tribuna 63

24
Em Belém, onde a circulação de veículos au- menta a cada ano, a Companhia de Transportes do Município guincha pelo menos 30 veículos todos os dias, a maioria por estacionamento em local proibido. O maior índice de ocorrência é no Centro Comercial, onde as ruas são estreitas e há poucas vagas para atender ao grande fluxo de veí- culos. Além de arcar com os custos do guincho, o motorista ainda paga multa e a diária do curral. CTBEL GUINCHA 30 CARROS POR DIA A CIDADE ESPORTE SEGURANÇA FLASH PAGINA 5 Belém 27 de novembro a 3 de dezembro de 2010 Ano I - Edição 63 ALESSANDRA SERRÃO Braz de Aguiar: Revistaria da Braz Banca Equatorial Banca da Silvana Banca do Raimundo Banca da Sheila Banca do Fábio Presidente Vargas: Banca do Alvino – Praça da República Governador José Malcher: RevistariadoRenato - Y.YamadaPlaza Rua dos Tamoios: BancaSantoAntônio- Batista Campos PONTOS DE VENDA Produtores rurais se reú- nem por dois dias para dis- cutir formas de produção sustentável na Amazônia. O agronegócio responde por 46% do Produto Interno Bru- to (PIB) do Estado do Pará. AGRONEGÓCIO EM DEBATE NO ENCONTRO RURALISTA PAGINA 8 AGENTES DA CTBEL TÊM MUITO TRABALHO TODOS OS DIAS PARA RETIRAR DAS RUAS OS CARROS QUE ESTACIONAM EM LOCAL PROIBIDO CONCURSO SEREIAS Herói da campanha da Copa dos Campeões, Van- dick, anuncia candidatura à presidência do Paysandu em 2012. Ele pretende construir um centro de treinamento. VANDICK QUER SER PRESIDENTE DO PAYSANDU ESPORTE 1 Donos de lojas que ven- dem pisca-piscas aumentam os estoques em dezembro. Já os donos de bares começam a fazer reserva para as tradi- cionais confraternizações. AS LUZES ANUNCIAM O NATAL. ÉPOCA DE FESTEJAR. PAGINA 3 E FLAHS 12 Dados do Instituto Nacio- nal de Meteorologia apontam que o inverno deverá ser mais rigoso. A expectativa é de que o volume de chuvas aumente até maio por causa do fenô- meno La Niña. Página 4. CHUVAS DE NOVEMBRO SÃO O TRIPLO DE OUTUBRO FLASH.16 ALESSANDRA SERRÃO

Upload: tribuna-para

Post on 07-Mar-2016

271 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Jornal Tribuna do Pará

TRANSCRIPT

Page 1: Tribuna 63

Em Belém, onde a circulação de veículos au-menta a cada ano, a Companhia de Transportes do Município guincha pelo menos 30 veículos

todos os dias, a maioria por estacionamento em local proibido. O maior índice de ocorrência é no Centro Comercial, onde as ruas são estreitas e há

poucas vagas para atender ao grande fl uxo de veí-culos. Além de arcar com os custos do guincho, o motorista ainda paga multa e a diária do curral.

CTBEL GUINCHA 30 CARROS POR DIA

A CIDADE ESPORTE SEGURANÇA FLASH

PAGINA 5

Belém27 de novembro a 3 de dezembro de 2010

Ano I - Edição 63

ALES

SAND

RA S

ERRÃ

O

Braz de Aguiar:Revistaria da Braz Banca Equatorial Banca da Silvana

Banca do RaimundoBanca da SheilaBanca do Fábio

Presidente Vargas:Banca do Alvino – Praça da

RepúblicaGovernador José Malcher:

Revistaria do Renato - Y.Yamada Plaza

Rua dos Tamoios:Banca Santo Antônio - Batista

Campos

PONTOS DE VENDA

Produtores rurais se reú-nem por dois dias para dis-cutir formas de produção sustentável na Amazônia. O agronegócio responde por 46% do Produto Interno Bru-to (PIB) do Estado do Pará.

AGRONEGÓCIOEM DEBATENO ENCONTRORURALISTA

PAGINA 8

AGENTES DA CTBEL TÊM MUITO TRABALHO TODOS OS DIAS PARA RETIRAR DAS RUAS OS CARROS QUE ESTACIONAM EM LOCAL PROIBIDO

CONCURSO SEREIAS

Herói da campanha da Copa dos Campeões, Van-dick, anuncia candidatura à presidência do Paysandu em 2012. Ele pretende construir um centro de treinamento.

VANDICKQUER SERPRESIDENTEDO PAYSANDU

ESPORTE 1

Donos de lojas que ven-dem pisca-piscas aumentam os estoques em dezembro. Já os donos de bares começam a fazer reserva para as tradi-cionais confraternizações.

AS LUZES JÁANUNCIAM ONATAL. ÉPOCADE FESTEJAR.

PAGINA 3 E FLAHS 12

Dados do Instituto Nacio-nal de Meteorologia apontam que o inverno deverá ser mais rigoso. A expectativa é de que o volume de chuvas aumente até maio por causa do fenô-meno La Niña. Página 4.

CHUVAS DENOVEMBRO SÃO O TRIPLODE OUTUBRO

FLASH.16

ALESSANDRA SERRÃO

Page 2: Tribuna 63

A C I D A D E 2 Belém, 27 de novembro a 3 de dezembro de 2010

A Universidade da Amazônia promoverá este mês o curso de Língua Brasileira de Sinais (Li-bras) com modalidade de Edu-cação à Distância (EAD), ou seja, totalmente virtual. O propósito do curso é desenvolver competên-

cias e habilidades para a comuni-cação básica com pessoas surdas. As inscrições já estão abertas, via online, no site da universidade. O investimento do curso é de R$ 300,00. Após o término serão en-tregues os certificados.

UNAMA INSCREVE PARAO CURSO DE LIBRAS

SINAIS

A comunidade escolar dos municípios de várias regiões do Estado será atendida com segurança por um transporte escolar de qualidade. É que a governadora do Estado do Pa-

rá, Ana Júlia Carepa, entregou, na manhã de terça-feira,(23), 41 ônibus escolares que aten-derão aos estudantes da educa-ção básica, principalmente, os que residem nas zonas rurais,

onde o acesso à escola ainda é difícil. Os prefeitos receberam também 30 kits compostos por computadores, estabilizado-res, carteiras, mesas e quadros magnéticos.

SEDUC ENTREGA ÔNIBUS PARATRANSPORTE EM 41 CIDADES

ESCOLAR

Tribuna do Pará é uma publicação semanalEditado por SGP Comunicações e Serviços Ltda.CNPJ: 10955840/0001 - 61

Diretor Geral: Gustavo BentoDiretor Administrativo: Leandro RochaEdição: Cléo Soares e Micheline Ferreira

Endereço: Trav. Lomas Valentina, nº 1502 – Marco CEP: 66.087-440Fale com a gente: (91) 3276 2308Comercial: (91) 8218 2003E-mail da Redação: [email protected]: www.tribuna-do-para.blogspot.comTwitter: www.twitter.com/tribunapara

Fotos: Alessandra Serrão

Tiragem auditada por:

NA REDAÇÃO

FALAPRESIDENTECORRUPÇÃO, O JEITINHO...

É lamentável que as páginas dos jornais, todos os dias, estam-pem matérias mostrando a corrupção entre órgãos do serviço público e empresas privadas, geralmente o jogo de cartas marca-das que virou o processo de licitação de obras e serviços públicos, envolvendo até mesmo os próprios prefeitos, eleitos pela população para zelar pelo interesse público.

A corrupção que grassa na política brasileira age como um ví-rus que se espalha e contamina por onde passa. Difícil é encontrar quem passe incólume no crivo dos tribunais de contas sem nada dever à Justiça. Mas por quê? Seria a corrupção emanada do jei-tinho brasileiro, desde a colonização até os dias de hoje?

Vários são os autores, antropólogos que estudam o comporta-mento social e os costumes do povo brasileiro. Livros foram publi-cados sobre o famoso “jeitinho”, como característica cultural. No entanto, uma característica intrínseca de um povo para superar dificuldades não enseja, necessariamente, que essas ações descam-bem para a falcatrua, o roubo deslavado do dinheiro público em benefício próprio, o rompimento da linha que define o que é público e o que é privado. Ou será que furar a fila já seria prenúncio de uma ação como fraudar uma licitação. Com a palavra os estudiosos.

A meu ver, no entanto, uma coisa nada tem a ver com a outra. Não se pode tentar justificar um comportamento individual, portan-to não coletivo, a uma característica cultural, mesmo sendo essa ca-racterística produto de indivíduos que interagem entre si. O que não se percebe aí é que o comportamento individual é influenciado pelo ambiente coletivo, no que tange à determinação de valores e normas sociais, e não o contrário, no sentido de se transgredir esses próprios valores. Não fosse assim, todos os que trabalham no sistema penal invariavelmente se tornariam ladrões e assassinos.

A corrupção no serviço público é coisa de espertalhões - e este tipo há em qualquer sociedade, desde os primórdios da existência humana. O problema é que a facilidade com que se lida e manipula esse sistema atrai cada vez mais malfeitores. O quenão significa que todos os servidores públicos agem dessa forma, que não exis-tem pessoas bem intencionadas para trabalhar em prol da coleti-vidade, que tentam recolocar o timão na direção certa. Aliás, isto sim, é uma característica das sociedades, esse maniqueísmo, essa eterna luta entre o bem e o mal.

Portanto, nada de justificar o roubo com uma pretensa forma adquirida pela mão ao longo dos anos. Quem rouba não é a mão, mas a cabeça pensante que arquiteta as ações. Não são os “verda-deiros” servidores públicos, mas os meliantes de fato infiltrados.

JOÃO DE DEUSBELÉM

CARTASDOLEITOR

[email protected]

As infrações no trânsito de Belém se repetem a cada minuto. Tem sempre alguém estacionan-do em local proibido, impedindo a passagem de um pedestre ou, o que mais comum do que se pen-sa, avançando um sinal vermelho em qualquer rua da cidade.

Esse comportamento, que desafia a autoridade, a regra e o que deveria ser um costume so-cial, é repreendido com multas, apreensão de veículos, cassação da carteira de habilitação, enfim. Apesar de todas as medidas puni-tivas, ainda assim o Departamen-to Estadual de Trânsito e a Ctbel não conseguem domar o trânsito de Belém.

O que se verifica, na maioria dos casos, é que muitas infra-ções são cometidas devido à falta de estrutura da própria cidade, principalmente no que tange aos estacionamentos, o que obvia-mente não as justifica. Por outro lado, grande parte se deve à sen-sação de impunidade, já que ape-nas a multa não consegue inibir o poder aquisitivo de quem se acha acima do bem e do mal e faz o que bem entende. Veja-se o caso das filas duplas na frente de escolas particulares de alto poder aquisi-tivo, onde os próprios agentes de trânsito fazem vista grossa.

Não raro também se questiona por que os ônibus geralmente não

são multados por avanço de sinal. Resumindo: o trânsito virou uma balbúrdia e pouco parece ser fei-to para mudar toda a estrutura de sinalização, legislação e reeduca-ção de motoristas, sem falar em investimentos em novas vias de escoamento do trânsito.

O motorista, portanto, é ape-nas a ponta do iceberg. Não é so-mente ele quem atropela e mata, mas todo um sistema. É preciso, portanto, cuidar de todas as par-tes para que o resultado seja po-sitivo para todos os envolvidos, autoridades reguladoras do ser-viço e a população em geral, pois haverá menos mortes, tanto de motoristas quanto de pedestres.

A FALTA DE INVESTIMENTOTAMBÉM MATA NO TRÂNSITO

CIDADEEMFOCO - FOTO DE FERNANDO SETTE CÂMARA

HTTP://WWW.FLICKR.COM/PHOTOS/FERNANDOSETTE/

Page 3: Tribuna 63

A C I D A D E 3Belém, 27 de novembro a 3 dezembro de 2010

A proteção aos animais está prevista em nas leis brasileiras, inclusive na Constituição Federal, Artigo 255. Mas as associações de defesa e proteção de animais do Pará acompanham todos os dias

dezenas de casos de abandono, maus-tratos e mortes de cães e ga-tos vítimas da posse irresponsável e do descaso. Para tentar amenizar esta realidade, a Associação de De-fesa e Proteção Animal (Asdepa)

realiza no domingo (28/11), das 8h às 12h, na Praça da Igreja dos Ca-puchinhos, várias atividades edu-cativas, para arrecadar recursos, alimentos e tentar encontrar um lar para animais abandonados.

ASDEPA FAZ AÇÃO CONTRA OS MAUS-TRATOS AOS ANIMAIS

DEFESA

Diversão e responsabilidade so-cial tomaram conta da Praça Dom Alberto Ramos, no bairro da Ma-rambaia, durante a semana. A escola municipal Palmira Lins de Carvalho promoveu o evento temático “A escola vai à praça”, com finalidade de divul-

gar ações pedagógicas e culturais de-senvolvidas junto às crianças, jovens e adultos por ela atendidas, além do atendimento social à comunidade do entorno. O evento será levado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) a outros bairros de Belém.

“ESCOLA NA PRAÇA” VAIPARA OUTROS BAIRROS

EXTENSÃO

FALAPRESIDENTEBATALHAO deputado reeleito Manoel Pioneiro, do PSDB, está trabalhando firme dentro do seu partido, o mesmo de Simão Jatene, para ser o próximo presidente da Alepa. Os argu-mentos que ele está usando na pré-campa-nha a seu favor é de que ele tem experiência, por estar no quinto mandato, e é o mais vo-tado na sua legenda. Mas a verdade é que ele precisa de visibilidade para tentar ser eleito prefeito de Ananindeua em 2012, situação que também serviria para abrir mais uma vaga para a sua coligação no Legislativo estadual.

RECURSOSNa última reunião ordinária do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Pará (Cosems), realizada na quinta-feira (25), o atual presidente e secretário de Pau D Arco, Fredsom Silva, tratou de desmentir os rumores de que a aprovação do bolo de recursos para repactuação de procedimen-tos entre os municípios feitos pelo Sistema Único de Saúde faça parte de uma estratégia para tentar a reeleição.

BOLOSegundo Fredsom, os R$ 213 milhões do SUS destinados para que um município cubra o serviço que o outro não oferece será dividido de forma racional, contemplando os municípios considerados polos, que aten-dem outros menores. Ele garantiu ainda que será dada uma atenção maior a Belém, que

concentra a maior parte dos serviços de alta complexidade e precisa suportar a pesada carga dos pacientes de praticamente todos os demais municípios paraenses.

LULAO presidente Lula deve vir ao Pará no próximo dia 30 para inaugurar as eclusas de Tucuruí. Não há ainda confirmação da inauguração, mas é vontade do presidente da República promover a inauguração do que permitirá a navegabilidade do rio Tocantins na área da usina hidrelétrica.

PRAÇASA Prefeitura de Belém deve inaugurar ainda em dezembro três novos espaços de área verde na cidade. A população vai receber a urbanização das praças da travessa 3 de Maio, Malvinas e do conjunto Satélite.

PRESENTEO Parque Ambiental de Belém, no Médici, também está com as obras em fase de con-clusão e será um dos presentes da admi-nistração Duciomar Costa aos 395 anos da capital paraense.

HELICÓPTEROAté o dia 10 de dezembro chega a Belém o maior e mais completo helicóptero de resgate aéreo da Amazônia. A aeronave ficará sob a responsabilidade do Corpo de Bombeiros, que poderá transportar mais de um paciente em uma espécie de UTI aérea.

TRIBUNALIVRE

PIN

GA

F

OG

O

Uma das esperanças da área da saúde municipal para o novo governo do Pará é o aumento de re-passes para a saúde. O secretário de Belém, Sérgio Pimentel, garante que este ano o repasse do Estado foi de apenas R$ 90 mil mensais para a chamada atenção básica, valor que, segundo ele, não paga a folha do me-nor posto de saúde da capital.

Enquanto a transição segue, informações paralelas, de fora dos relatórios oficiais do atual para o futuro governo, apresentam con-tradições sobre tudo. Uma das mais polêmicas é o real número de tempo-rários do Estado.

José Emílio Almeida, presi-dente da Associação dos Concur-sados do Pará, diz que são 6 mil redondinhos. O governo garante que são apenas 700. A diferença

não é uma pequena contradição – São 5.300 temporários voan-do, para o lado da verdade ou da mentira.

A feira da Cremação será a se-gunda feira-modelo de Belém. A pri-meira, a da 25 de Setembro, prova que o modelo de autogestão funciona quando há boa vontade entre poder público e feirantes.

O Mercado de São Brás se-rá transformado em um teatro municipal e será um novo espaço cultural da cidade, a exemplo do que o prefeito Duciomar Costa fez com o cinema Olympia.

A expectativa é que até o próximo ano, os feirantes do mercado de São Brás sejam remanejados para uma feira no próprio bairro, sem qualquer prejuízo do trabalho que exercem.

DEZEMBRO É TEMPO DELUZ NATALINA

Preparar a decoração da ca-sa para o Natal ainda é um ritual muito importante para inúmeras famílias. E o que não pode faltar nas decorações são as famosas lu-zes de Natal ou pisca-pisca, como é conhecido popularmente. Nessa época, a procura pelo enfeite au-menta e as novidades também.

Em dezembro muitas casas se enfeitam para o natal enfeitando suas fachadas com as luzinhas de natal de todos os jeitos e cores. Mas a dúvida que fica é na hora de pagar a conta de luz. Segundo Sandro Menezes, gerente de uma loja no co-mércio da cidade, as luzes de natal têm um consumo pe-queno de energia, se comparado com outros parelhos eletrônicos, como o ferro de passar. “Todo equipamen-to eletrônico indica o quanto a pessoa vai gastar. Essa decoração é só du-rante um mês, e deixa o ambiente mais bonito. Vale o custo-benefí-cio”, afirma o gerente.

Menezes afirma que os produ-tos mais indicados são os nacio-nais, pois tem maior durabilidade e tem o selo do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). “Os produ-tos importados, como os chineses, por exemplo, não possuem certifi-

cado, e apesar de também serem bons, não estão dentro dos nos-sos padrões e podem gastar mais energia, além de durarem menos. O selo do Inmetro é sempre uma garantia”, revela o lojista.

