jornal mais conteúdo - ed. 43

16
www.jornalmaisconteudo.com.br Para anunciar (11) 4777-1400 - Fale com a gente (11) 4777-1399 www.jornalmaisconteudo.com.br Para anunciar (11) 4777-1400 - Fale com a gente (11) 4777-1399 EDUCAÇÃO AUTOS E MOTOS Christina Badra fala da Cáritas Nova Faculdade de Administração Mario Schenberg Pg. 5 Pg. 10 As emocões de uma família Granjeira. Pg. 7 Pg. 4 Honda Civic 2012 Lançamento traz tecnologia e economia. Pg. 6 Por conta própria pela Turquia # 43 Ano V - Fevereiro 2012 Cotia, Carapicuiba, Osasco, Barueri, Jandira, Vargem Grande, São Roque, São Paulo O maior veículo de comunicação da Raposo Tavares GENTE QUE FAZ Proibição dos saquinhos plásticos: o fim da Era dos Plásticos não bio-degradáveis? GASTRONOMIA Salada de frutos do mar Boa pedida para os dias de verão. Pg. 11 VIAGEM E MAIS... SAúDE Prótese de mama. Pg. 13 PERGUNTE AO DOUTOR Prejuízos gerados por quedas de energia. Pg. 10 NUTRIÇÃO Alimentação saudável. Pg. 12 ESTRADA FERNANDO NOBRE Segurança 24 horas. Pg. 3 EDUCAÇÃO Fundação de rotarianos completa 65 anos. Pg. 5 SUSTENTABILIDADE Solução para enchentes. Pg. 4

Upload: ace-propaganda

Post on 08-Apr-2016

224 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Jornal Mais Conteúdo - Ed. 43

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Mais Conteúdo - Ed. 43

www.jornalmaisconteudo.com.br Para anunciar (11) 4777-1400 - Fale com a gente (11) 4777-1399www.jornalmaisconteudo.com.br Para anunciar (11) 4777-1400 - Fale com a gente (11) 4777-1399

EDUCAÇão

AUToS E MoToS

Christina Badrafala da Cáritas

Nova Faculdadede AdministraçãoMario Schenberg

Pg. 5

Pg. 10

As emocões de uma família Granjeira.Pg. 7

Pg. 4

Honda Civic 2012Lançamento traz tecnologia e economia. Pg. 6

Por conta própria pela Turquia

#43Ano V - Fevereiro 2012

Cotia, Carapicuiba, Osasco, Barueri, Jandira, Vargem Grande, São Roque, São Paulo

O maior veículo de comunicação da Raposo Tavares

GENTE QUE FAZ

Proibição dos saquinhos plásticos: o fim da Era dos Plásticos não bio-degradáveis?

GASTroNoMiA

Salada de frutos do marBoa pedida para os dias de verão. Pg. 11

ViAGEM

E MAiS...

SAúdePrótese de mama. Pg. 13

PeRGUNTe AO dOUTORPrejuízos gerados por quedasde energia. Pg. 10

NUTRIÇÃOAlimentação saudável. Pg. 12

eSTRAdA FeRNANdO NOBReSegurança 24 horas. Pg. 3

edUCAÇÃOFundação de rotarianos completa 65 anos. Pg. 5

SUSTeNTABIlIdAdeSolução para enchentes. Pg. 4

Page 2: Jornal Mais Conteúdo - Ed. 43

www.jornalmaisconteudo.com.brPg.2

EDiToriAL FoLHA Do LEiTor

o MUNDo é UMA GrANDE piADA

Grupo Ferretti

Viagem

Moro em Vargem Grande Paulista e fiquei orgulhoso da minha cidade abrigar um es-taleiro tão importante, com a fabricação de barcos tão sofisticados e modernos. Mas o principal é que abriu vagas para mais de 600 funcionários e ainda vão precisar de mais. Tenho um cunhado que trabalha lá. Muito bom para o progresso da nossa cidade e muito bom que esse jornal tenha colocado essa matéria.

George Freitas da Silva – Vargem Grande Paulista

As matérias sobre turismo estão ótimas, e quero cumprimentar a redação, pois coloca dicas muito importantes, que nos ajudam nas viagens. Voltei agora da Alemanha em viagem própria de férias, e fui ver o lindo castelo indicado na reportagem.

Maria Cristina da Penha – Fazendinha

Foto da matéria

Foto da matéria

Sorvete Italiano

Água

Moro em São Roque e não conhecia este sor-vete tão gostoso. Amei a matéria e o sorvete.

Maria luiza – São Roque

Quero cumprimentar pela matéria sobre água, que cada vez menos encontramos limpa na natureza. Matérias como essa podem incentivar o cidadão a economizar esse precioso líquido.

Jorge de Freitas – JandiraFoto da matéria

Participe, envie sua opinião para: [email protected]

Jornal Mais Conteúdo é editado pela ACE Mais Artes Gráficas Ltda, Rua dos Manacás, 352, 1º and., Cotia, São Paulo – CEP 06711-500 – Tel.: (11) 4777-1399 – Contato: [email protected] • Diretor Geral: João Lino • Jornalista Responsável: Mônica Krausz - MTB: 21961 • Contato Comercial: Evandro de Freitas / Maria Luiza dos Santos • Editoração Gráfica: Adriana Azevedo e Ramon Oliveira • Tiragem: 30.000 • Publicação: mensal • Distribuição: Gratuita do km 17 ao 67 da Raposo Tavares • Artigos assinados não refletem a opinião do Jornal Mais Conteúdo sendo de inteira responsabilidade de seus autores.

Regulamentação: Lei Municipal Nº 14.517, artigo 26, parágrafo 2º considerando o disposto do inciso IX do artigo 5º da constituição Federal, executa-se da vedação estabelecida no “caput” deste artigo, a distribuição de jornais e períodicos que se enquadram na Lei Federal Nº 5.250 de 09 de Fevereiro de 1967.

João Lino Editor

Duas interessantes degustações de vinho vão ocorrer no VINO&SAPORE em fevereiro:Dia 8: desafio de blends Argentinos e ChilenosDia 28: Vinhos do velho mundo a preço de Argentino Inscreva-se pelo telefone: 4612-6343

DEGUSTAÇão No ViNo&SAporE

Salve a escuridão.Quer chova quer faça sol, quer vente, quer não vente, a Eletropaulo não falha, sempre interrompe a luz, para satisfação de todos. É uma farra total. Vi o anúncio na televisão, uma fortuna gasta na mídia, para dizer que os serviços são excelentes. Não seria melhor gastar na manutenção e troca de fios? Mas aconselho a não ficar bravo com ela, compre suas ações, que ao lado da AmBev e Klabin bateram recorde em 2012. Alcançou o valor máximo histórico de R$36,55. E aproveite o escurinho para fazer um romântico jantar à luz de velas ou conversar com filhos que não terão internet nem TV e relaxe e ria, ria muito. AH AH AH.

Macacos inconformados com sua residência.Diversos Macacos em Cascavel, inconfor-mados com a sua nova residência, no zo-ológico local, quebraram os cadeados e fugiram, com muita argúcia. Ao contrário dos humanos brasileiros que se sujeitam a

Apresentamos nossa nova jornalista, cujo currículo por si só já demonstra o que pretendemos apresentar em 2012.Mônica Krausz é jornalista há 22 anos e também autora e tra-dutora de livros infanto-juvenis. Em 2002 recebeu o título de Jornalista Amiga da Criança, da Agência Nacional dos Direitos da Infância (Andi) por seu trabalho como editora da Revista Zá. Foi diretora de redação da Revista Gênios e vinha atuan-do como freelancer desde que se mudou para um agradável condomínio da nossa região.

Mais Conteúdo tem muitas novidades!Entramos em nosso quinto ano de edição do Mais Conteúdo, reafirmando o nosso propó-sito inicial de sempre procurar oferecer MAIS CONTEÚDO aos nossos leitores, pois quem tem o conhecimento tem a chance de viver mais feliz, mais saudável, encontrar melho-res possibilidades profissionais e comprome-timento sustentável com o planeta. Nesta edição, feita com muito carinho, vo-cês vão encontrar mais um excelente artigo da educadora Regina Pundek sobre educa-ção, nossa constante preocupação, tentando ajudar o país a sair da sua ridícula posição mundial nesta área; outro da Dra. Mariana Arteiro sobre “devedores trabalhistas”; um artigo atualíssimo do Dr. Fábio Busnardo so-bre prótese de mama e câncer; uma nova seção “Pergunte ao Doutor”, com esclare-cimentos sobre dúvidas jurídicas, pelo ad-vogado e professor Dr. Aureliano Furquim; uma outra excelente matéria sobre “bueiro ecológico’, uma verdadeira novidade; outra seção nova com artigos sobre Nutrição, cujos conhecimentos são tão importantes para a nossa saúde, pela nutricionista Renata Nico-lay; uma matéria sobre “A Era do Plástico”, com renomados biólogos da USP, com esse produto que pode durar até 1 milhão de anos poluindo a terra; o lançamento na ABA MO-TORS da Granja Viana, na nossa seção AUTOS E MOTOS, do novo CIVIC, o carro com a cara

da Granja, com seu controle de combustível, para economizar gasolina e emitir menos po-luentes, em nosso trânsito parado.E muitas outras matérias, que vão deixar você, nosso caro leitor, com muito prazer em ler um veículo com tanta informação útil em tão poucas páginas.E para relaxar uma nova seção para rir um pouco - O Mundo é uma Grande Piada - que ninguém é de ferro, por um ilustre satírico, que não quis se identificar, por causa de contrato. Destacamos ainda a colaboração de todos os nossos anunciantes, nossos grandes parcei-ros, que com o prestígio de suas marcas, nos possibilitam oferecer uma leitura com quali-dade. Mas como cada vez mais queremos ser melhor recebidos por todos, convidamos nos-sos queridos leitores a escrever para nossa redação, sugerindo pautas, colocando a sua opinião, suas críticas, que é muito importante para nós, a fim de possibilitar seguir o cami-nho da melhoria contínua.E se você quiser receber nosso exemplar pelo Correio, como alguns já estão recebendo, en-vie o seu endereço completo para:[email protected] e ganhe 1 ingresso para o Cinemark.Agora boa leitura.

