jornal voz da comunidade - pastoralfp.com · paternidade direitos página 3 vizinhança ... josé...

16
Jornal Edição nº 66 - Ano V Zona Leste, Setembro de 2012 “em defesa do planeta terra, pelo fim das desigualdades sociais e por uma sociedade mais justa e fraterna” Distribuição Gratuita [email protected] - 10.000 Exemplares Zona Leste está de LUTO: COM LUTA VAMOS ACABAR COM ESTE LUTO Cursos de Extensão da Universidade Federal de São Paulo Educação Página 10 Salário Paternidade Direitos Página 3 Vizinhança Solidária Cidadania Página 13 Semana do Padroeiro São Francisco de Assis Mensagem Página 16 A Palestina no tempo de Jesus Momento Bíblico Página 12 Há quatro anos que o Prefeito Kassab prometeu comprar o terreno para a Universidade e ainda não comprou. ATO PELA COMPRA IMEDIATA DO TERRENO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA ZONA LESTE DIA 21 DE SETEMBRO ÀS 19H30 LOCAL: Salão São Francisco, Rua Miguel Rachid 997 - Ermelino Matarazzo CONVIDADOS: O Prefeito Kassab e o Povo da Zona Leste Divulgação

Upload: vandien

Post on 18-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

VOZ DA COMUNIDADEJo

rna

l Edição nº 66 - Ano VZona Leste, Setembro de 2012

“em defesa do planeta terra,pelo fim das desigualdadessociais e por uma sociedade

mais justa e fraterna”

Distribuição [email protected] - 10.000 Exemplares

Zona Leste está de LUTO:

COM LUTA VAMOS ACABAR COM ESTE LUTO

Cursos de Extensão da Universidade

Federal de São PauloEducação Página 10

Salário PaternidadeDireitos Página 3

Vizinhança Solidária

Cidadania Página 13

Semana do Padroeiro São

Francisco de AssisMensagem Página 16

A Palestina no tempo de Jesus

Momento Bíblico Página 12

Há quatro anos que o Prefeito Kassab prometeu compraro terreno para a Universidade e ainda não comprou.

ATO PELA COMPRA IMEDIATA DO TERRENO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA ZONA LESTEDIA 21 DE SETEMBRO ÀS 19H30

LOCAL: Salão São Francisco, Rua Miguel Rachid 997 - Ermelino MatarazzoCONVIDADOS: O Prefeito Kassab e o Povo da Zona Leste

Divulgação

Associação Voz da ComunidadeRua Miguel Rachid, 997 - Ermelino Matarazzo

São Paulo – SP - Fone: 2546-4254Correio eletrônico: [email protected]

Tiragem: 10.000 exemplares - Distribuição interna, sem fins lucrativos - Todos os envolvidos na

elaboração deste jornal são voluntários.

Os artigos assinados não refletem necessariamente a filosofia (objetivos) do jornal, são de responsabilidade dos autores.Jornalista Responsável: José Maria dos Santos - MTb: 11.413 - Articulistas: Prof. Odilon Guedes, Dr. Almir Pazzianotto, Dr. Wálter Maierovitch

Colaboradores: José Augusto Rocha Lima, Sebastião Galdino, Maurinho de Jesus - Pastoral da Juventude: Thiago Nascimento, Rafaela GuabirabaPastoral Social: Luis França - Pastoral da Comunicação: Luís França, Magnelson, Fernando Cruz, Marcondes Messias, Mauro Proença, Vanessa Baltazar, Pastor Nello Pulcinelli,

Professor Waldir Augusti, Ricardo Baba - Revisão: Alexssander S. Santos - Publicidade e Propaganda: Mauro Margarido (9127-3680) e Deise Cassi (8868-2884)Produção e Diagramação: Ricardo Leocadio - Mtb: 61.512/SP - (8136-1016).

No próximo dia 07 de outubro, mi-lhões de brasileiros irão às urnas para escolherem os futuros prefeitos e vere-adores de suas cidades. Mais uma vez, o cidadão terá em suas mãos o poder de escolher aqueles a quem confiará o po-der de representá-lo, política e adminis-trativamente, nos mais de 5000 muni-cípios brasileiros. Por certo, um grande exercício de democracia.

Mas, infelizmente, ainda há aqueles que confundem poder econômico com exercício de democracia. Ainda nos de-paramos com candidatos que acreditam na força do capital como instrumento soberano para conquistar uma vaga nas Câmaras Municipais ou nas Prefeituras. Não são poucos os candidatos e candi-datas que ainda se dão à prática da ve-lha e conhecida “compra de votos”. E o pior, são muitos os que se elegem graças a este recurso.

Cabe então uma pergunta: como im-pedir que esses candidatos se elejam? Simples: não venda o seu voto! Não se torne “escravo político” daqueles que sempre se sentirão no direito de exigir algo de você em troca de favores, ou do que quer que seja. Lembre-se: só existe político que compra voto, porque existe

o eleitor que vende.O voto deve ser consciente, coerente e

utilizado pelo eleitor como um poderoso mecanismo capaz de extirpar da vida pú-blica os que só pensam em “se dar bem”, e de dar ingresso a ela, àqueles que real-mente possuem uma trajetória de lutas e compromissos sociais em prol de todos.

Ainda hoje, infelizmente, é comum em muitas pessoas dos mais diferentes setores da sociedade, se recusarem a par-ticipar de movimentos sociais e de for-mação cidadã oferecidos por instituições das mais diversas, com o objetivo de con-quistar melhores condições de vida para todos e a garantia de terem seus direitos respeitados, alegando que “isso não leva a nada”.

Meus caros é exatamente isso que os tais “políticos negociadores de votos” querem que você pense, pois quem não se organiza, não se conscientiza a respei-to de seus direitos e deveres e torna-se dependente da velha política assisten-cialista praticada por esses “políticos” que confundem poder econômico com democracia.

Basta! Temos que acabar com esse quadro. Mas só conseguiremos votando conscientemente. Na hora de votar, es-

colha candidatos que realmente visam representar o povo, maior soberano de uma nação, sem interesses pessoais ou de grupos econômicos poderosos que almejam controlar as finanças públicas em detrimento das necessidades reais da população. O voto é coisa séria e deve ser dado aos candidatos que estejam isentos de crimes políticos e eleitorais, que tenham um histórico de lutas e en-gajamentos nos movimentos sociais, em favor de causas sociais e comunitárias, sem objetivar lucros ou vantagens pesso-ais. Os valores éticos devem ser presen-tes não apenas no discurso, mas, e acima de tudo, em suas ações, estabelecendo uma coerência clara entre a teoria e a prática.

Pense, reflita, discuta com seus ami-gos e escolha com liberdade aquele ou aquela que merecerá o seu voto no dia 07 de outubro.

Faça valer seu direito-dever com a dig-nidade de um povo livre. Toda ação gera uma reação, e seu voto trará consequên-cias, boas ou más. Pense nisso. Diga não ao mercado do voto!

Professor Waldir [email protected]

Diga não ao mercado do voto2 Setembro de 2012 [email protected]

Impressão: TAIGA GRÁFICA E EDITORA LTDA. Fone: 2409-7926 - Apoio/Parceria: FUNDAÇÃO TIDE SETÚBAL.

Editorial

Ouvidoria Sabesp - Telefone: 0800-055-05-65 (Para todo os Estado de São Paulo) Central de Atendimento: 195

DireitosSetembro de 2012 [email protected]

Em recente decisão da Justiça o juiz federal Rafael Andrade Margalho, do Juizado Especial Federal de Campinas, decidiu conceder, no dia 15/08/12 salá-rio paternidade, a trabalhador que teve que se afastar do trabalho para cuidar de filho recém-nascido.

O autor da ação alega que, após o término de um breve relacionamento com a mãe da criança, foi surpreendi-do com a gravidez da moça, que não a desejava, diante da ameaça que a situ-ação poderia representar a seu futuro profissional.

O requerente, no entanto, amparou a moça, proporcionando-lhe abrigo na casa de seus pais e a possibilidade de realizar o pré-natal. Após o nascimento da criança, no entanto, a mãe não quis ver o bebê nem amamentá-lo. Dessa forma, o pai teve que assumir os cuida-dos com o recém-nascido e entrou na justiça alegando que precisa de tempo livre para atender às necessidades do filho, pedindo uma licença paternida-de nos moldes da licença maternidade concedida usualmente pelos emprega-dores à empregada gestante.

O pai da criança não tem parentes que possam ajudá-lo a cuidar do bebê e também não pode colocá-lo em um ber-çário, visto que estabelecimentos como este só aceitam recém-nascidos a partir do quarto mês de vida, após as primeiras vacinas, por questão de saúde pública.

Antes de procurar a justiça, o au-tor solicitou a concessão do benefício junto ao INSS, tendo sido informado que, por falta de previsão legal, seu pe-dido só poderia ser atendido por meio de uma ação judicial. Tentara também obter uma licença paternidade remu-nerada, junto ao seu empregador, con-seguindo anuência apenas para um afastamento não remunerado.

