leste Página 8

Negativas de Coberturas em

Planos e Seguros de Saúde

Direitos Página 3

Metas do Prefeito Eleito Fernando

Haddad para seu Governo (2013-2016)

Zona Leste Página 10

Festival do Livro e da Literatura de São Miguel

PaulistaZona Leste Página 9

Mais de 1/3 dos brasileiros gasta

sem pensarCotidiano Página 13

Para onde se move a Juventude da

Zona Leste?Juventude Página 11

Ato Pela Compra do Terreno da Universidade Federal da Zona LesteDia 27 de novembro, terça-feira, às 19 horas

Local: Polo Cultural da Zona LesteAvenida Águia de Haia esquina com Avenida Imperador

Convidados: Prefeito Kassab e o povo da Zona Leste.

Divulgação

“Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida.”

Che Guevara

Page 2: Jornal Voz da Comunidade - Novembro de 2012 - Edição 68

Associação Voz da ComunidadeRua Miguel Rachid, 997 - Ermelino Matarazzo

São Paulo – SP - Fone: 2546-4254Correio eletrônico: [email protected]

Tiragem: 10.000 exemplares - Distribuição interna, sem fins lucrativos - Todos os envolvidos na

elaboração deste jornal são voluntários.

Os artigos assinados não refletem necessariamente a filosofia (objetivos) do jornal, são de responsabilidade dos autores.Jornalista Responsável: José Maria dos Santos - MTb: 11.413 - Articulistas: Prof. Odilon Guedes, Dr. Almir Pazzianotto, Dr. Wálter Maierovitch

Colaboradores: José Augusto Rocha Lima, Sebastião Galdino, Maurinho de Jesus - Pastoral da Juventude: Thiago Nascimento, Rafaela GuabirabaPastoral Social: Luis França - Pastoral da Comunicação: Luís França, Magnelson, Fernando Cruz, Marcondes Messias, Mauro Proença, Vanessa Baltazar, Pastor Nello Pulcinelli,

Professor Waldir Augusti, Ricardo Baba - Revisão: Alexssander S. Santos - Publicidade e Propaganda: Mauro Margarido (9127-3680) e Deise Cassi (8868-2884)Produção e Diagramação: Ricardo Leocadio - Mtb: 61.512/SP - (8136-1016).

2 Novembro de 2012 [email protected]

Impressão: TAIGA GRÁFICA E EDITORA LTDA. Fone: 2409-7926 - Apoio/Parceria: FUNDAÇÃO TIDE SETÚBAL.

Editorial

São Paulo tem um novo Prefeito! Novas expectati-vas surgem no horizonte de uma população esperanço-sa e desejosa de mudanças e inovações. Nossos parabéns a todos os paulistanos pela demonstração de maturidade no exercício pacifico de seu mais elementar direito den-tro de um regime democrá-tico: escolher seus governan-tes; e parabéns a Fernando Haddad, por sua eleição.

O novo prefeito e sua equi-pe tomarão posse de seus car-gos no próximo dia 1º de ja-neiro, com o compromisso de fazer de São Paulo uma cida-de melhor para todos. Dentro de noventa dias, a contar de 1º de Janeiro/13, o novo pre-feito deverá apresentar o seu Programa de Metas para o quadriênio 2013-2016 como determina a Lei Orgânica do Município:

O Prefeito, eleito ou reelei-to, apresentará o Programa de Metas de sua gestão, até

noventa dias após sua posse, que conterá as prioridades, as ações estratégicas, os indica-dores e metas quantitativas para cada um dos setores da Administração Pública Muni-cipal, subprefeituras e distri-tos da cidade, observando, no mínimo, as diretrizes de sua campanha eleitoral e os ob-jetivos, as diretrizes, as ações estratégicas e as demais nor-mas da lei do Plano Diretor Estratégico.

Cientes desta determina-ção legal, compete agora, a todos nós, acompanharmos de perto a produção e apre-sentação do Programa de Me-tas a ser implementado por Fernando Haddad e sua equi-pe. É importantíssimo estar-mos atentos a todas as metas a serem programadas para a Zona Leste, tendo em vista as prioridades apresentadas pe-las lideranças da região para diversas áreas, tais como:

Educação: novas creches, mais vagas nas escolas e a

instalação da Universidade Federal da ZL.

Saúde: fortalecer o Progra-ma de Saúde da Família, am-pliar o número de médicos especialistas;

Segurança: Instalação de base de segurança da PM em bairros com mais de 50000 habitantes;

Transporte: Instalação de novas linhas de Metrô e Trem além de novos Corredores de Ônibus.

Estes são apenas exemplos. Prioridades foram apresenta-das também para as áreas de Cultura, Esporte e Lazer, Se-gurança Pública, e Moradia. Não menos importantes, são os projetos voltados para a Juventude, os Moradores de Rua, o problema das Enchen-tes e do Meio Ambiente, o fim da miséria nas Famílias, à geração de Empregos e aos programas voltados para os Idosos e as Pessoas com Defi-

ciência, apresentados conjun-tamente como prioridades para a Zona Leste.

Já é tradição em nosso país, analisar os primeiros 100 dias de governo dos novos chefes do Executivo em todas as es-feras: municipal, estadual e federal. Este ano não será di-ferente. Sendo assim, ao ter-mino da primeira dezena de abril/2013, quando o novo pre-feito atingir o seu centésimo dia de governo, teremos a pri-meira avaliação de suas ações e, quiçá, uma perspectiva da-quilo que poderemos esperar para os outros 1361 dias. Por certo, já teremos conhecimen-to do seu Plano de Metas, e po-deremos acompanhar sua exe-cução buscando colaborar ao máximo para o êxito do mes-mo, visando exclusivamente o bem-estar de todos.

Ao novo prefeito, desejamos sucesso em sua administração.

Professor Waldir [email protected]

O Novo Prefeito e o Plano de Metas

Page 3: Jornal Voz da Comunidade - Novembro de 2012 - Edição 68

tos e hemogramas (exame de sangue).A negativa dos procedimentos acima,

legalmente obrigatórios, não só fere a boa-fé que deve estar presente nas rela-ções de consumo, como também coloca o consumidor em desvantagem excessi-va em relação à empresa prestadora de assistência à saúde. Dessa forma, resta clara, portanto, a infração aos arts. 6º, IV, 4º, III, e 51, IV, § 1º, III do Código de Defesa do Consumidor.

O Idec entende que a negativa de co-bertura coloca o consumidor em desvan-tagem exagerada em relação à operadora de planos de saúde, rompendo o justo equilíbrio que deve haver entre o consu-midor e o fornecedor. Ainda, esta práti-ca das empresas de assistência à saúde privada contraria a própria natureza do contrato de plano de saúde, que tem por

finalidade a garantia integral da saúde do contratante, e não parte dela.

Portanto caro leitores, se ocorrer al-gum problema na recusa com o seu plano de saúde, consulte a ANS através do site www.ans.gov.br ou pelo 0800 701 9656.

Se o problema não for solucionado garanta seus direitos, procurando a De-fensoria Pública,na Avenida Liberdade, 32, próximo a Estação Sé do Metrô – Tel. (11) 3105-5799, atendimento de seg. a sex-ta das 07:00 ás 09:30 hs. Ou procure um Advogado de sua confiança.

Fonte: www.idec.org.br

A Lei de Planos de Saúde (Lei no. 9.656/98) foi clara ao estipular, em seu art. 10, quando uma cobertura é obri-gatória. Segundo este dispositivo legal, se um plano ou seguro de saúde for da segmentação “referência”, isto é, ambu-latorial, hospitalar e obstetrícia, todas as doenças listadas na Classificação Es-tatística Internacional de Doenças e Pro-blemas Relacionados com a Saúde, da Organização Mundial de Saúde (OMS), devem ser cobertos, somente sendo per-mitidas as seguintes exclusões:

I - tratamento clínico ou cirúrgico ex-perimental;

II - procedimentos clínicos ou cirúr-gicos para fins estéticos, bem como órte-ses e próteses para o mesmo fim;

III - inseminação artificial;IV - tratamento de rejuvenescimen-

to ou de emagrecimento com finalidade estética;

V - fornecimento de medicamentos importados não nacionalizados;

VI - fornecimento de medicamentos para tratamento domiciliar;

VII - fornecimento de próteses, órte-ses e seus acessórios não ligados ao ato cirúrgico;

VIII - tratamentos ilícitos ou antiéti-cos, assim definidos sob o aspecto médi-co, ou não reconhecidos pelas autorida-des competentes;

IX - casos de cataclismos, guerras e comoções internas, quando declarados pela autoridade competente.

