jvc - jornal voz da comunidade nº 74 - maio de 2013

16
Jornal Edição nº 74 - Ano VI Zona Leste, Maio de 2013 “em defesa do planeta terra, pelo fim das desigualdades sociais e por uma sociedade mais justa e fraterna” DISTRIBUIÇÃO GRATUITA [email protected] - 10.000 Exemplares Zona Leste Página 13 A nova Lei das Empregadas Domésticas Direitos Página 3 Subprefeitura de Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa já têm CONSELHO POPULAR Zona Leste Páginas 8 e 9 Mãe... Mãe... São três letras apenas As desse nome bendito Também o céu tem três letras E nelas cabe o infinito Para louvar a nossa mãe, Todo bem que se disser Nunca há de ser tão grande Como o bem que ela nos quer Palavra tão pequenina, Bem sabem os lábios meus Que és do tamanho do CÉU E apenas menor que Deus! Mário Quintana Pentecostes: A Vinda do Espirito Santo Pentecostes Página 4 Três graves problemas na Zona Leste de São Paulo Três graves problemas na Zona Leste de São Paulo

Upload: ricardo-leocadio

Post on 09-Mar-2016

277 views

Category:

Documents


35 download

DESCRIPTION

JVC - Jornal Voz da Comunidade nº 73 - Abril de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: JVC - Jornal Voz da Comunidade nº 74 - Maio de 2013

VOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZVOZ DADADADADADADADADADADADADADADADADADADADADADADADADADADADADADA COMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADECOMUNIDADEJo

rna

l Edição nº 74 - Ano VIZona Leste, Maio de 2013

“em defesa do planeta terra,pelo fim das desigualdadessociais e por uma sociedade

mais justa e fraterna”

DISTRIBUIÇÃO [email protected] - 10.000 Exemplares

Zona Leste Página 13

A nova Lei das Empregadas Domésticas Direitos Página 3

Subprefeitura de Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa já têm

CONSELHO POPULAR Zona Leste Páginas 8 e 9

Mãe...Mãe... São três letras apenas

As desse nome benditoTambém o céu tem três letras

E nelas cabe o in� nitoPara louvar a nossa mãe,Todo bem que se disser

Nunca há de ser tão grandeComo o bem que ela nos quer

Palavra tão pequenina,Bem sabem os lábios meusQue és do tamanho do CÉUE apenas menor que Deus!

Mário Quintana

Pentecostes:A Vinda do Espirito Santo

Pentecostes Página 4

Três graves problemas na Zona Leste de São Paulo

Três graves problemas na Zona Leste de São Paulo

Page 2: JVC - Jornal Voz da Comunidade nº 74 - Maio de 2013

a taxa de desemprego entre jovens de 16 a 29 anos, o melhor indica-dor social é o das regiões das sub-prefeituras de Jabaquara, Ipiranga, Santo Amaro e Vila Mariana. E os piores indicadores vão para as re-giões de Cidade Tiradentes, Guaia-nases, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus e São Miguel. Estes, todos, da zona leste de São Paulo (Fonte: www.redenossasaopaulo.org.br).

Propostas para resolver o proble-ma não faltam. Uma delas é a de fa-zer da Avenida Jacu Pêssego, ao lon-go de seu percurso, um grande polo de geração de trabalho e renda, com incentivos para empresas se instala-rem, trazendo mais postos de empre-gos. Algo que atenderia diretamente os bairros com os piores indicadores de desemprego entre jovens.

Mas a proposta não pode ser fei-ta para atender apenas o mercado.

O primeiro trimestre de 2013 fez grande a expectativa pela apresenta-ção do Plano de Metas do atual go-verno municipal, uma vez que estão lá demonstrados como o novo pre-feito pretende agir para resolver os diversos problemas enfrentados pe-los paulistanos.

Ainda mais expectativa se gera quando se toma consciência de quais são e a dimensão destes pro-blemas. E não é difícil fazer uma lis-ta: segurança, educação, habitação, bem-estar, saúde, trabalho e geração de renda, e continua. Praticamen-te, todos os setores têm problemas muito graves, mas não para todos os bairros e distritos.

Dados dos indicadores sociais do Observatório Cidadão, organi-zado pela Rede Nossa São Paulo, deixam bastante claro quais são as regiões paulistanas que precisam de maior investimento. A saber, como exemplificação, o melhor indicador de porcentagem de empregos por re-gião em relação ao total da cidade é o do bairro do Itaim Bibi, um valor de 7,56%, enquanto que o pior in-dicador fica para o bairro Marsilac, com 0,003% dos empregos da cida-de, segundo dados de 2010.

Se as atenções se voltarem para

Desenvolvimento paratoda Zona Leste também

Também é possível, nesta mesma avenida, também ao longo de seu percurso, pontos de lazer, espaços para apresentações culturais, algo de grande escassez nesta região e em toda a Zona Leste mais periférica.

Nesta edição, o Jornal Voz da Comunidade traz uma reflexão so-bre os três maiores problemas da Zona Leste e de toda a cidade de São Paulo: Falta de vagas em creches, mais da metade da juventude fora da escola e a falta de política pública para os idosos. Isto apenas para ci-tar três graves e urgentes problemas, que têm massacrado muitas famílias.

Há de se considerar, é verdade, que a cidade de São Paulo é a mais populosa do país, ultrapassando 11 milhões de habitantes, destes, acima de 4 milhões moram na zona leste, o que equivale a 10% da população do estado de São Paulo, vivendo em uma região de uma única cidade. Isto não é pouco.

Em contra partida, deve-se con-siderar também que a cidade de São Paulo é detentora do maior orçamen-to público entre as mais de 5 mil ci-dades brasileiras, superando a cifra de 40 bilhões de reais por ano. Isto também não é pouco. E não é um or-çamento de há poucos anos para os

São Paulo é detentora do maior orçamento público entre as mais de 5 mil cidades brasileiras

2 Maio de 2013 [email protected]

Associação Voz da ComunidadeRua Miguel Rachid, 997 - Ermelino Matarazzo

São Paulo – SP - Fone: 2546-4254Correio eletrônico: [email protected]

Tiragem: 10.000 exemplares - Distribuição interna, sem fins lucrativos - Todos os envolvidos na

elaboração deste jornal são voluntários.

Os artigos assinados não refletem necessariamente a filosofia (objetivos) do jornal, são de responsabilidade dos autores.Jornalista Responsável: José Maria dos Santos - MTb: 11.413 - Articulistas: Prof. Odilon Guedes, Dr. Almir Pazzianotto, Dr. Wálter Maierovitch

Colaboradores: José Augusto Rocha Lima, Sebastião Galdino, Maurinho de Jesus - Pastoral Social: Luis FrançaPastoral da Comunicação: Luís França, Magnelson, Fernando Cruz, Marcondes Messias, Vanessa Baltazar, Professor Waldir Augusti, Ricardo Baba,

Mauro Margarido e Danilo Ferrari - Revisão: Alexssander S. Santos - Publicidade e Propaganda: Deise Cassi (98868-2884)Produção e Diagramação: Ricardo Leocadio - Mtb: 61.512/SP - (98136-1016).

Impressão: TAIGA GRÁFICA E EDITORA LTDA. Fone: 2409-7926 - Apoio/Parceria: FUNDAÇÃO TIDE SETÚBAL.

dias de hoje. Há várias décadas esta grande cidade é a dona do maior or-çamento público do Brasil e ainda não conseguiu se organizar e resolver os problemas mais essenciais assola-dores, principalmente, das periferias, das famílias mais necessitadas e que são a maior parte desta população.

Uma população que está cada vez mais bem organizada, mais bem in-formada e empenhada na busca de soluções, criando novos espaços de formação e informação, como as Escolas de Cidadania, em Ermelino Matarazzo, Belém, Jardim Ângela, um local para debates sobre tais difi-culdades e as propostas de soluções mais adequadas, do ponto de vista do desenvolvimento sustentável.