Graduado em administração pela PUC e em propaganda e marketing pela ESPM.

Ano Novo, nova Jornalista.By Tommy Smiles

qualquer moradia, filas nos SUS, espera nos corredores dos hospitais, estes macacos não gostaram, protestaram contra a nova mora-dia e fugiram. Um morador local achou estes macacos muito inteligentes, iguais aos do Planeta dos Macacos e os lançou candidatos a prefeito e vereador local, até criou o slogan de campanha “votem nos Macacos que vão quebrar o seu galho”. AH AH AH.

Dependentes do I.R.Está chegando a hora da sua declaração. Não se esqueça de colocar todos os seus depen-dentes: senadores, deputados, vereadores, seguro saúde, telefones, energia, pneu novo arrebentado em buracos, IPVA, IPTU, sindi-cato e etc etc etc. Trabalha velho. AH AH AH.

CURSOS DE IDIOMAS GRATUITOSvocê que tem entre 15 e 20 anos:

Invista no seu futuro!

A Copa e Olimpíadas vem aí trazendo turistas e oportunidades profissionais, aprenda mais um idioma!

O Brasil precisa de você! PREPARE-SE!

Cursos no Centro de Capacitação Profissional Casa do MoinhoEspanhol e InglêsInscrições abertas

Local: Centro de Capacitação Profissional Casa do MoinhoAv. José Giorgi, 935 - Cotia - SP - Fone: (11) 4612-3180

Page 3: Jornal Mais Conteúdo - Ed. 43

Para anunciar (11) 4777-1400 - Fale com a gente (11) 4777-1399Pg.3

TECNoLoGiA

O Presidente da AAEFN (Associação Amigos da Estrada Fernando Nobre) Carlos Eduardo Piteri - Piti - assinou contrato para implanta-ção da segurança compartilhada na estrada Fernando Nobre com apoio dos residenciais Nova Higienópolis e Forest Hills, represen-tados pelos respectivos presidentes Ricardo Borelli e Antonio Celso Hunnicutt Cortata. Essa parceria inédita coordenará a seguran-ça da estrada Fernando Nobre, que passará a ser de responsabilidade da AAEFN. Inicial-mente a ronda na estrada será realizada por dois veículos devidamente identificados 24 horas por dia e linkados com os condomínios, guardas municipais (Cotia, Jandira e Barueri), além das Policias Militar e Civil.O projeto inédito poderá contar com a adesão de outros condominios e aumentar a ostensi-vidade da vigilância com veículos adicionais.Segundo Piti, o projeto também prevê a co-locação de um sistema de monitoramento, através de câmeras de vigilância, ao longo da estrada, que serão integradas aos residenciais e as guardas municipais de Jandira e Cotia, projeto ainda em andamento. “Estamos dan-do um grande passo para uma gestão compartilhada, e a AAEFN será o grande elo entre os residenciais, que se unem para pensar, discutir, reivindicar e cobrar as melho-rias da nossa região”, avalia.Segundo ele, nada disso se-ria possível sem o empenho dos presidentes dos condo-mínios que entenderam a necessidade de estarmos juntos e confiaram na AAEFN levando a proposta para suas as-sembléias e aprovando o compartilhamento da segurança externa, e ainda uma redu-ção significativa com os custos desta opera-ção. “Agradecemos, em nome do nosso dire-tor de segurança, Paulo de Almeida, a todos os diretores e presidentes que participaram dessa luta ao longo desses anos e se empe-nharam neste projeto”, ressalta o presidente.

FoLHA DA ESTrADA FErNANDo NoBrE

esta página é produzida pela AAeFN – Associação Amigos da estrada Fernando Nobre – para manter informadas as pessoas que residem, têm comércio ou transitam pela estrada.

Estrada Fernando Nobretem segurança 24 horas

APOIO: Associação Amigos Nova Higienópolis • Condomínio Forest Hills • Associação Prop. Santa Maria • Associação Mant. Assist. Educ. Sidarta • Escola Bosque das Letras • Auto Posto D+ • Rudnik Com. De Produtos Químicos Ltda • Green Fit Academia de Ginástica SS Ltda • Vetters Video • Igreja Imaculada Conceição • Formanova Imobiliária • Jornal Mais Conteúdo • Supermercado Santa Margarida

ACESSE: www.fErnAndOnObrE.Org.br

Doação de gramadeR recebe doação de 1200m de grama da AAeFN para o paisagismo da estrada Fernando Nobre

Por incrível que pareça, hoje recebemos mui-to mais reivindicações de melho-rias na Estrada Fernando Nobre do que antes do recapeamento. São pedidos de lombadas, calça-das, sinalização, paisagismo, en-tre outras solicitações, já que a obra não foi totalmente concluída pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Foi por isso que a AAEFN doou 1200m de grama ao órgão que administra o

sistema rodoviário estadual (DER).A AAEFN nasceu justamente da união dos moradores locais desejosos da solução dos problemas na Estrada, que aumentavam con-forme crescia o “seu pedaço”. Nos últimos meses muito foi conquistado, mas percebe-se que cada conquista é sucedida de uma nova demanda e por isso é preciso continuar trabalhando e contando com todos os colabo-radores e voluntários.

Da esquerda para a direita: Antônio Neto, Lorival Cajaíba Dias Filho, Maria Lucia Lacerda, Vanderlei Alves Peixoto, Carlos Eduardo Pitteri, Oséias Cordeiro de Freitas, Paulo Rogério de Almeida.

Condomínios se unem para garantir

que a Estrada Fernando Nobre tenha segurança

24 horas

Por Evandro de Freitas

No mundo de hoje estar conectado é imprescindível. De uma for-ma ou de outra todos acabam por ter contato com algum aparelho ou serviço com acesso a internet. Esse acesso fácil à informação pode ser melhor aproveitado com o uso de algumas ferramentas e aplicativos. Pensando nisso, o Jornal Mais Conteúdo traz algumas dicas sobre o que há de melhor na área de mobilidade.

WhatsappPago apenas na versão para Iphone (U$ 0,99) esse aplicativo multipla-taforma permite o envio gratuito de

mensagens entre Iphones, celulares com sistema Android, Nokia e Blackberry. Além desse envio de mensagens, existe o suporte para envio de ima-gens, arquivos de áudio e vídeo. Outra vantagem é que não existe nenhum tipo de tarifa internacio-nal para uso do serviço. Basicamente basta que qualquer amigo ou familiar tenha um aparelho compatível com esse aplicativo instalado e vocês poderão trocar mensagens gratuitamente de qual-quer lugar do mundo. Outra facilidade é que não é necessário adicionar amigos. A própria aplicação faz a busca em todos seus contatos no telefone e informa quem tem ou não o serviço instalado.

InstagramCriado pelo brasileiro Michel Krieger, esse é com certeza o mais popular aplicativo de fotografia para Iphone.

Pouco mais de um ano após o seu lançamento o Instagram já conta com mais de 5 milhões de usu-ários. O aplicativo é gratuito e permite que seus usuários compartilhem fotos em tempo real nas redes sociais como twitter e facebook. Além da facilidade para o usuário o grande atrativo dessa aplicação são as opções de filtros e efeitos que podem ser aplicados nas fotos. Ele também pos-sui uma rede especifica onde diariamente existe a possibilidade de visualizar fotos de seus amigos ou de outras pessoas ao redor do mundo.

Aplicativos que facilitam seu dia a dia

Problemas com catálogos?Use a criação da ACE.

• Catálogos• Folders• Pastas• Folhetos• Listas de Preços• Mala Direta• Identidade Corporativa• Mkt de Incentivo e de relacionamento.

Lista de PreçosMateriais elétricos para instalação residencial e predial 20

11

Tel.: (11) 4777-1399email: [email protected]

www.acemais.com.br

Page 4: Jornal Mais Conteúdo - Ed. 43

www.jornalmaisconteudo.com.brPg.4

ViDA MoDErNA

Proibição dos saquinhos plásticos: o fimda Era dos Plásticos não bio-degradáveis?

Por Mônica Krausz

Quem é que nunca viu um bueiro entupido contribuindo para aumentar o alagamento em um dia de chuva forte? Carlos Chiara-dia, diretor da empresa Ecco Sustentável parece ter encontrado uma solução eficaz para o problema.Pelo novo sistema que ele inventou, o lixo que normalmente ia para os rios ou ficava acu-mulado no fundo dos bueiros entupindo-os e piorando os problemas das enchentes, agora é retido em um filtro e retirado com facilida-de. Onde não existe este sistema, o lixo acu-mulado precisa ser recolhido por funcionários da área de limpeza urbana, que têm de entrar no bueiro para fazer a “faxina”. Com o sis-tema novo, o lixo é retirado com muito mais facilidade. Ele é acumulado em uma caixa de retenção removível, o Ecco Filtro, confec-cionado em material termoplástico, parecido com aquelas caixas plásticas de supermer-cado, mas com capacidade para 300 litros (veja foto). O lixo fica retido na caixa, que só deixa pas-sar a água e quando o pessoal da limpeza vem retirar é só erguer a caixa e mandar os resíduos sólidos para a reciclagem. Nada vai para os rios, nem entope mais os bueiros. Além disso, a empresa também desenvolveu um software, o Ecco Gestor, que fica interli-gado ao portal Ecco Sustentável para identi-

ficar e gerenciar, em tempo real, a situação dos bueiros. Quando o filtro está quase cheio, com cerca de 80% de ocupação, o sistema avisa e o pessoal da limpeza é chamado para retirar o filtro. De acordo com Chiaradia, a solução está se mostrando excelente: “Conseguimos fazer em cinco minutos o que normalmente de-morava em média meia hora. Chiaradia con-ta que a ideia surgiu quando ele soube dos trabalhos do Governo Federal na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Percebi que havia soluções para resíduos sólidos residenciais, da saúde, da construção civil, porém, não havia nada para resíduos sólidos urbanos”, conta. Foi assim que ele desenvolveu a solução completa: um filtro e um software, que faz a gestão dos filtros colocados nos bueiros da cidade. “Isso ga-rante que os resíduos serão retirados e en-viados para cooperativas de recicladores”, comemora. Segundo ele, as cidades que se interessam pelo seu sistema são cidades que já trabalham com reciclagem de resíduos só-lidos como São Paulo, onde o sistema está sendo testado na subprefeitura de Pinheiros.

