jornal a cidade ed 43

12
1 ALÉM PARAÍBA, AGOSTO DE 2013 A CIDADE PÁG. 06 PASSATEMPO Paraíba do Sul vai promover o evento Estrada Real Trip Trail ESPORTE PÁGINA 12 Circulação Minas/Rio Ano 04 Nº 43 AGOSTO de 2013 Além Paraíba-MG E-mail: [email protected] ESTRADA DA BARRINHA GANHA ASFALTO FESTA PÁGINA 11 A ESTRADA LIGA TRÊS RIOS À PARAÍBA DO SUL PÁG. 05 Com Edney Jones. PÁG. 04 Por Adilson Telles PÁG. 08 Junta Comercial de Além Paraíba facilitará registro da nova empresa NEGÓCIO PÁGINA 07 Homem é preso acusado de ter estuprado mulher em Além Paraíba POLÍCIA PÁGINA 09 Defesa Civil de Além Paraíba-MG entrega diplomas no Cine Teatro CURSO PÁGINA 03

Upload: jornal-a-cidade

Post on 31-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

"A qualidade que é a nossa diferença"!

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal a cidade ed 43

1ALÉM PARAÍBA, AGOSTO DE 2013 A CIDADE

PÁG. 06

PASSATEMPO

Paraíba do Sulvai promover oevento EstradaReal Trip Trail

ESPORTE PÁGINA 12

Circulação Minas/Rio Ano 04 Nº 43 AGOSTO de 2013 Além Paraíba-MG E-mail: [email protected]

ESTRADA DA BARRINHA GANHA ASFALTOFESTA PÁGINA 11

A ESTRADA LIGA TRÊS RIOS À PARAÍBA DO SUL

PÁG. 05Com Edney Jones.

PÁG. 04Por Adilson Telles

PÁG. 08

Junta Comercialde Além Paraíbafacilitará registroda nova empresa

NEGÓCIO PÁGINA 07

Homem é presoacusado de terestuprado mulherem Além Paraíba

POLÍCIA PÁGINA 09

Defesa Civil deAlém Paraíba-MGentrega diplomasno Cine Teatro

CURSO PÁGINA 03

Page 2: Jornal a cidade ed 43

2 ALÉM PARAÍBA, AGOSTO DE 2013A CIDADE

FUNDADO EM 01 DE JUNHO DE 2009•EDITORA EXATA•Sidinei Ferreira da Silva - MECNPJ: 11.521.375/0001-13Rua Souza Leão, 111 - A - São José - Além Paraíba- MG - CEP 36 660 000 - Tel: (32) 8851-3588Editor: Sidinei SilvaColaboradores: Adilson Telles - Edney Jones -Luiz Cláudio NetoNa região Centro Sul Fluminense: Sidineida CruzDIAGRAMAÇÃO: Jorge Carvalho(32) 8858-2048 / 9973-9730O jornal não se responsabiliza por qualquermatéria ou artigo assinado. A responsabilida-de é dos seus autores.

EXPEDIENTE

editorialA Capa da edição 43 do jornal "A Ci-

dade" vem destacando o novo Layout daDrogaMais, fruto da parceria com a RedeInova Drogarias, um passo importantedado pelos empresários Sávio e Élvio Oli-veira Ferraz, na busca de oferecer um aten-dimento com maior qualidade para seusclientes, se especializando a cada dia noque diz respeito a medicamentos. Napágina 07 você leitor vai ficar sabendoque a coragem empresarial dos irmãosFerraz trouxe para Além Paraíba umanova marca e com ela uma maior opçãode oferta. Quem lucra com essa atitude équem precisa comprar remédios com ra-pidez e confiança.

Além disso, esta edição 43 tambémdestaca o asfaltamento da Estrada daBarrinha - de Três Rios - RJ à Paraíba do- RJ, anunciada no início do mês peloprefeito Vinícius Farah. A página 11 trása obra de asfaltamento da estrada daBarrinha, em parceria com o GovernoEstadual, que vai levar mais progressoàquela região de área industrial eresidencial.

Ainda a matéria da morte da funcio-nária pública Nilzelene Portela, falecidano Hospital São Salvador em AlémParaíba depois de três dias internada,após ter contraído uma gripe simples. Napágina 07, tanto o hospital que a aten-deu quanto a Secretário Municipal deSaúde suspeita que seja o vírus daInfluenza H1N1. O material da pacientefoi enviado para análise. Tenham todosuma boa leitura e até a próxima.

WOLNINHO E FERNANDOO ex-prefeito de Além Paraíba –

MG Wolney Freitas esteve na “Fes-ta da Cidade” acompanhando oprefeito Fernando Lúcio, na visitado deputado federal Júlio Delga-do. Em entrevista a Rádio 102.7MIX FM, Wolninho declarou apoioao grupo do atual prefeito e atédeu entender que vai mudar departido – PMDB - se filiando aoPV, do deputado Júlio Delgado.Ainda teve quem ficou surpreso.Uma semana após a declaração,Wolninho entrou com o pedido dedesfiliação do PMDB.

O PALANQUE DA FESTAUma imagem que a muitos não

se via em Além Paraíba – MG eraa abertura da “Festa da Cidade”com tantas autoridades em cimado palco. Desta vez parecendo umverdadeiro palanque eleitoral,além do prefeito estavam todos ossecretários municipais, vereadorese até um deputado estadual – Dr.Wilson Batista. O que não ficoulegal foi a falta de atenção por par-te da organização da festa no mo-mento do pronunciamento do pre-feito Fernando Lúcio. No palco aolado um conjunto passava o som eem toda a área da festa tocava pro-pagandas menos o que o chefe doexecutivo falava.

VISITA POLÍTICAO deputado federal mineiro Jú-

lio Delgado (PV) esteve no sábado03/Ago em Além Paraíba visitan-do a “Festa da Cidade”. Na oca-sião o deputado falou da sua ami-zade com o prefeito Fernando Lú-

tado no processo de execução daobra.

“O Prefeito Vinicius Farah con-seguiu reunir recursos que estãopossibilitando a transformaçãodesta comunidade, promovendodignidade e qualidade de vidapara todas estas famílias”. Decla-rou o secretário ressaltando que oBairro Cidadão está se tornandouma referência em infraestrutura.

CÂMARA HOMENAGEIAJEANETTE AGUIAR

A comunicadora Jeanette Agui-ar, da rádio 3 Rios e do Canal 5,recebeu moção de aplausos naCâmara de Vereadores de Três Rios- RJ na noite do último dia 13 deagosto. A justa moção refere-se aotrabalho que vem desenvolvendoa homenageada na área de comu-nicação no município. O docu-mento foi de autoria do vereadorFrancisco Carlos Gama (Bill). “Ou-tra não poderia ser a nossa atitu-de a não ser parabenizar e elogiara atuação de V.Sª pela valorosa ecompetente profissional e por rea-lizar um trabalho de grande alcan-ce junto à comunidade trirriense”.Elogiou o Vereador Bill.

QUADRA EM JAMAPARÁO prefeito de Sapucaia – RJ An-

derson Zanon falou em entrevistaa Rádio 102.7 MIX FM – Além Pa-raíba – MG que está conseguindorecurso junto ao Governo Estadu-al, para a construção de uma qua-dra poliesportiva no 4º Distrito –Jamapará. Disse ainda que estáprocurando um local adequadopara dar início ao projeto.

cio e do carinho que tem pela ci-dade. O deputado tem destinadosimportantes recursos para o mu-nicípio como verbas para obras decontenção de encostas.

