jornal planeta - edição 03

16
AIESEC discute o futuro da Geração Y. página 8 “JF Sabor” movimenta economia O “JF Sabor”, que teve início no dia 1º de setembro, movimentará mais de R$ 1 milhão na cidade. O evento conta com o apoio do Núcleo de Turismo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Página 4 Etiqueta nos negócios Veja algumas dicas para se destacar no seu relacionamento de negócios. Página 5 Empresa italiana inicia suas atividades em Juiz de Fora A empresa AlmavivA, de capital italiano, está se instalando em Juiz de fora, graças ao apoio da tecnologia, que permite instalar um call center totalmente interligado com as operações da matriz. Página 7 LIDE promove ‘Almoço Debate’ no Rio O LIDE é um grupo formado por grandes empresários e estimula a relação entre empresas privadas e organizações públicas para a valorização e ampliação econômica e social do país. Página 11 Assunta Forneria tem Jazz às quintas O Restaurante Assunta Forneria, situado no Estrela Sul, está promovendo, às quintas-feiras, uma noite de Jazz Instrumental, com a Banda Nota Jazz, a partir das 20h. Página 13 Juiz de Fora, Setembro de 2011 Edição 03 A coach Wilma Morais apresentou palestras sobre os desafios da Geração Y “Um jornal de negócios” Projeto desenvolve jovens empresários Durante os meses de setembro a dezembro de 2011, jovens entre 15 e 22 anos participarão de ati- vidades variadas, trabalhando na criação de pequenos negócios, pesquisa de mercado, plano de negócio, publicidade etc. Estes jovens irão se relacionar com em- presários e desenvolver projetos com finalidade de lucro, basean- do-se na rede de relacionamento formada através das reuniões de networking quinzenais do Rela- ciono na cidade, além de visitas a empresas e convívio com em- presários, aprendendo com suas experiências. O objetivo e benefício deste projeto é liberar o potencial em- preendedor nos jovens partici- pantes, reduzindo as diferenças sociais e promovendo o desenvol- vimento de nossa sociedade. Para coordenar e dar suporte às equipes, intercambistas inter- nacionais foram selecionados pela AIESEC, dentro do perfil de lide- rança necessário para desenvolver este projeto. Para esta finalidade, vieram da Colômbia os adminis- tradores Maria Costanza Marin e Cristhian Muñoz e já estão traba- lhando no desenvolvimento das atividades. O Projeto Empreendiz está re- cebendo patrocínios de empresas que possam fornecer serviços de valor para os participantes. Leia mais na página 9 Cristhian Muñoz, Maria Costanza e Tiago Gouvea Cristhian Muñoz, Maria Costanza e Tiago Gouvea

Upload: jornal-planeta

Post on 16-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

jornal de negócios de Juiz de Fora

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Planeta - Edição 03

AIESEC discute o futuro da Geração Y. página 8

“JF Sabor” movimenta economia

O “JF Sabor”, que teve início no dia 1º de setembro, movimentará mais de R$ 1 milhão na cidade. O evento conta com o apoio do Núcleo de Turismo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

Página 4

Etiqueta nos negócios

Veja algumas dicas para se destacar no seu relacionamento de negócios.

Página 5

Empresa italiana inicia suas atividades em Juiz de Fora

A empresa AlmavivA, de capital italiano, está se instalando em Juiz de fora, graças ao apoio da tecnologia, que permite instalar um call center totalmente interligado com as operações da matriz.

Página 7

LIDE promove ‘Almoço Debate’ no Rio

O LIDE é um grupo formado por grandes empresários e estimula a relação entre empresas privadas e organizações públicas para a valorização e ampliação econômica e social do país.

Página 11

Assunta Forneria tem Jazz às quintas

O Restaurante Assunta Forneria, situado no Estrela Sul, está promovendo, às quintas-feiras, uma noite de Jazz Instrumental, com a Banda Nota Jazz, a partir das 20h.

Página 13

Juiz de Fora, Setembro de 2011Edição 03

A coach Wilma Morais apresentou palestras sobre

os desafios da Geração Y

“Um jornal de negócios”

Projeto desenvolve jovens empresáriosDurante os meses de setembro

a dezembro de 2011, jovens entre 15 e 22 anos participarão de ati-vidades variadas, trabalhando na criação de pequenos negócios, pesquisa de mercado, plano de negócio, publicidade etc. Estes jovens irão se relacionar com em-presários e desenvolver projetos com finalidade de lucro, basean-do-se na rede de relacionamento formada através das reuniões de networking quinzenais do Rela-ciono na cidade, além de visitas a empresas e convívio com em-presários, aprendendo com suas experiências.

O objetivo e benefício deste projeto é liberar o potencial em-preendedor nos jovens partici-pantes, reduzindo as diferenças sociais e promovendo o desenvol-vimento de nossa sociedade.

Para coordenar e dar suporte às equipes, intercambistas inter-nacionais foram selecionados pela AIESEC, dentro do perfil de lide-rança necessário para desenvolver este projeto. Para esta finalidade, vieram da Colômbia os adminis-tradores Maria Costanza Marin e Cristhian Muñoz e já estão traba-lhando no desenvolvimento das atividades.

O Projeto Empreendiz está re-cebendo patrocínios de empresas que possam fornecer serviços de valor para os participantes.

Leia mais na página 9

Cristhian Muñoz, Maria Costanza e Tiago Gouvea

Cristhian Muñoz, Maria Costanza e Tiago Gouvea

Page 2: Jornal Planeta - Edição 03

2 EDITORIAL

ExpedienteJornal Planeta/JF

Editor Marcello Pepe

Jornalista Responsável Eliane Paulo - MTB/DRT-MG 15525

Colaboraram nesta edição:José Carlos OliveiraWilliam Xavier de Carvalho

FotografiasEliane PauloMarcello Pepe

As opiniões expressas em artigos, publicidade e colunas assinadas não refletem obrigatoriamente a opinião do Jornal Planeta e são de responsabilidade de seus autores ou anunciantes.

Contatos

Comercial:(32) [email protected]

Redação:[email protected]

Editorial

Estamos aqui para apoiar, patrocinar, dar valorPor Marcello Pepe – Editor

O Jornal Planeta nasceu com a vocação de ser o jornal de ne-gócios de Juiz de Fora. E fazer a nossa cidade abraçar a sua voca-ção que é de negócios tem sido a bandeira deste veículo.

Uma cidade que vive do co-mércio e do serviço tem muita coisa em comum com a grande cidade de São Paulo, guardadas as devidas proporções.

Não temos um grande apelo turístico. Não temos praias, par-ques temáticos, ruas históricas, enfim, nada de interessante.

Precisamos, portanto, nos tornar um polo de eventos e de tecnologia, o que é uma tarefa rasoavelmente facilitada pelo exa-gero de universidades em nosso município.

A mídia precisa entender isso e os promotores de eventos tam-bém.

Estamos aqui para nos unir em prol do crescimento da região. Exposto isso, reafirmo a intenção do Jornal Planeta em patrocinar e apoiar os eventos de negócios. Os promotores podem contar com as páginas do nosso jornal para isso.

Quem já promoveu um even-to sabe da dificuldade que é obter patrocínios para custear mídia, impressão, local do evento etc.

