jornal planeta - ed. 07

16
Rotaract promove palestra de Renato Machado. pág. 13 Inovatech Juiz de Fora Veja fotos do evento que reuniu empresas de vários ramos de atividades inovadoras e sustentáveis. Página 8. Nova turma do Empretec em Maio Conheça o mais impactante seminário para empreendedores, que foi criado pela ONU e é implementado no Brasil pelo SEBRAE. Página 8. Aspectos legais dos aluguéis Rubens de Andrade Neto, escreve sobre direito empresarial nesta edição do Jornal Planeta, falando sobre os cuidados que se deve tomar ao se alugar um imóvel para sua empresa. Página 10. Aprenda a investir na Bolsa A Apoio Investimentos realiza um curso que irá ensinar você a investir na Bolsa de Valores. Página 10. Restaurante Baluarte reinaugura Uma excelente opção para eventos empresariais, com isolamento e qualidade. Página 6. Calendário de Eventos Fique por dentro do que está acontecendo na cidade. Página 14. Juiz de Fora, Abril de 2012 Edição 07 O empresário Renato Machado é muito conhecido em Juiz de Fora por sua ousadia e visão de futuro, sendo escolhido para ser o primeiro palestrante do Ciclo de Empreendedorismo do Rotaract e Interact. “Um jornal de negócios” Almoço com empresários no Hotel Premier A Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora re- tomou a realização do Almoço Empresarial no dia 6 de março de 2012 com enorme sucesso. O evento foi realizado no no- víssimo Premier Parc Hotel, rece- bendo mais de 300 pessoas e apre- sentando sua nova diretoria. O Almoço Empresarial acon- tece regularmente, sempre na primeira 3ª feira de cada mês, reunindo empresários, personali- dades e lideranças da nossa cidade de Juiz de Fora. Veja fotos na página 12. www.jornalplaneta.com.br - (32) 2101-0720 Primeira turma de coaching em Juiz de Fora Coaching é uma das mais mo- dernas profissões, sendo uma ati- vidade exercida por pessoas que se preparam em cursos de forma- ção em coaching. A Vérter Assessoria trouxe para Juiz de Fora o Curso de For- mação em Hoaching, Mentoring e Holomentoring do Instituto Ho- los. O treinamento foi realizado nos dias 29, 30 e 31 de março, no Hotel Serrano, com excelente resultado, formando novos pro- fissionais de várias cidades da re- gião. Leia mais na página 13. Participantes da primeira turma de coaching pelo Instituto Holos em Juiz de Fora. Claudio Horta, Custódio Mattos, Vânia de Landa e Alexandre Silveira.

Upload: jornal-planeta

Post on 30-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

7ª Edição do Jornal Planeta de Juiz de Fora.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Planeta - Ed. 07

Rotaract promove palestra de Renato Machado. pág. 13

Inovatech Juiz de Fora

Veja fotos do evento que reuniu empresas de vários ramos de atividades inovadoras e sustentáveis.Página 8.

Nova turma do Empretec em Maio

Conheça o mais impactante seminário para empreendedores, que foi criado pela ONU e é implementado no Brasil pelo SEBRAE.Página 8.

Aspectos legais dos aluguéis

Rubens de Andrade Neto, escreve sobre direito empresarial nesta edição do Jornal Planeta, falando sobre os cuidados que se deve tomar ao se alugar um imóvel para sua empresa.Página 10.

Aprenda a investir na Bolsa

A Apoio Investimentos realiza um curso que irá ensinar você a investir na Bolsa de Valores.Página 10.

Restaurante Baluarte reinaugura

Uma excelente opção para eventos empresariais, com isolamento e qualidade.Página 6.

Calendário de Eventos

Fique por dentro do que está acontecendo na cidade.Página 14.

Juiz de Fora, Abril de 2012Edição 07

O empresário Renato Machado é muito conhecido em Juiz de Fora por sua ousadia

e visão de futuro, sendo escolhido para ser o primeiro palestrante do Ciclo de

Empreendedorismo do Rotaract e Interact.

“Um jornal de negócios”

Almoço com empresários no Hotel PremierA Associação Comercial e

Empresarial de Juiz de Fora re-tomou a realização do Almoço Empresarial no dia 6 de março de 2012 com enorme sucesso.

O evento foi realizado no no-víssimo Premier Parc Hotel, rece-bendo mais de 300 pessoas e apre-sentando sua nova diretoria.

O Almoço Empresarial acon-tece regularmente, sempre na primeira 3ª feira de cada mês, reunindo empresários, personali-dades e lideranças da nossa cidade de Juiz de Fora.

Veja fotos na página 12.

www.jornalplaneta.com.br - (32) 2101-0720

Primeira turma de coaching em Juiz de ForaCoaching é uma das mais mo-

dernas profissões, sendo uma ati-vidade exercida por pessoas que se preparam em cursos de forma-ção em coaching.

