jornal nossa voz umbandista ano 1 edição 5 outubro 2015

22
Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista 1 Ano 1 Edição Nº 5 Outubro 2015 Nesta Edição Porque o médium duvida do sagrado p3 Defumação com ervas p4-5 Exu ativador dos nossos caminhos p5-6 Xangô p7 Respeite o Exu mirim p8-10 E muito mais.... EXU MIRIM Respeitem essa linha maravilhosa e poderosa de trabalho Espiritual! Mãe Roseli Proença

Upload: nossavozumbandista

Post on 24-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

É com grande alegria que lançamos nossa 5ª Edição de outubro de 2015 do Jornal Nossa Voz Umbandista. E nesse mês com destaque para Exu Mirim, Respeitem essa linha maravilhosa e poderosa de trabalho Espiritual. Destacamos ainda o 1º Prêmio Jovens do Axé por Isabela Cardoso, 11º Prêmio Atabaque de Ouro por Marcelo Fritzz, a cobertura do 6º Festival de Curimba do Aldeia de Caboclos, o 7º Festival de Corimba e Dança em Homenagem a Clara Nunes que acontecerá 7 de novembro com total apoio do Terreiro de Umbanda Iansã Guerreira e Baiano Zé Pilintra e Jornal Nossa Voz Umbandista, tendo como organizadores e idealizadores o Sr Marquês Rebello e Sra Virgínia Rodrigues. E no dia 1 de Novembro tem a terceira edição do Samba do Seu Zé por Isabela Cardoso na Quadra da Escola de Samba Unidos do Peruche. Leiam, compartilhem e Axé a todos!!

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Nossa Voz Umbandista Ano 1 Edição 5 Outubro 2015

Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista 1

Ano 1Edição Nº 5Outubro 2015

Nesta Edição

Porque o médium duvida do sagrado p3

Defumação com ervasp4-5

Exu ativador dos nossos caminhos p5-6

Xangô p7

Respeite o Exu mirimp8-10

E muito mais....

EXU MIRIMRespeitem essa linha maravilhosa e poderosa de trabalho Espiritual!

Mãe Roseli Proença

Page 2: Jornal Nossa Voz Umbandista Ano 1 Edição 5 Outubro 2015

2 Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista

Sou a mãe Roseli Proença médium umbandista desde que nasci,

sou maga e sacerdotisa de umbanda, e dirigente espiritual do “Terreiro de Umbanda Iansã Guerreira e Baiano Zé Pilintra” junto com Pai Ricardo Proença, que luta incansavelmente contra a intolerância religiosa dentro de nosso segmento religioso umbandista.

Bom!!!!

Nasce o nosso Jornal Nossa Voz Umbandista, e é uma alegria imensurável para todos nós da família Iansã Guerreira e Baiano Zé Pilintra, e com ele vamos agregar mais conhecimento e informação para todos os nossos irmãos e também aos amigos simpatizantes de nossa religião linda e maravilhosa que dentro dos ditames da lei maior e da justiça divina trabalha na fé de Oxalá, fundamentada nos tronos de Deus e dos Orixás, religião essa brasileira que nos foi trazida pelo “Caboclo das Sete Encruzilhadas” no dia 15 de novembro de 1908.

Nosso jornal terá sempre noticias pertinente a nossa religião de umbanda sagrada e sempre focando também tudo referente ao crescimento e evolução da mesma.

Lembrando que nosso jornal vem para agregar ao conhecimento e não para criticar a doutrina de nenhum

segmento religioso, nossa intenção é mostrar que a religião de umbanda como todas, necessita-se crer em Deus, ter fé em Deus, e que a umbanda não é uma seita e sim uma religião sagrada, e caritativa e que não tem cobranças pecuniárias, a umbanda é uma religião nova com cerca de um século é sincrética e sua base está dentro dos preceitos cristãos, indígenas, e afros.

Nessa edição cobertura do 6º Festival de Curimba Aldeia de Caboclos, 1º Prêmio Jovens do Axé, 11º Prêmio Atabaque de Ouro e a Noite Italiana.

Capa Exu Mirim, Respeitem essa linha maravilhosa e poderosa de trabalho Espiritual, além da abertura para a 3ª turma do Curso de Divina Magia das Setes Chamas Sagradas que terá palestra inicial no dia 31 de outubro de 2015, e muito mais informações!

Agradecemos ao carinho de todos.

Mãe Roseli Proença e Pai Ricardo Proença

EDITORIAL NESTA EDIÇÃO

ESCRITORES - Mãe Roseli Proença - Pai Ricardo Proença - Pai Rubens Saraceni

FOTOGRAFIA

FOTÓGRAFO - Mãe Roseli ProençaCONTRIBUIDORES - Equipe do Jornal:

Gilberto Giovanetti, Vinicius Vilches, José Ricardo, Rafael Santos,

Edson Nascimento, Aline Felix

EDITORIAL

EDITOR - Mãe Roseli Proença - Pai Ricardo Proença

CRIADORDESIGNER - Carlos Rodrigues de Souza

TERREIRO DE UMBANDA IANSÃ GUERREIRA E BAIANO ZÉ PILINTRA

Rua Francisco Marengo, 308 - Altos - TatuapéSão Paulo - SP,

TELEFONE (11) 9 7596-5939

EMAIL: [email protected]

INFORMAÇÕES

REDAÇÃO

2 Editorial

3 Porque o Médium Duvida do Sagrado

3 Os Médiuns na Umbanda Sagrada4-5 Defumação com Ervas

5-6 Exu Ativador de Nossos Mereci-mentos

7 Xangô8-10 Respeite o Mistério Exu mirim

10 Texto do Livro “O Guardião da Meia Noite”

11-13 1º Prêmio Jovens do Axé

14-15 Cobertura do 6º Festival de Curimba

16 Homenagem a Clara nunes17 Noite Italiana18 11º Prêmio Atabaque de Ouro19 Samba do Seu Zé Terceira Edição

20-21 Cursos22 Informações Importantes

Page 3: Jornal Nossa Voz Umbandista Ano 1 Edição 5 Outubro 2015

Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista 3

Porque o Médium Duvida do Sagrado?Por Mãe Roseli Proença

Olá irmãos de Fé!!!

Ultimamente venho percebendo tamanha falta de fé e falta de respeito que as pessoas andam tendo no geral, por tudo e por todos, mas é tolerável quando você nas coisas profanas, porque pelo próximo já virou uma rotina do ser humano ser indiferente e por vezes se sentindo superior e melhor, pois hoje é muito difícil você ouvir um olá, um bom dia, boa tarde, boa noite, ou meu irmão você está bem, ou meu amigo você esta bem!!!

