a voz da comunidade 14

12
Ano 1 - Nº0 - 26 de maio a 1 de junho de 2010 Gente que faz - Almir Mirinho da Silva, do CTG Os Praianos Pág. 11 2º Costelaço - Um delicioso cheiro de churrasco no ar Pág. 6 Municípios são notificados para melhorar serviços de saúde Pág. 2 Rebelde – a novela que está mexendo com a televisão brasileira Pág. 10 A festa do tradicionalismo vai começar Pág. 6 Pág. 7 Pág. 6 Ano 3 - nº 14 - Abril 2011 39º Rodeio Nacional e 11º Rodeio Internacional – Vem que a casa é tua Cavalgada da Paz reúne mais de mil participantes Dia 21de abril o CTG Os Praianos promoveu a Cavalgada da Paz para divulgar a realiza- ção do 39º Rodeio Nacional e o 11º Rodeio internacional, que acontece de 29 de abril a 8 de maio, reuniu mais de mil participantes, sendo 850 cavaleiros e amazonas e outras dezenas em charretes e carroças.Foi um su- cesso a festa da família promovida pelo mo- vimento tradicionalista de São José. Forquilhinhas, um sonho possível

Upload: luiz-peixoto

Post on 24-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal A Voz da Comunidade

TRANSCRIPT

Page 1: A Voz da Comunidade 14

Ano 1 - Nº0 - 26 de maio a 1 de junho de 2010

Gente que faz - Almir Mirinho da Silva, do CTG Os Praianos

Pág. 11

2º Costelaço - Um delicioso cheiro de churrasco no ar

Pág. 6

Municípios são notificados para melhorar serviços de saúde

Pág. 2

Rebelde – a novela que está mexendo com a televisão brasileira

Pág. 10

A festa do tradicionalismo vai começar

Pág. 6 Pág. 7

Pág. 6

Ano 3 - nº 14 - Abril 2011

39º Rodeio Nacional e 11º Rodeio Internacional – Vem que a casa é tua

Cavalgada da Paz reúne mais de mil

participantesDia 21de abril o CTG Os Praianos promoveu a Cavalgada da Paz para divulgar a realiza-ção do 39º Rodeio Nacional e o 11º Rodeio internacional, que acontece de 29 de abril a 8 de maio, reuniu mais de mil participantes, sendo 850 cavaleiros e amazonas e outras dezenas em charretes e carroças.Foi um su-cesso a festa da família promovida pelo mo-vimento tradicionalista de São José.

Forquilhinhas, um sonho possível

Page 2: A Voz da Comunidade 14

Abril de 20112

Megafone

Cuide-se

Editorial

Expediente

Por muito tempo o “Jornal O Panorama” foi símbolo da demo-cracia na imprensa da Grande Florianópolis. Sempre priori-zou as comunidades e as pessoas que nelas vivem. Um novo tempo se fará agora. Um novo jornal está surgindo, com a mesma intenção e desejo: ser uma ferramenta da verdade e continuar ao lado de cada comunidade. Por isso este jornal passa a se chamar “A Voz da Comunidade”. Um nome que diz para o que o veio. Direto. Pujante. Decidido.Um veículo de comunicação tem como premissa conceitual atender e dar voz ao cidadão. É prioridade buscar soluções, retratar realidades e, sobretudo, respeitar todas as opiniões. Comunicar é um verbo amplo, de todas as cores e formas. Um jornalismo sério e democrático torna-se ferramenta fun-damental de cidadania. Despertar a consciência e a verdade de cada segmento da sociedade, fiscalizar órgãos governa-mentais e buscar realizações que auxiliem a comunidade. “A Voz da Comunidade” quer ser o elo entre o povo e o poder público. Um veículo de comunicação só é válido se ele prio-rizar o bem estar das pessoas. “A Voz da Comunidade” irá escutar os anseios e sonhos da população e auxiliar nas so-luções dos problemas que afetam a qualidade de vida desta. Queremos também mostrar o que é feito de bom nas cida-des, as obras executadas que foram pedidas pelo povo, as boas ações, as conquistas, enfim, colocar o cidadão em pri-meiro lugar sempre. Utopia? Não. Direito? Sim. Nosso jornal abrirá espaço para as festas populares, ao trabalho voluntá-rio e às pessoas que fazem o bem. Está no DNA deste jornal a liberdade, o respeito e a verdade. Sinta-se e casa com “A Voz da Comunidade”. Escreva, cri-tique, sugira, agradeça, cobre, proteste, veicule, solucione, interceda, informe. Verbalize a verdade. Cada página deste jornal foi pensada para você. Nosso leitor é quem irá nos dizer o que quer ler. Faça bom proveito, por que “A Voz da Comunidade” é de cada leitor.

O que já se falou da imprensa

Quando a imprensa não fala, o povo é que não fala. Não se cala a imprensa. Cala-se o povo.” (William Blake)

“A imprensa é como as torrentes: enfurece-se e adquire mais força contra os obstáculos.” (Charles-Bernard Renouvier)

“Uma imprensa livre pode, é claro, ser boa ou má, mas uma imprensa sem liberdade é sempre má.” (Albert Camus)

“A imprensa é a vista da nação. Por ela é que a nação acom-panha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou no-doam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que ameaça.” (Rui Barbosa)

“A imprensa é a artilharia da liberdade.” (Hans Dietrich Gens-cher)

“A imprensa é o dever da verdade.” (Rui Barbosa)

Jornalista Responsável: Cesar Laus Simas - SC 121 JP

Tiragem: 5.000 exemplares

Projeto Gráfico: Luiz Peixoto

Redação: Edike Carneiro e Cesar Laus Simas

Diagramação: Lauany Machado Motta

Execução: Valdeci Motta Comunicação

Telefone: Redação e Comercial: (48) 3034.3821

[email protected] artigos assinados não refletem necessariamente as opini-ões do A Voz da Comunidade, e são de inteira responsabili-dade de seus respectivos autores.

São José, Palhoça e Bigua-çu deverão enviar relatório ao TCE/SC solucionando o pro-blema e elencando projetos. Os municípios de São José, Biguaçu e Palhoça têm 30 dias para responder questiona-mentos do TCE/SC (Tribunal de Contas do Estado de San-ta Catarina) para deficiências na área da Saúde. Em 2009, o funcionamento da ESF (Es-tratégia de Saúde da Família) foi avaliado pelo TCE/SC que constatou inúmeros proble-mas, desde demora na reali-zação de consultas a entrega de resultado de exames. O não encaminhamento do do-cumento pode levar a repre-sentação das cidades ao MP (Ministério Público).A auditoria se refere ao ano 2009 e aponta casos de es-pera de mais de mil dias, ou cinco anos, para consultas ou exames em cinco especialida-des médicas como neurologia, pediatria, ginecologia, ortope-dia e oftalmologia. Problemas de infraestrutura nas unidades de saúde, contratação de re-cursos humanos e as enormes

filas de esperas foram os prin-cipais pontos apontados.Entre as recomendações do TCE estão adequações na es-trutura física das unidades, sis-tema de controle de estoque e dispensação de medicamen-tos, treinamento introdutório e implementação do plano de capacitação à ESF, sistema eletrônico de controle de pon-to dos servidores, a atividades de educação e promoção da saúde com grupos popula-cionais específicos, além de sugerir a adoção de medidas para possibilitar a imediata e regular inserção das requisi-ções (consultas e exames).

Cidades estão se adequandoEm Palhoça, o secretário de Saúde Ari Leonel Filho comen-tou que acompanhou a audito-ria e que ela serve de espelho para correções futuras. “Fize-mos concurso público, mas ainda há três ESF sem médi-co. Este é um problema regio-nal e não depende exclusiva-mente da secretaria”, destaca. Outros pontos que já foram corrigidos, de acordo com Ari.