E O FUTUROO futuro político de Além Paraí-

ba – MG começa a mexer com aimaginação de muita gente. Comdeclaração do ex-prefeito Wolni-nho de apoio ao grupo de Fernan-do Lúcio, fica claro que o PMDBterá que lançar outro candidato aprefeitura nas próximas eleiçõesmunicipais.

INFORMAÇÕES SOBREO SEGURO DPVAT

A Câmara Municipal de TrêsRios aprovou projeto que obriga osmeios de transportes da cidade di-vulgarem detalhes sobre o SeguroDPVAT - Danos Pessoais Causa-dos por Veículos Automotores deVia Terrestre – para que a popula-ção possa ter acesso as informaçõesno caso de necessidade.

BENEFÍCIOS PARA OBAIRRO CIDADÃO

Cerca de 1.340 famílias estão sen-do beneficiadas com a construçãode 426 casas, 272 apartamentos ereforma de 258 casas. Além dascasas, o novo bairro está receben-do pavimentação, estação de tra-tamento de esgoto, quadra de es-portes, praça e ainda DPO da Po-lícia Militar.

O Secretário Municipal deObras – Três Rios - Josimar Salesafirmou que o município estaráatuando junto ao Governo do es-

MINAS

Page 3: Jornal a cidade ed 43

3ALÉM PARAÍBA, AGOSTO DE 2013 A CIDADEMINAS

A Coordenadoria da De-fesa Civil de Além Paraíbaentregou na noite do últi-mo dia 08/Ago, o certifica-do de conclusão do Cursode Combate a Incêndio Flo-restal, realizado em parce-ria com o Corpo de Bom-beiros de Ubá - MG eCoordenadoria Municipalde Meio Ambiente, a 30 par-ticipantes desta primeiraetapa.

A entrega dos certifica-dos aconteceu no Cine Tea-tro Brasil e contou com aspresenças do Secretário deDesenvolvimento RogérioLobo - representando o pre-feito Fernando Lúcio - dochefe do Departamento deMeio Ambiente FabrícioFaria e do coordenador daDefesa Civil de Além

Paraíba Renato Miranda.Na sua fala o coordena-

dor da Defesa Civil RenatoMiranda lembrou a impor-tância do Curso de Comba-te a Incêndio Florestal paraa criação da Brigada Con-tra Incêndios - voluntária -que a Defesa Civil precisater na sua organização.Agradeceu a todos os parti-cipantes e anunciou a cria-ção da ONG "Ipê Amarelo"para ajudar a angariar fun-dos para a manutenção da"brigada voluntária".

Na próxima etapa seráoferecido o Curso de Com-bate a Incêndio Urbano. Asinscrições já terminaram,mas os candidatos devemficar atentos a novos cursos.Informou a Coordenadoriada Defesa Civil.

O Secretário de Desenvolvimento Rogério Lobo, ocoordenador da Defesa Civil Renato Miranda e ochefe do Departamento Municipal de MeioAmbiente Fabrício Faria

O deputado Dr. Wil-son Batista disponibili-zou para Além Paraíba eoutros quatro municípi-os da Zona da Mata mi-neira uma ambulância0Km, entregue em soleni-dade na Cidade Admi-nistrativa, na segunda-feira (05/08).

A iniciativa tem o ob-jetivo de fortalecer otransporte em saúde domunicípio e proporcio-nar ao alemparaibanomaior eficiência no des-locamento para centrosde referência em saúde.A ambulância veio equi-pada com maca fixa dealumínio e cilindro deoxigênio de cinco litros.

Para o parlamentar, osinvestimentos no siste-ma de transporte em

O prefeito Fernando Lúcio e o assessor MarceloMoreno representando o deputado Dr. Wilson Batista

saúde é fundamentalpara que os pacientespossam enfrentar os tra-tamentos fora do domicí-lio com segurança, con-forto e o auxílio de umacompanhante, quandofor necessário.

“Estamos fortalecendoo transporte em saúdepara os municípios quenecessitam diariamentetransferir pacientes paraoutras cidades. Quandonão há vaga suficiente,muitos pacientes vão aoshospitais sem acompa-nhante, o que gera umagrande dificuldade parao doente, porque além deesperar por longas horasem filas, precisam sem-pre de um acompanhan-te para ajudar nas mar-cações de exames e nos

Preocupado em melho-rar a segurança públicapara o cidadão que vive nointerior mineiro, e ao mes-mo tempo reforçar eotimizar o trabalho da po-lícia, o deputado BraulioBraz empenhou esforçosjunto ao Governo do Esta-do, por meio da Secretariade Estado de Defesa Soci-al, na liberação de viatu-ras policiais para municí-pios de sua base política.

Na última quinta-feira,em cerimônia na CidadeAdministrativa, os municí-pios de Machado, Muriaée Manhumirim receberam,cada um, uma viatura.

A prefeita deManhumirim, Darci Braga,a companhada pelo dele-

gado da Policia Civil deManhumirim, EndgelRebouças e pelo Chefe deGabinete do deputadoBraulio Braz, Adair Vidal,recebeu as chaves do carropolicial. Ela agradeceu oempenho do deputado e aatenção com que ele trataos pedidos apresentadospela população deManhumirim.

O delegado da PolíciaCivil de Manhumirim,Endgel Rebouças, disseque uma viatura equipada- levar o preso ao médico,ao dentista, ao Fórum -quanto para a população,uma viatura com este tipode compartimento reforçaa segurança e evita fugas",comentou.

procedimentos médicos.Com os meios de trans-porte estão precários emvários municípios, os pa-cientes precisam, muitas

vezes, encarar tudoisso sem um acompa-

A prefeita de Manhumirim, Darci Braga, acompanhada pelo delegado da Policia Civil deManhumirim, Endgel Rebouças e pelo Chefe deGabinete Adair Vidal representando o deputadoBraulio Braz

CURSO

Defesa Civil fazentrega de diplomasno Cine Teatro30 pessoas fizeram o curso de combate aincêndio Florestal e receberam o diploma

Sidnei Silva

SAÚDE

Além Paraíba recebe ambulânciado deputado Dr. Wilson Batista

Divulgação

O veículo novo foi entregue ao município em solenidade na Cidade Administrativa no dia 05

nhante. Sabedores destarealidade, estamos inves-tindo nos municípioscom o envio de ambulân-cias, vans e carros paraa saúde”. Enfatizou o de-putado.

APOIO

Municípios da base política de BraulioBraz recebem novas viaturas policiais

Divulgação

Page 4: Jornal a cidade ed 43

4 ALÉM PARAÍBA, AGOSTO DE 2013A CIDADE

CMEC agora tem um "Cantinho de Leitura"

JUVENTUDE NOTURNA

MINAS

MORADIA

SeCom PMAPAlém Paraíba - MG foi

tendida pelo Ministériodas Cidades com mais 218unidades habitacionais doPrograma Minha Casa Mi-nha Vida. Os beneficiáriosserão para os cidadãos queperderam suas casas naschuvas de 2012 e que te-nham renda bruta familiaraté R$ 1.600,00 mensais.

O regime de execuçãodas obras acontece por ad-ministração direta da Cai-xa Econômica Federal e tãologo estejam vencidas asexigências preliminares deobtenção de documentaçãonecessárias terá início a se-leção dos beneficiários fi-nais.

Neste caso, a construto-ra já definida para a execu-

ção das obras é, também aresponsável pelo forneci-mento do terreno e cuida-se da obtenção das devidascertidões tanto da constru-tora quanto do imóvel.

A Caixa já aprovou o ter-reno apresentado, que selocaliza entre o JardimParaiso, Bela Vista e SantaMarta II. A construtora res-ponsável trata de atendero check-list de engenhariaque solicita o croqui de lo-calização do terreno, ma-trícula atualizada do imó-vel, projeto de implantaçãodo empreendimento e pro-jeto arquitetônico, entreoutros.