Mas o que fico mesmo profundamente triste e magoada de ver essa falta de amor e de respeito, para com os trabalhos Espirituais de Atendimento, na Gira com nossos Amados Guias Espirituais, venho observando que pessoas que vão aos Terreiros em busca de uma palavra de um auxilio as vezes deveras necessitada do auxilio dos Guias Espirituais, já chegam na casa santa, com indiferença, já cheias de desconfianças, do Sagrado, do Trabalho das Entidades. Outros já chegam

desdenhando dos mistérios que nada conhecem, e da doutrina que nada sabem. Mas será que as pessoas não sabem mais o significado da Humildade e da Fraternidade.

Será que não sabem que para serem merecedores de um auxilio é preciso que tenham amor e respeito com o sagrado. Eu até tolero quando são pessoas que nada sabem da Religião ou da nossa Religiosidade: Mas quando são Médiuns eu fico revoltada, porque é de se esperar de um Médium, principalmente quando ele não está em seu terreiro que ele entre em outra casa com todo respeito do mundo, cruzando o solo, Respeitando os trabalhos desta casa ao qual ele foi buscar ao auxilio, mas ao invés disto esses, o que fazem e ficar desdenhando do Sagrado, rindo do trabalho santo e até mesmo, cheio de problemas, mas ainda acham tempo para ficar duvidando dos pontos riscados dos Guias.

Mas, agora eu pergunto quem são essas pessoas, são ascensionados, são super

médiuns, porque duvidar do sagrado, como duvidar dos pontos Riscados dos Guias, seu ponto identificador de seus mistérios, ao passo que nada sabem dos mistérios Divinos, será que não sabem que a Lei Maior da Justiça Divina os está a olhá-los, e ao passo que nada sabem das Leis dos Orixás e dos Guias e de seus trabalhos Sagrados, e ainda por cima ficam julgando seu modo de incorporar em seus aparelhos(Médiuns) como podem dizer ser filhos de Fé.

Vejo que as pessoas precisam entender que são seres Espirituais falhos, que ao invés de estarem em busca de Evolução, estas confundem, caridade com profanidade e ao mesmo tempo se julgam vitimas de seus Desatinos que as acontecem, mas não veem, que suas dificuldades não são maiores que as de ninguém, são apenas situações distintas, mas nem o sofrimento por qual atravessam, fazem com que entendam, que o RESPEITO É IMPORTANTE EM TODAS AS SITUAÇÕES DA VIDA E

PRINCIPALMENTE COM AS COISAS DO SAGRADO.

Mediunidade é coisa séria e deve ser tratada com Amor e Respeito e Seriedade.

Espiritualidade é coisa séria e por isto deve se tratar o Sagrado com Respeito e Amor.

Aqueles que não tratam com Respeito o Sagrado e nem as casas Sagradas, façam suas Reflexões e suas Remodelações, para que tratem das coisas Sagradas sempre com Amor, Amor e Amor.

Pois tratar com falta de Respeito o Religioso e a Religiosidade, esta também é uma forma de intolerância Religiosa.

Vamos Amar a Espiritualidade, Guias e Mentores e Respeitar a Doutrina de cada Casa, pois cada Casa é comandada pela Espiritualidade, pela Lei Maior da Justiça Divina, pelas Leis Divinas.

Mãe Roseli Proença

Os Médiuns na Umbanda SagradaPor Mãe Luciana Malimpensa e Pai Thiago Malimpensa

Podemos dizer que, a Umbanda é fundamentada pelos espíritos incorporantes: Os Orixás (Divindades de Deus) Guias Espirituais (Espíritos Ascencionados – os Guias Chefes).

Os médiuns devem ser lapidados e preparados através da educação

mediúnica para saber lidar com essas forças emanadas por Deus confiadas aos Orixás e aos Guias Espirituais.

Portanto, quando bem educados mediunicamente, os médiuns serão capazes de respeitar o “Sagrado” não deturpando o Sagrado pelo “Profano”.

Pois, só através da reeducação interna, os médiuns poderão alcançar níveis vibratórios superiores.

Para concluir, podemos dizer que a mediunidade é um “dom” e não uma “punição”. Ela, jamais escravizará os médiuns, apenas exigirá

deles boa conduta na prática

da caridade com fé e amor, assumindo conscientemente suas responsabilidades mediúnicas perante o “Sagrado”.

Pai Thiago Malimpensa e Mãe Luciana Malimpensa

Page 4: Jornal Nossa Voz Umbandista Ano 1 Edição 5 Outubro 2015

4 Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista

Defumação com ErvasPor Pai Ricardo Proença

Para fazer uma defumação só precisa de carvão em brasa, dentro de um turíbulo (incensório pequeno, geralmente feito de metal). Mas tem também de barro cozido.

Jogue as ervas secas dentro (ou na parte de cima, dependendo do modelo de incensório) e vá defumando toda a casa.

• Se for para limpeza espiritual, defume sempre de dentro para fora;

• Se for para atrair bons fluidos e dinheiro, defume de fora para dentro.

Os resíduos da defumação podem ser jogados no rio onde há correnteza , no lixo, em qualquer lugar bem longe da casa onde for permitido o descarte etc. Serve para afastar seres do baixo astral e dissipar larvas astrais miasmas fonte vivas,que impregnam qualquer ambiente, tornando-o carregado e ocasionando perturbações nas pessoas e no ambiente que neles se encontram.

Ervas utilizadas:

ARTEMÍSIA : Esta erva pode ser utilizada para estimular energia psíquica e sonhos espirituais e quando queimada faz com que o espíritos negativos e desequilibrados estes sejam envolvidos pela vibração da limpeza astral da fumaça que erva ativa.

ALECRIM DO CAMPO: Defesa, destrói inveja e mau olhado, protege de magias negativas, Limpa a matéria e o espírito.

ALFAZEMA AZUL: Erva poderosa e destrói energias condensadas negativas, deixa os ambientes, positivos e trás proteção do espiritual.

ANIS ESTRELADO: Propicia um ambiente equilibrado e trás bons fluídos e sorte.

ARRUDA: Descarrego, defesa e proteção está erva

remove do ambiente vibrações negativas de trabalhos negativos que possam ter sido direcionado ao ambiente. Abre o caminhos materiais e espirituais, limpando as larvas astrais, devolvendo a harmonia.

BELADONA: Limpeza de todos os tipos de ambientes.

BENJOIM RESINA: Purifica o ambiente e destrói todos os tipos de larvas astrais.

CIPÓ CABOCLO: Elimina todas as larvas astrais do ambiente e propicia ativação da mediunidade.

CRAVO DA ÍNDIA: Atrativo e chama prosperidade e dá força á defumação.

FOLHA DE BAMBU: Afasta espíritos negativos, zombeteiros e negativados.

GUINÉ: Folha poderosa para proteção de ambientes e dos campos mediúnicos.

LEVANTE: Abre os caminhos trazendo prosperidade e bons fluidos aos ambientes.

