informativo fucapi - ed.37 - 2007

6
Parceria Fundação estende sua atuação para o interior do estado. Pág 03 Internacional Design Tropical da Amazônia ex- põe peças na Feira de Negócios. Pág 04 Resp. Social Projeto Telecentro de Formação e Negócios: Inclusão Digital para moradores da Lagoa Verde. Pág 04 Foto: Artur Bitar Workshop Tema reúne segmentos envolvidos com o fortalecimento regional. Pág 06 Foto: Larissa Prado Foto: Arquivo Fucapi FUCAPI participa do 2º Salão do Brasil em Paris Foto: Arquivo Fucapi FUCAPI implanta Programa Qualidade de Vida e beneficia colaboradores. Pág 02 Projeto da Fundação capacita jovens Fundação e ABIPTI realizam evento para discutir C&T FUCAPI e Prefeitura de Maués inau- guram escritório

Upload: infucapi

Post on 31-Mar-2016

243 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Fucapi - Ed.37 - 2007

Parceria

Fundação estende sua atuação para o interior do estado. Pág 03

Internacional

Design Tropical da Amazônia ex-põe peças na Feira de Negócios.Pág 04

Resp. Social

Projeto Telecentro de Formação e Negócios: Inclusão Digital para moradores da Lagoa Verde.Pág 04

Foto

: A

rtur

Bita

r

Workshop

Tema reúne segmentos envolvidos com o fortalecimento regional.Pág 06

Foto

: La

rissa

Pra

do

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

FUCAPI participa do 2º Salão do Brasil em Paris

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

FUCAPI implanta Programa Qualidade

de Vida e beneficia colaboradores.

Pág 02

Projeto da Fundação capacita jovens Fundação e ABIPTI realizam evento para discutir C&T

FUCAPI e Prefeitura de Maués inau-guram escritório

Page 2: Informativo Fucapi - Ed.37 - 2007

InFucapi

InFucapi - 02

FUCAPI implanta Programa Qualidade de VidaA partir do mês de agosto, a FUCAPI im-

plantou o Programa Qualidade de Vida, o qual tem como objetivo integrar-se à Política de Gestão Estratégica da Fundação e conse-qüentemente desenvolver ações voltadas à saúde, bem-estar e segurança dos colabora-dores.

O programa contemplará, além da conti-nuidade da ginástica laboral, massagens anti-estresse, que serão realizadas por duas profis-sionais qualificadas e oferecidas três vezes por semana e imunização através de vacinação. O intuito das massagens é aliviar a tensão, re-laxar e combater o estresse. E mais, no pro-grama está incluso orientação nutricional, de modo a proporcionar conhecimentos relativos a alimentação adequada, visando a aquisição e manutenção da boa saúde, a elevação da satisfação, bem-estar e auto-estima.

Para tanto, a Doutora em Nutrição Huma-na Aplicada pela Universidade de São Paulo, Priscila Trapp Abbes Riether, foi contratada e atenderá inicialmente as gestantes, hiperten-sos, diabéticos e obesos.

Dentro do programa haverá ações de con-trole de diabetes (taxas de glicose) e hiperten-são (controle da pressão arterial), por isso será realizado o mapeamento dos colaboradores. No caso de diabetes, o atendimento será quin-zenal e no caso de hipertensão, semanal.

Palestra “Nutrição e Qualidade de Vida” inicia programa

Saúde

Momento bem-estar: colaboradores e alunos atentos às dicas de saúde

seus colaboradores, mas para a qualidade de vida destes, entendendo esta ação como uma questão mais abrangente, unindo aspectos fí-sicos, emocionais e sociais.