A decisão levou em consideração o princípio da igualdade entre homens e mulheres em direitos e obrigações, conforme o artigo 5º da Constituição Federal. Também se baseou em que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao ado-lescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionaliza-ção, à cultura, à dignidade, ao respeito à liberdade e convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discrimi-nação, exploração, violência, crueldade e opressão, segundo o artigo 227 da Carta Magna.

O juiz federal adotou ainda como amparo à sua decisão o artigo 392-A da Consolidação das Leis do Trabalho e o artigo 71-A da Lei 8213/91. O re-querente obteve o direito a manter-se afastado de seu trabalho habitual pelo prazo de 120 dias, facultando ao em-pregador estender esse prazo para 180

Juizado Especial Federal em Campinas concede salário paternidade

dias, conforme acordo ou convenção coletiva, nos moldes deferidos à ges-tante do sexo feminino, a contar da in-timação do empregador, sem prejuízo de sua remuneração, a qual deverá cor-responder ao último salário integral percebido pelo segurado.

O atual empregador está autorizado a realizar as deduções do valor pago a título de salário paternidade, das con-tribuições previdenciárias futuramen-te realizadas sobre a folha de salários.

Dessa forma se você ou alguém que conhece passa por situação semelhan-te, procure seus direitos, pois esta deci-são abre precedente aos futuros papais que precisam cuidar de seus filhos.

Fonte: www.jurisite.com.br

Dra. Vanessa Baltazar da Silva - Advogada

[email protected]

Divulgação

Tribuna do Leitor4 Setembro de 2012 [email protected]

Violência Infantil é crime, Denuncie – Disque-Denúncia 100 ou 181

Duplicação da Avenida Abel Tavares:Ela faz parte do Plano Rodoviário Municipal (PRM) e seu projeto de duplicação está sendo concluído. Em relação aos pontos de ônibus, será agendada uma vistoria no local.

Pedro Mais, Assessoria de Imprensa – SIURB

Ref.: Calçada entre as estações Comendador Ermelino e USP-LesteA CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informa que dará início aos reparos necessários ao calçamento paralelo à Linha 12, na região de Ermelino Matarazzo, nesse semestre.

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

Em atenção às reclamações publicadas na edição de agosto do Jornal Voz da Comunidade, a Subprefeitura Ermelino Matarazzo informa que:1. Travessa Vicente di Mônaco foi recapeada no mês de julho.2. O terreno localizado na Rua Antonio Olimpio com a Rua Gramal, após ação fiscalizatória, nos termos da Lei 15.442/11 foram lavradas:- Auto de Multa nº 28-013.462-2 em 22/6/2012 no valor de R$ 1.079,96, por não manter o imóvel em boas condições de limpeza;- Auto de Multa n. 28-013.377-4 em 26/06/12 no valor de R$ 8.116,40 por não manter fechamento adequado do terreno .Foi também lavrado Auto de Intimação para que o proprietário regularize a situação no prazo de 30 dias, em caso de não atendimento serão lavrados Autos de Multas a cada 30 dias até a comunicação dos serviços realizados.A Subprefeitura irá intensificar a fiscalização no local e, irá oficializar a Guarda Ambiental para em conjunto realizarem ações para inibir o descarte irregular de entulho no local.

As demais reclamações:Lombadas e faixas de pedestres mal identificadas, calçada na Av. Dr. Assis Ribeiro-CPTM, duplicação da Av. Abel Tavares e ponto de ônibus sem cobertura foram encaminhadas aos respectivos órgãos competentes para responderem: CET, CPTM e SIURB.

Caso o cidadão queira registrar sua reclamação, basta ligar no telefone 156, ou acessar o site http://sac.prefeitura.sp.gov.br ou na Praça de Atendimento da Subprefeitura mais próxima.

Paulo de Souza Lima e Isabela dos Santos Cavalcante (Estagiária)Subprefeitura de Ermelino Matarazzo

O Jornal Voz da Comunidade vai encaminhar estasreclamações e pedidos ao Subprefeito de Ermelino Matarazzo.

HistóriaAs mais antigas referências sobre as origens do

sorvete incluem uma história sobre o imperador ro-mano Nero (37-68), que teria mandado trazer neve e gelo das montanhas e misturá-lo com frutas, e outra do imperador chinês King Tang (618-697), que teria um método de combinar leite com água do rio.

De acordo com a coleção de cartões da cidade de Washington Magalhães, a produção do pico-lé no Brasil teria sido iniciada em Cataguases, Minas Gerais, no final do século XIX. Mas ou-tras histórias dizem que o sorvete começou a ser

confeccionado no ano de 1934, na cidade do Rio de Janeiro, quando chegou, vindo de Boston, um navio com um carregamento de pêssego natural

No Brasil, em 2002, a ABIS instituiu o “Dia Nacional do Sorvete”. A data é comemorada todo dia 23 de setembro e foi criada com o objetivo de celebrar o início das temperaturas mais altas do ano, já que é nesta época que o consumo de sorvete no país aumenta.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sorvete#Dia_Nacional_do_Sorvete

23 de setembro - Dia Nacional do SorveteDOIS GRANDES EVENTOS PATROCINADOS PELA EMPRESA DE SORVETES KIDELICIA:

• Dia 23/09 – CELEBRAÇÃO ANIMADA - início da Primavera e

Dia Nacional do Sorvete.

• Dia 24 de Setembro no SESI – Vila Cisper, haverá um evento do sorvete

com a distribuição de sorvetes para os alunos dos três períodos.

Esta página é um espaço dedicado às reivindicações dos leitores, cidadãos da zona leste. Aqui colocaremos tudo aquilo que precisa melhorar em nosso bairro. Envie sua solicitação, reclamação, sugestão, e o Jornal Voz da Comunidade encaminhará para o poder público responsável por atender e responder por estes pedidos da população. O Jornal Voz da Comunidade receberá as reivindicações, encaminhará e trará as respostas dos órgãos públicos competentes. Vamos fazer valer sempre a participação cidadã! Então escreva, mande um e-mail com sua reivindicação para:

[email protected]

Recapeamento de RuaOs moradores da Rua Afonso de Mônaco no Parque Buturussu em carta enviada ao Jornal Voz da Comunidade reivindicam da Subprefeitura de Ermelino Matarazzo o recapeamento da via. Aguardam a resposta da subprefeitura na certeza de serem atendidos.

Lombada EletrônicaOs moradores da Rua Professor Antônio Castro Lopes e os alunos e funcionários da Escola Therezinha Mantelli solicitam pela enésima vez a colocação de uma lombada eletrônica em frente à escola. Já ocorreram vários acidentes mesmo com a lombada “tradicional” na via. Como foi dito, várias manifestações já foram encaminhadas ao Subprefeito mas em nenhum momento houve uma resposta afirmativa.

Farol na Avenida Águia de HaiaMoradores, moradores e pedestres do entorno da Rua Afonso Baldaia solicitam que seja instalado um semáforo no cruzamento desta via com a Avenida Águia de Haia. No horário de pico fica difícil o acesso à avenida devido o grande número de veículos que fazem uso desta rua como opção ao trajeto tradicional Avenida São Miguel com a Avenida Águia de Haia.

Respostas às reivindicações publicadas em edições anteriores:“Lombadas e faixas de pedestres mal identificadas nas Avenidas Abel Tavares, Boturussu e na Rua Miguel Rachid”, publicada na edição de agosto de 2012, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que vistoriou os locais mencionados e constatou a necessidade de manutenção das sinalizações. Desta forma, serão elaborados projetos que contemplarão a pintura de lombadas e de faixas de pedestres na referidas vias.

A CET informa ainda que os projetos serão implantadosconforme o cronograma de serviços da empresa.

FilosofiaSetembro de 2012 [email protected]

Disque 181, porque quando você finge que não vê fica mais difícil ter paz

Luta ! LutadorA vida é desafiante,

A vida é emocionante,

A vida é frio, é calor,

Luta ! lutador.

A vida é superação,

A vida é tranquilidade, é ação,

A vida é felicidade, é dor,

Luta ! lutador.

Lutador, é preciso desafiar,

Pois se parar de lutar,

Nada de ti irá restar.

Ricardo Hidemi Baba

Utilizamos um verso desta música como título deste texto, pois o suces-so da novela ‘‘CHEIAS DE CHARME’’ com o grupo‘‘EMPREGUETES’’ nos traz uma reflexão sobre a desigualdade social, sobre o valor de cada profissão e sobre a dignidade da vida humana.

As pessoas se identificam com as histórias de quem se supera e transfor-ma sua condição social, mas numa so-ciedade equilibrada todos os indivídu-os deveriam viver na mesma condição e ter os mesmos direitos. O sábio da Grécia antiga Aristóteles defendia que uma sociedade justa é equilibrada, evi-tando os excessos e a falta de recursos para todos viverem dignamente, pois cada indivíduo tem sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade e para o bem da comunidade.

