tribuna 74

24
A CIDADE ESPORTE SEGURANÇA FLASH Belém 12 a 18 de fevereiro de 2011 Ano I - Edição 74 DESTAQUE Deputado estadual mais votado da atual legislatu- ra, o ex-prefeito de Belém Edmilson Rodrigues fala das suas metas e deixa em aberto uma nova candida- tura a prefeito. Página 7. EDMILSON DÁ PRIORIDADE PARA EDUCAÇÃO Operação da Polícia Militar já fiscalizou 300 casas noturnas e fechou 90 bares. E a PM já está preparando nova investida. POLÍCIA VAI FISCALIZAR COM RIGOR A LEI SECA PÁGINA 9 Informe Epidemiológi- co divulgado nesta semana pela Secretaria Estadual de Saúde aponta que o Pará já registrou 3.269 casos de dengue de 1º de janeiro a 9 de fevereiro deste ano. Só em Belém foram 478 registros da doença, onde também se confirmou o pri - meiro caso de dengue tipo 4, o segundo do Estado. PARÁ JÁ TEM 3.269 CASOS DE DENGUE NESTE ANO PÁGINA 5 AGENTES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA TRABALHAM NO COMBATE AO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE X X LEÃO E PAPÃO DUELAM ESPORTE,1 Alan Fonteles conquistou a medalha de bronze no Mun- dial Paraolímpico de Atletis- mo, na categoria amputados. PARAENSE É EXEMPLO DE VITÓRIA NO ATLETISMO ESPORTE, 4 MARIANA RIOS NÃO TEM PAPAS NA LÍNGUA FLASH, 16. LUCIANA GONÇALVES LUCIANA GONÇALVES FOTOS: LUCIANA GONÇALVES AGENCIA COMUS AEscola de Samba Piratas da Batucada aposta no enredo inspirado na Praça Waldemar Henrique para ser campeã. No barracão da agremiação, os últimos preparativos para o desfile oficial. Flash,11. ‘PIRATAS DA BATUCADA’ TRABALHA PELO TÍTULO LUCIANA GONÇALVES

Upload: tribuna-para

Post on 19-Feb-2016

262 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal Tribuna do Pará

TRANSCRIPT

Page 1: Tribuna 74

A CIDADE EsportE sEgurAnçA FLAsH

Belém12 a 18 de fevereiro de 2011

Ano I - Edição 74

Destaque

Deputado estadual mais votado da atual legislatu-ra, o ex-prefeito de Belém Edmilson Rodrigues fala das suas metas e deixa em aberto uma nova candida-tura a prefeito. Página 7.

eDmilson DáPrioriDaDePara eDucação

Operação da Polícia Militar já fiscalizou 300 casas noturnas e fechou 90 bares. E a PM já está preparando nova investida.

poLíCIA vAIFIsCALIzAr Com rIgorA LEI sECA

págInA 9

Informe Epidemiológi-co divulgado nesta semana pela Secretaria Estadual de Saúde aponta que o Pará já registrou 3.269 casos de dengue de 1º de janeiro a

9 de fevereiro deste ano. Só em Belém foram 478 registros da doença, onde também se confirmou o pri-meiro caso de dengue tipo 4, o segundo do Estado.

pArá já tEm3.269 CAsosDE DEnguEnEstE Ano

págInA 5 AgEntEs DA vIgILÂnCIA sAnItárIA trABALHAm no ComBAtE Ao mosQuIto trAnsmIssor DA DEnguE

xxLEÃO EPAPÃO

DUELAM

esPorte,1

Alan Fonteles conquistou a medalha de bronze no Mun-dial Paraolímpico de Atletis-mo, na categoria amputados.

pArAEnsE éExEmpLo DE vItórIA noAtLEtIsmo

EsportE, 4

mArIAnA rIos não

tEm pApAsnA LínguA

flash, 16.

lucia

na

go

alves

luci

an

a g

on

ça

lves

foto

s: l

uci

an

a g

on

ça

lves

ag

encia

com

us

A Escola de Samba Piratas da Batucada aposta no enredo inspirado na Praça Waldemar Henrique para ser campeã. No barracão da agremiação, os últimos preparativos para o desfile oficial. flash,11.

‘pIrAtAsDA BAtuCADA’trABALHApELo títuLo

lucia

na

go

alves

Page 2: Tribuna 74

A C I D A D E 2 Belém, 12 a 18 de fevereiro de 2011

A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) iniciou o cadastramento do trans-porte escolar 2011. Na Compa-nhia há registro de 105 veículos na atividade do transporte esco-lar, mas somente 41 estão com

cadastro atualizado. Quem ainda não atualizou o seu cadastro, tem 48 horas após o recebimento da notificação para procurar a sede da CTBel (av. Bernardo Sayão, 2072, Jurunas), das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira.

ctbel caDastra otransPorte escolar

obrigatório

A Rua da Mata, no bairro da Marambaia, foi alvo de uma ação integrada, na quarta-feira (9), en-tre as secretarias municipais de Urbanismo (Seurb), Economia (Secon), Saneameto (Sesan) e Meio

ambiente (Semma), com apoio da Guarda Municipal de Belém (GBM) e Companhia de Transportes de Belém (Ctbel). Ocupado há muitos anos por barracas e traillers, alguns abandonados, a via pública passou

por uma ação de limpeza, poda de árvores e demolição de construção irregular. De acordo com o secretá-rio de Economia, João Amaral, esta é apenas a primeira etapa de uma série de ações no local.

oPeração Da Pmb libera canteiro Da rua Da mata

marambaia

na reDação

FALAprEsIDEntEa moDa é a virose

Mais famosa do que as celebridades, a “virose” está em pri-meiro lugar na parada do sucesso e na boca de todos os médicos de Belém. Em meio a um possível surto de dengue tipo 4, alguns doutores parecerem esquecer que existem outros tipos de doenças com os sintomas parecidos da famosa do momento. Dor no corpo, febre e dor de cabeça não têm apenas um diagnóstico. Mas agora tudo é virose. Por que a moda é a virose?

Durante a madrugada do último dia 10 de fevereiro, dei entra-da no hospital da Unimed da Doca de Souza Franco com minha madrinha, uma senhora de 60 anos. Mal chegamos ao local e o diagnóstico foi eficiente. A atendente disse: “ela está com a virose, está dando muito por aí”. Ao passarmos pela enfermaria, recebe-mos a mesma suposição de uma enfermeira que a viu, “Vixi mana, é virose!”. E, finalmente, quando fomos atendidas, após uma hora de espera, a doutora, com o seu jaleco branco e sua pose de clínica médica infalível, repetiu as mesmas palavras da atendente e da enfermeira, que já estávamos cansadas de escutar, “É virose”. A médica também não providenciou nenhum exame de sangue e nem ao menos examinou a paciente.

Senhoras e senhores, de que vale cinco anos dentro de uma universidade e um diploma de médico, se qualquer doença com os mesmos sintomas, que, na verdade, podem ser inúmeras patologias, é logo diagnosticada como virose? Se for sempre assim, eu não per-derei mais meu tempo nem o meu dinheiro indo à Unimed.

hAnnA rEIsbelém

concorrência é a receitaDepois de inúmeras tentativas de cancelar uma linha telefônica

da “Oi... (seu trouxa!), já que o serviço não é feito pessoalmente nas lojas da operadora, apenas por meio do famigerado atendimento telefônico, que fica repassando de um lado para o outro até a liga-ção cair, consegui finalmente - se não ainda cancelar a linha - pelo menos instalar outro serviço de internet da concorrente.

É só nessas horas que damos vida aos compêndios de economia que estudamos na faculdade, quando aprendemos sobre cartel, é que sentimos na pele o que é o domínio de apenas uma empresa num determinado ramo, em que o consumidor fica totalmente à mercê de preços e serviços. Nesse caso específico, por um preço mais vantajoso e um serviço - pelo menos por enquanto - de melhor qualidade, posso ao menos atualizar a leitura de e-mails.

LázAro cArdosobelém

cartasDoleitor

[email protected]

As chuvas chegaram e, com elas, doenças endêmicas como a dengue, que registraram mais de três mil casos desde o início do ano, em Belém. Mas por que tantos ca-sos quando já se sabe que a doença ataca justamente nesta época?

A Prefeitura de Belém, e agora com o apoio da Fundação Nacio-nal de Saúde, vem fazendo uma ampla campanha de conscienti-zação da população para prevenir a doença. De certo que a iniciati-va é louvável, mas muito mais do que isso é necessário para evitar que vidas sejam ceifadas.

Na verdade, é preciso quase que um trabalho educativo per-manente que extrapola as esferas

de governo, que deve penetrar nas escolas e nos lares, um trabalho realmente de “vigilância sanitária” no sentido strictu da palavra.

O Poder Público, nas ocasiões em que a doença se manifesta, geralmente faz a sua parte, mas o que se esquece é que, tal qual na educação, é o trabalho de base que faz a diferença. E, para isso, é preciso o envolvimento de uma série de atores nesse empreendi-mento, a começar pela educação familiar, pelos bons hábitos, co-mo por exemplo: não jogar lixo na rua, respeitar pai e mãe, lavar as mãos antes das refeições, enfim, coisas que os antigos pregavam e que hoje revelam-se mais mo-

dernas do que nunca. É somente por meio de um trabalho de base, de conscientização social, desde a infância, numa mudança radical de cultura, que se poderá evitar a proliferação não somente da den-gue, mas de doenças como a lep-tospirose e outras que decorrem das más condições sanitárias em que vive a maior parte da popula-ção carente.

Que o Poder Público deve fazer a sua parte - e certamente vem fazendo - não se tem dúvida, da mesma forma que muito mais ainda há por fazer, mas cada um de nós é que deve fazer por si e pelo próximo, na medida em que preserve a sua própria vida.

o pApEL DE CADA um nAprEsErvAção DA vIDA...

Tribuna do Pará é uma publicação semanal

editado por SGP Comunicações e Serviços ltda.

CNPJ: 10955840/0001 - 61

diretor Geral: Gustavo bento

Edição: Cléo Soares

Gerente comercial: Rubia Campos (91) 8218 2003

[email protected]

Endereço: Trav. lomas Valentina, nº 1502 – marco CeP:

66.087-440

Fale com a gente: (91) 3276 2308

E-mail da redação: [email protected]

Twitter: www.twitter.com/tribunapara

Blog: www.tribuna-do-para.blogspot.com

Fotos: luciana Gonçalves

ciDaDeemfoco - httP://www.flickr.com/Photos/fernanDosette/

Page 3: Tribuna 74

A C I D A D E 3Belém, 12 a 18 de fevereiro de 2011

A escola São Francisco Xavier, localizada em Abaetetuba, conve-niada com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) comemora a aprovação de 177 alunos em instituições públicas e privadas

de ensino superior e cursos técni-cos. Vários alunos se destacaram ocupando os primeiros lugares em diferentes universidades e em cursos concorridos como os de Medicina e Direito. Para a direção

da escola, a aprovação em massa é fruto de um trabalho diferencia-do e da inclusão de projetos ino-vadores na área de gestão escolar, projetos estes, que levam a escola a ganhar reconhecimento.

escola De abaetetuba festeja a aProvação De 177 alunos

vestibulares

Foi encerrado no último dia 8 o terceiro período de defeso do caranguejo-uçá, regulamentado pela Instrução Normativa 001/11 da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq). Do dia 9 até o próximo dia 18 volta a ser

permitida a captura, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercializa-ção do crustáceo vivo ou em par-tes isoladas. Ainda faltam três fases de proibição: 19 a 24 deste mês, 5 a 10 e 20 a 25 de março.

Defeso é susPenso até o Próximo Dia 18

caranguejo

FALAprEsIDEntE recursos

O secretário de saúde de Belém, Sérgio Pi-mentel, já adiantou que este ano vai aumentar a cobrança sobre a bancada federal estadual do Pará. Ele diz que agora que os políticos toma-ram posse, precisam se mexer com urgência para corrigir as distorções do orçamento na saúde, em especial para cobrar investimentos do governo do Estado na saúde de Belém, tanto em atenção básica quanto em média e alta com-plexidades, o que não vem ocorrendo.

DesculPaPimentel afirma que, por ser a capital, Be-

lém concentra os especialistas e serviços de alta complexidade, mas ele diz que não cola mais a atitude do governo estadual de achar que apenas bancar seus próprios hospitais é investir em saúde. Ele garante que há muitos outros procedimentos na rede que o município de Belém banca sozinho, como cooperativas de anestesistas e neurologistas, mas que são usa-dos por pacientes do Estado inteiro.

DisPutaJá está à disposição dos gestores de saúde

municipais o edital de convocação das eleições para a nova gestão do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Pará (Cosems-PA), pa-

ra o biênio 2011/2013. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado do Pará (DOE), núme-ro 3.1843, de 9 de fevereiro de 2011.

aPoioPor enquanto, estão candidatos o atual prei-

dente, Fredson Silva (PDT), secretário de saúde de Pau D’Arco, e Charles Tocantins, que saiu do ex-governo Ana Júlia para a Secretaria de Saú-de de Tucuruí e já enviou duas cartas abertas a todos os secretários de saúde pedindo apoio. No entanto, o secretário estadual, Hélio Franco, que é do PPS, o mesmo partido de Tocantins, já declarou publicamente apoio à permanência de Fredson Silva no cargo.

corruPçãoA Secretaria de Estado de Meio Ambiente

(Sema) foi o maior palco de escândalos no go-verno de Ana Júlia Carepa, que, no entanto, deixou como herança uma bomba que pode explodir a qualquer momento no Departamen-to Estadual de Trânsito (Detran), que, segundo fontes internas, está sob investigação da Polícia Federal. A lista de envolvidos nas fraudes inves-tigadas é grande e de vários partidos. A inves-tigação se estende, inclusive, às diretorias das Unidades Regionalizdas que atendem o interior do Estado.

tribunalivre

Pin

ga

f

og

o

A Secretaria de Estado de Ad-ministração (Sead) está fazendo um levantamento da situação dos servi-dores temporários que trabalham no governo Estado. A intenção é verificar onde é possível encaixar os concursa-dos que aguardam nomeação e, as-sim, atender, em definitivo, ao Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre governo e o Ministério Público do Trabalho em maio de 2005.

Atualmente, existem 11.720 ser-vidores temporários contratados atra-vés da Lei Complementar nº 07/1991, alguns deles com 20 anos de casa, só para ilustrar as situações estranhas encontradas entre esses servidores. A titular da Sead, Maria Alice Viana, diz que o órgão está fazendo um le-vantamento para ver a regularidade dos contratos e as medidas que serão adotadas para cumprir a legislação.

O servidor da capital paraen-se agora pode contar com o Cartão Servidor – um benefício que permi-te, entre outras coisas, adiantamen-to salarial, empréstimo consignado e compras a partir da rede de lojas conveniadas, como supermercados, farmácias, óticas e postos de gasoli-na. A novidade da Prefeitura de Be-lém, executada pela Secretaria Mu-nicipal de Administração (Semad), integra o Sistema de Gestão Integra-da de Benefícios e pode ser utilizado a partir de um “cartão inteligente”, que inviabiliza a prática de fraudes contra o titular.

A aquisição desta nova modalidade de pagamento, ex-clusiva do servidor municipal, é voluntária, dispensando con-traprestação financeira e sem anuidade aos usuários.

proFEssor E ALuno DEvEmtEr sIntonIA

Mais um ano de preparação para o vestibular começou e, enquanto a maioria dos cursi-nhos pré-vestibulares investe em quadros digitais, aulas com computadores e até em óculos 3D, um dos cursos preparató-rios que mais aprovam alunos nas universidades públicas e faculdades particulares de Be-lém acredita que o segredo do sucesso é adequar os estudan-tes ao ensino tradicional.

O bom e velho método de ensino e o conta-to mais próximo com o professor podem garantir bons resultados para quem pre-tender ingressar na universidade. Para o diretor de um curso locali-zado na avenida Alcindo Cacela, entre Magalhães Barata e Governador José Mal-cher, André Pinon, que ano só no ano passado aprovou 120 alunos nos cursos de Medicina e Direito, a maioria em univer-sidades públicas, explica que a relação de amizade entre aluno e professor durante o preparo para o vestibular é a peça chave para o alto índice de aprovação deles nos vestibulares.

“Eu e os professores desta instituição acreditamos que um pequeno detalhe pode fazer toda diferença no vestibular. A proxi-midade entre o aluno e o profes-sor facilita o aprendizado. O es-tudante se sente mais à vontade para tirar dúvidas, questionar exercícios e até conversar sobre problemas familiares que mui-tas vezes atrapalham os estudos. Nós nos tornamos uma segunda família pra eles”, disse.

Outra boa dica para quem quer se tornar ca-louro no ano que vem é reforçar os estudos em casa após as aulas. Uma rotina de 3 a 4 horas aliada à leitura de jornais, revistas e livros é um método im-portante para fixar o conteúdo e desenvolver a

redação, assim como o raciocí-nio. “O aluno precisa dedicar-se cada vez mais aos estudos, já que com algumas mudanças feitas no vestibular, ingressar em uma universidade se tornou um pouco mais difícil. É preci-so também abdicar até mesmo de algumas horas de lazer e festa com os amigos. Porém a vitória compensa.

