jornal planeta piaget 3º bimestre 2011

12
PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 1 Outubro/Novembro 2011 Ano IX - Número 37 Acesse o Planeta Piaget Online www.piaget.g12.br FÉRIAS DE JULHO NO INTEGRAL IMPRESSO PASSEIO AO PARQUE VILLA LOBOS FESTA DA FAMÍLIA UM EVENTO PARA TODOS! XXVIII FEIRA CULTURAL PIAGET XV COPA PIAGET O Maior Evento Esportivo entre Colégios da Zona Norte Anos 70 Clisolda V. Araujo - Fundadora e Diretora Geral do Piaget em desfile de 7 de Setembro

Upload: colegio-piaget

Post on 20-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O Jornal Planeta Piaget é um projeto que surgiu a partir da sala de aula com intensa participação dos alunos. Com o crescimento e a maturidade, passou a ser uma das ferramentas mais importantes de comunicação entre alunos, pais, equipe e toda a comunidade escolar.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Planeta Piaget 3º Bimestre 2011

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 1

Outubro/Novembro 2011Ano IX - Número 37Acesse o Planeta Piaget Online www.piaget.g12.br

FÉRIAS DE JULHO NO INTEGRAL

IMPR

ESSO

PASSEIO AO PARQUE VILLA LOBOS

FESTA DA FAMÍLIAUM EVENTO PARA

TODOS!

XXVIII FEIRA CULTURAL

PIAGET

XV COPA PIAGETO Maior Evento Esportivo entre Colégios da Zona Norte

Anos 70Clisolda V. Araujo - Fundadora e Diretora Geral do Piaget em desfile de 7 de Setembro

Page 2: Jornal Planeta Piaget 3º Bimestre 2011

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 2

MURAL

FIQUEM LIGADOS AOS EVENTOS DO 2º SEMESTRE

Sábado de Aventuras!!!Em Setembro....Serão realizadas atividades com as

escolas parceiras visando à integração entre pais e filhos, destacando os jogos pedagógicos, caça ao tesouro e estafetas.

Copa Piaget!!!Em setembro, outubro....A Copa Piaget é um evento esportivo

que acontece há 15 anos, sendo um dos maiores eventos esportivos da Zona Norte. Participam dele aproximadamente 20 Colégios.

O objetivo é promover a integração, socialização e fortalecer os laços de amizade entre os participantes.

Interclasse!!!Em novembro...O interclasse é uma competição que

visa trabalhar com seis modalidades esportivas: vôlei, basquete, futsal, handebol, queimada e atletismo, em que cada aluno poderá participar apenas em quatro modalidades. Para a divisão das equipes, as

salas serão subdivididas em quatro cores, formando assim, quatro delegações. As equipes competirão entre si e, ao final, teremos a equipe com a respectiva cor campeã. Os alunos participarão de um sorteio que informará qual ele representará no ano de 2011. O Objetivo desse evento é promover o esporte, e orientar pais, filhos e comunidade sobre a importância da prática da atividade física pelo menos 3 vezes na semana.

Colégio Piaget em Destaque!!!Torneios – Copa Digio, Copa Center

Norte, Copa Piaget, Copa Pentágono, Torneio da Amizade, Copa Toom,

Jaime Cavalcanti

35 anos construindo uma Escola para quem quer mais!Nesse segundo semestre, o Piaget vive um período especial: a comemoração de seus 35 anos! Para mim, um momento no qual, além de resgatar as lembranças e a história vivida, destaca a dedicação e o envolvimento de toda uma equipe e das famílias que fizeram e fazem a história do Colégio Piaget ao longo dos anos.Durante essa trajetória, é emocionante acompanhar alunos que viraram pais de alunos, consolidando um trabalho que considero como uma planta: plantamos, regamos, nutrimos e ele se desenvolve e dá belos frutos!Esse sonho de ser uma escola, a cada dia sempre melhor, só acontece porque compartilharmos nosso trabalho educativo com pessoas que acreditam no sonho de colocar em prática um ensino transformador do Ser e da realidade. Como disse Raul Seixas,"sonho, que se sonha só, é só um sonho que se sonha só; mas sonho, que se sonha junto, é realidade!”