Para que o resultado surta efeito positivo na saúde do colaborador, a Drª Priscila informa que um trabalho orientado é capaz de - em poucos meses - mostrar um resultado satisfa-tório. “Quando esta observação é feita atra-vés de indicadores como peso, parâmetros sangüíneos (colesterol, triglicerídeos, glicose, etc.), condicionamento cardiovascular, as mu-danças começam a ser percebidas a partir do terceiro mês. Porém, se observarmos de uma forma mais subjetiva, com o relato a partir do próprio trabalhador sobre a sua saúde, ele observa mudanças mais rápidas, ainda no primeiro mês, como melhoria da disposição física e mental, melhoria do sono, redução do estresse, melhoria da digestão, entre outras”, completa a nutricionista.

Veja o gráfico abaixo sobre a prevalência de excesso de peso por capital e faixa etária.

O gráfico faz parte da pesquisa intitulada “Inquérito Domiciliar sobre Comportamentos de Risco e Morbidade Referida de Doenças e Agravos Não Transmissíveis”, elaborado pelo Ministério da Saúde, em 2003.

Vacinação garante saúde de alunos e colaboradoresDoenças como a febre amarela, a hepatite B e o tétano não terão vez na FUCAPI, pois a vacinação que ocorreu no dia 11 de se-tembro mostrou que alunos e colaborado-res estão atentos à saúde.A vacinação faz parte do Projeto Qualida-de de Vida e foi um sucesso. “A vacinação contou com um número expressivo de co-laboradores, superando as nossas expec-tativas. Foram mais de 130 colaboradores que participaram da vacinação e, para a realização deste evento, contamos com o apoio do Centro de Saúde Almir Pedreira, através da Secretaria Municipal de Saúde, que nos doou as vacinas e disponibilizou as profissionais e todo material necessá-rio para a aplicação. Oportunamente, di-vulgaremos a data em que será aplicada a segunda dose da vacina contra tétano e também daremos continuidade à aplicação dessas vacinas para os colaboradores que não tiveram a oportunidade de vacinar-se na ocasião”, explicou a Coordenadora de Talentos e Infra-Estrutura Física, Auxiliadora Maia.

SAIBA MAIS Conheça um pouco sobre as doenças que a vacinação pode evitar:

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África. (fonte - http://boasaude.uol.com.br/)

A hepatite é o termo usado para a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, medicamentos e consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Hepatite B é o nome de um dos vírus que causam a hepatite. (fonte - http://boasaude.uol.com.br/)

O tétano é uma doença grave causada pela toxina produzida por uma bactéria, o Clostridium tetani. Essa bactéria é encontrada no ambiente (solo, esterco, superfície de objetos) sob uma forma extremamente resistente, o esporo. (fonte - http://www7.anvisa.gov.br)

No dia 14 de agosto, a Drª Priscila mi-nistrou a palestra intitulada “Nutrição e Qua-lidade de Vida”, no auditório da FUCAPI. Os colaboradores atentos receberam orientações importantes referentes à prevenção de doen-ças e dicas saudáveis de alimentação.

A apresentação da nutricionista foi emba-sada em dados estatísticos. Um dos dados chamou a atenção: O alto grau de excesso de peso (obesidade) constatado na Região Nor-te, atualmente na faixa dos 30%, não muito distante das regiões Sul e Sudeste. Ou seja, o índice demonstra o aumento da incidência da obesidade entre os amazonenses.

A nutricionista comenta que nos últimos 10 anos as empresas têm implementado progra-mas voltados não somente para a saúde de

Fonte: www.saude.gov.br

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Page 3: Informativo Fucapi - Ed.37 - 2007

InFucapi

InFucapi - 03

A FUCAPI e a Prefeitura de Maués inauguraram, no dia 22 de maio, o primeiro escritório da instituição no interior do Estado. A unidade de Maués, a 260 quilômetros de Manaus, faz parte do Projeto Município Pólo, cujo objetivo é descentralizar as ações da FUCAPI, levando suas atividades para além da capital, e, numa outra oportunidade, para os demais estados da região amazônica.