Cada profissão é importante e ne-cessária para a sociedade. O próprio Aristóteles valorizou a fundamental função do escravo e do trabalho manu-al que, segundo ele, precisava ser feito por alguém para que outros pudessem pensar a sociedade. Vale lembrar que Aristóteles viveu numa época extrema-mente escravagista e preconceituosa.

Na novela se percebe que profissio-nais como diaristas fazem falta para seus patrões, quando deixam de exer-cer sua função. O pensador alemão Karl Marx já dizia que‘‘para medirmos a im-portância de uma profissão, basta que

“Queria ver a madame aqui no meu lugar.”

seus profissionais entrem em greve.’’A história fictícia do grupo ‘‘EM-

PREGUETES’’, onde todo sucesso co-meçou no sonho da personagem Ma-ria do Rosário, demonstra que tudo depende de acreditarmos nas nossas ideias. O filósofo Marx disse que ‘‘De nada valem as ideias sem homens que possam pô-las em prática.’’

Precisamos valorizar cada profis-são e acreditar em nossos sonhos, mas principalmente, precisamos confiar em nossa capacidade!

Filósofo Ricardo Hidemi Baba

www.ricardobaba.com.brTexto revisado por Roberto de Lacerda

Divulgação

Arquivo Pessoal

Educação / Família6 Setembro de 2012 [email protected]

Denuncie qualquer forma de violência contra a mulher – disque 180

Todos os meses, na Paróquia São Francisco de Assis, são reali-zadas as Missas da Família, onde os casais recebem as bênçãos por conta da comemoração de suas bodas.

No mês de setembro os seguintes casais participarão da celebração:

Missa da Família23 de Setembro às 17 horas

Após a Missa haverá uma recepção a todos os casais no Salão São Bento. Observação: Os casais que tiverem interesse em partici-par destas celebrações, preencher e destacar a ficha abaixo e entregar na secretaria da Paróquia São Francisco.

CASAL ANIVERSARIANTEEsposo _____________________________________________________________________________

Esposa _____________________________________________________________________________

Endereço: __________________________________________________________________________

_________________________________________________n.º _________ CEP __________________

Bairro ______________________________________________________________________________

E-mail: _____________________________________________________________________________

Tel.: _____________________________________ Cel.: ______________________________________

Fuvest (Universidade de São Paulo e a Fac. de Ciências Médicas da Sta. Casa de São Paulo)

Período de inscrição: 24 de agosto até 10 de setembro. Locais de exames primeira fase: os locais para as provas da primeira fase estarão disponíveis para

consulta no dia 19 de novembro. Dia da Prova da Primeira Fase: 25 de novembro.

Locais de exames segunda fase: A divulgação da lista de convocados e dos locais das provas de

segunda fase será no dia 17 de dezembro.Dias das Provas da Segunda Fase: As provas serão

aplicadas nos dias 6, 7 e 8 de janeiro de 2013. Data da Primeira Chamada: A primeira chamada

será publicada no dia 02 de fevereiro.Mais informações: http://www.fuvest.br

Unesp (Universidade Estadual de São Paulo)Período de inscrição:

17 de setembro até 11 de outubro de 2012. Data da Prova de Primeira fase: 18 de novembro.

Divulgação de Candidatos para as Provas de Segunda Fase: 4 de dezembro

Datas das Provas de Habilidades Específicas (Capital e Bauru): entre os dias 9 e 15 de dezembro.

Datas das Provas de Segunda Fase:16 e 17 de dezembro.

Divulgação do Resultado Final:28 de janeiro de 2013.

Data da Matrícula: 5 e 6 de fevereiro. Mais Informações: http://vestibular.unesp.br/2013/

Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)Primeira etapa de seleção:

será a prova do ENEM(Exame Nacional do Ensino Médio)

Dias das Provas: 13 e 14 de dezembro de 2012, com as provas de conhecimento específico.

Publicação dos resultados: 30 de janeiro de 2013.Matrícula da Primeira chamada: 7 de fevereiro. Mais Informações: http://vestibular.unifesp.br/

ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) Período de Inscrição:

1 de agosto a 15 de setembropelo site: http://www.ita.br/vestibular

Data das Provas (Fase única): 11 a 14 de dezembro de 2012, em vários estados do país, das 8h às 12h. Mais Informações: http://www.ita.br/vestibular/

UnicampDe 20 de agosto a 14 de setembro:

Inscrições para o vestibular exclusivamente pela internet (no site: www.comvest.unicamp.br);

11 de novembro: Prova de 1º fase13, 14 e 15 de janeiro/ 2013: Provas 2º fase

21 a 24 de janeiro/ 2013: Provas de habilidades específicas (alguns cursos)

de 19 a 22 de janeiro/ 2013: provas de aptidão;4 de fevereiro/2013: divulgação da primeira lista

de aprovados no vestibular;Mais Informações: www.comvest.unicamp.br

Vestibulando! Algumas datas para a inscrição de vestibular já estão encerrando,

por isso fique atento e não deixe para a última hora!Seguem as informações para inscrição dos vestibulares das

universidades públicas. Programe-se e bons estudos!1 ....... Abilio e Maria ................................ 26/09/74 ................38 CARVALHO2 ....... Agostinho e Marinalva ................... 15/09/85 ................27 CRISOPASIO3 ....... Alex e Renata ................................ 13/09/08 ................04 FLORES4 ....... Almir e Marli ................................. 27/09/86 ................26 ALEXANDRITA5 ....... Amauri e Aparecida ....................... 18/09/93 ................19 AGUA MARINHA6 ....... Anderson e Juliana ........................ 25/09/11 ................01 PAPEL7 ....... Anderson e Mª Lucelia ................... 18/09/10 ................02 ALGODÃO8 ....... Antonio e Antonia .......................... 18/09/82 ................30 PÉROLA9 ....... Antonio e Celestina ....................... 19/09/53 ................58 VIDRO10 ..... Antonio e Rita ............................... 27/09/75 ................37 AVENTURINA11 ..... Aparecido e Patricia ...................... 10/09/11 ................01 PAPEL12 ..... Chico e Sirlei ................................. 21/09/91 ................21 ZIRCÃO13 ..... Christian e Adriana ........................ 11/09/03 ................09 CERÂMICA14 ..... Cido e Deilsa ................................. 24/09/05 ................07 LÃ15 ..... Claudeildo e Bianca ...................... 12/09/09 ................03 COURO16 ..... Claudinei e Jordelia ....................... 04/09/11 ................01 PAPEL17 ...... Decio e Gisele ............................... 04/09/10 ................02 ALGODÃO18 ..... Demerval e Lurdes ........................ 22/09/82 ................30 PÉROLA19 ..... Douglas e Girlania ......................... 25/09/11 ................01 PAPEL20 ..... Edilson e Ana Maria ...................... 10/09/02 ................10 ZINCO21 ..... Edmilso e Claudia ......................... 20/09/08 ................04 FLORES22 ..... Eduardo e Deise ............................ 17/09/11 .................01 PAPEL23 ..... Eduardo e Monica ......................... 09/09/06 ................06 PERFUME24 ..... Fausto e Nemesia.......................... 04/09/66 ................46 ALABASTRO25 ..... Fernando e Elisangela ................... 19/09/09 ................03 COURO26 ..... Fernando e Monique ..................... 12/09/09 ................03 COURO27 ..... Florisvaldo e Renata ...................... 10/09/11 ................01 PAPEL28 ..... Francisco e Josefa ......................... 27/09/69 ................43 AZEVICHE29 ..... Gelindo e Zenaide ......................... 16/09/50 ................62 TELURITA30 ..... Gilberto e Mª Helena ..................... 24/09/11 ................01 PAPEL31 ..... Gilmar e Nete ................................ 06/09/86 ................26 ALEXANDRITA32 ..... Inacio e Josefa Apdª ...................... 24/09/06 ................06 PERFUME33 ..... Jailson e Tati ................................. 29/09/07 ................05 MADEIRA34 ..... Jeferson e Livia .............................. 20/09/08 ................04 FLORES35 ..... Joao Paulo e Bruna ........................ 27/09/08 ................04 FLORES36 ..... Jonilson e Vanessa ........................ 13/09/08 ................04 FLORES37 ..... José Carlos e Justina ..................... 12/09/09 ................03 COURO38 ..... Leandro e Elizabeth ....................... 19/09/09 ................03 COURO39 ..... Leonardo e Viviane ........................ 25/09/10 ................02 ALGODÃO40 ..... Lila e Sandra ................................. 08/09/95 ................17 ROSA41...... Lincon e Jordana ........................... 05/09/09 ................03 COURO42 ..... Lindo e Sirlei ................................. 20/09/69 ................43 AZEVICHE43 ..... Lucas e Mariane ............................ 10/09/11 ................01 PAPEL44 ..... Luiz e Carminha ............................ 15/09/73 ................39 MARMORE45 ..... Luiz e Cassia ................................. 08/09/02 ................10 ZINCO46 ..... Manoel e Mª José .......................... 07/09/08 ................04 FLORES47 ..... Marcelo e Marta ........................... 02/09/89 ................23 PALHA48 ..... Marcos e Karina ............................ 05/09/09 ................03 COURO49 ..... Marcus e Cibele ............................ 28/09/07 ................05 MADEIRA50 ..... Mauro e Valeria ............................. 17/09/06 ................06 PERFUME51...... Maximiniano e Aline ...................... 06/09/08 ................04 FLORES52 ..... Nazareno e Ramilde ...................... 18/09/99 ................13 LINHO53 ..... Nilson e Sueli ................................ 12/09/09 ................03 COURO54 ..... Nilton e Danielle ........................... 04/09/10 ................02 ALGODÃO55 ..... Paulo e Andréia ............................. 23/09/06 ................06 PERFUME56 ..... Paulo e Thais ................................. 17/09/11 .................01 PAPEL57 ..... Regis e Daiane .............................. 19/09/09 ................03 COURO58 ..... Renato e Valeria ............................ 20/09/03 ................09 CERÂMICA59 ..... Robson e Simone .......................... 12/09/98 ................14 MARFIM60 ..... Rogerio e Eliane ............................ 04/09/10 ................02 ALGODÃO61 ..... Rudmar e Cristiane........................ 02/09/03 ................09 CERÂMICA62 ..... Sebastiao e Vanessa ..................... 25/09/10 ................02 ALGODÃO63 ..... Sergio e Suely ............................... 18/09/99 ................13 LINHO64 ..... Tancredo e Idalva .......................... 20/09/75 ................37 AVENTURINA65 ..... Teddy e Ema .................................. 24/09/77 ................35 CORAL66 ..... Vagner e Janaina ........................... 15/09/07 ................05 MADEIRA67 ..... Vilson e Janayna ............................ 27/09/08 ................04 FLORES68 ..... Zeca e Edineide ............................. 15/09/97 ................15 CRISTAL