A cada ano que passa, surgem mais novidades nesse mercado e os produtos sofrem mudanças. A árvore de fibra ótica, que fez muito sucesso ano passado e que teori-camente gastava menos, este ano está em baixa. A tendência deste natal, em se tratando de luzes natalinas, são as luzes amarelas

e as de lead, que estão sendo as mais procuradas. “Para este ano, as luzes amarelas estão vendendo a todo vapor, por se-rem bonitas e por gastarem pouca energia” afirma Menezes.

Mas, para que o Natal seja só alegria

e sem transtornos, alguns cuidados básicos devem ser tomados na hora de enfeitar a casa. “As pessoas de-vem ter muito cuidado na hora de instalar essas luzes, de preferência, é aconselhável que busquem ajuda de um profissional eletricista, e não fazer instalações perto de qualquer coisa que tenha facilidade de propa-gação do fogo, ou de produtos infla-máveis”, aconselha o gerente.

A maior parte da tradicional decoração de Natal é feita

graças ao colorido das luzes

ALESSANDRA SERRÃO

Page 4: Tribuna 63

A C I D A D E 4 Belém, 27 de novembro a 3 de dezembro de 2010

Os períodos de chuvas em Belém para o ano de 2011 terão aumento de índices pluviomé-tricos, por causa da influência do “La Ñina”, que é um fenôme-no de resfriamento dos mares. Caso o fenômeno persista, Be-lém terá altos índices de chuvas fortes, segundo informações se-gundo do Instituto Nacional de Meteorologia do Pará (Inmet). Segundo a meteorologia do Pará, o mês em que mais ocor-re chuva é março, com índices médios de 447,00 milímetros pluviométricos só na capital. Para o ano de 2011, esse índice poderá sofrer alterações e ultra-passar o nível da chuva de anos anteriores.

Para se ter um comparativo, só neste mês de novembro já choveu quase o triplo do mes-mo período do ano passado. Em todo o mês novembro de 2009 choveu 45,1 milímetro pluvio-métrico, enquanto novembro deste ano choveu, até o momen-to, 118 milímetros de água.

Segundo Hilce Ferreira, me-teorologista do Inmet, até mea-dos de maio do próximo ano as chuvas terão índices acima do considerado normal. “Ano Pas-sado, tivemos o fenômeno do El Ñino, e como esse ano estamos sob a influência do La Ñina, as chuvas nos meses de Janeiro até meados de Maio serão mais fortes, bem acima do normal”, ressalta Hilce Ferreira do In-met.

Ela diz que se Belém este ano teve um período curto e de pouca de chuva, ano que vem será diferente. Por isso,

será melhor sair prevenido de casa, com o item indispensá-vel para os todos os paraenses: o guarda-chuva. “Este ano em Belém só choveu 113,0 mm, e se continuar o fenômeno do “La Ñina” esse índice ficará acima da média no ano que vem”, reforça. Essa é uma boa notícia pelo menos para os vendedores de guarda-chuva, que deverão se animar com as vendas nesse período no qual a meteorologia prevê chuvas intensas.

Outra preocupação da popu-lação com a chegada do inverno amazônico deve ser com os in-cidentes causados pela chuva, quando alguns cuidados são importantes, como evitar lo-cais abertos, propensos a raios e relâmpagos, evitar falar no

INVERNO DE BELÉM TERÁCHUVAS ACIMA DA MÉDIA

A Fundação Centro de Hemo-terapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promoveu culto ecu-mênico e programação cultural com direito a bolo para marcar o Dia do Doador Voluntário de San-

gue, no último dia 25, com o tema “Estenda a mão a quem precisa”. Mas a busca de doadores continua até o final do ano, para suprir a de-manda que costuma aumentar por ocasião das festas de Natal e Ano

Novo. O Hemopa promove em média 12 campanhas por ano pa-ra mobilizar a população a ser doa-dora voluntária. Além disso, ainda faz algumas focalizadas como a do carnaval, final de ano e verão.

HEMOPA MANTÉM CAMPANHA PARA AUMENTAR DOADORES

Começou no último dia 24 o pa-gamento da segunda parcela do 13º Salários de aposentados e pensionis-tas da previdência social. O pagamen-to vai alcançar mais de 23 milhões de beneficiários, com um montante a ser injetado na economia de cerca de R$9

bi. Segundo análises do DIEESE/PA, do total de Beneficiários de todo o Brasil (23,6 milhões) que terão direito a esta segunda parcela do 13º Salário, a Região Norte responde por cerca de 986 mil, ou seja, cerca de 4,18% do total de beneficiários do Pais.

SAI 2ª PARCELA DE 13ºPARA APOSENTADOS

SOLIDARIEDADERENDA

LEIA RÁPIDO

Uma força-tarefa na área

de Aids integrada pelo Brasil e

mais seis países inicia em 2011

os testes do primeiro produto

desenvolvido pelo bloco: uma

variação do antirretroviral rito-

navir, que, ao contrário do me-

dicamento clássico, não precisa

ser guardada na geladeira. A

droga, feita com matéria-prima

da China e de laboratórios par-

ticulares brasileiros, está sen-

do desenvolvida na Fundação

Oswaldo Cruz com uma nova

tecnologia. Cabe ao Laborató-

rio Federal de Pernambuco fa-

zer a análise do material. “É um

esforço conjunto. Uma vez veri-

ficada a segurança do produto,

o Brasil repassará a tecnologia

para os demais países do bloco”,

disse a consultora do Ministério

da Saúde e coordenadora do

projeto do desenvolvimento da

droga, Eloan Pinheiro. O go-

verno brasileiro gasta por ano

R$ 11,45 milhões na compra do

remédio, atualmente usado por

38.650 pacientes. “A tendência é

que a indicação do medicamen-

to aumente nos próximos anos”,

observou Greco.

BRASIL VAI PRODUZIR DROGA ANTIAIDS

carnaval, final de ano e verão.

LEIA RÁPIDO

SOMENTE EM NOVEMBRO BELÉM RECEBEU O TRIPLO DO VOLUME DE ÁGUA DO MÊS PASSADO

ALESSANDRA SERRÃO

SÁBADO (27), É DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO CONTRA O CÂNCER DE PELE, DATA CRIADA HÁ ONZE ANOS PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA, PARA DIVULGAR INFORMAÇÕES SOBRE A DOENÇA.

COMPARE O VOLUME DE CHUVA DO PERÍODO

MÊS VOLUME DE ÁGUA Novembro/2009 .......45,1 milímetros pluviométricos Novembro/2010 .........118 milímetros pluviométricos

celular, tomar banho de pisci-na na chuva e, mais importan-te, evitar jogar lixo nos canais,

pois o entupimento aumenta as chances de se ter enchentes nas ruas de Belém.

POPULAÇÃO ENFRENTOU CONGESTIONAMENTO E ALAGAMENTOS

ALESSANDRA SERRÃO

Page 5: Tribuna 63

A C I D A D E �belém, 27 de novembro a 3 de dezembro de 2010

bElém tEm 30 CArrosguInChADos toDo DIA

Trânsito, engarrafamento, ônibus lotado, falta de estaciona-mento e carros guinchados. Esta é a realidade de toda grande cidade e Belém não fica fora deste cenário, junto com a Região Metropolitana de Belém (RMB), que tem uma fro-ta de 290 mil veículos, segundo o Departamento de Trânsito do Pará (Detran). O número pode explicar a dificuldade de vagas para esta-cionar na capital paraense, onde 30 carros são guinchados por dia pela Companhia de Transporte de Belém (Ctbel).

A área com maior incidência de carros guinchados é o cen-tro comercial de Belém, onde as ruas são estreitas e as casas antigas não têm estacionamen-to. Além disso, existem vários prédios públicos no local, o que gera um grande fluxo de veícu-los nas ruas. Como a cidade não foi planejada para comportar tantos carros, há dificuldade de locomoção e estacionamento.

O guincho acaba sendo um drama para quem não tem onde estacionar. “É preciso circular bastante para encontrar uma vaga, tenho que ficar dando voltas e esperar um carro sair para poder estacionar”, conta a universitária Mariana Élida, ilustrando porque as pessoas acabam estacionando em lu-gares proibidos. “Infelizmente, Belém não tem vagas de estacio-namento. Tive que estacionar próximo ao Tribunal de Justi-ça, não havia sinalização, nem vaga para estacionar. Tive meu carro guinchado, paguei o guin-cho, multa, diária e fui punida com 5 pontos na carteira”, conta a funcionária pública Carmem Amaral.

Quando o condutor tem o ve-ículo guinchado é punido com cinco pontos na Carteira Nacio-nal de Habilitação (CNH), é noti-ficado e posteriormente multado,

As opErAçõEs DE guInCho são fEItAs DIArIAmEntE Em loCAIs DE EstACIonAmEnto proIbIDo

alessandra serrão

LEIA RÁPIDO

A produção do lixo em Belém

cresceu 11% este ano, em relação

a 2009, segundo as balanças do

Aterro Sanitário do Aurá, local

que recebe todo o resíduo pro-

duzido na capital. O percentual

significa 100 toneladas a mais do

que em 2009. O aterro registra

todo dia a coleta de mil toneladas

de lixo. O aumento pode acelerar

o processo de saturação do siste-

ma do Aurá - que além dos resí-

duos domésticos e industriais de

Belém, recebe tudo o que é produ-

zido no segundo município mais

populoso do Pará, Ananindeua.

O aumento do lixo despejado

no Aurá pode ser explicado, em

parte, pela ampliação no serviço

de coleta. Na primeira semana

de novembro, a Secretaria Mu-

nicipal de Saneamento passou

a utilizar 16 novos caminhões

coletores, cada um com capaci-

dade para 15 toneladas.

Embora 97% dos domicílios

contem com o serviço de coleta,

segundo indicam os dados do

Instituto Brasileiro de Geogra-

fia e Estatística (IBGE), há ain-

da uma parcela significativa de

lixo produzido que deixa de ser

recolhido e acaba despejado nos

canais e lixões improvisados,

em ruas, calçadas, esquinas.

PRODuçãO DO LIxO DE BELém cREscE 11%

A situação das calçadas é grave em boa parte dos bairros do Mar-co e da Pedreira. Foram destruídas pela ação do tempo ou invadidas por obras particulares, como rampas de acesso a garagens ou a extensão de estabelecimentos co-

merciais. Além disso, boa parte dos imóveis de Belém não respeitam o espaço mínimo de 1,5 m até o meio fio, previsto no Código de Postura do Município, prática que terá fis-calização intensificada pela Secre-taria Municipal de Urbanismo.

cALçADAs tERãO mAIsfIscALIzAçãO DA sEuRB

POstuRA

A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) vai intensificar na cidade, aos finais de semana, a fiscalização para coibir as irregularidades cometidas por motoristas, quan-

do a cidade tem menos fiscali-zção de trânsito.

O objetivo é alertar os con-dutores de veículos que insistem em desrespeitar as leis de trânsi-to, principalmente estacionando

em locais proibidos, que segun-do o Código de Trânsito Brasi-leiro (CTB), é considerado uma infração grave, com penalidade de cinco pontos na carteira de habilitação do condutor.

ctBEL AumEntA fIscALIzAçãOEm BELém nOs fIns DE sEmAnA

InfRAçõEs

Outro problema da capital é a quantidade de pontos de tá-xi. A Ctbel já está fazendo um estudo para verificar a neces-sidade de tantos pontos de taxi na capital. “A partir do estudo, estaremos notificando os taxis-tas, vendo se o ponto de taxi é viável e com isso teremos mais vagas para estacionar”, afirma Jardim.

Segundo Alain Castro, pre-sidente do Sindicato de Taxis-tas do Município de Belém, a frota de taxis é de 5.400 veí-culos e equivale a 1% dos veí-culos da cidade. “O taxi é um

serviço de transporte e atende as necessidades da população, então precisamos de espaço. Se o poder público liberou a nossa atividade tem que ceder espaço para trabalharmos”, defende.

O projeto Zona Azul, que criava novas áreas de estacio-namento mediante taxas, foi suspenso, mas de acordo com Elias Jardim um novo estudo está sendo feito para retornar com o estacionamento rotativo, sendo que os flanelinhas serão inclusos. Para o presidente do Sindicato dos Guardadores de

Carro, Ronivaldo Andrade, a atividade dos flanelinhas tem razão social. “Não é apenas uma questão técnica, mas tam-bém social. A Zona Azul tem que integrar os flanelinhas, pois auxiliamos os motoristas. A cidade não tem vagas de esta-cionamento, então os motoris-tas tem que circular e engarra-fam o trânsito”, explica.

Por outro lado, Jardim con-sidera que a solução para a falta de vagas para estacionar seria a criação de estacionamentos verticais, ainda inexistentes na capital paraense.

ExcEsso dE táxis também rEduz Espaços

mas pode pedir recurso. O valor da multa varia de acordo com a gravidade da infração. Se o condutor estacionar em luga-res proibidos paga R$ 85 e, se o motorista estacionar em lugares onde há proibição de parar e es-tacionar, paga multa de R$ 120. Além disso, o motorista ainda paga o guincho. Para carros

pequenos o preço é R$ 96,26, já para carros de médio porte o valor é de R$ 133,00 e o valor a ser pago por veículos de grande porte é R$ 193.

Além de o motorista pagar o guincho e multa, caso o veículo passe mais de 24 horas no pátio da Ctbel, também é preciso pagar a diária, no valor de R$ 50. “Na

teoria, o período máximo que um carro pode ficar no pátio é de 90 dias. Após esse prazo, o car-ro poderia ir a leilão, mas como não temos legislação para leilões de veículos, o motorista pode re-tirar o carro independentemente do tempo que o veículo ficar no pátio”, explica Elias Jardim, di-retor de Trânsito da Ctbel.

Page 6: Tribuna 63

A C I D A D E 6 Belém, 27 de novembro a 3 dezembro de 2010

PORTAL DO TRABALHADORCAPACITA PARA O MERCADO

Foi realizada, no último dia 22, a entrega de certificados dos Cursos de Qualificação Social e Profissional 2010, oferecidos pelo Portal do Trabalhador, da Prefeitura Municipal de Belém. O evento ocorreu no auditório do Colégio Ideal.

Os cursos de Qualificação Social e Profissional são exe-cutados através do Programa Nacional de Qualificação vin-culado à Prefeitura Municipal de Belém, com a administra-ção da Secretaria Municipal de Economia (Secon) por meio do Portal do Trabalhador e tendo como parceiros o Ministério de Trabalho e Emprego e o Fundo de Amparo ao Trabalhador.

O projeto visa ampliar o acesso da população ao merca-do formal, através da qualifica-ção da mão-de-obra e do esta-belecimento de parcerias com empresas e instituições interes-sadas em abrir vagas de empre-go. Trabalhadores autônomos e rurais, desempregados, pessoas

portadoras de deficiência física e pessoas sem experiência no mercado de trabalho também são público-alvo do projeto.

O jovem que participa do projeto recebe, além da qua-lificação profissional, auxílio-

transporte, lanche, interação social e oportunidade de in-serção no mercado. “A opor-tunidade de participar dos Cursos do Portal do Trabalha-dor deve ser aproveitada por todas as pessoas, porque além

de preparar para o mercado de trabalho, contribui para a formação cidadã, enfocando direitos e deveres perante a sociedade”, afirma Reginaldo Abreu, coordenador do Portal do Trabalhador.

OBJETIVO DOS CURSOS É QUALIFICAR MÃO DE OBRA PARA AS NOVAS VAGAS ABERTAS NAS EMPRESAS

ELIVALDO PAMPLONA/COM

USA Universidade Federal Ru-

ral da Amazônia (Ufra) reabriu as inscrições ao vestibular 2011. As inscrições prosseguem até dia 5 de dezembro. Para se inscrever, é obrigatório informar o número de inscrição no Enem 2010 e pa-

gar a taxa de R$ 50, somente pela internet. A primeira fase do ves-tibular corresponderá ao Enem. A segunda etapa, de responsabi-lidade da Ufra, será aplicada dia 16 de janeiro de 2010. Inscrições: http://ufra.eform.net.br

UFRA REABRE INSCRIÇÃOPARA VESTIBULAR 2011

REABERTA

A nova prova do Exame Na-cional do Ensino Médio (Enem) para estudantes prejudicados por erros da primeira prova será aplicada no próximo dia 15, mas a Universidade Federal do Pará

(UFPA) decidiu manter as notas da primeira prova como resulta-do da sua primeira etapa. Apesar de receber representação de estu-dantes que solicitam a desvincu-lação da prova da UFPA do Enem,

o reitor em exercício, Horácio Sch-neider, explicou que a UFPA não pode suspender a nota do Enem como forma de avaliação para in-gresso na instituição até que uma decisão oficial anule o certame.

UFPA VAI MANTER NOTA DO ENEMPARA A 1ª FASE DO VESTIBULAR

DIVERGÊNCIA

TREO Tribunal Regional Eleitoral do Pará abriu concurso público para cargos vagos e formação de cadastro de reserva em cargos efeti-vos de níveis superior e médio. As inscrições para o concurso do TRE-PA serão recebidas exclusivamente via Internet pelo endere-ço eletrônico www.fgv.braté o dia 15 de dezembro. O valor da taxa de inscrição será de R$ 80 para o cargo de Nível Superior e de R$ 65,00 para os cargos de Nível Médio. As provas serão realizadas em Belém, com data de aplicação inicialmente prevista para o dia 6 de fevereiro de 2011.

FUNDAÇÃO CARLOS GOMES A Fundação Carlos Gomes divulgou edital de concurso para provi-mento de vagas em cargos de nível superior, de nível médio e de nível fundamental da Fundação Carlos Gomes. O concurso destina-se ao preenchimento de 49 vagas para diversos cargos de nível Funda-mental, Médio e Superior, com carga horária de 30h semanais com remuneração variada entre R$ 510 a R$ 1.388,62. As inscrições serão realizadas exclusivamente por via Internet, através do endereço ele-

trônico www.uepa.br/concursos e requeridas no período entre 10h00 do dia 4 de janeiro de 2011 e 23h59 do dia 6 de fevereiro de 2011, obser-vado o horário local. As provas objetivas para todos os cargos terão a duração de quatro 4 horas e serão aplicadas na cidade de Belém, no dia 06 de março de 2011.