A parceria foi realizada devido ao convênio assinado no ano passado, onde o prefeito de

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

FUCAPI e a Prefeitura de Maués inauguram o primeiroescritório da Fundação fora de Manaus

Renato Frota: “A intenção é levar a experiência da ins-tituição para auxiliar as prefeituras no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o setor produtivo”.

Maués, Miguel Paiva, se comprometeu a disponibilizar espaço para a montagem do escritório e em contrapartida a FUCAPI se responsabilizou pela estrutura técnica. Inclusive, no local, foi montado um telecentro para a capacitação dos produtores.

O município escolhido servirá como um pólo para municípios próximos, como Parintins, Barreirinha e Boa Vista do Ramos.

“Escolhemos Maués para ser o pólo daquela área porque lá já tínhamos vários outros projetos em andamento”, comenta o coordenador do Centro de Desenvolvimento Regional (CDER/FUCAPI) e responsável pelo projeto, Renato Frota.

O coordenador informa ainda que apesar da forte atuação no interior do Estado a instalação do escritório da FUCAPI representa o princípio de uma nova cultura e um marco nos seus 25 anos de atuação na região. “A intenção é levar a experiência da instituição para auxiliar as prefeituras no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o setor produtivo”, completa Renato.

Na inauguração estavam presentes o Prefeito de Maués, Miguel Paiva, o Secretário

Executivo de Assistência Social do município, Vicente Maciel, vereadores, comerciantes, artesãos, representantes do setor moveleiro, produtores rurais, representantes da Ambev, da Embrapa, Banco do Brasil e de outros segmentos envolvidos com o setor produtivo.

O objetivo da FUCAPI com o Projeto Município Pólo é manter em cada município contemplado pelo projeto um técnico especializado e disponibilizar toda a sua estrutura para a capacitação de pessoal bem como levar soluções para os arranjos produtivos. “Por meio dos escritórios, vamos auxiliar as prefeituras a identificar o potencial da biodiversidade e os problemas do setor produtivo e, assim, propor soluções viáveis de desenvolvimento, como treinamento, busca de financiamentos, entre outros”, analisa Frota.

Futuramente, a FUCAPI pretende estender a instalação de escritórios para outros municípios, como Coari, Manacapuru, Itacoatiara e Lábrea (ou Humaitá).

Parceria

SAIBA MAIS

O município de Maués foi oficialmente fundado em 1892 e seu nome tem origem na língua tupi que na língua portuguesa significa “Papagaio curioso e inteligente”. O aniversário da cidade é comemorado no dia 25 de junho.

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

FUCAPI implementa em Maués curso de Formação de Instrutores Comunitários em Software Livre

Inclusão Digital: curso prepara jovens para o mercado de trabalho

Promovido por intermédio do Programa de Responsabilidade Social, coordenado por Yvâ-nia Gabriel, em parceria interna com Desenvol-vimento Sustentável (DSUS/FUCAPI), liderado por Pedro Sosa, o qual faz parte do Centro de Desenvolvimento Regional (CDER/FUCAPI), re-presentado pelo Coordenador Renato Frota, o curso implementado está englobado no pro-jeto: “A FUCAPI contribuindo para a Inclusão Sócio Digital Amazonense através da Formação de Instrutores Comunitários em Software Livre”, que objetiva contribuir para a inclusão sócio-di-gital e inserção no mercado de trabalho de pes-soas residentes em comunidades carentes, as quais geralmente são provenientes de famílias de baixa renda, que não têm oportunidades de trabalho e acabam vivenciando uma situação

de risco social.O curso foi dividido em quatro

etapas e aconteceu no período entre 31 de julho a 8 de agosto, somando uma carga horária de 72 horas.

A técnica da Responsabilidade Social, Cynthia Calil Rangel, ministrou o curso para os 16 participantes, os quais foram escolhidos após constatação dos pré-requisitos: conhecimento em informática básica, ensino médio e ter mais de 18 anos. Além da preocupação com a

METODOLOGIA DO CURSO

1ª etapa - Postura e desenvoltura: realizaram atividade de apresentação, expressão verbal e corporal e dinâmicas.