A Vérter Assessoria trouxe para Juiz de Fora o Curso de For-mação em Hoaching, Mentoring e Holomentoring do Instituto Ho-los.

O treinamento foi realizado nos dias 29, 30 e 31 de março, no Hotel Serrano, com excelente resultado, formando novos pro-fissionais de várias cidades da re-gião.

Leia mais na página 13.Participantes da primeira turma de coaching pelo Instituto Holos em Juiz de Fora.

Claudio Horta, Custódio Mattos, Vânia de Landa e Alexandre Silveira.

Page 2: Jornal Planeta - Ed. 07

2 EDITORIAL

ExpedienteJornal Planeta/JF

Editor Marcello Pepe

Jornalista Responsável Eliane Paulo - MTB/DRT-MG 15525

Colaboraram nesta edição:José Carlos OliveiraRubens de Andrade Neto

[email protected]

FotografiasAmanda Coutinho Amanda Hudson Eliane Paulo Izabel Cordeiro Marcello Pepe Marcus Martins

As opiniões expressas em artigos, publicidade e colunas assinadas não refletem obrigatoriamente a opinião do Jornal Planeta e são de responsabilidade de seus autores ou anunciantes.

Contatos

Redação:[email protected](32) 2101-0720 - (32) 8409-3167

Editorial

Reafirmando a vocação de Juiz de Fora para eventos empresariaisPor Marcello Pepe – Editor

Nesta edição, estamos falando sobre vários eventos que aconte-cem na cidade, com destaque para a Semana Empresarial, que é pro-movida pela CAMPE Consultoria e está em sua décima realização. O evento irá acontecer no Hotel Ritz, nos dias 12 e 13 de abril, e

na AABB (Garden Hall), no sába-do, dia 14 de abril, com palestras e workshops de interesse do atual e futuro empresário.

Destaco, também, a realização da primeira turma de formação em coaching, promovida pela Vérter Assessoria, que trouxe a JF o presidente do Instituto Holos, Marcos Wunderlich.

O Rotaract e o Interact (do Rotary Club) Juiz de Fora tam-bém se envolveram em eventos empresariais, criando um Ciclo de Palestras empresariais com finali-dade de arrecadação de fundos para apoiar instituições da cidade. A primeira palestra foi com Rena-to Machado, que é diretor da Pan-gea e um grande empreendedor.

A Mais Comunicação, respon-sável, entre outras coisas, pela re-vista Pauta Econômica, também entrou no circuito, promovendo a 2ª edição do InovatechJF, en-contro internacional de inovação tecnológica sustentável, no Hotel Premier Parc, de 29 a 31 de março.

A Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora tam-

bém retoma o consagrado Almo-ço Empresarial e promove muitas novidades para 2012.

É por isso que dá gosto fazer um jornal como este, onde o po-sitivismo é a nossa bandeira e os negócios e eventos empresariais são valorizados.

Obrigado por ler e apoiar o nosso Jornal Planeta.

Page 3: Jornal Planeta - Ed. 07

33

EMPREENDEDORISMO

Empresa Júnior promove grande evento empresarial

A Semana Empresarial, evento realizado pela CAMPE Consulto-ria Jr. empresa júnior da Faculda-de de Administração e Ciências Contábeis e Faculdade de Econo-mia da UFJF, acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de Abril, em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Este evento se configura como uma oportunidade de encontro entre empresários de Juiz de Fora e região, no qual os mesmos tro-cam experiências e aperfeiçoam suas práticas de gestão, através de um ciclo de palestras.

O evento também conta com a participação de estudantes uni-versitários que buscam aprimorar seus conhecimentos para uma melhor preparação para o merca-do de trabalho.

O tema da XSE se baseia na seguinte frase: “Não basta criar oportunidades, faça a sua histó-ria”. Esta temática foi divida em subtemas que serão as diretrizes para as atividades de cada dia.

Datas de realização:

1º dia: 12/04 - quinta Visão de uma oportunidade

2º dia: 13/04 - sexta Pessoas que fizeram história

3º dia: 14/04 - sábado Como fazer sua história

Locais do evento

Dias 12 e 13 de Abril: Ritz Hotel

Dia 14 de Abril: Garden Hall – AABB

Campe - Tel.: (32) 2102-3529semanaempresarial.campe.com.br

Palestrantes:

David PortesReferência para executivos de todo o mundo, David Portes ganhou destaque nas ruas do Centro do Rio de Janeiro ao criar irreverentes estratégias de marketing para aumentar as vendas de sua banca de doces e conquistar mais de 5000 clientes cadastrados. Ao fazer citações como “venda tem que ser transparente” ou “quando o vendedor é bom, o cliente vai atrás dele, onde quer que ele esteja”, David apresenta estratégias tão eficazes que se tornou requisitado por empresas e universidades nacionais e internacionais para dar palestras sobre o assunto.

