jornal [in]formação 7ª edição 2010

8
Faculdades Integradas Teresa D’Ávila JORNAL LABORATÓRIO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Índice Prático o que você quer ver no Envie suas dicas para: [email protected] FISIOTERApIA DERMATOLÓgICA ABRE CAMINhOS pARA ESTéTICA “Muitos pacientes nos procu- ram sem nenhuma patologia, e sim procurando o relaxamento eaprevenção”. Thalita Miranda A auto estima elevada e a disposição para os tratamentos, são ingredientes fundamentais para bons resultados A dermatologia ou dermatofuncional é uma das especialidades que vem ganhando destaque nesta profissão A credibilidade de tais atividades ainda é um tabu a ser quebrado por muitos profissionais, já que muitas pessoas não acreditam que os tratamentos são eficazes. COMpORTAMENTO com 51 anos de existência a Banda de Santa cecília ten- ta manter viva a história e o amor pelos instrumentos de sopro. P.08 Thátia Amorim CIDADANIA Com a imagem “arranhada”, professores e atletas lutam agora para mostrar que o jiu- jitsu segue um caminho bem diferente do trilhado pelos “pitbulls”. coMPortAMento P.05 VIVER BEM um estilo musical, mesmo sem intenção direta, aproxima pessoas e forma o que chamamos hoje de “tribos”. P.05 Francisco Assis Maria Isabel Castro CADERNO Bate-papo: Nossa entrevista desta edição é com a especialista em Etiqueta Social, Empresarial e Marketing Pessoal, Célia Leão. P.02 vi ver Bem: Três ou mais pombos significam um risco muito grande para a saúde das pessoas, e risco de morte. P.07 viver Bem: Além de benefícios fisiológicos, a acupuntura também pode ser usada com finaliade estética. P.06 comportamento: Contato na rede pode proporcionar aumento do ciclo de relacionamentos e novos conhecimentos. P.04 Mônica Silva P.03 o c onsumo por alimentos orgânicos aumentou relativa- mente , como apontam es- pecialistas de Associações Agrô- nomas. P.06 Ano 9 •• n. 55 ••• Outubro de 2010

Upload: jornal-informacao-fatea

Post on 11-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Jornal laboratório da Habilitação em Jornalismo do Curso de Comunicação Social, das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila de Lorena, SP. Produzido pelos alunos do 3º ano.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal [in]Formação 7ª edição 2010

Faculdades Integradas

Teresa D’Ávila

JORNAL LABORATÓRIO DO CURSO DE

COMUNICAÇÃO SOCIAL

Índice Prático

o que vocêquer ver no

Envie suas dicas para:[email protected]

FISIOTERApIA DERMATOLÓgICA ABRE CAMINhOS pARA ESTéTICA

“Muitos pacientes nos procu-ram sem nenhuma patologia, e sim procurando o relaxamento e a prevenção”.

Thal

ita M

irand

a

A auto estima elevada e a disposição para os tratamentos, são ingredientes fundamentais para bons resultados

A dermatologia ou dermatofuncional é

uma das especialidades que vem ganhando

destaque nesta profissão

A credibilidade de tais atividades ainda é um tabu a ser quebrado por muitos profissionais, já que muitas pessoas não acreditam que os tratamentos são eficazes.

COMpORTAMENTOcom 51 anos de existência

a Banda de Santa cecília ten-ta manter viva a história e o amor pelos instrumentos de sopro. •P.08

Thát

ia A

mor

im

CIDADANIA

Com a imagem “arranhada”, professores e atletas lutam

agora para mostrar que o jiu-jitsu segue um caminho bem

diferente do trilhado pelos “pitbulls”.

coMPortAMento

P.05

VIVER BEMum estilo musical, mesmo

sem intenção direta, aproxima pessoas e forma o que chamamos hoje de “tribos”. •P.05

Fran

cisc

o As

sis

Mar

ia Is

abel

Cas

tro

CADERNO

Bate-papo: Nossa entrevista desta edição é com a especialista em Etiqueta Social, Empresarial e Marketing Pessoal, Célia Leão.• P.02

viver Bem: Três ou mais pombos significam um risco muito grande para a saúde das pessoas, e risco de morte.• P.07

viver Bem: Além de benefícios fisiológicos, a acupuntura também pode ser usada com finaliade estética. •P.06

comportamento: Contato na rede pode proporcionar aumento do ciclo de relacionamentos e novos conhecimentos. •P.04

Môn

ica

Silv

a

P.03

o consumo por alimentos orgânicos aumentou relativa-mente , como apontam es-pecialistas de Associações Agrô-nomas. •P.06

Ano 9 •• n. 55 ••• Outubro de 2010

Page 2: Jornal [in]Formação 7ª edição 2010

Entrevista

Gabriela Jung

Seu comportamento pode influenciar no seu futuro profissional

Arqu

ivo

Pess

oal

Pablo Godoy

EXPEDIENTE

Jornal Laboratório do 3° ano de JornalismoFaculdades Integradas Teresa D’Ávila - FATEA Ano 9 - n° 55 - Outubro/2010

Direção Geral: Prof.ª Dr.ª Olga de Sá

Vice-direção: Prof.ª Me Irmã Raquel Retz

Coordenação do Curso de Comunicação Social:

Prof. Me. Jefferson de Moura

Editora Geral:

Prof. Esp. Laura Barcha - MTb 36454

Colaborador de Fotografia:

Prof. Me. Luis Antonio Feliciano

Diagramação: Isabela Vilela e Michely Xavier

Revisão:

Prof.ª Dr.ª Irmã Olga de Sá

Prof.ª Me. Irmã Raquel Retz

Faculdades Integradas Teresa D’Ávila - FATEAAv. Peixoto de Castro, 530 - Vila Celeste - Lorena - SP - CEP: 12606-580 - Fone: (12) 2124-2888

Equipe de Alunos:

Adriano Matheus, Ailecy Oliveira,Ana Paula Maciel, Anna Laura Barreto,Ariane Fialho, Bruna Bastos, Camila Castro, Camila Abreu, César Carvalho, Cleverson Junior, Érica Silva, Fernanda Ribeiro, Fernanda Rodrigues, Francisco Assis, Gabriela Jung, Idalina Miranda, Isabela Vilela, Júlio Madela, Larissa Satim, Larissa Sene, Lucas Nunes, Márcio Augusto, Maria Isabel Castro, Mariana Sagossi, Mayara Rabelo, Michele Oliveira, Michely Xavier, Mônica Silva, Nádia Rabelo, Pablo Godoy, Suelen Ventola, Thalita Miranda, Thátia Amorim, Valmir Masulk, Vingina Bastos, Vivian de Almeida, Willian Nunes.

Com um currículo de dar inveja a muito profissional da área, nossa entrevistada desta edição é a especialista em Etiqueta Social, Empresarial e Marketing Pessoal. Célia Leão, graduada em Turismo e Biblioteconomia, fez carreira na área de Recursos Humanos.