Municípios da Grande Florianópolis são notificados para melhorar

serviços de saúde“Os mutirões de exames estão resolvendo os problemas das filas de espera, que hoje é de até três meses. Temos uma unidade que funciona 24h e outra que abre até às 23h”, in-forma.O secretário de Saúde de Bi-guaçu, Leandro de Barros, destaca que muitos itens rela-cionados na auditoria já foram adequados, como o sistema eletrônico de ponto, aumento das ESFs, mais oferta de exa-mes especializados, inclusive da média e alta complexidade, instrumentalização da central de consultas e exames, substi-tuição automática de servido-res com licenças prolongadas e implantação do controle de estoque e medicamentos. “A fila de espera para exames está se regularizando e a de-mora é de aproximadamente um mês”, explica.A secretária de Saúde de São José, Daniela de Oliveira, esta-va viajando e não foi encontra-da pela reportagem.

Fonte: Notícias do Dia/Mariella Caldas/Grande Florianópolis

Ingerir leite e outras fontes de cálcio faz as unhas cres-cerem fortes e saudáveis?Mito, as unhas não são os-sos, e não são feitas de cál-cio. A unha é feita de proteí-nas, e quem quer protegê-las e deixá-las resistentes deve comer carnes, alimento pro-téico além de fontes de vita-mina do complexo B, cereais como arroz e hortaliças ver-des.

O uso de esmaltes protege as unhas?Mito, os esmaltes são consti-tuídos de elementos químicos que agride e desgastam as unhas, e promovem o enfra-quecimento delas. O único benefício do esmalte é apenas estético.

Ficar uma semana por mês sem pintar unhas traz bene-fícios para elas? Verdade, dermatologistas re-comendam deixar as unhas ao natural ao menos uma semana por mês, que é o tempo que se leva para uma recupera-ção. Sete dias longe de esmal-tes, acetonas, lixas, alicates, facilitam sua recuperação e devolvem o brilho e impedem que elas se quebrem com fa-cilidade.

O inverno é um período mais propício para problemas nas unhas ?Verdade, pois as baixas tem-peraturas provocam resse-camento e os fungos atacam com mais freqüência. O uso prolongado por vários dias seguidos por um mesmo sa-

pato facilita a proliferação de fungos.

Higienizar sapatos que fi-caram guardados há muito tempo ajuda a proteger as unhas? Verdade, deve-se higienizar com álcool 70% e deixar em sol por mais dois dias e o sa-pato estará esterilizado, não havendo problema de conta-minação por fungos.

O uso de meias de algodão ajuda a proteger as unhas de fungos? Verdade, a indicação é de que se utilizem meias de algodão, pois elas absorvem o suor, e mesmo assim deve ser troca-da a cada 6 horas.

Fonte: Vivasuapele.blogspot

Verdades e mitos sobre as unhas

Page 3: A Voz da Comunidade 14

Abril 2011 3

GeralA Voz da Comunidade

Aprenda a fazer um gostoso chimarrão com Erva-Mate

1) Realizar uma higiene com-pleta (com água fervida) na Cuia e na Bomba e após enxu-gá-las bem, a Cuia pode ficar emborcada até secar.

2) Ponha-se uma quantidade de Erva-Mate na Cuia, mais ou menos uns dois terços da ca-pacidade da mesma.

3) Ajeitar a Erva de um lado da Cuia, protegendo com uma das mão abertas sobre a boca do porongo para que não caia fora a Erva pois a Cuia deve fi-car em posição inclinada. Po-de-se utilizar a própria Bomba para acomodar a Erva. Deixar acumular um maior volume de Erva, o barranquinho do lado desejado, de preferência à esquerda deixando o espaço vazio à direita, espaço esse desde a borda até o fundo.

4) Continuar apoiando o tope-te, o barranquinho, com a mão e despejar vagarosamente um

um pouco de água morna ou fria no espaço entre a Erva e a lateral da Cuia. (nunca se usa água muito quente para come-çar, pois ela queima a Erva, ocasionando um gosto muito amargo elogo logo deixa o mate lavado. Após colocada a água até a metade mais ou menos continue apoiando bem a Erva e inclina-se em ho-rizontal a Cuia até que a água chegue a borda do barranqui-nho, então parasse um mo-vimento nesta posição, com este processo a Erva firma-se em sentido vertical, como se fosse cimento na parede.

5) Deixe a Cuia recostada por alguns instantes, por meia dú-zia de minutos mais ou menos, até que a Erva inche.

6) Após coloque a Bomba ao fundo, tapando o bico da mesma com o dedo polegar e absorva o pouco de água que ainda resta, cuspindo-a for.

7) Permanecer com a Cuia apoiada no suporte e nova-mente tapar o bico da Bom-ba, daí então despeja-se água quente, começando a Roda.

O primeiro Mate antes de co-meçar a Roda é chamado “Mate de Zonzo”, ou “Veneno do Mate”. Geralmente o res-ponsável pelo mate sorve o primeiro, cuspindo-o fora, até roncar a Cuia se necessário enche outro até ficar no ponto.Tudo feito, Erva bem ajeitada na Cuia, a bomba no lugar cer-to o Mate-Amargo está pronto para ser servido, para come-çar a Roda de diálogo, de pro-sa, de namoro ou de concen-tração mental

Esta Coluna buscará, de for-ma direta, demonstrar as ne-cessidades, as urgências, as providências e, principal-mente, ações criativas e de resultados construídas pelas próprias comunidades em sua luta por uma melhor quali-dade de vida. Esta coluna tem como premissa conceitual atender e dar voz ao cidadão que busca por melhores con-dições de vida e de trabalho. A nossa prioridade é buscar soluções, retratar realidades e, sobretudo, respeitar todas as opiniões dos nossos leito-res, parceiros e autoridades constituídas. Queremos agir de forma séria e democráti-ca para podermos nos tornar uma ferramenta fundamental de cidadania, de colabora-ção e de utilidade para toda a nossas comunidades da re-gião da Grande Florianópolis, constituídas pelos municípios de Águas Mornas, Anápolis, Angelina, Antônio Carlos, Bi-guaçu, Florianópolis, Gover-nador Celso Ramos, Palho-ça, Rancho Queimado, Santo

Amaro da Imperatriz, São Bo-nifácio, São Pedro de Alcânta-ra e São José. Queremos, de forma direta, rápida e objetiva ajudar a despertar a consciên-cia de cada segmento da so-ciedade, ajudar a sociedade a fiscalizar os órgãos públicos que nos servem e contribuir com a busca de soluções que auxiliem a comunidade em sua luta por melhores condi-ções de vida e de lazer. A co-luna “A Voz da Comunidade” quer ser o elo entre o povo e o poder público. Um veículo de comunicação só é válido se ele priorizar o bem estar das pessoas. “A Voz da Comuni-dade” irá escutar os anseios e sonhos das comunidades e auxiliar nas soluções dos problemas que afetam a quali-dade de vida desta gente que trabalha, luta e dignifica nos-so estado. Queremos que to-dos possam sentir-se em casa com “A Voz da Comunidade”, portanto escreva, critique, su-gira, agradeça, cobre, protes-te, veicule, solucione, interce-da, informe.