No entanto, paira uma discussão so-

bre os procedimentos de cobertura obri-gatória. Isso porque a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), autarquia que regula o setor da saúde suplementar no país, editou uma listagem própria de coberturas obrigatórias que não contem-pla alguns procedimentos garantidos pela Lei n.º 9656/98, tais como trans-plantes de coração, fígado, pulmão e rins.

No entendimento do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Direito do Con-sumidor), qualquer regulamentação da Agencia que exclua procedimentos da classificação da OMS é ilegal.

Tomando por base o acima exposto, em maio deste ano, o Idec perguntou à ANS quais os procedimentos mais nega-dos pelas operadoras e seguradoras de saú-de, e segundo os dados apresentados pela Agência, às consultas médicas foram o procedimento mais negado, no período de 2010 a maio de 2012, além da gastroplastia (cirurgia bariátrica) por videolaparoscopia ou via laparotômica, entre outros.

Estes dados são extremamente pre-ocupantes na medida em que não há dúvidas sobre a obrigatoriedade de co-bertura dos procedimentos acima, haja vista que são duplamente garantidos aos consumidores, tanto pelo art. 10 da Lei de Planos de Saúde como pelo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS (RN 262/2011).

Ainda, causa espanto que procedi-mentos básicos para a garantia de saúde do consumidor estejam entre os mais ne-gados, tais como consultas médicas, par-

Ouvidoria Sabesp - Telefone: 0800-055-05-65 (Para todo os Estado de São Paulo) Central de Atendimento: 195

DireitosNovembro de 2012 [email protected]

Dra. Vanessa Baltazar da Silva - Advogada

[email protected]

Negativas de Coberturas emPlanos e Seguros de Saúde

A negativa de cobertura é um dos principais problemas enfrentados pelos consumidores de planos de saúde atualmente

Page 4: Jornal Voz da Comunidade - Novembro de 2012 - Edição 68

A Voz do Leitor4 Novembro de 2012 [email protected]

Violência Infantil é crime, Denuncie – Disque-Denúncia 100 ou 181

de conservação, podendo causar acidentes para pedestres e motoristas. Os moradores solicitam que a subprefeitura verifique esta necessidade o mais breve possível.

6 – 10 anos sofrendo com um terreno abandonadoUm terreno abandonado situado a Rua Antonio Olímpio, esquina da Rua Gramal, na Vila União, está causando vários transtornos para os moradores do entorno. Há mal cheiro, grande volume de vegetação, pequenos animais e insetos (ratos, baratas, escorpiões) além da presença do perigo de pessoas que se escondem por lá. Já foram feitas outras reclamações diretamente à subprefeitura de Ermelino e ainda aguardam uma solução para este problema. Moradores jovens e idosos já vêm convivendo com esta difícil situação há um bom tempo e não estão mais suportando, pedem uma resposta da subprefeitura o quanto antes.

7 – Crianças sem crechesRecebemos de muitas mães reclamações quanto a falta de creche em Ermelino Matarazzo e região. Na cidade de São Paulo são, ao todo, cerca de 150 mil crianças sem creche. É necessária urgente atenção para solucionar esta questão que aflige e angustia muitas mães de Ermelino Matarazzo.

8 – Barulho atrapalha vida dos moradores da Zona Leste Vários moradores vêm reclamando bastante, principalmente os idosos, do barulho no período da noite produzido por motos e carros com som absurdamente alto, também bares que não respeito o horário do silêncio e a tranquilidade das pessoas. A Prefeitura de Diadema deu um excelente exemplo: Todo carro com som alto é apreendido, o aparelho de som é DESTRUÍDO e o motorista recebe uma multa exemplar. Na região leste de São Paulo, a omissão dos Poderes Públicos etá fazendo aumentar os “delinquentes sociais do barulho”. Os idosos não suportam mais. O que a Prefeitura está fazendo ou pode fazer?

O Jornal Voz da Comunidade vai encaminhar estas reclamações e pedidos ao Subprefeito de Ermelino Matarazzo.

1 - Lombadas e faixas de pedestres mal identificadasExistem muitas lombadas sem pintura nas ruas de Ermelino Matarazzo e isso já faz bastante tempo. Inclusive acidentes já aconteceram ou quase aconteceram porque os motoristas não consegue ver bem estas lombadas, principalmente à noite. Um exemplo é a Rua Miguel Rachid. A Av. Abel Tavares e a Av. Boturussu. As faixas de pedestres também não estão pintadas e muitas já nem existem mais. Outros pontos precisam de identificação da faixa nas esquinas e passagens de pedestres, para que as pessoas tenham um pouco mais de segurança para atravessar a rua.

2 – 25 anos da Duplicação da Avenida Abel Tavares (1987 – 2012) Vários leitores entraram em contato com o Jornal Voz da Comunidade para falar desta duplicação que há anos é prometida. São mais de 25 anos de espera por uma solução. A grande reclamação por está duplicação é também por conta de esta avenida não ter calçamento para o pedestre, que é obrigado a caminhar pela avenida. Não há sarjeta. Quando chove, anoitece, ou mesmo durante o dia é comum acontecerem atropelamentos.

3 - Pontos de ônibus sem cobertura Existem, também, queixas dos leitores do Jornal Voz da Comunidade sobre pontos de ônibus que estão se cobertura, em especial o ponto de ônibus que fica na Avenida São Miguel, em frente ao supermercado Extra, sentido Penha.

4 - Calçada na av. Dr. Assis RibeiroOs moradores, passantes e usuários de ônibus reclamam da calçada na av. Dr. Assis Ribeiro, principalmente, entre as estações Comendador Ermelino Matarazzo e Usp-Leste, ao longo do muro da CPTM. Há também vários postes neste trecho que, além de estarem “tortos”, obrigam o pedestre a andar pela via, pois está muito estreita, um cadeirante não conseguiria passar.

5 - Recapeamento da Rua Vicenti Di Mônaco – Pq BoturussúOs moradores da rua Vicente Di Mônaco, no Parque Boturussu, reivindicam o recapeamento desta rua, pois está em mal estado

Esta página é um espaço dedicado às reivindicações dos leitores, cidadãos da zona leste.Aqui colocaremos tudo aquilo que precisa melhorar em nosso bairro.

Envie sua solicitação, reclamação, sugestão, e o Jornal Voz da Comunidade encaminhará para o poder público responsável por atender e responder por estes pedidos da população. O Jornal Voz da Comunidade receberá as reivindicações, encaminhará e trará as respostas dos órgãos públicos competentes. Vamos fazer valer sempre a

participação cidadã! Então escreva, mande um e-mail com sua reivindicação para: [email protected]

Atenção Leitor: Como o Jornal Voz da Comunidade não teve respostas,abaixo as demandas de nossa comunidade estão pulicadas novamente.

Page 5: Jornal Voz da Comunidade - Novembro de 2012 - Edição 68

FilosofiaNovembro de 2012 [email protected]

Disque 181, porque quando você finge que não vê fica mais difícil ter paz

A MorteVocê tanto planejou

Mas seu tempo acabou

Pouco a pouco apagam os detalhes que você deixou

Detalhes de uma vida que se acabou.

E os recados que você não leu?

E as visitas tantas vezes adiadas?

E as loucuras que você quis, mas não cometeu?

E que jamais serão realizadas.

Você tinha tanto pra fazer!

Tanto você construiu

E na hora de usufruir, você partiu!

Que hora é essa de morrer?

Ricardo Hidemi Baba

Na música do poeta Cazuza, há uma reflexão sobre o tema da morte que é um dos temas filosóficos mais debati-dos. A questão que mais aflige a huma-nidade é: PARA ONDE VAMOS?

A canção de Cazuza ilustra o pensa-mento do grande sábio da Grécia anti-ga Sócrates que quando foi condenado à morte declarou aos seus discípulos: ‘‘Enquanto uma pessoa lembrar dos meus feitos, eu estarei vivo’’. Sócrates valoriza a reflexão, o pensamento e a visão de mundo, por esta razão, ele de-fendia que continuaria vivo enquanto suas ideias perdurassem.

O discípulo de Sócrates que tam-bém pensou o tema da morte foi Pla-tão. Segundo Platão, a morte seria a passagem para o mundo das ideias, um mundo perfeito, onde após uma longa caminhada, as almas tomariam a água do esquecimento e retornariam para a vida formando um ciclo.

A corrente filosófica grega chama-da ‘‘Epicurismo’’ diria que como não

“O poeta não morreu...”conhecemos a morte, devemos viver o presente intensa e prazerosamente.

O pensador alemão Nietzsche en-xerga a morte como necessária para o ciclo da vida; e justamente, porque vamos morrer, precisamos viver da melhor maneira e da forma mais au-têntica possível.