OURILÂNDIA DO NORTEA Câmara Municipal de Ourilândia inscreve para concurso público destinado ao provimento de cargos efetivos em vagas no órgão. Serão ofertadas 48 vagas para diversos cargos de nível Médio e Su-perior, com carga horária de 40h semanais e remuneração variada entre R$ 696,96 a R$ 1.219,70. As inscrições deverão ser realizadas no período de 19 de novembro de 2010 a 15 de dezembro de 2010, exclusivamente, via internet, através do endereço eletrônico www.ciesuc.com.br, no período compreendido entre 10h00 do dia 19 de novembro de 2010 até às 16h do dia 15 de dezembro de 2010. A prova esta prevista para ser realizada no dia 26 de dezembro de 2010, no município de Ourilândia do Norte, com duração de 3 horas incluindo o tempo para marcação do cartão resposta.

EMBRATUREstão abertas as inscrições para o concurso público da EM-BRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo. Serão ofertadas 504 vagas para diversos cargos, com remuneração variada entre R$ 1.950,23 a R$ 4.834,22. A inscrição poderá ser efetuada no endereço eletrônico www.universa.org.br e solicitada no pe-ríodo entre 8h00 do dia 10 de novembro de 2010 e 20h00 do dia 20 de dezembro de 2010, observado o horário oficial de Brasília-DF. As provas referentes ao concurso público serão realizadas na data provável de 6 de fevereiro de 2010, nas ci-dades de Brasília-DF, São Paulo-SP, Rio de Janeiro-RJ, Belo Horizonte-MG, Salvador-BA e Fortaleza-CE.

EM ANDAMENTO

GUARDA MUNICIPALEstão marcadas para o dia 18 de dezembro as provas do concurso público da Guarda Municipal de Marabá. Ao todo, são 3.095 vagas para diversos cargos, com remuneração até R$4.521,30.

CONCURSOS

LEIA RÁPIDO

A UEPA realiza nos dias 28

e 29 a primeira etapa do seu

processo seletivo, de 8h às 13h.

A relação dos classificados para

a terceira etapa será divulgada

no dia 6 de dezembro.

O vestibular 2011 da Univer-

sidade Estadual do Pará teve

79.674 inscritos. São oferecidas

2.864 vagas. O curso de fisiote-

rapia é o mais concorrido, com

98,50 candidatos por vaga -

1.970 inscrições para 20 vagas

ofertadas na capital.

UEPA FAZ PRIMEIRAETAPA DOVESTIBULAR

Page 7: Tribuna 63

A C I D A D E �belém, 2� de novembro a 3 dezembro de 2010

o prefeito de terra alta, aroldo pinto (pSdB), foi preSo eSta Semana. ele é acuSado de envolvimento com empreSaS fornecedoraS de medicamentoS que, com a adminiStração de municípioS do eStado, negociavam remédioS Sem licitação.

A Câmara Municipal de Be-lém realizou sessão especial para debater a possibilidade de uma epidemia de dengue no município, solicitada pelo vereador Fernando Dourado (DEM). A diretora de Endemias

da Secretaria Executiva de Saú-de do Estado do Pará (Sespa), Ana Helfer, esteve presente na sessão, e afirmou que cerca de 10% dos casos de dengue po-dem evoluir para quadros mais graves.

câmara municipal diScute a dengue

preocupação

Ficou para a próxima semana a votação de projetos que seriam apreciados pelos deputados pa-raenses esta semana, no último dia 24. Pela terceira semana consecutiva, dois projetos de lei

do Poder Executivo não foram votados da ALEPA por falta de quorum. Dos 21 deputados ne-cessários, 17 estiveram no ple-nário. Um dos projetos é o de número 291 que dispõe sobre

a isenção de tributo nas opera-ções e prestações realizadas nas usinas siderúrgicas. Já o projeto 292 dispensa tributos nas ope-rações e prestações com minério de cobre e seus derivados.

falta de quorum atraSaaS votaçõeS na aSSemBleia

folga

trAnsIção sEguE Com InformAçãoO governador eleito do

Pará já tem conhecimento de como estão as contas do estado. O economista Sérgio Leão, indicado por Simão Ja-tene, recebeu um relatório do representante do atual gover-no, Edilson Rodrigues. Eles trocaram informações sobre a situação do Termo de Ajuste de Conduta feito com o Minis-tério Público, referente à con-tratação de temporários, além de dados sobre os benefícios dos previdenciários, relação dos precatórios, Lei Kandir e outros assuntos pertinentes.

A reunião entre os repre-sentantes do atual e futuro governo do estado durou cer-ca de uma hora e meia e foi feita a portas fechadas. Uma nova reunião será marcada após análise dos dados. As informações repassadas para Sérgio Leão representam 50% da demanda pedida pelo eco-nomista.

Entre os assuntos aborda-

dos estão os projetos que in-tegram o Plano de Acelaração ao Crescimento (PAC-PA), no valor de R$109 bilhões, rela-ção de obras realizadas pelo estado com verba federal, in-formações dos conselhos e co-legiados setoriais existentes na administração.

A administração do gover-nador eleito informou que no momento não vai fazer análi-ses setoriais. “Não trabalha-res de forma setorial, mas de maneira mais abrangente, não por secretarias”, disse Sérgio Leão.

Simão Jatene se reuniu em Brasília com o relator-geral do Orçamento 2011, senador Gim Argelo (PTB-DF), e pediu es-forço para a aprovação de emendas que destinem mais recursos ao setor de saúde, principalmente para procedi-mentos de média e alta com-plexidade no Pará.

Jatene reuniu-se com o re-lator-geral do Orçamento 2011,

sérgIo lEão, CoorDEnADor DA trAnsIção DE jAtEnE, rECEbE InformAçõEs DE EDIlson roDrIguEs

alessandra serrão

Os três primeiros ministros cujas indicações foram oficializa-dos pela presidente eleita Dilma Rousseff. Em Brasília, eles fize-ram pronunciamentos nos quais apresentaram as metas que per-seguirão em suas pastas a partir de 1º de janeiro.

Guido Mantega, que permane-cerá à frente da Fazenda, Miriam Belchior, do Planejamento, Orça-mento e Gestão, e Alexandre Tom-bini, presidente do Banco Central (cujo cargo tem status de ministro), estavam acompanhados do depu-

tado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP), um dos coordenadores da campanha de Dilma.

Guido Mantega afirmou que a “prioridade máxima” da nova gestão na pasta será expandir o crescimento da economia e a geração de emprego. “Queremos um crescimento de qualidade, um crescimento aumentando os investimentos e fortalecendo o mercado interno, de modo a ge-rar milhões de novos empregos”, afirmou Mantega.

Miriam Belchior defendeu me-

lhorar a qualidade do gasto público. “É possível fazer mais com menos e é isso que nós vamos perseguir nos próximos quatro anos, no governo da presidente Dilma”, declarou.

Alexandre Tombini estabe-leceu como missão à frente da presidência do Banco Central perseguir a meta de inflação. “Eu tive longas e muito boas conver-sas com a presidente eleita Dilma Rousseff, e ela disse que o Banco Central sob a minha liderança de-ve continuar perseguindo a meta de inflação”, afirmou.

DIlmA ComEçA A DEfInIr os mInIstros Do govErno

O Senado deu mais um passo para a aprovação de mudanças na legislação eleitoral. A Comissão de Ciência e Tecnologia do Sena-do aprovou projeto que, entre ou-tras mudanças, estabelece regras mais duras para a realização de pesquisas eleitorais próximas às eleições - as pesquisas realizadas 30 dias antes do pleito têm que ouvir pelo menos 0,01% do elei-torado nacional o que equivale a cerca de 13 mil eleitores.

lEgIslAção ElEItorAlpAssA por muDAnçAs

Em entrevista a blogueiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse que, depois de “de-sencarnar” do cargo de presidente da República, pretende se tornar “tuiteiro” e “blogueiro”.“Quero ficar quatro meses sem fazer na-da, quero desencarnar primeiro, para a gente começar a conversar. Pode ficar certo de que serei tui-teiro, blogueiro. Eu vou ser um monte de coisa que eu não fui até agora”, disse.

lulA quEr sE tornAr “bloguEIroE tuItEIro”

senador Gim Argelo (PTB-DF), e pediu esforço para a aprova-ção de emendas que destinem

mais recursos ao setor de saú-de, sobretudo, no que se refere aos procedimentos de média e

alta complexidade no Pará. O investimento será superior a R$ 68 milhões.

Page 8: Tribuna 63

A C I D A D E 8 Belém, 27 de novembro a 3 dezembro de 2010

O aumento do preço da car-ne na Região Metropolitana tem assustado os consumidores. O reajuste médio neste mês de no-vembro aumentou cerca de 10% em relação ao mês anterior. Já no acumulado deste ano, o rea-

juste já atingiu 23%, sendo que a inflação neste mesmo período não deverá ultrapassar os 5%.

De acordo com o Dieese Pa-rá, a trajetória dos preços da carne em Belém é “injustificada e abusiva”.

PREÇO DA CARNE NÃOPARA DE SUBIR NA RMB

REAJUSTE

Esta semana, o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) lançou du-as publicações: uma avaliação sobre o programa Terra Legal e um guia de boas práticas de

manejo para produtos florestais não madeireiros.

“Primeiro ano do Programa Terra Legal: Avaliação e Reco-mendações” e “Boas Práticas de Manejo Florestal e Agroindus-

trial de Produtos Florestais Não Madeireiros” estão disponíveis no site do Imazon para down-load. Quem estiver interessado em conhecer as pesquisas, pode acessar: www.imazon.org.br.

PUBLICAÇÕES ABORDAM A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

PESQUISAS

DIVISÃO DO ESTADOO deputado federal Giovanni Queiroz, defensor ardoroso e autor do projeto da criação do Estado de Carajás, segun-da-feira, manteve um debate com vereadores de Belém a respeito da divisão do Esta-do. A conversa foi informal, mas o vereador Nadir Neves, contrário à causa, reconheceu que o movimento separatista só prosperou por causa da au-sência do governo do Estado nas regiões mais carentes. O encontro aconteceu na casa da vereadora Tereza Coimbra e estavam presentes os vere-adores Orlando Reis, Nonato Filgueiras, Mário Correa e Nadir Neves.Esta discussão está só começando, pois ain-da será votado, na Câmara Federal, o projeto de decreto legislativo que autoriza a re-alização de plebiscito para a criação do Estado do Carajás. A boa notícia para Giovanni Queiroz foi a sanção da Lei 12309, de 2010, que promulga a Lei de Diretrizes Orçamentá-rias (LDO) de 2011, pelo presi-dente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em seu artigo 12, inciso 22 garante recursos à Justiça Eleitoral para cobrir despesas com eleições, referendos e plebiscitos.A LDO de 2011 ga-rante a previsão para realiza-ção do plebiscito que dará ao povo o poder de decisão para criar ou não a nova Unidade Federativa.

HOMENAGEM À CULTURA NA CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉMQuinta-feira foi dia de ses-são especial na Câmara de Vereadores de Belém. Os vereadores elegeram alguns nomes de destaque na cultu-ra paraense. Tereza Coimbra homenageou o administrador de Outeiro, Henrique Andrade, por seu trabalho em manter vi-va a cultura popular de Outei-ro e seu trabalho de uma vida em defesa do teatro paraense. Fernando Dourador trouxe à tona o nome de Heitor Pinhei-

ro, ex-presidente do Centur e da Funbel. Cobrador Pregador homenageou a bandaSayo-nara, homenagem justa por um grupo que mantem viva a cultura de bandas de baile. O vereador Ademir Andrade en-tregou a placa de mérito cultu-ral ao grupo Pavulagem, claro reconhecimento à cultura popular. É bonito ver políticos reconhecendo o valor cultural de pessoas que mantêm viva a história do povo.

DILMA E JATENE E A TAL TRANSIÇÃODilma nem fala em transição, pois estava no governo Lula e já sabe tudo. Jatene critica a falta de repasse de informa-ções da equipe de Ana Julia, problema esse que estará re-solvido em poucos dias, nem precisa tanto estresse. Dilma e os jornais não falam dos no-vos ministros. A presidente não quer ninguém do gover-no Lula, pelo menos na linha de frente ou de frente com a mídia. Jatene nem fala de se-cretários e os jornais também não questionam. Fato curioso para um desinformado, pois quem acompanhou o gover-no de Jatene sabe que sua equipe passada permanecerá e por isso não gera especula-ções da mídia.

NEM SÓ DE POLíTICOS VIVE A POLíTICAMuitas pessoas repetem a fra-se pronta de que não gostam de política, mas sabemos que, quando um cidadão comum demonstra preocupação com a coletividade e faz pequenos gestos em busca de soluções coletivas para os problemas da pobreza e da miséria, estas pes-soas ocupam o papel dos políti-cos na falta do poder público. O envolvimento da comunidade, não vinculada ao poder político em prol do povo necessitado, cria um ambiente voltado para soluções de questões que são seriamente discutidas entre po-líticos, mas que a solução vem mesmo do cidadão comum.

POLÍTICA&PODERPor Maria de AssisAGRONEGÓCIO É

TEMA DE EVENTOO agronegócio é significati-

vo para a economia. Representa 46% do Produto Interno Bruto (PIB) do Pará. Para discutir as questões da produção susten-tável das regiões Bragantina e Marajó, além do mercado da pecuária, grãos, exposições, feiras agropecuárias e inves-timentos, representantes de 126 sindicatos de municípios paraenses participaram dos debates e palestras do 34º En-contro Ruralista, promovido pela Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), nos dias 23 e 24 de novembro.

Segundo Carlos Fernandes Xavier, presidente da Faepa, é preciso valorizar a importân-cia do agronegócio para a eco-nomia do Pará. “O agronegócio representa 46% do nosso PIB. Temos que saber usar os re-cursos de maneira sustentável e respeitar a legislação ambien-tal”, disse Xavier.

O encontro promoveu troca de informações entre os sindi-catos, que puderam expor su-as dificuldades e compartilhar boas ideias para a categoria. “Temos oportunidade de trazer nossas demandas mais difíceis para debater junto a Faepa, como por exemplo, questões ambientais e fundiárias, que

são muito burocráticas. Tam-bém visamos regulamentação, parcerias e financiamentos. Conseguimos a gratuidade do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e cursos voltados para o empreendedor rural e técnicas de inseminação artificial”, ex-plicou Roberto Moreira, presi-dente do Sindicato dos Profis-sionais Rurais do Município de Alenquer (Simpra).

O Pará tem 20 milhões de cabeça de gado, sendo quatro milhões por ano para abate. De acordo com o presidente da Faepa a produção de grãos de milho, feijão e arroz produzida

pelo estado do Pará é destina-da a suprir o mercado interno, já a produção de soja é voltada para o mercado externo. O pre-sidente Carlos Xavier aponta que o boi do Pará é o mais ba-rato do Brasil, mas a carne que chega a Belém é mais cara do que em São Paulo.

“Isso se dá devido a fatores de logística, transporte e tecno-logia. O boi paraense é o mais barato do país, mas quando é transformado em carne, enca-rece. “Devemos investir mais em tecnologia e pecuária in-tensiva”, analisa o presidente da Federação, Carlos Xavier.

PALESTRAS SOBRE AGRONEGÓCIO MARCARAM O ENCONTRO

Na última semana, Belém foi palco de evento em defesa da Saúde e Segurança do Trabalha-dor. Na ocasião, especialistas na área de segurança, saúde e meio ambiente de trabalho discutiram as novas fórmulas para preven-ção de acidentes e as experiências que já deram certo. Além disso, o público paraense pôde conferir o que há de mais moderno na área de máquinas e equipamentos produzidos para dar mais segu-

rança aos trabalhadores.Com “o tema ‘‘A Comunicação

na Promoção da Segurança, Saú-de do Trabalhador e Meio Am-biente”, a ideia do evento foi mos-trar que o trabalhador pode ser o principal agente comunicador na prevenção de acidentes, promo-ção da saúde e segurança, e na preservação do meio ambiente. Durante quatro dias do evento, os participantes tiveram acesso a conferências, palestras, mesas re-

dondas, painéis, casos de sucesso e programação cultural.

O evento foi encerrado na sex-ta-feira, dia 26, com a Conferên-cia de Encerramento “Oportuni-dades e Desafios da Segurança, Saúde do Trabalhador no Pará e no Brasil”, que destacou as ações institucionais como parceiras no processo de melhoria das condi-ções de trabalho. A programação fez parte do PrevNorte 2010, que está completando 12 anos.

SAÚDE DO TRABALHO EM FOCO

ALESSANDRA SERRÃO

Page 9: Tribuna 63

VIOLÊNCIA CONTRAA MULHER CAI 50%

No último dia 25, o Brasil e mais 159 países se mobilizaram pelo Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres. As atividades marcaram o iní-cio da campanha mundial “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que vai até o próximo dia 10 de dezembro. A campanha está na sua 19ª edição. O motivo são as ocorrências diária. No Pará, só este ano, o número de mulhe-res agredidas até novembro foi de 5.793 vítimas, segundo da-dos da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DE-AM). Apesar de alto, o número já significa uma redução ex-pressiva de 50% das agressões, em relação ao mesmo período do ano passado em Belém.

Para investir na conscienti-zação, a DEAM promoveu uma série de atividades especiais na

capital para comemorar a da-ta. A programação interna na Delegacia durou o dia inteiro, com distribuição de cartilhas explicativas, medição de pres-são, palestras sobre o câncer de mama e cortesias de beleza. As programações continuam no dia 29, com um passeio ciclístico saindo da Praça da Bandeira para a Praça do Poty Velho, realizada pela União das Mulheres Piauienses.

Segundo a delegada Ales-sandra Jorge, da DEAM, desde a criação da lei Maria da Penha, o número de denúncias aumen-tou bastante. “Ano passado ti-vemos 11 mil atendimentos, e esse ano, até agora, já tivemos 10 mil atendimentos gerais” informa a delegada. Segundo ela, os principais motivos de denúncias na delegacia da mu-lher são lesão corporal, ame-

aças, ciúmes, álcool e drogas. “Mas o principal motivo ainda é a cultura machista, que ain-da existe em pleno século XXI”, diz a delegada.

Por outro lado, ela revela que as ocorrências de lesão também tiveram uma peque-na diminuição de 2% em re-lação ao mesmo período do ano passado. Ela diz que o que também teve destaque esse ano foi o aumento de mulheres que denunciam na primeira vez que sofrem a agressão.

Ela ainda afirma que a maioria das mulheres que vão à delegacia não chegam a prestar ocorrência. “O que se percebe é que nem todas as mulheres chegam exatamente para pres-tar ocorrência. Muitas vezes elas chegam aqui e pedem para conversar e receber uma orien-tação”, diz a delegada.