Mais uma vez a Supervisão de Esportes da Subprefeitura São Miguel traz para a região o tradicional “Circuito de Cor-ridas de Rua da Cidade de São Paulo”, que com o apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), será re-alizado no dia 23 de setembro, na Av. Aristodemo Pinotti, mais conhecida como Itaquera/Itaqueruna.

Os interessados poderão se inscrever gratuitamente e par-ticipar da corrida ou da caminhada, sendo mil vagas para cada uma das modalidades. Ao longo das provas haverá uma estru-tura que colocará a disposição dos atletas ambulâncias e equi-pamentos necessários que visam à segurança do participante.

As inscrições serão entre os dias 27 e 29 de agosto, das 8h às 17h, na Supervisão de Esportes, da Subprefeitura São Mi-guel (sala 27), localizada na Rua Ana Flora Pinheiro de Souza, 76. Mas atenção, não se esqueça de levar o RG, CPF e um com-provante de residência para garantir a sua vaga. Mais informa-

Vem aí o Circuito de Corridas de Rua São Miguel 2012

ções podem ser obtidas no telefone 2037-2498.

Fotos para divulgação: http://flic.kr/s/aHsjBqR86b (Arquivo 2009).

Assessoria de ImprensaSubprefeitura São Miguel

Fones: 2297-0040 / 2297-9200 ramal 211http://saomiguel.prefeitura.sp.gov.br

CuriosidadesSetembro de 2012 [email protected]

Denuncie qualquer forma de agressão ou maus tratos aos idosos - disque 181 – sigilo absoluto

Não Tropece na LínguaArquivo

Tema do Mês: “COR BRANCA E GRAFIA DE HORAS E DATAS”Arquivo

Nomes de BebêsEscolha um nome para seu bebê.

Alguns pais sabem que nome dar para seu filho ou filha. Mas muitos pais sofrem com as dúvidas entre tantos nomes para batizar o bebê.

A escolha do nome de seu fi-lho ou filha é uma decisão impor-tante e definitiva. Eles levarão esse nome por toda a vida, quer gostem ou não. Por isso, tome cuidado. Quer uma ajudinha?

Apresentamos uma lista de no-mes para bebês, meninos e meninas.

Nádia ...................Russa ..................... Esperança.Nair ......................Árabe ..................... A estrela brilhante do navio.Násser .................Árabe ..................... VitóriaNatália .................Latina ..................... Dia natalício, nascimento.Nazaré .................Hebráica ............... Guarda, sentinela.Nélson .................Anglo-saxônica .. Filho de campeão.Nestor .................Grega ..................... Um dos heróis homéricos do cerco de Tróia.Nicolas ................Grega ..................... Povo vitorioso.Noêmia ...............Hebráica ............... Flor de beleza.Núbia ...................Egípcia ................... Ouro.

Ao longo do ano iremos divulgar mais nomes, com seus respectivos significados. Caso queiram fazer uma pesquisa de outros nomes, fale com a gente através do meu e-mail.

Colaboração Fernando Cruz - [email protected]: http://br.guiainfantil.com/nomes-de-bebes/

RECEITA DO MÊS

Torta de abóbora e carne seca

Recheio:Aqueça o azeite e refogue a cebola e a carne-seca até começarem a dourar. Agregue salsa ou coentro a gosto e reserve. Afervente o espinafre levemente (apenas para murchar um pouco), escorra bem e pique em fatias. Reserve.Corte a abóbora em lâminas bem finas (1º passo). Reserve.

Montagem:Forre a base e a lateral de uma forma de aro removível (20 x 8 cm) levemente untada com a massa (2º passo). Faça diversos furos na massa com um garfo para não estufar enquanto assa. Espalhe o refogado de carne-seca (3º passo), o espinafre e a abóbora em lâminas sobre a massa (4º e 5º passos). Reserve.Bata os ovos com o requeijão, tempere com sal (lembre-se de que a carne já é salgada) e distribua sobre a torta (6º passo). Se desejar, polvilhe a mussarela ralada. Asse em forno preaquecido em temperatura média (200°C) por cerca de 40 minutos ou até dourar a superfície.

Fonte: www.supergasbras.com.br

IngredientesMassa: 2 xícaras (chá) de Farinha de trigo 1/2 colher (café) de Sal 1 colher (chá) de Fermento em pó100g de Manteiga em temperatura ambiente1 Gema(s) Água para dar o ponto

Recheio e cobertura: 2 colheres (sopa) de Azeite / 1 Cebola(s) picada em cubinhos / 400g de Carne seca cozida e desfiada / Salsinha ou Coentro picado a gosto200g de folhas de Espinafre lavadas e escorridas300g de Abóbora(s) moranga / 2 Ovo(s) / 1/2 copo (125g) de Requeijão cremoso / Sal , se necessário / 50g de Mussarela ralada (opcional)

MODO DE PREPAROMassa:Misture a farinha, o sal e o fermento. Junte a manteiga e a gema e amasse com a ponta dos dedos até formar uma bola homogênea (com textura “podre”). Se necessário, junte água aos poucos até dar o ponto. Envolva em filme plástico e deixe em repouso por 30 minutos.

Você sabe preparar uma receita econômica, fácil de fazer e que é gostosa? Envie a receita parao Jornal Voz da Comunidade [email protected] e as escolhidas serão publicadas.

Uma dúvida quanto ao gênero da palavra branca na frase a seguir:

Sugestão de cor: BRANCA – ou: Su-gestão de cor: BRANCO.

Qual o correto?Existem as duas possibilidades.1) Sempre que você coloca a pala-

vra “cor” junto da própria cor, é preci-so fazer a flexão masculino/feminino ou singular/plural, porque aí você está usando um adjetivo (amarelo, azul, branco, castanho, lilás, marrom, preto, roxo, verde, vermelho), que deve con-cordar com o substantivo. Exemplos:

Sugiro que você opte sempre pela cor branca.

A cor roxa não fica bem na decora-ção, a não ser em detalhes.

Fez uma seleção de várias cores ver-melhas.

As cores amarelas não lhe caem bem.2) Por outro lado, as cores são tam-

bém usadas como substantivos do gêne-ro masculino: (o) branco, (o) verde, (o) vermelho, (o) amarelo etc. É o caso de:

Prefiro o branco ao preto. Esse roxo não caiu bem no sofá da sala.O que seria do verde se todos gos-

tassem do amarelo?Vermelho é sua cor preferida.Posta a questão dessa maneira, ve-

mos que a concordância gramatical

com a palavra “cor” tem de ser “branca” (adjetivo singular feminino concordan-do com substantivo singular feminino); todavia, na frase em discussão existem os dois-pontos a quebrar esse elo entre substantivo e adjetivo. Isso permite o uso do substantivo para designar a cor. Assim sendo, estão ambas corretas:

SUGESTÃO DE COR: BRANCA ( = cor branca)

SUGESTÃO DE COR: BRANCO ( = o branco, subst.)