Na cidade de São Paulo há pro-blemas, grandes e urgentes, contudo, também há grande recurso financei-ro, oriundo dos impostos pagos. Se, a esta equação, também se somar a vontade política, não somente as metas da atual gestão serão contem-pladas, também serão resgatados o contentamento, a dignidade e o res-peito dos cidadãos paulistanos.

Alexssander S. SantosColaborador

[email protected]

Page 3: JVC - Jornal Voz da Comunidade nº 74 - Maio de 2013

DireitosMaio de 2013 [email protected]

Tire suas dúvidas sobre a nova pu-blicação da medida da PEC das Do-mésticas. Regras que dão mais direitos a essa classe de trabalhadores, que já começaram a valer.

Quem são os empregados domésti-cos? Para uma melhor compreensão deve-mos destacar quem se enquadra nos concei-tos de empregados domésticos: são aqueles que prestam serviços de natureza contínua e de fi nalidade não lucrativa a pessoa ou a família, no âmbito residencial dessas.

São considerados como empregados domésticos: cozinheiro, governanta, babá, empregada doméstica, lavadeira, faxineira, motorista particular, enfeira do lar, jardineiro, copeiro, caseiro, etc.

Quais são os direitos previstos na PEC? Recebimento de um salário míni-mo ao mês inclusive a quem recebe remu-neração variável; jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44 horas semanais; hora extra; respeito às normas de segurança de higiene, saúde e segurança no trabalho; reconhecimento de acordos e convenções coletivas dos trabalhadores; proibição de diferenças de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por mo-tivos de sexo, idade, cor ou estado civil ou para portador de defi ciência e proibição do trabalho noturno, perigoso ou insalu-bre ao trabalhador menor de 16 anos.

Como será feito o controle da jor-nada de trabalho? De quanto será a hora extra? A jornada máxima estabelecida na PEC é de 8 horas diárias e 44 horas sema-nais. A remuneração prevista por hora ex-tra é de, no mínimo, 50% a mais da hora normal. É sugerido que seja feita uma

A nova Lei das Empregadas Domésticas

Dra. Vanessa Baltazar da Silva - Advogada

[email protected]

folha de controle de ponto. O documento deve ter duas cópias, uma para o empre-gado e outra para o empregador. O em-pregado deve anotar, diariamente, a hora de entrada e de saída do trabalho, além do período de almoço realizado. As duas vias devem ser assinadas todos os dias, pelo patrão e pelo empregado, e guardadas. Se o empregador desejar, ele até pode adqui-rir um equipamento de controle de ponto, mas seu uso não é obrigatório (apenas empresas com mais de 10 funcionários são obrigadas a fazer o controle com o equipamento). O período de almoço não é incluído e deve ser contado à parte. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o período destinado a descanso para repouso e alimentação não poderá ser inferior a uma hora ou superior a duas horas, salvo acordo escrito entre empregado e empregador.

Descontos dos 6% relativos ao vale-transporte - É previsto o desconto de até 6% do salário contratado por causa do be-nefício de vale-transporte. O valor, contu-do, é limitado ao total de vale-transporte recebido (ou seja, não pode ser superior ao valor do benefício, apenas inferior).

O banco de horas poderá ser uti-lizado? Não é previsto na PEC, mas poderá ocorrer caso seja acordado em convenções e acordos coletivos.

Dúvidas? Sugiro entrar no site www.domesticalegal.org.br, lá encontrará tudo o que precisa saber, além de modelos de Contratos e cálculos de horas e pagamen-tos diversos.

Fonte: www.domesticalegal.org.br

DIVULGAÇÃO

Page 4: JVC - Jornal Voz da Comunidade nº 74 - Maio de 2013

Mulher / Pentecostes4 Maio de 2013 [email protected]

Papa Francisco

Em homenagem a todas as mães, lembramos, aqui, uma parte do discurso do Papa Francisco aos fiéis, na Segunda Au-diência Geral do Pontificado.

“Desde os primeiros passos da Igreja, é bem sólida e clara a fé no Mistério da Morte e Ressurreição de Jesus. Hoje, porém, gostaria de deter-me na segunda, nos testemunhos como forma de

narração, que encontramos nos Evangelhos. Em primeiro lugar notemos que as pri-meiras testemunhas deste evento foram as mulheres. Na aurora, elas vão até o sepulcro para ungir o corpo de Jesus, e

encontram o primeiro sinal: o túmulo va-zio (Mc 16,1). Depois continua o encontro

com um Mensageiro de Deus que anuncia: Jesus de Nazaré, o Crucificado, não está aqui,

ressuscitou (cf. vv 5-6.). As mulheres são movi-das pelo amor e sabem acolher este anúncio com

fé: creem, e rapidamente o transmitem, não o guardam para si, transmitem-no. (...)

Nas profissões de fé do Novo Testamento, como testemunhas da Ressurreição são lembrados somente homens, os Apóstolos, mas não as mulheres. Isto por-

que, de acordo com a lei judaica da época, as mulheres e as crianças não podiam dar um testemunho confiável. Nos Evangelhos, no entanto, as mulheres têm um papel primor-dial, fundamental.

Aqui podemos captar um elemento a favor da historicidade

da Ressurreição: se fosse um fato inventado, no contexto daque-la época não teria sido ligado ao testemunho das mulheres. Os evangelistas pelo contrário narram simplesmente o que aconte-ceu: as mulheres são as primeiras testemunhas. Isso diz que Deus não escolhe de acordo com os critérios humanos: as primeiras testemunhas do nascimento de Jesus são os pastores, gente sim-ples e humilde; as primeiras testemunhas da Ressurreição são as mulheres. E isso é bonito. E essa é um pouco a missão das mulheres: das mães, das mulheres! Dar testemunho aos filhos, aos netos, que Jesus está vivo, é o vivente, ressuscitou.

Mães e mulheres, adiante com este testemunho! Para Deus o que conta é o coração, o quanto estamos abertos a Ele, se somos como as crianças que confiam. Mas isso nos faz refletir também sobre como as mulheres, na Igreja e no caminho de fé, tenham tido e também hoje o tenham, um papel especial no abrir as portas para o Senhor, no segui-lo e no comunicar o seu Rosto, porque o olhar de fé tem sempre necessidade do olhar simples e profundo do amor.

Os Apóstolos e os discípulos têm mais dificuldades para crer. As mulheres não. Pedro corre ao sepulcro, mas fica pa-rado diante do túmulo vazio; Tomé tem que tocar com as suas mãos as feridas do corpo de Jesus.

Também no nosso caminho de fé é importante saber e sentir que Deus nos ama, não ter medo de amá-lo: a fé se professa com a boca e com o coração, com a palavra e com o amor. (...)”

“Para Deus o que conta é o coração”O nosso muito obrigado a todas as mães!

Jornal Voz da ComunidadeFonte: www.zenit.org/pt

“As mulheres são as primeiras testemunhas”

Pentecostes: A Vinda do Espirito SantoA Vigília, no dia 18 de maio de 2013, sábado, começa com a Missa às 21h e segue durante toda a noite,clamando para que o Espírito Santo renove a face da terra, da saúde, da educação, de nossas vidas...Domingo, dia 19 de maio, Missas de Pentecostes às 07h30, 10h o Pentecostes das crianças, 17h e 19h. Local: Igreja São Francisco de Assis – Rua Miguel Rachid, 997 – Ermelino Matarazzo

Venha Participar!Você é muito bem-vindo!

Vem Espírito Criador!

Pentecostes: A Vinda do Espirito SantoA Vigília, no dia 18 de maio de 2013, sábado, começa com a Missa às 21h e segue durante toda a noite,clamando para que o Espírito Santo renove a face da terra, da saúde, da educação, de nossas vidas...Domingo, dia 19 de maio, Missas de Pentecostes às 07h30, 10h o Pentecostes das crianças, 17h e 19h. Local: Igreja São Francisco de Assis – Rua Miguel Rachid, 997 – Ermelino Matarazzo

Venha Participar!Você é muito bem-vindo!

Vem Espírito Criador!