DELEGADA SANDRA DIZ QUE REGISTROS AUMENTARAM, MAS AGRESSÕES DIMINUÍRAM NA CAPITAL

CAUSA DE INCÊNDIO SAI EM 30 DIASA Defesa Civil Municipal, em parceira com o

Corpo de Bombeiros, realizou vistoria no prédio vi-zinho à loja que pegou fogo na manhã do dia 25, na rua Santo Antônio, no Centro Comercial de Belém, e atestou que não houve prejuízos na estrutura do edi-fício, mas o laudo detalhado para apontar as causas do incêndio só sai em 30 dias.

SEGURANÇASEGURANÇABelém, 287 de novembro a 3 de dezembro de 2010 9

CONFRONTO

Parte do bando que assaltou o prefeito do munícipio de Maraca-nã foi presa pela polícia militar no município de benevides.Durante a apreensão dos criminosos, hou-ve resistência e troca de tiros, dois bandidos morreram no local.

POLÍCIA MATADOIS ASSALTANTESEM BENEVIDES

PM ESPANCADOEM MARUDÁ RECEBE ALTA E PASSA BEM

RECUPERAÇÃO

O capitão Fernandes, da Polícia Militar, recebeu alta no fim da se-mana passada, após internação de quase duas semanas. O capitão foi vítima de espancamento da “gangue da Domingas”, em uma praia da vila de Marudá, nordeste paraense.

Um homem de 40 anos

conhecido como Eliaquim, es-

capou de ser vítima da justiça

popular, no conjunto Sevilha,

localizado na rodovia Augus-

to Montenegro, bairro da Ma-

rambaia, em Belém. Tudo por-

que, segundo os moradores, ele

teria espancado a companhei-

ra Helenice de Jesus Moura, de

38 anos, que está em estado de

coma no Hospital Layr Maia.

Revoltados em não conseguir

realizar justiça com as pró-

prias mãos os vizinhos do ca-

sal quebraram o parabrisas

do carro do acusado.

MARIDO AGRESSOR ESCAPA DE LINCHAMENTO

LEIA RÁPIDO

DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER PODEM SER FEITAS NA DELEGACIA ESPECIALIZADA DE ATENDIMENTO À MULHER (DEAM). O ENDEREÇO É TRAVESSA VILETA, 2914 (ENTRE AVENIDAS JOÃO PAULO II E ALMIRANTE BARROSO). TELEFONE (91) 3246-6470.

A Superintendência do Sistema Penal do Pará abriu um processo administrativo para apurar quem falhou ao permitir que uma adoles-cente de 13 anos entrasse no Cen-tro de Recuperação Regional de Altamira para fazer visita íntima a um apenado. O corregedor da Su-sipe, Maurício França, foi para Al-tamira ouvir todas as pessoas que estavam no plantão do dia 13 de novembro, quando a adolescente permaneceu por duas horas com Ronilson Miranda da Silva, de 21 anos. A jovem conseguiu driblar a segurança do presídio porque apresentou os documentos que atestavam que teria 19 anos.

Informações preliminares apontam que as passagens da me-nor no presídio eram frequentes. Ela ia de bicicleta ao local, que fica a 6 km da casa onde ela mora. A mãe da garota sabia do envolvi-mento da filha com um detendo ainda não identificado, mas negou ter conhecimento dos documentos falsos que a menina usava.

O grande problema é que nem mesmo a aparência de uma meni-na de 13 anos despertou a suspei-ta dos agentes prisionais e até da assistente social que fez a triagem da menor. A justificativa do supe-rintendente da Susipe, Justiniano Alves, foi de que as mulheres da re-gião possuem os mesmos aspectos físicos. “As meninas da região são todas baixas, aí você confunde. Pa-rece até que essa menina tem dois filhos”, justificou.

A primeira entrada da adoles-cente no presídio foi em 11 de no-vembro quando ela foi apresentar parte da documentação necessária para fazer a visita ao namorado, conforme estipula o Regulamento de Vistas da Superintendência.

SUSIPE APURA AS VISITASÍNTIMAS DE UMA MENOR

Um detento da colônia agrí-

cola Heleno Fragoso, localizada

no nordeste do Pará, anunciou

à impresa, por telefone, que ele

e seus companheiros de cadeia

viviam em uma situação las-

timável no presídio. Para cha-

mar a atenção da polícia e não

retornar às antigas celas, o pre-

so organizou um protesto entre

os colegas, através da greve de

fome coletiva.

DETENTOS ANUNCIAM GREVE DE FOME

ALESSANDRA SERRÃO

Page 10: Tribuna 63

SEGURANÇA 10 Belém, 27 de novembro a 3 de dezembro 2010

O uso de algemas em casos de prisão em flagrante, ordem judi-cial, resistência à prisão, tentativa de fuga, transporte de indiciados, acusados ou condenados por cri-mes hediondos ou violentos deverá se tornar obrigatório em todo o país.

A proposta faz parte de um Projeto de Lei que tramita na Câmara, em Brasília, que estabelece que o uso de algemas deve ser regulamentado por decreto federal. O projeto 04/07 considera abusivo o uso de algemas fora dos casos previstos.

USO DE ALGEMAS DEVESER REGULAMENTADO

LEI

A polícia de Redenção do Pará está investigando a possi-bilidade de um bebê de 3 meses de idade do sexo masculino, ter sofrido abuso sexual. O caso dei-xou os profissionais de redenção

revoltados por causa da falta de informação dos conselheiros tutelares, que só começaram a apurar o caso no último dia 19. O laudo da criança constata que ela faleceu graças à uma pneu-

monia e uma infecção generali-zada, entretanto, ao ser exami-nado por uma pediatra, o bebê apresentava uma abertura no ânus, que poderia ter sido cau-sada por violência sexual.

BEBÊ MORRE COM SUSPEITA DE SOFRER ABUSO SEXUAL

VIOLÊNCIA

Gilson Souza Pereira, 36,

foi preso em Santarém acusa-

do de ser um dos maiores tra-

ficantes de drogas da região.

Ele foi preso em um motel com

40 papelotes de pasta base

de cocaína. O acusado ainda

tentou negar a autoria dos

entorpecentes, dizendo que a

mercadoria pertencia ao seu

companheiro de quarto, mas

o depoimento não convenceu

os policiais e ele foi preso.

TRAFICANTE É PRESO NO FLAGRA EM MOTEL

LEIA RÁPIDO

RIO DE JANEIRO EM CLIMA DE GUERRA

O balanço divulgado pela Polícia Militar (PM) no fim da primeira semana de conflitos com o tráfico apontava mais de 30 veículos foram incendiados (até às 17h de quinta-feira, 25). Entre os veículos, foram 13 car-ros, 11 ônibus, 2 motos, 2 vans

e 2 caminhões. Nos ata-ques, 21 pessoas que estariam na comunidade do Cruzeiro entre quarta e quita-feira, du-rante o confronto entre a po-lícia e os criminosos, ficaram feridas e foram levadas para hospitais. Dessas, quatro mor-reram e três permaneciam internadas. Outras 7 pessoas morreram em Jacarezinho e um no morro da Mesquita, na baixada fluminense.

Os ataques aconteceram em diferentes pontos da cida-de e da Região Metropolitana do Rio, como Tijuca e Benfica, na Zona Norte, Santa Cruz, na Zona Oeste, Cordovil, Ca-chambi e Lins do Vasconce-los, no subúrbio, além de São Gonçalo. Na quinta-feira a PM também informou que pren-deu 11 suspeitos e apreendeu 3 galões de gasolina, 6 dina-

mites e 6 espoletas.Na mesma data a polícia do

Rio chegou ao topo da Favela Vila Cruzeiro, na Penha, no subúrbio, após uma megaope-ração no local. Durante a ação, que durou quatro horas, muitos homens fugiram da Vila Cru-zeiro com destino ao Complexo do Alemão. A operação da polí-cia é liderada pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) e usou pelo menos 350 homens, sendo 200 da Polícia Civil e 150 do próprio Bope, com o apoio da Marinha, que cedeu nove veículos blindados.

Os moradores do Rio tem manifestado medo diante do clima de guerra que a cida-de viveu durante a semana. O cerco a criminosos na Vila Cruzeiro, na Penha, faz com que moradores e trabalha-dores das proximidades do conjunto de favelas optassem por não voltar para casa. Um grêmio recreativo virou abrigo de moradores do local.

No conjunto de favelas do Alemão os moradores es-tenderam lençóis e toalhas brancas nas janelas, como um

pedido de paz na comunida-de, que é alvo de traficantes e facções criminosas. Muitos criminosos que estavam na Vila Cruzeiro fugiram para o Alemão.

Sem ônibus – Durante os confrontos, pelo menos 115 ônibus deixaram de circular na região da comunidade Vila Cruzeiro, na Penha, por conta da megaoperação do Bope. Segundo a Federação de Empresas de Ônibus do Rio, Fetranspor, a viação Nossa Senhora de Lourdes, a principal do bairro, ficou com quase todos seus cole-tivos dentro da garagem, que fica próxima à favela.

As escolas também fecha-ram as protas na quinta e sexta-feira. Um total de 7 unidades de educação fecharam as portas, e somente uma era estadual. No entanto, segundo a Secretaria estadual de Educação, outras três escolas estaduais fecha-ram por conta da onda de violência, em Manguinhos, Madureira e Bonsucesso. Só no município, são mais de 12 mil alunos sem aulas.

POPULAÇÃO É VÍTIMA DO TERROR ESPALHADO NO CONFRONTO ENTRE POLÍCIAS E TRAFICANTES

A lei do silêncio impera entre os moradores da passagem São Paulo, no bairro do coqueiro em Ananindeua. Marco Antônio Brito de Pinto, 38 anos, e o outro indivíduo de identidade até ago-ra ignorada pela polícia, foram baleados na cabeça e, apesar de serem socorridos por uma uni-dade do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu-192) e encaminhados ao Hospital Metropolitano, não resistiram ao atentado. Alguns moradores da área afirmavam não terem sequer escutado tiros. Outros diziam não terem visto nada por-que estavam em casa assistindo à telenovela em pleno domingo, o medo da violência fala mais alto.

ATENTADO MATA DOIS NO BAIRRO DO COQUEIRO

O DELEGADO DE SÃO JOÃO DO ARAGUAIA, MANOEL PAIVA, É ACUSADO DE FORMAÇÃO DE QUADRILHA E PECULATO. A INVESTIGAÇÃO CONTRA O DELEGADO E SEU ESCRIVÃO COMEÇOU QUANDO O PROMOTOR DE JUSTIÇA CELSIMAR SILVA DESCOBRIU QUE AMBOS HAVIAM SE APROPRIADO DE UM VEÍCULO ROUBADO E PRETENDIAM VENDER O VEÍCULO E REPARTIR O DINHEIRO.

Cléber de Lázaro, 21 anos, po-pularmente conhecido entre os criminosos como “Quebradinho”, foi preso junto com o seu fiel com-panheiro, que é menor de idade. Eles foram presos pela polícia civil de Rondon após estuprarem uma mulher que preferiu não ter o seu nome identificado, na casa dela no bairro Bela Vista.

Além do assalto, onde le-varam um celular da vítima, ainda tiraram do seu cofre a quantia de R$ 115,00 reais. Em depoimento a vítima descobriu através de registros policias que o menor que a violentou é na verdade sobrinho de seu espo-so, uma vez que ele trabalhava como auxiliar de pedreiro nos serviços que estavam sendo executados na residência algu-mas semanas atrás.

Ele teria fornecido as infor-mações para facilitar a entrada de “Quebradinho” na casa.

BANDO É PRESO APÓS ESTUPRARE ROUBAR

Page 11: Tribuna 63

RETORNO

O autor do livro “Cidade”, Cris-tóvam Araújo, estará de volta a Belém depois de 30 anos. Ele virá lançar sua segunda obra de poesia, o livro “Diário de Bordo”. O lança-mento do livro vai ser realizado no dia 10 de dezembro, na Fox Vídeo.

AUTOR DE “CIDADE”VOLTA A BELÉM COM NOVO LIVRO

Seguem até 30 de novembro as inscrições para o 8º Colóquio de Fotografia e Imagem, que reúne ar-tistas e pesquisadores na reflexão crítica sobre a relação entre produ-ção imagética. Inscrições a R$ 30 na Associação Fotoativa.

COLÓQUIO DEFOTOGRAFIA ESTÁNA 8ª EDIÇÃO

IMAGENS

DEZEMBRO É MÊS DE CONFRATERNIZAÇÃO. OS BARES

FICAM LOTADOS.PÁGINA 12

CONFIRA AS ÚLTIMAS FOFOCAS SOBRE AS CELEBRIDADES

PELO MUNDO.PÁGINA 16

FLASHFLASHBelém, 27 de novembro a 3 de dezembro de 201011

CASAIS SE UNEM MAIS NO MÊS DE DEZEMBRO, QUE REGISTRA AUMENTO DE 45% NOS MATRIMÔNIOS

CAMPEÃO DO “SIM”É AGORA DEZEMBRO

Todo mundo está acostuma-do a ouvir que maio é o mês das noivas. Mas ultimamente esse conceito vem mudando. De acordo os núme-ros de casamen-tos registrados pelas paróquias de Belém, o mês campeão de ca-samentos sem dúvidas é dezem-bro. Segundo le-vantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Ge-ografia e Estatísticas (IBGE), o número de registros oficiais no último mês do ano chega a ser 45% maior do que no mês

de maio.O principal motivo apontado

pela secretária do setor matri-monial da Basílica Santuário

de Nazaré, Vanice Nascimento, para a diferença entre de-zembro e os demais meses do ano, é o 13º salário. A secretária conta que a lista de casamentos a serem realizados na Basí-lica durante o mês de dezembro já está lotada. “A agenda lo-

tou muito cedo este ano, até mes-mo nas seis capelas em que nós também realizamos casamentos e que são gerenciados pela nossa

equipe. A agenda para 2011 já es-tá aberta e a procura já tem sido constante”, afirma Vanice.

Durante o mês de dezem-bro, serão realizados dez ca-samentos somente na Basílica. As cerimônias são realizadas somente às sextas e sábados, e este ano custam o valor de R$ 1.350. No pacote estão inclusos a climatização e a decoração do ambiente, a passadeira verme-lha, a música e o padre. Para as capelas que também são ge-renciadas pela equipe, Vanice explica que os valores podem variar de R$ 400 a R$ 1.000, de acordo com o tamanho de cada uma. Os valores podem ser parcelados.

Mês das noivas, que antes era maio, agora

salta para o fi nal do ano como preferido dos apaixonados

No dia 8 de dezembro aconte-cerá também na Basílica de Naza-ré um grande casamento comu-nitário, que é realizado todos os anos. Neste dia, cerca de 100 ca-sais estarão trocando as alianças em uma cerimônia onde somente é cobrada uma taxa de R$ 50,00 pelos serviços do cartório.

Na Paróquia da Santíssima Trindade, em Belém, a agenda

de casamentos para o mês de dezembro também já está lota-da. Segundo a secretária admi-nistrativa do setor de matrimô-nios, Rita Portela, também não existem mais vagas até mesmo para quem quer casar no ano que vem. “Para 2011, a nossa agenda também já está lotada de janeiro a dezembro. As pessoas continu-am casando muito, e qualquer

estatística que diga o contrário, os números da paróquia estão aí para comprovar a grande procu-ra”, ressalta Rita.

Durante o mês de dezembro serão realizados cerca de 25 ca-samentos, de quarta à sexta fei-ra, na Paróquia da Santíssima Trindade. A cerimônia custa R$ 1.000, incluindo o ambiente cli-matizado e o padre.

CASAMENTO COMUNITÁRIO REÚNE 100 CASAIS

O incentivo à leitura em Be-lém ganhou mais um passo com a construção de duas bibliotecas públicas, uma em Mosqueiro e a outra no bairro do Tapanã. A as-sinatura do contrato aconteceu no último dia 25, na sede da Fun-dação Cultural do Município de Belém (Fumbel), pela Prefeitura Municipal de Belém (PMB).

O início das obras das biblio-tecas está previsto para o mês de dezembro. A licitação feita na modalidade tomada de preço es-tá orçada em R$ 405.981,41, sob responsabilidade da empresa MD Engenharia LTDA – EPP.

Atualmente, Belém conta qua-tro grandes bibliotecas. São elas a Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, no distrito de Icoaraci; o Centur, no bairro de Nazaré; a Biblioteca da UFPa, no Guamá e a Biblioteca da UEPA,

no bairro do Telegrafo, e ainda o ônibus-biblioteca utilizado pela PMB/Fumbel nas ações culturais pelos bairros da capital.

Para o presidente da Fum-bel, Raimundo Pinheiro, o ór-gão municipal tem a função não somente de exercer incentivo à cultura popular, mas contribuir com a construção de espaços que fiquem caracterizados como Pontos de Cultura. “As comuni-dades do Tapanã e de Mosqueiro precisam ter um local de referên-cia de conhecimento, de arte, de socialização. Esperamos até final de 2011construir mais sete biblio-tecas”, explicou Pinheiro.

A construção das duas novas bibliotecas faz parte do Programa Mais Cultura, do governo fede-ral, que tem como objetivo zerar o número de municípios sem bi-bliotecas.

BELÉM GANHA DUAS NOVAS BIBLIOTECAS

elém, 27 de novembro a 3 de dezembro de 2010elém, 27 de novembro a 3 de dezembro de 20101111

Page 12: Tribuna 63

F L A S H 1 2 belém, 27 de novembro a 3 de dezembro de 2010

conFrAternizAção de Fim de Ano LotA oS bAreS

O Final do ano está se apro-ximando e as pessoas começam a se organizar para as festas de confraternização do trabalho, dos amigos e/ou vizinhos. Em Belém, os locais mais procura-dos para essas comemorações são as pizzarias, bares e chur-rascarias, porém, conseguir fa-zer uma reserva nessa época do ano nos restaurantes da cidade não é fácil, e algumas vezes, as festas acabam sendo realizadas em residências.

Para Fábio Cesar, gerente de uma pizzaria localizada em Belém, na rua Bernal do Couto, conseguir uma reserva num bar ou restaurante é uma das tare-fas mais difíceis às vésperas das festas do final de ano. “Depois do dia 10 de dezembro é quase impossível conseguir uma mesa em nosso restaurante. Tem pes-soas que começam a fazer as suas reservas no início de novembro. Alguns pedem até para alugar o restaurante todo”, conta.