Célia é consultora de jornalistas das revistas Veja SP, Nova, Cláudia, dos jornais Diário Popular, Diário do Grande ABC e de alguns cadernos de O Estado de São Paulo.

É colunista da revista "Manequim", sendo também colunista responsá-vel pela sessão Etiqueta da revista VOCÊ S/A, de mesma Editora Abril. Participa semanalmente no “programa do Ratinho”. Além de todas estas funções ainda reservou tempo para escrever os livros, “Boas Maneiras de A a Z” e “A Etiqueta da Sedução”, ambos pela Editora STS.

[In]Formação: Qual é a diferença entre etiqueta social, empresarial e marketing pessoal? E qual sua importância?

Célia Leão: Etiqueta é uma ferramenta na qual você pode vender melhor a sua imagem. A etiqueta social significa sociedade e é muito importante para nosso dia-a-dia, “ é agradável conviver com pessoas educadas e gentis”. A etiqueta empresarial são as deferências e pequenas gentilezas que podem fazer uma diferença muito grande na nossa relação com parceiros, clientes e fornecedores na nossa relação profissional e marketing pessoal são aquelas atividades que o tempo todo você exerce a fim de que se criem, se mantenham ou se alterem opiniões ou ponto de vista de outros com

relação a sua pessoa. [In]Formação: Qual a importância da etiqueta nos dias de hoje?

Célia Leão: A vida anda tão pesada, vivemos em um momento muito feio, particularmente no Brasil. A ética foi deixada pra trás, estamos vivendo uma crise de valores. Eu mais valho à medida que eu mais tenho e na verdade isso não tem nada a ver. Eu deveria valer mais à medida que eu soubesse mais e que eu fosse mais íntegro.

Então, a etiqueta tem muita importância num momento como

este. Conviver com pessoas mais elegantes, mais refinadas, faz o dia da gente menos pesado. Faz com que acreditemos mais na humanidade.

[In]Formação: Como o marketing pessoal pode ajudar um recém formado?

Célia Leão: Ele aprende a vender-se, de um jeito sério. As portas se abrirão para ele com mais facilidade. Leve-se a sério para que as empresas passem e enxergar você como um profissional sério. Porte-se de uma maneira séria.

[In]Formação: Quais os cuidados com a aparência que um profissional deve ter?

Célia Leão: Está cientificamente provado que uma primeira impressão é formada nos primeiros 15 segundos de contato. Em 15 segundos você não vai conseguir mostrar para as pessoas todo o seu conhecimento, tudo que você tem dentro de você. Assim como uma joalheria, é extremamente importante que nós cuidemos do nosso conteúdo, mas que a gente embale esse conteúdo de forma valorizada.

[In]Formação: Como um esta-giário deve se portar ao iniciar um novo trabalho?

Célia Leão: Se ele quer criar daquele estágio um emprego permanente deve pensar primeiro que está chegando. Tem um ditado antigo que diz “calar é ouro, falar é prata” então que ele cale mais, que ele preste bastante atenção e, mais que tudo, que ele não se porte como estagiário, que ele se comprometa com o que está fazendo, que vista a camisa da empresa onde ele está estagiando de fato. Sempre é bom ressaltar o cuidado com as redes sociais, afinal as próprias empresas usam essas redes sociais Facebook, Twitter, Orkut pra descobrirem mais quem você é na verdade. Assim, um estagiário que faz parte de uma comunidade no Orkut “Detesto trabalhar”, “Odeio Acordar Cedo”, “Meu chefe é um mala”, não será levado a sério. Então, rede social, como o nome já está dizendo, é um espaço para você dizer o que pensa sobre as coisas, mas é um espaço aberto para as pessoas verem, inclusive a empresa.

“Entre Aspas”• >>>P. 02

EDITORIAL

Especialista em Etiqueta Social, Empresarial e Marketing Pessoal

Ética: “estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.” O dicionário Aurélio fornece uma ideia bastante clara do que é ética, uma palavra distante para alguns de nossos governantes, precisamos lembrar que a prática política não é ciência; é arte..., arte de governar o povo, de administrar divergências, de vencer opositores e superar situações. Nossa cultura política nativa, por exemplo, das conhecidas fraudes eleitorais, do voto cabresto, do coronelismo, forma um cenário perfeito à

prática da corrupção e aos baixos teores éticos da política brasileira. Que saída temos? Não é muito fácil responder. Porém, se o fenômeno é cultural, parece que a solução será demorada, mas o caminho é conhecido: educação, saúde, combate à pobreza material e imaterial, regras jurídicas de investigação e punição claras, estrutura física e humana adequada do Judiciário. Para encerrar, vale ressaltar que não existe melhor controle da corrupção que o exercício diário da cidadania.

Pablo Godoy3° ano Jornalismo

Page 3: Jornal [in]Formação 7ª edição 2010

Thalita Miranda

Fisioterapia Dermatológica para a melhor qualidade de vidaPor meio de tratamentos, a especialização auxilia no equilíbrio mecânico, fisiológico e psicológico

Thal

ita M

irand

a

Todas as pessoas procuram qualidade de vida, equilíbrio da saúde e da mente, e para tais resultados a fisioterapia aparece no topo da lista das profissões mais buscadas para se obter bem estar. A Dermatologia ou dermatofuncional é uma das especialidades que vem ganhando destaque nesta profissão.

Dermatofuncional é o tratamento de patologias ou disfunções do sistema tegumentar (pele e tecido adiposo) e do sistema linfático, que se utilizam de recursos terapêuticos manuais e equipamentos que usam do calor, do frio, da eletricidade e de ondas eletromagnéticas durante as terapias de reabilitação.

Dentre suas atividades, a condição de melhorar e restaurar a aparência (estética) e autoestima é a mais procurada, entre as disfunções mais conhecidas, estão as estrias, celulites e manchas na pele, que são tratadas por meio de massoterapia, drenagem linfática ou recursos de eletroterapia.

Segundo a fisioterapeuta Tha-ís Costa, a drenagem linfática manual serve tanto como cura ou como prevenção de algumas disfunções da pele. “Por meio dela conseguimos eliminar substâncias que nosso corpo não utiliza, assim não deixando que elas se acumulem em nosso organismo, causando tais disfunções, como a celulite”.

Esta atividade que trata de massagem corporal, exerce além de efeitos mecânicos e fisiológicos, os chamados efeitos psicológicos, como explica a fisioterapeuta Thaís. “Muitos pacientes nos procuram sem nenhuma patologia, e sim procurando o relaxamento e a prevenção”.

Para a fisioterapeuta Priscila Santos, as reações psicológicas são os retratos dos resultados positivos dos pacientes. “A auto estima elevada e a disposição para os tratamentos, são ingredientes fundamentais para bons resultados, nos quais o próprio organismo se dispõe a trabalhar de forma mais saudável”.

