informativo fucapi - ed.43 - 2008

6
Distribuição Gratuita Publicação Bimestral da FUCAPI Ano VIII - Número 43 - Manaus - AM - Outubro de 2008 InFucapi Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica DEPED/FUCAPI realiza curso de Auditoria Interna. Pág. 03 Treinamento Workshop GEPES/FUCAPI apresenta resulta- dos da Pesquisa de Clima 2008. Pág. 05 Evento é oportunidade para elevar satisfação do público interno A FUCAPI é eleita a melhor instituição de Ciência e Tecnologia da Região Norte Pág. 02 Colaboradores atuam como audito- res internos Capacitação Foto: João Luiz Ribeiro ; Composição: Osvaldo Relder CPGE/FUCAPI capacita colabora- dores da Electrolux da Amazônia Ltda. Pág. 06 Cursos da Fundação já qualificaram 350 colaboradores da Electrolux CESF/FUCAPI participa de evento nacional. Pág. 04 Programação incluiu atividades para crianças, jovens e adultos Resp. Social Foto: Arquivo Fucapi Foto: Arquivo Fucapi Foto: Arquivo Fucapi Foto: Arquivo Fucapi

Upload: infucapi

Post on 31-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Fucapi - Ed.43 - 2008

Distribuição Gratuita

Pu

blic

ação

Bim

estr

alda

FUC

AP

I

Ano VIII - Número 43 - Manaus - AM - Outubro de 2008InFucapi

Fundação Centro de Análise, Pesquisae Inovação Tecnológica

DEPED/FUCAPI realiza curso de Auditoria Interna.

Pág. 03

TreinamentoWorkshop

GEPES/FUCAPI apresenta resulta-dos da Pesquisa de Clima 2008. Pág. 05

Evento é oportunidade para elevar satisfação do público interno

A FUCAPI é eleita a melhor instituição de Ciência e Tecnologia da Região Norte

Pág. 02

Com

posi

ção:

Suf

ram

a

Colaboradores atuam como audito-res internos

Capacitação

Foto

: A

rtur

Bita

r

Foto

: Joã

o Lu

iz Ri

beiro

;

Com

posi

ção:

Osv

aldo

Rel

der

CPGE/FUCAPI capacita colabora-dores da Electrolux da Amazônia Ltda. Pág. 06

Cursos da Fundação já qualificaram 350 colaboradores da Electrolux

CESF/FUCAPI participa de evento nacional. Pág. 04

Programação incluiu atividades para crianças, jovens e adultos

Resp. Social

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Page 2: Informativo Fucapi - Ed.43 - 2008

InFucapi

InFucapi - 02

InFucapi

InFucapi - 02

FUCAPI recebe prêmio da FINEP e se consagra como sendo a melhor instituição de C&T da Região Norte

No dia 4 de novembro, a FUCAPI foi eleita a melhor instituição de C&T da Re-gião Norte. A cerimônia aconteceu em Be-lém e a Fundação foi representada por Isa Assef dos Santos, diretora-presidente da FUCAPI.

O Prêmio Inovação foi instituído em 1998 e é realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

O evento é a maior premiação refe-rente à inovação tecnológica do País e foi criado para premiar esforços inovadores realizados por empresas, instituições de ci-ência e tecnologia e organizações sociais brasileiras.

A premiação é composta por duas fases: na primeira, são escolhidas as melhores empresas, sendo que as

Premiação

propostas vencedoras em cada categoria, em cada região do País, concorrem entre si à premiação nacional, que acontece na segunda fase, realizada no final do ano em Brasília. Além da FUCAPI, os concorrentes do Norte à segunda fase serão a empresa Pharmacos Ltda., categoria “Pequena Empresa”, representando Manaus; e Pólo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais, categoria “Tecnologia Social”, representando o Acre.

Concorrem ao Prêmio as categorias Peque-na Empresa, Média Empresa, Tecnologia Social e Instituição de Ciência e Tecnologia. Constam ainda, duas categorias especiais: Inventor Ino-vador, na qual são escolhidos os inventores que mais se destacaram no País; e Grande Empre-sa, que seleciona, na carteira de clientes da FINEP, o conjunto de ações desenvolvidas por empresas inovadoras.

Nesta primeira fase, na sua categoria, a FUCAPI concorreu com o Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Oriental (Embrapa Amazônia Oriental/PA) e com o Genius Instituto de Tecnologia (AM).