Os empresários capricham aproveitando a ocasião para fazer com que as pessoas fre-quentem o ambiente não só nessa época do ano. As estra-

tégias mais usadas são as super promoções com descontos que variam entre 10 e 20%, orga-nização das brincadeiras mais tradicionais como “o amigo secreto” e até a realização de sorteios de brindes. “Apesar da frequência na pizzaria ser uma das melhores durante o mês de

dezembro, é preciso inovar para atrair cada vez mais gente, e ga-rantir clientes para o ano todo”, explica.

Histórias - Ainda segundo Fábio, quem trabalha em res-taurante coleciona histórias, pois, as confraternizações sem-pre geram assuntos engraçados

que rendem para o ano seguinte ou até para muito tempo depois. “Conheço uma menina que foi alvo de brincadeiras pelo ano seguinte inteiro porque comeu exatamente um quilo de comi-da em um restaurante por quilo durante uma confraternização da sua empresa”, revela.

muitoS bAreS e reStAurAnteS já eStão com AgendAS LotAdAS pArA FeStAS de empreSAS

Até domingo, o Sesc Pará rea-liza shows musicais com os prin-cipais artistas do Pará, indo desde a música clássica até a popular. Os shows começam sempre às 19h, com entrada franca. No sábado

(27) quem sobe ao palco são os músicos Paulinho Assunção, Le-nilson Alcantara e Augusto Baboo, interpretando o melhor do Jazze MPB. Para terminar a semana, a programação de domingo (28) é

especial. O público poderá confe-rir canções de Chorinho com os músicos Adamor do Bandolim e Quarteto. O Centro Cultural SESC Boulevard fica na Boulevard Cas-tilho França, n°522/523.

SESC BoulEvard aprESEnta SEmana muSiCal no domingo

múSiCa CláSSiCa

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará inaugura, no dia 29 de novembro, o espaço Centro Cultu-ral da Justiça Eleitoral do Pará. O Centro funcionará em um casarão estilo neoclássico, do século XX, localizado na rua João Diogo, 254,

entre a avenida 16 de Novembro e a travessa São Francisco. “É muita beleza em um único prédio. A sua fachada foi toda ressaltada. Está muito bonito mesmo”, adiantou o desembargador. O Centro Cultu-ral terá entrada franca.

juStiça ElEitoral játEm CEntro Cultural

inauguração

“Harry Potter e as Relíquias

da Morte - Parte 1” está fazendo

história. Somente no primeiro

final de semana, o filme fatu-

rou US$ 330 milhões em todo

o mundo. Nos EUA, o bruxinho

alcançou US$ 125,1 milhões. A

produtora e distribuidora War-

ner comemora os números.

Harry pottEr arrECada milHõES pElo mundo

lEia rápido

Os filmes brasileiros estão ganhando espaço nas telonas. Tropa de Elite 2, Nosso Lar, Fe-deral, Senna e a comédia Muita Calma Nessa Hora estão colo-cando o cinema brasileiro em destaque. Desde sexta o docu-mentário sobre o piloto brasi-leiro Ayrton Senna está sendo exibido nos cinemas da capital paraense.

O filme Senna conta a traje-tória do piloto, desde o início da carreira, sua estreia na Fórmu-la 1, e os pontos marcantes na vida de Senna, como a rivalida-

de com o francês Alain Prost, com quem o brasileiro brigava pelo título de melhor piloto do mundo. O ponto forte do filme é a trágica morte de Senna, a produção conta ainda as dificul-dades no esporte, como a politi-cagem e as grandes vitórias de Ayrton. Não tem como deixar de lado a comoção do povo bra-sileiro com a morte do piloto, um grande ídolo do Brasil. O documentário foi produzido no Reino Unido.

A comédia Muita Calma Nessa Hora tem grande elenco,

como Fernanda Souza, Andréia Horta, Lúcio Mauro e Bruno Mazzeo. Só pelo time de feras dá pra ter certeza que a risada está garantida. O filme conta a história de três amigas que vi-viam situações desafiadoras e distintas. Elas resolvem passar um fim de semana na praia e conhecem uma hippie, a quem dão carona para encontrar o pai desconhecido. As garotas vivem momentos engraçados e emocionantes, elas descobrem como mudar a si mesmas.

O ator Selton Mello estreia

mais um filme, desta vez ele vive um policial no longa Federal. O filme retrata o cenário de Brasí-lia, onde um perigoso traficante age. A policia não vai medir es-forços para pega-lo, a população ficará assustada, assim como na vida real, onde brasileiros vivem em meio a rota do narcotráfico internacional.

Em Tropa de Elite 2 o capitão Nascimento vira coronel, a luta agora é contra os policias cor-ruptos e interesses eleitoreiros e você sabe que pra ele, missão dada é missão cumprida.

cinemA brASiLeiro AumentA eSpAçoEstá aberta até 20 de de-

zembro, em Castanhal, a ex-

posição ‘Lugares Imaginários’,

do fotógrafo Octavio Cardoso.

O ensaio mostra lugares de

refúgio, abrigo, que propor-

cionam equilíbrio. A exposição

pode ser visitada na Fundação

Cultural de Castanhal até o dia

20 de dezembro, de segunda a

sexta, de 8h às 20h, e aos sába-

dos, de 8h às 12h.

CaStanHal rECEBEExpoSição fotográfiCa

ElisEu Dias/ ag. Pa

Page 13: Tribuna 63

F L A S H 1 3belém, 27 de novembro a 3 de dezembro de 2010

A meditação que é conheci-da pela concentração, aumenta o bem estar e melhora a per-formance dos estudantes, se-gundo recente estudo feito na Inglaterra com 155 estudantes de 14 e 15 anos. Os pesquisado-

res notaram que um programa com aulas semanais de 40 mi-nutos de meditação e mais oito minutos diários de exercícios de concentração e redução de estresse trouxeram benefícios significativos para os jovens.

Meditação ajuda norendiMento escolar

jovens

Famosa por suas proprieda-des nutritivas, a banana pode se tornar uma arma no combate à Aids. É o que diz um recente es-tudo americano, que indica um composto chamado lectina Ban-

Lec, encontrado na fruta, é um inibidor natural do HIV - vírus transmissor da doença. Dessa forma, quando um vírus apare-ce, ela pode ligar-se a ele impe-dindo infecções. De acordo com

os especialistas, a vantagem des-sa proteína da banana é que ela poderá deixar o tratamento mais barato do que os atuais coquetéis antiaids, usado como microbicida em forma de gel ou creme.

coMponente da banana teM poder de coMbater a aids

natural

DÉbORA CRESPO: TODOS TÊM QUE FAZER O TESTE DO HIV

DIA DE COMbATE àAIDS É UM ALERTA

Dia 1º de dezembro é o dia Mundial de Combate à Aids, do-ença ainda sem cura e que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Só no Pará, entre 1980, quando surgiu a doença, e este ano, já registrados 9.428 casos de Aids. Por isso, os médicos infecto-logistas alertam para a importân-cia da prevenção à doença, com uso de preservativo nas relações sexuais e material descartável em todos os procedimentos médi-co-cirúrgicos e rituais de beleza, como manicure, tatuagens e colo-cação de piercing.

Os médicos alertam ainda para a importância de se realizar o teste para detectar a presença do vírus HIV, que causa a doença. Independente do resultado de um exame, quanto mais cedo a doen-ça for detectada, maiores são as chances de mantê-la sob controle com o uso de medicamentos. O teste do HIV pode ser feito através da coleta de sangue ou pelo teste rápido, similar ao exame da Dia-betes, em que é necessário apenas furar o dedo. O resultado confir-matório sai em 15 minutos.

A faixa etária de soropositi-vos que mais cresce é a de meni-nas entre 13 a 19 anos. Em 2008, para cada 15 homens com Aids existiam 10 mulheres com o ví-rus HIV. Até uma década atrás a faixa etária com maior cresci-mento era de rapazes, jovens ho-mossexuais. A predominância da AIDS ainda é entre homens de 25 a 40 anos. “É preciso fazer o teste do HIV independente de estar no grupo de maior vulne-rabilidade. Ter o vírus não signi-fica dizer que a pessoa tem Aids, pois Aids é quando o vírus se manifesta e destrói a sua vulne-rabilidade”, diz a infectologista Débora Crespo.

O teste pode ser feito em

qualquer unidade básica de saú-de ou no Centro de Testagem e Aconselhamento, que fica na rua Padre Eutíquio, próximo a Praça da Bandeira. Os menores de ida-de precisam da autorização por escrito dos pais ou responsáveis para poder fazer o teste.

Quando o vírus não se mani-festa não é necessário nenhum medicamento, apenas acompa-nhamento médico e exames labo-ratoriais. O teste do HIV é obriga-tório no pré-natal, tanto pelo Sis-tema Único de Saúde quanto nos planos particulares. O estado do Pará tem quarenta e seis gestantes soro positivo. A mãe soro positivo não pode amamentar o bebê, já que a doença também é transmi-tida pelo leite materno. Segundo a infectologista Débora Crespo, o governo libera por seis meses uma fórmula infantil enriquecida para que a mãe alimente a criança. De

acordo com a Secretaria de Estado e Saúde Pública do Pará (Sespa) o Pará tem 108 crianças que fazem tratamento para o vírus HIV.

A Casa Dia é referência no tratamento de DST/ Aids, aten-de cerca de duas mil pessoas in-fectadas pelo HIV por mês. Os portadores do vírus HIV contam com acompanhamento médico, psicológico e medicamentos gratuitos. Uma portadora da doença que não quis se identi-ficar disse que convive com o vírus há 15 anos e há 12 anos faz acompanhamento na Casa Dia. “Levo uma vida normal, apesar de ter contraído toxoplasmose e citomegalovírus devido a baixa imunidade”, conta. “Levo uma vida normal, mas ainda não consegui arranjar emprego, acho que é devido a doença”, conta outra soro positivo, que convive com o HIV há dois anos.

beM-estar

sessão de MassageM Melhorara iMunidade

leia rÁpido

Pesquisadores americanos

descobriram que uma simples

sessão de massagem é capaz

de melhorar a imunidade de

uma pessoa. Segundo a pes-

quisa, cerca de 9% dos adultos

que residem nos EUA passa-

ram por uma sessão de 45 mi-

nutos de massagem relaxante

no último ano. O grupo que

recebeu a massagem apre-

sentou, entre outras altera-

ções, mudanças significativas

no nível de leucócitos (glóbulos

brancos do sangue) e uma re-

dução nos níveis de cortisol, o

hormônio do estresse.

Quem pensa que acne é coisa de adolescente pode estar enganado. É certo que entre os 14 e 19 anos o surgimento de cravos e espinhas é mais comum por causa da explosão hormonal característica da idade. Mas bastante frequente também é a aparição do problema em adultos. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a acne atinge cerca de 1% dos homens e chega a 5% nas mulheres.

O número de casos na popula-ção feminina é maior em virtude das constantes alterações hormo-nais. Distúrbios que aumentam a produção de testosterona ou desregulam o sistema hormonal, como ovários policístico, são os responsáveis pelo problema. Nos homens, fatores como a oleosida-de da pele e tendências genéticas são as causas mais comuns. Ce-mes, pomadas e sabonetes anti-sépticos podem resolver o proble-ma. A esfoliação também auxilia, mas deve ser feita somente uma ou duas vezes por semana. Ca-so contrário, pode resultar num efeito inverso, estimulando a pele a produzir mais oleosidade.

ADULTOSTAMbÉM PODEMTER ACnES

A cada ano, morrem mais de 600 mil fumantes passivos em todo o mundo. Desse total, 165 mil são crianças, de acordo com estimativas publicadas pela re-vista científica The Lancet. De acordo com os autores do estudo, as crianças são as primeiras víti-mas do tabagismo passivo por-que não podem evitar a principal fonte de exposição: quando seus pais fumam em casa. Os autores do estudo recomendam “um re-forço imediato” para a luta contra o tabaco,

FUMO PASSIVO MATA 600 MIL PESSOAS ACADA AnO

Muitas pessoas acredi-

tam que para perder peso ou

ganhar massa muscular é

preciso reduzir ou eliminar

carboidratos da alimentação

e aumentar o consumo de pro-

teínas, o que é errado. Estudo

revela que as necessidades nu-

tricionais são diferentes e, por

isso, cada dieta deve seguir os

índices corporais da pessoa.

Frango engordaMais do queMacarrão

José PantoJa/ sesPa

Page 14: Tribuna 63

F L A S H 1 4 Belém, 27 de novembro a 3 de dezembro de 2010

A capital paraense recebe neste final de semana a 5ª Mos-tra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. O evento acontece no Cine Líbero Luxar-do até domingo (28). A Mostra é um convite ao olhar e à sensi-

bilidade cinematográficos, que traduzem temas atuais de Di-reitos Humanos e despertam a reflexão e a construção de iden-tidades na diversidade cultural captada pelas lentes dos artis-tas. As sessões são gratuitas.

MOSTRA DE DIREITOSHUMANOS EM BELÉM

FOTOGRAFIA

O coro do Carlos Gomes par-ticipa, até o dia 28 de novembro, do XXVII Concurso Internacio-nal de Coros “Franz Schubert”, em Viena, Áustria. O Coro Car-los Gomes foi selecionado pela

Comissão Artística do reno-mado Concurso, para fazer um Concerto de Gala na Schuber-tkirche, como parte da progra-mação de destaque do evento. A ida à Áustria foi garantida atra-

vés de um projeto da maestrina Maria Antonia Jimenez foi apro-vado no edital de intercâmbio e difusão cultural do Ministério da Cultura (Minc).Casa da Atriz é palco do “Curta a Cena”

CORO DO CARLOS GOMES VAI SE APRESENTAR NA ÁUSTRIA

MÚSICA CLÁSSICA

GUIABELÉM

DestaqueCircuito do ParqueNos dias 3 e 4 de dezembro, dois trios elétricos vão agitar o Circuito do Parque de Exposições, trazendo a volta de Ivete Sangalo a Belém, após dois anos sem se apre-sentar na cidade e já com o show que agitou o Madison em Nova Iorque. Também se apre-sentam os grupos Timbalada, Sorriso Maroto e Cupim. Os ingressos es-tão sendo vendidos nos shoppings de Belém, a partir de R$50 (meia entrada para estudantes).

Shows & BaresSalve o SambaNo dia 2 de dezembro, o Dia do Samba será festejado com show intitulado “Salve o Samba”, coman-dado por Yuri Guedelha e Sarau Brasil tendo como convidados Anna Marçal; Juliana Sinimbu, Léo Mene-ses, Nana Reis, Pedrinho Cavalléro, Danny Lucio. O show será no Espa-ço Cultural Fuxico, na Travessa Rui Barbosa, 1861 entre Conselheiro Furtado e Mundurucus, a partir das 22h. O couvert artístico sai a R$10. Elvis da AmazôniaToda quinta-feira de novembro, tem show de Elvis no Bo-teco Computer da Antônio Barreto. Em seu repertório, o co-ver traz os maiores sucessos do Rei do Rock. O couvert ar-tístico sai a R$7.

Teatro Ópera Profano – o MusicalEstá em cartaz no teatro Margarida Shivasappa o espetáculo Ópera Pro-fano – O Musical”. As sessões come-çam às 20h e o ingresso sai a R$20

Solo de MarajóO espetáculo teatral “Solo de Mara-jó” está em temporada no teatro do

CCBEU, até o dia 28 de novembro, sempre de sexta a domingo, às 21h. Em cena, o ator Cláudio Barros nar-ra cinco pequenas histórias extraí-das do romance “Marajó”, o segun-

do da saga amazônica escrita pelo paraense Dalcídio Jurandir.

CinemaMutumO Cine SESC Bou-levard exibe Mutum, um filme de Sandra Kogut. Mutum é um

local isoldado do sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago (Thiago da Silva Mariz) e sua família. Thiago tem apenas 10 anos e, juntamente com seu irmão e único amigo Feli-pe (Wallison Felipe Leal Barroso), é obrigado a enxergar o nebuloso mundo dos adultos. Ainda tem sessões nos dias 27 e 28, às 17h. O Centro Cultural fica na Boulevard Castilho França, n°522/523. A entra-da é franca.

Exposições Acervo da CaixaAbre a partir do dia 30, no Centro Cultural da Justiça Eleitora, a ex-posição do acervo da Caixa Eco-nômica Federal. Serão 12 obras de artistas renomados e conhecidos no mundo como Candido Portinari,

Anita Malfatti, Di Ca-valcanti e entre eles, o paraense Emmanuel Nassar. A exposição abre oficialmente no dia 30 de novembro e segue até o dia 16 de dezembro.

Ver-o-Peso na caixinha de fósforoEstá aberta à visitação até o dia 30 de novembro a mostra de fotogra-fias pinhole “Ver-o-Peso na caixinha de fósforo”. Visitação de terça a do-mingo, de 10h às 19h. Entrada Fran-ca. A mostra está no Centro Cultural Sesc Boulevard, na Castilho França, 522/ 523

CAÇA-PALAVRAS

FALAPRESIDENTE No motel

O rapaz leva a namorada para o motel. Chegando lá, ela tira a roupa, deita-se na cama e sussurra com voz lânguida:- Vem, me faz sentir mulher!O rapaz tira as roupas, joga-as em cima da moça e diz:- Toma, lava!

Uma ruim e a outra péssima O dr. Marcos liga para a casa de Pedro, seu melhor paciente. O médico vai logo dizendo:- Sr. Pedro, eu tenho uma notícia ruim e outra péssima!O homem, aflito, responde:-Bem, então diga a ruim e depois a péssima!-Está bem. A ruim é que você só tem mais 24 horas de vida!O homem diz:-Bem, dr.Marcos, diga a notícia péssima.- Está bem, o exame saiu ontem e eu não conseguia falar com você!

Tirando vantagem no tremEstavam em um trem,uma velha, uma moça muito boa, um ar-gentino e um brasileiro. O trem entrou num túnel muito escuro. Escutou-se um beijo e, em seguida, o som de um tapa.A velha pensou:- Me orgulho desta moça. Um dos dois rapazes a beijou e ela meteu um tapa nele. A moça pensou:- Um dos caras tentou me beijar, acabou beijando a velha e levou um tapa.O argentino pensou:- Que azar! O brasileiro deu um beijo na guria, e quem levou o tapa fui eu.O brasileiro:- Haha, maneiro! Dei um beijo nas costas de minha mão e meti um tapão na cara do argentino!!!!

