jornal planeta piaget 2 bimestre 2012

12
PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 1 Abril 2012 Ano X - Número 40 Acesse o Planeta Piaget Online www.piaget.g12.br A PESQUISA COMO FONTE DE CONHECIMENTO IMPRESSO CONSTRUINDO O CONHECIMENTO COM O GEOGEBRA DESTAQUE ACADÊMICO PIAGET ESPAÇO CULTURAL PIAGET USP NOSSOS FORMANDOS NAS MELHORES UNIVERSIDADES

Upload: colegio-piaget

Post on 26-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O Jornal Planeta Piaget é uma publicação bimestral O Jornal Planeta Piaget é um projeto que surgiu a partir da sala de aula com intensa participação dos alunos. Com o crescimento e a maturidade, passou a ser uma das ferramentas mais importantes de comunicação entre alunos, pais, equipe e toda a comunidade escolar. O valor desse jornal está mesmo é na diversidade de opiniões, pois as matérias são escritas pelos diversos autores do Piaget: alunos, professores, orientadores, pais e equipe diretiva. Bem-vindos ao Planeta Piaget!

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Planeta Piaget 2 Bimestre 2012

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 1

Abril 2012Ano X - Número 40Acesse o Planeta Piaget Online www.piaget.g12.br

A PESQUISA COMO FONTE DE

CONHECIMENTO

IMPR

ESSO

CONSTRUINDO O CONHECIMENTO COM O

GEOGEBRA

DESTAQUE ACADÊMICO PIAGET

ESPAÇO CULTURAL PIAGET

USP

NOSSOS FORMANDOS NAS

MELHORES UNIVERSIDADES

Page 2: Jornal Planeta Piaget 2 Bimestre 2012

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 2

Curso Extra no Piaget/Corrida

O Colégio Piaget oferece aos alunos, pais e comunidade alguns cursos esportivos visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que os praticam, respeitando as diferenças biológicas e incentivando atitudes que mudem o seu cotidiano através da prática de esportes.

No ano de 2012, o Colégio Piaget está oferecendo os seguintes cursos:

- judô; escola de esportes de futsal; basquetebol e voleibol; líder de torcida; ginástica artística; dança; circo; instrumentos musicais; futsal para pais e voleibol para as mães.

Promover mudanças em sua vida com hábitos saudáveis melhoram e revigoram suas energias.

A prática da atividade física deve ser orientada por um profissional da Educação Física, podendo ser acompanhada por outros profissionais, dependendo do objetivo da pessoa. Hoje temos diversos lugares para a prática da atividade física, destacando parques, clubes, praças e ruas. Sabemos da dificuldade dos pais em conciliar seu tempo devido a sua rotina diária e por isso estamos dando uma dica da prática de uma atividade que pode ser feita em muitos ambientes.

Atualmente estamos verificando um crescente número de pessoas praticando a corrida.

A corrida é um dos exercícios físicos mais eficientes para quem quer perder peso com saúde. Correr acelera o metabolismo, fazendo a queima de calorias acontecer mais eficientemente. O aumento do metabolismo, provocado pela corrida, faz com que o organismo continue acelerado por mais alguma horas após o exercício. Ou seja, não é só durante a corrida que há queima de gordura.

A gordura abdominal é a mais difícil de queimar, e exige uma tática específica. Contra ela, o mais eficaz é um programa de corrida e caminhada com variação de intensidade no mesmo treino, aliada a uma alimentação saudável.

Antes de iniciar qualquer atividade física procure orientação médica e, durante a prática, faça ingestão de líquidos e realize alongamento no início e término da atividade.

Aproveite essas dicas e comece a praticar atividade física.