O Secretário de Desen-volvimento, RogérioLobo, comentou é impor-tante observar a localiza-

Cidade ganha 218 casasdo Minha Casa Minha Vida

Houve uma ocasião emque muitos tinham umacompanhia de categoria du-rante a madrugada. Umprograma épico e revoluci-onário, chamado "Juventu-de Noturna". Começava nomadrugadão, duas da ma-nha e só terminava quan-do o sol aparecia. AdilsonCorreia, com sua voz po-derosa na qualidade absur-da da Juventude FM - da

época, claro - fez duranteanos um programa quemarcou os ouvintes das al-tas horas. O forte era a pro-gramação musical, que ou-sava com sequencias mu-sicais memoráveis, algu-mas só com divas nacio-nais, outras com os maio-res nomes do clássico FM eainda, divas internacionais.Não era só isso, acriatividade de Adilson

Correia ia muito alem. Pro-gramação totalmente line-ar, que seguia o clima domomento ou do dia especí-fico. Um reflexo do extensoconhecimento e bom gostomusical de Adilson, unidoa disposição para pesquisar.Mesmo após mais de umadécada o Juventude Notur-na não teve nenhum progra-ma a altura, desde que saiudo ar.

SABER

SeCom PMAPO Centro Municipal de

Especialidades Clínicas(CMEC) inaugurou no dia22 de julho, ultima segun-da feira, o projeto "Canti-nho da Leitura". Basica-mente é uma estante ondeas pessoas que aguardamatendimento podem en-contrar livros infantis, ro-mances, clássicos e de au-tores alemparaibanos,além de variadas revistas.

O projeto é da servidorapública, Ângela Monteiro,auxiliar de enfermagemda unidade. De acordocom ela, os livros foramconseguidos através dedoações e ela já está commaterial suficiente paraum segundo cantinho, que

O Cantinho da Leitura na CEMEC é uma brilhanteideia da enfermeira Ângela Monteiro

Divulgação

deve ficar no CEO (Centrode EspecialidadesOdontológicas).

Quem tiver interesse emdoar livros e revistas podeprocurar a própriaAngela, no CMEC, sempre

MORADIA

A Construtora LealtLtda empreiteira respon-sável pela execução dasobras de construção das40 casas próprias do Pro-grama Lares - HabitaçãoPopular já começou o pro-cesso de contratação demão de obra. Em princi-pio será contratado 20 pe-dreiros e ajudantes paracomeçar o trabalho pesa-do.

O programa tem a par-ceria da Secretaria de Es-tado de DesenvolvimentoRegional e Política Urba-na - SEDRU, a Compa-nhia de Habitação do Es-tado de Minas Gerais -COHAB-MG e a Prefeitu-ra Municipal de AlémParaíba,

O financiamento é daCaixa Econômica Fede-ral, que tem por objetivo

São vários os modelos de casas populares, mas ge-ralmente é este o mais visto

Divulgação

Começa contratação paraa construção das 40 casas

viabilizar a construção demoradias em todo país,para famílias com rendade 0 (zero) até 10 (dez) sa-lários mínimos.

A construção do con-junto habitacional será oinício de um novo bairro,na estrada João Bouhid.As 40 moradias terão doisquartos, sala, banheiro,

cozinha e área para ex-pansão. O novo bairro fi-cará numa distânciaaproximada de 5 Km docentro da Cidade.

Além de resolver partedo problema de moradiano município, a constru-ção do novo bairro com 40casas vai gerar dezenasde empregos.

As primeiras 40 unidades serão construídas na Estrada Municipal João Bouhid

ção do empreendimento."O entorno do terreno édotado de boainfraestrutura e permitiráque os beneficiários sejamplenamente atendidosquanto à educação, saúde,lazer e transporte público.Aquela região é atendidapor colégio municipal, co-légio estadual, creches, pos-tos de saúde, dois clubes,transporte e infraestruturacomercial como farmácias,padarias, mercados e ou-tros", afirmou ele.

Desta maneira, na regiãonão acontecerá nenhumimpacto com a construçãodas unidades habitacionais.Além disso, no local há apossibilidade de serconstruída uma quadra deesportes.

na parte da tarde. A inten-ção é empreender estes es-paços de leitura nos de-mais postos e a participa-ção da comunidade comas doações é de extremaimportância.

Page 5: Jornal a cidade ed 43

5ALÉM PARAÍBA, AGOSTO DE 2013 A CIDADE

Família agradece casaao vereador Cabo Coelho

MINAS

Terminada a "Festa daCidade" agora voltamosas nossas atividades cor-riqueiras de nossas vi-das. Falando da Fexpo, ameu ver foi razoável. Le-vando em conta que aPRO 1, firma que realizouo evento, assumiu a festaarcado com todas as des-pesas e colocou uma pro-gramação artística razo-ável, não muito inferior ado ano passado, levandoem conta que osorganizadores cumpri-ram todos os compromis-sos na contração dosshows e também por não

ficar devendo nada aosoutros eventos realizadosem anos anteriores, deupara realizar a festa semmaiores problemas. Mas,mudando de assunto. fi-quei muito feliz ao saberda realização de um fes-tival de samba que deve-rá ser patrocinado pelaENERGISA e que nossacidade - Além Paraíba -MG, vai sediar uma dasfases do evento denomi-nado "Samba e Petisco".Particularmente achei es-petacular a ideia e muitomais a escolha da nossacidade, por que prova a

A CidadeA família da dona de

casa Patrícia das GraçasSaraiva Colono, depois deter perdido tudo que ti-nha na enchente que asso-lou Além Paraíba - MG,no mês de janeiro de 2012,ganhou no mês julho umacasa para morar, fez ques-

tão de agradecer ao ve-reador Cabo Colho por terlhe ajudado.

"Senão fosse a ajuda doCabo Coelho eu não sabiao que seria dos meus fi-lhos. Eu perdi tudo nachuva, ficando morandopor mais de um ano noantigo Posto de Saúde do

Patrícia Saraiva com a as filhas acompanhada dovereador Cabo Coelho na calçada da casa nova

Sidinei Silva

bairro Boiadeiro, já nãotinha mais esperança, masgraças a Deus, o senhorThiago Pedrosa de Carva-lho, a prefeitura e princi-palmente ao Cabo Coe-lho, hoje nós temos nossacasa para morar". Finali-zou a dona de casa juntoaos filhos.

No mês de abril de2013, o vereador CaboCoelho, entrou com umaindicação na Câmara Mu-nicipal, pedindo ao pre-feito que liberasse o Ter-mo de Permissão de Uso,para que a família de Pa-trícia das Graças ColonoSaraiva pudesse entrardefinitivamente na novacasa.

O pedido foi acatadopelo prefeito FernandoLúcio com data de 20 dejunho de 2013 e devida-mente assinado por ambasas partes - prefeitura e fa-mília contemplada. Coma conclusão do processo,a família de Patrícia dasGraças Colono Saraiva jáestá morando na casanova.

A CidadeCom a missão de saber

a real situação da centenade telefones públicos - dotipo orelhões - na cidade,deparamos com um qua-dro de verdadeiro estadode abando de um serviçoque já foi um do mais dis-putados do país. De cada10 aparelhos apenas doisfuncionam.

As cabines que prote-gem o usuário e o apare-lho, geralmente estão que-bradas ou pichadas, osfones muito sujos não ofe-

SERVIÇO

MORADIA

recem a mínima condiçãode uso, isso quando nãoestão com os fios arranca-dos e os aparelhos destru-ídos.