O gago vendedor de BíbliasO gago queria vender Bíblias. Ele foi a uma loja de fornecedo-res e foi recebido pelo gerente:- O que o senhor deseja?- E-e-e-e-eu que-que-quero ven-vender Bi-Bi-Bíblias!O vendedor riu e pediu para o gago vender 10 Bíblias em uma semana. Para a surpresa do gerente, o gago voltou com todas as Bíblias vendidas. Desta vez, o gerente deu a ele 100 Bíblias. Novamen-te, o gago voltou com as mãos vazias – ele havia vendido tudo. O gago ficou muito famoso. Em uma entrevista, uma re-pórter perguntou :- Como você vende Bíblias tão rápido?- E-e-eu digo: querem com-comprar ou querem que e-e-e-eu leia?

Os engenheiros e os advogadosViajavam descalços, na mesma fileira do avião, um advogado e dois engenheiros. O advogado, que viajava próximo ao corredor, levantou-se para ir ao banheiro, quando um dos engenheiros pediu que lhe trouxesse uma dose de uísque. Enquanto o advoga-do ia ao banheiro e à copa, o engenheiro cuspiu em seu sapato. Quando o advogado voltou, o segundo engenheiro tam-bém pediu que lhe trouxesse uma dose da bebida. Enquan-to o advogado não voltava, o engenheiro cuspiu no outro pé do sapato.Ao final da viagem, quando o advogado calçou seu sapato, os engenheiros começaram a rir, e o advo-gado disse:- Já está na hora de pararmos com essa guerra entre pro-fissões que não leva a nada, com essas mesquinharias de cuspir no sapato, fazer xixi no uísque...

PIADAS

INTRUÇÕES:Procure no quadro abaixo cinco palavras relacionadas ao universo.

Page 15: Tribuna 63
Page 16: Tribuna 63

F L A S H 1 6 Belém, 27 de novembro a 3 de dezembro de 2010

Letícia Spiller está na capa da revista Contigo! com seu barrigão de sete meses. A atriz de 37 anos, que está grávida de seu segundo filho, o primeiro com o diretor de fotografia Lucas Loureiro, plane-ja uma cerimônia de casamento

após o nascimento de Stella e conta que está cheia de disposição para tudo. “Desta vez, minha libi-do aumentou. Bem contraditório isso, né? Mas está sendo ótimo, estamos aproveitando”, admitiu sem papas na língua.

LETÍCIA SPILLER VAITER O SEGUNDO FILHO

GRAVIDEZ

PAI DE MICHAEL JACKSONLANÇA LIVRO NO BRASIL

Joe Jackson chegou ao Brasil na manhã desta

quarta-feira, 24. O pai de Michael Jackson, que

está em São Paulo para lançar seu livro, “O que

realmente aconteceu a Michael Jackson”,. No li-

vro, que teve a primeira edição, de 1 milhão de

exemplares, Joe revela fatos que sustentam o

possível assassinato do filho.

RIHANNA JÁ PENSAEM ENGRAVIDAR

Rihanna deu uma entrevista ao “Interview” e afirmou que planeja começar uma família no próximo ano com seu namorado Matt Kemp. O casal está junto desde Janeiro. “Eu realmente não planejo a idade. Poderia ser em um ano a partir de agora. Quando for o tempo certo, eu vou saber”, explicou a cantora, acrescentan-do: “Eu tenho muitas coisas para fazer antes de ter filhos.” Rihanna contou como seria se tivesse uma menina: “Ela provavelmente se-ria rebelde. Seria como um carma”.

AXL ROSE PEDEUS$ 20 MILHÕES

Segundo o site The Hollywood

Reporter, o vocalista entrou com

um processo no valor de US$ 20

milhões contra a produtora do jo-

go, a Activision, porque em “Gui-

tar hero 3” há o uso da música

“Welcome to the jungle” para se

jogar com um personagem virtual

do guitarrista. Axl e a Black Frog

Music entraram com os docu-

mentos na corte de Los Angeles.

ENSAIO

A nova loira do Tchan... é linda! E o Paparazzo não perdeu tempo: já fechou contrato com a dançari-na do grupo É o Tchan. O ensaio de Karol Loren entra no ar em breve. As fotos levarão a assinatura do fo-tógrafo Luciano Quintella.

A NOVA LOIRADO “TCHAN...”FECHA CONTRATO

EX-PAQUITA DA XUXADE NOVO EM FORMA

Cátia Paganote, a Miuxa, fez parte

da primeira geração de paquitas e in-

tegrou o “Xou da Xuxa” por sete anos

entre 1988 e 1995. Após dois casamen-

tos - um de 13 anos e outro de 5 -, a ex-

paquita mostra o corpão cinco meses

após dar a luz Valentina. “Minha roti-

na é bem cansativa, mas a recompensa

vem num sorriso. Estamos contruin-

do nossos laços”, conta ela. ”Optei por

uma produção independente. Estava

numa idade bacana e não ia ficar à es-

pera do príncipe encantado”.

SEREIA PAULISTANA,UMA DAS FINALISTAS

A paulistana Vanessa Godoy é mais uma das fi-nalistas do concurso Sereias. Com seus 22 aninhos e corpo perfeito à base de muita aeróbica e massa-gem, promete ser mais uma das apostas para a dis-putada final. Para ver mais fotos dessa Sereia aces-se www.concursosereias.com.br

A NAMORADA DE RONALDO

A modelo Irina Shayk, atual namora-da do jogador Cristiano Ronaldo, aparece nua em um editorial para a revista “GQ” de dezembro. As fotos foram divulgadas na quinta-feira, 25.

sem papas na língua.

A NAMORADA DE RONALDOA NAMORADA DE RONALDO

da do jogador Cristiano Ronaldo, aparece nua em um editorial para a revista “GQ”

Page 17: Tribuna 63

ÍDOLO VANDICK QUER SER PRESIDENTE DO PAPÃO

TÍTULO

O Parauapebas é o campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paraense 2011. O time derrotou o Abaeté nos dois jogos da decisão e conquistou o seu primeiro título. As duas equipes estão garantidas na fase principal do Parazão em 2011.

PARAUAPEBAS É O CAMPEÃO DA “SEGUNDINHA”

As seleções de Breves e Afuá estão na final da Copa do Marajó, competição organizada pela Fede-ração Paraense de Futebol (FPF) e que reuniu sete times, divididos em dois grupos: Afuá, Anajás, Gurupá, Portel, Melgaço, Breves e Bagre.

BREVES E AFUÁ NA FINAL DA COPA MARAJÓ

DECISÃO

PRIMEIRA FASE DO PARAZÃO 2011 COMEÇA NO DIA

PRIMEIRO DE DEZEMBROPÁG. 2

ESPORTE ESPORTE Belém, 27 de novembro a 3 dezembro de 2010 1

FUTEBOL DE CINCO FAZ A INTEGRAÇÃO DE PESSOAS COM

DEFICIÊNCIA VISUALPÁG. 4

Em meio às eleições do Con-

selho Deliberativo (Condel) do

Clube, que acontecem nesta se-

gunda (29), a atual administra-

ção do Paysandu está prestes a

confirmar o empréstimo do meia

Thiago Potiguar pelo valor de R$

200 mil para o Atlético (PR), até o

dia 15 de maio.

O jogador não esconde que

está ansioso para a definição do

seu futuro. “Ainda não tem nada,

porque estou esperando o presi-

dente aceitar. Sei que são duas

propostas e a primeira ele não

aceitou”, lembra.

A notícia não é muito boa pa-

ra torcida e deve protestar assim

como fizeram na negociação

do atacante Moisés, quando se

transferiu para o Santos. Mas,

Thiago Potiguar torce para que

a negociação seja feita. “A torcida

tem que entender que é a minha

carreira, o meu sonho. Gosto

deles, mas tenho que procurar

minhas melhoras. Se o Atlético

está me procurando é porque eu

fiz por merecer”, disse.

POTIGUAR VAI MESMO SAIR DO TIME DO PAYSANDU

LEIA RÁPIDO

ALESSANDRA SERRÃO

O VALOR DA DÍVIDA TRABALHISTA DO CLUBE DO REMO AUMENTA SEM PARAR. A CIFRA JÁ ALCANÇOU O VALOR DE R$ 8.865.338,85. ESSE VAI SER O GRANDE DESAFIO DA NOVA ADMINISTRAÇÃO DO CLUBE AZULINO.

Vandick José de Oliveira Li-ma, ou somente Vandick, como é conhecido pelo torcedor bicolor, virou ídolo no Paysandu, princi-palmente depois de ter conquis-tado o maior título da história do Papão, a Copa dos Campeões no ano de 2002, resultado que garantiu ao clube a participação na Taça Libertadores da America de 2003. O ex-jogador, que é con-selheiro e sócio do Paysandu e vereador de Belém, fala para o Jornal Tribuna do Pará sobre seu tempo de glória no Papão e até sobre as eleições do clube.

TRIBUNA: Se fi-zéssemos uma comparação do tempo em que você jogou no Paysandu com o futebol atual, há muita diferença?

Talvez na minha época nós não pensássemos tanto no dinheiro, pensávamos somente em cumprir o nosso papel den-tro de campo e trazer bons re-sultados para o clube. Até por-que quando você pensa assim as conquistas e as recompensas acabam sendo consequência.

TRIBUNA: Qual foi o melhor momento do time no tempo em que você jogava?

O melhor momento tanto pra mim quanto para o clube em geral foi, com certeza, a Co-pa dos Campeões. Isso nós não vamos esquecer jamais, a tor-cida também deve considerar

esse como o melhor momento do Paysandu”.

TRIBUNA: Você acha que o Paysandu ainda pode revi-ver momentos de Glória?

Volta sim, o Papão sabe que isso é possível. Agora isso requer um tempo, as coisas não acontecem do nada. Tem que haver uma preparação maior, uma estrutura melhor que pos-

sa dá condições para que isso volte acontecer.

TRIBUNA: Quais foram os gran-des jogadores que marcaram a história do Paysandu?

O Robgol, Sandro, Zé Au-

gusto, mas, o grande destaque eu dou para o experiente Ro-gerinho, que com certeza é o maior ídolo do Paysandu, ele jogou partidas importantes co-mo o título brasileiro em 1991 e ainda alcançou a conquista da Copa dos Campeões.

TRIBUNA: O que você espera da nova presi-dência?

Não tenho uma pre-ferência, acho que as duas estão muito bem repre-sentadas, as duas pos-suem grandes nomes que podem ajudar a melhorar o clube. Eu só tenho medo da chapa perdedora se afastar do clube,

porque nesse momento o que o Paysandu precisa é de união, independente de ser vencedor ou perdedor, todos precisam se unir em prol do time.

TRIBUNA: Você pensa em ser Presidente do Pay-sandu?

Sim, se eu conseguir apoio penso em me candidatar em 2012 para presidência do clube, não fiz isso antes porque eu pretendo passar um pouco mais de tempo analisando o clube e me preparar para o futuro.

TRIBUNA: Se você fos-s e p r e s i d e n t e o q u e mudaria?

Acho que o Paysandu precisa de mais estrutura, o Paysandu tem no-me, mas não sabem

utilizá-lo. Temos que enten-der que futebol é um comércio você tem que vender não pode só comprar. Como presidente, valorizaria a categoria de base através da construção de um centro de treinamento.

“Se eu conseguir

apoio, penso em me candidatar em 2012 para a

presidência do clube”

elém, 27 de novembro a 3 dezembro de 2010elém, 27 de novembro a 3 dezembro de 2010elém, 27 de novembro a 3 dezembro de 2010 11BBelém, 27 de novembro a 3 dezembro de 2010elém, 27 de novembro a 3 dezembro de 2010elém, 27 de novembro a 3 dezembro de 2010

LEIA RÁPIDO

Page 18: Tribuna 63

E S P O R T E 2 Belém, 27 de novembro a 3 de dezembro de 2010

É tempo de eleições também no Águia de Marabá e para o atu-al presidente, Sebastião Ferreira, o “Ferreirinha”, candidato pela situação, a prioridade do Águia para o ano que vem é trabalhar

para incrementar a estrutura do clube, o que, em sua opinião, vai permitir que o clube avance no cenário nacional. “Precisamos que o poder público olhe para nós e comece a tocar o projeto de

se construir um estádio decente. A diretoria precisa se movimen-tar para construirmos um CT e finalmente darmos início às categorias de base no Águia”, acrescentou Ferreirinha.

CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DO ÁGUIA QUER ESTÁDIO EM MARABÁ

ELEIÇÕES

PARAZÃO COMEÇA DIA 1º DE DEZEMBRO

A primeira fase do Campe-onato Paraense começa no dia 1 de dezembro e encerra dia 22. Entre os clubes que estão na disputa para conquistar a segundona estão os times de Ananindeua, Santa Rosa, Cas-tanhal, Time Negra, Tuna Lu-so Brasileira, Sport Clube Be-lém, Parauapebas e Abaeté. Os dois últimos são oriundos da segunda divisão do Parazão, que aconteceu entre outubro e novembro. Nessa primeira fase, os oito times vão dispu-tar as duas vagas que estão em jogo para a fase principal do Pa-razão, que vai ser disputado em janeiro de 2011.

A fórmula de disputa desta

primeira fase vai ser feita em turno único, em que os oito clubes participantes jogam entre si. As duas equipes que mais pontuarem se classi-ficam para a segunda fase, diferente de anos anteriores, quando quatro times briga-vam por quatro vagas dispo-níveis na fase principal do Pa-razão. “A decisão de classificar dois clubes foi feita através de votação, a partir de uma reu-nião feita, ainda esse ano pela FPF”, falo o secretário geral da Federação Paraense de Fu-tebol (FPF), Juarez Escotta.

Algumas mudanças na fór-mula do Campeonato Paraense 2011 foram feitas, porém, o for-

mato de disputa foi mantido. As equipes serão divididas em três chaves regionalizadas, sendo que na primeira fase somente os dois primeiros de cada grupo garantem vaga no “mata-mata” da fase seguinte. Serão 9 roda-das de 28 jogos.

Os dois últimos colocados nesta fase serão rebaixados para a Segunda Divisão, a ser disputada ainda este ano. Na segunda fase os classificados juntam-se aos clubes já classi-ficados para segunda fase. “Os clubes foram que já estão clas-sificados para segunda fase é o Paysandu, Águia de Marabá, Remo, Independente, Cametá e São Raimundo”, diz Juarez.

Dos seis clubes já classifica-dos para a fase principal do Pa-razão 2011, apenas Remo e Pay-sandu são da capital. O interior tem Cametá, Águia de Marabá, São Raimundo de Santarém e Independente de Tucuruí. Na

primeira fase, a disputa está equilibrada com quatro clubes metropolitanos (Tuna, Sport Belém, Time Negra e Ananin-deua) e quatro interioranos (Castanhal, Abaeté, Parauape-bas e Santa Rosa/Mãe do Rio).

PARAZÃO TEM MAIS TIMES DO INTERIOR

CURIOSIDADE

JUAREZ ESCOTTA É O SECRETÁRIO GERAL DA FEDERAÇÃO PARAENSE DE FUTEBOL (FPF)

FALAPRESIDENTE

“Abaeté e Parauapebas so-bem para fase principal. Eles já fizeram a decisão da “Se-gundinha” e estão jogando há bastante tempo e, por isso, es-tão com um time entrosado”.

EMANUEL CAMPOS, PEDREIRO

“Gostaria que a Tuna vol-tasse, para fazer os clássicos contra o Remo e o Paysandu. Eu acompanhei os bons tem-pos da Tuna Luso e gostaria de ver novamente ela voltar a brilhar.

EDILSON MONTEIRO, SERV. GERAIS

FALA TORCEDOR

QUAIS TIMES VÃO PASSAR À FASE PRINCIPAL DO PARAZÃO?

ALESSANDRA SERRÃO

ALESSANDRA SERRÃO

A “CORRIDA PELA VIDA” ACONTECE NESTE DOMINGO, 28. A LARGADA VAI SER DADA ÀS 7 HORAS.

ALESSANDRA SERRÃO

Page 19: Tribuna 63

E S P O R T E 3Belém, 27 de novembro a 3 dezembro de 2010

Remo e Tuna se enfrentam na decisão do Campeonato Pa-raense de Futsal, na categoria sub-11, neste domingo, 28, no ginásio da Ufra. No mesmo dia acontece a final do 2º tur-no da série ouro, entre Esmac

e Shouse, também no ginásio da Ufra. Em Ananindeua, no ginásio do COPM, acontecerá, o jogo de volta do 2º Turno da categoria feminina adulta en-tre Tuna e COPM/Paragomi-nas/Cybernet.

DECISÕES AGITAM OS TORNEIOS DE FUTSAL

FINAIS

O jogador Marcelo, 15 anos, que jogava no time sub-17 do Re-mo, acertou sua entrada nas cate-gorias de base do Cruzeiro-MG e não vestirá mais a camisa azulina. O atleta só vai voltar a Belém para

fazer as provas finais na escola on-de estuda. Os dirigentes da Raposa já o proibiram terminantemente de atuar pelo Leão Azul. O jogador, que era apontado como um dos mais promissores de sua categoria,

não vai render nenhum dinheiro ao Remo. Como não tinha contrato de profissional ou qualquer outro vín-culo com o clube paraense, o Cru-zeiro não precisará pagar nenhuma quantia por sua transferência.

JOGADOR DA CATEGORIA DE BASE TROCA O REMO PELO CRUZEIRO

TRANSFERÊNCIA

LEIA RÁPIDO

O Paysandu está no grupo

“G” da 42.ª edição da Copa

São Paulo de Juniores, que vai

acontecer entre os dias 4 e 25

de janeiro, com sede na cidade

de Louveira. Além do Papão,

o grupo vai ter ainda Flumi-

nense (PI), Pão de Açúcar (SP)

e São Caetano (SP). Ao todo, a

“Copinha”, vai contar com 92

equipes que serão divididas

em 23 grupos.

Na primeira fase, os times

jogarão entre si, dentro do

grupo em apenas um turno.

Classifica-se para a segun-

da fase somente o clube que

conquistar o maior número

de pontos nas suas chaves.