Um forte abraço!Clisolda V. Araújo

Fundadora e Diretora Geral do Piaget

EDITORIAL

Alunos do Integral e suas obras

1ª A EM: preocupação com a

violência no trânsito.

Comemoração da Festa da família – 5º ano

ESPORTES E RECREAÇÃO

Abertura XV Copa Piaget

Page 3: Jornal Planeta Piaget 3º Bimestre 2011

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 3

Museu da PessoaO Museu da Pessoa é um museu virtual que tem por objetivo principal a preservação de histórias de vida, é um espaço onde a pessoa pode compartilhar sua história de vida. http://www.museudapessoa.net/

Professora Danielly

TeatroEm cartaz, no teatro Maria Della Costa, “Tistu, o menino do polegar verde”, todos os sábados, às 16h, até o dia 05 de novembro, com entrada livre. Ótima opção de lazer para a família!

Beatriz Da Silva Silveira – 7º ano A

TeatroHoje temos tantos planos para fazer com a família durante os finais de semana que até ficamos em dúvida do que fazer. E aí entra a questão: “divertir, mas pagar pouco”. Uma ótima dica para os pais se divertirem com os pequeninos é o teatro. Assistir à peça Cinderela, o musical que diverte adultos, jovens, meninos e meninas é uma ótima dica.TEATRO BRIGADEIROAv. Brigadeiro Luiz Antonio, 884

Laís – 8ºA

Frações – praticar para compreender

No início do segundo semestre, a matéria a ser estudada com os alunos do 6º ano é fração.

Utilizando um livro paradidático da coleção - A descoberta da Matemática, cujo título é Frações sem mistérios, de autoria de Luzia Faraco Ramos - iniciei o semestre com uma atividade lúdica, que tem como objetivo central o estudo das frações. Essa atividade usa somente folhas de papel sulfite. Os alunos compreenderam o conceito de frações equivalentes tendo como referência de inteiro uma folha sulfite, outras folhas foram dobradas em 2, 3, 4, 6, 8, 9 e 12 partes iguais. Assim, descobriram as equivalências e suas simplificações.

Após aulas lúdicas, retomei conceitos de frações ensinados em anos anteriores e projetei uma preparação para o conteúdo. Essa projeção foi, se não alcançada por completo, pelo menos parte dela foi assimilada pelos alunos, que não demonstraram tanta resistência com nomes (numerador, denominador, frações mistas e etc).

Convido as famílias, quando possível, a conversar sobre Matemática com seus filhos, estimulando-os a novas descobertas no mundo que nos cerca.

"As atividades com frações foi muito legal, pois nós aprendemos sobre equivalência de frações brincando e isso é bem interessante para as crianças da nossa idade. Com esse jogo, vimos que você pode aprender e brincar."

Larissa Mello - 6º A

Luciano dos Santos Professor de Matemática do 6º e 7º ano

ENQUETEVocê acha que o internetês influencia na sua escrita formal?Enquete realizada com alunos do 7ºB e 8ºD para pesquisa de Pós-Graduação da Professora Cinthia

Dica CulturalTrânsito Consciente

Falando em trânsito...O trânsito é o espaço onde todos

se encontram: motoristas, pedestres, motociclistas, ciclistas, ou seja, é um espaço de convivência, onde todos devem se respeitar.

Nossos alunos e também os alunos das escolas parceiras recebem várias informações sobre como devem ser suas atitudes no trânsito, tanto como pedestres, quanto como futuros motoristas.

Cada um de nós tem suas responsabilidades, compromissos, problemas, mas o respeito ao outro é essencial para que a vida no trânsito seja mais tranquila e pacífica.

Dicas para ser um bom motorista:

- Conheça e respeite as leis de trânsito.- Use sempre cinto de segurança.- Respeite o pedestre.- Evite discussões no trânsito.-Respeite a vida!