LOURO: Abre os caminho, chama prosperidade e devolve energia positiva ao ambiente.

MIRRA: Usada para Descarga, afastando espíritos negativos. Esta resina ajuda a equilibrar o ambiente, quando usada em trabalhos espirituais equilibra as vibrações, para o trabalho espiritual acontecer em plena harmonia a, magia, meditação, paz, proteção, purificação. Usada em ambiente familiar acalma os medos e as incertezas com relação ao futuro trás força e coragem, aquece as emoções.

ERVA DE SANTA MARIA: Usado para clarividência.

PALO SANTO (Pau-Santo): Conhecido também como a madeira sagrada é um incenso aromático de madeira natural usado por séculos pelos Incas como um remédio

Page 5: Jornal Nossa Voz Umbandista Ano 1 Edição 5 Outubro 2015

Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista 5

Defumação com Ervas Por Pai Ricardo Proença

espiritual para purificação e limpeza e para proteção contra maus espíritos.

ROSA BRANCA: Folhas Secas trás paz e harmonia a todos os ambientes.

CASCA DE ALHO: Já era usada a centenas de séculos, pelos negros dentro do incensários com carvão e outras ervas para afastar más vibrações e espíritos negativos.

SÂNDALO: Usado há mais de 4.000 anos para cura, proteção e para elevação espiritual . Os místicos antigos usavam para estimular e ativar os centros psíquicos e os ajudar na meditação, para acalmar os nervos, ativar a sexualidade. Auxilia no conhecimento de encarnações passadas. Traz coragem e confiança para enfrentar momentos de mudança rápidas proporciona tranquilidade e alinhamento dos ambientes e da mediunidade.

SÁLVIA BRANCA: Oferece a força, a sabedoria e a clareza da finalidade. Para limpar maus sentimentos, más

influências, para bloquear a entrada de espíritos negativos nos campos mediúnicos e nos ambientes. Modo de usar: varra a casa e limpe local a ser defumado; acenda uma vela para seu anjo da guarda, depois, acenda no turibulo carvão e a sálvia branca seca. Defume de dentro para fora, mantendo o pensamento firme de que está limpando sua casa, familiares e seus campos vibratórios e magnéticos.

OBSERVAÇÃO DE PAI RICARDO PROENÇA:

Antes de fazer este procedimento da defumação com a erva de Sálvia Branca, acenda 1 vela de 7 dias branca de joelhos e consagre a vela a Deus e ofereça ao seu anjo da guarda pedindo proteção Divina a ele, que seus mistérios Divinos irradiem seus fluidos de proteção ao seu mental ao seu campo mediúnico e criando uma aura protetora a sua volta, para que absorva essa limpeza fluídica da erva de sálvia branca. Limpando seus campos, seus sete corpos e limpando assim também sua casa e familiares. Amém.

Fonte: Estudos de ERVAS(Ervas, Pesquisas e Estudos)

Exu Ativador de Nossos MerecimentosPor Pai Ricardo Proença

Exu é ativador de nossos merecimentos. É o que propicia nossas vitórias e nossas derrotas, pois nem sempre sabemos lidar com a vaidade, o ego, o egoísmo e a soberbia que aflora de forma acentuada quando se conquista algo ou alguém. Exu é quem abre nossos caminhos, mas também fecha, tranca e acorrenta nossa vida quando nos encontramos desequilibrados e viciados numa maldade e numa possessão sem fim. Isso é a Lei e assim é EXU!

Exu é a força que atua sobre o negativo de qualquer

pessoa tentando equilibrar essa ação. É aquele que faz o erro virar acerto e o acerto virar o erro. É aquele que escreve reto em linhas tortas, escreve torto em linhas retas e escreve torto em linhas tortas.

Mesmo nos momentos em que nos vemos no meio do caos, Exu sabe fazer com que a ordem prevaleça. Exu não gosta de displicência e de injustiça, não aceita nada mais e nada menos do que lhe é de direito e de dever.

EXU VINGA-SE POR CAUSA DE EBÓ FEITO COM DISPLICÊNCIA

Alumã era um lavrador que precisava de chuvas, pois seus campos estavam secos e a plantação toda ia se perder. Alumã ofereceu um ebó para Exu mandar chuva. Ofereceu a Exu pedaços de carne de bode.

Como a comida estava muito apimentada, Exu ficou com muita sede.

Exu procurava água para matar a sede implacável, mas água não havia, estava tudo seco no lugar. Exu então abriu a torneira da chuva. Ela jorrou como nunca, fazendo com que o povo se regozijasse com Alumã. As

colheitas estavam salvas!Mas a chuva não cessou.Alumã percebeu dias

depois que já bastava de chuva. Já chovera em excesso e as colheitas corriam perigo, agora era água em demasia; uma inundação.

Alumã tornou a oferecer a Exu carne de bode, mas agora cuidou que a pimenta estivesse no ponto certo. Exu aceitou o ebó e estancou a chuva. Exu é justo, cantou Alumã.

Reginaldo Prandi do livro “Mitologia dos Orixás”

Exu não faz, não participa e não orienta nenhum tipo de

Page 6: Jornal Nossa Voz Umbandista Ano 1 Edição 5 Outubro 2015

6 Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista

Exu Ativador de Nossos MerecimentosPor Pai Ricardo Proença

magia negativa, Exu é Mago Realizador por excelência, e conhece absolutamente tudo sobre magia. No entanto, conhece também a Lei Divina e a cumpre com perfeição a cada momento. Magia negativa é ação do homem que deseja mais do que pode, deve e merece. Exu dá e faz somente aquilo que for de merecimento e de necessidade para o Ser, segundo a Lei Divina.

EXU, palavra iorubá (Èsù) pode ser traduzida como “esfera” representando o infinito, o que não tem começo nem fim e que está em todos os lugares, no Tudo e no Nada.

Ele é o “mensageiro”, recebe e leva os pedidos e as oferendas dos seres humanos ao Orum, o céu. É o Senhor dos caminhos, das encruzilhadas, da entrada e da saída. É o movimento inicial e dinâmico que leva à propulsão, ao crescimento e à multiplicação.

São espíritos iluminados que, de forma muito peculiar, conhecem nosso íntimo e nossa conduta muito mais que nós mesmos.

Exus do Cemitério – normalmente têm a regência de Omulu, são quietos, de pouca fala e reservados. São exigentes e trabalham muito nos descarregos fortes, desmanches de demandas antigas e conscientização da vida humana.

Exus da Encruzilhada – normalmente têm a regência de Ogum. Não são tão quietos como os de cemitério, mas são extremamente valentes, exigentes e duros. Trabalham muito na abertura de caminhos, na quebra de demanda e em situações que precisam urgentemente de mudança.

Exus da Estrada /Rua – normalmente têm a regência de Oxóssi. São mais falantes, brincalhões e risonhos, no entanto exigem a verdade de seus fieis conhecendo a intenção de uma palavra e de um pedido mesmo que eles estejam em pensamento.