2ª etapa - Circuito da comunicação: atividades práticas de planejamen-tos, cartas, redações, poesias e criação de uma empresa promotora de even-tos do planejamento a execução.

3ª etapa - Conhecimento teórico prático: módulos de informática básica Módulo Complementar - História da Computação, I Módulo - Ambiente Grá-fico Gnome, II Módulo - Navegador Web Mozilla Firefox, III Módulo - Editor de Texto Writer, IV Módulo - Planilha Eletrônica Calc, V Módulo - Apresentação Impress e simulações dos próprios alunos como instrutores no qual consistia em entregar o planejamento de aula e apresentação.

4ª etapa - Simulação e apresentação: realização de um Workshop:”Ferramentas em software livre”, onde os alunos dispuseram de 10 minutos cada para fazer a sua apresentação.

qualificação, o curso procurou trabalhar as dificuldades de postura, desenvoltura e planejamento da utilização dos recursos.

Page 4: Informativo Fucapi - Ed.37 - 2007

InFucapi

InFucapi - 04

FUCAPI participa de projeto e multiplica Benchmarking Industrial na região

A FUCAPI, através de convênio celebrado com o Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL-SC), é o CONVENENTE/EXECUTOR das ações para a execução do projeto “Programa Melhores Práticas para a Excelência Industrial (PMPEI)”, decorrente do Termo de Convênio nº 01.05.0856-00 firmado entre o IEL-SC e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), em cujo plano de trabalho está prevista, dentre outras atividades, a estruturação de uma rede de núcleos regionais para a multiplicação do Benchmarking Industrial. A Fundação tornou-se um núcleo regional, já que é credenciada pelo IEL-SC, responsável pela implementação e coordenação do projeto.

O PMPEI está sendo desenvolvido desde dezembro de 2005, entretanto a

FUCAPI integrou-se ao projeto, através do Convênio 007/2006, em março de 2006, e o Coordenador da Unidade Credenciada do Amazonas (URC-AM) do PMPEI é o colaborador Miguel Grimm do Nascimento, o qual está à frente do projeto.

O IEL/SC é a entidade do Sistema FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) responsável pela articulação entre o setor produtivo, as agências de fomento e as instituições de ensino e de pesquisa. Atuando ainda como propulsor do desenvolvimento, estabelecendo parcerias e fazendo com que a produção tecnológica e intelectual das instituições de ensino e pesquisa sejam viabilizadas nas indústrias, proporcionando não só ganhos em qualidade e meio ambiente, mas, sobretudo, aumentos consideráveis na produtividade e rentabilidade dessas empresas.

As soluções do IEL/SC já foram implementadas por um grande número de empresas, com resultados surpreendentes. São programas que visam o aumento da competitividade empresarial e tratam de temas relevantes, dentre os quais destacam-se o aumento da rentabilidade com produção ambientalmente correta, medição de desempenho com base em índices

internacionais e projetos de inovação para desenvolvimento de novos produtos e melhoria de processos.

O prazo final do projeto está programado para dezembro de 2007, porém pode ser negociada a prorrogação para mais um ano. Até o fim deste ano, a FUCAPI pretende implementar ações de Benchmarketing Industrial em 20 empresas/indústrias.

SAIBA MAIS Benchmarking Industrial é uma fer-

ramenta que avalia o posicionamento competitivo das empresas brasileiras frente às líderes mundiais de seu setor. É direcionado a indústrias de médio e grande porte empenhadas em desenvol-ver a sua gestão empresarial.

A partir da comparação de sua pontuação com as melhores empresas mundiais do setor específico de atuação, as empresas estudadas obtêm a informação de seu posicionamento em relação à prática e performance das líderes de seu setor, ou seja, a distância ou gap a percorrer para alcançar o padrão das líderes internacionais.