As nove equipes melhores se-

gundas colocadas, indepen-

dente do grupo que estejam,

também garantem vaga pa-

ra a fase seguinte do torneio,

sendo 32 times na segunda

fase.

Da segunda fase até o fi-

nal da Copa, os classificados

serão conhecidos através de

partidas eliminatórias, quan-

do os times se enfrentam em

jogo único. A partir da segun-

da fase, no caso de empate, a

decisão da vaga será definida

através dos pênaltis.

PAYSANDU ESTÁ NO GRUPO “G” DA COPINHA

CHAPA ÚNICA NAS ELEIÇÕES DO CODIR

A chapa “Reconstrução e Seriedade” que venceu as eleições para o Conselho De-liberativo (Condel), no dia 20 de novembro, confirmou de maneira oficial que o Clube do Remo vai ter apenas uma chapa nas eleições do dia 10 de dezembro, em que os sócios do clube vão eleger o Conselho Diretor (Codir). Além disso, o Condel indicou Sérgio Cabeça Brás como o novo presidente do clube e terá como vice-pre-sidente, o médico Paulo Mota. Ambos vão ter o grande desa-fio de reerguer o futebol pro-fissional do clube, que há mais de dois anos não conquista títulos no futebol profissional, além de encontrar uma solu-ção para pôr um fim na crise financeira.

O futuro presidente remista

também vai ter a total liberda-de para escolher os integrantes da administração do clube. Por exemplo, Ronaldo Passarinho vai ser supervisor de todos os departamentos do clube. Já os grandes beneméritos Raphael Levy, Antônio Carlos Teixeira, Albany Pontes, César Castilho e Pedro Minowa vão integrar a direção de futebol do time, em que vão tratar dos assun-tos relacionados a formação e a equipe de futebol, especifi-camente.

Em relação a Pedro Mino-wa, ele foi incluído na nova ad-ministração do Remo, como se diz na gíria esportiva, nos acréscimos do juiz. Minowa ensaiou lançar uma candida-tura em oposição a Sérgio Ca-beça, tudo porque teria ficado insatisfeito por ter apoiado a

chapa “Reconstrução e Serie-dade” nas eleições do Condel, mas não ter sido indicado a nenhum cargo na futura ad-ministração remista, após a vitória nas urnas. No entanto, uma reunião realizada pelo Condel decidiu convocar Pe-dro Minowa para integrar a futura administração do Clu-be do Remo e acabou com a última indefinição das eleições azulinas.

Com a união de Pedro Mi-nowa ao grupo, a chapa “Re-construção e Seriedade” volta a ser a única candidata para as eleições do Codir no dia 10 de dezembro. “Não vou negar. Estava mesmo insatisfeito com esta situação. Isso era uma coi-sa com a qual não concordava e eu tinha o direito de opinar também”, declarou Minowa.

A equipe paraense de ciclismo conquistou a 5ª Copa Norte, rea-lizada na cidade de Manaus, nos dias 19 e 20 de novembro, contra ciclistas dos estados do Amazo-nas, Acre, Rondônia e Roraima. No quadro geral de medalhas, o Pará levou 7 medalhas de ouro, 5 de prata e 2 de bronze totalizando 72 pontos, os anfitriões ficaram em 2º com 5 ouros, 4 pratas e 7 bronze, totalizando 64 pontos e em terceiro ficou os acreanos com 7 de ouro e 2 de bronze totalizando 46 pontos.

No primeiro dia de prova nossos medalhistas foram: Ana Carolina na categoria feminina, Edilson Kramer na categoria Máster A1, Aldair da Costa na categoria A2, Sérgio Bar-richello na categoria Elite. Conquis-taram a medalha de prata Jeovani Silva na categoria Máster B2 e Edi-naldo Monteiro na categoria Júnior, enquanto Tassya Brasil ficou com o bronze na categoria feminino.

No segundo dia de prova Tassya Brasil ficou com o ouro na prova de resistência feminino, Edinaldo Monteiro ganhou o ouro na categoria Júnior e Ageu Ferreira conquistou o ouro na categoria Elite. Os ciclistas Edilson Kramer, Aldair da Costa e Jeovani Silva ficaram com a meda-lha de prata, em suas respectivas ca-tegorias, enquanto Gilson Silva ficou com o bronze na categoria Elite, que garantiu o título para o Pará.

PARAENSES VENCEM 5ª COPA NORTE DE CICLISMO

SÉRGIO CABEÇA VAI SUBSTITUIR AMARO KLAUTAU (FOTO) NA PRESIDÊNCIA DO CLUBE DO REMO

DIVULGAÇÃO

A DIRETORIA DO SÃO RAIMUNDO DE SANTARÉM CONFIRMOU 19 JOGADORES NO ELENCO DO TIME, QUASE TODO FORMADO POR JOGADORES DE FORA DO ESTADO. SEBASTIÃO ROCHA COMANDA A PRÉ-TEMPORADA DO TIME NO RIO DE JANEIRO.

ELIVALDO PAMPLONA

Page 20: Tribuna 63

E S P O R T E 4 Belém, 27 de novembro a 3 de dezembro de 2010

A ASCEPA É A ÚNICA EM BELÉM QUE PROMOVE A PRÁTICA DO ESPORTE PARA PORTADORES DE DEFICIÊCIA VISUAL

FUTEBOL DE CINCO PROMOVE INCLUSÃO

O medo de não poder mais entrar numa quadra de futebol, vestir a camisa do time e chutar a bola para marcar o gol era a grande preocupação de Rodrigo Almeida, 25 anos, que perdeu a visão total aos 17 anos. Felizmen-te, esse medo é passado. No pre-sente, Rodrigo sabe que apesar das dificuldades impostas pela vida, com força de vontade e de-terminação nada é impossível. “A sensação é horrível, o medo toma conta de você. Pensava que nunca mais ia voltar a jogar, mas quando descobri o grupo perce-bi que isso era bobagem”, conta Rodrigo, referindo-se ao time de futebol para cegos, também cha-mado de “futebol de cinco”.

Como o próprio nome diz, no futebol para cego as equipes são formadas por cinco jogado-res que se dividem em quatro na linha e um no gol. O futebol de cinco é praticamente como um futebol de salão tradicional, a não ser por algumas adapta-ções feitas a fim de ajudar na atuação em quadra e garantir a segurança dos jogadores.

A bola emite um som para que os atletas possam perce-

bê-la na quadra. Esse sistema é gerado por “guisos”, que pro-duzem o som conforme a bola se movimenta. Entre os equi-pamentos obrigatórios dos jo-gadores está a venda nos olhos. Isso porque alguns jogadores, como os atletas que ficam no gol, enxergam parcialmente. “Os jogadores da linha podem ou não serem cegos totais. Com exceção do goleiro que sempre terá cegueira parcial porque

além de defender ele é o guia do time. Por isso que o uso da venda é obrigatório para que todos possam jogar igualmen-te”, esclarece o técnico Carlos Alberto, da Associação de/e para cegos do Pará (Ascepa).

As dimensões da quadra

podem ser entre 38 e 42 me-tros de comprimento por 18 a 22 metros de largura. “A gen-te usa toda a quadra, por isso ela não possui lateral”, explica o atleta Miguel de Souza, 38 anos. Quando saiu de Came-tá e veio para Belém, Miguel descobriu na capital o futebol de cinco e, como um legítimo apaixonado pelo esporte, não perdeu tempo para começar a jogar. “É muito importante mostrar pra todo mundo que eu também posso jogar nor-malmente”, fala Miguel.

A Ascepa é a única em Be-lém que realiza a prática do esporte para portadores de de-ficiência visual, porém a falta de apoio e patrocínio dificulta a realização e a divulgação do esporte na capital. “Aqui nós somos discriminados, não va-lorizam o nosso esporte, quan-do a gente chega em outros estados notamos a diferença. Na Paraíba, por exemplo, o fu-tebol de cinco e visto como um ‘Re-Pa’, é transmitido em rádio e TV. Aqui nem uma rádio co-munitária transmite os nossos jogos”, lamenta Miguel.

A Federação Paraense de Automobilismo (Fepauto) vai realizar o 2º GP Belém de Kar-tcross e II Festival 4x4, nos dias 11 e 12 de dezembro. O evento vai ser realizado na área exter-

na do Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão. A orga-nização espera a participação na competição de 25 kartcross e 70 carros entre 4x4, jeep, Pick up e veículos 4x2. Quem deseja fa-

zer parte da competição podem fazer as inscrições na Araguaia Motores, localizado na Segun-da de Queluz com Conselheiro Furtado ou ligar para o número 8126-1621.

FEPAUTO PROMOVE GP BELÉM DE KARTCROSS E FESTIVAL 4X4

AUTOMOBILISMO

Chinzô Machida, assim co-

mo seu irmão Lyoto, vai entrar

no mundo do MMA. Na verda-

de, esse é o retorno do lutador

na modalidade, já que realizou

duas lutas, com a primeira

acontecida em 2005. Chinzô

tem seu retorno marcado no dia

15 de dezembro, no WSE Latino

Fight, no estado da Bahia. “É

meu retorno após quatro anos

afastado”, disse Chinzô.

IRMÃO DE LYOTO VOLTA AO CIRCUITO DO MMA

LEIA RÁPIDO

O atacante Bruno Rangel, artilheiro da Série C e artilhei-ro do Papão em 2010, continua com o futuro indefinido no clu-be. “Estamos esperando pela definição da nova presidência. Não adianta eu acertar agora

com o Luís Omar e vir outro presidente e me dispensar de-pois. De qualquer forma o presi-dente e o Louro têm me ligado e reforçado o interesse na minha permanência no time”, garante Bruno Rangel.

ELEIÇÕES VÃO DEFINIR SITUAÇÃO DE ATACANTE

BRUNO RANGEL

ALESSANDRA SERRÃO

ALESSANDRA SERRÃO

Futebol de cinco faz a inclusão de

pessoas cegas em práticas esportivas

A diretoria da Tuna Luso Bra-sileira tem o objetivo de colocar o clube na fase principal do Cam-peonato Paraense 2011. Para isso, a diretoria está contratando joga-dores experientes e que tiveram certo destaque no futebol do esta-do, para poder vencer seus jogos na primeira fase do Parazão.

Um dos contratados é o volan-te Analdo, que participou do últi-mo Campeonato Paraense e Série C pelo Águia de Marabá, mas que agora está de volta ao seu clube de origem. “Estou de volta à Tuna e isso me deixa feliz, pois foi aqui que comecei no futebol. Assim como todos, eu também venho para ajudar a colocar a Tuna de volta para o Parazão”, declarou.

O zagueiro Charles, que tam-bém veio do Águia, é outro re-forço dos tunantes. “Assim como Remo e Paysandu, a Tuna não deixa de ser grande. Faz tempo que o clube não disputa o Para-zão, e esse bom elenco que está se formando nos dá a tranquilidade para jogar e ajudar a colocar a Tuna no lugar que merece”, acre-dita.

A Tuna está fora da fase prin-cipal do Parazão desde 2007, quando foi vice-campeã ao co-mando do técnico Carlos Alberto Lucena.

TUNA QUER VAGA NA FASE PRINCIPAL DO PARAZÃO

A 8ª FASE DOS JOGOS ABERTOS ESTADUAIS VAI SER DISPUTADA NO PERÍODO DE 2 A 5 DE DEZEMBRO NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA. A PRÓXIMA FASE DOS JOGOS VAI SER DISPUTADO EM BELÉM.

ANALDO REFORÇA O TIME DA TUNA

afastado”, disse Chinzô.

Page 21: Tribuna 63

E S P O R T E 5Belém, 27 de novembro a 3 de dezembro de 2010

ATACANTES PASSAM EM BRANCO NO BRASILEIRÃO

O Brasileirão deste ano apre-senta a baixa média de gols e os grandes jejuns dos atacantes. Em um levantamento realiza-do, levando-se em conta apenas jogadores com mais de dez jogos no Campeonato Brasileiro, re-vela que muitos atacantes estão devendo no quesito gol. Seja em time que briga na ponta da tabe-la, ou o pessoal da rabeira, a maré de azar afetou muitos jogadores conhecidos. Dos atacantes que já atuaram em mais de dez par-tidas, seis ainda não balançaram as redes dos ad-versários: Tony (Ceará), Welling-ton Amorim (Ce-ará), Roberson (Grêmio), Vinícius (Palmeiras), Pa-trick (Palmeiras) e Luan (Palmei-ras). Para eles, a sorte não sorriu nenhuma vez neste Brasileirão.

Mas teve gente que já balan-çou e continua em débito. O ata-cante Washington, por exemplo, já marcou dez gols. No entanto, O Coração Valente não balança as redes há 14 partidas. O jogador, que já foi artilheiro do campe-onato em duas oportunidades, em 2004 e 2008, reconhece que, quanto mais o gol demorar a sair, mas difícil será marcar. “A fase é meio diferente, estranha. A an-siedade atrapalha. É claro que incomoda. É complicado, é difícil. Mas graças a Deus o time está bem e não está sentindo falta dos meus gols”, declarou o

atacante. Além dele, vários outros atra-

vessam ou atravessaram marés de azar. O Flamengo é o caso de maior destaque. Após atormen-tar os adversários com o ‘Impé-rio do Amor’ no primeiro semes-tre, o ataque rubro-negro parou no Campeonato Brasileiro. Chegou à impressionante marca de dez partidas sem marcar gols. Val Baiano, por exemplo, demorou 11 jogos com a cami-

sa rubro-negra para balançar as redes. Diogo, contratado a peso de ouro, teve de esperar 12 jogos, até anotar seu único gol pelo clube. O jogador, aliás, tem o mesmo número de gols que o goleiro Bruno, que fez apenas sete jogos

na competição, antes de ser preso acusado do desaparecimento de Eliza Samúdio.

Com a má fase dos atacan-tes, os jogadores de meio-cam-po assumiram a responsabili-dade de marcar gols. Oito dos vinte times que disputam o Brasileirão, encontram no seus meias a função de artilheiros. Elias (Atlético-GO), Paulo Baier (Atlético-PR), Geraldo (Ceará), Bruno César (Corinthians), Montillo (Cruzeiro), Petkovic

(Flamengo), Conca (Flu-minense) e Fernan-

dão (São Paulo) são meias que mais marcaram por su-as equipes.

Seis atacantes ainda não marcaram

um golzinho sequer neste Brasileirão

O CAMISA 99 WASHINGTON ESTÁ HÁ 14 JOGOS SEM BALANÇAR AS REDES

O Brasileirão decretou mais um time rebaixado: o Goiás, com 32 pontos, não tem mais chance de salvação e, ao lado Prudente, vai jogar a Série B em 2011. Restam ainda duas

vagas no bonde rumo à Segun-dona e, com as vitórias na úl-tima rodada, dois gigantes do futebol brasileiro ficaram em boa posição para fugir da de-gola. O Flamengo agora tem só

2% de risco de cair e o Atlético-MG tem 3%.

O Guarani está com 96% voltar à Segundona. Comple-tam a lista de ameaçados Vitó-ria, Avaí e Atlético-GO.

FLAMENGO TEM 2% DE CHANCES DE CAIR PARA A “SEGUNDONA”

REBAIXAMENTO

Cruzeiro ainda tem chances de ser campeão brasileiro, mas o time mineiro já tem sua presença garantida na Taça Libertadores do ano que vem. Pela quarta vez seguida, ‘La Bestia Negra’, como ficou conhecido nos países vizi-

nhos após a conquista de 1976, vai atrás do principal título do continente. Está será a 13ª parti-cipação da “Raposa” na Liberta-dores, e perde somente para São Paulo e Palmeiras, que tem 15 e 14 participações, respectivamente.

CRUZEIRO GARANTIDO NA “LIBERTADORES”

CLASSIFICAÇÃO

O Fluminense tem 64% de

chances de conquistar o Cam-

peonato Brasileiro 2010. O ti-

me alcançou esse percentual

na última rodada, quando

goleou o São Paulo por 4 a 1 e

ainda contou com um tropeço

do Corinthians, que empatou

por 1 a 1 com o Vitória. Estes

resultados também fizeram o

Timão despencar de 62% de

chances de título, para 25%.

O Cruzeiro, última equipe

na disputa pela taça, pouco

variou. Apesar de ter ven-

cido o Vasco por 3 a 1, a Ra-

posa chegou a cair um ponto

percentual em suas chances,

que antes eram de 12% e pas-

saram a ser de 11%. É bom

lembrar que os três pontei-

ros já asseguraram as três

primeiras vagas brasileiras

na Libertadores de 2011.

Grêmio, Atlético-PR e Bo-

tafogo brigam pela quarta

vaga, que pode não existir,

caso o campeão da Copa Sul-

Americana seja Palmeiras

ou Goiás. O Tricolor Gaúcho

agora lidera esta disputa,

com 46% de chances de ar-

rebatar a última vaga do

G-4. Furacão, com 30%, e

o Glorioso, com 24%, vêm a

seguir.

FLU TEM 64% DE CHANCES DE FICAR COM O TÍTULO

LEIA RÁPIDO

O CORINTHIANS ENTRA DE FÉRIAS AO TÉRMINO DO BRASILEIRÃO E RETORNA ÀS ATIVIDADES NO DIA 3 DE JANEIRO. A EQUIPE VAI SE REFUGIAR NA CIDADE DE ITU POR 10 DIAS PARA REALIZAR A PRÉ-TEMPORADA DO INÍCIO DE 2011.

Além dele, vários outros atra-vessam ou atravessaram marés de azar. O Flamengo é o caso de maior destaque. Após atormen-tar os adversários com o ‘Impé-rio do Amor’ no primeiro semes-tre, o ataque rubro-negro parou no Campeonato Brasileiro. Chegou à impressionante marca de dez partidas sem marcar gols. Val Baiano, por exemplo, demorou 11 jogos com a cami-

sa rubro-negra para balançar as redes. Diogo, contratado a peso de ouro, teve de esperar 12 jogos, até anotar seu único gol

Page 22: Tribuna 63

E S P O R T E 6 Belém, 27 de novembro a 3 de dezembro de 2010

O Fluminense ganhou uma “ajudinha dos céus”. Em cerimônia realizada no salão nobre das Laran-jeiras, o Papa João Paulo II, morto em 2005, foi anunciado como novo padroeiro do clube, ao lado de Nos-sa Senhora da Glória. A ligação do

Papa com o Fluminense vem desde 1980, quando o Papa visitou o Rio de Janeiro e recebeu uma camisa do Tricolor. Desde então, “a benção do Papa” é evocada sempre que o clube se encontra em situação difí-cil em uma partida.