Bueiro ecológico pode ajudar a combater enchentesSUSTENTABiLiDADE

Serviço: Mais informaçõeswww.eccosustentavel.com.br Ecco filtro

Sistema simples e eficaz de retenção de resíduos sólidos urbanos está em teste emalgumas subprefeituras deSão Paulo e interior do Estado

Professores da USP falam sobre a mudança

de consciência que precisa ocorrer

no planeta.

Um assunto que corre de boca em boca nes-te momento é o fim dos saquinhos não bio-degradáveis nos supermercados. Até hoje foi tema de alerta apenas da parte dos ecologis-tas, pois o conforto que eles forneciam, fazia esquecer a sua vida longa no planeta, talvez mais de 500 anos. Mas quem vai viver até lá? Não é mesmo? Deixa para lá. Foi assim pensado até o momento. Essa proibição tal-vez seja o início para uma posição nova da parte dos consumidores, embora a luta es-teja apenas no começo, pois 90% dos plás-ticos utilizados, oriundos do petróleo, estão inundando o planeta com um lixo que ocupa muito espaço nos lixões repletos das nossas cidades, na maioria sem previsão de solução. Por isso fomos falar com ilustres conhecedo-res do assunto, professores da USP. A Prof. Dra. Elisabete J. Vicente, do Depar-tamento de Microbiologia do ICB/USP consi-dera que, assim como nós tivemos a era da pedra, do fogo, do bronze, o último século pode ser considerado como sendo o início da era do plástico. Vejam, ele está presente em nosso dia a dia e nem saberíamos como fazer sem ele. Todavia, os materiais plásticos que todos conhecemos (sacolinhas plásticas de supermercado, copinhos de café ou de água, garrafas de refrigerante, inúmeras embala-gens, fraldas, aparelhos, componentes de automóveis, etc.) são derivados do petróleo, e infelizmente NÂO são bio-degradáveis. Isso vem provocando um imenso acúmulo de en-tulho que não pode ser eliminado no planeta. Então, já que os materiais plásticos não são

biodegradáveis, logo após o seu uso muitas vezes efêmero, como estamos lidando com eles? Bem, eles podem ser poucas vezes re-ciclados para produção de sacos de lixo, va-souras, vasos de plantas; ou ser incinerados produzindo gás carbônico (CO2) e gás tóxico.Vivemos um momento que consciente da im-portância da solução deste problema, a in-dústria passa a oferecer um novo produto – o chamado plástico OXIBIODEGRADÁVEL- cuja fabricação e comercialização no estado de São Paulo havia sido proibida, graças a inicia-tiva do ex-governador Serra, pois o que este produto tem de novidade e poder se desinte-grar em milhões de partículas plásticas, mas que continuarão a existir por séculos e serão por nós absorvidas pela água, alimentos etc.

R. José Felix de Oliveira, 1148, 1º andarTel.: (11) 4612-6283 / (11) 4777-0984Granja Viana - www.granclinic.com.br

Dire

tor

técn

ico:

Dr.

Fáb

io d

e Fr

eita

s B

usna

rdo

- C

RM

: 815

66

OFTalmOlOGiaPediaTRia

PediaTRia & HOmeOPaTiaCiRuRGia PlásTiCaCiRuRGia VasCulaR

GasTROenTeROlOGiaGineCOlOGia & ObsTeTRíCia

CaRdiOlOGia e CliniCa GeRalPsiCOlOGiaORTOPedia

endOCRinOlOGiaOTORRinOlaRinGOlOGia

neuROlOGiaGeRiaTRia

deRmaTOlOGia TesTe ORTóPTiCO

esPeCialidadesmédiCas

AC

E M

ais

Já o Dr. Carlos Brandt – PqC –Instituto Bu-tantã/IQ-USP – Química Orgânica – falou que logo teremos de fazer plásticos a partir de produtos orgânicos, como soja, cana, milho, mandioca, e até a partir do óleo de cozinha usado em frituras, que a maioria das donas de casa e mesmo os fast food jogam pelo ralo causando problemas nas caixas de gor-dura e grande poluição na natureza.Tudo é uma questão de tempo e cultura.

Page 5: Jornal Mais Conteúdo - Ed. 43

Para anunciar (11) 4777-1400 - Fale com a gente (11) 4777-1399Pg.5

GENTE QUE FAZ EDUCAÇão

Cáritas Paroquial Santo Antônio Granja Viana – ensinando a pescarPor Mônica Krausz

Por Mônica Krausz

O bom amigo não dá o peixe a quem tem fome, mas ensina a pescar. Há quase três anos a Cáritas Paroquial Santo Antônio Granja Viana faz isso com seus programas e projetos de assistência social. Sim, eles distribuem cestas básicas para algumas famílias, por meio do programa Família Assistida, mas por um tempo limitado, de no máximo seis me-ses, que é o tempo que estas famílias terão para se reestruturar, buscar um novo rumo e novas qualificações, que lhe permitam so-breviver por seus meios. Quem não tem uma profissão encontra novos rumos em seus diversos cursos profissionalizantes, de infor-mática à gastronomia, e a partir deles pode conseguir uma colocação. Assim, também, quem está doente encontra orientação para conseguir o atendimento público a que tem direito; quem não tem documentos é orienta-do em como fazê-los e assim por diante. Da criança ao idoso, todos têm um olhar atento da Cáritas, uma associação sem fins lucrati-vos, que nasceu no século 18, na Alemanha, ligada à Igreja Católica, mas conduzida por leigos e aberta ao atendimento de pessoas de todos os credos. O olhar atento da Instituição se materializa nos olhos vivos da voluntária que está na sua presidência, Christina Badra. Mulher ativa, que além de se dedicar à própria família e à empresa da família, ainda encontra tempo para administrar a instituição com firmeza, desenvolver projetos para angariar fundos, dar entrevistas, passar diariamente por todos os locais onde há projetos da Cáritas Granja Viana, conversar com os voluntários, incenti-vá-los a continuar e trazer mais gente, con-versar com assistentes sociais e psicólogos, atender aos assistidos e a todos da melhor forma para conseguir sempre mais e mais para os que necessitam de assistência so-cial. “Eu saio diariamente do trabalho no final da tarde, mas só chego em casa lá pelas 23 horas”, conta. Mas ela afirma que o retorno é tão imediato que o cansaço vai todo embora. Ela lembra de um garoto que estava cumprin-do medida socioeducativa de liberdade assis-tida por ter cometido um ato infracional. “Ele chegou à Cáritas sem perspectivas. Aprendeu a mexer no computador, fazer planilhas de excell e um dia comentou que queria muito aprender violão. Nós demos um violão para ele frequentar o curso de música com a con-dição de que ele devolveria o violão se não fosse seguir adiante”, lembra. “Hoje ele toca em uma banda e traz muitos outros adoles-centes para os projetos”, conta a incansável

Christina Badra, que, desde outubro de 2011, ainda acumula o cargo de primeira secretá-ria da presidência da Cáritas Diocesana, que abrange cidades de Osasco, Barueri, Carapi-cuíba, Cotia e São Roque. Christina conta que sua jornada na assistên-cia social começou pela dor. Apesar de ter sido sempre uma pessoa preocupada com os problemas sociais, não era ativa. Até que em 1991, perdeu o pai com um câncer e em seguida quase perdeu o marido, vítima da mesma doença. “Então conversei muito com Deus e prometi que se ele me devolvesse a saúde do meu marido, eu trabalharia mais pelos outros”, conta. “E ele lhe devolveu a saúde”, comemora. Então ela começou a se engajar em diversos projetos de assistência social até chegar à Cáritas, em 2009. Hoje os destaques da Cáritas Granja Viana, que atende a mais de 180 famílias, são os cursos de Gastronomia, do Projeto Gastro-nomia Feliz, que ainda acontecem em uma cozinha alugada por falta de um espaço pró-prio adequado em sua sede; o projeto Clave de Sol (com aulas de violão e bateria), que acontece na EM Deusnil Gonçalves Souza, de Cotia, e o Dança é Show, além da Oficina do Livro, com uma biblioteca montada em sua sede, com livros novinhos que foram com-prados pela Cáritas. “Este projeto de sala de leitura vai ser uma homenagem ao Padre To-ninho, um de nossos fundadores, que além de ser uma pessoa muito culta, foi um sábio, que sofreu todo tipo de preconceito por ser negro e querer ser padre, em uma época em que poucas congregações aceitavam padres negros”, diz Christina. “Vamos fazer rodas de leitura, encontros com autores, entre outras atividades ”, conta. Este ano, os alunos da EE Profº Pedro Casimiro, de Cotia, também vão aprender a cultivar uma horta orgânica co-munitária. Outro projeto que deve dar o que falar é um projeto de Oficina de Jornalismo, também realizado na EE Profº Pedro Casimi-ro, por jornalistas voluntários de mídia im-pressa e eletrônica.Fique ligado!