Comunicação e democracia

Page 4: A Voz da Comunidade 14

Abril de 20114

PROGRAMAÇÃO DA CAMPEIRA

03/05 – Terça Feira18:00h: Ave Maria19:00h: Laço Internacional Sócio CTG OS PRAIA-NOS; (Para em Três Laçadores)PREMIAÇÃO: 1° LUGAR TROFÉU + R$ 100,001° LUGAR TROFÉU + R$ 100,001° LUGAR TROFÉU + R$ 100,00Obs: Se Houver Tempo Vaca Gorda;

04/05 – Quarta Feira16:00h: Inicio Vaca Gorda, Valor Inscrição R$ 40,00;PREMIAÇÃO: R$ 900,00 (para em Três duplas);18:00h: Ave Maria;19:00h: Inicio Laço Internacional Seleção de CTG s; Valor da Inscrição: R$ 150,001° LUGAR TROFÉU + R$ 150,002° LUGAR TROFÉU 3° LUGAR TROFÉU

05/05 – Quinta Feira16:00h: Inicio Taça Internacional Praiana, Valor Ins-crição R$ 40,00;(para em Três duplas); (As 30 Primeiras Duplas Po-derão Errar uma Armada nas 04 Primeiras).PREMIAÇÃO: 1º LUGAR TROFÉU + R$ 400,001º LUGAR TROFÉU + R$ 400,001º LUGAR TROFÉU + R$ 400,0018:00h: Ave Maria;21:00h: Abertura Oficial do 11º Rodeio Internacional do CTG os Praianos;22:00h: Continuação Taça Internacional Praiana;

06/05 – Sexta Feira08:00h: Laço Internacional Veterano;PREMIAÇÃO: 1° LUGAR TROFÉU + R$ 50,002° LUGAR TROFÉU + R$ 50,003° LUGAR TROFÉU + R$ 50,0009:00h: Laço Internacional Vaqueanos;PREMIAÇÃO: 1° LUGAR TROFÉU + R$ 50,002° LUGAR TROFÉU + R$ 50,003° LUGAR TROFÉU + R$ 50,0009:15h: Inicio do 1º Tiro de Laço A Moda Antiga Inter-nacional (Em Duplas), Valor Inscrição R$ 30,00; 1º LUGAR TROFEU + R$ 500,00;10:00h: Laço Internacional Irmãos (Em Duplas), Valor Inscrição R$ 30,00;PREMIAÇÃO:1° LUGAR TROFÉU + R$ 200,002° LUGAR TROFÉU + R$ 150,003° LUGAR TROFÉU + R$ 100,0013:00h: Inicio Laço Internacional Taça Cidade de São José; Valor Inscrição R$ 50,00 (para em Três duplas);PREMIAÇÃO: 1º LUGAR TROFÉU + R$ 1.000,001º LUGAR TROFÉU + R$ 1.000,001º LUGAR TROFÉU + R$ 1.000,0016:00h: Início Laço Internacional de Equipes (quar-teto), da 01 a 100 (Três Voltas); Valor da inscrição: R$ 250,00, com uma dupla embutida R$ 290,00, com duas duplas embutidas R$ 300,00, Valor da Inscrição só na Dupla R$ 130,00;

Agenda

Programação do 39º Rodeio Nacional e 11º Rodeio Internacional

Obs: O 1º Homem de cada Equipe deverá estar usando o colete fornecido pelo CTG os Praianos;

PREMIAÇÃO: Força “A” Com 12 Armadas1º LUGAR TROFÉU + 02(Duas) Moto Zero km2º LUGAR TROFÈU + R$ 2.000,003º LUGAR TROFÉU + R$ 1.000,004º LUGAR TROFÉU + R$ 500,005º LUGAR TROFÉU + R$ 300,00Força “B” 10 e 11 Armadas;PREMIAÇÃO:1º LUGAR TROFÉU + 01 Moto Zero km2º LUGAR TROFÈU + R$ 1.000,003º LUGAR TROFÉU + R$ 500,004º LUGAR TROFÉU + R$ 300,005º LUGAR TROFÉU + R$ 200,00Força “C” 08 e 09 Armadas;PREMIAÇÃO: 1º LUGAR TROFÉU + R$ 1.000,002º LUGAR TROFÉU + R$ 500,00 3º LUGAR TROFÉU + R$ 300,004º LUGAR TROFÉU + R$ 200,005º LUGAR TROFÉU + R$ 100,00Força “D” MTG/SC 12 Armadas (Valor da Inscrição R$ 110,00); com uma dupla embutida R$ 150,00, com duas duplas embutidas R$ 160,00, Valor da Inscrição só na Dupla R$ 130,00;PREMIAÇÃO:1º LUGAR TROFÉU + R$ 150,00 2º LUGAR TROFÉU + R$ 100,003º LUGAR TROFÉU + R$ 50,00Dupla Embutida, para em 03 duplas;PREMIAÇÃO:1º LUGAR TROFÉU + R$ 400,001º LUGAR TROFÉU + R$ 400,001º LUGAR TROFÉU + R$ 400,0018:00h: Ave Maria;17:00h: Inicio Inscrição Patrão de Piquete, Obs: Obrigatoriamente;21:00h: Inicio Leilão de Cavalos Crioulos (Salão Princi-pal do CTG os Praianos), Realização Cabanha Venân-cio Amorim e Cabanha Serra Alta;21:30h: Inicio da Gineteadas Internacional em Cavalo;Obs: Somente para Ginetes Convidados, Valor da Inscrição R$ 150,00;PREMIAÇÃO:1º LUGAR TROFÉU + 01 Moto Zero km2º LUGAR TROFÈU + R$ 800,003º LUGAR TROFÉU + R$ 300,0007/05 – Sábado07:30h: Inicio Laço Internacional Patrão de Piquete (Para em Cinco Laçadores ou Menos, será Sortea-do apenas 01 para Braço de Ouro);PREMIAÇÃO: 1° LUGAR TROFÉU + 50,002° LUGAR TROFÉU + 50,003° LUGAR TROFÉU + 50,004° LUGAR TROFÉU + 50,005° LUGAR TROFÉU + 50,0009:00h: Laço Internacional Pai e Filho, Valor da Ins-crição R$ 30,00 Por Duplas;PREMIAÇÃO: 1° LUGAR TROFÉU + R$ 250,002° LUGAR TROFÉU + R$ 150,003° LUGAR TROFÉU + R$ 100,0010:00h: Laço Internacional Guri (Para em Três La-çadores, será Sorteado apenas 01 para Braço de

Ouro); PREMIAÇÃO: 1° LUGAR TROFÉU 11:00h: Laço Internacional Pia (Para em Três Laçado-res, será Sorteado apenas 01 para Braço de Ouro);PREMIAÇÃO: 1° LUGAR TROFÉU 12:00h: Laço Internacional Prenda, Prendinha e Bo-nequinha;PREMIAÇÃO: 1° LUGAR TROFÉU + Jóia2° LUGAR TROFÉU + Jóia3° LUGAR TROFÉU + Jóia14:00h: Reinicio Laço Internacional Equipes, da 101 em diante;18:00h: Ave Maria;21:30h: Gineteadas Internacional, 2º Eliminatória;Obs: Poderá haver eliminatórias nas provas de laço duplas ou equipes, após a Gineteadas;08/05 - Domingo08:00h: Final Laço Internacional Equipe Força “D”;08:30h: Final Laço Internacional Duplas Embutidas;09:00h: Laço Internacional Patrão de CTG (Para em Três Laçadores, será Sorteado apenas 01 para Braço de Ouro);PREMIAÇÃO:1° LUGAR TROFÉU + R$ 150,001° LUGAR TROFÉU + R$ 150,001° LUGAR TROFÉU + R$ 150,0009:00h: Laço Internacional Vaca Parada Piazinho, Piazito, Prendinha e Bonequinha;PREMIAÇÃO: 1º LUGAR TROFÉU + Um Laço 2º LUGAR TROFÉU 3º LUGAR TROFÉU 09:30h: Laço Internacional Ex Coordenador (Para em Três Laçadores, será Sorteado apenas 01 para Braço de Ouro);PREMIAÇÃO:1° LUGAR TROFÉU 1° LUGAR TROFÉU 1° LUGAR TROFÉU 11:00h: Missa Crioula em Homenagem ao Dia Das Mães;12:00h: Prova Internacional de Rédea Adulto, Guri, Pia e Prenda, Valor Inscrição R$ 20,00;PREMIAÇÃO:Redea Adulto1° LUGAR TROFÉU + R$ 150,002° LUGAR TROFÉU + R$ 100,003° LUGAR TROFÉU + R$ 50,00Redea Guri e Pia1° LUGAR TROFÉU + Relogio2° LUGAR TROFÉU 3° LUGAR TROFÉURedea Prenda1° LUGAR TROFÉU + Jóia2° LUGAR TROFÉU 3° LUGAR TROFÉU13:00h: Final Laço Internacional Equipe Internacional Força “B”;14:00h: Final Laço Internacional Equipe Internacional Força “A”;15:30h: Laço Internacional Braço de Ouro (Para em Três Laçadores);PREMIAÇÃO: 1° LUGAR TROFÉU + R$ 300,0016:30h: Final Gineteadas Internacional;18:00h: Ave Maria e Encerramento do 11º Rodeio In-ternacional do CTG os Praianos.