Segundo funcionáriosda empresa que prestaserviço para a operadoraOI - responsável pelos te-lefones públicos - são cer-ca de 300 aparelhos dotipo orelhão espalhadosna área de Além Paraíba -MG, num raio de 600 me-tros o usuário tem que en-contrar um telefone públi-co para usar, mas não sabe

se funcionando ou não.Disse ainda que 10 apa-relhos são enviados sema-nalmente de uma equipede Leopoldina para subs-tituir os com defeitos, masquando é instalado, àsvezes não funcionam.

A tendência é que osaparelhos de telefonespúblicos continuem sen-do desprezados, até mes-mo por quem tem cuidardeles. Por conta do avan-ço tecnológico o orelhãocaiu no esquecimento dopovo.

Orelhões estão abandonadosnas ruas de Além Paraíba

O Presidente da Câmara e oProvedor do HSS foram a BH

SAÚDE

Preocupado com a situ-ação em que se encontra oHospital São Salvador, opresidente da CâmaraMunicipal de AlémParaíba, vereador ThiagoSabino, por intermédio dodeputado federal LaelVarela e do deputado es-tadual Dr. Wilson Batista,esteve recentemente como secretário de Estado daSaúde, Jorge de Souza.Na ocasião levou ao co-nhecimento do secretáriode estado as necessidadesmais urgentes levantadaspela provedoria da ins-tituição alemparaibana.

Entre as necessidadesestão um aporte finan-ceiro para a reforma dotelhado do HSS, num to-tal estimado em R$ 170mil, o credenciamentode mais cinco leitos deUTI e a a q u i s i ç ã o d eequipamentos necessá-rios à estruturação dar e f e r i d a U n i d a d e d eTerapia Intensiva. Da

Rafael Gracioli (provedor do HSS), Jorge de Souza(Secretário de Estado da Saúde) e Thiago Sabino(presidente da Câmara Municipal de Além Paraíba)

Divulgação

lista constam cinco res-p i r a d o r e sm u l t i p r o c e s s a d o r e s ,c i n c o m o n i t o r e sm u l t i p a r â m e t r o s c o mm ó d u l o s d e P A M ecapnografia, e cinco camaselétricas - tipo leito deUTI.

Segundo o vereadorThiago Sabino, o secretá-

rio Antônio Jorge de Sou-za prometeu, tão logo oHSS preencha os requisi-tos necessários e envie adocumentação e formulá-rios devidamente preen-chidos, o órgão estadualtudo fará para atender asnecessidades solicitadas.

Fonte: Jornal AlémParaíba

importância que temosno que diz respeito a mú-sica e o samba. AlémParaíba sempre teve essacaracterística de possuirbons músicos e composi-tores de samba. Tenhocerteza que os nossosparticipantes representa-rão muito bem nossa ci-dade neste evento quedeverá ser realizado nodia 28 de setembro - pró-ximo - em uma grandeprogramação. Com certe-za estaremos lá, eu e todaa turma do Clube doSamba. Até lá... um abra-ço a todos.

O presidente da Câmara municipal de Além Paraíba -Thiago Sabino - e o provedor do Hospital São SalvadorRafael Gracioli, foram recebidos pelo secretário de Estadoda Saúde Antônio Jorge de Souza em Belo Horizonte - MG

Page 6: Jornal a cidade ed 43

6 ALÉM PARAÍBA, AGOSTO DE 2013A CIDADE

“Quero fazer parte do grupo político de vocês e ajudá-losno que for preciso. Estou até pensando e sair do PMDBAlém Paraíba - MG”. O ex-prefeito Wolney Freitas ementrevista MIX FM

“O motivo do crime seria o envolvimento dela com omarido da vítima”. Delegado Thiago Couri sobre ocrime ocorrido em Volta Grande – MG

“Agente tem que servir as pessoas, né? Herói pra mim éDeus! Ele me deu uma luz e eu ajudei a família”. ArildoSilva herói que salvou mãe e filha em Além Paraíba –MG

“Corajoso é aquele que não teme nenhuma das dificuldadesda vida e todas procura vencer”. TOLSTOI - escritor

“Os dias prósperos não vêm por ocaso, nascem de muitafadiga e persistência”. Henru Ford – engenheiro

“O homem nasceu para a paz e para a verdade, são as leisque o corrompe”. Montesquieu – filósofo

MINAS

“O balanço que eufaço da festa épositivo, teve

algumas situaçõesque foram

superadas, comosegurança e

estacionamento,mas no geral foi

positivo. Dou notaoito porque dez

ninguém terá, atéque se aperfeiçoe.Se a festa agradouao público, é isso

que vale”.O secretário Pablo

Borges a sobre aFexpo Além

Paraíba – MG 2013

Page 7: Jornal a cidade ed 43

7ALÉM PARAÍBA, AGOSTO DE 2013 A CIDADE

A CidadeA Junta Comercial do

Estado de Minas Gerais(JUCEMG) após liberaro funcionamento daJunta em Além Paraíbae aprovar as instalaçõespara sua efetivação jámarcou data para trei-namento das pessoasque estarão envolvidascom a prestação desteserviço à comunidade.

Entre os dias 26 e 30de agosto dois funcio-nários efetivos daPMAP e uma funcioná-ria da ACIAAP estarãoem Belo Horizonte parase especializarem nastarefas.

Conforme o Secretáriode Desenvolvimento, Sr.Rogério Lobo, quandode sua visita a Além Pa-raíba em 22 de julho, oGerente de Integraçãoda JUCEMG, Sr. Henri-que P.P. da Costa, infor-mou que a Junta poderáser instalada até setem-bro deste ano.

O funcionamento daJunta é muito esperado,principalmente, peloscontabilistas do muni-cípio e região e, entreoutras vantagens, per-mitirá que se abra umaempresa em oito diascom custos mais reduzi-dos.

Rogério Lobo Secretário de Desenvolvimento deAlém Paraíba - MG

MINAS

A CidadeSempre na expectativa

de oferecer maior pratici-dade e conforto aos seusclientes, a DrogaMais daRua Adão Araújo e a de SãoJosé, administrada pelosempresários Élvio Olivei-ra Ferraz e Sávio OliveiraFerraz, inaugurou no iní-cio de agosto um novolayout, fruto da parceriacom a Rede Inova Droga-rias, um passo importantena melhoria da oferta.

Sávio Ferraz disse que ameta da DrogaMais é sem-pre oferecer ao seus clien-tes uma grande variedadede produtos, com qualida-de, melhor preço, com fa-cilidade no pagamento,bom atendimento e entre-ga rápida. "A Rede InovaDragarias trouxe um le-que de vantagens que fa-cilita a vida de quem pre-cisa comprar remédios eisso é muito importante".Finalizou.

As vantagens que a Dro-gaMais e Rede Inova Dro-garia oferecem incluemcartão de crédito própriocom aprovação na horacom até 40 dias para paga-mento; O Cartão Fidelida-de - o cliente é cadastradopara ter descontos especi-

No detalhe o empresário Sávio Ferraz e a nova fachada da DrogaMais da RuaAdão Araújo - Centro

ais em todos os medica-mentos; Jornal mensalcom ofertas incríveis; par-ceria com os maiores labo-ratórios; Programa AquiTem Farmácia Popular commedicamentos contra hi-pertensão, diabetes e asmagratuitos; Novo layout pro-

Junta Comercial de Além Paraíbafacilitará registro de empresas

NEGÓCIO

DrogaMais agora é rede InovaNEGÓCIO

Sidinei Silva

porcionando maior confor-to para os clientes.

DrogaMais Centro ficana Rua Adão Araujo,26 eDrobaMais São José na RuaBarão de São Geraldo,14.Aproveitem para dar umapassadinha e conferir as fa-cilidades e ofertas.