O efeito mecânico é a estimulação da mão do terapeuta em contato com o corpo do paciente. E por meio dessas reações se obtêm os efeitos fisiológicos na melhora da circulação sanguínea e linfática,

tendo a resolução de edemas, hematomas, melhora da circulação, nutrição e remoção de produtos tóxicos dos tecidos, obtendo assim um efeito relaxante, causando a diminuição da dor e recuperação dos tecidos. Alcançando o equilíbrio do corpo, os resultados psicológicos são apresentados no relaxamento muscular físico e na diminuição de estresse e ansiedade, além de causar conforto e bem estar.

A fisioterapia está ligada a tratamentos clínicos e a reabilitação, mas para o conhecimento de todos, a especialidade não auxilia somente enfermos em recuperação, uma pessoa saudável pode usufruir dos tratamentos em busca de qualidade de vida. “O paciente pode optar pela fisioterapia para fortalecimento muscular, alongamentos, relaxa-mento e não somente quando está em recuperação de algum problema físico”, explica Priscila.

Visando à parte estética, as mulheres ganham dos homens na opção pela massoterapia, que auxilia na modelagem do corpo. “Os homens geralmente procuram tais massagens para o relaxamento, já as mulheres procuram formas perfeitas, e quando vêem o resultado logo nas primeiras sessões tendem a estender o tratamento”, conta Thaís.

“A drenagem linfática é um complemento nas minhas ativi-dades para a perda de peso, ela me ajuda a desinchar e me sinto mais leve depois de cada sessão”, diz a estudante Tamires Fernanda Campos, que realiza o tratamento há oito meses.

Mesmo com o aumento das cirurgias plásticas, as atividades da dermatofuncional vem se tornando opção também pelo baixo custo. No caso de uma drenagem linfática, o preço em média de uma sessão manual varia entre R$ 30,00 a R$ 50,00 , já com uso de equipamentos que auxiliam no tratamento variam de R$ 40,00 a R$ 80,00.

“A diferença de preço é absurda, faço drenagem há oito meses e não gastei nem a metade que gastaria com uma cirurgia, o resultado pode não ser imediato, mas aos poucos ele aparece”, argumenta Tamires.

O número de sessões é decidido pelo profissional, sendo realizada no mínimo duas vezes por semana, para que o resultado seja notado

e eficaz, porém varia de acordo com o paciente e reação de seu organismo. Para a fisioterapeuta Priscila, a frequência é fundamental no tratamento. “A meta quando estabelecida pelo profissional tem que ser cumprida pelo paciente, caso contrário, o trabalho tende a voltar ao seu ponto de partida” .

Para obter resultados significativos é preciso que o paciente tenha um equilíbrio entre as atividades realizadas pelo profissional e o estilo de vida. “A realização de atividades físicas e a alimentação saudável são essenciais para se obter resultados duradouros e mais rápidos”, explica Thaís.

A procura pelas atividades dermatológicas tem movimentado o mercado de trabalho, que registra grande crescimento na especialização na área por diversos fisioterapeutas. Nas capitais do sul e sudeste, o número é maior, devido à grande procura das pessoas pelo tratamento.

O tratamento pode ser usufruído por qualquer pessoa, desde que não tenha contra indicações prescritas pelo profissional, tais como, tumores malignos, tuberculose, trombose venosa ou insuficiência renal, podendo causar assim complicações no quadro clínico.

A drenagem linfática é uma boa opção para gestantes, já que o tratamento se compõe de massagens suaves e leves, que

removem o líquido do corpo, reduzindo assim o inchaço comum na gravidez e estrias, causadas pela distensão excessiva da pele. “Na gestação a mulher vive constantes emoções e isto reflete em seu corpo. Com o equilíbrio proporcionado pelos tratamentos fisioterapêuticos e nutricionais, o período gestacional tende a fluir melhor, proporcionando qualidade de vida para ambos”, explica Priscila.

A credibilidade de tais atividades ainda é um tabu a ser quebrado por muitos profissionais, já que muitas pessoas não acreditam que os tratamentos são eficazes. “Ainda falta confiança das pessoas em relação ao tratamento, isso porque elas procuram algo impossível e não o que podemos oferecer, de fato não obtendo o resultado desejado”, destaca Priscila, que ainda explica que tais sessões não modificam o corpo da pessoa e sim auxiliam na restauração de suas disfunções. “O tratamento não vai eliminar as celulites, vai diminuí-las e prevenir possíveis disfunções”.

Qualquer tratamento médico deve ser acompanhado por um especialista, e para as atividades da dermatofuncional não é diferente, por se tratar de fatores mecânicos como o toque, se não tomadas devidas precauções, consequências podem ser causadas pelo mau manuseio e uso incorreto de equipamentos e lubrificantes.

[In]Foco • >>>P. 03

A dermatofuncional é mais procurada pelas mulheres na intenção de reduzir as celulites e para a perda de gordura localizada e medidas.

Page 4: Jornal [in]Formação 7ª edição 2010

Contato na rede pode proporcionar aumento do ciclo de relacionamentos e novos conhecimentos

Comportamento• >>>P. 04

NA FATEADuso de redes sociais não interfere no comportamento

Fernanda Ribeiro

Com o objetivo de unir o universo dos veículos impressos e web, o jornal [In]Formação agora tem o seu próprio espaço na internet, o “[In]Formação On-line”.

Acesse!http://informacaojor.blogspot.com

Com apenas um clique e alguns dados preenchidos o usuário da internet já pode criar para si um perfil nas páginas de redes sociais disponíveis. Intituladas Orkut, MSN, Twitter, Facebook, Flickr, entre outras, elas são utilizadas para interação de seus participantes, em atualmente têm adquirido cada vez mais adeptos. Com a polêmica do rompimento entre o contato físico por meio do uso do computador, a sociedade busca obter respostas para as mudanças no comportamento do usuário da rede. Fato desmistificado por especialistas.

De acordo com a psicóloga Márcia Castro, esta forma diferente de fazer contato entre pessoas não interfere no comportamento do internauta, desde que utilizadas de

maneira ponderada, equilibrada e com senso de responsabilidade. “A sociedade em geral associa as redes sociais como a pessoa estar dentro do contexto social e atual, e neste caso, as pessoas cada vez mais são adeptos as redes sociais”, explica.

Neste contexto destacam-se os dados obtidos pela ComScore, empresa de análise do mercado digital, que revela que o Brasil cresceu 47% em comparação com os dados de julho de 2009 e é hoje o 5º país que mais acessa redes sociais no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China, Alemanha e Rússia.

Mais que uma ferramenta de interação mundial, as redes sociais atualmente auxiliam jovens no trabalho. Nathalia Oliveira, 20 anos, destaca que utiliza os perfis que

possui tanto para fins acadêmicos como para profissionais. Caso semelhante ao de Wesley Almeida, estudante de comunicação, que possui perfil no Orkut, Twitter, Flickr e Facebook.