Se ficarmos esperando que algum milagre aconteça e resolva nossos problemas, estaremos en-tregues ao fatalismo.

Nesta edição, estamos apoian-do eventos como o Projeto Em-preendiz - Uma grande iniciati-va que está mobilizando vários empresários para ajudar a jovens

iniciarem no empreendedorismo, de forma divertida e 90% prática.

Outro evento importante que está em nossas páginas é o Fó-rum de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Vertentes. Este grande encontro será realizado no Hotel Victory Business e é promovido pela Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região.

Apoiar as reuniões do Rela-ciono e os Almoços Empresariais da Associação Comercial de JF também tem sido uma constante, desde a primeira edição.

É desta maneira que iremos tornar nossa cidade cada vez mais forte.

É desta maneira que nós, que vivemos nesta linda cidade, pode-mos crescer e fazer cada vez mais negócios.

Salve o Planeta! OPORTUNIDADEEstamos recrutando contatos comerciais.

Venha trabalhar conosco!

Informações pelo email

[email protected]

Page 3: Jornal Planeta - Edição 03

33LOCAL

Desenvolvimento

Epamig completa 37 anos com pioneirismo em MG

A Empresa de Pesquisa Agro-pecuária de Minas Gerais (EPA-MIG) completou, no dia 6 de agosto, 37 anos. A Empresa, vin-culada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abasteci-mento (Seapa), atua no desenvol-vimento de pesquisas que buscam a melhoria da qualidade dos ali-mentos e a criação de novas tec-

nologias para aumentar a produ-tividade no campo, a geração de mais renda para o produtor rural e melhoraria da qualidade de vida de toda a sociedade.

Além de atuar em áreas tradi cionais, como cafeicultura, fruti-cultura, bovinocultura, aquicul-tura, produção de sementes, grãos e hortaliças, a EPAMIG possui

programas de pesquisas em áre-as emergentes em Minas Gerais como floricultura, agroener-gia, silvicultura e meio ambiente. Outro compromisso da Empre-sa é apresentar e disponibilizar a produtores rurais, técnicos e co-munidade científica essas novas tecnologias, através de eventos tecnológicos, como dias de cam-

po, palestras e reuniões técnicas, cursos e minicursos e participa-ção em eventos de terceiros. A difusão das tecnologias é realiza-da através das várias publicações, como o Informe Agropecuário, Boletim Técnico, a Série Docu-mentos, Circulares Técnicas, etc.

 Estrutura Para atender às demandas

de produtores mineiros e diver-sas regiões do Brasil, a EPAMIG conta com a sede administrativa, em Belo Horizonte; dois núcleos de ensino (Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em Juiz de Fora, e Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo, em Pitangui); cinco unidades regionais (Cen-tro-Oeste, Sul de Minas, Norte de Minas, Zona da Mata e Triângulo e Alto Paranaíba); cinco núcleos tecnológicos (Uva e Vinho; Azei-tona e Azeite; Batata e Morango; Floricultura e Florestas); e 28 fa-zendas experimentais. 

Pioneirismo Em 2008 a EPAMIG realizou,

em Maria da Fé/Sul de Minas Ge-rais, a primeira extração de azeite

extravirgem do Brasil. O produto, obtido no Núcleo Tecnológico EPAMIG Azeitona e Azeite, aten-de aos padrões de classificação in-ternacional e a expectativa é que o produto seja comercializado a partir de 2012. Também são des-taques as pesquisas voltadas para a produção de vinhos finos, em Caldas/Sul de Minas e produção de derivados do leite, feitas pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em Juiz de Fora. Mais de-talhes sobre o trabalho da EPA-MIG: www.epamig.br e também nas redes sociais: Facebook, Twit-ter e flickr. 

Page 4: Jornal Planeta - Edição 03

4 ECONOMIA

Nossa Cidade

Feiras itinerantes e a ‘caridade’ da leiQue Juiz de Fora não tem mais

uma vocação econômica, isso todo mundo sabe. Já sabemos ain-da no útero. Que vivemos à mercê dos estudantes que vêm de fora e jogam valores de aluguéis e com-pra de imóveis bem acima de nos-sa estratosfera, isso também sabe-mos. Que, em pleno século XXI, o Dia do Comerciário em Juiz de Fora é comemorado em pleno dia 22 de agosto, uma segunda feira, esquecendo-se os empregados que vivem de comissão, que ti-veram um feriado, mas também, um dia a menos para aumentar seus ganhos. Em Leopoldina, Ca-taguases e Além Paraíba, o Dia do Comerciário, a quase vinte anos é comemorado na segunda feira de carnaval.

Mas, afinal, qual é a nossa sal-

vação econômica? Também sabe-mos: o comércio e a prestação de serviços.

Em termos de comércio, pas-so nas ruas do centro e de alguns bairros e só vejo uma febre: a dos OFFs. É OFF prá cá. OFF prá lá, que anuncia uma tentativa do co-merciante de vender por menos e tentar recuperar os “tempos de sombra”. (Interessante: se podem vender por menos, por que não fazem o ano inteiro?). Virou a mania do OFF. 40, 50, 60 e tem até loja falando em 70% (que lucro, heim?).

Por outro lado, Juiz de Fora assiste a um enxame de feiras – se é que posso usar esse coletivo para quantificar o número cada fez maior de Feiras Itinerantes – Itaipava, gaúcha e não sei lá das

quantas. Em três meses foram quatro.

É bom para o povo? Sim. Quem não quer preço baixo?

É bom para o comércio local? Se aparecer alguém para respon-der que é, vou desconfiar ser um dos organizadores desse tipo de comércio desleal.

Como desleal, se respeita a Lei aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito?

A Lei, em si, já é desleal. Nos-sos edis não ouviram os anseios do comércio local e mandaram, goela adentro, a nova Lei que in-centiva esta prática. Os órgãos que dizem defender os comerciantes se calaram. A CDL e o SINDCO-MERCIO ainda fizeram um pe-quenino barulho, mas só eles.

E o prefeito que não viu in-

constitucionalidade na lei – real-mente não existe, mas sancionou mesmo sabendo que é branda de-mais.

Nós, pobres juiz-foranos para abrir uma pequena “portinha” é um Deus nos acuda. Busca prévia, alvará, bombeiros, saúde pública, contador, obrigação de emissão de nota fiscal. E as obrigações es-taduais e federais que também são grandes.

Mas aí vem a pergunta: esses “comerciantes” que aqui chegam, alugam um local (ultimamente até o Clube Militar que não deve-ria se prestar a isso), colocam suas

mercadorias de procedência duvi-dosa, fazem uma mídia na prin-cipal emissora de TV e faturam o que querem e o que não querem, o que eles apresentam? Quais são as obrigações desses “comercian-tes”? Iguais às nossas que geramos empregos, altos impostos e ainda estamos sujeitos a todo tipo de fis-calização? Claro que não!

Pode ate ser legal, pois dizem que estão cumprindo a lei muni-cipal. Mas, a meu ver ela é branda demais. A única forma é mandar o OFF na vitrine e tentar compen-sar as grandes OFFertas das feiras itinerantes.