HORASA grafia que deve ser adotada em

jornais, sentenças, acórdãos, convites, convocações, cartazes e coisas do gêne-ro é a seguinte:

HORA REDONDA: 8 horas / 10 ho-ras ou 10 h [abreviação sem s e sem ponto; espaço antes do h]

HORA QUEBRADA: 8h35min / 10h05min / 10h35 [sem dar espaço entre os elementos]

A grafia por extenso – que é me-nos visual – se reserva para convites formais como o de um casamento: A cerimônia será realizada às dez horas do dia vinte de maio. Entretanto, já se encontram convites bem modernos e elegantes com o uso de algarismos: às 10 horas do dia 20 de maio de 2007.

A grafia com dois-pontos, por ser a

mais visual, é usada em áreas específi-cas como anotações de voo, competi-ções, agendas ou programações com horário em sequência ou um abaixo do outro etc.: 08:00 h / 09:30 h / 10:00 h / 10:05 h / 14:35 h / 20:01 h

GRAFIA DAS DATAS Existem três possibilidades de escre-

ver datas abreviadas. Com traço, barra ou ponto: 6-12-2007, 16/9/2007, 16.10.2007.

O ano pode ser registrado com os dois últimos dígitos: 16/11/08. Obser-ve que, a não ser em formulários onde haja dois espaços, não se coloca o zero

antes do dia ou do mês formado de um só algarismo: 2.2.92, 8/1/99, 4/12. Por orientação do governo federal, o pri-meiro dia do mês deve ter esta grafia: 1° de maio, 1°/10/09 (escrevendo à mão, coloque um ponto ou tracinho embaixo do ‘o’ elevado).

Fonte: www.linguabrasil.com.brColaborou: Mauro Margarido

[email protected]

Violência contra as crianças, disque 0800.15.63.15

Juventude8 Setembro de 2012 [email protected]

Convidamos vocês Jovens a participarem conosco das atividades e grupos de ações evangelizadoras da comunidade com música, esportes, orações e dinâmicas.

A Renovação Jovem é o grande movimento que visa à integração de todos os jovens com Jesus, buscando um mundo mais justo, fraterno e solidário.

“Venha e conheça a verdade, pois ela vos libertará.““O Evangelho é a boa nova que Jesus veio ao mundo anunciar.”

Renovação Jovem

A rede está lançadaProcurem-nos na Igreja São Francisco de Assis - Rua Miguel Rachid, 997 – Erm. Matarazzo – (11) 2546-4254

Tadeu • Caique • Francisco • Carlos • Mara • Wagner • Armando • Eliane • Mara • Flávia

Fotos: Arquivo Pessoal

Bombeiros: em caso de emergência disque 193

Nossa Zona LesteSetembro de 2012 [email protected]

Origem dos Nomes das RuasO Jornal Voz da Comunidade

publica todos os meses a origem dos nomes das ruas de nosso bairro. A história do nome de cada uma delas é apresentada segundo as pesquisas rea-lizadas pela equipe do jornal.

Se você, leitor, encontrar nestes his-tóricos qualquer divergência do apre-sentado, ou alguma informação comple-mentar, solicitamos nos contatar para eventuais retificações.

O Jornal está também à disposição dos leitores que queiram saber sobre a origem dos nomes das ruas em que moram.

Entre em contato através do nosso endereço eletrônico [email protected], ou carta para JOR-NAL VOZ DA COMUNIDADE – Rua Miguel Rachid, 997 – 03808-130.

COM LUTA VAMOS ACABAR COM ESTE LUTOATO PELA COMPRA IMEDIATA DO TERRENO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA ZONA LESTE

DIA 21 DE SETEMBRO ÀS 19H30LOCAL: Salão São Francisco, Rua Miguel Rachid 997 - Ermelino Matarazzo

CONVIDADOS: O Prefeito Kassab e o Povo da Zona Leste

MOVIMENTO DE CULTURA DA ZONA LESTEReunião para discutir as propostas de cultura para a zona leste, com a presença da Sra Érica, Gerente de Cultura do SESC

DIA 26 DE SETEMBRO ÀS 9 HORASSalão da Igreja São Francisco de Assis - Rua Miguel Rachid 997

Convidados: todo aquele que sonha em transformar a zona leste através da cultura

ZONA LESTE ESTÁ DE LUTOO Prefeito Kassab não compareceu ao Ato De Posse do Terreno da Universidade Federal da Zona Leste. E por um simples motivo: ele não com-

prou o terreno. Ele foi convidado para anunciar a compra, não compareceu e não mandou nenhum representante.Faça parte da frente pela implantação da Universidade Federal da zona leste. Passe email ou ligue para o Prefeito Kassab pedindo que compre

o terreno. O fone do Kassab é 3113.8000 e o email [email protected]ém utilize o seu Facebook, o Twitter e sua rede de e-mails e vamos divulgar o próximo evento: Dia 21 de setembro às 19h30, Encontro

pela Universidade Federal na Zona Leste, no salão da Igreja São Francisco de Assis – Rua Miguel Rachid 997 Ermelino Matarazzo. Esteja presente, divulgue e convide os amigos.

Lembre-se que:• Em quatro anos o Prefeito Kassab prometeu em seis ocasiões que iria comprar o terreno para a Universidade• Ligue para o Prefeito pelo fone 3113.8000 pedindo a compra do terreno• Passe e-mail para o Prefeito pedindo a compra do terreno: [email protected]• Na primavera a zona leste não pode estar de luto, vamos conquistar esta vitória. Vitória da luta do povo da zona leste.

Rua José OtoniNasceu José Eloi Ottoni no dia 1.° de Dezembro

de 1764, na vila do Principe, hoje cidade do Serro, na Capitania de Minas Gerais. Seu pai, Manoel Viei-ra Ottoni, era neto de Emanuel Ottoni, cidadão ge-novês que emigrara para o Brasil em 1727, tornan-do-se o tronco da família Ottoni que, durante um século, dera ao Brasil filhos ilustres e eminentes. Sua mãe, D. Ana Felizarda Pais Leme, descendia de ilustre família paulista que se prendia ao governa-dor das Esmeraldas. Muito jovem, foi mandado José Eloi cursar as primeiras aulas no arraial do Tejuco, hoje cidade de Diamantina, onde se salientou espe-cialmente no estudo da língua latina. Concluídos os seus estudos primários no Tejuco, foi internado em um colégio de Catas Altas, afim de ali fazer o curso de humanidades. Elevado em pouco tempo a professor de gramática e língua latina, naquele instituto, obteve Eloi Ottoni em troca deste serviço, o ensino gratuito para si, e mais tarde para seus ir-mãos. Ainda adolescente foi mandado para a Itália, com o fim de concluir os estudos precisos á carreira eclesiástica, fixando então sua residência em Roma.

Aí começou a traduzir as Georgicas de Virgilio, que se perderam, e a escrever as suas primeiras, poe-sias originais. Embora muito religioso e de tempe-ramento contemplativo, abandonou Eloi Ottoni a idéia de receber ordens sacras, embarcando então para Lisboa, de onde tornou á sua terra natal. Che-gado ao Brasil, conseguiu em 1791 ou 92 o lugar de professor de latim na vila de Bom Sucesso, hoje cida-de de Minas Novas, em Minas Gerais; aí se casou com D. Maria Rosa do Nascimento Ottoni, de cujo consor-cio houve dois filhos. Residia o poeta em Minas No-vas, quando ali chegaram os ultimes ecos da inconfi-dência Nomeado em 1821 para um cargo publico na Baía, não logrou dele tomar posse, em virtude do go-verno provisório daquela província não reconhecer a autoridade do Príncipe Regente. Partindo novamen-te para Portugal, foi logo depois eleito deputado ás Cortes de Lisboa, pelo colégio eleitoral de Vila Rica, patrocinado pelo seu irmão Jorge Benedito Ottoni, pai de Teófilo Ottoni. Não conseguiu, entretanto, to-mar assento nas Cortes, por não haver chegado em tempo o seu diploma de deputado. Além dos Pro-vérbios de Salomão e do Livro de Job, escreveu Ot-toni grande numero de poesias avulsas, religiosas e

profanas. Foi também poeta satírico, tendo escrito alguns epigramas e sátiras que infelizmente se per-deram. Os ultimas anos de sua vida passaram-se na monotonia do seu modesto emprego da Secretaria de Marinha, até que o desequilíbrio de suas faculda-des mentais o lançou nas convizinhan¬ças da loucu-ra. Por essa época queimou grande parte de sua obra amorosa e satírica, no firme propósito de não deixar outras composições que não fossem os seus poemas bíblicos e poesias religiosas. Octogenário e demente, faleceu no Rio de Janeiro, em pleno Romantismo, no dia 3 de Outubro de 1851. Deixou-nos, todavia, uma obra digna e apreciável.

