jornal arauto 41 - assembleia de deus - santiago/rs

12

Upload: joel-pavan

Post on 17-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal da Assembleia de Deus de Santiago/RS

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Arauto 41 - Assembleia de Deus - Santiago/RS
Page 2: Jornal Arauto 41 - Assembleia de Deus - Santiago/RS

Escondo o meu rostoTeus olhos são tão puros que não

suportam ver o mal. (Habacuque 1.13)

Eu te-nho por c o s t u -me ir atrás das noti-cias. Gos-to de saber o que está acontecen-do no mun-do. Mas às vezes, as atrocidades da vida fa-zem com que me sinta como uma criança que assiste a um filme de terror. A TV es-ta mostrando tão de fren-te, tão ao natural, os cri-mes, as violências, os isótropos, as mortes por nada. Que muitas vezes é melhor não ficar olhando o que está acontecendo. Quero parar e não assis-tir mais.

Deus reage ao mal da forma semelhante, o Se-nhor esta anojado com tanta hipocrisia dentro do seu povo, não lá no mundo, mas no meio de que se dizem seus. Anos atrás, admoestou os Is-raelitas que esconderia o seu rosto se praticas-sem o mal ( Deut. 31.18). Eles praticaram o mal e Deus escondeu seu rosto. (Ezeq. 39.24). O profe-ta Habacuque não aban-donou a Deus, mas tam-bém sofreu com os que o abandonaram. Ele per-guntou ao Senhor: “ Por que me fazes ver a injus-tiça, e contemplar a mal-dade? “(Habac. 1:3). Nos dias de hoje é igual; al-guns perguntam a Deus

EDITORIAL

[email protected] | [email protected](55)3251-3584 /8131-9259

J. Franco - Diretor Arauto

2 “O Espírito produz amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade” Gl 5:22 Setembro/2010

por eles tem que ver tanta d e s i g u a l -dade den-tro da casa do Senhor, p o u c o s com tan-tas regalias, com tan-tos benefí-cios, e mui-t í s s i m o s necessi ta-

dos; com nada, mas não abandonam sua cruz. A resposta de Deus para o profeta confuso, indica que mesmo quando o mal obscurece a face de Deus, nossa incapacidade em não poder vê-lo não sig-nifica que ele já não está mais envolvido. Deus dis-se: “ Olhem as nações e contemplem-nas, fiquem atônicos e pasmem; pois nos dias de vocês farei al-go em que não creriam se lhes fosse contado” (v 5 ). Deus iria julgar a Judá, mas também os invasores babilônicos pelo seu mal ( leia Habacuque cap. 2 ). E por meio disso tudo, “ o justo viverá pela sua fi-delidade” (2,4)

Quando os even-tos do mundo ou dentro da (Casa de Deus) cau-sam desespero em você, desligue as noticias e abra as Escrituras Sagradas. O final da história já foi es-crito pelo nosso Santo Deus. O mal não vai pre-valecer.

Não se desespere por causa do mal; Deus terá a última palavra.

Nós precisamos entender, e vamos fazer isso com clare-za, que a Bíblia Sagrada sem-pre fala em TODOS e MUI-TOS, está se referindo a uma única semente, que são os eleitos e os predestinados de Deus.

Vejamos como Deus dei-xa isso bem claro, em MT 26 – 28: ¨porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de MUITOS, para remissão dos pecados¨. Ele não está dizendo aqui que derramou Seu sangue em favor de toda a humanidade. Se Deus diz: EM FAVOR DE MUITOS, quer dizer que há outros pe-los quais Jesus não derramou seu sangue.

Vejamos agora em MC l4 – 24: Então, lhes disse: Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos¨. Come-cemos, agora, a compreen-der, muito claramente que a Bíblia é explícita em relação de quem é salvo: ¨aqueles pe-los quais Jesus derramou Seu sangue, que agora Ele os cha-ma de MUITOS¨.

A Palavra do Senhor nos diz em RM 9 – 6 e 7: ¨E não pensemos que a Palavra de Deus haja falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, Israelitas; nem por se-rem descendentes de Abraão são todos seus filhos; mas, em Isaque será chamada a tua descendência¨.

Não é pelo fato de ser um Israelita que já se é salvo; exis-tem descendentes de Abraão que não são salvos. Quem são? Os Ismaelitas.Abraão te-ve dois filhos: Isaque, o filho da promessa, e, antes deste, Ismael, o filho de sua relação com a concubina Agar, mas não era filho da bênção.

Depois, diz a Palavra em João l3 – 1:

¨Ora, antes da Festa de Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, ten-do amado os SEUS que esta-vam no mundo, amou-os até ao fim¨. O que estamos en-tendendo por ¨tendo amado os seus¨? Podemos compre-ender que esses muitos pe-los quais derramou seu san-gue, agora Ele chama de OS

Somos todos filhos de Deus?SEUS. Então, existem pes-soas que são de Jesus, pre-destinadas para a salvação, e existem pessoas que não são filhas de Jesus, destinadas a perdição.

Em MT 1 – 21: ¨Ela da-rá à luz um filho e lhe porá o nome de Jesus, porque Ele salvará o SEU povo dos pe-cados deles¨. Aqueles muitos, pelos quais Jesus derramou seu sangue , a Bíblia nos mos-tra mais claramente, dizendo: ¨Êle salvará o seu povo¨. O sangue derramado e vinda de Cristo não foi por TODOS, foi pelo SEU POVO.

Mas, então, como sabe-mos quem é povo de Deus e quem não é? Todo aquele que confessa que Jesus é seu senhor é salvo. Então, o po-vo de Deus é aquele que con-fessa que Jesus é seu Senhor e Salvador.

E como uma pessoa pode confessar? Se Deus lhe der o DOM DA FÉ.

A palavra de Deus nos diz em EF 2 – 8: ¨Porque pela graça sois salvo, median-te a fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus¨.

E podemos perguntar: Como podemos receber esse dom da fé?

A Fé vem pelo ouvir a Pa-lavra de Deus, por isso é que Jesus disse: Em João 10 – 26 e 27: ¨Mas vós não credes, porque não são das minhas ovelhas¨. ¨As minhas ovelhas ouvem a minha voz; Eu as conheço e elas Me se-guem¨.

A Palavra nos diz em MT 20 – 28: ¨...tal co-mo o filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vi-da em resgate por MUITOS¨.

Quem são esses muitos? O Seu povo, aqueles que Ele veio resgatar. Em HB 9 – 28: ¨...assim também Cris-to, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de MUITOS, apare-cerá, segunda vez, sem peca-do, aos que o aguardam para a salvação¨.

Ele não veio tirar os peca-dos de todos...Cristo morreu para tirar os pecados do seu povo, dos seus eleitos, dos seus escolhidos.

Ainda em HB 2 – 10: ¨Porque convinha que aque-le, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, con-duzindo muitos filhos à gló-ria, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles¨.

Novamente, em HB 2 – 14 e 15: ¨Visto, pois, que os filhos tem participação co-mum de carne e sangue, des-tes, também Ele, igualmen-te, participou, para que, por Sua morte, destruísse aque-le que tem o poder da mor-te, a saber, o diabo...¨. ¨...e li-

vrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida¨.

Quando a Palavra diz ¨li-vrasse todos¨, refere-se a to-dos os filhos pelos quais Ele morreu.

Vejamos o que diz em RM 5 – l5: ̈ Todavia, não é as-sim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofen-sa de um só, morreram mui-tos, muito mais a Graça de Deus e o dom pela Graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre mui-tos¨.

Quem são esses muitos que morreram? São os pre-destinados, e o pecado os ti-nha matado. Vejamos em AT 18 – 10: ¨...porquanto

Eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois te-nho muito povo nesta cida-de¨.

Se todos fossem para a salvação, Ele diria: ¨todo po-vo desta cidade é meu, mas Ele disse: Eu tenho muito po-vo nesta cidade. E os outros, os que não fazem parte deste muito, como ficam? Não fa-zem parte da salvação.

Em IS 53 – 11: ¨Êle verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito;o Meu servo, o justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si¨.

O profeta Isaias não dis-se que o Justo veio para justi-ficar toda a humanidade. Ele veio para justificar a muitos; o seu povo, a Igreja.

A palavra diz em EF 5 – 25: ¨Maridos, amai vossa mu-lher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela...¨

Cristo só se entregou pe-la Igreja, ou seja, Jesus não se entregou pelo centro de ma-cumba, pala idolatria, pela prostituição. Ele se entregou pela Igreja. Em AT 20 – 28 e 29: ¨Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito San-to vos constituiu bispos, pa-ra pastoreardes a Igreja de Deus, a qual Ele coprou com o seu próprio sangue. Eu sei

que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes,que não pouparão o rebanha¨.

Existem ovelhas e exis-tem lobos. E vejamos onde ataca o lobo: a Igreja de Jesus, onde estão os filhos de Deus. Ele não ataca o centro espíri-ta, as reuniões de idolatria... E porque não? Porque os que estão nesses lugares já são de-les. Iria atacar o que é dele?