Jaime CavalcantiMURAL

Aprendendo que a felicidade é a gente que fazNo começo de março, foi divulgado que o Brasil é tetracampeão em felicidade no ranking de uma pesquisa feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) com cerca de 200 mil pessoas em 158 países. A pesquisa realizada em 2011 buscou saber a expectativa de felicidade das pessoas nos próximos cinco anos e também no presente.É claro que felicidade é algo subjetivo e há quem diga que isso é muito complexo para ser pesquisado, neste caso, o objetivo do estudo, segundo à economista da FGV, era saber o  termômetro da satisfação das pessoas com as suas vidas como um instrumento útil para a formulação de políticas públicas.Mas e o que podemos tirar disso como educadores? Nós, do Colégio Piaget, entendemos que uma visão positiva de si mesmo, do mundo e do futuro faz uma enorme diferença na construção de possibilidades e novas realidades. E a felicidade e a positividade são ingredientes vitais na educação de nossas crianças, no mercado de trabalho e na condução e gestão de nossas cidades. Em que mundo queremos viver, o que eu posso fazer para que ele seja realidade? O que me torna feliz? São perguntas que fazem parte de uma educação que vai bem além da formação acadêmica e fazem pensar no Ser Humano de forma integral.Como bem disse Gandhi a respeito da felicidade, “não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho”, então, seguimos nosso caminho como educadores obstinados e apaixonados pela educação e principalmente pelo processo de educar.

Um forte abraço,

Clisolda V. Araújo

Fundadora e Diretora Geral do Piaget

EDITORIAL

A arte da palavra

Carnaval! A maior festa

brasileira! – 3os anos

ESPORTES E RECREAÇÃO

Linha do Tempo – 2º ano Fund I

Page 3: Jornal Planeta Piaget 2 Bimestre 2012

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 3

Teatro Brigadeiro

Está em cartaz, no teatro Brigadeiro, a peça “Brinquedos em ação”, um recorte do filme “Toy Story“, com assuntos interessantes como amizade e trabalho em equipe. Vale a pena levar a garotada para apreciar as aventuras do garoto Andy e seus amigos. Av. Brigadeiro L. Antônio, 884 - Bela Vista

Prof. Carla Alessandra

Parque Sabina: espaço multidisciplinar Entre as atrações, estão os dinossauros,como o Tyrannosaurus Rex, com 12,8 metros de comprimento. Sabina Escola Parque do ConhecimentoNos finais de semana é aberto ao público das 9h às 17h30 Endereço: Rua Juquiá, s/nº - Bairro Paraíso - Santo André - SP 

Isabela Bonanno - 6º ano

Teatro SESCAs programações do SESC representam diversão completa para toda a família! Tem teatro ideal e livre para todos, mas precisa correr porque os ingressos acabam rapidinho. Para verificar a programação completa, acesse: www.sescsp.org.br/sesc

Letícia Martins Heidrich - 8°D

A Rotina do Maternal Sabemos que o ingresso na Educação

Infantil é um momento muito especial para os pais e para as crianças. Aqui, no Colégio, procuramos trabalhar a independência dos alunos, de acordo com o que é possível para essa idade. Para isso, elaboramos uma rotina que estimula a autonomia e o fortalecimento das novas relações com professores e colegas. Contamos com o apoio da família nesse processo. ”

Professora Jomara

ENQUETEVocê já sabe o curso universitário

que pretende fazer?

Dica CulturalUnião e Parceria

Iniciamos 2012, com nossos agradecimentos aos alunos, pais, familiares e comunidade, que tanto colaboraram com nossos Projetos de Responsabilidade Socioambiental em 2011 e, ao mesmo tempo, buscando o crescimento e o fortalecimento da nossa parceria.

Sabemos da importância da preservação do nosso Planeta e do papel que cabe a cada um de nós nesse processo, por isso, necessitamos estar sempre unidos para que tudo flua da maneira mais natural possível.

Há um ano, foram instalados coletores de pilhas e baterias em alguns pontos comerciais e condomínios da região, com retiradas periódicas e encaminhamento do material recolhido para a reciclagem, além da coleta de óleo de cozinha usado, que é transformado em detergente e doado às Instituições atendidas pelo Projeto Unidos pelo Bem.

Os estabelecimentos comerciais e condomínios atuantes no Projeto desde 2011 são:

Emypel Papelaria; Pet Shop Consulado da Ração; Tijoblocos; UBS Massagista Mario Américo; Locadora e Pizzaria Alternativa; Eva Papelaria; Chaveiro Firtin; Riachuelo; 48º Cartório de Registro Civil; Condomínio Vivaz; Edifícios: Santa Mônica, José Antonio Alpiovezza e Villagio Picolli.

Participe você também, em sua casa, seu trabalho, sua rua, seu bairro e colabore com a VIDA!