Ler o texto completo utilizando esse link, na internet: http://blogdotony.com.br/jose-eloi-ottoni-1764-1851

FONTE: PARANHOS, Haroldo. História do ro-mantismo no Brasil. São Paulo:Edições Cultura Brasileira, 1937

Esta rua fica entre as Avenidas Marechal Tito e a Av. Dr. Jose Artur Nova em São Miguel Paulista.

Colaboração Fernando [email protected]

Educação10 Setembro de 2012 [email protected]

Ouvidoria AES Eletropaulo - Telefone: 0800-72-73-110 - Central de Atendimento: 0800-72-72-120

Segue relação dos cursos de exten-são e eventos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em parceria com as entidades sociais de Ermelino Matarazzo.

Os cursos serão realizados na AC-DEM, na Casa da Terceira Idade Tereza

Bugolim e em outras entidades.Mais informações sobre os cursos

enviar e-mail para Tião Soares: [email protected]

Para se inscrever basta clicar no link: http://dpdphp.epm.br/acad/siex/index.htm

Cursos de Extensão da Universidade Federal de São Paulo

CURSOS:l APROXIMAÇÕES COM O UNI-

VERSO MUSEOGRÁFICO (Zona Leste) - Cód. Proex nº 8084;

l CARTOGRAFIA (Ermelino Ma-tarazzo - Zona Leste) - Cód. Proex nº 8068;

l CARTOGRAFIA (São Miguel Paulista / Jardim Helena - Zona Les-te) - Cód. Proex nº 8082;

l CENOTÉCNICA (Cidade Tira-dentes - Zona Leste) - Cód. Proex nº 8076;

l FIGURINO (Cidade Tiradentes - Zona Leste) - Cód. Proex nº 8061;

l FOTOGRAFIA (Ermelino Ma-tarazzo - Zona Leste) - Cód. Proex nº 8069 ;

l FOTOGRAFIA (Itaim Paulista / Camargo Velho - Zona Leste) - Cód. Proex nº 8070;

l ILUMINAÇÃO (Cidade Tira-dentes - Zona Leste) - Cód. Proex nº 8071;

l O TEATRO E O CORPO (São Miguel Paulista / Jardim Helena - Zona Leste) - Cód. Proex nº 8083;

l O TEATRO E O CORPO (Erme-lino Matarazzo - Zona Leste) - Cód. Proex nº 8079;

l O TEATRO E O CORPO (Itaim Paulista / Camargo Velho - Zona Les-te) - Cód. Proex nº 8078;

l Oficina de Criação e Introdu-ção à DRAMATURGIA “LITERATU-RA EM AÇÃO” (Cidade Tiradentes - Zona Leste) - Cód. Proex nº 8066;

l Oficina de Criação e Introdução À DRAMATURGIA “LITERATURA EM AÇÃO” (Ermelino Matarazzo - Zona Leste) - Cód. Proex nº 8067;

l Oficinas “MEMÓRIA VIVA TIETÊ” (Várzea Do Baixo Tietê - Zona Leste) - Cód. Proex nº 8077

l Práticas Artísticas Para Pes-soas Com Necessidades Educati-vas Especiais (Ermelino Matarazzo - Zona Leste). - Cód. Proex nº 8080;

l PRÁTICAS ARTÍSTICAS Para Pessoas Da Terceira Idade - “Lembran-ças Ressignificadas E Construção De Novas Memórias” (Ermelino Matara-zzo - Zona Leste). - Cód. Proex nº 8081;

l SONOPLASTIA (Cidade Tira-dentes - Zona Leste) - Cód. Proex nº 8062.

Ajude a divulgar oscursos para os amigos.

Setembro de 2012 [email protected]

A denúncia é nossa melhor arma. Disque 181, sigilo absoluto.

• 17 de Outubro de 2012, 9,00 horas, reunião com o Secretário Estadual de Educação, no Salão da Igreja São Francisco, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo. TEMA CENTRAL: Melhorias nas Escolas na parte pedagógica e Professores/as em todas as Escolas. E o lançamento da CARTILHA SOBRE A GESTÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA ZONA LESTE.

• Convite da Escola de Cidadania da Zona Leste: Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo. Tema: Controle social do ORÇAMENTO das SubPrefeituras. Grande exercício de Cidadania e qualidade de vida. (Todas às Sextas Feiras, às 19,30 horas).

• Reuniões dos IDOSOS DA ZONA LESTE no CRI (Centro de Referência dos Idosos) de São Miguel Paulista, sempre às 14,00 horas em 2012. Dias:26 de Setembro; 31 de Outubro; 28 de Novembro; Romaria para Aparecida dia 12 de Dezembro.

• Reuniões de SEGURANÇA em 2012: Dias: 20 de Setembro – 5ª. Feira; 22 de Novembro – 5ª. Feira Horário: 9,30 horas. Local: CASA DA TERCEIRA IDADE TEREZA BUGOLIM, Rua Primavera da Vida, Nº. 1 B. Ao lado da Igreja São Francisco de Assis, Ermelino Matarazzo. Convidados: Policia Militar; Polícia Civil; Delegado; 7ª. Seccional da Policia... e Você... Telefone da Base de Polícia da Rua Miguel Rachid: 2541.0965

• 4 de Setembro, 3ª. Feira; Reunião Mensal dos Coordenadores/as: Às 19,00 HORAS, no Salão da Igreja de São Miguel. (Também nos dias: 9 de Outubro; 6 de Novembro; 4 de Dezembro; sempre às 19,00 horas)

• 6 de Setembro, 5ª. Feira, às 9,00 horas, REUNIÃO da SAÚDEno HOSPITAL DE ERMELINO MATARAZO. Ligue para a Dra. Flávia, cobrando a IMEDIATA abertura da “UTI-INFANTIL”: 3394.6570; 3394.6698. E cobrar também por que faltam 120 Médicos e 130 Trabalhadores da Saúde.

• 11 de Setembro, 3ª. Feira, 18,00 e 19,00 hs: Reunião Geral da Moradia para ITAIM, São MIGUEL, ERMELINO MATARAZO E Pte RASA; no Salão da Igreja de São Miguel.

• 18 de Setembro,3ª. Feira, 18,00 e 19,00 h: Reunião Geral da Moradia para CANGAÍBA, PENHA, GUAIANAZES, ITAQUERA E Cidade T; no Salão da Igreja de São Miguel.

• 21 de Setembro, Sexta Feira, 19,30 horas, REUNIÃO COM O PREFEITO KASSAB para depositar o valor do TERRENO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA ZONA LESTE. Kassab: DEPOSITA, JÁ. Telefonar para Kassab: 3113.8000. Local da reunião: no Salão da Igreja São Francisco, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo. Informações: Tião, 2546.3477.

O mês da Bíblia noCoração das Comunidades

Convite!

l 05/09 – 1ª Quarta-feira: Comuni-dade Santa Inês – Tema: Bíblia Cató-lica é diferente da Bíblia dos Protes-tantes?l 12/09 – 2ª Quarta-feira: Comu-nidade Nossa Senhora Aparecida - Tema: Como explicar na Bíblia Ídolos e Imagem? l 18/09 – 3ª Terça-feira: Comuni-dade São Tiago – Tema: Como ler o Apocalipse l 19/09 – 3ª Quarta-feira: Comuni-dade São Francisco – Tema: Discípu-

los e missionários apartir do evan-gelho de São Marcos (“Coragem, Levanta-te! Ele te Chama!”)

Convidamos a todos para o Tríduo de Nossa Senhora Apa-recida na Comunidade que será nos dias 09, 10, 11 e 12 de Ou-tubro. Sempre iniciando com a reza do terço às 19h e logo após a celebração da Palavra.

Local: Capela Nossa Senhora Apa-

recida Rua Maria de Nazaré Nº 719.

Venham participar conosco! A mãe Aparecida

nos Abençõe!

Tema: Bíblia na Mão, no Coração e Pé na Missão das Comunidades.

“Ela é a Mãe, que nunca dorme e está em todos corações”

Divulgação

Divulgação

Momento Bíblico12 Setembro de 2012 [email protected]

Ouvidoria Telefonica - Telefone: 0800 775 1212 - Central de Atendimento: 103 15

Messias Guirado - messiasguirado

@ig.com.br

Situando os comentáriosSetembro o mês da Bíblia, iniciarei com

uma introdução sobre o Novo Testamento, alguns comentários sobre a Palestina (hoje Israel, Palestina, partes da Síria e Jordânia) no tempo de Jesus de Nazaré. A partir da próxima edição estarei comentando o livro de Mateus.

É no Novo Testamento ou a Nova e Eterna Aliança, que encontramos o anún-cio da pessoa de Jesus de Nazaré que não deixou nada escrito, colocou toda a sua prática de pregador e educador em seu mi-nistério que chamamos de projeto de Deus. No Antigo Testamento, Deus nos falava através dos profetas, no Novo Testamento, Deus nos fala através de seu filho Jesus de Nazaré, que com todas as características dos profetas (anunciar, formar, denunciar, observar e olhar especial aos excluídos) e a dedicação que deu a seu grande projeto, pa-gou caro, com a própria vida. Ressuscitou e através do Espírito Santo, o seu projeto é reanimado com seus discípulos e apóstolos. As autoridades políticas e religiosas da épo-ca achavam que matando Jesus o projeto também seria morto, não só continuou em sua região, mas também no mundo todo e hoje o celebramos em todas as comunida-des. (Mc 16,15-20 não deixem de ler).