Às vezes, o lobo tem ati-tudes de ovelha, mas conti-nua sendo lobo. Assim como existem ovelhas com atitudes de lobo, mas também conti-nuam sendo ovelhas. Podem estar desviadas, em dúvida com uma ou outra doutri-na, feridas na sua sensibilida-

de, mas ovelha é sempre ove-lha, um dia vol-ta para o reba-nho.

Em JOÃO 10 – 11: ¨Eu sou o bom Pastor. O bom Pastor dá a vi-da pelas ove-lhas¨. Jesus Cristo deixa claro: Eu dou a vida pelas ove-lhas.

Ainda em JOÃO 17 – 14: ¨Eu lhes tenho dado a Tua pa-

lavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mun-do, como também eu não sou¨.

Voltemos a RM 8 – 29 e 30. ¨Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem a imagem do Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos¨.

A vida espiritual não co-meça quando a pessoa che-ga à Igreja. Isto é um proces-so criado Divinamente por Deus. Ele criou nosso espí-rito, antes da fundação do mundo. Na realidade, quan-do nosso espírito foi criado, Deus já havia determinado que nós seriamos da salvação.

¨E, aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou, a esses também glorificou¨.

Irmãos, fora da Igreja só a infelicidade e amargura. O Cristão, fora da Igreja, é co-mo uma brasa incandescente fora do braseiro, esfria e vira carvão outra vez. Nós s pre-cisamos uns dos outros para viver. Se tivermos coragem, falaremos aos nossos familia-res, amigos, irmãos na Obra de Deus: ¨Irmão, eu preciso de você. Devemos estar sem-pre unidos em torno da Igre-ja de Jesus!¨.

QUE O CÉU SE ABRA SOBRE A TUA VIDA!

Paulo Furquim

Page 3: Jornal Arauto 41 - Assembleia de Deus - Santiago/RS

3“Temer ao Deus Eterno é odiar o mal “ Pv. 8:13Setembro/2010

Notícias da URIEgressa de Sucesso da URI

A psicóloga Michele Nicola, egressa da primeira turma do Curso de Psicologia da URI – Campus de Santiago, foi aprovada em concurso público no município de Carazi-nho. A psicóloga, que está concluindo curso de especializa-ção em Transtornos do Desenvolvimento, na UFRGS e que, desde a conclusão do curso na URI, atende em sua clínica particular, estará transferindo-se para Carazinho, onde as-sume como profissional responsável do Serviço de Psicologia da Secretaria de Educação. O colegiado do curso de Psicolo-gia acompanha, com entusiasmo os movimentos dos profis-sionais egressos da URI que, em sua grande maioria, estão em plena atividade profissional.

Egresso da Computação minis-tra aulas no IFF de São Vicente do Sul

O formando do curso de Ciência da Computação da URI – Campus de Santiago, Fernando Funghetto Sagrilo, que colará grau no próximo dia 27, foi convidado a minis-trar aulas no Instituto Federal Farroupilha, Campus de São Vicente do Sul. Fernando iniciou as atividades no dia 11 de agosto, ministrando as disciplinas Lógica de Programação, Linguagem de Programação I e Linguagem de Programação II.

Participe do Grupo de Pesquisa em Robótica

Curso: Ciência da Computação da URI – Campus de Santiago. Professor Coordenador: Luciano Schons Trevisan. Objetivo: Objetivo do grupo de Pesquisa em Robótica é en-volver o aluno com a prática da pesquisa, da investigação e aplicação das tecnologias.

Linhas de pesquisa:Braços mecânicos: Essa linha se explica pelo próprio

nome, trabalharemos com braços mecânicos, acionados por pistões hidráulicos (seringas) que podem posteriormente ser substituídos por servo motores.

Robôs autônomos: São máquinas inteligentes, que de-sempenham alguma atividade de forma autônoma. Pode ser um braço mecânico, um robô rastreador que recebe uma co-ordenada e encontra um jeito de achar o caminho para che-gar até o destino, ou posicionar um objeto.

Robôs Bípedes: O objetivo da pesquisa com robôs bípe-des é obter uma caminhada utilizando o movimento passi-vo-dinâmico que imite o movimento humano.

Robôs guerreiros: Esses pertencem a uma classe de robôs “burros”, eles não pensam são apenas rádios controlados. Você se interessou? Quer Participar? Mande um e-mail para o professor Luciano ([email protected])

Aprendizado Jurídico – Social em atividades

Os Grupos de Estudos do projeto Aprendizado Jurídico - Social do Curso de Direito da URI – Campus de Santiago estão retornando suas reuniões de trabalho e seu plano de ações para o segundo semestre de 2010. Quinzenalmente, nas segundas-feiras, reúne-se o GEP (Grupo de Estudos de Execução Penal), coordenado pela professora Adriane Da-mian Pereira. Nas terças-feiras, o GEDA (Grupo de Estudos de Direito Ambiental), coordenado pelo Professor Antonio Augusto Biermann Pinto. Todas as quartas-feiras reúnem-se os grupos GDC, GEI e GELPE (Grupo de Estudos de Defesa do Consumidor, Grupo de Estudos do Estatuto do Idoso e Grupo de Estudos da Legislação de Proteção aos Portadores de Condições Especiais), coordenados pelo professor João Érico Lucas Coelho. Nas sextas-feiras, a cada quinze dias, reúne-se o GEIA (Grupo de Estudos da Infância e Adoles-cência), coordenado pela professora Michele Noal Beltrão. O projeto faz parte do programa de Assistência Social do curso de Direito da universidade.

Software para Gestão de Microdestilarias em fase de testes

O desenvolvimento do software para melhora-mento da eficiência industrial atualmente encontra-se em fase Testes. O objetivo do desenvolvimento desse software é para monitoramento, análise e gerenciamento de micro e pequenas destilarias de álcool combustível e cachaça, agre-gando ao processo produtivo a capacidade de obtenção de respostas rápidas a fim de fornecer subsídios para tomada de decisões. A próxima etapa do projeto, após a finalização dos Testes, é a realização de um treinamento, sobre o uso do software, para gestores de microdestilarias. O projeto está sendo desenvolvido pelo Curso de Ciencia da Compu-tação da URI – Campus de Santiago e tem parceria com a empresa Lima Poliserviços.

Venha fazer parte da Alternativa JR.

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Pro-grama Trainee da Alternativa Júnior 2010/2, que tem o objetivo de desenvolver habilidades, conhecimentos, e pro-porcionar grandes experiências aos acadêmicos através da participação em projetos empresariais. Os acadêmicos in-teressados devem entrar em contato com membros da Al-ternativa Jr, através do email [email protected], ou telefone 3251-3151 ramal 240, a partir das 13h30min. Como pré-requisito do processo seletivo é necessário parti-cipar da palestra de apresentação da empresa, que visa es-tabelecer o primeiro contato, bem como o aprofundamen-to das relações entre acadêmicos e a Alternativa Júnior.

II INTERCEP’S acontece em Santiago Acontece amanhã na URI – Campus de Santiago o III

INTERCEP’S – Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa da URI, a partir das 9h 30min. Durante a manhã haverá a palestra “Bioética e ética em pesquisa” ministrada pelos professores mestres em Filosofia, Alcione Roberto Roani e Fernando Américo Teixeira Delavi. Na tarde acontece a Mesa Redonda “Conflitos Atuais nos CEP’S”.

Colaboradores se reúnem para avaliar primeiro semestre

Na noite de quarta-feira, 11 de agosto, aconteceu a Reu-nião Geral de funcionários e professores da URI - Campus de Santiago. Na oportunidade foi realizada avaliação do primeiro semestre de 2010 pelos diretores da Universida-de, a apresentação dos novos colaboradores e ainda a pa-

lestra “Competências e Habilidades no ensinar e aprender”, ministrada por Claudia Pinto, da 8ª Coordenadoria Regio-nal de Educação. Após a reunião, houve confraternização no Bar da URI.

URI com inscrições abertas para cursos de Pós

Já estão abertas as inscrições para os cursos de Pós-Graduação em: Saúde Coletiva - Ênfase em Saúde da Fa-mília; Unidade de Terapia Intensiva; Finanças e Controle Gerencial; Metodologia do Ensino de Português; e Metodo-logia do Ensino de Literatura. Em breve o Pós-Graduação em Gestão Pública em Cidades também estará disponível. Mais informações na Secretaria do Campus Universitário, (55)3251-3157.

“O senhor é meu pastor e nada me faltará”.

