edição - 74

16
Hospital terá gestão de iniciativa privada Técnico faz balanço da equipe em 2009 Maioria dos comerciantes aprova calçadão OSASCO GRB PÁGINA 5 PÁGINA 11 PÁGINA 10 Publisher: Cláudia Azevedo Ano II - nº 74 Sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 ALPHAVILLE | TAMBORÉ | ALDEIA DA SERRA | GRANJA VIANA | SÃO FRANCISCO BARUERI | SANTANA DE PARNAÍBA | COTIA | OSASCO| ITAPEVI www. girosa .com.br TRAGÉDIA Depois de várias horas de um temporal que castigou o estado, na terça-feira (8), as consequencias foram sentidas na região com cinco mortes (quatro em Santana de Parnaí- ba e uma em Itapevi). Várias famílias ficaram desalojadas. Equipes da Defesa Civil de vá- rios municípios montaram for- ças-tarefa e removeram para abrigos as famílias que ainda estavam em áreas que apresen- tavam risco de deslizamentos. FOTOS: ZÉ CARLOS BARRETTA - GIRO S/A DIVULGAÇÃO IMPACTO COMUNICAÇÃO GLADSTONE CAMPOS Em Parnaíba, quatro irmãos morreram soterrados Na terça-feira (8), a madruga- da foi trágica para a família Gam- betta, que vivia em uma área ir- regular nas proximidades da rua Estrela Dalva, no bairro 120. Por volta das 4h50, um deslizamento de terra matou três crianças e um adolescente enquanto dormiam. Vizinhos tentaram resgatá-los re- tirando a lama com as mãos, mas em vão. Familiares das vítimas garantem que o Resgate só che- gou por volta das 7h. “Moro na cidade e isso nunca aconteceu an- tes. Foi uma fatalidade. A Guarda Municipal Comunitária foi a pri- meira a chegar para nos ajudar”, relatou Valdomiro Guimarães, pai de uma das vítimas. PÁGINA 7 Polo I-Motion estreia câmbio automatizado AUTOS PÁGINA 14 Ceia delivery é garantia de sossego e elogios Shoppings têm horário estendido PÁGINA 12 PÁGINA 10 MENU COMPRAS COTIA DOR Dezessete horas de chuva deixam saldo de cinco mortos na região “A princesa e o sapo”: clássico revisitado PÁGINA 13 CINEMA Moradores de Berilo começam a receber doações PÁGINA 6 BARUERI O QUE RESTOU - LAMA E DESTROÇOS EM FRENTE À CASA ATINGIDA PELO DESLIZAMENTO DINSEY

Upload: giro-sa

Post on 31-Jul-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição - 74

Hospital terá gestão de iniciativa privada

Técnico faz balanço da equipe em 2009

Maioria dos comerciantes aprova calçadão

OsascO

grb

Página 5

Página 11

Página 10

Publisher: Cláudia Azevedo

Ano II - nº 74Sexta-feira,

11 de dezembro de 2009

alPHaville | TaMboré | aldeia da Serra | granja viana | São FranciScobarueri | SanTana de Parnaíba | coTia | oSaSco| iTaPevi

www.girosa.com.br

tragédia

Depois de várias horas de um temporal que castigou o estado, na terça-feira (8), as consequencias foram sentidas na região com cinco mortes (quatro em Santana de Parnaí-ba e uma em Itapevi). Várias famílias ficaram desalojadas. Equipes da Defesa Civil de vá-rios municípios montaram for-ças-tarefa e removeram para abrigos as famílias que ainda estavam em áreas que apresen-tavam risco de deslizamentos.

FoTo

S: z

é ca

rlo

S b

ar

reT

Ta -

gir

o S

/a

div

ulg

açã

o

iMPa

cTo

co

Mu

nic

açã

o

gla

dST

on

e ca

MP

oS

em Parnaíba, quatro irmãos morreram soterrados

Na terça-feira (8), a madruga-da foi trágica para a família Gam-betta, que vivia em uma área ir-regular nas proximidades da rua Estrela Dalva, no bairro 120. Por volta das 4h50, um deslizamento de terra matou três crianças e um adolescente enquanto dormiam. Vizinhos tentaram resgatá-los re- tirando a lama com as mãos, mas em vão. Familiares das vítimas garantem que o Resgate só che-gou por volta das 7h. “Moro na cidade e isso nunca aconteceu an-tes. Foi uma fatalidade. A Guarda Municipal Comunitária foi a pri-meira a chegar para nos ajudar”, relatou Valdomiro Guimarães, pai de uma das vítimas.

Página 7

Polo i-Motion estreia câmbio automatizado

autOs

Página 14

ceia delivery é garantia de sossego e elogios

Shoppingstêm horário estendido

Página 12

Página 10

Menu

coMPraS

cOtiadOr

dezessete horas de chuva deixam saldo de cinco mortos na região

“a princesa e o sapo”: clássico revisitado

Página 13

cineMa

Moradores de berilo começam a receber doações

Página 6

barueri

o que reSTou - laMa e deSTroçoS eM FrenTe à caSa aTingida Pelo deSlizaMenTo

din

Sey

Page 2: Edição - 74

Nesta sexta-feira (11), às 10h, o Posto SEBRAE de Santana de Parnaíba promove a palestra gratuita Comece Certo. Informações 4156-4524.

Hoje (11), a partir das 18h, a Banda Sinfônica Jovem de Itapevi apresenta Concerto de Natal na Praça 18 de Fevereiro.

Termina nesta sexta-feira (11), o prazo para inscrição presencial no vestibular do Unifieo, em Osasco. Informações www.unifieo.br.

Na terça-feira (15), às 10h, a prefeitura de Itapevi inaugura o Centro de Referência da Juventude (CRJ), na Avenida Pedro Paulino 120.

A prefeitura de Santana de Parnaíba entrega na terça-feira (15), às 19h, o Prêmio Educador Nota Dez, no Clube Atlético Sant’Anna, centro.

Até o dia 15, a prefeitura de Itapevi recebe as inscrições para os cursos musicais e teatrais da Casa das Artes. Informações 4141-0403.

No dia 21, às 19h30, acontece o Espetáculo “À frente do seu tempo”, no Teatro de Osasco. Ingressos R$ 10,00 em benefício da família do jornalista Edu Dias, vítima de um AVC no mês de novembro. Telefone: 3685-9596.

Até o dia 24 de dezembro, quem comprar até R$ 200 no Shopping União de Osasco ganha um espumante Salton em lata exclusiva.

O Senac Osasco recebe até o dia 24 as inscrições para os cursos de pós-gradução Gestão Integrada, Meio Ambiente e outros. Informações 2164-9877.