Silvana Bonilha

Assistente de Direção Pedagógica

Alunos voluntários do Projeto Unidos pelo Bem

Atividades e brincadeiras com a turma

Desenvolvendo os laços de amizade

Sim, tenho certeza.

Não, tenho dúvidas entre alguns cursos

Não, ainda não faço ideia

Page 4: Jornal Planeta Piaget 2 Bimestre 2012

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 4

ATIVIDADES DIFERENCIADAS Além das tarefas, que são realizadas aqui, na escola, os alunos do Integral também participam de atividades diferenciadas durante o ano inteiro. São atividades de artes, culinária, recreação, judô, dança, música, gincanas e dinâmicas em que trabalhamos conceitos como respeito, amizade, cooperação e até a autonomia. Durante o ano, e até nas férias, as crianças participam de passeios, onde a diversão é o objetivo, já que a turminha passa boa parte de seu tempo na Escola. Os alunos apreciam muito as atividades e participam sempre com muita alegria.

Monitoras do Integral

Como resultado dessa parceria cada vez mais solidificada entre o Colégio Piaget e Centro Britânico, no dia 01/03/12,

os alunos Eduardo Naves e Gabriella Vasconcellos, 6º B, Daniela H. Kawakami, 6º A, Gabriel Noboro, Denis Tatsuya,

Alícia V. Cláudio e Guilherme Dantas, todos do7ºA, receberam, das mãos da teacher Caroline Gallão, seus certificados da Universidade de Cambridge. Nossos pequenos prestaram o exame YLE – Young Learners Starters, em dezembro de 2011, e os resultados obtidos foram surpreendentes, com alunos atingindo até a nota máxima que, para a idade deles, é contada em brasões e corresponde 15/15 brasões. Um feito extraordinário. Parabéns!!

Leia abaixo parte do depoimento da aluna Daniela Harumi:“Como tirei nota 10 na prova de Inglês, fui chamada para fazer o Exame de

Cambridge YLE- Starters. Fiz a ficha de inscrição e, no dia 4/11/2011, fiz um simulado aqui, no Colégio. No dia 01/12/2011, fiz vários exames: leitura e escrita que duraram 20 minutos; pelo rádio, ouvimos um diálogo do qual deveríamos tirar as respostas, que durou 20 minutos, e o oral que durou 5 minutos. Uma pessoa perguntava em Inglês e tínhamos que responder oralmente.

Eu gostei de fazer os exames porque aprendi e me diverti muito”Para o KET e o PET de 2012, seguem: abaixo, os alunos que receberão a bolsa

integral oferecida pelo Colégio: aulas do preparatório e mais as inscrições para os exames. Parabéns e boa sorte!

Good Luck!!! Simone Oliveira

Coordenadora Pedagógica - Centro Britânico in school

Colégio Piaget - Centro Preparatório e de Aplicação dos exames de CambridgeLET’s

SPEAK ENGLISH

ESPAÇO INTEGRAL

Conheça nosso Espaço

Integral: do Maternal ao 5º ano.

Acesse: www.piaget.g12.br e

saiba mais...

w w w .

h r o s a. c o m . b r

DIGITAL

5 CORES + IR

ACABAMENTO

Não basta só imprimir...tem que impressionar.

Para nossos

alunos não precisarem fazer

inglês fora do Colégio, trouxemos

a escola de inglês para dentro do

Piaget.

Aulas de inglês e espanhol com

professores e material do

Centro Britânico.

Atividades de Artes

Dia da Culinária

Page 5: Jornal Planeta Piaget 2 Bimestre 2012

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 5

Você não adivinha o que eu trouxe.

O verbo é adivinhar: eu

adivinho, tu adivinhas, ele

adivinha...Quem adivinha é o

adivinho. O substantivo é

adivinhação. Há o adjetivo erudito divinatório:

“Ele tem poderes divinatórios” (ou seja, de adivinhação).

Não se pode confundir com advinha, imperfeito do verbo

advir (provir, derivar).

Isso advinha de causas muito antigas.Leme, Odilon.

Tirando dúvidas de português.

GRAMÁTICA

Como é difícil perder alguém,

É tão doloroso ver partir

Aquela pessoa que lhe fazia rir.