Silvana Bonilha

Voluntários conscientizam sobre o trânsito

Page 4: Jornal Planeta Piaget 3º Bimestre 2011

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 4

FÉRIAS DE JULHO A turminha do Período Integral (Maternal ao 5º ano) aproveitou as férias de Julho para brincar, brincar e brincar...Para enriquecer os dias, foram planejadas atividades de artes, as recreações foram realizadas em diversos espaços como parque, brinquedão, quadra de esportes e pista park, além da cama elástica. A diversão também aconteceu fora da escola, nos passeios para o Museu das Invenções, Pet Center, Sesc e cinema.Para finalizar o período de férias, fizemos uma festinha com balada. A turminha dançou muito em diversos ritmos e com acessórios para dar um charme ao momento.

Monitoras Amanda, Elaine e Renata

Mock Oficial de Exames de Cambridge no Colégio Piaget

Após muito estudo, muitos simulados, entrevistas e provas, finalmente nossos alunos podem respirar

aliviados com a sensação do dever cumprido.Mais do que isso, os resultados obtidos por eles nos enchem de orgulho e

podemos dizer que tanto esforço e satisfação valeram muito a pena. Sob o comando da professora Caroline Gallão, no curso preparatório, nossos alunos tiveram um crescimento, desenvolvimento incríveis e chegaram ao dia do exame muito bem preparados.

O dia do exame foi uma atração à parte, os examinadores orais da Universidade de Cambridge, que estiveram aqui, no colégio Piaget, para realizar o exame oral, ficaram encantados com nossos alunos.

Agora, com o resultado em mãos, é um prazer divulgar que não tivemos um único resultado de reprovação e todos os nossos alunos receberão o certificado de Cambridge, de acordo com seu nível alcançado. Para Cambridge, é sempre muito importante prestigiar os resultados positivos dos candidatos.

Então, é com muita alegria, que divulgamos o sucesso de nossos alunos. Parabéns a todos. Veja, na íntegra, a matéria no nosso site com o nome dos aprovados.

LET’s SPEAK

ENGLISH

ESPAÇO INTEGRAL

Conheça nosso Espaço

Integral: do Maternal ao 5º ano.

Acesse: www.piaget.g12.br e

saiba mais...

w w w .

h r o s a. c o m . b r

DIGITAL

5 CORES + IR

ACABAMENTO

Não basta só imprimir...tem que impressionar.

Para nossos

alunos não precisarem

fazer inglês fora do Colégio,

trouxemos a escola de inglês

para dentro do Piaget.

Aulas de inglês e espanhol com

professores e material do

Centro Britânico.

Atividade de Artes

Visita ao SESC

Page 5: Jornal Planeta Piaget 3º Bimestre 2011

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 5

Mussarela ou Muçarela?

O duplo “z” de palavras italianas vira, em português, “ç”:

carrozza > carroça

piazza > praça

razza > raça

Na Itália, escreve-se “mozzarella”, com dois “z”.

É por isso que os principais dicionários (Aurélio e

Houaiss) e o Vocabulário Ortográfico da Língua

Portuguesa (Volp) prescrevem a grafia “muçarela”, com

“ç”.Portanto, por incrível que pareça, a forma “errada”,

segundo as fontes citadas, é justamente a que quase

todo mundo usa: “mussarela”.

Eu vou dizer o que faço: escrevo “muçarela”, mas não

corrijo quem escreve “mussarela”, pois sei que este é

mais um dos tantos erros que o uso consagrou.

Fonte: http://www.portuguesnarede.com/2008/11/

mussarela-ou-muçarela.html

Feito por Sandra Takara – 1ª B

GRAMÁTICAQuando encontramos pessoas

que nos fazem sorrir...

Choram conosco

E nos socorrem

Todos nós precisamos de

alguém assim na vida,

Sem cobrar nenhuma dívida!

Podemos nos decepcionar com as amizades

Ou ter força e coragem para encontrar novas,

sem ter nenhum medo

Amigos brigam,

Se amam,

Choram juntos,

Mas prosseguem.

Amigos dão a mão

E simplesmente nos fazem FELIZES!

Amigos se entendem pelo olhar

E entendem que será para sempre.

Um amigo de verdade

Perdoa...