A Junta Comercial vai facilitar e agilizar a documentação de quem abrir sua empresaSidinei Silva

Com vantagens que facilitam a vida de quem precisa comprar remédios

Exame da morte deNilzelene deu positivoda Influenza A

SAÚDE

Avair Portela marido de Nilzelene é uma pessoamuito simples

Sidinei Silva

A CidadeA Morte de Nilzelene Por-

tela, funcionária pública,ocorrida no último dia 12/Ago, no Hospital São Salva-dor, foi segundo exameapresentado pela família,positivo do vírus InfluenzaA. o resultado foi divulga-do na manhã do dia 20 deagosto no Programa ShowsMix - na Rádio 102.7.

Avair Portela esposa davitima esteve no HospitalSão Salvador, recebeu o re-sultado e colheu informa-ções quando aos procedi-mentos a serem tomadosquanto ao caso.

Durante entrevista, o se-cretário de saúde do muni-cípio de Além Paraíba Hud-son Freitas - o Bedeu - escla-

receu a ele todos os detalhesdos cuidados que foram to-mados pela Secretaria deSaúde do Município junto afamília e disse que: " Qualquer coisa ocorrida a partirdaqui, é um fato novo".

Segundo o secretário,todo o procedimento foi fei-to de acordo com a orienta-ção da Regional - que fica emLeopoldina - e todas as pes-soas que tiveram contatocom a vitima já estão preve-nidas quanto ao problema.

O médico Rafael Graciólique atendeu a NilzelenePortela quando foi interna-da, não estava no hospital,mais uma equipe atendeu aomarido da vitima e o orien-tou quanto ao que a famíliadeve se preservar.

Um exame foi colhido e enviado paraBelo Horizonte no laboratório da FUNEB

Page 8: Jornal a cidade ed 43

8 ALÉM PARAÍBA, AGOSTO DE 2013A CIDADE

FARMÁCIAS:PLANTÃO PREJUDICA POPULAÇÃO

É absolutamente ingênuo imaginar como solu-ção a ideia (agora lei) de "organizar" o plantão dasfarmácias. Parece até democrática igualar farmáci-as desiguais em tudo, principalmente nos preços.O mais grave, contudo, é a desigualdade na deter-minação de trabalhar efetivamente. Por isso vem delonge a "guerrinha"! movida exatamente pelos quedesejam limitar ao máximo o horário de funciona-mento das farmácias, talvez com inveja do regimebancário.

Vender remédio deveria ser classificado como ser-viço público tal qual o transporte e os serviços deluz, água e esgoto e de modo geral, os de saúde. Éimperioso, porém, que nas farmácias a febre comer-cial ceda algum espaço à consciência social de ser-vir à população, sem a frieza dos supermercados. Oprojeto do plantão (agora é lei mal votada e aprova-da) é infeliz em todos os sentidos. A realidade, itempor item, é fácil de entender e de concordar, a saber:

1 - Fica comprometida a relação de confiança e decrédito entre farmácia e o cliente.

2 - As diferenças de estoque agravam a situação e,sobretudo, os critérios nem sempre padronizadosno ato de comprar remédios e de fornecê-los por mi-lhares de laboratórios.

3 - A tradição de "farmácia do bairro" não tem a verapenas com confiança e simpatia, mas de distância(numa cidade de transporte precário) na hora daemergência.

4 - Nada é mais democrático do que a liberdade defuncionamento (até pela madrugada). Isso não in-comoda o cliente, mas o concorrente não chegado atrabalhar e avesso a pagar hora extra.

5 - Não há um só cliente que não conheça as carac-terísticas de cada farmácia da cidade em relação atratamento; preços absurdamente diferentes para ummesmo produto; estoques falhos e aquela de nuncater isso ou aquilo. Até as prateleiras são cheias ouvazias, e os descontos existem ou não.

6 - Enfim, os empresários do ramo não tem a mes-ma competência e criatividade e nem todos são lin-dos.

Por tudo isso, a dignidade dos vereadores de AlémParaíba está confirmada e resguardada, mas não épossível tratamento igual para situações diferentes.O Betão tem razão... Ele mesmo, o vereador brilhan-te.

ADILSON TELLES

SALIÊNCIAS COM FREIRASO bordel é necessário em todas as cidades e já é

chamado, à moda antiga, de "casa de saliência". Anossa região mais próxima possui três e que venhamoutras. Mas o Rio de Janeiro, visando à Copa - 2014,está ampliando essa prestação de serviço. No bair-ro do Recreio dos Bandeirantes, a criatividade eró-tica não poupou (está errado) a igreja católica e apresença do papa Francisco. Uma de suas casas,entre as mais luxuosas da cidade, vestiu suas meni-nas de freiras e valorizou suas noites com projetostemáticos. Os clientes vibraram e acabaram contri-buindo para novos recordes de superlotação. A sa-liência com "freiras" continua rolando, mesmo como papa já de volta ao Vaticano, preocupado com osextermínios no Egito.

MÚSICO PARA SEMPRE

O inesquecível Luiz Ribeiro (sax, flauta, clarineteetc) muito eclético e um dos maiores músicos dahistória de Além Paraíba falecido recentemente,atuou nas Bandas Sete de Setembro e Carlos Gomese na Orquestra Além Paraíba. Esta é uma simpleshomenagem a um dos profissionais mais dignos dacidade. Na foto, Luiz Ribeiro com o radialista Fer-nando Bambu.

DOR NA FAMÍLIA CERQUEIRAA morte de Afrânio Cerqueira enluta mais uma

vez a tradicional família Antônio Cerqueira trêsanos depois do falecimento da inesquecível DonaDodoi. Para o colunista, que vive uma relação cari-nhosa com a família, foi mais uma perda irrepará-vel. A dor da família há de ser vencida, sobretudopela força do patriarca e empresário Antônio Cer-queira e de seu outro filho Ricardo, ambos inconso-láveis bem como toda a família. A padaria Vó Juqui-ta esteve com as portas fechadas.

DEU NA RÁDIO GLOBOAs empresas de cartão de crédito são as campeãs

de reclamação sobre o envio não solicitado de pro-dutos aos consumidores, aponta um levantamentofeito pelo Ministério da Justiça. O ranking foi elabo-rado a partir de dados dos 248 Procons do país, de2011 a junho de 2013. No período, foram registra-das 5.791 queixas sobre o recebimento de produtossem consentimento dos consumidores. Metade des-sas queixas refere-se às emissoras de cartão de cré-dito. No ranking, elas são sucedidas por bancoscomerciais, varejistas e financeiras.

2012 - ANO QUENTEAs temperaturas do planeta atingiram níveis

muito altos em 2012, tornando o ano passado umdos dez mais quentes já registrados desde o iníciodo monitoramento, há mais de um século. Os Esta-dos Unidos e a Argentina tiveram os anos maisquentes da história. O relatório "Estado do clima"aponta que, em 2012, houve recorde na subida denível dos mares e no derretimento do gelo no Árti-co.

CDs À DISPOSIÇÃODos programas "Opus 95" e "Grandes Orques-

tras", (Juventude-FM) os Cds podem ser solicitadosa Adilson Telles.

PENSE BEM ANTES DE AGREDIR ANIMAIS O infeliz, que no mínimo, dá pontapé em ca-

chorro, foi "premiado" com o aumento da pena queamplia de dois para cinco anos de prisão para quemmaltrata animais. Se matar, o dobro. Mas ainda épouco porque a ignorância continua: Na violênciacontra animais e no desconhecimento da lei que atéautoridades desconhecem.