Fale com a Cáritas - Tel.: (11) 4702-6466

INFORMÁTICA PARA TERCEIRA IDADE

AULA PARTICULAR EM DOMICÍLIO

Tratar c/ Werter:(11) 8992-5545Tratar c/ Werter:(11) 8992-5545

A voluntária Márcia de Paula em aula de gastronomia.

Laboratórios e salas equipados com a melhor tecnologia.

Quem coloca os seus filhos no Colégio Rio Branco ou em uma das unidades das Facul-dades Integradas Rio Branco, além de ter certeza de que eles irão usufruir do mais moderno e eficaz em educação, ainda tem a recompensa de saber que está contribuindo para a formação profissional de centenas de jovens oriundos de familías de baixa renda, que frequentam o Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro), além da manutenção de bolsas de estudo no Colégio e nas Faculdades e cerca de 100 vagas para crianças surdas, também de baixa renda, na Escola de Surdos da Fundação. A Fundação de Rotarianos de São Paulo nas-ceu em novembro de 1946, já tendo com-pletado 65 anos. Segundo o seu presidente, Eduardo de Barros Pimentel, nasceu pelo de-sejo de 20 membros do Rotary Club de São Paulo, que queriam fazer algo mais pela educação no estado, assim como a Fundação Rotaria já fazia pela educação no mun-do, com diversos projetos. “Eles queriam criar uma instituição educacional que atendesse a todos os as-pectos da educação, servindo a comunidade por meio de uma escola de qualidade e assim colocaram recursos próprios neste projeto, além das contribuições que continuaram a fa-zer para a Fundação Rotaria”, conta Pimentel. Além disso, para presevar o espírito de servir do Rotary, colocaram no seu estatuto que os seus sucessores não seriam membros da sua família ou representantes das suas empresas, mas rotarianos indicados pelo Conselho Dire-tor do Rotary Clube de São Paulo, e que man-tivessem as premissas básicas do Rotary de servir, com ética e com políticas sociais. En-tre aqueles 20 estavam grandes empresários como José Ermírio de Moraes e Nizo Viana, que acabou fazendo a doação de quase 100 mil m2 do terreno onde hoje está o Colégio Rio Branco e a Escola de Surdos. De acordo com Pimentel, o Colégio já nasceu com excelente qualidade herdando alunos, professores e equipamentos do antigo Liceu Nacional Rio Branco, uma escola extrema-mente avançada onde estudaram os filhos de José Ermírio. Ela foi fechada repentinamente, por decisão de um de seus fundadores. “Iam ficar alunos sem escolas, professores e outros funcionários sem trabalho, além de todo um projeto pedagógico excelente desperdiçado”, lembra Pimentel. “Mas os professores foram procurar pelo José Ermírio, que conhecia a

Fundação de Rotarianos de São Paulo completa 65 anos cumprindo sua missão social e educacional

escola e resolveu comprar todo o equipamento e doou para a Fun-dação de Rotarianos que se iniciava”. Assim nasceu o Colégio Rio Bran-co, inicialmente na Rua Dr. Vila Nova, em Hi-gienópolis. Esta Fundação de Rotarianos nada tem a ver com a entidade Rotary Internacional, a não ser os seus princípios básicos e uma co-operação e interação muito grande. Depois de algum tempo, a Fundação cons-truiu os prédios no terreno da Granja Viana, onde hoje funciona o Colégio Rio Branco, com o mesmo nível de qualidade de ensino que existe no Colégio Rio Branco, outra sede na Av. Higienópolis e as Faculdades Integradas Rio Branco, na Lapa, com cursos de Adminis-

tração, Pedagogia, Jorna-lismo, Editoração, Design, Radio e TV, Publicidade e Propaganda, Ciências Eco-nômicas, Relações Inter-nacionais, Relações Públi-cas, Direito, entre outros. Além de tudo isso, man-tém bolsas integrais de

estudo para os seus alunos surdos no segundo ciclo e no ensino médio do Colégio Rio Branco, com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais para os alunos surdos. O Centro Profissionali-zante atende gratuitamente 300 jovens, pre-parando-os para o mercado de trabalho, e ain-da consegue colocação destes estudantes em empresas como aprendizes, de acordo com a Lei do Aprendiz, ou seja, com carteira assinada e todos os direitos trabalhistas garantidos. A maior novidade agora é o começo do curso superior de Administração, noturno, qualifica-do como o 6º do país entre as escolas priva-das, iniciando com os mesmos professores -85% com mestrado ou doutorado- nas de-pendências do colégio, na Granja Viana. Para o próximo ano está em desenvolvimento a cria-ção de mais 4 cursos, que irão oferecer muita qualidade aos jovens da região.

Além de educaçao de qualidade, o Colégio e as Faculdades Integradas

Rio Branco mantém um belíssimo

trabalho social.

Eduardo Pimentel

Page 6: Jornal Mais Conteúdo - Ed. 43

www.jornalmaisconteudo.com.brPg.6

AUToS E MoToS

Foto

s 2:

Eva

ndro

de

Frei

tas

Honda Civic 2012 dá showde tecnologia e economia

A nona geração do sedan chega ao mercado cominúmeros comandos de inteligência e um botão ECONque faz o automóvel economizar combustível nos congestionamentos.

Comercializada em três versões (LXS, LXL e EXS), a nona geração do Honda Civic tem uma inédita central inteligente (i-MID), que exibe em uma tela de LCD colorida de 5 polegadas diversas informações e opera como interfa-ce para customização do veículo, sendo que seus comandos estão localizados ergono-micamente no volante. O botão ECON, é um dispositivo localizado no painel, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica. Ao acionar o botão, a mensagem “ECON ligado” é mostrada no painel i-MID. Nesta condição, diversos sistemas do veícu-lo têm seus funcionamentos alterados para privilegiar o baixo consumo de combustível, como controle eletrônico da injeção - ETCS (Electronic Throttle Control System), ar condi-cionado e piloto automático.Além disso, vem equipado com um siste-ma de navegação via satélite que pode ser acessado em uma tela touch screen de 6,5 polegadas do sistema multimídia (EXS) e com sistema MA-EPS (Motion Adaptative Electro-nic Power Steering), aplicado na versão EXS, que atua em conjunto com o VSA (Sistema de Assistência à Estabilidade), colaborando ain-da mais para a estabilidade do veículo.A nova geração ainda traz conexão Bluetooth, disponível na versão EXS, que permite ao motorista atender e realizar chamadas sem a necessidade de manusear o celular ou mesmo sem tirar as mãos do volante. A nova geração traz design distinto e único, um so-

Por Mônica Krausz

Sistema Multimídia e navegadorTouch Screen

Câmera de marcha a ré Modo de direção econômico

Se os congestionamentos na Rodovia Raposo Tavares e na maioria das estradas, ruas e avenidas da Grande São Paulo ainda são um problema sem solução, a tecnologia Honda vem ajudar a reduzir o gasto com combustível. Além da beleza, que salta aos olhos com o design 2012, o botão ECON chamou a atenção da reportagem do Jornal Mais Conteúdo e dos consumidores, que estiveram presentes ao lançamento do Honda Civic 2012 no Showroom da Honda, na Aba Motors, Km 21 da Raposo Tavares. “O carro está espeta-cular”, elogiou o analista de sistemas Wesley Silva, que foi prestigiar o lançamento em sua região. “O painel está bem mais moderno e estes acessórios como a câmera de ré e o botão de economia são acessórios que fazem a diferença para quem roda nesta estrada”, avalia. Para Aba Lewkowicz, diretor presidente da Aba Motors, revendedora oficial da marca na região, 2012 será o ano da Honda no Brasil. “Este lançamento re-presenta um momento especial na história da Honda no Brasil”, diz. “Este produto está ganhando todos os prêmios da categoria e a gente tem certeza de que vai ser um su-cesso absoluto, ao lado de outros lançamentos que estão chegando ai”, anuncia. Sobre o desempenho do carro, Aba calcula que ele faça 15 km por litro: “O botão Econ mostra a preocupação da Honda com a questão da economia “, ressalta Aba.

fisticado teto solar (EXS) e side airbags (EXS), porta malas e tanque de combustível maio-res, câmera de ré, ar-condicionado digital em todas as versões, entre outros detalhes.Mudanças estéticas deixaram o carro ainda mais distinto. O capô ficou maior e ganhou vincos marcantes, transmitindo a imagem de um veículo mais robusto. O perfil aero-dinâmico com o teto na forma de arco, que harmoniza com o para-brisa inclinado e com a traseira alta, atribui ao Civic um aspecto esportivo e moderno, além de também con-tribuir para o melhor desempenho e menor consumo de combustível. O teto solar é encontrado na versão EXS. Símbolo de status, pois normalmente equipa veículos top de linha, atribui esportividade e a sensação de liberdade aos ocupantes do Civic. Internamente, o acionamento elé-trico é feito por um botão junto à ilumina-ção dianteira. A abertura e o fechamento do teto-solar podem ser feitos à distância por meio do controle remoto na chave. Assim como as janelas, o teto-solar possui a fun-ção de anti-esmagamento.O modelo está ligeiramente maior. Seu comprimento passou de 4.489mm para 4.525mm. Outra novidade é o tanque de combustível, que teve a capacidade consi-deravelmente aumentada em comparação à 8ª geração. De 50 para 57 litros, dando mais autonomia e reduzindo o número de paradas para abastecer.

1

1 1 1

2

2

Show de tecnologia: lançamento do Honda Civic 2012 na Aba Motors, Km 21 da Rodovia Raposo Tavares.

Aba Lewkowicz: “Este lançamento

representa um momento especial na história da

Honda no Brasil.”

A Aba Motors é a representante oficial da Honda na Raposo Tavares, Km 21. Tel. (11) 4613-3499.

Foto

s 1:

Div

ulga

ção

Page 7: Jornal Mais Conteúdo - Ed. 43

Para anunciar (11) 4777-1400 - Fale com a gente (11) 4777-1399Pg.7

ViAGEM ENTrETENiMENTo

dica de Filme

Izmir: onde encontramos importantes amostras arqueológicas.