Page 5: JVC - Jornal Voz da Comunidade nº 74 - Maio de 2013

Aprender e ViverHá um fogo, uma luz a brilhar

Uma força indomável que nos move a lutar

Lutar na eterna descoberta de viver

Lutar contra nossos medos, temores escuros

Lutar para nos conhecer

E assim não ter o que temer

Perceber que a realidade não é escura

Que se faz possível toda loucura

Quando há querer e espírito de procura

E então aprender a viver.

Ricardo Hidemi BabaOs versos da canção ‘‘O QUE É, O

QUE É?’’ de Gonzaguinha nos diz que a vida é um eterno aprendizado, sem-pre há o que se descobrir, afi nal, o que é a vida senão uma eterna descoberta?

A busca pela verdade é incessan-te e muitas vezes não é exata. Em alguns diálogos do grande sábio da Grécia antiga Sócrates, percebe-se que alguns temas não têm uma conclusão exata. Além disso, o pró-prio Sócrates dizia que a verdade é esquiva. Ou seja, quando nos apro-ximamos de uma verdade, há outra mais a frente para buscarmos.

Esta busca é igualitária. Como disse Paulo Freire aos camponeses quando percebeu a forte e bela reli-giosidade daqueles humildes traba-

lhadores, ‘‘se Deus é pai, ele dá con-dições iguais para todos os seus fi lhos alcançarem o conhecimento e uma vida melhor’’. Todos são capazes de aprender, a verdade é para todos.

O conhecimento também advém da luta, como diz um famoso pro-verbio escrito pelo pensador alemão Nietzsche ‘‘o que não me mata, me fortalece’’. Ou seja, evoluímos e aprendemos com todos os aconteci-mentos na luta da vida.

Vamos aprender a cada dia, pois ninguém nasce conhecendo tudo. Sempre há algo para se descobrir e aprender.

Ricardo Hidemi Babawww.ricardobaba.com.br

‘‘Cantar e cantar e cantara beleza de ser

um eterno aprendiz...’’

DIVULGAÇÃO

Filosofi aMaio de 2013 [email protected]

Page 6: JVC - Jornal Voz da Comunidade nº 74 - Maio de 2013

Família / Cidadania6 Maio de 2013 [email protected]

Todos os meses, na Paróquia São Francisco de Assis, é reali-zada a Missa da Família, onde os casais recebem as bênçãos por conta da comemoração de suas bodas.

No mês de maio os seguintes casais participarão da celebração:

Missa da Família19 de maio às 17 horas

Após a Missa haverá uma recepção a todos os casais no Salão São Bento. Observação: Os casais que tiverem interesse em participar destas celebrações, preencher e destacar a fi cha abaixo e entregar na secretaria da Paróquia São Francisco.

CASAL ANIVERSARIANTEEsposo __________________________________________________________________________

Esposa __________________________________________________________________________

Endereço: ________________________________________________________________________

______________________________________________n.º _________ CEP __________________

Bairro ___________________________________________________________________________

E-mail: __________________________________________________________________________

Tel.: _________________________________ Cel.: ______________________________________

1 .... Adilson e Arlete ..............................29/05/99 ..........14 MARFIM2 .... Alex e Simone ................................10/05/08 ...........05 MADEIRA3 .... Altamir e Lucilene ..........................05/05/12 ..........01 PAPEL4 .... Andre e Silvia .................................19/05/79...........34 OLIVEIRA5 .... Carlos e Michelle ...........................28/05/11 ...........02 ALGODÃO6 .... Carlos e Sandra..............................18/05/12...........01 PAPEL7 .... Cicero e Gilda ................................05/05/88 ..........25 PRATA8 .... Cido e Penha ..................................08/05/65 ..........48 GRANITO9 .... Claudemir e Joseli ..........................02/05/81 ...........32 PINHO10 .. Claudinei e Ana Paula ....................19/05/12 ...........01 PAPEL11 .. Denilson e Sara .............................03/05/08 ..........05 MADEIRA12 .. Diego e Tatiana ..............................08/05/10 ...........03 TRIGO13 .. Diogo e Michelle ............................12/05/12...........01 PAPEL14 .. Edgard e Erinalda ...........................12/05/07 ...........06 PERFUME15 .. Edigleis e Aldenora.........................29/05/99 ..........14 MARFIM16 .. Edilson e Ednalia ............................17/05/08 ...........05 MADEIRA17 ... Edson e Marcia ..............................26/05/12 ..........01 PAPEL18 .. Edvan e Ana ...................................08/05/99 ..........14 MARFIM19 .. Elias e Diana ..................................21/05/11 ...........02 ALGODÃO20 .. Elias e Rosilda ................................24/05/08 ...........05 MADEIRA21 .. Erinaldo e Cleidinéia .....................24/05/03 ...........10 ZINCO22 .. Everton e Melina ............................28/05/11 ...........02 ALGODÃO23 .. Fabio e Sania .................................15/05/99...........14 MARFIM24 .. Fernando de Daniela ......................19/05/12 ...........01 PAPEL25 .. Francisco e Julia .............................15/05/82...........31 NÁCAR26 .. Geraldo e Fernanda ........................28/05/88 ..........25 PRATA27 .. Gerson e Ines .................................29/05/71 ...........42 PRATA DOURADA28 .. Gilberto e Dilma .............................15/05/98...........15 CRISTAL29 .. Igor e Tathiane ...............................15/05/10 ...........03 TRIGO30 .. Iris e Thalita ...................................07/05/11 ...........02 ALGODÃO31 .. Jair e Ivete ......................................12/05/12...........01 PAPEL32 .. João e Lea ......................................16/05/92 ...........21 ZIRCÃO33 .. José e Ana ......................................14/05/77 ...........36 CEDRO34 .. José e Josineide .............................21/05/11 ...........02 ALGODÃO35 .. José e Maria ...................................16/05/70 ...........43 AZERICHE36 .. José e Maria José ...........................30/05/64 ..........49 ELIOTRÓPIO37 .. Leandro e Elen Glauce ....................14/05/11 ...........02 ALGODÃO38 .. Leo e Josi .......................................21/05/11 ...........02 ALGODÃO39 .. Luiz Alberto e Cristina ....................24/05/75 ...........36 CEDRO40 .. Marco e Elaine ...............................08/05/10 ...........03 TRIGO41... Mauricio e Fabiana .........................15/05/04...........09 CERAMICA42 .. Neguinho e Silvana ........................04/05/85 ..........28 HEMATITA43 .. Nivaldo e Marlene ..........................19/05/73...........40 RUBI44 .. Paulo e Mª Helena ..........................15/05/76 ...........37 AVENTURINA45 .. Ragosino e Mª Lurdes .....................21/05/66 ...........47 JASPE46 .. Raudinei e Camila ..........................21/05/11 ...........02 ALGODÃO47 .. Renato e Sybelli .............................19/05/12 ...........01 PAPEL48 .. Ricardo e Adriana ...........................15/05/10 ...........03 TRIGO49 .. Roberto e Edna ..............................31/05/75 ...........38 CARVALHO50 .. Robson e Simone ...........................28/05/11 ...........02 ALGODÃO51... Rodrigo e Thais ..............................14/05/05 ...........08 PAPOULA52 .. Rogerio e Rose ...............................20/05/06 ..........07 LÃ53 .. Sergio e Ceiça ................................19/05/96...........17 ROSA54 .. Sidney e Eliane ...............................19/05/97 ...........16 TURMALINA55 .. Toninho e Cida ...............................02/05/87 ...........26 ALEXANDRITA56 .. Ulisses e Bruna ..............................14/05/11 ...........02 ALGODÃO57 .. Valdir e Roseli ................................03/05/08 ..........05 MADEIRA58 .. Valter e Rosemeire .........................09/05/09 ..........04 FLORES59 .. Varlem e Jucilene ...........................12/05/12...........01 PAPEL60 .. Wanderlei e Marcia ........................31/05/03 ...........10 ZINCO

A cidade de São Paulo vive nas últimas décadas um grande problema. A falta de vagas nas creches. Uma situação bastante delicada e que muito se com-plicou na ultima administração só para recordar em 2007 segundo a Secretaria Municipal da Educação, 88 mil crianças esperavam por vagas em creches da capi-tal. Hoje a situação está ainda pior a fi la para creches já esta com quase 100 mil crianças na espera.