Um sentimento tão ruim,

E o pior é saber que não vai voltar,

Por mais que doa,

Teremos que superar,

Saudades vão bater

Daquele olhar carinhoso,

Daquele sorriso difícil de não se ver.

Faz parte chorar,

Mas pode ter certeza

Que, no futuro, vocês vão se encontrar!

Laiz Cristine Machado – 9ºA

Tento achar a alegria

De fazer uma poesia,

É uma tentativa que não alcanço,

Tentativa além dos meus sonhos,

É um vício inexplicável,

Mas há,

Há, sim, uma bela energia,

Que vem de toda poesia.

André P. de Carvalho – 9ºB Mom

ento

Lír

ico

Falar do quanto o Piaget representa

nas nossas vidas não é uma tarefa fácil.Durante esses oito anos, o Colégio nos auxilia e somos parceiros na educação dos nossos filhos. Vejo preocupação de oferecer ensino de qualidade, sem deixar de resgatar questões tão necessárias para a vida em sociedade como: resgatar valores, atitudes, ética, cidadania, responsabilidade social e sustentabilidade.

Todos “olham” os nossos filhos, não como um número ou apenas um aluno, mas os conhecem de verdade e se preocupam com seu bem-estar. Isso faz toda a diferença!Aqui, nossos filhos vivenciaram momentos maravilhosos, muitas descobertas, alegrias, encontraram amigos, receberam e recebem diariamente carinho e dedicação de todos os profissionais, desde a portaria, secretaria,

coordenação, direção, funcionários e professores.Como pais, queremos oferecer sempre o melhor para nossos filhos. E, com certeza, o Piaget é o melhor que tenho a oferecer-lhes.

Geruza Moretto

Mãe, é sua vez

Perda e tentativa

Família da vez!!

Uma carta com amor...

Page 6: Jornal Planeta Piaget 2 Bimestre 2012

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 6

Os livros paradidáticos são muito importantes no processo de alfabetização, pois a leitura frequente contribui para que as crianças entrem no mundo da escrita facilitando na hora da alfabetização, aumentam o vocabulário, obtêm-se novos conhecimentos, aprendem a interpretar e dinamizar o raciocínio. Quem é acostumado à leitura, torna-se mais preparado para os estudos e para a vida. No colégio temos vários projetos, como a Ciranda de Livros, a Pasta de Textos e não podemos esquecer-nos do nosso livro, que é recheado de histórias que estimulam a leitura para que se tornem leitores críticos. Ler livros é capacitar-se para ler a vida.“O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler”. (Ziraldo)

Professoras Cristiane, Rita e Roberta

Ao longo do tempo de formação do estudante, um item importante que o acompanhará pelo resto da vida é a busca pelo conhecimento, seja ele direcionado para entrega de um trabalho ou por simples curiosidade."Pensando que estamos em uma época em que o “bum” digital está em toda parte e com um simples “clique”, conseguem-se informações variadas sobre o assunto que se busca, há a necessidade também de uma descoberta sem dependência de toda essa tecnologia... "A leitura de um livro, a localização de um assunto que é pesquisado, como coletar informações, como registrar essas

informações e como iniciar a troca de ideias em grupo serão itens importantes que estarão inclusos em um novo trabalho que os 4os anos farão na nossa nova biblioteca."Reservaremos horários específicos dentro das aulas de Ciências para direcionar esse trabalho, que tem como objetivo mostrar outras formas de pesquisa, além da internet, e vinculá-las ao cotidiano escolar. As expectativas são grandes e acreditamos que será um trabalho rico e que trará resultados bem satisfatórios.

Prof. Alessandro

A pesquisa como fonte de conhecimento

CÁ ENTRE NÓS

ENSINO FUNDAMENTAL I

Livros Paradidáticos

EDUCAÇÃO INFANTIL

Livro – companheiro de todos os dias

Leitura Prazerosa

Início dos trabalhos de pesquisa

na biblioteca

Page 7: Jornal Planeta Piaget 2 Bimestre 2012

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 7

Tivemos a oportunidade de, em 2012, iniciarmos os trabalhos de Desenho Geométrico com o programa GeoGebra, no novo laboratório de Informática, oportunizando ao aluno agregar tecnologia ao conhecimento.Essa ferramenta permite acelerar o aprendizado e relacionar os temas com os conteúdos da Matemática.