Na leitura do profundo versículo desejo comprimentar-vos com A paz do Senhor. Prezados leitores talvez você já tenha ouvido ou lido em alguma reportagem sobre a poluição ou o consumo excessivo de água por parte de nós seres humanos para suprir nossas necessi-dades alimentares. O planeta terra é identificado do espaço pela cor azul, esse endereço é típico somente da terra devido aos vastos oceanos que cobrem a maioria da superfície da terra. Em aná-lise primordial pensamos que jamais esse bem “água” vai faltar, porém não estamos correto, segundo os dados da ONU 97% de toda a água é salgada e sem técnicas de grande engenharia não pode ser consumida. Dos 3% restantes somente 0,5% é boa para o consumo os outros 2,5% estão nas geleiras e nos icebergs nas regiões polares. Com exceção de alguns poucos seres vivos e plantas que vivem em regiões desérticas estão adaptados a viver com pouca água, alguns fazem retirando do próprio alimento e as plantas re-tirando do ar. Todos os demais seres vivos que você conhece chega a 70% de água em cada célula generalizando tudo o que habita na terra precisa de água doce para a sua sobrevivência. Agora analisando por outro ângulo a organização das nações unidas (ONU), alerta para num futuro próximo haver conflitos pela posse de manan-ciais por causa do consumo e do crescimento da população humana. No Oriente Médio, alguns países já estão disputando pela água de alguns rios, no Brasil o contexto é um pouco diferente, somos donos de grandes rios e aquíferos. Diante do cenário posto acima nós ainda temos bastante água para o nosso consumo, mas talvez nossos filhos não será do mesmo jeito. Mas a bíblia diz o Senhor é meu pastor e nada me faltará basta sermos fiel e difundir os seus ensinamentos que não vai te faltar nem o que beber e o que comer.

Moises S. Dutra

SALMO 23

Page 4: Jornal Arauto 41 - Assembleia de Deus - Santiago/RS

ANUNCIADOR DE BOAS NOVAS 2ª EDIÇÃO

4 “Se Deus está do nosso lado, quem nos vencerá?” Rm 8:31 Setembro/2010

O que é uma boa higiene bucal?

Micoses e Frieiras Caspa (Seborréia)

Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higie-ne bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:

Seus dentes ficam limpos e li-vres de resíduos alimentares;

A gengiva não sangra nem dói durante a escovação

e o uso do fio dental; O mau hálito deixa de ser um

problema permanente. Consulte o seu dentista caso

as suas gengivas doam ou san-grem quando você escova os den-

tes ou usa fio dental, e principal-mente se estiver experimentando um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser a indi-cação da existência de um proble-ma mais grave. Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.

Como garantir uma boa higie-ne bucal? Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais impor-tantes que você pode adotar para

manter de seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você te-nha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Man-ter uma boca saudável é impor-tante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários pre-ventivos, tais como uma boa esco-vação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves.

Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais eco-nômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir signifi-cativamente o risco do desenvol-vimento de cáries, gengivite e ou-tros problemas bucais.

•Escovar bem os dentes e usar

o fio dental diariamente. • Ingerir alimentos balancea-

dos e evitar comer entre as prin-cipais refeições.

• Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.

• Usar enxagüante bucal com flúor, se seu dentista recomendar.

• Garantir que as crianças abai-xo de 12 anos tomem água potá-vel fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

MicosesAs micoses são causadas por fungos

específicos, dentre os mais de 200.000 fun-gos, aproximadamente 100 deles podem causar algum tipo de micose. Esse fungos se alimentam da queratina, substância en-contrada na superfície da pele e quando encontram condições favoráveis à rápida proliferação, como calor, umidade e baixa de imunidade, acabam causando a micose.

Como evitar as micoses• Secar-se bem após os banhos, princi-

palmente nas axilas, dobras e vãos dos de-dos

• Evite andar descalço em pisos públicos como sauna e banheiros coletivos

• Não use objetos pessoais de terceiros, como pentes, chinelos e toalhas

• Não use material de manicure de ou-tras pessoas que não estejam previamente esterilizadas

• Use luvas ao mexer na terra• Evite roupas muito apertadas e de te-

cido sintético.Como existem vários tipos de micose, o

tratamento adequado somente será possí-vel sob consulta do seu dermatologista.

FrieirasFrieira, também conhecida como mico-

se interdigital ou pé-de-atleta, atinge a pele entre os dedos, provocando coceira e infla-mação. Para prevenir, mantenha sempre os dedos dos pés secos. Ao contrário da crença popular, o uso de talco em casos de frieiras não é aconselhável.

Pelo menos uma vez ao ano metade dos brasileiros sofrem com esse problema. A ten-dência para que as películas de pele morta se desprendam do couro cabeludo (originan-do assim as famosas caspas) aumenta ainda mais para quem já têm propensão ao caso no inverno; época em que não só a pele fica mais oleosa, mas também em que os banhos quentes passam a integrar longos minutos do dia-a-dia.

Manifestando-se, a princípio, sob a forma de lesões avermelhadas no couro cabeludo, barba, perto do nariz, sobrancelha, atrás das orelhas, nas costas ou em regiões com dobras na pele, elas são muitas vezes associadas à seborréia e a partir do momento em que co-meçam a coçar, essas lesões são descamadas e originam as escamas brancas as quais se desprendem da pele e caem pelo corpo. Sem o conhecimento de uma causa exata para o aparecimento das lesões e caspas, sua cura ainda não é possível. No entanto, pode-se controlá-la e tentar evitá-la através de algu-mas mudanças em hábitos comuns, já que se sabe que o frio, tensão, higiene inadequada e alta transpiração podem ser agravantes para esse problema.

Um ponto básico para minimizar a inci-dência das caspas é reforçar a higiene e cui-

dados com os cabelos, os quais devem ser lavados periodicamente. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam a lavagem diária do cabelo não resulta na sua queda, e sim con-tribui para a remoção de poeiras e resíduos, além de amenizar a oleosidade excessiva que algumas pessoas possuem.

O xampu ideal para o tratamento de cas-pas é indicado após diagnósticos de exames feitos por dermatologistas, os quais ajudam a conhecer possíveis causas e a analisar se exis-te a presença de fungos no couro cabeludo. Produtos que possuem em sua composição substâncias como corticóides, zindo piridi-ne, sulfato de selênio, octopirox e ketocona-zol têm sido freqüentemente indicados sob a forma de xampu, condicionador ou tônico capilar para controlar a caspa. O fator decisi-vo para o sucesso de um tratamento está na sebo-regulagem; controle da produção de ole-osidade no couro cabeludo.

Assim, para aqueles que apresentam o problema periodicamente e já tentaram con-trolá-lo através do uso de produtos específi-cos, mas não foram bem sucedidos com essas tentativas; a recomendação é procurar um especialista (dermatologista), que é a pessoa mais apta a lhe ajudar e a indicar um trata-mento que apresente bons resultados.

Page 5: Jornal Arauto 41 - Assembleia de Deus - Santiago/RS

5“Os que confiam no Deus Eterno são protegidos pelo seu amor.” Sl 32:10Setembro/2010

Nós precisamos enten-der, e vamos fazer isso com clareza, que a Bíblia Sagra-da sempre fala em TODOS e MUITOS, está se referin-do a uma única semente, que são os eleitos e os predesti-nados de Deus.

Vejamos como Deus dei-xa isso bem claro, em MT 26 – 28: ¨porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de MUITOS, para remissão dos pecados¨. Ele não está dizendo aqui que derramou Seu sangue em favor de toda a humanidade. Se Deus diz: EM FAVOR DE MUITOS, quer dizer que há outros pe-los quais Jesus não derra-mou seu sangue.

Vejamos agora em MC l4 – 24: Então, lhes disse: Isto é o meu sangue, o san-gue da nova aliança, derra-mado em favor de muitos¨. Comecemos, agora, a com-preender, muito claramen-te que a Bíblia é explícita em relação de quem é sal-vo: ¨aqueles pelos quais Je-sus derramou Seu sangue, que agora Ele os chama de MUITOS¨.

A Palavra do Senhor nos diz em RM 9 – 6 e 7: ¨E não pensemos que a Pa-lavra de Deus haja falha-do, porque nem todos os de Israel são, de fato, Israe-litas; nem por serem descen-dentes de Abraão são todos seus filhos; mas, em Isaque será chamada a tua descen-dência¨.

Não é pelo fato de ser um Israelita que já se é sal-vo; existem descendentes de Abraão que não são salvos. Quem são? Os Ismaelitas.Abraão teve dois filhos: Isa-que, o filho da promessa, e, antes deste, Ismael, o filho de sua relação com a concu-bina Agar, mas não era filho da bênção.

Depois, diz a Palavra em João l3 – 1:

¨Ora, antes da Festa de Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os SEUS que estavam no mundo, amou-os até ao fim¨. O que estamos entendendo por ¨tendo amado os seus¨? Po-demos compreender que es-ses muitos pelos quais derra-mou seu sangue, agora Ele chama de OS SEUS. En-tão, existem pessoas que são de Jesus, predestinadas para a salvação, e existem pessoas

Como conquistar o respeito Confiar em Deus

Na Santa Ceia passada, estes dois irmãos : Paulo Ramos e Isac; Testemunharam as sua vitórias rece-bidas da parte do nosso Senhor Jesus. Toda honra e toda Gloria ao nosso Grande Deus !

Queremos destacar o trabalho das irmãs do Alto da Boa Vista, que desenvolveram suas habilidades culinárias com excelência, Que Deus abençoe a todos pelo lindo e delicioso trabalho.

Testemunhos

Destaque

“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão... na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza”. I Tim. 4:12.

que não são filhas de Jesus, destinadas a perdição.