Curso pré-vestibular aposta

que o segredo é adequar o

aluno ao ensino tradicional com

atenção do professor em sala

AnDré pInon: “pEQuEno DEtALHE poDE FAzEr A DIFErEnçA”

lucia

na

go

alves

Page 4: Tribuna 74

A C I D A D E 4 Belém, 12 a 18 de fevereiro de 2011

O secretário de Estado de Edu-cação, Nilson Pinto, tomou posse à vaga de membro nato do Conselho Estadual de Educação (CEE). A ex-pectativa é de que a parceria traga solução aos graves problemas da

educação do Pará. A posse foi pro-movida na manhã de quinta-feira (10), durante sessão plenária do CEE, com a participação de nove conselheiros. A função do Conselho é organizar, regularizar e fiscalizar

diversas atividades na área da edu-cação. Os conselheiros do CEE são representantes do governo e da so-ciedade civil organizada, sindicatos de escolas, além de entidades que representam pais e estudantes.

nilson Pinto toma Posse no conselho De eDucação

Um calendário de atividades preventivas com o objetivo de evitar casos de abuso sexual e outros tipos de exploração contra crianças e adolescentes está sen-do preparado pelo Conselho Tute-lar de Parauapebas. Os trabalhos

irão envolver as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Assistência Social de Parauapebas. No período de 5 a 11 de março, um estande será mon-tado a praça de Eventos, onde equi-pes estarão de plantão por 24h.

conselho tutelar monta oPeração

estaDualParauaPebasa

lessan

dra

serrão

Cerca 24 mil servidores da

Prefeitura de Belém devem

atualizar seus dados funcionais

até o dia 31 de maio deste ano. O

recadastramento foi ordenado

através do decreto nº 65.697

para servidores ativos, efetivos

e comissionados do município

e será feito pela Secretaria de

Administração (Semad). O re-

cadastramento é obrigatório.

Caso o funcionário não faça

ou perca o prazo de sua secre-

taria, terá o salário bloqueado

até a data em que for efetivada

a atualização, explica. Para se

cadastrar o funcionário deverá

apresentar o decreto de nomea-

ção, comprovante de residência,

Pis/Pasep, RG, CPF, título de

eleitor, carteira de reservista,

certificado de escolaridade, du-

as fotos 3 x 4 e a carteira de tra-

balho. O recadastramento será

feito no Centro de Especializa-

ção e Capacitação Profissional

(Cecap), que fica localizado na

avenida Conselheiro Furtado,

no horário de 9 às 17 horas.

serviDor municiPal tem que serecaDastrar

leia ráPiDo

comPanhia De transPortes Do municíPio De belém (ctbel) agora está na internet. no último Dia 7, foi lançaDo oficialmente o site Da instituição. a Diretora ellen margareth Diz que a ferramenta tem o objetivo De facilitar a oferta De serviços e aProxima o órgão Do usuário.

Augusto FAro DIz QuE, ALém Dos pACotEs nACIonAIs, os IntErnCIonAIs tAmBém têm sAíDA

EuForIA Do CArnAvAL ésEguIDA nA árEA turístICA

A quase um mês do Carna-val, os pacotes de viagens para os destinos tradicionalmente mais procurados estão prati-camente esgotados. Os turis-tas que deixaram para acer-tar em cima da hora viagens para os roteiros tradicionais, como Rio de Janeiro; cidades do Nordeste, como Salvador e Recife, ou destinos da Améri-ca do Sul, como Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile), podem encontrar poucas ofer-tas e com preços bem mais elevados.

Segundo Augusto Faro, su-pervisor operacional de uma das principais agências de tu-rismo da capital, a venda dos últimos pacotes de viagens pe-la agência onde trabalha está a todo vapor e o preço mais ele-vado não está atrapalhando. “Os pacotes para o carnaval do Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador já estão esgotados, pois foram vendidos com ante-cedência. Mas ainda estamos vendendo os últimos pacotes para as cidades de Natal, São Luís e Belo Horizonte”, conta Augusto.

Neste ano, além dos ro-teiros mais tradicionais, os internacionais também estão muitos procurados em 2011. O motivo, segundo a Associa-ção Brasileira de Agências de Viagens do Pará (Abav/PA), seria a diminuição do preço do dólar. “Com o dólar mais baixo, viajar para o exterior é uma opção muito procurada nas agências da capital”, dis-se a presidente da associação,

Rose Larrat. Ela ainda explica: “Apesar

do baixo preço do dólar, as pessoas devem ter consciên-cia de que numa cidade, no exterior, o custo de vida é mais al-to e elas podem pagar mais caro por outros servi-ços”, conta Rose, apontando as van-tagens e desvanta-gens de viajar para fora do Brasil.

O crescimento esperado para es-te ano em relação ao Carnaval de 2010, para os destinos na-cionais, gira em torno de 10%. “Apesar do grave incêndio que aconteceu na Cidade do Sam-

ba no Rio, só na agência em que trabalho, vendemos mais de 300 pacotes de viagens, ou seja, não afetou nossas ven-das. Já as viagens internacio-

nais tiveram um número 5% maior de turistas brasi-leiros”, af irma Augusto Faro.

Augusto conta que, um pacote de viagem para as famosas cida-des já conhecidas pelas tradicionais festas de Carna-

val, principalmente as nordes-tinas como, Salvador e Recife, dependendo do plano compra-do e da antecedência, o valor pode ser reduzido. “Em média

o preço do pacote aéreo por pessoa sai por até R$ 4.500. Esse preço pode variar de lu-gar para lugar. Já para quem prefere viajar para fora do pa-ís, um pacote de viagem para as cidades de Buenos Aires ou Santiago custam em torno de R$ 1.500 por pessoa”, diz.

O pacote é de até seis dias e inclui passagem ida e volta, hospedagem, café da manhã e city tour (passeio pelos princi-pais pontos turísticos da cida-de). E existe ainda a facilidade de pagamento. “O cliente pode pagar em até 3x sem entrada ou até 6x com entrada no car-tão de crédito. Tudo para que nossos clientes curtam um bom Carnaval”, explica Au-gusto Faro.

Pacotes de viagens para os destinos mais tradicionais

estão praticamente

esgotados

lucia

na

go

alves

Page 5: Tribuna 74

A C I D A D E 5Belém, 12 a 18 de fevereiro de 2011

leia ráPiDo

O governo do Amazonas decre-tou estado de emergência em nove municípios por causa da dengue. As cidades em situação crítica são: Manaus, Humaitá, Nova Olinda do Norte, Barcelos, Lábrea, Tefé, Coa-ri, Codajás e Itacoatiara. Seis mor-

tes pela doença foram confirmadas neste ano no estado. A Secretaria da Saúde vai definir planos emer-genciais para combater o mosquito transmissor e controlar a doença. Prefeitos dos municípios atingidos devem se reunir nesta semana.

Dengue Põe amazonas em estaDo De alerta

saúDe

A entrada da Fundação Nacio-nal de Saúde (Funasa) nas ações de combate à dengue foi marcada em todo o Brasil com uma grande mobilização que leva o slogan “Am-biente Saudável Livre da Dengue”.

Em Belém, a programação que é chamada de Dia Nacional de Mobi-lização Contra a Dengue ocorreu na sede da Superintendência Estadual e teve parcerias com as secretarias municipal e estadual de Saúde (Ses-

ma e Sespa), Serviço Social do Co-mércio (Sesc) e algumas empresas privadas. A iniciativa tem o objetivo de divulgar a nova competência da Funasa que identifica os fatores am-bientais de risco para a saúde.

belém entra na mobilização nacional contra mosquito

com a funasa

A Companhia de Trans-

portes do Município de Belém

(CTBel), em parceria com o Sin-

dicato das Empresas de Trans-

porte de Passageiros de Belém

(Setransbel), já começou o ca-

dastramento de novos alunos

residentes na capital e nos dis-

tritos para a obtenção do Passe

Fácil Estudantil. A previsão da

CTBel para este ano é atender,

no período de 1 de fevereiro a 30

de maio, mais de 50 mil alunos.

O aluno que já possui o cartão

não precisa fazer novo cadas-

tro, bastando ser informado

por sua escola para continu-

ar usando o benefício, inde-

pendente de mudar ou não

de escola. O cadastramento

será em dois postos de atendi-

mento: mercado de São Brás

(praça Floriano Peixoto) e no

Sest/Senat (avenida Augusto

Montenegro, km. 12, nº 765).

Ambos os postos funcionam de

segunda a sexta-feira (exceto

feriados), das 8h às 16h. Infor-

mações: 3272-8731/8595.

Passe fácilcaDastraalunos até30 De maio

pArá rEgIstrA 3.269 CAsosDE DEnguE só nEstE Ano

No período de 1° de janeiro a 9 de fevereiro foram notifica-dos 3.269 casos de dengue no Pará, só na capital já são 478. O segundo caso de dengue tipo 4 confirmado no Estado é o pri-meiro de Belém. Todos esses da-dos foram divulgados por meio do 2° Informe Epidemiológico, da Coordenação de Vigilância à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

No dia 14 de janeiro deste ano foi notificado pela Vigi-lância Epidemiológica do mu-nicípio de Belém o segundo caso de dengue tipo 4, a partir de amostras encaminhadas ao instituto Evandro chagas (IEC). “O segundo caso de den-gue tipo 4 foi notificado e isola-do no mês passado e ainda está sendo investigado, o paciente é do sexo masculino e mora na capital”, explicou a coordena-dora Estadual do Programa de Controle da Dengue (DEPCD), Carla Garcia.

A coordenadora conta que a divulgação da doença é es-sencial entre a população, evi-tando que o vírus tome formas mais graves. “Estamos fazen-do essa divulgação para que os pacientes possam ser atendidos de forma oportuna e com isso podendo evitar a forma grave da doença e a probabilidade de vir a óbito”, afirma Carla.

Durante essas cinco sema-nas, também ocorreram nove mortes suspeitas de dengue. “Cinco só em Belém, sendo três em investigação, um caso con-firmado e um descartado, um em Castanhal, dois em Tucuruí

fiscais Da secretaria De estaDo De meio ambiente (sema) foram à comuniDaDe marimari, em mosqueiro, onDe foram encontraDos 3,59 metros cúbicos De maDeira serraDa. a área DegraDaDa Pela extração ilegal é o equivalente a Dois camPos De futebol.

asco

m sem

a

ag

. com

us

ComBAtE Aos FoCos DE mosQuIto AEDEs EgyptI prossEguE Com ForçA totAL no munICípIo

O monitoramento da circulação viral e a identificação dos sorotipos circulantes a partir de agora serão feitos na recém-implantada Unida-de Sentinela no Hospital Abelardo Santos. Trinta e seis amostras já foram encaminhadas para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen). A população também po-de contar com serviços de saúde no

Estado, ligando pra nos informar locais onde posam ter terrenos baldios, casas abandonadas ou lugares onde possam ter focos do mosquito da dengue.

“A eliminação do criadouro é essencial para quebrar a cadeia de transmissão da doença, então se as pessoas eliminarem esses cria-douros, ou qualquer tipo de ma-

terial que possa acumular água, seria de grande ajuda no combate a dengue”, explica Carla. A Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública) também informou que até o dia 9 de fevereiro, foram in-ternados 138 pacientes suspeitos de dengue, dos quais nove conti-nuam sob avaliação médica e os demais tiveram alta por cura.

ABERlARDO SANtOS vIRA uNIDADE SENtINElA

e outro em Marabá, todos ainda estão em investigação”, afirma a coordenadora Carla Garcia. Os municípios com maior número de casos notificados são: Belém (478), Novo Progresso (309), Al-tamira (227), Santarém (225) e Parauapebas (177).

Segundo a coordenadora Car-la Garcia, a dengue tipo 4 não tem diferença entre os demais tipos. O processo foi notificado como qual-quer outro caso suspeito de den-gue. “Os sintomas são os mesmos,

febre, dor de cabeça e no corpo e vômito”, conta. Carla ainda afirma que apesar do aumento de casos de dengue na última semana, o número de mortes diminuiu.

Os serviços de saúde estão fa-zendo notificações dos casos em tempo oportuno, não deixando o caso se agravar. “Nós também pe-dimos que a população fique atenta. Não esperar o caso se agravar para procurar atendimento. Tratando de forma adequada é que vamos con-seguir reduzir os casos. Semana

passada tínhamos 11 internados e essa semana o numero já caiu para 5”, conta a coordenadora.

Serviço:Para informações sobre den-gue, a população deve entrar em contato com as Secretarias Municipais de Saúde: Ananin-deua (91) 3073-2220, Belém (91) 3277-2485, Marabá (94) 3324-4904, Marituba (91) 3256-8395, Santarém (94) 3524-3555 e Tu-curuí (94) 3778-8378.

alessa

nd

ra serrã

o

Page 6: Tribuna 74

A C I D A D E 6 Belém, 12 a 18 de fevereiro de 2011

AeronáuticAa aeronáutica abriu concurso para 73 vagas para o exame de admissão ao curso de formação de taifeiros – 50 vagas são para arrumador e 23 para cozinheiro. o candidato deve ser do sexo masculino, com idade entre 18 e 25 anos e que tenha con-cluído ou esteja em condições de concluir o ensino médio. as vagas de arrumador são para Belém, Par-namirim (rn), recife, salvador, rio de Janeiro, Pirassununga (sP), são Paulo, canoas (rs), florianópolis, Brasília e manaus. as vagas de cozi-nheiro são para recife, rio de Janei-ro, são Paulo, são José dos campos (sP), canoas (rs) e anápolis (go). as inscrições devem ser feitas até o dia 18 de fevereiro. o sistema de inscri-ção estará disponível nos sites ht-tp://www.fab.mil.br e http://www.barbacena.com.br/epcar. a taxa é de r$ 50. as provas escritas serão em 27 de março, com início às 9h45. o início do curso é em 8 de agosto.

SeSmAcontinuam abertas até o dia 20 de fevereiros as inscrições para o concurso público da secretaria municipal de saúde (sesma). Há vagas para nível superior, médio e fundamental. as inscrições são exclusivamente via internet, atra-vés do endereço eletrônico www.cetapnet.com.br. o valor da taxa de inscrição par os cargos de nível fundamental será de r$ 40, para os cargos de nível médio será de r$ 50 e para os cargos de nível superior será de r$ 60, devendo ser efetuado até a data do venci-mento. a Prova objetiva de múl-tipla escolha será aplicada na data de 10 de abril de 2011, devendo o candidato verificar o edital de homologação das inscrições e de divulgação dos locais da prova na data de 28 de março de 2011.

AnAnindeuAa Prefeitura de ananindeua prorro-gou as inscrições para o concurso público do órgão. agora, os candi-datos podem se inscrever até o dia 17 de fevereiro, através do endereço eletrônico www.cetapnet.com.br. a Prova objetiva de múltipla escolha será realizada no dia 28 de março de 2011, em local e horário a ser estabe-lecido por edital específico, na data de 15 de março de 2011.

concursossEmInárIo DIsCutE os rumosDo sEtor FLorEstAL no pArá

O Serviço Florestal Brasileiro, em parceria com a Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará (Ai-mex), realizou no último dia 9 se-minário com o tema “Concessões Florestais: viabilidade econômica e perspectivas”. O objetivo é dis-cutir com o setor madeireiro as perspectivas econômicas e finan-ciamento para o setor florestal. Para 2011, está aberto edital de 210 mil hectares para manejo no estado, e está previsto ainda para este ano outra concessão de 48,8 mil hectares na Calha Norte. O Pará é o maior produtor madei-reiro do país, responsável por 47% da produção nacional.

Segundo Natalino Silva, di-retor de concessões florestais e monitoramento do Serviço Flo-restal Brasileiro, a discussão é de extrema importância para o setor. “É muito importante dis-cutir e interagir com o setor ma-deireiro, sobretudo no estado que tem a maior produção nacional e uma vasta lista de espécies para exportação”, afirma. Ele lembra que a região sudeste do Pará é conhecida por conflitos agrários e extração ilegal de madeira. “A concessão é importante nessa região por possibilitar que os ma-deireiros clandestinos saiam da ilegalidade”, garante.

Entre os participantes, a Uni-floresta, associação da cadeia produtiva florestal da Amazônia, levou representantes das suas 19 empresas associadas em todo o Pará. “É uma oportunidade im-portante para conhecermos as concessões e participarmos de assembléias”, afirma Luiz Alberto Pereira, presidente da Uniflores-

LuIz ALBErto pErEIrA, DIrEtor DA unIFLorEstA, LEvou Ao sEmInárIo toDos os sEus AssoCIADos

O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioe-conômicos (Dieese), divulgou na última quarta-feira um levanta-mento que mostra que o Estado do Pará gerou 3.429 postos de

trabalho formais em 2010 no setor da indústria. Segundo o Dieese esse saldo é considerado o segundo melhor da região Norte. O resultado tem como base a nova metodologia adotada pelo Gover-

no Federal. Durante o período do levantamento foram feitas 44.576 admissões contra 41.147 desliga-mentos em todo o Estado, o que acabou gerando um saldo positivo de 3.429 postos de trabalhos.