Até o dia 5 de janeiro de 2010, o Museu Dimitri Sensaud de Lavaud, no centro de Osasco recebe a exposição Olhares de Osasco.

opinião | nacional | economia | política | metrópole | esportes | imóveis cenário urbano

editorial

Sexta-feira, 11 de dezembro de 20092

Onde encontrar oDistribuição gratuita às sextas-feiras | 30 mil exemplaresNos princípais semáforos, centros empresariais e comerciais de Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra), Cotia (Granja Viana), Osasco (São Francisco, Parque dos Príncipes, Parque Continental, Vila Yara, Adalgisa, Campesina, Jd. Guadalupe) e Itapevi, além de orgãos públicos, bancas, restaurantes, cafés, padarias, postos de combustível, shoppings centers, escolas e faculdades.

Diretor Executivo: J.C. Rocha | Publisher: Cláudia AzevedoEditora-chefe: Graziela Costa MTB 26268 [[email protected]] | Editor de Arte: Anderson Novais Calçada dos Cravos, nº 130, Centro Comercial Alphaville, Barueri - Tel. 4208-3777. CEP - 06453-053 | Versão on-line na íntegra a partir da zero hora de sexta-feira. www.girosa.com.br | Impressão: Atlântica Gráfica e Editora. O Giro S/A é uma publicação semanal da Editora Alphasete & Comunicação Ltda. | Tiragem: 30 mil exemplares.

artigo

Acesse versão on-line:www.girosa.com.br

A recém-publicada Lei Estadual nº 13.819/2009, que dispõe sobre a co-brança da taxa de esta-cionamento em Shopping Centers foi alvo de se-veras críticas, especial-mente pela entidade que representa estes estabe-lecimentos, que ajuizou ação alegando a incons-titucionalidade da Lei e pleiteando a suspensão da aplicabilidade da norma.

O pedido liminar para suspensão da eficácia da citada Lei foi atendido no dia 26 de novembro, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, de modo que até o julgamento do mérito da ação a cobrança em esta-cionamentos de Shopping Centers continua vigente.

Há fundamento para a reivindicação da Abras-ce (Associação Brasileira de Shopping Centers), haja vista que a Lei Es-tadual nº 13.819/2009 contraria o artigo 22 , da Constituição Federal, na medida em que invade a competência privativa da União para legislar sobre direito civil.

Isso, porque a co-brança da taxa de esta-cionamento decorre de um contrato de depósito,

consumado no momento em que o cidadão deixa seu veículo sob a guar-da do estabelecimento. Logo, essa relação jurídi-ca é regulada pelo Direito Civil, ramo cuja legislação é de competência exclusi-va da União, sendo veda-do aos Estados e Municí-pios deliberarem a esse respeito.

Porém, não é somente a constitucionalidade da Lei em apreço que me-rece ser analisada, mas também, seus reflexos na economia e na vida dos cidadãos.

E não obstante a oportu-na publicação da Lei Estadu-al nº 13.819/2009 próxima das festas de final de ano, época em que o movimento nos Shopping Centers au-menta consideravelmente, a medida representa uma forma perversa de aumen-tar o consumo.

Isto, porque a gratuida-de prevista no artigo 1º da Lei, condicionada à com-provação de despesas em valor igual ou maior a 10 (dez) vezes o valor da taxa de estacionamento, incen-tivará inconscientemente o consumidor a gastar mais, apenas para ter direito ao “benefício” da Lei.

Entretanto, a gratui-dade de estacionamento não agrega qualquer van-tagem para paulistas e paulistanos, posto que fi-nanciarão indiretamente a gratuidade prevista na Lei, uma vez que o valor das taxas de estaciona-mento que deixarão de ser cobradas fatalmente será repassado para o preço dos artigos vendidos nos Shopping Centers.

E mais, os cidadãos que não possuem veículo e, por isso, não utilizam o serviço de estaciona-mento em Shopping Cen-ters, além de não serem destinatários dos “bene-fícios” da Lei comentada, ainda terão de arcar com o acréscimo de preços aci-ma destacado, de modo que serão os que mais perderão com a aplicabili-dade do dispositivo legal.

Ao final, vê-se que a Lei nº 13.819/2009 figura como mais uma tradicio-nal cortesia do governo, fi-nanciada pelo bolso alheio. Não há mais vagas para medidas dessa natureza!

Jefferson Cabral Elias é advogado de De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados

a taxa de estacionamento em shoppingsJefferSoN CabraL eLiaS

Na última semana, o Giro S/A completou dois anos de existência. De lá para cá, foram muitos de-safios a serem enfrentados, todos vencidos. Tivemos de aprender enquanto cami-nhávamos e mesmo afeta-dos pela crise, nos adap-tamos às circunstâncias e chegamos ao final de 2009 cheios de conquistas, mas principalmente, otimismo.

Aliás, como a maioria dos empresários brasilei-ros que apostam em uma melhora no ambiente de negócios nos próximos 12 meses. Segundo pesquisa da consultoria KPMG, o ní-vel de confiança no setor de serviços no Brasil é 51,9. A

escala vai de -100 a + 100. Em economias americanas e europeias o nível foi de 54 e 50,4, respectivamente.

Para nós, os próximos 12 meses serão os melhores. Retomamos nossa circula-ção semanal e acreditamos

que muito em breve aumen-taremos nossa abrangência de distribuição. Carrega-mos a mesma disposição inicial de tornar o Giro S/A o maior e mais respeitado jornal da região oeste da Grande São Paulo.

agenda s/a

entre aspas

“Não houve falha de bomba. As pessoas querem fazer intriga, mas estado e município trabalham em conjunto”.

prefeito de São pauLo, GiLberto KaSSab (dem), Na quarta-feira (9), Sobre oS motivoS do aLaGameNto daS marGiNaiS do tietê e do

piNheiroS No dia aNterior

“Realmente o equipamento não funcionou na hora em que foi acionado.

Mesmo que tivesse funcionado, sem dúvida haveria enchentes por causa do

grande volume de chuvas”.GoverNador JoSé Serra (pSdb), Na quarta-feira (9)

CoNtradizeNdo KaSSab.

“Pode ser que não resolva, mas pelo menos a gente começa a passar para a sociedade (a ideia de) que não há

impunidade. Está muito forte na cabeça das pessoas que o cara que rouba um pão vai preso e que o que rouba R$ 1 milhão

não vai preso”.preSideNte Luiz iNáCio LuLa da SiLva, Na quarta-feira (9)

Sobre proJeto de Lei eNviado ao CoNGreSSo que CaraCteriza Como hedioNdoS CrimeS de Corrupção.

Page 3: Edição - 74

samanta [email protected] agências

Às vésperas de com-pletar um de operações, na terça-feira (15), o presiden-te executivo da Azul Linhas Aéreas Pedro Janot conside-ra que a empresa chegou ao ponto que era esperado para este momento. “Eu vejo que surgiu a terceira companhia aérea brasileira que oferece um serviço de qualidade a preços competitivos ao con-sumidor”, afirmou.