Em MT 1 – 21: ¨Ela da-rá à luz um filho e lhe porá o nome de Jesus, porque Ele salvará o SEU povo dos pe-cados deles¨. Aqueles mui-tos, pelos quais Jesus der-ramou seu sangue , a Bíblia nos mostra mais claramente, dizendo: ¨Êle salvará o seu povo¨. O sangue derrama-do e vinda de Cristo não foi por TODOS, foi pelo SEU POVO.

Mas, então, como sabe-mos quem é povo de Deus e quem não é? Todo aque-le que confessa que Jesus é seu senhor é salvo. Então, o povo de Deus é aquele que confessa que Jesus é seu Se-nhor e Salvador.

E como uma pessoa po-de confessar? Se Deus lhe der o DOM DA FÉ.

A palavra de Deus nos diz em EF 2 – 8: ̈ Porque pela graça sois salvo, me-diante a fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus¨.

E podemos perguntar: Como podemos receber es-se dom da fé?

A Fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus, por is-so é que Jesus disse: Em João 10 – 26 e 27: ¨Mas vós não credes, porque não são das minhas ovelhas¨. ̈ As minhas ovelhas ouvem a mi-nha voz; Eu as conheço e elas Me seguem¨.

A Palavra nos diz em MT 20 – 28: ¨...tal co-mo o filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por MUI-TOS¨.

Quem são esses muitos? O Seu povo, aqueles que Ele veio resgatar. Em HB 9 – 28: ¨...assim também Cris-to, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de MUITOS, apa-recerá, segunda vez, sem pe-cado, aos que o aguardam para a salvação¨.

Ele não veio tirar os pe-cados de todos...Cristo mor-reu para tirar os pecados do seu povo, dos seus eleitos, dos seus escolhidos.

Ainda em HB 2 – 10: ¨Porque convinha que aque-le, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, con-duzindo muitos filhos à gló-ria, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles¨.

Novamente, em HB 2 – 14 e 15: ¨Visto, pois, que os

filhos tem participação co-mum de carne e sangue, des-tes, também Ele, igualmen-te, participou, para que, por Sua morte, destruísse aque-le que tem o poder da mor-te, a saber, o diabo...¨. ¨...e li-vrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida¨.

Quando a Palavra diz ¨li-vrasse todos¨, refere-se a to-dos os filhos pelos quais Ele morreu.

Vejamos o que diz em RM 5 – l5: ¨Todavia, não é assim o dom gratuito co-mo a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a Graça de Deus e o dom pela Gra-ça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos¨.

Quem são esses muitos que morreram? São os pre-destinados, e o pecado os ti-nha matado. Vejamos em AT 18 – 10: ¨...porquan-to Eu estou contigo, e nin-guém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade¨.

Se todos fossem para a salvação, Ele diria: ¨todo po-vo desta cidade é meu, mas Ele disse: Eu tenho muito povo nesta cidade. E os ou-tros, os que não fazem par-te deste muito, como ficam? Não fazem parte da salva-ção.

Em IS 53 – 11: ¨Êle ve-rá o fruto do penoso tra-balho de sua alma e ficará satisfeito;o Meu servo, o jus-to, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si¨.

O profeta Isaias não dis-se que o Justo veio para justi-ficar toda a humanidade. Ele veio para justificar a muitos; o seu povo, a Igreja.

A palavra diz em EF 5 – 25: ¨Maridos, amai vossa mulher, como também Cris-to amou a igreja e a si mes-mo se entregou por ela...¨

Cristo só se entregou pe-la Igreja, ou seja, Jesus não se entregou pelo centro de macumba, pala idolatria, pe-la prostituição. Ele se entre-gou pela Igreja. Em AT 20 – 28 e 29: ¨Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito San-to vos constituiu bispos, pa-ra pastoreardes a Igreja de Deus, a qual Ele coprou com o seu próprio sangue. Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão

lobos vorazes,que não pou-parão o rebanha¨.

Existem ovelhas e exis-tem lobos. E vejamos onde ataca o lobo: a Igreja de Je-sus, onde estão os filhos de Deus. Ele não ataca o centro espírita, as reuniões de ido-latria... E porque não? Por-que os que estão nesses lu-gares já são deles. Iria atacar o que é dele?

Às vezes, o lobo tem ati-tudes de ovelha, mas conti-nua sendo lobo. Assim co-mo existem ovelhas com atitudes de lobo, mas tam-bém continuam sendo ove-lhas. Podem estar desviadas, em dúvida com uma ou ou-tra doutrina, feridas na sua sensibilidade, mas ovelha é sempre ovelha, um dia vol-ta para o rebanho.

Em JOÃO 10 – 11: ¨Eu sou o bom Pastor. O bom Pastor dá a vida pelas ove-lhas¨. Jesus Cristo deixa cla-ro: Eu dou a vida pelas ove-lhas.

Ainda em JOÃO 17 – 14: ¨Eu lhes tenho dado a Tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou¨.

Voltemos a RM 8 – 29 e 30. ¨Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem a imagem do Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogêni-to entre muitos irmãos¨.

A vida espiritual não co-meça quando a pessoa che-ga à Igreja. Isto é um proces-so criado Divinamente por Deus. Ele criou nosso espí-rito, antes da fundação do mundo. Na realidade, quan-do nosso espírito foi criado, Deus já havia determinado que nós seriamos da salva-ção.

¨E, aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou, a esses também glorificou¨.

Irmãos, fora da Igreja só a infelicidade e amargura. O Cristão, fora da Igreja, é co-mo uma brasa incandescen-te fora do braseiro, esfria e vira carvão outra vez. Nós s precisamos uns dos outros para viver. Se tivermos cora-gem, falaremos aos nossos familiares, amigos, irmãos na Obra de Deus: ¨Irmão, eu preciso de você. Deve-mos estar sempre unidos em torno da Igreja de Jesus!¨.

QUE O CÉU SE ABRA SOBRE A TUA VIDA!

O profeta Isaías, ao se referir à grandeza de Deus e à con-fiança que nEle deve ter o homem, diz: “Os que esperam no Senhor, adquirirão sempre novas forças, tomarão asas como de águia, correrão e não fatigarão, andarão e não desfalecerão.” Isa-ías 40:31

É muito singular que o Profeta compare os que confiam no Senhor às águias. É que elas têm uma forma toda especial de enfrentar as tempestades. Quando se aproxima uma tempesta-de as águias abrem suas asas, capazes de voar a uma velocidade de até noventa quilômetros por hora, e enfrentam a tormenta. Elas sabem que acima das nuvens escuras e das descargas elé-tricas, brilha o sol.

Nessa luta terrível elas podem perder penas, podem se fe-rir, mas não temem e seguem em frente. Depois, enquanto to-do mundo fica às escuras embaixo, elas voam vitoriosas e em paz, lá em cima. Confiança que traduz certeza é o seu lema. Pa-ra além da tormenta, brilha o sol, e o sol elas buscam.

Na morte, as águias também dão excelente lição de confian-ça. Como todos os seres vivos, elas também morrem um dia. Contudo, alguma vez você já se deparou com o cadáver de uma águia? É possível que já tenha visto o de uma galinha, de um ca-chorro, de um pombo. Quem sabe até de um bicho do mato nessas extensas estradas de reserva ecológica. Mas, com certeza nunca encontrou um cadáver de águia.

Sabe por quê? Porque quando elas sentem que chegou a ho-ra de partir, não se lamentam nem ficam com medo. Localizam o pico de uma montanha inatingível, usam as últimas forças de seu corpo cansado e voam naquela direção. E lá esperam, resig-nadamente, o momento final. Até para morrer, as águias são ex-traordinárias.

Quando, por ventura, você se deparar com um momento difícil, em que as crises aparecem gerando outras crises, não ad-mita que o desânimo se aposse das suas energias. Eleve-se aci-ma da tempestade, através da oração. Pense que Deus é o autor e o sustentador de todo o bem. Pequenos dissabores que este-jam atingindo você são convites a reexame dos empecilhos que enchem a estrada da sua vida.

Discórdia é problema que está pedindo ação pacificadora. Desarmonias domésticas são exigência de mais serviço aos fa-miliares. Doença é processo de recuperação da verdadeira saú-de. Até mesmo a presença da morte não significa outra coisa se-não renovação, e mais vida.

Pense nisso: Sempre que as aflições visitem seu lar em for-ma de enfermidade ou tristeza, humilhação ou desastre, não se entregue ao desalento. Recorde que, se você procura pelo so-corro de Deus, o socorro de Deus também está procurando al-cançar você! Se a tranqüilidade parece demorar um pouco, per-severe na esperança, lembrando que o amparo de Deus está oculto ou vem vindo.

Page 6: Jornal Arauto 41 - Assembleia de Deus - Santiago/RS

6 “Ele ouvirá o seu povo abandonado e escutará as suas orações.” Sl 102:17 Setembro/2010

“São coisas que temos ouvido e sabido, e que nos-sos pais nos têm contado. Não os encobriremos aos seus filhos, cantaremos às vindouras gerações os lou-vores do Senhor, o seu po-der e as maravilhas que fez”. Salmo 78. 3,4.

