tribuna 73

24
Depois da tragédia que abalou Be- lém, com o desabamento do edifício “Real Class”, de 34 andares, em que três pessoas morreram, os moradores da área atingida - muitos deles ainda hospedados em hotéis - aguardam laudo da Defesa Civil para voltar para casa, mas receiam a falta de segurança devido ao impacto na estrutura dos imóveis. VIZINHOS DO ‘REAL’ ESTÃO COM MEDO DE VOLTAR PARA CASA A CIDADE ESPORTE SEGURANÇA FLASH Belém 5 a 11 de fevereiro de 2011 Ano II - Edição 73 LUCIANA GONÇALVES PÁGINAS 4 e 5 Manoel Pioneiro foi eleito presi- dente da Assembleia. Na Câma- ra, o prefeito Duciomar Costa esteve na abertura dos trabalhos. DEPUTADOS E VEREADORES DE VOLTA AO TRABALHO PÀGINA 7 A Divisão de Repressão a Furtos e Roubos efetuou as prisões e ainda apreendeu 60 quilos de pasta de cocaína. POLÍCIA TIROU 49 BANDIDOS DAS RUAS EM JANEIRO PÁGINA 10 Com o enredo “Bonecos pra lá de animados”, a escola de samba Bole-Bole faz homena- gem ao teatro de animação. BOLE-BOLE VAI LEVAR BONECOS PARA AVENIDA FLASH 11 EDERVAL GONDINHO MOSTRA AS RACHADURAS NA CASA O OLHAR FANTÁSTICO DE ÍSIS VALVERDE FLASH.16 MULHERES NA PM SUPERAM PRECONCEITO Há 29 anos reforçando o efe- tivo da Polícia Militar, as mulhe- res foram homenageadas pela corporação.APM Izanete Lima (esq.) foi a primeira mulher na PM do Pará. Página 9. LUCIANA GONÇALVES LUCIANA GONÇALVES LUCIANA GONÇALVES

Upload: tribuna-para

Post on 22-Mar-2016

257 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

Jornal Tribuna do Pará

TRANSCRIPT

Page 1: Tribuna 73

Depois da tragédia que abalou Be-lém, com o desabamento do edifício “Real Class”, de 34 andares, em que três pessoas morreram, os moradores da área atingida

- muitos deles ainda hospedados em hotéis - aguardam laudo da Defesa Civil para voltar para casa, mas receiam a falta de segurança devido ao impacto na estrutura dos imóveis.

vizinhos do ‘real’estão com medo devoltar para casa

a cidade esporte segurança Flash

Belém5 a 11 de fevereiro de 2011

Ano II - Edição 73

luci

ana

gonç

alve

s

páginas 4 e 5

Manoel Pioneiro foi eleito presi-dente da Assembleia. Na Câma-ra, o prefeito Duciomar Costa esteve na abertura dos trabalhos.

deputados e vereadores de volta aotrabalho

pàgina 7

A Divisão de Repressão a Furtos e Roubos efetuou as prisões e ainda apreendeu 60 quilos de pasta de cocaína.

polícia tirou49 bandidosdas ruasem janeiro

página 10

Com o enredo “Bonecos pra lá de animados”, a escola de samba Bole-Bole faz homena-gem ao teatro de animação.

bole-bolevai levar bonecos para avenida

Flash 11

ederval gondinho mostra as rachaduras na casa

o olhar fantástico de ísis valverde

flash.16

mulheres na pm superam preconceito

há 29 anos reforçando o efe-tivo da polícia militar, as mulhe-res foram homenageadas pela corporação. a pm izanete lima (esq.) foi a primeira mulher na pm do pará. Página 9.

luciana gonçalves

luciana gonçalves

luci

ana

gonç

alve

s

Page 2: Tribuna 73

a c i d a d e 2 belém, 5 a 11 de fevereiro de 2011

Os servidores do Detran deci-diram adiar o movimento de greve por 30 dias. Eles decidiram aguar-dar o resultado de negociações com o governo. A primeira reunião já está marcada para a terça-feira (8). Os trabalhadores estão em “estado

de greve”, em protesto pelo cumpri-mento da lei 7474/2010, que prevê a reestruturação do Departamento. Segundo o sindicato, a lei foi apro-vada pelo governo passado e de-veria entrar em vigor no dia 13 de janeiro, mas isso não aconteceu.

greve no detran é adiada Por 30 dias

negociação

A Universidade Federal do Pará entregou à Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Mi-nistério da Educação o projeto de criação e implantação da Univer-sidade Federal do Sul e Sudeste

do Pará (Unifesspa). O projeto inicial abrigará um total de 59 cursos, sendo 36 em Marabá, 8 em Parauapebas, 8 em Rondon do Pará e 7 em Xinguara. As prin-cipais áreas de abrangência serão

engenharias, ciências sociais, ciências humanas, da educação, linguísticas, da saúde, biológicas, socioeconômicas, jurídicas e exa-tas. No total, devem ser ofertadas 2.170 vagas.

universidade do sudeste e sul do Pará deve ser criada

Projeto

na redação

Falapresidenteoi, trouxa...

É lamentável que nós, consumidores, estejamos relegados à pró-pria sorte quando se trata de operadoras de telefonia, seja celular ou fi-xa. Se quando a outorga dos serviços era do Estado o cidadão comum penava para conseguir uma linha e o mínimo de serviços dignos, hoje o que parece facilidade muitas vezes acaba se tornando pesadelo.

Que se conseguiu universalizar os serviços e o acesso, sem dúvida, é fato. Hoje, milhões de brasileiros dispõem de um aparelho celular, ou até mais de um, de quantas linhas telefônicas desejar. O problema, no entanto, é conseguir serviços para essas linhas quando precisa. No mundo da informação, com milhões de clientes, as empresas concen-tram o seu atendimento pelo serviço 0800, em que você fala com quem não existe - uma máquina programada que lhe trata, da mesma forma, como se não você não existisse, sem o menor respeito ao que deveria ser demasiadamente humano. E quando se consegue falar com alguém da espécie humana, que logo “lhe estará atendendo”, perde-se a conta de quantas vezes se repete números de CPFs, identidade, e, para variar, a mesma história tantantas vezes para repetida para diversos operadores até, que, por azar, a ligação cai. E tudo deve recomeçar do zero.

Tudo isso porque as operadoras montam lojas de atendimento precá-rias, que - como no caso da Oi -, não fazem pessoalmente o cancelamen-to de serviços. Só por telefone. Isso se o pobre cidadão conseguir um dia completar a ligação sem que ela caia no meio do caminho, aí sim poderá cancelar o serviço.

LÁZARO CARDOSOANANINDEUA

Polícia, Para QuÊ Polícia?Do lado de dentro da Assembleia Legislativa do Pará, os 40 deputa-

dos eleitos eram empossados e faziam promessas de desenvolvimento, melhoras na educação, na saúde e na segurança. Do lado de fora, não muito distante, na parada de ônibus da praça do relógio, acontecia uma cena comum da cidade. Uma senhora de cerca de 45 anos fora assal-tada por um “pivete” que parecia ter uns 15 anos de idade. O “moleque” a roubou em questão de segundos, tomando o seu cordão de ouro, mas sem precisar arrancar, apenas desabotoando-o.

Minutos depois, três policiais, que supostamente eram respon-sáveis pela segurança do local, passaram por nós. Imediatamente relatei o fato e descrevi o furto e o garoto, mas parecia que aquele caso era tão insignificante que eles trataram a situação com pouca importância, e não demonstraram interesse em encontrar o autor daquele furto. Naquele instante, a senhora já nem fazia mais ques-tão do que lhe havia sido roubado, parecia conformada e seguiu em frente no próximo ônibus sem reclamar. E os policiais, entre eles duas mulheres, saíram passeando, na maior tranquilidade, como se nada tivesse acontecido.

hAnnA REISbElém

cartasdoleitor

[email protected]

A tragédia que abalou os mo-radores da travessa 3 de Maio no sábado, 29, quando o edifício Real Class desabou, matando três pessoas, mostra a fragilida-de das nossas instituições. Não que acidentes não possam acon-tecer aqui ou em qualquer outra parte do mundo, mas o que se verifica em grande parte desse tipo de sinistro, principalmente em terras paraoaras, é o despre-paro e falta de previdência.

Exemplo é o caso do jovem engenheiro recém-formado, que, justamente por ainda ser inexperiente, deveria ter sido acompanhado por profissionais de notório saber. Sem condenar

o profissional, já que as causas do acidente ainda não foram reveladas pela perícia, o que se percebe, no mínimo, é que houve uma certa precipitação por par-te da empresa, visto que o rapaz também assinara outro projeto quando sequer estava formado, conforme notícias divulgadas na imprensa.

Independentemente da causa do acidente, a vida continua, para todos nós - para aqueles que ficaram com a dor da perda - e para o próprio jo-vem, que deve erguer a cabeça e dar a volta por cima. Os desafios que a vida nos impõe mede nossas forças e não podemos definhar.

A Justiça é também outra

instituição que deve ser coloca-da em xeque, não pelo que ain-da não fez, mas por certo pelo que deixará de fazer, caso repita a mesma performance do desa-bamento do edifício Raimundo Farias, ocorrido em 1987, que deixou dezenas de trabalhado-res mortos. As famílias dos po-bres operários penaram anos a fio à espera de uma decisão, que só há pouco tempo trans-formou-se numa indenização de apenas cerca de R$ 4 mil. A batalha jurídica será grande, assim como a esperança de que as mazelas vividas pelas vítimas se esgotem com a tragédia, e não estejam apenas começando.

a tragédia do real classpode estar só no começo

cidadeemfoco - httP://www.flickr.com/Photos/fernandosette/

Tribuna do Pará é uma publicação semanal

Editado por SGP Comunicações e Serviços ltda.

CNPJ: 10955840/0001 - 61

Diretor Geral: Gustavo bento

Edição: Cléo Soares

Gerente Comercial: Rubia Campos (91) 8218 2003

Endereço: Trav. lomas Valentina, nº 1502 – marco CEP:

66.087-440

Fale com a gente: (91) 3276 2308

E-mail da Redação: [email protected]

Twitter: www.twitter.com/tribunapara

Blog: www.tribuna-do-para.blogspot.com

Fotos: luciana Gonçalves

Tiragem auditada por:

Page 3: Tribuna 73

a c i d a d e �belém, 5 a 11 de fevereiro de 2011

Uma ação envolvendo técnicos de três órgãos estaduais resultou na localização, na quarta-feira (2), em Belém, de um porto que estava funcionando sem licença para de-sembarque de madeira, no bairro

da Cidade Velha. O proprietário também não possuía Cadastro de Consumidores de Produtos Flo-restais (Ceprof), mas vendia ma-deira de origem não comprovada. Foram apreendidos na estância

do dono do porto 62,12 metros cúbicos de madeira serrada, das espécies maçaranduba e virola, que seriam destinados à constru-ção civil. O volume poderia encher cerca de três caminhões.

sema descobre Porto Que funcionava sem licença

cidade velha

O programa para o preenchi-mento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 estará disponível na internet para os con-tribuintes no dia 1º de março, no endereço www.receita.fazenda.gov.br. A Instrução Normativa 1.126,

publicada nesta quarta-feira (2) no Diário Oficial da União, informa além da data de liberação do pro-grama que os computadores dos contribuintes deverão contar com a máquina virtual Java, versão 1.6 ou superior instalada.

receita disPonibiliza Programa em março

ir

Falapresidenteestratégico

O deputado Manoel Pioneiro (PSDB) ven-ceu a eleição para a Assembleia Legislativa, mas Martinho Carmona (PMDB) negocia com deputados de vários partidos e regiões do Pará a presidência da Comissão de Finanças, uma das mais estratégicas, porque faz a avaliação das contas do governo, podendo aprová-las ou não. A comissão também é a responsável pela avaliação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO, neste caso para 2012.

esPerançaO ex-deputado Jader Barbalho volta a sonhar

com o mandato de senador, depois que a presiden-te Dilma Rousseff escolheu o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luiz Fux para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria do ministro Eros Grau. Fux poderá desempatar a votação sobre a constitucio-nalidade do projeto ficha limpa que barrou o re-gistro de várias candidaturas. Mas a indicação de Fux ainda terá que passar pelo Congresso.

indenizaçãoO Ministério Público investiga denúncia fei-

ta por um advogado de que a construtora Real, dona do edifício que desabou na travessa 3 de Maio, já estaria transferindo R$ 8 milhões de

suas conta bancária para nomes de terceiros. O MP alega que a investigação exige cautela, em função do sigilo bancário, mas as famílias dos mortos e atingidos pela tragédia já sentem chei-ro de pizza no ar: temem que aconteça o mesmo com as vítimas do edifício Raimundo Farias e do Palace II, no Rio de Janeiro, que levou anos a fio para se chegar a um veredicto.

isoladoO governo do Pará vai enfrentar dificul-

dades para ampliar o atendimento de saúde aos municípios mais distantes. Em Almeirim, município do extremo oeste paraense locali-zado na fronteira com o Amapá, os pacientes dependem do município amapaense de La-ranjal do Jari para diversos procedimentos, e nos casos mais graves, é mais fácil conseguir remoção aérea para Macapá do que para ci-dades do Pará.

lentidãoNesses casos, a Sespa leva até uma semana

para dar uma resposta sobre resgate aéreo. O governo amapaense, se estiver com o avião dis-ponível, faz o resgate de imediato, mesmo ale-gando que a pactuação de recursos entre os dois Estados é insuficiente para a cobertura desses atendimentos.

tribunalivre

Pin

ga

f

og

o

O programa para fazer a decla-ração do Imposto de Renda deste ano já vai estar à disposição no site da Re-ceita Federal a partir de 1º de março. Este ano, uma das maiores preocupa-ções da Receita é com possíveis frau-des, por isso alerta o contribuinte que não envia aos contribuintes e-mails e nem intimações para regularização de dados cadastrais; Em 2010, segundo o Fisco, foram entregues 23,8 milhões de declarações do Imposto de Renda pela internet até o prazo final.

Começa no dia 6 a programa-ção oficial do Carnaval de Belém 2011 – Todos os Nossos Ritmos, uma só alegria. “Portais da Folia” espalhados pelos bairros de Belém serão palco de concursos, apresentações de blocos e bandas de fanfarras vão animar os foliões belenenses.

Funcionários do Detran e o go-verno do Estado negociam o Plano de Cargos e Salários. Foi acertado na última reunião inclusive com a acei-tação da secretária -adjunta de Ad-ministração, Ruth Pina. A primeira reunião de trabalho será na terça-fei-ra, 8, às 9h30, no Detran, já com as devidas comissões e subcomissões nomeadas e com seus respectivos membros.

A ANS – Agencia Nacional de Saúde - já abriu a consulta pública que fará para estabelecer normas que garantam a marcação de consultas para beneficiários de planos de saúde em, no máximo, sete dias. Como as medidas podem aumentar os custos dos planos de saúde, a preocupação é que não sejam repassados para os beneficiários.

pichaçãovira praga emtoda a cidade

A poluição está por toda a parte, pode ser na forma de lixo, nas ruas e canais, nos ruídos e até mesmo no visual. Feias de se ver, as pichações são uma agres-são à beleza das casas e prédios históricos de Belém. Segundo a Polícia Civil, a pichação é crime e quem for pego pode ser detido por três meses a um ano e ainda pagar multa. Se a sujeira gráfi-ca for feita em monumento ou prédio tombado a pena é de seis meses a um ano de detenção e multa.

O Pará tem 26 tombamentos feitos pelo Instituto do Patrimô-nio Histórico Artístico Nacio-nal (Iphan) e alguns deles estão pichados, como o cemitério da Soledade. “A pichação é um pro-blema de toda a cidade grande, a cidade fica suja e os prédios históricos não ficam na lista de exceção. É preciso mais policia-mento e punição para evitar esse tipo de vandalismo”, afirma Do-rotéa Lima, superintendente do Iphan no Pará.