A conquista do Prêmio pela FUCAPI re-presenta o esforço institucional investido pelo corpo de colaboradores, técnicos e professores empenhados na busca permanente de soluções que contribuam para elevar a sustentabilidade da Região Amazônica, por meio de pesquisas, projetos e prestação de serviços nos âmbitos tecnológico e educacional.

Conheça as categorias e os finalistas que

concorreram na primeira fase no Norte do País

Fernando Ribeiro, diretor da FINEP, entrega prê-mio a Isa Assef dos Santos, diretora-presidente da FUCAPI

Foto

: Joã

o Lu

iz Ri

beiro

Saiba Mais+Veja as colocações da FUCAPI no Prêmio FINEP de Inovação, na categoria Melhor Instituição de C&T da Região Norte.

1º Lugar: 2002, 2003 e 20082º Lugar: 20053º Lugar: 2006

Na Região Norte foram nove as empresas fina-listas do Prêmio FINEP. A escolha aconteceu no dia 15 de outubro. Seguem para a fase seguinte as pri-meiras colocadas, que concorrerão ao prêmio nacio-nal com os demais vencedores de cada região. Não houve finalista na categoria Média Empresa.

Confira a relação dos finalistas em ordem al-fabética.Pequena Empresa

Cerâmica Telha Forte Ltda. (PA)Fluídos da Amazônia Ltda. (PA)Pharmacos e Cosméticos Ltda. (AM)

Instituição de Ciência e Tecnologia Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Oriental (Embrapa Amazônia Oriental/PA)Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inova-ção Tecnológica (FUCAPI/AM)Genius Instituto de Tecnologia (AM)

Tecnologia Social Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Oriental (Embrapa Amazônia Oriental/PA)Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (AP)Pólo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sus-tentável dos Recursos Naturais (AC)

•••

Page 3: Informativo Fucapi - Ed.43 - 2008

InFucapi

InFucapi - 03

No período entre os dias 25 de agosto e dois de setembro, a Diretoria de Educação (DEPED/FUCAPI) realizou o curso de Auditoria Interna para colaboradores da Fundação.

Na ocasião, 24 colaboradores concluíram o curso, que teve como instrutores Artur Ca-valcante e Ana Rita Borba de Farias.

O curso teve a finalidade de capacitar mão-de-obra para atuar na área da auditoria interna, com o propósito de agilizar a gestão administrativa. “A importância do curso é po-der ampliar o quadro de auditores internos e disponibilizar conhecimentos que permitam à área ser mais proativa e dar respostas mais rápidas quando da identificação de proble-mas e oportunidades de melhorias, no que é pertinente ao Sistema da Qualidade”, explica a assessora de Gestão da Qualidade, Raquel do Couto Ataíde.

Curso amplia quadro de auditores internos

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

DEPED/FUCAPI realiza cursode Auditoria Interna

Capacitação

Trinta Alunos do 2º ano do Ensino Médio do Centro Educacional Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque (CEEF/FUCAPI) estão par-ticipando da versão atual do projeto da As-sociação Junior Achievement.

O objetivo do programa é despertar o

espírito empreendedor nos jovens, de modo a estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão mais completa sobre o mundo dos ne-gócios, facilitando o acesso ao merca-do de trabalho.

Desde 2005, o CEEF é parceira no projeto, sendo uma das poucas escolas particulares com Ensino Médio de Ma-naus a participar dessa iniciativa. “No final de agosto deste ano recebemos o convite para que o CEEF participasse na edição 2008”, informa Roberto Rie-ther, diretor do CEEF.

No ano passado, 21 alunos con-cluíram o curso. Na ocasião, entre as sete premiações oferecidas pelos pro-motores, o grupo ficou em 1º lugar no item “Produto Inovador” e 2º lugar no item “Melhor Comercial”.

Foto

: Arq

uivo

Fuc

api

Alunos da turma de 2007 no encerramento do curso

Alunos do CEEF/FUCAPI participam deprojeto da Associação Junior Achievement

Empreendedorismo

Saiba Mais+A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios, registrando o mais rápido crescimento em todo o mundo. Criada nos Estados Unidos, em 1919, por Horace Moses e Theodore Vail, presidentes da Strathmore Paper Company e da AT&T, respectivamente, é uma fundação educa-tiva sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa

privada. A filosofia da Associação é: “A vida é um

caminho, não um destino e você é o arquiteto do seu caminho.”