ATENÇÃO APOSENTADOSAposentados, pensionistas e segurados do

INSS vão ter mais seis meses para fazer o reca-dastramento nas agências bancárias que rece-bem o benefício. Mais de nove milhões de pes-soas ainda não fizeram a prova de vida. O pra-zo que terminaria em setembro foi estendido até28 de fevereiro de 2014. É a segunda vez que oINSS amplia o prazo. Quem não fizer o proce-dimento, que visa evitar fraudes, vai ter o bene-fício suspenso.

Page 9: Jornal a cidade ed 43

9ALÉM PARAÍBA, AGOSTO DE 2013 A CIDADE

Homem é preso acusado de estupro

MINAS

Jovem esfaqueado no Portoconta como tudo aconteceu

A CidadeO jovem Mauro Cesar

Reginaldo, 19 anos, resi-dente no bairro Barão -Jamapará 4º Distrito deSapucaia - RJ - contoucom exc lus iv idade aojornal "A Cidade" comoaconteceu a tentativa dehomicídio sofr ida porele na noite do últimodia 20 de julho, na PraçaElias Fadel Sahine, noPorto Novo, centro dacidade.

Na ocasião, a PolíciaMilitar de Além Paraíba- MG apreendeu um me-nor e prendeu em fla-grante uma mulher, acu-sados de terem agredidoo jovem com pelo menossete facadas. Em sua ver-são, o adolescente acusa-do de ter dado as facadas,que é assistido pela APAE- Além Paraíba - MG, con-tou que é namorado deEliza Mara FernandesGermano - ex aluna daAPAE - e por ciúmes delacomeçou uma discussãocom a vítima que termi-nou nas facadas. Disseainda que a namorada Eli-za Mara havia lhe ajuda-do a esfaquear o homeme que ela tinha jogado afaca no mato.

A mulher acusada foiencontrada pelos polici-ais, acabou confirmandoa versão dado pelo ado-lescente indicando o lo-cal onde havia jogado aarma do crime - a faca -que foi apreendida.

A vítima Mauro CesarReginaldo, foi socorridapor uma viatura da PM elevado para o HSS, pas-sou por cirurgia e ficouinternado na UTI dohospital quatro dias até

POLÍCIA

Divulgação

ser liberado para a en-fermaria.

A vítima contou a his-tória

Após ter tido alta doHospital São Salvador, ojovem Mauro Cesar Re-ginaldo, 19 anos, resi-dente no bairro Barão -Jamapará 4º Distrito deSapucaia - RJ - concedeuentrevista exclusiva aRádio MIX 102 ,7 FMAlém Paraíba - MG e con-tou a sua versão dos fa-tos.

"Eu es tava bebendocom um amigo em umbar no Centro de AlémParaíba - MG, quandoeste menino passou, pa-rou, atravessou a rua, co-meçou a me olhar e mechamou. Assim que eleme chamou, começou ame esfaquear".

Ainda traumatizado,Mauro Cesar continuoucontando o ocorrido di-zendo não saber por quefoi chamado, ficando sa-bendo por terceiros, queo autor disse "que esta-ria olhando para a suamulher". "Ele estava to-mando vinho, e depoisque eu cheguei perto

POLÍCIA

Bruno Sérgio de Oliveira(24) já tem passagem pelapolícia

A CidadeUma equipe de policiais

civis chefiada pelo delega-do Edgard Magalhães - ti-tular da 28ª DPJ - prendeupor força de um Mandadode Prisão Temporária, umhomem que vinha sendoinvestigado a dois mesessuspeito de ter estupradouma mulher no último dia31 de maio.

O fato ocorreu quando avítima identificada apenascomo "R.A" saía de um barno centro de Além Paraíba -MG, na noite do dia 31 demaio de 2013, foi seguidapor um homem, que lheabordou levando-a para umlugar ermo e a violentousexualmente. O caso pare-cia querer desafiar a polícia,

Polícia Civil vai à casa desuspeita em Volta Grande

A CidadeA Polícia Civil de Além

Paraíba (28ª DP) cumpriuno início do mês de Agos-to um Mandado de Buscae Apreensão na casa deuma suspeito de ter come-tido o crime da morte deMaria Lúcia Fernandes, 62anos, encontrada pelomarido, na noite do dia 10de Julho de 2012, na casaonde eles moravam a trêsmeses, na Rua NelsonBarbosa, 89, Ybitirama,Volta Grande - MG.

Na ocasião o compa-nheiro da vitima AdãoGomes, 54 anos, acionoua Policia Militar e contouque saiu de casa para tra-balhar por volta das 13hs,daquele dia, retornando

CRIME

as 23hs20min aproximada-mente. Quando entrou nacasa viu o corpo de sua es-posa Maria Lúcia FerreiraFernandes, 62 anos, caídaao chão da sala, com umsaco plástico envolvido naregião da cabeça e umaalmofada também sobre acabeça. Disse ainda que ti-rou os objetos de cima davitima, mas ela já estavasem vida. No interior daresidência não foi notadaa falta de nenhum objeto.

O delegado da 28ª DP deAlém Paraíba ThiagoCouri falou que o manda-do foi requerido diante deindícios que a suspeita es-taria envolvida neste ho-micídio. "Nosso objetivoera apreender certos ins-

trumentos contundentes,haja vista que a vítimateve lesões contundentes,apreendemos um marte-lo e chaves de pressão,objetos que serviriampara ser contundentes,para serem levados a pe-rícia, para verificar se hávestígio de sangue huma-no nestes materiais". Con-tou.

A pessoa suspeita de tercometido o homicídio deMaria Lúcia Ferreira Fer-nandes (62), em VoltaGrande é uma mulher.Testemunhas a viram sairda casa da vitima no diado crime. O motivo seriao envolvimento da suspei-ta com o marido da viti-ma.

dele, me mandaram vol-tar, mas não deu tempo,quando eu ia voltar... elejá estava em cima demim, me esfaqueandopelas costas".

Mauro Cesar Reginal-do, depois de ter levadovária facadas, correu emdireção a uma viatura daPolícia Mili tar , conse-guiu subir na carroceriae foi conduzido até o HSSa tempo de não morrer.

Ao ser perguntado seperdoaria o seu agres-sor, o simples rapaz dis-se que: "Não sou eu quevou perdoar". "Eles têmque pedir perdão a Deus,o que eles fizeram... nãose faz". "Se depender demim terão meu perdão,mas o que eles fizeramnão tem nem perdão!".

O ainda garoto, MauroCesar Reginaldo (19) quesó tem a mãe como refe-rência, terminou a entre-vista confidenciando quenão esperava por isso, jáentrou para uma "igreja",vai tocar a vida e até pe-diu a família a mão deuma moça em namoro -"ela disse vai pensar". Fi-nalizou.

Sidinei Silva

Mauro Cezar Reginaldo (19) levou sete facadas e quasemorreu

A vitima esteve na DPJ e o reconheceu como sendo o seu estuprador

até que as informações co-meçaram a levar as investi-gações até um provável sus-peito.

Bruno Sergio de Olivei-ra, 24 anos, morador nobairro São Geraldo, foi pre-so no caminho para o tra-balho, na manhã do dia 18/jul. com um aspecto dequem estava muito assus-tado, o acusado a principionegava ter praticado o cri-me.

A mulher vitima - "R.A" -esteve na delegacia de poli-cia e reconheceu Bruno Sér-gio de Oliveira como sen-do o homem que lhe agre-diu sexualmente.

Segundo o delegado Ed-gard Magalhães, o acusadojá cumpriu pena em outra

ocasião na carceragem daDP de Além Paraíba - MG, eagora vai responder por es-tupro.