O grifo deste Sal-mo é para nos convidar à re-flexão do que deveria ser o nosso sonho de família. Ao contrário, vivemos mergu-lhados em ansiedades, fra-cassos, uma vida negativa, como filhos de Deus, esse Deus que é extremamente maravilhoso e abençoador.

As nossas famílias estão sendo destruídas pelos ma-les contemporâneos. Como isso ocorre?

Pela presença da indife-rença, ou seja, um fastio das coisas boas da vida;

Pelo individualismo ego-ísta, que gera ciúme e domi-nação;

Pela falta de fé em Deus como experiência domésti-ca, diária;

Pela falta de exemplo e de bom testemunho de pais cristãos;

Pela falta de referência ética doméstica: a sociedade sofre disso;

Pastor Presidente: Almarino M. da Costa CINCO MANEIRAS ATRAVÉS DAS QUAIS PODEMOS CONSTRUIR FAMILIAS POSITIVAS HOJE

Salmos 78. 3,4

Palavra do Pastor

4º Aniversário do Coral Anjos Celetiais - Alto da Boa Vista

Pela falta de alegria ge-nuína em casa, muitos fi-lhos são tristes, embora vão à igreja e têm pais crentes.

Precisamos desenvol-ver atitudes positivas que permitam que o projeto de Deus para a família aconte-ça de modo natural. Não te-mos que re-inventar a famí-lia. Precisamos:

1. Apresentar a pes-soa de Deus aos familiares de modo saudável, dinâmi-co, contextualizado, e guar-dando as mesmas verdades positivas da Bíblia. O lega-lismo e o fanatismo tiram esse doce prazer. Abraão vi-via o Deus de Amor.

2. Fazer da oração o eterno legado de amor, con-fiança em Deus e comunhão entre os membros da famí-lia. Orar pelo simples prazer de orar. Ter uma cultura de oração doméstica. Resgate o Pai Nosso com as suas li-ções.

3. Resgatar os prin-cípios bíblicos da disciplina, com urgência, na formação dos filhos. Os pais crentes estão perdendo os seus fi-lhos por causa da indisci-plina. Se você não ensinou Provérbios 22.6 até os cinco anos, como será aos doze?

4. Desenvolver o pro-jeto ético familiar desde a infância, de modo simples, e na adolescência/ juventu-de, trabalhar os valores de Provérbios. A ética bíblica tem sido um valor esqueci-do nos lares cristãos. Uma dracma perdida (Lucas 15).

5. Fortalecer os laços do casamento e trazer os fi-lhos para esse viver amoro-so para que eles se sintam parte de um todo aben-çoado por Deus (Salmos 127.1). Convívio harmonio-so edifica.

CONCLUSÃO

Deus provou o seu amor por nós e não merecíamos. A nossa família também é assim. Nosso cônjuge e nos-sos filhos, eles não são per-feitos. Abraão é o nosso pai na fé por sua fé, por seu aprendizado da Graça de Deus. Porque ele sabia ce-der, ele era um homem es-piritual. Viva positivamente o maravilhoso texto bíbli-co na sua família. Deus cui-da do resto. Acredite! “Bus-quem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescen-tadas.” Mateus 6. 33.

Page 7: Jornal Arauto 41 - Assembleia de Deus - Santiago/RS

7“Ajudem uns aos outros e assim estarão obedecendo à lei de Cristo” Gl 6:2Setembro/2010

Visitando as congregaçõesEv. Ederson John

Carlos Humberto

Carlos Humberto Capelão Mesquita

Bairro S. Jorge

Alto Boa Vista

Alto Boa Vista

Culto Tabernáculo da Fé

Ceia Ev. Daniel

Coral

Coral de crianças

PORTÕES DE CONTRA PESO, GRADES, ESTRUTURAS METALI-CAS, ABERTURAS DE FERRO E ALUMÍNIO, PISCINAS, VIDROS COMUNS E TEMPERADOS, PISOS, AZULEJOS, LOUÇAS, ME-TAIS, TELHAS E O QUE VOCÊ PRECISAR PARA SUA REFORMA OU CONSTRUÇÃO. DEKASA , A 20 ANOS A SEU LADO. EM DUAS LOJAS PARA MELHOR LHE ATENDER

Page 8: Jornal Arauto 41 - Assembleia de Deus - Santiago/RS

8 “Mas o Senhor é fiel. Ele fará que vocês sejam fortes e os guardará do diabo.” II Ts 3:3 Setembro/2010

Os filhos não necessi-tam mais de cuidados espe-ciais, não aceitam mais colo, nem muitos beijos e abraços, nem demonstrações públi-cas de afeto – isso é careti-ce!!! – eles cresceram. Nos-sos bebês se transformaram em adolescentes, determina-dos, que sabem, ou acham que sabem, o que querem. A escola, os amigos, as atra-ções diversas que surgem nessa idade em que as desco-bertas são muitas, somadas às muitas dúvidas e questio-namentos, próprios dessa fa-se da vida, fazem os pais se arrepiarem. Será que dare-mos conta? Como lidar com esses seres, que não são mais crianças e, no entanto, ain-da não chegaram à fase adul-ta. Estão no meio termo e os pais no meio de tudo isso. O que fazer? Como agir? Deve-mos pedir orientação divina, ter paciência, calma. Nossa missão é mostrar o caminho de Deus, falar-lhes de Jesus e demonstrar aos nossos fi-lhos o amor que sentimos por eles, sem perder a autori-dade. Conversas francas são fundamentais. Não existem meias verdades. O que deve ser dito, tem que ser feito de forma clara. E qual é a ver-dade? Que somente em Je-sus encontramos tudo o que precisamos: paz, alegria ver-dadeira, amor e a vida eterna.

A difícil arte de conviver com adolescentes Mulher virtuosa

No mundo em que vi-vemos hoje, as coisas estão sendo distorcidas. As pesso-as que maquinam o mal ten-tam distorcer os bons prin-cípios, fazendo com que nossos adolescentes acredi-tem que aquilo que era mal, pode vir a ser bom. Mas nós – pais cristãos – temos a obrigação de abrir os olhos de nossos filhos, mostran-do-lhes o que é certo e o que é errado à luz da Palavra de Deus. E temos que procu-

A mulher virtuosa ama a Deus, sabe que Deus a ama, que tem um plano com sua vida. Diante disso ela procura ter inti-midade com Deus, através da oração e de momentos dedicados ao Senhor. Essa mulher de virtudes, tenta se parecer com Deus a cada dia mais, buscando o conhecimento através da leitura da Bíblia, da consagração, da santificação. Quando isso acontece, todos os que estão a sua volta, são beneficiados, porque quan-do nos dedicamos a Cristo, nos enchemos do seu Espírito San-to, amor, poder e graça, que transborda em nós alcançando a to-dos que nos rodeiam.

A mulher descrita em Provérbios 31 não é uma super mu-lher, mas ela teme ao Senhor, e sendo esse o princípio da sabe-doria, essa mulher é habilidosa, forte, sábia, valorosa, próspera. E qualquer uma de nós pode ser uma mulher virtuosa, cuidan-do de nossa família e mantendo comunhão com Deus, sempre colocando-o em primeiro lugar. O Senhor é fiel e nos prome-teu cuidados especiais, se tão somente nos dedicarmos a Ele, ao seu serviço. Aproxime-se de Deus, e desfrute uma vida plena, feliz e abençoada!

rar envolvê-los com as coi-sas de Deus, levá-los à igreja, à Escola Bíblica Dominical, porque se não se sentirem inseridos nesse contexto, o diabo tem muitas atrações para eles. O jovem e o ado-lescente precisam de espa-ço para expressarem-se, pa-ra dar a sua opinião e não encontrando guarida na casa de Deus, buscarão em outro lugar. Não é fácil, nem para os pais nem para os adoles-centes, lidarem com as mui-

tas mudanças da idade, que se observam no corpo, na voz, nas atitudes, no com-portamento, no turbilhão de sentimentos confusos que tomam conta de seus jovens corações. Mas o Senhor Je-sus é aquele que pode nos ajudar na árdua e sublime de tarefa de guiar nossas jóias preciosas no caminho da salvação. Ore por seu fi-lho. Converse com ele. Man-tenha o diálogo e seja o seu melhor amigo.

Participe da nossa página através do e-mail [email protected] sua opinião, sugestões de matérias. Esta página é sua!

A mulher virtuosa “fala com sabedoria e procede bondade da sua língua.” (Pv. 31:26)

Página da Mulherpor Quésia Vieira

HORIZONTAL:

2 – Profeta que não quis pregar em Nínive

3 – Cego curado por Jesus

4 – Discípulo de Jesus que era cobrador de impostos

5 – Dia em que o homem foi criado

6 – Rei que queria matar Jesus na sua infância

8 – Irmão de Marta e Maria

9 – Companheiro de Elias

VERTICAL:

1 – Julgamento de Deus nos dias de Noé

2 – Discípulo que traiu Jesus Cristo

7 – Cidade dos samaritanos

Malaquias Cap. 3 : 10 Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que

haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz

o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós

bênção sem medida.

