jornal voz da comunidade - nezembro de 2012 - edição 69

16
Jornal Edição nº 69 - Ano V Zona Leste, Dezembro de 2012 “em defesa do planeta terra, pelo fim das desigualdades sociais e por uma sociedade mais justa e fraterna” DISTRIBUIÇÃO GRATUITA [email protected] - 10.000 Exemplares Empresas devem limpar o nome em até cinco dias Direitos Página 3 Dia Nacional da Coleta de Alimentos arrecada mais de 105 toneladas Zona Leste Página 10 Hábito de Leitura Ler, Pensar, Agir, Transformar... Literatura Página 8 Lucas Evangelista e Médico Momento Bíblico Página 12 Com Outros Olhos: Na Internet Internet Página 13 Espaço das Crianças Internet Página 14 Como Organizar as Finanças sem Stresse? Economia Página 11 É Natal !!!!!!!!!!! O Jornal Voz da Comunidade e toda a sua equipe de colaboradores voluntários desejam a todos um Natal cheio de paz, mas muita paz, mas muita paz mesmo. Que não seja aquela paz pequeninha, mas uma paz fortalecida no amor e no respeito entre as pessoas. Que o Menino Deus reine em todos os lares.

Upload: ricardo-leocadio

Post on 06-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal Voz da Comunidade - Zona Leste - Ermelino Matarazzo - Paróquia São Francisco de Assis

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Voz da Comunidade - Nezembro de 2012 - Edição 69

VOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZ DADADADADADADADADADADADADADADADADADADADADADADADADADADADADADA COMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADEJo

rna

l Edição nº 69 - Ano VZona Leste, Dezembro de 2012

“em defesa do planeta terra,pelo fim das desigualdadessociais e por uma sociedade

mais justa e fraterna”

DISTRIBUIÇÃO [email protected] - 10.000 Exemplares

Empresas devem limpar o nome

em até cinco diasDireitos Página 3

Dia Nacional da Coleta de Alimentos

arrecada mais de 105 toneladas

Zona Leste Página 10

Hábito de LeituraLer, Pensar, Agir,

Transformar... Literatura Página 8

Lucas Evangelista e Médico

Momento Bíblico Página 12

Com Outros Olhos:Na Internet

Internet Página 13

Espaço das CriançasInternet Página 14

Como Organizaras Finanças

sem Stresse?Economia Página 11

É Natal !!!!!!!!!!!O Jornal Voz da Comunidade e toda a sua equipe de colaboradores voluntáriosdesejam a todos um Natal cheio de paz, mas muita paz, mas muita paz mesmo.

Que não seja aquela paz pequeninha, mas uma paz fortalecida no amor e no respeito entre as pessoas.Que o Menino Deus reine em todos os lares.

Page 2: Jornal Voz da Comunidade - Nezembro de 2012 - Edição 69

Associação Voz da ComunidadeRua Miguel Rachid, 997 - Ermelino Matarazzo

São Paulo – SP - Fone: 2546-4254Correio eletrônico: [email protected]

Tiragem: 10.000 exemplares - Distribuição interna, sem fins lucrativos - Todos os envolvidos na

elaboração deste jornal são voluntários.

Os artigos assinados não refletem necessariamente a filosofia (objetivos) do jornal, são de responsabilidade dos autores.Jornalista Responsável: José Maria dos Santos - MTb: 11.413 - Articulistas: Prof. Odilon Guedes, Dr. Almir Pazzianotto, Dr. Wálter Maierovitch

Colaboradores: José Augusto Rocha Lima, Sebastião Galdino, Maurinho de Jesus - Pastoral da Juventude: Thiago Nascimento, Rafaela GuabirabaPastoral Social: Luis França - Pastoral da Comunicação: Luís França, Magnelson, Fernando Cruz, Marcondes Messias, Mauro Proença, Vanessa Baltazar, Pastor Nello Pulcinelli,

Professor Waldir Augusti, Ricardo Baba - Revisão: Alexssander S. Santos - Publicidade e Propaganda: Mauro Margarido (9127-3680) e Deise Cassi (8868-2884)Produção e Diagramação: Ricardo Leocadio - Mtb: 61.512/SP - (8136-1016).

2 Dezembro de 2012 [email protected]

Impressão: TAIGA GRÁFICA E EDITORA LTDA. Fone: 2409-7926 - Apoio/Parceria: FUNDAÇÃO TIDE SETÚBAL.

EditorialJá se passaram 50 anos desde a aber-

tura do Concilio Vaticano II, dada em 11 de outubro de 1962. Atendendo ao cha-mado de João XXIII, mais de 2000 pre-lados se reuniram com a finalidade de ditar os novos rumos da Igreja. Depois de três anos de intenso trabalho, novos documentos, decretos e constituições fo-ram trazidos ao conhecimento do Povo de Deus. No conjunto dos documentos apresentados, e graças ao seu espírito, um enorme impulso foi dado no que tan-ge à atuação dos leigos no seio da Igreja.

Obviamente, resistências às novas propostas foram encontradas em todo o universo católico, mas o desejo da gran-de maioria de que houvesse na Igreja a comunhão plena de todos os seus mem-bros, prevaleceu. Uma “nova primavera” despontava no interior de nossa Mater et Magistra. Em todos os rincões da Terra, uma nova Igreja: acolhedora, missioná-ria, ministerial, servidora e semeadora de esperanças brotava cheia de vida.

“Um é pois o Povo eleito de Deus (...) Não há, pois, em Cristo e na Igre-ja nenhuma desigualdade em vista de raça ou nação, condição social ou sexo (...) e ainda que alguns, por vontade de Cristo sejam constituídos (...) pastores em benefício dos demais, reina, contu-do, entre todos a verdadeira igualdade quanto à dignidade e ação comum a to-dos os fiéis na edificação do Corpo de Cristo. (...) na variedade, todos dão tes-temunho da admirável unidade exis-tente no Corpo de Cristo.” (LG, 32). Essa nova eclesiologia atribui ao leigos uma ativa participação na vida da Igreja em toda sua extensão: profética, sacerdo-tal e regente do Povo de Deus. Foi com esse espírito que muitos bispos, padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas se uniram e se lançaram na edificação de uma nova Igreja – Povo de Deus.

Em nossa grande metrópole, Dom Paulo Evaristo Arns e seus bispos auxi-liares, dava início a esta nova jornada. A Região Episcopal São Miguel, hoje Diocese de São Miguel Paulista, rece-beu Dom Angélico Sândalo Bernardi-no como Bispo Auxiliar. Totalmente envolto pelo espírito do Concilio Vati-cano II, Dom Angélico convida todos os leigos e leigas da Região para atua-rem em todas as comunidades, incenti-vando-os a multiplicarem as pequenas comunidades almejando a articulação de uma força cada vez maior do laicato na Igreja e na sociedade.

São muitos os que ainda se lem-bram da “Operação Periferia” desen-cadeada por dom Paulo Evaristo in-centivando a construção de centros comunitários onde o povo pudesse se reunir para rezar e se organizar como cidadãos. Não tardou para que a perife-ria de São Paulo fosse tomada por lei-gos e leigas atuantes e comprometidos com os rumos da cidade e da Igreja.

Dom Angélico peregrinava nas co-munidades robustecendo o protago-nismo dos leigos na Igreja e na trans-formação da realidade social existente -exploradora e desumana-, que con-denava milhares de filhos e filhas de Deus ao sofrimento e ao abandono. Era maravilhoso observar, que o incen-tivo à participação dos leigos nas estru-turas internas da Igreja, os impulsiona-va a promover na sociedade o espírito evangélico da ética, da solidariedade, da justiça e de cidadania.

Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, a Igreja na Região Epis-copal São Miguel não era a “Igreja de dom Angélico”. Ela era, e por Deus vol-tará a ser, a Igreja do João, da Maria, do Antonio, do Paulo, do Mauro da Jo-sefa, do padre Ticão, da Irmã Rosa, do

Ler para Conhecer - a Importância dos Registros Históricos

Dom Angélico em assembleia com a Pastoral da Moradia em 1988. Mais de 20000 pessoas reunidas. Igreja – Povo de Deus.

Messias e também do Angélico. Uma Igreja acolhedora e promotora da paz e da justiça; missionária e servidora; ministerial e profética.