André PortesAdministrador de empresas com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela USP e MBA em Marketing pela COPPEAD - UFRJ.Experiência de quinze anos no mercado do varejo alimentar, trabalhando na indústria, distribuidor e atacado. São onze anos liderando e desenvolvendo equipes administrativas, vendas, logística e liderança.

José Renato de MirandaIdealizou o método Consultoria de Impacto - CI, totalmente dirigido ao mercado brasileiro, com foco em reestruturação de empresas. Diretor da Consultoria de Impacto - Gestão & Marketing Ltda, Consultor e Palestrante.

Júlio RezendeJulio Francisco Dantas de Rezende é administrador, psicólogo, doutorando em administração; presidente do Instituto de Inovação e Sustentabilidade. Pesquisa as áreas de administração pós-moderna, virtualidade e cultura, gestão, política e sistemas de inovação, psicologia transpessoal e consciência, inovação na gestão pública, incubadoras de empresas e cidades digitais.

Gustavo MonasterioEngenheiro Mecânico, com experiência nacional e internacional extensa em dirigir todos os aspectos do ramo de aviação. Trabalhou em empresas de renome nacional, como: EMBRAER, TAM, MRS, entre outras.

Marcello PepeEmpresário, presidente fundador do Instituto Relaciono, voltado à criação de redes de relacionamento entre empresários, Pepe é, também, escritor, jornalista e instrutor de comunicação em público no curso Comunicar Melhor.

Vinícius Mont SerratVinícius Mont Serrat é empresário, sócio da i9 Social Media, fundador do portal Sucesso News e mentor do MASC Brasil. Atua como estrategista de mídias sociais desde 2008, tendo sido co-responsável por ações de posicionamento em mídias sociais de empresas como Oi, SantaderBrasil, YashRajFilms, Onze:20, Chico Rei, ARPEL, e diversas outras no Brasil e no Mundo.

EVENTOS

Equipe organizadora da X Semana Empresarial

Integrantes da CAMPE Consultoria Jr. - Empresa Júnior da UFJF.

Page 4: Jornal Planeta - Ed. 07

4 POLÍTICA

Opinião

Punam os pequenos crimes que os grandes diminuirão

Não é de hoje que se discute a questão da insegurança crescen-te da população. Soma-se a isso a necessidade de promover uma ampla reforma no velho Código Penal, que com suas brechas im-pede até a maioria de bons ma-gistrados que temos, de aplicar a justiça e carregam a fama de maus juízes. Sem contar críticas a tam-bém grande maioria de bons po-liciais que colocam suas vidas em risco e, dias depois de enfrentar o olhar ameaçador do bandido, o encontram nas ruas, pois a Justiça soltou.

Não! Não é assim que a banda toca!

Já disse por diversas vezes que a situação é mais ampla e não só demanda modificações na Lei como também o aprofundamento da discussão.

Vale lembrar New York e seu famoso prefeito Rudolph Giuliani

que reduziu a criminalidade em 65% e o número de assassinatos em 70% por meio do programa Tolerância Zero.

Mas como um prefeito foi ca-paz disso?

Bom. Primeiro, porque era chefe da polícia. As ordens eram diretas. Não que esse fato seria garantia de sucesso no restante do mundo. Imagine no nosso caso o atual prefeito sendo também o mandante na Polícia?

Rudolph encarou o desafio com um diferencial: tratou estu-pradores, sequestradores na mes-ma medida que os pichadores e mijões de festas públicas. Todos passaram a ser cassados. Todos foram presos e com apoio de uma Justiça de códigos reduzidos, mas objetivos, de pouquíssimas ou sem brechas foram condenados. Mesmo que ai surgissem penas alternativas, mas ‘todos’ tiveram

um desfecho igual: condenação e cumprimento da pena.

Num País onde um delegado afirma em rede nacional de TV que “esses bandidos já são bem conhecidos da polícia”, algo está tremendamente errado. E quando as forças de segurança e punitivas se perdem, o perigo se agiganta, pois a população começa a fazer justiça com as próprias mãos – a Lei de Talião, o que deve ser com-batido. Linchamento vem aconte-cendo na cidade e isto preocupa, mas por outro lado meliantes, do-entes psiquiátricos ou não, já não estão agindo com a mesma desen-voltura no bairro onde aconteceu o último caso.

Estou fazendo apologia? Não. Prefiro uma justiça justa (sic) com leis que realmente façam valer o que o magistrado anuncia na con-denação e não dez anos depois estar solto repetindo seus atos,

pois não temos casa de correções adequadas. Nem para os menores, simplesmente porque os governos não cumprem as leis no que toca sua parte, e o Ministério Público finge não ver e não cobra. Ora para que existe, então? Legisla-tivo, já deixei de confiar a muito tempo.

Ate o senhor, hein senador Demóstenes?

Prefiro que os demais mora-dores dessa família de bilhões de pessoas que habitam essa casa maravilhosa chamada mundo, se respeitem mais. Desde o seio da família, onde infelizmente hoje, vemos o contrário: pais e filhos discutindo como se tivessem em um botequim. E daí saem errando e pregando que estão certos.