Sentir como isso é importante,

É tão mágico,

É tão abundante...Barbara Lima – 7º ano BM

omen

to L

íric

o Fiquei muito feliz em poder

compartilhar um pouco da vida

escolar das minhas filhas com todos. Tenho duas filhas (Julia e Rayssa), ambas iniciaram no Maternal, com todas as dificuldades que o “novo” oferece: choro, rejeição e, só depois de algum tempo, a aceitação. Até que essa adaptação foi rápida, na verdade, para nós (pais) é muito mais difícil. Ver aquele pedacinho seu, tão pequeno, caminhar para longe do alcance dos olhos, faz o coração bater mais forte. Vi a Julia crescer, rodeada de pessoas

especiais (alunos, professores...) que, com os anos, tornaram--se grandes amigos. Esse vínculo de amizade é tão forte que ultrapassa os muros do Colégio e estende-se a nós, mães, pais e avós. Com a Rayssa, o mesmo caminho já está traçado. Participar de cada conquista, ver o desempenho delas ano a ano, me traz perspectivas maravilhosas para o futuro e poder contar com a contribuição do Colégio, deixa-me muito mais tranquila e segura.

Rosiani Nespolo Raimundo

Mãe, é sua vez

Uma amizade

Rosiani com as filhas Raíssa, do Pré I, e Julia, do 6º ano

Page 6: Jornal Planeta Piaget 3º Bimestre 2011

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 6

Neste ano, os alunos dos 3ºs anos do Ensino Fundamental I estudaram sobre os parques existentes na cidade de São Paulo e tudo o que oferecem para as famílias.Visitaram o Parque Villa Lobos. Foi uma atividade interdisciplinar, em que juntos de suas professoras de sala e de seus professores de Educação Física, conheceram um pouco da história do parque, observaram o mapa dele, caminharam, fazendo um reconhecimento do local, observaram a paisagem, apreciaram o meio ambiente e brincaram bastante!Essa atividade teve como objetivo principal a vivência dos alunos num parque natural, mostrando-lhes o quanto eles podem se divertir sem terem gastos. E comparar essa forma de divertimento com lazeres em ambientes fechados, como, o shopping, onde se gasta muito e se diverte pouco. Assim, os alunos perceberam que, na cidade de São Paulo, há muitas opções de lazer. Sugerimos aos alunos outras opções com baixo custo na cidade de São Paulo, para que, juntos de suas famílias, visitassem o Parque da Juventude, o Parque do Ibirapuera ou o Horto Florestal e que desfrutassem de um dia bem divertido.Os alunos gostaram muito. Brincadeiras não faltaram, e haja energia!!! Não queriam vir embora.A partir dessa vivência, o projeto da Feira Cultural teve continuidade.

Professoras Patrícia T. Cavallotti, Monica Diglio e Andrea Araújo

A criança convive com a leitura e escrita em todos os momentos como, por exemplo, ao manejar um livro de histórias infantis, ao pegar a embalagem de algum brinquedo, o simples fato de estar passeando e observar os outdoors, propagandas, vitrines entre outros. Assim, quanto mais se oferecer a uma criança o contato com diferentes linguagens, maior será seu universo cultural. Pensando nisso, fomos à cozinha experimental, e nossos pequenos saborearam macarrão de letrinhas, estimulando assim curiosidades da turma para o tema.

Em sala de aula, os alunos exploraram o alfabeto concreto da sala, manuseando as letras móveis e fazendo a associação do som à letra.Parabéns, turma!

Professoras: Cristiane/Daniele/Luciana

Sopa de Letrinhas

CÁ ENTRE NÓS

ENSINO FUNDAMENTAL I

Passeio ao Parque Villa Lobos

EDUCAÇÃO INFANTIL

Passeio ao Parque Villa Lobos

Sopa de Letrinhas

Page 7: Jornal Planeta Piaget 3º Bimestre 2011

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 7

O contexto de aprendizagem do 6° ano são os elementos do Planeta Terra, como água, ar e terra (solo), nesse bimestre estamos estudando o ar, desde sua composição, características e propriedades até as doenças que podemos contrair através dele.