O colorido e a beleza da artee cultura popular.

Hoje vou contar a aventura que uma família granjeira - Wahhab - LUCIANO, LÍDIA e sua filha FELÍCIA, viveram na TURQUIA, viajando com mais dois casais, totalmente indepen-dentes, criando seu roteiro, horários, deci-dindo onde parar, escolhendo seus próprios restaurantes e destinos.“Devo dizer que essa aventura para mim é surpreendente, pois num país onde a língua e costumes são to-talmente diferentes dos nossos, me dá um pouco de medo”, diz Luciano.Mas vamos ao roteiro: voaram direto para Istambul, onde alugaram um carro, que foi entregue no hotel. Em Istambul não tiveram muita dificuldade, uma vez que todo mundo fala inglês. Após visitarem todos os lugares turísticos em Istambul, destacaram a beleza da Basílica Santa Sofia e a Mesquita Sulta-nahmet, mas a cidade é muito linda com uma enormidade de pontos a serem visitados. De-pois pegaram o carro e aí começou a aven-tura, pois, por incrível que pareça, o trânsito na cidade é muito pior do que o de São Paulo. Levaram 3 horas somente para sair da cidade rumo à CAPADÓCIA, passando por ANKARA. Infelizmente o GPS não funcionou, então fo-ram se orientando com o velho e tradicional mapa. As estradas, felizmente, são ótimas e bem sinalizadas.Chegaram em Uçhisar a 753 km de Istam-bul, localizada no centro da Capadócia. Lá se hospedaram num hotel incrustado na colina, de arenito, ou seja, dentro da pedra mesmo. Passando a mão na parede caia um pouco de arenito, mas no hotel havia um terraço com uma vista maravilhosa do vale com seus balões super coloridos. A maio-ria das casas na Capadócia são incrustadas nas colinas. Tem uma influência grega bem marcante na arquitetura. Pelo caminho percorrido constataram que alguns banheiros não têm vasos sanitários, apenas o bura-co no chão. Após visitarem toda a cidade subterrânea, foram em direção a IZMIR, distância per-corrida, mais 772 Km. IZMIR, a antiga ESMIRNA, cidade natal de HOMERO, hoje é a 2º cidade de porto em importância, depois de

ISTAMBUL. Nela já habitaram os jônicos, ro-manos, bizantinos, selyucidas e otomanos. Lá são encontradas importantes amostras arqueológicas de todos eles, além das Mes-quitas, bem conservadas e bonitas. Nossos viajantes constataram também, que os pre-ços em IZMIR são muito, mas muito melho-res do que em ISTAMBUL.Depois de visitar todos os lugares interes-santes, foram até ÉFESO, a 81,70 Km de distância, local onde a VIRGEM MARIA viveu após a morte de Cristo, até o último de seus dias. O local hoje é conhecido com MARYE-MANA KULTUR PARKI e fica localizado no MONTE CORESUS. Após essa visita a Éfeso retornaram a ISTAMBUL, e para se ter idéia do transito levaram 4 horas, dentro da cida-de, para chegar ao hotel. Para voar nos famosos balões, a melhor for-ma de pagamento é com dinheiro, pois com cartão há um acréscimo de 10%, custa cerca de R$ 300,00 por pessoa por 40 minutos. No interior poucos aceitam cartão de crédito. Os hotéis que eles ficaram pelo interior, foram em torno de 80 euros. As refeições em torno de R$ 100,00 para três pessoas.O povo é bem aco-lhedor e simpático, e tentam agradar o cliente de qualquer forma. Em qualquer restaurante, se você pedir batata frita e não estiver no cardápio deles, eles simplesmente se viram e vão correndo ao restaurante onde tenha a dita cuja, e trazem na bandeja. É comum ver gar-çons passando com bandejas cheias de comi-da indo de um lado para o outro pelas ruas. A segurança é excelente, não há roubos. A Lídia perdeu a bolsa e logo depois viu pessoas cha-mando-a para mostrar a bolsa intacta. Enfim, parabéns aos nossos viajantes, pela coragem e real espírito aventureiro.

Dicas de quem já foi láPor Heloísa Helena

Por conta própria pela TURqUIA

elenco: Ben Kingsley, Sacha Baron Cohen, Asa Butterfield, Chloë Grace Moretz, Ray Winsto-ne, Emily Mortimer, Helen McCrory, Christopher Lee, Michael Stuhlbarg, Frances de La Tour, Richard Griffiths, Jude Law - direção: Martin Scorsese - distribuidora: Paramount Pictures Brasil - estreia: 17 de fevereiro de 2012

Campeão de indicações para o Oscar 2012, A Invenção de Hugo Cabret é uma aventura mágica em 3D, de Martin Scorsese. Conta a história de um garoto esperto e despachado chamado Hugo (Asa Butterdfield). Órfão, o menino busca desvendar um segredo deixado pelo pai (Jude Law) e acaba vivendo uma incrível aventura pela Paris dos anos 30. A descoberta deste segre-do transformará a sua vida e as vidas de quem está ao seu redor.

A Invenção de Hugo Cabret

Page 8: Jornal Mais Conteúdo - Ed. 43

www.jornalmaisconteudo.com.brPg.8

BoAS CoMprAS

Entrada pelo km 24,5 da Rod. Raposo TavaresJardim da Glória

Estacionamento fácil, com segurança.

O 1º STREET SHOPPING DE DECORAÇÃO DE COTIA As lojas de Decoração da Rua dos Manacás, em Cotia - Decor’s Street Manacás - estão com excelentes PROMOÇÕES,

com descontos de até 70%, em todos os produtos.

Você encontra tapetes persas na ABADE, móveis planejados na FDK HOME DESIGN, tecidos, estofados, móveis e reformasna GRENAH, soluções completas de móveis para escritório e persianas na D&C OFFICE.

Você não pode perder esta excelente oportunidade de dar uma renovada na sua casa e entrar com pé direito no ano de 2012.

Estamos esperando você, com bons produtos, baixo preço e atendimento VIP.

Entrada pelo km 24,5 da Rod. Raposo TavaresJardim da Glória

SP COTIA

RUA DOS MANACÁS

WINNER

ABAD

E TA

PETE

S

TECH

NO

CAR

DAI

SAN

ACE

PRO

PAG

AND

AD

E D

ORM

IRAR

TE +

R. J

oão

P. A

blas

GRE

NAH

HO

ME

DEC

OR

TAKI

SU

SHI

FDK

HO

ME

DES

IGN

DU

BHAY

CON

DO

MÍN

IUM

D&

C O

FFIC

E

Page 9: Jornal Mais Conteúdo - Ed. 43

Para anunciar (11) 4777-1400 - Fale com a gente (11) 4777-1399Pg.9

Entrada pelo km 24,5 da Rod. Raposo TavaresJardim da Glória

Estacionamento fácil, com segurança.

O 1º STREET SHOPPING DE DECORAÇÃO DE COTIA As lojas de Decoração da Rua dos Manacás, em Cotia - Decor’s Street Manacás - estão com excelentes PROMOÇÕES,

com descontos de até 70%, em todos os produtos.

Você encontra tapetes persas na ABADE, móveis planejados na FDK HOME DESIGN, tecidos, estofados, móveis e reformasna GRENAH, soluções completas de móveis para escritório e persianas na D&C OFFICE.

Você não pode perder esta excelente oportunidade de dar uma renovada na sua casa e entrar com pé direito no ano de 2012.

Estamos esperando você, com bons produtos, baixo preço e atendimento VIP.

Entrada pelo km 24,5 da Rod. Raposo TavaresJardim da Glória

SP COTIA

RUA DOS MANACÁS

WINNER

ABAD

E TA

PETE

S

TECH

NO

CAR

DAI

SAN

ACE

PRO

PAG

AND

AD

E D

ORM

IRAR

TE +

R. J

oão

P. A

blas

GRE

NAH

HO

ME

DEC

OR

TAKI

SU

SHI

FDK

HO

ME

DES

IGN

DU

BHAY

CON

DO

MÍN

IUM

D&

C O

FFIC

E

SERVIÇOS TERCEIRIZADOS COMPLETOS PARA SEU CONDOMÍNIO OU EMPRESA.

VOCÊ CONTA COM A ENERGIA DA NOSSA EQUIPE.

AC

E M

ais

Rua dos Manacás, 256 - Granja Viana - Cotia - www.Dubhay.com - [email protected] Fone.: (11) 4777-1355

Controle de Portaria - Monitoramento - Limpeza - JardinagemServiços Gerais - Rondista - Telefonista Recepcionista - Operadores de Telemarketing - Promotores de Vendas - Fiscal de Patrimônio.

4Anos

Você encontra na DUBHAY o maior portfólio de serviços terceirizados, para lhe atender com profi ssionalismo e qualidade. Esse é o diferencial destacado pelos nossos clientes. Confi ra. Se você quer mais tranquilidade nos seus serviços terceirizados agende uma reunião com nossa equipe e sinta a nossa energia e competência.

Black Friday.O dia do grande desconto

Já é tradição nos Estados Unidos o nervoso dia chamado de Black Friday, realizado no dia 25 de novembro. Grandes lojas reali-zam nesse dia uma oferta com descontos incríveis, que podem chegar a até 90%, deixando loucos os americanos, conheci-dos como altamente consumidores.Nesse dia, as pessoas amanhecem nas portas das lojas, que ao abrirem, recebem uma enorme multidão, cujos consumidores agarram o que puder e correm para o caixa, enlouquecidos. Lembramos que o desconto é real, se você fosse no dia anterior veria que o preço marcado no Black Friday era o mesmo, mas agora com um super desconto.