Page 5: A Voz da Comunidade 14

Abril 2011 5

Danças Tradicionais Gaúcha Adulto1º Lugar: R$ 2.000,00 + Troféu 2º Lugar: R$ 1.000,00 + Troféu 3º Lugar: R$ 500,00 + Troféu

Danças Tradicionais Gaúcha Juvenil1º Lugar: R$ 900,00 + Troféu2º Lugar: R$ 500,00 + Troféu3º Lugar: R$ 300,00 + Troféu

Chula Adulto, Juvenil e Mirim1º Lugar: R$ 100,00 + Troféu2º Lugar: R$ 50,00 + Troféu 3º Lugar: Troféu

Gaita Ponto – Mirim, Juvenil e Adulto1º Lugar: R$ 100,00 + Troféu2º Lugar: R$ 50,00 + Troféu3º Lugar: Troféu

Causo1º Lugar: R$ 100,00 + Troféu2º Lugar: R$ 50,00 + Troféu3º Lugar: Troféu

Violão Solista (Acima de 17 anos)1º Lugar: R$ 100,00 + Troféu2º Lugar: R$ 50,00 + Troféu 3º Lugar: Troféu

Declamação Peão e Prenda – Mirim, Ju-venil, Adulto e Veterano1º Lugar: R$ 100,00 + Troféu2º Lugar: R$ 50,00 + Troféu 3º Lugar: Troféu

Campeão Geral: R$ 01 Moto Zero km

Total Geral: R$ 13.800,00

Sabado - 07/05/201110:00h Reunião com Posteiros ou Res-ponsáveis no Salão Walmor Schmidt;13:00h Inicio dos Concursos Individuais e Danças (Fase Classificatoria);

Domingo – 08/05/201108:00h Inicio dos Concursos Artísticos (Fase Final);

Agenda

Data Sugestão

Sexta29/04

20:00 Helipe & Elon22:00 Mayk & Rey00:30 SHOW NACIONAL HUGO PENA & GABRIEL02:30 Maria Fumaça

Sáb30/04

19:00 Chãso Batido22:00 Fábio & Rafa00:00 Candieiro

Dom01/05

19:00 Gauderiaço21:00 Maiara Coelho22:00 Ivonir Machado

Seg02/05

21:00 Chão Batido23:00 Legião

Terça03/05

21:00 Recanto23:00 Fronteiras

Qua04/05

20:00 Sabor Nativo23:00 João Luiz Corrêia

Quin05/05

21:00 Ricardo Porto23:00 Os Monarcas

Sexta06/05

19:00 Ávila Missioneiros20:00 Caroline Machado Dias21:00 OS SERRANOS00:00 Os Mateadores

Sáb07/05

14:00 Alma de Galpão16:00 Sabor Nativo19:00 Eco do Pampa22:00 Joça Martins00:00 OS TIRANOS

Dom08/05

12:00 Ávila Missioneiros14:30 Adolfo Pura Cepa15:00 Eco do Pampa19:00 Recanto

Programação Rodeio Internacional Shows Programação Concurso Artístico

11:00h Pausa para Missa Crioula;13:00h Reinicio dos Concursos.

Inscrições e-mail:[email protected];[email protected] ;[email protected];Telefones Vanessa Ou Rogerio (Mu): (48) 9102-8113/(48)9139-4006(48) 9661-8207.Regulamento pelo site: www.ctgos-praianos.com.br

Danças Tradicionais Gaúcha Veterana1º Lugar: R$ 900,00 + Troféu2º Lugar: R$ 500,00 + Troféu3º Lugar: R$ 300,00 + Troféu

Danças Tradicionais Gaúcha Mirim1º Lugar: R$ 900,00 + Troféu2º Lugar: R$ 500,00 + Troféu3º Lugar: R$ 300,00 + Troféu

Danças Birivas do Tropeirismo Gaú-cho1º Lugar: R$ 500,00 + Troféu2º Lugar: R$ 300,00 + Troféu3º Lugar: R$ 200,00 + Troféu

Conjunto Vocal1º Lugar: R$ 200,00 + Troféu2º Lugar: R$ 100,00 + Troféu3º Lugar: Troféu

Violão Solista (até 16 anos)1º Lugar: R$ 100,00 + Troféu2º Lugar: R$ 50,00 + Troféu 3º Lugar: Troféu

Interprete Vocal Peão e Prenda – Mi-rim, Juvenil e Adulto1º Lugar: R$ 100,00 + Troféu2º Lugar: R$ 50,00 + Troféu 3º Lugar: Troféu

Gaita Piano Mirim, Juvenil e Adulo1º Lugar: R$ 100,00 + Troféu2º Lugar: R$ 50,00 + Troféu 3º Lugar: Troféu

Lançamento da Rodar No dia 26 de abril, no restaurante Meu Cantinho, em São José, foi realizado um evento da Empresa Rodar Comercial, represen-tante autorizado Rodo Linea para toda a Grande Florianópolis, que une capacidade e tecnologia para a produção de implemen-tos rodoviários de cargas. A empresa possui uma vasta linha de produtos que atende às necessidades de diversos segmentos de transporte. O evento da Rodar buscou juntar clientes e ami-gos para a demonstração dos produtos e para a entrega de três carretas para empresários da região.

Henrique, Boscardin, Fred e Nelson Jr

Page 6: A Voz da Comunidade 14

Abril de 20116

Especial

39º Rodeio Nacional e 11º Rodeio Internacional.A festa do tradicionalismo vai começar

A maior festa regional da Gran-de Florianópolis começa no dia 29 de abril com um show nacio-nal de Hugo Pena & Gabriel e se estende até o dia 8 de maio. Se-rão 10 dias de muita festa com mais de 30 bandas alegrando a vida dos mais de 80 mil par-ticipantes esperados. Além das competições de laço, montaria, gineteada, dança, patrão do Pi-quete e leilão de Cavalo Criou-lo. Tudo em ambiente familiar e com toda segurança.Os participantes do 39º Rodeio Nacional e 11º Rodeio interna-cional serão recepcionados com bailes, shows, danças

tradicionalistas, Chula e Biriva, provas Campeiras, leilão de Cavalos e muito mais. Aos par-ticipantes das provas serão dis-tribuídos R$ 70 mil em prêmios, além de cinco motos.Eles gostam de churrasco, chi-marrão, dança, trova e se ves-tem como Chimangos e Ma-ragatos. Cantam e dançam, contam causos, brincam, be-bem cerveja, chimarrão e ale-grama vida de todos. A força do tradicionalismo gaúcho vai esquentar com a Cavalgda da Paz e com o 2º Costelaço, já no dia 21 de abril, feriado na-cional.