Seu dia da semana é Segunda feira, dia propício para magias e rituais que invoquem paz, fertilidade, harmonia e meditação. De energia lunar o dia favorece novos começos e confere poder.

Suas contas são pretas (neutraliza/absorve) e vermelhas (ativa/irradia), reafirmando a energia da contradição de Exu.

Algumas representações são:

o FALO – representa a fertilidade da vida, o poder sexual, reprodutivo e gerativo. Nas “religiões da natureza”, o sexo é um ato sagrado. E se ele é sagrado, seus frutos também são. A noção de pecado original seria uma aberração nesse sistema

religioso; além disso, um dos ideais do estilo de vida iorubano era ter uma família numerosa e, portanto, o culto a Exu fazia-se essencial; o TRIDENTE – tradicionalmente divino para várias culturas e deuses como, por exemplo, Netuno, Posseidon, Shiva. Tridente representa a trindade; o alto, o meio e o embaixo; Céu, Mar e Terra; Luz, sombra e trevas; o CHIFRE – Representa fertilidade, vitalidade, sabedoria e a ligação com as energias do Cosmo. Símbolo de realeza, divindade, fartura, honra e respeito, muitos Deuses antigos como Cornífero, Baco, Pã, Dionísio e Quiron

foram representados com chifres que também eram usados pelo homem que saía em busca de caça e que ao retornar à sua tribo colocava os chifres do animal capturado com a finalidade de mostrar a todos que ele venceu os obstáculos. Há dois tipos de chifres: Chifre de boi – voltado para cima, está ligado ao poder da Lua, da noite com sua fertilidade; atribuído à energia do feminino. Chifre de carneiro – geralmente recurvado e que está ligado ao poder do Sol criador da vida; atribuído à energia do masculino; o OGÓ – bastão com cabaças de Exu que representa o falo. Espécie de cetro mágico com que ele se transporta aos lugares mais longínquos. Do ioruba ògo significa “porrete usado para defesa pessoal”; e a ENCRUZILHADA – cruzamento vibratório que representa a dualidade, a escolha, as possibilidades e o livre arbítrio.

Fonte: www.minhaumbanda.com.br

Fonte internet: Exu

Page 7: Jornal Nossa Voz Umbandista Ano 1 Edição 5 Outubro 2015

Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista 7

XangôPor Pai Rubens Saraceni

Xangô é o Orixá da Justiça e seu campo preferencial de atuação é a razão, despertando nos seres o senso de equilíbrio e equidade, já que só conscientizando e despertando para os reais valores da vida a evolução se processa num fluir contínuo.

O Trono Regente Planetário se individualiza nos sete Tronos Essenciais, que projetam-se energética, magnética e vibratoriamente e criam sete linhas de forças ou irradiações bipolarizadas, pois surgem dois polos diferenciados em positivo e negativo, irradiante e absorvente, ativo e passivo, masculino e feminino, universal e cósmico.

Uma dessas projeções é a do Trono da Justiça Divina que, ao irradiar-se, cria a linha de forças da Justiça, pontificada por Xangô e Egunitá (divindade natural cósmica do Fogo Divino).

Na linha elemental da Justiça, ígnea por excelência, Xangô e Egunitá são os polos magnéticos opostos. Por isto eles se polarizam com a linha da Lei, que é eólica por excelência.

Logo, Xangô polariza-se com a eólica Iansã e Egunitá polariza-se com o eólico Ogum, criando duas linhas mistas ou linhas regentes do Ritual de Umbanda Sagrada.

O Orixá Xangô é o Trono Natural da Justiça e está assentado no polo positivo da linha do Fogo Divino, de onde se projeta e faz surgir sete hierarquias naturais de nível intermediário, pontificadas pelos Xangôs regentes dos polos e

níveis vibratórios intermediários da linha de forças da Justiça Divina.

Estes sete Xangôs são Orixás Naturais; são regentes de níveis vibratórios; são multidimensionais e são irradiadores das qualidades, dos atributos e das atribuições do Orixá maior Xangô.

Eles aplicam os aspectos positivos da justiça divina nos níveis vibratórios positivos e polarizam-se com os Xangôs cósmicos, que são os aplicadores dos aspectos negativos da justiça divina. Como, na Umbanda, quem lida com os regentes desses aspectos são os Exús e as Pomba-Giras.

Os Xangôs intermediários, tal como todos os Orixás Intermediários, possuem nomes mântricos que não podem ser abertos ao plano material. Muitos os chamam de Xangô da Pedra Branca, Xangô Sete Pedreiras, Xangô dos Raios, etc. Enfim, são nomes simbólicos para os mistérios

regidos pelos Orixás Xangôs Intermediários. Só que quem usa estes nomes simbólicos não são os regentes dos polos magnéticos da linha da Justiça, e sim os seus intermediadores, que foram “humanizados” e regem linhas de caboclos que manifestam- se no Ritual de Umbanda Sagrada comandando as linhas de trabalhos de ação e reação. Eles são os aplicadores “humanos” dos aspectos positivos da justiça divina.

Logo, se alguém disser: “Eu incorporo o Xangô tal”, com certeza está incorporando o seu Xangô individual, que é um ser natural de 6° grau vibratório, ou um espírito reintegrado às hierarquias naturais regidas por estes Xangôs. Nem no Candomblé se incorpora um Xangô de nível intermediário ou qualquer outro Orixá desta magnitude. O máximo que se alcança, em nível de incorporação, é um Orixá de grau intermediador. Mas no geral, todos incorporam seu

Orixá individual natural, ou um espírito reintegrado às hierarquias naturais e, portanto, um irradiador de um dos aspectos do seu Orixá maior.

Temos, na Umbanda, os:

Xangôs da Pedra Branca, Xangôs da Pedra Preta, Xangôs das Sete Pedreiras, Xangô das Sete Montanhas, etc.

Que são todos eles, Orixás Intermediadores e regentes de subníveis vibratórios ou regentes de polos energo-magnéticos cruzados por muitas correntes eletromagnéticas, onde atuam como aplicadores dos mistérios maiores, mas já em polos localizados em subníveis vibratórios. E todos estes Xangôs intermediadores são regentes de imensas linhas de trabalho, ação e reação. Ou não é verdade que temos caboclos da Pedra Branca, da Pedra Preta, do Fogo, etc.?

Meditem muito sobre o que aqui comentei, pois em se tratando de Orixás, é preciso conhecê-lo a partir da ciência divina ou nos perdemos no abstracionismo e na imaginação humana. Reflitam bastante e depois consultem seus mentores espirituais acerca do que aqui estou ensinando, irmão em Oxalá.

Oferenda: Velas brancas, vermelhas e marrom; cerveja escura, vinho tinto e licor de ambrosia; flores diversas, tudo depositado em uma cachoeira, montanha ou pedreira.