Fonte - http://www.jabrasil.org.br/ja/index.php?option=com_

content&id=3507&&task= view&Itemid=76&menu_pai=73

Page 4: Informativo Fucapi - Ed.43 - 2008

InFucapi

InFucapi - 04

CESF/FUCAPI participa do evento “ResponsabilidadeSocial no Ensino Superior Particular”

No dia 27 de setembro, o Instituto de Ensi-no Superior (CESF/FUCAPI) participou pela terceira vez do evento nacional, que tem como objetivo reunir, por meio da mobili-zação comunitária e voluntária, as institui-ções de Ensino Superior do País em prol da sociedade em que estão inseridas. A inicia-

Resp. Social

tiva foi instituída pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Na oportunidade, o CESF recebeu aproxi-madamente 200 pessoas entre crianças, ado-lescentes e adultos que participaram dessa importante ação social, a qual contou com a organização da professora do curso de Admi-nistração, Eliana Migliorin; da coordenadora da Biblioteca, Talita Lins; e da coordenadora do Programa de Responsabilidade Social da FUCAPI, Yvânia Gabriel. Além da importante contribuição voluntária advinda dos alunos e colaboradores do Departamento de Educação (DEPED/FUCAPI).

Para os adultos, a programação contou com cursos, sendo os mais procurados: Ins-trumentação em Eletrônica Básica e Inclusão Digital. Já as crianças participaram de diver-sas atividades, entre elas: Hora da História e Interpretação de Histórias através de Dese-nhos.

Para Eliana o evento apresentou resultados

positivos. “Percebemos que este ano houve maior participação voluntária dos alunos e professores, o que nos deixou muito conten-tes, já que o evento oferece aos participantes uma oportunidade de exercer a sua cidadania na prática, estimulando uma reflexão sobre o seu papel diante da sociedade”, informa a professora.

Crianças e jovens se divertem com as atividades do evento

Foto

: Arq

uivo

Fuc

api

Alunos e colaboradores: ação social estimula cida-dania

Foto

:Arq

uivo

Fuc

api

Ações do Projeto Floresta Viva facilitam produção sustentável No mês de setembro, o Projeto Flo-resta Viva passou por uma série

de ativi-dades, as quais tiveram como

objetivo viabilizar a cadeia produtiva da madeira de

floresta manejada. Na ocasião, para implantação das

ações, a equipe de técnicos composta pelos colaboradores Hinayana Pin-to, Rosalvo Mendes, Iuçana Mouco e Franquivaldo Melo esteve em Benjamin Constant/Atalaia do Norte e Carauari.

Os desafios da equipe foram adap-tar a área de produção das pequenas marcenarias e produzir uma série limi-tada de camas que será comercializada

em Manaus. Desse modo, os téc-

Negócios e Meio Ambiente

nicos puderam observar os gargalos que envolvem a produção de móveis.

O Projeto Floresta Viva foi instituído por meio da parceria entre o Groupe de recherche et d’échanges technologiques – GRET (organização não-governamen-tal francesa) e a Agência de Florestas do Amazonas (Afloram), com financiamen-to da União Européia e contrapartida do Governo do Estado do Amazonas, ten-do como parceiros: FUCAPI, Fundação Djalma Batista, Escola Agrotécnica Fe-deral de Manaus e Instituto Mamirauá.

Até o final do mês de novembro os mu-nicípios de Tabatinga, Maués e Boa Vista do Ramos passarão pela mesma atividade.

Produção de camas gera negócios aos microem-presários

Saiba Mais+

O diferencial do Projeto Floresta Viva é estabelecer um forte entrosamento entre todos os atores da cadeia produtiva, considerando a preservação am-biental, por meio do manejo florestal, contendo o desmatamento. Outros objetivos são a geração de emprego e renda às comunidades residentes nos municípios contemplados pelo projeto.

Foto

:Arq

uivo

Fuc

api

Page 5: Informativo Fucapi - Ed.43 - 2008

InFucapi

InFucapi - 05

Narle Teixeira: “O trabalho constitui-se uma pesquisa relevante por trazer todo um estudo da formação do conhecimento na criança”.

Coordenadora do curso deDesign do CESF/FUCAPI

conclui mestradoem Educação

A coordenadora do curso de Design do CESF/FUCAPI, Narle Silva Teixeira, concluiu em setembro o curso de mes-trado em Educação, promovido pela Faculdade de Educação da Universi-dade Federal do Amazonas (UFAM).

O tema da tese, a qual foi orien-tada por Luiz Carlos Cerquinho de Brito, doutor em Educação e professor da UFAM, focou a linguagem visual do livro didático, tratando-se de um estudo interdisciplinar com aplicação do design gráfico para a educação, especificamente voltado à formação do conhecimento e aprendizagem da criança.