Para Thalles Azevedo, 22, as redes sociais são fundamentais. “Além do meu blog e MSN, tenho acesso diário ao Twitter e tenho hoje, dois perfis no Orkut. As redes sociais tomaram conta mesmo da minha vida, que sem elas não teria ritmo. Não consigo me ver fora deste contexto”, aponta.

Entre os benefícios compor-tamentais nos dias de hoje des-tacados pela psicóloga no uso das redes sociais, está o aumento no ciclo de relacionamentos, a proporção de novos conhecimentos e a utilização da informática com mais foco.

você acredita que as redes sociais podem prejudicar as relações pessoais?enquete

“Não acredito que atrapalhe. Podemos fazer amizades na internet e outras no convívio pessoal. Tenho amizades hoje que conheci nas redes sociais e que nos encontramos, conversamos. Outras, que nunca vi, mas que são minhas amigas de verdade. O importante é a pessoa saber levar isso de uma forma cuidadosa.”

Natália Fazenda21 anos2º ano Radio TV

“Não atrapalha, porque as redes sociais só estendem nosso campo de amizades. Ajudam as pessoas a conhecerem outras, que podem se tornar uma amizade verdadeira. Tenho uma grande amiga que conheci pelo contato em redes sociais e essa pessoa é uma das que mais me aproximo entre meus amigos. “

Lucas de Azevedo19 anos2º ano Letras

“Acho que as redes sociais podem sim ter uma interferência porque na maioria das vezes, as pessoas que nós conhecemos pelo Orkut, MSN ou Facebook se mostram de uma forma on-line e de outra pessoalmente. Fica uma coisa meio artificial. Nunca fiz uma amizade verdadeira pelas redes sociais. “

Luana Teles3º ano Desenho Industrial

“Acho que as redes sociais ajudam principalmente por quem sabe utilizá-las, como os amigos que estão distantes e não podem se ver, por exemplo. Não acredito que o convívio pessoal seja prejudicado pelas redes sociais, mas isso não pode virar a única forma de se manter contato com os outros. ”

Laura Ribeiro20 anos3º ano Desenho Industrial

“Acredito que as redes, se não forem bem utilizadas, podem sim atrapalhar. A relação pessoal é importante, enriquece os valores. Acho que um toque, um aperto de mão ou um abraço não podem ser trocados pelo contato nas redes. Isso estimula a amizade verdadeira. É claro que as redes têm sua importância, mas o contato social deve ser valorizado. “

Pablo Soares4º ano Rádio TV

“Eu uso muito, porque mudei de cidade e é a forma que tenho para conversar com meus amigos. Mas se tivesse a oportunidade, buscaria muito mais o contato pessoal. Acho que essa conversa pessoal, o contato físico mesmo faz uma grande diferença. É importante, mas se é necessário, as redes sociais ajudam.”

Lucas Brito23 anos3º Desenho Industrial

Os cursos de Rádio e TV e Publicidade e Propaganda da FATEA, receberam três estrelas no Guia do Estudante da Revista Abril., destacando-se entre os melhores cursos do país.

O Guia do Estudante avalia os Cursos Superiores de todo o Brasil, diferenciando-os por estrelas, que se referem à qualidade do Curso.

As inscrições já estão abertas para o VI CineFest- Prêmio Gato Preto. A premiação será no dia 29 de outubro as 19h30 para as categorias: Animação, Minicurta, Curta, Docu-mentário, sendo livres os temas para quaisquer categorias.

Regulamento e inscrições podem ser consultados até o dia 15 de outubro no site:

www.fatea.br/cinefest

Do dia 3 ao dia 7 de Setembro aconteceu em Cruzeiro os XXX Jogos Universitarios (JUC`S) na ESC/ESEFIC. Ao todo eram 10 modalidades com a participação de aproximadamente 2.000 universitários e, como sempre, a FATEA não podia ficar fora dessa.

Os alunos de vários cursos da FATEA participaram na modalidade futebol de salão, mas infelizmente foram eliminados nas quartas de final. Mas, o importanten foi a participação. Parabéns!

ERRAMOSNa matéria “Equilíbrio e bom

relacionamento são fatores essenciais para a boa liderança” da edição de setembro, foi utilizado o termo “enfermeira padrão”, sendo que este não é o termo adequado para se referir ao profissional de enfermagem.

Page 5: Jornal [in]Formação 7ª edição 2010

Jiu-jitsu aposta na disciplina e no envolvimento da mulher para apagar imagem de esporte violento

Punk, sertanejo, reggae, rock; alguns estilos musicais agradam tanto que são refletidos até no vestuário

Comportamento • >>>P. 05

Maria isabel Castro

Na busca pelo reconhecimento, jiu-jitsu abre espaço no tatame até mesmo para a delicadeza feminina

Fran

cisc

o As

sis

Francisco Assis

Finalizando o preconceito

O que você veste é espelho do que ouve?

Violento, propaganda da raiva e coisa de “brucutu”. Não são poucos os adjetivos usados para apontar o jiu-jitsu como a arte marcial mais agressiva no Brasil. Baseada em fatos ligados aos chamados “pitbulls”, as acusações são rebatidas nas academias, onde professores e alunos tentam mostrar à sociedade o lado educacional do esporte milenar, uma das modalidades que mais cresce no mundo.

Com origem na Índia, o jiu-jitsu ganhou projeção no Japão, onde a partir do século XIX, se tornou uma das artes marciais mais populares.

No Brasil, a modalidade “aterrisou” em 1915, e a ligação com a família Gracie foi a responsável pela propagação e a criação do “brazilian jiu-jitsu” (que hoje tem adeptos em todo mundo).

Apesar de sempre manter o ensinamento baseado na disciplina, o esporte acabou vinculado à violência, devido a ocorrências que ganharam força no fim da última década.

A ação dos “pitbulls” em baladas pelas capitais do país deixaram uma marca difícil de se apagar. Em 2000, a Polícia Civil do Rio de Janeiro (onde se concentrava boa parte das brigas envolvendo lutadores), chegou a realizar um cadastro dos praticantes de jiu-jitsu, que foram impedidos de frequentar as principais casas noturnas da Barra da Tijuca.

Nem mesmo a evolução do esporte nos últimos anos e o aparecimento de atletas, que mantém o Brasil como um dos principais países no jiu-jitsu mundial, conseguiu colocar fim à ligação da arte marcial com a violência.

Em novembro do ano passado, o lutador Vinícius do Lago Caetano, 21 anos, morreu após ser baleado na cabeça durante uma discussão no bairro Anchieta, região sul de Belo Horizonte-MG.

Com a imagem “arranhada”, professores e atletas lutam agora para mostrar que a modalidade segue um caminho bem diferente do trilhado pelos ‘pitbulls’. No Vale do Paraíba, o jiu-jitsu busca novos adeptos.