Terças-feiras, 19h30min – Grande Culto para MulheresNo Pronto Socorro Espiritual – Mulher, venha receber uma palavra de benção sobre a sua vida, sua família,Pronto Socorro Espiritual – em frente a agencia INSS

Page 9: Jornal Arauto 41 - Assembleia de Deus - Santiago/RS

9“Toda a prata e todo o ouro do mundo são meus, diz o Deus Todo-poderoso.” Ag 2:8Setembro/2010

O que a Bíblia diz:SOBRE SUICÍDIO: SOBRE AMULETOS:

SOBRE AMOR PRÓPRIO:

SOBRE JOGOS DE AZAR:

Ainda que não tenha muita esperança no futu-ro, lembre-se de que Deus nunca o abandonará. A Bí-blia diz em 2 Coríntios 4:8-9 “Em tudo somos atribula-dos, mas não angustiados; perplexos, mas não deses-perados; perseguidos, mas não desamparados; abati-dos, mas não destruídos.” Para Deus, você vale muito. A Bíblia diz em Lucas 12:6-7 “Não se vendem cinco passarinhos por dois asses? E nenhum deles está esque-cido diante de Deus. Mas até os cabelos da vossa ca-beça estão todos contados. Não temais, pois mais va-leis vós do que muitos pas-sarinhos.” Deus ama-lhe e sempre está pensando em si. A Bíblia diz em Salmos 139:17-18 “E quão precio-sos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles! Se eu os con-tasse, seriam mais numero-sos do que a areia; quando acordo ainda estou conti-go.” Deus promete- lhe um futuro maravilhoso. A Bí-blia diz em Jeremias 29:11 “Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma espe-rança.” Jesus lhe ajudará quando os seus problemas se tornam demasiado e já não aguenta. A Bíblia diz em Salmos 55:22 “Lança o teu fardo sobre o Senhor, e ele te susterá; nunca permi-tirá que o justo seja abala-do.” A Bíblia diz em Mateus 11:28-30 “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos alivia-rei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis des-canso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.” Você não é a única pessoa com um desejo de morrer. Vá-rios homens da Bíblia pas-saram pelo mesmo. A Bíblia diz em Números 11:14-15 “Eu só não posso: levar a todo este povo, porque me é pesado demais. Se tu me hás de tratar assim, mata-me, peço-te, se tenho acha-do graça aos teus olhos; e não me deixes ver a minha miséria.” A Bíblia diz em 1 Reis 19:3-4 “Quando ele

viu isto, levantou-se e, para escapar com vida, se foi. E chegando a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali o seu moço. Ele, porém, en-trou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, di-zendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.” Se está sentin-do demasiado medo, Deus lhe ajudará. A Bíblia diz em Isaías 41:10 “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortale-ço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha jus-tiça.” A Bíblia diz em Josué 1:9 “Não to mandei eu? Es-força-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.” Deus nunca o abandonará mesmo quando os outros o abandonem. A Bíblia diz em Salmos 9:10 “Em ti con-fiam os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, não abandonas aqueles que te buscam.” A Bíblia diz em Salmos 46:1-3 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não te-meremos, ainda que a ter-ra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares; ainda que as águas rujam e espumem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.” Deus oferece-lhe paz de es-pírito e de coração. A Bíblia diz em João 14:27 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se tur-be o vosso coração, nem se atemorize.” A Bíblia diz em Isaías 26:3 “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.” A Bíblia diz em João 16:33 “ Com a aju-da de Deus, mantenha os seus pensamentos em coi-sas positivas. A Bíblia diz em Filipenses 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum lou-vor, nisso pensai.”

Que diz a Bíblia sobre as pessoas que usam amu-letos? A Bíblia diz em Isaías 2:6 “Mas tu rejeitaste o teu povo, a casa de Jacó; porque estão cheios de adivinhado-res do Oriente, e de agou-reiros, como os filisteus, e fazem alianças com os filhos dos estrangeiros.” Isaías 3:18-20 “Naquele dia lhes trará o Senhor o ornamento dos pés, e os pendentes, e os braceletes, e os véus; os dia-demas, as cadeias dos arte-lhos, os cintos, as caixinhas de perfumes e os amuletos.” Os amuletos eram muito comuns nas culturas anti-gas dos tempos da Bíblia, especialmente entre os pa-gãos. Amuletos são sortilé-gios mágicos que as pessoas usam para se protegerem de energias negativas, de maus olhados, de danos, e tam-bém para dar-lhes boa sorte. Os amuletos, em geral, são em forma de cristais, cru-zes célticas, ou outras jóias místicas usadas num colar ou numa pulseira, ou pen-durados numa corrente no espelho retrovisor do carro. Certas pessoas creêm que os amuletos têm poderes místicos, que supostamente proveêm protecção pessoal e trazem sucesso e prope-ridade. Frequentemente os sortilégios são considerados transmitores de energias curadoras e de vibraçôes positivas, supostamente fomentando paz e tranqui-lidade. Durante os tempos de apostasia e idolatria, os Israelitas copiaram as su-perstiçôes dos pagãos, in-cluindo o uso de sortilégios mágicos. Deus pronunciou uma admoestação severa contra os profetas falsos de Israel que usavam os amule-tos. A Bíblia diz em Ezequiel

13:18,20-21 “Assim diz o Senhor Deus: Ai das que cosem pulseiras mágicas para todos os braços, e que fazem véus para as cabeças de pessoas de toda estatura para caçarem as almas! Por-ventura caçareis as almas do meu povo? e conservareis em vida almas para vosso proveito? Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis aqui eu sou contra as vossas pul-seiras mágicas com que vós ali caçais as almas como aves, e as arrancarei de vos-sos braços; e soltarei as al-mas, sim as almas que vós caçais como aves. Também rasgarei os vossos véus, e livrarei o meu povo das vos-sas mãos, e eles não estarão mais em vossas mãos para serem caçados; e sabereis que eu sou e Senhor.” Os pagãos também possuiam grandes talismãs que se cha-mavam ‘terafins”, também conhecidos como ‘ídolos ca-seiros’. Estas estátuas de mi-niatura existiam nas casas ou eram transportadas com os donos quando eles iam de viagem. Deus era con-tra essas estátuas. A Bíblia diz em 2 Reis 23:24 “Além disso, os adivinhos, os feiti-ceiros, os terafins, os ídolos e todas abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, Josias os extirpou, para confirmar as palavras da lei, que esta-vam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na casa do Senhor.” Sem-pre que os ídolos ou outros sortilégios mágicos são mencionados na Bíblia, a atitude de Deus é de casti-gar aqueles que os usam. A Bíblia diz em Salmos 31:6 “Odeias aqueles que aten-tam para ídolos vãos; eu, porém, confio no Senhor.”

O nosso amor próprio está baseado no valor que Deus nos dá. A Bíblia diz em Salmos 8:3-5 “Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleces-te, que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste.” Deus dá-nos valor por causa do Seu carácter, não do nos-so. A Bíblia diz em Salmos 113:7-8 “Ele levanta do pó o pobre, e do monturo er-gue o necessitado, para o fazer sentar com os prínci-pes, sim, com os príncipes do seu povo.” Deus apre-cia-nos e estamos cons-tantemente no Seu pen-samento. A Bíblia diz em Salmos 139:17-18 “E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles! Se

eu os contasse, seriam mais numerosos do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.” Nós somos que-ridos por Deus. A Bíblia diz em Lucas 12:6-7 “Não se vendem cinco passarinhos por dois asses? E nenhum deles está esquecido diante de Deus. Mas até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois mais valeis vós do que mui-tos passarinhos.” Para po-dermos avaliar-nos correc-tamente e honestamente necessitamos saber a base do nosso amor próprio – a nossa identidade em Cris-to. A Bíblia diz em Roma-nos 12:3 “Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não te-nha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobria-mente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.”