A coordenadora acredita que o es-tudo desenvolvido seja de importân-cia tanto para o CESF quanto para os alunos do curso de Design. ”Consti-tui-se uma pesquisa relevante por tra-zer todo um estudo da formação do conhecimento na criança, percepção visual e outras teorias necessárias ao desenvolvimento de projetos que têm as crianças como público-alvo - não são poucos os projetos de design vol-tados para a criança. Além disso, faz uma abordagem reflexiva da gestalt como teoria da aprendizagem, am-pliando o conhecimento do aluno sobre essa teoria muito estudada no curso de Design”, explica a coordena-dora.

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

EducaçãoLideranças participam de Workshoporganizado pela GEPES/FUCAPI

Recursos Humanos

Nos dias 6 e sete de agosto, estiveram reunidas em Workshop promovido pelo setor Gestão de Pes-soas (GEPES/FUCAPI), as Lideranças das áreas do Departamento de Tecnologia (DETEC/FUCAPI), do Departamento de Educação (DEPED/FUCAPI) e da Presidência, para conhecerem o resultado da pes-quisa de Clima Organizacional da instituição, que foi realizada em maio de 2008.

Na ocasião, participaram da Pesquisa de Clima 2008 42% dos 680 colaboradores lotados na sede da FUCAPI, conforme a Tabela 1.

Resultado será revertido emmelhorias de trabalho

O encontro teve como objetivo apresentar às Li-

Equipes formulam propostas de melhoria

RESPONDENTESTotal Departamento

%

PRESI DETEC DEPED TOTAL FUCAPI7417941%

11126841%

10123343%

28668042%

deranças os dados oriundos da pesquisa e a partir da análise dos mesmos, elaborar propostas que visem elevar a satisfação dos colaboradores.

A pesquisa avaliou 15 Variáveis que são indi-cadores do Clima Organizacional: Comunicação, Gestão, Reconhecimento, Benefícios, dentre ou-tras, conforme Tabela 2. O resultado corresponde ao nível de satisfação dos respondentes de cada área.

Após o conhecimento do resultado da pesqui-sa, as Lideranças foram organizadas em equipes e tiveram como desafio formular propostas de melhoria para as Variáveis Organizacionais que haviam obtido avaliação inferior a 80%.

Para a coordenadora da GEPES, Auxiliadora Maia, o resultado do trabalho é muito positivo para a FUCAPI. “Esse resultado é uma valiosa oportunidade para conhecer as expectativas e as percepções dos seus Clientes Internos com relação às práticas já existentes e que podem ser melho-radas em suas diversas possibilidades, bem como a oportunidade ímpar das Lideranças construírem propostas baseadas nas necessidades de seus liderados e também em linha com a realidade administrativa/financeira da instituição”, informa Auxiliadora.

Segundo a coordenadora, todas as propostas apresentadas estão sendo analisadas e compila-das pela GEPES, para apresentação à Diretoria e implementação imediata assim que autorizadas.

Tabela 1

Variáveis Organizacionais Pesquisadas

Benefícios

Comunicação

Condições de Trabalho

Encarreiramento/Desenvolvimento

Ética e Responsabilidade Social

Gestão

Satisfação Geral

Qualidade de Produtos e Serviços

Integração entre Departamentos/Áreas

Reconhecimento

Objetivos Organizacionais

Relacionamento Interpessoal

Participação

Salário

Trabalho realizado

GERAL

84,45%

84,12%

84,28%

79,94%

79,10%

78,10%

75,97%

74,44%

73,59%

73,44%

73,05%

72,68%

67,45%

63,79%

75,47%

Variáveis Organizacionais Pesquisadas Resultados consolidados

76,12%

Tabela 2

Quantidade de Colaboradores Respondentes por Departamento

Foto

: A

rtur

Bita

r

*Informações fornecidas pela GEPES/FUCAPI

Page 6: Informativo Fucapi - Ed.43 - 2008

InFucapi

InFucapi - 06

Expediente

InFucapi é uma publicação da Fundação Centro de Análise,

Pesquisa e InovaçãoTecnológica - FUCAPI

Av. Danilo Areosa, 381Distrito IndustrialCEP: 69075-351

Manaus - AM

Diretora-PresidenteISA ASSEF DOS SANTOS

Redação e ediçãoCristina Monte

Mtb 39.238 DRT/SP

Projeto Gráfico e diagramaçãoOsvaldo Relder

http://portal.fucapi.br/[email protected]

Tel.: (92) 2127-3203Fax.: (92) 3613-2688

Reciclar garantia de um futuro melhor!