Apoio:

Parceria

Feira de Negócios na Françaexpõe peças do Design Tropical

O Projeto Design Tropical da Amazônia, representado pelas designers Hinayana Pinto e Iuçana Mouco, participou do 2º Salão do Brasil em Paris nos dias 5, 6 e 7 de setembro. Na oportunidade, os franceses apreciaram as peças produzidas pela FUCAPI, como a bandeja guaraná, elaborada a partir de refugos de madeiras Guariuba e Tucumã, com cores e texturas contrastantes e a mesa de centro Sucuri, desenhada a partir do elemento gráfico básico criado pelas tribos indígenas para idealizar as figuras de animais da selva nas suas representações. Entretanto, outras peças fizeram sucesso entre o público. “As peças que mais se destacaram no evento foram, além das mencionadas, a fruteira girassol marchetada, o aparador igarité e o banco escabelo. A qualidade do acabamento, variedade de madeiras, cores, fibras e a mão-de-obra originária da Amazônia foram destaque, os visitantes ficaram impressionados com a beleza, design e perfeição das peças”, comentou Hanayana.

A feira de negócios, organizada pelo grupo IBI International, empresas e instituições brasileiras, é uma oportunidade para que possam apresentar marcas, serviços e produtos, buscando inserção e consolidação no mercado internacional. O evento compreende diversas áreas de produtos como artesanato, culinária, artes, vestuário, calçados, moda e ciência & tecnologia.

Todas as peças criadas pelo Núcleo de Design são registradas e a Native é a empresa responsável pela comercialização dos produtos.

Desde 2001, a FUCAPI vem contribuindo para combater o analfabetismo tecnológico em seu entorno, por meio de seu Programa de Res-ponsabilidade Social. Por isso, inaugurou em 2005 o Projeto Telecentro de Formação e Negó-cios, o qual já atendeu mais de 1.150 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, que passaram pelos cursos de Informática Básica em Software Livre.

O projeto, que tem a parceria da Associa-ção de Moradores da Comunidade Lagoa Ver-de (Amclav), começou com cursos gratuitos de

Entrega de Certificados: Formatura dos Instrutores Comunitá-rios em julho de 2006

Informática Básica para 120 crianças e adolescentes de três escolas públicas do bairro. Em 2002, outros 160 foram beneficiados e, em 2003, mais 270. Já em 2004, a fim de realizar um diagnós-tico da situação do bairro, para assim implantar outras ações apropriadas à realidade local, a FUCAPI realizou uma pesquisa de campo para identificar o perfil educacional e social dos mora-dores. Com o resultado a Fundação intensificou e estendeu seu Programa de Responsabilidade Social a diversas áreas, tais como: saúde, educação, ca-pacitação, meio ambiente e cidadania. Daí surgiu o Telecentro, que atualmente funciona em uma sala alugada na Asso-ciação Pestalozzi, em frente à FUCAPI.

O objetivo do projeto é desenvol-ver um trabalho educativo, motivador e qualificativo na aplicação em treina-mentos de informática que possibilitem melhores oportunidades de emprego e renda, permitindo também o acesso à internet e a capacitação dos moradores da comunidade. Assim, esses moradores vêem-se diante de novas possibilidades e oportunidades mais justas e dignas.

Foto

: A

rtur

Bita

r

Projeto Telecentro de Formação e Negócios capacita moradores do Bairro Lagoa Verde

Responsabilidade Social

Page 5: Informativo Fucapi - Ed.37 - 2007

InFucapi

InFucapi - 05

O ministro Miguel Jorge esteve em Manaus no dia 2 de agosto e visitou a FUCAPI para co-nhecer os projetos desenvolvidos pela institui-ção. Na ocasião, o ministro foi recebido pela Diretora-Presidente, Drª Isa Assef dos Santos; pelo Diretor da Diretoria de Produtos Tecnoló-gicos, Dr. Evandro Vieiralves; pelo Diretor da Diretoria de Produtos Educacionais, Dr. Niomar Pimenta e uma equipe formada por profissio-nais da Fundação.