Que sigam o pensamento de Rudolph. Que façam cumprir to-

das as leis. Querem exemplo: a secretaria de atividades urbanas ocupou várias vezes, recentemen-te a TV dizendo que sua equipe estava cumprindo a nova lei mu-nicipal multando os carros “desses imbecis” com som a todo volume que percorrem a cidade. A medi-da continua?

Querem mais uma? Por que a Polícia Militar não combate as motos com descarga aberta?

Essa, fiz questão de destacar, pois a partir de agora irei repetir em todos os artigos que publicar.

Ah, mas é uma coisa tão pe-quenina! Haverá alguém de dizer.

E eu respondo:- É crime também! Crime é

crime, não importa o seu tama-nho. Comecem punindo os pe-quenos crimes que os grandes diminuirão.

José Carlos Oliveira Jornalista – Radialista Mestre de Cerimônia

Page 5: Jornal Planeta - Ed. 07

55

Muito mais que networking

Sangue novo nos negóciosTodos nós já fomos jovens e já

tivemos um enorme entusiasmo em relação a um novo conheci-mento ou grupo social, sempre tentando revolucionar e trazer novidades para onde quer que es-tivéssemos. O mundo e as relações evoluem com o passar do tempo, de forma cada vez mais acelerada. Por força desta aceleração, mes-mo os mais maduros, muitos de nós ainda somos revolucionários e inovadores nas várias atividades em que nos envolvemos. Este nos-so estado misto de inovadores e experientes nos permite enxergar muito bem as duas faces, perce-bendo, com muita facilidade, os pontos fortes de cada uma.

Tudo aquilo que já fiz, no pas-sado, virando noites e noites tra-balhando em um novo projeto, cuidando de detalhes de design gráfico, redigindo um bom tex-to (ou tentando) ou aprendendo uma nova tecnologia, eu perce-bo atualmente nos mais jovens e me sinto reenergizado com o que vejo. Fico particularmente en-cantado, por exemplo, com o ca-pricho e esmero depositados nas

criações gráficas dos novos pu-blicitários. Jovens que têm a pele tatuada, utilizam alargadores de orelhas e piercings espetados em várias partes do corpo, demons-tram claramente que querem fa-zer a diferença, criando uma nova linguagem visual e buscando in-cansavelmente novas opções e no-vas inspirações.

Todos nós valorizamos a expe-riência mas, ainda assim, precisa-mos reconhecer os benefícios que o “sangue novo” traz para nosso convívio. Alguns jovens entram no mercado de forma bem críti-ca e revolucionária, sem se preo-cupar muito com a experiência e com a linguagem dos que lá estão há muito mais tempo. Será impor-tante que o calouro compreenda estas diferenças e saiba tirar um grande proveito da experiência dos veteranos, que ali labutam por muito mais tempo. Desta forma, os dois terão muito a ganhar.

É compreensível que uma pes-soa que desenvolve determinada atividade por muitos anos de sua vida tenha um sentimento de conquista de território, merecida-

mente adquirido pelos excelentes trabalhos que desenvolveu e pe-los resultados que proporcionou com seus conhecimentos e talen-tos. Uma atitude preocupante, entretanto, é percebida quando o mais experiente tenta, de todas as formas, proteger o seu merca-do, alegando que os mais jovens não tenham a competência para desempenhar um determinado trabalho ou posição em um grupo social.

Não importa há quanto tempo você atua em um ramo de ativida-de ou estuda determinado assun-to. Sempre haverá alguém mais jovem, entrando no mercado e trazendo o “sangue novo” junto com ele. Pode ser um novo pro-fissional, um novo estudante ou professor, um novo amigo em sua rede de contatos, um novo mem-bro em sua igreja ou associação. Como lidar com isso de forma que todos saiam ganhando com a experiência dos mais antigos e o entusiasmo do novato?

O ser humano se entusiasma com novidades e novas oportu-nidades. O “sangue novo” traz

este benefício para uma empresa, quando consegue enxergar pos-sibilidades novas para produtos e serviços e tem a energia e vigor necessários para trabalhar em um projeto onde o sangue mais velho já cansou um pouco de cuidar. Aproveitar e incentivar esta ener-gia é obrigação dos mais experien-tes, pois o sangue novo contagia todos à volta. O que percebemos, em vez disso, é o mais antigo dizer que o mais jovem está querendo fazer muita coisa que os mais ex-perientes já tentaram muito por anos e não conseguiram. Entram em circuito as vaidades pessoais e a energia do novato é desperdiça-da por conta disso.

As equipes podem ganhar muito se houver a compreensão mútua, onde os novatos respei-tam e aproveitam a experiência e conhecimentos dos veteranos e estes valorizam e estimulam o entusiasmo dos novatos. Nem um lado nem o outro devem se sentir ameaçados. O ambiente,

ao contrário, deve ser propício ao compartilhamento. Nas empresas e grupos modernos não há espa-ço para reserva de mercado ou proteção do status quo. Tudo está mudando com muita velocidade. Novas tecnologias surgem prati-camente da noite para o dia e pre-cisamos valorizar a energia que os jovens trazem para uma equipe, dedicando-se horas a fio na busca e no aprendizado constante.