O grande problema nesta situação é que as creches já não podem ser vistas como foram no passado. Hoje elas são uma instituição social, que diante da expan-são do conhecimento sobre educação infantil alcança ser o lugar ideal para o desenvolvimento das crian-ças na primeira infância, fazem parte de nossa rede de ensino, com a preponderante tarefa de auxiliar as famílias no desenvolvimento da capacidade de conhe-cimentos corporais, afetivos, emocionais, estéticos e éticos das crianças.

Um dever do Município.Um direito da CriançaDiante de sua importância, este serviço é um dever

do Município e um direito da criança, de maneira que não mais entendemos que a creche possa ser substituta dos pais na educação das crianças, pelo contrário, a tarefa primordial dos pais é a educação dos fi lhos a creche desponta como um instrumento que os auxilia de forma a garantir um melhor preparo para os fi lhos.

Creche: esperança deum futuro melhor

Pensar na necessidade de creche, portanto, é uma preocupação que precisa tomar todas as famílias, por-que é praticamente consenso entre educadores e es-pecialistas que os primeiros anos de vida são os mais importantes para o aprendizado humano. Por isso pre-cisamos estar conscientes que a creche vai oferecer um ambiente de experiência onde a criança aprende a construir sua identidade e tornar-se um futuro cidadão ciente de seus deveres e responsabilidades.

Política Pública paragarantir um futuro de sucessoPara o professor Marcelo Neri, chefe do Centro de

Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro, o ensino em creches e pré-escolas deveria ser a prioridade das políticas públicas do país, segundo ele “As chances de uma criança que teve uma boa educação na primeira infância ser bem sucedida na vida adulta são bem maiores”.

Ele lembra ainda que oferecer vagas que atenda as necessidades do município não é o sufi ciente, porque estas creches acabam se tornando “verdadeiros depó-sitos de crianças”, em outras palavras ou lutamos para exigir os direitos de nossos fi lhos ou acabamos como espectadores diante de tão relevante situação.

Movimento por mais creches em São PauloFonte: http://educarparacrescer.abril.com.br

DIVULGAÇÃO

Page 7: JVC - Jornal Voz da Comunidade nº 74 - Maio de 2013

CuriosidadesMaio de 2013 [email protected]

Não Tropece na LínguaArquivo

Tema do Mês: CRASE COM VERBOSArquivo

O universo dos verbos que admitem à ou às após si é relativamente restrito, pois se trata apenas dos verbos transiti-vos indiretos e, entre estes, somente da-queles que exigem complemento regido da preposição a. Nas frases abaixo, de construção semelhante, vamos perceber o mesmo verbo seguido de complemen-to com e sem crase (neste último caso, o complemento constitui ou o sujeito ou o objeto direto da oração):

• Abandonou à própria sorte os fi -lhos pequenos, aventurando-se com um marinheiro.

Abandonou a própria sorte quando resolveu fugir da bela vida que levava.

• Vai à luta com você, pois solidário ele é.

Vai a luta ser desigual? todos nos perguntamos.

• Fica à escolha do freguês levar um cupom ou ganhar um pequeno descon-to.

Fica a escolha do novo modelo por conta do cliente.

• Solicito acrescentar à lista de li-vros estes títulos: Mila 18, Os Ratos e Mad Maria.

Solicito acrescentar a lista de livros ao pacote que seguirá para a livraria.

• A massagem relaxa e leva à mente o aquietamento.

A massagem relaxa e leva a mente ao aquietamento.

• Favor anexar à folha 4 o mapa es-tatístico.

Favor anexar a folha 4 ao mapa es-tatístico.

• Os sintomas incluem vômitos e desmaios e podem levar ao coma e à morte.

• Muitos políticos acorreram à sede do governo / ao palácio para a soleni-dade.

• Fale à moça. / Fale ao rapaz.• Essas medidas proporcionarão à

população / ao povo melhores condi-ções.

• Subiram à primeira plataforma / ao primeiro piso e foram diretamente à sala / ao gabinete do diretor.

• Anexar à folha 4 / ao volume II as informações suplementares.

Fonte: www.linguabrasil.com.br

Colaborou: Mauro Margarido - [email protected]

Maio de 2013 77Não Tropece na Língua

Arquivo

Arquivo

Arquivo

Arquivo

ArquivoOs sintomas incluem desmaios que

podem levar a morte a um paciente de-bilitado.

• Sugeriu à CUT a concentração de esforços nas fábricas e no campo.

Sugeriu a CUT que concentrásse-mos esforços nas fábricas e no campo.

ARTIFÍCIO: TROCA DO FEMI-NINO POR MASCULINO

Um bom artifício para confi rmar se em determinada circunstância o verbo pede o à craseado é trocar seu comple-mento feminino por um masculino, de preferência sinônimos. Onde se usa ao, deve-se usar à, pois um à (a a) é o femi-nino de um ao (ao) . Exemplos:

• Transmitiu à patroa / ao patrão os agradecimentos da equipe.

Nomes de BebêsEscolha um nome para seu bebê. Alguns pais sabem que

nome dar para seu fi lho ou fi lha. Mas muitos pais sofrem com as dúvidas entre tantos nomes para batizar o bebê.

A escolha do nome de seu filho ou filha é uma decisão importante e definitiva. Eles levarão esse nome por toda a vida, quer gostem ou não. Por isso, tome cuidado. Quer uma ajudinha?

Apresentamos uma lista de nomes para bebês, meninos e meninas.

Ao longo do ano iremos divulgar mais nomes, com seus respectivos signifi cados. Caso queiram fazer uma pesquisa de outros nomes, fale com a gente através do meu e-mail.

Fonte: http://br.guiainfantil.com/nomes-de-bebes/

Colaboração Fernando Cruz [email protected]

Origem dos Nomes das RuasO Jornal Voz da Comuni-

dade publica todos os meses a origem dos nomes das ruas de nosso bairro. A história do nome de cada uma delas é apresentada segundo as pesquisas realizadas pela equipe do jornal.

Se você, leitor, encontrar nes-tes históricos qualquer divergên-cia do apresentado, ou alguma informação complementar, soli-citamos nos contatar para even-tuais retifi cações.

O Jornal está também à dispo-sição dos leitores que queiram sa-ber sobre a origem dos nomes das ruas em que moram.

Entre em contato através do nosso endereço eletrônico [email protected], ou carta para JORNAL VOZ DA COMUNIDADE – Rua Mi-guel Rachid, 997 – 03808-130.

GOOGLE STREET VIEW

Wagner ..............Alemã......................Fabricante de vagão.Walda .................Teutônica ..............Aquele que governa.Waldemar .........Teutônica ..............Governador famoso.Waldemiro .......Russo .......................Variação de Vladimir que quer Soberano da paz.Waldyr ...............Germânica .............Governar, comandar, dirigir.Wallace ..............Anglo-saxônica ....Homem do país de Gales.Walter ................Teutônica ..............Condutor do exército, guerreiro com poder.Wanda ...............Teutônica ..............Peregrina.Wellington .......Anglo-saxônica ....Uma família próspera.Wilbur ................Teutônica ..............Brilhante resoluto.

Rua Padre Serafi m Leite - Ermelino MatarazzoHistórico:O Padre Serafi m Leite, do Instituto Histórico da Companhia de Jesus, nasceu

no ano de 1890, em Portugal. Entrou para a companhia religiosa em 1914. O padre Serafi m dedicou-se aos estudo históricos, vivendo vários anos nos Brasil, onde escreveu a História da Companhia de Jesus, em sete volumes. Em 1925, foi chamado a Roma para participar do Instituto Histórico dos Jesuítas, onde es-creveu nova obra em 05 volumes, para a coleção “Monumenta Histórica Socie-tatis Jesus”. Escreveu monografi as relativas a personalidades, acontecimentos e problemas religiosos, sociais e políticos do Brasil e de Portugal clássico. Faleceu em Roma, no dia 27 de dezembro de 1969.