José Carlos Oliveira Jornalista – Radialista Mestre de Cerimônia

“JF Sabor” movimenta economia O “JF Sabor”, evento gastro-

nômico que está em sua 11ª edi-ção e que teve início no dia 1º de setembro, movimentará mais de R$ 1 milhão. O evento conta com o apoio do Núcleo de Turismo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Estima-se que o público partici-pante seja de aproximadamente 42 mil pessoas e uma expectativa de cerca de 33 mil pratos vendi-dos. De acordo com dados forne-cidos pela Abrasel, o valor médio de cada prato é de R$ 29, com um consumo médio por pessoa de R$ 19,50. Foram inscritos, em JF, 47 estabelecimentos, servindo 66 pratos, incluindo as sobremesas.

O “JF Sabor” teve início em 2001, apontando uma taxa média de crescimento do público partici-pante da ordem de 12,61% ao ano e um acréscimo médio de 8,42% no número de pratos comercia-lizados. O evento, que se encerra no dia 16 de outubro, foi lançado no Fátima Buffet, contando com a

presença de autoridades, patroci-nadores, imprensa e proprietários de estabelecimentos e seus chefs de cozinha.

Nos dias 21, 22 e 23 de se-tembro, irão acontecer na Praça Antônio Carlos várias atividades, sendo que o deguste está previs-to para o dia 24 de setembro, das 11h às 16h, com a comercializa-ção de mini porções dos pratos e das sobremesas participantes com o tema “O prazer dos sentidos”. Os valores são: R$ 9 (mini porções) e R$ 4 (sobremesas).

Ao degustar os pratos, os con-sumidores recebem um cupom de sorteio que deverão ser preenchi-dos e depositados em urnas pró-prias da Abrasel JF para concor-rerem aos seguintes prêmios: um tablet (1º Prêmio) um aparelho celular (2º Prêmio) e um final de semana com acompanhante em Ibitipoca (3º Prêmio). Além dos pratos criados para o evento, o “JF Sabor” apresenta eventos parale-los em locais pré definidos.

“Selo Responsabilidade Social”O Conselho Municipal de As-

sistência Social (CMAS) e a Secre-taria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveram uma reunião prepa-ratória para a 3ª edição do “Selo Responsabilidade Social Juiz de Fora”. O evento, que aconteceu na Casa dos Conselhos (Rua Halfeld 450, 7º andar), contou com a pre-sença da secretária de Assistência Social, Tammy Claret Monteiro; do presidente do CMAS, Fernan-do Luís Nunes; além dos mem-bros do Comitê Avaliador do Selo.

Durante o encontro, foram discutidas as políticas referentes à terceira edição da premiação, cuja cerimônia de entrega aconte-ce no dia 14 de dezembro, além das estratégias para as próximas edições do prêmio. “É essencial que consigamos incutir na men-talidade do empresariado local a importância do desenvolvimen-to de políticas e ações voltadas para as questões sociais e para o bem-estar da sociedade como

um todo. Essa postura, além de beneficiar os cidadãos, pode au-xiliar as empresas no processo de construção de uma boa reputação no município. Por este motivo, o Selo Responsabilidade Social, que prima pelo reconhecimento das ações socialmente responsáveis realizadas pelas empresas da ci-dade, tem tamanha importância, tanto para os empreendimentos, quanto para a população de Juiz de Fora”, declarou a coordenadora do “Selo Responsabilidade Social Juiz de Fora”, Valéria Martins.

O “Selo de Responsabilidade Social Juiz de Fora” é o primeiro de Minas Gerais e o terceiro do Brasil. O Comitê Avaliador da premiação é formado por repre-sentantes da classe empresarial, entre eles, a Agência de Desenvol-vimento de Juiz de Fora e Região (ADJFR), a Associação Comercial de Juiz de Fora (ACJF) e o Se-brae Microrregião Leste, além de membros da sociedade civil. “O papel social desempenhado pelo

Selo Responsabilidade Social é de grande utilidade para Juiz de Fora, pois promover os trabalhos que contribuem para a inclusão social é fundamental para a construção de sociedade mais igualitária. Isso, somado a todos os progra-mas e iniciativas da SAS, coloca o nosso município em uma situação privilegiada no âmbito da assis-tência social”, afirmou a secretária Tammy Claret Monteiro.

“O Selo Responsabilidade So-cial Juiz de Fora” é uma condeco-ração concedida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e pela Secretaria de As-sistência Social (SAS), com o ob-jetivo de valorizar as ações social-mente responsáveis desenvolvidas por empresas da cidade. Qual-quer empreendimento, indepen-dente do porte, com ou sem fins lucrativos, que esteja na cidade há pelo menos dois anos, pode se inscrever, mediante comprovação de ações sociais desenvolvidas no município.

Page 5: Jornal Planeta - Edição 03

55

Muito mais que networking

Etiqueta nos negóciosVeja algumas dicas para se

destacar no seu relacionamento de negócios:

Cartão de visita:Ao receber o cartão de seu

contato em uma apresentação, se-gure-o durante boa parte da con-versa. Guardar o cartão na mesma hora em que o recebe é sinal de pressa. Não tenha pressa.

Se você tem alguma informa-ção que não está no seu cartão de visita, aproveite esta oportu-nidade para anotá-la no próprio cartão antes de entregar. Escrever um celular ou um endereço parti-cular de e-mail no cartão também é uma atitude interessante para mostrar que a pessoa que recebe é especial.

Outra dica interessante é so-mente entregar o seu cartão de visita após iniciar a conversa e,

principalmente, após conversa-rem sobre o que ambos fazem, tendo cuidado para não parecer que você está se despedindo. O melhor a fazer é não entregar o seu cartão até que esteja bem claro que vocês irão se falar novamen-te. A entrega do cartão passa uma mensagem de despedida e isso pode não ser muito bom se você ainda quer continuar conversan-do um pouco mais.

Cumprimentos:Aperto de mãos – você deve

apertar a mão da pessoa a quem você foi apresentado de forma firme (sem esmagar os dedos do interlocutor), olhando nos olhos e sorrindo. Cumprimentar alguém com aquele aperto de mãos sem o mínimo vigor, que parece que está desmaiando, também é algo que não passa uma boa mensagem. Se

a outra pessoa apertar sua mão de forma muito fraca, experimente aplicar uma pequena força para sentir a reciprocidade. Isso fun-ciona, exceto nos casos onde seu contato parece estar com nojo de você e, tão logo lhe estende a mão, já a recolhe, antes mesmo de você conseguir apertá-la. O oposto também costuma incomo-dar, quando um dos dois segura o aperto de mãos por um tempo muito prolongado.

Abraços – deve-se ter um cer-to cuidado com os abraços. No primeiro contato, abraçar uma pessoa pode ser mal interpretado. É melhor fazer isso ao se encon-trar com conhecidos. Com pesso-as do mesmo sexo, um abraço não gera nenhum desconforto.

Beijo no rosto – Conforme a cidade ou a origem da pessoa, o protocolo do beijo no rosto pode

variar bastante. No Rio de Janeiro, costuma-se cumprimentar as mu-lheres com dois beijos, começan-do pela esquerda. No Rio, quando se está paquerando é que se dá três beijos. Portanto, cuidado! Em São Paulo, se beija apenas uma das fa-ces, normalmente a esquerda.