É esta Igreja que está sendo mostra-da no livro “DOM ANGÉLICO SÂNDA-LO BERNARDINO – Bispo Profeta dos Pobres e da Justiça”, que será lançado no dia 08 de fevereiro de 2013, no en-cerramento da 11ª Semana de Teologia do Setor Pastoral Ermelino Matarazzo, na Igreja São Francisco de Assis.

Escrito por muitas mãos, o livro é um registro histórico de uma Igreja que jamais será esquecida e que preci-sa ser apresentada aos mais jovens. Ao mesmo tempo, busca ser um incentivo à leitura como instrumento de apren-dizado e crescimento. Como nos diz o grande teólogo Padre João Batista Libâ-nio, “o Cristianismo é uma religião do livro” e para o cristão, a “leitura e muito importante”. E continua o teólogo “Para

conhecer as gestas de Deus, o projeto maravilhoso da Trindade, necessita ma-nejar as Escrituras, seja ouvindo-as em leitura feita por outro, seja lendo-as ele mesmo. A revelação aos profetas e dis-cípulos se teria perdido nas tradições orais, se não houvesse a escrita. E a es-crita se perderia no silêncio das letras, se não houvesse a leitura. Ler pertence ao ato fundante da fé cristã. Paulo diz que a fé vem do ouvir. Mas o que se ouve? O que se lê nas Escrituras e se vi-vencia na vida. No correr da vida, a fé se vê ameaçada por dúvidas e oposições”.

Fazendo nossas as palavras de Li-bânio, ousamos registrar esta página histórica da Igreja de São Paulo, que teve à sua frente homens e mulheres unidos por um mesmo Espírito, pois um só é o “Povo eleito Deus”.

Professor Waldir A. [email protected]

Foto: Douglas Mansur - Novo Movimento

Page 3: Jornal Voz da Comunidade - Nezembro de 2012 - Edição 69

A maior parte dos brasileiros vai usar o décimo terceiro para quitar dívidas e voltar a ter crédito para as compras de Natal. Se você está endividado e já negociou o pagamento, deve fi car atento. As empresas têm um prazo para limpar os nomes dos devedores.

O Código de Defesa do Consumidor de-termina que o nome do devedor seja retirado do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em um prazo de cinco dias após o pagamento da dívida ou a negociação do valor devido.

Nem sempre, porém, é o que acontece. Um determinado consumidor fi cou sete me-ses com o nome sujo. Atrasou o pagamen-to de um cartão de crédito, quitou a dívida, mas continuou com o cadastro irregular.

Ele teve que entrar na Justiça para con-seguir tirar seu nome da lista de devedo-res. O Superior Tribunal de Justiça decidiu agir com mais rigor para evitar que casos como esse se repitam. Agora, as empresas credoras fi cam obrigadas a providenciar a regularização do cadastro dos devedores no prazo de cinco dias. Caso contrário, vão ter que pagar indenização aos clientes.

“A decisão do STJ abre um precedente no que diz respeito à interpretação do Có-digo de Defesa do Consumidor, na medida

em que prevê que a responsabilidade tam-bém é da empresa em fazer a retifi cação em um prazo de cinco dias”.

O nome da pessoa vai para o SPC quan-do deixa de pagar uma dívida, seja como compradora, avalista ou fi adora. Quem emite cheques sem fundos também corre o risco de entrar para a lista de devedores.

O primeiro passo para regularizar a situação é pagar o débito ou negociar um acordo com o credor. Quando isso aconte-ce, o nome deve sair automaticamente do cadastro de devedores. Se isso não aconte-cer, o consumidor pode procurar o Serviço de Proteção ao Crédito e apresentar o com-provante de pagamento da dívida para que seja feita a atualização.

Caso o problema persista procure um Advogado de sua confi ança, para sanar o problema.

Fonte: www.conjur.com.br

Ouvidoria Sabesp - Telefone: 0800-055-05-65 (Para todo os Estado de São Paulo) Central de Atendimento: 195

DireitosDezembro de 2012 [email protected]

Advogado de sua confi ança, para sanar o

Fonte: www.conjur.com.br

Dra. Vanessa Baltazar da Silva - Advogada

[email protected]

Empresas devem limparnome em até cinco dias

DIVULGAÇÃO

Enquanto isso...

Page 4: Jornal Voz da Comunidade - Nezembro de 2012 - Edição 69

A Voz do Leitor4 Dezembro de 2012 [email protected]

Violência Infantil é crime, Denuncie – Disque-Denúncia 100 ou 181

de conservação, podendo causar acidentes para pedestres e motoristas. Os moradores solicitam que a subprefeitura verifique esta necessidade o mais breve possível.

6 – 10 anos sofrendo com um terreno abandonadoUm terreno abandonado situado a Rua Antonio Olímpio, esquina da Rua Gramal, na Vila União, está causando vários transtornos para os moradores do entorno. Há mal cheiro, grande volume de vegetação, pequenos animais e insetos (ratos, baratas, escorpiões) além da presença do perigo de pessoas que se escondem por lá. Já foram feitas outras reclamações diretamente à subprefeitura de Ermelino e ainda aguardam uma solução para este problema. Moradores jovens e idosos já vêm convivendo com esta difícil situação há um bom tempo e não estão mais suportando, pedem uma resposta da subprefeitura o quanto antes.

7 – Crianças sem crechesRecebemos de muitas mães reclamações quanto a falta de creche em Ermelino Matarazzo e região. Na cidade de São Paulo são, ao todo, cerca de 150 mil crianças sem creche. É necessária urgente atenção para solucionar esta questão que aflige e angustia muitas mães de Ermelino Matarazzo.

8 – Barulho atrapalha vida dos moradores da Zona Leste Vários moradores vêm reclamando bastante, principalmente os idosos, do barulho no período da noite produzido por motos e carros com som absurdamente alto, também bares que não respeito o horário do silêncio e a tranquilidade das pessoas. A Prefeitura de Diadema deu um excelente exemplo: Todo carro com som alto é apreendido, o aparelho de som é DESTRUÍDO e o motorista recebe uma multa exemplar. Na região leste de São Paulo, a omissão dos Poderes Públicos etá fazendo aumentar os “delinquentes sociais do barulho”. Os idosos não suportam mais. O que a Prefeitura está fazendo ou pode fazer?

O Jornal Voz da Comunidade vai encaminhar estas reclamações e pedidos ao Subprefeito de Ermelino Matarazzo.

1 - Lombadas e faixas de pedestres mal identificadasExistem muitas lombadas sem pintura nas ruas de Ermelino Matarazzo e isso já faz bastante tempo. Inclusive acidentes já aconteceram ou quase aconteceram porque os motoristas não consegue ver bem estas lombadas, principalmente à noite. Um exemplo é a Rua Miguel Rachid. A Av. Abel Tavares e a Av. Boturussu. As faixas de pedestres também não estão pintadas e muitas já nem existem mais. Outros pontos precisam de identificação da faixa nas esquinas e passagens de pedestres, para que as pessoas tenham um pouco mais de segurança para atravessar a rua.

2 – 25 anos da Duplicação da Avenida Abel Tavares (1987 – 2012) Vários leitores entraram em contato com o Jornal Voz da Comunidade para falar desta duplicação que há anos é prometida. São mais de 25 anos de espera por uma solução. A grande reclamação por está duplicação é também por conta de esta avenida não ter calçamento para o pedestre, que é obrigado a caminhar pela avenida. Não há sarjeta. Quando chove, anoitece, ou mesmo durante o dia é comum acontecerem atropelamentos.

3 - Pontos de ônibus sem cobertura Existem, também, queixas dos leitores do Jornal Voz da Comunidade sobre pontos de ônibus que estão se cobertura, em especial o ponto de ônibus que fica na Avenida São Miguel, em frente ao supermercado Extra, sentido Penha.

4 - Calçada na av. Dr. Assis RibeiroOs moradores, passantes e usuários de ônibus reclamam da calçada na av. Dr. Assis Ribeiro, principalmente, entre as estações Comendador Ermelino Matarazzo e Usp-Leste, ao longo do muro da CPTM. Há também vários postes neste trecho que, além de estarem “tortos”, obrigam o pedestre a andar pela via, pois está muito estreita, um cadeirante não conseguiria passar.