2º Costelaço - Um delicioso cheiro de churrasco no arDia 21 de abril, feriado nacio-nal, foi servido um saboroso churrasco gaúcho no CTG Os Praianos. Foi a realização do 2º Costelaço em comemora-ção dos eventos do 39º Ro-deio Nacional e do 11º Rodeio internacional - de 29 de abril a 8 de maio. E o 2º Costela-ço foi servido pra todo vivente que gosta de festa, de alegria, de música, de dança e de tra-dicionalismo.As porteiras vão ser abertas para a maior festa regional da Grande Florianópolis. E o evento comçou com o 2º Cos-telaço. Os participantes do Rodeio vão ser recepcionados pelo Patrão do CTG Os Praia-nos, David Gevaerd Filho, pela Patroa Fátima Costa Cascaes Mendonça e por toda a patro-nagem do CTG. E a recepção vai ser com muita música, ale-gria e um delicioso churrasco gaúcho. E de costela. O coste-

Aos participantes ainda é ofe-recido a alternativa de acampar ou estacionar um ‘motor home’ na área especial destinada para famílias e participantes. E tudo com segurança e todas as condições de acomodação, já que ali existem banheiros, áreas de lazer e de descan-so, além de cozinhas para os acampados. O tradicionalismo e suas áreas culturais campeiras sõa costu-mes que vão de pai para filho desde há muito tempo. Nas provas de laços ão distribuí-dos prêmios aos participantes de todas as idades. Inclusive

laço já foi servido.As camisetas ingressos foam vendidas, um total de 350, nas bilheterias do CTG Os Praia-nos ao valor de R$ 25 cada. Cada in-gresso deu direito a um churrasco, festa, dan-ça e muita m ú s i c a . Para o Pa-trão David o “CTG está prepa-rado para receber to-dos os par-t ic ipantes que gos-tam de um boa festa e um bom churrasco. E, agora, com o Galpão Multiuso Jacob Monn, estamos mais preparados até

para a chuva”. Mas, temos cer-teza, São Pedro vai colaborar com o tempo para o Rodeio,a ssim como colaborau com a alegria do 2º Costelaço.

A confraternização do 2º Costelaço contou com as participantes

das invernadas artísticas do CTG Os Praianos, como atra-ção principal, e como ponto principal da estrutura artística do tradicionalismo regional. E

as invernadas convi-dadas terão atenção

e destaque especial. Tudo com muita alegria e seguran-ça (PM, Guarda Municipal e segurança privada) para as famílias que ao CTG se enca-minham para brincar, dancar e cantar.

com prova de boi parado para iniciantes. O rodeio do CTG Os Praianos, reconhecido na-cional e internacionalmente, atrai participantes de todos os estados da região Sul, com destaque para representantes de Santa Catariane Rio Gran-de do Sul, da região Sudeste, com destaque para represen-tantes de São Paulo e Minas Gerais, e a região Ceentro-Oeste, com destaque para Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e de países vi-zinhos como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.Para o Patrão do CTG Os Praia-

nos, David Gevaerd Filho, “o Rodeio do CTG OS Praianos é uma festa familiar com toda segurança, e garantida pela PM, pela Guarda Municipal de São José e por segurança privada contratada para evitar confusão. E vale registrar que nunca foi registrado qualquer confusão nas festa e nos even-tos do nosso CTG. Aqui a festa é segura, alegre, de música e tradição. Aqui todos respeitam e são respeitados. Pode vir se divertir aqui no nosso Rodeio. A segurança nós garantimos. Tra-ga sua família e venha passar dias de alegria e descontração”.

Page 7: A Voz da Comunidade 14

Abril 2011 7

Especial

Evento promovido pelo CTG Os Praianos para divulgar a realização do 39º Rodeio Na-cional e o 11º Rodeio interna-cional, que acontece de 29 de abril a 8 de maio, reuniu mais de mil participantes, sendo 850 cavaleiros e amazonas e outras dezenas em charretes e carroças. Foi um sucesso a festa da família promovida pelo movimento tradicionalis-ta de São José. A maior dos últimos anos. Depois da Ca-valgada da Paz os participan-tes foram recebidos com o 2º Costelaço, que reuniu mais de 350 pessoas para um saboro-sa churrasco de costela feita ao fogo de chão, como man-da a tradição. Foram quatro dias de preparação da costela e muitas horas no fogo. Mais de 12 horas de fogo e atenção dos assadores.Já no início da manhã os parti-cipantes da Cavalgada da Paz foram recebidos, a partir das 6h 30min e estendido ate às 9

horas, com um farto café com sanduiches e biscoitos varia-dos. Depois os participantes enfrentaram, com chuva e poeira, mais de três horas de cavalgada que teve início às 9 h 20 min. Famílais inteiras es-tavam entre os participantes. Amigos, filhos, mães, pais, avós, netos e netas, alegres e felizes se utilizaram da Caval-gada da Paz como um evento familiar e de amigos num dia de feriado nacional.Abrindo o desfile a Patrona-gem do CTG Os Praianos, com destaque para as bandei-ras do Brasil, Santa Catarina, São José e a do CTG Os Praia-nos. O Patrão do CTG, David Gevaerd Filho, teve a honra de levar a bandeira do município que abriga o CTG Os Praia-nos: São José.No longo trajeto os partici-pants eram saudados pelos moradores do bairro de For-quilhinhas e comunidades próximas, por onde a imensa

Cavalgada da Paz reúne mil participantes

fila de participantes passou. Alinhados em duplas ou tri-plas os cavaleiros e amazonas ajudaram a divulgar a grande festa do CTG Os Praianos.O trajeto do passeio foi mar-cado por amizade e seguran-ça. Escoltados por viaturas da Guarda Municipal de São José e por equipes da Polícia Mili-tar, em viaturas e montados a

cavalo, todo o trajeto foi mar-cado por segurança para os participantes e comunidade.O percurso da Cavalgada foi feito saindo do CTG Os Praia-nos com destino ao ‘centro’ de Forquilhinhas, virando à direita na BR 101 e retornando ao CTG pela rodovia SC 407. Tudo com muita participação da comunidade e alegria dos

cavaleiros e amazonas.2º CostelaçoDepois da Cavalgada da Paz, os participantes, pagantes fo-ram mais de 350 pessoas, e visitantes puderam descansar suas montarias e se ‘esbaldar’ em um delicioso churrasco feito como manda a tradição gaúcha: com fogo de chão e assado por dois dias. Mais de 50 costelas de gado es-peravam os famintos para os prazeres da carne. Regado com cervejas e refrigerantes o almoço começou por volta das 13 horas. Além da carne, verduras, arroz, farofa, pão, sobremesas e quitutes.Por decisão da diretoria e por iniciativa do Patrão David Ge-vaerd, as muitas costelas que sobraram servirá para um al-moço a ser oferecido pelo CTG Os Praianos para entidades assistenciais do município, tão logo termine a correria que se transformará os próximos dias no CTG OS Praianos.

Page 8: A Voz da Comunidade 14

Abril de 20118

Fala Aí Comunidade

Durante os quatro dias do 1º MotoPalmas – Encontro Nacional de Moto-ciclistas, entre 21 e 24 de abril, mais de 8 mil visitantes participaram do evento. Shows com bandas, DJ s, manobras radicais com motociclistas, apresentações culturais, praça de alimentação, artesanato, playground para criançada e muitas outras atrações. O grandioso evento, que já faz parte do Calendário Anual da Prefeitura Municipal Governador Celso Ra-mos, aconteceu no bairro de Palmas e contou com a coordenação da Se-cretaria Municipal de Administração e Desenvolvimento Econômico, da Se-cretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer e do Moto Clube Anjos da Liberdade.

Na dia 19/04/2011, o Secretá-rio de Agricultura, Desenvol-vimento Rural e Aquicultura, Élson João da Silva, partici-pou da Assembleia Geral Ex-traordinária da Cooperativa de Produção Agroindustrial e Familiar de Biguaçu (COO-PAFABI), realizada no Audi-tório David Crispim Corrêa, no Centro do município.Os trabalhos foram conduzidos pelo Diretor de Agricultura,

A pedido da Prefeitura de São Pedro de Alcântara, o secretá-rio de Desenvolvimento Regio-nal da Grande Florianópolis, Renato Hinnig, acompanha-do do engenheiro do Deinfra, Cléo Quaresma; do coronel Valdir, da Defesa Civil estadu-al; veio conferir de perto os es-tragos provocados pela chuva do fim de semana no municí-pio, que afetou a principal liga-ção com Santo Amaro da Im-peratriz. Providências já foram tomadas.

Estavam presentes autoridades como Prefeito Municipal Edésio Justen, Vi-ce-Prefeito Pedro Martendal, Secretário Gerry Beirão, Presidente da Câma-ra Laudi, Nelson Isidoro da Silva representando o Secretário de Educação de SC, representante do Secretário Regional Renato Hining, Presidente da APP, Diretor da Escola, entre ou-tros secretários, vereadores e a comunidade. Após a cerimônia de inauguração, a Escola foi apresen-tada aos convidados, com amplas salas de aula além de sala de in-formática, biblioteca. Uma grande obra que atenderá muito bem os alunos da comunidade do Bairro São Francisco.