Foram realizadas algumas experiências em laboratório e pudemos perceber que o ar:1 – ocupa espaço, portanto é matéria;3 – exerce pressão;4 – pode ser comprimido e 5 – pode ser expandido

Em sala de aula, identificamos em quais brinquedos e brincadeiras conseguimos perceber a presença do ar, além de trazermos os objetos para montarmos o mural, realizamos uma pesquisa sobre cada um desses materiais, como forma de curiosidade, para que todos aprendessem mais sobre o assunto.

O mural de Ciências foi muito legal, era sobre brinquedos que utilizam o ar, os alunos, em grupo, tinham que montar ou trazer dois brinquedos cada grupo que utilizassem o ar, as ideias foram muito boas, como a de uma aluna que levou um balão que ela montou, levaram muitos brinquedos legais e interessantes e também algumas curiosidades sobre os brinquedos, a professora pediu alguns materiais para pôr no fundo do painel e, no final, ficou muito 10 o nosso mural.

Daniel Botelho6º ano B

Na Universidade, ser bicho é ser calouro, passar por trote, ficar hipermegafeliz por ter seu nome em uma lista de aprovados, é respirar fundo e perceber que conseguiu!!!Para chegar lá, precisa de uma escola que lhe dê uma sólida base educacional, oferecendo estímulos, incentivo e acompanhamento para a definição de rumos, acesso ao ensino superior e início de sua vida profissional.“Para o Colégio Piaget, estabelecer metas e sonhos, ter foco e superar obstáculos é, sem dúvida, uma forma de aprendizagem e tem a ver com a capacidade de lidar com situações desafiadoras em busca da realização pessoal e profissional”, diz Rayra Del Persio, responsável pelo Processo de qualidade do Colégio.Entregar a máscara de cada um é uma homenagem aos sonhos possíveis de serem realizados. Cabe a cada um usar a sua determinação, vontade e garra para não deixá-los fugir.

Departamento Pedagógico

O AR ESTÁ ENTRE NÓS – ELE OCUPA ESPAÇO!?

CÁ ENTRE NÓS ENSINO FUNDAMENTAL II

Terceirão, preparo para a vidaENSINO MÉDIO

Brinquedos e brincadeiras que utilizam

o ar - Mural em sala de aula

Terceirão Piaget

Page 8: Jornal Planeta Piaget 3º Bimestre 2011

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 8

Viver em uma cidade como São Paulo é um desafio. Temos muita cultura, muito progresso, grandes eventos, uma população que cresce a cada dia. Cabe aqui a questão: estamos preparados para enfrentar as consequências desse progresso? São Paulo: Perspectivas e Desafios foi o tema abordado em nossa XXVIII Feira Cultural. Através de pesquisas e trabalhos apresentados nesse dia, nossos alunos e comunidade puderam refletir e analisar a situação de nossa cidade. Cada turma, do Maternal à 3ª série do Ensino Médio, apresentou atividades que valorizaram o que nos faz uma das

maiores capitais do mundo, assim como ideias para melhorar a vida da população: questões sobre o lixo, preservação das áreas verdes, trânsito e violência. Esperamos que, com esse trabalho, alunos, pais e comunidade possam refletir sobre seu papel como cidadão e assim buscar melhorias para uma vida de qualidade nessa cidade tão amada por todos nós.

Equipe Pedagógica

ACONTECE NO PIAGET

AVALIAO Brasil possui pouco menos de uma década em experiência com a aplicação de avaliações sistemáticas do ensino. Hoje, praticamente todos os estados e municípios contam com seu próprio sistema de avaliação. Avaliar é condição necessária para que metas qualitativas e quantitativas possam ser estabelecidas. Portanto, existe a necessidade de contar com mecanismos que permitam produzir informações sobre o que se ensina e o que se aprende nas escolas, dando mais transparência aos sistemas educacionais perante a sociedade.

Buscando extrapolar as avaliações já conhecidas pela comunidade em geral (ENEM, PISA, etc.), o Colégio Piaget faz uso do AVALIA, que é uma avaliação sistêmica que abrange os vários aspectos da atividade educacional. Como toda avaliação, seu principal objetivo é oferecer recursos para que a escola tome ações concretas para a melhoria de sua qualidade. O diferencial do AVALIA é que seu foco não é apenas em resultados, mas também na gestão de recursos e dos processos. O resultado do AVALIA é mais uma ferramenta que o Colégio Piaget utiliza para promover melhoria nos serviços prestados. São submetidos ao AVALIA os alunos que estão no 5º ano do Ensino Fundamental I, 9º ano do Ensino Fundamental II e na 3ª série do Ensino Médio (todos são alunos de finais de ciclos).