Pará registra o segunDo melhor salDo De emPregos

Segundo pesquisa divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socio-econômicos (Dieese) no Pará, o açaí iniciou 2011 com 3,75% de aumento em relação a dezembro, e chegou a ser comercializado no

mês de janeiro, em média a R$ 8,57, o litro. O açaí do tipo médio, que é o mais consumido, a varia-ção foi de 11,88%, nos últimos doze meses, ficando bem acima do índice da inflação no período, que foi em torno de 6%.

açaí está em escalacrescente De Preço

no norteaumento

as novas turmas Da escola Portfólio começam no Dia 19 De feverei-ro, nos cursos De fotografia Digital, maquiagem e automaquiagem e Direção De arte Publicitária. inscrições: 3033-3406/3224-1733

ta, que possui associados em vá-rios municípios, como Santarém, Moraes de Almeida, Tucuruí e Santa Bárbara.

Pereira afirma que a Uniflo-resta entende que as concessões

são um bom negócio e está aten-ta para divulgar assembleias e informar os associados, entre os quais Malaquias Sousa, que saiu de Anapú para participar do se-minário e entender melhor como

funcionam as concessões. “Te-nho interesse de participar das concessões que estão abertas no estado, mas para isso é necessá-rio se manter informado”, disse o integrante da Unifloresta.

Em relação à concessão, Na-talino Silva informa que a madei-reira pode utilizar determinada área por até 40 anos, sendo que, atualmente, o Serviço Florestal Brasileiro criou uma série de vantagens para deixar a conces-são mais acessível. “Reduzimos em 50% o valor da garantia para grandes empresas e até 80% pa-ra pequenas empresas”, disse o diretor.

O estado também tem a maior produção de madeira processada,

com 2,5 milhões de metros cúbi-cos e a maior receita bruta com a atividade madeireira, de R$2,17 bilhões em 2009, de acordo com o Imazon e Serviço Florestal Bra-sileiro. “Os recursos são divididos da seguinte maneira: 30% para o Serviço Florestal Brasileiro in-vestir em outras concessões, 40% para o Instituto Chico Mendes e o restante para o estado, município que recebe o projeto e para o Fun-do Nacional de Desenvolvimento Florestal”, explica Natalino Silva.

Ele ressalta ainda que o servi-ço não tem responsabilidade de fiscalizar se o que foi estipulado está sendo cumprido. “A fiscali-zação fica por conta do IBAMA e do Instituto Chico Mendes, já que não temos condição de fis-calizar a Amazônia toda, porém, apesar de não ser nossa obriga-ção, fazemos a fiscalização via satélite das áreas concedidas, assim fazemos o rastreamento da área e da carga e descarga da produção”, avalia.

CONCESSõES DE FlOREStAS tIvERAM REDuçãO

lucia

na

go

alves

Page 7: Tribuna 74

A C I D A D E �Belém, 12 a 18 de fevereiro de 2011

Os deputados estaduais do Pa-rá aprovaram o aumento dos seus próprios salários. Agora, o salário dos estaduais do Pará passará de R$ 12 mil para, aproximadamente, R$ 19.500 mil. A aprovação ocor-reu na primeira reunião conjunta

das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Fiscalização Fi-nanceira e Orçamentária (CFFO), em votação unânime de 21 par-lamentares presentes. A matéria segue agora para plenário, para depois entrar em vigor.

DePutaDos Do Parávão ganhar r$19 mil

aumento

Foi decretada no último dia 9 a prisão preventiva do ex-prefeito de Jacareacanga, Eduardo Azevedo (PMDB), que era atual chefe de gabi-nete da Prefeitura de Itaituba. O juiz Antonio José dos Santos, da 3ª Vara

Penal da Comarca de Itaituba, aten-deu o pedido do Ministério Público, que acusa Azevedo de coagir e amea-çar funcionários públicos municipais para que testemunhassem a favor do prefeito Walmir Climaco (PMDB),

que foi afastado do cargo pela justiça no último dia 7, acusado de intimi-dar servidores da Coordenadoria de Trânsito de Itaituba, e obrigá-los a li-berar veículos apreendidos e cometer crimes de desvio de função.

juiz Decreta a Prisão De ex-Prefeito Do PmDb

corruPção

DEputADo EDmILson vAI prIorIzAr A EDuCAção

Vinte e três anos depois de assumir um mandato na Assem-bleia Legislativa do Pará (Alepa) pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Edmilson Brito Rodrigues, 53, está de volta à Casa. O ex-pre-feito de Belém parece ter con-quistado de vez a simpatia dos eleitores paraenses, pois nestas eleições o líder do Partido Socia-lismo e Liberdade (Psol) recebeu 85.411 votos e se tornou não só o deputado estadual mais bem vo-tado em 2010, mas, entrou para a lista dos deputados estaduais e federais que tiveram grande quantidade de votos nas três úl-timas eleições, em 12 anos.

Para o deputado, é gratifican-te constatar o reconhecimento da população. “É uma honra para eu ter recebido esse número tão grande de votos e mais ainda de ser o deputado mais votado en-tre os meus colegas. Quase não fiz campanha no interior essa é a prova que nega a tese de que o povo tem memória curta”, conta.

Iniciando o seu mandato co-mo deputado estadual, Edmilson afirma que, entre suas priorida-des, está a regulamentação do Plano de Cargos Carreira e Re-

muneração (PCCR). De acordo com Edmilson, apesar de ele ter sancionado esse projeto quando prefeito, o último governo do es-tado não o cumpriu.

Outra prioridade do deputa-do é o investimento na educação, que segundo ele, precisa de me-lhoras urgentes. “Eu fico triste quando vejo que o projeto que sancionei não foi cumprido pelo último governo e está abandona-do. O PCCR com certeza é minha maior prioridade. Por outro lado, a educação está na UTI. Eu sou fundador e presidente do Sindi-cato dos Trabalhadores do Ensi-no Público (Sintepp)”, lembra.

Outro compromisso do depu-tado é a luta para que os concur-sados voltem a assumir os cargos na Alepa, que ultimamente tem contratado temporários para preencher o quadro de funcioná-rios públicos. “Precisamos fazer com que o poder executivo va-lorize o acesso dos concursados. O governo do estado só contrata temporários, muita gente está há muito tempo aguardando ser chamado”, ressalta.

Sobre a possibilidade de voltar a concorrer à prefeitura de Belém,

Apesar de terem recebido da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) termos de autorização de uso de terras no Marajó, no Pará, famí-lias de pescadores e extrativistas do arquipélago informaram ao Mi-nistério Público Federal que estão sendo forçadas a pagar ‘aluguéis’ a pessoas que se dizem proprietárias das áreas. Diante dessa denúncia, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão abriu oficialmente in-vestigação sobre o caso nesta últi-ma segunda-feira, 7 de fevereiro. O

Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Alan Rogério Mansur Silva, encaminhou ofício à SPU so-licitando informações sobre o caso, principalmente as relacionadas aos municípios onde as denúncias são mais recorrentes: Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari. Segundo de-núncias enviadas ao MPF, o valor dessa taxa ilegal pelo uso da terra chega a alcançar o equivalente a 75% do valor obtido pelas famílias com o agroextrativismo, principal-mente com o açaí.

mpF InvEstIgA ABusosA CIDADãos no mArAjó

Com uma chapa única,

apoiada pela Federação dos

Municípios do Pará (Famep),

o prefeito de Pau D’Arco, Lu-

ciano Guedes (PDT) foi acla-

mado como o novo presidente

da Associação dos Municípios

do Araguaia, Tocantins e Ca-

rajás (Amat). Dos 39 prefeitos

que integram a entidade, 30

compareceram para votar - to-

dos favoráveis - pela vitória de

Guedes, que tomou posse ontem

mesmo e hoje assume a Amat.

O presidente da Famep, Helder

Barbalho (PMDB), prefeito de Ana-

nindeua, confirmou a adesão a Lu-

ciano Guedes, ao participar direta-

mente do processo eleitoral. O novo

presidente diz que terá três grandes

desafios à frente da entidade. O pri-

meiro é o próprio fortalecimento

dos municípios do sul do Pará. O

segundo é aumentar a represen-

tação da Amat em Brasília para

rediscutir o bolo orçamentário.

O terceiro grande desafio, se-

gundo ele, é atender ao clamor da

população do sul do Pará e abrir

amplo debate sobre a pauta da

criação do novo estado de Carajás.

“Essa discussão está posta e há um

clamor na região para que isso seja

tratado com toda a sociedade do

Pará”, garante Guedes.

amat elegelucianogueDes comoPresiDente

leia ráPiDo

A Câmara Municipal de Belém vai debater, em sessão especial, o tema “O defeso do açaí”, apresen-tada pelo vereador e 1º vice-presi-dente da Casa, Adalberto Aguiar (PT). Segundo ele, “com boa par-te de sua produção destinada à exportação, o preço do açaí vem subindo acima da inflação e da variação da cesta básica, além de alcançar preços absurdos na en-tressafra”. Para o vereador, faz-se necessário estabelecer uma política para frear esse aumento,

“de maneira que se garanta esse tradicional alimento à mesa da população, principalmente entre os mais pobres, para os quais se constitui uma refeição básica”. O vereador Otávio Pinheiro (PT) considerou ‘importantíssima’ a realização desta sessão especial, porque “o açaí faz parte do car-dápio diário de muitas famílias. E precisamos debater sua cadeia produtiva a fim de alavancá-la”. A sessão ainda não teve a data definida.

CÂmArA vAI DEBAtEr soBrE DEFEso Do AçAí

Como proFEssor, EDmILson prEtEnDE LutAr pELA CAtEgorIA

Edmilson afirma que sente uma pressão popular forte para que isso aconteça. “As pessoas me abordam nas ruas e querem que eu volte a me candidatar. A prova disso é a

quantidade de votos que eu tive na eleição para deputado. Sinto uma pressão forte dentro das feiras, dos shows, mas por enquanto deixo es-sa opção em aberto”, disse.

eDmilson roDrigues Líder do PSOL, quer a criação de uma Comissão Parlamentar

para acompanhar todos os trâmites legais e operacionais em favor das pessoas atingidas, com o desabamento do empreendimento da Construtora Real, ocorrido no dia 28 de janeiro passado, familiares de vítimas e das que adquiriram apartamentos.

lucia

na

go

alves

ag

. Pará

Page 8: Tribuna 74

A C I D A D E 8 Belém, 12 a 18 de fevereiro de 2011

O Ministério das Comuni-cações anunciou esta semana novidades na marca e no slogan do Governo Federal. A inten-ção, segundo os idealizadores, é mostrar que o governo Dilma seria uma continuidade do go-

verno Lula, porém com mudan-ças. No novo slogan do governo. “País rico é país sem pobreza”, é enfatizado o combate à pobreza, que foi indicada como a prio-ridade do governo de Dilma Rousseff.

governo feDeral tem novo slogan

PubliciDaDe

O senador José Sarney (PMDB-AP) anunciou o fim do pagamento de horas extras pa-ra os diretores da Casa. Depois da crise ética de 2009, o pee-medebista afirmou que decidiu

mudar a regra uma vez que os diretores não podem autorizar o próprio pagamento de horas extras --prática comum na Casa até hoje. “Todo funcionário que ocupar cargo de direção não tem

direito a horas extras para evitar que ele com os próprios atos fa-ça avaliações das horas que vão trabalhar”, afirmou Sarney, que considera que o Orçamento do Senado está “equilibrado”.

sarney quer acabar com horas extras no senaDo

muDança

O líder do governo na Câ-mara, deputado Cândido Vac-carezza (PT-SP), informou que o projeto de lei com o novo valor do salário mínimo deverá ser votado na próxima quarta-feira (16), em sessão extraordinária.

A presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Congresso Na-cional a mensagem com o proje-to de lei sobre o salário mínimo. De acordo com o líder, o proje-to prevê o valor de R$ 545 e a política de reajuste do mínimo, até 2014, com base na inflação do ano anterior e a variação do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores.

Sobre a reivindicação das centrais sindicais por um rea-juste maior, Vaccarezza afirmou que o governo ainda tem tempo para convencê-los a apoiar o valor de R$ 545. “Espero votar com o Paulinho (da Força Sin-dical, deputado pelo PDT). Te-mos tempo para convencê-los”, argumentou.

Segundo o líder, serão agen-dadas reuniões entre as banca-das dos partidos e o ministro da Fazenda, Guido Mantega,

além de outros integrantes da equipe econômica, no início da semana. O intuito é discutir o projeto.

Corte – Apesar de o gover-no defender o valor de R$ 545,

Vaccarezza disse que a oposição poderá apresentar emendas so-bre o valor do mínimo. O líder não teme que o corte no orça-mento deste ano, anunciado pela equipe econômica, amea-

ce a votação. “Todo mundo está sabendo que vai ter corte no or-çamento. Isso não é novidade”, disse, ao chegar para reunião do diretório do PT. O governo fede-ral anunciou na última semana um corte recorde de R$ 50 bi-lhões no orçamento federal de 2011, o equivalente a 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo o governo, o cor-te do orçamento teve de ser maior neste ano porque o Con-gresso Nacional inflou as re-ceitas, e consequentemente as despesas, em mais de R$ 20 bilhões na peça orçamentária de 2011.“Estamos revertendo todos os estímulos que fizemos para a economia brasileira entre 2009 e 2010 por conta da crise financeira internacional. Nos últimos anos, o governo fez de-sonerações, concedeu subsídios e aumentou seus gastos. Isso foi muito bem sucedido, pois o país saiu rapidamente da crise. Hoje, está com a economia crescendo, com demanda frote. E já esta-mos retirando esses incentivos”, declarou o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

poLêmICA Do mínImo poDE EstAr pErto Do FIm

vACCArEzA DIssE QuE o mínImo sErá votADo no DIA 16

O levantamento das dívidas do governo do Estado fechou em R$ 592 milhões,sendo que R$ 35,8 milhões são dívidas dos outros poderes. O total da dívida do Executivo de exer-cícios anteriores a 2009 ficou em R$ 123 milhões. Para che-gar até o valor de R$ 592 mi-lhões, o novo governo realizou um levantamento em todos os órgãos e junto à Secretaria de Fazenda.

govErno Do EstADo DEvE QuAsE 600 mILHõEs

O deputado Arnaldo Jordy

(PPS-PA) proporá à Câmara

dos Deputados que investigue

o tráfico de seres humanos no

Brasil. O parlamentar preten-

de começar ainda nesta sema-

na a recolher as assinaturas

suficientes para a criação de

uma Comissão Parlamentar

de Inquérito (CPI).

“Estamos propondo a cria-

ção de CPI para apurar denún-

cias de tráfico humano no pa-

ís, que envolve principalmente

jovens paraenses”, disse.

Jordy quer o Congresso

Nacional faça um levantamen-

to sobre as rotas nacionais e

internacionais, como agem as

quadrilhas e propor mudanças

na legislação para coibir casos

diretamente relacionados com

o tráfico de brasileiros: pros-

tituição feminina e masculina,

trabalho escravo e o desapare-

cimento de pessoas.

Ele também quer incluir

no requerimento de criação

de CPI as denúncias de tráfico

envolvendo brasileiras que são

enviadas para a Guiana Fran-

cesa, sob o pretexto de traba-

lharem como dançarinas. Há,

inclusive, casos de desapareci-

mentos.

jorDy quer criar a cPi Do tráfico De Pessoas

leia ráPiDo

tuc

a Pin

Heiro

ag

. Brasil

Page 9: Tribuna 74

opErAçõEs tEntAm CoIBIrAçõEs CrImInosAs no pArá

Desde a segunda semana do mês de janeiro a Polícia Militar (PM) do Pará, em parceria com outros órgãos do governo do estado e do município, vem re-alizando a ação “Operação pela vida”, que tem como principal objetivo reduzir os altos índices de criminalidade em todo o esta-do. Após quatro semanas de tra-balho, finalmente os registros da criminalidade na capital tiveram uma redução de 50%. No interior o índice foi de 27%, e, nesse pe-ríodo, Belém já conseguiu ficar seis dias sem nenhum registro de homicídio.

Entre os dias 7 e 23 de janei-ro, a operação também fiscalizou cerca de 300 casas noturnas e quase 90 bares foram interdita-dos por causa de documentação inadequada, da presença de me-nores ou do consumo de bebidas alcoólicas. Até o dia 20 de feve-reiro, a lei seca será focada em outra ação da PM, a “Hypnos”, feita geralmente das 21h às 3h.

Apesar dos pequenos avan-ços, o major Leno do Carmo, da PM, afirma que os crimes de assassinatos ainda são o calo da polícia, uma das maiores dificul-dades, uma vez que, para que ha-ja a prevenção, é preciso que seja feito todo um trabalho de acom-panhamento, diferente das ações para impedir assaltos e pequenos roubos. “Apesar do sucesso nessa operação, que consegue reduzir o índice de assaltos há ônibus, a pontos vulneráveis a roubos principalmente na periferia da cidade”, informa.