O administrador Marco Au-rélio Pinho (27) tem a marca do vandalismo estampada no muro de sua casa. “Como o muro é de pedra fica difícil pintar e mesmo assim não adiantaria, há 15 anos havia uma pichação, que foi su-mindo com o passar do tempo, mas depois as mesmas pessoas voltaram e picharam. Tem até

uma marca autoral”, conta. A pi-chação é considerada ilícita, em contrapartida há a grafitagem, arte que é feita com autorização dos donos do estabelecimento e retrata a realidade de quem gra-fita.

“A grafitagem é diferente - até por que a pichação é ilegal - os traços de ambas são parecidos, representa a personalidade de quem desenha. Mas, a grafita-gem é feita para ser entendida, ao contrário da pichação, em que geralmente apenas quem enten-de são os próprios pichadores”, explica Ednaldo Britto, formado em artes plásticas e coordenador do Instituto Curro Velho, que já realizou oficinas de grafitagem.

A grafitagem pode ser consi-derada arte, já que não se repete e cada grafiteiro tem um traço di-ferente. “Em 2010 a Bienal Inter-nacional de São Paulo convidou pichadores para participarem da bienal, como uma maneira de aproveitar o talento deles pa-ra coisas boas”, afirma Ednaldo Britto.

Em Belém podemos observar grafitagens em vários pontos da cidade, como nos muros das su-bestações da Celpa, que retratam cenas de capital paraense nos anos áureos da época da bor-racha, o espaço foi cedido pela companhia para que os grafitei-ros pudessem se expressar.

marco pinho teve a Frente da casa como alvo de pichações

luciana gonçalves

Page 4: Tribuna 73

a c i d a d e 4 belém, 5 a 11 de fevereiro de 2011

A situação no perímetro próximo ao local onde o prédio em construção desabou na tar-de do sábado, dia 29 de janeiro, é tensa e desoladora. A amea-ça de novos desabamentos na travessa 3 de Maio, entre José Malcher e Magalhães Barata, ainda atormenta os moradores e fez com que o Corpo de Bom-beiros isolasse a área. O prédio que caiu, Real Class, tinha 34 andares e pertencia à empresa Real Engenharia. Sete pessoas foram removidas com ferimen-tos. Uma delas estava na casa vizinha, que foi atingida, e as outras passavam pelo local no momento do acidente. Todos os corpos já foram encontrados e as buscas encerradas.

A tragédia aconteceu por volta das 14h. A estrutura que estava no 32º andar desmoro-nou, atingindo casas e desalo-jando mais 167 pessoas. Prédios vizinhos tiveram que ser inter-ditados às pressas. Segundo o oficial de comunicação do Cor-po de Bombeiros, coronel Reis, a empresa Real Engenharia in-formou que sete operários esta-vam na obra, mas quatro teriam saído antes do acidente. Os três

funcionários que estariam sob os escombros foram identifica-dos como: José Paulo Barros, Manoel Queiroz dos Santos e Isaías Nunes Marques.

De acordo com o Conselho Regional de Engenharia, Arqui-tetura do Pará, a fiscalização das obras não era obrigação do órgão e sim da própria empresa Real. Porém, o presidente e fiscais do Crea-PA estavam no local do aci-

dente. Segundo levantamento preliminar, não havia denúncias de que o prédio ameaçava cair e, a princípio, o registro do en-genheiro responsável pela obra, que é filho do dono da empresa Real Engenharia e que teria ape-nas um ano de formado, estava regularizado.

Precedente - Uma tragé-dia semelhante aconteceu no dia 13 de agosto de 1987, quan-

do o edifício em obras Rai-mundo Farias, da construtora Marques Farias, desabou na rua Diogo Moia, próximo à Do-ca, em Belém. Foram retirados dos escombros os corpos de 39 operários e de uma menina de 5 anos, que morava nos fundos do templo da Assembleia de Deus, ao lado do prédio. A tragédia fi-cou impune, já que o processo na Justiça prescreveu.

desolação e medo Foi o que restou às pessoas

Vereadores da Câmara Mu-nicipal de Belém devem propor uma emenda à Lei Comple-mentar de Controle Urbanístico (LCCU), de junho de 1999, para limitar o número de andares dos

condomínios verticais construí-dos na capital paraense. A pro-posta do vereador Carlos Augus-to (DEM) foi apresentada du-rante a sessão de reabertura dos trabalhos na Câmara. A medida

é uma resposta ao desabamen-to de um prédio de 34 andares, a segunda tragédia deste tipo na capital. O vereador ganhou o apoio do prefeito Duciomar Costa para o projeto.

vereador ProPõe lei Que limita o número de andares

O desmoronamento de um barranco de um prédio em construção na Dom Romualdo de Seixas, entre Antônio Bar-reto e Domingos Marreiros, na tarde da quarta-feira (2), no bairro do Umarizal, em Belém,

soterrou dois operários. Os ope-rários trabalhavam na constru-ção de uma parede de concreto para proteger um barranco. Os dois operários foram resgatados e levados para o PSM da 14 de Março.

barranco desaba e fere trabalhadores

belémPrédio

toneladas de entulhos são removidas enquanto, vizinhança quer retornar à rotina

O diretor do Centro de Pe-rícias Renato Chaves, Orlando Salgado, falou sobre o trabalho de perícia no local do desaba-mento. Ele informou que, cinco peritos estão no local, desde o dia da tragédia, sendo que três deles são especialistas em cál-culo estrutural, e outros dois em construção civil. “Eles estão fazendo todo o acompanhamen-to, selecionando o que interessa para a perícia”, explica.

Salgado disse ainda que o trabalho consta de dois mo-mentos. O primeiro é a coleta dos entulhos da construção e dos documentos, que já foram apreendidos na sede da empresa e a segunda, a perícia. Segundo Salgado, o resultado das análi-ses só deve sair em 180 dias.

cinco peritos do cpc estão no local datragédia

Em mais um acidente ocor-rido na construção civil, um operário eletrocutado, na quar-ta-feira (2), em prédio comercial, localizado no Centro Comercial de Belém. De acordo com a di-retora do Sindicato da Constru-ção Civil, Deuzarina Almeida, o acidente ocorreu por volta das 11 horas, em um prédio em cons-trução localizado na rua 28 de Setembro, esquina com a aveni-da Padre Prudêncio. Segundo in-formações iniciais apuradas pela entidade no local, o prédio, em construção, já estava na segunda laje e o operário trabalhava na obra como ferreiro. O sindicato denuncia as péssimas condições de segurança na construção. “Pe-lo que percebemos aqui, o local onde os funcionários trabalham é bem próximo à rede elétrica”, denunciou Almeida.

descarga elétrica mata operário em obra

luciana gonçalves

após o desabamento, o clima era de pânico e comoção moradores tiveram que deixar suas casas às pressas

antônio silva/ag. Pa

Rodolfo oliveiRa/ag. Pa

Page 5: Tribuna 73

a c i d a d e 5belém, 5 a 11 de fevereiro de 2011

A Justiça determinou a sus-pensão das atividades em 15 pon-tos de venda de açaí localizados nos bairros do Jurunas, Guamá e Marambaia. A liminar foi con-cedida após pedido do Ministério Público do Estado. O juiz Silvio

César dos Santos Maria mantém a ordem até que os proprietários comprovem que possuem licença da Vigilância Sanitária Munici-pal atualizada. A pena em caso de descumprimento é de R$ 100 por dia.

juiz susPende venda de açaí em 15 Pontos

liminar

Uma audiência entre a cons-trutora Real Engenharia e a Promotoria de Justiça do Con-sumidor, no Ministério Público, foi adiada. A reunião, que estava agendada para terça-feira (1º),

seria para tratar sobre outro em-preendimento da construtora, o Real Season, localizado na rua Bernal do Couto, no Umarizal. O adiamento ocorreu por um pedi-do da empresa. De acordo com o

Ministério Público do Estado, a audiência já estava agendada des-de o dia 10 de janeiro e não tem relação com o desabamento do Real Class, mas sim com o atraso na entrega do empreendimento.

audiÊncia entre construtora e ministério Público é adiada

Pedido

O crescimento do setor da construção civil no Estado au-menta a preocupação com a ocorrência de acidentes de tra-balho. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, só no ano passado foram 11 mortes e mais de 400 aciden-tes em obras.

De acordo com a auditora da Superintendência Regional do Trabalho, Edna Rocha, os nú-meros refletem a falta de inves-

timento nos operários por parte das empresas que contratam. “A mão de obra não é preparada. Os trabalhadores não têm qualifi-cação nem experiência. Nesses casos, o papel da empresa é dar orientação para que o trabalha-dor saiba agir em situações de risco. Este é um ponto funda-mental’, explicou, em entrevista ao Portal ORM.

Sobre o trabalho da Superin-tendência Regional do Trabalho

no prédio Real Class, que desa-bou na Travessa 3 de Maio, ela diz que vai aguardar os relatórios dos órgãos de segurança que tra-balham na remoção dos escom-bros e resgate das vítimas.

Os trabalhadores que qui-serem relatar alguma irregu-laridade no seu ambiente de trabalho podem procurar a Superintendência Regional do Trabalho, pelos telefones 3211-3506 e 3211-3509.

em 2010, 11 morreram em obras

incerteza para quem escapouO investigador da Polícia Civil,

Ederval Gondinho, 49, é um dos moradores da travessa 3 de Maio que teve a casa atingida após o de-sabamento do edifício Real Class, no sábado, dia 29. O policial con-ta que os técnicos da Defesa Civil que fizeram a vistoria em sua re-sidência condenaram, a princípio, a casa onde ele mora com o pai de 77 anos, e diz que enquanto isso continuam aguardando o laudo técnico hospedados em um hotel estão desde o domingo, 30.

Ederval e o pai moram em uma casa que fica localizada em frente ao local do desaba-mento. O policial, que também é engenheiro civil, diz que no momento em que o edifício veio

abaixo ele e o pai estavam sen-tados na varanda da casa e que presenciaram toda a destrui-ção. “Na hora do incidente ficamos paralisados, sem saber o que fazer e pra onde correr, era muita poeira, meu pai ficou bastante assustado”, conta Gondinho.

O policial con-ta que a casa onde mora com o pai já tem mais de 50 anos de construída e que após o desabamento apareceram várias rachaduras por toda a parte. “Ainda é possível obser-

var os pedaços de reboco da pa-rede que caíram com o impacto e que continuam caindo agora

com essas racha-duras. Eu não me sinto seguro em voltar para esta casa, prefiro continuar no ho-tel até que tudo seja confirmado tecnicamente”, ressalta Ederval, afirmando só ter voltado ao local por insistência do

pai que sofre de mal de Alzhei-mer – doença que causa perda da memória. “Meu pai quer voltar de qualquer forma para

a casa onde ele passou quase a vida toda, mas ele não tem consciência do que aconteceu e do perigo que podemos estar correndo”, diz.

Segundo técnicos da Defe-sa Civil que visitaram a casa de Ederval, o imóvel está condenado, mas, segundo o policial, o laudo de confirmação ainda não tinha sido emitido. Ederval também disse que não recebeu a visita de ninguém da Real Engenharia até o momento, mas afirma que ele e o pai estão recebendo hospeda-gem e três refeições diárias por conta da construtora. “Estamos sendo bem tratados no hotel, mas nada se compara à nossa casa, di-go isso principalmente pelo meu

pai que sente muita falta de estar aqui. Até o momento não preten-do mover nenhuma ação judicial contra a empresa, estamos espe-rando o pronunciamento deles para ver o que irão fazer por nós”, afirma Gondinho.

Outro morador que teve a fa-chada da casa destruída pelo des-troços do prédio que desabou foi o jornalista Donizete César, que está desolado ao ver o patrimônio que construiu durante uma vida de sacrifícios ser, de uma hora para outra, virado pó.

Entre desolado e revoltado, Ele diz que espera por uma po-sição da construtora para reto-mar a rotina e seu imóvel que lhes foram tirados.

luciana gonçalves

donizete césar teve a Fachada de sua casa derrubada pelos destroços

“Na hora do incidente ficamos

paralisados, sem saber o que fazer

ou para onde correr”

luciana gonçalves

com a casa cheia de rachaduras, ederval godinho aguarda laudo

Page 6: Tribuna 73

a c i d a d e � belém, 5 a 11 de fevereiro de 2011

canteiros são espaços para irregularidades

O secretário geral do Sindica-to dos Trabalhadores da Constru-ção Civil de Belém, José Tavares, critica as fiscalizações durante a construção de edifícios em Belém. Segundo ele, são falhas porque a Prefeitura Municipal de Belém (PMB) fiscaliza durante a fundação do empreendimento e depois desse período só retorna ao local quando a obra já está fi-nalizada.

José Tavares diz ainda que a Delegacia Regional do Tra-balho (DRT) também comete erros graves quando se trata de fiscalização, pois só comparece aos canteiros de obras quando recebe denúncias. “Além da Prefeitura, a DRT também tem grande culpa, já que tem o po-der de embargar obras e multar as empresas, mas ela só aparece mediante denúncias e, enquan-to as denúncias não são feitas, as irregularidades continuam ocorrendo”, ressalta Tavares, que fala ainda sobre uma de-núncia recebida pelo Sindicato um dia após o desabamento do edifício da Real Engenharia.

José Tavares conta que uma grande empresa do ramo da construção civil de Belém es-taria obrigando os operários a trabalharem aos domingos. “Fomos até o local e constata-mos que havia cerca de 200 trabalhadores no canteiro de obras. Isso é um absurdo, pois esses operários são obrigados a trabalhar aos domingos, e caso algum deles se recuse, acaba re-cebendo suspensão e na maio-

ria das vezes são demitidos”, denuncia o secretário.

Tavares explica que as em-presas que quiserem manter os trabalhadores nos canteiros de obras aos sábados devem emitir um ofício ao Sindicato e à DRT, informando o nome de cada operário e a função a ser desem-penhada por eles, mas, segundo o secretário, 99% das empresas não emitem esse ofício e deixam de comunicar que as obras con-

tinuam aos sábados, como era o caso da Real Engenharia e da maioria das empresas do ramo que atuam em Belém.

De acordo com José Tavares, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém entrou com uma ação contra a Real Engenharia cobrando es-tabilidade pelo período de um ano para os 123 operários que trabalhavam na construção do edifício que desabou no último sábado. A entidade também promoveu uma paralisação dos trabalhadores da construção ci-vil na última segunda feira (31), para cobrar mais segurança e punição para as empresas que obrigarem seus funcionários a trabalharem nos finais de se-mana e nos feriados.

Os três canteiros de obras que pertencem à Real Engenha-ria estão todos paralisados e que nenhum dos 240 trabalhadores, segundo Tavares, voltará às su-as atividades enquanto todos os desaparecidos nos escombros do edifício que desabou não fo-rem localizados.