O presidente da Livajj (Liga Valeparaibana de Jiu-Jitsu) Joel Pinho acredita que a mentalidade nas academias mudou. “Estamos lutando pelo crescimento do esporte na região. Trabalho com a Federação Paulista há uns dez anos e já acompanho esse crescimento. O importante é a forma como as academias estão encarando esse aprendizado. Não existem maus atletas, mas sim maus professores. Muita gente fala da violência, mas a essência está exatamente na educação, na disciplina dos atletas”.

Para ele, a maior dificuldade está no apoio às artes marciais no Brasil. “Como ex-atleta e dirigente esportivo, acredito que falta muito ainda para mudar essa idéia. Infelizmente aqui, os atletas não tem o devido respeito, lá fora é diferente”, lamentou.

Professor de jiu-jitsu há 11 anos, Francisco Cássio Galvão, o “Chicão” concorda com o presidente da Livajj. Durante a 3ª Etapa do Regional de Jiu-Jitsu, realizado em Lorena, ele salientou os obstáculos enfrentados pela modalidade no dia-a-dia da preparação dos atletas. “Acredito que hoje o jiu-jitsu já deu uma boa resposta a quem vê o esporte como significado de violência. Essa já é

a modalidade que mais cresce no mundo, mas é preciso respeito do governo e da sociedade. Hoje temos muitos campeões mundiais e ainda estrelas do MMA (Mixed Martial Arts), o antigo Vale Tudo, como o Minotauro e o Anderson Silva. Ou seja, exemplos não faltam”, comentou Francisco.

O sonho de alcançar o lugar mais alto do pódio e o respeito da sociedade vem atraindo jovens, como Thiago Henrique de Lima, 17 anos, da categoria juvenil médio. “O trabalho dos professores é muito importante, porque o esporte precisa de incentivo. O futebol, vôlei tem um bom espaço, mas outros, como as lutas precisam de ajuda”, ressaltou o atleta de Guaratinguetá.

Um bom exemplo da “nova cara” do jiu-jitsu é o aumento da procura pelas

mulheres. A Etapa do Regional em Lorena é uma das competições que vem abrindo espaço para elas.

Destaque na disputa, a carioca de Volta Redonda, Lílian dos Santos, 14 anos, acredita que a presença feminina pode colocar fim à imagem de violência no jiu-jitsu. “Conheci o esporte pelos meus irmãos e me apaixonei. Não vejo problema na mulher praticar. Hoje o jiu-jitsu tem um caráter totalmente de ensinamento e as mulheres estão procurando esse esporte cada vez mais”, destacou a jovem, que venceu três de suas quatros lutas no torneio. “Esse negócio de brigar, usar a arte marcial só para machucar é coisa de mau caráter. Quem pratica o esporte com respeito, sabe o que ele pode trazer de bom”, concluiu.

Um estilo musical mesmo sem intenção direta, aproxima pessoas e forma o que chamamos hoje de “tribos”. Criando um novo cenário na sociedade, a música está presente nas ruas, no trabalho, na escola e outros tantos lugares. Um estudo feito pela universidade de Cambridge no Reino Unido aponta que as preferências musicais são uma suposição de quem você é.

A moda atual reflete cada dia mais um estilo musical principalmente naqueles que buscam a originalidade na hora de se vestir. Nos corredores da Fatea, Faculdades Integradas Teresa D’Ávila, essa originalidade é bastante nítida. “Hoje me aproximo do estilo alternativo, não tenho uma definição. Gosto de criar um equilíbrio entre roupas bem coloridas e outras neutras e usar um óculos tipo o da minha avó”, afirma a estudante Priscila Cabett, de 19 anos, do curso de Rádio e Televisão.

Em uma matéria para o site “Em

Foco na Web” a psicóloga Maria Ângela Vargas Bueno, 58, contou que variados estilos musicais e condutas de comportamento diferenciados estão presentes a cada tempo no desenvolvimento das sociedades. Algumas pessoas adotam essas condutas durante um período de suas vidas e depois mudam com o passar dos anos.

E acrescenta que isso também acontece com o estilo musical. Vale lembrar que as atitudes não mudam com a roupa e o que é moda hoje pode não ser amanhã.

Uma das maiores reclamações dos alunos é quanto ao rótulo que ganham por usarem determinadas roupas. Dizem que estilo não determina atitudes. “Só determina as atitudes, para quem cria uma personagem”, afirma Jefferson Diego, de 23 anos estudante de Rádio e Televisão.

O que faz a moda hoje é a diversidade, misturar influências e criar seu próprio estilo. Correntes,

bonés, piercings, bandanas, tatoos, óculos antigos... São alguns dos acessórios que não podem faltar no visual de alguns dos universitários.

O estudante do primeiro ano de Publicidade e Propaganda, Thiago Felipe, 21, acredita que a música influencia muito na forma de uma pessoa se vestir e até mesmo nos comportamentos não só dos jovens. “Sou um pouco de tudo que curto, música, skate, absorvo um pouco de cada estilo, gosto de heavy metal, mas também escuto Fresno sem problemas”, afirma o estudante.

Existem visuais que dependem do próprio estado de espírito, como afirma Letícia Monteiro, de 19 anos, estudante do primeiro ano do curso de publicidade e propaganda da Fatea. ”Depende do dia, se estou legal gosto de colocar uma calça mais apertada, blusa mais larga, depende do humor”.

A “moda musical” e alguns comportamentos sempre passaram

por transformações de acordo com a época. Nos anos 60, por exemplo, o Brasil, foi marcado pela contracultura; buscava-se uma viagem psicodélica e não seguir mais o padrão do vestuário da jovem guarda. O grupo "Os Mutantes", formado por Rita Lee e os irmãos Arnaldo e Sérgio Batista expressavam bem este período.

Outro exemplo dos anos 60 seria o jeans americano, o básico da moda de rua, que antes era reservado às classes operárias e camponesas, passaram a formar estilo nessa época. Nas butiques chiques, a moda étnica estava presente nos casacos afegãos, fulares indianos, túnicas floridas e uma série de acessórios da nova moda, tudo kitsch, retrô e pop.

Rock, pagode, hip hop, reggae entre tantos outros, seja qual for seu gênero musical o importante é se sentir bem. O resgate estético de outras épocas, os acessórios atuais e um toque individual de música é que faz a moda hoje.

Page 6: Jornal [in]Formação 7ª edição 2010

Viver Bem• >>>P. 06

Na lista dos produtos orgânicos mais consumidos estão: batata, frutas secas, cebola, agrião, alface, tomate, acelga, repolho, uva, limão, banana, laranja, milho, mel, ovo, queijo, arroz, feijão, aveia, cereais, trigo, açúcar mascavo e entre outros.