O major explica que a alterna-tiva encontrada para tentar com-bater esse tipo de crime é uma

poLíCIAs CIvIL E mILItAr trABALHAm Em pArCErIA Com outros órgãos pArA ContEr A vIoLênCIA

lauDo Do real class ainDa sem Previsão

Passados mais mais de uma semana depois que o último corpo foi encontrado nos escombros do desabamento do edifício Real Class, o Centreo de Perícias Científicas Renato Chaves informou que ainda não tem previsão para a divulgação do laudo da perícia que está sendo realizada no local, para descobrir as possíveis causas do acidente.

sEgurAnçAsEgurAnçABelém, 12 a 18 de fevereiro de 2011 9

Perigo

Uma menina de 1 ano de idade, presa à cadeirinha de segurança de um carro, foi levada por um ladrão, na noite de quarta-feira (9), durante o roubo do veículo na região do Paraíso, em São Paulo. O carro e a criança, ile-sa, foram encontrados pela polícia.

menina De um anoé levaDa nomeio Do roubo

tia mata o PróPrio sobrinho emmonte DouraDo

tragéDia

Uma mulher é acusada de matar o próprio sobrinho com um golpe de fa-ca no peito, no distrito de Monte Dou-rado, oeste do Pará. A vítima, de 24 anos, teria recebido a facada um pouco acima do coração após ter se desenten-dido com a tia, que está foragida.

O vice-prefeito de Água Azul

do Norte, sudeste paraense,

Osvaldo Rogério da Silva foi

assassinado a tiros, na noite do

último dia 8, por volta das 21h.

De acordo com a polícia, os

disparos foram efetuados por

dois indivíduos que estavam em

uma moto. O político foi morto em

frente da casa, e o foi encaminha-

do para o IML de Xinguara, para

os exames periciais. O assassinato

causou uma forte comoção na cida-

de, mas a até a última sexta-feira (11)

a polícia ainda não tinha pistas dos

assassainos.

vice-PrefeitoDe água zulDo norte éassassinaDo

leia ráPiDo

Policiais Da Divisão De homicíDios PrenDeram no bairro Do tocantins, municíPio De cametá, thiago luiz costa Da costa, De 25 anos. ele é acusaDo De matar jefferson rolDão, em julho Do ano PassaDo.

Um homem de 24 anos está

preso na Delegacia de Vila dos Ca-

banos, em Barcarena, após tentar

matar a sogra. O acusado teria

dado uma facada nas costas da ví-

tima após uma discussão entre ele,

a companheira e a mãe dela. Após a

tentativa de homicídio, o acusado foi

preso, e delegacia a Polícia Civil des-

cobriu que ele já é condenado pela

justiça por crime de roubo e estava

foragido. A vítima foi internada no

Hospital Metropolitano de Belém.

homem éPreso Portentar matara sogra

parceria fechada com programa Pró-paz, que é um núcleo especia-lizado em atender as famílias dos bairros mais carentes para tentar impedir que situações de conflitos entre vizinhos familiares possam evoluir e chegar até o homicídio.

O Propaz trabalha com crian-ças e adolescentes na profissio-nalização e com vários tipos de ações de inclusão, criando uma

força para tentar atingir as áreas de difícil acesso. Após a mudança na operação, os policiais também tiveram que rever a forma de agir, já que os criminosos passaram a usam mais “armas brancas”. Aproximadamente 160 agentes entre bombeiros, CPC, Policia Rodoviária Federal e policiais militares estão envolvidos na operação.

A menos de um mês para o carnaval, ainda de acordo com o Major, a “Operação pela vida” vai tentar chegar até os municípios onde o fluxo de pessoas durante esse período é maior. Por outro lado, ele afirma que vai continu-ar com as ações preventivas nos bairros da cidade velha, onde o carnaval de rua é realizado aos domingos.

Desde o último dia 9, as bebi-das alcoólicas só podem ser vendi-das até 1 hora da manhã. A Porta-ria nº 014/2011, com a decisão da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) de estabelecer ho-rários de comercialização de bebi-das alcoólicas, já foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e prevê que bares, restaurantes, su-permercados, depósitos de bebi-das, tabernas, boates, lojas de con-veniência, clubes e outros eventos

públicos precisam se enquadrar de imediato ao novo limite de horário para a venda das bebidas, até 1h. A fiscalização ficará a cargo das Polícias Civil e Militar.

Outra ação que está sendo rea-lizada é a de fiscalização da docu-mentação de bares e casas notur-nas. Durante todos os dias a opera-ção é realizada, mas é intensificada às sextas e aos domingos. Somente Entre os dias 7 e 23 de janeiro, cerca de 300 casas noturnas e bares da ci-

dade foram interditados, por causa da documentação inadequada, da presença de menores ou do consu-mo de bebidas alcoólicas. Até o dia 20 de fevereiro a lei seca será focada na ação Hypnos, das 21h às 3h.

Para o major, a ação é funda-mental para coibir a violência na capital, já que a maioria das ocor-rências policiais envolvendo roubos, homicídios e acidentes de trânsito acontecem perto de bares que ven-dem bebida alcoólica.

SEguP lIMItA HORáRIO DE vENDA DE BEBIDA

lucia

na

go

alves

luci

an

a g

on

ça

lves

Page 10: Tribuna 74

sEgurAnçA 10 Belém, 12 a 18 de fevereiro de 2011

A Divisão de Repreensão a Entorpecentes (DRE) desmon-tou, em uma invasã, no bairro do Benguí, um laboratório de refino de cocaína. Os trafican-tes fugiram do local, que é de difícil acesso, mas a polícia con-

seguiu apreender pouco mais de 6 kg de base e pó de cocaína. Também foram apreendidas balanças de precisão e solução de bateria, que eram utilizadas pela quadrilha na preparação da droga.

Polícia estoura umrefino De Pó no bengui

Drogas

Uma rebelião na Delegacia Regional de Polícia de Pinheiro (MA) terminou com a morte de seis presos. Entre eles estava Jo-sé Agostinho Bispo Pereira, ma-ranhense que ficou conhecido

nacionalmente como o “Monstro de Pinheiro”. José estava preso por ter abusado sexualmente da filha, que aos 28 anos já tinha 7 filhos do próprio pai.l

Os seis presos, incluindo o

“Monstro de Pinheiro”, foram mortos de forma cruel pelos companheiros de cela, que de-capitaram quatro deles e ainda penduraram as cabeças nas gra-des das celas.

rebelião termina em morte Do “monstro De Pinheiro”

fim Da linha

uFpA LAnçA mEstrADoEm sEgurAnçA púBLICA

Área de segurança pública no Estado do Pará vai ganhar novas frentes de pesquisa com o Programa de Pós-Graduação em Defesa Social e Mediação de Conflitos (PPGDSMC), lançado no último dia 9, pela Universi-dade Federal do Pará (UFPA). A cerimônia reuniu, no auditório da Secretaria Geral da Reitoria, representantes da Administra-ção Superior da UFPA; do Ins-tituto de Ensino em Segurança Pública do Pará (IESP) e das Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária.

O encontro foi aberto pelo professor Edson Ramos, da UFPA, o qual fez a apresentação do Programa de Pós-Gradua-ção da Universidade na área de segurança pública.

Ele destacou ações, como a criação, em 2002, de cursos de especialização; produção de pesquisas; publicações e mestrado, em convênio com a Universidade do Cabo Verde, ofertado em 2010. “Nos últimos anos, a Universidade tem toma-do a frente e assumido o papel pioneiro de abrir novas possi-bilidades de trabalho em ciên-

cia, em particular, dentro dos seus programas de mestrado e doutorado”, afirmou o reitor da UFPA, Carlos Maneschy. Para dar um exemplo dessa acelera-ção qualitativa, o reitor citou a oferta de novos programas em 2010, oito em mestrado e qua-tro em doutorado.

Prevenção da criminalidade - Na cerimônia, o secretário de Segurança Pública, Luiz Fer-nandes Rocha, falou das mu-danças pelas quais a Segup está passando, entre elas, a proposta de criação de uma Superinten-dência de Prevenção Social da Criminalidade, a qual deve ser encaminhada, ainda este mês, para a Assembleia Legislativa. “A Superintendência será o bra-ço direito da Secretaria de Se-gurança na identificação, den-tro das áreas críticas, daquela população de risco e apontará as necessidades de políticas pú-blicas. E nesse campo se insere o mestrado profissional, numa área de pesquisa muito boa pa-ra a segurança pública.”

O reitor ressaltou a im-portância da parceria entre as instituições no combate

à criminalidade. “Não basta apenas formar profissionais. É preciso também formar cida-dãos e, mais do que tudo, fazer com que a sociedade perceba a universidade como um agente qualificado de intervenção so-cial, capaz de alterar suas vidas de maneira direta”, observou o reitor.

Inscrições – As inscrições ao processo seletivo do Mes-trado Profissional em Defesa Social e Mediação de Conflitos já estão abertas e seguem até 11 de março. Os interessados devem procurar a Secretaria do Programa de Pós-gradua-ção, no prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campus Básico, no Guamá. O horário de atendimento é das 14h às 18h. Informações: (55) (91) 3201-7798.

A seleção será composta de três etapas: prova escrita, en-trevista e prova de proficiência. O edital do concurso está dispo-nível na página do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A divulgação do resul-tado da seleção será feita no dia 28 de março.

Curso Em pArCErIA Com várIos órgãos vAI oFErtAr 15 vAgAs pArA FormAr mEstrEs nA árEA

Cerca de 7,5 mil CDs, DVDs

e jogos eletrônicos foram apre-

endidos nos durante uma ope-

ração da Polícia Civil coorde-

nada pela Superintendência da

região do Xingu. Denominada

de “Pirata 1”, a ação policial foi

a primeira organizada para

combater a proliferação de

pontos de venda e distribuição

desses produtos na região em

2011. Quatro pessoas foram

detidas e vão responder por

violação de diretos autorais.

PolíciaaPreenDemais De 7 milmíDias Piratas

leia ráPiDo

Um relacionamento terminou de forma trágica na tarde do dia 9. O motorista Elton Raiol de Sousa, de 36 anos matou a facadas a ex-compa-nheira Suyan Alli Mahmund e em se-guida se enforcou. O crime aconteceu por volta das 17 h na casa onde o casal vivia, na vila Sol, no bairro da Cre-mação, em Belém. Segundo alguns vizinhos, o casamento era contur-bado, marcado por brigas, agressões e ciúme, o que pode ter provocado o homicídio. Eles também relataram que Elton teria recebido a informação de que estava sendo traído.

HomEm mAtA EsposAE ComEtE suICíDIo

Assim como no velho oeste,

Marido e mulher partiram um

duelo de fogo. Após um desenten-

dimento durante a madrugada

na casa do casal, no bairro de

Decouville, em Marituba, José

Roberto Lisboa da Silva e Maria

do Socorro Silva Sousa partiram

para a briga e quase botaram fo-

go na casa toda. De acordo com

vizinhos, as brigas entre o casal

são comuns, mas agora a polícia

vai tomar as devidas providências

para garantir a ordem pública.

briga Decasal viracaso DePolícia

um incênDio atingiu a Praça De alimentação Da orla Do maçarico, em salinóPolis, na maDrugaDa De terça-feira (8). segunDo algumas testemunhas, o incênDio PoDe ter siDo causaDo Por um curto circuito em uma Placa luminosa De uma sorveteria. no local, 16 barracas foram DestruíDas Pelo fogo. o corPo De bombeiros e a Polícia militar chegaram Para Prestar socorro Por volta Das 5h00, ninguém ficou feriDo.

divu

lga

çã

o

Page 11: Tribuna 74

cultura

Abertas as incrições ao curso li-vre de Danças Circulares dos Povos, certificados pela Ong/Oscip Mana-Maní, pioneira na idealização de Formação em danças Circulares dos Povos no Pará- Amazônia-Brasil. In-formações: 8134-3426/3231-5995.

ong mana-mani faz oficina De Danças circulares

A dupla sertaneja Bruno e Mar-rone retorna a Belém em março com os maiores sucessos de carrei-ra. O show será no dia 19 de março, no Hangar. Os ingressos já estão à venda nos shoppings de Belém, e custam a partir de R$ 30.

DuPla bruno e marrone faz showem belém em março

retorno

carnaval De rua agita ciDaDe velha e as ruas Da ilha

De outeiro.Página 12

quem faz e acontece na noite De belém, aParece nas imagens

exclusivas De gui samPaio.Página 15

FLAsHFLAsHBelém, 12 a 18 de fevereiro de 2011 11

“pIrAtAs DA BAtuCADA”QuEr títuLo DE CAmpEã

A escola de samba “Piratas da Batucada” vai entrar este ano na avenida embalada pelo enredo de carnaval inspirado na Praça Wal-demar Henrique, que é palco de diversas apresentações culturais, como quadrilhas juninas, Ar-raial do Pavulagem, Parada Gay, Feira do Miriti e até cinema a céu aberto. “Ano passado batemos na trave, mas este no estamos confiantes e vamos sacudir a ave-nida”, disse Ricardo Fernandes, presidente da escola.

Fundada há 37 anos por qua-tro amigos, a escola “Piratas da Batucada” começou como bloco de rua e agora está no grupo es-pecial almejando o título de cam-peã do Carnaval de Belém. Este ano a escola vai contar com 1. 500 brincantes, três carros alegóricos e treze alas. “Apostaremos no número treze novamente, assim como no ano passado que o treze era o nosso samba enredo”, disse Ricardo.

A escola Piratas da Batucada é a única das regiões Norte e Nor-deste que tem projetos culturais para a comunidade. O programa “Piratas do Amanhã” disponibili-za oficinas de capoeira, balé, per-cussão, aulas de violão e oficinas de mestre sala e porta- bandeira mirim. “Fazemos questão de ter projetos sociais, assim nossas crianças não ficam na rua e não se envolvem na criminalidade. Acompanhamos o desempenho

escolar, checamos os boletins pa-ra saber como está o rendimento das crianças na escola”, afirma o presidente da escola “Piratas do Amanhã”. O pequeno Jonata Oli-veira, de 13 anos, já é mestre sala mirim e afirma que não vai deixar o cargo tão cedo. “Gosto de desfi-lar, mas pra isso preciso ter boas notas e se depender de mim não vou sair da escola jamais”, garante.

A escola ainda con-ta com o programa “Ci-dadãos de hoje e de amanhã”, voltado para a terceira idade. “Os idosos fazem dança rítmica, cursos de corte e costura, decora-ção e artesanato”. Cerca de 400 crianças participam da escola

mirim da Piratas da Batucada. “Na escola cada criança ensina o que aprendeu para outra criança que está iniciando as atividades”. Após o desfile de carnaval a escola vai ministrar aulas de informática básica em parceria com o “Navega Pará”. Outra conquista da escola

foi o estúdio de gravação. “Este ano gravamos nosso

samba enredo no nosso próprio estúdio. É algo

inédito para uma escola do Pará conseguir um feito

deste”, orgulha- se o presidente. Este ano quatro das princi-

pais escolas do grupo especial não desfilarão. “É uma tradição desde a fundação de nossa escola nunca deixar de sair no carnaval

de Belém e este ano não seria di-ferente. Já desfilamos com luxo e sem luxo, mas sempre com a raça dos brincantes” afirma Ricardo Fernandes.

Prevenção – Para evitar tragédias como a que ocorreu es-te ano no Rio de Janeiro, quando um incêndio ocorrido na Cidade do Samba atingiu os barracões da Portela, Grande Rio e União da Ilha às vésperas do carnaval, a escola “Piratas do Amanhã” toma cuidados preventivos. “Distancia-mos os trabalhos que envolvem ferragens dos materiais inflamá-veis, além de termos extintores de incêndio em pontos estratégicos do barracão”, garante o presiden-te Ricardo Fernandes.

O grupo de teatro “Atores em Cena” promove um curso para iniciantes em seu próprio espaço cultural. As inscrições vão até 20 de fevereiro para os cursos de ini-ciação teatral, confecção e mani-pulação de bonecos, e preparação para o processo seletivo do curso técnico em ator da Escola de Tea-tro e Dança da Universidade Fede-ral do Pará (Etdufpa), que fica na avenida Nazaré, 435.

Não há necessidade de pré-re-quisitos para os cursos ofertados. Mais informações pelo telefone (91) 8124-7500.

“AtorEs Em CEnA” FAzCurso pArAInCIAntEs

Exposição “Pedra & Alma” que mostra a trajetória do Iphan no Pará em paralelo com os aconteci-mentos nacionais e internacionais relacionados com a preservação do patrimônio cultural. Os interessa-dos em agendar visitas em grupo precisam encaminhar um e-mail, com no mínino 24 horas de ante-cedência para o endereço: [email protected]. Entrada franca. Na Sede do Instituto do Patrimô-nio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), até o dia 01/03/2011, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados, das 9h30 às 13h30. Informações: 3224-1825.

mostrArEtrAtAHIstórIADo IpHAn

o prEsIDEntE rICArDo FErnAnDEs QuEr trAnsFormAr A “pIrAtAs” DE vICE pArA A grAnDE CAmpEã

lucia

na

go

alves

Page 12: Tribuna 74

F L A s H 1 2 Belém, 12 a 18 de fevereiro de 2011

BLoCos FErvEm outEIroCom o objetivo de integrar

tradição e inovação, a Agência Distrital de Outeiro realiza, de 13 de fevereiro a 9 de março o “Carnaval dos povos da ilha”. Mais um vez, os residen-tes do distrito e visitan-tes poderão conferir uma vasta programa-ção de shows, blocos, carnaval de rua, trio elé-trico e de apresentações de artistas regionais em um palco que será montado no estaciona-mento da praia grande.