FUCAPI aprova cinco projetos no I Sa-lão de Projetos da IV FIAM

No I Salão de Projetos para Investimen-tos em Negócios Sustentáveis da IV FIAM, ocorrido entre 10 e 13 de setembro, a FUCAPI concorreu com seis projetos, sendo que 5 foram aprovados para os encontros que ocorreram no Studio 5. São eles: Equi-pamento para teste de queda de produtos portáteis, Notebook de alto desempenho com madeira certificada, Coleção Amazo-nas de Mobiliário Natural, Sistema Auto-matizado para aproveitamento de água de chuva e Adequação Tecnológica para pro-dução de frutas regionais desidratadas. FUCAPI e Prefeitura de Ariquemes assi-

nam convênioA Fundação e a Prefeitura de Ariquemes

em Rondônia assinaram convênio, no dia 13 de outubro, para realização de estudos de três Arranjos Produtivos Locais.

Alunos do CEEF expõem trabalhos na V CEEFEIRA

O Centro Educacional Lynaldo Caval-canti de Albuquerque (CEEF/FUCAPI) reali-zou nos dias 30 e 31 de outubro de 2008 a V CEEFEIRA Feira Tecnológica, cujo tema foi Cultura e Tecnologia. Na presente edição da Feira, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Mé-dio e Educação Profissional.

Destaques

*Informações fornecidas pela GENEC/FUCAPI

Fundação finaliza censo previdenciário em Porto Velho

A FUCAPI finalizou censo previdenciário na Prefeitura de Porto Velho. O dia 26 de setembro foi o último dia para que os servidores participassem. Essa ação fez parte de uma atividade na qual a Fundação foi contratada em decorrência de licitação internacional promovida pelo Ministério da Previdência Social.

Graduandos do CESF participam de colação de grau

O Instituto de Ensino Superior (CESF/FUCAPI) realizou no dia 26 de setembro, no auditório da SUFRAMA, mais uma cerimônia de colação de grau dos alunos de graduação. Na ocasião, 40 formandos dos cursos de Administração, Informática (Análise de Sistemas e Ciência da Computação), Design de Interface Digital e Engenharias (de Comunicações e de Produção Elétrica) receberam os diplomas.

DETEC/FUCAPI divulga ações através de parceria com o CESF/FUCAPI

Visando divulgar os seus programas e projetos relevantes, o Departamento de Tec-nologia firmou parceria com profissionais da Fundação para proferirem palestras aos acadêmicos do Instituto de Ensino Superior (CESF/FUCAPI).

CPGE/FUCAPI ministra cursos de capacitação na Electrolux

A Coordenação de Pós-Graduação e Exten-são (CPGE/FUCAPI), por meio da parceria entre a FUCAPI e a Electrolux da Amazônia Ltda., vem ministrando cursos de aperfei-çoamento profissional para os colaborado-res da empresa.

A parceria foi acordada em 2006 e a

Treinamento

partir de outubro daquele ano os cursos co-meçaram a ser implementados por meio de módulos temáticos, e vêm sendo aplicados sistematicamente, desde então.

As aulas acontecem na Escola de Manufa-tura, departamento da Electrolux responsável pela capacitação dos colaboradores, e para dinamizar a gestão, a FUCAPI mantém na escola um colaborador em tempo integral. A carga horária é dividida em duas horas di-árias. Os módulos são ministrados por con-sultores e professores do quadro técnico da Fundação, todos com formação em nível de especialização e/ou mestrado.

A programação inclui cursos como Princí-pio da Qualidade e Produtividade; 5S; Kan-ban; Kaizen; ISO 9000; ISO 14000; OHSAS 18000 e EMS, que é um treinamento voltado para os processos da Electrolux.

A empresa considera a iniciativa positiva, já que dos 570 colaboradores 350 fizeram

Colaboradores participam dos cursos propostos

todos os cursos disponíveis, além de ser uma oportunidade para o crescimento pro-fissional do colaborador. “Os cursos visam a formação profissional, permitindo ao funcionário uma aprendizagem constante, com oportunidade de treinamentos, atuali-zações, promoção profissional na empre-sa e demais benefícios”, informa Claudete Pohlit, coordenadora da CPGE.

Ao final de todos os dez cursos, os alunos recebem certificados emitidos pela FUCAPI e reconhecidos pelo MEC, o que contribui para elevar a seriedade do tra-balho efetivado. “É de fundamental im-portância para nós, colaboradores, saber que o conhecimento profissional e cultural que adquirimos na Electrolux, por meio da Escola de Manufatura, é reconhecido tam-bém pelo Ministério da Educação”, afirma Nelson Bezerra, assistente de Manufatura da empresa.

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i