5 - Recapeamento da Rua Vicenti Di Mônaco – Pq BoturussúOs moradores da rua Vicente Di Mônaco, no Parque Boturussu, reivindicam o recapeamento desta rua, pois está em mal estado

Esta página é um espaço dedicado às reivindicações dos leitores, cidadãos da zona leste.Aqui colocaremos tudo aquilo que precisa melhorar em nosso bairro.

Envie sua solicitação, reclamação, sugestão, e o Jornal Voz da Comunidade encaminhará para o poder público responsável por atender e responder por estes pedidos da população. O Jornal Voz da Comunidade receberá as reivindicações, encaminhará e trará as respostas dos órgãos públicos competentes. Vamos fazer valer sempre a

participação cidadã! Então escreva, mande um e-mail com sua reivindicação para: [email protected]

Atenção Leitor: Como o Jornal Voz da Comunidade não teve respostas,abaixo as demandas de nossa comunidade estão pulicadas novamente.

Page 5: Jornal Voz da Comunidade - Nezembro de 2012 - Edição 69

Filosofi aDezembro de 2012 [email protected]

Disque 181, porque quando você finge que não vê fica mais difícil ter paz

Sou GratoSou grato por viver cada momento

Por cada luta, pois me proporciona crescimento

Sou grato por cada sorriso, conselho, cada gesto carinhoso

Sou grato por vivenciar cada experiência inesquecível

Sou grato pelo carinho de tantos amigos maravilhosos!

Cada passeio, cada palavra, cada conversa marcante

Para mim, tudo que vivi é muito importante

Meu coração está repleto de gratidão

Neste fi m de ano, só quero a tantos amigos agradecer

Então cito um verso de uma música

que marcou meu coração:

‘‘Só enquanto eu respirar, vou me lembrar de você’’!

Ricardo Hidemi Baba

Através de queridos amigos, tive o imenso prazer de conhecer a arte desta banda chamada ‘‘O TEA-TRO MÁGICO’’. As letras de suas músicas muito me fi zeram re-fl etir, e como estamos no fi m do ano, escolhi o verso ‘‘Só enquan-to eu respirar, vou me lembrar de você’’ para tratar de um dos sentimentos mais puros e neces-sários do homem: a gratidão.

O autor da música ‘‘O anjo mais velho’’ Fernando Anitelli escreveu esta canção em homena-gem ao seu irmão, demonstrando que os gestos, os conselhos e o exemplo do irmão marcaram a sua vida através do verso ‘‘Só enquanto eu respirar, vou me lembrar de você’’. O pensador grego Aristóteles diria que este sentimento de sempre recordar com carinho e desejar bem a uma pessoa que nos marcou, é o verdadeiro signifi cado de amizade. Segundo este fi lósofo, esta lembrança carinhosa permanece em nós indepen-dentemente se a outra pessoa continua ao nosso lado, sempre vamos desejar o melhor para este amigo.

Este sentimento é uma prova de hu-mildade, é reconhecer a importância das pessoas em nossa vida. O poeta bri-tânico William Shakespeare declarou que ‘‘A gratidão é o único tesouro dos humildes’’. O líder budista doutor Dai-saku Ikeda diz que este tesouro alimen-ta e fortalece os corações humanos.

“Só enquanto eu respirar vou me lembrar de você”

Ser grato é prazeroso, é uma emo-ção que nos faz bem, é agradecer a vida e às pessoas por todo fato que vi-vemos. Certa vez, o fi lósofo grego Epi-curo discursou que ‘‘As pessoas felizes lembram o passado com gratidão(...)’’.Ou seja, a gratidão por aquilo que já vivemos transmite felicidade.

Neste fi m de ano, vamos demons-trar gratidão pelos amigos, pela famí-lia, pelas oportunidades que a vida nos oferece, pois sempre há motivos para agradecer. Vamos olhar para o passado com gratidão. Aproveito para manifes-tar a minha imensa gratidão por todos que fazem parte da minha história!

Filósofo Ricardo Hidemi Babawww.ricardobaba.com.br

Revisado por Roberto de Lacerda

Page 6: Jornal Voz da Comunidade - Nezembro de 2012 - Edição 69

Família / Refl exão6 Dezembro de 2012 [email protected]

Denuncie qualquer forma de violência contra a mulher – disque 180

Todos os meses, na Paróquia São Francisco de Assis, são realizadas as Missas da Família, onde os casais recebem as bên-çãos por conta da comemoração de suas bodas.

No mês de Dezembro os seguintes casais participarão da celebração:

Missa da Família16 de Dezembro às 17 horas

Após a Missa haverá uma recepção a todos os casais no Salão São Bento. Observação: Os casais que tiverem interesse em participar destas celebrações, preencher e destacar a fi cha abaixo e entregar na secretaria da Paróquia São Francisco.

CASAL ANIVERSARIANTEEsposo _____________________________________________________________________________

Esposa _____________________________________________________________________________

Endereço: __________________________________________________________________________

_________________________________________________n.º _________ CEP __________________

Bairro ______________________________________________________________________________

E-mail: _____________________________________________________________________________

Tel.: _____________________________________ Cel.: ______________________________________

Agnaldo e Sonia .......................................... 20/12/80 ...................32 PINHOAlexandre e Rose ........................................ 04/12/99 ...................13 LINHOAnderson e Luana ....................................... 04/12/10 ...................02 ALGODÃOAndré e Elizabete ........................................ 15/12/07 ...................05 MADEIRAAntonio e Erica ............................................ 27/12/09 ...................02 ALGODÃOAntonio e Má .............................................. 10/12/88 ...................24 OPALAArmando e Adriana ..................................... 07/12/02 ...................10 ZINCOCarlos e Gildete .......................................... 08/12/73 ...................39 MARMORECarlos e Renata .......................................... 18/12/10 ...................02 ALGODÃOCicero e Elenita ........................................... 17/12/11 ....................01 PAPELClaudio e Angelica ...................................... 12/12/09 ...................03 COURODaniel e Adriana ......................................... 19/12/09 ...................03 COURODavid e Marisa ............................................ 04/12/10 ...................02 ALGODÃOÉdipo e Juliana............................................ 23/12/11 ...................01 PAPELEdson e Angelica......................................... 06/12/08 ...................04 FLORESEdson e Sonia ............................................. 18/12/71 ...................41 SEDAEvangelista e Sonia ..................................... 07/12/85 ...................27 CRISOPRASIOFernando e Elizangela ................................. 03/12/11 ...................01 PAPELFrancisco e Ana Lucia ................................. 17/12/83 ...................29 ERVAGeraldo e Fernanda .................................... 12/12/09 ...................03 COUROGerson e Neusa................................................ 19/12/70 ..................... 42 PRATA DOURADAGuilherme e Aline ........................................ 20/12/08 ...................04 FLORESIvan e Rosangela ......................................... 11/12/10 ...................02 ALGODÃOJoao e Irenice .............................................. 03/12/11 ...................01 PAPELJosé Maria e Elza......................................... 10/12/77 ...................35 CORALJunior e Debora ........................................... 11/12/10 ...................02 ALGODÃOLindomar e Aline ......................................... 11/12/10 ...................02 ALGODÃOLuiz Antonio e Durvalita .............................. 27/12/10 ...................02 ALGODÃOLuiz Carlos e Mª Izabel ................................ 06/12/86 ...................24 OPALALuiz e Cleonice ............................................ 07/12/91 ...................21 ZIRCÃOMarcio e Lene ............................................. 10/12/05 ...................07 LÃMarcio e Rejane .......................................... 11/12/10 ...................02 ALGODÃOMarcos e Aline ............................................ 11/12/10 ...................02 ALGODÃOMarcos e Marilia ......................................... 10/12/11 ...................01 PAPELMarcos e Vanessa ....................................... 08/12/07 ...................05 MADEIRAMauro e Claudia ......................................... 18/12/10 ...................02 ALGODÃOMaxwell e Debora ....................................... 10/12/11 ...................01 PAPELMichael e Laura .......................................... 17/12/11 ....................01 PAPELNelson e Aseneth ........................................ 16/12/99 ...................13 LINHONito e Fátima .............................................. 19/12/92 ...................20 PORCELANAPaulo e Mª Clarete ..................................... 27/12/80 ...................32 PINHOPaulo e Landa ............................................. 28/12/86 ...................26 ALEXANDRITAPedro e Eunice ............................................ 18/12/82 ...................30 PEROLARafael e Cibele ........................................... 01/12/11....................01 PAPELReginaldo e Edleuza .................................... 19/12/81 ...................31 NÁCARRegis e Claudia ........................................... 12/12/03 ...................09 CERÂMICARenato e Gessilene ..................................... 17/12/11 ....................01 PAPELRicardo e Daiane ........................................ 04/12/10 ...................02 ALGODÃORicardo e Roseli .......................................... 07/12/02 ...................10 ZINCORicardo e Vinne ........................................... 12/12/08 ...................04 FLORESRogerio e Déborah ...................................... 20/12/08 ...................04 FLORESRonei e Kessia ............................................ 18/12/10 ...................02 ALGODÃORubens e Ines ............................................. 16/12/78 ...................34 OLIVEIRASandro e Sandra ......................................... 20/12/97 ...................15 CRISTALVagner e Aline ............................................. 18/12/10 ...................02 ALGODÃOValdemar e Cila ........................................... 31/12/66 ...................46 ALABASTROValter e Denise ............................................ 13/12/03 ...................09 CERÂMICAVanderlei e Claudia ..................................... 18/12/04 ...................08 PAPOULAWanderlei e Nana ........................................ 17/12/05 ...................07 LÃWesio e Camila ........................................... 11/12/10 ...................02 ALGODÃOWilson e Lucizete ........................................ 16/12/00 ...................12 SEDAWilson e Virginia ......................................... 28/12/87 ...................25 PRATA