O cronista e jornalista brasileiro Pe-dro Bial ao prestar uma homenagem ao humorista Bussunda reflete sobre a morte descrevendo o quanto este humorista tinha a contribuir com a so-ciedade, e conclui que mesmo com a certeza da morte, o momento em que acontece nos surpreende. Não há hora certa para morrer!

‘‘Viver intensamente é a forma de co-nhecer a si mesmo’’, escreveu Nietzsche. Particularmente, eu diria que viver inten-samente é aproveitar a vida, e desta ma-neira, compreender o sentido da morte.

Filósofo Ricardo Hidemi Babawww.ricardobaba.com.br

Divulgação

Page 6: Jornal Voz da Comunidade - Novembro de 2012 - Edição 68

Família / Educação6 Novembro de 2012 [email protected]

Denuncie qualquer forma de violência contra a mulher – disque 180

Todos os meses, na Paróquia São Francisco de Assis, são realizadas as Missas da Família, onde os casais recebem as bên-çãos por conta da comemoração de suas bodas.

No mês de Novembro os seguintes casais participarão da celebração:

Missa da Família25 de Novembro às 17 horas

Após a Missa haverá uma recepção a todos os casais no Salão São Bento. Observação: Os casais que tiverem interesse em participar destas celebrações, preencher e destacar a ficha abaixo e entregar na secretaria da Paróquia São Francisco.

CASAL ANIVERSARIANTEEsposo _____________________________________________________________________________

Esposa _____________________________________________________________________________

Endereço: __________________________________________________________________________

_________________________________________________n.º _________ CEP __________________

Bairro ______________________________________________________________________________

E-mail: _____________________________________________________________________________

Tel.: _____________________________________ Cel.: ______________________________________

Fuvest (Universidade de São Paulo e a Fac. de Ciências Médicas da Sta. Casa de São Paulo)

Locais de exames primeira fase: os locais para as provas da primeira fase estarão disponíveis

para consulta no dia 19 de novembro. Dia da Prova da Primeira Fase: 25 de novembro.Locais de exames segunda fase: A divulgação da lista de convocados e dos locais das provas de segunda fase será no dia 17 de dezembro.Dias das Provas da Segunda Fase: As provas

nos dias 6, 7 e 8 de janeiro de 2013. Mais informações: http://www.fuvest.br

Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)Primeira etapa de seleção: será a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)

Dias das Provas: 13 e 14 de dezembro de 2012, com as provas de conhecimento específico.

Mais Informações: http://vestibular.unifesp.br/

Unesp (Universidade Estadual de São Paulo)Data da Prova de Primeira fase:

18 de novembro. Divulgação de Candidatos para as Provas de

Segunda Fase: 4 de dezembro Datas das Provas de Habilidades Específicas

(Capital e Bauru): entre os dias 9 e 15 de dezembro. Datas das Provas de Segunda Fase:

16 e 17 de dezembro. Mais Informações:

http://vestibular.unesp.br/2013/

ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) Data das Provas (Fase única):

11 a 14 de dezembro. Mais Informações: http://www.ita.br/vestibular/

Unicamp11 de novembro: Prova de 1º fase

13, 14 e 15 de janeiro/ 2013: Provas 2º fase21 a 24 de janeiro/ 2013: Provas de habilidades

específicas (alguns cursos)de 19 a 22 de janeiro/ 2013: provas de aptidão;Mais Informações: www.comvest.unicamp.br

ENEM 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) Provas: 3 e 4 de novembro

Como são as provas: O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e

uma redação. Confira os dias da prova:

3 de novembro de 2012 (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Tempo para a prova: 4h30

4 de novembro de 2012 (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias,

Redação e; Matemática e suas Tecnologias.

Tempo para a prova: 5h30

Cartão de confirmação do ENEM 2012O Cartão de Confirmação da Inscrição será enviado para o endereço informado pelo

participante no ato da inscrição até o dia 26 de outubro. Também é possível imprimir o

Cartão de Confirmação por meio da página de acompanhamento da inscrição, no site do Inep

(http://sistemasenem2.inep.gov.br).

No Cartão de Confirmação daInscrição constam informações como o número da inscrição,

data, hora e local de realização das provas, a indicação de necessidade de atendimentos

diferenciados ou específicos, a opção de língua estrangeira e a solicitação de certificação do

Ensino Médio.

IMPORTANTE!- Verifique com antecedência, na página de acompanhamento do Enem, a validação da inscrição e o local de realização das provas.

- Faça o trajeto até o local de provaantes da data do Exame.

Mais informações:http://sistemasenem2.inep.gov.br/

Vestibulando! Os dias das provas já estão chegando.

Os correios já estão entregando os cartões de confirmação do ENEM 2012. Caso ainda não tenha chegado o seu cartão, acesse: http://sistemasenem2.inep.gov.br/

Procure obter todas as informações necessárias com antecedência, para isso acesso os sites das universidades para se preparar com calma e fazer uma ótima prova.

1 ....Paulo e Tatiana ............................13/11/10 ...............02 ALGODÃO2 ....Leonardo e Amanda .....................27/11/10 ...............02 ALGODÃO3 ....Andre e Elaine .............................14/11/09 ...............03 COURO4 ....Antonio e Dayane ........................21/11/09 ...............03 COURO5 ....Armando e Joyce ..........................22/11/08 ...............04 FLORES6 ....Chepa e Simone ..........................28/11/03 ...............09 CERAMICA7 ....Edney e Angelica .........................28/11/09 ...............03 COURO8 ....Eduardo e Cristiane .....................08/11/08 ...............04 FLORES9 ....Fabio e Barbara ...........................07/11/09 ...............03 COURO10 ..Fernando e Gislaine .....................27/11/10 ...............02 ALGODÃO11 ..Alberto e Renata..........................06/11/10 ...............02 ALGODÃO12 ..Hudson e Carla ............................22/11/08 ...............04 FLORES13 ..Cesar e Adriana ...........................22/11/08 ...............04 FLORES14 ..Flavio e Daiane ............................20/11/10 ...............02 ALGODÃO15 ..Joao e Roberta ............................10/11/10 ...............02 ALGODÃO16 ..Jonas e Olga ................................29/11/08 ...............04 FLORES17 ...José e Dinha ................................30/11/84 ...............28 HEMATITA18 ..Marcelo e Mª Claudia ..................27/11/10 ...............02 ALGODÃO19 ..Osmar e Mª Alice .........................07/11/09 ...............03 COURO20 ..Paulo e Daniela ...........................21/11/09 ...............03 COURO21 ..Ricardo e Fernanda .....................29/11/08 ...............04 FLORES22 ..Robelio e Vanessa .......................14/11/09 ...............03 COURO23 ..Rodrigo e Tatiane .........................17/11/07 ...............05 MADEIRA24 ..Salvador e Alexandrina ................17/11/73 ...............39 MARMORE25 ..Siderley e Silvania .......................11/11/95 ...............17 ROSA26 ..Toninho e Lucia ............................04/11/89 ...............23 PALHA27 ..Traíra e Idalina .............................11/11/78 ...............34 OLIVEIRA28 ..Vagner e Nayara ..........................03/11/07 ...............05 MADEIRA29 ..Vanderlei e Monica ......................03/11/07 ...............05 MADEIRA30 ..Marcos e Bruna ...........................27/11/10 ...............02 ALGODÃO31 ..Roberio e Jaqueline .....................13/11/10 ...............02 ALGODÃO32 ..Marcio e Cinthia ..........................14/11/10 ...............02 ALGODÃO33 ..Benedito e Francisca ...................05/11/11 ...............01 PAPEL34 ..Claudio e Jaqueline .....................14/11/11 ...............01 PAPEL35 ..Alexandre e Irani ..........................19/11/11 ...............01 PAPEL36 ..Ubirajara e Telma ........................05/11/11 ...............01 PAPEL37 ..Junior e Renata ............................12/11/11 ...............01 PAPEL38 ..Washington e Maria .....................26/11/11 ...............01 PAPEL39 ..Renato e Claudia .........................19/11/11 ...............01 PAPEL40 ..Alexandre e Vanessa ....................12/11/11 ...............01 PAPEL41...Diego e Elen ................................26/11/11 ...............01 PAPEL42 ..Ivan e Daniela ..............................26/11/11 ...............01 PAPEL43 ..Lemonier e Rozana ......................19/11/11 ...............01 PAPEL44 ..Paulo e Renata ............................13/11/11 ...............01 PAPEL45 ..Weslei e Cristina ..........................26/11/11 ...............01 PAPEL46 ..Zinho e Rosa ................................28/11/98 ...............14 MARFIM47 ..Luciano e Adriana ........................19/11/05 ...............07 LÃ48 ..Agenor e Marina ..........................15/11/10 ...............02 ALGODÃO49 ..Paulo e Edna ...............................13/11/04 ...............08 PAPOULA50 ..Elias e Vilma ................................27/11/75 ...............37 AVENTURINA

Page 7: Jornal Voz da Comunidade - Novembro de 2012 - Edição 68

CuriosidadesNovembro de 2012 [email protected]

Denuncie qualquer forma de agressão ou maus tratos aos idosos - disque 181 – sigilo absoluto

Não Tropece na LínguaArquivo

Tema do Mês: “ENTRE MIM, COM NÓS DOIS, PARA MIM (LER)”Arquivo

Nomes de BebêsEscolha um nome para seu bebê.