A companhia encerra seu primeiro ano no mer-cado com 14 aeronaves, quase 100 voos diários para 16 destinos em todas as re-giões brasileiras. Para o fu-turo as previsões seguem o ritmo de expansão. “Temos mais sete aviões para o ano que vem, mais sete bases em cidades novas e teremos perto de quatro milhões de passageiros”, prevê o pre-sidente. Até 2013 serão 26

cidades atendidas por 57 aviões e cerca de nove mi-lhões de clientes.

Janot ainda espera um crescimento robusto do mercado de aviação acom-panhando as atividades eco-nômicas do país. “Existe um dado histórico que mostra que a aviação cresce quatro vezes o PIB. Se o PIB brasi-

leiro crescer 5% a aviação cresce 20%. Então, imagine quantos voos extras, quan-tas coisas novas a gente pode fazer”, ressaltou.

De acordo com a Agên-cia Nacional de Aviação Civil (Anac), a aviação doméstica no país tem registrado maior alta fora de São Paulo e nos aeroportos de menor porte,

segmento no qual atua a Azul. No relatório divulgado pela Agência na quarta-feira (9), dados da Infraero indicam que Congonhas e Guarulhos receberam neste ano apenas 190 mil passageiros a mais do que em 2008, enquanto os demais aeroportos do país tiveram aumento de 9,1 mi-lhões de transportados.

opinião | economia | nacional | política | metrópole | esportes | imóveis cenário urbanosexta-feira, 11 de dezembro de 2009 3

azul faz um ano como a terceira maior Pib cresce pelo segundo trimestre consecutivo

xxxxxxxe Nova companhia atingiu a marca de dois milhões de pessoas transportadas nesta semana

xxxxx

O IBGE divulgou nesta quinta-feira (10) os resul-tados do PIB para o tercei-ro trimestre de 2009. De acordo com o levantamen-to do Instituto, a alta foi de 1,3% em relação ao ante-rior. A soma das riquezas produzidas pelo país che-gou a R$ 797 bilhões.

No balanço referente aos meses de julho, agos-to e setembro, o setor agropecuário foi o único que registrou queda de 2,5% nas atividades. O crescimento do PIB teve foi alavancado pela indús-tria, que aqueceu 2,9%. O setor foi o mais afetado pela crise econômica. O consumo das famílias fi-cou com aumento de 2%, o setor de serviços, 1,6%

e o consumo do governo subiu 0,5%.

Em comparação com o terceiro trimestre de 2008, a queda no ritmo da economia ficou em 1,2%. Os setores acom-panhados pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística que tiveram alta em relação a 2008 fo-ram serviços, com 2,1%, e consumo das famílias, aumento de 3,9 % e con-sumo do governo, 1,6%.

No acumulado do ano, o PIB ainda registra que-da de 1,7% em relação ao mesmo período de 2008. As maiores baixas são nos setores da indústria de Transformação, -10,7%, seguida pela construção civil, -9,1%.

sxC

O setor público registrou superávit primário de R$13,8 bi em outubro, segundo o BC. Em setembro, o déficit tinha sido de R$ 5,7 bi

À frente A previsão é de que a capital paulista ultrapasse a Cidade do México

Page 4: Edição - 74

Os contratos com a empresa que administra a área de azul de Osasco e com a responsável pelas obras na Avenida Yojiro Takaoka em Barueri foram considerados irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo na última semana. O TCE ainda aplicou multa de 600 UFEPS, cerca de R$ 9.500, ao prefeito de Osasco, Emidio de Souza (PT), e de 1000 UFESP, equivalente a R$ 15.850 ao prefeito de Barueri Rubens Furlan (PMDB).

De acordo com o relator do processo, a edital de licitação que abriu concorrência para a instalação do estacionamento rota-tivo nas vias de Osasco continha falhas no tipo de documentos que exigia da empresas interessadas.

Em Barueri, a irregularidade apon-tada pelo TCE está no fato de a empresa contratada ter oferecido um preço para executar o serviço quase 27% menor ao valor de mercado, o que, segundo o relator pode revelar “imperfeições graves na elaboração do projeto”.

opinião | nacional | economia | política | metrópole | esportes | imóveis cenário urbano Sexta-feira, 11 de dezemBrO de 20094 Na terça-feira (15), os vereadores da Câmara de Osasco devem votar o Orçamento municipal para 2010

Samanta diaS [email protected]

Na terça-feira (9), o prefeito de Osasco, Emidio de Souza (PT), prestou contas de sua administração no pri-meiro ano do segundo mandato. Ele lembrou que teve de cortar gas-tos por causa da crise, mas ressaltou que a pre-feitura vai fechar o ano no azul e com grandes obras realizadas, como a primeira etapa da du-plicação da avenida Vis-conde de Nova Grana-da. Para 2010, o petista anunciou a segunda eta-pa das obras nesta via, além do alargamento da Rua da Estação.

Na área da educação, Emidio mencionou que serão entregues dois

CEUS (Centro de Educa-ção Unificada), um no Jar-dim Munhoz, em março, e outro no Santo Antônio. Além disso, o municí-pio vai ceder um prédio próprio ao Ministério da Educação para ser a sede provisória de um campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Eleição Ao ser questionado so-

bre sua pré-candidatura ao governo do estado, Emidio afirmou que está “focado em ser um bom administra-dor para Osasco”, mas co-mentou que é o nome mais forte dentro do partido.

“Hoje eu sou o nome mais forte dentro do partido,

tenho apoio amplo de prefei-tos, deputados, posso não ser o nome de mais peso como [Antônio] Palocci, [Eduar-do] Suplicy, mas tenho apoio grande no PT. Ninguém é candidato apenas por sua vontade”, argumentou Emi-dio. Ele ainda deixou claro que irá apoiar o nome indi-cado pelo partido.

emidio se diz forte para eleições 2010Balanço Prefeito de Osasco reuniu imprensa em seu gabinete para prestar contas de 2009 e apresentar projetos para o próximo ano

Irregular

zé C

ar

lOS

Ba

rr

etta

Gir

O S

/a

BastidoresCombate à violência Os vereadores de Barueri aprovaram nesta terça-feira (8) um projeto que cria um programa municipal de combate ao Buillyng nas escolas. A medida é de autoria do parlamentar Miguel de Lima (PDT).

Quebra de decoroO vereador líder do governo em Santana de Parnáiba, Agnaldo Moreno (DEM), ameaçou fazer uma representação contra o Elvis Cézar (PSDB) por quebra do decoro parlamentar. Tudo porque o tucano teria distribuído mensagens dizendo ter sido o responsável pelo congelamento do IPTU.