RECEITA DO MÊS

Lombo de Porcocom Chutney de FramboesaIngredientes:CHUTNEY: • 1 cebola grande ralada (100 g) • 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto (15 g) • Meia colher (chá) de gengibre fresco ralado (3,5 g) • 1 pitada de canela em pó • 1 pitada de cravo em pó • 5 colheres (sopa) de geleia de framboesa diet (100 g) LOMBO: • 1 lombo de porco sem gordura (500 g) • Meia colher (sopa) de suco de limão (7,5 g) • Meia colher (chá) de sal • Pimenta-do-reino a gosto • 1 colher (sopa) de margarina light (20 g)Modo de Preparo 1. Em uma panela média, junte a cebola, o vinagre, o gengibre, a canela, o cravo e a geleia

Você sabe preparar uma receita econômica, fácil de fazer e que é gostosa?Envie a receita para o Jornal Voz da Comunidade [email protected] e as escolhidas serão publicadas.

2. Mexa bem e leve ao fogo baixo, com a panela tampada, por cerca de 20 minutos ou até obter um molho encorpado. 3. Reserve LOMBO: 1. Corte o lombo em 4 fatias com cerca de 1 cm de espessura cada 2. Tempere-as com o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino. 3. Deixe tomar gosto por cerca de 15 minutos. 4. Em uma frigideira, aqueça a margarina light e frite as fatias de lombo, em fogo baixo no início (para que cozinhem por dentro) e depois aumente o fogo para que fi quem douradas dos dois lados. 5. Sirva em seguida acompanhadas do chutney.

Neste momento em que a população segue com tanto medo devido aumento alarmante da violência, o Jornal Voz da Comunidade entra na Campanha Pela Paz. Que nossos governantes entendam que somente a paz é capaz de transformar a vida das pessoas. Que as rosas da primavera estejam nos corações para que todos saboreiem o sabor de uma vida em plenitude.

Onde houver ódio,que se construa a paz!

Senhor da paz,ensina-nos o sentido da paz

Nosso olhar estreito ainda acreditana paz como sinônimo de tranquilidade, de sossego, de isolamento.

E teu Filho, o príncipe da paz, quando falou de paz, ensinou um dinamismo de vidaque exige justiça, verdade, dignidade, solidariedade, quando não

profetismo, denúncia, entrega.

A tua paz, Senhor, não nos deixaquietos, parados, omissos...

A tua paz, Senhor, preenche a lacuna dos dias de rotina, atravessa as fronteiras hostis, bate à porta dos

esquecidos, desinstala o poder e os iludidos pelo poder.

A tua paz, Senhor, grita no altos cumes e nos desertos,também nas metrópoles, nos campos de

refugiados, nas trincheirasque não envelhecem, nos morros, em toda parte, em todos os cantos.

A tua paz, Senhor, é referência e promessa,é esperança, porvir, mas também presença, consolo, conforto.

Senhor, dá-nos a tua paz, fazendo de nós fi lhos da paz, gente paz,defensores da paz. Entre nós e no mundo.

Page 7: Jornal Voz da Comunidade - Nezembro de 2012 - Edição 69

CuriosidadesDezembro de 2012 [email protected]

Denuncie qualquer forma de agressão ou maus tratos aos idosos - disque 181 – sigilo absoluto

Não Tropece na LínguaArquivo

Tema do Mês: VÍRGULAS COM NOMES DE PESSOASArquivo

Dezembro de 2012 77Não Tropece na Língua

Arquivo

Arquivo

Arquivo

Arquivo

Arquivo

Nomes de BebêsEscolha um nome para seu bebê.

Alguns pais sabem que nome dar para seu fi lho ou fi lha. Mas muitos pais sofrem com as dúvidas entre tantos nomes para batizar o bebê.

A escolha do nome de seu fi-lho ou filha é uma decisão impor-tante e definitiva. Eles levarão esse nome por toda a vida, quer gostem ou não. Por isso, tome cuidado. Quer uma ajudinha?

Apresentamos uma lista de no-mes para bebês, meninos e meninas.

Tadeu ......... Hebraica ......Aquele que louva.Taís ............... ------------ .......Penitente egípcia dos século IV d.C. Sua festa ocorre em 8 de outubro.Talita ............ Aramaica .....Menina.Tamara ........ Hebraica ......Palmeira.Tarcísio ....... Grega ............Valente, corajoso.Tancredo .... Teutônica ....Rei dos conselheiros.Teodoro ...... Grega ............Dádiva do Senhor.Teresa .......... --------- ...........Aquela que nasceu na ilha de Tera.Tiago ............ Latina ............Redução de Santiago que por sua vez signifi ca Santo LagoTimóteo ...... Grega ............O que honra a Deus.

Ao longo do ano iremos divulgar mais nomes, com seus respectivos signifi cados. Caso queiram fazer uma pesquisa de outros nomes, fale com a gente através do meu e-mail.

Colaboração Fernando Cruz - [email protected]: http://br.guiainfantil.com/nomes-de-bebes/

Origem dos Nomes das RuasO Jornal Voz da Comunidade publica

todos os meses a origem dos nomes das ruas de nosso bairro. A história do nome de cada uma delas é apresentada segundo as pesquisas realizadas pela equipe do jornal.

Se você, leitor, encontrar nestes históri-cos qualquer divergência do apresentado, ou alguma informação complementar, solicita-mos nos contatar para eventuais retifi cações.

O Jornal está também à disposição dos leitores que queiram saber sobre a origem dos nomes das ruas em que moram.

Entre em contato através do nosso en-dereço eletrônico [email protected], ou carta para JORNAL VOZ DA COMUNIDADE – Rua Miguel Rachid, 997 – 03808-130.

Avenida Dom Helder Câmara Distrito Penha

Histórico: Dom Hélder Pessoa Câ-mara nasceu em Fortaleza, Ceará, em sete de fevereiro de 1909. Ingressou na vida religiosa aos 14 anos de idade e foi ordenado sacerdote aos 22 anos. Na dé-

GOOGLE STREET VIEW

Os nomes próprios de pessoas escritos numa frase podem ou não ser separados por vírgulas – e disso entendem os jornais e revistas, que falam não só de chiques e famosos, mas de políticos e de outros sim-ples mortais. Também o advogado, em seu trabalho, cita muitos nomes de pessoas. E aí a vírgula pode contribuir para aclarar uma situação, dar uma informação cor-reta. É o caso, por exemplo, de fi lhos ou funcionários envolvidos numa questão ju-rídica. Se determinada empresa tem vários funcionários e foi um deles que, digamos, abalroou o veículo X, a frase será assim:

Afi rma o réu que seu funcionário Má-rio Tadeu dirigia o veículo na ocasião.