Alguns pais sabem que nome dar para seu filho ou filha. Mas muitos pais sofrem com as dúvidas entre tantos nomes para batizar o bebê.

A escolha do nome de seu fi-lho ou filha é uma decisão impor-tante e definitiva. Eles levarão esse nome por toda a vida, quer gostem ou não. Por isso, tome cuidado. Quer uma ajudinha?

Apresentamos uma lista de no-mes para bebês, meninos e meninas.

Ebe .....................Grega ....................... Juventude.Ester ...................Hebraica ................. Estrela.Salomão ...........Hebraica ................. O pacífico.Samanta ...........Aramaica ................ O ouvinte.Samara ..............Hebraica ................. Guardada por Deus.Samuel ..............Hebraica ................. Seu nome é Deus.Sebastião .........Grega ....................... Reverenciado, sagrado.Sérgio ................Latina ...................... São Sérgio se comemora em 24 de fevereiro.Shirley ...............Anglo-saxônica .... Do prado brilhante.Silmara ..............Alemã ...................... Célebre pela vitória.

Ao longo do ano iremos divulgar mais nomes, com seus respectivos significados. Caso queiram fazer uma pesquisa de outros nomes, fale com a gente através do meu e-mail.

Colaboração Fernando Cruz - [email protected]: http://br.guiainfantil.com/nomes-de-bebes/

RECEITA DO MÊS

queimado, isso é normal 6. A costela tem que ser meia magra, fica parecendo churrasco e se for gorda junta muita água fica parecendo cozida 7. Se preferir coloque duas cebolas cortadas em rodelas no fundo da panela.

Fonte: www.tudogostoso.uol.com.br

Ingredientes • 1 kg de costela vaca meio magra • 1 tablete de caldo de carne

Modo de Preparo 1. Coloque a costela e o caldo na panela de pressão, espere abrir fervura e deixe cozinhar por 10 minutos (não precisa de água) 2. Abra a panela mexa, para que o caldo mistura com costela 3. Feche a panela e deixa abrir fervura novamente e deixa cozinhar por 20 minutos 4. Pronto é só servir 5. Atenção na hora de preparar vai cheirar

Você sabe preparar uma receita econômica, fácil de fazer e que é gostosa? Envie a receita parao Jornal Voz da Comunidade [email protected] e as escolhidas serão publicadas.

1. ENTRE MIM E VOCÊ“Esse segredo deve ficar entre mim

e você” – é esta a forma recomendada na língua-padrão: pronome oblíquo de-pois de preposição. Nas regiões em que o pronome usual é “tu”, o correto formal seria “entre mim e ti”. Mas na linguagem popular do Brasil é comum e aceitável a frase “isso fica entre você e eu” (observe que “eu” agora vem em segundo lugar).

Essa rejeição ao “mim” só se dá com a preposição ENTRE. Com as demais

preposições o uso desse pronome é na-tural: a mim, até mim, contra mim, de mim, em mim, para mim, por mim, sem mim etc.

2. CONOSCO E COM NÓS DOISO caso da preposição “com” é pecu-

liar, pois ela se amalgama com o pro-nome oblíquo, à exceção da 3ª pessoa: comigo, contigo, com ele/ela, conos-co, convosco, com eles, com elas. Re-gistre-se, porém, que se usa “com nós” quando aparece um elemento especifi-

cador depois do pronome:No final da cerimônia o presidente

falou com nós todos.O diretor discutiu o caso apenas

com nós três.

3. SEQUÊNCIA PREP. + PRONO-ME + INFINITIVO

É muito difundida no Brasil a sin-taxe “disse para mim ir, para mim trabalhar, para mim descansar”. Há uma explicação para isso, se se consi-derar que toda língua transplantada é mais arcaizante que a original: no período em que se falava o português arcaico – entre os séculos XII e XVI, justamente quando o Brasil foi desco-berto – usava-se o pronome pessoal sujeito pelo pronome complemento e vice-versa. Exemplos apresentados na “Gramática Histórica” de Ismael de Lima Coutinho (1968:67): “o cora-ção pode mais que mim” e “enforca-riam ele”.

No entanto, a gramática norma-tiva determina o uso de eu, tu, ele, nós, vós, eles (os pronomes pessoais retos) como sujeitos, e os pronomes oblíquos como complementos do ver-bo (objeto direto ou indireto). Quan-do se acrescenta um verbo no infini-tivo ao sintagma “para mim” – para mim ler v.g. –, aí mim deixa de ser objeto indireto para ser sujeito desse infinitivo. Ao transformar a oração reduzida em desenvolvida temos a prova do sujeito: “um livro para eu ler” é igual a “um livro para que eu leia”; “presente para eu embrulhar = para que eu embrulhe”.

Em suma: mim não pode ser su-jeito, mim é objeto indireto: de mim, para mim, sem mim. Portanto, seria errado dizer “comprei a passagem para mim viajar” porque mim teria aí o papel de sujeito [de viajar], e o em-prego do pronome oblíquo com fun-

ção subjetiva é considerado erro pela gramática tradicional. Compare as fra-ses sem e com o verbo no infinitivo:

Entregou o bilhete para mim. – En-tregou o bilhete para eu ler depois.

O abacaxi é para mim. – O abacaxi é para eu descascar agora.

Fez um pavê para mim. – Fez um pavê para eu experimentar.

O produtor mandou 100 páginas para mim. – Mandou 100 páginas para eu decorar até amanhã.

Um alerta: pode-se encontrar para mim diante de um infinitivo sem que esteja errado, como nestes enunciados:

Está sendo difícil para mim aceitar seu novo casamento.

É importante para mim fazer alon-gamento numa academia.

Foi mais interessante para mim ler sua redação do que para você escrevê-la.

Aparentemente estamos contra-riando a sequência para + eu + infi-nitivo. Então vamos rever a regra: o pronome é “reto” quando sujeito do in-finitivo. Acontece que nas frases acima o infinitivo não tem um sujeito, ele é o próprio sujeito da oração principal. Para confirmar, façamos a construção na ordem direta:

Aceitar seu novo casamento está sendo difícil para mim. [complemento nominal de difícil]

Fazer alongamento numa academia é importante para mim.

Ler sua redação foi mais interes-sante para mim do que [foi] para você escrevê-la.

Fonte: www.linguabrasil.com.brColaborou: Mauro Margarido -

[email protected]

Costela na panelade pressão sem água

Page 8: Jornal Voz da Comunidade - Novembro de 2012 - Edição 68

Violência contra as crianças, disque 0800.15.63.15

Zona Leste8 Novembro de 2012 [email protected]

Em 2012, o Dia Nacional da Coleta de Alimentos já tem data marcada para acontecer: 10 de novembro, um sábado. Há sete anos consecutivos o evento acontece como um gesto de partilha das necessidades. O objetivo é sensibilizar e mo-tivar as pessoas a dedicarem seu tempo para fazer um gesto voluntário de caridade, arrecadando ou doando alimentos em supermercados que, posteriormente, serão distribuídos para entidades beneficentes, por meio de bancos de alimentos.

A Coleta vem crescendo, ampliando sua atuação e o vo-lume de alimentos arrecadados a cada ano. Mas o principal valor da coleta acontece no âmbito educativo: através de um gesto de caridade a pessoa descobre a si mesma e aos outros.

Quem recebe os alimentos?

As instituições que recebem todos os alimentos coletados são os Bancos de Alimentos locais, entidades que atuam arre-cadando e distribuindo alimentos de diversos gêneros a en-tidades cadastradas e acompanhadas pelos Bancos, de forma a evitar “duplicação” da ação, má distribuição e desperdícios.

Os Bancos de Alimentos recebem as doações no mesmo dia de realização da Coleta e promovem a distribuição de acordo com o perfil e número de pessoas atendidas pelas instituições.