Page 10: Jornal a cidade ed 43

10 ALÉM PARAÍBA, AGOSTO DE 2013A CIDADE

Merenda de Paraíba do Suldisputa prêmio nacional

SeCom PMPSNa área de educação o

prefeito fez um anúncioque trouxe orgulho para apopulação e deixo tranqüi-las as mães dos pequenossul-paraibanos da redemunicipal de educação: amerenda escolar servidanas escolas municipais éconsiderada uma das me-lhores do país e concorre-rá em breve ao PrêmioNacional da Merenda Esco-lar. Recentemente os alu-nos com melhores desem-penhos na prova doSaerjinho foram premia-dos. O prefeito anunciouainda a aquisição de qua-

EDUCAÇÃO

SeCom PMPSCom intuito de incenti-

var e acompanhar a apren-dizagem dos estudantes domunicípio de Paraíba doSul, a Secretaria de Educa-ção realizou na noite daúltima terça-feira (30), noTheatro MunicipalMariano Aranha, apremiação dos alunos darede pública de ensino quese destacaram na avaliaçãoexterna de desempenhoescolar: o SAERJINHO2013.

O SAERJINHO é um sis-tema de avaliaçãobimestral da Secretaria deEstado de Educação, e foiaderido pela nova Prefei-tura, sendo realizado pelaprimeira vez este ano. Oobjetivo é analisar o pro-cesso de ensino e aprendi-zagem nas escolas, acom-panhando mais de perto orendimento dos estudan-tes, detectando de maneiramais ágil e fiel as dificul-dades de aprendizagem.Com os diagnósticos emmãos, a Secretaria de Edu-cação pode atuar para sa-nar as deficiências, melho-rando o ensino nas escolas.

O evento contou com apresença do prefeitoMarcinho; a vice-prefeita,Mariângela Brick Santos; asecretária de Educação,Francine Fontainha; a pro-fessora e coordenadora deAvaliação da Diretoria Re-

PMPS premia os de melhoresdesempenhos no SAERJINHO

EDUCAÇÃO

Sidinei Silva

O prefeito Marcinho na entrega dos prêmios abraçadocom os alunos

RIO

tro novos ônibus paratransporte dos alunos, etambém sobre a qualidadee beleza dos novos unifor-mes da Rede Municipal deEnsino, que serão distribu-ídos em breve, incluindotênis, mochila, camiseta,bermuda e agasalho.

Outro projeto de desta-que da nova Prefeitura, osCentros de QualificaçãoProfissional inauguradosem Maio nos bairrosEldorado e Liberdade, jásão destaques, formandocentenas de jovens, ofere-cendo uma profissão paratodos. Marcinho anunciouainda a abertura de mais

A CidadeA equipe do jornal "A Ci-

dade" em Paraíba do Sul - RJflagrou uma situação nãomuito normal aos olhos dequem paga caro para ter oconforto da água encanadaem sua casa. O caso é umaválvula que vaza água 24horas por dia.

Vários moradores infor-maram a nossa equipe quea água já vaza a mais de dezanos, no final da AvenidaPedro Paulo Lacerda, esqui-na da rua Manoela Borgescom a rua José MariaAbrahão, no Bairro Liberda-de e que a CEDAE haviaprometido de arrumar aválvula que tem o nome deVálvula Ventosa.

"Indignado nós queremossaber quem paga pela águadesperdiçada, uma vez queela vaza 24 horas por dia amais de 10 anos. Isso é umdesrespeito com o momen-to em que o mundo está vi-vendo e um descaso com aspessoas que sofrem com afalta de água". Desabafouum morador que preferiunão ser identificado.

Um responsável pelo Se-tor de Serviços e Reparos da

Desperdício causa indignaçãoFLAGRANTE

CEDAE - identificado ape-nas por Nicolau - disse que:"Estou a pouco menos de umano no cargo, o vazamentoé normal e serve para evitara explosão da tubulação".

O que entendemos é que,para o chefe do setor da

gional Centro Sul, Natalieda Costa de Melo Faria;além dos alunos, familia-res, professores, diretorese equipe da rede munici-pal de ensino.

Cerca de 100 alunos do5º ao 9º ano, de várias esco-las da Rede Municipal deEnsino, estiveram presen-tes no evento, para recebera medalha e o diplomapelo resultado alcançado naavaliação. E os cinco alu-nos: Eliezer José A. de Car-valho, da E. M.Montedônio; Mayra da Sil-va Cravo, da E. M. HaroldoMachado de Barros; WalaceFigueiredo Oliveira da E.M. Andrade Figueira;Rosane da Silva Gomes, daE. M. Horácio de Melo eArthur Bonatti Rivello, daE. M. Jornalista Sérgio

Cabral; que se saíram me-lhor na avaliação, obtendonota máxima, foram pre-miados com um tablet.Assim como as três melho-res escolas municipais:Horácio de Mello, CIEP eAndrade Figueira, que fo-ram destaque pela qualida-de de ensino, foram premi-adas com uma televisãoLCD 39 polegadas.

"Por meio dessa avalia-ção, poderemos detectar asdificuldades na aprendiza-gem dos alunos da redemunicipal de ensino e, apartir destes diagnósticos,ajustar práticas docentes àrealidade de cada estudan-te e traçar melhorias naqualidade da Educação Bá-sica". Destacou a secretáriade Educação FrancineFontainha.

Sidinei da Cruz

Água que poderia abastecer várias casas vaza 24 horas por dia há 10 anos

um CQP, desta vez no bair-ro Werneck.

O prefeito destacou ain-da a obtenção da CertidãoNegativa da prefeitura jun-to ao Governo Federal, oque possibilitará um semnúmero de investimentosem recursos federais nospróximos anos. Marcinholembrou ainda do interes-se de várias empresas queem breve se instalarão nacidade, como: Color Led,Teksoid, Italianinha,Itaipava e MRS; esta últi-ma já tem uma área pró-pria, desapropriada recen-temente pela nova Prefei-tura.

A Válvula Ventosa fica no final da Avenida Pedro PauloLacerda, no bairro Liberdade

SeCom PMSA Prefeitura Municipal

de Sapucaia representadapelo Comandante daGuarda Municipal Otá-vio Jorge Ribas Palma e oProcurador Geral DrºRoberto CardozoPimentel, participou noúltimo dia 13/Ago do IEncontro Regional doPrograma "Compromisso

Fórum Estadual de SegurançaSEGURANÇA

pela Segurança" 7ª RISPrealizado em NovaFriburgo, no HotelBucsky.

O evento reuniu autori-dades de segurança detodo o Estado do Rio deJaneiro,com o objetivo defalar das iniciativas mu-nicipais primárias de pre-venção à criminalidade.

O Programa visa o iní-

Comandante da Guarda Municipal de Sapucaia - RJ representou o município

CEDAE - Nicolau - vazarmais de cinco mil litrosd'água por dia, há dez anos,é considerado normal. Sóque para o povo isso poderepresentar muito mais queuma simples resposta.Estamos de olho!Foto: Va cio de diálogos e ações

que fortaleçam as políti-cas de segurança públicado Estado em parceriacom os municípios. Parti-ciparam do encontro osecretário do Estado desegurança José MarianoBeltrame e a Chefe de Po-lícia Civil-Delegada dePolícia Civil Marta Ro-cha.

Page 11: Jornal a cidade ed 43

11ALÉM PARAÍBA, AGOSTO DE 2013 A CIDADERIO

Estrada da Barrinha será asfaltada

A CidadeA Estrada da Barrinha

que liga o município deTrês Rios a Paraíba do Sulserá finalmente asfaltada,anunciou no início do mêsde agosto o prefeitoVinicius Farah. A impor-tante conquista irá impul-sionar ainda mais o desen-volvimento econômico deTrês Rios.