Se tal réu tivesse apenas um emprega-do, o nome deste iria entre vírgulas:

Afi rma o réu que seu funcionário, Má-rio Tadeu, dirigia o veículo na ocasião.

Neste último caso, o nome se torna um aposto explicativo (o qual equivale a uma oração adjetiva explicativa sem “que é”), o que justifi ca sua separação por vírgulas.

Sendo assim, sempre que se referir a pessoa que tiver um cargo único e es-pecificado na frase, como presidente da República, do Senado, da Câmara Fede-ral, de um partido político, de uma em-presa etc., ou governador de um Estado, faça a separação do nome da pessoa por vírgulas – uma ou duas, conforme sua

e Tadeu Pilli devem comparecer ao debate.No caso de irmãos e fi lhos, depende. Fi-

lho único é separado por vírgulas. Haven-do mais de um fi lho ou fi lha, as vírgulas não devem ser usadas:

O jornal publicou pequena entrevista com o fi lho de Celso Pitta, Victor.

Vera Fischer e sua fi lha, Rafaela, apare-cem juntas na foto.

Os seus irmãos Samuel e Sandra esta-rão competindo em tênis de mesa. [deduz-se que haja outros irmãos]

Quando se tratar de nomes estrangei-ros ou desconhecidos, ou quando ocorrer uma repetição de nomes (Paulo Paulo, por exemplo), inverta a ordem dos termos. Em vez de:

- O líder da Frente Revolucionária Uni-da Foday Sankoh recebeu treinamento mi-litar na Líbia.

- O ex-governador de São Paulo Paulo Maluf se candidatou novamente.

Escreva:Foday Sankoh, líder da Frente Revolu-

cionária Unida, recebeu treinamento mili-tar na Líbia.

Paulo Maluf, ex-governador de São Paulo, se candidatou novamente.

Fonte: www.linguabrasil.com.brColaborou: Mauro Margarido -

[email protected]

cada de 40 desenvolveu trabalhos sociais em favelas cariocas. Foi arcebispo emé-rito de Olinda e Recife e vice-presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB. Foi um combativo resis-tente do regime militar implantado em 1964. Sempre que havia oportunidade ele se pronunciava contra os desmandos do regime e por isso sofreu perseguição política e isolamento. Aposentou-se em 1985 e a partir de então, passou a dedicar-se apenas à vida franciscana. Faleceu em 27 de agosto de 1999 em Recife, com 90 anos de idade e 68 anos de sacerdócio.

Esta avenida fi ca entre a Av. São Mi-guel e a Av. Amador Bueno da Veiga.

Fonte: http://www.dicionarioderu-as.prefeitura.sp.gov.br/

Colaboração Fernando [email protected]

posição na frase. Também é o caso de pai e mãe, que temos um só, e de marido e mulher:

A mãe de Caetano e Bethânia, dona Canô, é quase tão famosa quanto os fi lhos.

O governador de Santa Catarina em 2001, Esperidião Amin, e o então ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo C. Sar-denberg, ofi cializaram um projeto pionei-ro no país – a Rede Catarinense de Ciência e Tecnologia.

A ação contra a empresa TAL foi pro-posta por João Silva e sua mulher, Amália J. Silva.

O fundador de Jaraguá do Sul, Emílio Carlos Jourdan, morreu em 8 de agosto de 1900, no Rio de Janeiro.

Mas quando se referir a um entre vá-rios da mesma categoria – como ex-go-vernador, ex-esposa, diretor de empresa (normalmente há mais de um diretor), pro-fessor de escola, habitante, ator, candidato etc. – não faça o destaque do nome entre vírgulas:

Um dos palestrantes foi o economista e especialista em gestão condominial César Thomé Júnior.

O ex-governador do Paraná Álvaro Dias concedeu entrevista a uma rádio de Maringá.

O brusquense Eleutério Graf abriu sua banca num dos principais pontos da cidade.

Para a professora da USP Roseli Bau-nel, especializada em Educação Especial, a escola deve perceber o que pode oferecer ao aluno com defi ciência visual.

Os candidatos a vereador Tobias Sailor

Page 8: Jornal Voz da Comunidade - Nezembro de 2012 - Edição 69

Violência contra as crianças, disque 0800.15.63.15

LITERATURA8 Dezembro de 2012 [email protected]

1. Os hábitos lançam raí-zes nos primeiros anos maleáveis da existência. O tempo enrijece e as conquistas sobre si se tornam mais difíceis. Nada como começar bem a vida e semear nela sementes que amanhã frutificarão. Fertilizar areais custa muito. A criança lenta-mente prepara-se para a vida com a curiosidade instintiva de quem a quer conhecer, tocar com as mãos. Os pequenos braços e minúsculas mãos agitam-se na sôfrega vontade de tudo agarrar. No começo se faz de maneira mecânica, gestual.

2. A leitura pertence aos primeiros hábitos da vida de estu-dos. Cícero, clássico da língua lati-na, joga com a etimologia de ler que em latim é legere. Denota a idéia de tomar, colher alguma coisa, como um fruto da árvore. O texto é a árvore da qual o leitor recolhe os frutos. Uma série de palavras em português tem dentro o verbo ler. A inteligência lê dentro. Eleger um candidato é lê-lo, tirando-o para fora (pelo voto); ser diligente é ler o amor. Importa perceber nas etimo-logias a experiência do ser humano de valorizar o ler.

3. Um pensador francês di-zia: “Não há outro método de pen-sar a não ser de ler os pensadores” (Alain). Mais. Com as pessoas vivas conversamos. Captamos de seus lá-bios os pensamentos, as ideias, as riquezas espirituais que nos trans-mitem. E as que morreram? E os inumeráveis gênios que passaram pela história e se foram? Como nos

*** Ler, Pensar, Agir, Transformar... LER É PRECISO....

fazer presentes a eles? Pela leitura. Ela permite-nos maravilhoso pas-seio pelas paisagens desenhadas por poetas, romancistas e outros escritores que vivem ou que já se foram. A leitura é ponte para o mistério dos que tiraram o véu de si pela escrita de qualquer tempo e geografia.

4. Um adolescente enamora-se e guarda confuso dentro de si essa ardente experiência. Toma a esmo a passagem em que Romeu e Julieta, de Shakespeare, exprimem com palavras de beleza incompará-vel o amor juvenil e heroico, e de re-pente esclarece-se-lhe a experiência. É a leitura. Outra pessoa mergulha-se no desespero, na noite escura da

Hábito de Leitura João Batista Libanio, Teólogo,Escritor e Padre em Belo Horizonte

dor, sem esperança. Esbarra com a autobiografia de Psichari e ei-lo reer-guendo-se com coragem. As obras li-terárias são retratos de experiências diversas que iluminam as nossas.

5. E o cristão? Para ele, a leitura ainda é muito mais impor-tante. Pois o Cristianismo é uma re-ligião do livro. Para conhecer as ges-tas de Deus, o projeto maravilhoso da Trindade, necessita manejar as Escrituras, seja ouvindo-as em lei-tura feita por outro, seja lendo-as ele mesmo. A revelação aos profe-tas e discípulos se teria perdido nas tradições orais, se não houvesse a escrita. E a escrita se perderia no silêncio das letras, se não houves-se a leitura. Ler pertence ao ato

fundante da fé cristã. Paulo diz que a fé vem do ouvir. Mas o que se ouve? O que se lê nas Escrituras e se vivencia na vida. No correr da vida, a fé se vê ameaçada por dúvi-das e oposições. A quantos a leitura de um livro de teologia iluminou a senda da existência.

6. Na cerimônia do batismo, o sacerdote reza sobre a criança já batizada, relembrando o gesto de Jesus de fazer os surdos ouvir e os mudos falar para que ela logo ouça a Palavra de Deus e a proclame. E poder-se-ia acrescentar, ampliando o pedido, para que ela leia tal Pala-vra. O que foi oração no batismo, que se transforme em vida à medi-da que se cresce!