Na Itália e em outras culturas, homens também se cumprimen-tam com dois beijos no rosto. Em qualquer lugar do mundo, confor-me o carinho e a qualidade do re-lacionamento, é adequado que um homem dê um beijo no rosto de um amigo ao abraçá-lo, desde que isso não vá constrangê-lo, claro.

De qualquer forma, o abra-ço ou o beijo no rosto devem ser feitos apenas quando o ambiente lhe permite. Há também que se

observar a maquiagem e os ca-belos das mulheres. Elas se dedi-cam por uma hora ou mais para aplicar toda aquela obra de arte no rosto e um beijo ou um abraço podem danificar a escultura ou a pintura… Um bom, forte e since-ro aperto de mãos pode ser mais adequado.

Caso você esteja resfriado ou com alguma pequena virose, é adequado que se peça desculpas e avise que não irá cumprimentar a pessoa por estar gripado. No Bra-sil, muitas epidemias se alastram porque as pessoas não têm este mínimo cuidado.

Na próxima edição, falarei um pouco sobre telefonemas, reuni-ões, visitas, comunicação e cava-lheirismo.

NETWORKING

Marcello Pepe Jornalista – Empresário

Presidente do Instituto Relaciono

Notebook

Muito mais que celular...Todos nós sabemos como é

penoso e aborrecido cuidar da telefonia celular de nossas em-presas. Um grande diferencial nos serviços prestados pela Savir, re-presentante da VIVO para planos corporativos, é dar a assistência ao cliente, sempre orientando a melhor solução para sua empresa, mesmo que isso represente não adotar a sua representada.

Vários clientes, satisfeitos com o atendimento honesto do nosso amigo Juliano Virgílio, recomen-dam e confirmam a qualidade de seus serviços. Além de profissio-nal, é muito simpático com todos.

Procure nosso amigo Juliano para uma visita: (32) 9925-3660.

Nota Jazz às quintasA Assunta Forneria está pro-

movendo, todas as quintas-feiras, o evento de jazz instrumental, com a banda Nota Jazz.

Serviços de motoboyPara levar e trazer com agili-

dade e muita responsabilidade, você precisa conhecer os serviços da Leva & Traz, de Juiz de Fora.

Dirigida há mais de 15 anos pelos sócios Vinícius e Volney, a empresa conta com dezenas de couriers espalhados em pontos estratégicos da cidade e que con-seguem atendê-lo em poucos mi-nutos.

Visite o website da empresa: www.levaetrazjf.com.br.

Ajude um jovem a se tornar empresário

Está iniciando na cidade o Projeto Empreendiz, que visa de-senvolver talentos empreendedo-res a partir de jovens que nunca tiveram a oportunidade de em-preender.

Participe do projeto. Conheça em www.empreendiz.com.br

União de corretoras no Brasil

O empresário juizforano Hi-deraldo Kneipp entrou em socie-dade com vários empresários do Brasil para a formação de uma grande corretora de seguros, com sede em São Paulo.

Com esta novidade, os clientes da HF Side Seguros irão sair ga-nhando, graças à possibilidade de se fechar contratos melhores com seguradoras de peso no país.

Cidades irmãsA cidade de Cabo Frio, na Re-

gião dos Lagos do Rio de Janeiro, tem a natural vocação de cidade--irmã de Juiz de Fora. Alguns empresários já estudam a possibi-lidade de se lançar um programa de TV voltado a parcerias entre as cidades e muitos negócios irão surgir para alavancar o cresci-mento dos negócios JF+CF.

E por falar em Cabo FrioTodos sabem que a praia do

juizforano é em Cabo Frio. Vá-rios empresários possuem apar-tamentos na cidade e curtem fins de semana com amigos na Praia do Forte e vão à noite à Rua das Pedras, em Búzios, para curtir a badalação destas lindas praias.

Você também pode aproveitar tudo isso, se hospedando na Bra-sil Nativo Pousada, que fica bem pertinho da praia. Veja o anúncio nesta edição.

Cidadão HonorárioO cidadão friburguense José

Carlos de Oliveira recebeu o título de Cidadão Honorário da Cidade de Juiz de Fora, após ter trabalha-do por muitos anos para o jorna-lismo de nossa cidade, no rádio, TV e mídia impressa.

Uma justa homenagem, diga--se de passagem.

Orientado a processosO empresário Carlos José

Maimere (Cajé), da Principal Tec-nologia, está preparando um cur-so muito especial para fazer a sua empresa andar nos trilhos.

Cajé tem vários anos de expe-riência em implantação de con-trole de processos administrativos e este trabalho será imperdível!

Suporte JurídicoTodo empresário gosta de se

sentir amparado por profissionais gabaritados nas mais diversas áre-as. E é assim que se sente quem contrata o escritório jurídico Ru-bens Andrade Advogados.

O grupo possui vários advo-gados, cada um especializado em uma área do Direito.

A partir do momento que você contrata os serviços do escritório, os problemas deixam de ser seus e passam a ser deles. Muito bacana!

Page 6: Jornal Planeta - Edição 03

6 NETWORKING

Grupão

Grupo Relaciono se reúne no Victory Business3º Setor

Instituto Relaciono faz parceria com Rubens Andrade Advogados

Fundado em janeiro de 2011, o Instituto Relaciono é uma instituição sem fins lucrativos que visa aproximar pessoas e gerar negócios, apresentando várias soluções para o relacionamento entre empresários.Para assessorar o Instituto Relaciono em suas questões legais, foi fechada uma parceria com o escritório jurídico Rubens Andrade Advogados Associados, com ampla experiência no 3º Setor, atendendo a várias instituições em Juiz de Fora e região.Rubens Andrade Advogados é um escritório de advocacia com ênfase na consultoria e assessoria empresarial. Com sedes em Belo Horizonte e Juiz de Fora.

Rubens Andrade Neto, Marcello Pepe e Daniel Lili

No dia 18 de agosto, os dois grupos de empresários partici-pantes do Relaciono se reuniram no Hotel Victory Business para a reunião chamada “Grupão”.

Na ocasião, o grupo recebeu a visita do Professor Chico Go-mes, que falou brevemente sobre o Mini Forum Iberoeka, que foi realizada de 28 a 31 de agosto, no Hotel Ritz.

Na reunião foi discutido em grupo o tema “Empresas Fa-miliares e Sucessão”, colhendo a opinião dos participantes sobre como têm agido em suas empre-sas para promover a sucessão.

Expansão

Presidente do Relaciono participa em programa de TV em Cabo Frio

Buscando a expansão do Relaciono, através da criação de novos grupos de networking em outras cidades, o presidente do Instituto Relaciono, Marcello Pepe, recebeu e aceitou o convite para falar sobre a proposta do Relaciono e como se deve fazer para se iniciar um grupo de empresários na cidade de cabo Frio.Também participou do programa a empresária Nora Lúcia Norat, proprietária da Brasil Nativo Pousada, que participa do Relaciono em Juiz de Fora há vários meses, que falou dos benefícios de se relacionar com outros empreendedores.Na ocasião, Marcello Pepe também falou sobre o Projeto Empreendiz, que tem por objetivo formar jovens empreendedores na prática, através de um programa de 4 meses de trabalhos junto ao Relaciono.