Miguel Jorge chegou à FUCAPI acompanha-do pela Superintendente da Suframa, Drª Flá-via Grosso e pelos deputados federais Marcelo Serafim (PSB) e Vanessa Grazziotin (PC do B) e conheceu alguns dos projetos desenvolvidos na Fundação como o Núcleo de TV Digital, o sis-tema de testes para a urna eletrônica, o labo-ratório de teste de aparelho celular, os reatores para efluentes domésticos e outras tecnologias desenvolvidas para incentivar o setor produtivo regional, como a despolpadeira de guaraná, além de ter apreciado as peças produzidas por artesãos do projeto Design Tropical da Amazô-nia.

A presidente da Fundação se diz satisfeita com a visita: “É uma grande satisfação receber-mos o ministro e termos conteúdo para apre-sentar ao representante do governo brasileiro”, comenta Drª Isa.

Núcleo de TV Digital da FUCAPI é destaque na visita do ministro

A implantação da TV Digital no País, com previsão de transmissão para início de dezem-bro próximo (São Paulo será a primeira cidade brasileira a transmitir o sinal digital), vem de-monstrando tratar-se de uma perspectiva muito positiva para o Estado do Amazonas. Por isso, o grande destaque da visita do ministro ficou por conta do Núcleo de TV Digital, onde está sendo produzido o set-top box (receptor de sinais de TV digital).

O projeto está avançado, sendo que o pro-tótipo A, de desenvolvimento, está pronto, en-quanto que o protótipo B para teste já com a

Ministro do Desenvolvimento, Indústria e ComércioExterior visita FUCAPI e conhece projetos

Ministro Miguel Jorge conhece Núcleo de TV Digital

formatação do produto final tem previsão para estar concluído em novembro. O gran-de atrativo do conversor está em sua com-petitividade de mercado, já que os custos de produção são considerados baixos.

A FUCAPI vem, desde de março, desen-volvendo a construção e produção do decodi-ficador de sinal digital de televisão aberta, a exemplo dos aparelhos que existem para re-ceber o sinal transmitido por canais de TVs fe-chadas, conforme afirma o Coordenador do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Industriais (CDTI/FUCAPI), Rogério Pereira:

“Estamos em fase de ajustes. Nossa previsão é de que em novembro teremos concluído o processo”.

Para tanto, há aproximadamente 20 pessoas, incluindo profissionais formados pela própria FUCAPI, envolvidas no desen-volvimento do conversor, entre engenheiros eletrônicos e mecânicos, programadores e analistas de sistemas. “ É importante observar que o nosso trabalho vem a contribuir com os esforços do Governo do Estado para manter a produção de televisores digitais no Pólo In-dustrial de Manaus, uma vez que a tecnolo-gia para a recepção dos sinais da TV Digital pode ser criada e produzida aqui também”, afirma o coordenador do CTDI.

Para Rogério, a implantação da TV Digi-tal vai permitir ao Brasil, além da qualidade de alta definição de imagem (livre de interfe-rências), a interatividade semelhante ao que ocorre com a internet.

Miguel Jorge ganha peça do Design Tropical e solicita projeto da FUCAPI

Finalizando a visita, o ministro recebeu de lembrança uma luminária traçada em ma-deiras Muirapiranga e Tucumã. A peça criada pelo designer Jansen Lopes e confeccionada pelas mãos dos marceneiros Amilton Brito e Wallace dos Santos, foi produzida a partir de refugos de madeira, utilizando a técnica de marchetaria.

O projeto é ecologicamente correto, uma vez que toda a madeira utilizada é provenien-te de resíduos florestais, não sendo, portanto, necessário derrubar as árvores para produzir os objetos.