Esta Rua fi ca entre as ruas Figueira da Polinésia e a Av. Dr. Assis Ribeiro

FONTE: http://www.dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br/Colaboração: Fernando [email protected]

Page 8: JVC - Jornal Voz da Comunidade nº 74 - Maio de 2013

8 Maio de 2013

Assuntos das reuniões do CONSELHO POPULAR DA SUBPRE-FEITURA DE ERMELINO MATARAZZO/PONTE RASA

A Zona Leste só vai melhorar se o Povo participar ativamente. Quem mais participa, MAIS CONQUISTA. Não adianta ficar só reclamando: isso é coisa de medíocres... O Povo com Cidadania luta para conquistar seus direitos sociais até a vitória final. Participe do PLANO DE METAS DE ERMELINO MATARAZZO/PONTE RASA e vamos lutar com gar-ra nestes próximos anos: 2013-2016.

Aqui listamos as Metas que devem ser resolvidas na gestão 2013-2016. Mande suas sugestões!

1ª Meta é a Saúde de qualidade para toda populaçãoQueremos o PSF (Agentes Comunitários de Saúde em todo Ermeli-

no/Ponte Rasa). ESF ou PSF é o melhor programa de Saúde do Brasil. Quando começa o PSF em nosso Bairro?

*** O que mais precisa melhorar na Saúde? Venha na reunião e traga suas propostas. Convidada: Tânia Bonfim, Coordenadora de Saúde de Ermelino Matarazzo/Ponte Rasa.

2ª Meta é de ASFALTO e Infraestrutura 2.1. Duplicar a Av. Abel Tavares. É uma vergonha o abandono da Av.

Abel Tavares. Sem calçada, sem mobilidade, cheia de buracos e com muitos acidentes. É a pior Avenida do Bairro e a mais abandonada há cerca de 50 anos...

2.2. Asfaltar cerca de 20 Ruas no Jardim Keralux. É a Comunidade mais abandonada no ASFALTO da Cidade de São Paulo. Quando come-çam as OBRAS no Jardim Keralux e na Avenida Abel Tavares? Quem vai encaminhar estas soluções? Convidamos o Secretário Municipal de infraestrutura: Sr. Osvaldo. Também o Subprefeito de Ermelino Matara-zzo/Ponte Rasa: Sr. Toshio.

3ª Meta é de CRECHE, Já, PARA TODAS AS CRIANÇAS A Cidade mais rica do Brasil não pode continuar excluindo as CRIAN-

ÇAS DA CRECHE, EMEI E DA ESCOLA PRIMEIRO GRAU. São mi-lhares e milhares de Crianças no mais cruel abandono. Criança que não faz CRECHE corre o risco de ficar excluída a vida toda.

Propomos um PRO-CRECHE, a exemplo do maravilho PRO-UNI. Creche, Já, p/ todas Crianças... Convidamos o Coordenador Municipal de Educação da DRE Ermelino/Ponte Rasa/Penha/Cangaíba: Prof. Hélio.

Zona [email protected]

Subprefeitura de Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa já têmCONSELHO POPULAR

Conselho de Desenvolvimento Social, Sustentável e de Geração de Emprego e Trabalho na Subprefeitura de Ermelino Matarazzo/Ponte Rasa, Região Leste. Toda população de Ermelino Matarazzo/Ponte Rasa está convidada a participar efetivamente do PLANO DE METAS para 2013-2016. As reuniões serão bimensais com o subprefeito e as autoridades responsáveis de cada política pública.

Dias das reuniões: 26 de Junho, 4ª. Feira; 28 de Agosto, 4ª. Feira; 30 de Outubro, 4ª. Feira; 11 de Dezembro, 4ª. Feira. Horário: 19h30. Local: Salão São Francisco, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo. Falar com Elias: 9.9760.5748.

4ª Meta é uma POLÍTICA CULTURAL em todas as Vilas e Jardins da Zona Leste

Há décadas e décadas que não existe Política Cultural nas Perife-rias. Foram as PERIFERIAS que elegeram o Prefeito Haddad. Estamos aguardando e esperando uma POLITÍCA CULTURAL para todos e to-das, Já. O que a Secretaria Municipal de Cultura está fazendo em Erme-lino Matarazzo/Ponte Rasa?. Convidamos o Coordenador de Cultura de Ermelino Matarazzo: Ricardo.

5ª Meta é Moradia Digna, Regularização e Urbanização das Vilas, Favelas...

Em Ermelino Matarazzo/Ponte Rasa queremos um PLANO PARA 2013 sobre a URBANIZAÇÃO E REGULARIZAÇÃO conforme o Pre-feito Haddad prometeu nas metas:

Meta 29 – Obter terrenos e produzir 55 mil unidades habitacionais; Meta 30 – Beneficiar 70 mil famílias no Programa de Urbanização de

Favelas; Meta 31– Beneficiar 200 mil famílias no Programa de Regulariza-

ção Fundiária. Quando vai começar este PLANO DE METAS DA MO-RADIA DIGNA em 2013 em Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa? Vai legalizar os TERRENOS DO JARDIM KERALUX? Quando começa? Convidamos o Coordenador de Habitação: Sr. Ivan.

6ª Meta é garantir POLITICA DE QUALIDADE PARA TO-DAS AS PESSOAS IDOSAS

6.1. Em cada Vila/Jardim um Centro de Convivência para as Pes-soas Idosas. A Cidade de São Paulo é a pior cidade para tratar as pes-soas Idosas. Não temos uma POLITICA DIGNA para todas as Pes-soas Idosas. IDOSOS, UNI-VOS, pois do contrário ficaremos no eterno abandono, ou melhor, só seremos lembrados nas Eleições. Convidado/a a SAS de Ermelino Matarazzo/Ponte Rasa:.....................

7ª Meta é GERAR EMPREGO E TRABALHO NA ZONA LESTEQuando teremos na Jacu-Pêssego e em outros Bairros da Zona Les-

te um PLANO DE INCENTIVOS FISCAIS para gerar EMPREGO? (Esta semana o Estádio do Corinthians recebeu milhões e milhões em incentivos fiscais). E os incentivos fiscais para GERAR EMPREGO E TRABALHO na Zona Leste? Na antiga Fábrica do Matarazzo é possível gerar mais de 100 mil empregos... Queremos, URGENTEMENTE, um FORUM PARA DEBATER OS PROJETOS PARA GERAR EMPREGO

Page 9: JVC - Jornal Voz da Comunidade nº 74 - Maio de 2013

Maio de 2013 9Zona [email protected]

Subprefeitura de Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa já têmCONSELHO POPULAR

Conselho de Desenvolvimento Social, Sustentável e de Geração de Emprego e Trabalho na Subprefeitura de Ermelino Matarazzo/Ponte Rasa, Região Leste. Toda população de Ermelino Matarazzo/Ponte Rasa está convidada a participar efetivamente do PLANO DE METAS para 2013-2016. As reuniões serão bimensais com o subprefeito e as autoridades responsáveis de cada política pública.

Dias das reuniões: 26 de Junho, 4ª. Feira; 28 de Agosto, 4ª. Feira; 30 de Outubro, 4ª. Feira; 11 de Dezembro, 4ª. Feira. Horário: 19h30. Local: Salão São Francisco, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo. Falar com Elias: 9.9760.5748.

NA ZONA LESTE. Esta proposta deve ter a participação de todo povo. O Prefeito Haddad coloca as seguintes METAS para gerar EMPREGO/TRABALHO em 2013-2016:

Objetivo 12: Promover o crescimento econômico e a geração de trabalho.

Meta 60 – Criar e efetivar a Agência São Paulo de Desenvolvimento;Meta 61 – Criar uma agência de promoção de investimentos para a

cidade de São Paulo a partir da expansão da atuação da Companhia São Paulo de Parcerias – SPP;

Meta 62 – Criar e efetivar o Programa de Incentivos Fiscais nas Regi-ões Leste e extremo Sul.