Cíntia Braga entrevista Marcello Pepe e Nora Lúcia Norat, sobre o Relaciono

Mini-Palestra

Palestra sobre Redes Sociais no Victory SuitesO empresário Renan Caixei-

ro, da empresa E-Dialog, espe-cializada em assessoria em Redes Sociais para empresas, apresentou uma mini-palestra na reunião do Grupo JF1 do Relaciono, no Hotel Victory Suites.

A reunião aconteceu no dia 31 de agosto, na 58ª Reunião do pri-meiro grupo de Juiz de Fora.

Através desta palestra, os par-ticipantes puderam compreender as melhores estratégias para se utilizar o poder das redes sociais (Twitter, Facebook, LinkedIn, Orkut etc) em benefício da me-lhor interação com o mercado.

As reuniões do Relaciono contém sempre uma atividade de 1 hora dentro da pauta do en-contro. Estas atividades podem ser uma mini-palestra, um de-bate sobre um tema sugerido ou o acompanhamento e revisão do coaching de leitura.

Conheça mais sobre o Institu-to Relaciono, visitando o web site: www.relaciono.com ou na página do Facebook.com/Relaciono.

Renan Caixeiro fala aos participantes na reunião do Relaciono

Page 7: Jornal Planeta - Edição 03

77TECNOLOGIA

Rua Machado Sobrinho, 187 Alto dos Passos - Juiz de Fora-MG - www.totvs.com/zmm - (32) 4009-9000

A TOTVS Zona da Mata Mineiraestá presente em Juiz de Fora há 15 anos e tem muito o que compartilhar com a sua empresa:

Seja ela pequena, média ou grande, em qualquer segmento:

A palavra TOTVS vem do latim e se escreve com V no lugar U. Significa tudo, todos, totalidade.

Agroindústria Construção e Projetos

Distribuição e Logística

Financial Services

Educacional Jurídico Manufatura Saúde Serviços Varejo

Zona da Mata Mineira

Empresa italiana inicia suas atividades em Juiz de ForaA empresa AlmavivA, de capi-

tal italiano, está se instalando em Juiz de fora, graças ao apoio da tecnologia, que permite instalar um call center totalmente interli-gado com as operações da matriz. Segundo Giulio Salomone, presi-dente da AlmavivA, a escolha de Juiz de Fora foi devido a vários fatores como “a excelente qualida-de de vida, localização privilegia-da, mão de obra qualificada, com muitas faculdades e estudantes”. Salomone destacou, também, o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora na instalação da nova unidade na cidade. “Viabilizamos este empre-endimento em tempo recorde de-vido ao grande apoio das diversas secretarias da Prefeitura”, afirmou.

Para atrair a Almaviva, a Pre-feitura de Juiz de Fora conce-deu redução de 5% para 2% da alíquota de ISSQN, conforme a Lei 12.201, de 30 de dezembro de 2010. O benefício fiscal é um projeto de autoria do Executivo, viabilizado através dos trabalhos da Secretaria de Planejamento

e Desenvolvimento Econômico (SPDE) e da Secretaria de Fazen-da (SF). Outro requisito preenchi-do pelo município é a boa oferta de mão de obra.

A empresa emprega, atual-mente, cerca de 11 mil pessoas em suas unidades de São Paulo e Belo Horizonte. A expectativa de faturamento em 2011 gira entre R$ 250 e R$ 300 milhões. Em fun-ção da alta tecnologia utilizada, a unidade de Juiz de Fora vai trans-mitir e receber dados e voz dos clientes, assim como a matriz em Belo Horizonte. O processo ocor-rerá por meio de uma estrutura de comunicações que garante o tráfe-go ininterrupto, e com capacidade de 100 megabits. Ela terá o que se chama “private cloud” ou “corpo-rate cloud” - última palava em tec-nologia da informação, que con-siste num sistema que não exige a presença de um data center na cidade. Ele ficará em Belo Hori-zonte, e suportará toda e qualquer operação que precise ser feita em Juiz de Fora de forma remota.

Programa Aplicativo Fiscal - PAF-ECFPrograma Aplicativo Fiscal

(PAF) - software que se comuni-ca com um Emissor de Cupom Fiscal (ECF) para automatizar o registro de operações de circula-ção de mercadorias e prestação de serviços no estabelecimento comercial.

O Programa Aplicativo Fis-cal é um software que deve estar conectado e comunicar-se a um ECF. Ele deve ser o único insta-lado no terminal ponto de ven-da para realização do registro de operações de circulação de mer-cadorias e prestação de serviços.

Agregando diversos controles, como a verificação a cada docu-mento emitido, do valor de Venda Bruta do ECF o PAF também deve

assegurar que o relógio do ter-minal ponto de venda não esteja divergente em relação ao do ECF em até 15 minutos.

De acordo com a legislação, antes de receber a autorização de

uso nos estabelecimentos comer-ciais, o PAF deve ser homologa-do ou registrado na Secretaria da Fazenda, através de laudo obtido pela análise funcional realizada por órgão técnico credenciado.

Foto: Humberto Nicoline - PJF

O prefeito Custódio de Mattos e o governador de MG, Antonio Anastasia, visitam as instalações da AlmavivA em Juiz de Fora.

Como as pequenas empresas utilizam as mídias sociais

Por Gihana Fava - E-Dialog

Uma pesquisa nos EUA reve-lou as preferências das pequenas empresas nas mídias sociais. Ape-sar de não representar o cenário nacional, vale a pena ficar ligado.

Alguns pontos interessan-tes foram observados, como por exemplo, o fato de o Twitter (78%) e o Facebook (75%) serem as redes preferidas para contato. O LinkedIn, em terceiro lugar com 30%, demonstra que, embora esta seja a rede mais indicada para negócios e contatos profissionais, as empresas vão aonde as pessoas estão – foco no relacionamento!

Ainda referente ao relaciona-mento, outro dado revela a preo-cupação dessas empresas em estar conectadas de verdade. Embora seja bem comum vermos perfis de empresas desatualizados, si-tes sem notícias, etc, a pesquisa aponta que a maioria (62%) posta atualizações mais de 8 vezes por semana, 24% atualiza de 7 a 1 vez por semana, enquanto 14% posta menos de 1 vez por semana. Em-bora sejam minoria, é um núme-ro considerável de empresas que deixam suas redes desatualizadas e perdem oportunidades de rela-cionamento.

Page 8: Jornal Planeta - Edição 03

8

Networking

AIESEC reúne empresários e estudantes para debater a “Geração Y”

O III AIESEC Networking foi realizado no dia 25 de agosto, no Hotel Victory Suites, com uma palestra de Wilma Morais sobre os desafios no relacionamento com a Geração Y. Vários empre-sários presentes puderam debater as principais diferenças entre as gerações X e Y e como enxergam a formação e as oportunidades de trabalho.

O evento visa apresentar oportunidades de expansão para empresários de Juiz de Fora e Região. Os empresários também poderão conhecer melhor o tra-balho desenvolvido pela AIESEC e as oportunidades oferecidas pela organização, através de uma apre-sentação realizada pela Presidente da AIESEC de Juiz de Fora, sen-do uma ótima oportunidade para conhecer melhor a organização e entender como podemos ajudar a implementar programas de de-senvolvimento empresarial e de responsabilidade social corpora-tiva.