Métodos de acupuntura podem trazer benefícios para a mente e o corpo do pacienteMariana SagosiMayara Rabelo

A permanência das agulhas na face dependerá de cada caso, desde alguns minutos, até alguns dias

Isab

elle

Bra

ndão

Procura por alimentos orgânicos cresce cerca de 10% ao ano no BrasilCerca de 40 % de consumidores optam por alimentação saudável e preservação ao meio ambiente

Mônica Silva

A maioria dos alimentos frescos disponíveis nas feiras e supermercados ainda não possuí a certificação de orgânicos

Môn

ica

Silv

a

Hábitos saudáveis como alimentar-se de hortaliças e frutas são a opção de 10% de brasileiros e de 20 a 30% de estrangeiros. O consumo de alimentos orgânicos aumentou relativamente, como apontam diversos especialistas de Associações Agrônomas, devido à escolha de muitos brasileiros preocupados com a saúde e o respeito à natureza.

Alimentos orgânicos por não possuírem agrotóxicos em seus procedimentos durante a produção têm como base os processos naturais que auxiliam na preservação do solo e combatem aos insetos, pragas, matos e entre outros males que prejudicam a produção.

O valor do alimento orgânico, segundo uma pesquisa realizada no primeiro semestre desse ano pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), pode chegar a até 40% acima do preço de alimentos com agrotóxicos.

O maior concorrente dos alimentos orgânicos é o alimento fresco, mas embalado industrialmente. Algumas empresas investem uma alta porcentagem em embalagens, propagandas, além do uso de agrotóxicos, hormônios e antibióticos para acelerar o processo de produção e atender à demanda dos consumidores que procuram por agilidade, devido à correria do dia a dia e por diversas vezes acomodação.

Para o agricultor e feirante de alimentos orgânicos, José

Antônio dos Reis, apesar da grande demanda ainda existe dúvida de consumidores.

“Sou feirante há mais de 35 anos e sempre cultivei alfaces orgânicos no meu sítio, mesmo assim ainda escuto de novos fregueses, se eles possuem agrotóxicos. Há 8 anos faço entregas em pequenos supermercados, mas só há 2 anos é que dobrou o número de pedidos de orgânicos”, ressaltou Reis.

De acordo com a dona de casa Inês Lacerda, “como frequento os supermercados semanalmente de olho nas ofertas, dependendo da disponibilidade do meu dia, procurando por facilidade na escolha, acabo colocando mais alimentos com agrotóxicos em meu carrinho de compras”, comentou.

A dona de casa desabafou “por ser diabética tenho que manter uma alimentação balanceada seguindo a risca as recomendações do meu médico. Mas, a procura de alimentos orgânicos só ocorre semanalmente, e com isso tenho dificuldades em armazená-las durante toda semana, tendo de recorrer ao supermercado onde há frutas e verduras embaladas.

Uma pesquisa realizada pela AAO (Associação de Agricultura Orgânica de São Paulo) aponta que o mercado mundial de alimentos orgânicos movimenta aproximadamente US$ 23,5 bilhões de dólares por ano, possuindo a expectativa de sofrer um aumento considerável de 20% ao ano. Ainda segundo a

AAO entre os países exportadores de alimentos orgânicos o Brasil está em 34º, cultivando de 100 mil a 4.500 hectares de produção. Cerca de 70% de produção de orgânicos concentram-se nas regiões sul e sudeste.

De acordo com o IBD (Instituto Biodinâmico) o Brasil possui cerca de 1500 produtores de orgânicos. Há 2 anos eram apenas 700 agricultores espalhados pelo território brasileiro em fazendas, sítios e cooperativas.

“As pessoas têm que ter consciência de que ao adquirir produtos orgânicos estão aderindo à qualidade de vida”, ressaltou a nutricionista Cecília Vianna de Carvalho Souto.

A nutricionista alertou ainda que o hábito de consumir orgânicos deve

começar desde cedo e de preferência em casa. “Os pais devem consumir e incentivar os filhos a aderirem a uma alimentação saudável, rica em vitaminas, proteínas e carboidratos. Têm também de ensiná-los a escolher os alimentos, cultivar uma pequena horta em casa para estimulá-los. Não basta somente dizer, é preciso ensinar a ter uma vida saudável”, finalizou.

Muitas pessoas ainda têm duvidas sobre os benefícios que as técnicas da acupuntura proporcionam à saúde. A acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa usada há muitos anos. Essa técnica é considerada pela Organização Mundial de Saúde como complementar a outros tipos de tratamentos médicos. Segundo a Associação Medica Brasileira de Acupuntura (AMBA), atualmente o tratamento com a técnica da acupuntura teve um crescimento de 218% no país.

Essa prática é considerada eficaz para o tratamento de vários tipos de doenças. “Ao contrário do que as pessoas pensam ela traz muitos benefícios, ajuda na cura de doenças musculares, estresse, preocupação excessiva, asma e muitas outras”, afirma a fisioterapeuta Fernanda Mara dos Santos.

De acordo com a medicina tradicional chinesa, o organismo humano possui uma rede de canais, os meridianos, nos quais circulam energias. Nestes meridianos en-contram-se os pontos trabalhados pela acupuntura. “A acupuntura

trabalha com a energia do corpo, buscando equilibrá-la”, ressalta a médica especialista em acupuntura Vanessa Machado.

Nas aplicações não é colocada nenhuma substância química nas agulhas, as agulhas por si só estimulam as fibras nervosas do organismo e assim liberam os neurotransmissores que vão até o sistema nervoso, atuando na diminuição das dores. As agulhas fazem o corpo humano liberar até 24 vezes mais adenosina, uma substância que age como bloqueadora dos sinais de dor.

Na maioria das vezes os pacientes procuram o tratamento com acupuntura não esperando muitos resultados, mas pensando que é para melhorar o estresse, relaxar. Entretanto, ao verem que a técnica realmente funciona não deixam de fazer. “Eu procurei o tratamento para me ajudar a controlar a ansiedade e o estresse, recomendado por amigos, com o início das sessões percebi que estava sendo muito eficiente no tratamento dos problemas cotidianos como, can-

saço, dores no corpo e irritação”, disse a recepcionista Renata Fernandes.

O que poucas pessoas sabem é que além de benefícios fisiológicos, a acunpuntura também pode ser usada com finalidade estética. Ela complementa tratamentos de beleza, com inúmeras vantagens, praticamente indolor, é menos agressiva à pele e aos tecidos, em

relação às cirurgias. “Eu optei em fazer acupuntura para tirar umas manchas que eu tenho no rosto e logo na segunda semana de tratamento já notei a diminuição das minhas manchas. E já estou na quinta sessão e vou fazer mais cinco para aproveitar e tirar olheiras”, observou a professora Rosana Meirelles.