Quais os Supermercados participantes mais próximos?

Na cidade de São Paulo, a rede Extra continua a participar assim como o Supermercado Barbosa, na Avenida Vitória Simionato, o Supermercado Kampai, na Avenida Abel Ta-vares, o Mercado São José, na Avenida Paranaguá, todos em Ermelino Matarazzo. Também participa o Supermercado Pepe na Avenida São Miguel, o Hipermercado São Miguel e o Supermercado Extra Assis Ribeiro.

Para mais informações acessewww.cdo.org.br/coletadealimentos

10 de Novembro Dia Nacional da Coleta

de Alimentos 2012“através de um gesto de caridade a pessoa

descobre a si mesma e aos outros”

Uma das constatações dos desenvolvedo-res da ferramenta é que a maior parte das obras previstas aparece apenas com status de “orçadas”. É o caso daquelas que estão sendo esperadas por anos, previstas no orçamento, mas não que não saem do papel. Com o Cui-dando do Meu Bairro, o cidadão cobrar dos po-líticos e órgãos públicos. Pode mobilizar seus vizinhos e promover ações que garantam que o investimento previsto seja de fato realizado.

O Cuidando do Bairro foi desenvolvido por pesquisadores da USP Leste a partir da

geolocalização de dados de investimentos de documentos disponibilizados em sites gover-namentais. São mostrados mapas, tabelas e gráficos dos gastos públicos dos anos de 2008 a 2012. Uma das propostas da equipe é con-vidar a população da Zona Leste e de outras regiões da cidade para usar a ferramenta e mostrar, através de oficinas abertas, todo seu potencial para promover a cidadania, a trans-parência e a participação social.

Endereço http://www.gpopai.usp.br/cuidando/

“Cuidando do Meu Bairro”uma ferramenta para o cidadão acompanhar os

investimentos públicospor Jorge Machado e Gisele Craveiro

Imagine poder visualizar, a partir de qual-quer computador conectado a rede, num mapa todos os investimentos públicos da pre-feitura feitos em seu bairro. Imagine poder saber o estágio dos mesmos: por exemplo, se foram orçados ou se já foram pagos. A partir disso, poder verificar se realmente essas obras existem e, se estão orçadas, porque não saí-ram do papel. “Cuidando de meu bairro foi o nome dado a ferramenta que permite isso.

Em tal site, o cidadão poderá localizar no mapa obras e serviços públicos previstos ou realizados. Poderá entender um pouco mais do orçamento público, e exercer seu direito (e dever) de controlar e fiscalizar dos gastos pú-blicos da cidade. Com isso poderá cobrar escla-recimentos de autoridades. Comparar as obras que estão sendo realizadas em seu bairro ou distrito com outros. Um cidadão bem informa-do é capaz de defender melhor seus direitos. Esse é o objetivo do Cuidando do meu Bairro.

Um exemplo de uso: o morador da Rua Varzelânia, na Vila Jacuí pode ver no mapa que está orçada a “Implantação de bancos de concreto” na praça que fica nesta rua, na esquina com a Rua Maricaua. Verá que o custo orçado é de R$ 9.000,00 e está sob a responsabilidade da Subprefeitura de São Miguel. No entanto, nada foi feito até o momento, pois o status está apenas como “orçado”. Poderá ver também que perto dali, na a Av. Mario Alves com a Rua Tropicália, está previsto “Implantação de aparelhos para academia de terceira idade” na Praça do Clube da Comunidade Pedro Nunes, também sob a responsabilidade da prefeitura e ao custo de R$ 9.000,00. Esta se encontra também apenas como “orçada”. Por que tais obras não foram realizadas? A comunidade sabe que estão apenas “or-çadas”. Sairão do papel? Munidos desta in-formação, o cidadão pode cobrar. Inclusive descobrir que podem existir obras “fantas-mas”, não realizadas. O Cuidando de Meu Bairro permite esse controle.

Divulgação

Page 9: Jornal Voz da Comunidade - Novembro de 2012 - Edição 68

Bombeiros: em caso de emergência disque 193

Zona LesteNovembro de 2012 [email protected]

Pelo terceiro ano, contação de histó-rias, conversa com autores, intervenções teatrais e artísticas e feira de troca de li-vros ganham as ruas do bairro. Promovi-do pela Fundação Tide Setubal, o evento aberto e gratuito ocorre nos dias 8 e 9 de novembro em 23 pontos da zona leste de São Paulo (SP). O escritor Pedro Bandeira abre a festividade.

A Fundação Tide Setúbal, pelo tercei-ro ano consecutivo, promove o Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista, na zona leste da cidade de São Paulo. Nos dias 8 e 9 de novembro, quin-ta e sexta, esta grande festa de incenti-vo à leitura leva à população atividades como contação de histórias, conversa com autores, intervenções teatrais e artís-ticas, saraus, oficinas, exibição de filmes e feira de troca e venda de livros. Aberta e gratuita, a programação acontece em es-colas, pontos de leitura, bibliotecas, pra-ças e ruas. São 23 pontos do bairro com oferta variada para todas as idades.

Além das atrações culturais, os mora-dores ganham uma fruta saborosa: na es-tação das flores, livros vão florescer nas ár-vores de São Miguel. É que os exemplares doados durante uma campanha com arre-cadação em diferentes pontos da cidade, em setembro e outubro, estarão presos a árvores e poderão ser retirados livremente pela comunidade.

Encontro com o autore lançamentosA abertura do Festival será com o

escritor Pedro Bandeira, autor de mais de 70 livros, boa parte infantojuvenis, e reconhecido com prêmios, como Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro e ATPCA. Na quinta-feira (8/11), às 10h, no Auditó-rio D da Universidade Cruzeiro do Sul, a conversa com o autor girará em torno do tema “Como conquistar o aluno que não gosta de ler?”. É dedicada, portanto, a professores e educadores.

No mesmo local da abertura, na quinta-feira, às 13h30, o público pode acompanhar um debate sobre “Literatura e mídia: a leitu-ra do mundo na sua tela”, com as presenças de Fernando Bonassi, escritor, dramaturgo e roteirista; e Jorge da Cunha Lima, jor-nalista, escritor e presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, com mediação do jornalista Daniel Reis.

Outro destaque é a participação de Suzana Montoro, romancista, contista e escritora de livros para jovens e crianças, como Nem eu nem outro. Recentemente, ela recebeu o Prêmio São Paulo de Litera-tura, na categoria melhor livro do ano — autor estreante, com a obra Os hungare-ses, destinada a adultos. Suzana estará na sexta, dia 9, às 10h, no Ponto de Leitura Jd. Lapenna para um bate-papo com os presentes. No mesmo dia, às 14 horas, irá ao Ponto de Leitura Tide Setúbal, no Clu-be da Comunidade (CDC) Tide Setubal.

Há espaço na programação também para as vozes da periferia. Os escritores Andrio Candido e Binho, além da histo-riadora Cidinha da Silva. Eles debatem o universo da produção literária periférica e seu papel no diálogo com a cidade. A mediação será de Eleilson Leite, coorde-nador do Programa de Cultura da ONG Ação Educativa. Essa conversa acontece na sexta, dia 9, às 19h, no Auditório D da Universidade Cruzeiro do Sul. Lan-çamentos de livros estarão na pauta, a exemplo do Via Vai – Percepções e Cami-nhos Percorridos, com a equipe do Pro-grama para a Valorização de Iniciativas Culturais (Vai), no dia 9, de 17h até 18h, também no auditório da universidade.

Rua da culturaUma das novidades de 2012 é o for-

talecimento da parceria do Festival com instituições da região - como Senac Ita-quera e Sesc Itaquera, Universidade Cruzeiro do Sul, Instituto Alana, Sesi AE Carvalho Secretaria Municipal de Cultu-ra e Sistema Municipal de Bibliotecas, entre outros - para uma ação conjunta em torno do acesso e do estimulo à leitu-ra. No caso das escolas públicas, elas par-ticiparão com atividades elaboradas por professores e alunos dentro da progra-mação. São parceiras do Festival as es-colas EMEF José Honório Rodrigues, EE Reverendo Urbano, EMEF Dom Paulo Rolim, EMEF Antonio Carlos de Andra-da e Silva, EMEF Armando C.Righetti, EMEF Caucásica e CEU Três Pontes.

Dentre as ações das sete unidades de ensino, estão: mediação de leitura no co-mércio local com declamação de poemas (em restaurantes e mercados, por exem-plo); sarau na estação de trem, com dis-tribuição de balões com poemas; entrega

de goles literários aos moradores (garra-fas com textos literários); realização de um poema-manifesto pela preservação do Sítio Mirim, uma relíquia histórica do sé-culo 17, situada em São Miguel. “Por meio da literatura e de outras artes, o Festival também provoca a reflexão sobre a ocupa-ção do espaço público e a história da cida-de, além de incentivar o protagonismo de estudantes e professores”, afirma Inácio.