RUBENS SARACENI

Fonte da Imagem: Internet

Page 8: Jornal Nossa Voz Umbandista Ano 1 Edição 5 Outubro 2015

8 Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista

Respeite o Mistério Exu MirimPor Mãe Roseli Proença

Respeitem essa linha maravilhosa e poderosa de trabalho Espiritual! Mãe Roseli Proença.

Texto Rubens Saraceni

Escrever sobre Exu Mirim se faz necessário nesse momento porque, desde que psicografei o livro Lendas da Criação - A Saga dos Orixás,sua importância na Criação e na Umbanda mostraram-se maior do que se imaginava.

Não temos escritos abundantes a nossa disposição que ensinem-nos sobre esse Orixá ou que fundamente-o com Mistério Religioso.

Essa falta de textos esclarecedores e fundamentais das suas manifestações religiosas nesse primeiro século de existência da Umbanda deixou Exu Mirim à própria sorte, ou seja: a vagos comentários sobre seus manifestadores que pouco ou nada esclareceram sobre eles e ao que vieram! Inclusive, por terem sido descritos como “espíritos de moleques de rua”, cada um incorporava-o com os típicos procedimentos de crianças mal-educadas,encrenqueiras, bocudas, chulas, etc.

Foram tantos os disparates cometidos que é melhores esquecê-los e reconstruir todo

um novo conhecimento sobre o Orixá Exu Mirim, antes que ele deixe de ser incorporado e relegado ao esquecimento, como já foi feito com muitos dos Orixás que, por falta de informações corretas e fundamentadoras,deixaram de ser cultuados aqui no Brasil.

Nas Lendas da Criação, Exu Mirim assumiu uma função e importância que antes nos eram desconhecidas. A função é a de fazer regredir todos os espíritos que atentam contra os princípios da vida e contra a paz e a harmonia entre os seres. A importância e a de que, sem Exu Mirim nada se pode ser feito na Criação sem sua concordância. Com Exu, dizia-se que “sem ele não se faz nada”. Já, com Exu Mirim, “sem ele nem fazer nada é possível”.

Vamos por partes para

entendermos sua importância e fundamentá-lo,justificando sua presença na Umbanda.

1) Cada Orixá é um dos estados da Criação. Um é a Fé, outro é a Lei, outro é o Amor, e assim por diante, independente de suas interpretações religiosas.

2) Por serem estados, são indispensáveis, insubstituíveis e imprescindíveis á harmonia e ao equilíbrio do todo. O Estado da matéria considerado“frio” só é possível por causa da existência do estado “quente” e ambos, na escala célsius indicam os dois estados das temperaturas. Sem um não seria possível dizer se algo está frio ou quente; se algo é doce ou amargo, se algo é bom ou ruim, etc. É a esse tipo de “estado” que nos referimos e não a um território geográfico, certo?

3) Muitos são os estados

da Criação e cada um é regido por um Orixá e é guardado e mantido por todos os outros, pois se um desaparecer(recolher-se em Deus), tal como numa escada, ficará faltando um degrau, e tal como numa escala de valores, estará faltando um grau que separe o seu anterior do seu posterior.

4) Quando a Umbanda iniciou-se no plano material, logo surgiu uma linha espiritual ocupada por espíritos infantis amáveis, b o n z i n h o s , h u m i l d e s , respeitosos e que chamavam todos(as) de titios e titias ao se dirigirem às pessoas ou aos Orixás e guias espirituais.

Também chamavam os pretos(as) velhos(as) de vovô e de vovó. Até aí tudo bem!

5) Mas logo começaram a “baixar” uns espíritos infantis briguentos, encrenqueiros, mal-educados, intrometidos, chulos e que dirigiam-se às pessoas com desrespeito chamando-os disso e daquilo, tais como: seu pu.., sua p..., seu v...., seu isso e sua aquilo, certo?

E quando inquiridos, se apresentavam como “exus” mirins, os exus infantis da Umbanda numa equivalência com um Exu infantil ou um erê da esquerda existente no Candomblé de raiz nigeriana.

6) Exu Mirim assumiu o

Exu Mirim

Page 9: Jornal Nossa Voz Umbandista Ano 1 Edição 5 Outubro 2015

Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista 9

Respeite o Mistério Exu MirimPor Mãe Roseli Proença

arquétipo que foi construído para ele: o de menino mal! E tudo ficou por aí com ninguém se questionando sobre tão controvertida entidade incorporadora em seus médiuns, pois ele diziam que todo médium tem na sua esquerda um Exu Mirim além de um e Exu e uma Pomba Gira.

7) De meninos mal educados, como tudo que “começa mal” tende a piorar, eis que as incorporações de entidades Exus Mirins começaram a ser proibidas nos centros de Umbanda devido a vazão de desvios íntimos dos médiuns que eles extravasavam quando incorporavam nos seus.

8) De mal vistos, para pior, essa linha de trabalhos espirituais, (onde cada médium tem o seu Exú Mirim), quase desapareceu e só restaram as incorporações e os atendimentos de um

ou outro Exu Mirim “muito bom” mesmo no ato de ajudar pessoas.

9) Então ficou assim decidido, mais ou menos, por muitos:

a) Exú Mirim existe, é mal educado e incontrolável e de difícil doutrinação.

b) Vamos deixar Exu Mirim quieto e vamos trabalhar só com linhas espirituais doutrináveis e possíveis de serem controladas dentro delimites aceitáveis.

10) Exu Mirim praticamente desapareceu das manifestações Umbandistas porque suas incorporações fugiam do controle dos dirigentes e seus gestos e palavrões envergonhavam a todos.

11) Como é característica humana negar tudo o que não pode controlar e ocultar tudo o que “envergonha”, o mesmo foi feito com Exu Mirim,que existe, mas não é recomendável que incorpore em seus médiuns. Certo?

Errado, dizemos nós, porque muitos médiuns já ajudaram a muitas pessoas com seus exus mirins doutrinadíssimos e nem um pouco influenciados pela personalidade “oculta” de quem os incorporavam.

Todos se adaptam a regras comportamentais se seus aplicadores forem rigorosos tanto com os médiuns quanto com quem incorporar neles.

O melhor exemplo começa com as incorporações comportadas de quem dirige os trabalhos espirituais. E uma boa orientação sobre as entidades ajuda muito porque, o que os médiuns internalizarem sobre elas será o regularizador das entidades.

Agora se, por acaso, o dirigente adota um comportamento discutível, aí seus médiuns o seguirão

intuitivamente, pois o tomam como exemplo a ser seguido. Em inúmeras observações, vimos os médiuns repetindo seus dirigentes e, inclusive, com as incorporações e danças dos guias incorporados neles. Essa assimilação natural ou intuitiva é um indicador de que o exemplo que vem “de cima” ainda é um dos melhores reguladores comportamentais.