DIVULGAÇÃO

Page 9: Jornal Voz da Comunidade - Nezembro de 2012 - Edição 69

Bombeiros: em caso de emergência disque 193

AGENDA/AVISOSDezembro de 2012 [email protected]

Convite da ACDEM à Populaçãode União de Vila Nova, Zona LesteA ASSOCIAÇÃO DA CASA DOS DEFICIENTES convida os Moradores de UNIÃO DE VILA NOVA - Região Leste de São Paulo.Dia: 6 de Dezembro de 2012. Vamos colocar a “PEDRA FUNDAMENTAL” para o início da Construção do CENTRO DE CONVIVENCIA DA ACDEM, (DEFICIENTES E IDOSOS ), entre a Rua da Paz e Rua Nubia, S/NºHorário: 9 horas da manhã.Local da Reunião: no terreno da futura Casa dos Deficientes e Idosos de União de Vila Nova, entre a Rua da Paz e Rua Nubia, S/Nº.Informações: ACDEM, Rua Miguel Rachid, 596, Ermelino Matarazzo, Tel: 2541-1548.Plano B, se estiver chovendo: a reunião será no Salão do PROCEDU, Salão da Rua V de Novembro, 713 União de Vila Nova.

11ª. Semana de Teologia noSetor Pastoral de Ermelino Matarazzo: Dias: 4 a 8 de Fevereiro de 2013, de Segunda a 6ª. Feira; 19h30. Local: no Salão da Igreja São Francisco de Assis, Rua Miguel Rachid, 997, Tel: 2546.4254. Informações: Messias, [email protected] do Setor: Pe. José Maria, [email protected]

Convite especial para oPOVO DE DEUS da Região Leste:Participe do lançamento do Livro sobre a Caminhada de Dom Angélico Sândalo Bernardino, de 1974 a 1989, na Região Episcopal de São Miguel Paulista, HOJE, Diocese de São Miguel Paulista, Região Leste de SP.Dia: 8 de Fevereiro de 2013, Sexta Feira. Horário: 19h30.Local: Igreja São Francisco de Assis, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo, 2546.4254.Quem deseja receber o Livro fale com o: Professor Waldir,[email protected]

Reuniões dos IDOSOS DA ZONA LESTE no CRI em 2013: (Centro de Referência dos Idosos) de São Miguel Paulista (Praça Padre Aleixo, Praça do Forró), sempre às 14 horas.Dias das Reuniões de 2013 no CRI: 27 de Fevereiro de 2013, Quarta Feira, 14 horas. 27 de Março de 2013, Quarta Feira, 14 horas. 24 de Abril de 2013, Quarta Feira, 14 horas. 29 de Maio de 2013, Quarta Feira, 14 horas. 26 de Junho de 2013, Quarta Feira, 14 horas. Dia 26 de Junho vamos fazer umaFESTA JUNINA na Chácara ou no CRI...!!!

Reunião do MOVIMENTO NOSSO ERMELINO/NOSSA PONTE RASA. Dia: 12 de Dezembro de 2012, Quarta Feira, às 20 horas. No Salão da Igreja São Francisco, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazo. Assuntos: 1. SubPrefeitura; 2. Políticas Públicas na SubPrefeitura; 3. Criar um CONSELHO POPULAR para acompanhar o PLANO DE METAS de 2013 a 2016; 4. Outros Assuntos.... Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...* Por favor, repassem este CONVITE para todos e todas... Usem todas as Comunicações possíveis....

30 de Novembro, Sexta Feira, 9 horas da manhã, reunião sobre a HIDROTERAPIA PARA DEFICIENTES, IDOSOS, ACIDENTADOS no Parque Dom Paulo Evaristo, na Chácara do Matarazzo, Avenida Abel Tavares, No. 1564, Ermelino Matarazzo. Inf: 2541.1548.

Reunião Geral dos Coordenadores/as da Moradia às 19 Horas, no Salão da Igreja de São Miguel. Dia 4 de Dezembro, 3ª. Feira. Cada Comunidade 3 a 4 Coordenadores; 2 a 3 Jovens e 1 representante a cada 20 Famílias.

Escola de Cidadania da Zona Leste em 20131º Semestre de 2013. Tema: Orçamento e Plano Diretor da Cidade e Subprefeituras em 2013.- Compromisso dos Partidos Políticos com o Plano Diretor da Cidade de São Paulo em 2013.*** Todas às Sextas Feiras de Março a Junho de 2013, às 19,30 horas.*** Local: Salão da Igreja São Francisco de Assis, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo.

Ficha da Escola da Cidadania no 1º. Semestre de 2013Nome...............................................................................................................Rua................................................ No......... CEP............... Tel.....................E-Mail:..................................Comunidade:.................................................Setor/SubPrefeitura:....................................................................................Coordenador/a Geral da Comunidade:...................................................Escreva 3 a 5 temas que você gostaria de conhecer na Escola da Cidadania em 2013:.....................................................................................

*** Entregar a sua Ficha de Participação para as Lideranças da sua Comunidade.*** Informações: http://escoladecidadaniadazonaleste.zip.net/ Alex, E-mail: [email protected]; Deise: 98868.2884.Luis França, E-mail: [email protected], 97194.4426.

Page 10: Jornal Voz da Comunidade - Nezembro de 2012 - Edição 69

Zona Leste10 Dezembro de 2012 [email protected]

Ouvidoria AES Eletropaulo - Telefone: 0800-72-73-110 - Central de Atendimento: 0800-72-72-120

O Dia Nacional da Coleta de Alimentos que realizada no sábado, dia 10/11/2012, arrecadou, um total de 105 toneladas de mantimentos. A campanha, que aconteceu em 50 cidades de todo o país, reuniu mais de 6.500 voluntários em 15 estados brasileiros. As cidades que concentra-ram o maior número de arrecadações foram São Paulo com 20 toneladas, Belo Horizonte com 10 toneladas, Barreiras com 8 toneladas e Rio de Janeiro com 6,5 toneladas.

O dia foi marcado pela alegria dos voluntários que contagiou doa-dores e funcionários das lojas, que aderiram à campanha. Os alimen-tos doados já foram entregues aos Bancos de Alimentos parceiros nas cidades participantes e distribuídos adequadamente para cerca de 760 entidades carentes. A paróquia São Francisco de Assis em Ermelino Matarazzo, pelo 7º ano consecutivo, marcou presença nessa campa-nha, com voluntários que atuaram nos seguintes mercados da região: Barbosa (587kg), Kampai (138kg), Pepe (593kg), São José (60kg), Extra São Miguel (121kg) e Extra Assis Ribeiro (365kg). Deste montante, 1.400kg foram distribuídos para 05 entidades do bairro, Casa de Be-lém, Casa Terceira Idade Tereza Bugolin, ACDEM III, Casa Acolhida das Mulheres e Casa da Acolhida das Crianças.

A todos os envolvidos neste gesto de caridade, o nosso muito obrigado!Para saber mais, acesse o site da campanha – www.cdo.org.br/coleta-

dealimentos/ – como quantidade de alimentos por cidades, balanço total de voluntários e fotos do evento.

Em 2013 o Dia Nacional da Coleta de Alimentos já tem data marcada: 09 de novembro. Para ampliar a quantidade de arrecadação, necessitamos de outros mercados e de voluntários, por isso, venha fazer a coleta conosco!

Dia Nacional da Coleta de Alimentos arrecada mais de 105 toneladas

Page 11: Jornal Voz da Comunidade - Nezembro de 2012 - Edição 69

Dezembro de 2012 [email protected]

A denúncia é nossa melhor arma. Disque 181, sigilo absoluto.

Por Danilo Ferrari*

“Temas financeiros deveriam ser tão comuns e tratados de maneira tão natural pelo casal quanto os papos de lazer, da educação dos filhos, do car-dápio do dia, das questões pessoais e profissionais. A melhor maneira de desmistificar o trato dos assuntos fi-nanceiros é essa, conversando com naturalidade. É importante que um conheça as necessidades e expectati-vas do outro. A cumplicidade do casal é importante também nas questões fi-nanceiras”, disse o diretor da Mais Ati-vos Educação Financeira.