Ao longo da festa, paralelamente às atividades promovidas pelas escolas nas ruas, grupos artísticos vão motivar tran-seuntes pelo bairro. O Sensus, por exem-plo, ficará na hora do almoço, na sexta-feira, no calçadão Serra Dourada. Por meio de conduítes plásticos, os ato-res com seus polvos-capacetes, decla-mam poesia ao pé do ouvido dos pas-santes. A intervenção Polvos Poéticos é inspirada no telefone sem fio. Já o Co-letivo Pi instala uma inusitada casa - sem paredes, nem teto - na Praça Fortunado da Silveira (Praça Morumbizinho) para apre-sentar e coletar as histórias do bairro e de seus moradores.

Livro em mãosPara incentivar o contato com os li-

vros, será promovida uma feira de troca e de venda de livros nos três dias do Festi-val na Praça Fortunato da Silveira. Neste mesmo espaço, acontecerá o Projeto de Mão em Mão, da Secretaria Municipal de Cultura, que distribuirá cerca de 1.500 exemplares de três coletâneas de contos de grandes escritores brasileiros: Macha-do de Assis, Lima Barreto e Alcântara Ma-chado. No Jardim Romano e em União de Vila Nova, estarão os ônibus-bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura.

Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista semeia o hábito da leitura

FESTIVAL DO LIVRO E DA LITERATURA DE SÃO MIGUEL

Quando: 8 e 9 de novembro, quinta e sexta, das 9h às 21h

Locais: 23 pontos de São Miguel Paulista e arredores

Programação completa:www.fundacaotidesetubal.org.br

Entrada: gratuita e abertaMais informações:

tel.: (11) 3168-3655

Page 10: Jornal Voz da Comunidade - Novembro de 2012 - Edição 68

Zona Leste10 Novembro de 2012 [email protected]

Ouvidoria AES Eletropaulo - Telefone: 0800-72-73-110 - Central de Atendimento: 0800-72-72-120

1. PlanejamentoUma das principais bandeiras do

petista é a criação do Arco do Futu-ro, um eixo formado por várias ave-nidas que o petista pretende trans-formar em novos centros da cidade. O arco deve ser formado pela Aveni-da Jacú-Pêssego (Zona Leste), as mar-ginais Tietê e Pinheiros e o corredor formado pelas avenidas Vicente Rao e Cupecê (Zona Sul). A ideia é esti-mular com incentivos fiscais o aden-samento onde hoje há pouca vertica-lização, caso da Avenida Cupecê, e atrair empresas.

Outros prefeitos, porém, não con-seguiram convencer empresários a se instalarem em peso na periferia. Ha-ddad terá também o desafio de condu-zir esse processo sem levar à especula-ção imobiliária.

2. HabitaçãoNa Habitação, Haddad pretende

construir 55 mil moradias em quatros anos e ainda beneficiar 70 mil famílias com um programa de urbanização de favelas. O petista destacou esta área para mostrar que vai trazer para a cida-de programas federais, caso o Minha Casa Minha Vida.

Metas do Prefeito Eleito Fernando Haddad para seu Governo (2013- 2016)

Após tomar posse em 1° de janeiro, o prefeito eleito Fernando Haddad (PT) terá 90 dias para transformar seu programa de governo com 125 páginas em um plano de metas. Haddad terá que apresentar até março de 2013 o plano do que irá fazer, de acordo com lei aprovada

em 2007 pela Câmara. A dois meses do fim do mandato, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) só cumpriu 41% das metas previstas.

3. EducaçãoO ex-ministro da Educação propõe

criar a jornada de 7 horas nas escolas municipais. Além de aulas, os alunos frequentarão bibliotecas municipais e exposições. Na educação, o novo prefeito encontrará também um dos maiores desafios, o déficit de vagas em creches, de 145 mil. Haddad promete construir 172 creches com verba fede-ral. Seu programa de governo também aponta uma “discussão” sobre a pro-gressão continuada.Ainda, implantar a Universidade Federal em Itaquera.

4. Transporte públicoDentre as propostas de Haddad na

área de transporte público, a construção de 150 quilômetros de novos corredo-res em grandes avenidas da zona leste foi a mais repetida durante a campa-nha. Ele também prometeu implantar outros 150 quilômetros de faixas exclu-sivas para ônibus, acabar com a taxa de inspeção veicular obrigatória e implan-tar o Bilhete Único Mensal, de R$ 140.

5. SaúdeJá na saúde, o plano de governo petis-

ta traz proposta para “implementar ins-tâncias e ações de controle, fiscalização e

auditoria sobre contratos de gestão de ser-viços, convênios e parcerias existentes”, o que causou polêmica durante a campa-nha, com o adversário José Serra dizendo que seria o fim das parcerias com entida-des tradicionais como o hospital Sírio-Li-banês, Santa Marcelina e Albert Einstein. Outra proposta muito divulgada para a área foi a criação da Rede Hora Certa, que pretende levar a cada uma das 31 subpre-feituras estrutura capaz de oferecer aos moradores exames de imagem e serviços permanentes de cirurgia ambulatorial. Ele também se posicionou fortemente contra a “privatização” dos 25% dos leitos hospitalares nos serviços municipais.

6. SegurançaPara a segurança, Haddad propôs

aumentar o efetivo da Guarda Civil Metropolitana , mas não diz o núme-ro, e criar bases móveis da GCM com videomonitoramento em locais mais vulneráveis à criminalidade. Reformu-lação do convênio com a “Atividade Delegada”, que incentiva a contratação de policiais militares em horário de folga com o pagamento de horas extra.

(Fonte Portal Globo.Comwww. g1.globo.com)

Antonio Cruz/ABr

Page 11: Jornal Voz da Comunidade - Novembro de 2012 - Edição 68

Novembro de 2012 [email protected] Leste / Juventude

A denúncia é nossa melhor arma. Disque 181, sigilo absoluto.

Por que a juventude se move? De onde e para onde? As respostas variam. As in-quietações não se igualam. Os muçulma-nos lutaram por liberdade política e de expressão cultural e religiosa. Derrubaram ditadores inveterados na Tunísia, no Egito, na Líbia com irradiações em outros países do Oriente Médio e do Norte da África. A luta lá ainda continua. Há muita ambigui-dade nas vitórias em que elementos políti-cos e fanatismo religioso se misturam.

Os ingleses da periferia de Londres so-nham com o consumo conspícuo que a cri-se econômica lhes nega. Por que ficarão de fora? A sociedade do capitalismo avançado provoca desejos com agressiva propaganda. E a tecnologia oferece cada dia aparelhos so-fisticados a seduzir as mentes jovens. Para isso precisam de condições de dinheiro.

Os “Indignados” da Espanha batalham por emprego. O país atravessa crise econô-mica. O neoliberalismo empenha-se pri-meiro em salvar os bancos antes de pensar na geração jovem. Daí tanta indignação.

No Brasil, apenas se ouve falar do Le-vante Popular da Juventude que desperta o protagonismo juvenil contra a injustiça e pela transformação da sociedade. Mostra que existe outra juventude no país que não vive simplesmente de grifes, de farras, de boemia, de programas de auditório super-ficiais e banais.

No começo do ano, 1.200 jovens de 17 estados do Brasil organizaram o I Acampa-mento Nacional do Levante em Santa Cruz do Sul (RS). Vieram de várias origens so-ciais: mundo universitário, secundarista, da periferia e camponeses.

Mostram sensibilidade para o momen-

to atual e reforçam outras lutas presentes. Ao lado da Comissão da Verdade e Justiça, o LPJ organizou a ação “Levante contra a Tortura” a reivindicar a punição dos res-ponsáveis pelos crimes de tortura e a exi-gir apuração dos delitos cometidos duran-te a Ditadura Militar.

Não faltaram gestos bem juvenis de “es-crachos/esculachos” contra torturadores, em frente de suas residências e de endere-ços profissionais a exigir justiça. Revelam a inconformidade com a atual sociedade imensamente tolerante com os corruptos e criminosos da elite e rigorosa e opressora respeito aos pobres e marginalizados. Não falta dia que não surge algum escândalo no seio da classe política nos três níveis executivo, legislativo e judiciário.