Cooperativa Rural define novo Conselho Administrativo em Palhoça

Leandro Marcílio Rodrigues, atuando como interventor desde 14/02/2011, tendo sido nomeado pelo Prefeito José Castelo Deschamps para desempenhar tal função. Na oportunidade, foi apresen-tada a prestação de contas dos anos 2009 e 2010, e pro-cedida a alteração do ende-reço da Sede para a Estrada Geral da Fazendinha – Três Riachos, a alteração da ativi-

dade principal da cooperati-va para Abatedouro, além da definição do novo Conselho Administrativo, que ficou as-sim composto:- Presidente: Jonatan Osni da Silveira- Vice-Presidente: Valci As-trogildo de Souza- Secretários: Leonardo de Faria- Conselheiros: Orácio Fran-cisco da Silva, Odilon João

Francisco, Paulo Gercílio Vieira- Suplentes conselheiros: Pe-dro Paulo Cardoso, Jonathan Junkes dos Santos, João To-maz de AquinoO novo Presidente da CO-OPAFABI, Jonatan Osni da Silveira, afirmou que suas principais metas são: trans-parência administrativa e financeira, para que a coo-perativa resgate sua credi-

bilidade; Reforma técnica no abatedouro frigorífico e ampliações, dentro dos cri-térios regimentais. “Gostaria de agradecer o Sr. Prefeito Castelo, o Procurador Dr. An-derson Nazário, o Secretário de Agricultura Élson João da Silva e, em especial, ao Sr. Leandro Marcílio Rodrigues, pelo eficiente desempenho em seus atos interventoriais”, destacou Silveira.

SDR Grande Florianópolis faz vistoria em rodovia danificada pela chuva em São Pedro de Alcântara

Foi inaugurada em Santo Amaro da Imperatriz a Esco-la Judite Adelina Schurhaus, no bairro São Francisco.

Mais de 8 mil pessoas participaram do 1º Moto-Palmas em Governador Celso Ramos

Page 9: A Voz da Comunidade 14

Abril 2011 9

Comunidade

Um sonho possível em Forquilhinhas O bairro de Forquilhinhas, em São José, é uma cidade den-tro de uma cidade. Somente ali residem mais de 20 mil ha-bitantes. Ali em bancos, su-permercados, casas lotéricas, Caixa Econômica Federal, far-mácias, padarias, açougues, oficinas, lojas de material de construção, lojas de roupas e de material esportivo, em-presas de grande porte e até indústrias, além de igrejas de diferentes credos, clubes es-portivos e um imenso CTG. Um dos maiores e mais im-portantes do estado. Ali os moradores vivem com suas famílias em perfeita harmonia. São moradores de todos os padrões sociais e culturais em busca do mesmo sonho: uma vida digna, honesta e feliz. E, para a maioria dos habitantes do bairro, este sonho possível está muito perto de aconte-cer. Bem, o poder público se ajudasse um pouco mais este sonho se realizaria mais rapi-damente.Com uma área relativamente pequena, se comparada com as dezenas de municípios ca-tarinenses que não possuem este população, mas possuem uma área geográfica muito maior, Forquilhinhas é peque-na. Sua área vai da BR 101, no trevo/viaduto de Forquilhi-nhas, até o CTG Os Praianos. Agora, o bairro já de desmem-bra em novos bairros que se formam a partir de novos con-domínios e novos loteamen-tos. Regulares ou não.São 11 ‘bairros’ que formam o imenso bairro de Forquilhinhas.Para o Presidente da Associa-ção de Moradores do Conjunto Habitacional de Forquilhinhas, Vilmar Ramos, o bairro ainda carece de muitas benfeitorias que devem ser realizadas pelo

poder público, tanto municipal quanto estadual. Mas, como ele mesmo adverte, a popula-ção não ficou parada no tem-po, foi em busca de soluções para os principais problemas do bairro. E soluções criativas.Para entreter e tira os jovens das drogas, a Associação parte em busca de projetos sociais e culturais. São proje-tos simples mais eficazes na busca pelo objetivo maior: dar opções aos jovens do bairro. Entre os projetos se destacam os de música, dança e infor-mática. São ações executa-dos no Colégio Estadual até que possam ter seus espaços próprios junto a Secretaria de Ação Social e um prédio para a Associação.Entre outras atividades da As-sociação, está o auxílio doen-ça e hospital e auxílio funeral aos mais necessitados, bem como auxílio escola, remédio e até auxílio com móveis para as famílias mais carentes. A comunidade também Requer a construção de um Centro de Referência e Assistência So-cial (Cras). O terreno já existe, doado pelo município. A obra vai ser erguida com recursos federais. A Associação tam-bém quer ter, em parceria com o poder público, uma centro do Hemosc para coleta de sangue no bairro.Estrangulada entre a BR 101, a SC 407 e o CTG Os Praianos, o bairro de Forquilhinhas vive com as agruras das ‘cidades dormitórios’ que se transforma rapidamente em uma peque-na cidade. E com esta trans-formação vem as dificuldades de locomoção, malha viária precária, córreos e pequenos rios transformados em leito para lixo e assoreados que, nas épocas das águas de mar-

ço, inunda o bairro e cria muito transtorno para os moradores. O desassoriamento, que é ne-cessário para a comunidade seguir sua vida normal-mente, dos rios Potecas e rio Imaruim. E este é um pe-dido que se renova a cada chuva, a cada ano, a cada novo alcaíde que se ins-tala no Paço Municipal. E, como se vê, até agora, nada.Mas não só de cheias vive o bairro, as festas da comunida-de alegram o ambiente fazem os moradores sacudirem seus esqueletos. A Associação pro-move as festas de Páscoa, das

Crianças e de Natal, que envol-vem mais de 6 mil crianças da comunidade. Além da festa de Aniversário da Entidade, dia

28 de Julho. Nesta festa p a r t i c i p a m cerca de 4 mil participantes. As danças de Terceira Ida-de, Inverna-da Artística e Dança, além do resgate da Cultura Fol-clórica, Terno de Reis, Ren-da de Bilro e Tarrafa. Isto sem falar nos

eventos promovidos pelo CTG Os Praianos, que estão en-tre os maiores da região e do estado. Somente neste ano o 39º Rodeio do CTG Os Praia-nos espera receber mais de 80

mil participantes.Para o presidente da Entidade, Vilmar Ramos, as necessida-des da comunidade se con-centram em “desassoriamen-to dos rios, limpeza das bocas de lobos das ruas, melhoria na sinalização nas ruas e ave-nidas e uma segurança mais intensa no bairro e em frente às escolas”. Para isto, diz Ra-mos, é preciso um maior efeti-vo de policiais, mais veículos e a Guarda Municipal que nunca passa por aqui.Já o setor de saúde, diz o pre-sidente, “faltam médicos, en-fermeiros, medicamentos, ma-terial para curativos, além de médicos da família, pediatras e ginecologistas”. Além disto, a situaçnao deixada como he-rança pela Casan ainda agri-de a comunidade. A água do bairro e péssima e a estação de tratamento serve apenas como um imenso “depósito de fezes”e que, muitas vezes, vaza para os rios da região. No jogo de empurra promovi-do entre Casan, Governo do Estado e Prefeitura Municipal, os moradores do bairro e que sofrem e ‘pagam’ a conta.E o presidente da entidade fi-naliza: “Gostaria de pedir para o poder público olhar com mais carinho para a nossa comunidade. Aqui vivem ho-mens e mulheres trabalhado-res e que desejam apenas ter uma vida digna”.