O administrador de Oue-teiro, Henrique Andrade, explica que toda a cultu-ra da população local volta-se para a folia popular, e que é comum en-contrar no local a fusão do samba com outros gêne-ros musicais, co-mo o carimbo e o tecnomelody. “As pessoas que residem em outeiro tem a sua dinâmica voltada para festas de tradições populares. Neste sentido, faremos de tudo para

mesclar a tradição do povo, que é o carnaval de rua, com as no-vidades que traremos para tor-nar o carnaval de outeiro cada vez melhor”, conta.

Outra prioridade do Carnaval dos povos da Ilha

é fomentar e integrar o carnaval Outeiro com o

da ilha de Cotijuba, opor-tunizando aos brincantes

não só diversão e a apreciação das belas praias paraenses, mas a oportunidade de participar da festa em segurança, contribuin-do desta forma para a valorização

da cultura regional e também para o fortalecimento da auto-estima dos populares do dis-trito. “Queremos que os foliões te-nham total segu-rança durante a programação e se sintam privilegia-dos de residirem

em um local onde o carnaval não perde as suas tradições e que po-de ate servir de referência para o carnaval de outros municípios do Pará”, diz ele.

A saga de João de Santo Cristo, que saiu da fazenda para tentar a sorte em Brasília na música-crô-nica “Faroeste Caboclo”, da banda Legião Urbana, já inspirou peças de teatro e, agora, chegará às telas

do cinema. Quem assumirá o pa-pel de Maria Lúcia, a mocinha que fez o rapaz se arrepender de todos seus pecados e largar a margina-lidade por amor, será a atriz mi-neira Isis Valverde. O personagem

principal da canção de Renato Russo caberá a Fabrício Boliveira (do longa “400 Contra 1”).”Faroes-te Caboclo” será rodado e lançado neste ano, de acordo com o site ofi-cial da produção.

“faroeste caboclo” vaivirar filme ainDa em 2011

na telona

Segue no Boulevard shopping o Parque Megamente, inspirado na animação que está fazendo sucesso nos cinemas. O Parque é composto por três ambientes decorados com imagens dos personagens que dão vida à animação infantil da Dre-

ams Works, entre eles. O espaço fica em Belém até 9 de março, na Praça de Eventos do shopping, pa-ra crianças até 12 anos. O horário é das 10h às 22 (segunda a sábado) e das 14h às 22h (aos domingos). Informações: (91) 3299-0500.

“megamente” segue noboulevarD shoPPing

inauguração

O incêndio que atingiu a cida-

de do samba, no Rio de Janeiro,

no último dia 7, chocou cariocas e

brasileiros que gostam de carna-

val. A cidade do samba, onde estão

localizados os 14 barracões das es-

colas de samba do Rio de Janeiro,

foia tingida pelo fogo que destruiu

a maioria dos carros alegóricos e

fantasias de pelo menos cinco es-

colas de samba tradicionais.

De acordo com o presidente

da Liga Independente das Escolas

de Samba (Liesa), informou que o

andar térreo dos barracões onde

ficam as alegorias e os dois anda-

res superiores, reservados para

confecção de esculturas das ale-

gorias e fantasias foram destruí-

dos. Ele disse que o prejuízo que os

barracões tiveram por causa do

incêndio foi de aproximadamente

R$ 7 milhões de reais, sem contar

com o dinheiro que as escolas re-

cebem de seus patrocinadores.

A prefeitura do Rio de Janeiro

informou que está acompanhan-

do o trabalho da perícia e afirmou

que mesmo apesar da tragédia o

carnaval não será cancelado e as

escolas de samba que foram pre-

judicas não deixaram de desfilar.

A reconstrução da cidade do sam-

ba começou na mesma semana.

carnaval Do rio é atingiDo PorincênDio

leia ráPiDo

13/02 (Domingo)– Aber-tura do evento, Apresentação do rei momo e saída do bloco “Dengue Mata” – local estacio-namento da praia grande – Das 14h ás 19h.

19/02 (Sábado) – Concurso da Rainha do Carnaval da Ilha de Caratateua – Acasios Bar (Beira Mar) – 20h.

20/02 (Domingo) – Ba-teria da escola de samba, Blo-co Dengue Mata, concurso de caracterização e personagens, apresentação de samba enredo, show com banda musical – es-tacionamento da praia grande – Das 14h ás 19h.

26/02 (Sábado) – Baile de car-naval – Praia do Amor – 20h.

27/02 (Domingo) – Bloco a Dengue Mata e banda Fanfarra, Bateria de escola de samba, Ca-namelody, concurso de banistas, Festival de Samba enredo, Show com Banda Musical – Estacio-namento da praia grande - Das 14h ás 19h.

06/03 (Domingo) - Bloco Dengue mata e Banda Fanfar-ra, bateria escola de samba, carnamelody, concurso de ori-ginaldade, Festival de samba enredo, Show com banda mu-sical – Estacionamento – Das 14h ás 19h.

08/03 (Terça-feira) – Des-file oficial de escolas de samba e blocos de enredo – Avenida Bei-ra mar -18h.

confira a Programação Da folia

Após muita polêmica, o car-naval de rua na Cidade Velha foi liberado novamente. No entanto, os blocos terão algumas restri-ções. O acordo foi firmado a par-tir de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) em reunião realiza-da no último dia 9 entre órgãos estaduais, municipais e repre-sentantes dos blocos de carnaval presentes à reunião.

Entre outras medidas, o do-cumento delimita o espaço para os desfiles de blocos, que deverão passar agora apenas para as pra-ças do Carmo, D. Pedro II e São João, e ruas Dr. Assis e Dr. Mal-cher. O horário para a realização dos eventos será de 15 às 21h. So-bre a venda de bebida alcoólica

(cerveja em lata), esta só poderá ser feita com autorização prévia da Secretaria Municipal de Eco-nomia (Secon).

Além disso, de acordo com o documento, a Companhia de Transportes do Município (Ct-

bel), com apoio do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), vai fiscalizar, gerenciar e contro-lar o trânsito no entorno da Ci-dade Velha, durante a realização dos eventos de carnaval.

O TAC também estabelece que

os coordenadores de blocos de car-naval deverão instalar defensas em volta das igrejas, nas concentrações de brincantes, na Praça do Carmo, nos prédios e órgãos públicos. Eles também prometeram instalar 20 banheiros químicos na área e de-limitar o tipo de fonte sonora que será utilizada durante o evento, ficando proibida a utilização de carro som.

O representante da Associação das Fanfarras da Cidade Velha, André Lobato Kaveira defende o carnaval de rua. “Estamos cons-truindo um processo que é bené-fico para a cidade, pois colabora para incluir Belém no roteiro turístico do carnaval. Não quere-mos fazer bagunça”, enfatiza.

BLoCos são LIBErADos, mAs Com rEstrIçõEs

CArnAvAL DA CIDADE vELHA tErá QuE sE ADEQuAr às normAs

Em outEIro os BLoCos já AgItAm os FIns DE sEmAnA DA ILHA

Os blocos mantêm a

tradição do carnaval de rua

na ilha deOuteiro

Page 13: Tribuna 74

F L A s H 1 3Belém, 12 a 18 de fevereiro de 2011

Um recente estudo sobre a propagação do vírus da gripe H1N1, popular gripe suína, mos-trou que, na maioria dos casos, meninos passam o vírus para meninos e o mesmo acontece entre as mulheres. A pesquisa foi

realizada em uma Pensilvânia, nos Estados Unidos. Os resulta-dos mostraram que as crianças têm três vezes mais probabilida-de de transmitir a gripe para as crianças do mesmo sexo do que as crianças do sexo oposto

estuDo mostra formaDe contágio Do h1n1

transmissão

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que atividade física duas horas e meia por semana desempenha papel es-sencial na prevenção do câncer, em particular do cólon e de mama. Pe-

lo estudo, 25% desses tumores po-deriam ser evitados com atividades físicas. De acordo com a OMS, pes-soas de mais de 18 anos que fazem ao menos 150 minutos de atividade física aeróbica por semana pode re-

duzir o risco desses tipos de câncer e também de outras doenças, como diabetes e problemas cardíacos. Para crianças e adolescentes de cinco a 17 anos, a recomendação é de 60 minutos de exercícios.

ativiDaDes físicas ajuDam na Prevenção Do câncer

científico

HIpErtEnsão E DIABEtEs: sILEnCIosos E pErIgosos

A Hipertensão é uma doença silenciosa que vem atingindo ca-da vez mais jovens e até crianças. A causa principal é o sedentaris-mo e os maus hábitos alimen-tares praticados por essa faixa etária. Atualmente, cerca de 30 mil pessoas detectadas com hipertensão são atendidas em Belém pelo programa de Hiper-tensão e Diabetes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), o Hiperdia, que funciona em todas as Unidades Municipais de Saú-de (UMS), Postos de Saúde da Família (PSF) e na Casa do Ido-so. Por isso, a Sesma intensifica a partir do mês de abril deste ano, ações de orientação à população quanto aos sintomas e aos riscos da hipertensão e do diabetes, do-enças que podem ser tratadas em qualquer posto de saúde.

A última estimativa do Hi-perdia, realizada em outubro do ano passado, contabilizou, além dos 30 mil hipertensos cadas-trados no município, cerca de 15 mil diabéticos e 12 mil pessoas que possuem as duas patologias e são tratadas nos postos de saú-de do município. “A hipertensão e o diabetes são doenças que ca-minham juntas, são silenciosas e, por isso mesmo, perigosas. Muitas pessoas não sabem que possuem essas patologias e só procuram os postos de saúde quando estão fazendo um Aci-dente Vascular Cerebral (AVC), provocado pela hipertensão”, afirma Eleonora Monteiro, coor-denadora do Programa Hiperdia do município de Belém.

bem-estar

A Organização das Nações Uni-

das (ONU) pediu que empresários

disponibilizem ambiente de traba-

lho saudável para os funcionários.

Segundo o secretário- geral da

ONU, Ban Ki-moon, 60% de doen-

ças não transmissíveis podem ser

evitadas quando os fatores de risco

são eliminados. A medida preventi-

va pode reduzir o índice de doenças.

A ONU teme que em 2030 as doen-

ças aumentem em pelo menos 50%.

onu PeDelocal De trabalhosauDável

leia ráPiDo

Quando a hipertensão é con-firmada após os três dias de con-trole, o paciente é encaminhado ao médico, que receita o remédio para controle da pressão arterial e a enfermagem realiza seu ca-dastro no programa Hiperdia. Após o cadastramento, o pacien-te é acompanhado mensalmente por uma equipe de saúde com-posta por médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e assis-tente social, além dos serviços de apoio da farmácia e laboratório, que fornecem os medicamentos e realizam exames. “Durante o acompanhamento são aferidas

a pressão e a glicemia, pois o hi-pertenso pode vir a ser diabético também”, ressalta Eleonora.

Tanto a hipertensão quanto a diabetes são doenças assintomáti-cas, por isso grande parte da popu-lação nem sabe que possui a doença. Os principais sintomas da diabetes são muita sede, muita fome e muita vontade de urinar, o que faz com que as pessoas acabem procurando um médico, mas nem desconfiam que é por causa da diabetes. No caso da Hipertensão, o maior sintoma é a dor de cabeça na parte da nuca. “Muitas pessoas não gostam de ir ao médico, o que acaba prejudicancdo

a detecção da doença, além disso, muitas pessoas que sabem que são hipertensos ou diabéticos não reali-zam o tratamento, pois não querem abdicar de certos hábitos alimenta-res, o que é um perigo para a saúde”, explica Eleonora.

Por isso, a Sesma intensifica a partir do mês de abril ações de orientação a população quan-to aos sintomas e aos riscos da hipertensão e da diabetes. Am-bas são doenças perigosas, mas tratáveis e o controle pode ser realizado em qualquer posto de saúde de Belém com distribuição de remédios gratuitamente.

tRAtAMENtO EStá DISPONívEl NA REDE PúBlICA

A doença geralmente é des-coberta em consultas de rotinas realizadas nas UMS e PSF. Antes de cada consulta, são realizadas as aferições de pressão e peso do paciente. “Se for detectada algu-ma alteração na pressão arterial,

o paciente é orientado a realizar um acompanhamento da pres-são por três dias na Unidade. Após esse tempo, caso a pressão continue alterada, o paciente é cadastrado no programa Hi-perdia para realizar o acompa-

nhamento mensal pela equipe de saúde da Unidade”, explica Eleonora. Quando a hiperten-são não é confirmada, o pacien-te é orientado a adotar cuidados alimentares, pois ele é um futuro candidato a ter a doença.

só Em BELém Há 30 mIL pACIEntEs DE HIpErtEnsão CADAstrADos nAs unIDADEs DE sAúDE

exPeriências De cientistas alemães comProvaram que o melhor meio De não esquecer uma Poesia ou um teorema que uma Pessoa acaba De aPrenDer, PoDe ser o simPles ato De fazer a sesta. é que o sono faz bem Para a memória.

Devemos ingerir diariamente

oito porções de frutas e vegetais,

não cinco como pensavam antiga-

mente. As pessoas que comem oito

ou mais porções tem até 22% menos

chance de morrer de doença cardí-

aca. Uma pesquisa do jornal “The

Telegraph” questiona as recomen-

dações da Organização Mundial de

Saúde (OMS), que indica comer 400

gramas de legumes por dia.

quanto mais frutas,melhor Para a saúDe

Page 14: Tribuna 74

F L A s H 1 4 Belém, 12 a 18 de fevereiro de 2011

Começa no domingo (13) a programação de carnaval da Estação das Docas. No primeiro dia de folia, às 17h30, tem arras-tão do Boi Veludinho na orla do complexo em uma apresentação especial no projeto to Teatro ao

Pôr-do-Sol. Com mais de 20 integrantes, o Boi promete levar personagens conhcidos dos pa-raenses. A programação acon-tece sempre no final da tarde, a partir das 17h30, na orla da Estação.

começa a folia na orla Da estação

carnaval

Cinco anos após estrelar “Pu-cked” (2006), o músico Jon Bon Jovi está de volta aos cinemas, desta vez com uma participação em “New Year’s Eve”, projeto de Garry Marshall.

O filme mostra a vida de di-versos casais e solteiros em No-va York no Ano Novo.Na trama, o cantor vive quase a vida real. É um bem sucedido roqueiro que se separou da personagem de

Halle Berry, mas a reencontra em uma festa. A produção tem previsão de lançamento nos EUA para dezembro, mas ainda não há previsão de chegada nos cinemas brasileiros.

bon jovi volta ao cinemaoutra vez como roqueiro

viDa e arte

guiabelém

destaque

dançarte 2011Dança, música, circo e teatro es-tão reunidos no Encontro Dançar-te 2011, que começou no último dia 10 e vai até o dia 13 de fevereiro. O even-to acontece no teatro Waldemar Henrique, reunin-do espetáculos e apresentações de várias companhias e dança. A programação conta ainda com di-versas oficinas e cursos. O teatro Waldemar Henrique fica na Av. Presidente Vargas, 645.

shows & Bares

InventoNas sextas de feve-reiro, fica em tem-porada o show “In-vento”, primeiro ato do Projeto Sopro dos Ventos, produ-zido pela cantora Sonia Nasci-mento. A estréia acontece no dia 04, no palco do SESC Boulevard. O show permanece em cartaz nos dias 11, 18 e 25 de fevereiro, sempre às 19h. A entrada é franca.