Taxa do LixoPara 2010, além do IPTU, a prefeitura de Santana de Parnaíba não vai reajustar os valores cobrados pela taxa do lixo. Na terça-feira (8), a Câmara de Vereadores aprovou os projetos do Executivo que mantêm as duas taxas inalteradas.

emidiO e O viCe faiSal “Sou o nome mais forte dentro do PT. Tenho amplo apoio de prefeitos”

tCe multa furlan e emidio

Page 5: Edição - 74

vânia alves [email protected]

Conforme anunciado em setembro deste ano, a prefei-tura de Osasco segue com o processo de concessão da saúde na cidade. Para tanto, nos próximos dias, devem ser abertas as propostas de três empresas interessadas na gestão administrativa do Hospital Municipal Antonio Giglio, a partir do primeiro semestre de 2010. Partici-pam da concorrência a Pró Saúde, Unifesp/EPM e Ins-tituto Mincis. A instituição que vencer a concorrência seguirá as diretrizes esta-belecidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

O cronograma está sen-do cumprido, já concluímos o termo de referência onde apontamos o que exigimos para a saúde e agora vamos

analisar as propostas e de-finir quem vai administrar o hospital”, afirmou o pre-feito Emidio de Souza.

Ele também anunciou que o hospital municipal ganhará uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

Pediátrica em 2010. “De-pende apenas de o estado liberar os recursos obtidos por meio de uma emenda do deputado Marcos Mar-tins”, afirmou o prefeito. A UTI terá capacidade para nove leitos.

nesta semana, a prefei-tura de Barueri divulgou os prazos para os pagamentos do imposto sobre a Proprie-dade Predial e Territorial Ur-bana (iPTU) e imposto sobre serviços (iss) 2010. O iPTU deverá ser pago em duas parcelas – para valores de

parcelas superiores a R$ 25. a primeira parcela vence em 31 de março e a segunda no dia 30 de abril. Até o final de fevereiro, os contribuintes já terão recebido os carnês.

O iss e Taxas Mobiliárias serão pagas em até dez par-celas – para valores supe-

riores a R$ 60, para pessoas jurídicas e R$ 20, pessoas físicas. a primeira parcela vence no dia 15 de março, as demais com vencimento sempre no mesmo dia de cada mês. Mais informações sobre parcelamentos no Ga-nha Tempo 4199-1333.

TribuTos

barueri divulga prazos para pagamento do iPTu

opinião | economia | nacional | política | metrópole | esportes | imóveis cenário urbanosexTa-feiRa, 11 de dezeMBRO de 2009 5A Câmara do Comércio, Indústria e Serviço de Barueri elegeu para presidente Edson Noegueira representante do Banco Banif

Concessão de hospital deve sair em 2010osasco O prefeito da cidade disse que no 1º semestre a gestão da unidade hospitalar será da iniciativa privada

HOsPiTal Três organizações estão na concorrência pela administração

Leia maisCO

MU

niC

açã

O O

sasC

O

Senac promove 1º Prêmio Reconhecimento 2009Em novembro, o Senac Osasco realizou a 1ª edição do Prêmio Reconhecimento Senac 2009. A premiação é uma homenagem aos alunos e egressos que se destacaram no mercado de trabalho. Foram premiados 14 estudantes em cursos profissionalizantes que foram destaque nos últimos cinco anos.

Prefeito sanciona lei que altera uso do soloO prefeito de Santana de Parnaíba, Silvinho Peccioli sancionou a lei 2.996 que dispõe sobre a revisão parcial da Lei de Zoneamento de Uso e Ocupação de Solo. Na região do Cururuquara, a lei criou a Zona de Uso Diversificado (ZUD-4) para evitar o impacto nos residenciais próximos ao pólo industrial.

Moradores serão retirados de área de riscoNa segunda-feira (7), o prefeito de Cotia Carlão Camargo anunciou uma parceria com a CDHU para remover 84 famílias para o conjunto habitacional no Jardim São Miguel. A prefeitura vai pagar o correspondente ao aluguel por três anos. Após o período, o montante será amortizado e as famílias terão a chance comprar o imóvel.

Page 6: Edição - 74

vânia alves [email protected]

Até sábado (12), a equi-pe do Movimento Barueri, Sou do Bem, coordenado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri, Sônia Furlan, estará na cidade mineira de Berilo, no Vale do Jequitinhonha distribuindo 90 toneladas de alimentos entre as cerca de 2.500 famílias que vivem abaixo da linha da pobreza. As entregas começaram na quarta-feira (9) e contam com a ajuda de 40 gincanei-ros do Bem, voluntários e funcionários da prefeitura.

Além de alimento, as nove carretas com os do-nativos que partiram de Barueri na segunda-feira (7), levavam kits escolares, 10 toneladas de livros, 50 copiadoras para escolas, roupas, 10 computadores, móveis de escritório, brin-quedos, aparelho de raio-x para o único hospital da ci-dade e outros materiais ob-tidos por meio de parceria.

Técnicos da Funda-ção Alphaville também integram a comitiva e vão elaborar um projeto para instalação de cisternas. Um levantamento inicial feito pela Fundação apurou que a cidade tem direito a recur-sos federais para instalação de 637 cisternas. Pessoas ligadas à Unip vão estreitar os contatos da secretaria de Saúde de Berilo com o Ministério da Saúde com o objetivo de captar recursos federais para a cidade.

Dia do BemInstituído em Barueri

desde o dia 10 de dezembro de 2007, o Dia do Bem foi marcado neste ano pela aber-tura da Tenda Dia do Bem, no Bulevar Central, apresenta-ções musicais, com exposição com fotos de Berilo e o início da campanha por assinaturas pela “não-violência contra a mulher”que se estende até 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

opinião | economia | nacional | política | metrópole | esportes | imóveis cenário urbano sexta-feira, 11 de dezemBrO de 20096

No dia 19, o Arena Barueri vai sediar o Super Fut-Show da Solidariedade em prol do GRAACC, Fundação Cafu e cidade de Berilo

Berilo recebe 90 t de alimentos

Solidariedade Cidade mineira foi adotada pelo movimento Barueri, Sou do Bem

Barueri Carretas saíram carregadas na segunda-feira (7) im

pact

O c

Om

un

ica

çãO

Page 7: Edição - 74

vânia alves [email protected]

A forte chuva desta terça-feira (8) deixou a região em situação caó-tica. As ocorrências mais graves foram em Santana de Parnaíba e Itapevi com a morte de cinco pessoas, quatro da mesma família que vivia em uma área ir-regular próximo ao bairro 120, Santana de Parnaíba. A prefeitura removeu qua-tro famílias para um abri-go. As que não quiseram ficar nestes locais foram para a casa de parentes.

As quatro vítimas fatais de Parnaíba eram irmãs: um casal de gêmeos de sete anos de idade, uma menina de nove e um adolescente de 21. Eles dormiam quando um deslizamento de terra atingiu o quarto. “Enquan-to o socorro não chegava,

tentamos encontrá-los, mas não dava porque caiu mais terra”, disse Neiva Gambetta, tia das crianças. A mãe das vítimas e o pai das três me-nores dormiam no quarto da frente.

A vítima de Itapevi foi arrastada pela enxurrada e o corpo só foi encontrado na quarta-feira (8) às mar-

gens de um córrego em Jan-dira. A defesa civil também registrou sete pontos de alagamento, três desliza-mentos, duas casas foram interditadas e 465 pessoas ficaram desalojadas.