A primeira edição do evento contou com a presença de Cláu-dio Neszlinger, ex-diretor de RH da Microsoft, apresentando o Mo-delo de Gestão por Competência.

Já na segunda edição, foi apre-sentado o tema “Como a Goodye-ar do Brasil trabalha de forma sus-tentável e como o tema influencia a sua colocação no mercado de trabalho”, por Miguel Dantas que, no período, ocupava a posição de

Gerente Sênior de Sustentabili-dade e Assuntos Corporativos na Goodyear Brasil.

AIESEC EncontrosNo dia seguinte, foi realizado

o AIESEC Encontros, que busca aproximar o público universitá-rio e estudantil de Juiz de Fora de temas atuais através de palestras e workshops, agregando valor a for-mação acadêmica dos jovens.

O Evento contou com uma pa-lestra apresentada por Joana Darc, da Vérter Assessoria, que falou sobre o estabelecimento de um planejamento de carreira para os jovens presentes.

Além de Joana, a palestrante Wilma Morais falou novamente sobre a Geração Y, só que, desta vez, para o público jovem.

A primeira edição do AIESEC Encontros contou com a presença de intercambistas colombianos do projeto Cidadão Global (progra-ma de intercâmbio da AIESEC voltado para estudantes que que-rem desenvolver principalmente empreendedorismo e responsabi-lidade social, atuando em projetos voluntários em outros países), que apresentaram as oportunidades de seu país e buscaram quebrar alguns preconceitos.

Na segunda edição do Evento, foi apresentada uma palestra so-bre sustentabilidade com Miguel Dantas, da Goodyear.

Já a terceira edição apresentou aos estudantes a importância do Marketing Pessoal, contando com a presença de Giselle Mara de Oli-veira Cardoso.

AIESECA AIESEC é uma organização

internacional que proporciona oportunidades para jovens desco-brirem e desenvolverem seu po-tencial e assim terem um impacto positivo na sociedade. Reconheci-da pela Unesco como a maior or-ganização estudantil do mundo, a AIESEC conta com mais de 4000

parceiros e está presente em mais de 1100 universidades em mais de 100 países. A nossa organização permite aos parceiros o acesso e a interação direta com estudantes

universitários de alto potencial de todo o mundo através dos nossos programas de intercâmbio, confe-rências e ferramentas de comuni-cação virtual.

EMPREENDEDORISMO

Rodrigo Araújo (Guiando Telecom) e Lígia Aguiar (Totvs) Wilma Morais, fala no auditório da CEMIG Maria Eduarda Lopes e André Gonzaga, à recepção do AIESEC Encontros

Page 9: Jornal Planeta - Edição 03

99

Projeto inédito promete formar jovens empresáriosMuitas pessoas acreditam que,

para iniciar um negócio, é ne-cessário apenas ter capital. Mui-to mais importante que o capital para investir, o empreendedor ne-cessita ter um plano razoavelmen-te definido e uma excelente rede de relacionamento de negócios.

Famílias tipicamente empre-endedoras sabem como motivar seus filhos a iniciar um negócio e oferecem o apoio necessário. Os jovens convivem com parentes empresários e o caminho mais lógico a seguir será o de empre-ender. Por outro lado, em famí-lias formadas principalmente por funcionários de empresas ou do Governo, se percebe pouco ou nenhum estímulo para que o jo-vem empreenda. Estes jovens de origem não-empreendedora man-tém seu convívio com sua família e desenvolvem crenças também não-empreendedoras, sempre buscando o famigerado concurso público ou o emprego em multi-nacionais.

Segundo o empresário Mar-cello Pepe, que é presidente do Instituto Relaciono, “este cenário se assemelha à formação de castas sociais que parecem não se mistu-rar facilmente, onde muitos talen-tos empreendedores são anulados ou retardados pela formação dada por sua família ao longo da vida.”

Para diminuir este hiato en-tre empresários e empregados, o Instituto Relaciono – uma insti-tuição sem fins lucrativos – criou o projeto Empreendiz (Aprendiz de Empreendedor). O objetivo e benefício deste projeto é liberar o potencial empreendedor nos jo-

vens participantes, reduzindo as diferenças sociais e promovendo o desenvolvimento de nossa so-ciedade.

Durante os meses de setembro a dezembro de 2011, jovens entre 15 e 22 anos participarão de ati-vidades variadas, trabalhando na criação de pequenos negócios, pesquisa de mercado, plano de negócio, publicidade etc. Estes jovens irão se relacionar com em-presários e desenvolver projetos com finalidade de lucro, basean-do-se na rede de relacionamento formada através das reuniões de networking quinzenais do Rela-ciono na cidade, além de visitas a empresas e convívio com em-presários, aprendendo com suas experiências.

Para coordenar e dar suporte às equipes, intercambistas inter-nacionais foram selecionados pela AIESEC, dentro do perfil de lide-rança necessário para desenvolver este projeto. Para esta finalidade, vieram da Colômbia os adminis-tradores Maria Costanza Marin e Cristhian Muñoz e já estão traba-lhando no desenvolvimento das atividades.

Para se inscrever no processo seletivo, que está iniciando em setembro, preencha o formulário em www.empreendiz.com.br.

O Projeto Empreendiz está recebendo patrocínios de empre-sas que possam fornecer serviços de valor para os participantes. Se você se interessa em apoiar este projeto, entre em contato pelo e--mail [email protected] ou pelo telefone (32) 2101-0720.

EVENTOS

Os intercambistas Cristhian Muñoz e Maria Costanza participam de reunião com Tiago Gouvea, do Instituto Relaciono

Junta Comercial realiza o 1º Encontro com a JucemgMódulo Integrador e Registro

de Livros Digitais foram temas do 1º Encontro com a Jucemg, rea-lizado pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, no dia 25 de agosto. Cerca de 200 pessoas, entre contadores, contabilistas e advogados participaram do pro-jeto.

Promovido pela Escola Per-manente da Jucemg, a coordena-dora da Escola, Rúbia Carvalho,

explica que o objetivo do encon-tro é aproximar a Junta Comercial cada vez mais do usuário para discutir os procedimentos rela-cionados ao registro empresarial de modo a dar mais segurança e agilidade aos processos.

Outra novidade da Escola Per-manente é o Fórum Virtual. Para participar, o interessado deve cadastrar-se no site da Jucemg: www.jucemg.mg.gov.br

A Escola Permanente da Juce-mg, criada em 2011, se baseia no conceito de educação continuada e visa capacitar servidores e co-laboradores na prestação de ser-viço de qualidade, com agilidade e eficiência. Também, contempla atingir empresários e futuros em-preendedores através de palestras e ações educativas que propagam informações sobre o registro em-presarial e demais temas relativos à Junta Comercial.

A psicóloca Luciene Bandeira, do CIAPE,, patrocinando e apoiando o 1º Empreendiz, em reunião com a equipe do projeto.

Auditório da Jucemg com os participantes do 1º Encontro com a Jucemg

Page 10: Jornal Planeta - Edição 03

10 MULHER DE NEGÓCIOS

Rua Bernardo Mascarenhas, 1018Fábrica - Juiz de Fora - MG

[email protected]

Hotelaria

Cabo Frio com toque femininoA economista Nora Lúcia No-

rat, ex-funcionária do Banco do Brasil, é uma empreendedora do setor de hotelaria na cidade de Cabo Frio.