O ministro demonstrou-se muito satisfei-to com os projetos apresentados e diante do desempenho positivo da Fundação, solicitou que fosse elaborado um projeto para análise do sistema de informatização de seu minis-tério, de modo a garantir a segurança aos bancos de dados, inviabilizando a ação de hackers.

Tecnologia

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Colaboradores da Fundação recebem visitantes no estande

Entre os dias 22 e 25 de agosto, com o tema “Educar para Preservar com Cida-dania”, a FUCAPI participou da exposição realizada no Pavilhão de Feiras do Studio 5.

A Fundação foi representada pelo Cen-tro de Desenvolvimento Regional (CDER/FUCAPI) e o estande montado foi decorado com móveis e peças produzidas pelo projeto Design Tropical da Amazônia, sendo produ-tos fabricados a partir de resíduos florestais.

Na ocasião, os colaboradores que par-ticiparam da exposição apresentaram os projetos socioambientais desenvolvidos em comunidades do interior do Estado e as atividades de assessoria técnica para cer-tificação orgânica e eco-social, além dos serviços ambientais prestados pela Funda-ção, tais como: Diagnóstico Ambiental; Ela-boração de Inventário de Resíduos Sólidos Industriais, que é o detalhamento dos resí-duos sólidos da produção de determinada indústria; Gerenciamento de Resíduos Só-lidos e Coleta Seletiva, ou seja, a correta destinação dos resíduos e a melhor forma de reaproveitá-los; Projetos de crédito de carbono/MDL; Avaliação de Ruído Externo; Projeto e Monitoração de Estação de Trata-mento de Efluentes e Reutilização de Águas; e Licenciamento de Atividades, realizado junto a órgãos ambientais.

Participaram do evento diversas empre-sas do Pólo Industrial de Manaus (PIM), além de órgãos públicos estaduais e municipais.

O evento contou com o apoio de diversas instituições como a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Amazonas (Sebrae/AM) e a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM).

Foi uma oportunidade para que as em-presas divulgassem ações positivas que estão sendo implementadas na área am-biental, visando minimizar os impactos am-bientais.

Desta forma, a FUCAPI reafirma seu compromisso com a preservação ambiental, por meio do desenvolvimento sustentável.

FUCAPI participa da I ExposiçãoAmbiental da Amazônia

Meio Ambiente

Foto

: D

enys

Lim

a

Page 6: Informativo Fucapi - Ed.37 - 2007

InFucapi

Expediente

InFucapi é uma publicação da Fundação Centro de Análise,

Pesquisa e InovaçãoTecnológica - FUCAPI

Av. Danilo Areosa, 381Distrito IndustrialCEP: 69075-351

Manaus - AM

Diretora-PresidenteISA ASSEF DOS SANTOS

Redação e ediçãoCristina Monte

Mtb 39.238 DRT/SP

Projeto Gráfico e diagramaçãoOsvaldo Relder

http://portal.fucapi.br/[email protected]

Tel.: (92) 2127-3000Fax.: (92) 3613-2688

Reciclar garantia de um futuro melhor

InFucapi - 06

Aconteceu no auditório da Fundação, nos dias 27 e 28 de agosto, o II Workshop Regional Norte ABIPTI (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica), o evento foi realizado pela FUCAPI e ABIPTI, sendo preparatório para o Con-gressso da ABIPTI 2008, que será realizado em Campina Grande (PB).

Na solenidade de abertura estavam presentes a Diretora-Presidente da FUCAPI e Vice-Presidente da ABIPTI para a Região Norte, Drª Isa Assef dos

FUCAPI e ABIPTI realizam evento sob o tema: “Ações dos Institutosde Pesquisa Tecnológica frente aos Desafios Regionais”

João Cesar Dotto da FUNTAC (à esq.) participa de mesa redonda

Santos; o Secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas, José Aldemir de Oliveira e o Secretário Executivo da ABIPTI, Lynaldo Caval-canti de Albuquerque.