Prof. Fábio Porto

“Ficou mais fácil e mais rápido de aprender, a possibilidade de errar a construção é menor, nossas retas não ficam fortes e não nos machucamos mais com o compasso.”

Carolina Borges Lisbão – 9ºA (trabalhou com as ferramentas tradicionais de DG e agora com o software)

Qual é a sua ideia sobre a África? Somos bombardeados diariamente com notícias de coisas ruins sobre o continente e isso vem muito da visão europeia que temos de ver o mundo ao nosso redor. "A África costuma ser relacionada, em jornais e revistas e aos olhos da população, como um país totalmente pobre, cheio de animais, como se fosse um safári da Disney. Muitas doenças, com uma população totalmente negra e homogênea, que fala a mesma língua e tem os mesmos costumes. "Existem milhares de povos vivendo lá, nem sempre em harmonia, e isso se deve especialmente a essa visão de “é tudo a mesma coisa”. A colonização europeia fez com que povos inimigos ficassem em mesmo território, acabando com muitas vidas e com a paz no local. Há muitos investimentos de outros países na África, até mesmo do Brasil, graças a tantas riquezas naturais e combustíveis fósseis. A China, por exemplo, investe em infraestrutura, ajudando o a crescer cada vez mais. Temos que começar a olhar para a África, a de verdade, pois ela está crescendo e nós, nem ao menos, a conhecemos como ela realmente é."

Luiza trindade Ruiz – 2ªB EM

construindo conhecimento com o Geogebra

CÁ ENTRE NÓS ENSINO FUNDAMENTAL II

Que África?

ENSINO MÉDIO

9º ano em aula no laboratório de

informática

Page 8: Jornal Planeta Piaget 2 Bimestre 2012

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 8

O material pedagógico está cada dia mais rico em informações importantes que auxiliam os alunos em seu processo de ensino-aprendizagem. Hoje, os estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Piaget têm a oportunidade de realizar atividades do livro integradas ao Portal UNO.Um dos sistemas de contagem e agrupamento de unidades de medida do tempo mais usado é o calendário cristão, o qual é

linear, ou seja, que conta os anos a partir do nascimento de Cristo.O resultado foi muito positivo, pois houve uma grande interação entre o professor e os alunos num ambiente virtual, que faz cada vez mais parte da nossa realidade.

Professor Marcelo

ACONTECE NO PIAGET

Destaque AcadêmicoAnualmente, o Colégio Piaget, através da Direção Geral e Pedagógica, premia os melhores alunos de cada série (a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II)Essa iniciativa tem como objetivo valorizar e incentivar a dedicação de nossos alunos aos estudos. Temos que destacar aqueles que sempre querem mais, que fazem a diferença, que atuam de forma positiva na educação brasileira.Esse incentivo, oferecido pela Direção, foi proporcionar duas bolsas de estudo para cada série – uma de 40% para o segundo lugar e outra de 80% para o primeiro lugar.Todos os alunos podem concorrer. A média é feita de acordo com o desenvolvimento pedagógico que o aluno apresenta com suas notas, em todas as disciplinas.Parabéns aos ganhadores de 2011 e que, em 2012, tenhamos lindas surpresas de novos e atuais talentos.

Boa sorte a todos!

Conheçam os ganhadores de 2011

Tarefa de casa no Pré I

A tarefa de casa é o momento que a criança tem para refletir sobre seu aprendizado, colocando em cheque o seu conhecimento sobre determinado assunto estudado ou mesmo um momento de troca entre a criança e sua família. Para isso, precisam compreender que ela é uma atividade séria, mas prazerosa. Deve ser realizada em um local apropriado, sem televisão, música, comida ou trânsito de pessoas, favorecendo a concentração e a atenção. Um outro aspecto a ser considerado também é a necessidade de a família estabelecer um horário para a tarefa.

O Pré I está iniciando esse processo. Dois dias por semana, a turma leva tarefas para casa. Aproveitem esse momento para incentivar e participar do aprendizado de seu filho. Contamos com o apoio de vocês.