Convidado: Subprefeito de Ermelino Matarazzo/Ponte Rasa: Sr. Toshio.

8ª Meta é A CONSTRUÇÃO DA HIDRO-TERAPIA para atender 2.000 pessoas mês

Há anos e anos que as pessoas com Deficiência, Pessoas Idosas, Pes-soas Acidentadas que esperam a HIDRO-TERAPIA. Quando vai come-çar esta obra? VEJAM: o Estádio do Corinthians está sendo construído em área pública, com financiamento público, com incentivos fiscais pú-blicos... E todo dia vemos os MAFIOSOS DO FUTEBOL em escândalos de esquemas, etc... Agora, para atender os excluídos na Saúde vemos falta de vontade política para dar uma solução definitiva.

Convidado: subprefeito de Ermelino Matarazzo/Ponte Rasa: Sr. Toshio.

9ª Meta é a PRESTAÇÃO DE CONTAS MENSAL DA SUB-PREFEITURA DE ERMELINO MATARAZZO/PONTE RASA.

Por lei, todas as Subprefeituras são obrigadas a PRESTAR CONTAS MENSALMENTE para a população. Esperamos que nesta reunião o subprefeito apresente, por escrito, toda a prestação de contas de janeiro a maio de 2013. Convidado: subprefeito de Ermelino Matarazzo/Ponte Rasa: Sr. Toshio.

10ª Meta é Melhorar a Segurança em Ermelino Matara-zzo e Ponte Rasa

A Segurança é um direito de todo o Povo. Só vamos ter mais seguran-ça com a efetiva participação da população.

Entre tantos problemas de segurança, há também problema do BA-RULHO excessivo dos carros, motos e bares nas ruas. As pessoas ido-

Povo de Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa.Vamos participar para melhorar toda nossa Região.

Divulgue as reuniões do Conselho Popular.• Governo é como feijão, só funciona com pressão...

• Os Cidadãos corajosos lutam até a vitória final...Os medrosos e covardes morrem como sapo debaixo do

pé do boi... CIDADANIA se conquista comPovo consciente, organizado...

Mais informações: Luis: 7194.4426;Tião: 2546.4254; Elias: 9.9760.5748

Email: [email protected] participar!

sas reclamam muito deste alto barulho na Zona Leste. Não há lei para coibir este barulho? Convidamos o Comandante da Polícia Militar da Zona Leste.

11ª Meta é Ampliar a COLETA SELETIVA DO LIXO. O Pre-feito Haddad listou estas metas para 2013-2016:

Objetivo 15. Ampliar os índices de coleta seletiva oficial no municí-pio de 2% (2012) para 10%

Meta 71 – Ampliar a coleta seletiva municipal para os 21 distritos que ainda não são atendidos;

Meta 72 – Obter terrenos, projetar, licitar, licenciar, garantir a fonte de financiamento e construir 4 centrais de triagem automatizadas;

Meta 73 – Implantar 84 novos Eco pontos (Estações de Entrega Vo-luntária de Inservíveis).

*** Quando teremos em ERMELINO MATARAZZO/PONTE RASA um Eco ponto?***

Convidado: Secretário de Serviços: Simão Pedro.

12ª. Meta é Melhorar toda ILUMINAÇÃO DE ERMELINO MATARAZZO E PONTE RASA

Convidamos os responsáveis da ILUMINAÇÃO para dar uma solu-ção definitiva e assim melhorar todo Bairro.

Convidado: Simão Pedro e Paulo, Coordenador do ILUME.

Page 10: JVC - Jornal Voz da Comunidade nº 74 - Maio de 2013

Para anunciarPublicidade e Propaganda JVC:

Deise Cassi (98868-2884)[email protected]

Saúde10 Maio de 2013 [email protected]

O Mutirão de Cirurgia da Catarata já está com as inscrições abertas e o prazo para as pessoas a partir de 50 anos e com dificuldade para enxergar se inscreve-rem é 13 de maio. O evento, que em 2012 realizou mil operações, este ano oferece três mil vagas. O proce-dimento é gratuito.

Realizado pelo Centro Comercial Aricanduva em

Mutirão da Catarata recebeinscrições até 13 de maio 2013

Postos de inscrições:• Shopping Aricanduva: Avenida Aricanduva, 5.555, LOJA 54 - Alameda Vila Matilde - de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h

• Instituto São Paulo de Ação Voluntária: Praça Barão Itaqui, 685, Tatuapé – de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h

• Espaço Político e Cultural Gilson Barreto: Avenida Mateo Bei, 2.618, Cidade São Mateus – de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h

• Estação CPTM Brás: Praça Agente Cícero, nº 1, próximo ao Aces-sa São Paulo – de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30

• Poupatempo Itaquera: Avenida do Contorno, 60 – Itaquera – de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e sábado, das 7h às 13h

• Em Guarulhos, no Núcleo de Atendimento Jurídico e Psicossocial do 1º DP: Avenida Monteiro Lobato, 264 – todos os dias, das 9h às 20h

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone doInstituto São Paulo de Ação Voluntária: (11) 2097-6995.

DIVULGAÇÃOparceria com o Instituto São Paulo de Ação Voluntá-ria, Espaço Cultural Gilson Barreto e a Cesmo Ofta-mologia, o evento é a maior ação de saúde ocular na região leste da capital paulista. O mutirão é considera-do o mais importante dessa modalidade em São Paulo.

Os pacientes previamente inscritos serão aten-didos no estacionamento do Shopping Interlar Ari-canduva por uma equipe especializada. Na ocasião, passarão por exames e, aqueles que tiverem a catarata diagnosticada, já sairão com a cirurgia agendada.

O auxílio ao público durante todo o evento é feito por aproximadamente 900 voluntários, entre médicos oftalmologistas e estudantes da área de saúde, e mais de 120 integrantes do movimento escoteiro. Também é fornecido um lanche para todos e haverá cadeiras de rodas para os idosos com dificuldade de locomoção.

Page 11: JVC - Jornal Voz da Comunidade nº 74 - Maio de 2013

Maio de 2013 [email protected]

PARTICIPE DA ESCOLA DA CIDADANIA DA ZONA LESTE. Todas as Sextas Feiras, 19h30 no Salão da Igreja São Francisco de Assis, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo. *** A Escola de Cidadania é gratuita e certificada pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO*** Informações: Luis, 7194.4426; [email protected]; Falar com Deise: [email protected]

REUNIÃO NO CRI DE SÃO MIGUEL com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Data: 29 de Maio de 2013, Quarta Feira, 14 horas.Local: CRI de São Miguel, em frente a Praça de São Miguel Paulista. Falar com Maria do Carmo, 2943.2277.

REUNIÕES GERAIS DA MORADIA no Polo Cultural da Zona Leste, na “ESQUINA” da Av. Águia de Haia com a Avenida Imperador. Dias: 28 de Maio; 25 de Junho; 30 de Julho. Sempre às 19 horas. Informações: 9.9988.1869, Neto. A Moradia é a ROUPA DA FAMÍLIA. E na Zona Leste milhares e milhares de Famílias estão em Moradias inadequadas e que trazem graves problemas de saúde. Lutar pela MORADIA ATÉ A VITÓRIA FINAL. Venha dia 28 de Maio.

Missa de São José OperárioLocal: na Igreja São Francisco de Assis, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo, 2546.4254. - Data: 1 de maio de 2013, Quarta Feira, 7h30 da manhã.