Em Osasco, o Rio Tietê transbordou interditando as avenidas Edmundo Amaral e dos Bandeirantes, além de

outros cinco pontos de ala-gamento e um deslizamento no Jardim Bussocaba.

Em Cotia, o Rio Cotia, no Morro Grande e um córrego no Jardim Panorama trans-bordaram. Em Barueri, hou-ve deslizamentos de muros e barrancos. Um córrego trans-bordou na Chácara Marcos e atingiu cinco casas.

O Fundo social de soli-dariedade de Osasco busca parcerias para a realização dos sonhos de natal, uma ação paralela ao “natal para Todos”- em que milhares de crianças ganham o tradicional presente de natal e as famílias carentes recebem uma cesta-ceia. Os sonhos são enviados em forma de cartinhas para o Papai noel e à medida que o Fss consegue parcerias os sonhos são realizados. “neste ano, realizamos uma cirurgia cardíaca. Os pedidos vão des-de alimentos e brinquedos até tratamentos médicos”, contou a primeira-dama e presidente do Fss Marcia abreu.

Ela afirmou que nesta

época as pessoas, natural-mente, colaboram mais com as campanhas do Fss, mas que a missão é garantir que as doações não caiam ao longo do ano. “Temos o “Transfor-me uma vida” em que doamos aparelhos auditivos, próteses, cadeiras de rodas adaptadas, equipamentos caros e que possuem grande demanda”, disse. a primeira-dama salien-tou ainda que estas necessida-des são atendidas com parce-rias. “Graças à transparência de nosso trabalho a iniciativa privada tem respondido aos nossos apelos”, concluiu. Para abraçar uma causa do Fss basta entrar em contato pelo telefone 3652-9400.

OsascOParcerias com a iniciativa privadaviabilizam sonhos

opinião | economia | nacional | política | metrópole | esportes | imóveis cenário urbanosexTa-Feira, 11 de dezeMBrO de 2009 7Segundo a Climatempo, neste fim de semana a temperatura não ultrapassa os 26°C. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia

Chuva castiga e mata na regiãocaOs Cinco pessoas morreram na região na terça-feira (8). Quatro eram de Santana de Parnaíba

ParnaíBa Casa atingida por deslizamento de terra. Defesa Civil interditou o local

FOTO

s: z

é Ca

rlO

s B

ar

reT

Ta

Page 8: Edição - 74
Page 9: Edição - 74
Page 10: Edição - 74

Comerciantes de Cotia: favoráveis ao calçadãovânia alves [email protected]

Nesta segunda-feira (7), a reportagem do Giro S/A visitou o comércio da Rua Senador Feijó, centro de Cotia, para saber se os comerciantes aprovam a implantação de um cal-çadão na via, conforme previsto no Plano Viário da cidade (projeto de lei 10/2009). Cinquenta e cinco por cento dos ou-vidos pela enquete se posicionaram favoráveis ao calçadão; 30% se dis-seram contrários e 15% afirmaram que ainda não podem avaliar.

Apesar da aprovação, os comerciantes estão preocupados com a infra-estrutura das ruas Dez de Janeiro e Guido Fecchio, únicas vias pelas quais os motoristas poderão entrar ou deixar o centro pró-ximo ao calçadão. A falta estacionamento e de alter-nativas para os motoristas

frequentarem as lojas da Rua Senador Feijó foram os pontos mais menciona-

dos pelos entrevistados.“O centro não tem mais

para onde crescer, o que a

prefeitura vai fazer é melho-rar as condições das ruas Dez de Janeiro e Guido Fecchio e disciplinar o estacionamento para não prejudicar o fluxo dos carros”, disse Claudio Olores, secretário de Trans-portes e Trânsito. O secretá-rio disse ainda que a partir de 2010 a prefeitura deve realizar encontros com os comerciantes. “O calçadão foi aprovado pela maioria, mas vamos discutir a implantação definitiva”, salientou.

RestriçõesA prefeitura de Cotia proi-

biu a passagem de caminhões e veículos de grande porte nas ruas Senador Feijó, Dez de Janeiro e Guido Fecchio, entre às 8h e 20h. A sinaliza-ção começa a ser implantada na próxima semana. O acesso será permitido apenas para os que veículos que forem carregar ou descarregar en-tre às 20 e 10h. “Estas ruas não poderão mais ser usadas como passagem”, destacou o secretário Claudio Olores.

a partir desta sexta-feira (11), os shoppings cen-ters prolongam o horário de atendimento das lojas para dar conta da deman-da de final de ano. Muitos deles se enfeitam de cores para agradar o público de todas as idades. entre eles, o supershopping Osasco (foto), que preparou uma decoração toda inspirada nas praças europeias, com a presença do carteiro com as correspondências para

Fim de ano

Shoppings estendem horário de funcionamento

opinião | economia | nacional | política | metrópole | esportes | imóveis cenário urbano Sexta-feira, 11 de dezeMBrO de 200910 A Secretaria de Planejamento e Receita de Santana de Parnaíba passou a responder também pelo Meio Ambiente

enquete Apesar da aprovação, eles ressaltam que a prefeitura terá que investir em bolsões de estacionamento e na manutenção das ruas

CentrO A partir de 2010 o calçadão pode ser definitivo

Leia mais

fOtO

S: z

é Ca

rlO

S B

ar

ret

ta G

irO

S/a

Universitários prestam atendi-mento na CooperyaraNa semana passada, alunos do curso de enferma-gem da Universidade Paulista (Unip), prestaram atendimento aos funcionários da Cooperyara de Barueri. Foi checada a pressão arterial, o nível de glicemia e conferência de vacinas dos cooperados. Os que apresentaram problemas foram encami-nhados para atendimento médico.

Estudantes podem ter educação ambientalAs secretarias de Educação e Meio Ambiente de Cotia iniciaram conversas para viabilizar a inclusão de educação ambiental na grade curricular dos alunos da rede municipal. Para viabilizar a proposta, a partir do próximo ano, as secretarias iniciam a capacitação ambiental de professores.

Avemare lança Museu Bazar do LixoA Cooperativa e Associação de Trabalho dos Ca-tadores de Materiais Recicláveis da Vila Esperan-ça (AVEMARE) de Santana de Parnaíba lançou a loja virtual Museu Bazar do Lixo (http://baza-rambiental.blogspot.com). Na “loja” é possível encontrar antiguidades encontradas no lixo re-ciclável colhido na cidade.

FSS de Osasco realiza entrega de óculosNa terça-feira (8), o Fundo Social de Solidarieda-de de Osasco entregou cerca de 200 óculos para pessoas carentes do município. Os contempla-dos passaram por consulta com oftalmologista e com a prescrição médica escolheram uma arma-ção entre as disponíveis no FSS e o órgão custeia a confecção das lentes.