O encontro reuniu importantes personali-dades dos cenários acadêmico, empresarial e de instituições governamentais, os quais citamos: o Presidente da Fundação de Tecno-logia do Acre (FUNTAC), João César Dotto; o Gerente de Projetos Corporativos do Institu-to Genius, Mario Ferreira Filho; o Diretor da Thomson Multimídia Ltda., Wilson Périco; o Diretor da Moto Honda da Amazônia, Hiroshi Miyasono; entre outros.

O objetivo principal do encontro foi pro-mover a integração entre os órgãos represen-tativos que envolvem o segmento e que dessa forma possam fomentar a discussão sobre a aplicabilidade da Ciência e Tecnologia para o fortalecimento da Região Norte.

A programação do workshop contemplou discussões sobre a política de C&T no Amazo-nas, o modelo de gestão dos institutos de pes-quisa tecnológica (IPTs), a interação entre IPTs e empresas, a criação de competências para

apoiar o desenvolvimento regional, a importância do conhecimento tradicional para a região amazônica, entre outras.

No evento foram apresentadas as ações e projetos implementados pelas instituições e empresas participantes, as quais colaboram - efetivamente - para o desenvolvimento regional.

Workshop

Foto

: A

rtur

Bita

r

SAIBA MAIS A ABIPTI, que mantém sua sede

em Brasília (DF), foi instituída em reu-nião em Recife, em 10 de outubro de 1980.

Atualmente a associação reúne em seu quadro de associados mais de 200 instituições atuantes na área tecnoló-gica, espalhadas por todas as regiões do País. E tem como missão promover a participação das instituições de pes-quisa e desenvolvimento tecnológico no estabelecimento e na execução da política de desenvolvimento nacional.

SAIBA MAIS Conheça o plano elaborado pelas professo-ras para animar a festa do Dia dos Pais:- Objetivo geral: realizar as dinâmicas para a entrega dos brindes de maneira diferen-ciada;- Objetivos específicos: integrar os cola-boradores, já que o público formado ad-vinha de diversos setores da Fundação; - Descontrair o grupo de forma divertida; - Executar atividades de atenção na hora dos comandos;- Realizar atividades em que todos partici-passem ao mesmo tempo;- Proporcionar a criatividade para os colabo-radores voluntários.

Dia dos Pais lota auditório da Fundação

Este ano, os papais da FUCAPI tiveram uma surpresa e tanto: a comemoração relativa ao Dia dos Pais trouxe um monte de brincadeiras, as quais exigiram dos participantes um bom desempenho físico e agilidade mental.

Após a abertura da comemoração realizada pelo Dr. Evandro Vieiralves (DTEC/FUCAPI), no dia 10 de agosto, uma série de dinâmicas colocou os pais em movimento.

À frente das brincadeiras estiveram as professoras de Ginástica Laboral Deborah Montenegro e Rose Autran.

Os pais tiveram que montar letras de músicas; obedecer aos gestos impostos pelas professoras, de modo a unificar comandos conforme as cores de bolas (cada cor significava

um movimento que podia ser um passo para frente, atrás ou lado); ficar cara a cara com o parceiro sem poder rir, para essa brincadeira cada um dos participantes recebeu três bolinhas de papel e cada vez que o primeiro ria perdia uma das bolinhas para o adversário. Nesse caso, ganhava a brincadeira quem acumulasse o maior número de bolinhas.

Todos os vencedores ganharam presentes de “O Boticário” oferecidos pela Fundação, no total foram distribuídos 25 lembranças.

No final do evento, a Diretora-Presidente da FUCAPI, Drª Isa Assef dos Santos, sorteou duas peças do Design Tropical.

Comemoração

Pais: dedicação até na hora da comemoração

Foto

: O

sval

do R

elde

r