Conteúdo do Novo Testamento – Toda a história de Jesus foi escrita por seus se-guidores (as), são 27 livros distribuídos da seguinte forma: Evangelhos (4), Atos dos Apóstolos (1), Cartas/epístolas (21) e Apocalipse (1), escritos em lugares e esti-los diferentes, ou seja, cada comunidade escreve o texto da forma como viu, ouviu e conviveu com Jesus e sempre com o com-promisso de levar o seu projeto através da Palavra e seu agir.

A sociedade política e econômica na-quele tempo – Com esta visão geral de onde Jesus viveu, perceberemos melhor toda a sua vida e sua atuação. Ele viveu na Palestina, área correspondendo ao tama-nho do Estado de Sergipe. As atividades que formam a base da economia daquele tempo são as seguintes: A agricultura (Ga-liléia), a pecuária (Judéia) e a pesca muito rica no mar Mediterrâneo, no lago da Ga-liléia e no rio Jordão. De um modo geral, pequenos proprietários tocam os negócios e os grandes proprietários vivem na cida-de usufruindo dos lucros; outros sem pro-priedades arrendam e trabalham como meeiros. Há também um artesanato das aldeias e das cidades, principalmente em

A Palestina no tempo de Jesus“E a Palavra se fez homem e habitou entre nós” Jo 1,14ª

Jerusalém, como marceneiros, carpintei-ros, padeiros, açougueiros, barbeiros, etc., Os impostos são controlados pelo Estado judaico e romano, monopolizam e não fazem uma distribuição justa de serviços digna aos trabalhadores, essa atitude vai deixando Jesus indignado, pois era car-pinteiro, seus discípulos pescadores, ex-cobradores de impostos, pessoas do povão sofrendo com esse peso dos impostos.

Grupos políticos e religiosos – O Tem-plo tem um papel especial em controlar e coletar os impostos repassando para o Estado. Manter o sistema de sacrifícios e ofertas do templo. Os Saduceus os grandes responsáveis pela morte de Jesus, são co-laboradores dos romanos. Escribas (douto-res da lei), são os interpretes e monopoli-zadores das Escrituras. Fariseus cumprem rigorosamente a lei.. Ilustre fariseu: Saulo depois Paulo. Zelotas ex-fariseus da classe trabalhadora mais pobre massacrada pe-los impostos. Entre eles dois apóstolos de Jesus, Simão e Judas Iscariotes, Barrabás também foi outro zelota. Herodianos, fun-cionários do rei Heródes, preocupados em punir os agitadores políticos da Galiléia. Matam João Batista. Essênios, sacerdotes dissidentes do clero de Jerusalém e leigos exilados. Samaritanos, observam rigorosa-mente o Pentateuco (os cinco primeiros li-vros da Bíblia), mas não aceitam os outros livros do Antigo Testamento, nem partici-pam do Templo. São considerados impu-ros pelos judeus por serem descendentes de povos misturados com estrangeiros. (imagine no Brasil o que seria).

Comentários finais – Jesus de Nazaré nasce, vive e morre nessas condições de explorações econômicas, sociais e políticas da Palestina do sec. I. A necessidade desta introdução ao Novo Testamento no tem-po de Jesus, deve-se para que possamos entendê-lo ontem e hoje. Por que Jesus se torna impuro (no olhar da época) quando cura, quando abraça uma criança, quando fala com a samaritana, quando é tocado por doentes, quando eleva às mulheres a dignida-de merecida? O Novo Testamento nos mostra que para Jesus a VIDA é superior a todas as leis!

CidadaniaSetembro de 2012 [email protected]

Em caso de emergência nas rodovias estaduais, disque 109.

Nós temos mil motivos para que a SOLIDARIEDADE, a UNIÃO, a FRA-TERNIDADE, a AMIZADE... sejam elos para se CRIAR uma VIZINHAN-ÇA SOLIDÁRIA em nossa Rua.

Nós vivemos na maior Cidade do Brasil e com isso temos uma imensa riqueza cultural dos povos MIGRAN-TES E IMIGRANTES que construíram toda riqueza humana e social.

São Paulo é uma das poucas Cida-des do mundo com grande número de MIGRANTES E IMIGRANTES. É nes-ta bela mistura de raças e culturas que temos a URGÊNCIA de se criar uma vizinhança solidária.

E, nós, da Zona Leste, vivemos na maior Região de São Paulo. Somos 43% da Cidade, temos 31 distritos, 11 Subprefeituras, são mais de 4 milhões de habitantes e quase 3 milhões de eleitores. Toda essa QUANTIDADE de pessoas tem todas as forças neces-sárias para CONSTRUIR UMA ZONA LESTE mais humana, com mais ami-zade, com mais solidariedade.

Como pode, hoje, uma casa ser as-saltada a cada meia hora. Onde está a UNIÃO DOS VIZINHOS? Vamos construir uma COPA DA VIZINHAN-ÇA SOLIDÁRIA.

O que você pode fazer? O que você está fazendo para construir na sua rua uma VIZINHANÇA SOLIDÁRIA? (Escreva para o Jornal propondo ca-

Construir na Zona Leste uma VIZINHANÇA SOLIDÁRIA

minhos de uma VIZINHANÇA SOLI-DÁRIA na Zona Leste: [email protected]).

Na Cidade de São Paulo temos 1 mi-lhão e 400 mil pessoas idosas. Foram os idosos que deram o melhor de si para construir esta cidade, a mais rica do Brasil. Hoje, nós temos muitos bair-ros com mais idosos do que crianças. A sabedoria dos idosos é uma força para que todos UNIDOS, idosos, jovens, fa-mílias, crianças, possamos construir UMA VIZINHANÇA SOLIDÁRIA.

Quais os passos para se criar uma vizinhança solidária?

Nós temos muitos motivos para que a VIZINHANÇA tenha mais amizade. Desde uma Celebração na Rua, uma Festa, comemorar a vitória do seu time preferido, a Festa da Pátria, das Crian-ças,... Uma coisa não pode acontecer: CADA VIZINHO VIVER FECHADO NA SUA CASA. Vamos fazer da nossa Rua uma Vizinhança solidária, amiga...

O Jornal Voz da Comunidade, o seu Jornal, está de páginas abertas para ouvir as sugestões: VAMOS CONS-TRUIR UMA VIZINHAÇA SOLIDÁ-RIA, hoje e sempre.

Escreva para [email protected] enviando suas sugestões, con-tando suas experiências com a vizinhan-ça solidária em sua rua e no seu bairro.

Por que construir uma VIZINHANÇA SOLIDÁRIA na Zona Leste?

Espaço das Crianças14 Setembro de 2012 [email protected]

Violência Infantil é crime, Denuncie – Conselho Tutelar de Ermelino Matarazzo, Ligue: 2545-5159

Concurso Dia da ÁrvorePinte o desenho e concorra a prêmios!

Dia 21 de setembroDIA DA ÁRVORE

O dia da árvore é comemorado em todo o mundo e em datas diferentes. Aqui no Brasil o dia 21 de setembro foi escolhido pelos índios que cultuavam as árvores no começo da primavera, época em que eles preparavam o solo para cultivo.

Respeitar uma árvore é garantir nossa própria exis-tência. Ela protege a terra com suas raízes, sabia? E ain-da nos aconchega em sua sombra, mantém o ar úmido e produz oxigênio para todos os seres da natureza. Isso sem contar os frutos deliciosos e suas propriedades te-rapêuticas. Agora você entende por que toda vez que destroem uma árvore estão ameaçando nosso futuro, não entende? A gente tem que lutar pela preservação da natureza, porque lutar por ela é lutar pela vida. Faça sua parte respeitando a natureza e passe pra frente o que leu aqui hoje: quem ama a vida, protege a natureza.

Prêmios: Serão premiados com brindes especiais os 6 (seis) desenhos mais bem pintados.

Entrega: Na secretaria da Paróquia São Francisco de Assis, até 30 de setembro de 2012, dentro de um envelope, endereçado ao Jornal Voz da Comunidade “Concurso Dia da Árvore” – colocando no verso o nome, endereço, telefone e idade.

Quem pode participar: Crianças de até 14 anos de idade.

Colaborou: Mauro [email protected]

Apuração do ConcursoDia do Bombeiro - Julho/12O Jornal Voz da Comunidade, no Espaço da Criança, pu-

blicou em sua edição de julho de 2012, mais um concurso, que foi destinado às crianças de até 14 anos de idade, cujo objetivo foi a pintura de uma imagem em homenagem ao Dia dos Bombeiros.