Falhas na Fiscalização dos canteiros de obras podem resultar em tragédias como o desabamento do ediFício

Operários da construção ci-vil de Belém prestam, na manhã desta quinta-feira (3), as últimas homenagens ao operário José Paula Barros, 60 anos, morto no desabamento do prédio Real Class, no bairro de São Brás, ocorrido no

final de semana. Eles participam do cortejo até o local do enterro do trabalhador, em um cemitério par-ticular de Marituba, na região me-tropolitana de Belém. O sindicato da categoria disponibilizou ônibus para levar os trabalhadores.

oPerários Prestam homenagem a colega

enterro

A Coordenação de Vigilân-cia à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) divul-gou ontem o primeiro Informe Epidemiológico da Situação da Dengue no Estado, que se re-

fere aos casos notificados nas quatro primeiras semanas des-te ano - de 1º a 29 de janeiro de 2011. Até 29 de janeiro, o Pará tem notificados 2.026 casos de dengue e oito óbitos suspeitos

da doença, sendo cinco em Be-lém (três em investigação, um confirmado e um descartado), um em Castanhal, um em Tu-curuí e um em Marabá (todos sob investigação).

notificados mais de 2 mil casos de dengue no Pará

janeiro

luciana gonçalves

sindicato aponta também a exploração de mão de obra

A Secretaria Municipal de

Urbanismo (Seurb), Secreta-

ria Municipal de Saneamento

(Sesan) e Agência Distrital de

Icoaraci (Adic) se reuniram

para traçar plano de combate

às enchentes. A previsão mete-

orológica indica que as marés

alcancem até 3,8 metros acima

do nível normal nas próximas

semanas. As autoridades pre-

tendem evitar que se repitam os

mesmos problemas do ano pas-

sado, quando Belém e Icoaraci

foram tomadas por alagamen-

tos das ruas e casas. Na capital

paraense, o sinal amarelo está

direcionado para pontos como

a avenida Tamandaré, Ver-o-

Peso, todo o Centro Comercial,

travessa Quintino Bocaiúva e

a Doca de Souza Franco, que

alagam todos os anos com a

ocorrência das chuvas e das

marés altas. A assessoria de co-

municação da Sesan informou,

por meio de nota, que a secre-

taria faz a limpeza rotineira

do sistema de microdrenagem

nas áreas que costumam ser to-

madas pelas águas. A ação faz

parte da ‘Operação Inverno’,

que começou em setembro do

ano passado.

maré Pode chegar a3,8 metroseste mÊs

leia ráPido

elciMaR neves/ ag. PaRÁ

alessandRa seRRão

Page 7: Tribuna 73

a c i d a d e 7belém, 5 a 11 de fevereiro de 2011

Começaram esta semana o s trabalhos da Câmara Mu-nicipal. A sessão de reabertur contou com a participação do prefeito Duciomar Costa. As en-chentes e o desabamento do edi-fício Real Class foram os temas

mais abordados.A possibilidade de reajuste na tarifa de ônibus também foi pauta de discussão. O prefeito disse que só conce-derá reajuste de passagens de ônibus quando for instituído o bilhete único em Belém.

sessão reinicia os trabalhos em belém

câmara

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), 80 anos, foi reeleito e vai comandar a Ca-sa pela quarta vez. Ele já havia sido presidente em outros três diferentes períodos: 1995-1997,

2003-2005 e 2009-2011. O peemedebista terá a mis-

são de presidir o Senado no pe-ríodo 2011-2013. Nas entrevistas que concedeu antes de ser reelei-to, Sarney afirmou que seria ‘um

sacrifício’ assumir a sua quarta gestão. Sarney também afirmou que todas as denúncias de irre-gularidades registradas durante sua gestão que termina ‘foram corrigidas’.

josé sarney vai Presidir o senado Pela Quarta vez

reeleição

pioneiro comanda a alepaApós a cerimônia de posse dos

40 deputados estaduais, no último dia 1 de fevereiro, na Assembleia Legislativa do Pará, o novo pre-sidente da Casa foi eleito. Com 37 votos a favor e 3 em branco, o de-putado estadual Manoel Pioneiro (PSDB) assumirá pela oitava vez o cargo de presidente da Alepa até o dia 31 de janeiro de 2012, ao lado da mesa diretora, que venceu com 39 votos a favor e 1 em branco, com-posta pelos integrantes da chapa Única, coincidentemente, a única que foi registrada.

O ex-presidente da Assembleia, Eduardo Costa, foi quem presidiu a cerimônia de posse dos deputados. No total foram 41 deputados elei-tos, porém, 40 foram empossados, já que um deles, o deputado João Salame, deve assumir a prefeitura de Marabá, e tem até o dia 1 de abril para se decidir.

A mesa diretora eleita será com-posta por seis deputados: Junior Ferrari (PTB) e Valdir Ganzer (PT), ambos nos cargos de vice-presi-dente; Simone Morgado (PMDB), como primeira secretária; Eliel

Faustino (PR), como segundo secretário; Fernando Coimbra (PDT), como terceiro secretário, e Raimundo Belo (PSB) será o quar-to secretário.

Segundo Manoel Pioneiro, dentre as prioridades do seu mandato estão as políticas públi-cas para a educação e a seguran-ça que, segundo ele, precisam de qualidade e infraestrutura ade-quadas para atender à população. “O analfabetismo no Estado, as-sim como as condições de saúde precárias, precisam de reforço

e atenção para que possamos melhorar a condição de vida dos paraenses. A segurança pública também está na lista das priori-dades, uma vez que a violência no Pará é grande”, disse.

Enquanto isso, do lado de fora, manifestantes protestavam contra a contratação de funcionários tem-porários para os cargos da assem-bleia, já que a maioria que estava presente na manifestação havia passado no concurso público e ainda não teria sido chamada, por falta de vagas disponíveis.

A presidente Dilma Rous-

seff reafirmou, durante a

abertura dos trabalhos no

Congresso Nacional, sua pro-

messa de erradicar a pobreza

no país. “É uma vergonha que

ainda existam brasileiros com

fome”, disse ela.

Dilma também prometeu

que a inflação não vai voltar

a penalizar as pessoas mais

pobres no país e declarou que

haverá uma “política de longo

prazo” para o reajuste do salá-

rio mínimo. “Haverá a manu-

tenção de regras estáveis para

o mínimo manter seu poder de

compra”, afirmou a presidente.

Para Dilma, haverá ganhos re-

ais do salário mínimo, que serão

compatíveis com a capacidade

do Estado.

Esta semana, Dilma final-

mente indicou o novo ministro

do Supremo Tribunal Federal.

Luiz Fux vai substituir o minis-

tro Eros Grau.

dilma está PreocuPada com a fome no brasil

leia ráPido

A Secretaria de Direitos Hu-manos da Presidência vai sele-cionar as entidades que indicarão conselheiros titulares e suplentes para compor o Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de LGBT.As entidades que se candidata-rem devem ter atuação compro-vada na defesa promoção dos direitos de lésbicas, gays, bisse-xuais, travestis e transexuais .

entidades vão compor o conselho do lgbt

presidente da alepa vai priorizar educação e segurança

Até o dia 7 de fevereiro de-vem ser entregues à população todos os carnês do IPTU 2011. A entrega se iniciou no dia 24 de janeiro via Correios. De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), o pagamento da primeira parcela do IP-TU 2011 poderá ser feito até o dia 10 de fevereiro.

O contribuinte que optar pelo pagamento em cota única, terá duas oportunidades: no dia 10 de fevereiro (com 15% de desconto) e no dia 10 de março (com 10% de

desconto). Os contribuintes que quitarem o IPTU 2011(no exercício) até o dia 30 de dezembro terão in-seridos no carnê de 2012 um crédi-

to de até 30% para imóvel não residencial e 25% para imó-vel residencial. Além disso, a secretaria continua com o parcelamento de débitos

atrasados até 2010 com des-contos de até 80% nos juros e mul-tas, a negociação é feita nos postos de atendimento ao contribuinte nos endereços acima citados.

Quem não receber o docu-mento em casa pode solicitar a

2ª via do carnê por meio do site da Prefeitura de Belém, www.belem.pa.gov.br/sefin que já está disponível para a emissão, ou ainda, nos postos de aten-dimento ao contribuinte nos endereços: Centrais Fiscais de Atendimento da Sefin (Belém - av. Presidente Vargas, nº 180, esquina com Santo Antônio - Fone: 3073-5311); em

Mosqueiro (Praça da Matriz, ao lado do Banpará - Fone: 3771-1916) ou em Icoaraci (rua Mano-el Barata - Agência Distrital de Icoaraci - Fone: 3227-0518).

iptu: primeira parcela até dia 10

luciana gonçalves

Edmilson Rodrigues .....PSOLMárcio Miranda ..............DEMManoel Pioneiro .............PSDSimone Morgado .........PMDBChico da Pesca ..................PTSidney Rosa ......................PSDBBordalo ..............................PTAlexandre Von .................PSDBCilene Couto .....................PSDBMartinho Carmona ....PMDBJúnior Ferrari ...................PTBJunior Hage ......................PRTião Miranda ...................PTBMegale ................................PSDBChicão..............................PMDBValdir Ganzer ...................PTAna Cunha ........................PSDBBernadete ..........................PTAirton Faleiro ...................PTEduardo Costa .................PTBLuzineide ...........................PREdilson Moura .................PT

Nilma Lima....................PMDBParsifal ............................PMDBAntonio Rocha ...............PMDBFernando Coimbra .........PDTEliel Faustino ....................PRJosefina ..........................PMDBMacarrão ........................PMDBPio X....................................PDTCassio Andrade ................PSBBelo .....................................PSBGabriel Guerreiro ............PvAlessandro Novelino ......PMNRaimundo Santos ...........PRZe Maria ............................PTMilton Zimmer ................PTAlfredo Costa....................PT*João Salame ....................PPSPastor Divino ....................PRBHilton Aguiar ...................PSC

*Não foi empossado porque pode assu-mir a prefeitura de Marabá. Tem até o dia 1 de abril para se decidir.

dePutados da nova legislatura

anto

nio

cRuz

/ag.

bR

Page 8: Tribuna 73

a c i d a d e � belém, 5 a 11 de fevereiro de 2011

Pesquisa elaborada DIEE-SE/PA com a trajetória de alta da cesta básica dos paraenses. No mês de janeiro deste ano, a alimentação dos paraenses vol-tou a ficar mais cara na Grande Belém. Somente nos últimos 12

meses o reajuste já chega a qua-se 12,00%. Em relação ao novo salário mínimo de R$ 540,00 a cesta básica ainda compromete cerca de 46,00% do novo salário para sua aquisição, ou seja, qua-se a metade

cesta básica está mais cara em belém

dggdg

A falta de médicos peritos e de servidores na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Altamira, no Pará, é tema de preocupação do Ministério Público Federal

(MPF) desde 2006. De lá para cá, a Procuradoria da Repú-blica no município já ajuizou duas ações com pedidos à Jus-tiça para que a autarquia regu-larize a situação para oferecer

um mínimo de qualidade no atendimento aos cidadãos. Os processos aguardam decisão judicial. A primeira ação civil pública foi ajuizada em 10 de novembro de 2006.

mPf Questiona a falta de servidores em altamira

inss

No início do ano a correria é grande para comprar mate-rial escolar, matricular os fi-lhos na escola e também para procurar emprego e se aper-feiçoar profissionalmente. O mercado de trabalho é cada vez mais exigente e competiti-vo, principalmente para quem procura o primeiro emprego, portanto é necessário ficar atento às dicas e às oportu-nidades que são anunciadas diariamente para conseguir uma vaga. As áreas que mais crescem no Pará são as da construção civil e vendas.

Primeiramente é preciso checar as oportunidades de trabalho e preparar o currícu-lo. “O currículo deve ser claro e objetivo, não é necessário colocar dados pessoais como número de CPF e identida-de, esses dados só devem ser repassados no momento da contratação. Não coloque fo-to no currículo, as empresas nem podem pedir foto, por que isso é um ato de discrimi-nação”, explica Francili Ra-mos, consultora de Recursos

Humanos. Na preparação do currículo

informe telefone para contato, e-mail, objetivo, escolarida-de, experiências profissionais e cursos de capacitação. Ao mandar o currículo por e-mail é mais aconselhável anexá-lo.

A maior dificuldade em conseguir uma vaga no mer-cado de trabalho é para os adolescentes que estão em busca do primeiro emprego. “Os jovens são os que mais erram na hora de elaborar o currículo e no momento da en-trevista. É aconselhável fazer curso de marketing pessoal, informática, línguas e cursos profissionalizantes”, afirma a consultora de RH.

No momento da entrevista o candidato deve cuidar da apa-rência e evitar roupas justas e chamativas. “A imagem é im-prescindível, você deve mostrar que é uma pessoa séria e com-prometida, então evite decotes, saias curtas, camisetas, corte de cabelo extravagante e ma-quiagem pesada”, aconselha.

A promotora de eventos

mercado de trabalho exige proFissionalismo

Kelly Campos, 26, é formada em comunicação institucio-nal e trabalha sem carteira assinada. “Não tenho carteira assinada e recebo por cada evento que faço, mas estou à procura de um emprego que me dê estabilidade, pois não tenho direito a receber seguro desemprego e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Servi-ço). Já fiz curso de web design, inglês básico e hotelaria, agora espero conseguir um emprego melhor”, conta.

Uma técnica bem conhe-cida é o famoso “Q.I” (Quem Indica), quando alguém indi-ca um candidato para alguma vaga aumentam as chances de que a pessoa fique com o emprego. A microempresária Lidia Abrahim, 27, trabalha na área de design em jóias e contratou os estagiários por indicação. “Pedi para que a co-ordenadora do curso de design me indicasse alguns alunos, analisei currículos e fiz testes com os candidatos”, afirma.

a entrevista é um momento-chave, aFirma a consultora

O Programa de Formação ini-cial para professores em exercício na educação Infantil (Proinfantil) está qualificando 467 professores de 23 municípios, por meio das Agências Formadoras (AGF’s) de Belém, Marabá, Capanema e San-tarém. O Programa é um curso de magistério, com duração de dois anos, direcionado para professores da educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas das redes públicas municipais.

programa de Formação qualiFica proFessores

TriBunal regional FederalO Tribunal Regional Federal da 1ª Região publicou no Diário Oficial da União, na última sexta-feira, edital de 5º concurso público, para formar cadastro de reserva no quadro de pessoal do próprio TRF, que tem sede em Brasília, bem como nas seções judiciárias do Distrito Fede-ral e dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Tocantins, além das subseções vinculadas. No caso do Pará, o processo seletivo se estenderá às varas da Justiça Fede-ral em Santarém, Marabá, Altamira e Castanhal. As provas estão marcadas para o dia 27 de março. As inscrições serão feitas exclusivamente no site da Fundação Carlos Chagas por meio do formulário de inscrição via internet, no período de 10h do dia 7 às 14h do dia 18 de fevereiro.

SeSmaA Prefeitura de Belém abriu inscrições para o provimento de empregos públi-cos e formação de cadastro reserva na Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Há vagas para nível superior, médio e fundamental. O período das inscrições será entre às 10h00 do dia 26 de janeiro de 2011 até às 23h59 do dia 20 de fevereiro de 2011, exclusiva-mente via internet, através do ende-reço eletrônico www.cetapnet.com.br. O valor da taxa de inscrição par os cargos de nível fundamental será de R$ 40 para os cargos de Nível Médio será de R$ 50e para os cargos de Ní-vel Superior será de R$ 60,00, devendo ser efetuado até a data do vencimento. A Prova Objetiva de Múltipla Escolha será aplicada na data de 10 de abril de 2011, devendo o candidato verificar o edital de homologação das inscrições e de divulgação dos locais da prova na data de 28 de março de 2011.

ananindeuaA Prefeitura de Ananindeua prorro-gou as inscrições para o concurso público do órgão. Agora, os candi-datos podem se inscrever até o dia 17 de fevereiro, através do endereço eletrônico www.cetapnet.com.br. A Prova Objetiva de Múltipla Escolha será realizada no dia 28 de março de 2011, em local e horário a ser estabe-lecido por Edital específico, na data de 15 de março de 2011.

concursos

luciana gonçalves

Page 9: Tribuna 73

pmpa comemora 29 anos da presença Feminina na ativa

A PMPA homenageou as mulheres que atuam em suas atividades administrativas e operacionais há quase 30 anos. Em uma cerimônia sim-ples, mas marcante, o evento contou com a presença do co-mandante geral, cel. PM Mário Solano e de toda a corporação, além de oficiais e praças.