(Fonte: http://www.administra-dores.com.br/informe-se/economia-

e-financas/casais-como-organizar-as-financas-sem-estresse/57570/)

Com base na afirmação acima, pro-ponho que o casal convide os filhos para unir-se nesse diálogo, isto servirá para os menores de exemplo a ser seguido e para os maiores a oportunidade de aprender e participar da vida financeira da família. Juntos descobrirão necessi-dades e sonhos assim como, os cami-nhos para que estes se tornem realidade.

Como sugestão, antes de iniciar esse diálogo acesse (ou peça para os filhos) o link http://financenter.terra.com.br/blo-cos/calculadora/pop_calc.cfm?calc=17,

tópico PLANEJADORES, você terá, entre outras planilhas em excel, o Orçamento Familiar e o Check-Up Saúde Financeira disponível para baixar gratuitamente em seu computador. Imprima e faça as devi-das anotações durante a conversa. Estas duas ferramentas são modelos e podem ser alteradas conforme sua realidade.

Inicie pelo Check-Up Saúde Financei-ra, são 16 perguntas que o grupo respon-derá diante da realidade da família, isto criará sintonia entre todos. Em seguida faça o Orçamento Familiar, lembre-se de anotar tudo, inclusive as dúvidas que surgirem para que possam buscar as res-postas. Se precisar peça ajuda!

O bom senso e o respeito quanto à individualidade sobre questões pesso-ais são fundamentais, mas é importante compartilhar as questões comuns da fa-mília, o que não implica em invasão de privacidade. Some os ganhos de todos os membros, levante todas as despesas da casa, inclua: empréstimo pessoal, gasto com cartão de crédito, juros, planejamen-to de férias, previdência privada, aluguel, poupança (reserva para imprevistos + compra de algo importante como a casa própria) e uma parte para uso livre.

Aproveite o tão esperado 13º salário, estude a melhor maneira de utilizá-lo, priorize eliminar as dívidas. Empenhe-se para manter a harmonia da família, cada um terá que ceder em algum mo-

Casais: Como organizaras finanças sem estresse?

mento para benefício de todos. Em poucos meses a família percebe-

rá as vantagens dessa organização, tais como: a redução ou eliminação dos em-préstimos financeiros, o uso adequado do cartão de crédito, o fim dos danosos juros, o fim das brigas por causas de problemas financeiros, etc. Tudo deve-rá ser comemorado como conquistas e vitórias. Faça disso uma prática, cora-gem e disciplina serão indispensáveis.

Se você tiver dúvidas, entre em con-tato. Um grande abraço, Feliz Natal!

Danilo [email protected]

*Danilo Ferrari é Administrador de Empresas e atua em uma ONG inter-

nacionalmente reconhecida e espe-cializada em recuperação nutricional

de crianças subnutridas – CREN.

Aproveite o tão esperado 13º salário, estude a melhor maneira de utilizá-lo, priorize eliminar as dívidas

DIVULGAÇÃO

Page 12: Jornal Voz da Comunidade - Nezembro de 2012 - Edição 69

Prólogo – O livro de Lucas será em 2013 o livro do mês da Bíblia na orientação Católica Apostólica e Romana, a par-tir dessa edição estarei escrevendo não apenas um texto so-bre Lucas, como o fi z com os outros evangelistas (Mt e Mc), mas cinco textos seqüenciais, dessa forma poderei mostrar o conteúdo do livro com mais abrangência na riqueza que Lu-cas e sua comunidade nos deixaram. Então peço a gentileza de acompanharem as edições seguintes a essa.

Introdução – Lucas divide sua obra em: Evangelho (O Caminho de Jesus), e em Atos dos Apóstolos (O Caminho da Igreja, da Comunidade). Os dois livros formam o Caminho da Salvação, esse caminho nos mostra, nos ensina a partici-par da história dos excluídos/pobres, aqueles que afastamos das coisas primordiais da dignidade, os tornamos invisíveis na sociedade, os desprovidos do mínimo necessário para a sua sobrevivência, os que não possuem recursos para TER e SER, os grandes eleitos de Jesus. Lucas e sua comunidade escrevem por volta de 80/90 d.C em grego e seu objetivo era atingir as pessoas desligadas do judaísmo. No Evangelho, percebemos muita coisa comum com Marcos e Mateus, por isso são chamados de sinóticos ou semelhantes.

Comentários gerais – Lucas escreve o início de seu evangelho com a preocupação de convencer, com o novo relato os fatos já contados, a fi nalidade do livro e seus de-talhes específi cos. Como não foi testemunha ocular de Je-sus (era discípulo de Paulo), aproveita-se da experiência

dos que foram companheiros de Jesus. Vejamos em 1,1-4: “Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos aconte-cimentos que se passou entre nós, tal como nos transmiti-ram as primeiras testemunhas oculares, a serviço da pala-vra, também eu pensei, ilustre Teófi lo, escrever-te tudo em ordem e exatamente, começando desde o princípio, assim compreenderás com certeza os ensinamentos que recebes-tes”. Lucas divide o seu livro em partes: Infância de João Batista e de Jesus (1-2); Batismo e tentações (3); O ministé-rio na Galiléia (4-8); A grande viagem à Jerusalém (9-23); A Ressurreição (24). Em Lucas, Jesus traz uma mensagem de misericórdia, de perdão, de acolhida aos pobres pecadores e excluídos, é o único evangelista a referir-se de maneira explícita ao círculo de mulheres que acompanhavam Jesus, com certeza em tantas decisões de seu projeto, citando no-mes, Maria, Marta, Maria Madalena (a grande líder), Joana (mulher do mordomo de Herodes) e Suzana, ao mencionar seus nomes, Lucas eleva, dá outra dignidade às mulheres, coisa que “alguns” de nossas Igrejas ainda não perceberam. É também o único evan-gelista que nos mostra a cena comovente de Jesus chorando. (leia 19,41-42). Na pró-xima edição acompanhem a segunda parte de Lucas o Evangelista e Médico.

Momento Bíblico12 Dezembro de 2012 [email protected]

Ouvidoria Telefonica - Telefone: 0800 775 1212 - Central de Atendimento: 103 15

coisa que “alguns” de nossas Igrejas ainda não perceberam. É também o único evan-gelista que nos mostra a cena comovente de Jesus chorando. (leia 19,41-42). Na pró-xima edição acompanhem a segunda parte

Messias Guirado - [email protected]

LUCAS Evangelista e Médico“JESUS O FILHO DO HOMEM” 1ª Parte

Page 13: Jornal Voz da Comunidade - Nezembro de 2012 - Edição 69

InternetDezembro de 2012 [email protected]

Em caso de emergência nas rodovias estaduais, disque 109.

Sabes que depois da imprensa, te-lefone, rádio e Televisão, a internet é considerada uns dos maiores meios de comunicação de todos os tempos, sa-ber utilizá-la pode ser um diferencial para consegui aquele emprego ou dei-xar aquela pesquisa da escola mais tur-binada. Hoje e dos próximos encontros iremos ver e usar a internet com ou-tros olhos. Para iniciar nosso encontro vamos falar um pouco sobre o “ Pode-roso Google” o maior site de busca de todos os tempos, é bastante acessado para quem deseja fazer uma pesquisa

simples ou temática. O site oferece vários outros serviços como: Maps (Visualize mapas e rotas) Acadêmico, ( Pesquise artigos acadêmicos) Livros (Pesquise textos completos de livros), Earth (Explore o mundo a partir de seu computador) Imagens (Pesquise ima-gens na web) além serviço do Google Católico. Porém passamos horas de pesquisa no Google e muitas vezes não encontramos nada. Como podemos melhorar nossa pesquisa? Existem al-guns macetes para deixar sua pesquisa no Google mais confiável.

Com outros olhos: Na InternetHoje estréia no JVC mais um espaço cujo objetivo final é contribuir com a informação precisa e educativa.

Neste espaço proponho trazer aos leitores sites, livros e documentos que esteja disponível gratuitamente na internet.

Veja algumas dicas:Texto da busca .......................O que será pesquisadoFeriado viagem .......................As duas palavrasBermuda OR Grécia ..............A palavra Bermuda ou a palavra Grécia“Paz e amor” ...........................A frase exata: Paz e amor.Salsa not dance ......................A palavra salsa, mas não a palavra dance.Banana and abacaxi ..............A palavra banana e a palavra abacaxiGoogle ~ tutorial ..................As duas palavras e os sinônimos da segunda (guia, ajuda, manual ...)