Tarja PretaNo domingo (13), tem apresentação da Cia. De Comédia Tarja Preta, com o show Aneurisma 2.0. O show começa às 19h30, no Te-atro Margarida Schivasappa, no Centur, e o ingresso sai a R$10.

cinema

cabeça a prêmioO Cine Líbero Luxardo, no Centur, exibe o filme nacional “Cabeça a

prêmio”, o primeiro lon-ga-metragem dirigi-do pelo ator Marco Ricca. A trama, filmada no ano pas-sado, fica em cartaz, sempre às 19 horas, até o próximo domin-

go (13) deste mês.

teatro

A cigarra e a FormigaEstá em cartaz o espetáculo “A Cigarra e a Formiga”, a partir das 17h30, na Sala Líbero Lu-

xardo, do Centur. Todos os domin-gos do mês de fe-vereiro, sempre às 16h. Informações: (91) 3033-1036 / 3031-4498. O in-gresso na sessão

de estreia serão 2 kg de alimen-tos não perecíveis.

exposições

Pedra & AlmaEstá em cartaz no Instituto do Patrimô-nio Histórico e Artísti-co Nacional (IPHAN) a exposição ‘Pedra e Alma’, até o próximo mês de março, de

terça a sábado. Dividida em três ambientes, a exposição revela a história do IPHAN no Pará. A entrada é franca. Informações: 3224-0699.

caça-Palavras

FALAprEsIDEntE no Hospital

um japonês estava muito mal na uti de um hospital. uma senhora, que trabalhava como voluntária, entra no quarto, senta na cama, ao lado do doente, e puxa conversa:- tão jovem e sofrendo! não é fácil! onde você mora?e o japonês, fazendo muito esforço, fala:- soro...ca...ba...- Que coincidência! tenho uma irmã que mora em soro-caba! o nome dela é marta, você conhece?e o japonês, com um fio de voz:- soro...ca...ba...- isso eu já entendi! eu perguntei se você conhece minha irmã!o japonês toma fôlego, reúne suas últimas forças e gri-ta:- eu “non” conheço sorocaba! Japonês tenta “expricar” que se você “non” sair de cima da mangueirinha, o soro caba!

não chore, Joãozinho! o garotinho está num canto do pátio chorando muito até que e a professora vai dar uma força e diz:- não chore, Joãozinho! sabe por quê?- não sei, não professora!- Porque quando gente pequena chora muito acaba crescendo e ficando feia...

- então professora quando a senhora era pequena de-veria ser a maior chorona da turma, não é mesmo?

máquina para apanhar ladrões cientistas testaram em nova York uma máquina para apa-nhar ladrões. com um sistema revolucionário, a invenção apanhou 1.500 ladrões em apenas 5 minutos!resolveram então levar o aparelho e testá-lo na china. re-sultado: em 3 minutos apanhou 2.000 ladrões.Para o próximo teste escolheram a áfrica do sul, onde a máquina pegou 3.000 ladrões em questão de 2 minutos.o último e derradeiro teste foi aqui no Brasil. os cientistas desembarcaram em Brasília. resultado: em 1 minuto, rou-baram a máquina!

o micro -ônibus cheio de políticos um micro-ônibus levava políticos para um comício no interior.Quando capotou violentamente e despencou num perigoso barranco. um capira que viu tudo de perto se encarregou de enterrar eles todos.dias depois a polícia vem e o interroga:- Que aconteceu com os políticos que estavam no ôni-bus?- uai... nóis interrô!- diz orgulhoso o matuto.- mas... estavam todos mortos?

PiaDas

Page 15: Tribuna 74

F L A s H 1 5Belém, 12 a 18 de fevereiro de 2011

flashbelém31

2

7

4

8

Fotos: guIsAmpAIo.Com

1 Dj Mora 2 Adriana, Gabriela e Cristiane3 Evelly Moraes

4 Camille Medeiros5 Luana Silva, Natalie Lima e Stella Darling6 Samyra Assunção e Emily Delgado

7 Amanda Resende 8 Beyvianne e José Carlos9 Bruno e Luana Arruda

curiosiDaDescuriosiDaDesPor que os jogaDo-res De futebol cosPem tanto?Porque, quanto mais eles correm, mais produzem saliva. E, para não ficar com excesso na boca, acabam cuspindo. A alta produção de saliva ocorre quando praticamos exercícios físicos intensos, que exigem uma respiração mais força-da. Como as narinas não têm espaço su-ficiente para a entrada e saída de ar que o corpo demanda, respiramos mais pela boca, que fica seca. Quando isso acon-tece, é comum tomar litros de água para matar a sede. No caso dos jogadores, fi-ca difícil beber água o tempo todo e, para evitar desidratação, o sistema nervoso central estimula as glândulas salivares, que produzem mais saliva para umede-cer a região bucal. “Do ponto de vista da termorregulação e da hidratação, o certo seria engolir a saliva”, explica Raul Santos de Oliveira, fisiologista esportivo da Uni-fesp. Segundo ele, cuspir não passa de um hábito dos jogadores, e essa atitude só aumenta a desidratação do corpo.

homem Descobre que foi registraDo como mulher aos 47 anosIain Macmillan, um homem de 47 anos, não sa-bia que tinha sido registrado como sendo do se-xo feminino. Tudo começou quando ele precisou de uma cópia de sua certidão de nascimento e percebeu que, na verdade, seu pai havia co-metido um erro e havia o registrado como uma mulher e ainda dez anos mais velho. Quem per-cebeu o erro na certidão foi o filho.

Policiais são flagraDos DançanDo e bebenDo em cima De carro PatrulhaPoliciais de trânsito russos foram flagrados através de um vídeo dançando e beben-do sobre um carro patrulha. As imagens chocaram os seus superiores em Krasno-turinsk, na Rússia. Segundo os policiais, eles estavam comemorando a promoção de um colega agente.

mulher amamenta cão Para fazê-lo Parar De latirUma britânica descobriu uma maneira inusitada para acalmar os latidos de sua cadela: ela decidiu oferecer o leite do pró-prio peito para o animal. Segundo ela a tática funcionou após ter colocado a filha de 17 meses para dormir e percebendo que a sua cadela estava com muita fome, e como ela não tinha nada para oferecer, ficou com muita pena do animal e acabou oferecendo o peito para a cadela. A mulher conta que durante dois meses continuou amamentando a filha e sua cadelinha, uma do lado esquerdo e outra do lado direito.

Por que as mulheres ficam De “farol aceso”?Por vários motivos, sendo que o mais “fa-lado” deles é quando elas estão excitadas sexualmente. Quando isso acontece, há uma liberação na corrente sanguínea do hormônio ocitocina, que causa a contra-ção dos músculos ao redor do mamilo - daí ele fica, em média, com 1 centímetro de comprimento. Mas o farol também pode se acender quando as meninas levam um susto ou estão com medo. Nesse caso, por causa da liberação no sangue de adrena-lina, substância que prepara nosso corpo para enfrentar situações de perigo - e que também faz os músculos se contrair.

9

5

6

Page 16: Tribuna 74

F L A s H 1 6 Belém, 12 a 18 de fevereiro de 2011

O cantor Ricky Martin, que assumiu ano passado ser ho-mossexual, e a atriz Kristin Chenoweth, estrela do musical “Wicked” e convidada da série “Glee”, receberão homenagens na premiação anual da Glaad

(Aliança Gay e Lésbica Contra a Difamação). “Ricky ter se assu-mido foi uma virada para muitos gays e transexuais latinos, que por muito tempo não tinham em quem se espelhar”, disse Jarrett Barrios, presidente da Glaad.

homenagem àqueleque saiu Do armário

rick martin

ex Diz agora quem vai Pagar: o Pato

A disputa que envolve o divórcio da atriz Sthefany Brito e do jogador Alexandre Pato teve mais um capítulo na quarta-feira. Sthe-fany esteve no Fórum da Barra da Tijuca para mais uma audiência sobre o processo de separação do atleta. A jovem foi acompa-nhada de sua empresária Márcia Marbá (irmã da apresentadora Angélica), que serviu como testemunha na ação de pensão alimentícia movida por ela.

Sthefany pede 20% do salário líqui-do do jogador, mas já admite reduzir a quantia para R$ 50 mil por mês, confor-me apurou a Retratos da Vida.

fernanda

Fernanda de Freitas é a mu-sa da seção “Happy hour” deste mês da “Playboy”. A atriz avisa que está solteira e diz à revista que na cama gosta de fantasiar situações. E a imaginção de seus fãs voa longe...

imaginação na cama é o que não falta a ela

morena não gosta De nhe-nhe-nhém

Mariana Rios, a linda morena de voz sedosa e sotaque inconfundivelmente mineiro, posou sen-sualíssima para a revista “Alfa”. A atriz estampa a coluna “Presente de Deus” com suas belas curvas trajando um look rocker, que se resume apenas a uma calça bem ajustada e alguns braceletes.

Além do corpo esbelto, a nova estrela global mos-trou-se um mulherão indomável, quando deixou evidentes alguns traços da sua personalidade. “Não suporto nhe-nhe-nhém, talvez por isso tenha tido muito mais amigos homens, eles são diretos, prá-ticos. Mulher adora picuinha, e não tenho a menor paciência”, contou a Nancy de “Araguaia”.

cirarelli está com o schiliró

A modelo e apresentadora Daniella Cicarelli está prestes a se casar novamente. A ex de Ro-naldo Fenômeno está noiva do triatleta Frederico Schi-liró, informa o “Diário de S. Paulo”.

marcos frota nega, masimagem mostra agressão

Marcos Frota foi pego hoje de surpresa com o vazamento de um vídeo em que ele aparece agredindo uma criança num evento na Vila Cruzeiro. O ator conta que estava na comunida-

de no último dia 20 de janeiro, feriado na cidade, para du-as apresentações de seu circo no Complexo do Alemão.

“Estava ali a convite da prefeitura. Foi um dia especial, de celebração da paz. Não preciso me defender”. Mar-cos diz que o vídeo foi feito no momento em que ele reuniu alguns moradores para uma foto e que no “empurra-empurra” acabou acertando com o cotovelo no menino: “Lembro que disse ‘peraí, gente’ e me virei para

trás. Não tive a intenção de agre-dir ninguém. O problema é que o vídeo só mostra até esse momento. Depois, abracei todo mundo”.

lília cabral,a DerraDeirahelena

“Viver a Vida” não foi a última novela de Manoel Carlos, como muitos pensaram. Segundo o “Diário de S. Paulo”, o autor pre-para sua despedida para 2014. A atriz que viverá a Helena derra-deira será Lília Cabral.

ex-Do animal vira uma feraA Justiça do Rio determinou, na quarta-feira (9), que Cris-

tina Mortagua fosse solta. Na terça-feira (8), a ex-modelo foi transferida para a carceragem da Polinter de Magé, na Baixa-da Fluminense, depois de ser presa em flagrante na segunda-feira (7) por desacato e resistência.

O filho da ex-modelo com o ex-jogador de futebol e co-mentarista da TV Bandeirantes Edmundo, Alexandre

Mortagua, havia ido na segunda-feira (7) à 16ª DP prestar queixa de agressão con-tra a mãe. Chamada para depor, Cristi-na teria começado a gritar e xingar e ati-rado um aparelho celular na cabeça do

adolescente. Durante uma discussão, a ex-modelo teria dado uma joelhada na delegada Daniela Rabello, na 16ª DP, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O problema é que o vídeo só mostra até esse momento. Depois, abracei todo mundo”.

Page 17: Tribuna 74

CLássICo mAIs DIsputADo

reforço

O atacante Ró, apesar da re-sistência do Independente, acei-tou a proposta do Clube do Remo e o vestirá azul marinho durante o Campeonato Paraense. Da par-te da Federação Paraense de Fu-tebol (FPF), está tudo ok.

atacante róacerta com oclube Do remo

O volante Marabá, da Tuna, es-tá fora do Parazão. O atleta, que te-ve o tornozelo fraturado após uma entrada criminosa do meia Daniel, do São Raimundo, se submeteu a uma operação ainda em Santarém. O retorno ainda está indefinido.

meia marabá estáfora Do ParazãoaPós cirurgia

tuna

alan fonteles tem currículo recheaDo De títulos ParaolímPicos

Pág. 4

EsportE EsportE Belém, 12 a 18 fevereiro de 2011 1

ameaçaDo, roberto carlos PoDe Deixar o corinthians e

Partir Para o exterior.Pág. 8

luci

an

a g

on

çav

es

O primeiro RexPa da história foi disputado no estádio Leôni-das de Castro, a Curuzu, no dia 10 de junho de 1914, com vitória para o Leão pelo placar de 2 a 1. De lá para cá, o clássico deste domingo será o de número 708 o que faz do jogo o mais dispu-tado do mundo. Para esta parti-da, um prato cheio de surpresas está preparado para o clássico, com destaque para os experien-tes Marlon e Vanderson, os que trocaram de lado, Mael, hoje no Remo, e Heliton atualmente no Paysandu, e com aqueles que possuem pouca experiência de RexPa.

Por conta da grandiosidade do clássico, Leão e Papão passa-ram a semana inteira em treina-mento pesado e focado na parti-da, tudo para não decepcionar a torcida e manter a rivalidade à flor da pele. Contudo, para al-guns jogadores tanta rivalidade não atrapalha na concentração, porque, ao contrário, ajuda a es-timular ainda mais a busca pela vitória. É o caso dos veteranos

em RexPa, Marlon do Remo, e do volante Vanderson,

do Paysandu, que restreeia no time

justamente no clássico Rei da

Amazônia. “Es-sa rivalidade é importan-

te porque mantém o time com sede de vitória”, d i s s e Marlon q u e , apesar

da pou-ca idade, já é experiente

no clássico. “É um jogo difícil, de muita atenção. Todo cuidado é pouco”, reitera Vanderson.

Mas, o friozinho na barriga é maior naqueles que não têm muita experiência no confron-to. “Passamos a semana toda treinando pesado e com uma expectativa muito grande, afi-nal não é um jogo qualquer, é um clássico. Passei a semana todo com um ‘friozinho’ na bar-riga, até porque foi a primeira vez que vou jogar esse clássico. A emoção foi muito grande e com certeza será inesquecível”, admitiu Elsinho, estreante em RexPa.

O que está reservado para este RexPa é a troca de lado dos jogadores Heliton e Mael. Am-bos fizeram boas apresentações quando defendiam Remo e Pay-sandu, respectivamente, mas trocaram de clubes e esperam fazer bonito nas novas cores que defendem. “Tenho um res-peito muito grande pela torcida do Paysandu, fiz a minha parte no clube, mas isso ficou no pas-sado. Neste momento espero poder representar bem o Remo e conseguir ganhar mui-tos clássicos com o ti-me”, declara.

“Meu coração agora é bicolor. Vamos buscar a vitória e, se eu marcar um gol, vou come-morar sim”, rebate He-liton, que já marcou contra o Paysandu q u a n d o defendia o Remo.

Mael, que trocou de lado

na avenida, hoje defende as cores do Clube

do Remo

esPetanDo bicolores, o zagueiro azulino rafael morisco Diz que esPera encontrar o estáDio lotaDo, em seu Primeiro clássico.

Heliton agora jura que tem o coração bicolor e vai com tudo para cima do

ex-time

luci

an

a g

on

çav

es

lucia

na

go

aves

Page 18: Tribuna 74

E s p o r t E 2 Belém, 12 a 18 de fevereiro de 2011

Após reunião entre represen-tantes da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), Corpo de Bombei-ros, Polícia Militar e Federação Paraense de Futebol (FPF), ficou decidido que o Estádio Olímpico

Edgard Proença está em condi-ções de receber o Re-Pa. Foram liberados 42 mil lugares, capaci-dade total, para o clássico entre Remo e Paysandu deste domingo (13), a partir das 16h, pelo Cam-

peonato Paraense 2011. Vistorias realizadas no início do ano detec-taram problemas de deterioração na estrutura do Mangueirão. O trabalho de manutenção acabou em tempo para o clássico.

mangueirão é liberaDo com a caPaciDaDe total

clássico

Depois de ter conquistado o título da primeira fase do Pa-razão com a Tuna, entrando na metade do campeonato e ven-cendo quatro partidas seguidas, o treinador cruzmaltino Flávio Goiano terá outra missão difícil à

frente do clube. Ele ainda espera classificar a equipe para as semi-finais da elite do certame. “Cito a conquista da primeira fase nas minhas conversas com os joga-dores, para motivá-los à classifi-cação”, frisa Flávio.

treinaDor tunante mantém o otimismo

Parazão

rIvALIDADE ForA DAs QuAtro LInHAs

Emoção e ansiedade foram sentimentos vividos pelos técni-cos de Remo e Paysandu antes do clássico deste domingo, váli-do pelo Campeonato Paraense 2011. Para quem pensa que a rivalidade fica apenas entre os jogadores engana-se. Durante toda a semana os treinadores dos dois maiores rivais para-enses também sofreram com a famosa ansiedade e é claro que a expectativa pelo confronto foi grande. Trabalho redobrado para quem quer chegar à frente do adversário.

Para o técnico do Remo, Paulo Comelli, esse era o mo-mento mais esperado depois que foi contratado para assu-mir o comando do time azulino. Comelli teve a oportunidade de sentir o gostinho do confronto entre Remo e Paysandu na dis-

puta do torneio em Paramari-bo, no Suriname. Mas, segun-do o técnico, nada se compara à presença massiva das duas torcidas, que contribuem acir-rando mais ainda o confronto dos times. “A emoção é maior por causa da presença da tor-cida, eu pude ter uma noção de como seria o confronto entre os times lá em Paramaribo, mas nada se compara a um RexPa de verdade”, revela.

Além da torcida, outro fator que chamou a atenção do técnico estreante no clássico paraense foi a rivalidade entre os clubes às vésperas do jogo. “É muito importante essa rivalidade, é claro que tem que ser uma riva-lidade controlada, sem exageros, porque isso ajuda a motivar os jogadores. E na minha posição como técnico não aceito perder,

por isso antes dos jogos eu tento fazer um trabalho para tranquili-zar os jogadores e para que nada possa atrapalhá-los na hora do confronto”, fala Comelli.