Uma dica interessante para compartilhar mais é promover uma troca ativa de informações e experiências, deixando a vaidade de lado. Chega de dizer que já sabe tudo, já experimentou tudo e que os novatos ainda têm que comer muito arroz com feijão pra chegar onde você está. Não importa tanto a sua formação, os seus mestrados e doutorados. Muita coisa nova está surgindo e precisamos acom-panhar este progresso com a ajuda do “sangue novo”. Tudo avança de forma frenética e estacionar na experiência é andar pra trás.

NETWORKING

Marcello Pepe Jornalista – Empresário

Presidente do Instituto Relaciono

Notebook

Quem não se comunica...Com o sucesso da primeira

turma de Comunicação em Pú-blico, realizada em dezembro de 2011, está sendo realizada mais uma turma, agora no Premier Parc Hotel.

Comunicação em público é vital para empresários, líderes e políticos neste ano eleitoral.

O curso envolve discursos de improviso, leitura em público, en-trevistas, homenagens, uso corre-to do microfone, e vários assuntos relativos à comunicação.

Mais informações no site: www.comunicarmelhor.com.br ou pelo telefone (32) 2101-0720.

Cup Cakes para seu eventoSe você quer sair do quadra-

do e inovar no seu evento, existe a opção dos Cup Cakes da Pauli-nha. São vários modelos e sabores.

Ligue (32) 9119-1472 ou site: cupcakesdapaula.blogspot.com.br

Consultoria FinanceiraCom experiência de muitos

anos junto a várias instituições financeiras no Brasil, o consultor Ivan Assumpção atua na área fi-nanceira, ajudando empresas que precisam renegociar dívidas junto a bancos e demais credores para se conseguir melhores condições e sair mais rapidamente das difi-

culdades financeiras, com sigilo e muito profissionalismo.

Informações pelos telefones (32) 3084-0092 ou 9906-6256.

Vino & PastaOs imigrantes italianos trou-

xeram muito desenvolvimento para Juiz de Fora e para todo o Brasil. Para homenageá-los, o Grupo Pleased criou o evento Vino & Pasta, que está em seu se-gundo ano.

Desta vez, será no Marcellu’s Aeroporto, no dia 15 de junho, a partir das 20h.

Garanta o seu lugar! Informa-ções pelo telefone (32) 3218-0503.

Turimólogos de plantãoO turismo está em alta e a pro-

fissão está sendo cada vez mais respeitada.

Quem desenvolve um traba-lho muito interessante neste seg-mento é o jornalista Gio Ahmad, que divide seu tempo entre as páginas de seu blog, a gerência do Victory Business Hotel e seu ho-bby sobre duas rodas.

Em breve, com uma coluna nas páginas do Jornal Planeta es-crevendo sobre turismo de negó-cio e o negócio do turismo.

Conheça um pouco das pai-xões de GioAhmad no blog:

www.blogdogio.com

Empreendiz 2012Será lançada a segunda edição

do Projeto Empreendiz, que foi realizado pela primeira vez em 2011, pelo Instituto Relaciono.

O projeto visa desenvolver o empreendedorismo na prática com jovens que estejam comple-tando ou que tenham completado o Ensino Médio.

Empresários poderão apoiar com patrocínio, com produtos, serviços e com palestras para os jovens.

Nas próximas edições do Jor-nal Planeta, serão divulgados os detalhes desta segunda edição do Empreendiz.

Page 6: Jornal Planeta - Ed. 07

6 NEGÓCIOS

SOB NOVA DIREÇÃO

Baluarte Mineiro reinauguraLocalizado na estrada para Bi-

cas (há 20 km de Juiz de Fora), na fazenda Santa Rita do Bom Retiro, o Restaurante Baluarte Mineiro reinaugurou no dia 18 de março com um almoço mineiro de dar água na boca.

A direção está por conta do casal Raíssa Soranço e Diego Pai-va, que está abrindo a casa para al-moço todos os domingos, a partir das 11:30 da manhã.

O espaço também é indicado para festas, confraternizações e treinamentos empresariais nos demais dias da semana e sábados.

Informações: (32) 8866-3329 ou 8855-8700.

VISÃO DE NEGÓCIO

Sorrindo com os olhosO casal de dentistas Edison e

Cacá Stecca está à frente de um novo empreendimento no Braz Shopping - Stecca Óticas.

A loja foi totalmente refor-mada, com o projeto do arquiteto Ueslei Bonin.

Vale a pena visitar. Fica em frente ao café do Braz Shopping.

Luiz Soranço e sua família, prestigiando a reinauguração do Baluarte Mineiro, sob o comando de Raíssa Soranço e Diego Paiva.