Agora, quando o dirigente incorpora seu Exu Mirim e este,por ser do “chefe”, faz micagens, caretas, gestos obscenos, atira coisas nas pessoas, xinga-as e fala palavrões, aí tudo se degenera e seus médiuns procederão da mesma forma porque, em suas mentes e inconscientes é assim que seus Exus Mirins devem comportar-se quando incorporados.

Essa foi uma das razões para o ostracismo e que foi relegada a linha dos Exus Mirins. E isto, sem falarmos em supostos Exus Mirins que quando incorporavam ou ainda incorporam por aí afora, pegam ou lhe são dados saquinhos de papel que ficam cheirando, como se fossem as infelizes crianças de rua viciadas em cheira “cola de sapateiro”.

Certos comportamentos, devemos debitar ao arquétipo errôneo construído

por pessoas desinformadas sobre essa linha de trabalhos espirituais Umbandistas.

1) Não são espíritos humanos, em hipótese alguma.

2) Exus Mirins são seres encantados da natureza provenientes da sétima dimensão à esquerda da que nós vivemos.

3) A irreverência ou má educação comportamental não é típico deles na dimensão onde vivem.

4) São naturalmente irrequietos e curiosos, mas nunca intrometidos ou desrespeitadores.

5) Por um processo osmótico espiritual, refletem o inconsciente de seus médiuns, tal como acontece com Exu e Pomba Gira. Logo, são nossos refletores naturais.

6) Gostam de beber as bebidas mais agradáveis ao paladar dos seus médiuns, sejam elas alcoólicas ou não.

7) Apreciam frutas ácidas e doces “duros”, tais como: rapadura, pé de moleque, quebra queixo, cocadas secas e balas “ardidas” (de menta ou hortelã).

8) Se bem doutrinados prestam inestimáveis trabalhos de auxilio aos frequentadores dos centros de Umbanda.

9) Não aprovam ser invocados e oferendados em trabalhos de demandas

Page 10: Jornal Nossa Voz Umbandista Ano 1 Edição 5 Outubro 2015

10 Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista

Respeite o Mistério Exu MirimPor Mãe Roseli Proença

e magias negativas contra pessoas.

10) Toda vez que seus médiuns os ativam para prejudicar os seus desafetos seus Exus Mirins se enfraquecem automaticamente já aconteceram inúmeros casos de médiuns que ficaram sem seus verdadeiros Exus Mirins porque os usaram

tanto contra seus desafetos que eles ficaram tão fracos que foram aprisionados e kiumbas oportunistas tomaram seus lugares junto aos seus médiuns, passando daí em diante a criar problemas para suas vítimas que ainda acreditavam que estavam incorporando seus verdadeiros Exus Mirins.

11) Eles raramente pedem

Texto do Livro “O Guardião da Meia Noite”Por Mãe Roseli Proença

GRANDE ENSINAMENTO!!!!

(RECOMENDO A TODOS ESTA MARAVILHOSA LEITURA GUARDIÃO DA MEIA NOITE)

De um texto extraído do livro “ O Guardião da Meia- Noi-te” RUBENS SARACENI Podemos ter uma ideia de quem é Exú:

“Não derrubo quem não merece, nem elevo quem não fizer por merecer.

Não traio ninguém, mas não deixo de castigar um traidor.Não castigo um inocente, mas não perdoo um culpado.Não dou a um devedor, mas não tiro de um credor.Não salvo a quem quer perder-se, mas não ponho a per-

der quem quer salvar-se.Não ajudo a morrer quem quer viver, mas não deixo vivo

quem quer matar-se.Não tomo de quem achar, mas não devolvo a quem per-

der.Não pego o poder do Senhor da Luz, mas não recuso o

poder do Senhor das Trevas.Não induzo ninguém a abandonar o caminho da Lei, mas

não culpo quem dele se afastar.Não ajudo quem não quer ser ajudado, mas não nego

ajuda a quem merecer. Sirvo à Luz. Mas também sirvo às Trevas.No meu reino eu mando e sei me comportar.Não peço o impossível, mas dou o possível. Nem tudo

que me pedem eu dou, mas nem tudo que dou é porque me pediram. Só respeito a Lei do Grande da Luz e das Trevas e nada mais.”

Exu do Mar

seus assentamentos ou firmezas permanentes e preferem ser oferendados periodicamente na natureza, tal como as crianças da direita.

12) Se bem doutrinados e colocados a serviço dos frequentadores dos centros umbandistas, realizam um trabalho caritativo único e insubstituível.

Vamos resgatar os Exus Mirins da Umbanda e libertá-los do falso arquétipo que mentes e consciências distorcidas criaram para eles?

Por Pai Rubens Saraceni

Fonte: Editora Madras • “Orixá Exu Mirim - Fundamentação do Mistério na Umbanda” de Rubens Saraceni.

Page 11: Jornal Nossa Voz Umbandista Ano 1 Edição 5 Outubro 2015

Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista 11

1º Prêmio Jovens do AxéPor Jornal Nossa Voz Umbandista

Realizou-se no último dia 07/10/2015, o 1º Prêmio Jovens do Axé, na Câmara Municipal de São Paulo, idealizado por Isabela Cardoso e o Programa Liberdade de Expressão, como um

incentivo a juventude e contra a intolerância religiosa, às religiões de matriz africana.

Isabela CardosoIdealizadora do Evento

Page 12: Jornal Nossa Voz Umbandista Ano 1 Edição 5 Outubro 2015

12 Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista

1º Prêmio Jovens do AxéPor Jornal Nossa Voz Umbandista

Ogã Ricardo Cerimonialista do Evento e Isabela Cardoso Ogã Rafael homenageado da noite e foi o Ogã do Evento

Ogãs Ricardo e Rafael recebem certificado 1º Jovens do Axé Mãe Roseli Proença

Os filhos e filhas do Terreiro Iansã Guerreira e Baiano Zé Pilintra estiveram presentes ao evento

Page 13: Jornal Nossa Voz Umbandista Ano 1 Edição 5 Outubro 2015

Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista 13

1º Prêmio Jovens do AxéPor Jornal Nossa Voz Umbandista

Mãe Roseli, Ogã Ricardo e Pai Ricardo Ogã Ricardo e Isabela Cardoso Pai Ricardo e Mãe Roseli Troféu 1º Prêmio Jovens do Axé

Autoridades da religião Afro presentes ao evento Ogã Ricardo Cerimonialista do Evento

Apresentação a Divina Iansã pelo Terreiro de Umbanda Iansã Guerreira e Baiano Zé Pilintra,com as participações de: Mãe Luciana, Marli Belmiro, Daniela Belmiro e Fernanda Morais, filhas do terreiro.