Agulhas que fazem bem para a saúde

Page 7: Jornal [in]Formação 7ª edição 2010

Viver Bem • >>>P. 07

Lucas Nunes

Luca

s N

unes

Benefícios e riscos da academia ao ar livreOs chamados “ratos-voadores” compartilham o mesmo espaço com as pessoas e trazem o

risco de contaminações

Pombos se tornam uma ameaça à populaçãoA Proliferação em massa destas aves e o acúmulo de suas fezes são os fatores principais para a transmissão de doenças

É preciso haver acompanhamento profissional, médico ou educador físico, antes de fazer qualquer atividade físicaVivian de Almeida

Os pombos são sempre vistos como aves dóceis, um pombo como símbolo da paz, dois pombos como símbolos do amor. No entanto, três ou mais pombos significam um risco muito grande para a saúde das pessoas, e risco de morte! No hospital Santa Casa de Misericórdia em Lorena – São Paulo, a professora de 44 anos, Ana Maria, está internada desde julho de 2010, com uma inflamação no cérebro (Criptococose), meningite aguda e com infecção pulmonar grave (Histoplasmose). Ela foi contaminada pelo vírus Histoplasma Capsulatum após inspirar o pó quando varria as fezes de pombos em seu quintal. Uma outra dona de casa, que morava no bairro da Ponte Nova também em Lorena morreu recentemente contaminada pelo mesmo fungo que afetou gravemente seus pulmões, criando um imenso abscesso pulmonar (bolsa cheia de pus). Foi tratada com antifungos e antibióticos, mas não resistiu e veio a falecer. Na chácara em que vivia havia fezes de pombos no telhado e uma canalização recente de água da chuva que descia para uma caixa d´água e que era utilizada para molhar plantas e legumes.

O pombo doméstico, Columba livia, é uma ave originária da Europa. Na Inglaterra são chamados de "ratos voadores" pelo perigo que causam à saúde dos humanos. Na natureza, viviam antes nos campos, mantidos sob controle de seus predadores naturais, a coruja e o

gavião. Com o passar dos tempos estas aves migraram para as cidades, encontrando sempre um lugar para seus ninhos (em telhados de casas, de igrejas, de mercados, de prédios velhos) para assim se reproduzirem e se alimentarem, longe dos seus predadores, proliferando-se sem controle. Algumas pessoas alimentam estas aves em seus quintais ou em praças públicas, achando que estão ajudando a cuidar do meio ambiente, sem saberem do risco enorme que correm. Estes possuem em suas penas piolhos, carrapatos e percevejos. Suas fezes, como nos dois casos citados podem causar pneumonias fatais, renites crônicas e outros riscos graves afetando o cérebro, causando meningite aguda.

De acordo com a infectologista Cecília Amaral, a poeira dos ninhos e das fezes pode causar várias doenças, sendo uma das mais graves a Histoplasmose (infecção pulmonar cujo agente etiológico, Histoplasma capsulatum, tem afinidade pelo sistema respiratório e seus sintomas variam desde uma infecção assintomática até febre, dor torácica, tosse, mal estar geral, debilidade, anemia), e a Criptococose (inflamação no cérebro - meningite aguda cujo agente etiológico, Criptococus neoformans, tem afinidade pelo sistema nervoso central e os sintomas são de febre, tosse, dor torácica, podendo ocorrer também cefaléia, sonolência, rigidez da nuca, acuidade visual diminuída,

agitação e confusão mentalConforme a Normativa Nº 141/19

Dez 2006 que regulamenta o controle livre de animais de fauna nociva sinantrópica, estando entre eles os pombos, o artigo quarto diz que o total controle está sob o domínio da Secretaria do Meio Ambiente e da Saúde, que informou que para evitar as doenças causadas por estas aves, deve-se primeiramente parar de alimentá-las, evitando restos de comida no chão, impossibilitando que estes venham fazer ninhos em telhados ou prédios. “Ao varrer as fezes dos pombos em quintais, pátios de escolas ou mesmo de logradouros públicos, molhe antes as fezes e proteja o nariz e a boca com lenços ou panos úmidos e mantenha quaisquer alimentos em

lugares fechados, longe destes”, informa a infectologista Cecília Amaral. Agentes epidemiológicos da Secretaria da Saúde também informaram que para o controle as aberturas em forros e sótãos devem ser vedadas com telas de arame ou alvenaria; nos beirais das janelas, em que as aves costumam pousar, devem-se colocar fios de náilon sustentados por pregos dez centímetros acima da superfície. Se os beirais forem largos, são necessários dois, três ou quatro fios; pendurar objetos brilhantes ou coloridos em pontos em que haja corredor de ar para que os pombos os identifiquem como algum predador e se afastem, para lugares que não ofereçam mais risco à população.

A prática de atividade física vem aumentando atualmente, projetos esportivos têm sido implantados em todo o Brasil, com intuito de beneficiar a comunidade com uma vida mais saudável e ativa. Um exemplo é o projeto Academia ao Ar Livre, implantado pelas prefeituras de Cachoeira Paulista e Lorena. As academias públicas estão localizadas na Quadra Coberta, no bairro Vila Carmem, e ao final da Avenida Tomaz Alves Figueiredo, na Entrada do Parque Mondezir.

As academias dispõem de equi-pamentos com baixo custo que promovem a prática de atividades físicas, porém a falta de orientação de um profissional qualificado pode causar diversos danos à saúde, como por exemplo: dores osteoarticulares, musculares e riscos cardiovasculares, que podem levar até a morte, principalmente quando realizados por pessoas que apresentam fatores de risco como os hipertensão, diabetes, dislipidemia e obesidade.

Jovens, adultos, crianças, e em especial idosos, podem uti-

lizar os aparelhos através das instruções de alongamento expostas nas placas fixadas nos locais. Estas placas descrevem como funciona o aparelho e quanto tempo deve ser utilizado. Entre os aparelhos estão: a bicicleta, simulador de caminhada, pressão de perna, alongador alto.

“A academia vai ser de grande ajuda principalmente para nós da terceira idade. Tive um derrame que afetou um lado do meu corpo, gasto com fisioterapia e academia, mas agora posso fazer os exercícios de graça”, explicou a dona de casa e frequentadora Maria José.

Segundo a professora de edu-cação física, Cristina Oliveira, “As atividades físicas, devem ser feitas com cuidado. Evitar horário das 10h às 16h, usar protetor solar, beber muita água, alongar antes e após o exercício e fazer apenas uma hora de atividades por dia. O educador físico também é um profissional da saúde e está capacitado a avaliar e prescrever a atividade física correta respeitando a individualidade de cada pessoa”.

Eric de Oliveira Moraes, fisiotera-peuta orienta que os resultados dependem de maneira como os exercícios são realizados. “O efeito do exercício físico depende do objetivo de cada pessoa. A atividade fisica quando realizada de forma correta deve respeitar uma freqüência de pelo menos três vezes por semana, bom descanso e uma alimentação saudável. O efeito surge nos três primeiros meses como, por exemplo, aumento da força e trofismo muscular, melhora da flexibilidade e do condicionamento cardiorespiratório, entre outros.” explica o fisioterapeuta.