Entre idas e vindas entre Cabo Frio e Juiz de Fora, onde se divide entre família e trabalho, a empre-sária cuida da Brasil Nativo Pou-sada com a fibra de uma verdadei-ra mulher de negócios.

A Brasil Nativo Pousada pos-sui 15 unidades que são conheci-das pelo seu estilo temático, onde

cada quarto recebe o nome de um estado do Brasil, ilustrando através de mosaico distribuído aleatoriamente em seu piso, sua principal característica folclórica ou cultural.

Suas unidades são equipadas com Frigobar, TV a Cabo, Ar Condicionado, Internet Wireless e Ducha com Aquecimento Solar.

A Brasil Nativo Pousada fica na Rua Florismundo Batista Ma-chado, 90. Informações pelo tele-fone: (22) 2643-1900.

A empresária Nora Lúcia, participante do Relaciono em Juiz de Fora, recebe a visita do empresário Marcello Pepe.

Todos os ambientes, da recepção aos lindos quartos, são decorados com muita qualidade e carinho em cada detalhe.

A pousada fica localizada a 100 metros da Praia do Forte, em uma rua tranquila.

Page 11: Jornal Planeta - Edição 03

1111ECONOMIA

Negócios & Finanças

Viagem à ÍndiaO governador Antonio Anas-

tasia segue, no início de outubro, para uma viagem à Índia. Entre outros compromissos, tem reu-nião com o bilionário Ratan Tata. Na pauta está a construção de uma fábrica de automóveis Tata em Minas Gerais. O primeiro ve-ículo a ser produzido aqui seria o Nano, o automóvel mais barato do mundo. O grupo Tata é dono da maior indústria automobilística da Índia e também das marcas Ja-guar e Land Rover.

Fundo do CitiO Citibank está montando um

fundo para investimentos em in-fraestrutura no Brasil,

sobretudo nas áreas de ener-gia e transporte. O banco norte--americano pretende captar cerca de US$ 400 milhões.

BlackberryA Abin está negociando a

compra de uma tecnologia inter-nacional capaz de descriptografar mensagens trocadas via BBM, sis-tema de comunicação do Black-berry.

Aeroporto RegionalFinalmente, depois de uma

novela que durou 10 anos, o Aero-porto Regional da Zona da Mata, localizado a 35 quilômetros de Juiz de Fora, entre os municípios de Goianá e Rio Novo, recebeu o seu primeiro voo comercial. A Azul Linhas Aéreas apostou na região e terá diariamente uma li-gação direta entre Campinas (SP) e a Zona da Mata. Os clientes da Azul em Juiz de Fora terão ônibus gratuitos da rodoviária da cida-de até o Aeroporto de Goianá. O transporte gratuito será oferecido por seis meses pela Multitermi-

nais, empresa que gerencia o ter-minal. No site da Azul é possível comprar passagens a partir de R$ 49,90 (trecho) nas rotas entre Campinas e a Zona da Mata.

AccorA Accor vai invadir Minas

Gerais. Está prestes a assumir a operação de três hotéis em Belo Horizonte. Há mais dois contratos em negociação, ambos no interior do estado

Bilhete duploA Ticketmaster, leia-se T4F,

entrou na disputa para vender in-gressos em áreas VIPs nos jogos da Copa de 2014. Primeiro vai ter de vender a alma a Ricardo Tei-xeira.

Apertando o cintoNo governo ninguém admite

falar em crise, mas a presidente

Dilma Rousseff sinalizou que irá apertar o cinto em 2012. Já que vai ter de dar aumento acima de 14% no salário mínimo, ela vetou o aumento real para os aposenta-dos que ganham acima do piso. Também continuam congeladas as novas contratações.

Trump gargantaO valuation do bilionário Do-

nald Trump no Brasil não paga nem a tintura de seu topete. Há mais de um ano, Trump procura um parceiro no país. Nos últimos três meses, conversou com dois empresários paulistas do ramo imobiliário. Ambos, no entan-to, pularam fora do barco ao ver

que Trump tinha muita garganta, muito projeto, mas nenhuma von-tade de colocar a mão no bolso.

Economia VerdeA Greenovation Initiative,

projeto da Biominas Brasil com apoio da Fundação Dom Cabral e do Instituto Inhotim, pretende estimular a cultura da Economia Verde entre as empresas do Brasil.

O projeto foi lançado dia 25 de agosto passado, em Belo Hori-zonte, no Museu de Artes e Ofí-cios. Estima-se que o mercado global para fontes alternativas de energias chegue a US$ 315 bilhões em 2018.

William Xavier de Carvalhoe-mail: [email protected]

O LIDE é um grupo formado por grandes empresários e esti-mula a relação entre empresas privadas e organizações públicas para a valorização e ampliação econômica e social do país. O LIDE promove a integração des-tas empresas com outros setores da sociedade por meio de debates, fóruns de negócios e atividades culturais, esportivas e de Respon-sabilidade Social.

A convite do empresário João Doria Junior, o presidente da re-vista Ponto de Vista, William Xavier de Carvalho participou no dia 23 de agosto do evento LIDE-Rio. Um almoço-debate que reuniu os 150 maiores em-presários do Rio, entre eles, Eike Batista, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, Olavo Monteiro de Carvalho, presidente do Grupo Monteiro Aranha, Viviane Sen-na, David Barioni presidente do grupo Facilty, Márcio Roberto de Morais, presidente da CCR Ponte, o ex-ministro Marcilio Marques Moreira, Carlos Fernando de Car-valho, presidente da Construtora Carvalho Hosken e Cassio Zan-dona, CEO da Amil.

LIDE promove ‘Almoço Debate’ no Rio de Janeiro

Claudio Vidal (JRO Engenharia), Márcio Roberto de Morais, presidente da CCR Ponte, Luiz Alberto Gomes (JRO Engenharia)

Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna e Osmar Zogbi presidente da Eco Brasil Florestas

William Xavier de carvalho e Eike Batista

William Xavier de Carvalho com o anfitrião do almoço-debate, João Doria Junior presidente do LIDE - Grupo de Líderes Empresariais

LIDE Rio - Almoço Debate no hotel Copacabana Palace - Rio de Janeiro

Page 12: Jornal Planeta - Edição 03

12 ECONOMIA

Page 13: Jornal Planeta - Edição 03

1313

Entretenimento

Assunta Forneria promove Jazz Instrumental às quintasO Restaurante Assunta For-

neria, situado no Estrela Sul, está promovendo, às quintas-feiras, uma noite de Jazz Instrumental, com a Banda Nota Jazz.

Para quem gosta de uma mú-sica de qualidade, a noite inicia às 20h e vai até as 23h, com couvert artístico de apenas R$ 5.

A banda executa músicas do Jazz à Bossa Nova, passando pela MPB e outros estilos.