Convite para o DEBATE SOBRE A IMPLANTAÇAO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL EM CADA UMA DAS SUBPREFEITURAS DA ZONA LESTE. Dia: 17 de Maio de 2013, Sexta Feira, às 19h30, na Escola de Cidadania da Zona Leste, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo, tel: 7194.4426, Luis.Por que um Conselho de Desenvolvimento Social em cada SubPrefeitura? Estamos convictos de que a implantação dos CDS nas 31 Subprefeituras pode contribuir decisivamente na mudança de escala e de qualidade na participação social na cidade. Temas fundamentais como a revisão do Plano Diretor ou a elaboração das diretrizes orçamentárias e do orçamento municipal deveriam ser apreciados pelos CDS. Quais os COMPROMISSOS DE CADA UM DOS 31 CONSELHOS DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL? Mobilizar diversos segmentos da sociedade para, em parceria com instituições públicas e privadas, construir e se comprometer com uma agenda e um conjunto de metas, articular e promover ações, visando uma cidade de São Paulo justa e sustentável. Acompanhe a Rede Nossa São Paulo e o Programa Cidades Sustentáveis nas mídias sociais! Fale com Luis: 7194.4426.

Reunião com o Secretário Municipal de Educação Prof. Cesar Callegari: sobre ampliação de Educação Infantil na Zona Leste: mais Creches, mais Vagas nas Creches, mais Terrenos para Novas Creches (CEIs) e EMEIs. Mais CULTURA e Políticas Públicas de Cidadania. Dia: 10 de Maio de 2013, Sexta Feira. Horário: 19h30 na Escola de Cidadania da Zona Leste, Salão da Igreja São Francisco, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo, Tel: 7194.4426, Luis França.

Reuniões do Movimentode Saúde - Zona LesteA Saúde é um direito de todo Povo. Somente o Povo organizado, mobilizado e consciente vai conquistar a Saúde com qualidade. Falar com Sr. Alberto: 9.8476.3525. 6 de Junho, Quinta Feira, 9 horas, Reunião da Saúde no Hospital de Ermelino Matarazzo. 4 de Julho, às 9 horas, REUNIÃO COM O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE no Salão da Igreja São Francisco, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo, Tel.: 9.9988.1869.

Page 12: JVC - Jornal Voz da Comunidade nº 74 - Maio de 2013

Messias Guirado messiasguirado@

ig.com.br

“Leitura Orante da Bíblia” – parte Ia Bíblia para tornar-se um mestre. Vai ler a Palavra de Deus para ouvir o que Deus tem para te dizer, conhecer a von-tade Dele e viver o Evangelho de Jesus Cristo. Esteja, portanto, com disposi-ção para receber o chamado que Javé fez para Samuel. ”Javé se apresentou e o chamou como antes: Samuel, Sa-muel. Então Samuel respondeu: Fala que o teu servo escuta. (1 Sm 3,10).

2. Peça o Espírito Santo. Escutar Deus não depende de você nem do es-forço que fará, mas só e unicamente de Deus, Ele entrará em contato com você e nos pequenos gestos você ouvirá a sua voz. “Javé disse a Elias: saia e fi que no alto da montanha, pois Javé vai passar. Então aconteceu um furacão. Depois do furacão, houve um terremoto Javé porem não estava no terremoto. Depois do terremoto, apareceu fogo, e Javé não estava no fogo. Depois do fogo, ouviu-se uma brisa suave. Na brisa suave e calma estava Javé.” (1Rs 19,11-12). Na leitura Orante você deve estar repleto de humildade e com a ajuda do Espírito de Deus você vai descobrindo o sentido da Palavra. Parte II na próxima edição.

“Depois do fogo, ouviu-se uma brisa suave. Na brisa suave e calma estava Javé”

Nas últimas edições, escrevi sobre Lucas, Médico e Evangelista, que para os cristãos católicos em 2013 é o livro de estudo do mês da Bíblia, em 2014 será Mateus.

O mês da Bíblia iniciou nos anos sessenta em Belo Horizonte, MG, época do Concílio Vaticano II, perí-odo de mudanças importantes para a nossa Igreja, por exemplo, a missa passou a ser celebrada em português não mais em latim, as traduções da Bíblia também em português.

O mês de setembro foi escolhido como o mês da Bíblia devido à festa de São Jerônimo que é celebrado no dia 30 do mesmo mês. Jerônimo foi o tradutor da Bíblia chamada Vulgata, que quer dizer popular.

Então a cada ano um livro da Bí-blia é escolhido para ser aprofunda-

do e meditado. As Irmãs Paulinas e o Cebi sempre se preocuparam, desde o início, no preparo de livros e textos de fácil compreensão com uma leitura po-pular sobre o livro do mês da Bíblia.

Nos estudos de Bíblia há sempre a pergunta: Qual o melhor jeito de ler a Bíblia? As respostas são quase que unânimes: Em comunidade para melhor compreensão. Sozinho as dúvidas vão se acumulando e sendo mal interpretadas.

Nesta e nas próximas edições escre-verei sobre a Leitura Orante da Bíblia. Utilizarei a Bíblia e comentários de textos das Edições Paulinas e do Cebi.

A mística paraanimar a leitura Orante:1. Faça-se em mim segundo a tua

palavra. Ao iniciar a Leitura Orante da Bíblia, você não vai estudar; não vai ler

Momento Bíblico12 Maio de 2013 [email protected]

DIVULGAÇÃO

Page 13: JVC - Jornal Voz da Comunidade nº 74 - Maio de 2013

Dizem que a Zona Leste está num grande desenvolvimento por causa da COPA DO MUNDO. Isso é uma gran-de mentira. A Zona Leste continua num grande abandono naquilo que é o mais sagrado: AS PESSOAS HUMANAS. Depois da COPA DE 2014 vamos herdar uma COPA PLENA DE CORRUPÇAO E DESMANDOS. Estádios superfatura-dos e mal construídos. Veja o Engenhão, por exemplo. O Estádio do Engenhão, na cidade do Rio de Janeiro, é um belo postal de corrupção, roubalheira e desmandos.

Vejam aqui 3 graves problemas da Zona Leste e que quase ninguém fala, EXCETO NAS ELEIÇÕES. Não é pos-sível que a CIDADE MAIS RICA DO BRASIL, a Cidade que mais arrecada dinheiro de impostos para os 3 Gover-nos esteja vivendo estes 3 gravíssimos problemas. Vamos analisá-los:

Três graves problemas na Zona Leste de São Paulo

Vamos denunciar. Vamos lutar até a vitória final.GRANDE REUNIÃO POR CRECHE, EMEI E ESCOLA para todas as Crianças.

Dia 25 de Junho de 2013, Terça-Feira, às 19 horas. Local: Polo Cultural da Zona Leste, na esquina da Av. Imperador com a Av.

Águia de Haia, Zona Leste. Falar com Andersom: [email protected]

Primeiro grave problema na Zona Leste: Crianças fora da creche

Segundo: Mais da metadeda juventude fora da escola

Segundo: Falta de PolíticaPública para a 3ª Idade

Milhares e milhares de Crianças FORA DA CRECHE. FORA DA EMEI. FORA DA ESCOLA. Como pode a Cidade mais rica do Brasil, a Cidade que está entre as 50 Cidades mais ricas do mundo abando-nar o seu futuro. Nós, do MOVIMENTO DE CRECHE DA ZONA LESTE, insistimos para que a Pre-feitura de São Paulo promova o PRÓ-CRECHE. Cada Família receberá cerca de 500 reais por mês para que nenhu-ma Criança viva FORA DA CRECHE E DA ESCOLA. A Cidade mais rica do Brasil não pode continuar excluindo as Crian-ças. Lugar de Criança é na Creche, na EMEI e na Escola. Criança sem Creche não tem futuro e está condenada à ex-clusão para sempre. Este é um direito garantido pela Constituição Brasileira.

Que futuro tem uma Região onde mais da metade da Juventude está FORA DA ESCOLA? Os 3 Governos deveriam, UR-GENTEMENTE, fazer um grande muti-rão para INCLUIR TODA A JUVENTUDE na Escola. Chega de exclusão. A Escola é da Juventude, MAS A ESCOLA QUE ESTÁ AÍ é uma Escola atrasada, sem recursos e pessimamente remunera os Professores! É uma Escola pior que a da Idade Média.