Page 7: Jornal Planeta - Ed. 07

77

Page 8: Jornal Planeta - Ed. 07

8 EVENTOS

SEMINÁRIO

Empretec em JF

Empresários que obtiveram sucesso na gestão de negócios, buscam oportunidades, correm riscos calculados, exigem quali-dade e eficiência, planejam e mo-nitoram ações, possuem grande rede de contatos, são persuasivos, autoconfiantes e independentes.

Essas características empresa-riais são apontadas pela Organi-zação das Nações Unidas (ONU) como responsáveis pelo êxito de um empreendedor e podem ser aperfeiçoadas por qualquer em-presário no seminário Empretec.

O interessado em participar do treinamento deve responder um questionário que avalia as características empreendedoras do candidato. Este questionário é analisado por um avaliador que também verifica os pontos fortes e fracos na condução de um ne-gócio.

A metodologia do treinamen-to foi desenvolvida pela ONU e será aplicada em Juiz de Fora por instrutores extremamente capaci-tados. As inscrições terminam em 13 de abril.

Pesquisas do Sebrae mostram que mais de 90% dos participan-tes do Empretec aprovam o se-minário e aplicam a metodologia na gestão de negócios. Durante a capacitação são realizadas ativida-des que propõem metas desafia-doras, criação de produtos e servi-ços, palestras e exercícios práticos que simulam o dia-a-dia de um gestor de empresas.

Seminário EmpretecSeleção: 23 a 27 de abrilSeminário: 8 a 13 de maioInformações: 0800-570-0800 /

(32) 3257-4712Av. Olegário Maciel, 436 –

Santa Helena

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

2ª Inovatech JF atrai excelente públicoAconteceu de 29 a 31 de mar-

ço, no Hotel Premier Parc, a 2ª edição da Inovatech - Encontro de Inovação e Sustentabilidade, reunindo empresas e visitantes de várias partes do Brasil e até de ou-tros países.

No evento, promovido pela Revista Pauta Econômica, a Elec-tra Bike trouxe alguns modelos de suas bicicletas elétricas fabricadas em Três Rios para que os visitan-tes fizessem um ‘test ride’.

Tecidos feitos de PET reci-clado e muitas outras novidades também foram apresentadas no evento.

A bicicleta elétrica da Electra Bike foi uma das sensações da feira.

Fotos: Marcus Martins

Várias empresas aproveitaram o evento

para expor seus produtos e soluções

em sustentabilidade e inovação.

O Inovatech contou com diversas palestras e painéis em torno do tema.

Page 9: Jornal Planeta - Ed. 07

99

Page 10: Jornal Planeta - Ed. 07

10 DIREITO

Direito & Empresa

Cuidados com o aluguel comercialEm um mundo cada vez mais

competitivo, precaução é pala-vra de ordem para empreende-dores preocupados em realizar suas atividades com o máximo de segurança. Não existem dúvi-das que um mercado altamente competitivo não admite aventuras ou amadorismos. Um contrato bem avaliado pode evitar futu-ros transtornos para empresas e, neste sentido, trazemos algumas considerações importantes sobre o contrato de locação comercial.

Em uma breve definição, o contrato de locação não residen-cial ou contrato de locação co-mercial ocorre quando o locatário é pessoa jurídica e utiliza-se do imóvel para fins comerciais. Um aspecto determinante a ser avalia-do é a investigação para a escolha do local antes da instalação do ne-gócio, pois o ponto comercial é de suma importância para o sucesso do empreendimento. Deve ser fei-ta uma investigação concernente a regularidade do estabelecimen-to perante os órgãos públicos. A critério de exemplo, tem-se a

pesquisa junto a prefeitura sobre o zoneamento da região, com o fito de verificar a possibilidade de instalação do negócio no local de-sejado.

Almejando segurança jurídi-ca, a empresa deve, antes de mais nada, definir suas necessidades, tais como o tamanho do imóvel, mercado a ser explorado e etc. Deve ser estudado não apenas o ponto comercial, mas também a produção industrial envolvida.

Nesta modalidade de contra-tação, é comum a frustração do locatário em situações que se sur-preende com obrigações e multas das quais não tinha sido devida-mente informado no momento da assinatura do contrato. Em mui-tos casos, as condições da locação são negociadas por telefone e os contratos são firmados sem uma análise prévia dos documentos e do contexto em que está inserido o imóvel.

Deste modo, um contrato mal elaborado pode causar grandes prejuízos as empresas. Por isso, é importante uma avaliação apro-

fundada sobre os interesses envol-vidos, período de locação, flexibi-lidade junto ao locador para casos de rescisão, vigência do contrato e aplicação de multas.

Sobre o período de vigência, um dos aspectos cruciais deste contrato é que o prazo da locação pode ser estabelecido de forma determinada ou indeterminada. O contrato de locação por tempo determinado é aquele em que as partes definem o início e o térmi-no da utilização. Já no contrato de locação por tempo indetermi-nado, as partes definem apenas a data de início da locação, sem se preocupar com o tempo de dura-ção da mesma.