PF e GM promovem desarmamento em ParnaíbaHoje (11), das 9h às 17h, acontece a Campa-nha Nacional de Desarmamento e regulariza-ção de armas de fogo no Largo da Matriz 77, em Santana de Parnaíba. A ação é promovida pela Polícia Federal e terá apoio da secretaria municipal de Segurança Urbana. Informações 4622-8900.

OlivercarExecutivoTransporTe de pessoas em carros execuTivos

promocão final de ano

congonhas r$59,00

cumbica r$79,00

Base: Alameda Tocantins, 65 - Alphaville | Tels.: 11 4207-2646 • 7810-7526 • 7810-7523 | Id: 84*27493 • 84*27493

> Continental ShoppingDia Horário de funcionamento12 10h às 23h13 10h às 20h - alimentação e lazer até às 22h14 a 23 10h às 23h24 9h às 18h31 9h às 15hwww.continentalshopping.com.br

> SuperShopping Osasco12 a 17 10h às 23h18 a 23 10h a meia-noite24 18h25 10h às 22h *31 10h às 18h1/jan 10h às 22h**Abertura das lojas será facultativa www.supershoppingosasco.com.br

> Shopping Tamboré11 a 17 10h às 23h18 e 19 10h a meia-noite

o Papai noel e um espaço para que as crianças deixem seus pedidos. na promo-ção tradição de natal, do supershopping, os clientes ganham uma lata com bis-coitos europeus com dois modelos diferentes de em-balagem para escolher a cada r$ 350 em compras. a promoção vai até dia 24. Confira abaixo como fica o expediente dos shoppings da região até o dia 1º de ja-neiro de 2010.

20 a 23 10h às 23h24 10h às 18hwww.shoppingtamboré.com.br

> Shopping União de Osasco11 a 17 10h às 23h18 a 23 10h a meia-noite*24 9h às 18h25 14h às 20h**26 a 30 10h às 22h31 10h às 16h1º jan 14h às 20h*Funcionamento facultativo das lojas após às 22h**Abertura opcional para as lojaswww.shoppinguniao.com.br > Shopping Villa-Lobos11 a 17 10h às 23h*18 a 23 10h meia-noite24 9h às 18h*domingo das 14h às 23hwww.shoppingvilla-lobos.com.br

Page 11: Edição - 74

samanta dias [email protected]

Encerrado o Brasilei-rão, o técnico do Barueri Luis Carlos Goiano já pre-para a equipe para a es-treia na Copa Sul-Ameri-cana, em janeiro, e prevê que as responsabilidades a partir de agora serão maiores. A primeira par-tida do time no torneio será em 17 de janeiro, contra o Sertãozinho, em Sertãozinho.

“Por ser o primeiro ano do time na 1ª Divisão, considero muito positivo conseguirmos a vaga para a Sul-Americana, que vai mostrar o Barueri para os outros países da América Latina, é claro que agora aumenta a responsabili-dade da diretoria e da co-missão técnica”, comen-tou o técnico.

Uma dessas respon-sabilidades, citou Goia-no, é a de contratar jo-gadores para substituir quem foi embora sem deixar cair o desempenho do time. “Por isso que digo que a responsabi-lidade aumenta, porque vamos ter de buscar re-posições à altura para manter a trajetória de sucesso”, argumentou o treinador.

Entre as baixas estão atacante Fernandinho, que na última segunda-feira (7) foi escolhido o jogador “Revelação” do Brasileiro 2009. Ele se-gue para o São Paulo no próximo ano.

Em contrapartida, o Barueri anunciou a con-tratação por um ano do volante Marcus Assun-ção, ex-Seleção Brasilei-ra. “Esse jogador é funda-

Fernandinho do Barueri recebeu o prêmio de “Revelação” durante a entrega do Prêmio Craque do Brasileirão 2009, em cerimônia realizada no do Rio de Janeiro, na segunda-feira (7)

opinião | nacional | política | metrópole | esporte | imóveis | arquitetônico cenário urbanosexta-Feira, 11 de dezembro de 2009 11

Neste sábado (12), a partir das 19h, o Ginásio José Correia será sede do Bitetti Combat, torneio de luta internacional

no último sábado (5), a equipe liderada pelo piloto da Ferrari, Felipe massa, levou a melhor na 13ª edição das 500 milhas da Granja Viana de Kart, em Cotia. ao lado de massa, que conquistou o tri-campeonato da prova, cor-reram Lucas di Grassi e Júlio Campos. em segundo lugar terminou a equipe formada por Leonardo nienkotter, ri-cardo zonta, andré nicastro,

Francesco Ventre, eduardo dieter e Guilherme silva.

rubens barrichello e tony Kanaan, vencedores de oito edições da corrida, chegaram em terceiro. neste ano, eles revezaram os karts com Fe-lipe Giaffone, renato russo e osvaldo negri.

a corrida começou às 12h30 e seguiu até pouco an-tes da meia-noite, mais de 50 karts participaram da prova de

resistência. massa e seus com-panheiros apenas não lideram a corrida durante a parada de 15 minutos, obrigatória para to-das as equipes. na bandeirada, massa se levantou e dedicou a vitória ao filho recém-nascido.

Um acidente marcou a prova nesta edição. o pilo-to Paulo nelson precisou ser levado ao hospital depois de capotar na pista e sofrer uma fratura na clavícula.

Para técnico do Grb, responsabilidades serão maiores com o time na 1ª divisão

Barueri Técnico Goiano comemora ano positivo, mas teme queda no rendimento após desmanche

Kart

marCos de PaULa/aGÊnCia estado/ae

Felipe massa vence 500 milhas

Jogadores que foram emboraDiego, zagueiro reserva no barueri, foi para o botafogo em setembro, reco-mendado pelo técnico estevan soares. Pedrão, atacante, deixou o barueri em julho, atualmente atua no el shabbab, dos emirados Árabes

Quem já tem contratoRalf, volante, encerra contrato em 13 de dezembro e segue para o Corinthians

Fernandinho, atacante, assinou com o são Paulo pelos próximos quatro anos. Quem está quase foraThiago Humberto, meia, deve ir para o internacional.

Renê, goleiro, encerra contrato em 15 de janeiro e estaria acertando com a Portuguesa

Val Baiano, atacante e vice-artilheiro do brasileirão, contrato vai até 31 de janeiro, Vasco já mostrou interesse.

André Luis, zagueiro, deve ira para o são Paulo em 2010.

mental, ele será o nosso carro-chefe para a próxi-ma temporada”, adiantou Goiano.

Page 12: Edição - 74

Sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

MenuCinema Autos

12

e eleganteDescomplicada

Estressada só de pensar nos preparativos que envolvem a ceia de Natal e Ano Novo? Conheça as opções completas, e caprichadas, que os restaurantes oferecem para as ocasiões. E garanta deliciosos encontros longe das panelas. Por Graziela Costa

O tradicional restaurante francês Freddy tem ótima opções para quem quer saborear a ceia de Natal: entre elas “Pernil suíno com farofa especial” ou “Pato assado com purê de maçã”, como entrada e de sobremesa “Marron Glacê com creme de marrons”. R$ 169 por pessoa. Os pedi-dos podem ser feitos a partir do dia 14 de dezembro. Rua Pedroso Alvarenga 1170 – Itaim Bibi – Telefone: 3167-0977.