Equipe Pedagógica

Festa da Família um evento para todos!

“O Colégio Piaget é muito consciente porque, no dia da família, ele sempre quer juntar todo mundo! Meus pais ficam sempre muito ocupados, e esse foi um dia em que a família se reuniu... foi um dia muito importante! O Piaget escolhe teatro, oficinas, jogos ou algo assim para ficarmos o tempo todo juntinhos.

Dessa vez foi o teatro. Eu adorei! Ensinou como a família é importante. Teve também uma hora em que o personagem Lucas se escondeu no armário, pois ele levou uma advertência na escola por chegar atrasado. Ele se distraía muito durante o caminho com seus sonhos. Para mim, ele não queria chatear a mãe dele com a advertência. Nos mostrou que não importa o que aconteça, seja bom ou ruim, devemos contar aos nossos pais, pois eles nos amam e querem o nosso bem! Se eu tivesse que dar uma nota valendo de 0 a 10, seria: 10,0!!!”

Gabriella Cristina Vasconcellos – 5º ano A

DESTAQUE

Feira Cultural

São Paulo: Perspectivas e Desafios

Festa da Família – Teatro com a CIA TRUKS

Page 9: Jornal Planeta Piaget 3º Bimestre 2011

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 9

Se preparando para mais uma titulação

"Estudar exige dedicação e disciplina. Horas diante de livros, apostilas e computadores. Isso sem contar a tensão de colocar à prova o conhecimento adquirido, o que se aprendeu em sala de aula.

Quem já não parou para pensar qual é o retorno que esse grande investimento de tempo, energia e dinheiro trará no futuro?

Na ponta do lápis, investir em educação é uma decisão que vale muito – e por uma vida toda. Vários indicadores e pesquisas mostram que, a cada ciclo educacional concluído até o nível superior, o retorno é garantido e multiplicam-se as chances de disputar empregos e salários melhores."

Professor Marcelo

Na Feira Cultural desse ano, os 2°s anos ABDE estudaram sobre a Lei Cidade Limpa que proíbe a poluição visual da cidade de São Paulo com propagandas, faixas, cartazes.

Também vimos as diferenças entre a cidade limpa e a cidade suja.Fizemos um passeio pelo bairro, pertinho do Colégio, e pudemos perceber a falta de lixeiras, muitos buracos nas calçadas, prédios e casas pichadas.

Sabe, eu acho que a limpeza da nossa cidade deve melhorar para o bem de todos e também precisa de mais lixeiras nas ruas, as pessoas têm que parar de jogar lixo no chão, regular os motores dos carros, os prédios pichados devem ser pintados, e os buracos das ruas devem acabar.

Julia Vieira Lima - 2º ano A

PALAVRADOMESTRE

DEPOIMENTO

Julia Vieira Lima - 2º ano A

Professor Marcelo

Page 10: Jornal Planeta Piaget 3º Bimestre 2011

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 10

Copa PiagetA Copa Piaget é o momento, para o atleta que espera o ano inteiro, de demonstrar aos companheiros, professores e convidados a importância que dá ao esporte e à oportunidade de provar seu valor, de sentir-se merecedor de uma camiseta de melhor jogador ou uma medalha de melhor equipe. Para os professores, é o tempo de provarem o valor de seu trabalho. O Colégio demonstra o seu interesse pelo esporte e pelo bem-estar de seus alunos propiciando esse encontro com outras escolas.A Copa Piaget é um evento que promove união, solidariedade, espiríto esportivo, amizade e prazer entre todas as escolas convidadas.Que vença o melhor, que vença o Piaget!

Carla Bernardes- 2ªA EM

Feira Cultural – São Paulo – Perspectivas e Desafios

Os alunos dos 4ºs anos desenvolveram um projeto para a Feira Cultural retratando a preocupação do lixo na cidade de São Paulo, cujo tema era “Lixo urbano e os impactos ambientais em São Paulo”.