Já o técnico bicolor, Sérgio Cosme, está um pouco mais tran-qüilo em relação ao 708º RexPa. Com um currículo em que traz inúmeros clássicos na carreira, como Flamengo e Fluminense (FlaxFlu), Grêmio e Interna-cional (GrexNal), entre outros, o treinador cita a importância da concentração no momento da partida, e diz que vai cobrar atenção de todos os setores de seu time. “Esse RexPa é impor-tante para nós e para eles, para o campeonato e para a torcida. Te-mos que dar atenção para todos os setores do time, porque qual-quer descuido pode ser fatal”, disse Sérgio Cosme.

FALAprEsIDEntE

O Papão é claro, porque tem um elenco melhor e mais entrosado, está com 100% de aproveitamento, conquistou o torneio em Paramaribo em ci-ma do Remo. Tudo isso faz do Paysandu o favorito nesse jogo, mas clássico é clássico.crIsTIAn MAcIEL, 36, Téc. sEG. do TrABALho

Em termo de qualidade os dois times estão iguais. O Paysandu está com 100% de aproveitamento, mas o Remo também está invicto, só que em-patou partidas. Mas, acho que o Remo pode vencer por causa da fraca zaga do Paysandu.

ALFrEdo GoMEs, 68, APosEnTAdo

fala torceDor

quem vai vencer o rexPa?

lucia

na

go

alves

lucia

na

go

alves

Charles Guerreiro acertou com o São Raimundo e assume o co-mando do elenco do clube santare-no. O ex-treinador do Paysandu já estava sendo sondado desde a últi-ma segunda-feira (7). Mas, somente no início da tarde de terça-feira foi confirmado pela diretoria do Pan-tera como substituto de Sebastião Rocha. Aliás, o carioca teve uma saída conturbada de Santarém. Após brigar com a imprensa local, ele se desentendeu com André Ca-valcante, diretor jurídico, no final da última partida contra a Tuna. “Essa briga interna foi o que mais pesou para a sua demissão”, reve-lou Sandicley Monte, gerente de futebol do São Raimundo. Carlos Tocha, preparador físico, também fez as malas.

Com a chegada de Charles, a es-perança foi renovada. “Sabemos da competência de Guerreiro pela sua história no futebol. É por isso que ele está vindo para cá. Estamos na última colocação, mas não está na-

da perdido. Podemos chegar entre os quatro ainda. Charles foi quase unanimidade aqui”, contou Monte.

Charles promete não decep-cionar. “Já peguei vários times na mesma situação que São Raimun-do se encontra, por isso já estou ‘vacinado’ de tudo isso”. Será a primeira vez que Guerreiro treina uma equipe do interior do Estado.

CHArLEs guErrEIro é téCnICo Do pAntErA

alessa

nd

ra serrã

o

sérgIo CosmE tEm ExpErIênCIA Em CLássICospAuLo ComELI sEntE pELA 1ªvEz A torCIDA

lucia

na

go

alves

lucia

na

go

alves

Page 19: Tribuna 74

E s p o r t E 3Belém, 12 a 18 de fevereiro de 2011

O Sul-Americano sub-20 em andamento no Peru está servin-do de aprendizado para Neymar na Libertadores. Essa é a visão de Adilson Batista. O treinador vê si-milaridade nas competições con-tinentais, e conta com o jovem, e

outros três jogadores santistas servindo à seleção de base, Da-nilo, Alex Sandro e Alan Patrick ‘calejados’ na partida de estreia do Santos no torneio, na próxima terça-feira, diante do Deportivo Táchira, na Venezuela.

sub-20 é aPrenDizaDo Para craque neymar

libertaDores

O brasileiro Murilo Fischer conseguiu uma importante vi-tória na quinta-feira, 10. Ele foi o melhor ciclista do Troféu Ma-galuf-Palmanova, realizado na Espanha. Foi o quinto e último

evento da Semana de Mallorca de ciclismo. A disputa foi forte, en-cerrada no sprint final, após mais de quatro horas de pedaladas. Fischer, que corre pela Garmin-Cervélo, completou os 158 km do

evento em 4h09min49s. Ele bateu grandes nomes, como Oscar Frei-re (Rabobank) e José Joaquin Ro-jas, ambos da Espanha. Freire, de 34 anos, já venceu quatro etapas da Volta da França .

murilo fisher Desbanca feras e vence na esPanha

ciclismo

As Irmãs nAtAsHA E nAtáLIA são As únICAs rEprEsEntAntEs Do pArá no nADo sInCronIzADo

gêmEAs Do nADo unEm grAçA E gArrA nA águA

A união do balé com a pis-cina resulta no que muitos chamavam popularmente de “balé na água”, contudo, hoje se sabe que o nado sincroni-zado é muito mais do que a união desses dois elementos. É a união, também, de muita técnica, equilíbrio, suavidade e elegância. Além, é claro, da habilidade acrobática dentro da piscina, característica es-ta que faz do esporte um dos mais belos do mundo. A mo-dalidade é praticada exclusi-vamente por mulheres e pode ser disputada nas categorias solo, dueto ou por equipe. O nado sincronizado do Pará já foi considerado o terceiro melhor do Brasil, mas com o tempo o título foi ficando pa-ra trás e hoje o Estado conta apenas com duas atletas no esporte.

As irmãs gêmeas Natasha Barata e Nathalia Barata, de 20 anos, são as únicas represen-tantes do Estado no nado sin-cronizado na categoria Sênior, nível A. Elas praticam o esporte há mais de seis anos e ao lon-go desse tempo conquistaram importantes títulos para o Pará como o Campeonato Norte-Nordeste de 2001; o primeiro lugar geral na Copa Ginzo, re-alizada no Peru em 2007 e o mais recente vice-campeonato brasileiro disputado em agos-to de 2010. As meninas fazem parte do projeto do governo bolsa talento e atualmente são representantes do Clube do Re-mo, onde treinam quase todos os dias.

A falta de um profissional capacitado que pudesse orien-tar as irmãs fora da piscina acabou obrigando Nathalia a fazer um curso de técni-ca de nado sincro-nizado. Um traba-lho redobrado que a atleta tem que se submeter. “É muito difícil estar dentro da piscina realizando os mo-vimentos e saber se algo deu errado ou não porque só quem es-tá fora da piscina é que pode observar melhor. Porém, eu me esforço pra tentar fazer

os dois: ser técnica do dueto e atleta ao mesmo tempo”, explica. Além da falta de téc-

nico, as irmãs n ã o p o s s u e m uma piscina ade-quada para os treinos. “É pre-ciso uma piscina bem grande de no mínimo três raias, mas infe-lizmente nós não temos um clube que ofereça essa estrutura hoje”,

lamenta Natasha.Recentemente Nathalia te-

ve a oportunidade de treinar com a Seleção Brasileira de

nado sincronizado, experiên-cia que rendeu ao dueto um aprimoramento maior para realização de novas técnicas e coreografias dentro da pisci-na. “Eu fiz três seletivas para a Seleção principal, no Rio de Janeiro, onde passei um mês de muito treinamento puxado que exigia de mim bastante dedicação e preparo. A expe-riência de ter passado pela Se-leção Brasileira e poder apren-der com elas foi muito rica, voltei muito mais experiente e preparada. E tudo que aprendi com a seleção procuro colocar em prática no dueto para con-quistar mais títulos para o Pa-rá”, planeja.

O polonês Robert Kubica

foi retirado da unidade de

tratamento intensivo nesta

quinta-feira, pela primeira vez

após sofrer acidente no último

domingo em um rali na Itália.

O piloto da Renault ficou na

UTI por quatro dias depois de

passar por uma cirurgia de

reconstrução do antebraço di-

reito no mesmo dia da batida.

Kubica foi transferido para

a ala comum do hospital Santa

Corona, onde está internado.

No entanto, o polonês voltará

para a UTI depois de passar

por uma nova operação na

sexta-feira, em que os médicos

irão corrigir fraturar no om-

bro e no pé. Inicialmente, essa

outra cirurgia estava marca-

da para esta segunda-feira.

A imprensa italiana especula

que o piloto de 26 anos pode

até ter alta médica nesta se-

mana, caso sua recuperação

continue no bom ritmo que

vem apresentando durante os

últimos dias.

kubica PoDe ter alta De hosPital esta semana

leia ráPiDo

eric boullier, chefe Da equiPe lotus renault, afirmou que nick heiDfelD é o favorito Para ficar com a vaga Do aciDentaDo robert kubica. ele DiviDe os testes com bruno senna.

“Me esforço para fazer

os dois: ser técnica do

dueto e atleta ao mesmo

tempo”

divu

lga

çã

o

Page 20: Tribuna 74

E s p o r t E 4 Belém, 12 a 18 de fevereiro de 2011

títuLos E supErAção nA vIDA DE ALAn FontELEs

Alan Fonteles é o exemplo de quem não se rendeu às li-mitações e foi em busca dos seus sonhos mostrando para todos que nada é impossível quando se tem coragem de enfrentar os desafios. Nos pri-meiros meses de nascimento o atleta teve uma grave infec-ção intestinal que fez com que partes de suas pernas fossem amputadas. Talvez isso pu-desse ter limitado ainda mais a vida do jovem, contudo hoje, com apenas 18 anos, o atleta é recordista mundial paraolím-pico juvenil nos 200m, detém o 1º lugar do ranking interna-cional na prova dos 100m e 2º lugar na prova dos 200m, recordista Brasileiro Parao-límpico dos 100 e 200m.

O jovem também é consi-derado pelo Comitê Parao-límpico Brasileiro como um dos principais atletas em sua categoria e o único brasi-leiro a correr com du-as próteses. O mérito foi dado devido à boa atuação e a conquista de v á r io s títulos im-por-

tantes que o jovem acumula na carreira. Alan foi campeão Mundial Juvenil nos Estados Unidos, em 2008, no mesmo ano foi medalha de prata no revezamento das Paraolimpía-das de Pequim; em 2009 foi campeão Sul-americano ju-venil. Além de de-ter os títulos bra-sileiros de 2007 e 2005.

Alan Fonteles participou recentemente do Mundial de Atletismo na Nova Zelândia, onde conquistou a medalha de bronze na categoria T44 e no revezamento 4x100 T44. Segundo o atleta poder parti-cipar de um evento tão gran-dioso como o mundial foi uma experiência marcante e mui-to significativa para sua

carreira. “Foi

a minha primeira em um Mundial desse porte. Lá eu entrei em contato com os

p r i n c i p a i s atletas para-olímpicos do mundo. Poder representar o Brasil e o Pará foi sem dúvida um momento muito impor-tante na minha vida e pra mi-nha carreira no

atletismo”, avalia.O paraense é uma das

maiores promessas para as Paraolimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, e apesar de tantas conquistas impor-tantes ele ainda tem sonhos audaciosos e por conta disso serve de exemplo para outros atletas especiais. “Sinto-me uma pessoa realizada, tenho orgulho da minha história por ter chegado aonde che-guei. E é muito bom saber, também, que há pessoas que me têm como espelho e que sirvo de exemplo, por isso, estou sempre buscando me superar e vencer os desafios. E agora eu quero ser medalha de ouro no Mundial de Lon-dres”, declara Alan.

Em pesquisa realizada todos os anos pela empresa britânica De-loitte, o Real Madrid foi apontado como o clube mais rico da atualida-de. Com investimentos que giram em torno de € 440 milhões (cerca

de R$ 1 bilhão), os merengues pon-teiam a lista divulgada nesta quin-ta-feira. Para confirmar a força do futebol espanhol, o estudo coloca o Barcelona na segunda posição. Segundo informações do diário

“Marca”, apesar de conquistas im-portantes, como a Liga e a Superco-pa da Espanha, os catalões tiveram crescimento anual somente de 10%, inferior, portanto, aos 20% obtidos pelo arquirrival.

Pesquisa aPonta o real maDriD como o mais rico

munDo

Hernanes ainda não esqueceu a derrota do Brasil para a França e, principalmente, a falta em Ben-zema que gerou sua expulsão, a segunda de sua carreira. O jogador disse que não conseguiu dormir durante a noite e atribuiu a fatali-

dade a um “erro de cálculo”. “Há muito tempo não acontecia isso comigo. Infelizmente, foi um erro de cálculo”, justificou. No início do segundo tempo, o próprio Benze-ma marcou o gol que decretou o revés brasileiro.

hernanDes: falta foi “erro De cálculo”

DesculPa

alessa

nd

ra serrã

o

As candidaturas de Portu-

gal/Espanha e do Qatar foram

acusadas pelo presidente da

Fifa, Joseph Blatter, de combi-

narem votos para a escolha das

sedes das Copas de 2018 e 2022.

Para o dirigente, houve uma

troca de votos que acabou não

dando certo, pois a candida-

tura ibérica não vingou. “Vou

ser honesto. Acredito que tenha

havido uma combinação entre

Espanha e Qatar, que não fun-

cionou”, disse Blatter, em entre-

vista à BBC. O caso foi apurado

pelo Comitê de Ética da Fifa, em

18 de novembro do ano passa-

do, mas por falta de provas, o

assunto foi arquivado.

blatter faz acusações De comPlô em seDes

leia ráPiDo

“Sinto-me uma pessoas

realizada, tenho orgulho da

minha história por chegar onde

cheguei”

AtLEtA DE 18 Anos ACumuLA títuLos pArAoLímpICos

lucia

na

go

alves

Page 21: Tribuna 74

E s p o r t E 5Belém, 12 a 18 de fevereiro de 2011

O Náuas é um dos times que vai disputar o campeonato esta-dual do Acre. O clube aposta num atacante de 107 quilos para bri-lhar na competição. Trata-se de Ricardo, que já passou por vários

clubes do interior de São Paulo como Linense, Taubaté, Nacional e Marília e na última temporada jogou e foi o artilheiro do campeo-nato amador da cidade de Cruzei-ro do Sul-AC, onde mora. Aos 29

anos, Ricardo promete perder 10 quilos até 13 de março, data da es-treia contra o Rio Branco. “Estou empenhado em buscar a forma ideal para iniciar o campeonato e ajudar o Náuas a ser campeão”.

nauás aPosta em gorDinho no camPeonato acreano

107 quilos

Uma das características de Thomaz Bellucci mais elogiadas por Larri Passos é a vibração em quadra. Um dos objetivos do trei-nador é fazer com que o pupilo passe demonstrar mais emoção durante as partidas. Mesmo que

para isso o número 1 do Brasil te-nha que, eventualmente, quebrar raquetes. “Se for preciso, quebra uma raquete. Não tem problema nenhum. Quebra, pô! É do jogo, tem essa energia”, disse Larri, ex-treinador de Guga.

belucci vai PoDer quebrar a raquete

Permissão

CArpEgIAnI pEDE pACIênCIA à gALErA

O torcedor do São Paulo está sofrendo neste início de tempo-rada. Dentro de campo, a irre-gularidade tem sido a principal característica da equipe, que alterna boas apresentações, como as das vitórias sobre São Bernardo (3 a 0) e Linense (3 a 2) com atuações muito fracas, como registradas nas derrotas para Santos (0 a 2) e Botafogo (1 a 2). E, consciente do que vem pela frente, o técnico Pau-lo César Carpegiani resolveu mandar um recado para os tri-colores.

“Estamos fazendo uma re-formulação no elenco, é pre-ciso ter paciência. Agora é o momento de lamber as nossas feridas. Na partida contra o Botafogo, faltou competência. O bom perdedor é aquele que não inventa desculpas. Perde-mos porque faltou competên-cia. Criamos chances, mas não fizemos os gols. Vence quem faz os gols. Eu quero um time com-petitivo, estou em busca disso e o torcedor, com paciência, pode ter certeza de que vou alcançar isso”, afirmou.

Carpegiani diz que as tro-cas constantes nas escalações (sete formações diferentes em sete jogos) fazem parte do processo de busca de uma nova equipe. “Não estou tro-cando porque eu quero e sim, porque eu preciso encontrar

um time. Quero um time competitivo e que, principal-mente, aprenda a jogar sem a bola. Nossa equipe precisa ser participativa. A parte de-fensiva está me preocupando bastante. O primeiro gol do Botafogo foi de uma grande infantilidade. Deixamos um jogador cabecear so-zinho no meio da área. Não adianta querer me-lhorar de rendimento de-pois que toma o gol. Uma equipe, para ter sucesso, precisa de regularidade, e não estamos conseguindo isso”, ressaltou Carpegiani.

O treinador acredita que as coisas vão melhorar dentro de um futuro próximo. Isso por-que, dentro de duas semanas, ele poderá contar com os garo-tos que estão na seleção brasi-leira sub-20. Das cinco peças que estão lá Casemiro, Lucas, Willian José, Bruno Uvini e Henrique, as duas primeiras serão titulares da equipe e o ter-ceiro tem grandes chances de ser efetivado. Isso sem contar com Rhodolfo, zagueiro contra-tado a pedido do treinador junto ao Atlético-PR. “Tenho muita fé que o time vai melhorar”, con-cluiu o treinador.

O volante Mario Bolatti,

de 25 anos, foi apresentado

oficialmente como novo joga-

dor do Inter. O jogador veio

da Fiorentina (ITA) e assinou

contrato de quatro anos com

o Inter.