A Assunta Forneria fica loca-lizada na Ladeira Alexandre Leo-nel, 221. O telefone para contatos é o (32) 3236-5991.

www.assuntaforneria.com.br

SOCIAL

Homenagem

Título de Cidadão Honorário concedido a jornalistaO radialista e jornalista José

Carlos de Oliveira recebeu o título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora, em uma solenidade realiza-da na Câmara dos Vereadores de Juiz de Fora, em agosto.

A proposta partiu do Verea-dor Júlio Gasparette, que ofereceu a honraria a José Carlos 14 anos atrás, sendo que o homenageado sempre adiou o recebimento.

Desta vez, o jornalista não conseguiu evitar a homenagem e foi receber, na presença de seus familiares e amigos, o título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora, por seus serviços prestados à cidade e ao povo.

José Carlos de Oliveira recebeu a visita de Luiz Antonio Dias, diretamente de Nova Friburgo

As amigas Ida e Nylda Carvalho prestigiaram a homenagem.

Julio Gasparette outorga a José Carlos de Oliveira o título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora.

Page 14: Jornal Planeta - Edição 03

14

Calendário

SetembroDe 15 a 25 - Bienal de Arquitetu-ra e Urbanismo

Serão apresentados os traba-lhos de arquitetos e urbanistas da região e trabalhos de estudantes das escolas e cursos de arquitetura de Juiz de Fora e de Viçosa.

Das 9h às 19h, no Centro Cul-tural Bernardo Mascarenhas, que fica na Av. Getúlio Vargas, 200.

De 19 a 22 - Curso para Elabora-ção e Apresentação de Trabalhos Científicos com MS Word

– de 19 a 22 de setembro, de 18:30h às 21:30 – Critt – UFJF – Informações pelo telefone (32) 2102-3435 ramal 218.

Curso Prático de Rotinas Traba-lhistas, promovido pela FIEMG

Dias 16, 23 e 30 de setembro e 7 e 14 de outubro. Horário de 9h

às 18h. Carga horária de 40 horas. Inscrições até o dia 12 de setem-bro. Facilitador: Enedilson Fer-nandes. Informações e Inscrições pelos telefones (32) 3249-1028 ou 9117-3261.

Dia 29 - Forum de Desenvolvi-mento de Juiz de Fora

Das 8:00 às 18:30, no Hotel Victory Business.

Outubro3 a 5 de outubro - Encontro In-ternacional de Inovação Tecno-lógica Sustentável

Este evento visa incentivar a inovação tecnológica nas empre-sas da Zona da Mata e Vertentes. Local: Expominas, de 3 a 5 de ou-tubro, das 8:30 às 18h. Informa-ções: (32) 3241-3107.

III Seminário Integrado de So-luções em Comunicação e Ma-rketing – SISCOM 2011

Evento promovido por Carlos Roberto Zanini, no Victory Busi-ness Hotel – Av. Independência, 1850. Informações pelo site www.siscomjf.com.br e pelo telefone (32) 3216-1313.

26 a 28 de outubro - IV Feira de Profissões CES

Este evento tem, como objeti-

vo, a integração entre a faculdade e as empresas, a aproximação com o público acadêmico, apresentação das potencialidades institucionais e das empresas e, também, uma oportunidade de estágios e empre-gos. Será realizada na Academia de Comércio, à Rua Halfeld, 1179 – centro. A entrada é gratuita. Para saber mais sobre como parti-cipar com sua empresa, entre em contato com Reginaldo pelo tele-fone (32) 2102-7719.

AGENDA

Hotéis

Hospedagem & EventosAlém de hospedagem, estes empreendimentos estão capaci-tados e estruturados para receber vários tipos de eventos, de pequeno a grande porte. Visite os websites dos hotéis para conhecer os serviços.

Confira a lista em ordem alfa-bética:

CESAR PALACEAv. Getúlio Vargas, 335 - Cen-

tro - Telefone: (32) 3215-6599www.cesarhoteis.com

CESAR PARKAv. Getúlio Vargas, 181 - Cen-

tro - Telefone: (32) 3215-4898www.cesarhoteis.com

CONSTANTINORua Santo Antônio, 765 - Cen-

tro - Telefone: (32) 3229-9800www.constantinohotel.com

GREEN HILLAv. Deusdedith Salgado, 5201

- SalvaterraTelefone: (32) 2102-7950www.hotelgreenhill.com.br

MAXIM PLAZAAv. dos Andradas, 360 - Cen-

tro - Telefone: (32) 3215-5542www.maxplaza.com.br

RITZ PLAZAAv. Barão do Rio Branco, 2000

- CentroTelefone: (32) 3249-7300www.ritzplazahotel.com.br

ROBLEVILLE HOTELAv. Getúlio Vargas, 271 - Cen-

tro - (32) 3215-2728

SERRANO HOTELRua Santa Rita, 399 - Centro -

Telefone: (32) 3216-2800www.serranohotel.com.br

VICTORY BUSINESSAv. Independência, 1850 - São

Mateus - Telefone: (32) 3249-1850www.victoryhoteis.com

VICTORY SUITESRua Chanceler Oswaldo Ara-

nha, 20 - S. MateusTel.: (32) 3257- 6904www.victorysuites.com.br

Page 15: Jornal Planeta - Edição 03

1515COMUNICAÇÃO

Imprensa Local

Em Juiz de Fora, temos jornais de grande circulação, programas de TV, várias revistas, blogs e mídias alternativas com difer-entes focos de atuação. Vamos conhecer alguns veículos em cada edição do Jornal Planeta:

Pauta Econômica

A Revista Pauta Econômica desenvolve e divulga releases em-presariais. Sua circulação é gra-tuita, sendo encartada no Jornal Tribuna de Minas de domingo e distribuída em centenas de pontos e no pedágio da Concer.

Nesta edição, conheça o traba-lho de Nikolas Arsenic na reforma do Complexo Cultural Praça da Estação.

Website:www.pautaeconomica.com.br

Revista MaisJF

Revista MaisJF trouxe um novo conceito editorial ao mer-cado de Juiz de Fora. Apostando em alta qualidade de impressão e textos com conteúdo, em pouco tempo a publicação ganhou uma série de admiradores.

Assim com o Revista MaisJF, o site www.revistamaisjf.com.br também traz um novo conceito a Juiz de Fora.

Revista Ponto de Vista

A Revista Ponto de Vista que circula neste mês de setembro traz uma reportagem especial sobre os 40 anos do Sistema de Saúde AME.

Além de matérias especiais sobre economia e os empresários que a movimentam.

Website da revista:www.epontodevista.com.br

Revista Em Voga

A Revista Em Voga de Agosto está imperdível! Fique por dentro do que está rolando na cidade:

Reportagem sobre a maior instituição de ensino a distância do país, que é referencia nacio-nal.

O cirurgião plástico José Lin-domar Delgado tira todas as dú-vidas sobre a lipoescultura.

Cerimonial de criação do memorial do saudoso presidente Itamar Franco na UFJF.

Jornal TER notícias

O jornal TER notícias chegou à sua 100ª edição, com distribui-ção gratuita em toda a cidade de Juiz de Fora, de segunda a sexta--feira.

A publicação faz parte de um grupo editorial com várias publi-cações em diferentes cidades.

Em Juiz de Fora, a redação local fica a cargo de Wilson Cid. Informações: (32) 3215-5973.

Page 16: Jornal Planeta - Edição 03

16