Como todo final de ano, a Vinhe-ria Percussi pode ser levada para casa nas festas de fim de ano. Criado para a ocasião pela chef Silvia Percussi o menu deste ano inclui duas entradas, dois pra-tos principais, um acompanhamento e duas sobremesas. As receitas passeiam por ingredientes variados e não faltam clássicos, como cordeiro, figos e farofa. O bacalhau, por exemplo, aparece em outra roupagem, recheando com batatas uma delicada massa caseira em forma-to de flor. Basta fazer a encomenda até

22 de dezembro para o Natal e 29 de dezembro para o Ano Novo do cardápio completo ou apenas de alguns dos pra-tos individuais. O preço, por cabeça, é R$ 100. Rua Cônego Eugênio Leite 523. Tele-fone: 3062-8684.

O La Pasta Gialla do Shopping Tamboré também oferece a ceia para as festas. Tudo já vai para casa do cliente pronto só para ser aquecido, com ins-truções de tempo e temperatura para diversos equipamentos. Quem quiser levar sua própria travessa de serviço antecipadamente já recebe os itens in-clusive “montados” no dia 24. Entre as delícias, “Ravioli de brócolis com ricotta ao alho e azeite ao molho branco com bacalhau ao alho e azeitonas pretas” R$ 150 (kg) - para três pessoas; “Ravioli de cabrito com hortelã ao molho de tomate à base de vinho” - R$ 121 (kg) - para três pessoas; “Medalhões de filet mignon com shimeji perfumado em mexerica e

molho inglês” - R$ 196 (kg) - para cinco pessoas. As encomendas podem ser fei-tas até 14 para o Natal e até 20/12 para o Ano Novo. La Pasta Gialla Tamboré. Avenida Piracema 669 - Loja 77 – Ba-rueri. Telefone: 2166-9994.

Elaborados pela banqueteira Neyde Michaluart, o restaurante árabe Sum-mac oferece várias opções de ceia. Uma delas, conta com quatro entradas, quatro pratos principais, dois acompanhamen-tos e três sobremesas pelo preço fechado de R$ 220, por pessoa. Destaque para o Mini cuscus de camarão (R$ 320 / 100 unidades), o Arroz de Cordeiro (R$ 120 / kg), a Mini Maçã recheada de Passas ao vinho (R$ 8 / unidade) e o Knefe de ricota com pistache (R$ 110 / kg). Os pedidos já podem ser feitos e as retiradas, nos dias 24, 25 e 31 de dezembro com horários a combinar. Summac – Rua Pamplona 1335 – Jardim Paulista - São Paulo. Tele-fone: 3057-2737.

Summac “Salada 7 grãos” é sugestão da banqueteira Neyde Michaluart

La paSta giaLLa Ravioli de brócolis com ricotta e bacalhau

freddy “Lombo suíno com feijão branco” é opção do restaurante francês

gLa

dSt

on

e ca

mp

oS

gLa

dSt

on

e ca

mp

oS

foto

S: d

ivu

Lga

ção

Page 13: Edição - 74

MenuCinema

Autos

13

Aniston volta em comédia romântica

SextA-feirA, 11 de deZembro de 2009

Dos criadores de “A pequena sereia” e “Aladdin”, o musical “A princesa e o sapo” é uma comédia de ani-mação ambientada na cidade de Nova Orleans e faz uma abordagem moderna de um conto clássico: uma bela garota chamada Tiana (Anika Noni Rose), um sapo-príncipe que quer desesperadamente voltar a ser humano e um beijo inevitável que leva a dupla em uma aventura hilariante pelos místicos pântanos da Louisiana. Diretores: Ron Clements e John Musker. Estreia prevista 11 de dezembro. [Graziela Costa]

diS

ney

em cartaz

Shopping tAmboréwww.cinemark.com.brBarueri | Avenida Piracema, 669. | Tel: 4193-1839. Ingressos R$ 12 a R$ 25

Sala 1 a PrinceSa e o SaPo (Dub) - Livre 11h30 C - 13h50 - 16h10 - 18h25 - 20h45 - 23h10 B Sala 2 lua nova - 12 Anos 12h00 - 14h50 - 17h40 - 20h30 - 23h40 B Sala 3 oS FantaSmaS de Scrooge 3d (Dub) - 10 Anos 11h00 C | 2012 - 12 Anos 13h20 - 16h30 E - 20h00 E - 23h15 B | avatar 3d - 12 Anos 18h30 A - 21h50 A | Sala 4 atividade Paranormal - 14 Anos 11h20 C - 13h30 - 15h40 - 17h50 - 20h10 - 22h15 - 00h20 B Sala 5 lua nova - 12 Anos 21h00 - 00h00 B | lua nova (Dub) - 12 Anos 12h30 - 15h20 - 18h10 Sala 6 2012 - 12 Anos 20h50 - 00h05 B | Planeta 51 (Dub) - Livre 12h10 - 14h20 - 16h35 - 18h40 Sala 7 embarque imediato - 14 Anos 12h50 - 15h00 - 17h10 - 19h15 - 21h20 - 23h30 B Sala 8 2012 (Dub) - 12 Anos 11h50 - 15h30 - 18h50 - 22h10 Sala 9 lua nova (Dub) - 12 Anos 3h10 - 16h00 - 18h45 - 21h30 - 00h25 B Legendas: A Esta sessão será exibida SOMENTE Quinta-feira (17/12). B Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (12/12). C Esta sessão será exi-bida SOMENTE Sábado (12/12) e Domingo (13/12).

Shopping VillA-loboS www.cinemark.com.brSão Paulo | Avenida das Nações Unidas 4.777 Alto de Pinheiros |Tel.: 3024-3705| Ingressos R$14 a R$ 26

Sala 1 oS FantaSmaS de Scrooge 3d (Dub) - 10 Anos 12h50 C | 2012 - 12 Anos 12h00 D - 15h20 - 18h20 E - 21h20 E - 00h20 F | avatar 3d - 12 Anos 18h30 A - 21h45 A Sala 2 lua nova (Dub) - 12 Anos 12h10 - 15h00 | lua nova - 12 Anos 17h50 - 20h30 - 23h10 F Sala 3 lua nova - 12 Anos 13h20 - 16h00 - 18h40 - 21h30 - 00h10 F Sala 4 a PrinceSa e o SaPo (Dub) - Livre 11h50 - 14h05 - 16h15 - 18h25 - 20h25 Julie & Julia - 14 Anos 22h35 Sala 5 SeSSão trailer cinemark - 14 Anos 13h00 D - 13h30 D | anticriS-to - 18 Anos 14h00 | atividade Paranormal - 14 Anos 15h55 - 18h00 - 20h00 - 22h00 - 00h00 F Sala 6 o amor Pede PaSSagem - 12 Anos 17h40 - 19h50 - 22h10 | Planeta 51 (Dub) - Livre 11h40 - 13h40 - 15h40 Sala 7 embarque imediato - 14 Anos 15h10 - 19h45 - 21h50 - 00h05 F | Julie & Julia - 14 Anos 12h25 - 17h10 Legendas: A Esta sessão será exibida SOMENTE Quinta-feira (17/12). D Esta sessão NÃO será exibida Sá-bado (12/12) e Domingo (13/12). E Esta sessão NÃO será exibida Quinta-feira (17/12). F Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (11/12) e Sábado (12/12)