Os líderes do LPJ se empenham em mobilizar mais jovens na luta política. Não basta parar no repúdio aos desmandos do período militar, como se atualmente vivês-semos no “paraíso da democracia”. Visam a articularem-se com os movimentos so-ciais. No momento, às vésperas do Rio + 20, a preocupação se volta para a temática ecológica. A bancada ruralista representa o atraso e a ameaça à questão ambiental. Ela não age inocente nem gratuitamente. Rolam interesses vultosos de empresas nacionais e transnacionais não somente no campo do agronegócio, mas também na exploração da madeira e do minério. Soma pesada de forças. Daí a necessidade de apoiar o Executivo no momento em que mostra sinais de restringir a ganância ir-responsável dos destruidores da natureza.

*** Para onde se MOVE A JUVENTU-DE da Zona Leste?

Para onde se MOVE a Juventude da Zona Leste?

A Associação da Casa dos Defi-cientes de Ermelino Matarazzo – AC-DEM tem por objetivo realizar proje-to de reabilitação dentro do conceito de que reabilitar é promover o de-senvolvimento da pessoa com neces-sidades especiais até o mais comple-to potencial físico, psicológico, social, profissional e educacional.

Para este fim e na busca pela ex-celência no atendimento, em 2010 foi realizada uma reunião no Parque Mu-nicipal Ermelino, com representante da Secretaria do Verde e Meio Am-biente para apresentação de proposta de instalação de projeto/planta de pis-cina para atividades aquáticas funcio-nais e reabilitação em parceria com o Professor Mauricio Garcia; porém fomos informados pela Secretaria do Verde que não seria possível, pois no Parque só podem ser implantados Projetos em Educação Ambiental; sendo sugerido pelos mesmos a soli-citação de cessão de uso da área em anexo ao Parque - área entre as Ruas Danilo Felipe, e Ângelo Arigone.

No mesmo ano foi solicitado à Se-cretaria do Verde, a Subprefeitura de Ermelino e ao DEPATRI - Departamen-to de Patrimônio da Prefeitura a cessão de uso da área que foi concedida em 23/04/2012 oficializada através de pu-blicação em Diário Oficial da Cidade.

O Centro de Reabilitação e Ati-vidades Aquáticas Funcionais ago-

ra se tornara uma realidade; serão construídas piscinas especialmen-te projetadas, com temperatura de água entre 33º a 35ºC e vestiários individuais que atenderão as deter-minações da Norma NBR9050 sobre acessibilidade, oferecerão conforto e segurança a todos os usuários.

O Centro atenderá as mais diver-sas necessidades, e desenvolverá téc-nicas e métodos baseados em inves-tigações científicas que possibilitarão identificar as indicações e contrain-dicações nas várias áreas de atuação. Contará, ainda com o apoio de entida-des Internacionais como: Internatio-nal Halliwick Association e Wordwi-de Aquatic Bodywork Association.

As atividades aquáticas funcionais e terapias aquáticas são destinadas a to-das as necessidades e é essencial para a saúde e qualidade de vida de qualquer pessoa, com ou sem deficiência.

Esse é o novo tratamento que a ACDEM disponibilizará para seus usuários e comunidade em geral a partir de 2013.

A ACDEM convida a toda comuni-dade para o Ato da Pedra Fundamen-tal que a acontecerá dia 30 de Novem-bro de 2012, as 09H00, o encontro será no Parque Ermelino, Av. Abel Tavares, 1564 – Ermelino Matarazzo.

Fonte: ACDEM-I(Natália e Marlene)

Centro de Reabilitação e Atividades Aquáticas Funcionais

Page 12: Jornal Voz da Comunidade - Novembro de 2012 - Edição 68

Introdução – Marcos escreve seu Evangelho com a finalidade de responder a pergunta: “Quem é Jesus?” e junto com a sua comunidade foram respondendo esta pergunta. E hoje, após tanto tempo, quem é Jesus para você? Como você organiza essa pergunta com a sua família, com sua comunidade?

O propósito – Marcos e seu grupo escrevem o Evangelho respondendo quem é Jesus e deixando por escrito, o que até então era transmitido oral-mente, preservam a memória viva de Jesus, relem-bram também a profecia de Isaías: “Eis que eu en-vio o meu mensageiro na tua frente, para preparar o teu caminho”. Cumprindo essa profecia aparece João Batista pregando um batismo de conversão para os pecados. João batizava no rio Jordão e em determinado momento declara com firmeza: “De-pois de mim, vai chegar alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno sequer de amarrar as suas sandálias. Eu batizo com água, Ele batizará com o Espírito Santo”. (1,7)

Características – O Evangelho de Marcos foi o pri-meiro a ser escrito, por volta do ano 65, serviu de base para Mateus (o 2º) e Lucas (o 3º), por isso chamamos de Evangelhos Sinóticos (muitos relatos iguais). Este ano de 2012, na Igreja Católica, Marcos foi o livro do mês da Bíblia (setembro). João Marcos era o seu nome e escrevendo o Evangelho vai fortalecendo a fé de seus seguidores, apresentando-lhes como referên-

cia a vida, o sofrimento, a morte e a ressurreição de Jesus. Foi discípulo de Pedro. Marcos vai relacionan-do Jesus com os cenários da época: O deserto (o início do seu projeto); o mar da Galileia (em torno dele cria a sua comunidade); O Caminho (sempre em frente, o andarilho). Particularidades do livro – Jesus é apre-sentado como o Filho de Deus, o Messias, o servo so-fredor. Um momento importante é o relato para os povoados de Cesaréia de Filipo (8, 27-38); Atravessan-do a Galiléia (9,30-37); Subindo para Jerusalém (10, 32-45), quando diz nos três momentos da sua paixão e ressurreição, segue para a morte, mas não desiste do seu projeto de amor ao próximo.

Considerações finais – Podemos perceber quatro momentos que diferenciam no evangelho de Marcos:

(a)-Destaca mais o que Jesus faz e não o que diz. (b) Comenta os costumes judaicos, não fala dos ante-passados de Jesus e omite também o nascimento de Jesus. (c) Define no primeiro verso (1,1) que Jesus é o Filho de Deus. (d) Descre-ve os atos de Jesus de uma maneira simples, com poucas palavras e faz um convite para todos nós: “Coragem, Jesus precisa de você”.

Momento Bíblico12 Novembro de 2012 [email protected]

Ouvidoria Telefonica - Telefone: 0800 775 1212 - Central de Atendimento: 103 15

Messias Guirado - [email protected]

Evangelho de Marcos “Começo da Boa Notícia de Jesus, o Messias, o Filho de Deus” (1,1)

Page 13: Jornal Voz da Comunidade - Novembro de 2012 - Edição 68

Cotidiano / AgendaNovembro de 2012 [email protected]

Em caso de emergência nas rodovias estaduais, disque 109.

Por Danilo Ferrari*

Pesquisa da Boa Vista, administra-dora do banco de dados dos serviços centrais de proteção ao crédito no país, revela que 38% dos brasileiros não usam qualquer tipo de planejamento financeiro para organizar seus ganhos e seus gastos.

(Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/70717-mais-de-13-dos-

brasileiros-gasta-sem-pensar.shtml)

Caro leitor e leitora, este é um assunto que me preocupa e provoca a refletir, pois entendo que existem inúmeras “forças” que induzem uma pessoa a perder o controle do seu dinheiro, cito: os meios de comuni-cação no incentivo desenfreado para o consumo desnecessário, a grande oferta de crédito sem a devida orien-tação de como utilizá-lo corretamen-te, o desinteresse do consumidor para esse tema, a falta do orçamento familiar (controles físicos dos ga-nhos e gastos da família ou do indi-víduo) e o excessivo uso da “contabi-lidade mental” propiciando um falso controle.

Daniela Godinho, no livro Inteli-gência financeira: faça mais com me-nos, comenta que a maioria dos brasi-leiros gasta mais do que ganha e usa o cheque especial como parte do salário, compra por impulso e sem planeja-mento, gasta antes de receber e possui dívidas no banco.

Então, como podemos combater essas “forças”? Você sabe e faz o orça-mento familiar? No final do mês, você consegue dizer para onde foi o seu di-nheiro?

Para quem ainda não tem nenhum controle, o ponto de partida é listar as despesas (separe em dois grupos: as necessidades e os desejos). Faça uma estimativa dos valores de cada item, identifique as prioridades, reserve al-gum valor para os imprevistos. Com-pare com a sua receita.

Esta etapa é mais trabalhosa, po-rém mais simples, a dificuldade está na etapa seguinte que é decidir o que deverá ser comprado, caso as despesas fiquem maior que a receita.

O sucesso está em não contrair ne-nhum empréstimo, mas caso seja ne-cessário, lembre-se de incluir na lista das despesas os juros do empréstimo (ao destacar este valor, você vai perce-ber o quanto ele é alto e danoso).