A homenagem foi feita no auditório do Comando Geral da PMPA e também marcou o lan-çamento do projeto “Mulheres Policiais: Rumo aos trinta anos da presença feminina na PM-PA”, que tem o objetivo de re-conhecer e valorizar o trabalho feminino na corporação, além de integrar e fortalecer ações de cunho social que serão de-senvolvidas pela PM ainda este ano. “Queremos que o nosso trabalho seja reconhecido. Nós ficamos junto com os homens, mas temos anseios femininos. Muita coisa precisa ser feita ainda”, confessa a subtenente da reserva da PMPA, Amélia Garcia.

A cerimônia também foi uma preparação para a cele-bração de 30 anos em 2012 da turma de 1982 que foi o marco da colaboração feminina na PM ao longo de três décadas.

“Me sinto orgulhosa de fa-zer parte dessa história e de estar aqui nessa homenagem”, declarou Izanete de Lima, a primeira PM da corporação e que atualmente já exerce o cargo de tenente coronel.

Trinta policiais receberam homenagens especiais, repre-sentando as mulheres da cor-poração. “Estamos comemo-

rando as nossas bodas de es-meralda. Aqui no Pará não se comemora a data, esse evento também tem es-se objetivo, que-remos que o dia 1° de fevereiro seja marcado como o dia da policial femini-na do Estado do Pará”, declara a subtenente.

Um dos cri-térios do evento foi homenagear as policiais que estão na tro-pa, realizando funções de ati-vidade física. A subtenente da

reserva da PMPA não soube dizer quantas mulheres exis-tem hoje na corporação, mas

af irma ser uma quantidade consi-derável. “O núme-ro de mulheres na PM vem crescen-do a cada ano que passa”, diz.

Atualmente a mulher policial po-de fazer o seu tra-balho com a mes-ma competência dos homens, mas

ainda surge o preconceito. “O preconceito ainda existe, não tanto como antes, ate porque

a casa era deles e quando nós entramos para dar essa graça feminina foi bem difícil para eles. Hoje em dia as mulheres estão fazendo o que os homens fazem, dirigem viaturas, motos, atuam na cavalaria, o que antes era só os homens que faziam”, conta a subtenente Amélia.

Por fim, a subtenente falou sobre a vaidade entre as mulhe-res da PMPA. “A gente debate muito a questão da vaidade, pois achamos que mulher tem que ser mulher. Tem que andar maquiada, no salto. Mesmo quando se está em uma opera-ção tem que mostrar que é mu-lher”, defende Amélia Garcia.

cerimônia simples marcou os 29 anos do ingresso de mulheres na corporação

doze Presos são transferidos Doze presos integrantes de facções criminosas

que estavam em Gericinó, no sistema prisional do Rio de Janeiro, foram transferidos na quarta-feira para a Penitenciária Federal de Campo Grande (MS). Segundo o Ministério da Justiça, os detentos participaram dos ataques acontecidos no fim de 2010 na capital fluminense.

segurançasegurançabelém, 5 a 11 de fevereiro de 2011 9

maranhão

A Operação Astiages, da Polícia Federal, cumpriu 12 mandados de prisão e 18 de busca e apreensão no município de Barra do Corda e na ca-pital São Luís. Entre os procurados, está o prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa (PV).

oPeração astiages, da Pf, Prende atéPrefeito no interior

carro invade casa e mata duas criançasna região serrana

rio

O motorista de um carro invadiu uma casa, matou duas crianças e dei-xou um adulto e outra criança feridos na quinta-feira (3) na RJ-130, rodovia que liga Nova Friburgo a Teresópolis, na Região Serrana do Rio. As quatro vítimas são da mesma família.

Os agendamentos para

tirar carteira de identidade

estão sendo realizados desde

o dia 1º deste mês, na Polícia

Civil. A partir do dia 7 de fe-

vereiro, o projeto “Tá na Mão”,

que também oferece o serviço

de emissão de documentos, vai

aderir à solicitação por telefo-

ne. Serão disponibilizados 90

agendamentos diários e mais

10 senhas de prioridades para

atendimento ao cidadão. Para

agendar a emissão da Cartei-

ra de Identidade, ligue para

os telefones (91) 4006-9002,

4006-9046 e 4006-9020.

Pedido de documentodeve seragendado

leia ráPido

a receita federal no rio grande do sul aPreendeu na Quinta-feira 1 milhão de maços de cigarros contrabandeados em cachoeirinha, na região metroPolitana de Porto alegre. nove Pessoas foram Presas. segundo a receita, a carga é estimada em r$ 1 milhão.

O corpo do adolescente R.C.S, de 15 anos, conhecido por “Baby”, foi encontrado golpeado por sete facadas nas costas na rua Avaré, no Cen-tro de Ananindeua. Segundo a vizinhança, o jovem seria homossexual, praticava rou-bos e furtos na área do con-junto Jardim Bom Sossego e era usuário de drogas. Junto ao corpo foram encontrados uma pulseira e um relógio. Polícia cogita acerto.

jovem de 15 anos morrecom setefacadas

“O número de mulheres

policiais militares vem crescendo a cada ano”

luciana gonçalves

Page 10: Tribuna 73

segurança 10 belém, 5 a 11 de fevereiro de 2011

Mais de 100 travestis foram res-gatados de pensões em São Paulo. Segundo a Policia Civil do Pará, 90% deles são paraenses. Os jovens aliciados que estavam na capital paulista eram submetidos a um esquema de prostituição, onde se-

riam obrigados a ficar em pensões e pagar a hospedagem com os pro-gramas sexuais. As investigações iniciaram na Diretora da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) do Pará, com apoio da Inter-pol e Polícia Civil de São Paulo.

travestis resgatados de Pensão em s. Paulo

Paraenses

O ex-deputado federal Fran-cisco Tenório (PMN-AL) foi pre-so pela Polícia Federal, em sua residência, em Brasília. A prisão foi decidida pelos juízes da 7ª e 17ª Varas Criminais do Fórum de

Maceió, a pedido dos promotores de Justiça do Grupo Estadual de Combate às Organizações Cri-minosas (Gecoc) do Ministério Público Estadual.

Derrotado na última eleição,

Tenório perdeu a imunidade par-lamentar e sua prisão era espe-rada desde o início do ano. Ele é acusado de ser um dos mandantes do assassinato do cabo Gonçalves, morto a tiros em 1996.

ex-dePutado vai Preso Por assassinato em brasíla-df

mandante

quase 50 bandidospresos em um mês

A Divisão de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), anti-go Grupo Policiamento Metro-politano (GPM), em parceria com a Ronda Tática Metropoli-tana (Rotam) trabalha no com-bate de furtos, roubos e o trá-fico de drogas que alimenta as demais atividades criminosas. Apenas no mês de janeiro deste ano, 49 criminosos saíram de circulação e foram apreendidos 60 quilos de pasta de cocaína, o equivalente a R$ 700 mil. No ano passado, foram 504 pri-sões, 56 apreensões de arma-mentos, 191 flagrantes e 266 procedimentos na Região Me-tropolitana de Belém (RMB).

A DFRR conta com oito po-liciais que trabalham nas ruas,

dois investigadores e dois escri-vães, já a Rotam tem um efetivo de 260 policiais. “O trabalho em parceria com a Ronda Tática co-meçou há mais de um ano e está dando tudo certo, juntamos for-ças e estamos conseguindo bons resultados, como a desestru-turação de seis laboratórios do traficante Doti da Cabanagem”, afirma o delegado Éder Mauro. O traficante Doti foi preso, mas depois foi solto, teve a prisão de-cretada e agora é foragido.

O trabalho do DRFR vai desde pequenos furtos a inves-tigações de quadrilhas envol-vidas com tráfico de drogas. “O tráfico de drogas é o crime mais rendoso do país, através dele há a lavagem de dinheiro,

furtos, roubos e homicídios, por isso temos que unir forças para desarticular quadrilhas e evitar que crimes menores se propaguem”, disse o delegado Éder Mauro, que tem um irmão dependente químico. “Sei o que é ter uma família destruída pe-lo tráfico, mas não trabalho no combate apenas por causa dis-so, trabalho para que casos as-sim não se repitam e para punir os culpados”, afirma.

Para o tenente-coronel Neil, da Rotam, o combate ao tráfi-co e aos demais crimes requer muito mais que serviços de in-teligência. “É preciso ter amor ao uniforme, ser honesto e ter confiança em quem trabalha com você”, disse.

delegado eder mauro comanda a drFr, que tirou de circulação 49 criminosos em janeiroApós ser invadida por dois

assaltantes armados, a Escola

Estadual Ulisses Guimarães

voltou a funcionar normal-

mente, na manhã de quinta-

feira (3). Ainda não há pistas

dos criminosos e a segurança

foi reforçada pela Polícia.

Segundo informações da

Secretaria de Estado de Edu-

cação (Seduc), alunos estão de

recesso, porque já termina-

ram a quarta avaliação. Mas

a escola está funcionando

normalmente com atividades

de avaliação do conselho de

classe para posterior entrega

dos boletins.

O caso está sendo apurado

pela delegacia de São Brás. A

Polícia está buscando imagens

de circuitos de segurança de

prédios vizinhos na tentati-

va de fazer identificação dos

bandidos.

escola volta a funcionar aPós serassaltada

leia ráPido

Promotores de justiça de direitos humanos Pediram ao secretário de estado de segurança Pública do Pará, luis fernandes rocha, a desativação da carceragem da delegacia da cabanagem. dePois de uma visita de insPeção os Promotores concluíram Que a delegacia não oferece condições Para abrigar Presos de justiça Por causa das Precárias condições do ambiente e da falta de salubridade, higiene e de segurança. a Promotoria Pediu também a transferÊncia de todos os detentos Para uma das casa Penais do estado.

Aurene S.C., 43 anos, e a filha Aurineide S., 20 anos, foram pre-sos, acusados de gerenciar uma ‘boca de fumo’, no bairro São Fé-lix, em Marabá, sudeste paraense.De acordo com o superintendente

da Polícia Civil, Alberto Teixeira, a operação combate diretamente outros crimes. “Quando nós com-batemos o tráfico, consequente-mente estamos combatendo os homicídios”, afirma.

pai e Filha atuavamjuntos no tráFico

Um homem que se passava por empresários para aplicar golpes con-tra mulheres por meio da internet foi preso nesta quarta-feira (2), em Goi-ânia, capital de Goiás. A prisão dele foi resultado da troca de informa-

ções entre as Polícias Civis do Pará e de Goiás. João Charles Oliveira da Silva, de 36 anos, vai responder pelos crimes de falsa identidade e extorsão. Ele criou falsos perfis no Orkut atrair as vítimas.

golpista virtual é preso em goiânia

luciana gonçalves

Page 11: Tribuna 73

domingos

O espetáculo “A Cigarra e a Formi-ga” estreia dia 6, na Sala Líbero Luxar-do, do Centur. O musical permanece em cartaz durante todos os domingos do mês de fevereiro, sempre às 16h. sessão de estreia será em prol das víti-mas das enchentes do Rio.

musical fica em cartaz durante todo o mÊs

O Cine Líbero Luxardo exibe o longa de estreia do diretor Marco Ricca, “Cabeça a Prêmio”. As ses-sões serão exibidas até dia 13 de fevereiro, sempre de quarta a do-mingo, a partir das 19h. Ingressos: R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia).

“cabeça a PrÊmio” é exibido até dia 13 no cine líbero

longa

sites de comPras coletivas oferecem vantagens de

Produtos e ótimos descontos.Página 12

ator thiago rodrigues diz Que Processo contra ex é

assunto suPerado.Página 16

FlashFlashbelém, 5 a 11 de fevereiro de 2011 11

escola leva bonecos à avenidaRepresentante dos foliões do

bairro do Guamá, a escola de samba Bole-Bole vai prestar uma homenagem a todos os bonecos do mundo, no desfile do grupo especial do carnaval de Belém, na Aldeia Amazônica David Mi-guel. O enredo “Bonecos pra lá de animados” faz uma alusão ao teatro de ani-mação incluindo más-caras, bonecos e objetos que ganham vida através do movimento do ator/ma-nipulador. A agremiação tam-bém está comemorando 27 anos de passarela do samba.

A idéia do enredo surgiu a partir de uma sugestão da pro-fessora e teatróloga Maria Silvia Nunes, em meio a conversas com a carnavalesca Cláudia Pa-lheta. “A diretoria da Bole-Bole de pronto mostrou-se animada com a idéia de levar para a aveni-da do samba um grande encon-tro de bonecos de todas as partes do mundo”, conta a carnavalesca, ressaltando: “Neste ano a nossa responsabilidade aumenta, pois o dever da escola é se apresentar tão bem ou até melhor que no ano

anterior, com a responsabilidade de defender o título atual”.

No grupo especial a comuni-dade “bolebolense” já foi campeã duas vezes, e nesse ano o diretor de harmonia, conhecido como “Bacural”, conta que o carnaval da escola está bastante adianta-do. “Na nossa escola está quase tudo pronto. A expectativa en-

tre a comunidade é muito gran-de, afinal a Bole-Bole é a atual campeã, o samba está fácil, todo mundo tá cantando, as famílias estão comparecendo em peso aos nossos ensaios”, diz “Bacural”, or-gulhoso.

A proposta da carnavalesca, em relação às fantasias é que todos virem bonecos. Todos os

brincantes irão ser personagens constantes no teatro de bonecos. “Teremos uma alegoria dedicada só ao teatro de bonecos em uma linha mais clássica, no primeiro carro vamos trazer o teatro chi-nês, o japonês e o indiano, no segundo o Teatro popular, e fi-namente no terceiro os persona-gens do programa Cata Lendas.

Vai ser bem divertido”, conta a carnavalesca Cláudia Palheta.

“A Bole-Bole sempre gera expectativa entre as pessoas, a gente leva pra avenida a garra da comunidade guamaense. Isso é o fator principal”, declara a carnavalesca Cláudia. A es-cola terá 10 alas, entre bateria e baianas, 3 carros alegóricos e 2 tripés. E a principal novi-dade será a manipulação dos bonecos em cima dos carros. “O nosso principal objetivo é a diversão na avenida e esse enredo nos permite isso”, diz Cláudia Palheta.

A letra do samba é de au-toria do presidente da escola, Heribelto Martins e Silva, mais conhecido como o compositor “Vetinho”.

“Bacural” ainda convida: “No domingo vamos comemorar o aniversário da escola no nosso barracão, vamos fazer uma feijo-ada e uma roda de samba. Espe-ramos todos, não só da comuni-dade”. A escola de samba vai ser a última a entrar na avenida, no dia 5 de março, prometendo en-cerrar com chave de ouro.

atual campeã, a escola bole-bole homenageia todos os bonecos do mundo na aldeia

A CBS pode sofrer um prejuízo de 250 milhões de dólares só em venda de direitos de retransmis-são da série “Two and a Half Men”, caso o programa seja cancelado. A internação para desintoxicação do astro Charlie Shen, protagonista, deixou tido parado. O rombo, diz o The Hollywood Reporter, é ainda maior se levarem em consideração o que poderia ser arrecadado com publicidade nos intervalos do pro-grama. Na sua oitava temporada, a série continua sendo a comédia mais assistida da televisão na atua-lidade, com média de 14,7 milhões de espectadores por programa.

astro dá prejuízo de us$ 250 mipara a cbs

Propostas de roteiro para um documentário em curta-metragem sobre o desabamento do edifício Real Class, ocorrido no dia 29 de janeiro, serão analisadas pela pro-dutora paraense Greenvision, em parceria com a Associação Brasi-leira de Documentaristas e Curta-metragistas do Pará e o Circuito Fora do Eixo. As inscrições estão abertas até o próximo domingo, dia 6. O roteiro escolhido receberá verba de R$ 4 mil para ser realiza-do. A proposta contemplada rece-berá ainda duas passagens aéreas e hospedagem, através do Circuito Fora do Eixo.

concurso premiará curta sobre tragédia

luciana gonçalves

luciana gonçalves

Page 12: Tribuna 73

F l a s h 1 2 belém, 5 a 11 de fevereiro de 2011

Os Rolling Stones estão mesmo planejando uma turnê mundial pa-ra 2011, de acordo com documentos em uma ação judicial entre a pro-motora de concertos Live Nation e seu ex-presidente Michael Cohl.