Para definir qual a forma de locação, se este será locado com prazo determinado ou indeter-minado, alguns aspectos devem ser avaliados de modo a resguar-dar o interesse dos envolvidos. O contrato de locação por tempo indeterminado pode findar-se a qualquer momento, bastando que a parte interessada em resolver o contrato notifique a outra com

prazo de 30 (trinta) dias para de-socupação.

Em relação ao contrato de lo-cação com prazo determinado, cumpre ressaltar que este estabe-lece maior segurança jurídica em relação à permanência no imóvel. Esta modalidade afasta a possi-bilidade da retomada do imóvel pelo locador a qualquer tempo, exceto em casos de infração con-tratual. Este contrato por prazo determinado também possibilita a renovação sucessiva da locação, sendo que a negociação pode ser feita diretamente com o loca-dor ou até mesmo judicialmente. Quando não for possível a ne-gociação amigável, será possível ajuizar uma ação renovatória.

Para que o locatário tenha di-reito à ação renovatória é neces-sário preencher alguns requisitos, dentre eles que o contrato de loca-ção seja escrito e por prazo deter-

minado. Por estes e outros moti-vos que é de extrema importância um contrato de locação comercial seja feito na forma escrita e prin-cipalmente, com o auxílio de um advogado, pois será elaborado tendo em vista as disposições da Lei de Locações e o entendimento majoritário dos Tribunais.

Assim sendo, o contrato de locação comercial jamais deve ser tratado de forma simples. A análise deve ser pormenorizada e com a assessoria de profissionais da área jurídica com experiência no ramo. Muitas são as sutilezas encontradas nas cláusulas de um contrato de locação comercial. Todos os aspectos mencionados acima devem ser avaliados com cautela, pois podem comprome-ter até mesmo a continuidade da atividade empresária.

Para mais informações, visite o site www.rubensandrade.adv.br.

Rubens de Andrade NetoAdvogado

Mestre em Ciências Jurídico-Empresariaise-mail: [email protected]

INVESTIMENTO

Apoio a novos investidoresA Apoio Investimento formou

mais uma turma do seu curso “Aprenda a Investir na Bolsa”, mi-nistrado pela equipe de consulto-res da empresa.

O curso é desenvolvido para preparar atuais e futuros investi-dores para conhecer as opções de investimentos e entender melhor como funciona o mercado de ren-da variável.

Informações: (32) 3218-6200.

Page 11: Jornal Planeta - Ed. 07

1111

Page 12: Jornal Planeta - Ed. 07

12

NETWORKING

ACEJF realiza Almoço Empresarial no Premier Parc

No dia 6 de março, foi reali-zado o primeiro Almoço Empre-sarial de 2012, promovido pela Associação Comercial e Empre-sarial de Juiz de Fora, sob nova presidência.

O evento, que teve sorteios de vários prêmios, contou com a pre-sença de mais de 300 pessoas, que lotaram o salão de festas do Pre-mier Parc Hotel.

O almoço é realizado em toda a 1ª terça-feira de cada mês, sem-pre em um local diferente.

Roberta Abramo, Adriano Sant’Anna, Thayana Faria e Diogo Garcia.

Vânia de Landa, presidente da Câmara da Mulher Empreendedora - ACEJF.

Victor Pessamiglio e Danilo Martins. Eliane Paulo, Cássio Elísio e Victor Caixeiro

Thaís Rocha, Branco e Lívia Vale.

Cláudio Horta, Carlos Eduardo e Fernanda Loures. Paulo Falce, Custódio Antonio de Mattos e Claudio Horta.

Igor Cupertino e Rubens Andrade Neto.

Fotos

: Ama

nda C

outin

ho -

Zine C

ultur

al

NETWORKING

Page 13: Jornal Planeta - Ed. 07

1313CAPACITAÇÃO

TREINAMENTO

1º curso de formação em coaching é realizado em JFNos dias 29, 30 e 31 de mar-

ço último, foi realizado o treina-mento de formação em coaching em Juiz de Fora, ministrado por Marcos Wunderlich, presidente do Instituto Holos.

Os três dias de curso acontece-ram no Hotel Serrano, no Centro, com a participação de empresá-rios e executivos que buscaram um desenvolvimento de suas car-reiras, com novos conhecimentos dentro da metodologia ISOR®.

Com o sucesso desta primeira turma, as organizadoras do even-to, Izabel Cordeiro e Joana Darc, prometem realizar novamente o treinamento em Juiz de Fora em outubro próximo.

SOCIAL

Rotaract Club promove palestra com Renato Machado O Rotaract Club Juiz de Fora

está promovendo um Ciclo de Pa-lestras na cidade, com finalidade de apoiar instituições sem fins lu-crativos.