A Cidade de São Paulo é a PIOR CIDA-DE DO BRASIL NO TRATO PARA COM OS IDOSOS. Segundo o SEADE (Funda-ção Sistema de Análise de Dados) a Ci-dade de São Paulo é a pior Cidade para tratar os Idosos. Não tem CENTROS DE CONVIVÊNCIA PARA AS PESSOAS IDO-SAS e não tem Políticas de qualidade para atendê-las. Não é possível a Cida-de mais rica do Brasil excluir as pesso-as idosas depois de dezenas e dezenas de anos de trabalho explorado.

A Zona Leste não está de braços cruzados

Zona LesteMaio de 2013 [email protected]

Page 14: JVC - Jornal Voz da Comunidade nº 74 - Maio de 2013

Prêmios: Serão sorteadas 6 (seis) Cruza-dinhas resolvidas corretamente e premiadas com brindes especiais.

Entrega: Na secretaria da Paróquia São Francisco de Assis, até 31 de Maio de 2013, dentro de um envelope, endereçado ao Jornal Voz da Comunidade “Cruzadinha -

Maio/2013”, colocando no verso o nome, endereço, telefone e idade.

Quem pode participar: Crianças de até 14 anos de idade.

Colaborou: Mauro Margarido [email protected]

1- Os passarinhos comeram as que caíram a beira do caminho (Mt 13,4)2- Cidade onde nasceu Jesus (Mt 2, 1)3- Local onde Jesus voltou ao saber que João tinha sido preso (Mt 4, 12)4- Ninguém a acende para colocá-la debaixo de uma vasilha (Mt 5, 15)5- Aproximou-se de Jesus perguntando quantas vezes deveria perdoar seu irmão (Mt 18, 21)

6- Número de discípulos instruídos por Jesus (Mt 11, 1)7- Onde Jesus estava entrando quando um oficial romano se aproximou dele (Mt 8, 5)8- Quantidade de pães que os discípulos tinham (Mt 14, 17)9- Os bons vão para os cestos, os que não prestam são jogados fora (Mt 13, 48)10- A quem Jesus nos diz para amar (Mt 5, 44)11- Estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor (Mt 9,36)

12- Que não se deve atirar aos porcos (Mt 7, 6)13- A quem o patrão mandou esse empregado (Mt 18, 34)14- Passou três dias e três noites no ventre da baleia (Mt 12, 40)15- O que conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo (Mt, 4, 1)16- Dois deles seguiram Jesus, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi” (Mt 9, 27)

O Jornal Voz da Comunidade, no Espaço da Crian-ça, publicou em sua edição de março de 2013, mais um concurso, que foi destinado às crianças de até 14 anos de idade, cujo objetivo foi o preen-chimento correto da CRUZADINHA de março/13.

Os ganhadores foram:• Stephany de Lucena Costa – 08 anos

• Leonardo da Silva Lima – 08 anos• Giulia Cardoso Oliveira – 08 anos• Náthaly Martins de Sá – 13 anos• Diego José Silvestre Diniz – 07 anos• Kamily Lucena Costa – 08 anosOs brindes aos vencedores serão entregues na Mis-sa da Paróquia São Francisco de Assis, no domingo, dia 11 de maio de 2013, às 19 horas.

Apuração do Concurso CRUZADINHA – Março/2013

Espaço das Crianças14 Maio de 2013 [email protected]

Page 15: JVC - Jornal Voz da Comunidade nº 74 - Maio de 2013

Por Danilo Morcelli

Nas proximidades do Jardim Panta-nal, às margens do rio Tietê e da linha férrea, em uma colina com vistas para a planície de inundação e a cidade de Guarulhos, estão as ruínas do Sítio Mi-rim. Suas ruínas são importante teste-munho do passado paulista, vestígios do período de colonização, de um pas-sado de sítios e chácaras.

Construída pelos índios no século XVII, em taipa de pilão, a casa Sede do Sítio Mirim, foi um antigo ponto de paragem, venda e hospedaria que servia aos tropeiros, também, ponto importan-te de apoio para os exploradores de ouro e para aqueles que navegavam o Tietê.

Suas ruínas sem proteção efetiva algu-ma, estão ameaçadas de desaparecerem, e com elas as memórias desse sítio. A degradação dos vestígios avança conside-ravelmente. Aos poucos os depredadores, as formigas e as águas vão dissolvendo

Desde as primeiras inciativas de pro-teção à esse remanescente, na década de 1960, sua conservação é um dilema e divide interesses. Por vezes movimentos da comunidade reivindicaram algum tipo de ação imediata, ou até mesmo a recons-trução da casa. Outras vezes, alegando o abandono do espaço, a população rei-vindicou o terreno para a construção de moradias populares, assim como para a construção de uma estação de trem.

Sua proteção pelas três esferas de

poder parece garantir sua conservação, mas não é o que ocorre na prática, dado que a proteção nunca se efetivou. Em 1973, a construção foi tombada em âm-bito federal. Em 1975, o imóvel foi de-sapropriado pela prefeitura. Em 1982 tombado ex-officio em âmbito estadual e em âmbito municipal em 1991.

No dia 11 de Maio de 2013, Sábado,

9 horas, faremos um encontro no Sítio Mirim, situado na rua Urutu, travessa da Avenida Assis Ribeiro. Nossa luta é encontrar uma solução para as ruínas, conhecer sua História e as Memórias associadas à construção. Desse encon-tro faremos um grande grupo de traba-lho. Venha você também contribuir! E convide os interessados!

O Sítio Mirim

Participe da Reunião para a Preservação

do Sítio MirimData: 11 de maio de 2013

Local: Sítio Mirim - Rua Urutu – Travessa da Av. Dr. Assis Ribeiro

Contato com Danilo Morcelli:[email protected]

Casa sede do Sítio Mirim na década de 1940

Ruínas do Sítio Mirim, 2012, por Danilo Morcelli

Suas ruínas sem proteção efetiva alguma, estão ameaçadas de desaparecerem

Sítio MirimMaio de 2013 [email protected]

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Page 16: JVC - Jornal Voz da Comunidade nº 74 - Maio de 2013

Estas são: 1- Seu trabalho, 2- Sua família, 3- Sua Saúde, 4- Seus amigos e 5- Sua vida espiritual.E você tem que manter tudo isso sempre no ar.Logo você vai perceber que o trabalho é como

uma bola de borracha.Se deixar cair ela rebaterá e irá saltar de volta. Mas

as outras quatro bolas: família, saúde, amigos e vida espiritual são frágeis como vidro.

Se você deixar cair uma destas, irrevogavelmente serão lascadas, marcadas, cortadas. Nunca mais serão as mesmas.

Temos de entender isto: Apreciar e se esforçar para alcançar e cuidar do mais valioso. Trabalhar de forma eficaz nas horas normais de trabalho e deixar o trabalho a tempo. Dê o tempo necessário para sua família e amigos.

Exercitar-se, comer e descansar adequadamente. E acima de tudo...

Crescer na vida interior, espiritual, que é o mais importante, porque é eterna.

Shakespeare disse: Eu sempre me sinto feliz, sabe por quê? Porque eu não espero nada de ninguém. Esperar sempre dói. Os problemas não são eternos, sempre têm soluções. A única coisa que não resolve é a morte. A vida é curta, por isso, adoro isso!

Viva intensamente e lembre-se:1. Antes de falar... Ouça! 2. Antes de escrever... Pense! 3. Antes de criticar... Examine-se! 4. Antes de ferir... Sinta-se! 5. Antes de orar... Desculpe! 6. Antes de gastar... Ganhe! 7. Antes de desistir... Tente! 8. ANTES DE MORRER... VIVA!

Medite sobre: Trabalho, Família, Saúde, Amigos e sua Vida Espiritual.

O menor discurso de Bryan Dyson, ex-presidente da Coca-Cola... Ele disse em seu discurso na hora de deixar o cargo de presidente da gigantesca Coca-Cola:

Imagine a vida como um jogo em que você está fazendo malabarismos com cinco bolas no ar.

DIVU

LGAÇÃO