Foto

s: L

auan

y M

otta

Foto

s: L

auan

y M

otta

Foto

s: L

auan

y M

otta

Page 10: A Voz da Comunidade 14

Abril de 201110

Variedades

Rebelde, a novela que está mexendo com a televisãoA nova novela Rebelde da Rede Record recém começou e já está dando o que falar e causan-do polêmica entre os fãs da ver-são mexicana da novela Rebel-des. A novela Rebelde estreiou no dia 21 de março de 2011, vai ao ar de segunda à sexta, às 19 horas na Rede Record. Rebelde no Brasil é inspirada na versão mexicana da novela, que foi ao ar no ano de 2004 e virou febre no Brasil e no mundo! A nove-la vai retratar a vida de adoles-centes, situações cotidianos, namoro, paquera, amizades, escola, relacionamento familiar e com certeza vai conquistar você à cada capítulo que tende a ser mais emocionante. A pro-dução da novela Rebelde no Brasil é baseada na produção da novela mexicana Rebelde, que foi sucesso absoluto entre o público adolescente. A novela mostra a história de adolescen-

tes que acabam entrando em conflitos com os seus próprios sentimentos e acaba desper-tando o interesse dos jovens que muitas vezes estão passan-do por momentos semelhantes em suas vidas. Muitos fãs já es-tão ansiosos para conhecer os atores que compõem o elenco da novela Rebelde da Record, alguns são conhecidos por já terem algum tipo de participa-ção na TV. Os protagonistas da novela Rebelde são Micael Bor-ges, que foi o primeiro protago-nista negro de Malhação, Chay Suede, um dos participantes do Ídolos 2010, Lua Blanco, ex-Ma-lhação e ex-apresentadora do TV Globinho, Sophia Abrahão, ex-Malhação, Arthur Aguiar, ator, cantor e compositor, entre outros jovens atores que com-põe o elenco da novela Rebel-de atuando como coadjuvan-tes.Os personagens da novela

Presidenta Dilma abre campanha de vacinação contra a gripeA presidenta Dilma Rousseff convocou todos os brasileiros com mais 60 anos, as ges-tantes, as crianças de seis meses a dois anos de idade e a população indígena a se va-cinarem contra a gripe, gesto “fundamental, pois impede complicações como a pneu-monia”.Após receber dose da vaci-na, no início da manhã de hoje no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma fez questão de dizer que a vacinação não dói, que a aplicação é muito rápida, e “fez um apelo” para que as pessoas compareçam aos postos de saúde. “Vai ter [vacina] para todo mundo [dos grupos selecionados]. Calcula-se que será em torno de 30 milhões de pessoas. Então, eu faço um apelo para as mães de crianças de seis meses a dois anos, e para as

são Pedro, que vive um trauma do suicídio do pai após perder tudo e dedica sua vida a mãe e o irmão, que acabará se apai-xonando pela filha do homem a quem jurou vingança. Alice tem a princípio um atrito com Pe-dro, que na verdade é uma fuga para os sentimentos dos dois. Diego é um jovem que não quer dar continuidade aos negócios do pai, ele terá um forte lado re-belde, exagerando em bebidas e brigas. Roberta é uma doce menina, linda e sensível. Carla é

uma menina de corpo perfeito, mas que vive insatisfeita a pro-cura da magreza. Tomás é um jovem rico e bonito, que desco-bre o seu talento para música. Embarque nessa aventura, ao lado de tanta energia jovem que irá pairar sobre as nossas telinhas.Ainda em relação à novela Rebelde, para aqueles fãs que desejarem concorrer à vários prêmios, já está rolando a Promoção Rebelde Mania, grande sucesso entre a garota-da e vai presentear os fãs com

inúmeros prêmios em diversos sorteios. Esta é uma parceria da Rede Record com a nova novela Rebelde e vai presentear os fãs como incríveis prêmios, notebooks, ipads e muito mais! Se você é fã da novela Rebelde mexicana, com certeza vai se apaixonar pela versão brasileira também, que já é um grande su-cesso no Brasil ! Para ficar por dentro de tudo que rola nos bas-tidores da novela Rebelde da Record acompanhe diariamente o site R7 da Rede Record!

grávidas - não deixem de se vacinar - e para as pessoas acima de 60 anos”, disse a presidenta.A campanha contra a gripe é realizada em todo o território nacional, de hoje até o dia 13 de maio. No próximo sábado (30/4), haverá o Dia Nacional de Mobilização contra a Gri-pe, quando todos os postos de saúde estarão abertos. Dilma dedicou o mais recente programa de rádio, Café com a Presidenta, à campanha de vacinação.

MobilizaçãoO ministro da Saúde, Alexan-dre Padilha, lembrou que, as-sim como a presidenta Dilma, todos os brasileiros dos gru-pos selecionados devem arru-mar um tempo em sua agen-da para se vacinarem contra a gripe. Para a campanha, o

Ministério mobilizou mais 220 mil profissionais, 65 mil pos-tos de saúde e investiu R$ 230 milhões para aquisição de 33 milhões de doses.Padilha afirmou que a vacina é segura, pois é produzida a partir de vírus desativados, tanto que a própria presidenta foi vacinada, e que é de extre-ma importância que a popu-lação se dirija aos postos de saúde para reduzir o número do caso de pneumonias e, consequentemente, de óbitos pela doença. De acordo com o ministro, nos últimos 13 anos – desde que o governo come-çou a oferecer a vacina – hou-ve uma redução de 60% nas internações por pneumonia.O ministro lembrou, ainda, que o Brasil é destaque mun-dial no quesito vacinação e que 90% das vacinas aplica-das em território nacional são

produzidos por laboratórios públicos, como a Fiocruz e o Instituto Butantã. Padilha ci-tou a vacina contra rotavírus, por exemplo, criada no Brasil, e que foi responsável por uma redução de 22% dos óbitos por diarreia e de 17% nas in-

ternações.“É a demonstração de que a ideia de vacinar, de prevenir é melhor do que remediar, no Brasil está dando certo”, con-cluiu.* com informações do Blog do Planalto

Page 11: A Voz da Comunidade 14

Abril 2011 11

Retrato da cidade

Patrão do CTG Os Praianos por duas vezes, o catarinense de São Pedro de Alcântara, Al-mir Mirinho da Silva, tem suas raízes ligadas ao tradicionalis-mo pelo seu vínculo e respeito pelos animais. Mirinho, como é conhecido na comunidade, batalha e trabalha no tradicio-nalismo desde 1984 (CTG Os Açorianos, da Forquilha). E lá se vão 25 anos de lutas, traba-lho, alegria e tradição. Ao CTG Os Praianos Mirinho dedica boa parte do seu tempo desde mea-dos de 1986, como peão, quan-do início sua participação nas áreas administrativas e geren-ciais do CTG sempre trabalhan-do na infraestrutura do parque de eventos e de exposições.A participação do empresário ao CTG Os Praianos sempre foi ligado ao crescimento do próprio CTG, alongando o par-que, investimento em reformas e modernização, em cobertura de água, novas áreas de acam-pamento, de provas, de expo-sições, de apresentações, de reuniões e de participação dos associados.