A informação está em nota do site britânico NME. Cohl é processado pela produtora por um contrato que assinou com a empresa quando se demitiu em 2008. Ele agora alega que a Live Nation tenta “interferir”

em sua tentativa de obter direitos de promoção para a próxima tur-nê. Em novembro do ano passado, o guitarrista Keith Richards disse que a banda voltaria com uma turnê mundial provavelmente em 2011.

rolling stones devem começar turnÊ mundial

2011

compra coletiva é opção ao bom e barato

Uma nova forma de compras criada nos Estados Unidos e que recentemente chegou ao Brasil tem se tornado mais uma po-derosa ferramenta da internet, que ganha cada vez mais adep-tos. A moda agora são os sites de compra coletiva que chegam a oferecer até 95% de desconto em produtos e serviços diversos em vários lugares do País. Belém é uma das capitais que já conta com as famosas promoções de um site deste ramo.

Há dois meses em Belém, um grupo de amigos, Augusto Risue-nho, Leonardo Risuenho e Mar-celo Souza, visando à rápida ex-pansão desse recurso da internet, resolveu criar o site “baratobom.com”. Segundo o administrador de empresas Augusto Risuenho, que é um dos donos do site, a página da web tem crescido cerca de 10% ao dia em número de clientes ca-dastrados e tem recebido cerca de 7 a 8 propostas de novas empresas interessadas em firmar parcerias com o site para divulgarem seus produtos ou serviços.

Para Risuenho os sites de com-pra coletiva trazem muita vanta-gem não só para quem consegue comprar produtos e serviços a preço muito menor que o comum, mas também para os empresários, principalmente os que estão no mercado há pouco tempo e que-rem atrair novos clientes e tornar seu empreendimento conhecido.

“É uma ótima oportunidade de divulgar estabelecimentos seja de qual for o ramo. No Baratobom já anunciamos promoções de pizza-rias, restaurantes, salões de beleza e até mesmo de sushi bar que não eram conhecidos e que agora têm um público muito acima da média anterior e que foram sucesso de vendas no site”, conta Augusto.

Augusto explica que os sites de compras coletivas funcionam da seguinte forma: “Basta que se consiga um número mínimo de compradores, o que normalmente é fácil, já que as ofertas são quase sempre tentadoras, com descon-tos nunca vistos por aí – de 50 a 95%, e os produtos são de ótima

qualidade. Em média a cada dois ou três dias o Baratobom traz uma nova oferta, com um curto período para compra, que dura no máximo 72 horas ou até durarem os produtos que a empresa vai dis-ponibilizar para vendas através do site”, explica.

Para fazer compras é necessá-rio que a pessoa esteja cadastrada no site, a partir daí uma conta é gerada e o cliente poderá fazer de-pósitos para adquirir os produtos ou serviços que deseja. “A conta também funciona como uma poupança, ou seja, caso a pessoa queira depositar uma quantia pa-ra ter créditos disponíveis na hora em que quiser realizar uma nova

compra, isso também será possí-vel”, explica Risuenho lembrando que os clientes também podem comprar com cartões de crédito. Após 24 horas da data da compra, o cliente recebe através de e-mail o cupom de troca com um núme-ro de identificação equivalente à compra que fez, podendo assim, ir até o estabelecimento receber o produto ou serviço pelo qual pagou.

“A qualidade dos produtos anunciados e a entrega garantida tem feito a credibilidade do nosso site aumentar a cada dia que pas-sa, e isso é que vai fazer com que ele permaneça no mercado”, res-salta Augusto.

augusto risuenho administra o site “baratobom.com”, que cresce 10% a cada dia

A Universidade da Amazônia promove o projeto “Amor por Belém”, que consiste em ações que irão conscientizar sobre a importância do patrimônio cultural de Belém. O “Varal de Poesia & Fotos Denúncia” é uma

das iniciativas do projeto. Po-dem participar alunos, profes-sores, funcionários da Unama e comunidade externa. Informa-ções pelo telefone: 4009-3024 ou pelo e-mail: [email protected].

“amor Por belém” éPromovido na unama

Projeto

Estão abertas até o dia 23

de março as inscrições para o

Anima Mundi 2011 - 19º Fes-

tival Internacional de Anima-

ção. O evento que acontece no

Rio de Janeiro, de 15 a 24 de

julho, e em São Paulo, de 27 a

31 de julho. Mais informações

no site: www.animamundi.

com.br. Também estão aber-

tas as inscrições para o 2º

Festival de Cinema Curtama-

zônia, que será realizado no

mês de maio, em Porto Velho.

Este ano todos os curtas irão

concorrer ao troféu “Curtaa-

mazônia”.

abertas as inscrições Para o animamundi 2011

leia ráPido

luciana gonçalves

Page 13: Tribuna 73

F l a s h 1 �belém, 5 a 11 de fevereiro de 2011

Um estudo científico demons-trou que o personagem Popeye tinha razão ao afirmar que sua força vinha do espinafre. Agora os pesquisadores descobriram que comer um prato de espinafre todos os dias realmente aumenta a efici-

ência muscular. O consumo de 300 gramas de espinafre reduz em um 5% a quantidade de oxigênio ne-cessária para o funcionamento dos músculos quando se faz exercício físico, segundo um estudo publica-do na revista “Cell Metabolism”.

esPinafre aumenta a massa muscular

estudo

A oxitocina, conhecida como hormônio do amor por estar li-gada à maternidade e às relações afetivas, pode também acentuar comportamentos sociais negati-vos, segundo pesquisa apresen-

tada no encontro anual da So-ciedade de Psicologia Social e da Personalidade. A psicóloga Jenni-fer Bartz da Mount Sinai School of Medicine, em Nova York, acredita que a substância que altera o cé-

rebro aparentemente amplifica sentimento, seja ele positivo ou negativo. Os resultados são im-portantes porque existe a ideia de usar a oxitocina em pessoas autis-tas ou com distúrbios sociais.

hormônio do amor Pode acentuar distúrbios sociais

oxitocina

hair stylist agnaldo mendonça dá dicas de cuidados

Fios saudáveis exigem esForço

Na correria do dia a dia, muitas vezes as pessoas não encontram tempo para cuidar dos cabelos, que acabam fican-do desidratados e sem vida. No entanto, o hair stylist Agnaldo Mendonça afirma que é fun-damental não deixar os fios de lado.

Um dos cuidados que é preciso ter é escolher o tipo de xampu adequado para ca-da cabelo. “Aqui em Belém, os cabelos são, em geral, grossos e tingidos – creio que 90% das mulheres tingem o cabe-lo”, afirma. A dica, portanto, é comprar xampu especialmente formulado para cabelos tingi-dos e também usar produtos que tirem o “amarelado” dos cabelos.

Para quem tem cabelos ole-osos, o especialista recomen-da xampu anticaspa ou com controle de oleosidade. E, na hora de lavá-los, é preciso ter um cuidado especial: utili-zar xampu sem sal ou neutro. Além disso, na hora do banho, o especialista alerta: quem tem fios oleosos não deve molhar o cabelo primeiro. “Antes, é pre-ciso aplicar o xampu primeiro nos cabelos secos, apenas na raiz, e apenas depois lavar nor-malmente”, explica.

Outra dúvida que surge na hora de cuidar dos cabelos é em relação ao corte: qual o período ideal para ir ao salão aparar as madeixas? De acor-do com Agnaldo Mendonça, a cada 40 dias é preciso pelo me-

nos cortar as pontas. Já para os homens, o corte pode ser mais freqüente, em virtude do cabe-lo crescer mais rapidamente.

Lavar o cabelo todo dia é prejudicial? Depende. De acor-do com o hair stylist, isso varia conforme a rotina da pessoa. “Quem faz atividades físicas to-dos os dias ou trabalha na rua pode sim, lavar todos os dias. Mas, no caso de quem tem ca-belos oleosos, é preferível lavar dia sim, dia não”, explica.

Na hora de pentear, uma curiosidade: usar escova ou pente também depende do ti-

po de cabelo. Quem tem fios ressecados ou encaracolados deve usar sempre o pente, de preferência com dentes largos. Já quem tem cabelos lisos ou alisados artificialmente deve preferir sempre uma boa esco-va de pontas arrendondadas.

Para as mulheres que cos-tumam secar os cabelos todos os dias, um alerta: é preciso ter cuidado para não danificar os fios. “Nesse caso, é importan-te utilizar produtos especiais, como umidificador, reparador de pontas e reestruturador de fios”, afirma.

bem-estar

Uma dieta pobre em proteína provoca a atrofia e a redução dos neurônios do gânglio celíaco, uma parte do sistema nervoso simpáti-co fundamental. É ele que inerva os neurônios da parede do intestino delgado, porção que realiza os mo-vimentos peristálticos e o controle da absorção de nutrientes. A falta de proteína na alimentação tam-bém é responsável pela morte des-sas células nervosas, constataram pesquisadores da Universidade de São Paulo em um estudo feito em colaboração da Universidade de Liverpool, da Inglaterra. Segundo a nutricionista do Grupo de Apoio Nutricional Enteral e Parenteral (Ganep), Isis Tande da Silva, 15% da ingestão diária de alimentos de-ve ser constituída de proteínas. Pei-xe, soja e grão de bico são, segundo a especialista, fontes de proteínas.

Falta de proteína prejudica intestino

Pessoas que conseguem ter

uma boa noite de sono lem-

bram melhor das informações

observadas durante o dia do

que aquelas que passam lon-

gos períodos sem dormir, diz

um estudo feito pela Universi-

ty of Lubeck, na Alemanha. A

pesquisa sugere que o cérebro

consegue fazer uma “peneira”

de tudo que foi absorvido du-

rante o dia, retendo o que é

mais importante enquanto

dormirmos. O estudo envol-

veu testes de memória em 191

voluntários em dois experi-

mentos. Durante o primeiro,

cada um dos participantes

tinha que aprender 40 pares

de palavras. E no segundo,

as pessoas tinham que parti-

cipar de uma espécie de jogo

da memória. Em cada um dos

grupos, metade dos voluntá-

rios era informada que faria

testes de memória sobre suas

atividades do dia dentro de 10

horas, enquanto a outra me-

tade fazia o teste de surpresa.

boa noite de sono faz bem Paraa memória

leia ráPido

a Presidente dilma rousseff e o ministro alexandre Padilha anunciaram Que, a Partir do dia 14, medicamentos Para diabetes e hiPertensão do “aQui tem farmácia PoPular” serão de graça.

luciana gonçalves

Page 14: Tribuna 73

F l a s h 1 4 belém, 5 a 11 de fevereiro de 2011

Está aberta à visitação a ex-posição “Traços da Cidade”, que pode ser visitada de 7 a 30 de fe-vereiro, na Galeria de Arte Gra-ça Landeira – UNAMA. Praças, esculturas e prédios históricos foram objetos de estudo de

ação patrimonial desenvolvida pela primeira turma do Curso de Artes Visuais e Tecnologia da Imagem da UNAMA, em 2004. A Galera fica na Unama Alcin-do Cacela. Informações pelos 4009-3148.

exPosição mostra “traços da cidade”

unama

A vida do cantor Elton John vai virar filme. O cantor quer que Robert Downey Jr. o inter-prete em sua cinebiografia, se-gundo o site Gigwise. “Eu estou bem velho agora, então seriam

necessários dois ou três atores e eles teriam que variar em idade e peso. Robert Downey Jr. po-deria talvez me interpretar em uma determinada fase”, disse o cantor. Ao contrário de outros

músicos que marcaram geração, como Ray Charles e Edith Piaf, o filme que conta a história de Elton John será feita em moldes fantasiosos. O roteiro do filme está nas mãos de Lee Hall.

filme vai revelar a vida e carreira de elton john

cinema

guiabelém

Destaque A Cigarra e a FormigaEstreia neste domingo (6) o es-petáculo “A Cigarra e a Formi-ga”, a partir das 17h30, na Sala Líbero Luxardo, do Centur. O musical permanece em cartaz durante todos os domingos do mês de fevereiro, sempre às 16h. Informações: (91) 3033-1036 / 3031-4498. O in-gresso na sessão de estreia serão 2 kg de alimentos não perecíveis.

Shows & BaresInventoNas sextas de fevereiro, fica em temporada o show “Inven-to”, primeiro ato do Projeto So-pro dos Ventos, produzido pe-la cantora Sonia Nascimento. A estréia acontece no dia 04, no palco do SESC Boulevard. O show permanece em cartaz nos dias 11, 18 e 25 de feverei-ro, sempre às 19h. A entrada é franca.

night ClubeToda sexta-feira tem Balada Ni-ght Clube no Mellu’s Club Bar, com Jimmynight e DJs convi-dados. O Mellu’s Clube fica na Bernal do Couto, esquina da 14 de Março. Informações: 8225-4791.

CinemaCabeça a prêmioA t é d o m i n g o (6), o Cine Líbe-ro Luxardo, no Centur exibe a primeira tempo-rada o filme nacional “Cabeça a prêmio”, o primeiro longa-metragem dirigido pelo ator Marco Ricca. A trama volta a ser exibida no período de 9 a 13 deste mês. As sessões são sempre às 19h.

TeatroO Menor Espetáculo da TerraEstá em cartaz o espetáculo “O Menor Espetáculo da Terra”, da Companhia Os Palhaços Trovado-res. Ainda tem apresentações nos dias 06, 12 e 13 de fevereiro, às 19h, na Casa dos Palhaços que fica na

Trav. Piedade, 533 – Reduto (esquina com a Tiradentes).

Dom Quixote Segue em tempo-rada o espetáculo “À Sombra de Dom Quixote”, uma livre

inspiração em teatro de sombras, construído a partir da obra de Mi-guel de Cervantes. O espetáculo é uma criação do coletivo MIASOM-BRA, e está sendo apresentado no Espaço Reator, sempre a partir das 20h. Ainda tem espetáculos nos dias 05 e 06 de fevereiro, no Espaço Reator (Travessa. 14 de abril nº 1053, entre av. Governa-dor José Malcher e av. Magalhães Barata). Ingressos através do ce-lular (91) 8112-8497.

Exposições Exposição “O Olhar em Construção”Até o dia 21 de fevereiro, está aberta a exposição “O Olhar em Construção”, resultado de uma

oficina fotográfica, da qual este à frente o professor Valério Silveira. Além de Valério, a exposição tem a participação de Camille Nasci-mento, Deborah Ca-bral, Mara Tavares e Julieth Corrêa. A

mostra está aberta ao público no Museu de Arte Contemporânea Casa das Onze Janelas (Labora-tório das Artes). Visitação de terça a domingo de 10 às 18h. Sábado e domingo, de 10 às 16h e feria-dos de 9h às 13h.

caça-Palavras

Falapresidente Mulheres inteligentes

Em um congresso de mulheres estava sendo discutido quais eram as mais inteligentes: as morenas, as ruivas ou as loiras. Uma morena subiu ao palanque e disse:— Nós, morenas, fomos as primeiras mulheres a fabricar um computador!Todas as morenas aplaudiram. Então foi a vez da ruiva:— Nós, ruivas, fomos as primeiras mulheres a ir para a lua!A minoria ruiva aplaudiu. Até que uma loira subiu ao palan-que.— Nós, as loiras, ainda não fizemos grande coisa, mas já te-mos um projeto de sermos as primeiras mulheres a ir até o sol!As mulheres caem na gargalhada e uma morena grita:— Se vocês foram até o sol, vão morrer esturricadas, suas antas!A loira chega bem perto do microfone e se explica:— Alôouuuuu! Mas nós vamos de noi-teeee!