A primeira palestra, realiza-da no dia 27 de março, foi com o empresário Renato Machado, que falou sobre sua trajetória como empreendedor nas várias áreas, de

mineração a construção pesada e setor imobiliário.

O evento contou com o apoio de empresas juniores e foi reali-zado no Anfiteatro de Direito - UFJF.

A arrecadação foi convertida na compra de material escolar destinado à Instituição AMAC de Juiz de Fora.

Fotos: Amanda Hudson

Izabel Cordeiro, Marcos Wunderlich e Joana Darc, satisfeitos com o resultado desta primeira turma de formação em coaching em Juiz de Fora.

Fotos: Vérter Assessoria

Page 14: Jornal Planeta - Ed. 07

14

Calendário

Abril3 – Almoço Empresarial.

Promovido pela Associação Comercial de JF.

Convites a R$ 40 (não associa-dos) e R$ 30 (associados).

Info: www.acejf.com.br

10 – Café Empresarial.Promovido pelo Conselho Jo-

vem da Associação Comercial de JF. Convites: R$ 15,00. Inscrições pelo site www.cafeempresarial.com

12 a 14 – Semana Empresarial.

Promovido pela CAM-PE, o evento conta com pales-tra de David Portes (o camelô). Inscrições e informações pelo site: semanaempresarial.campe.com.br.

13 – Baile do BemDas 22h às 5h. Evento bene-

ficente no La Rocca, com renda revertida para Fundação Ricardo Moisés e ABAN.

Info: (32) 8808-0229.

17 e 18 – Curso Aprenda a Investir na Bolsa de Valores

Apoio Educacional - Informa-ções: (32) 3218-6200.

21 – Workshop Viva a PNLJunia Bretas apresenta este

curso sobre Programação Neuro-linguística (PNL) no Constantino Hotel, Sábado, dia 21 de abril, de 9h às 13h. - Inscrições pelo site: www.powerlife.com.br.

Informações: (32) 8836-0903.

De 23 a 27: Entrevistas para Empretec.

O Seminário será realizado de 8 a 13 de maio. As inscrições devem ser feitas no SEBRAE – Av. Olegário Maciel, 436, ou pelo tele-fone (32) 3257-4712.

27 - Conferência “O futuro da educação hoje”.

Será realizado no Centro Cultural Pró-Música, na Av. Rio Branco, 2329, a 1ª Conferência O Futuro da Educação Hoje, na sex-ta-feira, dia 27 de abril, das 13h às 18:30h.

O evento é promovido por William Xavier, editor da Revista Ponto de Vista.

Informações: (32) 8863-6261.

AGENDA

Hotéis

Hospedagem & EventosAlém de hospedagem, estes empreendimentos estão capaci-tados e estruturados para receber vários tipos de eventos, de pequeno a grande porte. Visite os websites dos hotéis para conhecer os serviços.

Lista em ordem alfabética:

CESAR PALACEAv. Getúlio Vargas, 335 - Centro - Telefone: (32) 3215-6599www.cesarhoteis.com

CESAR PARKAv. Getúlio Vargas, 181 - Centro - Telefone: (32) 3215-4898www.cesarhoteis.com

CONSTANTINORua Santo Antônio, 765 - Centro - Telefone: (32) 3229-9800www.constantinohotel.com

GREEN HILLAv. Deusdedith Salgado, 5201 - SalvaterraTelefone: (32) 2102-7950www.hotelgreenhill.com.br

MAXIM PLAZAAv. dos Andradas, 360 - Centro - Telefone: (32) 3215-5542www.maxplaza.com.br

PREMIER PARC HOTELAv. Deusdedith Salgado, 1805 - Teixeiras.Telefone: (32) 3250-1700 www.premierparchotel.com.br

RITZ PLAZAAv. Barão do Rio Branco, 2000 - CentroTelefone: (32) 3249-7300www.ritzplazahotel.com.br

SERRANO HOTELRua Santa Rita, 399 - Centro - Telefone: (32) 3216-2800www.serranohotel.com.br

VICTORY BUSINESSAv. Independência, 1850 - São Mateus - Tel.: (32) 3249-1850www.victoryhoteis.com

VICTORY SUITESRua Chanceler Oswaldo Aranha, 20 - S. MateusTel.: (32) 3257- 6904www.victorysuites.com.br

Maio8 – Almoço Empresarial.

Promovido pela Associação Comercial de JF.

Convites a R$ 40 (não associa-dos) e R$ 30 (associados).

Info: www.acejf.com.br

De 8 a 13 - Empretec. O Seminário Empretec será

realizado de 8 a 13 de maio. As inscrições devem ser feitas no SE-BRAE – Av. Olegário Maciel, 436, ou pelo telefone (32) 3257-4712.

9 - Reunião do RelacionoCafé da manhã empresarial,

com discussão de temas ligados às micros e pequenas empresas.

Informações e inscrições pelo site: www.relaciono.com.

Page 15: Jornal Planeta - Ed. 07

1515

Page 16: Jornal Planeta - Ed. 07

16