Gente que faz - Almir Mirinho da SilvaEsta experiência em todos os setores do CTG moldaram a ‘personalidade’ do associado para, depois, assumir o co-mando dos destinos do CTG por dois mandatos. Um caso inédito no CTG: Mirinho é o único Patrão que assumiu por dois mandatos consecutivos os destinos da entidade tradi-cionalista e em sua moderni-zação. Inclusive nas áreas de segurança da informação, da contabilidade, da comunica-ção (Casa de Narradores) e do envolvimento com os associa-dos na prestação de contas e de demonstração da ‘saúde’ financeira da entidade. Estes formam os principais investi-mentos de um grupo gestor. E Mirinho complementa: “a ges-tão é a ação abnegada de um grupo de trabalho que acredita em um projeto em prol da so-ciedade do CTG”. Além das obras a Patronagem de Mirinho foi feita com inves-timentos em áreas de infraes-trutura, e de eventos (na sua administração foi iniciado a obra do Galpão Multiuso Jacob

Monn Filho, inaugurado em me-ados deste mês na gestão do Patrão David Gevaerd Filho), na área cultural e de participa-ção em rodeios em todos os CTG dos municípios vizinhos, com destaque aos rodeios na-cional e internacional do CTG Os Praianos, canchas de laço, invernadas artísticas, Sarau da Prenda (baile de Debutantes) e, agora, como conselheiros da própria entidade eleito para um mandato de seis anos. E a sua participação e lida é com as Ca-valgadas por todo o estado ca-tarinense.Mirinho também atua na políti-ca municipal. Em São Pedro ele atua como vice-prefeito muni-cipal, depois de atuar por dois anos como secretário de Obras do município, acumulando funções, e as obras foram sua marca. A maior obra do municí-pio, ligando São Pedro a Santo Amaro, foi em sua gestão como secretário. Agora, depois da vi-toriosa parceria com o atual pre-feito Ernei José Sthälin, onde a marca como vice-prefeito é de trabalhar pelo município nas

obras sociais e festas tradicio-nais, além de substituir o prefei-to em suas viagens e férias. E Mirinho complementa: “É uma parceria que vem dando certo e vai continuar a dar certo”. E, como diz o antigo peão: “Sou candidato a candidato a pre-feito em São Pedro. Meu nome está ligado à comunidade. Se ela achar que sou merecedor de sua aprovação, estou a dis-posição”.Sobre a realização do 39º Ro-deio Nacional e 11º Rodeio In-

A bela e simpática cidade de São Pedro de Alcântara, ber-ço da colonização alemã em Santa Catarina, recebeu os primeiros colonizadores uriun-dos da Alemanha em abril 1829, são 182 anos de vida, de luta e de conquistas. Um dos mais importantes muni-cípios da Grande Florianópo-lis, a cidade celebra também em abril seu 17º aniversário de emancipação política com uma série de atividades cul-turais e esportivas, entre elas um rodeio no CTG Tropilha realizado no final de semana passado. O prefeito municipal de São Pedro de Alcântara, Er-nei José Sthälin, avisa que as festas realizadas no município são festas de família, de cul-tura, de tradição e de alegria. Além da festa tradicionalista, realizada no sábado e domin-go passados no CTG Tropilha, na comunidade Santa Teresa, a prefeitura promoveu even-tos esportivos e comunitários como a Rua do Lazer, onde o

ternacional “é parque lotado. E o sucesso do Rodeio está li-gado aos investimentos da Pa-tronagem na sua realização. E este investimento foi realizado com cuidado, esmero e perfei-ção. Isto é a prova de sucesso. Eu acredito que será um gran-de evento”. E Mirinho finaliza sua entrevista com uma men-sagem aos sócios do CTG Os Praianos: “Os associados do CTG tem por obrigação rece-ber bem as pessoas que nos visitam”.

principal destaque ficou por conta de um torneio de fute-bol envolvendo pais e filhos. Nas festas e comemoração também foi apresentado uma mostra cultural com as revela-ções musicais de São Pedro de Alcântara. Todos os grupos selecionados fizeram apre-sentações iniciais em áreas da comunidade e foram escolhi-das por um júri específico da cidade. Para o prefeito Ernei José estes eventos demons-tram o poder e a força cultural da nova geração de morado-res da cidade.Mesmo com a alegria da festa de emancipa-ção o ano não foi muito alegre para a comunidade de São Pe-dro. O ano trouxe uma marca triste para a cidade. Somente neste início de 2011 São Pe-dro de Alcântara já decretou por três vezes ‘situação de emergência’ em decorrência das enchentes que assolaram o município neste período de verão. “Estamos reconstruin-do a cidade com dificuldades

e com a certeza da recupera-ção, é um momento difícil para todos porque com esse inves-timento poderíamos construir novas obras para São Pedro”, lamenta o prefeito Ernei José Sthälin ,mas levanta a cabeça porque sabe que sua comu-nidade é forte e precisa de incentivos de liderança para continuar a luta em busca de novas obras para o seu peque-no município. Mesmo com as dificuldades encontradas na reconstrução, depis das per-das nas enchentes deste ano, os 3 mil 500 habitantes de São Pedro de Alcântara tem muito o que comemorar, além das datas de emancipação e da chegada da primeira colônia de alemães ao estado. Os es-tudantes da Educação Básica da cidade obtiveram um dos melhores Índice de Desenvol-vimento da Educação Básica (Ideb) do estado, obtendo o resultado final de 5,2 em 2009. Se a educação básica no mu-nicípio seguir na mesma linha,

o Ideb de São Pedro de Alcân-tara pode chegar a topo de 6,7 já no próximo ano, 2012, ultra-passando a marca proposta pelo Governo Federal que é de 6 pontos em todos os mu-nicípios de todos os estados. “Mais do que educar, preci-samos ter como prioridade a boa educação com conteúdo, com aplicação e com conhe-cimento para nossas crianças

A festa de São Pedro de Alcântara

e jovens”, diz o prefeito Ernei José, que complementa: “em São Pedro todos os estudan-tes das escolas municipais e do colégio estadual recebem desde as séries iniciais aulas de alemão, visando valorizar a cultura local e o reforço da nossa cultura e a valorização da nossa herança de coloniza-ção”.

Entrevista

Page 12: A Voz da Comunidade 14

Abril de 201112

Comemoração

Palhoça festeja 117 anos de emancipaçãoQuinta, dia 21, Palhoça, na Grande Florianópolis, se transformou no palco da mú-sica sertaneja nacional. A du-pla Chitãozinho e Xororó, que está completando 40 anos de carreira, é o ponto alto da programação do aniversário de Palhoça, que festejou no dia 24 de abril 117 anos de emancipação política e ad-ministrativa. A apresentação foi um presente para toda a comunidade e aconteceu na avenida Atílio Pagani, no lo-teamento Pagani, em frente a sede da Prefeitura de Palho-ça. A festança do aniversário será comemorada em quatro dias, começando no dia 18, com o campeonato de Ca-nastra, no Hotel Slavieiro. O prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, já confirmou presença como competidor nesse campeonato que dura dois dias.Na quarta, dia 20, no Estádio Guarani de Palhoça foi rea-lizado um jogo entre repre-

sentantes da Prefeitura de Palhoça e do time do Beijo, do colunista Cacau Menezes.O dia D da agenda comemo-rativa aos 117 anos de Palho-ça aconteceu na quinta, dia 21. A programação é destina-da para toda a comunidade palhocense. Às 8hs da manhã a comunida-de, grupos de mães e de ido-sos calçaram seus tênis para participar da terceira edição da Caminhada pela Paz.Serão duas horas de cami-nhada com previsão de che-gada às 10hs quando acon-teceu o corte do bolo em homenagem aos 117 anos de Palhoça e o sorteio do IPTU premiado 2011. Todos os eventos programados para esse dia acontecem na ave-nida Atílio Pagani, no lotea-mento Pagani. Paralelo a Caminhada pela Paz, foi montada a Rua do Esporte e Lazer que vai ofere-cer desde piscina de bolinha, cama elástica e brincadeiras para a criançada como cam-

peonato de xadrez para os papais e mamães. Outra atração que fez [arte da festa foi buscando um es-paço no mundo da música sertaneja de raiz. Das 13hs às 16hs, aconteceu o primei-ro Festival Estadual da Inter-pretação de Música Sertane-ja de Raiz.As 15hs, teve corrida rústica. E, para fechar com chave de ouro esses dias de eventos, a partir das 16hs, teve início a programação musical com a apresentação do Grupo In-tuição, seguido de Tchelo De Luca, Hélio e Daniel e Gabriel Reis. Por fim, a grande atra-ção da festa, a apresentação de Chitãozinho e Xororó.Enfim, uma festa para marcar os 117 anos de Palhoça que tem muito o que comemorar por estar vivendo um boom em sua economia atraindo mais de 5 mil empresas, ge-rando mais de 18 mil empre-gos e atraindo 10 bilhões de Reais em investimentos des-de 2005.