Nesse projeto, o objetivo maior era conscientizar a população do grande problema que o lixo pode causar no meio ambiente.

Os alunos já apresentaram no Projeto Imagem, montado em sala de aula, fotos de lixos em lugares extremamente indevidos, prejudicando assim a população e, consequentemente, o meio ambiente.

Através desse projeto, mostramos também a grande vilã da cidade grande: a

enchente, tendo como principal causa o acúmulo de lixo.

O projeto visa conscientizar o cidadão do consumo excessivo que, muitas vezes, acaba gerando mais lixo.

Outros temas tão importantes quanto esse foram apresentados pelos alunos: falaram sobre os parques existentes na cidade, os museus, a história da formação da população (imigrantes e migrantes), progresso da cidade, os problemas do trânsito, enfim, diversidades de assuntos e temas que foram apresentados.

Foi um grande sucesso!!

Professores dos 4º anos

SOLTE SUA VOZ!

Carla Bernardes- 2ªA EM

Conhecendo São Paulo

Os alunos da 2ª EM

realizaram pesquisa de campo sobre as manifestações sociais, históricas e culturais de São Paulo, uma boa maneira de conhecer, na prática, os conceitos trabalhados em sala de aula.

“Nessa caminhada, conhecemos uma das áreas econômicas mais importante de São Paulo, que tem o Edifício da Bovespa e, em meio ao ciclo do dinheiro, vimos artistas de rua, ganhando o pão de cada dia,” como relata Isabella Adorno.

O trajeto da atividade passa pela realidade crua de uma grande cidade: prostitutas, usuários de drogas, mendigos, comerciantes, policiais.

A finalização é no Memorial da Resistência onde os jovens se deparam com

a história que não viveram, mas são frutos das consequências de uma revolta popular.

Vale deixar registrada a conclusão da aluna: “São Paulo não é apenas local de oportunidades, ela nos mostra que a igualdade social está longe de chegar.”

Profs. Fabiano e Ricardo

O QUE ESTÁ NO AR...

Leitura por capítulosAtravés dos livros, conhecemos

diferentes lugares, embarcamos no mundo do faz de conta e viajamos sem ao menos sair do lugar! Ler é conhecimento, cultura, diversão e, acima de tudo, vida! Com o intuito de despertar o prazer pela leitura, estimular a imaginação e contribuir com o hábito da leitura. Nesse 2° semestre, estamos realizando, com as turmas do 1º ano, a leitura compartilhada, com a contação de um capítulo por dia. Os alunos estão apreciando e, todos os dias, cobram a leitura dos livros.

Professoras Camila, Danielly,

Jéssica e Patrícia

Alunos da 2º série do Ensino Médio conhecem o centro de São Paulo

O prazer da leitura com o 1º ano

Lixo urbano - 4º A

Page 11: Jornal Planeta Piaget 3º Bimestre 2011

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 11

Colégio Piaget Comemora 35 anos Crescendo

Em 1976, o sonho de educar crianças através de uma metodologia diferenciada, focada na qualidade de ensino, começava a se realizar na Escola Infantil Babalu, idealizada pela socióloga e pedagoga Clisolda Vailda Araújo.

"Na época, eu tinha a visão de criar uma escola com uma proposta que fosse além da simples transmissão dos conteúdos, preocupada com um ensino motivador e que levasse os alunos a pensar, criando cidadãos capazes de transformar a sociedade", relata Clisolda.

Trinta e cinco anos depois, o mundo passou por diversas transformações - políticas, culturais e sociais -, e o Colégio Piaget sempre esteve à frente desses acontecimentos, alinhado com as tendências da sociedade e transformando-as em conteúdos para discussões, além de oferecer ferramentas para que os alunos saibam lidar e aprender com essas mudanças.