Professoras Daniele e Andresa

DESTAQUE

Explorando o Material Pedagógico na Era Digital

Entendendo a tarefa de casa

6º ano1º lugar – Alicia2º lugar – Matheus7º ano1º lugar – Julia Helena2º lugar – Fernanda8º ano1º lugar – Carolina2º lugar – Giovana9º ano1º lugar – Karina

2º lugar – Felipe1ª série EM1º lugar – Luiz Carlos2º lugar – Felipe2ª série EM1º lugar – Vitoria2º lugar – Thyago Augusto3ª série EM1º lugar – Luan2º lugar - Natalie

Aula no novo Laboratório de Informática

Page 9: Jornal Planeta Piaget 2 Bimestre 2012

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 9

Orientando-se com o auxílio da matemática.

Ela está no nosso cotidiano, sem o seu uso (quase) nada podemos fazer.

Despertar esse olhar no aluno é muitas vezes uma tarefa árdua, porém não inatingível, nesse momento entra em cena o professor que, com sua formação acadêmica, estudo contínuo e uma dose de carisma, consegue conduzir os alunos a pensar e a usufruir dos benefícios que a Matemática pode favorecer.

A educação matemática, nos últimos anos, vem dando subsídios aos professores de matemática com novas descobertas de como mediar esse

conhecimento em sala de aula e, consequentemente, perceber a prática no cotidiano pelos alunos.

O Colégio Piaget tem oferecido ambientes, tecnologia, material didático e humano para que o aluno seja capaz de pensar e agir com o auxílio da Matemática no seu cotidiano. Fica também evidenciado que para tal o aluno precisa querer aprender, trocar informações com os professores e com seus colegas e isso só trará benefícios para a assimilação desse conhecimento tão importante para os nossos alunos, pensando num futuro promissor para cada um deles.

Vivemos num País onde se tem necessidade de formar mais profissionais das exatas, cabe a cada professor fazer o melhor e este melhor é vivido no Piaget, com professores que trabalham juntos, olhando para o aluno, torcendo

para que seu objetivo seja alcançado nas exatas ou em outras áreas do conhecimento.

“Não há ramo da Matemática, por mais abstrato que seja, que não possa um dia vir a ser aplicado aos fenômenos do mundo real”. (Lobachevsky).

Prof. Luciano dos Santos

Matemática

Ensino Médio Nossa vida é como um oceano. Cada fase dela é uma ilha na qual chegamos. A ilha na qual desembarcamos agora era escura no começo, mas foi clareando. O nome dela? Ensino Médio.Como cada fase, o Ensino Médio tem suas dificuldades, mas que, com o tempo, serão superadas. Sempre estranhamos as mudanças, mas elas são necessárias. Essa é uma passagem decisiva em nossa caminhada, na qual mais forte que nunca aparece aquela velha pergunta que não quer calar: o que fazer da vida? Bem, até a escolha final, há ainda um caminho a ser percorrido, mas, enquanto o percorremos, há muito a aprender. Por isso desejo boa sorte a todos em mais esse desafio e que seja um ano ainda melhor que os outros!

Karina Aimi Okamoto - 1ªB EM.

PALAVRADOMESTRE

DEPOIMENTO

Prof. Luciano

Karina Aimi- tricampeã da bolsa de estudo

Page 10: Jornal Planeta Piaget 2 Bimestre 2012

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 10

Trânsito Nesse bimestre, conversamos com as professoras e fizemos uma lista de coisas importantes sobre algumas regras que todo mundo deve saber para melhorar o trânsito na nossa cidade:andar pelas ruas, respeitando os limites de velocidade;não beber bebidas alcoólicas e dirigir;crianças sempre no banco de trás;passageiros devem usar o cinto de segurança também nos bancos traseiros;os pedestres devem sempre atravessar na faixa de segurança;ciclistas e motoqueiros devem ser respeitados, pois o trânsito é para todos;dar prioridade a carros de polícia, bombeiros e ambulâncias, que podem salvar vidas.Nós, crianças, sabemos o que é certo e vocês, adultos, sabem?