O jogo de azar afeta cada vez mais e mais pes-soas ao redor do mundo. A idéia de ganhar às custas dos outros tem se tornado uma maldição moderna. A sociedade paga o preço pe-los crimes associados a ele, pelo amparo à vitima e pelo colapso familiar, o que di-minui a qualidade de vida. Os Cristãos se opõem gran-demente a esse tipo de jogo, uma vez que é incompatível com os princípios cristãos. Não é uma forma apro-priada de lazer ou um meio legítimo de levantamento de fundos. O jogo de azar viola os princípios cristãos de mordomia. Deus identi-fica o trabalho com o meio apropriado para adquirir benefícios materiais; não o jogo de azar, que nos faz sonhar com o ganho à custa da perda de outrem. O jogo de azar tem um grande im-pacto sobre a sociedade. Os custos financeiros resultam de crimes cometidos para saldar uma dívida de jogo, aumento do policiamento e despesas legais, bem como crimes envolvendo drogas e prostituição. O jogo de azar não gera renda; antes, toma daqueles que não têm con-dições e dá a uma minoria,

sendo o maior ganhador, obviamente, o operador. A idéia de que o jogo pode ter um benefício econômi-co positivo é ilusão. Além disso, jogar viola o sendo de responsabilidade cristã pela família, vizinhos, os pobres e a igreja (I Tess. 4:11; Gen. 3:19; Mat 19:21; Atos 9:36; II Cor. 9: 8 e 9). Jogar cria falsas esperanças. O sonho de ganhar muito dinheiro substitui a verdadeira espe-rança por um sonho falso de uma chance estatistica-mente improvável de ven-cer. Os cristãos não devem colocar suas esperanças em riquezas. A esperança cristã de um futuro glorioso pro-metido por Deus é certa – diferente e oposta ao sonho do jogador. O grande lucro que a Bíblia nos aponta é “piedade com o contenta-mento” (I Tim. 6:17; Heb. 11:1; I Tim. 6:6). O jogo é um vício. Isso é claramente incompatível com o modo de vida cristão. A igreja procura ajudar, não culpar, aqueles que sofrem pelo vício do jogo ou outros ví-cios. Os cristãos reconhe-cem que são responsáveis perante Deus pelos seus recursos e estilo de vida (I Cor. 6:19 e 20).

Page 10: Jornal Arauto 41 - Assembleia de Deus - Santiago/RS

10 “Ele explica mistérios e segredos e conhece o que está escondido.” Dn 2:22 Setembro/2010

1 - Lembre-se que na In-ternet você nunca pode ter certeza sobre com quem vo-cê está conversando. Infeliz-mente, muitas pessoas men-tem e alguém que se diz ser uma criança pode na ver-dade ser um adulto perigo-so. 2 - Nunca divulgue in-formações sobre sua vida, como por exemplo seu úl-timo nome, seu número de telefone, onde você vive, ou onde é sua escola - sem per-guntar primeiro para seus pais. Desconfie daqueles que querem saber muito so-bre você, pois mesmo com poucas informações as pes-soas podem descobrir on-de você mora. 3 - Te-nha em mente as regras de segurança quando estiver on-line: seu comportamen-to e os sites da Web que vo-cê visita determinarão em grande parte sua segurança on-line. Sempre siga as re-gras de uso da Internet, es-teja você em casa, na escola, na biblioteca ou em outros lugares. Elas existem para garantir que você possa se divertir de maneira segura na internet. 4 - Sempre mostre respeito aos outros: trate as pessoas que estão on-line como você gostaria de ser tratado. Nunca envie mensagens de e-mail ofensi-vas ou desagradáveis. Lem-bre-se de que qualquer coisa que você escrever ou enviar on-line pode ser reenviado a outras pessoas - até mes-mo seus pais ou sua esco-la! Portanto, não diga nada que você não queira que os outros o ouçam dizer. 5 - Fazer planos para encon-trar seus amigos de Internet na vida real normalmente é uma idéia muito ruim - não concorde com isso - porque as pessoas na vida real po-

Dicas para as crianças e adolescentes na internet

Este é o meu

Neste espaço veremos algumas dicas de Segurança para ajudar as crianças e adolescentes no uso da internet. Converse sobre estas dicas em sua família. Você pode adicionar suas próprias dicas!

dem ser muito diferentes do que elas dizem que são pe-lo computador. Se você de-cidir encontrá-los, leve seus pais com você e encoraje seu amigo virtual a fazer o mesmo. Esta é uma idéia in-teligente. No mínimo, faça com que seus amigos reais estejam sabendo o que você vai fazer. 6 - Desligue o computador se não se sentir confortável. Se alguém com quem você conversar ou al-guma coisa que você vir quando estiver on-line o fi-zer se sentir desconfortável ou com medo, simplesmen-te feche o navegador e des-ligue o computador. Se você não fornecer informações suas a ninguém, ele ou ela não poderá ameaçá-lo, e vo-cê poderá simplesmente ig-norar a pessoa (ou bloqueá-la) no futuro. Sempre avise

aos seus pais ou professores se você se sentir com medo ou for ameaçado quando es-tiver on-line - eles sabem o que fazer. 7 - Se você rece-ber e-mails suspeitos, arqui-vos ou fotos de alguém que você não conhece, remova-os para a lata de lixo. Você poderia ter muito que per-der confiando em alguém você não conhece. Do mes-mo modo, evite clicar nas URLs que lhe parecem sus-peitas. 8 - Nunca distri-bua suas senhas para outros colegas. 9 - Nunca fa-ça nada que possa custar di-nheiro à sua família, como por exemplo compras onli-ne, a não ser que haja algum de seus pais ajudando você a fazer isto.

10 - Antes de você con-versar com um desconhe-cido na Internet sobre al-

gum problema que você está tendo, ou algo que vo-cê está sentindo, tente antes falar com um parente com-preensivo ou um amigo e deixe-os saberem o que vo-cê está sentindo. Eles são um recurso melhor, mais confiável que um estranho em uma de bate papo. 11 - Evite entrar em salas de bate papo (chats) que pa-recem provocantes ou de muita discussão, e não dei-xa as pessoas online usa-rem o truque de fazer você pensar neles como amigos da vida real se você nunca os conheceu pessoalmen-te. E também não deixe as pessoas o envolverem em brigas online. Se você for procurar problemas na In-ternet, você achará isto, e coisas podem sair do con-trole rapidamente.

Sabia que Deus gosta dos loucos? Não? Então veja se não tenho razão:- Alguma pessoa normal chegaria em frente ao mar e diria: ABRE-TE!?- Alguma pessoa normal olharia para cima e gritaria para o sol: PARE!?- Alguma pessoa normal diria para um morto há 3 dias: LEVANTA-TE E ANDA!?- Alguma pessoa normal bateria com o cajado nu-ma pedra para tirar água? - Alguma pessoa normal mandaria o mar e o vento ficarem quietos?-Alguma pessoa normal ficaria quietinha, sentada dentro de umajaula com leões famintos?- Alguma pessoa normal ficaria rodando em volta de uma cidadedurante 7 dias, cantando, até as muralhas da cida-de caírem?Hum...eu acho que não! Parece brincadeira, mas hoje eu estava pensando sobre isso, e resolvi que também vou ser “louco”!Sabe o que é isso?Uma coisa chamada FÉ!Quando a gente tem FÉ, olha e vê o invisível! E nem se importa com o que os outros vão falar ou pensar. Deus é que precisa ver!

Deus

Anuncie , contribua ... ajude a obra de Deus. Seja um Evangelizador, ganhe almas...

Entre em contato: 8131 - 9259 ou 9674 - 7590

Pb Franco

ANUNCIE AQUI

Page 11: Jornal Arauto 41 - Assembleia de Deus - Santiago/RS

11“Louvado seja o Senhor, que dia a dia leva as nossas cargas” Sl 68:20Setembro/2010

Eis aqui 25 razões por que sou DIZIMISTA

1 – Sou Dízimista, porque o Dízimo é Santo ( Lv. 27 : 30 – 32 )

2 – Sou Dizimista, porque quero ser participantes das grandes bênçãos. (Ml. 3:10-12)

3 – Sou Dizimista, porque amo a obra de Deus, na face da terra. (Ml. 3:10)

4 – Sou Dizimista, porque se não ficarei com dívidas à Deus. (Lv 27:13-31)

5 – Sou Dizimista, porque Deus é Dono de tudo. (Sl. 24:1)

6 – Sou Dizimista, porque eu mesmo vou gozá-lo na casa de Deus. (Dt. 14:22-23)

7 – Sou Dizimista, porque mais bem-aventurado é dar que receber. (At. 20:35)

8 – Sou Dizimista, por que Deus ama quem dá com alegria. (II Co. 9:7)

9 – Sou Dizimista, porque tudo vem das mãos de Deus. ( I Cr. 29:14)

10- Sou Dizimista, porque não sou avarento. (I Tm. 6:10)

11- Sou Dizimista, porque meu rico tesouro está no céu. (MT. 6: 19-21)

12- Sou Dizimista, porque tudo que peço, recebo. (MT. 7:7-9)

13- Sou Dizimista, porque obedeço as leis de Deus. (At. 5.29)

14- Sou Dizimista, porque a bênção do Senhor é que enriquece. (PV. 10:22)

15- Sou Dizimista, porque para cada lei Deus pro-mete recompensa. (Sl 19:7)

16- Sou Dizimista, porque receberei de Deus com a mesma medida. (Lc. 6:38)

17- Sou Dizimista, porque os pensamentos de Deus são mais altos. (Is. 55.9)

18- Sou Dizimista, porque Deus diz; “ Fazei prova de mim. (Ml 3:10)

19- Sou Dizimista, porque Deus me escolheu e me nomeou. (Jô 15:16)

20- Sou Dizimista, porque minha descendência não mendigará o pão. (Sl 37:25)

21- Sou Dizimista, porque meu salário não será posto em saco furado. (Ag. 1:6)

22- Sou Dizimista, porque é minha responsabili-dade e o sustento da Igreja. (Ml 3:8)

23- Sou Dizimista, porque quero ter a consciência tranquila. (I Tm 1:19)

24- Sou Dizimista, porque tudo o que o homem plantar, isso colherá. (Gl 5:7)

25- Sou Dizimista, porque Deus suprirá todas as minhas necessidades. (Fp 4:19)

Pb. Franco.