Com experiência, boa es-

tatura e qualidade na saída de

bola o jogador é credenciado

para suprir a sentida saída de

Sandro para o Tottenham. “Sou

um jogador que fica na frente da

defesa e que gosta de distribuir

o jogo. Quando tem que marcar,

o faço”, comenta o argentino.

No Inter, Bolatti espera

recuperar espaço na sele-

ção argentina. “Quero ter

continuidade no time para

ter chance na seleção. Quero

me sentir com confiança, ter

tranquilidade para traba-

lhar”, concluiu.

no inter, argentino bolatti quer seleção

leia ráPiDo

IrrEguLArIDADE Do são pAuLo tEm sIDo o mAIor DEsAFIo Do téCnICo CArpEgIAnI

o atlético-Pr anunciou a volta Do meia kleberson, camPeão bra-sileiro Pelo clube em 2001. o jogaDor, De 31 anos, Per-tence ao fla-mengo e fica no furacão, Por emPréstimo, até Dezembro Des-te ano. quanDo DefenDia o atlé-tico-Pr, o meia foi convocaDo Para a seleção e ParticiPou Da conquista Do PentacamPeona-to, na coPa De 2002.

Page 22: Tribuna 74

E s p o r t E 6 Belém, 12 a 18 de fevereiro de 2011

O São Paulo foi eleito o se-gundo melhor time da Améri-ca do Sul na década de 2000 pela Federação Internacional de História e Estatística do futebol (IFFHS), que apontou o Boca Juniors em primeiro

lugar. Na sequência, figuram o argentino River Plate e os brasileiros Cruzeiro e Santos. A lista dos dez primeiros con-tém cinco equipes argentinas, quatro brasileiras e o Nacio-nal, do Uruguai.

são Paulo é o 2º em ranking Da américa

lista

Desfalque no clássico contra o Palmeiras, o atacante Ronaldo foi liberado pelo departamento médico para retornar aos treina-mentos. Logo após a eliminação da Libertadores da América, o

Fenômeno tinha reclamado de dor na coxa direita e foi poupado do duelo com o Verdão.

O jogador foi examinado nesta segunda-feira pela ma-nhã e divulgou o resultado pelo

Twitter. “Boa notícia, galera! Fui examinado pelo departamen-to médico. Estou liberado para recomeçar os treinos físicos e já começamos treinando forte”, declarou o Fenômeno.

ronalDo sai Do estaleiro e está Pronto Para jogar

retorno

os “IntoCávEIs” DE mAno mEnEzEs

No último dia 25 de janeiro, quando convocou 23 jogadores para o amistoso contra a Fran-ça, em Paris, Mano Menezes anunciou que a Seleção Brasi-leira que vai disputar a Copa América de 2011, na Argen-tina, já está 80% definida. Ao analisar as cinco convocações do treinador desde agosto de 2010, dá para dizer quem são dez os “intocáveis” ou “as figu-rinhas carimbadas” de Mano.

São eles Alexandre Pato, André Santos, André, Daniel Alves, David Luiz, Lucas, Ramires, Robinho, Sandro e Thiago Silva. Esses foram os únicos que estive-ram em todas as convocações de Ma no Menezes. A única ressal-va é que Pato, do M i l a n , foi cortado dias antes do duelo com a Argentina, em D oh a , no Qatar, por conta de uma lesão. Mas inicialmente seu nome esteve na lista do trei-nador.

“Já quer que eu me escale para a Copa América? A Sele-ção Brasileira é muito forte e tem muitos jogadores com ca-pacidade de estar nela. O que tenho de fazer, agora que estou no Bordeaux, é continuar com a regularidade do meu trabalho para seguir sendo chamado pe-lo Mano”, declarou André, que recentemente trocou o futebol ucraniano pelo francês.

Titular absoluto sob o co-mando de Mano Menezes, Da-vid Luiz teve seu bom momento

representado em uma transição milionária do português Benfica para o Chelsea (ING), em que o clube inglês pagou R$ 57 mi-lhões para ter o jogador. Apesar da mudança de ares, ele espera rapidamente se adaptar ao estilo do novo país e continuar cha-mando a atenção do técnico da Se-leção Brasileira.

“Fico feliz pela confiança de-positada no meu trabalho. As coisas es-

tão acontecendo de uma

maneira muito boa para mim, seja no clube ou na Seleção”, fa-lou David.

Do grupo dos “intocáveis”, além de David Luiz, outros sete

estão bem cotados como titular. São os casos de Daniel Alves, André San-tos, Thiago Silva, Lucas, Ramires, Robinho e Alexan-dre Pato. Apenas Sandro e André correm por fora, mas isso é detalhe para quem conse-

gue manter regularidade nas convocações. “É um trabalho

que tem pouco tempo ainda, mas não pode parar, por-

que se você para vem ou-tro e toma o seu lugar. Fico bem feliz de saber que estou bem cotado em um projeto de Copa do Mundo”, acrescentou o vo-

lante Sandro.Até agora, M a n o

M e n e -zes comandou o Brasil em quatro partidas. Estreou com vitória sobre os Estados Uni-dos, depois bateu Irã e Ucrânia e perdeu para a Argentina. O treinador ainda fez um período de treinamentos em Barcelona, em setembro do ano passado. E nesta quarta (9), a Seleção per-

deu para França, por 1 a 0, em Saint-Denis.

Um dos atletas mais experien-tes do Santos, Edu Dracena sabe que uma das maiores dificulda-des da equipe na disputa da Taça Libertadores será a missão de conter a empolgação da garotada na competição. O torneio conti-nental, que começa para o Peixe nesta terça (15), contra o Depor-tivo Tachira, na Venezuela, será uma experiência nova na carreira da maioria dos atletas.

Edu Dracena, Durval, Léo, Jonathan, Arouca Elano e Keir-rison foram os que já estiveram presentes em disputas da com-petição continental nos últimos anos. E, de acordo com o camisa 2 alvinegro, o papo entre os joga-dores será importante para que a equipe não sofra no torneio.

“Estamos procurando conver-sar bastante, principalmente den-tro de campo, para não ser afoito e não achar que tem de resolver logo a partida. A Libertadores é diferente do Brasileiro e do Pau-listão, pois joga-se contra atletas experientes e de outros países. Vamos conversar muito para con-seguirmos o título, e sabemos da dificuldade que vamos enfrentar. A maior dificuldade será segurar a empolgação da garotada”, ava-liou Edu Dracena.

DrACEnA QuEr FrEAr EuForIA nA vILA

treinador da Seleção diz que tem 80% do time

definido para a disputa da Copa América 2011

ExpErIEntE Em LIBErtADorEs, DrACEnA pEDE CALmA Ao tImE

o ex-zagueiro william, que se aPosentou DePois Do último camPeonato brasileiro, assumirá o cargo De gerente De futebol Do corinthians. o ex-caPitão alvinegro assinou contrato com o clube até o final De 2011 DePois De reunião com o PresiDente anDrés sanchez. o corinthians estava sem gerente De futebol DesDe o início De 2009, quanDo antônio carlos zago foi DemitiDo DePois Do ePisóDio De ronalDo, em PresiDente PruDente.

o LAtErAL-DIrEIto, DAnIEL ALvEs é nomE CErto pArA A DIsputA Do tornEIo ContInEntAL

Page 23: Tribuna 74

E s p o r t E �Belém, 12 a 18 de fevereiro de 2011

O goleiro da seleção da Ale-manha e do Schalke 04, Manuel Neuer, afirmou que os jogadores profissionais homossexuais de-vem se revelar. A declaração foi dada em uma entrevista publi-cada na revista Bunte.

“Sim, quem é homossexual deveria dizer que é. Os torce-dores vão se acostumar rapi-damente. O que importa é o rendimento do jogador, não a preferência sexual”, afirmou o atleta, de 24 anos.

goleiro Diz que gays Devem se assumir

conselho

O presidente da UEFA, Mi-chel Platini, se rendeu ao talen-to de Lionel Messi, ao dizer que o argentino, jogador do Barce-lona, é “o diamante de um time maravilhoso”.

Assim como Messi, conside-rado o melhor do mundo duas vezes seguidas, Platini tam-bém sabe o gosto de receber o prêmio mais badalado do fute-bol. De 1983 a 1985, o francês

reinou soberano. Apesar dos elogios, o presidente da UEFA foi categórico ao responder se Messi seria o melhor de todos os tempos. “Cada geração tem o seu melhor”, afirmou Platini.

michel Platini se renDe ao talento De lionel messi

elogio

rEnAuLt-Lotus CogItA sEnnA, LIuzzI E HEIDFELD

A Renault-Lotus trabalha com os nomes de três pilotos para substituir o polonês Ro-bert Kubica nesta temporada. Além do brasileiro Bruno Sen-na, primeiro reserva da equipe, o chefe Eric Boullier estuda a contratação do alemão Nick Heidfeld, ex-Sauber, e do italia-no Vitantonio Liuzzi, ex-Force India. O titular, que sofreu um grave acidente durante a dispu-ta do rali “Ronde di Andora”, no domingo (5), deve perder boa parte do campeonato por causa das extensões de suas lesões.

“O primeiro piloto que an-dará neste momento é nosso primeiro reserva. Enquanto isso, estaremos procurando o substituto de Kubica: estamos avaliando os nomes de Bruno Senna, Vitantonio Liuzzi e Ni-ck Heidfeld. A equipe está com

Robert e esperaremos por ele com os braços abertos. Toma-ra que ele possa voltar antes do fim desta temporada”, disse Boullier, em entrevista à im-prensa italiana.

A equipe precisa de um substituto para o polonês já pa-ra esta semana, quando come-

ça a segunda sessão de testes coletivos da pré-temporada da Fórmula 1, no circuito espanhol de Jerez de la Frontera. Bruno Senna deverá ser o responsável por conduzir o R31 nestas ativi-dades. O brasileiro tem um ano de experiência na Hispania, mas a falta de experiência no

desenvolvimento de um carro de ponta preocupa a Renault-Lotus. Um bom desempenho nos testes será essencial.

Sobre Kubica, Boullier dis-se que a equipe sempre apoiou a iniciativa do polonês de dis-putar provas de rali. Segun-do ele, o polonês estava bem apesar das lesões sofridas no acidente. “Foi uma escolha de Robert. Ele queria disputar ralis e a Renault autorizou. Agora precisamos só esperar o tempo de recuperação de nosso piloto. Estivemos com ele por 15 minutos e brinca-mos algumas vezes. Ele pare-ce bem, apesar dos problemas do acidente. A primeira coisa que ele quis saber era como fi-caria a programação de testes da equipe após seu problema”, concluiu o chefe da Renault.

Bruno sEnnA Está CotADo pArA AssumIr A vAgA DE kuBICA

O ala-armador de basquete, Leandro Barbosa, o Leandrinho, declarou ao jornal canadense “To-ronto Sun” que está cansado e que pode desfalcar a seleção brasileira no pré-olímpico dos jogos de Lon-dres, entre 30 de agosto e 12 de setembro, na Argentina.

Além de Leandrinho, o treina-dor da seleção, Rubén Magnano, já havia perdido o ala-pivô Anderson Varejão por conta de uma cirurgia que fez no tornozelo direito.

Apesar da situação, a Confede-ração Brasileira de Basquete (CBB) não cria alarde. “Eu converso com o Leandrinho de vez em quando, mas dizer qualquer coisa agora é complicado. Ele teve uma lesão séria, mas ainda falta muita coisa para acontecer. O Rubens vai aos EUA no fim do mês para bater um papo com os jogadores. Só então vamos poder falar com mais pro-priedade”, disse Vanderlei Mazu-chini, diretor da CBB.

CAnsADo, LEAnDrInHo prEoCupA A sELEção

Page 24: Tribuna 74

E s p o r t E 8 Belém, 12 a 18 de fevereiro de 2011

roBErto CArLos poDE Ir EmBorA

Após ter sido um dos alvos do protesto feito por torcedores corintianos logo após a elimi-nação do time na Libertadores, Roberto Carlos revelou, em entrevista por telefone ao Lan-cenet, na quinta-feira, que pensa em deixar o Corin-thians. O lateral-esquerdo disse temer pela segurança de sua família, já que vem sendo ameaçado e até perseguido pelas ruas de São Paulo. Caso a saí-da do Ti-mão seja confir-m ad a , o desti-no de Roberto Carlos deve ser o futebol dos Estados Unidos.

“Estou repensando algumas coisas, estrutu-rando minha segurança. Estou sendo muito ame-açado por telefone e mi-nha família também. Até motos estão perseguindo meu carro nas ruas. Isso está passando dos limites. O Fabiano (Farah, agente) está voltando do exterior no início da próxima sema-na. Se ele vier com alguma coisa boa, eu devo aceitar. Não vou para outro clube brasileiro, mas fora é ou-tra situação. Vou analisar o que é melhor para mim. Posso ir embora, sim”, ad-mitiu o experiente jogador.

Procurado pelo Globoes-porte.com, Fabiano Farah,

empresário de Roberto Carlos, rechaçou a possibilidade de o camisa 6 deixar o Corinthians, apesar das afirmações do pró-prio: “Essas informações de que o Roberto vai embora não

procedem. Ele é jogador do Corinthians”.

O lateral-esquerdo treinou normalmente na quinta-feira no CT

do Corinthians, mesmo sob boatos de que

irá deixar o clube paulista e de recla-mações de ameaça da torcida co-

rintiana. A dire-

toria do clube con-firmou que ouviu

relatos do jogador de ameaça que partiram

de torcedores. O vetera-no participou da ativida-

de no CT do Parque Eco-lógico aparentemente sem as dores na coxa direita, que o tiraram dos últimos dois compromissos do Co-rinthians.

“Conversamos com ele. Re-almente tem essa preocupação em razão do ocorrido, dos atos de vandalismo. Ele falou que recebeu alguns telefonemas, ameaças. Está preocupado em continuar aqui”, disse Duilio Monteiro, diretor adjunto de futebol.

“O Corinthians garante aqui toda segurança possível para todos os atletas. O próprio presidente teve ameaças. Fora daqui é questão de Polícia. O Roberto está querendo conti-nuar, mas pediu todas as ga-rantias de segurança, falou que o procurador estaria chegando. Vamos conversar para ver qual caminho vamos seguir”, emen-dou o dirigente.

Dois clubes do exterior es-tão cotados como can-

didatos interes-

s a d o s no futebol do lateral esquerdo: o Los Angeles Galaxy, dos Esta-dos Unidos, e o Anzhi Makha-chkala, da Rússia.

Um dos salários mais al-tos do atual elenco do Co-rinthians, Roberto Carlos foi apontado pela torcida, ao lado de Ronaldo, como um dos principais culpados pelo momento ruim da equipe no início de temporada.

A Associação de Futebol da Índia (IFA) informou que chegou a um acordo para que a seleção da Argentina dispute um amistoso com Espanha ou Portugal na cidade de Calcutá em 2 de setembro deste ano.

“A Argentina já assinou um documento de entendimento e confirmou que virá à Índia com seus melhores jogadores, incluindo Messi”, disse o se-cretário-geral da IFA, Utpal Ganguli.

argentina vai se aPresentar na ínDia

amistoso

Após várias notícias que da-vam como certa a sua saída do Manchester City, o atacante ar-gentino Carlos Tevez expressou sua fidelidade ao clube.

“Não acho que haja nin-

guém que queira usar essa camisa mais do que eu”, disse o jogador em entrevista publi-cada no site do clube, afirman-do ainda que está feliz no City, apesar dos insistentes rumores

de que deixaria o clube nos úl-timos meses.

“Nunca quis deixar o clu-be. Eu demonstro o contrário em toda partida. Dou tudo de mim”, declarou.

carlitos tevez faz juras De amor ao manchester city

fiDeliDaDe

o brasileiro Diego, Do wolfsburg, Da alemanha, foi multaDo em r$ 230 mil Pela Diretoria Do time aPós o ter DesPerDiçaDo um Pênalti que não Deveria ter cobraDo Diante Do hannover, váliDo Pelo camPeonato alemão. o jogaDor também foi susPenso Da equiPe.

Segundo a imprensa italia-na, o atacante Adriano desem-barcou no Rio de Janeiro para um período de recuperação da cirurgia no ombro direito. A viagem gerou polêmica no Roma e até ironias do técnico Claudio Ranieri, que não teria sido a favor da liberação do jo-gador.

Na última semana, o jornal “Gazzetta dello Sport” publi-cou que o Imperador desejava viajar para o Brasil para apro-veitar o carnaval, que começa

no primeiro final de semana de março. Ranieri entrou na onda e ironizou o motivo da viagem do atacante após o empate com o Brescia válido pelo Campeo-nato Italiano. “Isso quer dizer que o veremos em um carro alegórico”, disse o técnico du-rante entrevista coletiva.

De acordo com o diário ita-liano “Il Messagero”, o atacante terá que se apresentar ao Roma até, “no máximo”, o dia 26 deste mês, o que deixaria o Imperador fora da folia carioca.

ADrIAno vIAjA Ao rIo E téCnICo FAz IronIA

AmEAçAs FAzEm CrAQuE pEnsAr Em DEIxAr o tImão