Texto elaborado pelas turmas

dos 2ºs Anos A, D, E, F

Vamos organizar para melhor estudar

A volta às aulas é marcada por uma explosão de sentimentos e dúvidas a respeito do novo ano escolar. Em seus primeiros encontros com a disciplina do Projeto Viver, os alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ll foram convidados a expressar os prazeres e angústias do seu atual estágio de desenvolvimento. Através de dinâmicas de grupo adaptadas para cada série e orientações de organização ao estudo, os alunos puderam ser amparados, levando-os a expor suas necessidades, compartilhando seus conhecimentos com seus colegas e assim harmonizar o aprendizado singular de forma lúdica e interativa.

Sabemos da dificuldade do primeiro mês em uma nova série. Por esse motivo, sempre colocamos em nosso site algumas dicas de como ajudar nossos alunos a se adaptar melhor a essa nova fase de vida, a como se organizar com material, trabalhos em grupo e tarefas e como a família pode ajudar, sem tirar a responsabilidade e autonomia de seu filho.

Aos poucos tudo vai se encaixando e tomando corpo. Não podemos esquecer que também já passamos por isso e podemos usar de nossa experiência para auxiliá-los sempre que precisarem.

Professor Ricardo Marcom

SOLTE SUA VOZ!

“Estamos de olho no trânsito”

Espaço Cultural O Colégio Piaget promove

todos os anos, o Espaço Cultural, uma exposição dos livros paradidáticos adotados desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, juntamente com uma livraria. Além dos livros paradidáticos, há também livros de diversas categorias como pocket books, literatura infanto-juvenil, literatura nacional, Ciências Humanas e Sociais, entre outras disponíveis para compras, e para divertir e alegrar a garotada. A leitura de bons livros criativos, estimulantes, instigadores, gera no aluno uma predisposição natural ao hábito de ler. Isso se dá pelo fato de ser consequência de um processo de incentivo, provocado pelo próprio material de leitura. Os livros paradidáticos têm diversas finalidades na vida da criança, que se inicia no mundo da leitura, a finalidade de diverti-la, educá-la, instruí-la, ou as três coisas ao mesmo tempo. Contudo, formar leitores competentes não é mais um sonho

impossível de se concretizar. Muito pelo contrário, ele está cada dia mais real, motivar o prazer pela leitura não é uma das tarefas mais fáceis, mas é gratificante e é nosso papel incentivá-los.

Professoras Jéssica, Renata e Andrea

O QUE ESTÁ NO AR...

Alimentação Saudável...Sempre

No Maternal, os alunos participaram do projeto “Frutolândia”, em que incentivamos o consumo de frutas, promovendo a alimentação saudável. No Pré I, daremos continuidade a esse trabalho através de outras atividades, valorizando não apenas o consumo de frutas, mas de outros alimentos também. Nesse bimestre, a turma já realizou sua primeira culinária com o suco de frutas. Ficou uma delícia! Agradecemos desde já a participação da família em nosso trabalho.

Professoras Daniele e Andresa

Culinária no pré I

Organização para um bom estudo - 6os anos

Page 11: Jornal Planeta Piaget 2 Bimestre 2012

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 11

Lidar com Atualidades é entrar num universo novo e conhecê-lo em toda sua essência. O primeiro desafio da 3ªA - EM foi discutir o tema Clonagem embasado em pesquisa e leitura do livro de Lygia de Veiga Pereira.

O ramo que mais evolui na ciência da clonagem é a clonagem terapêutica, que é baseada em um estudo de células-tronco. Essa variedade permite o transplante de órgãos e tecidos para pessoas doentes – órgãos “programados” para serem compatíveis, por exemplo.Na Copa, o Brasil terá um exemplo do sucesso dessa ciência em sua abertura: trará um convidado que foi beneficiado pela Ciência e que superou as barreiras da deficiência física.

A clonagem ainda é um tema a ser discutido. Apesar de seus benefícios, há muitas controvérsias. Além de argumentos a favor e contra a Ciência, existem outros aspectos – morais e religiosos – a serem analisados.Todos nós devemos analisar as possíveis consequências da clonagem humana, pois ela é, sem dúvida, uma das maiores controversias e revolucionárias novidades da nossa história neste século.

Carla Bernardes - 3ªA EM

“A vida passa e a gente passa junto. Passa assim, por um triz, e quando me dei conta... Cresci!