Page 14: Jornal Nossa Voz Umbandista Ano 1 Edição 5 Outubro 2015

14 Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista

Cobertura do 6º Festival de CurimbaPor Jornal Nossa Voz Umbandista

Dia 20 de Setembro de 2015, o Jornal Nossa Voz Umbandista cobriu o 6º Festival de Curimba realizado pelo Aldeia de Caboclos no Expresso Mix e apresentado por Engels de Xangô.

O evento contou com milhares de pessoas e com a participação de diversos grupos e terreiros prestigiando os Orixás e a Umbanda:

- Terreiro Iansã Guerreira e Baiano Zé Pilintra- Ventos de Aruanda- Curimba Caminhos de Oxalá- Umbanda Ecologia- Guerreiros do Atabaque- Coral e Curimba Caboclo Pena Verde- Templo Irmãos na Fé- Kilombo do Presente- Grupo Cultural Luz de Odara- Filhos da Aldeia- Associação Espírita Alfa e Ômega- Escola de Curimba Caboclo Vira Mundo- Tenda de Umbanda Geração de Luz Oxósse e Oxum- Curimba Nostalgia da Umbanda- Grupo Ojuobá- Curimba Toque de Ouro- Tradição de Umbanda- Umbanda Jovem- Núcleo de Curimba Tambor de Orixás- Tambores de Palmares- Aldeia de CaboclosDurante o evento conseguimos falar com a Gabriela do

Grupo Ojuobá que deixou a seguinte mensagem: “Olá irmãos! O Grupo Ojuobá está aí pelo 4º ano consecutivo participando do Festival do Aldeia de Caboclos, para a gente é sempre uma felicidade, nós começamos aqui, nosso Grupo começou aqui no festival do Aldeia de Caboclos, foi onde nós fizemos nossa primeira apresentação e hoje estando na quarta [apresentação] é uma felicidade imensurável que não tenho palavras para descrever. A receptividade do público hoje com a gente é muito grande, é muito gostoso ouvir o pessoal dar o retorno do nosso trabalho e estar junto. E a espiritualidade e a Umbanda têm que ter isso, união entre irmãos e não intrigas entre grupos porque é um festival de competição, então a gente tem uma convivência muito boa com todos os concorrentes estamos sempre juntos aí e esperamos prosseguir por mais e mais anos. Hoje nós vamos cantar para Iansã que é uma cantiga de minha autoria chamada Filhos do Vento e vamos ver no que dá aí hoje.” Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o Grupo Ojuobá pode entrar

no Facebook ou no YouTube que são seus principais canais de comunicação.

Conseguimos conversar também com a Cristiane Tenda de Umbanda Geração de Luz Oxóssi e Oxum que apresentaram a Magia e a Energia de Preto-velho, olhem só o recado que ela nos deixou: “Todo Festival é maravilhoso, mas eu não falo que é um festival, a gente fala que é uma grande confraternização em louvor aos Orixás. A competição dentro do sincretismo não existe isso [concorrência], existe confraternização. Então, é um festival e lógico, precisa classificar alguém, mas isso é uma comunhão. Então é para isso que a gente veio aqui, para comunhar. Estamos aí na batalha. Hoje temos um terreiro pequeno, mas a Umbanda também começou pequena e a gente está engatinhando junto com a Umbanda. A gente não quer ser maior que a Umbanda, a gente quer ser um componente e uma união da Umbanda. O Jornal Nossa Voz Umbandista é um jornal maravilhoso que divulga nossa religião que é o que a gente está precisando, de união, honestidade, empenho e amor. Agradeço a oportunidade. Axé para vocês!” Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a Tenda de Umbanda Geração de Luz, pode encontrá-los no Facebook ou através do Blog Tenda de Umbanda Geração de Luz.

O evento também contou com alguns mestres ilustres da nossa religião que também louvaram nossos Orixás como Tião Casemiro, Pai Élcio D’Oxalá, Sandro Bernardes, Severino Sena e muitos outros. Em meio a diversas canções maravilhosas e palavras de sabedoria, também tivemos duas emocionantes homenagens ao nosso Pai, Mestre e amigo Rubens Saraceni (* 18/10/1951 + 09/03/2015) que desencarnou este ano deixando muitas saudades, milhares de ensinamentos, amor, diversas palavras de sabedoria e que neste mês, também conta com uma linda homenagem na Revista Espírita de Umbanda.

Os umbandistas ainda podiam contar com uma estrutura para comprar alimentos, bebidas e diversos artigos religiosos proporcionando momentos de confraternização e diversão.

É impressionante vermos tantas pessoas prestigiando a Umbanda, comunhando, curtindo, cantando em uma só voz e transmitindo uma energia positiva incrível para todos que puderam comparecer em um dos megaeventos que acontece todos os anos da nossa amada Umbanda.

O Jornal Nossa Voz Umbandista agradece aos organizadores do Aldeia de Caboclos pela honra de poder prestigiar mais um evento em prol da nossa religião e aos Orixás.

Matéria: Vinícius Vilches e Edson Nascimento JrEquipe jornal nossa voz umbandista.

Page 15: Jornal Nossa Voz Umbandista Ano 1 Edição 5 Outubro 2015

Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista 15

Cobertura do 6º Festival de Curimba (imagens do evento)Por Jornal Nossa Voz Umbandista

Participação do Terreiro Iansã Guerreira e Baiano Zé Pilintra louvando o Caboclo Boiadeiro

Page 16: Jornal Nossa Voz Umbandista Ano 1 Edição 5 Outubro 2015

16 Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista

Festival em Homenagem a Clara Nunes (Guerreira filha de Ogum e Iansã)Por Jornal Nossa Voz Umbandista

O 7º Festival de Corimba e Dança tem o apoio doTerreiro de Umbanda Iansã Guerreira e Baiano Zé Pilintra

Realização do Festival de CURIMBA da UDU por Revista Espírita de Umbanda de Marquês Rebello e Virgínia Rodrigues.Venham Todos e Reservem seus ingressos no maior show da Terra. Haverá muitos grupos se apresentando louvando os

Orixás. Sempre Na União e Amor a Umbanda. Mostrando que Unidos somos mais fortes.Mãe Roseli Proença

Pai Ricardo Proença e Sr Marquês Rebello

Pai Ricardo Proença, Mãe Roseli Proença e Sr Marquês Rebello e Sra Virgínia Rodrigues Organizadores e idealizadores do Evento 7° Festival de CURIMBA UDU

Page 17: Jornal Nossa Voz Umbandista Ano 1 Edição 5 Outubro 2015

Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista 17

Noite Italiana no Terreiro de Umbanda Iansã Guerreira e Baiano Zé pilintraPor Jornal Nossa Voz Umbandista

Realizou-se no último dia 17 de outubro a Festa Italiana com a presença de Marquês Rebello da Revista Espírita de Umbanda, da médium Marli Funke com suas pinturas mediúnicas.