Na beira do caminhoDois peões estavam caminhando pela beira de uma estrada poeirenta, voltando de uma das fazendas onde haviam dado duro o dia inteiro, quando o filho de um famoso deputado, que vinha a toda velocidade na sua Pick-up importada, PIMBA! Um deles atravessou o pára-brisa e caiu dentro do carro, enquanto o outro voou longe.Três meses depois, eles saíram do hospital e, para surpresa geral, foram direto para a cadeia. Um por invasão de domicílio e o outro por se afastar do local do acidente.

Oitava maravilha do mundoNo chá das cinco, as duas amigas conversam:- O meu marido me disse hoje de manhã que eu sou a oitava maravilha domundo - diz uma.- É mesmo! E o que foi que você respondeu?- Eu pedi pra ele se livrar das outras sete!

A verdadeira bravuraA verdadeira bravura não se demonstra nos campos de ba-talha, não está no enfrentamento de animais ferozes ou de perigos que ponham sua vida em risco.A verdadeira bravura está em sair de casa para beber com os amigos; não avisar a esposa; chegar em casa de madrugada, caindo de bêbado ;ser recebido por ela com uma vassoura na mão; e ainda ter peito para perguntar:- Vai varrer ou vai voar?

Apostando na MariluO sujeito estava lendo tranquilamente o seu jornal, quando a mulher lhe dá com a frigideira na cabeça.- Voce está maluca? - reagiu ele, furioso.- Isso é pelo bilhete que eu encontrei no bolso da sua calça, com o telefone de uma tal de Marilu.- Mas, querida... Isso foi no dia que eu fui a corrida de cavalos. Marilu foi o cavalo que eu apostei e o número era o valor total das apostas...A mulher ficou toda desconcertada e desdobrou-se em des-culpas. Dias depois, ele estava novamente lendo o seu jornal e PIMBA, leva outra frigideira na cabeça.- O que foi agora, querida? - protestou ele.- O seu cavalo está no telefone...

Piadas

Page 15: Tribuna 73

F l a s h 1 5belém, 5 a 11 de fevereiro de 2011

flashbelém31

2

7

4

8

Fotos: guisampaio.com

1 Bruna Tavares

2 Fernanda Fleuryvui, Ana Paula e Amanda Machado

3 Thayse Braun

4 Monica e Juliana Martins

5 Brenda Lopes e Franklin Moreira

6 Alaina Gracindo e Brenda Henderson

7 Kamila Kulkamp e Daniele Guerra

8 Ronaldo Mendes e Verena

9 Kalynka Cruz e Betinho Santos

curiosidadescuriosidadesPor Que tem tanto “silva” no brasil? Porque o sobrenome “Silva”, além de ser muito usado em Portugal, também foi da-do a milhares de escravos trazidos para o Brasil durante o período colonial. Essa é a explicação mais provável, segundo o genealogista Carlos Eduardo Barata, au-tor do Dicionário das Famílias Brasileiras. Além disso, muitos portugueses que vi-nham para o Brasil em busca de vida no-va adotavam o “Silva” para se beneficiar do anonimato que o sobrenome comum oferecia. A origem dos “Silvas” é contro-versa, mas tudo indica que o sobrenome

surgiu no Império Romano para denominar os ha-bitantes de regiões de

matas ou florestas - silva, em latim, é “selva”. Muitos des-

ses habitantes se refugiaram do im-pério justamente na península Ibé-rica (hoje Portugal e Espanha). O primeiro “Silva” a fixar raízes no

Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612.

de cueca, homem sobrevive a menos 5º c Por estar muito bÊbado Um homem de 32 anos sobreviveu à temperatura de menos 5º C em um banco de um parque de Varsóvia (Polônia) por causa da grande quantidade de álcool no sangue. Alek-sander Andrzej, que foi encontrado apenas de cueca, tinha quase 30 vezes o limite legal de álcool no sangue permitido para dirigir no país europeu. Exa-mes mostraram que Andrzej apresentava 1.024 microgramas de álcool por 100 ml. de sangue, o que, segun-do os médicos, pode tê-lo ajudado a sobreviver.

Qual a origem da exPressão “Pagar mico”?Ela vem do baralho infantil Jogo do Mico, fabricado no Brasil desde a década de 1950. No jogo, as cartas têm figuras de

animais e o jogador tem que formar pares com o macho e a fêmea de cada espécie. Mas, no baralho, o mico não tem par. Quem termina com a carta na mão perde - ou seja, paga o mico. Mas cuidado para não levar gato por lebre e confundir mico com pato. O “pagar o pato” vem da obra Facetiae, do italiano Giovanni Braccioli-ni, de 1450. O texto fala de um camponês que vendia patos. Uma mulher queria negociar o preço da ave com encontros entre ela e o vendedor. Mas eles foram

surpreendidos pelo marido, que, sem saber dos acordos, pagou - literalmente - o pato.

Por Que os Padres não Podem se casar? A princípio, padres não se casavam por op-ção, para dedicar 100% do tempo e das ener-gias à oração e à pregação - da mesma forma que Jesus Cristo. Em 1139, ao final do Concí-lio de Latrão, contudo, o matrimônio foi proibi-do oficialmente a membros da Igreja. Embora a decisão tenha se apoiado em passagens bíblicas - como “É bom para o homem abs-ter-se da mulher” (presente na primeira carta aos Coríntios) -, uma das razões mais fortes para a transformação do celibato (como é co-nhecida a proibição do casamento) em regra foi o que, já naquela época, ditava as regras da humanidade: dinheiro. Na Idade Média (do século 5 ao 15), a Igreja Católica alcançou o auge do seu poder, acu-mulando muitas riquezas, principalmente em terras. P a r a não correr o risco de perder bens para os herdeiros dos membros do clero, o melhor mesmo era impedir que es-ses herdeiros existissem.

9

5

6

Page 16: Tribuna 73

F l a s h 1 � belém, 5 a 11 de fevereiro de 2011

sabrina sato leva“fora” do namorado

Política? novo papai

nasce vitor, filho do atorthiago fragoso

o olhar fantásticoe os sonhos de ísis

Capa da “Gloss” de fevereiro, Isis valverde falou so-

bre timidez em entrevista à revista. “Até hoje tenho

vergonha de ir ao banheiro quando estou em um

restaurante. vou olhando para o chão, pegando

no cabelo e ficando roxa”, conta.

A Marcela de “Ti ti ti” falou ainda sobre

o fato de sonhar todas as noites. “Na noite

passada, por exemplo, sonhei que estava

em um teatro em Roma e do nada apare-

cia o Chuck. Outro dia o coelho da Alice

me entregou uma carta, e uma vez eu

dancei com o baralho. Mesmo na vida

real tenho esse olhar fantástico para

as coisas, sabia?”

Thiago Fragoso, que está em “Araguaia”, já é papai. Sua mu-lher, a atriz Mariana Vaz, acaba de dar à luz Benjamin. O meni-no nasceu ao meio-dia, pesando 3,6kg e com 52cm numa mater-nidade da Zona Sul do Rio.

Na quarta-feira, Sabrina Sato levou um tremendo ‘fora’ do de-putado federal Fábio Faria. Ele foi a São Paulo terminar o rela-cionamento e alegou pretensões políticas. É isso mesmo! “Ele quer se candidatar a prefeito de Natal

e por isso disse que não pode se ausentar muito de lá para ficar me vendo em São Paulo”, contou Sabrina à coluna. Solteira, Sabri-na veio ao Rio para os ensaios da Vila Isabel e foi fotografada ao la-do de Kiko Gouveia.

bonito, hein, belo? O clima esquentou na casa de Belo, segundo a

imprensa nacional. O novo empresário do pago-deiro, Haylton Scafura, foi tirar satisfação pesso-almente com o pagodeiro. Ele descobriu que Belo

ganhava por fora para fazer participações em ca-sas de pagode e embolsava o dinheiro sem passar

pelo agente. Scafura pagou R$ 2 milhões para ser empresário do pagodeiro. Belo chegou a

ser agredido por Scafura, que ameaçou fazer algo pior, caso o pagodeiro continuas-

se os negócios por fora.

mariah carey terá gÊmeosMariah Carey será mãe de um menino e uma menina, se-

gundo revelou a revista “Life & Style”.“Realmente vai ser um sonho para

eles. Está tudo azul e rosa esses dias. Eles terão um filho e uma filha”, dis-se um amigo do casal à publicação. “Antes mesmo de anunciarmos que eram gêmeos, eu estava ten-tando manter a neutralidade, por-que não queria impor a eles uma identidade tão cedo”, declarou a can-tora. “Os fãs apostavam no Twitter se seriam dois meninos ou duas meni-nas, mas ninguém acertou”.

atriz lutaPara tera filha

Halle Berry parece que decidiu lutar pela guarda da filha contra o ex-namo-rado Gabriel Aubrey, por um motivo além do de pro-teger a garotinha. Segndo o jornal “Daily Mail”, a batalha pela custódia de Nahla foi provocada pelo ciúmes que a atriz sentiu de uma estrela de Tv.

A publicação acredita que o nome seria Kim Kardashian, que tem es-trelado um reality show.

Halle teria impedido o modelo de ver a filha, caso ele continu-asse a ver o novo affair.

lindsay se enrola

de novoLindsay Lohan pode estar

com problemas novamente. Acusada de roubar um colar de uma loja, a atriz pode voltar para cadeia por violação dos termos de sua condicional.

Segundo o site TMZ, os policiais responsáveis pela in-vestigação do suposto roubo já informaram ao Departamen-to de Condicional que a atriz é a principal suspeita da investi-gação. Caso queira, o respon-sável por acompanhar o caso

de Lindsay pode pedir uma audi-

ência para de-terminar se

ela violou ou não os ter-mos de sua condicional e caso fique comprovado

o roubo a atriz pode voltar para a cadeia.

Lindsay é acu-sada de roubar

um colar de uma loja na Califórnia.

serrado de volta à globo?Desde 2005 na Rede Record, onde fez trabalhos como

Prova de Amor, vidas Opostas e Poder Paralelo, Marcelo Serrado pode estar prestes a voltar à Globo, onde já traba-lhou por 14 anos antes de migrar para a concorrente.

Com o fim do contrato com a emisso-ra da Barra Funda se aproximando, em meados de abril, tudo indica que Serrado deve seguir o mesmo caminho de outros colegas, que voltaram para a emissora ca-rioca, como Lavína vlasak, Gabriel Braga Nunes e Petrônio Gontijo.

barraco em famíliaO ator Thiago Rodrigues afirmou que conside-

ra “encerrado” o episódio que o levou a abrir um processo contra a ex-mulher, Cristiane Dias, por agressão. “Com relação às notícias que têm sido veiculadas, confirmo que ti-vemos problemas de ordem familiar, mas visando ao bem-estar de todos, sobretudo do nosso filho, con-sideramos esse episódio su-perado”, disse o ator por meio de sua assessoria de imprensa.

Page 17: Tribuna 73

times se reForçam para a disputa do parazão

futsal

A Federação de Futsal do Pará (Fefuspa) foi eleita a 8ª colocada no futsal brasileiro entre as 27 federa-ções da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). O ranking nacional foi divulgado pela CBFS no último final de semana.

fefusPa fica em 8º no ranking das federa-ções

O paysandu esteve de berço na terça, dia 2, quando com-pletou 97 anos de vida, glórias e conquista. A data foi motivo para muitas comemorações pe-la diretoria do clube, jogadores e da fiel torcida bicolor.

PaPão celebra 97 anos de conQuistas

aniversário

joseane lima disPuta seletiva do Pan-americano

do méxico em são PauloPág. 2

esporte esporte belém, 5 a 11 fevereiro de 2011 1

o brasileiro kaká comPleta dez anos de carreira cheia

de alegrias e vitóriasPág. 4

alessandRa seRRão

Na corrida pelo título do Parazão 2011 os times para-enses não medem esforços para fazer contratações na busca de conquistar o esta-dual. Todos os times partici-pantes do campeonato fize-ram inúmeras contratações p a r a r e for ç a r seus times, com destaque para os três grandes da capital, mas os clubes do inte-rior não ficaram para trás e tam-bém se reforça-ram com o obje-tivo de se tornar o primeiro time da capital a conquistar o Pa-razão.

A dupla ReXPa foram os que mais contrataram jo-gadores para compor seus elencos. O Clube do Remo, por exemplo, possui em seu elenco 32 atletas e, desses, quatorze jogadores foram contratados para ajudar o time a sair da fila de espera do título do Parazão. “Trou-xemos jogadores que vão dar conta do recado nesse Pa-razão, pois analisamos bem o currículo dos atletas que contratamos”, disse Rapha-el Levy diretor de futebol do Leão. No rival Paysandu, foram feitas treze contrata-ções, com destaque para o meia-atacante Alex Oliveira e a repatriação de Vanderson.

Outro time da capital que se reforçou para a disputa do Estadual foi a Tuna Luso

Brasileira. Os tunantes per-deram Fininho, seu principal jogador na campanha da pri-meira fase do Parazão, ao ser contratado pelo Clube do Re-mo. Mas, em compensação o time da Águia do Sousa trou-xe para o seu elenco os ex-

remistas Felipe Mamão e o golei-ro Adriano. A Tuna ainda p r o t a go -nizou um dos boa-tos mais f a n t a -s i o s o s do Cam-peonato

quando especulou a possível vinda do jogador Viola, 42 anos, para o clube. De acordo com o presiden-te da Tuna Fabiano Bastos tudo não passou de um mal entendido da direto-ria do clube. “Em meu no-me e da diretoria da Tuna Luso Brasileira, nos des-culpamos pelas informa-ções erradas divulgadas para a imprensa. Estas informações partiram de alguma fonte, que eu, sin-ceramente, desconheço”, Esclarece Fabiano.

Os clubes do interior também não ficam atrás quando o assunto é con-tratação. Um exemplo disso é o time do Águia de Marabá que para essa temporada do Parazão fez 15 contratações. De acordo

com a comissão técnica do time todas as contratações foram muito bem pensadas e analisadas antes. “Nós ado-tamos uma filosofia antes de fazermos qualquer con-tratação. Avaliamos antes o currículo do jogador. Tudo é muito bem pensado e pla-nejado”, disse João Galvão,

técnico do time Águia.Um dos principais

destaques nas con-tratações do Águia foi o meia Fabrí-cio que disputou a temporada de 2010 pelo Pay-sandu. O joga-dor foi disputa-

do pelo Clube do Remo, mas pre-fer iu o A zulão. “Hoje o Á g uia disputa de igual para igual com os clubes da ca-pital. É vanta-gem, sim, jogar no time porque ele se mantém na elite do fu-tebol paraense e vai disputar a Copa do Brasil

e Série C”, avalia o jogador.

Em busca de conquistar o

Parazão, times não mediram

esforços na hora de contratar

o técnico azulino Paulo comelli faz um balanço Positivo da Performance do remo no início do Parazão. mas o ataQue ainda não desencantou.

o atacante Fininho deFendeu a tuna na primeira Fase do parazão, mas Foi contratado pelo clube do remo

luciana gonçalves

Page 18: Tribuna 73

e s p o r t e 2 belém, 5 a 11 de fevereiro de 2011

O Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, vai passar por uma vistoria técnica nas dependências do espaço. O laudo da ação vai de-terminar a reabertura do estádio, que está recebendo também uma

série de obras e serviços destina-dos a garantir a segurança dos torcedores.