A 3ªEM foi um período conturbado para mim. Muita pressão para lidar, acompanhada de tantas escolhas e decisões (que deviam ser certeiras), além de uma grande dificuldade entre conciliar o certo e o errado com aquilo que pensava.

[...]Então, no dia marcado, saíram as listas dos aprovados na Universidade de São Paulo. E lá estava meu nome, quase que perdido, quase que como um sopro de alívio. Parei. Vibramos todos, comemoramos, ficamos assim - desacreditadamente felizes! E quando me dei conta... Já estava no trote, suja de tinta, ouvindo tambores que tocavam notas de alegria, de cara com um universo totalmente diferente para mim.

[...] Aos que agora estão terminando o Ensino Médio: estudem! Muito e sempre quando puderem! Os frutos depois serão colhidos, e a sensação será tão maravilhosa quanto a que sinto agora.

No fim, passamos todos juntos - tempo, pessoas, vida. Crescemos.”

(Leia o texto na íntegra no site) Natalie Mendonça Garcia - 3ª A EM 2011

“Fiquei muito contente ao saber que passei na 1ª lista dos aprovados da FATEC-SP. Sou eternamente grato à Deus, minha família, amigos e professores que foram fundamentais nessa conquista.”

Felipe Miguel

“Sonhos, definitivamente são eles que movem o mundo. O meu, desde os meus nove anos, era cursar minha graduação na USP. Não sabia ao certo o curso, apenas que seria na área da Saúde. Os anos

foram passando e eu comecei a pesquisar em que parte da saúde eu me enquadraria melhor, tanto na faculdade quanto na vida profissional, e então, optei pela Odontologia. Posso dizer que estudei muito e não foi fácil, mas hoje todo o meu esforço valeu muito a pena! Cada minuto de dedicação aos meus estudos foi bem gasto. Agora tenho orgulho em dizer que eu sou FOUSP (Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo).”

Tatiana M. Degani de Andrade

“Assumir a missão de passar num vestibular não é para qualquer pessoa. Nem todo mundo esta disposto a abrir mão de grande parte do seu dia, dedicando-se somente a horas de estudo. Foi um ano de muita luta, decepções e conquistas, mas, no fim, a sensação de ter seu nome na lista de aprovados é indescritível. É como se olhasse para trás e tudo tivesse valido a pena e, na hora, um misto de emoções toma seu corpo sem que você possa controlar. A recompensa no fim da jornada, te mostra que nada foi em vão.”

Gabrielle Scandiuzzi – Unifesp - Química

Parabéns aos alunos que conquistaram esses sonhos, parabéns para aqueles que chegaram perto, continuem firmes e determinados, logo estarão na galeria dos aprovados.

O QUE ESTÁ NO AR...

Clonagem- leitura e reflexão

Nossos Formandos nas Melhores Universidades

Grupo respondendo à pergunta sobre Ética

Natalie no seu momento de glória

Felipe Miguel/FATEC

Gabrielle Scandiuzzi- UNESP

Tatiane Degani/USPAndré Araújo – USPAndré de A. Busato - FATEC

Page 12: Jornal Planeta Piaget 2 Bimestre 2012

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 12

ExpedientePLANETA PIAGET é uma publicação do Colégio PiagetDireção: Clisolda V. Araujo, Rayra A. Del Pérsio, Raoni A. Del Pérsio, Silvana A. de Franco Rodrigues.Colaboradores: Isabel Cristina, Orientadores Pedagógicos, Professores e alunos do Colégio Piaget.Projeto Gráfico/Diagramação: AD::agência digital - www.agenciaad.com.br.

ANUNCIE NOPLANETA PIAGET

INFORMAÇÕES(11) 2238-4600

Como os egípcios mediam o tempo - 6os anos Ditado Alfabético - 4os anos Texto Instrucional - 5os anos

1ª EM – Descrevendo-se por meio de imagens Estudando Hidrostática com

experimentos simples

2ª EM -Pensando na profissão

Intervalo Dirigido - diversão e interação

O Circo Chegou no Colégio Piaget

Orientações sobre o descarte de lixo orgânico

O 2º ano e a tecnologia

Judô- momento de diversão, mas com disciplina no MaternalBrincar ainda é importante no 1º ano

DIA A DIA