Agora ao fazer uma busca na net será uma tarefa um pouco mais sim-ples. O Google é a porta de entrada para muitos sites de domínio publico, esse é um dos motivos de aprender como pesquisar no Google. Em nosso próximo encontro irei trazer alguns sites com textos gratuitos. Para pes-quisa escolar e universitária. Como

Domínio Público, Biblioteca Virtual de Saúde e Pesquisa.com.

Fonte: Google Groups [http://groups.google.com.br]

André de Jesus Oliveira - Estudante de Biblioteconomia - Geo_andre2006@

yahoo.com.br - 98104-7134

O Google é a porta de entrada para muitos sites de domínio público

DIVULGAÇÃO

Page 14: Jornal Voz da Comunidade - Nezembro de 2012 - Edição 69

Espaço das Crianças14 Dezembro de 2012 [email protected]

Violência Infantil é crime, Denuncie – Conselho Tutelar de Ermelino Matarazzo, Ligue: 2545-5159

Dia 22 de dezembro - INÍCIO DO VERÃOEm 22 de dezembro, devido à inclinação do

eixo terrestre, o Hemisfério Sul recebe mais luz solar, marcando assim o início do verão neste He-misfério, consequentemente o início do inverno no Hemisfério Norte.

Tem início com o solstício de verão (cerca de 21 de junho no Hemisfério Norte e de 21 de dezembro no Hemisfério Sul), e finda com o equinócio de ou-tono (que tem lugar em cerca de 23 de setembro no Hemisfério Norte e a 21 de março no Hemisfério Sul). Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos. Geralmente o verão é também o período do ano reservado às férias.

No verão chove mais que nas outras estações, pois quanto mais quente a cidade, mais água irá evaporar, sendo então dezembro, janeiro e feverei-ro, os meses mais chuvosos no Sul; e junho, julho e agosto no Norte.

Concurso Início do VerãoPinte o desenho e concorra a prêmios!

Prêmios: Serão premiados com brindes espe-ciais os 6 (seis) desenhos mais bem pintados.

Entrega: Na secretaria da Paróquia São Francis-co de Assis, até 31 de dezembro de 2012, dentro de um envelope, endereçado ao Jornal Voz da Comu-nidade “Concurso Início do Verão” – colocando no verso o nome, endereço, telefone e idade.

Quem pode participar: Crianças de até 14 anos de idade.

Colaborou: Mauro [email protected]

O Jornal Voz da Comunidade, no Espaço da Crian-ça, publicou em sua edição de outubro de 2012, mais um concurso, que foi destinado às crianças de até 14 anos de idade, cujo objetivo foi a pintura de uma ima-gem em homenagem ao Dia da Abelha.

*Em função do grande número de cartas recebidas, excepcionalmente este mês premiaremos OITO crian-ças. Os ganhadores foram:

• Maria Eduarda do Nascimento Ferreira – 07 anos• Igor Generoso Souza – 06 anos• Melissa Rodrigues Silveira – 06 anos• Bruna Lima Dias – 07 anos• Lucas Santana Santos – 09 anos• Vitória Jade Alves Cunha – 07 anos• Gustavo Oliveira Rodrigues dos Santos – 05 anos• Vinícius Luiz Carvalho – 06 anosOs brindes aos vencedores serão entregues na Mis-

sa da Paróquia São Francisco de Assis, no domingo, dia 09 de dezembro de 2012, às 19 horas.

Apuração do ConcursoDia da Abelha - Outubro/12

Page 15: Jornal Voz da Comunidade - Nezembro de 2012 - Edição 69

ReligiõesDezembro de 2012 [email protected]

Subprefeitura de Ermelino Matarazzo, disque 2048-6585

As Religiões e a Participação CidadãSempre com a intenção de ser um espaço de formação e informação, o Jornal Voz da Comunidade continua com o ciclo

de artigos e entrevistas com representantes de diversas religiões. A todos foram direcionadas as questões sobre suas origens e sobre sua atuação cidadã no tempo presente. A seguir conferimos o terceiro desses belos textos.

O IslamA Deus pertencem todos os louvores.

Que a paz e a misericórdia de Deus estejam sobre o profeta Muhammad, seus familia-res e seus seguidores até o dia do juízo final.

O Islam não é uma religião nova, foi reve-lado para corroborar e completar as demais antes dele reveladas. É a última das revela-ções monoteísta, que completa a mensagem das suas precedentes: as revelações feitas ao Profeta Moisés, reunidas na Tohah e as revelações feitas ao Profeta Jesus, o Evange-lho. No Alcorão, que é o Livro sagrado dos muçulmanos, encontramos as últimas reve-lações, feitas ao Profeta Muhammad (Mao-mé), o selo dos Profetas de Deus.

O Alcorão Sagrado foi revelado ao Pro-feta Muhammad (que a paz de Deus esteja sobre ele) no ano de 610 d.C. pelo anjo Ga-briel, o anjo que anunciara a Maria, mãe de Jesus, sua gravidez abençoada! Ele também é chamado Espirito Santo.

A mensagem central de todas as reve-lações feitas por Deus, o Único é: La Illah Il Allah. Não há outra divindade a não ser Deus. Adorem somente a Deus e obedeçam Tuas ordens, que se encontram nos Livros

Sagrados, assim alcançarão sucesso nessa vida e na outra! Essa é a mensagem funda-mental de Deus aos seres humanos!

A palavra Islam deriva da raiz da palavra salam, que significa paz, tendo também um sentido de submissão, submissão a Deus. Muçulmano, significa aquele que é submis-so a Deus. O muçulmano pratica e crê nos cinco pilares do Islam e nos seis pilares da fé (a fé monoteísta).

Os cinco pilares do Islam são: 1. O testemunho de fé (shahada): verba-

lização, compreensão e fé absoluta na unici-dade de Deus. La Illaha il Allah (Não a outra divindade a não ser Deus).

2. Prática das cinco orações diárias em seu devido tempo.

3. Jejum no mês de Ramadan (nono mês do calendário solar).

4. Zakat (caridade obrigatória para aque-les que possuem condições, realizadas uma vez ao ano, quando é doado 2,5% do lucro obtido).

5. Hajj: peregrinação a cidade Sagrada de Meca, que deve ser realizada pelo menos

uma vez na vida daqueles que dispões de condições financeiras e boa saúde.

Os seis pilares da fé monoteísta são:n Crença no Deus Único.n Crença nos anjos de Deus.n Crença nos Profetas de Deusn Crença nos Livros Sagrados.n Crença na predestinaçãon Crença no Dia do Juízo Final.

Diz Deus, glorificado e exaltado Sejas, no Sagrado Alcorão: “Dizei (oh muçulma-nos): Cremos em Deus, no que nos tem sido revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó e às tribos; no que foi concedido a Moisés e a Jesus e no que foi dado aos profetas por seu Senhor; não fazemos distinção alguma entre eles, e nos submetemos a Ele”. (Surata Al Baqara : ver-sículo 136).

Irmã DanielaGrupo a Voz Muçulmana:

www.religiaodedeus.net www.islamismo.org e www.jesusite.com

Anuncie no JVCPublicidade e Propaganda:

Mauro Margarido (9127-3680)Deise Cassi (8868-2884) [email protected]

Page 16: Jornal Voz da Comunidade - Nezembro de 2012 - Edição 69

Em caso de calamidades ou de riscos, chame a Defesa Civil, disque 199

“Assim acontece com a gente. As grandes transformações aconte-cem quando passamos pelo fogo.

Quem não passa pelo fogo, fi ca do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.

Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um fi lho, o pai, a mãe, perder o emprego ou fi car po-bre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos. Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilida-de da grande transformação também.

Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que esta sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.

Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se re-cusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que fi carão duras, a vida inteira. Não vão se transformar na fl or branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria para ninguém.”

“Milho de pipoca que não passa pelo fogocontinua a ser milho para sempre.”

Extraído do livro“O amor que acende a lua”, de Rubem Alves.

Quem somos?O piruá, que fi cano fundo da panelae vai para o lixo?Ou a pipoca quese abre para ummundo muito melhor?