PAPA JOÃO PAULO II É O PADROEIRO DO FLU

SANTIDADE

Com 37 pontos - cinco à frente do Cruzeiro - o Grêmio está próxi-mo de conquistar o simbólico título do segundo turno do Brasileirão. Faltando duas rodadas para o en-cerramento do campeonato, os

gremistas podem garantir a melhor campanha do returno já no próxi-mo domingo, vencendo o Guarani em Campinas.

Renato Gaúcho valoriza esta con-quista. Assim como valoriza tam-

bém eventuais títulos pessoais que estejam a caminho, como alguns jogadores do Grêmio podem ser elei-tos os melhores em suas posições, e o próprio Renato disputa o prêmio de melhor treinador da competição.

GRÊMIO PODE SER CAMPEÃO BRASILEIRO DO “2º TURNO”

SIMBÓLICO

TRICOLOR QUER ESQUECER 2010 Após sete anos o time do São

Paulo vai ficar de fora da Taça Li-bertadores em 2011. Mesmo que vença todos os seus jogos restan-tes, o tricolor do Morumbi não vai conseguir alcançar a quarta colocação, posição que garante o passaporte para a competição sul-americana, já que Grêmio e Botafogo ainda se enfrentam pe-la última rodada da competição. Essa situação encerra a sequência do São Paulo, que desde 2004 se classifica para a maior competição interclube da América do Sul.

Agora, em 2011, o São Paulo vai disputar apenas a Copa Sul-Americana e a Copa do Brasil. A última vez que o time tricolor disputou esta competição nacio-nal foi em 2003, quando foi eli-minado pelo Goiás nas quartas de final. Para essas competições, o técnico Paulo César Carpegiani admitiu que já está em fase de ob-servações dos jogadores não só dentro do gramado, mas de com-

portamento também. “Avaliare-mos algumas atitudes, e diante disso formaremos um elenco for-te para o próximo ano”.

Sem pleitear mais nada no Brasileirão e com foco em 2011, as contratações e dispensas pas-sam a ser o principal assunto no São Paulo. Nomes como o late-ral-esquerdo Juan do Flamengo já estão sendo especulados como reforço. Em compensação, o poli-valente Richarlyson está cada vez mais perto de deixar o clube.

Carpegiani voltou a falar que já está a procura de reforços pa-ra setores pontuais do time. Mas o treinador não quis especificar todas as posições carentes nem sequer os nomes que o São Pau-lo procura. “Não gostaria de fa-lar em nomes. Acho uma coisa muito interna. Não confirmo nem desminto, pois vai dar ba-se para especulação. Estamos trabalhando alguns nomes”, concluiu o treinador.CARPEGIANI EXIGE REFORÇOS PARA MANTER UMA EQUIPE FORTE NO SÃO PAULO ANO QUE VEM

LUIZ PIRES/VIPCOMM

ZICO TERÁ QUE PRESTAR DEPOIMENTO SOBRE A PARCERIA DO FLAMENGO COM O CFZ, CLUBE FUNDADO PELO GALINHO.

O possível interesse de Adria-no retornar ao futebol brasileiro ainda não anima a diretoria do Corinthians. Apesar de Ronaldo fazer campanha para colocar o Imperador no Timão, o presi-dente Andrés Sanches garante que não procurou o centroavante do Roma (ITA) para reforçar o elenco em 2011.

Entretanto, o presidente corin-thiano deixa a “negociação” nas mãos do Fenômeno. “Se o Ronaldo fizer dez cheques pré-datados com o valor que ele deseja, as portas es-tão abertas”, brincou o dirigente.

A polêmica apareceu no início de novembro, durante entrevis-ta de Ronaldo em evento de um patrocinador. Questionado sobre quem seria seu substituto ideal no Corinthians, o camisa 9 pron-tamente respondeu Adriano. Em seguida, em coletiva no CT Joa-quim Grava, voltou a rasgar elo-gios ao companheiro de ataque de Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2006.

Ao mesmo tempo, surgiram as primeiras especulações de que Adriano poderia voltar ao Brasil no ano que vem. O jogador está

sendo pouco aproveitado na Itá-lia desde que deixou o Flamengo e já planejaria regressar ao país. “Eu nem conversei. O Ronaldo falou em uma entrevista que ele seria um grande substituto para ele, mas não tem nada”, garantiu Sanches.

O Corinthians, porém, procura reforços para o ataque, principal-mente um outro centroavante para fazer sombra e atuar nas ausências de Ronaldo. Alecsandro, do Inter-nacional, Loco Abreu, do Botafogo, e André, do Dínamo Kiev-UCR, já foram especulados.

PRESIDENTE “MANDA” RONALDO ‘CONTRATAR’ ATACANTE ADRIANO

MÁRCIA FEITOSA/VIPCOM

M

tão abertas”, brincou o dirigente.

Page 23: Tribuna 63

E S P O R T E 7Belém, 27 de novembro a 3 de dezembro de 2010

Wayne Rooney classificou de lixo as notícias que saíram na im-prensa britânica sobre sua reno-vação com o Manchester United. Para alguns jornais, o acerto do atacante por 5 anos com o clube foi visando uma transferência

futura. No entanto, o atacante desmentiu essa informação. “Re-novei para ficar e não para que o Manchester ganhe dinheiro com uma futura negociação. Pa-ra mim, todas essas notícias são lixo”, declarou Rooney.

ROONEY NÃO QUER SAIR DO MANCHESTER

LONGEVIDADE

O Manchester City vai ofe-recer uma proposta de € 23,5 milhões (R$ 54,3 milhões), na abertura da janela de transfe-rências, em janeiro de 2011, pa-ra contratar o atacante brasileiro

Hulk, do Porto. De acordo com o jornal “Daily Mirror”, o clube britânico pretende contratar o brasileiro para aliviar a pressão sobre Tevez, o principal jogador do ataque.

O jornal afirma que Hulk poderá ser alternativa a Dzeko, outro jogador desejado, uma vez que o Wolfsburg pede cerca de € 60 milhões (R$ 139 milhões) pelo jogador bósnio.

CITIZENS QUEREM CONTRATAR O “INCRÍVEL HULK” BRASILEIRO

NEGOCIAÇÃO

PARREIRA INTERESSA À SELEÇÃO CHILENA

O técnico Carlos Alberto Parreira confirmou que rece-beu uma sondagem da fede-ração chilena de futebol para assumir o comando da seleção do país. Porém, segundo o bra-sileiro, nenhuma proposta foi apresentada de forma oficial pelos dirigentes locais. Treina-dor da África do Sul na Copa do Mundo de 2010, ele admitiu que o convite é interessante.

“Fizeram um contato. O pre-sidente anunciou que eu seria um nome cogitado e ficou de conversar comigo. Uma coisa ficou no ar. Deve partir a inicia-tiva deles de fazer um contato. Em princípio, a ideia interessa, mas temos que conversar so-bre o projeto, que passa pelas eliminatórias e pela Copa do Mundo”, afirmou.

Parreira aproveitou para fa-zer um balanço da temporada e de sua passagem pela seleção da África do Sul. Segundo o treinador, a responsabilidade de dirigir um país em sua pró-pria casa é mais complicado do que em outro local. “A principal participação da minha carreira em 2010 foi ter dirigido a África do Sul na Copa do Mundo. Foi a primeira vez na minha carrei-ra que dirigi a seleção dona da casa. Você tem envolvimento com todo o país, com todas as camadas sociais, com todo o tipo de mídia. É diferente. Ser

técnico fora do seu país é uma coisa. Comandar o time da casa é uma pressão grande. O legado que ficou para o povo foi mara-vilhoso”, disse o treinador.

O treinador, campeão do mundo pela Seleção Brasileira em 1994, afirmou que o ca-minho do Brasil rumo à Copa de 2014 será tortuoso. “Será difícil porque nós temos mais responsabilidade do que os ou-

tros. Espera-se muito mais do Brasil do que da África do Sul, por exemplo. Os africanos con-seguiram entregar uma ótima Copa. Nós precisamos entre-gar no mesmo nível ou melhor. Todo mundo quer que o Brasil, o melhor futebol do mundo, fa-ça a melhor Copa do Mundo de todos os tempos. Temos que ter em mente esse objetivo”, disse o treinador.

PARREIRA ESTÁ DISPOSTO A COMANDAR A SELEÇÃO CHILENA

O francês Zinedine Zidane (fo-to), ex-camisa 5 do Real Madrid, estreiou como conselheiro do pre-sidente Florentino Pérez, cargo que ganhou no clube para voltar a tra-balhar com futebol.

“Estou contente por estar mais perto do time. Não é uma contra-tação, mas para mim é. Vou tentar colaborar com a equipe, estando entre o presidente e o elenco para integrar mais a relação entre am-bas as partes”, afirmou Zidane ao site do Real Madri.

O ex-jogador explicou que sua função ainda não está totalmente definida no clube. “Vou estar mais perto do time e viajarei com a equi-pe na Liga dos Campeões. Com o tempo, vamos definindo mais fun-ções”, revelou o ex-jogador.

Para o eterno craque, o trabalho do técnico José Mourinho é o res-ponsável pelo sucesso do time até o momento na temporada. “Me dis-seram muitas coisas dele. Eu acho que a boa fase do clube se deve, em grande parte, ao trabalho do trei-nador”, concluiu Zidane.

ZINEDINE ZIDANE ESTÁ DE VOLTA AO REAL MADRIO técnico do Aston Villa, da

Inglaterra, Gerard Houllier, teria

procurado o brasileiro Juninho

Pernambucano e oferecido um

contrato de seis meses. Os dois

trabalharam juntos no Lyon, da

França, e poderiam reeditar a

parceria na Inglaterra, em 2011.

O jornal inglês “Daily Mail” con-

firma uma possível negociação,

informando que o Aston Villa vai

fazer uma proposta pelo meia.

Ídolo do Vasco, Juninho está

no Al Gharafa, do Qatar. Segun-

da imprensa francesa, o meia

estaria em busca de um novo

desafio na carreira a partir de

janeiro. A chance de atuar nova-

mente com Houllier seria ideal

para o brasuca. No entanto, em

declarações recentes, o jogador

de 35 anos revelou o pensamento

em ser treinador do Lyon, assim

que encerrar a carreira.

JUNINHO PODE IR PARA INGLÊS ASTON VILLA

LEIA RÁPIDO

À SELEÇÃO CHILENALEIA RÁPIDO

Page 24: Tribuna 63

E S P O R T E 8 Belém, 27 de novembro a 3 de dezembro de 2010

ALEX BATE RECORDE NO FUTEBOL DA TURQUIA

O meia Alex entrou para a história do clube Fenerbahçe, da Turquia, por ter anotado o gol de número 3.000 do time na liga na-

cional. De quebra, na ocasião o brasileiro marcou três vezes e mostrou seu faro

de matador e ainda as-sumiu a artilharia da

competição, com nove tentos em 12 jogos. “Realmente agora ficou gravado na história. Na semana passada eu atingi a marca dos cem gols pesso-ais na Liga, e com mais os três de on-tem cheguei a cento

e três. Ainda tive a felicidade de ficar marcado por fazer o gol de número 3000 do clube na Liga. Então são situações que me deixam na história e fico satisfeito por es-tar tendo a oportunidade, e as

coisas estarem acontecendo desta forma comigo”, disse Alex.

O primeiro de-les saiu de maneira até que precoce, aos 34 segundos de jogo. O gol foi tão rápido que Alex bateu mais um re-corde na carreira. “Puxando rapida-mente pela memó-ria eu não lembro. A coisa aconteceu.

A bola pingou na minha frente dentro da área e consegui pegar bem, e fazer um gol importante para iniciar o jogo já ganhando

por 1 a 0.Essa foi a 12ª vez que o meia

brasileiro marcou três vezes em uma só partida. Em 15 anos de carreira, o jogador conseguiu seis “hat-trick” pelo Fenerbahçe, três pelo Cruzeiro, dois pelo Palmei-ras e um pelo Coritiba. A mar-ca dá um sabor especial para a carreira de Alex. “Claro que tem. Não é todo dia que você consegue marcar três vezes em uma mes-ma partida. Então é uma situação bastante diferente e toda vez que isso acontece me deixa muito sa-tisfeito”, finalizou Alex que em 15 anos de carreira marcou 344 gols em 873 jogos.

EM 15 ANOS DE CARREIRA, ALEX MARCOU 344 GOLS. O MAIS IMPORTANTE FOI O DE NÚMERO 3 MIL DO FENERBAHÇE.

O espanhol Cesc Fábregas vai ficar 3 semanas parado devido uma lesão muscular. O meia do Arsenal sentiu a contusão na partida contra o Braga, pela Liga dos Campeões, na terça 23. Segundo os exames, o joga-dor vai voltar aos campos somente

na segunda quinzena de dezembro.O treinador do Arsenal, Arsène

Wenger, admitiu parte da culpa pela lesão do jogador. “É decepcionante, porque eu não queria colocá-lo para jogar. Apostei, mas não deu certo”, declarou.

FÁBREGAS DESFALCA O TIME DO ARSENAL

“ESTALEIRO”

O meia brasileiro Luiz Gus-

tavo, do Hoffenheim, admitiu

ao jornal “Bild’ que pretende

se naturalizar alemão para

jogar na seleção do país. Luiz

Gustavo será o terceiro na

Alemanha, que já contou com

dois brasileiros em seu grupo:

Paulo Rink (entre 1998 e 2000)

e Cacau, que fez parte da equi-

pe que conquistou o terceiro

lugar no Mundial, na África

do Sul.

BRASILEIRO VAI DEFENDER SELEÇÃO DA ALEMANHA

LEIA RÁPIDO

Aos 47 anos, o ex-zagueiro Wilson Gottardo está pronto para começar a carreira de treinador. O ex-jogador se “formou” na Europa, onde passou 10 dias fazendo está-gio com Carlo Ancelotti no Chelsea.

A experiência no campeão inglês rendeu conselhos do técnico ita-liano e uma nova forma de ver um time de futebol. Principalmente quando há tantas estrelas juntas.

Felipão deixou os Blues re-

clamando da falta de apoio de alguns craques. Ballack, Cech e Drogba não teriam se adaptado ao trabalho do brasileiro. Com Ancelotti, Gottardo viu um time unido e dedicado.

GOTTARDO COMEÇA CARREIRADE TREINADOR NO CHELSEA

ESTÁGIO

O argentino Riquelme ficou 181 dias em recuperação devido a uma lesão em seu joelho, atuou por cerca de 135 minutos em duas partidas e devido a uma tendinite no tendão de Aquiles vai retornar aos gramados somente em 2011.

De acordo com a agência In-fobae.com, esta é uma das piores lesões que pode afetar um jogador, já que sua recuperação é lenta e complicada. Como restam apenas quatro rodadas para o término do Apertura, e o Boca Juniors não está na briga pelo título, os médicos do Boca confirmaram que o atleta fi-cará no departamento médico até o início do Clausura 2011, para retor-nar aos gramados em forma e sem nenhum problema.

ROTINA DE LESÕES TIRAM RIQUELME DOS CAMPOS

Sem jogar desde o dia 28 de se-tembro, vitória de 2 a 1 sobre o Cluj, na Liga dos Campeões, Adriano voltou a campo no sábado, 20, na vitória do Roma por 2 a 0 sobre o Udinese, no Estádio Olímpico, pe-la 13ª rodada do Campeonato Ita-liano. Mesmo tendo uma atuação discreta, os 20 minutos que esteve em campo foram suficientes para mudar o humor do atacante, que não vê a hora de recuperar a velha forma e mostrar ao técnico Claudio Ranieri que merece uma vaga en-tre os titulares da equipe.

“Fiquei muito feliz com os aplausos dos torcedores quando entrei em campo. Sinto que estão comigo. Meu problema foram as contusões, mas agora espero voltar o mais rápido possível e dar alegria

a essa torcida”, disse o Imperador.Ao ser questionado sobre

quando voltará a ser o Impera-dor, Adriano respondeu: “Ainda tenho que trabalhar muito para recuperar o ritmo de jogo, depois o treinador decidirá o que fazer”, declarou.

Para o centroavante, o Roma luta pelo título italiano nesta temporada. “É uma equipe para o campeonato. A cada jogo esta-mos crescendo e também pode-mos ir bem tanto no Campeonato Italiano quanto na Liga dos Cam-peões”, concluiu Adriano.

ADRIANO DIZ QUE TEM APOIO DOS TORCEDORES DO ROMA

O GOLEIRO PEPE REINA, DO LIVERPOOL, LANÇOU O LIVRO INTITULADO “O MUNDO EM NOSSAS MÃOS”, EM QUE REVELA BASTIDORES DO TIME NA COPA DO MUNDO REALIZADANA ÁFRICA DO SUL EM 2010, QUANDO A EQUIPE ESPANHOLA SAGROU-SE CAMPEÃ MUNDIAL.

Além do recorde pelo time,

Alex alcançou a marca de 100 gols no Campeonato

Turco.

ATACANTE ADRIANO JÁ VEM GANHANDO MAIS ESPAÇO NO TIME ITALIANO

ALEX BATENO FUTEBOL DA TURQUIA

O meia Alex entrou para a história do clube Fenerbahçe, da Turquia, por ter anotado o gol de número 3.000 do time na liga na-

cional. De quebra, na ocasião o brasileiro marcou três vezes e mostrou seu faro

de matador e ainda as-sumiu a artilharia da

competição, com nove tentos em 12 jogos. “Realmente agora ficou gravado na história. Na semana passada eu atingi a marca dos cem gols pesso-ais na Liga, e com mais os três de on-tem cheguei a cento

EM 15 ANOS DE CARREIRA, ALEX MARCOU 344 GOLS. O MAIS IMPORTANTE FOI O DE NÚMERO 3 MIL DO FENERBAHÇE.

ex-jogador se “formou” na Europa, onde passou 10 dias fazendo está-gio com Carlo Ancelotti no Chelsea.

time de futebol. Principalmente quando há tantas estrelas juntas.

Felipão deixou os Blues re-

ao trabalho do brasileiro. Com Ancelotti, Gottardo viu um time unido e dedicado.

início do Clausura 2011, para retor-nar aos gramados em forma e

comigo. Meu problema foram as contusões, mas agora espero voltar o mais rápido possível e dar alegria