Promoções são habituais nos Estados Uni-dos, mesmo em dias normais. Um leitor nos contou que uma vez esteve num grande magazine e ao pagar a conta de 910 dóla-res o caixa lhe avisou que se ele comprasse 1.050 dólares lhe daria um desconto de 5%.Voltou às compras, deu um novo giro pela loja e entrou no caixa novamente. A conta deu 1.250 dólares. Aí o caixa lhe disse que se chegasse a 1.300 dólares teria um des-conto de 10%.Então a sua mulher lhe disse que havia es-quecido de um creme especial e voltaram novamente, só saindo 10 minutos antes da loja fechar. Que sufoco!

Page 10: Jornal Mais Conteúdo - Ed. 43

www.jornalmaisconteudo.com.brPg.10

pErGUNTE Ao DoUTor CirCUiTo GASTroNÔMiCo

Ambiente agradável e comida boa foi a receita

que fez o sucesso da Milk & Mellow da Cidade Jardim, no Itaim, uma hamburgueria elegante, que agora chega com seu charme ao Shopping The Square Open Mall, Alameda Central - loja 144. O rei dos hambúrgueres, Horácio dos Santos, de 83 anos, montou a primeira loja depois de uma longa jornada no ramo de restaurantes e se orgulha ao contar que abriu a sua matriz do Milk & Mellow, em 1977, no mesmo lugar onde no passado montava uma banquinha para vender verduras. Sim, o rei do cheese salada elegante começou vendendo verduras! Um predestinado? Segundo ele, foi tudo re-sultado de muito trabalho, um pouco de sorte, observação de iniciativas de sucesso e per-sistência no sonho. “Eu comecei vendendo verduras, depois consegui uma quitanda, co-mecei a vender pães na quitanda, além das verduras e frutas, acabei formando uma pa-daria e não parei mais, de negócio em negó-

cio”, conta. E quando perguntamos a ele qual era o seu prato preferido na Milk & Mellow, o rei sorri e diz: “Cheese salada e milk shake! Para ficar gordinho, porque cliente não con-fia em dono de restaurante magro.” Todos os dias, o senhor Horácio almoça em uma das suas duas hamburguerias. A nova loja da Granja Viana tem 400 m2 e segue o modelo da casa mãe, com espaço despojado e moderno. Hoje, nas duas casas, no horário do almoço, é servido um buffet com opções de receitas frias e quentes, além das sobremesas por R$ 45,00. Aos sábados, é servido o Buffet de Feijoada, incluindo sala-das e sobremesas, pelo mesmo preço.Como o menu tem uma estrutura de eta-pas, o cliente pode escolher desde o pão de hambúrguer, forma, ciabatta (o campeão de pedidos), francês ou sírio -, ao tipo de ham-búrguer com opções como o tradicional a R$ 9,30 e o duploburger por R$ 16,60. Depois de escolher esses itens, 18 acompanhamen-tos estão à disposição para compor o lanche.

As nossas leis são claras e determinam que todo aquele que causa algum dano a outrem e provoca prejuízos é obrigado a indenizar a vítima. Isso, mais do que nunca se aplica às Concessionárias de Serviços Públicos. In-dependente de culpa ou não pelo interrom-pimento no fornecimento da energia, se há dano deverá haver indenização. O que obser-vamos é que muitas destas falhas sequer são por casos fortuitos ou força maior, mas sim por problemas de má conservação da rede elétrica ou mesmo serviços. É bom saber que todo serviço na rede, a chamada interrupção programada, deve ser previamente comuni-cado às pessoas atingidas, no mínimo 5 dias úteis antes.Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a empresa concessionária de energia elétri-ca, por desenvolver uma atividade de pres-tação de serviço essencial não pode deixar oscilar e muito menos faltar a energia elétri-ca, comprometendo o bem estar e os equipa-mentos elétricos.Em seu artigo 22, o código determina que as empresas concessionárias são responsáveis e obrigadas a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e contínuos. Assim, cabe-rá à concessionária, caso não observe o de-terminado em lei, indenizá-lo, arcando com todos os prejuízos que tiver ocasionado tanto de ordem material quanto moral.Para resolver o seu problema o consumidor pode entrar em contato com a central de atendimento onde pode ser feito seu pedido

de indenização. Contudo observamos que são órgãos muito burocráticos e é claro, poucas vezes se obtém êxito. Outro caminho é recor-rer às ouvidorias destas empresas, com pes-soal mais treinado, normalmente muito aten-ciosos, que, no entanto, quando se fala em indenização, muitas vezes, deixam a desejar, pois depende das condições em que ocorreu o dano e valores pretendidos. No caso espe-cífico da AES Eletropaulo seu contato é: 0800 72 73 110, ou pelo site www.aeseletropaulo.com.br em fale conosco/ouvidoria.Também é bom que se faça uma reclama-ção junto ao Procon, pois é importante para o controle estatístico do órgão e pode re-sultar em aplicação de multas e até mesmo na elaboração de um termo de ajustamento de conduta participando inclusive o Minis-tério Público local.Além disso, faça um comunicado à Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, seja em seu site www.aneel.gov.br ou via telefone 167.O consumidor também pode recorrer ao Po-der Judiciário. Dependendo do valor preten-dido de indenização pode utilizar os juizados Especiais de forma direta, até mesmo sem a constituição de um advogado. Ou então op-tar pela contratação de um profissional. Os juizados normalmente funcionam no próprio fórum da Comarca.

Milk & Mellow, o rei dos hambúrgueres traz seu sucesso para a Granja Viana

Prejuízos com quedas de energia

Por Mônica Krausz

Por Mônica Krausz

A partir desta edição, o advogado e professor de direito, Aureliano Furquim, responde às dúvidas jurídicas dos leitores. Aproveite e envie a sua para: redacao@jornalmaisconteúdo.com.br

Aureliano Furquim é advogado com escritório especiali-zado em diversas áreas do direito, é professor universi-tário, e coordenador de pós graduação.

Estou cansado deste vai e vem de luz, com quedas e faltas constantes. Na última vez, tive danificado meu computador e, consequentemente, perdi tudo o que tinha em meus arquivos, além do computador. Como posso ser ressarcido?José Elias, morador da Granja Viana há cerca de 10 anos.

Nova unidade da Granja Viana mantém o estilo e conforto da matriz.

Devido ao sucesso de seus cursos de Admi-nistração (conceito 4 em avaliação que vai de 1 a 5) e de Marketing a Faculdade Mario Schenberg abre uma nova sede na Granja Viana, localizada à Avenida Denne, no Parque São George, com acesso fácil à Rodovia Ra-poso Tavares. Assim deixa de existir o curso na estrada do Espigão, e toda a Faculdade de Administração e Marketing passa a funcionar no novo prédio, com os mesmos professores, segundo o coordenador do curso, professor Ricardo Duarte D’Oliveira. É mais um pólo integrado ao Grupo Lusófona, o maior grupo de ensino superior de língua

EDUCAÇão

Faculdade Mario Schenberg abre nova sede na Granja Viana

Cursos de Administração e Marketing ganham novo espaço e mais vagas nos períodos diurno e noturno.

portuguesa, com sede em Lisboa, Portugal. “Hoje, a maioria dos nossos professores são mestres e doutores, com participação em congressos no exterior, mas também alguns professores especialistas, diretores comer-ciais e diretores financeiros, que são impor-tantes porque atuam na área que ensinam e trazem uma visão diferenciada do mercado para os alunos”, comenta. “E mesmo esses vão iniciar o mestrado agora porque é inten-ção da Faculdade Mario Schenberg ter um

quadro completo com formação mínima em mestrado”, afirma Ricardo.O professor ainda lembra que a mundança de sede possibilitará a ampliação de vagas nos demais cursos que permanecem na matriz, como os cursos de engenharia civil, pedagogia, gastronomia, direito, educação fí-sica, biomedicina, enfermagem e fisioterapia. A Unidade II, da FMS, funcionará com horários de manhã (7h40 – 11h20) – que está ofere-cendo vagas com bolsa de 50% de desconto

para 2012 - e noite (19h20 – 22h40). Dispo-nibilizará, também, cursos de pós-graduação na área de Gestão Empresarial e Marketing, com acesso ao mercado europeu, direciona-do a ex-alunos e executivos da região como já acontece com a pós em ciências da educa-ção, que no ano que vem farão a sua defesa de tese em Lisboa.

Professor Ricardo Duarte D’Oliveira, coordenadordos cursos de Administração e Marketing.

Page 11: Jornal Mais Conteúdo - Ed. 43

Para anunciar (11) 4777-1400 - Fale com a gente (11) 4777-1399Pg.11

CirCUiTo GASTroNÔMiCo

A artede bemcomerColuna da Chef

Vinhos de Verão

Por Márcia de Paula

Chef Márcia de Paula - Ideia Gourmet eventosLe Quotidien Delicatessen - ideiagourmet.com - Tel.: 4169-8102

João Filipe Clementehttp://falandodevinhos.wordpress.com

Falando de vinhos e de viagens

Nesta época, tradicionalmente, imperam os vinhos brancos, espumantes e rosés. Como já falei de espumantes, gostaria de compartilhar com os amigos alguns dos rosés e brancos que mais se destacaram em 2011. Nos rosés, três rótulos muito agradáveis se destacaram:• Van Zeller´s Rosé – um vinho de muito fres-cor e a tipicidade dos rosés mais leves, porém mais frutados e fáceis de beber com um pre-cinho que vale a pena, ao redor dos R$35,00. Um português do Douro que vale cada centavo numa tarde de sol e petiscos abrindo caminho para o almoço. • Clos la Neuve Cuvée Desiré - o primeiro vinho da famosa Provence (França) que efe-tivamente me seduziu. Cor linda, fresco como tem de ser, fino e elegante com nuances de pêssego e damasco se sobrepondo aos tradi-cionais morango e cereja mais costumeiros e que aqui aparecem de forma mais sutil numa segunda camada tanto aromática como pala-tiva. Sedutor em seus R$69,00!• Costaripa Rosamara Chiaretto del Garda, uma grata surpresa italiana que tem como principal atração sua aptidão gastronômica. Delicioso, vinhoso, elaborado num estilo dife-rente e algo mais austero, intenso e vibrante é uma ótima companhia para atum selado ou pratos similares, até paella. O mais caro deles, porém o mais marcante valendo bem os cerca de R$80,00 que ele custa.Bem, agora falemos de alguns brancos mar-cantes de diversas origens, estilos e preços.