Desde sua fundação, o Colégio Piaget sempre investiu numa forma diferenciada de educar: aliando uma formação integral com uma sólida base educacional. "Nossa missão é a de preparar pessoas responsáveis, conscientes e criativas, cidadãos capazes de pensar e responder aos atuais e futuros desafios da humanidade, sendo

cocriadores da realidade", comenta Rayra A Del Persio, filha, ex-aluna e hoje dividindo a Direção Geral do Piaget com a Senhora Clisolda.

Referência na educação na região e em São Paulo, durante toda a sua história, o Piaget sempre soube que a educação é cheia de grandes desafios, mas é exatamente isso que impulsiona todas as nossas ações educativas. E, para isso, o Colégio Piaget atua com uma visão ampla e ao mesmo tempo focada nas necessidades do mundo e dos nossos alunos, projetando e aplicando uma proposta pedagógica composta de vários diferenciais, que fazem do Colégio Piaget uma escola completa para pessoas que esperam ir além do conhecimento e da formação acadêmica.

Quem foi Jean Piaget?Jean Piaget inspirou o nome do Colégio Piaget e faz parte de um

grupo de pensadores da educação que norteiam a proposta pedagógica da escola.

Jean Piaget nasceu em 1896 na Suíça e faleceu em 1980. É considerado um dos mais originais e fecundos psicólogos do século XX. Em sua vasta obra, estudou como se constrói o conhecimento e buscou explicar o desenvolvimento da inteligência humana. Jean Piaget nos oferece uma visão do ser humano que, ao agir sobre o meio e modificá-lo, também modifica a si mesmo. Sua teoria fazia parte das correntes pedagógicas que propunham um ensino mais ativo, que partisse dos interesses do aluno e que servisse para a vida. As ideias de Jean Piaget provocaram um grande impacto na educação escolar e seus livros foram amplamente difundidos em todo o mundo.

Completando 35 anos neste ano, o Piaget pediu ajuda aos alunos para criar uma mascote para representar o Colégio. Uma equipe julgadora do Colégio, incluindo a Diretora Geral e Fundadora Clisolda V. Araujo, fez a seleção dos animais mais indicados e divulgou, em setembro, a águia, a nova mascote."Foi emocionante receber a indicação de cada aluno e concluímos que a águia é um animal que reúne muitas

qualidades que têm a ver com a personalidade da nossa Escola como a FORÇA, PERSPICÁCIA, VISÃO e RENOVAÇÃO", conta Clisolda."Esse símbolo representa que o nosso Colégio tem condições de se renovar e começar vida nova, adaptando-se sempre às mudanças globais", sugeriu o aluno Matheus Figueiredo:"Escolhi a águia como a mascote do Colégio, pois ela representa muito bem os objetivos e valores do Piaget. Essa ave representa a iluminação (saber), visão

interior (autoconfiança), coragem (iniciativa) e grandes alturas (sucesso pessoal e profissional)", mencionou a aluna Giulia Fernandes Cesário.

O QUE ESTÁ NO AR...

Colégio Piaget apresenta sua nova mascote!

Anos 70 Anos 80 Anos 90 2011

Page 12: Jornal Planeta Piaget 3º Bimestre 2011

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 12

DIA A DIA

ExpedientePLANETA PIAGET é uma publicação do Colégio PiagetDireção: Clisolda V. Araujo, Rayra A. Del Pérsio, Raoni A. Del Pérsio, Silvana A. de Franco Rodrigues.Colaboradores: Isabel Cristina, Orientadores Pedagógicos, Professores e alunos do Colégio Piaget.Projeto Gráfico/Diagramação: AD::agência digital - www.agenciaad.com.br.

ANUNCIE NOPLANETA PIAGET

INFORMAÇÕES(11) 2238-4600

O Pré II curte a leitura do livro “Vamos abraçar o mundinho”.

Alunos do Maternal brincando de Feira Alunos do 1º ano realizam atividades na Unidade I

Visita da autora Jeanny Matos – 5º ano

Trabalho com tangran - 3º ano

Experiência no Laboratório de Ciências – 6º ano

2ª EM: conhecendo a realidade da cidade São Paulo8º ano: dos sentindo as sensações dos órgãos dos sentidos

Testando as teorias no laboratório de Ciências

Passeio ao Hopi HariLíderes de Torcida na Copa Toon

Férias em Ação 2011