Ser pai não é uma missão simples Receita para uma vida próspera e abençoada !

A paternidade é uma das mais sublimes missões da humanidade, e uma das mais complexas. Há mui-tos homens que ganharam notorie-dade na sociedade e perderam seus filhos. Galgaram os degraus da fa-ma e do sucesso e sofreram der-rotas fragorosas dentro do lar. Há aqueles, também, que jamais subi-ram ao pódio da fama, mas cons-truíram famílias sólidas e edifica-ram relacionamentos saudáveis dentro do lar. A Bíblia aponta vá-rios exemplos de homens que fo-ram grandes líderes e tornaram seus nomes célebres, alcançaram vitórias retumbantes contra seus inimigos e figuram entre os nobres na cons-telação dos grandes deste mundo, mas fracassaram rotundamente no campo da família. Homens como Isaque, Davi e Josafá são enalteci-dos ainda. Primeiro, os pais preci-sam cuidar da formação moral dos filhos. Hoje vivemos numa socieda-de profundamente influenciada pe-lo pós-modernismo.

A hoje pelas suas virtudes e conquistas fora dos portões da fa-mília, mas sofreram derrotas amar-gas no contexto familiar. Ser pai não é uma missão simples. A pater-nidade responsável exige preparo, análise, avaliação e inteira depen-dência de Deus. Temos não ape-nas o privilégio de gerar filhos, mas também a responsabilidade de edu-cá-los. A educação dos filhos é um investimento que exige compro-misso, coerência e muito trabalho. A Bíblia diz que devemos ensinar os filhos, sobretudo, com o exem-plo. Devemos fazê-lo com perseve-rança e criatividade. Dentre várias áreas vitais na educação dos filhos, destacamos três indispensáveis. A pós-modernidade traz, no seu bo-jo, três tendências perigosas: a plu-ralidade, a privacidade e a seculari-zação. Vivemos num mundo onde há muitas idéias, conceitos e valo-res. O mundo cada vez mais rejei-ta a idéia de uma verdade absolu-ta. Os padrões morais graníticos e absolutos são considerados extre-mos fundamentalistas e radicais. O mundo pós-moderno é uma gran-de arca que abriga toda sorte de pensamentos, religiões e filoso-fias. Acabou-se a idéia do confli-to, da apologética, da discussão. Ca-da pessoa tem espaço para viver a sua crença, a sua filosofia de vida, o seu padrão moral. Neste contex-to, os pais não interferem na vida dos filhos. Cada um tem uma vida autônoma. A ética pós-moderna é profundamente privativa. Cada um vive a sua vida sem ter que prestar contas a ninguém. Não existe um código de ética com valores abso-lutos. Cada um tem a sua verdade, os seus princípios e os seus valores. A ética é individual e privativa. As-sim, no conceito pós-moderno, os

pais não têm o direito de interferir na conduta dos filhos, não têm o direito de lhes impor um padrão de conduta. As pessoas passam a vi-ver dentro da mesma casa, debaixo do mesmo teto, mas sem nenhum compromisso, aliança ou sentimen-to de pertencimento. Também pre-valece na cultura pós-moderna a se-cularização. O homem é o centro de todas as coisas. Tudo deve gi-rar em torno do homem, para agra-dá-lo e para promover o seu prazer imediato. Não há espaço para Deus nem para a sua verdade. Nesse am-biente confuso, os pais cristãos pre-cisam voltar-se para a Palavra de Deus, a verdade infalível, inerrante e suficiente, para forjar o caráter de seus filhos. Nossos filhos precisam ter caráter no meio de uma geração onde a corrupção trafega desde as mais altas cortes até as choupanas mais pobres. Precisam aprender a ser verdadeiros no meio de uma ge-ração que tem vergonha de ser ho-nesta. Precisam aprender a práti-ca da justiça onde os escândalos de toda ordem são a principal atra-ção dos meios de comunicação de massa. Precisam aprender a amar, mesmo num mundo marcado pe-lo ódio e pelas guerras. Construir o caráter dos nossos filhos é mais im-portante do que construir impérios. Nossos filhos precisam mais de en-sino e sabedoria do que de fortu-nas. O bom nome vale mais do que riquezas.

Segundo, os pais precisam cui-dar da vida espiritual dos filhos. Nossa sociedade está profunda-mente secularizada. O ter está se tornando mais importante do que o ser. Os pais investem muito na for-mação intelectual e profissional dos filhos, mas, via de regra, os deixam órfãos na área espiritual.

“Em vez de ser um lugar onde a fragrância do amor e o perfume da harmonia prevalecem, o lar, muitas vezes, é uma arena de agressões ve-ladas, verbais e até físicas”.

“Três coisas são essenciais na formação espiritual dos filhos.” Pri-meiro, os pais precisam ensiná-los a amar e temer a Deus de todo o co-ração. O único antídoto que pode proteger os jovens da sedução do mundo e das paixões da mocidade é o amor a Deus. José do Egito re-sistiu à sedução da mulher de Poti-far porque entendeu que a infideli-dade é um pecado contra Deus. A consciência de que a maior malig-nidade do pecado é atentar contra a santidade de Deus é o que nos li-vra dos laços do pecado. Em terceiro lugar, os pais precisam ser modelos para os seus filhos. Não ensinamos apenas com palavras, mas, sobretudo, com exemplo. Um exemplo vale mais do que mil pala-vras. O exemplo não é apenas uma forma de ensinar, mas a única for-

ma eficaz de fazê-lo. Os pais pre-cisam ser coerentes. Eles precisam viver o que ensinam e ensinar o que vivem. Eles precisam ser o espelho de seus filhos. O espelho é mudo, mas é eloqüente. Quarto, os pais precisam orar pelos seus filhos. Os pais são sacerdotes do lar. Eles de-vem não apenas falar de Deus para os seus filhos, mas, principalmente, falar de seus filhos para Deus. Eles devem constantemente apresentá-los no trono da graça. Eles devem interceder por eles, chorar por eles, jejuar por eles e jamais abrir mão de vê-los como coroa de glória nas mãos do Senhor. De nada adianta os pais ganharem o mundo intei-ro e perderem os seus filhos. A he-rança de Deus na vida dos pais não é dinheiro, riqueza ou fama, mas os filhos. Precisamos criá-los pa-ra a glória de Deus. Eles devem ser mais filhos de Deus do que nossos. Nenhum sucesso compensa o fra-casso dos filhos. Terceiro, os pais precisam cuidar da vida relacional dos filhos. É triste constatar que há conflitos de geração dentro da fa-mília. Os pais não conseguem falar a linguagem dos filhos. Os filhos não conseguem compreender os seus pais. Há intransigência, indife-rença e distância nos relacionamen-tos dentro do lar. Em vez de ser um lugar onde a fragrância do amor e o perfume da harmonia prevalecem, o lar tem sido, muitas vezes, uma arena de brigas e um picadeiro de agressões veladas, verbais e até físi-cas. A comunicação precisa ser res-tabelecida no relacionamento entre os pais e os filhos. O coração dos pais precisa ser convertido ao co-ração dos filhos e o coração dos fi-lhos, a seus pais. Os pais precisam ser sensíveis às necessidades emo-cionais dos filhos. Precisam apren-der a ouvi-los. Precisam construir pontes de amizades a fim de que os filhos encontrem neles apoio, en-corajamento e compreensão. O lar precisa ser um lugar de refúgio, e não um campo de batalhas e con-tendas. Os pais precisam a apren-der a falar com seus filhos. Falar a verdade em amor. Falar na hora certa, com a motivação certa, com o tom de voz certo. Os pais preci-sam disciplinar os seus filhos com brandura, com coerência e com es-pírito de amor e mansidão. Não de-vem provocá-los à ira, mas encora-já-los, ensiná-los e abençoá-los. Os pais precisam ser presentes e par-ticipativos na vida dos filhos. Eles precisam ser seus melhores amigos, ajudando-os a chegar à maturidade física, emocional, moral e espiritual. Deus está procurando pais segun-do o seu coração, pais que amem seus filhos, que vivam para os seus filhos e os ensinem a viver uma vi-da digna de Deus no meio em que vivem.

Page 12: Jornal Arauto 41 - Assembleia de Deus - Santiago/RS

A menor pArcelA de verdAde

você encontrA Aqui.

Ano IV - Nº 41 - Setembro/2010

VISITE O JORNAL ARAUTO NA INTERNET

www.arautosantiago.com.br

Em Outubro, para o dia das

crianças, se realizará a Grande

Inauguração do Salão

ESPAÇO Festas &

Eventos, que esta junto ao

Salão do Pronto Socorro

Espiritual. Contaremos

com a presença do Cantor Dedé de Jesus e sua

Filha Cassiane, do Estado do

Espirito Santo”

Salão Espaço Festas & Eventosanexo ao Pronto Socorro Espiritual