Page 18: Jornal Nossa Voz Umbandista Ano 1 Edição 5 Outubro 2015

18 Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista

11º Prêmio Atabaque de OuroPor Jornal Nossa Voz Umbandista

Realizou-se no dia 18/10, no G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio, o 11º Prêmio Atabaque de Ouro, organizado porPai Marcelo Fritzz

11 prêmio atabaque de ouro, todos foram vencedores....

Nunca pensei que o projeto chegasse aos 10 anos, embora o trabalho fosse feito para chegar... não imaginava iniciar uma nova década, e iniciamos um novo ciclo, com humildade, garra, determinação, perseverança e fé.

Hoje tenho a certeza de que o projeto não é meu, é daqueles que zelam, daqueles que tem compromisso e responsabilidade com a cultura de nossos ancestrais, daqueles que o troféu não é o mais importante, mas sim o sucesso do movimento, que me desculpem não dá pra negar... O prêmio escreveu seu nome na história desse movimento, reaqueceu ele em estados, que nem imaginavam ser elo de uma corrente, que cresce.

O futuro está nas mãos dos orixás, pois não governamos, somos governados e instrumento do divino, assim acredito.

Mais de uma década de registro de melodias, campeões, são mais de 170 musicas registradas de uma seleção de em torno de mais de 4.000 cantigas, não conheço, ninguém, nenhum museu, pesquisador, antropólogo que tenha este acervo, se houver me apresente pois ficarei feliz em conhecer pra somar o trabalho e sermos mais forte.

Não vou citar nomes, mas

quero agradecer, a todos que nos meus momento de fraqueza me fortaleceram, com palavras, atitudes, honestidade e integridade.

Chorei em muitos momentos no 11 primeiro premio, de emoção, de felicidade, como vi muitos chorarem...choro de verdade, de soluçar, arrepiar e contagiar com emoção...

São paulo, paraná, goiás, mato grosso, sem palavras....

Hoje já inicio o trabalho pro próximo ano, mais uma vez obrigado q sejamos iluminados!!!!!

Palavras do Pai Marcelo Fritzz sobre o evento

Pai Marcelo Fritzz

Campeão dos Campeões da 11º Edição do Atabaque de Ouro - 2015 / Rio de Janeiro.

Minha Mãe Yalodê - Autor e Intérprete Edvander Oliveira D’Xangô / Realizador Marcelo Fritzz / Fotografia Thiago Cardoso De Sá Givigi

Page 19: Jornal Nossa Voz Umbandista Ano 1 Edição 5 Outubro 2015

Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista 19

Samba do Seu Zé - Terceira Edição

O Samba do Seu Zé, idealizado por Isabela Cardoso do Programa Liberdade de Expressão, acontecerá no próximo dia 01 de novembro de 2015 (domimgo) a partir das

12:00h, na Quadra da Escola de Samba Unidos do Peruche.Venda antecipada de ingressos!!!!

Page 20: Jornal Nossa Voz Umbandista Ano 1 Edição 5 Outubro 2015

20 Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista

Nova Turma Magia das Setes Chamas SagradasNeste curso iniciático, aprendemos formas simples e eficazes de limpar e des-carregar pessoas e ambientes, cortar demandas e magias negras, encaminhar seres desequilibrados e negativos, quebrar invejas, harmonizar lares e locais de trabalho, atrair prosperidade e saúde e muito mais.

Informações e Reservas Fone: (11) 97596-5939

Palestra Inicial da 3° Turma do Fogo 31 de Outubro de 2015

Curso de Magia Divina das 7 Chamas

Sagradas(magia do fogo)

Maga Roseli Proença Nº 00.761 - Tatuapé

Terreiro de Umbanda Iansã Guerreira e Baiano Zé Pilintra

Rua Francisco Marengo, 308 - Altos - Tatuapé - São Paulo - SP

Estamos a 500m do Metro Carrão do lado da Rua Monte Serrat e perpendicular a Rua Platina

Cursos

Page 21: Jornal Nossa Voz Umbandista Ano 1 Edição 5 Outubro 2015

Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista 21

CursosTerreiro de Umbanda Iansã Guerreira e Baiano Zé Pilintra

Informações (11) 97596-5939

Desenvolvimento MediúnicoNos moldes do Pai Rubens Saraceni

Aulas Práticas e Teóricas

Terça-feira das 20h às 22h

Sábados das 17:45h às 20h

Inscrições Abertas Inscrições AbertasSacerdócio de Umbanda

SagradaNos moldes do Pai Rubens Saraceni

Aulas Práticas e Teóricas

Sábados das 20h às 22h

Magia Divina das Sete Chamas Sagradas

Maga Roseli Proença Nº 00.761 Tatuapé

Aulas Práticas e Teóricas31/10 Palestra inicial da 3ª turma

Inscrições Abertas

Magia Divina dos Elementais

e OUTROS GRAUS DE MAGIA

Nos moldes do Pai Rubens Saraceni

FAÇA SUA RESERVA

Fone: (11) 97596-5939

Em breve

Curso de Curimba

Reservem suas vagas:

Fone: (11) 97596-5939

Em breve

Page 22: Jornal Nossa Voz Umbandista Ano 1 Edição 5 Outubro 2015

22 Outubro/2015 - Nossa Voz Umbandista

Cursos

Terreiro de Umbanda Iansã Guerreira e Baiano Zé PilintraFuncionamento

Fone: (11) 97596-5939

http://www.iansaguerreiraezepilintra.com.br

Cursos com Inscrições Abertas:

Sacerdócio de Umbanda SagradaDesenvolvimento MediúnicoMagia Divina dos ElementaisMagia dos 7 Dragões Sagrados

Fundado em 27 de novembro de 2011. O Terreiro Iansã Guerreira e Baiano Zé Pilintra na luta contra a intolerância religiosa e transmitindo os ensinamentos da nossa amada Umbanda (baseado nos ensinamentos do Mestre e Pai Rubens Saraceni).

Dia INÍCIO FIM

Quarta 19:00 22:00

Quinta 19:00 22:00

Sexta 20:00 22:00

Sábado 10:00 12:00

Sábado 18:00 22:30

Domingo 10:00 12:00

Domingo 19:00 22:30

Veja em no site sobre o nosso Jornal Nossa Voz Umbandista.

Leiam, baixem e compartilhe muita informação com seus amigos, visite-nos!!

Aqui você encontra muitos textos com informações e particularidades dos nossos Guias Espirituais.

Muita leitura e informação compartilhada com você.

Nossa Voz Umbandista Textos em Geral

Terreiro de Umbanda Iansã Guerreira e Baiano Zé PilintraRua Francisco Marengo, 308 - Altos - Tatuapé - São Paulo - SP

Estamos a 500m do Metro Carrão do lado da Rua Monte Serrat e perpendicular a Rua Platina