ContinentAl Shopping www.rbmcinemas.com.brSão Paulo | Av. Leão Machado, 100 - 3º piso | Ljs 53 e 54 - São Paulo. Tel: 3765-3774 | Ingressos R$ 7 a R$ 14 (Sessão Pipoca R$ 6)

Sala 1 2012 – (Leg) – 12 anos – 14h30 – 17h30 – 20h30 | avatar (Leg) – 14 anos – 20h15 Sala 2 lua nova (Leg) – 12 anos – 13h15 - 16h – 18h40 – 21h15 Sessão Pipoca Dia 13/12 Sala 1 uP altaS aven-turaS (Dub) – Livre – 12h Sala 2 tá chovendo hambúrguer (Dub) – Livre – 11h30

Super Shopping www.kinoplex.com.brOsasco | Av. dos Autonomistas, 1.828. | Tel: 3131-2004. Ingressos R$ 10 a R$ 16

Sala 1 atividade Paranormal (Leg) – 14 anos – 13h50 – 15h50 – 17h50 – 19h50 – 21h50 Sala 2 lua nova (Leg) – 12 anos – 13h30 – 16h10 – 18h50 – (Leg) 21h30 Sala 3 2012 – (Leg) – 12 anos – 14h30 – 17h40 – 20h50 | a PrinceSa e o SaPo (livre) – 14h30 – 16h40 – 18h50 – 21h10 Sala 4 2012 – (Dub) – 12 anos – 14h- 17h10 – 20h20 Sala 5 avatar (Leg) 12 anos – 20h40 | Lua nova (Dub) – 12 anos – 13h – 15h40 – 18h20 – 21h | Planeta 51 (Dub) – Livre – 14h20 – 16h30 – 18h30 Sala 6 2012 (Leg) – 12 anos – 13h40 – 16h50 | a Prin-ceSa e o SaPo (Dub) – livre – 14h30 – 16h40 – 18h50 – 21h10 | avatar (Dub) – 12 anos – 20h10 Sala 7 lua nova (Dub) – 12 anos – 13h – 15h40 – 18h20 – 21h

Programação válida de 11 a 17/12/2009

“O amor pede passagem” (Management/2008) conta o en-contro inesperado entre Mike Cranshaw (Steve Zahn) e Sue Claus-sen (Jennifer Aniston). Quando ela se hospeda no hotel de beira de estrada dos pais de Mike no Arizona, o que começa com uma garrafa de vinho com os “cumprimentos da administração” logo se torna uma jornada multidimensional de duas pessoas que atravessam o país em busca de um sentido para a vida. Diretor: Stephen Belber. Estreia prevista 11 de dezembro.

“Confusões em família” (City Island/2009 narra os segredos dos Rizzo. O pai, Vince (Andy Garcia) tem um filho (Steven Strait) fora do casamento e depois de 20 anos terá que trazê-lo para morar com ele, sem revelar sem revelar à sua família ou ao rapaz quem ele realmente é. A filha, uma suposta aluna aplicada na Universidade nas horas vagas vira uma stripper. Até o caçula Vinnie Jr. que aparenta ser o único normal da família esconde um grande fetiche... No fundo a família Rizzo é como qualquer outra - que atire a primeira pedra quem não tem segredos de família! Di-retor: Raymond De Felitta. Estreia prevista 18 de dezembro.

Como nossos pais

plA

yAr

te

imA

gem

fil

meS

Page 14: Edição - 74

Sexta-feira, 27 de novembro de 2009

MenuCinemaAutos

21

O custo do benefícioApesar de cara, versão automatizada já responde por 30% das vendas do Volkswagen Polo Da Redação

A Volkswagen nunca tem pressa. Em geral, quando que surge uma novidade no mer-cado, a montadora espera para ver que bicho vai dar. É isso que explica o fato de ter sido a última a se lançar no mercado de compactos com câmbio automatizado. E coube ao Polo o papel de ser o primeiro da linha a ter o sistema que dispensa o pe-dal de embreagem, batizado de i-Motion. Uma forma de mostrar um requinte a mais no chamado segmento dos compactos premium, onde modelos como Citroën C3 e Honda Fit já oferecem trans-missões verdadeiramente automáticas. Além disso, a razão de ser de um câmbio automatizado, como o i-Motion, deveria ser o menor custo. Não é o caso. A relação custo/benefício do modelo da Volkswagen não é tão van-tajosa assim.

O problema é que o Polo Sportline i-Motion avaliado parte dos R$ 50.016 – a versão

mais barata automatizada é R$ 42.665 –, o que compromete seu custo/benefício. Fica com preço abaixo da versão mais barata do Fit automático, a LXL 1.4, que sai por R$ 56.820. Só que fica mais caro que o C3 Exclusive 1.6 16V automático, que parte dos R$ 49.310 e ofe-rece airbag duplo, freios com ABS, retrovisores elétricos e ar automático, além de um motor multiválvulas de 110/113 cv, contra os 101/103 cv do motor 1.6 8V do exemplar da Volks.

A configuração top auto-matizada do Polo 1.6 traz o trivial: ar, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, ban-co do motorista com regula-gem de altura, alarme com keyless, volante com ajustes de altura e de profundida-de, entre outros. Chamam a atenção apenas o sensor de obstáculos traseiros e os pa-ra-sóis com iluminação, além dos espelhos. Com ABS e air-bag duplo, a versão já salta para R$ 52.867. Completo, com comandos de trocas de

marcha no volante, controle de cruzeiro, sensores de chu-va e de luminosidade e teto solar, volante multifuncional, retrovisor eletrocrômico e lanterna de neblina alcança os R$ 57.184.

É verdade que não se trata também de um câmbio automático como o do C3 e o do Fit. O Polo usa o mesmo câmbio automatizado que já equipa Gol e Voyage e segue o princípio das transmissões já encontradas em modelos da General Motors e da Fiat. O equipamento não tem con-versor de torque e conta com uma embreagem, acionada automaticamente e um bra-ço robótico que faz as trocas de marcha. Mas mesmo com todo esse contestável custo/benefício e sem ter contri-buído de forma significativa para elevar a tímida média de 1.200 unidades mensais do hatch no ano, as versões i-Motion do Polo já represen-tam 30% das vendas totais do dois volumes.

div

ulg

açã

o

Page 15: Edição - 74
Page 16: Edição - 74