Os ganhadores foram:• Felipe Martinez Silva – 11 Anos• Paloma Gomes de Assis – 11 anos• Amanda de Miranda Serra Portela - 09 Anos• Julia Perez da Silva – 11 anos

Os brindes aos vencedores serão entregues na Missa da Paróquia São Francisco de Assis, no domingo, dia 09 de se-tembro de 2012, às 19h00.

ReligiõesSetembro de 2012 [email protected]

Subprefeitura de Ermelino Matarazzo, disque 2048-6585

Paraanunciarno JVC

Publicidade e Propaganda:Mauro Margarido (9127-3680)

Deise Cassi (8868-2884)

As Religiões e a Participação CidadãSempre com a intenção de ser um espaço de formação e informação, o Jornal Voz da Comunidade continua com o ciclo

de artigos e entrevistas com representantes de diversas religiões. A todos foram direcionadas as questões sobre suas origens e sobre sua atuação cidadã no tempo presente. A seguir conferimos o terceiro desses belos textos.

Os Batistas na SociedadeOs Batistas, na atualidade, não podem mais se-

rem identificados por uma única igreja ou denomi-nação religiosa. Formados por inúmeros grupos, com nuances, ênfases e caminhadas bem distintas, somos Batistas Brasileiros, Nacionais, Bíblicos, Clás-sicos, Regulares, Reformados, Episcopais, Calvinis-tas, Pentecostais e outros. A Igreja Batista está pre-sente no Brasil desde 1882.

Origem Histórica Tudo começou com o surgimento de grupos

cristãos independentes na Europa desde o século II D.C., que serviram de inspiração para a posteridade.

Surgimento Institucional Os Batistas surgiram com este nome apenas

em 1609, em Amsterdã, Holanda. Foram fundados pelo teólogo e jurista inglês Thomas Helwys, que era um exilado da Inglaterra por perseguição reli-giosa realizada pelo rei James I e a Igreja Anglica-na da época, contra todos os dissonantes. Em 1606, quando recebeu asilo, Helwys, de origem anglicana independente, conheceu e se integrou a um grupo de menonitas holandeses, onde conheceu o Movi-mento Anabatista. Mais tarde, pastor ordenado por John Smyth (outro célebre perseguido e exilado inglês por motivos religiosos), passou a pastorear o novo grupo que cresceu rapidamente. Em 1612,

ainda em tempos de intolerância religiosa, resolveu ousadamente retornar à sua pátria para instituir a Igreja Batista e para continuar sua luta pela liber-dade de crença.

Princípios e Valores Os Batistas possuem oito princípios básicos:

crença na triunidade de Deus, fé em Jesus como Sal-vador da humanidade, centralidade da Bíblia como Palavra Divinamente Inspirada, pertencimento a Igreja, governo eclesiástico congregacional (demo-crático), separação entre Igreja e Estado, livre in-terpretação das Escrituras Sagradas e liberdade de pensamento, expressão e religião.

A Influência Fundamentalista Infelizmente, na atualidade, grande parte dos

batistas não conhece o legado de amor e entrega de seu fundador e não possui mais a dimensão da importância de se lutar pela manutenção da sepa-ração entre Igreja e Estado (instituições religiosas e a máquina estatal) ou pelos direitos e liberdades in-dividuais e coletivas. O “espírito batista” foi, lamen-tavelmente, atingido pelo conservadorismo nos aspectos social, político e econômico e pelo funda-mentalismo religioso. Hoje, algumas das Conven-ções Batistas estão entre as organizações religiosas mais rígidas e fechadas.

O Papel Social Toda religião tem um papel social fundamen-

tal na sociedade. Com os batistas não é diferente. A Religião, no que tange a vida humana, material, temporal, comunitária, não difere em sua missão e objetivos da Política. Ambas visam o bem co-mum e a proteção e dignidade de vida para todos, igualmente.

A Dívida Pendente Os batistas, no passado, investiram pesadamen-

te na caridade, filantropia e benemerência, e ainda o fazem fortemente. Mas nunca conseguiram com-preender a necessidade de se investir na formação social e política do indivíduo, para torná-lo cidadão. Seremos plenos como instrumento de Deus aos homens, na terra, quando colaborarmos mais ati-vamente para a construção da identidade humana livre e digna, para a participação cidadã consciente e emancipada, para o empoderamento do pobre, para a justiça social e para uma cultura de paz e diversidade, como parte integrante do testemunho profético de uma fé verdadeira, viva e engajada.

Nello Pulcinelli, teólogo social e pastor-missionário batista. Presidente do Instituto

Thomas Helwys de Direitos Humanos e Sociais. [email protected]

Em caso de calamidades ou de riscos, chame a Defesa Civil, disque 199

Missas da Semana do PadroeiroSão Francisco de Assis

l 24 de Setembro, Segunda Feira. 19,15 horas: Reza do Terço. Às 20,00 horas a Santa Missa e renovação do Ba-tismo: Is 55,1-12; Sl 1; Jo 6, 60-71. Padrinhos e Madrinhas: Povo de Minas Gerais; Rondônia; Goiás; Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Sergipe. E os nascidos em Portugal. Benção da água: Trazer a Água de Casa ou ad-quirir na Secretaria da Igreja S. Francisco.

l 25 de Setembro, Terça Feira. 19,15 horas: Reza do Terço. Às 20,00 horas: a Santa Missa da Família: Ex 9, 13-21; Sl 119, 16-12 R:16; Ev. Mc 4,14-23.Padrinhos e Madrinhas: Povo de Pernambuco, Bahia, Espírito Santo; Brasília, Acre, Pará, Paraná e Tocantins. E os nascidos na Espanha. Benção das Famílias e das Chaves das Casas.

l 26 de Setembro, Quarta Feira. 19,15 horas: Reza do Terço. Às 20,00 horas a Santa Missa e Benção das Crianças. (Dia de Cosme e Damião). Dt 30,1-8; Sl 118, 89-96 R: 89; Mt 7,21-29.Padrinhos e Madrinhas: Povo do Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. E os nascidos na Itália e seus descendentes. Benção das Crianças.

l 27 de Setembro, Quinta Feira. 19,15 horas: Reza do Terço.Dia de São Vicente de Paulo. Às 20,00 horas a SANTA MISSA PELO SOLDADO JOSÉ BARBOSA DE ANDRADE. O Cel. Arruda vai falar do Soldado José Barbosa e o seu pro-cesso de canonização. 1 Jo 3, 16-24; Sl 119, 42-51; Mt 5, 38-48. Padrinhos e Madrinhas: Povo do Estados de São Paulo, Alagoas, Paraíba, Piauí, Amapá, Amazonas e Roraima. E os nascidos na Bolívia. Bênçãos das Pessoas Idosas.

l 28 de Setembro, Sexta Feira. 19,15 horas: Reza do Terço. Às 20,00 horas a Santa MISSA: Rm 18,5-11; Sl 119, 9-19; João 8, 39-51. Padrinhos e Madrinhas: Falar com Fran-ça e Luciene. Benção de São Cristovam para os Motoristas e a Chave do Carro.

l 1 de Outubro, Segunda Feira. Às19,15 horas a Reza do Terço.Às 20,00 horas: a Santa Missa das Paróquias e Comunidades do Setor Ermelino Matarazo. Dia de Santa Terezinha do Menino Jesus. Dia das Missões. ENVIO MIS-SIONÁRIO DOS MINISTROS E MINISTRAS. Decálogo da Igreja Missionária. Jonas: 1,1-15; Sl 21; Mc 16,9-20.

l 2 de Outubro, Terça Feira. Às 19,15 horas: Reza do Terço. Às 20,00 horas a Santa Missa:. Ap 22,1-9; Sl 119,65-74; Jo 14,18-26. Padrinhos e Madrinhas com França e Lucie-ne. Benção da Juventude

l 3 de Outubro, Quarta Feira. 19,15 horas: Reza do Terço. Às 20,00 Horas a Santa Missa. * Entrega do óleo dos Enfermos. 1 Cor 14, 9-19; Sl 136; Jo 8, 39-51. Padrinhos e Madrinhas: Falar com França e Luciene. Benção das Velas.

l 4 de Outubro, Dia de São Francisco, Quinta Feira. 19,15 horas: Reza do Terço. Às 20,00 h. a Santa Missa de São Francisco. Gn 1,1-31; Sl 119, 166-176. R: 166; Lc 1,26-37.Padrinhos e Madrinhas: Falar com França e Luciene. Benção do Bolo de São Francisco. *** Benção dos animais das 8,30 às 9,00 horas enfrente a Igreja São Francisco.

Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo, 25464254

Durante a SEMANA DO PADROEIRO os Padrinhos e Madrinhas receberão um brinde da Comunidadee a SENHA de 1 Livro dos 80 anos do Bispo Dom Angélico Sândalo Bernardino: 1974-1989 em São Miguel.

Divulgação