Todo mês vamos publicar aqui di-cas de como fazer o planejamento fi-nanceiro e o orçamento familiar. E se você tiver dúvidas, entre em contato. Um grande abraço!

Danilo [email protected]

*Danilo Ferrari é Administrador de Empresas e atua em uma ONG inter-

nacionalmente reconhecida e espe-cializada em recuperação nutricional

de crianças subnutridas – CREN.

Mais de 1/3 dos brasileiros gasta sem pensar

Lançamento da Pedra Fundamentalda Hidroterapia da A.C.D.E.M.

Dia 30 de novembro às 9 horas no Parque Ermelino Matarazzo - Avenida Abel Tavares, 1564.

Mais uma vitória do Povo,mais uma grande conquista para a Zona Leste

Reunião Sobre Cursos profissionalizantesDia 13 de novembro às 9 horas

Local: Salão São Francisco – Rua Miguel Rachid 997 – Ermelino Matarazzo

Reunião da SaúdeDia 8 de Novembro às 9 horas

Local: Hospital de Ermelino Matarazzo - Endereço: Alameda Rodrigo de Brum nº 1989 - Ermelino MatarazzoConvidados: Todos os que lutam pela melhoria

na qualidade dos serviços de saúde

Page 14: Jornal Voz da Comunidade - Novembro de 2012 - Edição 68

Espaço das Crianças14 Novembro de 2012 [email protected]

Violência Infantil é crime, Denuncie – Conselho Tutelar de Ermelino Matarazzo, Ligue: 2545-5159

Para anunciarPublicidade e Propaganda:

Mauro Margarido (9127-3680)Deise Cassi (8868-2884) [email protected]

Dia 20 de NovembroDIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Esta data deve servir para pensar, compreender e valorizar a riqueza cul-tural dos negros no Brasil.

É a história de um menino, Zumbi. Ele era negro, filho de escravos, mas nasceu livre, lá no Quilombo dos Pal-mares, na Serra da Barriga, em Pernam-buco. Quilombos eram lugares dentro da mata para onde os escravos fugiam,

para se refugiar do cativeiro e dos maus tratos das senzalas. Existiam muitos no Brasil e lá os escravos viviam livres, em comunidades onde faziam valer suas próprias regras. Porém, o refúgio era sempre atacado, pois os donos dos cati-vos os queriam de volta para trabalha-rem em suas terras. Foi num desses ata-ques que Zumbi foi capturado e levado

para ser criado por um padre na cidade.Quando cresceu, fugiu e retornou a

Palmares para cumprir sua missão: lu-tar pela liberdade! Essa é a história que consta em arquivos portugueses. Hoje, Zumbi é conhecido na história como líder de Palmares, um guerreiro que esteve à frente de vários combates con-tra escravidão e pela liberdade. Numa

dessas batalhas ele foi morto, em 20 de novembro de 1695.

Por isso, dia 20 de novembro é um dia de liberdade para os corações de todos os brasileiros. Dia de refletir e conversar sobre a igualdade de direitos entre as pessoas, homens ou mulheres, negros ou brancos. Que tal refletir um pouco sobre isso?

Concurso Dia da Consciência NegraPinte o desenho e concorra a prêmios!

Prêmios: Serão premia-dos com brindes especiais os 6 (seis) desenhos mais bem pintados.

Entrega: Na secretaria da Paróquia São Francisco de Assis, até 30 de novembro de 2012, dentro de um envelo-pe, endereçado ao Jornal Voz da Comunidade “Concurso Dia da Consciência Negra” – colocando no verso o nome, endereço, telefone e idade.

Quem pode participar: Crianças de até 14 anos de idade.

Colaborou:Mauro Margarido

[email protected]

O Jornal Voz da Comunidade, no Espaço da Criança, publicou em sua edição de setembro de 2012, mais um concurso, que foi destinado às crian-ças de até 14 anos de idade, cujo objetivo foi a pintura de uma imagem em homenagem ao Dia da Árvore.

Os ganhadores foram:• Guilherme Bezerra Carvalho – 07 Anos• Emilly Francieli Silva Oliveira – 06 anos

• João Victor Alves de Carvalho Barbosa - 10 Anos• Julia Alves da Silva Santos – 10 anos• Renan V. Ferreira Paiva – 08 anos• Ana katherine C. da Silva – 11 anos

Os brindes aos vencedores serão entregues na Missa da Paróquia São Francisco de Assis, no domin-go, dia 11 de novembro de 2012, às 19 horas.

Apuração do Concurso Dia da Árvore - Setembro/12

Page 15: Jornal Voz da Comunidade - Novembro de 2012 - Edição 68

ReligiõesNovembro de 2012 [email protected]

Subprefeitura de Ermelino Matarazzo, disque 2048-6585

As Religiões e a Participação CidadãSempre com a intenção de ser um espaço de formação e informação, o Jornal Voz da Comunidade continua com o ciclo

de artigos e entrevistas com representantes de diversas religiões. A todos foram direcionadas as questões sobre suas origens e sobre sua atuação cidadã no tempo presente. A seguir conferimos o terceiro desses belos textos.

Igreja Presbiteriana e Cidadania!A Reforma Protestante do Séc. XVI completa-

rá no dia 31 de outubro, 495 anos. Desde então a Igreja Reformada tem marcado sua presença na sociedade, proclamando uma mensagem de reden-ção e transformação por meios de valores bíblicos e cristãos. Como Igreja Presbiteriana nos definimos como Reformados por sermos um grupo oriundo da Reforma Protestante do Séc. XVI, que vivenciou algumas máximas importantes: Somente a Escritu-ra, Somente a Graça, Somente a Fé, somente para a glória de Deus! O termo presbiteriano tem a ver com nossa forma de governo. Um governo repre-sentativo regido por presbíteros eleitos pela igreja local. E teologicamente, de forma mais específica somos calvinistas, por adotarmos um sistema de teologia elaborado por um dos mais articulados re-formadores, João Calvino.

A Igreja Presbiteriana de Ermelino Matarazzo completará em março de 2013, sessenta anos como igreja organizada. Temos como perspectiva em nosso bairro, anunciar o evangelho de Jesus Cristo de forma integral. Um evangelho para todas as pessoas e para a pessoa toda. Um evangelho que produza na exis-tência das pessoas um senso de missão e significado.

Como igreja reformada cremos que a Igreja pode ser uma agencia de transformação histórica, onde cidadãos e famílias sejam redimidos do pe-cado para uma vida mais ligada a Deus, e conse-quentemente desenvolvam uma cidadania plena e relevante.

Nesta direção, a Igreja Presbiteriana de Erme-lino Matarazzo (IPEM) realiza alguns projetos de cunho evangelístico e social, a saber:

Projeto Despertai - Há 5 anos este projeto social tem abençoado muitas crianças carentes. Hoje, participam deste projeto cerca de 120 crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade. Nossa metodo-logia e proposta pedagógica abrangem as áreas cogni-tiva, físico, sócio-emocional e espiritual (princípios e valores cristãos). Muitos pais são gratos pela mudança de comportamento de seus filhos e pelo tempo precio-so de aprendizado vivenciado no projeto.

Aprender para servir – Neste trabalho, são ofer¬ecidas aulas de corte e costura, tricô, crochê, arte¬sanatos, pinturas em tecidos, bordados, etc, para mulheres de nossa comunidade e mães de alunos do projeto Despertai, o que proporciona a muitas par¬ticipantes o sustento total ou parcial

de suas famílias.Capelania Evangélica - A Igreja contribui com

o trabalho de Capelania no Hospital Municipal de Ermelino Matarazzo, onde um capelão evangélico e sua equipe oferecem apoio espiritual, emocional e social para enfermos, familiares e profissionais da saúde. A capelania oferece também terapia ocupa-cional, aumento da imunidade orgânica, segurança e conforto para aqueles que passam pelos dilemas que acompanham o dia-a-dia de um hospital.

Idade da sabedoria – Um evento que fornece integração dos idosos através de en¬tretenimentos sociais, lazer, cultura, oficinas de artes em geral. Um tempo de acolhimento, recreação e amizade.

Missão 180o - Amparamos neste projeto pessoas em situação de rua que busquem encontrar uma sa-ída dos vícios, e um retorno digno a sociedade. Es-tas pessoas são acolhidas, tratadas e evangelizadas.

Em suma, nosso objetivo nestas atividades é glo-rificar a Deus, pois quando semeamos dignidade colhemos cidadania!

Rev. Gilberto Pires de Moraes(pastor da igreja).

Page 16: Jornal Voz da Comunidade - Novembro de 2012 - Edição 68