O fisioterapeuta ainda ressalta que há necessidade de se tomar alguns cuidados antes de praticar as atividades físicas. “Tenho observado as academias ao ar livre, elas têm estimulado o aumento dos praticantes de atividade física, com isso, diminuindo a população de sedentários, reduzindo os fatores de risco. Mas há necessidade de maiores cuidados ao realizar os exercícios, principalmente com a orientação de um profissional

qualificado,” esclarece Eric Moraes. Para a realização deste projeto é

necessário que haja investimentos do poder público para a adequação do espaço físico e de equipamentos para esta prática. Para a viabilidade de um programa completo e eficiente do condicionamento fí-sico, a manutenção dos aparelhos não pode ser esquecida, para que eles possam ser usados permanentemente e não ofereçam riscos à saúde dos usuários.

Dicas para a prática de atividades físicas

• Passar por uma avaliação médica principalmente por um cardiologista.

• Se apresentar algum fator de risco realizar o teste de esforço.

• Utilizar calçados adequados ex: tênis apropriado e já amaciado.

• Fazer exercício só com orientação de um profissional qualificado

• Realizar alongamento antes de iniciar qualquer atividade física.

• Não realizar exercícios com a umidade do ar baixa.

• Tomar bastante líquido.• Conhecer e respeitar seus limites.

Page 8: Jornal [in]Formação 7ª edição 2010

Thát

ia A

mor

im

Cidadania• >>>P. 08

Aulas de instrumento de sopro atraem jovens em Cruzeiro

Thátia Amorim

Doação de nota fiscal beneficia Santa Casa de Cachoeira paulista

Larissa Sene

Laris

sa S

ene

Dedicação ao estudo das partituras é fundamental na hora de aprender a tocar os instrumentos

Entidade iniciou uma campanha para arrecadação de notas fiscais dos consumidores para inserir o CNPJ

Com apenas 13 anos João Manuel faz aulas de Trompete

Com 51 anos de existência a Banda de Santa Cecília tenta manter viva a história e o amor pelos instrumentos de sopro, oferecendo aulas aos jovens de Cruzeiro.

O projeto surgiu por meio de uma iniciativa do Maestro Luiz dos Santos há alguns anos. No início as aulas eram ministradas em sua casa, mas logo passou a acontecer na sede da banda. “Lico” como era chamado carinhosamente, hoje já falecido, é lembrado por seu talento e dedicação aos integrantes da banda e ex-alunos, que formados por ele, seguiram carreira de músico e alguns deles hoje fazem parte das Forças Armadas Brasileiras.

A Banda de Santa Cecília conta com 15 integrantes, e é mantida pelas apresentações realizada em festas cívicas, concertos, aniversários e casamentos. A banda também já fez participações na TV e no cinema. A primeira foi na novela Escalada, da Rede Globo no ano de 1975. Ainda na década de 70, participou do seriado A Mulher Biônica, com a atriz Dina Sfat. Recentemente, participou da gravação do filme sobre a vida do jogador do

Botafogo Heleno de Freitas, um dos melhores jogadores da década de 40, que será lançado em 2011 no cinema.

Mesmo com toda essa bagagem histórica, para a coordenadora e integrante da banda Isabel Perroni falta reconhecimento e apoio da cidade para aproximar os jovens da cultura popular. “Há várias cidades

da nossa região que recebem apoio cultural do Município, em Cruzeiro não temos esse apoio, então fica difícil resgatar no jovem uma coisa que ele não vê, assim como eu vi me apaixonei, vendo a banda passar.”

Para João Manuel Ferreira Leite de 13 anos, um dos alunos da banda a maior dificuldade na hora

Há pouco mais de um ano, entidades sociais e instituições de Saúde, que não tenham fins lucrativos, têm a possibilidade de participar do NFP, Programa Nota Fiscal Paulista. Isso acontece devido uma parceria entre a Seads, Secretaria Estadual de Assistência Social, e Secretaria da Fazenda. Com base nisso, a Santa Casa de Misericordia de Cachoeira Paulista iniciou uma campanha para arrecadação de notas fiscais, doadas pelos consumidores. A entidade espalhou urnas nas saídas de supermercados e lojas da cidade, para que a população deposite suas notas. Depois a Santa Casa recolhe e faz o cadastramento com o CNPJ da instituição.

Dessa maneira, a instituição aumenta sua arrecadação, por meio do recolhimento dos impostos estaduais e restituição do Estado, sem qualquer ônus. E o cidadão, que optar por não colocar seu CPF na nota, colabora mas sem ter gastos a mais.

A população que desejar

participar deste projeto, precisa solicitar a qualquer estabelecimento comercial da cidade a nota ou cupom fiscal simples, sem identificação de qualquer CPF ou CNPJ, ao ser depositada nas urnas correspondentes, a nota será cadastrada no site da Secretaria da

Fazenda do Estado de São Paulo. Segundo Nicholas Marucco,

interventor da Santa Casa de Misericórdia, houve uma boa aceitação da campanha tanto por parte da população quanto dos comerciantes, porém os créditos ainda não foram repassados. “Existe uma demora para obter

de aprender é saber ler as partituras. “É tudo muito rápido, você tem que decorar qual o significado e a função de cada nota, se é uma nota lenta ou não. Se no meio da música eu me perder, é conhecendo as notas que vou me achar; do contrário fico totalmente perdido”.

Isabel relata também a impor-tância da música e o que ela realiza na vida das pessoas. “A música é vida; uma vida vivida com amor, tristeza, com sentimento. Por meio dela é possível enxergar a alma de pessoa, o que ela gosta e do que ela não gosta. A música é uma forma de sonhar, é onde você coloca seu sentimento, se solta e esquece os problemas, é uma verdadeira terapia”.

A banda está com inscrições abertas para novas turmas. Os jovens e adultos interessados devem procurar a coordenadora Isabel Perroni na sede da banda, que fica na Rua Francisco Giovani, nº 2, na Vila Canevari.

As aulas são realizadas às terças e quintas-feiras das 19h às 20hs gratuitamente.

retorno financeiro, e assim que o recurso chegar serão investidos em insumos hospitalares, e prestaremos conta no jornal de circulação no município e no site da entidade”, ressalta.

Os comerciantes estão aderindo à campanha. Atualmente, vários estabelecimentos comerciais e instituições estão firmando parceria com a entidade para captarem notas fiscais de seus clientes e usuários.

“A população de Cachoeira Paulista se sensibilizou com a campanha. A Associação Comercial já conseguiu recolher centenas de notas e espero que esse número aumente todos os meses”, afirma Luis Antônio, 46, comerciante da cidade.

O interventor da Santa Casa explica que esta é uma campanha em parceira com a Associação Comercial de Cachoeira Paulista. “Não é necessário fazer nada, apenas colocar a doação do cupom nas urnas identificadas em todos os comércios participantes”. Campanha obtém aprovação e parceria do comércio