Em quase 2 meses de ativida-des, a Seel contratou empresas de prestação de serviços de limpeza e

higienização. As obras recomenda-das pelo Corpo de Bombeiros tam-bém já foram executadas. O Man-gueirão está sendo preparado para reabertura no clássico RExPA, dia 13 deste mês, pelo Parazão.

mangueirão vai Passar Por vistoria Para ser liberado

reforma

O São Raimundo de Santa-rém está mal das pernas neste Parazão. O Pantera ocupa a úl-tima colocação no campeonato, que em 3 jogos conquistou ape-nas 1 ponto. Esta situação colo-ca uma “corda no pescoço” do

Sebastião Rocha, que com mais um tropeço deve ser o primeiro técnico a ser demitido neste Pa-razão. Na rodada deste domingo (6), o São Raimundo enfrenta a Tuna Luso válido pela quarta rodada do campeonato.

Pantera vai mal das Pernas no Parazão

santarém

paraense na briga por vaga no pan 2011

Joseane Lima, atleta para-ense de taekwondo, busca vaga na equipe nacio-nal que disputará no mês de março, no Peru, seletiva continental para o Pan-Americano 2011. Joseane par-ticipou do camping da Seleção Brasi-leira no mês pas-sado em Londrina (PR), quando foi definida a equipe masculina. A feminina, con-tudo, será conhecida a partir de segunda-feira (7), durante a seletiva que será disputada em Piracicaba (SP). Atual-mente, Joseane Lima faz sua preparação numa aca-demia em São Carlos (SP).

“A Jose ficou logo em São Paulo se preparando pa-ra esta seletiva”, conta Ana Lima, mãe da atle-

ta, que viaja nesta quinta-feira para acompanhar os treinos da

filha. De acordo com Ana, as atle-tas Kátia Arakari, Fernanda Matos e Natalia Falavigna estão com vagas asseguradas na equipe.

Na categoria 57 kg, a de Joseane, a disputa ficará entre cinco a seis

concorrentes. Esta é uma das catego-r i a s m a i s concorridas

p o r q u e m u i t a s atletas de outros pesos

m i g r a r a m para ela. Em

2009, a para-ense ficou de

f o r a

de competições nacionais por causa de uma operação no joe-lho direito, mas, em meados de 2010, voltou à disputa, e come-ça a reconquistar sua posição no ranking nacional dos 57 kg. “Ela está muito confiante em ganhar vaga no grupo brasilei-ro”, destaca Ana Lima

No entanto, a atleta tem que enfrentar como adversário a falta de patrocínio. De acordo com a mãe de Joseane, a lutado-ra perdeu o apoio de um banco, que na verdade, não fez a reno-vação do contrato com a atleta. Apesar de manifestar certa tris-teza pelo fato, o otimismo ainda toma conta de dona Ana, que busca outros meios de apoiar a carreira da filha. “O banco nos deixou sem dar muita explica-ção, mas estamos dando jeito de custear as despesas da atle-ta, acreditando em conseguir um novo patrocinador para apoiar ainda mais a carreira da Joseane”, confia Ana lima.

Falapresidente

Eu sou remista, mas acredi-to que o Paysandu tem muito o que comemorar. É um time de muito respeito aqui no nosso Estado, possui importantes tí-tulos e a sua trajetória no futebol merece, sim, ser comemorado e respeitado.

REInALDO CABRAL, 22, vEnDEDOR

O Paysandu passou por uma Libertadores só por esse fato ele tem que comemorar, sim. É um time de muita re-presentatividade no Pará. Tem uma história muito bonita e apesar de todos os tropeços que teve merece respeito.

BRunO CORREIA, 24, Aux. LOGíSTICA

fala torcedoro Que comemorar nos 97 anos do Paysandu?

luci

ana

gonç

alve

s

luciana gonçalves

o Paysandu está com tudo neste Parazão. no domingo, dia 13, encara o arQuirival remo

Joseane Lima está em São

Paulo na seletiva por

vaga na equipe brasileira de Taekwondo

joseane lima, carreira a credencia como Favorita na seletiva parao pan-americano

Page 19: Tribuna 73

e s p o r t e �belém, 5 a 11 de fevereiro de 2011

A Federação Paraense de Atle-tismo divulgou o resultado oficial da Corrida de Belém 2011. Na cate-goria Geral Masculino, o campeão foi o paraense Fabiano Gomes dos Santos, de 34 anos. Entre as mulheres, a vencedora foi Larisse

Nascimento de Souza, de 20 anos. A categoria Cadeirante Mas-

culino, foi vencida por Rosivaldo Itabereci Andrade Moraes, de 43 anos. A cadeirante f eminina foi Débora Cristina Guimarães da Costa, 23 anos.

fPat divulga camPeões da corrida de belém

resultado

Metade da seleção brasileira de boxe é composta por paraen-ses. O Pará cedeu quatro atletas para treinarem em Guayaquil, no Equador, onde a equipe bra-sileira treina e se prepara para

disputar as competições inter-nacionais de boxe ainda neste primeiro semestre do ano. Os paraenses que foram convoca-dos para seleção foram: Julião Neto (52 kg), Adauto Silva (52

kg), Jefferson Silva (56 kg) e Myke Carvalho (69 kg). A equipe se completa com Robenilson de Jesus (56 kg), Gilson Barros (56 kg), Róbson Conceição (60 kg) e Roberto Carvalho (64 kg).

Paraenses são metade da seleção brasileira de boxe

força no ringue

FACHADA

russas se apresentam em belémNeste domingo, dia 6, acon-

tece a abertura da programação de grandes eventos esportivos no Estado, na piscina da Tuna Luso Brasileira, localizada na Avenida Almirante Barroso. O evento vai contar com a participação especial das Seleções Brasileira e Russa de nado sincronizado, além de pres-tigiar as irmãs gêmeas paraenses, Nathalia e Natasha Barata que vão representar o Pará. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), em parce-ria com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e Federa-ção Paraense da modalidade.

A Seleção Russa é pentacampeã mundial e tricampeã olímpica. Não é a primeira vez que a seleção vem a Belém, a primeira exibição foi em 2006 no ginásio da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O públi-co que for prestigiar o evento pode-rá contar também com a exibição da Seleção Brasileira, que obteve na última Copa da Federação In-ternacional de Natação (Fina), a 9ª colocação.

Já as paraenses Nathalia e Na-tasha vão exibir a coreografia que lhes rendeu o vice-campeonato brasileiro de nado sincronizado, realizado em Belém, em 2010. A

coreografia das meninas é base-ada em quadrilhas juninas. “Nós pesquisamos as características da

dança junina e adaptamos na água. Esperamos a presença das pessoas neste evento”, convida Nathalia.

Na Tuna está montada uma arquibancada com capacidade pa-ra 1.500 pessoas. A programação começará às 10h, e além da apre-sentação do nado sincronizado, vai acontecer a exibição de grupos folclóricos com entrada franca. “É muito bom o público paraense poder prestigiar um evento como esse porque isso acaba chamando a atenção das pessoas para o es-porte e pode também despertar o interesse de meninas que queiram ingressar no nado sincronizado e com isso o Estado ganha mais atle-tas que poderão representá-lo no futuro”, dizNatasha Barata.

as gêmeas nathalia e natasha também vão se apresentar

divulgação

Page 20: Tribuna 73

e s p o r t e 4 belém, 5 a 11 de fevereiro de 2011

KaKá completa dez anos como proFissional

Há dez anos o nome Kaká soava estranho e era apenas o apelido de Ricardo Izecson dos Santos Leite, uma pro-messa das categorias de base do São Paulo. Hoje, o jogador é uma das maiores estrelas do futebol mundial e a persona-lidade brasileira mais seguida no Twitter. E justamente no famoso microblog, o meia do Real Madrid lembrou que em 1º de fevereiro de 2001 debu-tava oficialmente.

‘Muito obrigado pelas men-sagens. 10 anos atrás estreava como jogador profissional’, es-creveu. O jogo em questão era um duelo contra o Botafogo pe-lo extinto Torneio Rio-São Pau-

lo. Kaká, que na época ainda se escrevia com ‘c’, entrou aos 14 minutos do segundo tempo com a camisa 30 no lugar de Fabia-no. O jogo termi-nou 1 a 1.

Um ano de-pois, Kaká, já com ‘k’, fazia sua estreia na Sele-ção Brasi leira em um amistoso diante da Bolí-via em Goiânia (triunfo canarinho por 6 a 0). Posteriormente, foi a surpresa de Luiz Felipe Scolari na lista de convocados para a Copa do Mundo de 2002 e, ainda coad-

juvante, conquistou o penta no Japão. A partir daí, a carreira deslanchou.

No segundo semestre de 2003 chegou ao Milan, que tinha o por-tuguês Rui Costa como grande no-me e ainda conta-va com Rivaldo. R apid a mente , deixou os dois no banco de reser-vas e se tornou

ídolo da torcida, conquistando o Campeonato Italiano na sua primeira temporada na equipe rossonera.

Vestindo a camisa 22, Kaká

seguiu encantando a Velha Bo-ta e, em 2007, chegou ao ápice da carreira, sendo o grande responsável pelo título da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes da Fifa. Com todas essas conquistas, foi eleito o melhor jogador do mundo.

Em junho de 2009 foi ven-dido ao Real Madrid para tristeza da torcida do Milan que protestou muito contra os dirigentes rossoneri por conta da transação. No clube meren-gue, ainda não conseguiu re-petir as estupendas exibições dos tempos de Milan, muito mais por conta das seguidas lesões do que por problemas de adaptação.

Ian Thorpe encerrou o misté-rio e confirmou que vai voltar a competir. O nadador australiano, que se aposentou em 2006, já ha-via sido flagrado treinando, mas havia mantido a decisão em sigilo

Ele revelou, porém, que o retorno estava decidido desde setembro. Agora, o Torpedo corre contra o tempo para disputar as Olimpía-das de Londres, no ano que vem.

“Eu nunca pensei que isso fosse

acontecer. Nunca pensei que esta-ria nadando de novo. Estou muito contente por ter passado quatro anos fora da piscina. Eu precisa-va desses quatro anos”, afirmou o atleta ao site ABC News.

ian thorPe anuncia Que vai retornar às Piscinas

natação

A quinta lesão desde que chegou ao Fluminense, em agosto do ano passado, desani-mou Deco, mas não o derrubou. O jogador sofreu uma lesão no segundo jogo do Tricolor no Ca-riocão, o que o departamento

médico do clube diagnosticou como grave e não deu previsão de retorno aos gramados. “Apo-sentar nunca passou pela mi-nha cabeça. Volto em um mês e meio, no máximo”, garantiu Deco.

deco descarta ideia da aPosentadoria

na ativa

vitória traz geovanni, ex-jogador do braça

leia ráPido

ricardo gomes é o novo técnico do vasco. ele foi aPresentado oficialmente em são januário em substituição a Paulo césar gusmão, demitido aPós a Péssima camPanha à frente do time cruzmaltino.

Lançado pelo time do São

Paulo em 2001, Kaká completa

10 anos de carreira recheada de muitos títulos

contusões ainda não permitiram ao craque despontar na equipe do real madrid

O meia Geovanni foi anun-

ciado como mais um reforço do

Vitória. O jogador, que teve pas-

sagens por Barcelona, Benfica,

Cruzeiro e Seleção Brasileira,

chega ao clube com status de

maior contratação do Leão da

Bahia.

A novidade foi divulgada an-

tes do jogo entre o Rubro-Negro

e o Bahia de Feira de Santana.

O diretor de futebol do Leão,

Carlos Alberto Silveira, confir-

ma a informação. “É o maior

investimento do Vitória, que vai

pagar metade do salário, e uma

empresa dará a outra metade.

É um jogador consagrado, que

atuou em grandes clubes, e pela

Seleção Brasileira”, comemorou

o dirigente.

Geovanni disputou a tempo-

rada 2010 pelo San Jose Earth-

quakes, no futebol norte-ame-

ricano. O jogador era cobiçado

pelo Grêmio para a disputa da

Copa Libertadores e treinava

com o Tricolor gaúcho, mas de-

finiu acerto com o Leão.

WandeR RobeRto/viPcoM

M

Page 21: Tribuna 73

e s p o r t e 5belém, 5 a 11 de fevereiro de 2011

A temporada 2011 mal come-çou e o Atlético-MG já perdeu um titular. O lateral-direito Rafael Cruz está no departamento médi-co do clube e não há previsão para voltar aos gramados. O jogador

está com um estiramento na co-xa direita., sentida após a partida contra o Funorte, no último do-mingo (30), válida pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.

O médico Marcus Vinícius

preferiu não informar o grau da lesão. Disse apenas que o lateral ficará afastado das atividades em campo e fará, apenas, um traba-lho de recuperação no departa-mento médico do clube.

contusão afasta lateral direito do time do galo

desfalQue

O técnico Paulo César Carpe-giani não esconde de ninguém que necessita de um lateral-direito para a sequência de 2011. Isso por-que ele acha que o polivalente Jean pode dar nova dinâmica ao meio-campo. E a alternativa para o setor

pode vir por intermédio do penta-campeão Rivaldo, que indicou ao clube o desconhecido Edson Rati-nho, de 24 anos, que atualmente está no Mallorca (ESP). Um acor-do já está sendo costurado entre as partes até o dia 31 de dezembro.

rivaldo indica atleta ao tricolor Paulista

“Peixada”

alecsandro quer seguir no inter

Em seu mais recente jogo pelo Inter, Alecsandro marcou dois gols e deu o passe para ou-tro na goleada de 4 a 2 sobre o Seongnam, da Coreia do Sul, na disputa pelo terceiro lugar no Mundial de Clubes disputado em dezembro passado. Mesmo assim, o centroavante começou 2011 na reserva do time colo-rado. Até nos treinamentos da equipe o jogador tem sido man-tido no time reserva pelo técnico Celso Roth.

A situação só reforça a ima-gem de que Alecsandro vive seus últimos dias como jogador do Inter. Além de perder a camisa 9 para Leandro Damião, o autor de 54 gols pelo Colorado ganha nova concorrência com a chega-da de Cavenaghi. Mas ele diz que manterá a batalha por lugar no time. E cita Ayrton Senna. “Não vou olhar para o lado. Vou olhar para mim. Vou fazer aquilo que a comissão técnica pedir. Uma vez, vi uma entrevista do Ayrton Senna, e ele disse que na Formu-la-1 não tem como olhar para o lado. Se olhar para o lado, acaba batendo, e fica fora. É um exem-plo de uma pessoa vitoriosa. Eu vou olhar para a frente, não para o lado”, disse Alecsandro.

O jogador garante que seus concorrentes terão dificuldades para tirá-lo do time. Eles terão que trabalhar mais do que ele, afirma o centroavante. “Não

vou baixar a cabeça. Vou con-tinuar trabalhando. Sempre coloco uma meta particular em início de temporada, e essa meta vai ser buscada com muito tra-balho. Vou trabalhar bastante, procurar meu espaço. Se acon-tecer de ficar fora, vou ficar, mas quem ficar no meu lugar vai ter que treinar mais do que eu. Co-mo treino muito, vai ser difícil. A briga, entre aspas, vai ser boa”, declarou.

Alecsandro sente que ainda pode oferecer muito pelo Inter. Ele prevê mais gols pelo clube gaúcho. “Meu ciclo no Inter-nacional não acabou. Terei muitos gols a fazer pelo Internacional”, garantiu o atleta.

A diretoria do In-ter recebeu repetidas propostas por Alec-sandro, a maioria com ofertas de em-préstimo, mas não houve negócio. A tendência é de que o jogador vá para o futebol árabe. “Nenhum jogador é insubstituível

ou intocável. Pode permanecer ou pode sair. Tenho dois anos de contrato, pretendo ficar, fui convidado para ficar tanto pela diretoria quanto pela comissão técnica. Tive algumas propos-tas, mas quero ficar”, concluiu o centroavante.

O meia Roger, a princípio, fi-

ca no Cruzeiro. Em reunião com

membros da diretoria, com o téc-

nico Cuca e o jogador selou a paz

entre eles.