Alguns ingredientes, uma idéia bacana,uma pitada de originalidade...

Colunista, comentarista e blogueiro do vinho, João Filipe Clemente, agora também sócio-diretorda Vino&Sapore, compartilha experiências e disponibiliza um espaço para você tirar suas dúvidas em seu site.

Foto

: Ant

onio

Di C

iom

mo

Privilegiado pelo ambiente mais romântico da região espera por você.Dentro das muralhas de um magnííco Castelo encontram-se os melhores serviços da região.

Spazio gastronômico, de beleza, clinicas e escritórios diversos, em harmonia com um belo jardimcom suas jabuticabeiras e um lindo bosque. Espaço e tranquilidade são a nossa marca.

O Centro Commercial Castelo Aragon possui um amplo estacionamentocom mais de 100 vagas e serviço de manobrista.

Grupo DLarConstrução, Venda, Locação de Imóveis

cj 1002825-1505

Spazio Josiane PallaCabelo e Beleza

cj 1019752-0448

Chateau Catherinepiso térreo

4612-3020

Restaurante Affrescopiso térreo4617-54174702-6803

Geraldine Maia Advocacia Empresarial e Imobiliário

cj 1084243-7571

ADVOGADOS

Alguns de nossos serviços:

Rua José Felix de Oliveira, 267, Granja Viana, SP (11) 4702-0797 (contato Ricardo Grill)

Preparo: 30 minutosCozimento: 15 minutosRendimento: 4 pessoas

Ingredientes:400 g de camarão sem casca1 dente de alho picado200 g de filé de salmão cortado em cubos200 g de robalo cortado em cubos1 abacate1 limão siciliano1 iogurte natural6 tomates cortados em lâminas6 rabanetes cortados em lâminas1 cebola roxa cortada em lâminas4 colheres de sopa de salsinhapicada2 pés de alfaceazeite de olivavinagre de vinho brancosal e pimenta do reino a gostotortilhas estilo tacos

Modo de fazer:Tempere os camarões com o alho, sal e pimenta a gosto. Salteie os ca-marões, o salmão e o robalo no azeite. Reserve. Bata o abacate com me-tade do iogurte e umas gotas de limão siciliano. Tempere a salada com azeite e vinagre sal e pimenta a gosto. Decore com os peixes, camarões, tomates, rabanetes, cebola roxa e salsinha. Sirva com o creme de abaca-te acompanhado de tortilhas mexicanas estilo tacos.

Salada defrutos do mar

Separei seis rótulos como destaque que po-dem ser vistos no blog, em Melhores de 2011, porém aqui comento três.• Tormentoso Chenin Blanc – este rótulo sul africano é muito saboroso e marcante elaborado somente com vinhas velhas com mais de 30 anos e uma leve passagem por madeira que lhe aporta complexidade. Muito pêssego, nariz sedutor que te convida a levar a taça à boca, muito boa acidez e um balanço impecável por apenas R$49,00. Ótimo com frutos do mar.• Esmero Branco – um vinho português do Douro que só vem confirmar a grande fase que Portugal passa com os seus incríveis vinhos brancos. Produziram somente 3300 garrafas de vinhas velhas de cerca de 30 anos gerando um vinho muito balanceado, álcool educado (13%) e muito bem integrado, complexo, boa estrutura de boca, final longo e muito agradável com nuances de frutos brancos, um belo vinho que me seduziu. Bom vinho para Bacalhau.• Rayun Chardonnay Reserva - um belo Chardonnay sem madeira que passa oito meses sur lie deixan-do-o muito saboroso. Por não passar por madeira mantém um frescor não muito comum aos vinhos chilenos desta cepa, que tendem a ganhar muito corpo e ser muito amadeirados. Por cerca de R$45,00 é um verdadeiro achado e um verdadeiro Best-Buy.

É PARA LEVAR DE SACOLA

• GLORIA ALVARINHO - PORTUGAL • NEKEAS TEMP/MERLOT - ESPANHA •• PEDRERA MONASTREL/SYRAH - ESPANHA • SASYR SANGIOVESE/SYRAH - ITÁLIA •

• VILLARD ASSEMBLAGE GRAND VIN - CHILE • PACIFICO SUR CARMENÉRE/CAB - CHILE •• CALVUCURA MERLOT/CAB - ARGENTINA • LAS BRUJAS TANNET - URUGUAI •

e outras opções.Válido até 15 de Fevereiro ou final do estoque.

Rua José Felix de Oliveira 866Estação do Sino, Granja VianaTel.: (11) 4612.6343

Page 12: Jornal Mais Conteúdo - Ed. 43

www.jornalmaisconteudo.com.brPg.12

SEUS DirEiToS

Regina Pundek é engenheira civil, psicopedagoga e mãe de três filhos. É diretora da Escola Kids Home e autora do livro “Acorda, Alice - mãe, o que você está fazendo com seu filho?”.

EDUCAÇão

Regina [email protected]

Mariana Arteiro Gargiulowww.advocaciaag.com.br

Ensinar e aprender – uma viagem de emoção e prazer

O ano escolar está iniciando. Boa época para abrirmos espaço para a reflexão sobre a ação educativa estabelecida na relação professor-aluno. Tanto o ensinar quanto o aprender apontam para a importância deste vínculo, as-sim garantindo um crescimento mútuo, tanto de um como do outro. É preciso que haja uma ação pedagógica transformadora, que favore-ça todos os prismas das relações, deixando o professor de ser a medida de todas as coisas.O espaço sistematizado, dito escola, vem ao longo de sua história priorizando a dimensão cognitiva em detrimento a um lugar para a instância afetiva. Esse posicionamento con-tribui para que os fenômenos de ensinar e aprender continuem a ser percebidos como processos meramente racionais, em que o educador repete informações que devem ser acumuladas e memorizadas pelo educando. Revisar e refletir sobre as práticas pedagó-gicas, com o objetivo de superar um posi-cionamento conservador e alienante, leva o educador e, consequentemente a escola, a assumir um papel diferenciado.Descobrir um espaço nos processos de ensi-nar e aprender que considere a importância do aspecto afetivo faz do educador um ser transformador e desencadeador de tônicas vitais, que formam um conjunto de elemen-

tos energético-estruturais responsáveis por mobilizar a aprendizagem. Esse diferencial é garantia de um crescimento mútuo do educa-dor e do educando.O educador, enquanto profissional atento ao seu contexto, é um construtor da história, por-tanto, sua ação não poderá em momento al-gum ser entendida e praticada como um fazer neutro. Na verdade, o educador atento possibi-lita ao processo ensino-aprendizagem o movi-mento de ir e vir, em que educador e educando tornam-se aprendentes e ensinantes.É importante esclarecer que a relação profes-sor-aluno-família é uma via afetiva que pos-sibilita, concomitantemente, a relação aluno-conhecimento, tendo como cenário a casa e a escola. O fundamental é que escola, família ecrianças saibam que a postura deles é dia-lógica, aberta, curiosa, indagadora e não apassivada, enquanto fala ou enquanto ouve. O que importa é que professor e alunos assu-mam e persigam a curiosidade.Quando há uma ligação afetiva saudável a criança mobiliza o mínimo de suas defesas e lida com seus medos e ansiedades, eliminan-do os obstáculos para a aquisição de conhe-cimento e aprisionamento da sua inteligência.A educação para um mundo em constante transformação solicita o fortalecimento do

indivíduo interiormente e a necessidade de privilegiar o desenvolvimento da intuição e da criatividade.Partindo-se desta premissa, do estabelecimen-to real de um vínculo afetivo, cabe ao educador levantar os focos de interesse do grupo e mer-gulhar com eles no encantamento das desco-bertas que se seguirão com a aprendizagem.Assim sendo, estes indivíduos poderão trans-formar-se em ensinante e aprendente, e es-tará feita a ponte para que haja a construção do conhecimento através de qualquer que

Banco Nacional de Devedores Trabalhistas deve reduzir inadimplênciasA partir de 2012, todos os devedores de débi-tos cuja origem seja condenação em proces-so trabalhista transitada em julgado, ou seja, sobre o qual não caibam mais recursos, terão suas informações inscritas no “Banco Na-cional de Devedores Trabalhistas” (BNDT). O devedor fará parte de um pré-cadastro e terá prazo de 30 dias para regularizar o pagamen-to, evitando que seus registros constem no BNDT. Antes de efetuar a inclusão no BNDT, o Juízo de Execução Trabalhista determinará o bloqueio eletrônico de eventuais saldos finan-ceiros na conta bancá-ria do devedor, por meio do convênio firmado entre o Banco Central do Brasil e o Judiciário, denominado BacenJud, como forma de buscar numerários passíveis de penhora.Ter os dados armazenados no BNDT pode re-fletir diretamente nas atividades profissionais dos devedores pois, desde 04/01/2012, todas as pessoas que desejam participar de licita-ções e programas de incentivos fiscais, além de contratar com o setor público devem entre-gar a “Certidão Negativa de Débitos Trabalhis-tas” (CNDT), emitida pela Justiça do Trabalho.A finalidade da CNDT é comprovar a inexis-

tência de débitos das pessoas jurídicas e fí-sicas perante a Justiça do Trabalho. Caso os débitos estejam com sua exigibilidade sus-pensa ou garantidos por penhora, a certidão será positiva com efeito de negativa.A CNDT é nacional, tem validade de 180 dias, apresenta a situação da empresa pesquisada em relação a todos os seus estabelecimen-tos, agências ou filiais e pode ser emitida gratuitamente nos sites do Tribunal Superior do Trabalho, do Conselho Superior da Justi-

ça do Trabalho e dos Tribunais Regionais do Trabalho.A inclusão no BNDT não inviabiliza finan-ciamentos, contratos ou quaisquer relações entre particulares. Con-

tudo, tem o poder de causar um efeito indire-to na credibilidade, razão pela qual diversas empresas já se mobilizaram para pagar as execuções trabalhistas, afastando a possibi-lidade de terem seus negócios ameaçados. Com essas medidas, deverão reduzir as inadimplências decorrentes de condenações trabalhistas, eis que contribuirão de forma decisiva para a efetividade da execução das sentenças e para o cumprimento espontâneo dessas obrigações.