Após interlocuções coma secretaria de Estado deObras e o Departamento deEstradas de Rodagem, oGoverno Municipal acabade confirmar a licitaçãopara obras deterraplenagem, drenagem,pavimentação da Estradada Barrinha e do acesso àBR 393, marcada para opróximo dia 04 de setem-bro.

Publicado no Diário Ofi-cial do Estado do dia 1º deagosto, o edital anunciaorçamento oficial deR$14.890.046,85 para a obraque beneficiará o DistritoIndustrial e o Bairro Cida-dão.

"O asfaltamento daBarrinha pode ser conside-rado uma obra histórica,que irá oferecer dignidadea centenas de famílias queresidem nas imediações,além de contribuir para aconsolidação do cresci-mento econômico da re-gião. A pavimentação davia também irá facilitar odeslocamento da popula-ção dos municípios de TrêsRios e Paraíba do Sul, cri-ando um caminho alterna-tivo à BR 393". Destacou oPrefeito Vinicius Farah queatribui a conquista ao en-tendimento do Governo doestado de que a obra iráalavancar ainda mais o de-senvolvimento da região.

PROGRESSO

Revista On

A Estrada da Barrinha liga o município de Três Riosa Paraíba do Sul - RJ

SeCom PMTRA prefeitura de Três Rios

representada pelo secretáriode Ordem Pública e Seguran-ça, Alexandre Mansur, par-ticipou do Fórum Estadualde Segurança, realizado emFriburgo, no último dia 14/Ago.

O evento reuniu autorida-des de segurança de todo oestado do Rio de Janeiro,com o objetivo de falar dasiniciativas municipais pri-márias de prevenção àcriminalidade.

Na ocasião, o Governo deTrês Rios foi muito elogia-do pelo modelo adotado naCentral de Comando e Con-trole da cidade, que usa o sis-tema de compartilhamentoentre as policias e desde suainstalação em 2011, temconseguido manter as me-tas estabelecidas pela secre-taria de Segurança.

Fórum Estadual de SegurançaSEGURANÇA

"O Fórum foi muito im-portante para compartilhar-mos experiências e decidir-mos boas diretrizes de se-gurança para garantir atranquilidade dos cidadãos"- afirmou o secretário,Mansur.

A Delegada da cidade, ti-tular da 108ª DP, Dra. Cláu-dia Abbud e o Comandantedo 38º Batalhão da Policia

Imp/Leg TRO presidente da Câmara

de Vereadores de Três Rios,Jôa (PSD), anunciou neste dia16 em seu gabinete o repas-se de R$ 50 mil para a Prefei-tura Municipal e mais R$ 10mil mensais a partir de ja-neiro de 2014, para aquisiçãode lâmpadas para atender to-dos os bairros da cidade queestão sofrendo com a demo-ra nas trocas de lâmpadas.

O repasse foi aprovadopor unanimidade pelos ve-readores e será destinado ex-clusivamente para compra de

Câmara de Três Rios fazparceria com Prefeitura

REPASSE

A parceria é para viabilizar as trocas de lâmpadas em toda cidade

lâmpadas e braços de luz, ge-rando um estoque na Secre-taria Municipal de ServiçosPúblicos.

"Todos os dias nas emis-soras de rádio na cidade, no0800 282 1466 da Câmara deVereadores e até mesmo nafanpage do PoderLegislativo encontramos umgrande número de pedidosde trocas de lâmpadas emdiversas localidades de TrêsRios. O Poder Legislativo en-tende que a parceria com oExecutivo é a melhor formade fazer uma cidade cada vez

melhor e a Câmara de Vere-adores demonstra com essaação de repasse que estamossim, enfrentando os proble-mas com coragem e deter-minação. Vamos realizar umadiantamento emergencialde R$ 50 mil, que equivaleos meses de agosto a dezem-bro e partir de janeiro de2014 serão repassados maisR$ 10 mil mensais tempora-riamente até que a Prefeitu-ra sele o convênio com aAgeRio - Agência de Fomen-to do estado do Rio de Janei-ro". Disse Jôa.

Secretário de Segurança de Três Rios participou representando o município

Vinicius Farah anunciou a licitação para asfaltamento da Estrada da Barrinha

Delegada Cláudia Abbud, o Cel, Quinhões, Alexan-dre Mansur e o sub comandante da GM TR Cardoso

Divulgação

Militar, Cel. Quinhões tam-bém foram elogiados noevento por seus trabalhosrealizados. Na ocasião a de-legada foi parabenizadapela elucidação em menosde oito horas de um crimeocorrido na cidade e coman-dante do 38BPM foi elogia-do pelo batalhão não dispa-rar nenhum tiro em doisanos e quatro meses.

Page 12: Jornal a cidade ed 43

12 ALÉM PARAÍBA, AGOSTO DE 2013A CIDADE MINAS/RIO

ESPORTE

Muriaé vai sediaruma das etapas daCopa Rio-Minas de Mo-tocross. O evento marca-do para o dia 7 de se-tembro foi confirmadopelo deputado BraulioBraz, após reunião naSecretaria de Estado deEsportes, em Belo Hori-zonte, junto com o Se-cretário Municipal deEsporte, Lazer e Juven-tude de Muriaé, VanderGonçalves.

Muriaé vai sediar etapa daCopa Rio-Minas de Motocross

Divulgação

A equipe de coordena-ção de eventos da Secre-taria Municipal já iniciouos preparativos para aprova. Além da etapa lo-cal de motocross, o depu-tado Braulio Braz apoia arealização de outros even-tos esportivos em Muriaé,e que já estão sendo agen-dados para os próximosmeses.

Ainda como resultadoda reunião na SecretariaEstadual de Esportes, o

O deputado Braulio Braz e o secretário municipal de esporte, lazer e juven-tude de Muriaé Vander Gonçalves

deputado Braulio Brazanunciou a liberação derecursos na ordem de R$40 mil para investimen-tos na Escola Municipalde Esportes NathanLoures de Souza. A ins-tituição oferece a inicia-ção esportiva para cri-anças e adolescentes deMuriaé, com o objetivode formar novos atletaspara participarem decompetições regionais,estaduais e nacionais.

ESPORTE

SeCom PMPSOs amantes do

Mountain Bike ganha-rão um incentivo amais com a novidadeque a Prefeitura de Pa-raíba do Sul preparou.No final do ano, nosdias 6, 7 e 8 de dezem-bro, acontecerá a corri-da Estrada Real TripTrail. As inscrições jáestão abertas para osatletas e custarão R$ 60até o dia 02 de novem-bro. Lembrando que se-

Paraíba do Sul vai promovera Estrada Real Trip Trail

PMPS

rão restritas para os pri-meiros 1000 atletas.

Nas categorias, Elite -Idade Livre, sub 25 atésub 50 e Máster, os atle-tas vão encontrar um per-curso de 73 km no primei-ro dia e 61 km no segun-do. A corrida tem um for-mato semelhante às pro-vas mais aspiracionaisdo Mountain Bike mun-dial, Transalp, Transro-ckies e Cape Epic.

A proposta do MTB XCTrip Trail é incentivar o

Propaganda oficial da Estrada Real Trip Trail em Paraíba do Sul

espírito expedicionáriona Mountain Bike eproporcionar umaoportunidade de con-fraternização para todaa comunidade de ciclis-tas brasileiros. Além deuma grande premiaçãoem dinheiro para osprimeiros colocados.

Os interessados emparticipar da corridapodem se inscrever e terinformações através dosite: www.estradarealtriptrail.com.br

As inscrições estão abertas até o dia 02 de novembro e custarão 60 reais