O diretor de futebol da Rapo-

sa, Dimas Fonseca, confirmou o

encontro entre o jogador e o trei-

nador, que culminou com um en-

tendimento inicial. “Fizemos uma

reunião entre esses dois grandes

profissionais. Roger disse que

tem interesse em permanecer. E

Cuca deixou claro que não existe

insatisfação”, declarou Dimas.

Dimas revelou que o Vasco

estaria interessado em Roger e

poderia envolvê-lo em uma tro-

ca por Carlos Alberto. “O diretor

executivo do Vasco me disse que

vai nos dar uma posição. Se eles

nos derem uma posição e o Roger

quiser ir, vamos resolver a ques-

tão”, declarou.

diretoria faz as Pazes entre roger e cuca

leia ráPido

Perto de se aPosentar, o atacante ronaldo já Programa sua vida fora das Quatro linhas. o fenômeno é sócio da nova emPresa de marketing esPortivo, a 9ine, Que já tem seu Primeiro atleta Para gerenciar a carreira. trata-se de anderson silva, camPeão do Peso médio do ultimate fighting chamPionshiP (ufc), o maior evento de mma do mundo.

apesar de desejar continuar no colorado, alecsando pode ser negociado

Washington alves/viPcoM

M

Page 22: Tribuna 73

e s p o r t e � belém, 5 a 11 de fevereiro de 2011

O ranking mundial da Fifa de fevereiro teve uma mudança entre os dez primeiros colocados de janeiro: a Grécia pulou para a décima posição, que era do Egito. Campeã do mundo em 2010, a Espanha mantém a liderança e

o Brasil continua em quarto co-locado.

O Japão, que venceu a Copa da Ásia e subiu 12 posições e é o 17º agora. Os resultados da competi-ção asiática motivaram as princi-pais alterações na tabela.

esPanha segue líder no ranking da fifa

lista

O Barcelona está de olho no que Neymar e Lucas andam fa-zendo no Sul-Americano Sub-20. De acordo com o jornal espanhol “Mundo Deportivo”, especializa-do na cobertura do clube catalão,

o olheiro Albert Valentín está em Arequipa, no Peru, acompanhan-do a competição, e os jogadores de Santos e São Paulo são os brasilei-ros mais elogiados pelo especialis-ta do Barça.

Albert Valentín é o chefe do de-partamento de olheiros do clube e, de acordo com “Mundo Depor-tivo”, veio à América do Sul para observar de perto os valores que já estão na mira do Barcelona.

“molecada” do brasil na mira do time do barcelona

olheiros

liedson está de volta ao timão

Liedson é oficialmente joga-dor do Corinthians mais uma vez. Após rápida passagem em 2003, quando sagrou-se campeão paulista, o atacan-te volta do futebol português – estava no Sporting havia oito anos – para reforçar o Timão. Seu contrato no Al-vinegro vai até 31 de julho de 2012.

A confirmação ocorreu na segun-da (31), último dia da janela de transferências da Europa. Pela manhã, o Conselho de Adminstração do Sporting já tinha enviado um documento à Comissão de Valores Mobiliários de Lisboa autenticando a tran-sação. A operação é necessária já que o clube português é uma sociedade anônima. Mais tarde, a empresa que gerencia a carreira do jogador confirmou a negocia-ção. O Corinthians pagou R$ 4,5 milhões ao Sporting.

Liedson chega ao Brasil e vai passar a fazer parte do elenco corintiano a partir do dia 7 de fe-vereiro. Os planos do Timão era inscrever o atacante na fase prin-cipal da Libertadores da América, mas como foi eliminado pelo time colombiano, Deportes Tolima, vai usar o atacante no Paulistão e no

Brasileirão deste ano. No entan-to, O torneio intercontinental, inclusive, era o sonho de Lie-

dson que revelou que torceu mui-to para o timão conquistar essa classificação. Liedson já disputou uma Libertadores pelo próprio Corinthians, em 2003, quando o Alvinegro acabou eliminado nas oitavas de final pelo River Plate-ARG, após duas derrotas pelo mesmo placar (2 a 1). Naquela edição, atuou em oito partidas e fez seis gols. “Queria jogar a Li-bertadores”, declarou o atacante.

A primeira passagem de Lied-son no Corinthians durou pouco mais de sete meses, entre janeiro e agosto de 2003. Na ocasião, ele

disputou 38 parti-das (foi titular em 36 delas), marcou 22 gols, sendo o mais impor-tante o q u e assi-na-

lou na final do Campe-onato Pau-lista (3 a 2) sobre o São Pau-lo. Do Timão, ele foi vendi-do para o Spor-ting, onde virou ídolo e acabou, após se naturalizar português, convocado para a seleção local. Liedson parti-cipou da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, com a camisa de Portugal. A sele-ção lusa acabou eliminada nas oitavas de final pela campeã Espanha.

as atuações de neymar com a camisa da seleção brasileira sub-20, no Peru, renderam elogios de ninguém menos do Que ronaldo, atacante do corinthians. via twitter, o fenômeno brincou com o craQue do santos e Pediu o título do sul-americano da categoria, Que dá duas vagas Para as olimPíadas de 2012, em londres, e Quatro Para o mundial, em julho, na colômbia.“e aí moleQue? está deitando aí. Parabéns. traz o caneco”, Postou o fenômeno.

Após o fracasso da negociação com Ronaldinho Gaúcho, o Grêmio tentou nesta resgatar outro jogador revelado pelo clube: o volante Lu-cas, do Liverpool (ING). A diretoria tricolor fez uma proposta pelo atleta, mas a oferta foi recusada pelos Reds. O Villarreal, da Espanha, também procurou a equipe inglesa para con-versar sobre o brasileiro e recebeu um “não” como resposta.

Lucas tem contrato com o Liver-pool até junho de 2012 e já foi procu-rado para renovar, pois poderá assi-nar pré-contrato com outra equipe a partir do final deste ano e deixar o clube de graça ao final do compro-misso. Na última janela de transfe-rências, o volante recebeu sondagens de Inter de Milão e Santos.

Aos 24 anos, o jogador es-tá no clube inglês desde 2007, quando foi negociado pelo Grê-mio por 6 milhões de libras (R$ 16 milhões). Dono da camisa 21 do Liverpool, Lucas tem sido ti-tular do time do técnico Kenny Dalglish. No Campeonato In-glês, o brasileiro jogou em 19 das 23 partidas disputadas pelo clube, que é o 11o. colocado.

grêmio Fracassa em repatriar lucas

O atacante Liedson brilhou

no Timão em 2003 e espera

repetir o sucesso no seu

retorno à equipe

liedson estava no Futebol português e deFendeu a seleção do país na copa de 2010

Page 23: Tribuna 73

e s p o r t e 7belém, 5 a 11 de fevereiro de 2011

O Werder Bremen (ALE) apresentou o zagueiro brasi-leiro Samuel, ex-São Paulo, como reforço para a defesa. Recentemente, o titular da posição, o brasileiro Naldo, passou por uma cirurgia no

joelho e desfalcará o time por alguns meses. O novo zaguei-ro Samuel, de apenas 24 anos, assinou contrato até o final da temporada e recebeu a camisa 25 do time alemão das mãos do técnico Thomas Schaaf.

werder bremen fecha com ex-são Paulino

contratação

O atacante Jonas está em al-ta no Valencia. Contratado até junho de 2015, o ex-jogador do Grêmio ganhou até um guia que conta sua carreira aos torcedores no site oficial do clube . Empol-

gado, o brasileiro prometeu gols e comparou seu futebol ao de Robinho.

“Meu estilo se parece ao de Robinho. Ele é um jogador que se move bem e de criação, que do-

mina a bola e encara o gol”, disse Jonas ao jornal espanhol “As”.

Jonas tem a missão de substi-tuir David Villa no clube. O cam-peão mundial trocou o clube pelo Barcelona e deixou o ataque órfão.

em alta no valencia, jonas Promete gols Para torcida

bruno senna comemora chance na renault-lotus

A espera por um lugar no grid oficial desta temporada foi longa. No fim, Bruno Senna te-ve de se contentar com uma va-ga de terceiro piloto na Renault-Lotus em 2011. O brasileiro, no entanto, afirma estar “muito feliz” com a oportunidade. Em entrevista à revista “Autosport”, o ex-piloto da Hispania se disse agradecido à nova escuderia.

“É um grande momento para mim. Eu tenho tentado entrar em um bom programa de Fórmula 1 por alguns anos. Então é ótimo poder me juntar a um time tão estabilizado. Estou orgulhoso pela conquista e agradecido pela oportunidade que me deram”, disse o brasileiro.

Bruno também afirmou que o acordo da Renault com a Lotus e a incorporação da cor preta e dos detalhes em dourado à equipe fa-

zem a sensação de estar na nova casa ser ainda mais especial. “É provavelmente a união de cores mais atrativa da história da Fór-mula 1. Preto e ouro eram boni-tos nos anos 80, quando meu tio Ayrton corria, e elas são tão es-tonteantes quanto no novo car-ro. Além disso, usar as mesmas cores que meu tio usou por tantos anos em sua carreira é especial”, dis-se Bruno.

O piloto brasileiro disse ter gostado bas-tante do que viu na fábrica da equipe, em Enstone, na Inglaterra. “Eu fiquei impressio-nado. Quando voc ê a nda pela fábrica, você vê o quanto está acon-

tecendo por trás da cena e como todos estão trabalhando duro para levar o time à frente. Todos estão otimistas que o time vai dar um grande salto em desempenho neste ano”, declarou Bruno Sen-na.

Bruno afirmou que o maior aprendizado que pode ter na tem-

porada é participar do ambiente de

uma equipe competiti-va. “Neste ano, farei tu-do para me integrar

à equipe e extrair o máximo pos-sível por estar em um ambiente tão competitivo. Fazer parte deste projeto vai me dar uma experi-ência muito válida e cabe a mim aproveitá-la ao máximo. Eu espero poder evoluir e provar à equipe que deveriam me dar uma oportunida-de no futuro”, concluiu o

piloto.

Uma ruptura de fibras de dois centímetros na coxa esquerda foi o motivo que levou Rafael Nadal a ser eliminado do Australian Open ainda nas quartas de final. O pró-prio número 1 do mundo foi quem confirmou o diagnóstico da lesão. As informações são do jornal espa-nhol “Marca”.

“Eu sabia que não era muito im-portante, mas uma ruptura é uma ruptura. Isso acontece com os joga-dores de futebol. Mas, eles precisam descansar pelo menos uma semana e são substituídos. Mas eu não tinha ninguém no banco para me substi-tuir”, explicou Nadal.

Embora reconheça a necessida-de de ficar afastado dos treinos por 15 dias, Nadal afirma que estará na Copa Davis, de 4 a 6 de março, na Bélgica. “Dependerá da minha evolução, mas devo parar por duas semanas. Agora, pretendo realizar um trabalho de recuperação”, con-cluiu o tenista.

nadal diz que teve ruptura de Fibras

bruno sennaserá o terceiro piloto da escuderia Francesa

Page 24: Tribuna 73

e s p o r t e � belém, 5 a 11 de fevereiro de 2011

seleções de �2 nabiograFia de rossi

O italiano Paolo Rossi, defini-tivamente, nunca foi um craque com a bola nos pés. Bastou uma tarde inspirada, uma camisa amarela como adversária e pronto: estava marcado como um dos maiores car-rascos da história da Seleção Brasileira. E, embora seu ros-to não seja dos mais famosos, a geração que sofreu com os seus três gols na Tragédia do Sarriá não perdoa. Principalmente os taxistas.

“Ainda sou reconhecido, isso acontece em qualquer lugar do mundo e é divertido. E olha, no Brasil eu ainda não posso pegar um táxi. Não consigo encontrar um motorista sequer disposto a me levar. “Fiz o Brasil chorar” é o título da minha autobiografia. E é verdade, foi assim”, disse, em entrevista à revista espanhola “Don Balón”.

Na vitória por 3 a 2 que levou a Itália à semifinal do Mundial da Espanha em 1982, Paolo Rossi pôde enfrentar um de seus maiores exemplos dentro do fu-

tebol: Zico. “Ele, Maradona e Platini são de outro mundo, sem dúvida. É uma maneira de dizer, mas é a verdade. Foram gênios do futebol incomparáveis. O Zi-co era uma figura única e tinha humildade, o que era raro em uma supe-

restrela do seu c a l i b r e .

Jogavam para ganhar, para seus com-panheiros e para sua torcida antes mesmo do que pa-ra eles”, afirmou o italiano.

Atualmente co-mentarista de uma rede televisiva italia-na, Paolo Rossi não se arrepende de nada do que aconteceu em sua curta carreira – apo-sentou-se aos 31 anos.

Embora não goste de relembrar sua punição que o afastou por dois anos do futebol por estar envolvido com apostas na Lo-teria Esportiva da Itália, ele co-

menta que esse caso foi fru-to de sua inexperiência. “Era inocente, jovem e ingênuo, mas nada vai me devolver essas duas tem-poradas. Posso dizer que tive sorte, já que o destino me reservaria grandes recompensas depois”, contou.

O ex-jogador de 54 anos também criticou a postura dos astros atuais. Para ele, o fu-tebol atual está menos romântico e mais me-cânico. “Os jogadores estão mais longe das

pessoas normais, e não me refiro apenas pe-las grandes quantias de dinheiro que eles ganham, mas pela relutância em se en-contrar com os tor-

cedores. No futebol, o contato humano tem sido cada vez mais ra-ro, há menos paixão pelo jogo”, concluiu

Rossi.

O brasileiro Thiago Motta confirmou que recebeu um con-tato do técnico da seleção italiana, Cesare Prandelli, mas que ainda não é certa sua convocação para o amistoso contra a Alemanha, no dia 9 de fevereiro. “Eu falei

com Prandelli, e ele me deu confiança e tranquilidade. Mas ainda não sei se serei convocado”, con-tou o jogador da Inter de Milão.

brasileiro Pode defender a itália

convocação

As especulações sobre a saída de Sergio Agüero chegaram ao fim. Após rejeitar uma proposta de £ 38,5 milhões (cerca de R$ 102 milhões), o Atlético de Madri anunciou a renovação de contrato

do atacante argentino.O novo contrato do jogador de

22 anos é de quatro anos e meio, e reduziria o valor da cláusula de rescisão, mas o próprio genro de Maradona fez questão de ratificar

sua vontade: permanecer no clube. “Eu vou ficar aqui porque eu quero. Desde que cheguei a este clube, com 17 anos de idade, sempre senti que aqui era minha casa e o Atlético me tratou muito bem”, disse Agüero.

atlético de madrid renova com genro de maradona

contrato

o zagueiro david luiz ainda não foi aPresentado Pelo chelsea, mas já sabe Qual número vai vestir Pelo time londrino. o site oficial do clube anunciou Que o brasileiro vai receber a camisa 4 dos blues, Que está sem dono desde a saída de claude makelele em 2008.

O técnico da Inglaterra, Fa-bio Capello, descartou a possi-bilidade de voltar ao Juventus antes de completar seu com-promisso com a seleção inglesa, com a qual tem contrato válido até o fim da Eurocopa de 2012.

“Estou completamente ab-sorvido pelo meu trabalho. E se Andrea Agnelli (presidente do Juventus) me pedisse para ir a Turim em junho, lhe diria que quero ficar na Inglaterra até depois da Euro”, disse Ca-pello em entrevista à rede de

televisão “RAI”.Capello comandou a Velha

Senhora entre 2004 e 2006, e conquistou o título da Série A, mas em seu último ano no Juventus a equipe foi rebai-xada à Segunda Divisão pelo envolvimento do clube em um escândalo de manipulação de resultados. “Tenho que pen-sar em meu trabalho. Fiz uma promessa a um executivo da federação inglesa de que cum-priria nosso acordo”, afirmou o treinador.

Fábio capello diz que não volta à juventus

o carrasco paulo rossi no jogo em que eliminou a seleção na copa de 19�2