NUTriÇão

O atual estilo de vida da maioria das pessoas faz com que elas se esqueçam de cuidar da alimentação. E esse é o primeiro passo para se descuidar da saúde. Isso é particularmen-te perigoso se observarmos que a expectati-va de vida vem aumentando gradativamente, mas a qualidade de vida não segue o mesmo ritmo. As pessoas vivem mais, porém com doenças que as limitam.Quando bebês, temos toda a atenção do mundo no que diz respeito à alimentação. Aleitamento materno e mais tarde chazinhos, frutinhas, mingaus, sopinhas, papinhas e di-versos tipos de suplementos são adicionados ao nosso dia-a-dia. Sem julgar se este é o ide-al, ao menos não faltam frutas e hortaliças. Ou seja, teoricamente, quando nascemos somos alimentados de maneira correta.Porém, na infância já somos bombardeados com os industrializados diversos (bolachas, iogurtes, sucos, chocolates, etc.), presentes da merenda escolar ao lar. Depois, na fase adulta, os hábitos pioram ainda mais. Quem tem tempo para tomar um bom café-da-ma-nhã, fazer cinco ou seis refeições por dia, co-mer frutas e hortaliças? Enganou-se se você respondeu que não tem. Todo mundo tem. O que falta é organização.O resultado dessa piora na qualidade da ali-mentação ao longo da vida só poderia ser uma incidência maior de doenças na fase madura.

Reeducação Alimentar é o caminhoPrincipalmente a obesidade, diabetes e car-diopatias. A reeducação alimentar, direcio-nando corretamente os hábitos alimentares, vai nos trazer de volta a prática de uma ali-mentação saudável e equilibrada, prevenindo e auxiliando na cura das do-enças. É uma mudança no estilo de vida, que vai atingir e harmonizar corpo e mente. Equilíbrio entre saúde e bem estar. Para quem deseja iniciar já, mudanças sim-ples podem trazer bons resultados: mastigue bem os alimentos, fracione a alimentação (coma pouco mais vezes ao dia), beba bas-tante água o dia todo, evite tomar líquidos durante e logo após refeições, coma no mí-nimo três porções de frutas por dia, coma no mínimo quatro porções de hortaliças por dia, inclua oleaginosas (nozes, castanha do Pará, amêndoas, etc.) no seu dia e faça atividade física regularmente. Com estes passos, sua saúde vai trilhar pelo caminho certo!

Renata Nicolay Guimarãeshttp://rngnutricao.com.br/

Renata Nicolay Guimarães é nutricionista clínica e fun-cional. Atende em Cotia: tel. (11) 4616-0468 e em Itape-vi: tel. (11) 9124-9546.

quem não pagar débitos trabalhistas terá suas

informações inscritas no Banco Nacional de Devedores

Trabalhistas (BNDT).

A atenção com a alimentação ajuda você aviver mais e melhor, com menos problemas de saúde.

Mariana Arteiro Gargiulo - Advogada da “Arteiro Gargiulo Advogados”

Uma reflexão sobre a relação

professor e aluno para abrir o ano com

novas perspectivas de trabalho e sucesso no

processo educativo

seja a prática pedagógica aplicada.Ouso crer que cada vez mais pessoas estão buscando realizar a compreensão e o respeito pelo ser humano de maneira global, passan-do por todas as questões culturais, sociais e espirituais. A sociedade está pedindo novos homens e mulheres!

Page 13: Jornal Mais Conteúdo - Ed. 43

Para anunciar (11) 4777-1400 - Fale com a gente (11) 4777-1399Pg.13

SAÚDE

Próteses de mama NÃO provocam câncerPor Dr. Fábio Busnardo

O relato recente sobre problemas relaciona-dos às próteses mamárias da empresa fran-cesa PIP (Poly Implant Prothèse) trouxe muita preocupação para milhares de mulheres. A notícia de que existe risco aumentado de rotura da prótese (ou implante), associado a eventual utilização pelo fabricante de silicone não aprovado para uso médico, atinge dire-tamente cerca de 12 mil mulheres submeti-das a cirurgias estéticas ou reparadoras em nosso país, nas quais as próteses deste fabri-cante foram implantadas. Existe entre estas pacientes o receio de rotura do implante e a dúvida quanto à necessidade de troca ime-diata das próteses. Entretanto, o maior medo está relacionado à possibilidade de que esses implantes (ou o silicone utilizado) possam dar origem a tumores malignos na mama.As próteses, ou implantes, mamários são utilizados desde a década de 1960 para ci-rurgias estéticas e reparadoras das mamas. Inúmeros estudos demonstram que não exis-te relação entre o uso desses dispositivos e o aparecimento de câncer de mama. O FDA (órgão do governo americano que regula o uso de dispositivos médicos e medicamen-tos) publicou, em junho de 2011, uma revisão sobre o tema. Essa revisão reforça a ausência de relação entre o uso de próteses mamárias e câncer. Análise realizada na Europa evi-dencia que mesmo entre as portadoras dos implantes franceses da PIP não foi observada esta relação.

Os tumores malignos da mama são muito frequentes em nossa população. Estima-se que uma entre 10 a 15 mulheres desenvol-verá câncer de mama durante sua vida. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer é que neste ano 52.680 brasileiras serão diag-nosticadas com este tipo de tumor. Portanto, é possível que mulheres com próteses ma-márias recebam tal diagnóstico. Entretanto, a taxa de incidência é a mesma entre mulheres com ou sem os implantes. Um dos cuidados que as mulheres com prótese devem ter é no exame para rastreamento de tumor da mama que toda mulher acima de 40 anos precisa realizar. A mamogra-fia anual deve ser feita tal como em mulheres sem implante. Even-tualmente, exames ul-trassonográficos ou de ressonância nuclear magnética podem ser usados para complementar as informações da mamografia.Todo procedimento cirúrgico necessita ser estudado e realizado com extremo critério. O uso das próteses não deve fugir a esta regra. Infelizmente, no caso dos implantes mamários franceses da PIP, o fabricante utili-zou material diverso daquele aprovado pelas agências de vigilância na fabricação das pró-teses. A orientação do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é que as pacientes com esse tipo de implante

procurem seus médicos para esclarecimen-to e eventual troca das próteses. Entretanto, não devemos esquecer neste momento difícil o grande benefício que os implantes trouxe-ram à Medicina e à cirurgia reconstrutiva da mama nos últimos 50 anos. Estima-se que entre 5 a 10 milhões de mulheres no mundo tenham implantes mamários para fins estéti-cos ou reparadores.Portanto, à pergunta sobre a relação entre o uso de próteses mamárias e o aparecimento de câncer de mama, podemos responder que estudos com milhares de pacientes realizados nos últimos anos indicam que NÃO. A relação

entre prótese de mama e câncer pode até ser encarada de maneira inversa. Hoje, milhares de cirurgiões reparado-res em todo o mundo

têm nessas mesmas próteses um dos princi-pais métodos para a reconstrução de mamas amputadas ou parcialmente retiradas para o tratamento do câncer. A reparação da mama possibilita que as mulheres encarem de forma melhor o difícil tratamento oncológico. Além disso, proporciona retorno digno e precoce a suas atividades habituais e convívio familiar sem o estigma de uma cirurgia mutiladora.

Dr. Fábio Busnardo, doutor em Medicina pela Universida-de de São Paulo, cirurgião plástico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e diretor técnico da Gran Clinic. CRM: 81566.

Problemas com próteses mamárias da PIP

preocupam milharesde mulheres brasileiras.

Page 14: Jornal Mais Conteúdo - Ed. 43

www.jornalmaisconteudo.com.brPg.14

CONFIE SEU IMÓVEL À IMOBILIÁRIA CONDOMINIUMCONFIE SEU IMÓVEL À IMOBILIÁRIA CONDOMINIUM

www.imobiliariacondominium.com.brContato: [email protected]

Rua dos Manacás, 272 - Granja Viana - Cotia/SP - Km 24 da Raposo Tavares

(11) 4702-5451(11) 9903-0462(11) 9627-9808

Encontramos o imóvel que você procura. Consulte-nos.

www.worksservicos.com.br

ESPECIALIZADA EM RH PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS CONSTRUÇÃO CIVIL. .

11 4616.0530

Agê

ncia

WC

K

Av. Prof. José Barreto, 1265 - 1o. andar - Sala 7 - Cotia - SP

 

- Psicologia - Psicopedagogia - Psicomotricidade - Reforço Escolar - Aulas de Idiomas - Terapia Holística - Neuropsicologia 

10 Anos- Exames Audiométricos e do Processamento Auditivo - Avaliação Com Equipe Multidisciplinar para os Distúrbios  de Aprendizagem

Rua Tapes, 34 - Granja Viana - Cotia  alt. Km 23,3 da Raposo Tavares.  Tel:4612-7771

PRECISA-SEAPOSENTADO

Com liderança e carro próprio.Para serviços avulsos, mensalmente

Tel.: 4617 - 3757

Page 15: Jornal Mais Conteúdo - Ed. 43
Page 16: Jornal Mais Conteúdo - Ed. 43